Século XXI Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 2000 ( ) - Parte 2. Um novo olhar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Século XXI Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 2000 ( ) - Parte 2. Um novo olhar"

Transcrição

1 Século XXI Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 2000 ( ) - Parte 2 Um novo olhar As ações do SindsegSC a partir de agora irão mostrar cada vez mais o espírito de crescimento da entidade, que intensifica os programas de capacitação profissional e expande a sua atuação na comunidade no que tange chamar a atenção para temas que precisam ser discutidos, como os problemas de trânsitos e as mudanças climáticas. Confira abaixo principais ações realizadas pelo SindsegSC, que além de estabelecer um novo olhar sobre suas ações, transforma a realidade de muitas pessoas, integrando os profissionais do mercado de seguros com o bem-estar da sociedade (27 junho) - Alteração da denominação de CERESE, para o Comissão Automóveis, com a coordenação de Carlos Gabriel Prezensky, da Sul América Seguros Eleição de nova Gestão da diretoria. Quadro Diretivo 2005/2008 Presidente Paulo Lückmann Vice-Presidente Carlos Gabriel Prezenszky Diretores Caio Cezar Valli Junior Joacir de Oliveira Vilson Aires de Souza

2 Rogério Schmalfuss Isair Paulo Lazzarotto Carlos Westphal Neto Alcides Guerra Nelson Libardi Antônio Thomaz Viana Rogério Luiz Spezia Mauro Luiz de Oliveira Conselho Fiscal Leonardo Pontaldi Junior Roberto Stechinski Paulo Sérgio Rodrigues Suplentes Lirian Koser de Oliveira Jakson Trento Rogério Weber Lançamento do Código de Ética (Fonte: Fenaseg) (1 e 2 de dezembro) - A 1ª Conferência Catarinense de Seguros em Santa Catarina CONSEGUROSC, foi o primeiro evento do gênero a realizar-se no estado. Esta Conferência trouxe palestras e procurou debater questões sociais, econômicas e contou com uma Exposição de Produtos e Serviços para o mercado de seguros.

3 2006 (10 de maio) - Constituição do Grupo de Trabalho de Chapecó, que teve Rossano Fernandes Urnau, da Mapfre Seguros S.A, como primeiro coordenador Reforma estrutural da sede Eleição de novo Quadro Diretivo Gestão 2007/2010 Quadro Diretivo 2007/2010 Presidente Paulo Lückmann Vice-Presidente Rogério Schmalfuss Diretores Carlos Westphal Neto - Diretor Secretário (1º) Alcides Guerra - Diretor Secretário (2º) Nelson Libardi - Diretor Tesoureiro (1º)

4 Antônio Thomaz Viana - Diretor Tesoureiro (2º) Rogério Luiz Spezia Mauro Luiz de Oliveira Leonardo Pontaldi Júnior Roberto Stechinski Paulo Sérgio Rodrigues Conselho Fiscal Jakson Trento Rogério Weber Marco Cabãnero Suplentes Afonso Kluegger Irineu Otte Alfredo de Camargo Muccillo Lei estabelece a abertura do Resseguro. A lei complementar nº 126, proposta pelos deputados Francisco Dornelles e Nelson Marquezelli, dispõe sobre a política de resseguro, retrocessão e sua imediação, as operações de co-seguro, as operações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira do setor securitário. Define os tipos de resseguradores: local, admitido e eventual (Fonte: Fenaseg) Novo modelo de Representação Institucional do Mercado, Criação das Federações Associativas. O Novo Modelo de Representação Institucional do Mercado Segurador foi feita com base na consultoria da AT Kaerney e ampla consulta ao mercado, implicando na criação da base territorial dos sindicatos e na criação de quatro Federações associativas: FenSeg; FenaPrevi; FenaSaúde e FenaCap, cujas diretorias foram eleitas pelo voto direto das seguradoras filiadas. O novo modelo também aponta para a criação da Confederação e mantém a Fenaseg com entidade de representação sindical do mercado (Fonte: Fenaseg) Lançamento da Campanha do Agasalho, a primeira campanha social do SindsegSC, que envolveu os Grupos de Trabalho e que arrecadou em seus 5 anos de existência ( ) cerca de peças doadas a 48 entidades.

5 Criação da Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT. A Seguradora Líder surgiu da necessidade de aprimorar o Seguro DPVAT, que precisava de seguradora especializada em sua administração. Foi através do Conselho Nacional de Seguros Privados CNSP e de sua resolução de n º 154 de 08 de dezembro de 2006, e da Portaria nº 2.797/07 que a seguradora foi criada, iniciando suas operações em 2008 (Fonte: Seguradora Líder).

6 Crise econômico-financeira mundial. A crise financeira internacional atingiu fortemente o setor segurador em vários países, especialmente nos Estados Unidos. No Brasil, o mercado segurador resistiu bem, registrando crescimento nos tempos adversos e confirmando sua efetiva solidez. Normas regulatórias da SUSEP contribuíram para que as seguradoras brasileiras superassem a crise, entre elas: Cálculo das Reservas Técnicas; Provisão Complementar de Prêmios; Regras de Aplicações de Ativos Vinculados a Reservas (75% dos ativos do setor estão vinculados a títulos do governo federal); Fiscalização Controle e Transparência (constituição de auditoria interna prática de fiscalização in house); Informações e Controles Internos (o FIP permite cruzamento e análise de dados com informações completas da situação econômica e patrimonial de cada seguradora); (Fonte: Fenaseg) Lei nº 126 e resoluções CNSP nº 173 definem as normas de operação de resseguro Criação da CNseg Confederação Nacional de Seguros Gerais, Previdência Complementar e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização Ato do CNSP designa os membros da Comissão Consultiva de Microsseguro. O Ato CNSP nº 13 define que a Comissão de Microsseguro será constituída por representantes das seguintes entidades: Ministério Público, SUSEP, Banco Central, Ministério da Previdência Social, Fenaseg, Fenacor e Funenseg.

