DO ESQUISSO. Considerações do Terreno: Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta. Introdução AOBIM VECTORWORKS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DO ESQUISSO. Considerações do Terreno: Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta. Introdução AOBIM VECTORWORKS:"

Transcrição

1 VECTORWORKS: DO ESQUISSO AOBIM Considerações do Terreno: Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta Introdução O cliente deste projeto é uma empresa Norte-Americana que gere um dos maiores e mais antigos centros de pesquisa científica sobre o oceano e a terra, pesquisa académica das ciências da terra, serviço público e formação académicaem todo o mundo. Com sede no sul da Califórnia, a organização apoia centenas de cientistas oceanógrafos e da terra a conduzirem pesquisas com a ajuda de navios de investigação oceanográfica e laboratórios em terra. Sob a orientação de um consórcio de universidades de renome e apoiado financeiramente através de compromissos com empresas multinacionais, a instituição ampliou o seu âmbito para incluir estudos sobre física, química, geologia, biologia e clima da Terra.

2 Procurando reforçar o seu papel na investigação das ciências do meio ambiente, o cliente explora a criação de um novo centro de pesquisa internacional que reuna as melhores mentes em pesquisa e tecnologia sustentável e onde equipas multidisciplinares podessem-se unir para aprender e partilhar. Este centro ajudará a consolidar a energia global e esforços ambientais, fornecendo um fórum único, científico e dedicado à colaboração e resolução criativa de problemas. O cliente e o projeto descrito aqui são criações hipotéticas, para fins de demonstrar as técnicas e ferramentas utilizadas no software Vectorworks. Inspirado pelo TED Talks da TED Conferences, LLC, este Centro de Pesquisa Eco irá fornecer um ambiente que promova a criação de amizades e relações produtivas de trabalho entre os participantes que como eles concentram as suas energias na resolução de muitos dos problemas mais importantes de todo o mundo. A sua atmosfera informal, permite que cientistas de todo o mundo construam novas amizades e partilhem informações num ambiente confortável e relaxante.

3 Considerações do Terreno Uma consideração importante para o início do projeto era encontrar um local diretamente acessível a grandes corpos de água, que tivesse um ambiente político estável e um clima que permitisse o uso durante todo o ano. Além disso, era importante aos patrocinadores que o terreno fosse de facíl acesso internacional e que não fosse fortemente associado com nenhum país do G8. Depois de considerar vários locais internacionais, a ilha da república de Malta foi a selecionada. Como um dos países mais pequenos do mundo, Malta tem uma massa terrestre de apenas 122 milhas quadradas. Há duas línguas oficiais, o Inglês e omaltês, tornando este um bom local para os participantes internacionais. Malta é também um forte local turístico, sendo assim um local apropriado ao Eco Resort. Como um pequeno país insular, tem um excelente transporte público terrestre que permite visitar os principais marcos turísticos e centros urbanos. Malta tem uma longa e distinta históri, e a sua localização no Mediterrâneo contribuiu para o seu importante valor estratégico ao longo da história. A cerâmica encontrada por arqueólogos na cidade de Skorba assemelh-se à encontrada em Itália, o que sugere que as ilhas de Malta foram as primeiras a se estabelecer por volta de 5200 AC. As grandes estruturas de pedra do templo em Malta estão entre as primeiras no mundo, construídas muito antes das pirâmides do Egito. O terreno escolhido está localizado perto de excelentes exemplos das primeiras estruturas de Mnajdra, um complexo de templos na costa sul de Malta. Estas grandes ruínas de pedra calcária, assim como outros locais próximos, estão protegidos por estruturas de tecido que protegem a pedra contra os efeitos destrutivos da chuva cada vez mais ácida.

