CONCEPÇÃO E ENSAIO DE EQUIPAMENTO PARA A COLHEITA DE AZEITONA EM OLIVAIS DE MAIOR DENSIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEPÇÃO E ENSAIO DE EQUIPAMENTO PARA A COLHEITA DE AZEITONA EM OLIVAIS DE MAIOR DENSIDADE"

Transcrição

1 CONCEPÇÃO E ENSAIO DE EQUIPAMENTO PARA A COLHEITA DE AZEITONA EM OLIVAIS DE MAIOR DENSIDADE Peça, J.O. 1 ; Pinheiro, A.C. 2, Reynolds de Souza, D Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, Apartado 94, Évora, Portugal. 2 - Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, Apartado 94, Évora, Portugal. pinheiro@uevora.pt 3 - Reynolds & Oliveira Lda., Monte da Granja Santa Maria, 7100 Estremoz, Portugal. Palavras Chave: Desenho e Concepção de Máquinas e Componentes - Outras Máquinas Resumo É apresentado o equipamento concebido para a recolha de azeitona e os resultados dos ensaios realizados. Trata-se de um semi-reboque puxado por um tractor agrícola. A azeitona é recolhida num panal enrolado e desenrolado por um tambor longitudinal ao semi-reboque. Na base da caixa, um transportador contínuo permite a descarga da azeitona. Pneus de baixa pressão e eixo direccional facilitam o desempenho. O tractor fornece potência hidráulica para accionar os componentes, através de electro-válvulas. Abstract Towards densities of 300 trees per hectare, different alternatives are required to collect olives harvested by trunk shakers. This paper puts forward a revised concept of the trailed cart with a rolling canvas system placed over the full length of the box, and a conveyor belt at the bottom for discharge. Olives are stored until full capacity of the cart box (450kg), and then discharged through the back. Steering axle and low-pressure tyres increase performance. All components are hydraulic powered from the pulling tractor. Introdução Em Portugal, devido ao predomínio do olival de sequeiro, com densidades de 90 a 240 árvores por hectare, as soluções de mecanização da colheita de azeitona estão, sobretudo, adaptadas a estes olivais, nomeadamente utilizando vibradores de tronco e recolha em panais manuseados por pessoal (fig.1), e a colheita e recolha recorrendo a um vibrador integrado com apara-frutos (fig.2). Fig. 1 Colheita mecânica para panos Fig. 2 - Colheita mecânica com apara-frutos O interesse do País na olivicultura está reafirmado na atribuição de hectares para novas plantações. Estas utilizarão, sempre que possível, infra-estruturas de rega e, como consequência, poderão suportar uma maior densidade de plantas.

2 Nos olivais de maior densidade (+/- 300 árvores por hectare), o compasso apertado das árvores na linha, impede a abertura do apara-frutos e aumenta o desgaste de pessoal e equipamento, em virtude da maior frequência de manobras, requerendo outras soluções técnicas para a mecanização da colheita da azeitona. Neste sentido, foi submetido e aprovado o projecto "Colheita e Recolha Mecanizada de Azeitona em Olivais de Maior Densidade (+/-300 árvores por hectare)", financiado pelo programa AGRO, que permitiu reunir equipamento e promover acções de DE&D em olivais no Alentejo e Trás-os- Montes. Material e método Equipamento disponível no mercado Na campanha de colheita de 2001 foi feita observação e registo de dados de um equipamento que reunia condições de operar em olivais de maior densidade. A observação foi realizada na Herdade de Vale de Barqueiros, junto a Seda, Alter do Chão num olival regado, com árvores alinhadas, sendo a entrelinha de 7m e a distância entre árvores na linha de 5.5m, resultando em 260 árvores por hectare. O equipamento observado, de origem italiana, consta de um semi-reboque puxado por um tractor agrícola e de um vibrador de tronco instalado entre o tractor e o semi-reboque (fig.3). Longitudinalmente, sobre o semi-reboque, um tambor permite desenrolar e enrolar o panal de recolha da azeitona, o qual é estendido na projecção da copa das árvores por quatro operadores (fig.4). Fig. 3 Conjunto vibrador e semi-reboque receptor Fig. 4 Operação de desenrolar o panal A azeitona destacada pela vibração da árvore, cai sobre o panal. Este, ao ser enrolado leva a azeitona para a caixa do semi-reboque. Um transportador contínuo na base da caixa, com elevação na parte posterior, conduz a azeitona para um contentor-palete montado na traseira (fig.5). Quando o contentor está cheio os operadores procedem ao seu rebatimento para panos estendidos no solo (fig. 6). A azeitona de um contentor é transferida para dois panos que são deixados no local e o conjunto reinicia o trabalho de colheita. Os panos possuem argolas em cada extremidade e são posteriormente recolhidos pelo sistema de transporte para o lagar. A utilização de eixo direccional no semi-reboque, facilita as manobras no campo. O conjunto vibrador e semi-reboque possuem um sistema hidráulico autónomo, cuja bomba é accionada pelo tractor. O controlo do vibrador, do transportador, do tambor e da direcção do semi-reboque é feita, de forma remota por um único operador, sentado na traseira.

3 Fig. 5 Armazenamento temporário em contentor-palete Fig. 6 Transferência para panos No tractor, o operador limita-se a efectuar as manobras de deslocamento do conjunto. Um total de 6 elementos perfazem a mão-de-obra necessária. Os resultados mostraram que, nas condições óptimas em que se efectuaram os registos, relativamente ao estado do tempo e do solo, a organização de trabalho observada, realizou, em média, a colheita de 6.7 árvores/homem hora, a que corresponderam 133 kg/homem hora, de azeitona. Apesar dos valores registados questionaram-se os seguintes aspectos: 1) O armazenamento temporário da azeitona é efectuado no contentor-palete e não na própria caixa de semi-reboque, implicando uma elevação na parte final do tapete transportador para se ganhar altura de descarga. Por várias vezes foi necessário interromper o trabalho para recolocar o tapete na calha, uma vez que este se soltava na transição para a parte inclinada. 2) Não sendo possível verificar, foi no entanto notado que os pneus que equipam o semi-reboque são demasiado pequenos e estreitos, colocando eventuais limitações ao se transitar em solos encharcados, próprios da estação de inverno em que se realiza a colheita; opinião corroborada pela experiência dos operadores. A concepção de colocar os pneu debaixo da caixa limita a possibilidade de aumentar o seu tamanho. 3) A necessidade de prever a colheita com um vibrador autónomo (não integrado no semi-reboque), uma vez que os olivicultores que mecanizam a operação de colheita já estão equipados com vibradores de tronco montados em tractores agrícolas ou em veículos especializados, para a colheita nos seus olivais de menor densidade. Definição de um protótipo Atendendo ao facto de já se possuir um vibrador auto-motriz CECMA, veículo articulado com transmissão hidrostática, que permite elevada capacidade de manobra e facilidade de operação, tão importante em olivais com estas características, foi tomada a decisão de se construir um protótipo de semi-reboque receptor da azeitona destacada pela vibração de um vibrador autónomo, obedecendo aos seguintes requisitos de projecto (fig. 7): a) Armazenamento temporário da azeitona na própria caixa do semi-reboque, até ao limite máximo de 450 kg de azeitona; b) Descarregamento da azeitona directamente para panos, pela traseira; c) Transportador contínuo horizontal ao longo de toda a sua extensão; d) Utilização de pneus de baixa pressão e de eixo direccional, colocados atrás da caixa e não debaixo desta; e) Utilização da potência hidráulica do próprio tractor; f) Comando de todos os componentes efectuado, via electro-válvulas, pelo operador do tractor.

