PARECER DE AUDITORIA. Prof. Eric Duarte Campos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARECER DE AUDITORIA. Prof. Eric Duarte Campos"

Transcrição

1 PARECER DE AUDITORIA Prof. Eric Duarte Campos

2 Objetivos da aula: O objetivo desta aula é esclarecer sobre o que é o parecer de auditoria e a sua importância como documento final dos trabalhos de auditoria. Além disso, compreender quais são os tipos de pareceres de auditoria existentes e quando se aplicam.

3 O que é o parecer de auditoria? É a opinião manifestada ou declarada pelo auditor em decorrência de seus exames sobre as demonstrações contábeis. Através dele, o auditor informa aos administradores, sócios, investidores e demais interessados nas informações contábeis, de forma clara e objetiva, se concorda ou não com os fatos divulgados, apresentando as respectivas razões.

4 O parecer de auditoria deve expressar de maneira clara e objetiva se as demonstrações contábeis auditadas, em todos os aspectos relevantes, na opinião do auditor, representam adequadamente ou não, consoante as peças orçamentária, patrimonial e financeira; o resultado das operações; as mutações do patrimônio líquido; as variações patrimoniais e as origens e aplicações de recursos.

5 De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, as demonstrações financeiras devem ser apresentadas com os valores do ano imediatamente anterior. Neste caso, o auditor deve emitir seu parecer abrangendo os dois exercícios sociais.

6 Na hipótese dele não ter examinado as demonstrações financeiras do ano anterior (auditadas por outros auditores ou não auditadas), esse fato deverá ser revelado em seu parecer sobre as demonstrações financeiras atuais.

7 O parecer-padrão O parecer representa o produto final do trabalho do auditor. O parecer-padrão ou limpo compreende os seguintes parágrafos:

8 9 Parágrafo referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidadesda administração e dos auditores; 9 Parágrafo referente à extensão dos trabalhos; 9 Parágrafo referente à opinião sobre as demonstrações contábeis.

9 O termo parecer énormalmente utilizado no Brasil e recomendado pelo IBRACON. Devem ser evitadas expressões tais como: certificado, atestado, etc.

10 O parecer deve ser dirigido à diretoria, ao conselho de administração ou aos acionistas. Deve-se evitar seu envio a pessoas da companhia.

11 No parecer deve constar a mesma data do término do serviço de auditoriae este deve ser assinado pelo contador responsável. No caso de companhias abertas (S/A), o contador deverá estar registrado na CVM(Comissão de Valores Mobiliários).

12 Cabe ressaltar que, em pareceres de auditoria normalmente encontra-se a palavra adequadamente e nunca a palavra exatamente, haja vista que, a característica dos trabalhos de auditoria é a seleção por amostragem, e não há a verificação de 100% das informações da companhia.

13 Por isso, ao emitir o parecer, o auditor não estará expressando sua opinião sobre as demonstrações financeiras, mas estará avaliando a adequação das demonstrações em relação ao critério estabelecido para sua elaboração, ou seja, as práticas contábeis adotadas no Brasil que compreendem as normas emanadas de:

14 Legislação societária (Lei das S.A. s Lei 6.404/76 e /07), aplicável às demais sociedades; Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, aplicáveis a todas as empresas; CVM (Comissão de Valores Mobiliários) -aplicáveis às companhias abertas;

15 BACEN (Banco Central do Brasil) - aplicáveis às instituições financeiras; Órgãos reguladores, como ANEEL, ANATEL - aplicáveis às companhias sujeitas à fiscalização destas entidades.

16 Para facilitar a análise de interpretação do parecer, sua redação é padronizada e regulamentada pelas Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, as NBC T 11, NBC T 11 IT 05, e resolução CFC 953/03.

17 Estrutura dos Pareceres de Auditoria Destinatário e data de emissão O parecer é destinado a quem contratou os serviços de auditoria. No caso de companhias abertas, o parecer é destinado aos sócios. Como será publicado juntamente com as demonstrações contábeis, será de livre acesso a toda sociedade.

18 O primeiro parágrafo O primeiro parágrafo do parecer deve identificar as demonstrações financeiras que foram auditadas e a responsabilidade assumida pelo auditor. O texto padronizado pela NBC T 11 (Normas Brasileiras de Contabilidade), alterado pela resolução CFC 953/03, deve ser redigido da seguinte forma:

19 TEXTO PADRONIZADO Examinamos os balanços patrimoniais da empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 201A e de 201B, e as respectivas demonstrações de resultado, das mutações do patrimônio líquido e das demonstrações de fluxo de caixa (DFC, que substituiu a DOAR demonstração de origem e aplicação de recursos grifo nosso), correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaborada sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações financeiras.

