Reagrupamento familiar 61

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reagrupamento familiar 61"

Transcrição

1 Reagrupamento familiar 61 INTRODUÇÃO Este capítulo visa informar todos aqueles que, residindo legalmente em Portugal, pretendam trazer para território nacional um ou mais membros da sua família. O Reagrupamento Familiar também poderá ocorrer com familiares que já se encontrem em território nacional, desde que tenham entrado legalmente. Como resumo que é, esta informação não resolve todas as questões que em cada caso concreto se podem colocar. Assim, em caso de dúvida, pode entrar em contacto com o Gabinete de Apoio ao Reagrupamento Familiar, a funcionar no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), cujo contacto pode encontrar no final deste folheto, ou com a linha telefónica SOS Imigrante ( / ).

2 62 Imigração em portugal ESTOU EM PORTUGAL, SOU TITULAR DE UMA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA E QUERIA QUE A MINHA FAMÍLIA, QUE ESTÁ NO ESTRANGEIRO, VIESSE VIVER COMIGO. É POSSÍVEL? Sim. A legislação portuguesa reconhece ao cidadão com autorização de residência válida, o direito ao reagrupamento familiar com os membros da família que se encontrem fora de Portugal, desde que com ele tenham vivido noutro país, ou que dele dependam ou ainda que com ele coabitem, independentemente de os laços serem anteriores ou posteriores à entrada do residente em Portugal. QUAIS SÃO OS FAMILIARES EM RELAÇÃO AOS QUAIS POSSO PEDIR O REAGRUPAMENTO FAMI- LIAR? A lei considera membros da família do residente: O cônjuge; Os filhos menores ou incapazes a cargo do casal ou de um dos cônjuges; Os menores adoptados pelo requerente ou pelo cônjuge; Os filhos maiores, a cargo do casal ou de um dos cônjuges, que sejam solteiros e se encontrem a estudar num estabelecimento de ensino em Portugal; Os ascendentes em linha recta e em 1º grau (pais) do residente ou do seu cônjuge, desde que se encontrem a seu cargo; Os irmãos menores, desde que se encontrem sob tutela do residente. SENDO TITULAR DE UMA AUTORIZAÇÃO DE RESI- DÊNCIA PARA ESTUDO, POSSO SOLICITAR O REA- GRUPAMENTO FAMILIAR PARA O MEU FILHO? Sim, mas atenção, para efeitos de reagrupamento familiar do titular de autorização de residência para estudo, estágio profissional não remunerado ou voluntariado, apenas se consideram membros da família:

3 Reagrupamento familiar 63 - O cônjuge; - Os filhos menores ou incapazes a cargo do casal ou de um dos cônjuges; - Os menores adoptados pelo requerente ou pelo cônjuge. TENHO UMA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA E QUERIA QUE O MEU COMPANHEIRO (COM QUEM NÃO CASEI) VIESSE VIVER COMIGO PARA POR- TUGAL. PODE VIR? Sim. O reagrupamento familiar pode ser autorizado com o parceiro que mantenha, em território nacional ou fora dele, uma união de facto com o cidadão estrangeiro residente, devidamente comprovada nos termos da lei. E EM RELAÇÃO AOS NOSSOS FILHOS, TAMBÉM PODEM VIR? Sim, também pode ser autorizado o reagrupamento familiar, mas desde que os filhos sejam solteiros menores ou incapazes, inclusivamente se forem adoptados pelo seu companheiro, mas neste caso, têm de lhe estar legalmente confiados. POSSO PEDIR O REAGRUPAMENTO FAMILIAR PARA O MEU FILHO DE 21 ANOS? A nova Lei veio permitir o Reagrupamento Familiar com os filhos maiores (com 18 anos ou mais) desde que preencham as seguintes condições: - Estejam a cargo do casal ou de um dos cônjuges; - Sejam solteiros; e - Se encontrem a estudar num estabelecimento de ensino em Portugal. PARA PEDIR O REAGRUPAMENTO FAMILIAR, HÁ QUANTO TEMPO TENHO DE TER AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA? A lei não estabelece nenhum período mínimo para este efeito, aliás, o requerente de uma autorização de residência pode solicitar simultaneamente o reagrupamento familiar.

4 64 Imigração em portugal O MEU FAMILIAR JÁ ESTÁ EM PORTUGAL. PODEMOS BENEFICIAR DO REAGRUPAMENTO FAMILIAR? Sim, mas para pedir o reagrupamento familiar tem de ter autorização de residência válida, e o seu familiar tem de ter entrado legalmente em Portugal, e depender ou coabitar consigo. QUEM É QUE PODE FAZER O PEDIDO DE REAGRUPAMENTO FAMILIAR? Sempre que os familiares se encontrem fora do território nacional, cabe ao titular do direito ao reagrupamento familiar (titular de autorização de residência válida em Portugal) solicitar, junto do SEF, a entrada e residência dos membros da sua família. No entanto, sempre que os membros da família se encontrem em território nacional, o reagrupamento familiar pode ser solicitado por estes ou pelo titular do direito. O QUE TENHO DE FAZER PARA SOLICITAR O REAGRUPAMENTO FAMILIAR? Deve apresentar o pedido junto da direcção ou delegação regional do SEF da sua área de residência, acompanhado dos seguintes documentos: a) Comprovativos autenticados dos vínculos familiares invocados; b) Cópias autenticadas dos documentos de identificação dos familiares do requerente; c) Comprovativo de que dispõe de alojamento; d) Comprovativos de que dispõe de meios de subsistência suficientes para suprir as necessidades da sua família; e) Requerimento do membro da família para consulta do registo criminal português pelo SEF, sempre que este tenha permanecido em território nacional mais de um ano nos últimos cinco anos; f) Certificado de registo criminal emitido pela autoridade competente do país de nacionalidade do