4 Fig. 7- Dimensões gerais do semi-reboque receptor Foi efectuada a construção de 2 exemplares com as seguintes características técnicas(fig.8): O chassis com 8m de comprimento, de construção soldada, é composto por dois tubos paralelos ( ), unidos por várias travessas formadas por tubos , para garantir rigidez estrutural. A lança, com olhal rotativo, é composta por 2 vigas U de 80mm, soldadas a cada um dos tubos do chassis. O tapete transportador para descarga da azeitona (fig.9) é composto por dois rolos nas extremidades dos tubos do chassis, com chumaceiras de afinação no rolo traseiro. Na extremidade dianteira, um motor orbitrol, montado em falange fornece movimento via uma corrente de rolos. O motor é comandado por um distribuidor electro-hidráulico. Roletes de carga dispostos ao longo do chassis, alternando com chapa, garantem o compromisso de suporte da tela e diminuição de atrito sob a carga de azeitona acumulada. A tela transportadora, de superfície lisa, tem 300mm de largura e 3mm de espessura a todo o seu comprimento. Fig. 8 Semi-reboque receptor em operação Fig. 9- Descarga de azeitona para panos As abas da caixa são em chapa quinada, terminando sobre os bordos da tela transportadora. Possuem reforços de tubo (30 30). O tambor de enrolamento do panal (fig.8), com 6,2m de comprimento, montado em chumaceiras, é um tubo de 3" de diâmetro, sobre o qual está rebitado uma verga de 3mm de espessura, envolvendo

5 uma das extremidades do panal. Um motor orbitrol, montado em falange no eixo do tambor, transmite movimento via uma ligação de cardan. O motor é comandado por um distribuidor electrohidráulico. O panal, com 6m 7m, possui uma fenda terminando num furo central, para o tronco da árvore (fig.10). Está reforçado nas bordas com tela vulcanizada e possui um cabo de nylon para manobra. Para evitar o rolar da azeitona para trás, na fase de enrolar, o panal possui travessas de espuma, em intervalos de 0.8m, coladas através da tela vulcanizada. O eixo direccional (fig. 11) é composto por tubo com eixo vertical em cada extremidade. Cubos standard estão aparafusados em perfil U, com dois casquilhos nas abas para a cavilha do eixo vertical. Barra de direcção com afinação por varão roscado, é accionada por cilindro hidráulico de duplo efeito, comandado por distribuidor electro-hidráulico. Pneus de dimensão 320/65 R 16 equipam um dos semi-reboques, estando o outro equipado com pneus de dimensão 260/70 R 16. Fig. 10 Panal recebendo a azeitona vibrada Fig. 11 Pormenor do eixo direccional Resultados Na campanha de colheita de 2002 foi realizado na Herdade de Torre de Figueiras, junto a Monforte, o primeiro ensaio num olival regado, com árvores alinhadas, sendo a entrelinha de 7m e a distância entre árvores na linha de 3.5m, resultando em 408 árvores por hectare. Foram realizadas as seguintes observações: Cadeia A - Método manual de colheita envolvendo a mão-de-obra de 12 pessoas (2 por cada árvore), colhendo à mão as azeitonas para panos estendidos na projecção das copas e arrastando os panos para a árvore seguinte. Trata-se do método seguido pelo olivicultor. Cadeia B1 - Mecanização baseada num vibrador de tronco automotriz CECMA com cabeça de vibração R&O Vario 1 e um semi-reboque de enrolar panos. Ambas as máquinas se deslocam ao longo da linha de árvores, uma à direita e outra à esquerda da linha. Envolve a mão de obra de 6 pessoas, sendo dois, operadores de máquinas. Cadeia B2 - Mecanização baseada num vibrador de tronco automotriz CECMA com cabeça de vibração R&O Vario 1 e dois semi-reboques de enrolar panos. O vibrador desloca-se numa entrelinha de árvores, servindo, alternadamente, as árvores de uma linha e da outra. Cada semireboque desloca-se ao longo da sua linha de árvores do lado oposto ao vibrador. Envolve a mão-deobra de 7 pessoas, sendo três, operadores de máquinas. TABELA 1 - Resultados dos ensaios de colheita na campanha de 2002, em Monforte Cadeia de colheita Árvores/homem hora kg de azeitona/homem hora A 3 57 B B2 6 92

6 Discussão e Conclusões Os resultados são um incentivo para se prosseguirem os ensaios nos próximos anos, no mesmo olival e em outros com características diferentes. Sobretudo na Cadeia B2, a descoordenação entre as equipas participando na colheita, influencia o resultado, pelo que o valor apresentado poderá ser melhorado, à medida que os operadores forem ganhando experiência. Não se registaram dificuldades na passagem para outras linhas de árvores (manobras de cabeceira), reconhecendo-se a necessidade de se terem cabeceiras com, pelo menos, 7m de largura. Apenas houve necessidade de se efectuar a regulação da tensão do tapete transportador, não se tendo registado qualquer avaria. Não se observaram diferenças nas duas medidas de pneus que equipam os semi-reboques, quanto à capacidade de transitar nas condições do ensaio (solo húmido, mas com capacidade de suporte). A definição de uma concepção de semi-reboque de recepção de azeitona colhida por vibração do tronco, feita por uma equipa universitária, em estreita cooperação com um construtor português, cria uma alternativa às concepções comerciais existentes.

