UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
|
|
|
- Thiago Palha Brunelli
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROGRAMA DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA ESTUDO COMPARATIVO DO TRATAMENTO DE PACIENTES CLASSE II MANDIBULAR TRATADOS COM BITE JUMPING APPLIANCE - SANDER II E TWIN-BLOCK Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade Paulista UNIP, para obtenção do título de mestre em Odontologia. RODRIGO SUNAO AMBRÓSIO SÃO PAULO 2015
2 UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROGRAMA DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA ESTUDO COMPARATIVO DO TRATAMENTO DE PACIENTES CLASSE II MANDIBULAR TRATADOS COM BITE JUMPING APPLIANCE - SANDER II E TWIN-BLOCK Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade Paulista UNIP, para obtenção do título de mestre em Odontologia. Orientador: Prof. Dr. Kurt Faltin Jr. RODRIGO SUNAO AMBRÓSIO SÃO PAULO 2015
3 Ambrósio, Rodrigo Sunao. Estudo comparativo do tratamento de pacientes Classe II mandibular tratados com bite jumping appliance: Sander II e Twin- Block / Rodrigo Sunao Ambrósio f. : il. color. + CD-ROM. Dissertação de Mestrado Apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Odontologia da Universidade Paulista, São Paulo, Área de Concentração: Ortodontia : Clínica Infantil. Orientador: Prof. Dr. Kurt Faltin Junior. 1. Má oclusão. 2. Avanço mandibular. 3. Cefalometria. I. Faltin Junior, Kurt (orientador). II. Título.
4 RODRIGO SUNAO AMBRÓSIO ESTUDO COMPARATIVO DO TRATAMENTO DE PACIENTES CLASSE II MANDIBULAR TRATADOS COM BITE JUMPING APPLIANCE - SANDER II E TWIN-BLOCK Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Paulista UNIP, para obtenção do título de mestre em Odontologia. Aprovado em: / / BANCA EXAMINADORA / / Prof. Dr. Kurt Faltin Jr. Universidade Paulista UNIP / / Prof. Dr. Osmar Aparecido Coughi Universidade Estadual Paulista UNESP-Araçatuba / / Profa. Dra. Cristina Lucia Feijó Ortolani Universidade Paulista UNIP
5 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho em primeiro lugar a Deus pela constante proteção em toda minha vida e pelo grande sonho realizado. Aos meus pais Manoel e Madalena, principais idealizadores de todos os meus sonhos e que em todos os momentos sempre estão comigo com todo apoio, dedicação, amor e carinho.
6 AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus, pois sem Ele nada seria possível e não estaríamos aqui desfrutando de momentos tão importantes em nossas vidas. Ao Prof. Dr Kurt Faltin Jr, orientador deste trabalho, pelo exemplo de comprometimento com a ciência, dedicação, confiança e paciência. Ao amigo Prof. Renato Bigliazzi, pela amizade, paciência e estímulos constantes na execução deste trabalho. Aos amigos Prof. Jefferson Vinicius Bozelli, Profª. Aline Magalhães, Prof. Rodolfo Georgevich, Prof. Paulo Sérgio G. Quaglia e toda a equipe de Ortodontia da Universidade Paulista UNIP/Sorocaba pelo apoio, incentivo e compreensão. Aos amigos Jequitibás pelo companheirismo, amizade e por todos os momentos incríveis que passamos juntos. Aos professores do programa de Mestrado por compartilharem seus conhecimentos e experiências.