20 Caso o trabalho de auditoria tenha abrangido apenas um exercício social, deverá ser mencionado que demonstrações de outras datas apresentadas, juntamente com as demonstrações auditadas, foram ou não auditadas por outros auditores.

21 Parágrafo de extensão dos trabalhos Neste parágrafo, o auditor deve mencionar que o exame foi efetuado de acordo com as normas de auditoriae que apesar de ter sido realizado em base de testes, foi efetuado na extensão necessária e suficiente para a conclusão e emissão da opinião. O texto padronizado pela NBC T 11 deve ser redigido no seguinte padrão:

22 TEXTO PADRONIZADO Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o sistema contábil e de controles internos da entidade; b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgadas; c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

23 Caso tenha havido qualquer limitação no trabalho que possa comprometer a opinião a ser emitida, o auditor deve acrescentar no início do parágrafo a expressão: Exceto pelo mencionado no parágrafo 3º., nossos exames...

24 A limitação da extensão do exame pode ter vários motivos, dentre eles: O não acompanhamento da contagem física dos estoques por parte dos auditores; A não solicitação de confirmação de saldos(circularização); Demonstrações contábeis de controladas ou coligadas não auditadas, representativas de investimentos relevantes na entidade auditada; Registros contábeis inadequados;

25 Parágrafo de ressalva Após o parágrafo sobre a extensão dos trabalhos e antes do parágrafo de opinião, devem ser redigidostantos parágrafos quantas sejam as ressalvasque afetarão a opinião a ser emitida. A ressalva pode ser devido à extensão na execução dos trabalhos, ou por discordância das demonstrações contábeis em relação às práticas contábeis adotadas no Brasil.

26 Ressalva por limitação na extensão dos exames de auditoria A ressalva por limitação na extensão do exame de auditoria deve identificar o procedimento de auditoria que não foi realizado e o efeito da limitação sobre o exame efetuado e as demonstrações contábeis auditadas.

27 Exemplo:Ressalva por limitação devido à época de contratação do serviço de auditoria. Pelo fato de termos sido contratados pela empresa ABC após 31 de dezembro de 201B, não acompanhamos os inventários físicos dos estoques de 31 de dezembro de 201B e de 201A, nem foi possível firmar juízo sobre a existência dos estoques por meio de procedimentos alternativos de auditoria.

28 Todas as ressalvas emitidas deverão ser mencionadas no parágrafo de opinião, conforme apresentado no tópico a seguir:

29 Parágrafo de opinião No parágrafo de opinião, o auditor deve fazer referência às demonstrações contábeis auditadas e expressar sua opinião sobre a adequação ou não destas demonstrações para representar a situação patrimonial e financeira da empresa, de acordo com as práticas contábeis adotadasno Brasil.

30 O parágrafo de opinião também deverá ser emitido de acordo com as normas da NBC T 11. Veja exemplo a seguir:

31 Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam (ou não) adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa ABC em 31 de dezembro de 201A e de 201B, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido, e as origens e aplicações de recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

32 Tiposde Pareceres de Auditoria Existem basicamente quatro tipos de pareceres de auditoria: Parecer sem ressalvas ou limpo; Parecer com ressalvas; Parecer adverso; Parecer com negativa de opinião ou negativa de parecer.

33 Parecer limpo ou sem ressalvas É emitido quando o auditor aplicou todos os procedimentos de auditoria na extensão que julgou necessário e não encontrou qualquer fato que pudesse influenciar na opinião a ser emitida. Este parecer deve ser emitido também de acordo com a NBC T 11. Veja exemplo a seguir:

34 Parecer limpo ou sem ressalvas Examinamos os balanços patrimoniais da empresa ABC, levantados em 31 de dezembro de 201A e de 201B, e as respectivas demonstrações de resultado, das mutações do patrimônio líquido e das demonstrações de fluxo de caixa (DFC, que substituiu a DOAR demonstração de origem e aplicação de recursos grifo nosso), correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaborada sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações financeiras. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o sistema contábil e de controles internos da entidade; b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as informações contábeis divulgadas; c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa ABC em 31 de dezembro de 200A e de 200B, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido, e as origens e aplicações de recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

35 Parecer com ressalvas É apresentado quando o auditor conclui que as discordâncias ou restriçõesno escopo de um trabalho não são relevantes a ponto de determinar a emissão de um parecer adverso ou de uma negativa de opinião. É expresso quando o auditor avalia que não pode emitir parecer sem ressalvas, mas que o efeito da discordância ou da restrição de amplitude não é tão significativo que requeira um parecer adverso ou mesmo negativa de opinião.