Observação de uma máquina de colheita de azeitona Oli-Picker em Trás-os-Montes

Observação de uma máquina de colheita de azeitona Oli-Picker em Trás-os-Montes Observação de uma máquina de colheita de azeitona Oli-Picker em Trás-os-Montes Arlindo Almeida 1 ; J. Oliveira Peça 2 (1) Centro de Investigação de Montanha - Escola Superior Agrária de Bragança acfa@ipb.pt

Leia mais

Segurança no Trabalho de Colheita Mecanizada em Olivais de Montanha

Segurança no Trabalho de Colheita Mecanizada em Olivais de Montanha Segurança no Trabalho de Colheita Mecanizada em Olivais de Montanha A.Almeida 1, J.Peça 2 1 Centro de Investigação de Montanha (CIMO) - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança - Campus

Leia mais

Estudo comparativo dos custos de três sistemas de colheita mecânica de azeitona

Estudo comparativo dos custos de três sistemas de colheita mecânica de azeitona Estudo comparativo dos custos de três sistemas de colheita mecânica de azeitona Almeida, A. (1) Peça, J. (2) ; Pinheiro, A. (2) ; Dias, A. (2) ; Santos, L. (3) ; Reynolds, D. (4) Lopes, J. (5) (1) Escola

Leia mais

Estudo comparativo do desempenho de três sistemas de colheita mecânica de azeitona

Estudo comparativo do desempenho de três sistemas de colheita mecânica de azeitona Estudo comparativo do desempenho de três sistemas de colheita mecânica de azeitona Almeida, A. (1) Peça, J. (2) ; Pinheiro, A. (2) ; Dias, A. (2) ; Santos, L. (3) ; Reynolds, D. (4) Lopes, J. (5) (1) Escola

Leia mais

Utilização e desempenho de um vibrador multidireccional integral na colheita da azeitona

Utilização e desempenho de um vibrador multidireccional integral na colheita da azeitona Utilização e desempenho de um vibrador multidireccional integral na colheita da azeitona Fernando A. Santos Factores analisados: - características das parcelas; - formas de condução; - implantação e características

Leia mais

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário: (11) Número de Publicação: PT 106055 (51) Classificação Internacional: A01D 46/26 (2006) (12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO (22) Data de pedido: 2011.12.12 (30) Prioridade(s): (43) Data de publicação

Leia mais

II Simpósio Nacional de Olivicultura

II Simpósio Nacional de Olivicultura II Simpósio Nacional de Olivicultura Mecanização da apanha da azeitona na Região de Mirandela Introdução 1- Importância da olivicultura na Região de Mirandela. 2- A interacção olival vs sistemas mecânicos

Leia mais

Avaliação do desempenho do vibrador utilizado no derrube de pinha (Pinus pinea L.) e quantificação dos custos de utilização

Avaliação do desempenho do vibrador utilizado no derrube de pinha (Pinus pinea L.) e quantificação dos custos de utilização Avaliação do desempenho do vibrador utilizado no derrube de pinha (Pinus pinea L.) e quantificação dos custos de utilização 1. Objectivos Avaliar o desempenho do vibrador de tronco e fazer a sua comparação

Leia mais

Avaliação do colhedor de azeitona Oli-picker no Nordeste de Portugal

Avaliação do colhedor de azeitona Oli-picker no Nordeste de Portugal Avaliação do colhedor de azeitona Oli-picker no Nordeste de Portugal Arlindo Almeida (1) ; José Peça (2) (1) Centro de Investigação de Montanha - Escola Superior Agrária de Bragança Portugal - acfa@ipb.pt

Leia mais

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica

300.9D. Mini-Escavadora Hidráulica 300.9D Mini-Escavadora Hidráulica Motor Potência 13,7 kw 18,6 hp Peso Peso do veículo sem estrutura de segurança 935 kg Peso do veículo com estrutura de segurança 985 kg Dimensões compactas Fácil acesso

Leia mais

Mecanização da apanha da azeitona na Região de Mirandela

Mecanização da apanha da azeitona na Região de Mirandela Mecanização da apanha da azeitona na Região de Mirandela Introdução 1- Importância da olivicultura na Região de Mirandela. 2- Principais características da cultura que interferem na colheita: - estrutura

Leia mais

RECOLHEDOR PARA AZEITONAS PROFICIONAL Série 130 Motor de pistões

RECOLHEDOR PARA AZEITONAS PROFICIONAL Série 130 Motor de pistões RECOLHEDOR PARA AZEITONAS PROFICIONAL Série Motor de pistões R R X R PH R R PH R R PH controle Apara Frutos Abativel Largura Diâmetro 43 553,00 43 6,00 47 369,00 48 733,00 52 536,00 50 152,00 53 969,00

Leia mais

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I 5.9. Desenhe o diagrama de corpo livre da barra, que possui uma espessura desprezível e pontos de contato lisos em A, B e C. Explique o significado de cada força

Leia mais

RECOLHEDORA REBOCÁVEL SÉRIE ORTOMEC LARGURA DO CHASSIS PREÇO RECOLHA. TBS Tapete branco listado anti-derrapante

RECOLHEDORA REBOCÁVEL SÉRIE ORTOMEC LARGURA DO CHASSIS PREÇO RECOLHA. TBS Tapete branco listado anti-derrapante ORTOMEC RECOLHEDORA REBOCÁVEL SÉRIE 2000 Baby Leaf Rúcula Espinafres Acelga de corte LARGURA DE RECOLHA LARGURA DO CHASSIS 2000-120 2000-130 2000-140 2000-150 2000-160 2000-170 2000-180 120 130 140 150

Leia mais

GALERAS DE 2 EIXOS RODA SIMPLES

GALERAS DE 2 EIXOS RODA SIMPLES GALERAS DE 2 EIXOS RODA SIMPLES 2- Molas parabólicas 5- Caixa de ferramentas 6- Chassis em tubo estrutural de aço 10- Travão hidráulico aos 2 eixos e de estacionamento 13- Guarda lamas galvanizados com

Leia mais

LINHA BATATAS ARRANCADORA DE BATATAS DE 1 LINHA DESCARGA POSTERIOR DADOS TÈCNICOS

LINHA BATATAS ARRANCADORA DE BATATAS DE 1 LINHA DESCARGA POSTERIOR DADOS TÈCNICOS SPP-50V ARRANCADORA DE BATATAS DE 1 LINHA DESCARGA POSTERIOR Peso Kg 160 Comprimento m 1,60 Largura m 0,75 Altura m 0,85 Largura de trabalho m 0,54 Potência requerida kw/hp 15/20 Discos corta erva nº 2

Leia mais

Concepção e utilização de um vibrador multidireccional na colheita mecânica de pinha (Pinus pinea L.)