7 RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar e comparar os efeitos do tratamento com os aparelhos de propulsão mandibular Bite Jumping Appliance (Sander II) e Twin-Block (TB) em pacientes em crescimento com má oclusão de Classe II, divisão 1ª, com retrusão mandibular. A amostra consistiu em 60 pacientes com características esqueléticas de Classe II. Foram utilizadas telerradiografias cefalométricas em norma lateral de 60 indivíduos portadores de má oclusão de Classe II, divisão 1ª, com retrognatismo mandibular. Os cefalogramas laterais do grupo SANDER II foram avaliados ao início (T0) com idade média de 10,4 anos, e ao final do tratamento (T1) com idade média de 12,5 anos. O tratamento do TB foi iniciado em (T0) com idade média de 10,6 anos e finalizado em (T1) com idade média de 12,1 anos. O grupo controle, também composto de 20 pacientes, foi avaliado em T0 com idade média de 10,2 anos e em (T1) com média de idade de 12,1 anos. O período de observação durou em média 24 meses. As análises estatísticas utilizadas foram a análise de variância ANOVA e Tukey e teste t para avaliar as comparações intragrupos. O nível de confiança usado para todos os testes estatísticos foi de P<0,05. Foram encontradas diferenças significantes na correção da Classe II divisão 1ª entre os grupos SANDER II, TB e Grupo Controle na correção do retrognatismo mandibular.as terapêuticas usadas para a correção da Classe II mandibular mostraram-se eficientes quando comparadas com o grupo controle e eficientes na normalização facial e oclusal. Palavras-chaves: Má Oclusão, Avanço Mandibular, Cefalometria.
8 ABSTRACT The objective of this study was to compare the effects of treating class II division 1 malocclusion patients with mandibular retrusion of two mandibular advancement devices, a Bite-jumping Appliance (Sander II) and the Twin-Block.The sample consisted of 60 patients with dentofacial features of class II malocclusion. Patients with mandibular retrognathism were submitted to lateral cephalometric radiographs. The mean ages at the start of treatment (T0) were 10.4 years and 10.6 years for the Sander II and Twin-Block groups, respectively. At the end of treatment (T1) the mean age of the children in the Sander II Group was 12.5 years compared to 12.1 years for the Twin-Block group. The mean ages of patients in the Control Group were 10.2 years at T0 and 12.1 years at T1. The observation period lasted on average 24 months. ANOVA with Tukey s test and the paired t-test were used for statistical analyzes to compare the groups. The level of significance was set for p-values <0.05 in all statistical tests. Significant differences were found for the correction of class II division 1 malocclusion with mandibular retrognathism between the Sander II, Twin- Block and Control Groups. The therapies used to correct class II malocclusion were found to be effective when the results were compared to the Control Group with normalization of facial appearance and occlusal deformity. Keywords: Malocclusion, Mandibular Advancement, Cephalometry.
9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 8 CONCLUSÃO GERAL REFERÊNCIAS DA INTRODUÇÃO... 11
10 8 INTRODUÇÃO Um dos maiores objetivos da ortodontia é corrigir as discrepâncias basais ântero-posteriores. A possibilidade de modificação ortopédica do crescimento facial é um tópico de grande interesse para os ortodontistas clínicos e pesquisadores. O entendimento dos eventos inerentes ao crescimento e desenvolvimento craniofacial proporciona a correção ortodôntica das más oclusões, em função da observação dos locais e períodos em que se desencadeiam. O diagnóstico preciso, um planejamento adequado e um tratamento eficiente são requisitos fundamentais para o êxito teraputico. A má oclusão de Classe II basal é caracterizada por uma dentição mandibular mais distal em comparação à maxila, podendo ser consequência do retrognatismo mandibular, do prognatismo maxilar ou ainda uma combinação de ambos 1. Dessas situações, o retrognatismo mandibular é o mais incidente, sendo assim os aparelhos ortopédicos, que tem por objetivo estimular o crescimento mandibular ao longo dos últimos anos, tem sido cada vez mais utilizados na clinica diária do ortodontista na perspectiva de reorganizar e reequilibrar os tecidos bucais, levando a um crescimento mais harmônico das bases ósseas durante a fase de surto do crescimento puberal 1,2,3. O principio fundamental para todos os aparelhos removíveis propulsores da mandíbula (ARPM) é o de manter a mandíbula em uma posição protrusiva na tentativa de estimular o crescimento condilar e consequentemente, reposicionar a mandíbula no sentido anterior, corrigindo a discrepância sagital de Classe II 3,4,. Dentre os aparelhos propulsores da mandíbula destaca-se por sua popularidade o Twin-Block introduzido por Clark em 1988, que consiste de dois aparelhos removíveis um superior e outro inferior com planos posteriores que se relacionam em um ângulo de 70º guiando a mandíbula para baixo e para frente 4,5. Tem sido sugerido que este aparelho permite maior liberdade mandibular e uma melhor aceitação pelos pacientes por ter uma estrutura acrílica menor que os aparelhos funcionais monoblocos, com menor porção acrílica na região anterior o que leva a uma melhor aceitação e cooperação durante seu uso 6,7,8.