7 Demonstrando o espírito de solidariedade da entidade, o SindsegSC se mobilizou para ajudar às famílias atingidas pela Calamidade em Blumenau Comemoração especial com as Associadas no Dia da Mulher.

8 Confraternização de Encerramentos das Atividades SindsegSC com profissionais que durante este ano,2008, estiveram envolvidos com as atividades da entidade. Na oportunidade foi realizada a Campanha Natal Solidária, com doações de brinquedos para crianças carentes Palestra Por que Vida? com Samy Hazan em Blumenau.

9 Palestra Efeitos da Lei Seca no Contrato de Seguros em Blumenau Lançamento do primeiro Portifólio e apresentação do primeiro vídeo institucional ao mercado.

10 Palestra Viver Seguro com Prof. Marins Participação do SindsegSC no 8º FUCCA Festival Universitário da Canção Cultura e Arte, onde o sindicato expôs um veículo sinistrado a fim de chamar atenção para a imprudência no trânsito e a importância da conscientização Em conjunto com o SETERB e a Prefeitura de Blumenau, o SindsegSC participou do Feirão do Carro Acidentado, onde disponibilizou carros sinistrados para exposição evidenciando a preocupação com a vida e o respeito as normas de trânsito. A exposição recebeu cerca de 31 mil visitantes em 30 dias.

11 Projeto PIC JAC Projeto de Integração e Capacitação Comunitária e de Jovens e Adolescentes da Comunidade, atingindo mais de crianças Neste ano o SindsegSC recebe menção de louvor da Câmara de Vereadores de Blumenau Painel de Mudanças Climáticas: causas e efeitos, que trouxe debate sobre o tema à comunidade aos órgãos públicos.

12 Lançamento de inovações no setor de comunicação: Capital Intelectual, Personalidades que agregam valor ao mercado de seguros:

13 Newsletters Informe SindsegSC e Destaque das Associadas: Eleição de nova Gestão da Diretoria Quadro Diretivo 2010/2013 Presidente Paulo Lückmann Vice-Presidente Marco Cabañero Diretores Rogério Luiz Spezia Diretor Secretário (1º) Leonardo Pontaldi Jr. Diretor Secretário (2º) Alfeu José Smaniotto Diretor Tesoureiro (1º) Afonso klueger Diretor Tesoureiro (2º) Paulo Sérgio Rodrigues Irineu Otte Rogério Weber Germano Silvestrin Conselho Fiscal Gustavo Rey de Carvalho

14 Felipe Carvalho Sidnei Senhorini Suplentes Fabricio Cardozo Jaime R.N. Borges Fátima de Oliveira Comemoração da Posse da Diretoria triênio 2010/2013 e homenagem aos Presidentes pelos 20 anos de SindsegSC.

15 Esses foram alguns dos acontecimentos e pessoas que marcaram história no SindsegSC. Não deixe de acessar a nossa Linha do Tempo, produzida especialmente para você, que com sua dedicação representa o espírito desta entidade. Obrigada por nos ajudar a construir essa trajetória! Fonte: SindsegSC Sindicato das Seguradoras

Século XX Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 90 ( ) - Parte 2. Foco na educação

Século XX Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 90 ( ) - Parte 2. Foco na educação 18.06.2015 Século XX Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 90 (1991-2000) - Parte 2 Foco na educação Na segunda metade dos anos 90, cresce a preocupação do Sindesesc em oferecer serviços na intenção de

Leia mais

Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina CNPJ 79.375.838/0001-10 Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária

Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina CNPJ 79.375.838/0001-10 Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária Ata nº. 276/2008 ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Data: 13.11.2008 Horário: 14h45min 1ª Convocação 15h15min 2ª Convocação Local: Sede do Aos treze dias do mês de novembro de dois mil e oito (13.11.2008), às

Leia mais

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira

TEORIA GERAL DO SEGURO. Palestrante: Alessandra Teixeira Palestrante: Alessandra Teixeira Estrutura do Mercado Segurador Por que o seguro é regulado? Garante o bom funcionamento do mercado em todos os elos da cadeia. Diminui a probabilidade de falência de empresas

Leia mais

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões

Práticas Atuariais em Seguros e Pensões Práticas Atuariais em Seguros e Pensões 2. Estrutura do Mercado Segurador Thaís Paiva thaispaiva@est.ufmg.br Estrutura do Mercado Segurador O Sistema Nacional de Seguros Privados, instituído pelo Decreto-Lei

Leia mais

O setor de seguros brasileiro

O setor de seguros brasileiro O setor de seguros brasileiro cnseg.org.br A atividade seguradora O setor segurador brasileiro é líder em arrecadação de prêmios na América Latina e ocupa o 12º lugar no ranking mundial. Para garantir

Leia mais

Coletiva de imprensa. Confederação das Seguradoras. Dezembro 2018

Coletiva de imprensa. Confederação das Seguradoras. Dezembro 2018 Coletiva de imprensa Confederação das Seguradoras Dezembro 2018 CONFEDERAÇÃO DAS SEGURADORAS 2 Setor em números: uma história de sucesso 3 O DESEMPENHO DO SETOR SEGURADOR Mundo arrecada US$ 4,9 tri*. 4º