Concepção e utilização de um vibrador multidireccional na colheita mecânica de pinha (Pinus pinea L.) Concepção e utilização de um vibrador multidireccional na colheita mecânica de pinha (Pinus pinea L.) Pinheiro, Anacleto C. 1 ; Peça, José O. 2 and Reynolds de Souza 3, D. 1 e 2 Universidade de Évora,

Leia mais

EQUIPAMENTO DE COLHEITA PARA VEÍCULOS ESPECIAIS VERSÃO CLASSIC MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA.

EQUIPAMENTO DE COLHEITA PARA VEÍCULOS ESPECIAIS VERSÃO CLASSIC MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA. EQUIPAMENTO DE COLHEITA PARA VEÍCULOS ESPECIAIS MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS VERSÃO CLASSIC VM1XT10 CLASSIC PNA/PNH 80 VM2XT10 CLASSIC

Leia mais

Equipamento de colheita para veículos especiais

Equipamento de colheita para veículos especiais Equipamento de colheita para veículos especiais VERSÃO CLASSIC VM1XT10 CLASSIC PNA/PNH 80 VM2XT10 CLASSIC PGA 100 MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS

Leia mais

SOUNETE. tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to environment. technologie appliquée à l environnement

SOUNETE. tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to environment. technologie appliquée à l environnement EQUIPAMENTOS PARA RECOLHA, MOVIMENTAÇÃO E PROCESSAMENTO DE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SOLID WASTE MANAGEMENT EQUIPMENT tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to

Leia mais

EIXOS SISTEMA HIDRÁULICO

EIXOS SISTEMA HIDRÁULICO EIXOS Os eixos para serviços severos que equipam a MST Série 6 PLUS, oferecem alta capacidade de carga e são integrantes à construção robusta e resistente da máquina. SISTEMA HIDRÁULICO Um sistema hidráulico

Leia mais

Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 9,5 R11 R11. Peso (kg) por viga e por metro (kg) 21,4 26,2 30,7 50,7 54,0

Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 9,5 R11 R11. Peso (kg) por viga e por metro (kg) 21,4 26,2 30,7 50,7 54,0 Faixa de chassis da Scania Faixa de chassis da Scania A faixa de chassis abrange os seguintes tipos: Tipo do chassi F700 F800 F950 F957 F958 Largura e tolerância do chassi (mm) 766 +1 768 +1 771 +1 768

Leia mais

EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO VERSÃO CLASSIC MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA.

EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO VERSÃO CLASSIC MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA. EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS VERSÃO CLASSIC VT00-XT10 CLASSIC PNA 80 PLUS VT00-XT10 CLASSIC DGA 80 PLUS

Leia mais

Estantes para paletização sobre bases móveis

Estantes para paletização sobre bases móveis Estantes para paletização sobre bases móveis ESTANTES PARA PALETIZAÇÃO SOBRE BASES MÓVEIS BASES MÓVEIS Permite um aumento da capacidade do armazém, sem perder o acesso directo a cada palete PALETIZAÇÃO

Leia mais

MECANIZAÇÃO DA APANHA DA AZEITONA NA REGIÃO DE MIRANDELA. with a very low mechanisation level what makes the production costs very high.

MECANIZAÇÃO DA APANHA DA AZEITONA NA REGIÃO DE MIRANDELA. with a very low mechanisation level what makes the production costs very high. MECANIZAÇÃO DA APANHA DA AZEITONA NA REGIÃO DE MIRANDELA C. Pires (1) ; F. Santos. (2) (1) Engenheiro Agrícola (2) Prof. Associado da UTAD Abstract The olive growing is a traditional culture in Trás-os-Montes

Leia mais

Fotografia meramente ilustrativa. Diesel de injeção direta common rail, 4 tempos, arrefecido por água

Fotografia meramente ilustrativa. Diesel de injeção direta common rail, 4 tempos, arrefecido por água MEMÓRIA DESCRITIVA MINI ESCAVADORA JCB 85Z-1 Fotografia meramente ilustrativa MOTOR Diesel de injeção direta common rail, 4 tempos, arrefecido por água Marca JCB Diesel by Kohler Nº de cilindros e cilindrada

Leia mais

Departamento de Fitotecnia e Engenharia Rural. Mecanização das vinhas tradicionais da RDD UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Departamento de Fitotecnia e Engenharia Rural. Mecanização das vinhas tradicionais da RDD UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Mecanização das vinhas tradicionais da RDD Objectivo: - estudar a prestação de equipamentos de pequena dimensão na mecanização das vinhas tradicionais. Material utilizado: Marca: CHAPPOT Modelo: MULTIJYP

Leia mais

G Classe de Emissões Stage III-B (Tier 4i) Modelo Número de Cilindros Diâmetro x Curso Cilindrada Potência Máxima Binário Máximo 1104D - 44TA Motor Diesel 4 em linha 105 x 127 mm 4.400 cc 74.5

Leia mais

20,2 CV (15,1 kw) a r/ min 18 CV (13,4 kw) a r/min. 20 CV (14,9 kw) 18 CV (13,4 kw) (gasolina) De série

20,2 CV (15,1 kw) a r/ min 18 CV (13,4 kw) a r/min. 20 CV (14,9 kw) 18 CV (13,4 kw) (gasolina) De série 2500 Motor: Motor Diesel: Modelo John Deere Série 220, de 3 cilindros Potência conforme norma ECE-R24 20,2 CV (15,1 kw) a 3.600 r/ min 18 CV (13,4 kw) a 3.000 r/min Motor Gasolina: Modelo Kawasaki, V Twin,

Leia mais

PORTA PALETES MANUAIS

PORTA PALETES MANUAIS Porta Paletes Manuais Porta Paletes Elétricos Porta Paletes de Tesoura Porta Paletes em Inox Porta Paletes com Balança Porta Paletes TODO-O-TERRENO Porta Paletes Aplicações Específicas Escolha Produtos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS

CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS CARACTERÍSTICAS DE DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Leandro M. Gimenez 2018 1 ??? Tratores Máquinas projetadas para tracionar, transportar e acionar máquinas e implementos

Leia mais

Características Técnicas

Características Técnicas ARADO SIMPLES PND3 Arado montado com disco IPA3 foi projetado para lidar com o solo a uma profundidade de 25 a 30 cm. Em solos secos duros e com a presença de raízes de árvores. Tipo montado Largura, m

Leia mais

ROSTA Unidades de suspensão. Elementos elásticos multi-funcionais para aplicações indústriais. Tensionar Amortecer Suportar ROSTA

ROSTA Unidades de suspensão. Elementos elásticos multi-funcionais para aplicações indústriais. Tensionar Amortecer Suportar ROSTA Elementos elásticos multi-funcionais para aplicações indústriais Tensionar Amortecer Suportar ROSTA Gama de módulos ROSTA em borracha tipo DR-S Página 19 Corpo externo e tubo interno de secção quadrada

Leia mais

Dimensões e pesos máximos legais.