5 Reagrupamento familiar 65 membro da família e do país em que este resida há mais de um ano. Consoante a situação em causa, o pedido deve ainda ser acompanhado de outros documentos: a) Comprovativo da incapacidade de filho maior, no caso de filhos maiores incapazes a cargo; b) Certidão da decisão que decretou a adopção, acompanhada de certidão da decisão da autoridade nacional que a reconheceu, quando aplicável; c) Cópia de certidão narrativa completa de nascimento, comprovativo da situação de dependência económica e documento de matrícula no estabelecimento de ensino em Portugal, no caso de filhos maiores a cargo; d) Comprovativo da situação de dependência económica, no caso de ascendente em primeiro grau; e) Certidão da decisão que decretou a tutela, acompanhada de certidão da decisão da autoridade nacional que a reconheceu, quando aplicável, no caso de irmãos menores; f) Autorização escrita do progenitor não residente autenticada por autoridade consular portuguesa ou cópia da decisão que atribui a confiança legal do filho menor ou a totela do incapaz ao residente ou ao seu cônjuge, quando aplicável; g) Qualquer prova indiciária de união de facto (como por exemplo, a existência de um filho comum, a coabitação prévia, o registo da união de facto). O QUE ACONTECE DEPOIS DE APRESENTAR O PEDIDO E OS DOCUMENTOS, RELATIVOS AO RE- AGRUPAMENTO DO MEU FAMILIAR QUE SE EN- CONTRA NO ESTRANGEIRO? O pedido é analisado pelo SEF que, logo que possível e no prazo de três meses, notifica, por escrito, a decisão ao requerente. Em circunstâncias excepcionais, o prazo de 3 meses pode ser prorrogado por mais 3 meses, sendo o requerente informado dessa prorrogação.

6 66 Imigração em portugal A ausência de decisão no prazo de 6 meses, corresponde a deferimento tácito do pedido (resposta positiva). Decorrido este tempo sem obtenção de resposta, o interessado deve pedir ao SEF para certificar o deferimento tácito. O SEF notifica o requerente do despacho de deferimento, no prazo de 8 dias, sendo este informado de que o seu familiar se deverá dirigir à missão diplomática ou posto consular de carreira da respectiva área de residência, no prazo de 90 dias, a fim de formalizar o pedido de emissão de visto de residência. Caso o familiar não formalize o pedido de emissão de visto, caduca a decisão do SEF que reconheceu o direito ao Reagrupamento Familiar. Este é o procedimento normal, caso o seu pedido de reagrupamento familiar, relativo a um membro da família que se encontre no estrangeiro, seja deferido. O QUE ACONTECE DEPOIS DE APRESENTAR O PE- DIDO E OS DOCUMENTOS, RELATIVOS AO REA- GRUPAMENTO DO MEU FAMILIAR QUE JÁ SE EN- CONTRA EM PORTUGAL? Se o seu familiar está em Portugal, porque já é titular de um visto de residência para reagrupamento familiar, ou porque já cá se encontrava tendo-lhe sido deferido o pedido de reagrupamento familiar, é-lhe concedida uma autorização de residência de duração idêntica à do residente. QUAL O TIPO DE AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA CONCEDIDA AO MEU FAMILIAR? Se a sua autorização de residência é temporária, ao seu familiar será emitida uma autorização de residência renovável com a mesma duração que a sua. Se a sua autorização de residência é permanente, ao seu familiar será emitida uma autorização de residência renovável, válida por dois anos.

7 Reagrupamento familiar 67 Decorridos dois anos sobre a atribuição da primeira autorização de residência ao familiar, seja ela temporária ou permanente, e na medida em que se mantenham os laços familiares, os membros da família terão direito a uma autorização de residência autónoma. PODE SER EMITIDA UMA AUTORIZAÇÃO DE RESI- DÊNCIA AUTÓNOMA AO MEU FAMILIAR, ANTES DE DECORRIDO O PERÍODO DE 2 ANOS? Sim, se o titular do direito ao reagrupamento familiar (cidadão residente) tiver filhos menores residentes em Portugal, os membros da família têm direito a uma autorização de residência autónoma. Também é autónoma a primeira autorização de residência concedida ao cônjuge ao abrigo do reagrupamento familiar, sempre que este esteja casado há mais de cinco anos com o residente. Em casos excepcionais, como por exemplo, nas situações de divórcio, viuvez, morte de ascendente ou descendente, condenação por crime de violência doméstica, e quando seja atingida a maioridade, pode ser concedida uma autorização de residência autónoma antes de decorrido o período de 2 anos. EM QUE SITUAÇÕES PODE SER INDEFERIDO (RE- CUSADO) O PEDIDO DE REAGRUPAMENTO FAMI- LIAR? O pedido de reagrupamento familiar pode ser indeferido nos seguintes casos: a) Quando o requerente não disponha de condições de alojamento e de subsistência; b) Quando o membro da família esteja interdito de entrar em território nacional; c) Quando a presença do membro da família em território nacional constitua uma ameaça à ordem pública, à segurança pública ou à saúde pública.

8 68 Imigração em portugal COMO POSSO REAGIR FACE A UMA DECISÃO DE INDEFERIMENTO (RECUSA) DO PEDIDO DE REA- GRUPAMENTO FAMILIAR? Pode impugnar judicialmente (recorrer da decisão junto do tribunal). A decisão de indeferimento é-lhe notificada e dela deve constar, para além dos fundamentos, este direito de reagir junto tribunais, bem como o prazo de que dispõe para o efeito. A impugnação judicial deve ser feita perante os Tribunais Administrativos, e não suspende os efeitos da decisão. A impugnação judicial apenas suspende os efeitos da decisão de indeferimento, quando: - Os membros da família já se encontrem em território nacional; e - A decisão de indeferimento se fundamente, exclusivamente, na falta de condições de alojamento e de meios de subsistência por parte do requerente. POSSO PERDER A MINHA AUTORIZAÇÃO DE RE- SIDÊNCIA ADQUIRIDA AO ABRIGO DO REAGRU- PAMENTO FAMILIAR? Sim, para além das situações genéricas de cancelamento, a autorização de residência emitida ao abrigo do direito ao reagrupamento familiar é cancelada quando o casamento, a união de facto ou a adopção tiver tido por fim único permitir à pessoa interessada entrar ou residir em Portugal. COMO POSSO REAGIR FACE AO CANCELAMENTO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA EMITIDA AO ABRIGO DO DIREITO AO REAGRUPAMENTO FA- MILIAR? Pode impugnar judicialmente (recorrer da decisão junto do tribunal).