36 No caso de emissão de um parecer com ressalvas, o parágrafo-padrão da opinião deve ser alterado de forma a deixar clara a natureza da ressalva e seu efeito sobre a situação patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as demonstrações de fluxo de caixa, se esse efeito puder ser razoavelmente determinado.

37 Outra maneira de esclarecer a natureza da ressalva seria fazer referência, no parágrafo de opinião, a uma nota explicativa ou a outro parágrafo do parecer, que descreva o motivo da ressalva. Normalmente, utilizam-se as expressões exceto e exceção na redação dos pareceres com ressalvas.

38 Parecer adverso É emitido quando o auditor realiza seus exames, mas discorda de forma significativa das demonstrações contábeis apresentadas. Ele deve emitir esse tipo de parecer quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva. Neste caso, emite opinião de que as demonstrações não representam, adequadamente, as posições patrimonial e financeira nas datas e períodos indicados. Ao emitir um parecer adverso, ele deve explicitar todas as razões e justificativas necessárias nos parágrafos intermediários, entre o escopo e a opinião. Esse fato ocorre quando o auditor constata que a transação é tão importante que não justifica a simples emissão de um parecer com ressalvas.

39 Parecer com negativa de opinião É aquele em que o auditor deixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis por não ter obtido evidência adequada para fundamentá-la, ou em face de uma restrição significativa. Porém, essa negativa não elimina a responsabilidade dele de informar qualquer fato significativo que possa influenciar a tomada de decisão dos usuários das demonstrações contábeis.

40 São exemplos de limitações impostas pela administração da entidade: Não acompanhamento da contagem física de estoques; Não solicitação de confirmação de saldos e/ou informações diretamente com devedores, credores ou outras fontes externas; Demonstrações contábeis de controladas ou coligadas não auditadas, representativas de investimentos relevantes na entidade auditada; Limitação à aplicação de procedimentos usuais de auditoria que refiram, direta ou indiretamente, a elementos importantes das demonstrações contábeis; Registros contábeis inadequados.

41 São necessárias algumas alterações no parecer com negativa de opinião, a saber:

42 A substituição da sentença Examinamos... por Fomos contratados para auditar as demonstrações contábeis... ; A eliminação da sentença do primeiro parágrafo: Nossa responsabilidade é a de expressar opinião sobre essas demonstrações contábeis ; A eliminação do parágrafo de extensão.

as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório,

as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório, NORMAS DE AUDITORIA as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório, os procedimentos de auditoria descrevem as tarefas realmente cumpridas pelo auditor, na realização do exame. CONCEITO

Leia mais

PARECER DE AUDITORIA ESTRUTURA DO PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DE AUDITORIA ESTRUTURA DO PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES 1 Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP Disciplina: Auditoria Contábil Professora: Tiza Quintas Colares. Turma: 6º CCN. Data: 15/09/2010. PARECER DE AUDITORIA ESTRUTURA DO PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 830, DE

RESOLUÇÃO CFC Nº 830, DE RESOLUÇÃO CFC Nº 830, DE 16-12-1998 APROVA A NBC T 11 - IT - 05 - PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

Laudo de Avaliação do Acervo Líquido Contábil a ser Cindido Parcial e Desproporcionalmente. Downstream Participações Ltda. Em 31 de julho de 2005

Laudo de Avaliação do Acervo Líquido Contábil a ser Cindido Parcial e Desproporcionalmente. Downstream Participações Ltda. Em 31 de julho de 2005 Laudo de Avaliação do Acervo Líquido Contábil a ser Cindido Parcial e Desproporcionalmente Downstream Participações Ltda. Por este instrumento, Ernst & Young Auditores Independentes S/S, empresa especializada

Leia mais

NBC TA APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº , de

NBC TA APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº , de NBC TA 710 - APROVAÇÃO RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.234, de 04.12.2009 Aprova a NBC TA 710 Informações Comparativas Valores Correspondentes e Demonstrações Contábeis Comparativas. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE,

Leia mais

Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivo 3 Definições 4 Requisitos. Procedimentos de auditoria Conclusões e relatórios de auditoria

Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivo 3 Definições 4 Requisitos. Procedimentos de auditoria Conclusões e relatórios de auditoria NBC TA 510 Trabalhos Iniciais, Saldos Iniciais Índice Item Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivo 3 Definições 4 Requisitos Procedimentos de auditoria 5 9 Conclusões e relatórios de auditoria