Dimensões e pesos máximos legais. IG 15.v2 (08/10) Data de emissão: 9 de Agosto de 2010 Dimensões e pesos máximos legais. Colocamos esta informação ao seu dispor como apoio relativamente a dúvidas que possam surgir em relação a pesos ou

Leia mais

Fotografia meramente ilustrativa

Fotografia meramente ilustrativa MEMÓRIA DESCRITIVA MINI ESCAVADORA JCB 48Z-1 Fotografia meramente ilustrativa MOTOR Diesel de injeção indireta, 4 tempos, arrefecido por água Marca e modelo Perkins 404D-22 Nº de cilindros e cilindrada

Leia mais

MONOCOQUE DE 1 EIXO RODA SIMPLES

MONOCOQUE DE 1 EIXO RODA SIMPLES MONOCOQUE DE 1 EIXO RODA SIMPLES 1- Molas parabólicas 2- Basculante a 45º com 1 cilindro directo ao tractor 3- Grampos e molas em aço temperado 4- Cavilhas e parafusos em aço zincado 5- Caixa de ferramentas

Leia mais

A carregadora para mais flexibilidade. WL 25 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³

A carregadora para mais flexibilidade. WL 25 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ WL 25 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ A carregadora para mais flexibilidade As instalações mais estreitos necessitam sobretudo de uma coisa: mais flexibilidade. É mesmo isso que a

Leia mais

300.9D. Miniescavadora hidráulica

300.9D. Miniescavadora hidráulica 300.9D Miniescavadora hidráulica Motor Potência bruta (ISO 14396) 13,7 kw 18 hp Potência líquida 9,6 kw 13 hp Peso Peso em operação sem estrutura de segurança 935 kg 2061 lb Peso em operação com estrutura

Leia mais

REBOQUES DE 1 EIXO RODA SIMPLES

REBOQUES DE 1 EIXO RODA SIMPLES REBOQUES DE 1 EIXO RODA SIMPLES 2- Molas parabólicas 3- Basculante com 1 cilindro directo ao tractor 4- Taipais laterais desmontáveis tipo Tir 5- Grampos e molas em aço 6- Cavilhas e parafusos em aço zincado

Leia mais

Fotografia meramente ilustrativa. Características Principais: Marca e modelo PERKINS 404D-22 N.º de cilindros 4 Cilindrada cm

Fotografia meramente ilustrativa. Características Principais: Marca e modelo PERKINS 404D-22 N.º de cilindros 4 Cilindrada cm MEMÓRIA DESCRITIVA MINI PÁ CARREGADORA DE RODAS JCB 135 CAN Fotografia meramente ilustrativa MOTOR Características Principais: Marca e modelo PERKINS 404D-22 N.º de cilindros 4 Cilindrada cm 3 2200 Aspiração

Leia mais

MONOCOQUE DE 1 E 2 EIXOS RODA SIMPLES PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS

MONOCOQUE DE 1 E 2 EIXOS RODA SIMPLES PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS MONOCOQUE DE 1 E 2 EIXOS RODA SIMPLES PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS CARACTERISTICAS DE SÈRIE 1- Molas parabólicas 2- Basculante a 55º com 1 cilindro directo ao tractor 3- Grampos e molas em aço temperado

Leia mais

MONOCOQUE DE 1 E 2 EIXOS RODA SIMPLES PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS

MONOCOQUE DE 1 E 2 EIXOS RODA SIMPLES PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS MONOCOQUE DE 1 E 2 EIXOS RODA SIMPLES PARA TRABALHOS INDUSTRIAIS CARACTERISTICAS DE SÈRIE 1- Molas parabólicas 2- Basculante a 55º com 1 cilindro directo ao tractor 3- Grampos e molas em aço temperado

Leia mais

RETROESCAVADORA DEM 310

RETROESCAVADORA DEM 310 RETROESCAVADORA DEM 310 Projetado para realizar trabalhos de escavação, carregamento e descarregamento. Na retroescavadora é utilizada a transmissão hidromecânica de um dos maiores produtores do mundo

Leia mais

- - - - - - AMKODOR E25 A empilhadora elétrica AMKODOR E25 foi projetada para carga, descarga e transporte para curtas distâncias de diversos produtos para os armazéns, estações ferroviárias, aeroportos,

Leia mais

EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO VERSÃO VTL LATERAL MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS

EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO VERSÃO VTL LATERAL MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO VERSÃO VTL LATERAL www.agromelca.com MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA

Leia mais

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I

Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I Lista de exercícios 4 Mecânica Geral I 5.13. Determine as componentes horizontal e vertical da reação em C e a tração desenvolvida no cabo BC usado para sustentar a treliça. 5.21. Determine as componentes

Leia mais

M M6040/M7040/M8540/M9540

M M6040/M7040/M8540/M9540 T RACTOR D IESEL KUBOTA M M600/M700/M850/M950 Modelo Estreito Tractores estreitos da série M, desenhados ergonomicamente para um óptimo rendimento e o maior conforto. Os nossos tractores estreitos da série

Leia mais

AUTO-COMPACTADOR BASCULANTE

AUTO-COMPACTADOR BASCULANTE AUTO-COMPACTADOR BASCULANTE GENERALIDADES A nossa gama extensiva de produtos de primeira qualidade não só oferece uma solução individual, mas uma forma de soluções completas de sistemas. O Grupo-MOFIL

Leia mais

Talento múltiplo no respeita espaços estreitos. WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³

Talento múltiplo no respeita espaços estreitos. WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ WL 18 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ Talento múltiplo no respeita espaços estreitos A carregadora WL 18 da Wacker Neuson pode ser aplicada em qualquer lugar - até na viela mais estreita.