9 Reagrupamento familiar 69 A decisão de cancelamento é-lhe notificada e dela deve constar, para além dos fundamentos, este direito de reagir junto dos tribunais, bem como o prazo de que dispõe para o efeito. A impugnação judicial deve ser feita perante os Tribunais Administrativos e, em regra, não suspende os efeitos da decisão. Contudo, se a decisão se fundamentar no facto de o casamento, a união de facto ou a adopção ter tido por fim único permitir à pessoa interessada entrar ou residir no País, a impugnação tem efeito suspensivo (suspende os efeitos da decisão).

10 70 Imigração em portugal CONTACTOS ÚTEIS SEF SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS Sede Rua Conselheiro José Silvestre de Ribeiro, n.o Lisboa Tel.: Direcção Regional do Norte Rua D. João IV, Porto Tel.: Fax: dir.norte@sef.pt Direcção Regional do Centro Rua Venâncio Rodrigues, Coimbra Tel.: , Fax: dir.centro@sef.pt Direcção Regional de Lisboa Vale do Tejo e Alentejo Av. António Augusto de Aguiar, Lisboa Tel. : Fax: dir.lisboa@sef.pt Direcção Regional do Algarve Rua Luís de Camões, nº Faro Tel.: / Fax: dir.algarve@sef.pt

11 Reagrupamento familiar 71 Direcção Regional da Madeira Rua Nova da Rochinha, 1 B Funchal Tel.: / / Fax: dir.madeira@sef.pt Direcção Regional dos Açores Rua Marquês da Praia e Monforte, 10, Apartado Ponta Delgada Tel.: Fax: dir.acores@sef.pt Internet e.mail: sef@sef.pt Ministério dos Negócios Estrangeiros Neste endereço poderá consultar as moradas e contactos das Embaixadas e Consulados portugueses no Mundo. Neste endereço dispõe da informação das missões estrangeiras representadas em Portugal. ter entrado e permanecer regularmente em Portugal.

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO (ARI) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO (ARI) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO (ARI) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. O que é o regime especial de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI)? O regime de ARI

Leia mais

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL VISTO GOLD VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL Visto Gold: INTRODUÇÃO Regime criado em 2012 para potenciar a captação de investimento estrangeiro.

Leia mais

'VISTO GOLD' ou 'GOLDEN VISA'

'VISTO GOLD' ou 'GOLDEN VISA' 'VISTO GOLD' ou 'GOLDEN VISA' 1) A QUEM SE APLICA? A pessoas singulares que exerçam uma actividade de investimento, pessoalmente ou através de uma sociedade, que não sejam cidadãos de território da União

Leia mais

Autorização de Permanência e Residência. O Regime do Golden Visa

Autorização de Permanência e Residência. O Regime do Golden Visa Autorização de Permanência e Residência O Regime do Golden Visa O Direito de Residência dos Cidadãos Europeus Qualquer cidadão da UE tem direito de residir em Portugal, por um período até 3 meses, sendo

Leia mais

Autorização de Permanência e Residência O Regime do Golden Visa

Autorização de Permanência e Residência O Regime do Golden Visa Autorização de Permanência e Residência O Regime do Golden Visa O Direito de Residência dos Cidadãos Europeus Qualquer cidadão da UE tem direito de residir em Portugal, por um período até 3 meses, sendo

Leia mais

Visto de Residência para efeitos de reagrupamento familiar

Visto de Residência para efeitos de reagrupamento familiar Visto de Residência para efeitos de reagrupamento familiar Documentação instrutória geral Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e assinado; Passaporte

Leia mais

Flash News. Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL. ARI / Golden Visa NOVAS REGRAS

Flash News. Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL. ARI / Golden Visa NOVAS REGRAS Flash News Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL Boutique law firm geral@dlas.pt www.dlas.com.pt 217 816 010 961 277 028 Av. Republica nº 50 7-A 1050-196 Lisboa ARI / Golden Visa NOVAS

Leia mais

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 3

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 3 Registos e Notariado 2018 2ª Edição Atualização nº 3 Atualização nº 3 editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78 e 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

Visto de Estada Temporária para acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico

Visto de Estada Temporária para acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico Visto de Estada Temporária para acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico Documentação instrutória Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com)

Leia mais

A NOVA LEI DA NACIONALIDADE PORTUGUESA JÁ ENTROU EM VIGOR?

A NOVA LEI DA NACIONALIDADE PORTUGUESA JÁ ENTROU EM VIGOR? INTRODUÇÃO A Lei da Nacionalidade regula as formas de atribuição, aquisição e perda da nacionalidade portuguesa, bem como o registo, prova e contencioso da nacionalidade. Este folheto pretende apresentar

Leia mais

Da Nacionalidade. Revoga a Lei n.º 13/91, de 11 de Maio

Da Nacionalidade. Revoga a Lei n.º 13/91, de 11 de Maio Da Nacionalidade. Revoga a Lei n.º 13/91, de 11 de Maio Índice LEI DA NACIONALIDADE... 4 CAPÍTULO I Disposições Gerais... 4 ARTIGO 1.º (Objecto)... 4 ARTIGO 2.º (Modalidades)... 4 ARTIGO 3.º (Aplicação

Leia mais

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.:

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.: Visto de Estada Temporária para permanências períodos superiores a 3 meses; frequência de programas de estudo, intercâmbio de estudantes, estágio profissional não remunerado, voluntariado. Documentação

Leia mais

LEI DA NACIONALIDADE

LEI DA NACIONALIDADE compilações legislativas VERBOJURIDICO LEI DA NACIONALIDADE LEI N.º 37/81, DE 3 DE OUTUBRO ACTUALIZADA ATÉ À LEI ORGÂNICA 2/2006, DE 17 DE ABRIL NÃO DISPENSA A CONSULTA DO DIÁRIO DA REPÚBLICA verbojuridico

Leia mais

ELEMENTOS PARA UMA NOVA LEI DE IMIGRAÇÃO. Constança Urbano de Sousa Praia, 25 de março de 2013

ELEMENTOS PARA UMA NOVA LEI DE IMIGRAÇÃO. Constança Urbano de Sousa Praia, 25 de março de 2013 ELEMENTOS PARA UMA NOVA LEI DE IMIGRAÇÃO Constança Urbano de Sousa Praia, 25 de março de 2013 Objetivos Implementação da ENI Regime jurídico adaptado à nova realidade de Cabo Verde como país de imigração

Leia mais

Diploma legal. Nestes termos, ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 88.º da Lei Constitucional, a Assembleia Nacional aprova a seguinte:

Diploma legal. Nestes termos, ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 88.º da Lei Constitucional, a Assembleia Nacional aprova a seguinte: A Lei n.º 1/05, de 1 de Julho veio aprovar a Lei da Nacionalidade revogando a legislação anteriormente existente sobre esta matéria. Este diploma regula as condições de atribuição, aquisição, perda e reaquisição

Leia mais

Obs: O Visto de Turismo não permite ao seu titular a fixação de residência, nem o exercício de qualquer atividade remunerada em território angolano.