11 9 Outro aparelho propulsor é o Bite Jumping Appliance (SANDER II), idealizado por Sander em ,3 para o tratamento da Classe II mandibular. Este aparelho apresenta as mesmas propriedades descritas para o Twin-Block e sua vantagem é a continua atuação durante o sono, uma vez que abertura mandibular observada no período noturno não desarticula os componentes do aparelho. Inclui no aparelho superior e inferior um tipo especial de parafuso expansor que contêm hastes superiores articuladas de acordo com a protrusão desejada da mandíbula com plano inclinado na superfície lingual média anterior do aparelho inferior 3,8. O plano inclinado do aparelho mandibular é elaborado e construído em diferentes angulações (55º, 60º ou 65º) em relação ao plano oclusal para controlar o padrão vertical de crescimento dos diferentes tipos faciais 9,10. A despeito de suas aparentes semelhanças em relação ao seu modo de ação como propulsão mandibular e expansão dos arcos dentários, não existe na literatura estudos comparativos entre esses dois tipos de propulsores mandibulares. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dos aparelhos SANDER II e Twin-Block na correção da Classe II basal, bem como compará-los com uma amostra equivalente sem tratamento.
12 10 CONCLUSÃO GERAL Podemos concluir que aparelhos foram eficientes em restringir o crescimento da maxila. Ambos os aparelhos estimularam o crescimento mandibular, melhorando o relacionamento maxilo-mandibular com incremento no padrão vertical posterior e anterior. As terapêuticas usadas para a correção da Classe II mandibular mostraramse eficientes quando comparadas com o grupo controle.
13 11 REFERÊNCIAS DA INTRODUÇÃO 1. Baccetti T, Franchi L, Mcnamara Jr JA, Tollaro I. Early dentofacial features of Class II malocclusion: A longitudinal study from the deciduous though the mixed denticion. Am J Orthod. 1997;111: Synodinos PN, Inglezos E, Sander M, Sander C, Inglezou A, Sander FG. The functional orthodontic-orthopaedic VDP appliance (Vorschubdoppelplatte, Bite jumping appliance, Sander II) as a mean of choice for treatment of dentoalveolar and skeletal Class II anomalies. Part II. Review of the literature and report of clinical cases. The Journal of Attica Dental Society 2007;75: Martina R, Cioffi I, Galeotti A, Tagliaferri R, Cimino R, Michelotti A, Valletta R, Farella M, Paduano S. Efficacy of the Sander bite-jumping appliance in growing patients with mandibular retrusion: a randomized contolled trial. Orthod Craniofac Res 2013;16: Ehsani S, Nebbe B, Normando D, Lagravere MO, Flores-Mir C. Short-term treatment effects produced by the Twin-Block appliance: a systematic review and meta-analysis. European Journal of Orthodontics,(Print) 2014;2014: Cozza P, Baccetti T, Franchi L, De Toffol L, McNamara JA Jr. Mandibular changes produced by functional appliances in Class II malocclusion: a systematic review. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2006;129:599e1-599e Baccetti T, Franchi L, Toth LR, McNamara JA Jr. Treatment timing for Twin-Block therapy. Am J Orthop. Dentofacial Orthop. 2000;118: Clark WJ. The Twin-Block technique. A functional orthopedic appliance System. Am J Orthod.1988;113,1: Sander FG. Mouth opening and its influencing thought the Sander II appliance during the night. J Orofac Orthop 2001;62:
14 12 9. Shen U, Hagg U, Darendelil MA. Skeletal effects of bite jumping therapy on the mandible removable vs fixed functional appliances. Orthod Craniofacial 2005;8: Lisson JA, Mokrys K, Kinzinger GS, Glasl B, Ludwing B. Changes in soft-tissue profiles after treatment of class II/1 patients with bite-jumping appliances. J Orafac Orthop 2013;74:
