1. Conceitos básicos. Rocha sedimentar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Conceitos básicos. Rocha sedimentar"

Transcrição

1 1. Conceitos básicos Rocha sedimentar Rocha sedimentar é a que se forma à superfície terrestre por acumulação de materiais provenientes de outras rochas, de restos de organismos e de produtos resultantes da sua actividade, bem como por precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água. Os processos de acumulação de sedimentos ocorrem, na sua imensa maioria, em meios aquáticos no leito dos rios, dos lagos e lagunas, e no fundo dos oceanos, mas também em dunas e em zonas glaciárias. Durante o processo de formação das rochas sedimentares, também designado por diagénese, os sedimentos são compactados, cimentados, recristalizados, etc. Como resultado da diagénese os sedimentos transformam-se em rocha e os vestígios orgânicos neles contidos, em fósseis. Fósseis A palavra fóssil tem origem no termo latino fossilis que significa que se extrai cavando, e, durante muito tempo, considerou-se fóssil todo o objecto retirado do solo, quer se tratasse de um resto orgânico, de um mineral ou mesmo de um artefacto arqueológico. Actualmente, dá-se o nome de fóssil apenas aos restos de organismos e de marcas reveladoras da sua existência que façam parte do registo geológico. Assim, os fósseis são vestígios de organismos que habitaram a Terra no passado e que hoje se encontram preservados, em geral, em rochas sedimentares, vulcano-sedimentares e metamórficas. Os fósseis podem resultar de restos directos de um organismo, isto é, serem vestígios fossilizados do seu corpo, como por exemplo de ossos, de dentes, de impressões de pele e de restos vegetais, escamas e conchas (os chamados somatofósseis), bem como vestígios indirectos da sua existência, resultantes da sua actividade (designados por icnofósseis), tais como pegadas fossilizadas, galerias produzidas por invertebrados no interior dos sedimentos, coprólitos, gastrólitos e ovos. Uma característica fundamental e distintiva dos icnofósseis é que resultam de marcas, de vestígios, produzidos pelos organismos quando ainda estavam vivos. Por outro lado, a quantidade destes vestígios indirectos de seres vivos do passado geológico que chegou até nós é tão grande, e a informação paleobiológica e paleoecológica que proporcionam é de tal modo vasta, que os estudos paleoicnológicos são fundamentais para entendermos como viviam os organismos do passado geológico da Terra.

2 Paleontologia A Paleontologia é a ciência que estuda a Vida do passado da Terra e a sua evolução ao longo do tempo geológico, bem como os processos de formação dos fósseis. O seu objecto de estudo, os fósseis, é recolhido nas jazidas paleontológicas e estudado por paleontólogos. O objectivo fundamental da Paleontologia é, assim, a reconstituição da história da Vida sobre a Terra desde os primórdios da sua existência. A Paleontologia é uma ciência que estabelece ligação entre a Biologia e a Geologia e subdivide-se em três grandes disciplinas especializadas: a Biocronologia, a Tafonomia e a Paleobiologia. A Biocronologia procura estabelecer uma cronologia dos acontecimentos biológicos que ocorreram ao longo da história da Terra, desde a origem dos primeiros seres vivos até à actualidade. A Tafonomia estuda os processos que levam à formação dos fósseis, isto é, os mecanismos responsáveis pela transformação dos restos biológicos em objectos geológicos. A Paleobiologia ocupa-se do estudo dos fósseis de um ponto de vista biológico, de modo a podermos compreender como eram os organismos do passado e como viviam. A Paleobiologia tem tantas subdivisões como a Biologia (por exemplo, Paleozoologia, Paleobotânica, Paleoecologia, Paleobiogeografia, etc.).