4 «Tocada por muitas culturas ao longo dos séculos, uma sucessão de poderes, incluindo os Fenícios, Romanos, Árabes, Normandos, Espanhois, Franceses e Ingleses. A arquitetura Maltêsa inclui algumas das primeiras civilizações conhecidas de construção monólitica temperada pela fortes influências de várias nações conquistadoras, onde cada uma procurava imprimir nesta localização estratégica do Mediterrâneo o seu próprio estilo cultural. Definitivamente Mediterrânico em caráter, Malta assemelha-se inicialmente a outros locais na região, como Creta, Sicília e Grécia.»» Tocada por muitas culturas ao longo dos séculos, uma sucessão depoderes, incluindo os Fenícios, Romanos, Árabes, Normandos, Espanhois, Franceses e Ingleses. A arquitetura Maltêsa inclui algumas das primeiras civilizações conhecidas de construção monólitica temperada pela fortes influências de várias nações conquistadoras, onde cada uma procurava imprimir nesta localização estratégica do Mediterrâneo o seu próprio estilo cultural. Definitivamente Mediterrânico em caráter, Malta assemelha-se inicialmente a outros locais na região, como Creta, Sicília e Grécia.» Foram introduzidos durante o período romano pisos altamente decorativos com mosaicos de mármore, colunas e estátuas clássicas, influências decorativas que podem ser vistas ainda hoje na arquitetura local colorida. Estilos de construção europeus foram introduzidos pela primeira vez em grande escala em Malta, no século XVI. Essas influências ainda hoje podem ser vistas. A Arquitetura no período Britânico de Malta conseguiu adaptar o classicismo inglês ao calcário de Malta, construindo impressionantes e belas estruturas públicas, como escolas e hospitais. A actual arquitetura em Malta, tenta muitas vezes combinar o estilo local com técnicas de construção mais modernas, embora às vezes com resultados inconsistentes. O calcário ainda é o material de construção preferido em Malta, conferindo à arquitetura local a sua assinatura de tom sépia.

5 A Localização de Malta no Mediterrâneo central torna-a um local ideal para a localização do Centro de Pesquisa e Eco Resort por uma variedade de razões: O tempo de vôo para o Aeroporto Internacional de Malta a partir de qualquer ponto da europa é raramente superior a três horas. Estão a ser realizadas consideráveis pesquisas ecológicas nas águas do Mediterrâneo. As condições meteorológicas são relativamente estáveis e temperadas, devido ao microclima criado por esta grande área de água relativamente quente. Há um grande acesso de navios direto para o Oceano Atlântico através do Estreito de Gibraltar. O impacto financeiro desta unidade vai influenciar positivamente esta pequena república mais diretamente do que se estivesse localizada num grande país, fazendo com que a participacao do governo local seja mais provável. Por ser um destino turístico, a infra-estrutura para apoiar o Centro de Pesquisa e Eco Resort já existem no local. Como um membro da União Européia, Malta é politicamente estável. O local proposto está situado no lado sul da ilha principal numa área de 15 hectares. Está muito perto do Aeroporto Internacional, bem como do aeródromo de Hal Far. A oeste do local encontram-se as importantes estruturas monolíticas de pedra pré-históricos. O local é íngreme e as novas instalações terão uma visão dominante sobre o Mediterrâneo. Será incorporado no planeamento um novo cais de acesso a navios. O projeto do Centro de Pesquisa e Eco Resort deverá ser contemporâneo e manter vínculos com os estilos tradicionais de construção e materiais de construção de origem local que caracterizam a arquitetura Maltêsa Nemetschek Vectorworks, Inc.

DO CROQUI. Considerações do Terreno: Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta. Introdução AOBIM VECTORWORKS:

DO CROQUI. Considerações do Terreno: Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta. Introdução AOBIM VECTORWORKS: VECTORWORKS: DO CROQUI AOBIM Considerações do Terreno: Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta Introdução O cliente deste projeto é uma empresa Norte-Americana que gerencia um

Leia mais

DO CROQUI. Programação do Projeto: Introdução da Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta. Introdução AO BIM VECTORWORKS:

DO CROQUI. Programação do Projeto: Introdução da Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta. Introdução AO BIM VECTORWORKS: VECTORWORKS: DO CROQUI AO BIM Programação do Projeto: Introdução da Proposta do Centro de Pesquisa e Eco Resort, na República de Malta Introdução O programa Do Croqui ao BIM com Vectorworks levou os participantes

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia no Funchal Madeira

Dossier Promocional. Moradia no Funchal Madeira Dossier Promocional Moradia no Funchal Madeira 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