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON N 01/2012 (R1)

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON N 01/2012 (R1) COMUNICADO TÉCNICO IBRACON N 01/2012 (R1) Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis de Grupo Econômico OBJETIVO 1. Este Comunicado Técnico tem por objetivo orientar

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 04/2014

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 04/2014 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 04/2014 Orientação para emissão de relatório do auditor independente sobre as Demonstrações Contábeis Consolidadas do Conglomerado Prudencial das instituições financeiras

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016 Orientação aos auditores independentes em relação à emissão de relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis regulatórias (DCRs), elaboradas de acordo com

Leia mais

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2007 e 2006

Inepar Telecomunicações S.A. Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2007 e 2006 Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2007 e 2006 Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2007 e 2006 Conteúdo Relatório da Administração 3 Parecer dos Auditores Independentes 4-5 Balanços

Leia mais

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015

Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática. Cristiano Seguecio 21/10/2015 Auditoria Trabalhos Especiais Principais Aspectos de Aplicação Prática Cristiano Seguecio 21/10/2015 Agenda Introdução NBC TA 800 - Alcance, objetivos, requisitos, relatórios e exemplos NBC TA 805 - Alcance,

Leia mais

Demonstrações Contábeis ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE FRANCA. 31 de dezembro de 2018 e 2017

Demonstrações Contábeis ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE FRANCA. 31 de dezembro de 2018 e 2017 Demonstrações Contábeis ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE FRANCA 31 de dezembro de 2018 e 2017 com Relatório dos Auditores Independentes Este documento foi assinado digitalmente por Alexandre

Leia mais

BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A. Relatório do auditor independente. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e de 2015

BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A. Relatório do auditor independente. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e de 2015 BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A. Relatório do auditor independente Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e de 2015 WNJ/EL/LCSM 0881/17 BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A.

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 01/2016 Orientação aos auditores independentes para emissão de relatórios de asseguração razoável sobre informações financeiras pro forma preparadas para cumprimento do artigo

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004 E DE 2003 INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004 E DE 2003 INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004 E DE 2003 INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2004 E DE 2003 CONTEÚDO Parecer dos

Leia mais

Rio de Janeiro, 1º de julho de À DD. DIRETORIA DA FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL FASE RIO DE JANEIRO RJ

Rio de Janeiro, 1º de julho de À DD. DIRETORIA DA FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL FASE RIO DE JANEIRO RJ Rio de Janeiro, 1º de julho de 2019. À DD. DIRETORIA DA FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL FASE RIO DE JANEIRO RJ REF.: RELATÓRIO FINAL Nº 42/18 SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2

AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2 AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2 Palavras-Chave: Auditoria Contábil. Parecer do Auditor para uma boa Gestão. Organização. Auditoria Interna e Externa. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Furnas Centrais Elétricas S.A. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 31 de dezembro de 2010

Furnas Centrais Elétricas S.A. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 31 de dezembro de 2010 Furnas Centrais Elétricas S.A. Relatório dos auditores independentes 31 de dezembro de 2010 Relatório dos auditores independentes Aos Administradores e Acionistas Furnas Centrais Elétricas S.A. Examinamos

Leia mais

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial

Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras consolidadas do Conglomerado Prudencial Aos Acionistas e aos Administradores do Banco Caixa Geral - Brasil S.A. São Paulo - SP Opinião

Leia mais

Demonstrações Contábeis SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RECIFE 31 de dezembro de 2014 e 2013 com Relatório dos Auditores Independentes

Demonstrações Contábeis SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RECIFE 31 de dezembro de 2014 e 2013 com Relatório dos Auditores Independentes Demonstrações Contábeis SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RECIFE 31 de dezembro de 2014 e 2013 com Relatório dos Auditores Independentes 1 23/abril/2015 Aos conselheiros e administradores da SANTA CASA DE

Leia mais

NBC TA 705 MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE. INTRODUÇÃO Alcance 1. Tipos de opinião modificada

NBC TA 705 MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE. INTRODUÇÃO Alcance 1. Tipos de opinião modificada NBC TA 705 MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE Súmula INTRODUÇÃO Alcance 1 Tipos de opinião modificada 2 Data de vigência 3 OBJETIVO 4 DEFINIÇÕES 5 REQUISITOS Circunstâncias em que é necessário

Leia mais

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL - CASSI. Relatório do auditor independente

