Conhecendo a doutrina da Trindade
|
|
|
- Célia das Neves Lisboa
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 P á g i n a 1 Conhecendo a doutrina da Trindade Por: Rev. Francisco Macena da Costa. Neste módulo de estudos, vamos avançar no estudo da doutrina bíblica da Trindade a fim de conhecermos a revelação de Deus. Não temos a ousadia de afirmar a compreensão essencial do ser de Deus, pois tal ato é impossível a nós meros seres finitos. Contudo, com base naquilo que foi revelado nas Sagradas Escrituras afirmamos que ela nos chama a crer no único Deus, sendo que na unidade divina há três pessoas na mesma natureza. Tópicos I. A Igreja e a Trindade. A Escritura faz uso de muitas ilustrações para descrever a Igreja, porém uns dos conceitos mais enfáticos mostram que a Igreja é chamada de povo de Deus (Pai), corpo de Cristo (Filho) e Templo do Espírito Santo. "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. " (1 Pedro 2:9-10, RA) "Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo." (1 Coríntios 12:27, RA) "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 6:19, RA) Trindade não é um termo da bíblia, foi Tertuliano, o grande teólogo latino quem introduziu o conceito trinitatis ou trinitas (Trindade) na teologia. Em sua busca por termos paralelos no grego para o latim, ele criou, mas de quinhentos termos teológicos. Um exemplo disso é o termo persona que encontrou seu equivalente no termo grego hipóstase. II. O contexto dos debates em torno da doutrina da Trindade. Desde cedo, a igreja confessou a divindade de Cristo. (Mateus 16.18). É certo dizer que o interesse primitivo na doutrina de Cristo ocorreu devido às heresias gnósticas do século I. Isso levou
2 P á g i n a 2 a igreja a preservar os conceitos acerca de Deus a partir da pessoa de Cristo. Para os cristãos primitivos Jesus é plenamente Deus e homem. Negar a cristologia era desprezar o Pai e o Espírito, já que no plano da redenção é o Pai que envia o Filho e ambos enviam o Espírito. Os debates trinitários certamente foram fomentados por pelo menos fatores. O primeiro diz respeito à herança hebraica que defende o monoteísmo ético (Dt 6.4-6). Por essa razão a proclamação do Evangelho, que anuncia a plena divindade de Cristo, gerou uma celeuma entre os judeus. (Jo 8.58). Outro fator importante foi à influência cultural helênica. Os gregos tinham uma compreensão lógica e racional da realidade. Fílon de alenxandria é conhecido com aquele que fez a ponte entre helenismo e judaísmo. Assim como os gregos buscaram conciliar a mitologia e a razão através da alegoria, Fílon alegorizou várias passagens do Antigo Testamento. Ao que tudo indica muitos cristãos no primeiro século herdaram a razão dos gregos e buscaram uma compreensão racional e lógica da fé. Vejamos algumas lógicas que influenciaram alguns pensadores: ESTOICISMO HERÁCLITO ÉFESO ARISTÓTELES DE Zenão é conhecido como o pai de estoicismo. Sua compreensão extática sobre divindade foi muito influente. Heráclito afirmava que o mundo estava em constante movimento, e o que preservava a harmonia no mundo para que não virasse um caos era o logos ou razão universal. Aristóteles trouxe o conceito de ato e potência. Toda a realidade acabada, completa é o ato. Já potência é o vir- a- ser, aquilo que carrega a idéia de movimento. Podemos citar como exemplo a semente: ela é um ato enquanto semente, mas é potência, pois a semente um dia vai ser uma árvore. Esse eterno movimento da realidade mostra fragilidade e transitoriedade. Para Aristóteles quem iniciou o movimento de ato e potência foi a força propulsora que não muda, o ato perfeito ou ato puro que ele classificou como motor imóvel.