Foz do Iguaçu TERRA DAS CATARATAS. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Banco de Imagens

Foz do Iguaçu TERRA DAS CATARATAS. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Banco de Imagens Foz do Iguaçu Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Banco de Imagens TERRA DAS CATARATAS Com aproximadamente 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste paranaense, na

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla. INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla. INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e s de Investimento OPORTUNIDADES SECTOR TURISMO ÍNDICE IH.TU001 IH.TU002 IH.TU003 IH.TU004 IH.TU005 IH.TU006 IH.TU007

Leia mais

Santa Maria A ilha do Sol por Azores Airlines In https://azoresairlinesblog.com/2017/04/19/santa-maria-a-ilha-do-sol/

Santa Maria A ilha do Sol por Azores Airlines In https://azoresairlinesblog.com/2017/04/19/santa-maria-a-ilha-do-sol/ 1 Santa Maria A ilha do Sol por Azores Airlines In https://azoresairlinesblog.com/2017/04/19/santa-maria-a-ilha-do-sol/ 19Abr 2017 by AzoresAirlines adaptado e aumentado por Chrys Chrystello PRAIA FORMOSA

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 6 - mobilidade humana e OBJECTIVO: Identifica sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados. O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27

Leia mais

ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DO EIXO ATLÂNTICO NO ÂMBITO DO TURISMO. SIE TURISMO. Monforte de Lemos, 22 de novembro de 2017

ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DO EIXO ATLÂNTICO NO ÂMBITO DO TURISMO. SIE TURISMO. Monforte de Lemos, 22 de novembro de 2017 ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DO EIXO ATLÂNTICO NO ÂMBITO DO TURISMO SIE TURISMO. Monforte de Lemos, 22 de novembro de 2017 LINHAS GERAIS Turismo. Atividade económica de grande importância. PIB2015 =5% Emprego2015

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia Funchal Madeira

Dossier Promocional. Moradia Funchal Madeira Dossier Promocional Moradia Funchal Madeira 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD

ANEXO 10.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ANEXO 0. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºD ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºD FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Dia da UNESCO. Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade. Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências

Dia da UNESCO. Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade. Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências Dia da UNESCO Os Programas Científicos da UNESCO e o seu impacto na sociedade Elizabeth Silva Responsável pelo Setor das Ciências 1 A UNESCO tem por finalidade: - Contribuir para a manutenção da paz e

Leia mais

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE?

EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? EUROPA: PENÍNSULA OU CONTINENTE? Ponto de vista físico e geológico península Ponto de vista histórico-social continente Cultura europeia ocidental, baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs

Leia mais

Países marcados pela cultura islâmica

Países marcados pela cultura islâmica Países marcados pela cultura islâmica Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo,

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

A Posição de Portugal na Europa e no Mundo. Território português

A Posição de Portugal na Europa e no Mundo. Território português A Posição de Portugal na Europa e no Mundo Território português Portugal um território Localização: - Sudoeste do continente europeu - Fronteiras: Norte e Este com a Espanha Oeste e Sul com o Oceano Atlântico

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

1 Biodiversidade. Definições de biodiversidade

1 Biodiversidade. Definições de biodiversidade 1 Biodiversidade Definições de biodiversidade Afinal de contas, quantas espécies de seres vivos existem no nosso planeta??? Você tem ideia?? Centenas? Milhares? Milhões? A Terra abriga uma enorme variedade

Leia mais

Observato rio Oceânico da Madeira- OOM (M FEDER )

Observato rio Oceânico da Madeira- OOM (M FEDER ) Observato rio Oceânico da Madeira- OOM (M1420-01-0145-FEDER-000001) SRDITI = 1ª medida do PIDTI ARDITI = 2ª medida do PIDTI OOM - OBSERVATÓRIO OCEÂNICO DA MADEIRA Consórcio regional de várias entidades

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 1125 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Lecco Magnífica moradia de luxo para venda na Lombardia

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 1º SEMESTRE M- Exames/P-fólios agendados para o período da manhã (início às 10.00 horas de Portugal continental) Código Unidade Curricular