3 Paleoicnologia A Paleoicnologia também é uma disciplina paleobiológica. Tem como objectivo o estudo dos vestígios indirectos fossilizados de organismos do passado geológico, quer sejam pegadas de vertebrados e rastos de invertebrados, ovos fósseis e ninhos, entre outros, isto é, os icnofósseis. Esta disciplina também se ocupa do estudo das condições em que os icnitos se formaram e da identificação dos organismos que os produziram. Icnótopo e jazida com pegadas de dinossáurios A palavra icnótopo significa um local onde se encontram icnofósseis e deriva dos étimos gregos ichnos, que designa marca, e topo, que significa lugar. Assim consideramos que num icnótopo podem existir várias jazidas, isto é, várias camadas sedimentares com marcas fossilizadas. No icnótopo da Pedra da Mua (Cabo Espichel) conhecem-se várias superfícies de camadas de calcários com trilhos de dinossáurio. Fossilização de um resto orgânico O processo de fossilização de um resto orgânico inicia-se no momento em que este é gerado. Contudo, só se transforma num fóssil depois de enterrado. No que respeita aos vertebrados, quanto mais depressa os restos de um animal forem cobertos por sedimentos, maiores serão as possibilidades de ficarem preservados. Se esses restos ficarem a salvo das intempéries e das acções dos predadores e necrófagos poderão, inclusivamente, permanecer articulados. A composição química dos ossos (maioritariamente fosfato de cálcio) começa a ser alterada. Um dos processos que levam à sua modificação é a substituição, molécula a molécula, do material orgânico por substâncias minerais como sílica e óxidos de ferro, o que conduz à petrificação dos restos orgânicos. Outro é a precipitação de minerais (mais frequentemente, calcite) nos pequenos espaços vazios deixados nos restos esqueléticos mineralizados como resultado da degradação da sua matriz orgânica.

4 Fossilização de pegadas Um vertebrado terrestre, ao passar numa zona húmida e lamacenta, deixa uma sequência de pegadas consecutivas (pista ou rasto) que poderão ser nítidas, se se deslocar sobre sedimentos finos não consolidados e com alguma plasticidade. Nos sedimentos mais finos até podem ficar impressas estruturas tão delicadas como a rugosidade da pele e marcas de garras. Se posteriormente à passagem do animal se verificarem condições favoráveis à conservação das pegadas produzidas, estas ficarão a fazer parte do conteúdo fossilífero da rocha sedimentar onde estão incluídas. Para que tal aconteça é necessário que se reúnam várias condições: baixa energia do meio (um meio calmo, sem grandes perturbações de ondas ou correntes); um período em que o processo de deposição seja interrompido e que permita a formação de uma superfície (descontinuidade) mais endurecida; deposição tranquila de novos sedimentos; processo de diagénese sem provocar grandes deformações. Se a camada com as impressões for coberta por sedimentos com composição diferente da sua, a conservação é favorecida. Quando um animal pisa o sedimento provoca maior ou menor deformação nas camadas subjacentes, consoante a natureza do terreno, grau de humidade, etc., e em função do seu peso e da pressão exercida na superfície. Um mesmo indivíduo produz pegadas (moldes naturais ou impressões), contramoldes naturais e subimpressões ou submoldes. As impressões encontram-se preservadas na superfície pisada e mais ou menos profundas devido ao maior ou menor enterramento do pé no sedimento, até encontrar um material mais firme.

5 Os contramoldes naturais são o resultado do preenchimento da impressão com sedimentos e são observáveis, em saliência, na base da camada superior à que foi pisada. As subimpressões são aquelas que se formaram em camadas imediatamente subjacentes à que apresenta as pegadas, quando a pressão exercida pelo indivíduo foi suficiente para as formar. As subimpressões fornecem, em geral, tanto menos informação quanto mais profundas se encontram, são algo maiores em área, a sua profundidade é mínima e o seu contorno mal definido. Fósseis de dinossáurios O conhecimento que temos dos dinossáurios provém de vários tipos de fósseis. Há fósseis de ossos e de dentes, de impressões de pele e de vestígios de locomoção (as pegadas e as pistas), de reprodução (os fósseis de ovos e de ninhos) e de alimentação (gastrólitos e coprólitos). Para ajudar a triturar os alimentos, alguns dinossáurios recorriam ao auxílio de pedras (gastrólitos), tal como ainda hoje acontece, por exemplo, com as aves e os crocodilos. Os músculos do tubo digestivo permitem que os gastrólitos se movimentem, misturando e moendo os vegetais. Apesar de até à data se terem encontrado poucos coprólitos (excrementos fósseis) atribuídos a dinossáurios, a partir do seu estudo foi possível obter alguma informação sobre os alimentos que ingeriam.