Obs: O Visto de Turismo não permite ao seu titular a fixação de residência, nem o exercício de qualquer atividade remunerada em território angolano. Visto de Turismo O Visto de Turismo é concedido ao cidadão estrangeiro que pretende entrar na República de Angola em visita de carácter recreativo, desportivo ou cultura. Obs: O Visto de Turismo não permite

Leia mais

Visto de Residência para a fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivam de rendimentos

Visto de Residência para a fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivam de rendimentos Visto de Residência para a fixação de residência de reformados, religiosos e pessoas que vivam de rendimentos Documentação instrutória geral Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido online

Leia mais

Visto de Residência para investigação, estudo, intercâmbio de estudantes do ensino secundário, estágio e voluntariado

Visto de Residência para investigação, estudo, intercâmbio de estudantes do ensino secundário, estágio e voluntariado Visto de Residência para investigação, estudo, intercâmbio de estudantes do ensino secundário, estágio e voluntariado Documentação instrutória geral Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido

Leia mais

EDITAL. EDITAL DE AVISOS IMPORTANTES Cidadãos Nascidos em Consulte o edital de convocação em bud.defesa.pt

EDITAL. EDITAL DE AVISOS IMPORTANTES Cidadãos Nascidos em Consulte o edital de convocação em bud.defesa.pt EDITAL EDITAL DE AVISOS IMPORTANTES Cidadãos Nascidos em 1996 Residentes em Portugal PARA OS CIDADÃOS CONSTANTES DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O DIA DA DEFESA NACIONAL 1. DE QUE DOCUMENTO DEVE SER PORTADOR?

Leia mais

Visto de Estada Temporária para o exercício de uma actividade de desportiva amadora

Visto de Estada Temporária para o exercício de uma actividade de desportiva amadora Visto de Estada Temporária para o exercício de uma actividade de desportiva amadora Documentação instrutória Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e

Leia mais

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.:

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.: Visto de Estada Temporária no âmbito de transferências de cidadãos nacionais de Estados partes na Organização Mundial do Comércio (OMC), no contexto da prestação de serviços ou formação profissional Documentação

Leia mais

Visto de Curta Duração: Visita Familiar: ( Todas as traduções tem que ser para português ou inglês, autenticadas no notário):

Visto de Curta Duração: Visita Familiar: ( Todas as traduções tem que ser para português ou inglês, autenticadas no notário): Visto de Curta Duração: Visita Familiar: ( Todas as traduções tem que ser para português ou inglês, autenticadas no notário): 1) Convite com termo de responsabilidade (incluindo despesas de alojamento,

Leia mais

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ACTIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ACTIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL VISTO GOLD VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ACTIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL SUMÁRIO A. INTRODUÇÃO B. PORQUÊ PORTUGAL? C. O VISTO GOLD 1. REQUISITOS GERAIS DA ATIVIDADE

Leia mais

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL VISTO GOLD VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL Abril de 2018 3 22 www.tfra.pt ÍNDICE A. Introdução B. Porquê Portugal? C. O visto gold 1.

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO INSCRIÇÃO DE ADVOGADO BRASILEIRO [art. 201º do EOA e art. 17º a 19º do RIAAE] Documentação a entregar 1) Norma de Requerimento de Inscrição de Advogado; 2) 2 Certidões de Registo de Nascimento; 3) Certificado

Leia mais

Visto de Residência para actividade docente, altamente qualificada ou cultural e actividade altamente qualificada exercida por trabalhador subordinado

Visto de Residência para actividade docente, altamente qualificada ou cultural e actividade altamente qualificada exercida por trabalhador subordinado Visto de Residência para actividade docente, altamente qualificada ou cultural e actividade altamente qualificada exercida por trabalhador subordinado Documentação instrutória geral Requerimento em modelo

Leia mais

LEI ORGÂNICA N.º 2/2006 QUARTA ALTERAÇÃO À LEI N.º 37/81, DE 3 DE OUTUBRO (LEI DA NACIONALIDADE)

LEI ORGÂNICA N.º 2/2006 QUARTA ALTERAÇÃO À LEI N.º 37/81, DE 3 DE OUTUBRO (LEI DA NACIONALIDADE) LEI ORGÂNICA N.º 2/2006 QUARTA ALTERAÇÃO À LEI N.º 37/81, DE 3 DE OUTUBRO (LEI DA NACIONALIDADE) A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, a lei orgânica

Leia mais

VICE-CONSULADO DE PORTUGAL CURITIBA

VICE-CONSULADO DE PORTUGAL CURITIBA ATENÇÃO: NÃO EFECTUAR PAGAMENTO NO SITE DO CONSULADO GERAL EM SÃO PAULO (DÚVIDAS FAVOR CONTACTAR O VICE CONSULADO EM ) VISTO PARA ESTUDAR EM PORTUGAL Estudo, Intercâmbio de estudantes, estagio profissional

Leia mais

Constituição de Empresa em Portugal por cidadãos de países terceiros à UE e aspetos de permanência em território nacional

Constituição de Empresa em Portugal por cidadãos de países terceiros à UE e aspetos de permanência em território nacional Constituição de Empresa em Portugal por cidadãos de países terceiros à UE e aspetos de permanência em território nacional O princípio que norteia o quadro normativo português é o da não discriminação do

Leia mais

Regime Jurídico da Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal

Regime Jurídico da Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal Regime Jurídico da Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal Regime Jurídico da Autorização de Residência para Atividade de Investimento em Portugal ÍNDICE INTRODUÇÃO.............................................