Leia mais

Lagarto Notícias http://www.lagartonoticias.com.br/2016/10/24/em-cinco-anos-setor-de... 1 de 1 24/10/2016 12:08 Por Keizer Santos Mesmo diante de uma crise econômica de proporções mundiais, a atividade

Leia mais

O Mercado de Seguros Brasileiro. Marcio Coriolano Presidente

O Mercado de Seguros Brasileiro. Marcio Coriolano Presidente O Mercado de Seguros Brasileiro Marcio Coriolano Presidente Agosto 2018 Agenda I. Ambiente Regulatório e Representativo II. Penetração dos Seguros e de Seus Segmentos III. Desempenho Histórico Recente

Leia mais

Seminário Direitos & Deveres do Consumidor de Seguros Porto Alegre, 27 de março de Solange Beatriz Palheiro Mendes Diretora Executiva da CNseg

Seminário Direitos & Deveres do Consumidor de Seguros Porto Alegre, 27 de março de Solange Beatriz Palheiro Mendes Diretora Executiva da CNseg Seminário Direitos & Deveres do Consumidor de Seguros Porto Alegre, 27 de março de 2013 Solange Beatriz Palheiro Mendes Diretora Executiva da CNseg Agenda 1. Representação Institucional do Setor 2. Mercado

Leia mais

CAMPANHA DO AGASALHO 2011

CAMPANHA DO AGASALHO 2011 R E L A T Ó R I O CAMPANHA DO AGASALHO 2011 9.137 peças 23.765 pontos Os profissionais envolvidos com o SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina, arrecadaram

Leia mais

RETROSPECTIVA GESTÃO ASCOP. Apresentaremos um breve resumo do que foi realizado pela Diretoria da ASCOP durante a GESTÃO

RETROSPECTIVA GESTÃO ASCOP. Apresentaremos um breve resumo do que foi realizado pela Diretoria da ASCOP durante a GESTÃO RETROSPECTIVA GESTÃO 2015-2016 ASCOP Apresentaremos um breve resumo do que foi realizado pela Diretoria da ASCOP durante a GESTÃO 2015-2016. 27 de Janeiro de 2015 Primeira reunião de Diretoria do ano no

Leia mais

Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado

Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado Julho/2015 Conteúdo 1. BASE LEGAL... 2 1.1. NORMAS... 2 1.2. OUTRAS NORMAS RELACIONADAS... 4 2. NORMAS ADMINISTRATIVAS APLICÁVEIS... 5 1.

Leia mais

Mercado de Seguros Presente e futuro na visão da Susep. Joaquim Mendanha de Ataídes Superintendente Belo Horizonte, 13/04/2018

Mercado de Seguros Presente e futuro na visão da Susep. Joaquim Mendanha de Ataídes Superintendente Belo Horizonte, 13/04/2018 Mercado de Seguros Presente e futuro na visão da Susep Joaquim Mendanha de Ataídes Superintendente Belo Horizonte, 13/04/2018 A missão institucional da Susep Desenvolver os mercados supervisionados, assegurando

Leia mais

NOVIDADES REGULATÓRIAS O QUE ESPERAR

NOVIDADES REGULATÓRIAS O QUE ESPERAR NOVIDADES REGULATÓRIAS O QUE ESPERAR SUSEP/DICON ABRIL DE 2017 Agenda PARTE I: CONTEXTUALIZAÇÃO BREVE HISTÓRICO LEGISLAÇÃO PANORAMA DO MERCADO RESSEGURADOR BRASILEIRO PARTE II: NOVIDADES REGULATÓRIAS ALTERAÇÕES

Leia mais

O SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO

O SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO O SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO A atividade seguradora O setor de seguros tem importante papel na economia e na sociedade brasileira, contribui significativamente para o desenvolvimento da infraestrutura,

Leia mais

DESTAQUES DO RELATÓRIO DE. Sustentabilidade do Setor de Seguros

DESTAQUES DO RELATÓRIO DE. Sustentabilidade do Setor de Seguros DESTAQUES DO RELATÓRIO DE Sustentabilidade do Setor de Seguros 2018 A CNseg A CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização)

Leia mais

Temas importantes para sustentabilidade do setor estarão sendo discutidos nos próximos três dias

Temas importantes para sustentabilidade do setor estarão sendo discutidos nos próximos três dias Temas importantes para sustentabilidade do setor estarão sendo discutidos nos próximos três dias Da esquerda para a direita: o presidente da FenaSaúde, Marcio Coriolano; o presidente da FenSeg, Paulo Marracini;

Leia mais

Relatório de Atividades das Ouvidorias

Relatório de Atividades das Ouvidorias Relatório de Atividades das Ouvidorias Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização a cnseg A Confederação Nacional das Empresas de

Leia mais

PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 32, DE

PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 32, DE PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 32, DE 02.08.2016, e o que consta dos processos Susep 15414.001508/2016-14 e 15414.001509/2016-51, Art. 1º Aprovar as seguintes deliberações tomadas pelos acionistas de PAN SEGUROS

Leia mais

A Regulamentação do Microsseguro no Brasil. Maria Augusta de Queiroz Alves

A Regulamentação do Microsseguro no Brasil. Maria Augusta de Queiroz Alves A Regulamentação do Microsseguro no Brasil Maria Augusta de Queiroz Alves Valor Econômico- São Paulo_Agosto de2012 Microsseguro é a proteção securitária destinada à população de baixa renda ou aos microempreendedores