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL - CASSI. Relatório do auditor independente CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL - CASSI Relatório do auditor independente Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e 2015 AFMF/FERS/RAC/JSR 0557/17 CAIXA DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

uff ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

uff ASPECTOS INTRODUTÓRIOS uff PGCA 2017 AUDITORIA EXTERNA CONFORM E AS NORMAS BRASILEIR AS DE AUDITO RIA E O PRO CESSO DE CO NVERGÊ N CI A AO PADRÃO I NTERNACIO NAL Prof. Me. Ricardo Davi Moraes e Silva PROFESSOR R D MORAES E SILVA

Leia mais

GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM CÂNCER - GRENDACC

GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM CÂNCER - GRENDACC GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM CÂNCER - GRENDACC DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM

Leia mais

Práticas contábeis aplicáveis e apresentação das demonstrações contábeis

Práticas contábeis aplicáveis e apresentação das demonstrações contábeis NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE CTA Nº 008, DE 26.07.2013 Dá nova redação ao CTA 08 que dispõe sobre a emissão do relatório do auditor independente sobre demonstrações contábeis das Entidades Fechadas

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de novembro de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de novembro de 2007. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de novembro de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 3 0,00

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de novembro de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de novembro de 2007. FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO (CNPJ : Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de novembro de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de julho de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de julho de 2007. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de julho de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 4 0,00 Depósitos

Leia mais

REPUBLICAÇÃO DO EDITAL 002/2011 CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA CONTABEL EXTERNA POR FALTA DE PROPOSTAS TERMOS DE REFERENCIA

REPUBLICAÇÃO DO EDITAL 002/2011 CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA CONTABEL EXTERNA POR FALTA DE PROPOSTAS TERMOS DE REFERENCIA REPUBLICAÇÃO DO EDITAL 002/2011 CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA CONTABEL EXTERNA POR FALTA DE PROPOSTAS TERMOS DE REFERENCIA I. OBJETO O Objeto do presente Edital é a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 3 0,00 Depósitos

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.320/11

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.320/11 NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração deste Comunicado de CT 07 para CTA 02 e de outras normas citadas: de NBC T 3.7 para NBC TG 09; de NBC T 19.11 para NBC TG 23; de NBC T

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 5 0,00 Depósitos

Leia mais

Acer Consultores em Imóveis S/A

Acer Consultores em Imóveis S/A Acer Consultores em Imóveis S/A Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Em 30 de Junho de 2007 e 31 de Dezembro de 2006 e 2005 Parecer dos auditores independentes Aos

Leia mais

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Ilmos. Srs. Diretores e Acionistas do BANCO CLÁSSICO S.A. Opinião Examinamos as demonstrações contábeis individuais do Banco Clássico

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Administradores e Cotistas BANRISUL PATRIMONIAL FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA DE LONGO PRAZO (Administrado pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A) (1)

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Administradores, Conselheiros e Cooperados da Cooperativa de Crédito e Serviços Financeiros de Curitiba e Região Metropolitana

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2007. Código do Fundo: 41633 Nome do Fundo: ITAÚ PERSONNALITÉ RENDA FIXA PRÉ LONGO P CNPJ: 07104761000132 Administrador: BANCO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração deste Comunicado de CT 02 para CTA 01 e de outras normas citadas: de NBC T 19.11 para NBC TG 23; e de NBC T 19.18 para NBC TG 13. RESOLUÇÃO

Leia mais

BRB Banco de Brasília S.A. Demonstrações contábeis em 30 de junho de 2008 e de 2007 e parecer dos auditores independentes

BRB Banco de Brasília S.A. Demonstrações contábeis em 30 de junho de 2008 e de 2007 e parecer dos auditores independentes BRB Banco de Brasília S.A. Demonstrações contábeis em 30 de junho de 2008 e de 2007 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Administradores e Acionistas BRB Banco

Leia mais

Yara Brasil Agronegócios Ltda. Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de Mercado em 31 de maio de 2007

Yara Brasil Agronegócios Ltda. Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de Mercado em 31 de maio de 2007 Yara Brasil Agronegócios Ltda. Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de Mercado em 31 de maio de 2007 Laudo de Avaliação do Patrimônio Líquido Contábil Ajustado a Valor de

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 Março/2018 1 RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 3 0,00 Depósitos

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Mantenedores da FUNDAÇÃO PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA (1) Examinamos o balanço patrimonial da FUNDAÇÃO PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA, levantado em 31 de dezembro

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2008.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2008. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2008. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 8 0,00 Depósitos

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017

RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 fevereiro/2018 1 RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS

Leia mais

Moda Auditores Independentes S/S R. Tiradentes, n andar sala 62 - Centro Piracicaba SP Fone (19) RELATÓRIO DOS AUDITORES

Moda Auditores Independentes S/S R. Tiradentes, n andar sala 62 - Centro Piracicaba SP Fone (19) RELATÓRIO DOS AUDITORES Moda Auditores Independentes S/S R. Tiradentes, n. 1.200 6 andar sala 62 - Centro 13400-765 Piracicaba SP Fone (19) 3434-4309 RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores da IRMANDADE DA SANTA CASA

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 7 0,11

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TA 706, DE 17 DE JUNHO DE 2016

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TA 706, DE 17 DE JUNHO DE 2016 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TA 706, DE 17 DE JUNHO DE 2016 Dá nova redação à NBC TA 706 que dispõe sobre parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos no relatório do auditor independente.

Leia mais

HOLDCO PARTICIPAÇÕES LTDA.

HOLDCO PARTICIPAÇÕES LTDA. HOLDCO PARTICIPAÇÕES LTDA. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS PERÍODOS FINDOS EM 30 DE NOVEMBRO DE 2009 E 2008 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES BDO International é uma rede mundial de empresas

Leia mais

Práticas Contábeis aplicáveis e Apresentação das Demonstrações Financeiras

Práticas Contábeis aplicáveis e Apresentação das Demonstrações Financeiras Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as demonstrações financeiras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) para os exercícios que se findam em ou após 31 de dezembro de 2012.

Leia mais

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Aos Gestores da EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S/A EBC Brasília (DF)

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Aos Gestores da EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S/A EBC Brasília (DF) RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Gestores da EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S/A EBC Brasília (DF) Opinião com ressalva Examinamos as demonstrações contábeis da Empresa

Leia mais

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Administradores e Cooperados da UNIMED NOVA IGUAÇU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA. OPINIÃO Examinamos as demonstrações contábeis da UNIMED NOVA IGUAÇU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA., que

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

NPA 01 - NORMA DE PROCEDIMENTO DE AUDITORIA 01 - IBRACON. Parecer dos Auditores Independentes sobre Demonstrações Contábeis INTRODUÇÃO

NPA 01 - NORMA DE PROCEDIMENTO DE AUDITORIA 01 - IBRACON. Parecer dos Auditores Independentes sobre Demonstrações Contábeis INTRODUÇÃO NPA 01 - NORMA DE PROCEDIMENTO DE AUDITORIA 01 - IBRACON Parecer dos Auditores Independentes sobre Demonstrações Contábeis INTRODUÇÃO 1. O objetivo do presente Pronunciamento é o de orientar os auditores

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARÁ DE MINAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARÁ DE MINAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARÁ DE MINAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013. CEP 30.140-150 / Savassi BH MG -BR Twitter @consultaudi ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS

Leia mais

INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA

INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA INSTITUTO CRIAR DE TV E CINEMA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2005 E 2004 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES A BDO International é uma rede mundial de

Leia mais

Belo Horizonte, 18 de abril de 2018

Belo Horizonte, 18 de abril de 2018 Belo Horizonte, 18 de abril de 2018 Ilmos. Senhores Diretores e Conselheiros da Fundação André e Lucia Maggi Cuiabá- MT Prezados Senhores, Anexamos o Parecer Final e Conclusivo da Auditoria Externa às

Leia mais

ALL - América Latina Logística S.A. Relatório dos auditores independentes sobre a aplicação de procedimentos previamente acordados no exercício findo

ALL - América Latina Logística S.A. Relatório dos auditores independentes sobre a aplicação de procedimentos previamente acordados no exercício findo ALL - América Latina Logística S.A. Relatório dos auditores independentes sobre a aplicação de procedimentos previamente acordados no exercício findo em 31 de dezembro de 2014 Relatório dos auditores independentes

Leia mais

COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 E O PARECER DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 E O PARECER DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007 E DE 2006 E O PARECER DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Fevereiro de 2008 TELEFÔNICA - COOPERTEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2007

Leia mais

NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente

NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente Alguns aspectos sobre a NBC TA 705 e a determinação e aplicação dos diversos tipos

Leia mais

RIBEIRÃO PRETO Rua Visconde de Inhaúma, 490 Conjunto 1305 Ribeirão Preto SP Cep (16) (16)

RIBEIRÃO PRETO Rua Visconde de Inhaúma, 490 Conjunto 1305 Ribeirão Preto SP Cep (16) (16) RIBEIRÃO PRETO Rua Visconde de Inhaúma, 490 Conjunto 1305 Ribeirão Preto SP Cep 14010-100 (16) 3632.3100 (16) 3632.3111 E-mail: aguiarferes@aguiarferes.com.br Home-page: www.aguiarferes.com.br CVM 9.555