Leia mais

A MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS VERDES ENTRA NUMA NOVA DIMENSÃO

A MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS VERDES ENTRA NUMA NOVA DIMENSÃO by Ma.Tra. 160 linguagem www.bcsagricola.com Ma.Tra. 160 A MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS VERDES ENTRA NUMA NOVA DIMENSÃO Mais rigor, Mais conforto, Mais agilidade As MATRA 160 são corta-relvas hidrostáticos compactos

Leia mais

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações

Seleção do chassi auxiliar e fixação. Descrição. Recomendações Descrição Descrição A estrutura do chassi, o chassi auxiliar e o reforço se interagem para aguentarem todos os tipos de tensões possíveis durante a operação. O dimensionamento e modelo do chassi auxiliar,

Leia mais

RECOLHEDORA AUTOMOTRIZ

RECOLHEDORA AUTOMOTRIZ ORTOMEC RECOLHEDORA AUTOMOTRIZ SÉRIE Baby Leaf Rúcula 7000 Espinafres Acelga de corte Manjericão CÓDIGO LARGURA DE RECOLHA LARGURA DO CHASSIS 7000-120 7000-130 7000-140 7000-150 7000-160 7000-170 7000-180

Leia mais

Transmissão. Tomada de Força

Transmissão. Tomada de Força Transmissão Tomada de Força Prefácio Este módulo de treinamento refere-se a Tomada de Força. O módulo de treinamento é parte de uma série de módulos destinados ao Treinamento Básico de Transmissão. Este

Leia mais

WL 44 Carregadoras articuladas de rodas

WL 44 Carregadoras articuladas de rodas WL 44 Carregadoras articuladas de rodas Por isso remove as coisas rápido - em qualquer aplicação. WL 54 A carregadora sobre rodas articulada WL 54 oferece potência, manobrabilidade e eficiência, tudo em

Leia mais

O todo-o-terreno na cidade

O todo-o-terreno na cidade O todo-o-terreno na cidade Quer em corridas todo-o-terreno, quer na estrada, a tem todo o potencial necessário apresentando-se como uma moto de 125 cc com um design agressivo ao estilo do todo-o-terreno,

Leia mais

Condições de montagem

Condições de montagem Condições de montagem para SUNNY CENTRAL 400LV, 400HE, 500HE, 630HE Conteúdo Este documento descreve as dimensões e as distâncias mínimas a respeitar, os volumes de entrada e de evacuação de ar necessários

Leia mais

MURÇA Setembro, 2001

MURÇA Setembro, 2001 ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DO VALE DO DOURO NORTE Fernando Santos fsantos@utad.pt Técnicas de controlo de matos com meios mecânicos motorizados MURÇA Setembro, 2001 O controlo mecanizado. O controlo mecanizado

Leia mais

Parte 3: Catálogo de Peças Tanker e

Parte 3: Catálogo de Peças Tanker e Parte 3: Catálogo de Peças Tanker 17.000 e 20.000 Caixa de transmissão - Tanker 17.000 e 20.000 68 Caixa de transmissão - Tanker 17.000 e 20.000 Caixa de transmissão - Tanker 17.000 e 20.000 01 05104409

Leia mais

UM PRODUTO MASSEY FERGUSON

UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 3700 SÉRIES V-S-F-GE-WF 75-105 CVMF UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 02 www.masseyferguson.com Série MF 3700 A nova geração de tratores especializados da Massey Ferguson Novo design, de acordo com a imagem da

Leia mais

MONOCOQUE DE 1 EIXO RODA SIMPLES

MONOCOQUE DE 1 EIXO RODA SIMPLES MONOCOQUE DE 1 EIXO RODA SIMPLES CARACTERISTICAS DE SÈRIE 1- Molas parabólicas 2- Basculante a 45º com 1 cilindro directo ao tractor 3- Grampos e molas em aço temperado 4- Cavilhas e parafusos em aço zincado

Leia mais

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus A WIRTGEN GROUP COMPANY Vibroacabadoras Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus www.ciber.com.br ciberoficial 02 03 Facilidade de operação com o mais alto rendimento e qualidade na pavimentação.

Leia mais

DISTRIBUIDORES DE ESTRUME 2 SENFINS VERTICAIS MONOBLOC 3 EIXOS SÉRIE MAXI PLUS

DISTRIBUIDORES DE ESTRUME 2 SENFINS VERTICAIS MONOBLOC 3 EIXOS SÉRIE MAXI PLUS DITRIBUIDORE DE ETRUME 2 ENFIN VERTICAI MONOBLOC 3 EIXO ÉRIE MAXI PLU MODELO Capacidade m³ Avanço correntes Potência exigida PREÇO J-95 E-957 MP2 20,41 hidráulico 170 HP 57 051,00 CARACTERÍTICA TÉCNICA

Leia mais

Anexo A PROJECTO DAS ESTRUTURAS MECÂNICAS

Anexo A PROJECTO DAS ESTRUTURAS MECÂNICAS Anexo A PROJECTO DAS ESTRUTURAS MECÂNICAS Resumo : Neste anexo são apresentadas as várias fases do projecto e construção das estruturas de reforço e de suporte dos novos elementos a introduzir, bem como

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA MINI RETROESCAVADORA JCB 1CX CANÓPIA. Origem INGLESA EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS DA CE MOTOR

MEMÓRIA DESCRITIVA MINI RETROESCAVADORA JCB 1CX CANÓPIA. Origem INGLESA EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS DA CE MOTOR MEMÓRIA DESCRITIVA MINI RETROESCAVADORA JCB 1CX CANÓPIA Origem INGLESA EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS DA CE MOTOR Motor PERKINS Tier III, modelo 404D-22, diesel, de quatro cilindros, cilindrada de 2,2L,

Leia mais

REBOCADAS COM TAPETE SCC / DC

REBOCADAS COM TAPETE SCC / DC COMPORTA DISCOSDE600mm 2PALHETAS TABELA 2017-2018 REBOCADAS COM TAPETE 45.18 SCC / 45.18 DC LARGURA DE TRABALHO ATÉ 18 m MODELO CAPACIDADE TIPO DE RODA BITOLA LARGURA TAPETE PREÇO AC-5000 4,50 m³ 385/65-22,5

Leia mais

A combinação entre força e flexibilidade. WL 30 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³

A combinação entre força e flexibilidade. WL 30 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ WL 30 Carregadeiras de rodas: capacidade do balde < 0,65 m³ A combinação entre força e flexibilidade A carregadora Wacker Neuson WL30 desenvolve através do seu potente motor Perkins de 49 PS, em combinação

Leia mais

10. DESENHOS DETALHADOS DO EQUIPAMENTO

10. DESENHOS DETALHADOS DO EQUIPAMENTO 19 10. DESENHOS DETALHADOS DO EQUIPAMENTO BIPAL 120Y H 20 21 22 23 24 Articulações lado direito 25 Articulações lado esquerdo 26 27 28 Regulador de liçosas 29 Roda 30 Caixa redutora esquerda 31 Caixa redutora

Leia mais

RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA - GF REL. Nº IPS

RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA - GF REL. Nº IPS Lena Construções RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DE - GF REL. Nº IPS MARCA Nº SÉRIE DATA MODELO ANO: Nº OS LANÇA Nº INTERNO ALTURA: TIPO DE TRABALHO: CLIENTE: LOCAL DA VERIFICAÇÃO: 0.1 IDENTIFICAÇÃO DA GRUA 1.1