Leia mais

Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central

Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central Valeta, 3 de fevereiro de 2017 (OR. en) Declaração dos membros do Conselho Europeu, reunidos em Malta, sobre os aspetos externos da migração: a questão da rota do Mediterrâneo Central 1. Saudamos e apoiamos

Leia mais

Os problemas ambientais. Políticas globais. Environmental Politics and Economics. Perda da biodiversidade

Os problemas ambientais. Políticas globais. Environmental Politics and Economics. Perda da biodiversidade Perda da biodiversidade Os problemas ambientais Fragmentação e destruição de habitats Sobre exploração de recursos naturais Agricultura intensiva eutrofização, salinização dos solos, bioacumulação Poluição

Leia mais

CLT6ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 6 Formador

CLT6ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 6 Formador 1 de 11 O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27 de Setembro de 2010, 01:58 As receitas do turismo em Portugal aumentaram 12 por cento em Julho, o Algarve foi o destino

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP Ano letivo de 2016-2017 1. Aulas previstas (tempos letivos) Programação do 5º ano 5º1 (45m) 5º2 (45m) 5º3 (45m) 1º período 37 aulas 2º período 27 aulas 3º período 22 aulas

Leia mais

Escola Básica do 2º e 3ºCiclo Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior

Escola Básica do 2º e 3ºCiclo Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior Escola Básica do 2º e 3ºCiclo Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior Informação - Prova de Equivalência à Frequência de 3º ciclo - Geografia Disciplina (código: 18) Prova 2014/ 2015 9º Ano de Escolaridade

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

Ano letivo 2012/13 JULHO

Ano letivo 2012/13 JULHO Ano letivo 2012/13 JULHO P á g i n a 1 Provas de LISBOA: P-FÓLIO Verifique o local de realização da sua Unidade Curricular: Dia Código Unidade Curricular Prova Hora Local de realização 02-jul (ter) 21015

Leia mais

Uma nova narrativa para a Europa

Uma nova narrativa para a Europa Uma nova narrativa para a Europa Café Europa - ULHT Lisboa, 6 de Março 2013 Pedro Pereira Leite Europa: O lugar onde o sol se põe Origens dum nome Na Mitologia clássica a Europa é uma Deusa que Zeus, o

Leia mais

O NOSSO PORTO. O NOSSO FUTURO.

O NOSSO PORTO. O NOSSO FUTURO. www.portodecaio.ao O NOSSO PORTO. O NOSSO FUTURO. INTRODUÇÃO Bem-vindo ao projecto Porto de Caio, a porta de entrada para o comércio na África. A instalação portuária de classe mundial, parte integral

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de:

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: O meio natural A Terra: estudos e representações CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Ensino Básico Ano letivo: 2016/2017

Leia mais

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9.

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9. Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ 2019 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO A região vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares,

Leia mais

O encanto do sul do VIETNAME

O encanto do sul do VIETNAME O encanto do sul do VIETNAME + estadia na praia Uma viagem pelo fascínio da cidade de Ho Chi Minh e pela exuberância do delta do Mekong, complementada por relaxante estadia nas belas praias Dia 1 Portugal

Leia mais

Turismo Sénior Reino Unido Estudo de Mercado

Turismo Sénior Reino Unido Estudo de Mercado Turismo Sénior Reino Unido Estudo de Mercado Rita Duarte INDICE Metodologia Contextualização do Reino Unido Tendências do segmento sénior Perfil do turista sénior Inglês Importância da acessibilidade Oferta

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos)

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ 2018 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 1328 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Pavia Palácio de prestígio para venda em Pavia DESCRIÇÃO

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de integração com estudos lexicais e gramaticais

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 1º SEMESTRE M- Exames/P-fólios agendados para o período da manhã (início às 10.00 horas de Portugal continental) 31002 Alemão I 03-11-2017M

Leia mais

Meia Praia Beach Club

Meia Praia Beach Club Meia Praia Beach Club Apartamentos Turísticos Lagos - Portugal Situado num local magnífico... Meia Praia Beach Club - a 2 Kms da pitoresca cidade de Lagos, com uma Marina de Iates Internacional Meia Praia

Leia mais

A Madeira e o seu posicionamento no corredor Atlântico

A Madeira e o seu posicionamento no corredor Atlântico 3 Países 3 Arquipélagos 3 Destinos 2 Continentes 11 Portos 1 Marca CAI Índice 1. Marca CAI (Cruises in the Atlantic Islands) 2. CAI As Administrações Portuárias 3. CAI Estatística 4. CAI Análise de mercado

Leia mais

Geografia 2013/1. INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 11, observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado.