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS "DR. JOAO AMORIM" - HOSPITAL MUNICIPAL M' BOI MIRIM CNPJ. : /

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DR. JOAO AMORIM - HOSPITAL MUNICIPAL M' BOI MIRIM CNPJ. : / CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS "DR. JOAO AMORIM" - HOSPITAL MUNICIPAL M' BOI MIRIM CNPJ. : 66.518.267/0008-50 RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Opinião sobre as demonstrações

Leia mais

IX ENCONTRO DE AUDITORES

IX ENCONTRO DE AUDITORES IX ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS DO ES Relatório dos Auditores Independentes - uma análise crítica - Eduardo Assumpção IX ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS DO ES Cursos Pontuados pelo PEC do CFC Atualização

Leia mais

EDITORA INSTITUTO FERNAND BRAUDEL DE ECONOMIA MUNDIAL (Entidade sem fins lucrativos)

EDITORA INSTITUTO FERNAND BRAUDEL DE ECONOMIA MUNDIAL (Entidade sem fins lucrativos) EDITORA INSTITUTO FERNAND BRAUDEL DE ECONOMIA MUNDIAL (Entidade sem fins lucrativos) DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2002 E 2001 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES (Uso restrito) PARECER

Leia mais

SINDRATAR - SINDICATO DA INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E TRATAMENTO DE AR NO ESTADO DE SÃO PAULO

SINDRATAR - SINDICATO DA INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E TRATAMENTO DE AR NO ESTADO DE SÃO PAULO AUDITORES ASSOCIADOS S/S SINDRATAR - SINDICATO DA INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃO, AQUECIMENTO E TRATAMENTO DE AR NO ESTADO DE SÃO PAULO DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM31 DE DEZEMBRO DE 2008 ALAMEDA BARROS, 101 -

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido DMPL

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 30 de abril de 2006. Aplicações/Especificação Espécie/ Quantidade Cotação Valor Atual % Sobre Forma ( em R$ ) ( R$ Mil ) o Ativo 1.COTAS DE

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA

INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES BDO Auditores Independentes, uma empresa

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 4 0,01

Leia mais

WRI Brasil Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2017 e relatório do auditor independente

WRI Brasil Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2017 e relatório do auditor independente www.pwc.com.br Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2017 e relatório do auditor independente Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras Aos Administradores e Associados

Leia mais

Ipiranga Petroquímica S.A. Laudo de avaliação do patrimônio líquido contábil ajustado pela incorporação do patrimônio líquido contábil da COPESUL

Ipiranga Petroquímica S.A. Laudo de avaliação do patrimônio líquido contábil ajustado pela incorporação do patrimônio líquido contábil da COPESUL Laudo de avaliação do patrimônio líquido contábil ajustado pela incorporação do patrimônio líquido contábil da COPESUL Companhia Petroquímica do Sul em 31 de julho de 2008 para fins de incorporação Laudo

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 2. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 2. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

CONCESSIONÁRIA DO CENTRO ADMINISTRATIVO DO DISTRITO FEDERAL S. A. CENTRAD. Relatório do auditor independente

CONCESSIONÁRIA DO CENTRO ADMINISTRATIVO DO DISTRITO FEDERAL S. A. CENTRAD. Relatório do auditor independente CONCESSIONÁRIA DO CENTRO ADMINISTRATIVO DO DISTRITO FEDERAL S. A. CENTRAD Relatório do auditor independente Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 EAV/PMP/ASM XXXX/17 CONCESSIONÁRIA DO CENTRO

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de maio de 2008. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 2 0,00 Depósitos

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de julho de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de julho de 2007. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 4 0,00 Depósitos Bancários 4 0,00

Leia mais

Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques

Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques 1 AULA 7 de 10 2 Alegria, felicidade e emoção rumo à sua aprovação 3 ...e como é bom viver esse momento com vce poder cumprir com minha missão

Leia mais

ALL - América Latina Logística S.A. Relatório dos auditores independentes sobre a aplicação de procedimentos previamente acordados no exercício findo

ALL - América Latina Logística S.A. Relatório dos auditores independentes sobre a aplicação de procedimentos previamente acordados no exercício findo ALL - América Latina Logística S.A. Relatório dos auditores independentes sobre a aplicação de procedimentos previamente acordados no exercício findo em 31 de dezembro de 2013 Relatório dos auditores independentes