Leia mais

GIRO PELO ESTADO 2016

GIRO PELO ESTADO 2016 JORNAL DO Nº 71 AGOSTO 2016 NOTÍCIAS DO SINDIFISCO SINDIFISCO 1 SINDICATO DOS FISCAIS DA FAZENDA DO ESTADO DE SANTA CATARINA Nº 71 AGOSTO 2016 RELATÓRIO GIRO PELO ESTADO 2016 2 NOTÍCIAS DO SINDIFISCO Nº

Leia mais

Mercado de Saúde Suplementar

Mercado de Saúde Suplementar Mercado de Saúde Suplementar A Federação Nacional de Saúde Suplementar É a entidade que representa vinte e três empresas entre seguradoras especializadas em saúde, medicinas de grupo e odontologias de

Leia mais

PORTARIA SUSEP/CGRAL Nº 1, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2016

PORTARIA SUSEP/CGRAL Nº 1, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2016 PORTARIA SUSEP/CGRAL Nº 1, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2016 O COORDENADOR GERAL DE AUTORIZAÇÕES E LIQUIDAÇÕES da Portaria n. 200, de 14 de dezembro de 2016, tendo em vista o disposto no artigo 38 da Lei Complementar

Leia mais

Seguradora norte-americana compra divisão patrimonial da JMalucelli e passa a atuar com marca própria no país; presidente promete novos produtos

Seguradora norte-americana compra divisão patrimonial da JMalucelli e passa a atuar com marca própria no país; presidente promete novos produtos Travelers parte para voo solo e aposta em gestão de risco para PMEs Seguradora norte-americana compra divisão patrimonial da JMalucelli e passa a atuar com marca própria no país; presidente promete novos

Leia mais

CNseg divulga o desempenho do mercado segurador no 1º semestre do ano

CNseg divulga o desempenho do mercado segurador no 1º semestre do ano CNseg divulga o desempenho do mercado segurador no 1º semestre do ano Progressão das taxas de crescimento do 1º e do 2º trimestres de comprova resiliência do setor, cuja performance se mantêm acima do

Leia mais

Eleição, destituição ou renúncia de ocupante de cargo estatutário.

Eleição, destituição ou renúncia de ocupante de cargo estatutário. Eleição, destituição ou renúncia de ocupante de cargo estatutário. Legislação: Lei 6.404, de 1976, Resolução CNSP 330, de 2015, Circular Susep 526, de 2016 e Portaria MTE 132, de 2002 Eleição de Membros

Leia mais

BALANÇO DE ATIVIDADES 2011 SindsegSC Gestão 2010/2013 Presidente: Paulo Lückmann

BALANÇO DE ATIVIDADES 2011 SindsegSC Gestão 2010/2013 Presidente: Paulo Lückmann BALANÇO DE ATIVIDADES 2011 SindsegSC Gestão 2010/2013 Presidente: Paulo Lückmann O SINDSEGSC Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina (quadro diretivo juntamente com as

Leia mais

II Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor Dados das Ouvidorias 2015 Silas Rivelle Junior Ouvidor da Unimed Seguradora e

II Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor Dados das Ouvidorias 2015 Silas Rivelle Junior Ouvidor da Unimed Seguradora e II Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor Dados das Ouvidorias 2015 Silas Rivelle Junior Ouvidor da Unimed Seguradora e Presidente da Comissão de Ouvidoria da CNseg Pauta da apresentação

Leia mais

Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina CNPJ / Edital de Convocação Assembléia Geral Extraordinária

Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina CNPJ / Edital de Convocação Assembléia Geral Extraordinária Ata: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Nº 243/06 de 13/11/2006 Horário: 15h30min. em 1º convocação e 16:00 horas em 2º convocação. Local: Hotel Himmelblau Aos treze dias do mês de novembro de dois mil e

Leia mais

Canal Seguro: 5º Encontro Nacional de Atuários e as oportunidades do mercado de capitalização

Canal Seguro: 5º Encontro Nacional de Atuários e as oportunidades do mercado de capitalização Canal Seguro: 5º Encontro Nacional de Atuários e as oportunidades do mercado de capitalização Em novo episódio, presidente da FenaCap entrevista presidente da Comissão de Produtos e Coordenação (FenaCap)

Leia mais

ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA

ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA ANEXO 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA Disciplina 1 Estrutura dos Sistemas de Seguros Gerais, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Saúde Suplementar 1.1 Estrutura dos Sistemas de Seguros

Leia mais

PORTARIA SUSEP Nº 232, DE

PORTARIA SUSEP Nº 232, DE PORTARIA SUSEP Nº 232, DE 19.08.2015 SUSEP, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 37 do Decreto-Lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, delegadas por meio da Portaria SUSEP nº 5.961, de 24 de julho

Leia mais

Compilação dos principais normativos, Resoluções CNSP e Circulares SUSEP, publicados no Diário Oficial da União, seção I, ao longo do ano de 2013.