Geografia 2013/1. INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 11, observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado. Geografia 2013/1 INSTRUÇÃO: Para resolver a questão 11, observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e o enunciado. 11) As correntes oceânicas, do ponto de vista geográfico,

Leia mais

LISBOA A CIDADE AUTÊNTICA

LISBOA A CIDADE AUTÊNTICA LISBOA A CIDADE AUTÊNTICA O país mais ocidental da Europa, banhado pelo Oceano Atlântico, um autêntico tesouro da história de águas límpidas ao longo da costa. Um país de paixão, beleza e aventuras com

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL - MARINHA

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL - MARINHA MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL - MARINHA Instituto Hidrográfico IH BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INDIVIDUAL* A preencher pelo candidato Bolsa / Reservado aos Serviços Nome

Leia mais

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ANEXO 9. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºC FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

GUIA INTERNACIONAL Aprenda a Homeopatia verdadeira e eficaz com o Professor Vithoulkas Em um ambiente único

GUIA INTERNACIONAL Aprenda a Homeopatia verdadeira e eficaz com o Professor Vithoulkas Em um ambiente único GUIA INTERNACIONAL 2016 Aprenda a Homeopatia verdadeira e eficaz com o Professor Vithoulkas Em um ambiente único CONTEÚDO A Academia Cursos de Pós-graduação Sobre Alonissos Informações aos viajantes Acomodação

Leia mais

O que é a União Europeia?

O que é a União Europeia? O que é a União Europeia? É europeia = está situada na Europa. É uma união = une países e pessoas. Vejamos mais atentamente: O que têm os europeus em comum? Como se desenvolveu a UE? O que faz hoje a UE?

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 0515 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Vêneto - Veneza APARTAMENTO DE LUXO EM VENEZA DESCRIÇÃO

Leia mais

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 TRANSACTION ADVISORY SERVICES Outubro 2006 ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 Índice Ernst & Young European Attractiveness Survey 2006 Ernst & Young Portuguese Attractiveness

Leia mais

VILALARA THALASSA RESORT. A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA.

VILALARA THALASSA RESORT. A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA. VILALARA THALASSA RESORT TRÓIA DESIGN HOTEL THE LAKE SPA RESORT A atitude é uma decisão. ESCOLHA A SUA. LOCALIZAÇÃO O HOTEL QUARTOS & SUITES O SPA TRÓIA DESIGN HOTEL ESCOLHA DESCOBRIR A NATUREZA NUM SÍTIO

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO AFECTAÇÃO ESTRATÉGICA DO ESPAÇO ORÇAMENTAL. Segmentos operacionais

DOCUMENTO DE TRABALHO AFECTAÇÃO ESTRATÉGICA DO ESPAÇO ORÇAMENTAL. Segmentos operacionais AFR/RC64/PSC-2/4B 6 de Agosto de 2014 COMITÉ REGIONAL AFRICANO ORIGINAL: INGLÊS SUBCOMITÉ DO PROGRAMA (2) Sexagésima quarta sessão Cotonou, República do Benim, 28 29 de Agosto de 2014 Ponto 5.2 da ordem

Leia mais

Dossier Promocional. Empreendimento Vila Sol Quarteira Loulé Algarve

Dossier Promocional. Empreendimento Vila Sol Quarteira Loulé Algarve Dossier Promocional Empreendimento Vila Sol Quarteira Loulé Algarve 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Empreendimento 3. Características Gerais do Empreendimento 2 1. Contexto e Oportunidade

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 30/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Viver com excelência.