Leia mais

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL

VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL VISTO GOLD VISTO GOLD REGIME JURÍDICO DA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA ATIVIDADE DE INVESTIMENTO EM PORTUGAL 3 22 www.tfra.pt ÍNDICE A. Introdução B. Porquê Portugal? C. O visto gold 1. Requisitos gerais

Leia mais

ADSE - BENEFICIÁRIOS

ADSE - BENEFICIÁRIOS QUEM SE PODE INSCREVER NA ADSE? Podem ser inscritos na ADSE: Os trabalhadores com relação jurídica de emprego público da administração central, regional e local, desde que estejam inscritos na Caixa Geral

Leia mais

REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS REQUERENTES DE VISTO

REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS REQUERENTES DE VISTO PORTUGAL CHECKLIST Nome e Apelido do requerente: Endereço de Correio Eletrónico (Email): Contacto telefónico direto: Motivo da Visita: REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS REQUERENTES DE VISTO SIM EM FALTA

Leia mais

Visto de Residência para o exercício de actividade profissional independente ou para emigrantes empreendedores

Visto de Residência para o exercício de actividade profissional independente ou para emigrantes empreendedores Visto de Residência para o exercício de actividade profissional independente ou para emigrantes empreendedores Documentação instrutória geral Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido online

Leia mais

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.:

Consulado Geral de Portugal em Luanda Avenida de Portugal n.º 50 1º andar Tel.: Visto de Estada Temporária para o exercício de uma actividade de investigação científica; actividade docente num estabelecimento de ensino superior ou de actividade altamente qualificada por período inferior

Leia mais

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Intercâmbio de Estudantes, Estágio Profissional e Voluntariado

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Intercâmbio de Estudantes, Estágio Profissional e Voluntariado VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Intercâmbio de Estudantes, Estágio Profissional e Voluntariado Documentação do Requerente Formulário de pedido de visto devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com)

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. Lei n.º 9/2002 de 5 de Novembro LEI DA NACIONALIDADE

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL. Lei n.º 9/2002 de 5 de Novembro LEI DA NACIONALIDADE REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL Lei n.º 9/2002 de 5 de Novembro LEI DA NACIONALIDADE A Constituição República define, logo no seu artigo 3.º, os princípios gerais respeitantes

Leia mais

NACIONALIDADE ITALIANA

NACIONALIDADE ITALIANA NACIONALIDADE ITALIANA A nacionalidade é a pertença de uma pessoa a um Estado em particular, com todos os direitos e responsabilidades civis e políticas que isso implica. Escritório para a nacionalidade

Leia mais

- Passaporte, com duas páginas em branco, válido por mais 3 meses após a data de saída prevista do Espaço Schengen;

- Passaporte, com duas páginas em branco, válido por mais 3 meses após a data de saída prevista do Espaço Schengen; PORTUGAL CHECKLIST Nome e Apelido do requerente: Endereço de Correio Eletrónico (Email): Contacto telefónico direto: Motivo da Visita: REQUISITOS GERAIS PARA TODOS OS REQUERENTES DE VISTO SIM EM FALTA

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL EXERCITO PORTUGUÊS DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE PESSOAL REPARTIÇÃO DE APOIO SOCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL EXERCITO PORTUGUÊS DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE PESSOAL REPARTIÇÃO DE APOIO SOCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL EXERCITO PORTUGUÊS DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE PESSOAL REPARTIÇÃO DE APOIO SOCIAL BENEFICIÁRIOS Militar QP (Activo, Reserva, Reforma) ou RV/RC ou Aluno/Cadete de estabelecimento

Leia mais

Índice. Aquisições da nacionalidade portuguesa (Nº), por tipo de aquisição e sexo,

Índice. Aquisições da nacionalidade portuguesa (Nº), por tipo de aquisição e sexo, Índice Processos Entrados e Findos de Concessão de Nacionalidade Portuguesa, de 2007 a 2011, por Artigo da Lei da Nacionalidade (Lei n.º 37/81, de 3 de Outubro alterada e republicada pela Lei Orgânica

Leia mais

Digesto - Impressão de Diploma

Digesto - Impressão de Diploma Page 1 of 5 Tipo: LEI Número: 37/81 Data Assinatura: 03.10.1981 Entidades ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Emitentes: Fonte: DIARIO DA REPUBLICA - 1.ª SERIE, Nº 228, de 03.10.1981, Pág. 2648 Nota: 1 - O disposto

Leia mais

Regulamenta o Decreto-Lei n.º 244/98, de 8 de Agosto, que regula a entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.

Regulamenta o Decreto-Lei n.º 244/98, de 8 de Agosto, que regula a entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional. DECRETO REGULAMENTAR N.º 6/2004 DE 26 DE ABRIL Regulamenta o Decreto-Lei n.º 244/98, de 8 de Agosto, que regula a entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional. O Decreto-Lei

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 25/XII/1.ª CONSAGRA O EFEITO SUSPENSIVO DOS RECURSOS PREVISTOS NA LEI DE IMIGRAÇÃO

PROJECTO DE LEI N.º 25/XII/1.ª CONSAGRA O EFEITO SUSPENSIVO DOS RECURSOS PREVISTOS NA LEI DE IMIGRAÇÃO Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 25/XII/1.ª CONSAGRA O EFEITO SUSPENSIVO DOS RECURSOS PREVISTOS NA LEI DE IMIGRAÇÃO Exposição de Motivos A possibilidade de apresentar um recurso, que tenha efeito

Leia mais

ASSOCIAÃ Ã ES CONTESTAM ANTEPROPOSTA DE LEI DO GOVERNO 09-Ago-2006

ASSOCIAÃ Ã ES CONTESTAM ANTEPROPOSTA DE LEI DO GOVERNO 09-Ago-2006 ASSOCIAÃ Ã ES CONTESTAM ANTEPROPOSTA DE LEI DO GOVERNO 09-Ago-2006 Mais de 30 associações de imigrantes subscreveram um documento com propostas de alteração à nova lei de imigração, posta à discussão pública

Leia mais

ANEXO. à Decisão de Execução da Comissão. que. estabelece a lista dos documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Irlanda