Compilação dos principais normativos, Resoluções CNSP e Circulares SUSEP, publicados no Diário Oficial da União, seção I, ao longo do ano de 2013. Compilação dos principais normativos, Resoluções CNSP e Circulares SUSEP, publicados no Diário Oficial da União, seção I, ao longo do ano de 2013. No decorrer do ano de 2013 até o dia 20 de dezembro a

Leia mais

A CNseg. Panorama da Sustentabilidade em Seguros Marcio Serôa de Araujo Coriolano

A CNseg. Panorama da Sustentabilidade em Seguros Marcio Serôa de Araujo Coriolano A CNseg A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização - CNseg é uma associação civil, com atuação em todo o território nacional,

Leia mais

A Federação Nacional de Saúde Suplementar

A Federação Nacional de Saúde Suplementar A Federação Nacional de Saúde Suplementar É a entidade que representa vinte empresas entre seguradoras especializadas em saúde, medicinas de grupo e odontologias de grupo, sendo uma das federações associativas

Leia mais

Presidente da CNseg que recolocar o mercado de seguros no centro das políticas públicas do País

Presidente da CNseg que recolocar o mercado de seguros no centro das políticas públicas do País Bandeiras, problemas e soluções em debate no VI Enconseg Presidente da CNseg que recolocar o mercado de seguros no centro das políticas públicas do País Os principais problemas e bandeiras dos mercados

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA EMPRESA JUNIOR ANO DE 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA EMPRESA JUNIOR ANO DE 2016 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA EMPRESA JUNIOR ANO DE 2016 A Faeca Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 10.901.492/0001-40 constituída por alunos do curso de Administração das

Leia mais

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL FADERGS. O SETOR DE SEGUROS NO BRASIL Uma análise conjuntural. Econ. Vladimir da Costa Alves

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL FADERGS. O SETOR DE SEGUROS NO BRASIL Uma análise conjuntural. Econ. Vladimir da Costa Alves FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL FADERGS O SETOR DE SEGUROS NO BRASIL Uma análise conjuntural Econ. Vladimir da Costa Alves Porto Alegre, 22 de novembro de 2018. APRESENTAÇÃO 1. Conceitos

Leia mais

"Seguros Inclusivos" Gustavo Caldas. Superintendência de Seguros Privados Brasil. Santa Cruz- Bolivia - abril de 2019

Seguros Inclusivos Gustavo Caldas. Superintendência de Seguros Privados Brasil. Santa Cruz- Bolivia - abril de 2019 "Seguros Inclusivos" Gustavo Caldas Superintendência de Seguros Privados Brasil Santa Cruz- Bolivia - abril de 2019 ÍNDICE Histórico Normas Panorama Desafios HISTÓRICO 2004 /2005 Circulares sobre Seguro

Leia mais

São Paulo, 16 de fevereiro de 2017 Foi realizada na manhã de quinta-feira, a cerimônia de

São Paulo, 16 de fevereiro de 2017 Foi realizada na manhã de quinta-feira, a cerimônia de CVG-SP empossa nova diretoria (biênio 2017-2018) Gestão eleita para o biênio 2017-2018 tem a missão de fortalecer a atuação da entidade com seus principais públicos de relacionamento São Paulo, 16 de fevereiro

Leia mais

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49

Escrito por Andreza Ter, 18 de Setembro de :41 - Última atualização Ter, 18 de Setembro de :49 A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo já finalizou os últimos detalhes do 21º Congresso Sindical Comerciário, tradicional evento que será realizado de 27 a 29 deste mês de setembro

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 4 DE JULHO DE 2017.

CONSELHO DIRETOR ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 4 DE JULHO DE 2017. CONSELHO DIRETOR ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 4 DE JULHO DE 2017. Participantes: Joaquim Mendanha de Ataídes Superintendente Carlos Alberto de Paula Diretoria de Supervisão de Conduta Cássio Cabral

Leia mais

Lançamento do Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor de Seguros Superintendência de Acompanhamento de Conduta de Mercado

Lançamento do Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor de Seguros Superintendência de Acompanhamento de Conduta de Mercado Lançamento do Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor de Seguros 2016 Superintendência de Acompanhamento de Conduta de Mercado Rio de Janeiro, 27 de julho de 2017 O SETOR DE SEGUROS NO BRASIL EM

Leia mais

Projeto de Lei de Seguros: O mercado discute a sua aprovação para o ano de 2017

Projeto de Lei de Seguros: O mercado discute a sua aprovação para o ano de 2017 Por Marcio Mello Silva Baptista e Barbara Bassani de Souza O Substitutivo adotado pela Comissão Especial destinada a analisar o Projeto de Lei de Seguros (PL 3.555, de 2004), ao qual estão apensados o

Leia mais

AGENDA DE ATIVIDADES 2017

AGENDA DE ATIVIDADES 2017 AGENDA DE ATIVIDADES 2017 Documento atualizado em 28/08/2017 Sujeito a alterações AGOSTO / 2017 T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Leia mais

PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 365, DE

PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 365, DE PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 365, DE 23.05.2017 em vista o disposto na alínea a do artigo 36 do Decreto-Lei n. 73, de 21 de novembro de 1966, combinada com o artigo 5º da Lei Complementar n. 126, de 15 de janeiro

Leia mais

Fenacap João Augusto S. Xavier Denis dos Santos Morais. Fenaprevi Javier Miguel López Elizeu da Silva Souza. Fenaber Fredi Martins Curqueso

Fenacap João Augusto S. Xavier Denis dos Santos Morais. Fenaprevi Javier Miguel López Elizeu da Silva Souza. Fenaber Fredi Martins Curqueso ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO CONTÁBIL DA SUSEP (CCS) 30/novembro/2017 (INÍCIO 10h, TÉRMINO 12h) PARTICIPANTES: Susep Gabriel Almeida Caldas (Coordenador da Comoc) Diogo Abranches de Albuquerque Marcos Gonçalves

Leia mais

Posse da nova Diretoria Biênio

Posse da nova Diretoria Biênio Posse da nova Diretoria Biênio 2007-2008 N o dia 21 de janeiro tomou posse na Sede da Sociedade Numismática Brasileira a nova equipe de técnicos que irão conduzir os trabalhos em prol dos associados da