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROGRAMA DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE E COMPORTAMENTO
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROGRAMA DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE E COMPORTAMENTO PÓS-TRATAMENTO DA CLASSE II MANDIBULAR TRATADA COM BIONATOR DE BALTERS Dissertação apresentada ao
Alterações dentárias decorrentes da expansão rápida da maxila e máscara facial reversa
Antunes cf et al. AlterAções dentárias decorrentes da expansão rápida da maxila e máscara facial reversa Alterações dentárias decorrentes da expansão rápida da maxila e máscara facial reversa Dental changes
Velocidade de Crescimento Mandibular de Acordo com o Padrão Esquelético
ARTIGO ORIGINAL Velocidade de Crescimento Mandibular de Acordo com o Padrão Esquelético Mandibular Growth Velocity Related to the Skeletal Pattern Eduardo Martinelli Santayana de Lima 1, Marcos Gonzales
LEONARDO PUCCI STANGLER
LEONARDO PUCCI STANGLER POSIÇÃO MAXILOMANDIBULAR E DIMENSÕES DA OROFARINGE DE PACIENTES CLASSE II ANTES E APÓS EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA E USO DO APARELHO EXTRABUCAL Dissertação apresentada como parte
Aparelho de Protrusão Mandibular FLF
Aparelho de Protrusão Mandibular FLF FLF Mandibular Protusion Apparates Coluna Como Se Faz José Fernando Castanha Henriques 1 Deborah Brindeiro 2 Wilana Moura 3 Introdução A má oclusão de Classe II é a
Características oclusais de pacientes com. Classe II, divisão 1, tratados sem e com extrações de dois pré-molares superiores.
A r t i g o I n é d i t o Características oclusais de pacientes com Classe II, divisão 1, tratados sem e com extrações de dois pré-molares superiores* João Tadeu Amin Graciano**, Guilherme Janson***, Marcos
TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO
TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO Login: rtarruda Senha: 123654 Rafael Tibaldi de ARRUDA 1 Carolina Mattar CRUZ 2 Marcus Vinicius CREPALDI 3 Ana Paula de SANTANA 4 Carlos Henrique GUIMARAES
Variáveis relevantes no tratamento da má oclusão de Classe II
Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva - FOB/BAO Artigos e Materiais de Revistas Científicas - FOB/BAO
MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia
MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se
BIONATOR DE BALTERS: REVISÃO DE LITERATURA RESUMO
136 BIONATOR DE BALTERS: REVISÃO DE LITERATURA Prof Fábio André Werlang 1 Prof Marcos Massaro Takemoto 2 Prof Elton Zeni 3 RESUMO O tratamento ortodôntico tem seus resultados avaliados através da conquista
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNOS DE HÁBITOS ORAIS COM AS MALOCLUSÃO DE ANGLE E
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DA SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNOS DE HÁBITOS ORAIS COM AS MALOCLUSÃO DE ANGLE E TIPOS FACIAIS NELSON JOSE CARRIERI ROSSI São Bernardo
TRATAMENTO DA CLASSE II COM ATIVADOR: RELATO DE CASO CLÍNICO
Vol.15,n.1,pp.60-69 (Jun Ago 2016) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR TRATAMENTO DA CLASSE II COM ATIVADOR: RELATO DE CASO CLÍNICO CLASS II TREATMENT WITH ACTIVATOR: CLINICAL CASE
Alterações dentoesqueléticas da má oclusão de classe II, 1ª divisão
ORIGINAL ORIGINAL Alterações dentoesqueléticas da má oclusão de classe II, 1ª divisão Dental and skeletal disturbances of class ii-division i malocclusion José Eduardo ACQUARO 1 Silvia Amélia Scudeler