ANEXO. à Decisão de Execução da Comissão. que. estabelece a lista dos documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Irlanda COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 31.7.2014 C(2014) 5338 final ANNEX 1 ANEXO à Decisão de Execução da Comissão que estabelece a lista dos documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Irlanda

Leia mais

Visto de Estada Temporária para trabalho sazonal por período superior a 90 dias (e máximo de 270 dias)

Visto de Estada Temporária para trabalho sazonal por período superior a 90 dias (e máximo de 270 dias) Visto de Estada Temporária para trabalho sazonal por período superior a 90 dias (e máximo de 270 dias) Documentação instrutória Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com)

Leia mais

Visto de Trabalho. Documentos necessários:

Visto de Trabalho. Documentos necessários: Visto de Trabalho Documentos necessários: Carta da entidade contratante a solicitar o visto, dirigida à Missão Consular de Angola, com cópia ao Serviço de Migração e Estrangeiros, devendo conter os seguintes

Leia mais

ANEXOS. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXOS. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 1.4.2014 COM(2014) 163 final ANNEXES 1 to 3 ANEXOS da Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece um visto de circulação e altera a Convenção

Leia mais

LEI DA NACIONALIDADE. Lei n.º 37/81, de 03 de Outubro (versão actualizada)

LEI DA NACIONALIDADE. Lei n.º 37/81, de 03 de Outubro (versão actualizada) 8/3/2014 :::Lei n.º 37/81, de 03 de Lei n.º 37/81, de 03 de (versão actualizada) LEI DA NACIONALIDADE Contém as seguintes alterações: - DL n.º 322-A/2001, de 14 de Dezembro - Lei Orgânica n.º 1/2004, de

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA INVESTIMENTO (ARI) GOLDEN VISA

AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA INVESTIMENTO (ARI) GOLDEN VISA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA INVESTIMENTO (ARI) GOLDEN VISA 1. Vantagens do regime de Autorização de Residência Permanente (ARI) Como contrapartida do investimento realizado em Portugal, o beneficiário

Leia mais

Terça - Feira, 12 de Agosto de 2008 Número 47 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE DIÁRIO DA REPÚBLICA S U M Á R I O ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.º 5/2008.

Terça - Feira, 12 de Agosto de 2008 Número 47 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE DIÁRIO DA REPÚBLICA S U M Á R I O ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.º 5/2008. Terça - Feira, 12 de Agosto de 2008 Número 47 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE DIÁRIO DA REPÚBLICA S U M Á R I O Lei n.º 5/2008. ASSEMBLEIA NACIONAL N.º 47 12 de Agosto de 2008 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - DIÁRIO DA REPÚBLICA

Leia mais

"Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos"

Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos "Padrão de aceitabilidade dos Documentos Comprovativos" 1. Documentos comprovativos de relação matrimonial Todos os pedidos de Autorização Especial de Permanência do agregado familiar de TNR com fundamento

Leia mais

Visto de Residência para exercício de actividade profissional subordinada

Visto de Residência para exercício de actividade profissional subordinada Visto de Residência para exercício de actividade profissional subordinada Documentação instrutória geral Requerimento em modelo próprio devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e assinado;

Leia mais

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Saúde

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Saúde VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Saúde Documentação do Requerente Formulário de pedido de visto devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e assinado; Duas fotografias 3x4 (tipo passe), atualizadas

Leia mais

COMO POSSO ENTRAR EM STP

COMO POSSO ENTRAR EM STP COMO POSSO ENTRAR EM STP Qualquer cidadão que queira entrar em São Tomé e Príncipe, deverá obter o visto numa Embaixada ou consulado de São Tomé e Príncipe no local de partida. Onde não existe poderá requerer

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº Lei. Nacionalidade

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº Lei. Nacionalidade CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Lei da Nacionalidade Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido

Leia mais

DECRETO N.º 371/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, a lei orgânica seguinte:

DECRETO N.º 371/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, a lei orgânica seguinte: DECRETO N.º 371/XII Sétima alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro (Lei da Nacionalidade), estendendo a nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro A Assembleia

Leia mais

RECOMENDAÇÃO n.º 2-A/2010

RECOMENDAÇÃO n.º 2-A/2010 Sua Excelência O Ministro da Justiça Praça do Comércio 1149-019 Lisboa Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. P-3333/09 (A5) Assunto: Requisitos relativos à concessão de nacionalidade portuguesa;

Leia mais

El Salvador Atualizado em:

El Salvador Atualizado em: SEGURANÇA SOCIAL El Salvador Atualizado em: 12-11-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas que estejam ou tenham estado sujeitas à legislação de Portugal ou de El Salvador, referida no separador

Leia mais

- Passaporte, com duas páginas em branco, válido por mais 3 meses após a data de saída prevista do Espaço Schengen;

- Passaporte, com duas páginas em branco, válido por mais 3 meses após a data de saída prevista do Espaço Schengen; Nome e Apelido do requerente: Endereço de Correio Eletrónico (Email): Contacto telefónico direto: Motivo da Visita: EQUIITO GEAI PAA TODO O EQUEENTE DE VITO IM EM FALTA Formulário (preenchido na íntegra

Leia mais

Portugal e os Estados Unidos da América gozam de excelentes relações bilaterais e ambos os Estados:

Portugal e os Estados Unidos da América gozam de excelentes relações bilaterais e ambos os Estados: PROTOCOLO ENTRE PORTUGAL E OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SOBRE O PROCESSO DE DEPORTAÇÃO DE CIDADÃOS PORTUGUESES DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E DE CIDADÃOS AMERICANOS DE PORTUGAL Declaração de princípios

Leia mais

H ADOPÇÃO 62 QUEM PODE ADOPTAR UMA CRIANÇA OU UM JOVEM? 63 O QUE DEVE FAZER PARA SE CANDIDATAR A ADOPTANTE?

H ADOPÇÃO 62 QUEM PODE ADOPTAR UMA CRIANÇA OU UM JOVEM? 63 O QUE DEVE FAZER PARA SE CANDIDATAR A ADOPTANTE? 59 O QUE É A ADOPÇÃO? H ADOPÇÃO 60 QUAIS SÃO OS REQUISITOS GERAIS DA ADOPÇÃO? 61 QUEM PODE SER ADOPTADO? 62 QUEM PODE ADOPTAR UMA CRIANÇA OU UM JOVEM? 63 O QUE DEVE FAZER PARA SE CANDIDATAR A ADOPTANTE?