Leia mais

MINI-ESCAVADORA ROTATIVA. Engenharia Mecânica 4º ano ( nocturno ) Disciplina Projecto mecânico

MINI-ESCAVADORA ROTATIVA. Engenharia Mecânica 4º ano ( nocturno ) Disciplina Projecto mecânico MINI-ESCAVADORA ROTATIVA Engenharia Mecânica 4º ano ( nocturno ) Efectuado por: - Nelson Botelho Rosário, nº 8415 - Ricardo Seara, nº 7851 Disciplina Projecto mecânico Docentes: - Eng.º Costa e Sousa -

Leia mais

Cabine. Pontos fortes: Excelente visibilidade Cabine ampla e confortável Ergonômica Vários itens de série. Chassi:

Cabine. Pontos fortes: Excelente visibilidade Cabine ampla e confortável Ergonômica Vários itens de série. Chassi: Cabine A cabine da RK 406 foi concebida dentro do conceito o máximo para o operador, seg padrões de segurança, conforto e grande visibilidade frontal e lateral, facilitando a ope Conforme o ambiente de

Leia mais

Rega por sulcos. a) Sulcos curtos b) Sulcos longos

Rega por sulcos. a) Sulcos curtos b) Sulcos longos Rega por sulcos a) Sulcos curtos b) Sulcos longos Forma e dimensão dos sulcos Espaçamento Camalhão Profundidad e Infiltração Sulco Depende de: 1. Caudal de alimentação O sulco é um canal que deve conseguir

Leia mais

TRACTORES QUANTUM N... 3 QUANTUM C... 4 JX... 5 JXU... 6 MAXXUM X-LINE... 7 MAXXUM MULTICONTROLER... 8 PUMA... 9 PUMA CVX CVX...11 MAGNUM...12 C

TRACTORES QUANTUM N... 3 QUANTUM C... 4 JX... 5 JXU... 6 MAXXUM X-LINE... 7 MAXXUM MULTICONTROLER... 8 PUMA... 9 PUMA CVX CVX...11 MAGNUM...12 C GAMA AGRÍCOLA TRACTORES QUANTUM N... 3 QUANTUM C... 4 JX... 5 JXU... 6 MAXXUM X-LINE... 7 MAXXUM MULTICONTROLER... 8 PUMA... 9 PUMA CVX... 10 CVX...11 MAGNUM...12 CS... 13 MITSUBISHI... 14 JXU 6 JXU

Leia mais

RAMPAS DE CARGA EM ALUMÍNIO DOBRÁVEIS

RAMPAS DE CARGA EM ALUMÍNIO DOBRÁVEIS Rampas de arga Rampas de arga Dobráveis Rampas p/ Rodas Borracha Maciça Rampas p/ Lagartas em Aço Escolha Produtos Normalizados. Os nossos equipamentos cumprem com as diretivas da E. As Rampas Dobráveis

Leia mais

Condições de montagem

Condições de montagem Condições de montagem para SUNNY CENTRAL 250, 250HE Conteúdo Este documento descreve as dimensões e as distâncias mínimas a respeitar, os volumes de entrada e de evacuação de ar necessários para um funcionamento

Leia mais

transversal anterior 85,0 (G) / 86,0 (E) a rpm 12,4 (G) / 12,5 (E) a rpm Gasolina / Etanol 5 a frente e 1à ré

transversal anterior 85,0 (G) / 86,0 (E) a rpm 12,4 (G) / 12,5 (E) a rpm Gasolina / Etanol 5 a frente e 1à ré WEEKEND WEEKEND ATTRACTIVE 1.4 FLEX 2017 4P CILINDROS 04 em linha transversal anterior Nº DE VÁLVULAS POR CILINDRO 2 CILINDRADA TOTAL (CC) POTÊNCIA MÁXIMA (CV) TORQUE MÁXIMO (KGF.M) ALIMENTAÇÃO 1.368 85,0

Leia mais

Fixação da carroceria

Fixação da carroceria Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Fixação na seção dianteira do chassi auxiliar Maiores informações sobre a escolha da fixação se encontram no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.

Leia mais

tipo PAR Conforme o pedido, as unidades podem ser usadas como raspadores de banda ou longitudinais:

tipo PAR Conforme o pedido, as unidades podem ser usadas como raspadores de banda ou longitudinais: PONTE VAI-VEM PARA DECANTADOR COM RASPADOR MECÂNICO tipo PAR Aplicações As pontes mecânicas da ECOPLANTS podem ser usadas em todos os tanques rectangulares que devam funcionar como sedimentadores primários

Leia mais

SOUNETE. tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to environment. technologie appliquée à l environnement

SOUNETE. tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to environment. technologie appliquée à l environnement EQUIPAMENTOS PARA RECOLHA, MOVIMENTAÇÃO E PROCESSAMENTO DE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SOLID WASTE MANAGEMENT EQUIPMENT tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to

Leia mais

EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO VERSÃO CLASSIC MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA.

EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO VERSÃO CLASSIC MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA. EQUIPAMENTO DE COLHEITA TRASEIRO MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS VERSÃO CLASSIC VT00-XT10 CLASSIC PNA 80 PLUS VT00-XT10 CLASSIC DGA 80 PLUS

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE PLANTAÇÃO E TRANSPLANTAÇÃO UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

EQUIPAMENTOS DE PLANTAÇÃO E TRANSPLANTAÇÃO UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO EQUIPAMENTOS DE PLANTAÇÃO E TRANSPLANTAÇÃO Plantadores de tubérculos A operação de plantação, na sua forma mais simples, é efetuada à mão, abrindo-se previamente um sulco no fundo do qual se colocam, segundo

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Aula prática 1 (Semana de 22 a 26 de Setembro de 2008) EXERCÍCIO 1 Em Mecânica dos Fluidos é muito frequente que interesse medir a diferença entre duas pressões. Os manómetros de

Leia mais

GAMA 2018 MASSEY FERGUSON NOVA GERAÇÃO. é uma marca global da AGCO

GAMA 2018 MASSEY FERGUSON NOVA GERAÇÃO. é uma marca global da AGCO GAMA 2018 NOVA GERAÇÃO MASSEY FERGUSON é uma marca global da AGCO NOVO MF 8700 S 270-400 cv Os novos MF 8700 S são uma referência de design, tecnologia e engenharia de construção, com mais potência, maior