da cefalometria em 1931 por Broadbent longitudinalmente procurado estruturas referência longitudinal se tornasse
SOREPOSIÇÃO CEFALOMÉTRICA Desde a introdução da cefalometria em 1931 por roadbent os pequisadores e ortodontistas clínicos que estudam o desenvolvimento craniofacial longitudinalmente têm procurado estruturas
TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO
TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO INTERCEPTATIVE TREATMENT OF THE ANTERIOR OPEN BITE AND POSTERIOR CROSSBITE: DESCRIPTION OF A CLINICAL
Efeitos cefalométricos do Aparelho Bimetric de Wilson na correção da Classe II de Angle
ARTIGO CIENTÍFICO Efeitos cefalométricos do Aparelho Bimetric de Wilson na correção da Classe II de Angle Cephalometric effects of Bimetric Wilson`s appliance for correction of Angle Class II RESUMO Objetivo:
Estudo comparativo da discrepância nas dimensões dentárias em pacientes portadores de diferentes deformidades esqueléticas
Revista de Odontologia da UNESP. 2005; 34(4): 149-154 2005 - ISSN 1807-2577 Estudo comparativo da discrepância nas dimensões dentárias em pacientes portadores de diferentes deformidades esqueléticas Karina
Aparelhos Funcionais: Uma Revisão. Functional Appliances A Review
Aparelhos Funcionais: Uma Revisão Functional Appliances A Review Gustavo Kreuzig Bastos Especialista em Ortodontia - UFF José Nelson Mucha Professor Titular de Ortodontia da UFF Niterói RJ. Resumo: Os
A UTILIZAÇÃO DO ARCO PROGÊNICO NO TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR PSEUDO-CLASSE III RELATO DE CASO
Vol.51(2),pp.21-26 (Jan - Mar 2017) Revista UNINGÁ A UTILIZAÇÃO DO ARCO PROGÊNICO NO TRATAMENTO DA MORDIDA CRUZADA ANTERIOR PSEUDO-CLASSE III RELATO DE CASO THE USE OF PROGENIC ARC TREATMENT OF PREVIOUS
TRATAMENTO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II COM O APARELHO AEB CONJUGADO
TRATAMENTO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II COM O APARELHO AEB Class II malocclusion treatment with the maxillary splint appliance Tassiana Mesquita SIMÃO 1, Cleide Borges de JESUS 2, Marcus Vinicius CREPALDI
BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios
Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação
Análise da deflexão, do comprimento anterior e posterior da base do crânio, em indivíduos dolicofaciais, com má oclusão de Classe III esquelética
A r t i g o I n é d i t o Análise da deflexão, do comprimento anterior e posterior da base do crânio, em indivíduos dolicofaciais, com má oclusão de Classe III esquelética Fernando Antonio Gonçalves*,
TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE III POR MEIO DO APARELHO RF- III
Vol.44,pp.51-55 (Abr - Jun 2015) Revista UNINGÁ TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE III POR MEIO DO APARELHO RF- III EARLY TREATMENT OF CLASS III WITH RF-III APPLIANCE JOSÉ EDUARDO PRADO DE SOUZA1, NATALIA ABRAHÃO
EFEITO DA ESTIMULAÇÃO VESTIBULAR NO PERFIL SENSORIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO ALEATORIZADO
1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UnB FACULDADE DE CEILÂNDIA-FCE CURSO DE FISIOTERAPIA YASMIN SANTANA MAGALHÃES EFEITO DA ESTIMULAÇÃO VESTIBULAR NO PERFIL SENSORIAL DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: ENSAIO
incisivos inferiores 1,3,4,6. Há também um movimento do nariz para frente, tornando o perfil facial menos côncavo e, conseqüentemente,
Série Aparelhos Ortodônticos MÁSCARA FACIAL INTRODUÇÃO Inúmeras formas de tratamento têm sido relatadas para a correção precoce da má oclusão de Classe III. No entanto, talvez por muitos casos necessitarem