Leia mais

REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO REGULAMENTO DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ARTIGO 1.º (Objecto) 1. O presente Regulamento estabelece os procedimentos aplicáveis ao período de adaptação dos cidadãos moçambicanos inscritos em Ordem ou Associação

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 906/XIII/3.ª

PROJETO DE LEI N.º 906/XIII/3.ª Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 906/XIII/3.ª ALTERA A LEI N.º 27/2008, DE 30 DE JUNHO, QUE ESTABELECE AS CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS DE CONCESSÃO DE ASILO OU PROTEÇÃO SUBSIDIÁRIA, REFORÇANDO O DIREITO

Leia mais

EMBAIXADA DE PORTUGAL PRAIA SECÇÃO CONSULAR VISTOS DE ESTUDO 2017/18. Informações Gerais

EMBAIXADA DE PORTUGAL PRAIA SECÇÃO CONSULAR VISTOS DE ESTUDO 2017/18. Informações Gerais S. R. EMBAIXADA DE PORTUGAL PRAIA SECÇÃO CONSULAR Abril/2017 VISTOS DE ESTUDO 2017/18 Informações Gerais FASES DO PROCESSO 1. Envio de listas com indicação dos candidatos: Enviadas até 14 de Julho; Para

Leia mais

DECRETO N.º 209/XIII

DECRETO N.º 209/XIII DECRETO N.º 209/XIII Alarga o acesso à nacionalidade originária e à naturalização às pessoas nascidas em território português, procedendo à oitava alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro, que aprova

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL 1 - Por força do disposto no EOA, os cidadãos de nacionalidade brasileira diplomados por qualquer faculdade de Direito do Brasil ou de Portugal,

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA INSCRIÇÃO DE ADVOGADO PROVENIENTE DA UNIÃO EUROPEIA DOCUMENTOS A ENTREGAR (Reg. Nº 232/2007, de 4 de Setembro) 1) Requerimento de inscrição (Anexo A) 2) Boletim de inscrição com a assinatura pessoal e

Leia mais

DECRETO N.º 286/XIII. Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo

DECRETO N.º 286/XIII. Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo DECRETO N.º 286/XIII Aprova medidas de contingência a aplicar na eventualidade de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo

Leia mais

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Atividade Profissional de Carácter Temporário

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Atividade Profissional de Carácter Temporário VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Atividade Profissional de Carácter Temporário Documentação do Requerente Formulário de pedido de visto devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e assinado;

Leia mais

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel:

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel: A Global Lawyers, Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados Sociedade de Advogados, R. L. resulta da fusão de vontades de vários profissionais com vasto curriculum

Leia mais

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Atividade Profissional de Carácter Temporário

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Atividade Profissional de Carácter Temporário VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Atividade Profissional de Carácter Temporário Documentação do Requerente Formulário de pedido de visto devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e assinado;

Leia mais

VISTO DE RESIDÊNCIA: Trabalho Independente

VISTO DE RESIDÊNCIA: Trabalho Independente VISTO DE RESIDÊNCIA: Trabalho Independente Documentação do Requerente Formulário de pedido de visto devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e assinado; Duas fotografias 3x4 (tipo passe),

Leia mais

I SÉRIE ÍNDICE. Ministério da Administração Interna. Ministério da Economia e do Emprego. Ministério da Saúde

I SÉRIE ÍNDICE. Ministério da Administração Interna. Ministério da Economia e do Emprego. Ministério da Saúde I SÉRIE Segunda-feira, 18 de março de 2013 Número 54 ÍNDICE Ministério da Administração Interna Decreto Regulamentar n.º 2/2013: Procede à primeira alteração ao Decreto Regulamentar n.º 84/2007, de 5 de

Leia mais

XIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Lisboa, 24 de Julho de 2008

XIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Lisboa, 24 de Julho de 2008 XIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA Lisboa, 24 de Julho de 2008 Acordo de Cooperação Consular entre os Estados Membros da Comunidade dos Países

Leia mais

A informação contida neste guia prático não dispensa a consulta da lei.

A informação contida neste guia prático não dispensa a consulta da lei. 1 Publicação do projeto INDOORS APDES cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Daphne III. Informação atualizada e de fácil consulta sobre direitos e deveres de cidadãos e cidadãs migrantes

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 3, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 3, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018 Publicado em: 28/02/2018 Edição: 40 Seção: 1 Página: 31-36 Órgão: Ministério da Justiça e Segurança Pública / Gabinete do Ministro PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 3, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018 ANEXO I - AUTORIZAÇÃO

Leia mais

Registos e Notariado. Errata

Registos e Notariado. Errata Registos e Notariado 2018 Errata Errata editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78 e 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net editora@almedina.net isbn

Leia mais

Reg. Regime Acesso à Habitação Municipal Reg. Gestão Parque Habitacional Municipal Reg Operações Realojamento Artigo 5.º Artigo 4.º Art.

Reg. Regime Acesso à Habitação Municipal Reg. Gestão Parque Habitacional Municipal Reg Operações Realojamento Artigo 5.º Artigo 4.º Art. Reg. Regime Acesso à Habitação Municipal Artigo 5.º (Condições de acesso) 1 - Os agregados familiares têm de reunir, cumulativamente, as condições prévias abaixo identificadas, para atribuição do direito

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Diário da República, 1.ª série N.º 128 5 de julho de 2018 2895 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei Orgânica n.º 2/2018 de 5 de julho Alarga o acesso à nacionalidade originária e à naturalização às pessoas nascidas

Leia mais

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Transferência de Trabalhadores

VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Transferência de Trabalhadores VISTO DE ESTADA TEMPORÁRIA: Transferência de Trabalhadores Documentação do Requerente Formulário de pedido de visto devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com) e assinado; Duas fotografias

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS E EXAMES

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS E EXAMES REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS E EXAMES (Aprovado em 1 de Fevereiro de 2010, pela Direcção da Escola de Lisboa) Artigo 1º (Objecto) O presente regulamento estabelece o regime aplicável às inscrições

Leia mais

VISTO DE RESIDÊNCIA: Fixação de Residência (para religiosos e pessoas que vivam de rendimentos próprios)