3 P á g i n a 3 Vários pensadores entenderam que o conceito grego de imutabilidade de Deus (concepção estática de Deus) era relevante. A realidade em movimento é vista como transitória e frágil (conceito de acidente). Deus é motor imóvel que esta acima de toda transitoriedade (conceito de substância). III. Tentativas de explicar a doutrina de Deus. Monarquianismo. A expressão monarquianismo significa governo de um. Essa posição procura preservar o monoteísmo, sem negar a pessoa de Cristo. Monarquianismo Dinamista. Acreditava que um poder pousou sobre Jesus quando ele foi batizado, ele era até então um homem comum. Seu poder era temporário pois quando morreu na cruz o poder o deixou. Paulo de Samosata era o maior expoente dessa doutrina que foi rejeitada pelo sínodo de Antioquia. O monarquianismo modalista (sabelianismo). Foi outra forma racional de preservar a imutabilidade, a unicidade de Deus sem desprezar a fé em Cristo. Para o modalismo, Deus é um ator que assume máscaras (personas) ou papeis diferentes. Primeiro ele assumiu o papel de Pai, depois e Filho e em seguida de Espírito. O modalismo também comprometia a Cristologia, via movimento de encarnação como uma fragilidade. O arianismo. Ário foi um monge muito influenciado pela idéias monarquianistas que procurou fazer uma nova interpretação da cristologia. Para ele Cristo era um ser intermediário entre Deus e os homens. Jesus foi criado no tempo, ou antes, do tempo, mas houve um tempo em que ele não existiu. Foi gerado do Pai, mas é apenas semelhante a Deus. Sua divindade é de semelhança e não de igualdade. Ário sacrificou a trindade. Para ele a pessoa do Espírito era uma mera força. IV. O concílio de Nicéia em 325 d.c. Apesar da conversão de Constantino o império atravessou uma grande crise política. Roma estava dividida. O lado ocidental desenvolveu a cultura latina, enquanto o lado oriental influenciado pela escola alexandrina desenvolveu a cultura greco-judaica. Os debates cristológicos agravaram a crise. Orientado por Eusébio de Nicomédia o imperador convocou o concílio de Nicéia no ano 325. Com a ajuda do quadro abaixo podemos compreender melhor os personagens e os argumentos que estavam em debate no concílio:
4 P á g i n a 4 Eusébio de Nicomédia Eusébio de Cesaréria Atanásio Defendia o arianismo Defendia uma posição intermediária entre Atanásio e Ário Defendia que Cristo é a chave hermenêutica das Escrituras. Cristo é plenamente Deus. Atanásio saiu vitorioso do concílio. Ele argumentava que se a cristologia de Ário estivesse correta e Cristo fosse uma criatura ele não podia ser nosso salvador. Se Cristo não é Deus ele não poderia ter vencido a morte. Se Cristo não for Deus todos nós somos idólatras, pois só podemos adorar a Deus, e Jesus aceitou adoração. Criação e redenção para Atanásio são dois temas que não podem ser separados. Deus é o Criador e o Redentor. Deus cria para salvar e em Cristo ele faz surgir uma nova criação. Jesus é igual ao Pai do contrário não seria nosso salvador. A obra de Cristo refaz a imagem de Deus no homem (deificação). Só Cristo pode salvar o ser humano do pecado. Com a vitória de Atanásio foi consolidada a base da doutrina trinitária, através de um credo a favor da Palavra e contra o entendimento de Ário. V. Base bíblica da trindade. Antigo Testamento As formas que se referem a Deus no plural. Gn 1.26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Gn 3.22 Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. Gn 11.7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Is 6.8//Jo 12.41; At Isaías 6:8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
5 P á g i n a 5 Novo Testamento Batismo de Jesus. Mt Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. 16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. A grande comissão. Mt Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Divindade e atributos de cada uma das pessoas Deus Jo 17.3 Ef 4.6 As três pessoas da Trindade na Bíblia. Pai Filho Espírito Jo 1. Hb 1.8,9 Sl 78.18,19 comp. At 5.3-4; 7.51 Onipotente Is Mt Fl 3.21 Ap 1.8 Eterno Sl 90.2 Jo 8.58; 17.5,54 Onipresente Am 9.2,3 Mt 18.20; Jo 3.13 Zc 4.6 Lc 1.35 Rm 15.13,19 Hb 9.14 Jo Onisciente Sl Cl 2.2 Ico 2.10,11 Criador Jr 27.5 Cl Sl 33.4 Bom Sl 86.5 Lc 10.1 Sl Santo Is 6.3 At 3.14 I Jo 2.20 Verdadeiro Dt 32.4 I Jo 5.20 Jo Sábio Dn 2.20 Cl 2.3 Ef 1.17
6 P á g i n a 6 Conclusão Segundo o testemunho das Escrituras, Deus só existe UM, contudo na natureza divina existem três pessoas. Essa é a nossa fé e por isso Confessamos: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor; concebido pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria; que padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos; que subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai Todo- Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão de pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho
LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS. Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 3 - A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA TRINDADE A doutrina da Trindade é exclusiva do Cristianismo que não pode ser entendida
Slide 2
( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as
Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio
Profissão de Fé o Credo Apostólico da Igreja O Creio O Creio ou a Profissão de Fé é um ato de expressão da doutrina preservada e ensinada pela Igreja desde a Igreja Primitiva. É no Creio de proclamamos
Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A
Doutrina a c e r c a d a : Responda: O que a Doutrina da Trindade tem a ver com: Sua salvação Sua oração Seu casamento : Deus é UM ou Deus é TRÊS? : Nossa limitação: Ó profundidade da riqueza da sabedoria
Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...
SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador
DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas
DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016
A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO
A DOUTRINA DE CRISTO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO (sec. I ao sec. IV) 1. IGREJA PRIMITIVA: Considerava Cristo como sendo humano e divino. Filho do homem e também Filho de Deus. Era considerado legítimo objeto
CREIO EM DEUS PAI Catequese com adultos Chave de Bronze
CREIO EM DEUS PAI 03-12-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze O que são os símbolos da fé? São definições abreviadas da fé, que possibilitam uma confissão comum a todos os crentes. Como surgiram
Sumário. Prefácio... 13
Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação
LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho
LIÇÃO: A TRINDADE Pr. Edvaldo Carvalho da Silva Filho [email protected] Texto-base: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós (2 Coríntios
A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA
A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu
Formas incorretas de se entender a Trindade
Formas incorretas de se entender a Trindade INTRODUÇÃO A partir do século II, começaram a aparecer na região de Alexandria (norte do Egito, que era um grande centro de estudos e debates) uma grande safra
Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3
VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por
A DOUTRINA DA TRINDADE
A DOUTRINA DA TRINDADE A Trindade, Ensinamento doutrinal de domínio no cristianismo, diz que, o Único Deus, revela-se em três pessoas divinas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Que a mesma divindade
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu
Slide 2
( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre
IGREJA CRISTÃ MARANATA A TRINDADE
IGREJA CRISTÃ MARANATA A TRINDADE TEXTOS PRINCIPAIS I João 5: 7-8 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra:
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER. Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER Capítulo 4 DA CRIAÇÃO 14/03/2017 CFWIV I. No princípio aprouve a Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para a manifestação da glória do seu eterno poder, sabedoria e bondade,
Com Maria renovamos NOSSA FÉ
Com Maria renovamos NOSSA FÉ Dom Júlio Endi Akamine, sac Com Maria renovamos nossa fé 1 REFLETINDO A fé é graça de Deus, pois o próprio Cristo declarou a Pedro, que lhe reconhecera a divindade, que esta
Heresias 4 Primeiros Séculos 1
Heresias 4 Primeiros Séculos 1 Ebionistas 2 Gnos+cismo 3 Marcionismo 4 Arianismo Credo e Confissões 1 Credo Niceno Ε em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado unigênito do Pai, isto é, da substância
6. A Trindade no Novo Testamento
6. A Trindade no Novo Testamento Pr Luciano R. Peterlevitz Tema e assunto Nessa aula, estudaremos acerca da Trindade no Novo Testamento. Os seguintes tópicos serão abordados: A revelação da Trindade no
No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.
A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram
Números 22:12; 23:8, 19 e 20.
Números 22:12; 23:8, 19 e 20. Você conhece alguém que foi marcado por palavras negativas? Você já sofreu por isso também? Deus não age assim, ele tem o prazer em nos abençoar. Você sabia que Deus tem o
FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja
CREIO EM DEUS PAI FONTES Sagrada Escritura Sagrada Tradição Magistério da Igreja DOIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA FALAR DO PAI: Escrituras Hebraicas Cristo, plenitude da Revelação Padres e Doutores da
CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26
Estudo 28 CONHEÇA O DEUS TRIÚNO João 14.26 INTRODUÇÃO Em João 17.3 Jesus afirma que a vida eterna é alcançada pelo conhecimento do único Deus verdadeiro e do próprio Jesus que foi por Deus enviado. Nesta
Quer estudar teologia com qualidade?
www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE
CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.
ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.
Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1
Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por
Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem
Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus
A expressa Imagem e a figura de Deus
A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também
Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS. O Credo explicado pelos Padres da Igreja. antologia comentada
Isidro Pereira Lamelas SIM, CREMOS O Credo explicado pelos Padres da Igreja antologia comentada Lisboa Universidade Católica Editora 2013 Índice 7 Apresentação João Duarte Lourenço 10 Siglas e abreviaturas
Lição 5 A identidade do Espírito Santo
CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera
ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.
ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.
Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira
Doutrina da Trindade Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Conceitos sobre a Trindade S Monarquianismo Deus é um único ser S S Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus)
VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE
VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:
02 DOUTRINA DE CRISTO
02 DOUTRINA DE CRISTO Curso de Teologia VnBteo Este material é de uso exclusivo do aluno. 02. Doutrina de Cristo Por Eguinaldo Hélio de Souza A cristologia englobando os títulos pelos quais Cristo é revelado
INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.
INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério
Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...
SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja
TRINITARIANISMO (parte I)
TRINITARIANISMO (parte I) A Palavra de Deus diz: Não terás outros deuses diante de mim. (Êx 20:3) Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição
Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A
Doutrina a c e r c a d o : da Doutrina: Até meados do sec. IV a doutrina do E.S. se resume a Declaração Ortodoxa testemunhada pela Igreja Primitiva por meio da fórmula batismal, do credo apostólico e no
LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo ; Isaías 40.13,14; Romanos 1.
LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo 15.11-18; Isaías 40.13,14; Romanos 1.19-20 Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo, como sempre fazia.
VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?
VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes
Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico
Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes
Cada Pessoa é plenamente Deus. Pai Filho Espírito Santo
Cada Pessoa é plenamente Deus Pai Filho Espírito Santo 1 Ele Deus Pai revela a nós, serem finitos e limitados, o essencial relativo a Sua perfeição e natureza através das Escrituras sagradas. Com essa
evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.
O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.
Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.
4 O que é uma igreja baseada em princípios?
4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir
plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).
( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos
A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS Catequese com adultos Chave de Bronze
A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS: EU CREIO. NÓS CREMOS. 26-11-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Eu creio Como podemos responder a Deus quando Ele nos aborda? Responder a Deus significa crer n
A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de
Aula 1 19/11/2014 A palavra do Senhor descarta a ideia de triteísmo (três Deuses) e de unicismo (Religião,Prática de adoração a um só Deus; Negam a existência da santa trindade.) A Trindade pode ser definida
As Últimas Coisas. Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira
As Últimas Coisas Aula 27/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Conceitos sobre a Trindade Monarquianismo Deus é um único ser Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus) no batismo
Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014
Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a
1 OBRIGADO POR FAZER O DOWNLOAD! Temos uma gama gigantesca de material de formação e espiritualidade esperando por você! Nós somos a Comunidade Católica El Shaddai e nossa missão é realizar Obras de Misericórdia
(DEUTERONÔMIO ARA)
29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)
A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)
A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança
Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)
Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço
CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ
Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações
E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (II Co 5:17)
PRIMEIROS PASSOS E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (II Co 5:17) Não existe um padrão absoluto no caminhar com Deus salvo o que
Do que vamos falar? At Fernando Leite Texto: 1Pe Mensagem: 01
Do que vamos falar? Fernando Leite Texto: 1Pe 2.9-10 07 02 2010 Mensagem: 01 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu, não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.
Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial.
Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Jesus introduziu outras ordenanças que deveriam ser praticadas pelos cristãos. O LAVA-PÉS Disse-lhe Jesus:
Encontros com pais e padrinhos Batismo
ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre
Nosso Ministério Sacerdotal
As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja
Assim, costumamos dizer que o Pai foi o Criador, o Filho, o Redentor e o Espírito Santo o Santificador, por Apropriação.
APROPRIAÇÃO - Em Teologia, a Apropriação é a atribuição de uma qualidade, um nome ou uma operação, a uma só das Pessoas da SS. Trindade. Isto, todavia, não significa que essa ação, esse nome ou operação
Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão
191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.
Apolinarianismo Como essa ideologia descreve a pessoal de Cristo? Distorções Históricas. Cristologia. Introdução à Cristologia 13/06/2011
A doutrina de Cristo segundo as escrituras Distorções Históricas O que a história da igreja primitiva fala sobre o assunto? A Igreja Primitiva Com a morte dos apóstolos, pretensos líderes cristãos se levantaram
A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3
LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos
temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.