Leia mais

Câmara Municipal de Caçapava CIDADE SIMPATIA - ESTADO DE SÃO PAULO

Câmara Municipal de Caçapava CIDADE SIMPATIA - ESTADO DE SÃO PAULO LEI Nº 5399, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2015 Projeto de Lei nº 64/2015 Autor: Prefeito Municipal Henrique Lourivaldo Rinco de Oliveira Dispõe sobre as competências, composição e regulamentação do Conselho da

Leia mais

Sumário. Histórico. Regulamentação da Oferta Preferencial. Próximos Passos

Sumário. Histórico. Regulamentação da Oferta Preferencial. Próximos Passos 1 Sumário Regulamentação da Oferta Preferencial Próximos Passos 2 Dispositivo inserido na regulamentação brasileira de Resseguros pela Lei Complementar nº 126/2007: Art. 11. Observadas as normas do órgão

Leia mais

Essa Assembléia não tem como objetivo discutir as questões relacionadas à Negociação Coletiva que está em andamento.

Essa Assembléia não tem como objetivo discutir as questões relacionadas à Negociação Coletiva que está em andamento. Essa Assembléia não tem como objetivo discutir as questões relacionadas à Negociação Coletiva que está em andamento. Na próxima terça-feira (19), o Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso, realizará

Leia mais

Em novo episódio do programa Fique Seguro, Robert Bittar ressalta a importância do corretor de seguros e dos canais de atendimento ao público

Em novo episódio do programa Fique Seguro, Robert Bittar ressalta a importância do corretor de seguros e dos canais de atendimento ao público Transparência de informações é fundamental para relação de confiança entre o mercado de seguros e o consumidor, afirma presidente da Escola Nacional de Seguros Em novo episódio do programa Fique Seguro,

Leia mais

PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 1.111, DE

PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 1.111, DE PORTARIA SUSEP/DIORG Nº 1.111, DE 05.11.2018 subdelegada pelo Superintendente da Susep, por meio da Portaria n. 6.523, de 20 de maio de 2016, tendo em vista o disposto na alínea a do artigo 36 do Decreto-Lei

Leia mais

Desenvolvimento do Mercado de Resseguros no Brasil (9/11/2016)

Desenvolvimento do Mercado de Resseguros no Brasil (9/11/2016) Desenvolvimento do Mercado de Resseguros no Brasil (9/11/2016) 1 Mercado Mundial de Resseguros - 2015 EUA 203 MEX 4,7 COL 1,7 VEN 0,6 UK 13*** FRA 9*** ALE 68* IND 2,4** CHI 24,7** SK 7 JPN 4,8** EQU 0,7

Leia mais

Consumidores de seguros intensificam acesso por redes digitais para falar com o setor, revela Relatório das Ouvidorias da CNseg

Consumidores de seguros intensificam acesso por redes digitais para falar com o setor, revela Relatório das Ouvidorias da CNseg Consumidores de seguros intensificam acesso por redes digitais para falar com o setor, revela Relatório das Ouvidorias da CNseg Sétima edição do Relatório foi divulgada nesta quinta-feira (27). Segundo

Leia mais

#52 SEGURANÇA EM TODOS OS MOMENTOS E EM TODOS OS LUGARES

#52 SEGURANÇA EM TODOS OS MOMENTOS E EM TODOS OS LUGARES #52 Ano 8 Dezembro 2016 SEGURANÇA EM TODOS OS MOMENTOS E EM TODOS OS LUGARES CONFRATERNIZAÇÃO DO MERCADO SEGURADOR COMEMORA OS RESULTADOS DO SETOR E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO SEGURO Palavra da Diretoria

Leia mais

Samir Fouani CRC/PR /O-8 CNPC 3118

Samir Fouani CRC/PR /O-8 CNPC 3118 Samir Fouani CRC/PR 028580/O-8 CNPC 3118 Formação: Graduado bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade SPEI Sociedade Paranaense de Ensino de Informática. Academicodo sétimo período em Direito pela

Leia mais

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente Mensagem do Presidente Transparência e resultados A previsão orçamentária do Sincor-SP para 2016 comprova a relevância da transparência nas contas, para que possamos, em benefício da categoria, manter

Leia mais

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica:

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1503 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº 016/2018, de 29 de maio de 2018 - Constitui designa e nomeia Equipe Técnica de Gestão Municipal para coordenar as atividades

Leia mais

Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de DOU

Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de DOU Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de 2011 - DOU 03.10.2011 Aprova o quadro enumerativo dos atos empresariais sujeitos à aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais para registro

Leia mais

IRB-Brasil Resseguros S.A.

IRB-Brasil Resseguros S.A. IRB-Brasil Resseguros S.A. CNPJ nº 33.376.989/0001-91 NIRE: 33.3.0030917-9 Proposta da Administração Em atendimento ao disposto nos artigos 10 e 11 da Instrução CVM nº 481, de 17 de dezembro de 2009 (

Leia mais

Prévia do Relatório das Atividades das Ouvidorias de Comissão de Ouvidoria da CNseg (COV)

Prévia do Relatório das Atividades das Ouvidorias de Comissão de Ouvidoria da CNseg (COV) Prévia do Relatório das Atividades das Ouvidorias de 2018 Comissão de Ouvidoria da CNseg (COV) Linha do Tempo e Evolução da Participação das Empresas Linha do Tempo e Evolução da Participação das Empresas

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL MEMÓRIA DE CÁLCULOS DE PONTUAÇÃO OBTIDA Tabela de para Avaliação de Progressão Funcional proposta

Leia mais

Plano de Metas da chapa União para o SINDEPOL TO Biênio

Plano de Metas da chapa União para o SINDEPOL TO Biênio Plano de Metas da chapa União para o SINDEPOL TO Biênio 2017-2019 Implementar planejamento visando efetiva interação entre as diretorias do sindicato, bem como entre elas e os filiados, fomentando a participação

Leia mais

O momento atual do resseguro no Brasil e a Associação Nacional das Resseguradoras Locais

O momento atual do resseguro no Brasil e a Associação Nacional das Resseguradoras Locais A Associação Nacional das Resseguradoras Locais, entidade recém criada pelas resseguradoras Austral Resseguradora, BTG Pactual Resseguradora, IRB Brasil Resseguros e Terra Brasis Resseguros, será um fórum

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2017 e BIÊNIO 2016/2018

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2017 e BIÊNIO 2016/2018 EDITAL 2018 Resumo Adm de 2016/2018; Apreciar e votar Resultado Financeiro de 2017; Apreciar e votar Resultado Contábil de 2017; Apreciar Relatório da Auditoria Independente de 2017; Apreciar e votar Relatório

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS. Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS. Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 21.03.14 EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS Classificação: Positiva VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 20.03.14 EDITORIA: PONTO DE VISTA POR NELSON FREIRE Classificação:

Leia mais

Comitê de Pronunciamentos Atuariais - CPA. 3º Encontro Nacional de Atuários Outubro, 2013

Comitê de Pronunciamentos Atuariais - CPA. 3º Encontro Nacional de Atuários Outubro, 2013 Comitê de Pronunciamentos Atuariais - CPA 3º Encontro Nacional de Atuários Outubro, 2013 Objetivo Estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos

Leia mais

Painel : Comunicação e RH

Painel : Comunicação e RH I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel : Comunicação e RH Título da Palestra: Campanha do Agasalho, um trabalho de interação com a comunidade que aquece

Leia mais

Federação Nacional de Seguros Gerais

Federação Nacional de Seguros Gerais Federação Nacional de Seguros Gerais Fundada em 07 de fevereiro de 2007 Rua Senador Dantas, 74 8º andar CEP: 20031-205 Fone: (21) 2510-7770 69 associadas Site: www.fenseg.org.br CNSP FIXAR AS DIRETRIZES

Leia mais

DIRIGENTE SINDICAL EM DESTAQUE - ANO 2.011

DIRIGENTE SINDICAL EM DESTAQUE - ANO 2.011 DIRIGENTE SINDICAL EM DESTAQUE - ANO 2.011 Nome do Dirigente: Entidade: Cargo: ROBERTO APARECIDO SANTOS SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE UMUARAMA E REGIÃO - SINCOUMA PRESIDENTE Gestão: 2.009 a 2.012 Roberto,

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO CONTÁBIL DA SUSEP (CCS)

ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO CONTÁBIL DA SUSEP (CCS) ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO CONTÁBIL DA SUSEP (CCS) 29/novembro/2018 (INÍCIO 10h, TÉRMINO 13h) PARTICIPANTES: Susep Diogo Abranches de Albuquerque (Comoc) Gabriel Almeida Caldas (Coordenador da Comoc) Geraldo

Leia mais

SERRA DEBATE FAZER DIFERENTE FAZ A DIFERENÇA 2017 PROGRAMAÇÃO

SERRA DEBATE FAZER DIFERENTE FAZ A DIFERENÇA 2017 PROGRAMAÇÃO V SERRA DEBATE 11de 8h30 novembro FAZER DIFERENTE FAZ A DIFERENÇA 2017 PROGRAMAÇÃO 08:30 às 09:15 horas Coffee Break 09:15 às 09:20 horas Abertura Cristiano Delegado Sindical da Região Serrana 09:20 às

Leia mais

Regulatory Practice Insurance News

Regulatory Practice Insurance News Abril 2008 INSURANCE Regulatory Practice Insurance News FINANCIAL SERVICES SUSEP Resseguros Resolução 188, de 29.04.2008 - Capital adicional baseado em risco de subscrição A Resolução 170/07 (vide RP Insurance

Leia mais

39ª Conferência Escoteira Mundial Delegação Brasileira

39ª Conferência Escoteira Mundial Delegação Brasileira 39ª Escoteira Mundial Delegação Brasileira Escoteiros do Brasil Boletim 01 Setembro/2010 1) INTRODUÇÃO A Escoteira Mundial (World Scout Conference) é a "Assembleia Geral" do Escotismo. É o órgão máximo

Leia mais

JERÔNIMO JESUS DOS SANTOS Procurador Federal no Estado do Rio de Janeiro.

JERÔNIMO JESUS DOS SANTOS Procurador Federal no Estado do Rio de Janeiro. JERÔNIMO JESUS DOS SANTOS Procurador Federal no Estado do Rio de Janeiro. TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Editora e Livraria Jurídica do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 2006 SUMÁRIO CAPÍTULO I Conceito,

Leia mais

Século XXI Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 2000 (2001-2010) - Parte 1. Em sintonia com uma nova visão empresarial

Século XXI Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 2000 (2001-2010) - Parte 1. Em sintonia com uma nova visão empresarial 23.06.2015 Século XXI Linha do Tempo - SindsegSC: Década de 2000 (2001-2010) - Parte 1 Em sintonia com uma nova visão empresarial As ações iniciadas ainda na última década do século 20 mostram que o sindicato

Leia mais

I - Cancelamento de 871 ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, mantidas em tesouraria; e