6 Figura 6: Tipos de fósseis que podem resultar de um mesmo dinossáurio. O valor de um fóssil Da imensa quantidade e variedade de seres vivos que existiu ao longo de milhares de milhões de anos, relativamente poucos produziram fósseis e, destes, só uma pequena parte é encontrada. A descoberta de um fóssil é um momento importante porque tem o poder de contribuir para melhorar o conhecimento que temos da vida no passado. O seu estudo e a sua preservação são imprescindíveis para se compreender a história da Vida e da Terra. Ilustração: Mário Estevens

7 Bibliografia Leonardi, G. ed. (1987) - Glossary and Manual of Tetrapod Paleoichnology. Dept. Nac. Produção Mineral. 117 pp. Brasilia, Brasil. Moratalla, J.J.; Sanz, J.L. & Jiménez, S. (1997) - Dinosaurios en La Rioja. Guía de yacimientos paleoicnológicos. Iberdrola y Gobierno de La Rioja, 176 pp. Santos, V.F. (2008) Pegadas de dinossáurios em Portugal. Museu Nacional de História Natural. Museus da Politécnica. Universidade de Lisboa. 123 pp. Informação na Internet

Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Compreender a importância dos fósseis na reconstituição da História da Terra.

Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Compreender a importância dos fósseis na reconstituição da História da Terra. Conhecer o conceito de Fóssil. Compreender o conceito de Fossilização. Distinguir os diferentes tipos de Fossilização. Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Explicar os princípios

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês.

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. Este engenheiro inglês verificou que rochas com localizações geográficas distintas

Leia mais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais 1 - Morte do ser vivo 2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

Pedreira do Galinha (Torres Novas e Ourém)

Pedreira do Galinha (Torres Novas e Ourém) Pedreira do Galinha (Torres Novas e Ourém) Idade: 168 Ma (Jurássico médio) Tipos de fósseis: Pegadas (impressões) Dinossáurios: Saurópodes De destacar: Vinte pistas de saurópodes de diferentes dimensões

Leia mais

A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA

A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA 1 A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA Ciências Sétimo Ano Terra em Transformação 2 Dos biliões de organismos que existiram na Terra em épocas passadas, apenas uma pequena parte ficou preservada sob a forma de

Leia mais

3. Estudo de fósseis de pegadas de dinossáurios

3. Estudo de fósseis de pegadas de dinossáurios 3. Estudo de fósseis de pegadas de dinossáurios A primeira referência a pegadas fósseis e que marca o início da Paleoicnologia, teve lugar no vale do rio Connecticut (Massachusetts, EUA), no ano de 1802,

Leia mais

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História da Terra Ciências Naturais 7º ano Onde está escrita a História da Terra? A história da Terra está escrita nas rochas!!! O que são fósseis?

Leia mais

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos. Jornal da Ciência Tema do mês: Paleontologia Maio / Junho, 2018 Curiosidades: A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis (do Gr. palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, tratado). Os fósseis são restos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI Tempo Geológico Histórico Gregos: cosmovisão; Renascimento: Revolução Científica x fatos bíblicos; Leonardo da Vinci: fósseis e sedimentação;

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

Minerais e Rochas. A crosta terrestre é formada principalmente por rochas.