VISTO DE RESIDÊNCIA: Fixação de Residência (para religiosos e pessoas que vivam de rendimentos próprios) VISTO DE RESIDÊNCIA: Fixação de Residência (para religiosos e pessoas que vivam de rendimentos próprios) Documentação do Requerente Formulário de pedido de visto devidamente preenchido online (www.cgportugalemluanda.com)

Leia mais

LISTA DE CONTROLE PORTUGAL

LISTA DE CONTROLE PORTUGAL N Nome e apelido do requerente: Endereço de correio electrónico (Email): Motivo da visita: REQUISITOS GERAIS ARA TODOS OS REQUERENTES DE VISTO Formulário (preenchido na íntegra a computador) com 1 fotografia

Leia mais

A LEI. de 15 de Fevereiro de sobre a nacionalidade polaca. Capítulo 1. Cidadãos polacos

A LEI. de 15 de Fevereiro de sobre a nacionalidade polaca. Capítulo 1. Cidadãos polacos A LEI de 15 de Fevereiro de 1962 sobre a nacionalidade polaca Capítulo 1 Cidadãos polacos Art. 1. A data da entrada em vigor da presente lei, os cidadãos polacos são pessoas que têm a nacionalidade polaca

Leia mais

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMILIAS NUMEROSAS

REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMILIAS NUMEROSAS REGULAMENTO DO CARTÃO MUNICIPAL DE FAMILIAS NUMEROSAS PREAMBULO A Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição da República Portuguesa consideram a família como uma célula fundamental para

Leia mais

Diploma. Lei da Nacionalidade. Lei da Nacionalidade

Diploma. Lei da Nacionalidade. Lei da Nacionalidade Diploma Lei da Nacionalidade Lei da Nacionalidade A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea a) do artigo 167.º e do n.º 2 do artigo 169.º da Constituição, o seguinte: Título I Atribuição,

Leia mais

O anexo que segue não faz parte da análise e das propostas da ECRI no que se refere à situação em Portugal.

O anexo que segue não faz parte da análise e das propostas da ECRI no que se refere à situação em Portugal. O anexo que segue não faz parte da análise e das propostas da ECRI no que se refere à situação em Portugal. ANEXO A ECRI lembra que a análise que consta no seu segundo relatório sobre Portugal data de

Leia mais

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento

Recintos de Diversões Aquáticas. Licença de Funcionamento Recintos de Diversões Aquáticas Licença de Funcionamento 1. FINALIDADE A realização das atividades em recintos com diversões aquáticas (Parques Aquáticos) depende da posse de licença de funcionamento,

Leia mais

CARTA DE CAÇADOR. A carta de caçador pode ser emitida a favor dos requerentes que reunam simultaneamente as seguintes condições :

CARTA DE CAÇADOR. A carta de caçador pode ser emitida a favor dos requerentes que reunam simultaneamente as seguintes condições : CARTA DE CAÇADOR INDÍCE Requisitos para obter carta de caçador Especificações Validade Concessão, renovação, 2.ºs vias e alteração de dados Quando requerer Renovação de cartas de caçador emitidas antes

Leia mais

FAQs - Perguntas Frequentes ao StartUp Visa

FAQs - Perguntas Frequentes ao StartUp Visa FAQs - Perguntas Frequentes ao StartUp Visa P.01. O que é o StartUp Visa? R.01. O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projecto de empreendorismo

Leia mais

Curso de Ministro Eclesiástico e se torne um Bispo Templário do Brasil

Curso de Ministro Eclesiástico e se torne um Bispo Templário do Brasil Curso de Ministro Eclesiástico e se torne um Bispo Templário do Brasil www.ibemac.com.br VISTOS O QUE É? Documento concedido pelas embaixadas e consulados brasileiros no exterior que autoriza o ingresso

Leia mais

Deliberação n.º 2473/2007, de 28 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 247, de 24 de Dezembro de 2007)

Deliberação n.º 2473/2007, de 28 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 247, de 24 de Dezembro de 2007) Deliberação n.º 2473/2007, de 28 de Novembro (DR, 2.ª série, n.º 247, de 24 de Dezembro de 2007) Aprova os regulamentos sobre áreas mínimas das farmácias de oficina e sobre os requisitos de funcionamento

Leia mais

Constituição da República Portuguesa Edição Académica, 7.ª Edição Col. Legislação

Constituição da República Portuguesa Edição Académica, 7.ª Edição Col. Legislação COLEÇÃO LEGISLAÇÃO Atualizações Online orquê as atualizações aos livros da COLEÇÃO LEGISLAÇÃO? No panorama legislativo nacional é frequente a publicação de novos diplomas legais que, regularmente, alteram

Leia mais

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 36.º do Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto: Legislação Portaria n.º 1327/2004, de 19 de Outubro Publicada no D.R. n.º 246, I Série-B, de 19 de Outubro de 2004 SUMÁRIO: Regulamenta os procedimentos administrativos previstos no Decreto-Lei n.º 211/2004,

Leia mais

ESTUDANTE EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR RAZÕES HUMANITÁRIAS Mais um direito sem visto?

ESTUDANTE EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR RAZÕES HUMANITÁRIAS Mais um direito sem visto? ESTUDANTE EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR RAZÕES HUMANITÁRIAS Mais um direito sem visto? A. INTRODUÇÃO i) Direitos Em agosto, entrou em vigor um subestatuto de estudante internacional: o estudante internacional

Leia mais

SÍNTESE DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS RELATIVO À AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA INVESTIMENTO (ARI)

SÍNTESE DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS RELATIVO À AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA INVESTIMENTO (ARI) SÍNTESE DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS RELATIVO À AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PARA INVESTIMENTO (ARI) Síntese do "Manual de Procedimentos ARI" Página 1 de 19 Glossário AR Autorização de Residência ARI Autorização

Leia mais

GUIA PARA PEDIDO DE VISTO PARA A CHINA

GUIA PARA PEDIDO DE VISTO PARA A CHINA GUIA PARA PEDIDO DE VISTO PARA A CHINA 1. Como e onde posso obter o visto para a China? Terá de se deslocar à Secção Consular da República Popular da China que fica situada na Rua de São Caetano Nº2, Lapa

Leia mais