Leia mais

MONTAGEM de BOMBAS SUBMERSÍVEIS

MONTAGEM de BOMBAS SUBMERSÍVEIS TUBOFURO Tubos em PVC, S.A. Produtos para MONTAGEM de BOMBAS SUBMERSÍVEIS 1 TUBOFURO Tubos em PVC, S.A. HIDROROSCADO Nominal Classe Externo Espessura parede Interno mínimo Ext. União Resistência União

Leia mais

MONOCOQUE INOX DE 1 EIXO RODA SIMPLES

MONOCOQUE INOX DE 1 EIXO RODA SIMPLES MONOCOQUE INOX DE 1 EIXO RODA SIMPLES CARACTERISTICAS DE SÈRIE 1- Molas parabólicas 2- Basculante a 45º com 1 cilindro directo ao tractor 3- Grampos e molas em aço 4- Cavilhas e parafusos em aço zincado

Leia mais

Empilhador com motor de combustão ton

Empilhador com motor de combustão ton Empilhador com motor de combustão 3.5-8.0 ton www.toyota-forklifts.eu Empilhador com motor de combustão 3.5-4.0 ton Especificação para empilhadores industriais 40-8FD35N 8FG35N 40-8FD40N 8FG40N 1.1 Construtor

Leia mais

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio?

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio? 1 II.5. Corpo rígido (versão: 20 de Maio, com respostas) 1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações : (a) em relação ao eixo que passa

Leia mais

MONOCOQUE INOX DE 1 EIXO RODA SIMPLES

MONOCOQUE INOX DE 1 EIXO RODA SIMPLES MONOCOQUE INOX DE 1 EIXO RODA SIMPLES CARACTERISTICAS DE SÈRIE 1- Molas parabólicas 2- Basculante a 45º com 1 cilindro directo ao tractor 3- Grampos e molas em aço 4- Cavilhas e parafusos em aço zincado

Leia mais

MECANIZAÇÃO DAS VINHAS TRADICIONAIS DA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO

MECANIZAÇÃO DAS VINHAS TRADICIONAIS DA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO MECANIZAÇÃO DAS VINHAS TRADICIONAIS DA REGIÃO DEMARCADA DO DOURO PAMAF I&ED nº 6121 Santos, F. (1) ; Azevedo, J. (2) ; Monteiro, A. (1) (1) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2) Direcção Regional

Leia mais

SOUNETE. tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to environment. technologie appliquée à l environnement

SOUNETE. tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to environment. technologie appliquée à l environnement EQUIPAMENTOS PARA RECOLHA, MOVIMENTAÇÃO E PROCESSAMENTO DE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SOLID WASTE MANAGEMENT EQUIPMENT tecnologia aplicada ao ambiente Sounete Internacional, S.A. technology applied to

Leia mais

DISTRIBUIDORES DE ESTRUME 2 SENFINS VERTICAIS MONOBLOC 2 EIXOS SÉRIE MAXI BASIC

DISTRIBUIDORES DE ESTRUME 2 SENFINS VERTICAIS MONOBLOC 2 EIXOS SÉRIE MAXI BASIC DITRIBUIDRE DE ETRUME 2 ENFIN VERTICAI MNBLC 2 EIX ÉRIE MAXI BAIC MDEL J82 E828 MB2 J87 E878 MB2 J87 E87 MB2 J87 E87 MB2 Capacidade m³ 9,89 12,35 12,35 12,35 Potência exigida 8090 HP 90100 HP 90100 HP

Leia mais

Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento.

Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento. Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento. A - TENSÃO NORMAL MÉDIA 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a figura 1.17a. Se AB tiver diâmetro de 10 mm

Leia mais

Empilhador com motor de combustão

Empilhador com motor de combustão Empilhador com motor de combustão 5.0-8.0 ton 5FG/5FD www.toyota-forklifts.eu Empilhador com motor de combustão 5.0-6.0 ton Especificação para empilhadores industriais 5FG50 5FG60 50-5FD60 1.1 Construtor

Leia mais

Morbark. Wood Hog. Model 2600 Model 3800 Model 4600XL Model (Português)

Morbark. Wood Hog. Model 2600 Model 3800 Model 4600XL Model (Português) Morbark (Português) Wood Hog Model 2600 Model 3800 Model 4600XL Model 6600 Produtividade Robustez Qualidade Viabilidade 2600 Pequeno......mas potente! O Morbark Model 2600 Wood Hog é a última adição da

Leia mais

MixTiller Dry 25 ENTERRADORA ESTERELIZADORA PREÇO

MixTiller Dry 25 ENTERRADORA ESTERELIZADORA PREÇO MixTiller Dry 25 MODELO Largura Potência Nº Profundidade Peso Trabalho Exigida Facas trabalho Kg MTDRY 25-110 110 cm 25-35 HP 24 18 cm 555 15 459,00 MTDRY 25-130 130 cm 30-40 HP 28 18 cm 608 15 978,00

Leia mais

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Os Tratamentos Fitossanitários na Agricultura de Precisão Fernando A. Santos fsantos@utad.pt http://www.utad.pt/~fsantos Braga, Abril de 2002 Principais objectivos

Leia mais

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus

Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus A WIRTGEN GROUP COMPANY Vibroacabadoras Séries COMPACTA e PLUS AF 4000 AF 4500 AF 5000 Plus www.ciber.com.br ciberoficial 02 03 Versatilidade e robustez para todas as aplicações em pavimentação asfáltica.

Leia mais

WL 60 Carregadoras articuladas de rodas. O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60

WL 60 Carregadoras articuladas de rodas. O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60 WL 60 Carregadoras articuladas de rodas O protagonista mais valioso e eficiente: Carregadora de rodas WL 60 A eficiência da WL 60 é imbatível: Graças ao opcional sistema sensor de carga controlado por

Leia mais

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I Mecânica dos Fluidos I Aula prática 1 EXERCÍCIO 1 Em Mecânica dos Fluidos é muito frequente que interesse medir a diferença entre duas pressões. Os manómetros de tubos em U, que são um dos modelos mais

Leia mais

EQUIPAMENTO DE COLHEITA DIANTEIRO. VERSÃO TRV (Vibração Turbo) MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA.

EQUIPAMENTO DE COLHEITA DIANTEIRO. VERSÃO TRV (Vibração Turbo) MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA. EQUIPAMENTO DE COLHEITA DIANTEIRO MELHORAMOS DIARIAMENTE O MUNDO DA COLHEITA EQUIPAMENTOS DE COLHEITA DE FRUTOS SECOS E AZEITONAS VERSÃO TRV (Vibração Turbo) AZEITONAS VM1XT10 TRV PNA/PNH 80 VM2XT10 TRV

Leia mais