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MESTRADO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL ESTUDO DOS PONTOS ANATÔMICOS
BRUNO NEHME BARBO MODELOS DIGITAIS: COMPARAÇÃO DO ESCANEAMENTO EM DIFERENTES ANGULAÇÕES E DE 4 MÉTODOS DE SOBREPOSIÇÃO
BRUNO NEHME BARBO MODELOS DIGITAIS: COMPARAÇÃO DO ESCANEAMENTO EM DIFERENTES ANGULAÇÕES E DE 4 MÉTODOS DE SOBREPOSIÇÃO Dissertação apresentada como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção de grau
Influência do aparelho propulsor Twin Block no crescimento mandibular: revisão sistemática da literatura*
A r t i g o I n é d i t o Influência do aparelho propulsor Twin Block no crescimento mandibular: revisão sistemática da literatura* Vivian Lys L. Olibone **, Antônio Sérgio Guimarães***, Joao Yates Atta****
DISJUNÇÃO RÁPIDA DA MAXILA REVISÃO DE LITERATURA
DISJUNÇÃO RÁPIDA DA MAXILA REVISÃO DE LITERATURA USINGER, Rafael Luís 1 DALLANORA, Lea Maria Franceschi 2 Resumo A atresia maxilar é uma deformidade dentofacial cada vez mais presente, ela é caracterizada
APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6
Série Aparelhos Ortodônticos BIONATOR INTRODUÇÃO As más oclusões de Classe II apresentam etiologias distintas, de natureza esquelética, dentária ou a combinação de ambas. O diagnóstico diferencial é de
TRATAMENTO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II COM FORSUS: RELATO DE CASO CLÍNICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ALINE PREISLER TRATAMENTO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II COM FORSUS: RELATO DE CASO CLÍNICO CURTITIBA 2016 ALINE PREISLER TRATAMENTO DA MÁ OCLUSÃO DE CLASSE II COM FORSUS: RELATO
artigo inédito ) e imediatamente após a remoção dos aparelhos, depois de um tempo médio de 11 meses de tratamento (T 2
Tratamento ortopédico da má oclusão de Classe III com expansão rápida da maxila associada a máscara facial: avaliação cefalométrica do padrão de crescimento craniofacial Daniella Torres Tagawa 1, Carolina
UNIVERSIDADE PAULISTA PROGRAMA DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA
UNIVERSIDADE PAULISTA PROGRAMA DE MESTRADO EM ODONTOLOGIA COMPARAÇÃO DOS VALORES CEFALOMÉTRICOS PROPOSTOS POR McNAMARA JR. COM OS OBTIDOS EM UMA AMOSTRA DE BRASILEIROS, DE ACORDO COM OS TIPOS FACIAIS Dissertação
Tratamento de Classe II, Divisão 1, com ausência congênita de incisivo lateral superior
A r t i g o d e Di v u l g a ç ã o Tratamento de Classe II, Divisão 1, com ausência congênita de incisivo lateral superior Roberto M. A. Lima Filho*, Anna Carolina Lima**, José H. G. de Oliveira***, Antonio
Efeitos dentoesqueléticos do tratamento da má oclusão de Classe II com o aparelho Twin Block em jovens brasileiros: um estudo prospectivo
artigo inédito Efeitos dentoesqueléticos do tratamento da má oclusão de Classe II com o aparelho Twin Block em jovens brasileiros: um estudo prospectivo Luciano Zilio Saikoski 1, Rodrigo Hermont Cançado
A r t i g o I n é d i t o
A r t i g o I n é d i t o Avaliação cefalométrica das alterações verticais e ântero-posteriores em pacientes Classe II esquelética, tratados com aparelho extrabucal de tração cervical ou combinada Márlio
Aparelho Churro Jumper: relato de um caso clínico
Caso Clínico Aparelho Churro Jumper: relato de um caso clínico Marcos José das Neves*, Ana Carla Raphaelli Nahás**, Wanderson Márcio Itaborahy***, Karina Martins do Valle-Corotti**, Marcus Vinícius dos
Intervenção não-cirúrgica da má oclusão de Classe III: quando e como tratá-la?