Minerais e Rochas. A crosta terrestre é formada principalmente por rochas. UNIDADE 3 AS ROCHAS Minerais e Rochas A crosta terrestre é formada principalmente por rochas. Como é a estrutura de uma rocha? Do que elas são formadas? As rochas são sólidas e podem ser formadas por

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO ICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Arquivos históricos da Terra

ROCHAS SEDIMENTARES. Arquivos históricos da Terra ROCHAS SEDIMENTARES Arquivos históricos da Terra Reconstituir o passado do nosso planeta implica: Compreender como se formaram as diferentes rochas; Conhecer as alterações que ocorreram nas rochas desde

Leia mais

Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem?

Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem? Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem? Qual foi a evolução dos fósseis ao longo da história da Terra? A Paleontologia é o ramo da Geologia

Leia mais

Geologia, problemas e materiais do quotidiano

Geologia, problemas e materiais do quotidiano Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 (Princípio das causas actuais) Estudar Rochas sedimentares

Leia mais

Pedra da Mua Cabo Espichel (Sesimbra)

Pedra da Mua Cabo Espichel (Sesimbra) Pedra da Mua Cabo Espichel (Sesimbra) Idade: 145 Ma (Jurássico superior) Tipos de fósseis: Pegadas (impressões) Dinossáurios: Terópodes e saurópodes Destacam-se: Impressões de pés de saurópodes com marcas

Leia mais

Evidências da Evolução

Evidências da Evolução Evidências da Evolução Profº Me. Fernando Belan Alexander Fleming Introdução Pesquisas em diferentes áreas da Biologia fornecem evidências da evolução biológica; São elas: O documentário fóssil; A adaptação

Leia mais

As rochas sedimentares

As rochas sedimentares Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis ROCHAS SEDIMENTARES Prof.ª Catarina Reis Gran Canyon Lake Powell Mono Lake shore Mesa Chaminés de Fada Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e

Leia mais

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação Ø Inclui a formação de materiais a partir de rochas preexistentes, ou de restos de seres vivos, o seu transporte e a sua deposição. Meteorização + Erosão + Etapas da Sedimentogénese Transporte + Sedimentação

Leia mais

Métodos de datação das rochas. Anabela Araújo ESV - 10ºCT5

Métodos de datação das rochas. Anabela Araújo ESV - 10ºCT5 Métodos de datação das rochas Anabela Araújo ESV - 10ºCT5 As rochas, agrupam-se, basicamente, de acordo com o seu processo de formação em : Rochas magmáticas ou ígneas, que solidificam a partir de material

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S.

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S. ROCHAS SEDIMENTARES METEORIZAÇÃO Ò Conjunto de processos que leva à alteração das características iniciais das rochas, por acção de processos físicos e químicos, que ocorrem na superfície da Terra. Ò Ajuda

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN281 História Natural da Terra e Paleontologia

Programa Analítico de Disciplina BAN281 História Natural da Terra e Paleontologia 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

A importância e preservação do património paleontológico

A importância e preservação do património paleontológico A importância e preservação do património paleontológico Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente 7 e 8 de Novembro Caldas da Rainha Cooperação institucional: A Sociedade de História Natural,

Leia mais

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias.

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. E1 Os fósseis Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. Os fósseis são estudados por uma ciência chamada Paleontologia.

Leia mais

Dinâmica externa da Terra

Dinâmica externa da Terra Dinâmica externa da Terra Formação das rochas sedimentares: - Como atuam os agentes geológicos externos nas rochas sedimentares? - Quais são as fases de formação das rochas sedimentares detríticas? - Como

Leia mais

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva. Grupo

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Uso da tafonomia em reconstruções paleoambientais. Antonio Liccardo

Uso da tafonomia em reconstruções paleoambientais. Antonio Liccardo Uso da tafonomia em reconstruções paleoambientais Antonio Liccardo Abordagem Definições e processos Análise Tafonômica Básica Obtenção, descrição e interpretação de dados Estudo sistemático da evolução

Leia mais

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Nome: Nº Turma: Versão A Classificação: % Lê atentamente os enunciados das perguntas e responde

Leia mais

Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra. Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação:

Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra. Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva.