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Conselheiros do CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS São Paulo SP

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Conselheiros do CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS São Paulo SP RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Conselheiros do CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS São Paulo SP Opinião Examinamos as demonstrações contábeis doclube ATLÉTICO JUVENTUS (Entidade), que compreendem

Leia mais

Demonstrações Financeiras. RBX Comércio de Roupas S.A. 31 de dezembro de 2017 e 2016 com Relatório do Auditor Independente

Demonstrações Financeiras. RBX Comércio de Roupas S.A. 31 de dezembro de 2017 e 2016 com Relatório do Auditor Independente Demonstrações Financeiras RBX Comércio de Roupas S.A. 31 de dezembro de 2017 e 2016 com Relatório do Auditor Independente Centro Empresarial PB 370 Praia de Botafogo, 370 5º ao 10º andar - Botafogo 22250-040

Leia mais

PARQUE IBIRAPUERA CONSERVAÇÃO. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis. Em 31 de dezembro de 2015 e 2014

PARQUE IBIRAPUERA CONSERVAÇÃO. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis. Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 EAV/APN/MCM 2968/16 Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Conteúdo Relatório dos

Leia mais

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE Ilmos. Srs. Administradores e Conselheiros da POUPREV FU

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE Ilmos. Srs. Administradores e Conselheiros da POUPREV FU RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 31 DE DEZEMBRO DE 2017. Ilmos. Srs. Administradores e Conselheiros da POUPREV FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL Brasília - DF Opinião Examinamos

Leia mais

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Conselheiros e Administradores da Associação Paulista dos Amigos da Arte - APAA São Paulo, SP Opinião Examinamos as demonstrações

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1 DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2013 - SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Demonstrações Contábeis Acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes. 31 de Dezembro de 2000 e 1999

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Demonstrações Contábeis Acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes. 31 de Dezembro de 2000 e 1999 Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança Demonstrações Contábeis Acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 31 de Dezembro de 2000 e 1999 Parecer dos Auditores Independentes Aos Administradores,

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Saneamento de Goiás S.A.

Saneamento de Goiás S.A. Saneamento de Goiás S.A. Demonstrações contábeis acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes Em 31 de dezembro de 2015 Índice Página Relatório dos auditores independentes 3 Demonstrações contábeis

Leia mais

SCCI SECURITIZADORA CRÉDITOS IMOBILIARIOS S.A. Relatório dos auditores independentes

SCCI SECURITIZADORA CRÉDITOS IMOBILIARIOS S.A. Relatório dos auditores independentes SCCI SECURITIZADORA CRÉDITOS IMOBILIARIOS S.A Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis Em 30 de junho de 2013 AFMF/DEFM/AG/KG/GGA 3938/13 Tel.: +55 11 3848 5880 Rua Major Quedinho

Leia mais

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007.

Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007. Demonstração da Composição e Diversificação das Aplicações em 31 de agosto de 2007. Mercado / % sobre Aplicações/Especificação Quantidade Realização Patrimônio R$ Mil Líquido 1.DISPONIBILIDADES 3 0,00

Leia mais

REVISÃO LIMITADA DOS AUDITORES INDEPENDENTES. Aos Administradores da SBF SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA São Paulo - SP

REVISÃO LIMITADA DOS AUDITORES INDEPENDENTES. Aos Administradores da SBF SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA São Paulo - SP REVISÃO LIMITADA DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Administradores da São Paulo - SP 1. Efetuamos uma revisão limitada dos balanços patrimoniais da SBF SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA em 31 de dezembro de

Leia mais

AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE A

AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE A AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 01.01.16 A 31.12.16 COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS FUNCIONÁRIOS DO FLEURY PARECER E RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO Auditor Independente Responsável Marcelino

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

SOMAR S.A INDÚSTRIAS MECÂNICAS

SOMAR S.A INDÚSTRIAS MECÂNICAS Laudo de Avaliação Patrimonial sobre as Demonstrações Financeiras elaboradas para a data base de 30 de novembro de 2009 Laudo de Avaliação Patrimonial sobre as Demonstrações Financeiras Elaboradas na Data

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE A REVISÃO DAS INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS (ITR)

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE A REVISÃO DAS INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS (ITR) Tel.: +55 62 3283 7272 Fax: + 55 11 3045 7363 www.bdobrazilrcs.com.br Rua 5 Qd. C-4 Nº 691, 5º Andar Setor Oeste, Goiânia GO - Brasil Cep 74.115-060 GO Brasil RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE

Leia mais