Caso Clínico Intervenção não-cirúrgica da má oclusão de Classe III: quando e como tratá-la? José Fernando Castanha Henriques*, Cíntia Maria de Souza e Silva**, Leniana Santos Neves***, Rafael Pinelli Henriques***,
TRATAMENTO ORTODÔNTICO CLASSE II DE ANGLE: UMA REVISÃO DE LITERATURA ORTHODONTIC TREATMENT ANGLE CLASS II: A LITERATURE REVIEW
REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984 8153) 33 TRATAMENTO ORTODÔNTICO CLASSE II DE ANGLE: UMA REVISÃO DE LITERATURA ORTHODONTIC TREATMENT ANGLE CLASS II: A LITERATURE REVIEW RESUMO Aline SILVERIO¹ André Cruz
Interceptação de uma Mordida Aberta Esquelética Associada à Sucção Digital: Relato de um Caso Clínico
CASO CLÍNICO Interceptação de uma Mordida Aberta Esquelética Associada à Sucção Digital: Relato de um Caso Clínico Skeletal Open Bite Associated a Thumb Sucking: Diagnosis and Treatment of a Case Report
Bimax III Uma alternativa para o tratamento ou contenção ativa nos casos de Classe III precoce
1 imax III Uma alternativa para o tratamento ou contenção ativa nos casos de Classe III precoce imax III n alternative for treatment or active retention in early Class III cases Marcos Janson 1 Paulo Henrique
Efeitos dos Aparelhos Ortopédicos Funcionais dos Maxilares nos Distúrbios Relacionados ao Sono: Ronco e Bruxismo
Efeitos dos Aparelhos Ortopédicos Funcionais dos Maxilares nos Distúrbios Relacionados ao Sono: Ronco e Bruxismo Denise Fernandes Barbosa - Cirurgiã Dentista Juliano ML; Carvalho LBC; Prado LBF; MAC Machado;
Estudo comparativo entre a Análise Facial Subjetiva e a Análise Cefalométrica de Tecidos Moles no diagnóstico ortodôntico
A r t i g o In é d i t o Estudo comparativo entre a Análise Facial Subjetiva e a Análise Cefalométrica de Tecidos Moles no diagnóstico ortodôntico Renata Feres*, Maria Helena Ferreira Vasconcelos** Resumo
Estudo Longitudinal das Alterações no Ângulo ANB em Pacientes Classe II Esquelética, tratados com Aparelho Extra-Oral de Kloehn
Artigo Inédito Estudo Longitudinal das Alterações no Ângulo ANB em Pacientes Classe II Esquelética, tratados com Aparelho Extra-Oral de Kloehn Longitudinal Study of ANB Angle Changes in Skeletal Class
relato de um caso clínico
Mordidas cruzadas anteriores: diagnóstico e tratamento da pseudoclasse 111 relato de um caso clínico Anterior cross-bite: diagnosis and treatment of pseudoclass 111- clinical case report Djalma Roque vvoitchunss'
Tratamento da má oclusão de classe III por meio de disjunção maxilar e tração reversa da maxila: relato de caso
Relato de Caso Clínico Class III malocclusion treatment by means of maxillary expansion and protraction: a case report Joás de Oliveira Bezerra 1, Angela Maria Silva 1, Marcus Geraldo Sobreira Peixoto
Controle vertical no tratamento da maloclusão classe II, divisão 1 de Angle associada à mordida aberta com aparelho extrabucal conjugado
ORIGINAL ORIGINAL Controle vertical no tratamento da maloclusão classe II, divisão 1 de Angle associada à mordida aberta com aparelho extrabucal conjugado Vertical control in the treatment of Angle s Class
Interceptação de uma Mordida Aberta Esquelética Associada à Sucção Digital: Relato de um Caso Clínico
CASO CLÍNICO Interceptação de uma Mordida Aberta Esquelética Associada à Sucção Digital: Relato de um Caso Clínico Skeletal Open Bite Associated to Thumb Sucking: Diagnosis Anderson Barbosa and de ALMEIDA*
Estudo da inclinação do plano palatino em relação à base posterior do crânio em indivíduos portadores de oclusão normal
A r t i g o I n é d i t o Estudo da inclinação do plano palatino em relação à base posterior do crânio em indivíduos portadores de oclusão normal Cássia T. Lopes de Alcântara Gil*, Fernando Penteado Lopes
TRATAMENTO DA CLASSE II POR RETRUSÃO MANDIBULAR NO ADULTO: PROPULSORES MANDIBULARES
*Dra. Alexandra Lima **Prof. Doutor Paulo Retto ***Dra. Filipa Gaudêncio ****Prof. Doutora Ana Delgado TRATAMENTO DA CLASSE II POR RETRUSÃO MANDIBULAR NO ADULTO: PROPULSORES MANDIBULARES ABSTRACT Mandibular
SPLINTER DE THUROW MODIFICADO NO TRATAMENTO DA CLASSE II, DIVISÃO I - RELATO DE CASO CLÍNICO