O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus
1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações.
1. Concílio de Niceia I 2. Concílio de Constantinopla I 3. Conhecendo a Igreja e suas ações. 2013 Vivaldo Armelin Júnior www.vivajesusbr.com Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II Concílio de Niceia
COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ
Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações
1. CHAMADOS COMO FILHOS DE DEUS PARA CUMPRIRMOS O PROPÓSITO
AMPLIANDO A VISÃO ESPIRITUAL TEXTO: MATEUS Jo 15 1. CHAMADOS COMO FILHOS DE DEUS PARA CUMPRIRMOS O PROPÓSITO Imagine um pai que faz muitos investimentos na família, Ele é alguém muito interessado nos filhos.
Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: /
ESTUDOS JANEIRO/16-1ª SEMANA CÉLULA FAMILIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO Texto Bíblico: Jo 16.7, 8 e 13 O Espírito Santo não é uma mera energia ou influência de Deus. O Espírito Santo é Deus, é uma das
A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14
A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 Introdução: Uma das doutrinas bíblicas que os cristãos precisam compreender com clareza, é a doutrina relacionada a pessoa do Espírito Santo.
Texto base: Cl 2:4-11 (NVI) Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes.
Texto base: Cl 2:4-11 (NVI) Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos que só parecem convincentes. 5 Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente, e me
O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21
O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,
Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.
Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a
PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1)
Nenhuma condenação A humanidade perdeu a liberdade por estar cativa da condição proveniente da punição imposta a ofensa de Adão. Ele não ficou cativo quanto à sua vontade (livre arbítrio), e sim com relação
Lição 10 ELEIÇÃO: Soberania ou Livre Arbítrio? Textos Básicos: Deuteronômio 10.17; 1Pedro 1.2; Gênesis ; 2Pedro 3.9
Lição 10 ELEIÇÃO: Soberania ou Livre Arbítrio? Textos Básicos: Deuteronômio 10.17; 1Pedro 1.2; Gênesis 2.16-17; 2Pedro 3.9 Um enorme transatlântico deixa sua cidade, seu porto, e vai em direção a outro
Slide 2
( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para
Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás
Novo homem: O ser espiritual Introdução Mensagem:03 de 13 Data: 17/04/2011 Ação Geral Deus e a Graça comum para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol
O Espírito Santo. Ontem e Hoje
O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem
AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23
PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram
Por que. devo me batizar?
Por que devo me batizar? A bíblia ensina sobre a importância do batismo nas àguas para todos os que entregam sua vida a Jesus Cristo. Não se trata de uma opção ao cristão convertido, ou algo facultativo,
Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).
O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de
A RESTAURAÇÃO DA IGREJA. Mensagem Oito O status da igreja: o novo homem. Leitura bíblica: Ef 2:15-16; 4:22-24; Cl 3:10-11
A RESTAURAÇÃO DA IGREJA (Sábado Segunda sessão da manhã) Mensagem Oito O status da igreja: o novo homem Leitura bíblica: Ef 2:15-16; 4:22-24; Cl 3:10-11 I. A igreja, o Corpo de Cristo, é o novo homem para
4 - O propósito eterno de Deus
4 - O propósito eterno de Deus 1) Qual o propósito de Deus quando criou o homem? Deus queria uma família de muitos homens semelhantes a Ele. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja
o Sacrifício de Jesus
A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda
Slide 2
( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA
Lição 8 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRISTOLOGIA BÍBLICA Pr. Marcel Mendes Filho Texto Áureo A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 05 de Janeiro Deus eterno e todo-poderoso,pela
Introdução. Nisto sabemos...
17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e
Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.
Lição 2 Somente Deus Quem é Deus? Como Ele é? Como conhecê-lo? Vamos estudar como Ele é pela Palavra dele. O que Ele diz sobre si mesmo, o que Ele faz Jeremias 9 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o
Lição 8 para 24 de novembro de 2018
A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças
História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017
História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes
Começou na eternidade, antes da Criação. I. A pre-existência de. Jesus
Histórias do Natal Começou na eternidade, antes da Criação I. A pre-existência de Jesus 1. Nosso contexto Pós-modernismo e Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman) Tudo é relativo Nada de verdades absolutas