Leia mais

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra O que nos contam as rochas sedimentares sobre o passado da Terra? http://aegsrv2.esci.keele.ac.uk/earthlearningidea/flash/ee_sr.html

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais

Local nº 3 Rua Cidade Dévnia Coordenadas GPS: , º N, 9º02 18,01 O. Aspetos históricos

Local nº 3 Rua Cidade Dévnia Coordenadas GPS: , º N, 9º02 18,01 O. Aspetos históricos Local nº 3 Rua Cidade Dévnia Coordenadas GPS: 38.894, -9.039 38º53 36.35 N, 9º02 18,01 O Aspetos históricos Rua Cidade Dévnia deve o seu nome a cidade Búlgara, germinada com Alverca do Ribatejo. O seu

Leia mais

11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM INTRODUÇÃO À PALEONTOLOGIA - A VIDA COMO ELA ERA

11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM INTRODUÇÃO À PALEONTOLOGIA - A VIDA COMO ELA ERA 11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM INTRODUÇÃO À PALEONTOLOGIA - A VIDA COMO ELA ERA Thays Zigante Furlan 1 Lucas Cesar Frediane Sant' Ana 2 Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre 3 Delimitado como fóssil,

Leia mais

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B.

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. TERMOS A USAR NOS ESPAÇOS NAS QUESTÕES DOS GRUPOS 1 E 2: ambientes; argilas; balastros;

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade 2013/2014 Tema Organizador: TERRA NO ESPAÇO AGRUPAMENTO

Leia mais

Desvendando os Fósseis

Desvendando os Fósseis Desvendando os Fósseis Guia Básico para a Análise de Fósseis Gabriel Santos da Mota O que são fósseis? Fósseis são o registro dos restos de animais, plantas e outros seres vivos que são preservados em

Leia mais

do Bouro Guia Local: 3 horas 3ºCiclo Identificar adquiridos. Máquina fotográfica Lanche e água Impermeável Fita métrica Notas:

do Bouro Guia Local: 3 horas 3ºCiclo Identificar adquiridos. Máquina fotográfica Lanche e água Impermeável Fita métrica Notas: Atividade - Pegadas de dinossáurios na Serra do Bouro Guia do Professor - Atividade Prática de Campo Aceite para publicação em 25 de março de 2014 ATIVIDADE PRÁTICA DE CAMPO Local: Serra do Bouro 3ºCiclo

Leia mais

Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais.

Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais. Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais. Substância natural e inorgânica, com propriedades físicas e químicas definidas. Por exemplo o Quartzo pode formar-se em diversas

Leia mais

A DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA

A DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA A DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA. Ficha de unidade curricular: Disponível em Ficha de Unidade Curricular / Paleontologia. Objectivos: As aulas práticas da disciplina de Paleontologia têm por objectivo o estudo

Leia mais

è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra.

è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra. è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra. è Conhecer o trabalho dos geólogos e a importância da Geologia como ciência que estuda o presente e o passado

Leia mais

ANÁLISE GLOBAL DE GEORRECURSOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA DL 90/90

ANÁLISE GLOBAL DE GEORRECURSOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA DL 90/90 ANÁLISE GLOBAL DE GEORRECURSOS LEGISLAÇÃO PORTUGUESA DL 90/90 Seminário Ciências de Engenharia 2007 - Eng. Geológica e Mineira - SCE - Geológica e Mineira Recursos Naturais Bens naturais que o Homem utiliza

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano março 2016

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano março 2016 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2015/2016 Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO

CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 201-2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Metas Curriculares de Ciências Naturais de 8º ano, Projeto Educativo 3º Ciclo. Ciências Naturais

Leia mais

Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Figura 1

Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Figura 1 Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano A Terra e os seus subsistemas em interacção Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: 1. Define sistema. Lê toda a informação com atenção

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Metas Curriculares de Ciências Naturais 7º Ano e Projeto Educativo 3º CICLO CIÊNCIAS