1 SPLINTER DE THUROW MODIFICADO NO TRATAMENTO DA CLASSE II, DIVISÃO I - RELATO DE CASO CLÍNICO Nosé, Carla Cristina; Lopes-Marotti, Noely Regina; Filizzola, Leonardo Bandle; Rossetto, Shirley Márcia; Murata,
CARGA IMEDIATA EM IMPLANTES UNITÁRIOS NOS MAXILARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE ODONTOLOGIA Curso de Especialização em Implantodontia CARGA IMEDIATA EM IMPLANTES UNITÁRIOS NOS MAXILARES Érica Luciana Ribeiro De Miranda Belo Horizonte
ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE
ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h
Alterações do plano oclusal decorrentes do tratamento ortopédico com o Bionator de Balters em pacientes com má-oclusão classe II, divisão 1 a
Alterações do plano oclusal decorrentes do tratamento ortopédico com o Bionator de Balters em pacientes com Occlusal plane changes in patients with Class II, division 1 a treated with Balters Bionator
Controle da dimensão vertical com o aparelho removível conjugado à ancoragem extrabucal no tratamento da Classe II, 1ª divisão
Caso Clínico Controle da dimensão vertical com o aparelho removível conjugado à ancoragem extrabucal no tratamento da Classe II, 1ª divisão José Fernando Castanha Henriques* Arnaldo Pinzan** Renato Rodrigues
ANOMALIA DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE I COM APINHAMENTO SEVERO: TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM TÉCNICA AUTO LIGÁVEL E EXTRAÇÕES
O JornalDentistry CLÍNICA ARTIGO ORIGINAL ANOMALIA DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE I COM APINHAMENTO SEVERO: TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM TÉCNICA AUTO LIGÁVEL E EXTRAÇÕES ABSTRACT Angle Class I malocclusion is characterized
Dimensões dos arcos dentários na má oclusão Classe II, divisão 1, com deficiência mandibular
A r t i g o In é d i t o Dimensões dos arcos dentários na má oclusão Classe II, divisão 1, com deficiência mandibular Omar Gabriel da Silva Filho*, Flávio Mauro Ferrari Júnior**, Terumi Okada Ozawa***
TRATAMENTO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR EM PACIENTE PADRÃO III RELATO DE CASO CLÍNICO
Vol.42,pp.70-75 (Out - Dez 2014) Revista UNINGÁ TRATAMENTO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR EM PACIENTE PADRÃO III RELATO DE CASO CLÍNICO ANTERIOR OPEN BITE TREATMENT IN PATTERN III PATIENT REPORT OF A CLINICAL
Estudo comparativo de complicações durante o uso do aparelho de Herbst com cantiléver e com splint inferior de acrílico removível
A r t i g o I n é d i t o Estudo comparativo de complicações durante o uso do aparelho de Herbst com cantiléver e com splint inferior de acrílico removível Alexandre Moro*, Guilherme Janson**, Ricardo
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO
1 RELAÇÃO DE DISSERTAÇÕES - MESTRADO EM ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL AUTOR: TELMO BANDEIRA BERTHOLD ORIENTADOR(A): PROFA. DRA. NILZA PEREIRA DA COSTA INICIO DO CURSO: 1996 DATA DA DEFESA: 11/08/1998 ATA
Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso
Caso Clínico Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso José Euclides Nascimento* Luciano da Silva
EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA: RELATO DE CASO CLÍNICO
EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA: RELATO DE CASO CLÍNICO Rapid Jaw Expansion: Clinical Case Report Vitor Felipe RUIZ1 Carolina Mattar CRUZ2 Darklê FERREIRA3 Ana Paula AGUIAR4 Leonardo Monteiro da SILVA5 RESUMO
Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada
C a s o C l í n i c o B B O Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada Paulo Renato Carvalho Ribeiro* Resumo Este relato de caso descreve o tratamento ortodôntico de uma paciente
Estudo das Características Oclusais em Portadores de Padrão Face Longa com Indicação de Tratamento Ortodôntico-Cirúrgico
Artigo Inédito Estudo das Características Oclusais em Portadores de Padrão Face Longa com Indicação de Tratamento Ortodôntico-Cirúrgico Study of Occlusal Features in Long Face Pattern Patients Indicated