Viver com excelência. Viver com excelência. As Townhouses integram o empreendimento Oeiras Golf. A localização oferece uma envolvência moderna aliando arquitetura contemporânea com a natureza. Empreendimento, é constituído

Leia mais

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Ser dono de uma ilha pode ser um sonho muito distante, mas você pode chegar perto se tiver uma casa em Boipeba. Boipeba está localizada no Condado de Cairu,

Leia mais

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA

07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA 07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA Mercantilismo Surgimento intervenção das monarquias absolutistas na área econômica expandir o comércio aumentar as reservas financeiras se tornarem governos fortes

Leia mais

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Agrupamento de Escolas Figueira Norte Escola Secundária com 3ºCEB de Cristina Torres Professora Alcina Cardoso Alunos: Bruna Branco, Joana Oliveira, André

Leia mais

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO Limites da Península Ibérica Como qualquer península, a Península Ibérica está rodeada por mar com exceção de um lado chamado istmo. Tem como limites naturais:

Leia mais

REDUÇÃO. Moradia V4 situada no topo da colina c/ piscina, ténis, vista mar e panorâmica, e anexo, perto de Albufeira VILLA EM PADERNE

REDUÇÃO. Moradia V4 situada no topo da colina c/ piscina, ténis, vista mar e panorâmica, e anexo, perto de Albufeira VILLA EM PADERNE REDUÇÃO Moradia V4 situada no topo da colina c/ piscina, ténis, vista mar e panorâmica, e anexo, perto de Albufeira VILLA EM PADERNE ref. S5033 799.000 640.000 5 4 540 m2 2.595 m2 Localização + Cidade

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem deter mais os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

ITER VITIS OS CAMINHOS DA VINHA

ITER VITIS OS CAMINHOS DA VINHA ITER VITIS OS CAMINHOS DA VINHA O QUE SÃO OS ITINERÁRIOS CULTURAIS? O Programa dos Itinerários Culturais nasceu no Conselho da Europa em 1987 dentro de um quadro formal de cooperação entre os 48 estados

Leia mais

OFERTA FORMATIVA 2016 / 2017

OFERTA FORMATIVA 2016 / 2017 OFERTA FORMATIVA 2016 / 2017 CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS CIÊNCIAS SOCIOECONÓMICAS ARTES VISUAIS LÍNGUAS E HUMANIDADES / Diploma de Nível 4 TÉCNICO DE ANÁLISE LABORATORIAL TÉCNICO

Leia mais

1.1 Objetivos da Dissertação

1.1 Objetivos da Dissertação 1 Introdução Desde os tempos mais remotos, a logística tem sido fator-chave na orientação do desenlace de muitos conflitos bélicos. Em seu livro Alexandre o Grande e a Logística da Guerra da Macedônia,

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Neste ponto de ligação entre a Europa e o continente americano, recebe-nos um país com uma longa história e uma cultura milenar.

Neste ponto de ligação entre a Europa e o continente americano, recebe-nos um país com uma longa história e uma cultura milenar. Cruzeiros Portugal SOBRE Foto: Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. Cruzeiros Portugal O mar é uma via de comunicação natural para chegar a Portugal e um bom ponto de partida para

Leia mais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Created on 2019-01-14 11:24:45 / Página 1 of 6 Referência qmrv721 Finalidade Venda Localização Quinta da Marinha Quartos 7 Casas de Banho 7 Área

Leia mais

The Southern Africa Network for Biosciences (SANBio)

The Southern Africa Network for Biosciences (SANBio) The Southern Africa Network for Biosciences (SANBio) VISÃO GERAL A Rede da África Austral para Biociências (SANBio) é uma plataforma de partilha de pesquisa, desenvolvimento e inovação para colaboração

Leia mais

Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 01. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018

Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 01. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 Galeria Grécia - Arte Arcaica Parte 01 Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Arte Clássica da Antiguidade Pré-História arte cicládica

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3314 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Roma Magnífico apartamento de luxo à venda em Roma DESCRIÇÃO

Leia mais

D O C U M E N T O D E T R A B A L H O E D E C O N C L U S Õ E S SEGUNDA FASE DA CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL, ADESÃO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS

D O C U M E N T O D E T R A B A L H O E D E C O N C L U S Õ E S SEGUNDA FASE DA CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL, ADESÃO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS D O C U M E N T O D E T R A B A L H O E D E C O N C L U S Õ E S SEGUNDA FASE DA CARTA EUROPEIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL, ADESÃO DAS EMPRESAS TURÍSTICAS 14 DE FEVEREIRO DE 2008 SEGUNDA FASE DA CARTA EUROPEIA

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem mais deter os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

O Território Português

O Território Português Atualmente, o país é composto por três unidades territoriais distintas: Portugal continental; Arquipélagos dos Açores e da Madeira (regiões autónomas, dotadas de estatutos político-administrativos próprios).