Leia mais

Quadro 1 Domínios de aprendizagem em Ciências Naturais Terra em Transformação Sustentabilidade na Terra Viver Melhor na Terra

Quadro 1 Domínios de aprendizagem em Ciências Naturais Terra em Transformação Sustentabilidade na Terra Viver Melhor na Terra Informação Prova de Equivalência à Frequência de Ciências Naturais Prova 10 2018 3º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência as Orientações Curriculares para o 3º ciclo

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES Prof. Ana Rita Rainho CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES rochas sedimentares Tendo em conta o tipo de sedimentos que deram origem à fracção dominante de uma rocha podemos considerar: Tipo de sedimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Marita Raquel Paris Cavassani Curbani

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Marita Raquel Paris Cavassani Curbani UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA - 2011/2 Rochas Sedimentares Marita Raquel Paris Cavassani Curbani maritarpc@gmail.com Referência: Notas de aula (apostila) de Geotécnica,

Leia mais

Nome da Escola Nome da Disciplina ano letivo Nome do aluno: Turma: Nº:

Nome da Escola Nome da Disciplina ano letivo Nome do aluno: Turma: Nº: Atividade - Pegadas de dinossáurios na Serra do Bouro Guia do Aluno - Atividade Prática de Campo (Secundário) Nome da Escola Nome da Disciplina ano letivo Nome do aluno: Turma: Nº: ATIVIDADE PRÁTICA DE

Leia mais

Oficinas de Ambiente

Oficinas de Ambiente Oficinas de Ambiente 31 Paleontólogos ao trabalho Oficina teórico-prática sobre a importância do estudo da paleontolgia, com especial enfoque sobre o tempo dos dinossauros e a sua extinção. Identificar

Leia mais

Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra

Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra O Ciclo das Rochas é um dos subciclos do O estudo dos fósseis, incluindo o dos dinossauros e dos seus vestígios,

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Minerais e Rochas sedimentares Professora Ana Cristina Andrade Página 1 de 10 As rochas sedimentares

Leia mais

Por onde andaram os troncos fósseis de Vila Velha de Ródão???

Por onde andaram os troncos fósseis de Vila Velha de Ródão??? Por onde andaram os troncos fósseis de Vila Velha de Ródão??? Por onde andaram os troncos fósseis de Vila Velha de Ródão dão? As árvores petrificadas da Charneca (Vila Velha de Ródão) são os poucos exemplos

Leia mais

18/01/2019 TÍTULOS. Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Jornal Os Doze Público. cm-pombal.pt

18/01/2019 TÍTULOS. Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Jornal Os Doze Público. cm-pombal.pt cm-pombal.pt 18/01/2019 TÍTULOS Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Jornal Os Doze Público 1 de 7 PALEONTOLOGIA Margarida Coutinho 17 de Janeiro de 2019, 6:15 A história da descoberta

Leia mais

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO Conceitos mais importantes: Tema Paleontologia Paleontologia: é uma das ciências que estuda a evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico; Fóssil: são restos

Leia mais

GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013

GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013 GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013 Introdução 10:00 Restaurante Muchaxo - Guincho Regresso +/- 16.00 no mesmo local Ingredientes: botas e vestuário adequado, água,

Leia mais

ESQUEMA DOS EXPOSITORES DE GEO-HISTÓRIA E DE PALEONTOLOGIA

ESQUEMA DOS EXPOSITORES DE GEO-HISTÓRIA E DE PALEONTOLOGIA ESQUEMA DOS EXPOSITORES DE GEO-HISTÓRIA E DE PALEONTOLOGIA Fossilização Insectos -Crustáceos Pliocénico Falsos fósseis e Fósseis vivos Crustáceos, etc. Miocénico PA L E O NT O LOGIA Estruturas organo -

Leia mais

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. A Um sistema é uma parte do Universo constituída por massa e energia.