I - Cancelamento de 871 ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, mantidas em tesouraria; e SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS DIRETORIA DE AUTORIZAÇÕES PORTARIA SUSEP/DIRAT Nº 210, DE 17.07.2015 Portaria nº 5.961, de 24 de julho de 2014, tendo em vista o disposto no artigo 77 do Decreto-Lei

Leia mais

Relatório de atividades período de Janeiro a Julho de As melhores empresas reunidas para trazer as melhores ofertas

Relatório de atividades período de Janeiro a Julho de As melhores empresas reunidas para trazer as melhores ofertas Relatório de atividades período de Janeiro a Julho de 2017 As melhores empresas reunidas para trazer as melhores ofertas Diretoria Eleita Biênio 2016 / 2017 Presidente Marcus Vinícius Pereira Santaguita

Leia mais

Relatório de Gestão 2017/2018

Relatório de Gestão 2017/2018 Relatório de Gestão 2017/2018 Assembleia Geral Ordinária 2017 o ano de desafios, lutas, aprendizado e evolução. Quando pensamos em 2017, nos vem à cabeça imagens e cenas que marcaram nosso país e o mundo.

Leia mais

Garantir a eficácia da Lei do Desmonte foi questão central de seminário

Garantir a eficácia da Lei do Desmonte foi questão central de seminário Garantir a eficácia da Lei do Desmonte foi questão central de seminário Evento realizado em São Paulo foi o primeiro da série de 25 previstos até o próximo ano, com o objetivo de garantir a aplicabilidade

Leia mais

SEGUROS DE PESSOAS E PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA

SEGUROS DE PESSOAS E PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA SEGUROS DE PESSOAS E PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA Realização: Escola Nacional de Seguros FUNENSEG Promoção: Escola Nacional da Magistratura ENM (Brasília) Escola da Magistratura do Estado do Espírito

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ A P A E ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ ESCOLA ESPECIAL TEMPO FELIZ APAE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES SETEMBRO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ana Cláudia

Leia mais

AGENDA DE ATIVIDADES 2017

AGENDA DE ATIVIDADES 2017 AGENDA DE ATIVIDADES 2017 Documento atualizado em 07/07/2017 Sujeito a alterações JULHO / 2017 S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Leia mais

O Observatório Social é o caminho silencioso para o bem! Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos

O Observatório Social é o caminho silencioso para o bem! Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos O Observatório Social é o caminho silencioso para o bem! Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos Indignar-se é importante, mas ATITUTE é fundamental! O que é um Observatório

Leia mais

Relatório Gestão Sindicont 2015/2016 S I N D I C A T O D O S C O N T A B I L I S T A S D O A L T O V A L E D O I T A J A Í

Relatório Gestão Sindicont 2015/2016 S I N D I C A T O D O S C O N T A B I L I S T A S D O A L T O V A L E D O I T A J A Í Relatório Gestão Sindicont 2015/2016 S I N D I C A T O D O S C O N T A B I L I S T A S D O A L T O V A L E D O I T A J A Í 30 anos de Sindicato O ano de 2016 foi marcado pela comemoração dos 30 anos do

Leia mais

CREDENCIAIS DA FUNENSEG

CREDENCIAIS DA FUNENSEG CREDENCIAIS DA FUNENSEG Criação 1971 ( 34 anos 4 décadas) Personalidade Jurídica Entidade de direito privado, de natureza educativo - cultural, sem fins lucrativos. CREDENCIAIS DA FUNENSEG Mantenedores

Leia mais

15 Anos do Curso de Relações Públicas Univali 1. Bruna Schlickmann Darela 2 Lígia Najdzion 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

15 Anos do Curso de Relações Públicas Univali 1. Bruna Schlickmann Darela 2 Lígia Najdzion 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC 15 Anos do Curso de Relações Públicas Univali 1 Bruna Schlickmann Darela 2 Lígia Najdzion 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO O evento em comemoração aos 15 anos do curso de Relações Públicas

Leia mais

DATA 25, 26 E 27 DE JUNHO DE 2012

DATA 25, 26 E 27 DE JUNHO DE 2012 O Congresso de Municípios do COMAM é uma reunião anual de toda a classe política e administrativa pública municipal da nossa região. Durante o evento ocorre a troca de experiências, informações, articulações

Leia mais

GOVERNO APROVA A REFORMA EM 1º TURNO NA CÂMARA E CRESCE AS MOBILIZAÇÕES NAS RUAS!

GOVERNO APROVA A REFORMA EM 1º TURNO NA CÂMARA E CRESCE AS MOBILIZAÇÕES NAS RUAS! Brasília, 15 de julho de 2019. GOVERNO APROVA A REFORMA EM 1º TURNO NA CÂMARA E CRESCE AS MOBILIZAÇÕES NAS RUAS! Em uma conjuntura de ataques aos direitos da classe trabalhadora, o governo aprova o textobase

Leia mais

Fundo de Reserva RN 419/16 RN 392/15

Fundo de Reserva RN 419/16 RN 392/15 Fundo de Reserva RN 419/16 RN 392/15 Provisões técnicas ANS RN 393/15 Fundo de Reserva Atual Fundo de Reserva Proposto R$ 16.527.083,00 R$ 23.855.502,00 PESL - ANS R$ 11.667.407,43 Provisões técnicas ANS

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 7º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL RESOLUÇÃO

Leia mais

INFORME CODIM Nº de Dezembro de 2016

INFORME CODIM Nº de Dezembro de 2016 NOTÍCIAS CODIM INFORME CODIM Nº 16-21 de Dezembro de 2016 Representantes do CODIM participam do Jantar de Confraternização do IBRI Haroldo Levy Neto, coordenador do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação

Leia mais