Leia mais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais

Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Luxuosa moradia para venda na Quinta da Marinha, Cascais Created on 2018-08-22 03:58:33 / Página 1 of 9 Referência qmrv721 Finalidade Venda Localização Quinta da Marinha Quartos 7 Casas de Banho 7 Área

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo NEOCLASSICISMO Movimento cultural do fim do século XVIII, e início do século XIX (1780 1830), o NEOCLASSICISMO está identificado com a retomada da cultura clássica (Grécia e Roma) por parte da Europa Ocidental

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 0562 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Milão MAGNÍFICO CASTELO PARA VENDA NA LOMBARDIA DESCRIÇÃO

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

DO WITH TIME ALL YOU DESERVE

DO WITH TIME ALL YOU DESERVE DO WITH TIME ALL YOU DESERVE INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL E PIONEIRO PARA O CONCELHO DE ÓBIDOS E REGIÃO OESTE DE PORTUGAL Serena Sénior, é um projeto com 13.581 M2 de construção aprovada, pronto a dar inicio

Leia mais

A Economia do Mar nos Açores. Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio

A Economia do Mar nos Açores. Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio A Economia do Mar nos Açores Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio Quem somos e o que fazemos Missão Contribuir para a conceção e execução de políticas de estímulo

Leia mais

CHAMADA PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE ACORDO DE IMPLEMENTAÇÃO COMISSÃO EUROPEIA & CONFAP

CHAMADA PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE ACORDO DE IMPLEMENTAÇÃO COMISSÃO EUROPEIA & CONFAP CHAMADA PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE ACORDO DE IMPLEMENTAÇÃO COMISSÃO EUROPEIA & CONFAP OPORTUNIDADES DE PESQUISA JUNTO COM O EUROPEAN RESEARCH COUNCIL - ERC No âmbito dos projetos aprovados pelo ERC

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º ano Turma 1 1. Aulas previstas (Tempos letivos) 2. Conteúdos a leccionar

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3722 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Lago de Lugano Maravilhosa vila para venda em Campione

Leia mais

10: Jul 16:00 10:00

10: Jul 16:00 10:00 Data 02-Jul 03-Jul 08-Jul Horário ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - IPS Exames da Universidade Aberta Julho 2013 Disciplinas Cód. Descrição 41024 Elites e Movimentos Sociais 61031 Sistemas de Informação para

Leia mais

Metrô DE. Resumo do projeto para os estudantes

Metrô DE. Resumo do projeto para os estudantes Metrô DE SANTA MARIA DEL PIANTO Resumo do projeto para os estudantes RESUMO DO PROJETO A autoridade ferroviária local Metropolitana di Napoli (MDN) está implementando o programa de expansão, parte que

Leia mais

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

INSTRUÇÔES. Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 9º INSTRUÇÔES Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Versão 1. Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 1. Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Geografia Versão 1 Teste Intermédio Geografia Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 29.04.2011 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Na folha de respostas,

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 3930 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Varese Propriedade para venda na província de Varese

Leia mais

PLANEJAMENTO TERRITORIAL: PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS

PLANEJAMENTO TERRITORIAL: PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS PLANEJAMENTO TERRITORIAL: PRINCÍPIOS E TENDÊNCIAS PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL GB 070 PLANEJAMENTO TERRITORIAL: UMA VISÃO GERAL Planejamento

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 ÉPOCA ESPECIAL CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS 2º SEMESTRE M- Exames/P-fólios agendados para o período da manhã (início às 10.00 horas de Portugal continental) 11002 A Leitura na Adolescência

Leia mais