Leia mais

Cabo Mondego, Pt Compsognathus 10º ANO - GEOLOGIA. Situação-Problema Parte 1

Cabo Mondego, Pt Compsognathus 10º ANO - GEOLOGIA. Situação-Problema Parte 1 Cabo Mondego, Pt Compsognathus 10º ANO - GEOLOGIA Situação-Problema Parte 1 A história da Terra encontra-se escrita nas rochas. É uma história feita de acontecimentos, ora rápidos e de extraordinária violência,

Leia mais

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na Terra, alternada por extinções em massa, com destaque para

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado.

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 2. A classificação dos sistemas (em fechado, aberto ou isolado) tem em linha de conta: a) a sua dimensão. b) a forma do seu limite. c) o seu

Leia mais

SEDIMENTOS E SOLOS. A Criacão do Registo Arqueológico

SEDIMENTOS E SOLOS. A Criacão do Registo Arqueológico SEDIMENTOS E SOLOS A Criacão do Registo Arqueológico SEDIMENTOS O entendimento dos passos que envolve na formação dos depósitos sedimentares permite a compreensão dos eventos que contribuem para acumulação

Leia mais

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 COMO AS ROCHAS SE FORMAM? A litosfera é a camada de rocha que existe sobre o manto, ou seja, a nossa crosta terrestre, que se transforme e se cria por meio do vulcanismo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: Ciências Naturais A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO: Unidade Temática e. Conteúdos DINÂMICA EXTERNA DA TERRA

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: Ciências Naturais A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO: Unidade Temática e. Conteúdos DINÂMICA EXTERNA DA TERRA PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina: Ciências Naturais 7.º Ano Unidade Temática e Domínio/Subdomínio Objetivos/Metas N.º de Aulas previstas por período Conteúdos DINÂMICA EXTERNA DA TERRA Paisagens geológicas

Leia mais

Sobre o estudo preliminar de um fragmento de ulna de pequeno Terópode de Areias de Mastro - Sesimbra

Sobre o estudo preliminar de um fragmento de ulna de pequeno Terópode de Areias de Mastro - Sesimbra Sobre o estudo preliminar de um fragmento de ulna de pequeno Terópode de Areias de Mastro - Sesimbra 23 Silvério Figueiredo * * Prof. Assistente do Instituto Politécnico de Tomar, Presidente do Centro

Leia mais

Génese das Rochas. Minerais. Rochas Sedimentares. Rochas Magmáticas. Rochas Metamórficas

Génese das Rochas. Minerais. Rochas Sedimentares. Rochas Magmáticas. Rochas Metamórficas Génese das Rochas Minerais Rochas Sedimentares Rochas Magmáticas Rochas Metamórficas As rochas são constituídas por... São substâncias inorgânicas, naturais, cristalinas e com uma composição química bem

Leia mais

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas

ROCHAS LITOSFERA. Rochas Magmáticas ou Ígneas LITOSFERA ROCHAS As rochas constituem a parte sólida do planeta e são compostas de um ou vários minerais. Os minerais são compostos de elementos químicos. Certos elementos químicos podem ser encontrados

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

ENTRE A TERRA E O MAR

ENTRE A TERRA E O MAR ENTRE A TERRA E O MAR ESCOLA DE MAR INVESTIGAÇÃO, PROJECTOS E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE E ARTES No mar existem muitos animais e todos eles se relacionam entre si de alguma forma! BIODIVERSIDADE A água é um

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico, 21 outubro de 2014) CIÊNCIAS NATURAIS 7º ano de escolaridade

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico, 21 outubro de 2014) CIÊNCIAS NATURAIS 7º ano de escolaridade CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico, 21 outubro de 2014) CIÊNCIAS NATURAIS 7º ano de escolaridade A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Dinâmica Externa da Terra Paisagens geológicas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo2013/2014 Início das aulas- 17 de setembro. Termo das aulas- 13 de junho Nº de aulas ( 45 min. ) previstas

Leia mais

23/11/2017. # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener ( ):

23/11/2017. # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener ( ): Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener (1880-1930): # América do Sul e África aparentemente se encaixavam.

Leia mais

Relatório realizado por: 7º A. Miguel Sousa nº 16

Relatório realizado por: 7º A. Miguel Sousa nº 16 Traços Geológicos da Praia Grande, Cabo da Roca e Guincho 03/04/2017 Relatório realizado por: 7º A Miguel Sousa nº 16 Índice 1. Introdução 2. A formação da Serra de Sintra 3. Rochas existentes na zona

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

EDITAL Nº 18/2018 MONITOR VOLUNTÁRIO SEM REMUNERAÇÃO. Para (a)s disciplina(s): IA 234 Paleontologia Geral IA Paleontologia Aplicada

EDITAL Nº 18/2018 MONITOR VOLUNTÁRIO SEM REMUNERAÇÃO. Para (a)s disciplina(s): IA 234 Paleontologia Geral IA Paleontologia Aplicada MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS EDITAL Nº 18/2018 MONITOR VOLUNTÁRIO SEM REMUNERAÇÃO O DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra em transformação o aluno deve ser capaz de: Compreender a diversidade das paisagens geológicas (meta 1); Compreender

Leia mais

A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011

A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011 A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011 10.00 h Restaurante Muchaxo - Guincho Introdução Regresso +/- 16.00 h no mesmo local Ida e volta aprox. 8 km Ingredientes:

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra em transformação o aluno deve ser capaz de: Compreender a diversidade das paisagens geológicas (meta 1); Compreender

Leia mais

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 6 50

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 6 50 Índice Ficha 1 Paisagens geológicas: paisagens magmáticas 4 Ficha 2 Paisagens geológicas: paisagens metamórficas e paisagens sedimentares 6 Ficha 3 Minerais: as unidades básicas das rochas 8 Teste de avaliação

Leia mais

1. Objetivo. 2. Introdução

1. Objetivo. 2. Introdução MINISTERIO DA EDUCAÇAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA E INORGÂNICA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA (1) CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

Relacionar os vários tipos de limites de placas com zonas de destruição, conservação e construção da crusta terrestre.

Relacionar os vários tipos de limites de placas com zonas de destruição, conservação e construção da crusta terrestre. Identificar e compreender os princípios do raciocínio geológico (catastrofismo, uniformitarismo e actualismo). Reconhecer o contributo das várias ciências e a influência da cultura social no desenvolvimento

Leia mais

Escola Secundária de S. João da Talha

Escola Secundária de S. João da Talha Escola Secundária de S. João da Talha Ficha de Avaliação Formativa Outubro 2009 Biologia/Geologia 10º Ano Nome: Nº Classificação: Professora: I O El Niño (fig. 1) representa um aquecimento acima do normal

Leia mais

Módulo 13. Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 13. Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 13 Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM O que é o Intemperismo? Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação)

Leia mais

Planificação Anual 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS

Planificação Anual 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS Escola Básica e Secundária de Barroselas Planificação Anual 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ano 1 TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores N.º de aulas Dinâmica externa da Terra

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos Geotécnica Ambiental Aula 2: Revisão sobre solos Fatores de Formação As propriedades e características do solo são função dos fatores de formação Material de Origem Solos derivados de granitos x basaltos

Leia mais

28-03r2009 1(/3. GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia. Museu da l.ourinhã

28-03r2009 1(/3. GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia. Museu da l.ourinhã 28-03r2009 1(/3 GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da lourinhã Museu da l.ourinhã 1 \~.ti ('7 28-03;2009 #. Temas 1. No plano geral 2. Secção de Etnografia 3. Secção de Arqueologia 4. Secção de Paleontologia

Leia mais

Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a.

Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a. Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a. Compreender que a datação relativa depende de informações

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM

ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM ROCHAS MÓDULO C08 3ºEM Prof. Luiz Gustavo Profão GEOGRAFIA FÍSICA Prof. Luiz Gustavo Silveira SLIDE 2 ROCHA É um agregado de minerais ou apenas um mineral solidificado. É o nome dado ao mineral do qual

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais