DISCURSO DEPUTADO DOMINGOS SÁVIO (PSDB-MG)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCURSO DEPUTADO DOMINGOS SÁVIO (PSDB-MG)"

Transcrição

1 DISCURSO DEPUTADO DOMINGOS SÁVIO (PSDB-MG) Sr. Presidente e prezado amigo, querido Deputado Delegado Edson Moreira, meus queridos amigos, Sras. e Srs. Parlamentares, venho a esta tribuna em um momento grave da vida nacional, para que possamos fazer uma reflexão sobre o momento que vivemos, sobre nossas expectativas, sobre os anseios do nosso povo, sobre a nossa missão. Antes, porém, permitam-me fazer um breve balanço da minha vida parlamentar, da razão que me trouxe a este Parlamento, do que me motiva a acreditar que nós podemos construir um país melhor, que podemos fazer da vida pública algo do qual possamos nos orgulhar. Essa é a razão pela qual eu, um homem que veio do interior, estou nesta Casa. E, olhem, muitas vezes eu vi isso sendo dito como algo raro, alguém vir de uma origem humilde. Eu sei que a grande maioria do povo brasileiro tem uma origem humilde. A grande maioria deste Parlamento tem origem humilde. Eu, quando digo que cheguei a ir à escola de pés descalços, que enfrentei o trabalho ainda muito criança, não faço isso com demagogia, nem pedindo para mim qualquer tipo de referência, como se fosse algo sobrenatural. Isso é a vida do brasileiro. Agora, feliz daquele que tem a oportunidade de em cada momento desse sacrifício aprender que se constrói uma vida com dignidade. Para mim, a política tem que retratar isso. Ela tem que ser o estuário para onde possa se dirigir tudo aquilo que pode ser construído de bom na vida, para que dê exemplos. Talvez, falte-nos um pouco disso, neste momento da história brasileira, embora eu não tenha dúvida de que neste Parlamento há grandes exemplos de vida. Precisamos nos orgulhar do que fazemos e fazê-lo com responsabilidade, com civismo, com sentimento de missão de vida. Foi essa a escolha que eu fiz. Eu estou no sexto mandato consecutivo de vida parlamentar, tendo tido a experiência de ser Vereador, Prefeito da minha querida Divinópolis, de ter exercido duas vezes o mandato de Deputado Estadual e estar no segundo mandato de Deputado Federal.

2 Em cada momento desse, tive a felicidade de trabalhar para o meu povo, sem nunca perder a visão clara, especialmente na vivência legislativa, de que o Parlamento nos reserva algumas funções extremamente nobres, da qual devemos nos orgulhar, mas temos que ter dignidade para exercer, para poder olhar no olho de cada cidadão, para poder ser recebido com entusiasmo, quando voltamos às nossas bases. E eu posso dizer, já agradecendo ao meu povo mineiro, que é assim que eu me sinto. Em cada um desses seis mandatos, a votação cresceu. Em cada momento, tive a felicidade de preservar amigos e de ampliar o leque de relacionamentos. Fundei, com outros grandes líderes nacionais e com grandes referências para mim, de Minas Gerais, o PSDB, em Sempre fiz a minha militância política neste partido, sempre disputei por ele as eleições. Hoje sou Presidente do PSDB em Minas e tenho consciência da responsabilidade que temos como oposição a um Governo que recebe críticas não apenas nossas, mas também da grande maioria do povo brasileiro. Como eu disse, não perco de vista a noção de que ser parlamentar, ser legislador, impõe-nos a responsabilidade de representar o nosso povo, de legislar e de fiscalizar. Para representar o nosso povo, as demandas são inúmeras. As nossas emendas ficam pequenas, como o pão que tem que ser repartido para muitos filhos. Mas, ao longo desse período, tive a felicidade, não só em Divinópolis, mas também em todas as cidades em que atuo, de procurar levar recursos para os hospitais filantrópicos. As minhas emendas são assim, como um verdadeiro milagre dos pães. Nunca houve aquela decisão de pegar a emenda e coloca-la toda em uma obra. Com essas emendas, precisamos fazer um verdadeiro milagre para ajudar na saúde, como o Hospital São João de Deus, em Divinópolis, um hospital público, que estamos às vésperas de concluir, os hospitais filantrópicos em Formiga, em Carmo da Mata, em Cláudio, em Oliveira, em Bom Sucesso, em São Tiago, em São João del Rei, em Santo Antônio do Amparo, em Piumhi, em Coronel Fabriciano, em Salinas, em Taiobeiras, e por aí afora.

3 Eu não seria justo, porque não vou conseguir me lembrar, Deputado Delegado Edson Moreira. São tantos os hospitais filantrópicos que já receberam emendas do Deputado Estadual e depois do Deputado Federal, Domingos Sávio, são tantas prefeituras, sempre tendo um compromisso com a saúde, com a educação. Ajudamos a tornar pública a Universidade Estadual a UEMG, em Divinópolis, em Passos, em Ituiutaba, em Diamantina, em Carangola. Na nossa luta pelas diversas universidades federais em Minas Gerais, ajudamos a UFMG, a Universidade de São João Del Rei com campus em Divinópolis, a Universidade de Lavras, os Institutos Federais, em Salinas, onde estamos lutando pela construção do hospital veterinário, o Instituto Federal, em Divinópolis, o CEFET. Na área da segurança pública, sempre fomos parceiros da Polícia Militar, da Polícia Civil, dos Bombeiros, destinando emendas numa área muito delicada, que é a da recuperação dos dependentes químicos. No ano passado, tive a alegria de entregar 12 veículos para comunidades terapêuticas. Este ano deverão ser 15, para que possamos ajudar essas instituições que trabalham com amor, para salvar aqueles que são vítimas dessa epidemia, que é o crack, que são as drogas. Nas áreas da atividade rural, eu me orgulho de ser membro da Frente Parlamentar da Agricultura, uma parceria permanente com os sindicatos rurais, com as cooperativas, levando tratores, máquinas agrícolas, adubos. Aí então eu nem posso citar, porque são mais de, seguramente, uma centena de sindicatos e prefeituras que, ao longo desses anos, receberam o nosso trabalho. Isso me dá a alegria de poder dizer: engraçado, dizem que a classe política está em um desgaste grande. Eu estive em Carmo do Cajuru esta semana, numa exposição agropecuária, sendo abraçado pela população. Estive há poucos dias em Divinópolis, e tenho encontrado estímulo para continuar lutando por um Brasil em que eu acredito, um Brasil em que a política possa ser feita com decência, com ética, em que nós possamos priorizar, como eu disse, saúde, educação, segurança pública e a produção no meio rural.

4 Mas não nos esqueçamos de que é o poder público que tem levar infraestrutura. A parceria com as cidades me possibilitou levar recursos para asfalto para pavimentação poliédrica, para saneamento básico em diversas Prefeituras. Lá em Divinópolis mesmo agora se concluem algumas pavimentações de ruas com recursos que levamos e em várias outras cidades. Na área do esporte, ontem o Prefeito iniciava um complexo poliesportivo em Divinópolis com uma emenda de 1 milhão de reais que destinamos. Na área da cultura, ajudamos a criar aqui foi iniciativa nossa e da Frente Parlamentar da Cultura a Comissão Permanente da Cultura, que não havia nesta Casa, até o mandato passado. E assim poderíamos elencar diversas outras ações. Mas alguém poderia dizer o seguinte: Você é da Oposição. Você consegue fazer o recurso chegar à base?. Tem que ser assim! Há que haver um tratamento republicano. Não existe Deputado de primeira ou de segunda categoria. E eu era Líder do Governo Aécio Neves, na Assembleia de Minas, e ia com os Deputados do PT, nossos adversários, ao Gabinete do Secretário de Governo para que as emendas também fossem liberadas, porque não era para o bolso do Deputado; a emenda é para atender uma creche, um asilo, um hospital, uma infraestrutura. É esse o País de que nós precisamos. Ainda agora, saí de um almoço com o Vice-Presidente Michel Temer, e dizia a ele, no mesmo tom que eu estou aqui a dizer: Faço oposição, mas faço oposição responsável; faço oposição dura, com as críticas que têm que ser feitas, mas jamais obstruí, por exemplo, a votação do Orçamento nesta Casa, porque sei que é o orçamento que mantém as escolas, as universidades, os hospitais, o pagamento dos servidores públicos. E disse a ele agora, há poucos minutos: Sr. Vice-Presidente, não é justo e não merece a Oposição e creio eu que nem a base do Governo a acusação de que trabalha ou aposta no quanto pior melhor. Quem disse isso não tem o diálogo e o respeito que esta Casa e o povo brasileiro precisam ter. É preciso que haja harmonia e independência entre os poderes. E assim eu aprendi a fazer vida pública, como Vereador

5 e depois como Prefeito. E se nos cabe representar e levar os recursos que a população nos reivindica também nos cabe legislar, aperfeiçoar o processo de organização orçamentária. Foi bandeira nossa e de todo este Parlamento a regulamentação da Emenda 29 na legislatura passada, que tramitava há mais de 1 década. Tive a felicidade de contribuir para que ela fosse regulamentada, em que pese o Poder Executivo central ter se negado a dar a sua parcela e não ter aceitado os 10% da União para a saúde. Vou continuar lutando por essa bandeira seja em qual governo for. A saúde não pode ser relegada à condição de indigência, como ainda está no Brasil. Na educação, fui o primeiro Parlamentar a subscrever uma emenda defendendo 10% do PIB para a educação. Felizmente, bandeira abraçada por vários colegas de vários partidos, essa emenda se materializou e se tornou realidade. Hoje, já temos, de maneira progressiva, o crescimento dos investimentos em educação, embora o atual Governo esteja contingenciando e cortando investimentos em educação. Na mesma linha, defendemos um maior investimento na segurança pública. É de minha iniciativa a PEC da Segurança, grande Deputado Delegado Edson, que levanta essa bandeira com competência e com conhecimento. Precisamos garantir financiamento para a segurança pública. O atual Governo investe menos de 1% em segurança pública. A minha proposta é que a Constituição garanta um mínimo de 5% por parte do Governo Federal em segurança pública e um mínimo de 10% nos Estados. Aí, sim, teremos previsão orçamentária e condição de estruturar uma segurança pública unificada, um sistema nacional de segurança pública integrando a inteligência de todas as polícias para um combate organizado ao crime, que já está organizado no Brasil. O combate, não! Não está nem organizado nem financiado. Da mesma forma, estamos lutando sempre na defesa do cooperativismo. É de minha iniciativa o Projeto de Lei nº 100, que garante às cooperativas de crédito uma maior facilidade para operar com o poder público.

6 Agora, presidindo a Comissão Especial que analisa a Medida Provisória nº 675, apresentei emendas. Estarei negociando com a Senadora Gleisi Hoffmann daqui a alguns minutos para que garanta, na MP nº 675, que aumenta o imposto dos bancos, que não se aumente a incidência sobre o cooperativismo de crédito, que tem salvado a microempresa, o trabalhador e o produtor rural, com linhas de crédito mais acessíveis. Da mesma forma, é de minha iniciativa emenda a esta MP que propõe que o dinheiro que vai ser arrecadado a mais seja dividido proporcionalmente com as Prefeituras, porque defendo o municipalismo, mas não o faço só no discurso. A emenda está lá. E, como todos dizem que acham justo que os Municípios também sejam contemplados, vamos aprovar a minha emenda neste plenário e garantir que esse imposto que vai arrecadar 5 bilhões a mais dos bancos possa chegar às Prefeituras, porque é no Município que vive o cidadão, é no Município que as pessoas estão sofrendo pela falta de recurso para investir na saúde, para melhorar o salário do professor, para melhorar a remuneração dos profissionais de saúde. Mas, além de legislar, talvez a missão mais sagrada do Parlamento, para que a democracia se consolide neste País, é a de fiscalizar. A missão de fiscalizar é fundamental, e não venham chamá-la de golpe. Golpistas talvez sejam aqueles que não reconhecem a legitimidade do Tribunal de Contas da União, do Tribunal Superior Eleitoral, do próprio Supremo e do Poder Legislativo, no exercício pleno das suas funções. Esses, sim, são golpistas: acham-se acima da lei, acima do bem e do mal. Nós temos a missão de fiscalizar. No início deste ano, eu dei uma declaração a uma emissora de rádio comemorando, lá na minha querida Divinópolis, que havíamos conseguido o número de assinaturas suficientes para instalar novamente a CPI da PETROBRAS. Fazia isso inclusive em contrapartida à declaração de outros Deputados da base do Governo, que diziam que não, não tinham assinado a CPI da PETROBRAS porque aquilo era choro de derrotado, de quem perdeu a eleição, que não havia mais nada a ser investigado, que estava tudo bem. E nós dizíamos: Não, não está tudo bem. As investigações têm que continuar.

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro

Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro Democracia e Sistema Eleitoral Brasileiro A democracia que conhecemos atualmente é um sistema político e governamental em que os cargos políticos são definidos através do voto. O seu oposto é a ditadura,

Leia mais

Como funciona o governo?

Como funciona o governo? Como funciona o governo? Divisão dos poderes Executivo Presidente, governadores, prefeitos, ministros, secretários Legislativo Senadores, deputados federais e estaduais, vereadores Judiciário Supremo Tribunal

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril Samir Oliveira Co nfira abaixo as principais propostas contidas no relatório sobre a reforma política que poderá ir a votação nos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 73 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Samuel Pereira continuará trabalhando pela família

Samuel Pereira continuará trabalhando pela família Samuel Pereira continuará trabalhando pela família Casado, pai de três filhas, Samuel Pereira está no segundo mandato e conseguiu se reeleger para ocupar o cargo em 2017. Evangélico da Igreja Assembleia

Leia mais

SÓSTENES. CAVALCANTE Deputado Federal

SÓSTENES. CAVALCANTE Deputado Federal SÓSTENES CAVALCANTE Deputado Federal 2 420 Requerimentos Apresentados 578 Proposições Deputado presente e atuante Eleito pelo Rio de Janeiro com 104.697 eleitores, o deputado federal Sóstenes Cavalcante

Leia mais

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes

Cartilha Política para Crianças e Adolescentes Cartilha Política para Crianças e Adolescentes A política é fundamental para todos nós, porque é através dela que as decisões que podem melhorar ou piorar nossas vidas são tomadas. Isto porque vivemos

Leia mais

28/04/2018. Discurso do Presidente da República

28/04/2018. Discurso do Presidente da República , Michel Temer, durante a solenidade de Abertura Oficial da 84ª Exposição Internacional de Gado Zebu - ExpoZebu 2018 Ribeirão Preto/SP, 28 de abril de 2018 Muito obrigado. Quero saudar rapidamente o nosso

Leia mais

Cotas para mulheres?

Cotas para mulheres? Cotas para mulheres? Direito: PEC propõe alterar a Constituição Federal para que, nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas dos Estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e

Leia mais

Sistema Político Brasileiro, Democracia e Sistema Eleitoral

Sistema Político Brasileiro, Democracia e Sistema Eleitoral Sistema Político Brasileiro, Democracia e Sistema Eleitoral Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Economia Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero Programa de Estudos Pós-Graduados em Política

Leia mais

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega

19/08/17. Atualidades. Projeto de Reforma Política. Prof. Grega Atualidades Projeto de Reforma Política A Comissão Especial da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15/08/2017) a votação das emendas da parte da reforma política que necessita de alterações

Leia mais

Entrevista: Heitor Purger, vereador líder do governo na Câmara Municipal

Entrevista: Heitor Purger, vereador líder do governo na Câmara Municipal Entrevista: Heitor Purger, vereador líder do governo na Câmara Municipal Em entrevista ao JORNAL DA REGIÃO (JR), o vereador Heitor Purger (HP), líder do governo na Câmara Municipal, destaca um pouco do

Leia mais

TIPO DE TRABALHO: FALA DO PRESIDENTE SOLICITANTE: SECRETARIA-GERAL DA MESA

TIPO DE TRABALHO: FALA DO PRESIDENTE SOLICITANTE: SECRETARIA-GERAL DA MESA TIPO DE TRABALHO: FALA DO PRESIDENTE SOLICITANTE: SECRETARIA-GERAL DA MESA EVENTO: Solicito discurso do Presidente Rodrigo Maia para a Sessão Solene do Congresso Nacional para a inauguração da 1ª Sessão

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

POSSE DA NOVA GESTÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DISCURSO. Tribunal Superior Eleitoral Brasília - DF

POSSE DA NOVA GESTÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DISCURSO. Tribunal Superior Eleitoral Brasília - DF POSSE DA NOVA GESTÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DISCURSO Tribunal Superior Eleitoral Brasília - DF 06.02.2018 Claudio Lamachia Presidente Nacional da OAB 1 Senhoras e senhores, Winston Churchill dizia

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

Entrevista: Paulo Barros, prefeito do município de Bom Jardim

Entrevista: Paulo Barros, prefeito do município de Bom Jardim Entrevista: Paulo Barros, prefeito do município de Bom Jardim Do período da tragédia de janeiro de 2011 até a supostas pretensões políticas para este ano, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros (PB), concede

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Discurso Dra. Christiane Cidadã Honorária Cataguases

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Discurso Dra. Christiane Cidadã Honorária Cataguases DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS Discurso Dra. Christiane Cidadã Honorária Cataguases Inicialmente, gostaria de agradecer e cumprimentar o Vereador Serafim Couto Spindola pela iniciativa de

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES O TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA

RELATÓRIO DE AÇÕES O TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA RELATÓRIO DE AÇÕES O TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA Mirassol D Oeste SUMÁRIO Aquisições e projetos Pág. Pavimentação e recuperação das vias urbanas 03 Construção de praça - parque morumbi Qualidade das estradas

Leia mais

MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS.

MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS. PRESTAÇÃO DE CONTAS 2017 RETORNO DOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HOSPITAL MUNICIPAL. V ocê sabia que durante anos, nossa cidade ficou sem a realização de cirurgias? E durante esse período, quem precisou

Leia mais

Papel do Vereador. * Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal. Priscila Lapa Valério Leite

Papel do Vereador. * Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal. Priscila Lapa Valério Leite Papel do Vereador * Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal Priscila Lapa Valério Leite Este caderno é uma publicação da União dos Vereadores de Pernambuco, entidade representativa de Câmaras e

Leia mais

JUCELINO BOIADEIRO 43600

JUCELINO BOIADEIRO 43600 JUCELINO BOIADEIRO PV- 43.600 Compromisso em fiscalizar Quem é Jucelino Boiadeiro? Jucelino Alves de Morais (Jucelino Boiadeiro) é pioneiro na cidade de Rolim de Moura, onde mora a mais de 25 anos, trabalhou

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

CÂMARA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO CÂMARA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO PRAÇA PADRE JOSÉ, 100 CENTRO - FONE: (35) 3861-1864 TELEFAX: (35) 3861-2118 CEP 37.250-000 NEPOMUCENO MINAS GERAIS PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 55/2015 AUTORIZA CONCESSÃO

Leia mais

DEBATE MENSAL COM O PRIMEIRO-MINISTRO. Tema: Desenvolvimento local e regional. Intervenção de abertura

DEBATE MENSAL COM O PRIMEIRO-MINISTRO. Tema: Desenvolvimento local e regional. Intervenção de abertura DEBATE MENSAL COM O PRIMEIRO-MINISTRO Tema: Desenvolvimento local e regional Intervenção de abertura Senhor Presidente da Assembleia Nacional, Senhoras e Senhores Ministros, O Parlamento cabo-verdiano

Leia mais

Olá, meus amigos. Sou o Coronel Prettz e dediquei 27 anos da minha vida à Segurança Pública de Rondônia. Quem acompanhou meu trabalho sabe que fiz

Olá, meus amigos. Sou o Coronel Prettz e dediquei 27 anos da minha vida à Segurança Pública de Rondônia. Quem acompanhou meu trabalho sabe que fiz Olá, meus amigos. Sou o Coronel Prettz e dediquei 27 anos da minha vida à Segurança Pública de Rondônia. Quem acompanhou meu trabalho sabe que fiz diferença por onde passei. Trabalhei para humanizar nossa

Leia mais

Senado pode votar nesta terça-feira decisão do STF que afastou Aécio Neves

Senado pode votar nesta terça-feira decisão do STF que afastou Aécio Neves O Senado poderá colocar em votação, nesta terça-feira (3), a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar e impôs a ele recolhimento

Leia mais

Acompanhe o trabalho do nosso Deputado.

Acompanhe o trabalho do nosso Deputado. Acompanhe o trabalho do nosso Deputado. erosbiondini Edição Digital 2017 Nº 2 Eros é eleito relator de comissão contra as drogas 10ª Marcha pela Vida e contra o Aborto em Brasília Projeto insentiva ressocialização

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Formas de Governo e Regimes Políticos. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Formas de Governo e Regimes Políticos ESTADO Estado é a corporação de um povo, assentada num determinado território e dotada de um poder originário de mando. (Jellinek) Formas e Sistemas de Governo Pode-se

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

29/03/2006. Discurso do Presidente da República

29/03/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita às futuras instalações do campus da Universidade Federal do Estado de São Paulo Guarulhos-SP, 29 de março de 2006 Meus queridos e minhas queridas companheiras da

Leia mais

CPI - ENERGIA ELÉTRICA

CPI - ENERGIA ELÉTRICA CPI - ENERGIA ELÉTRICA 22.06.2016 AUDIOTEXT SERVIÇOS E CIA. LTDA. - ME 1 CPI - ENERGIA ELÉTRICA 22.06.2016 O SR. PRESIDENTE - CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Número regimental, declaro aberta a 8ª Reunião da

Leia mais

Acompanhe o trabalho do nosso Deputado.

Acompanhe o trabalho do nosso Deputado. Acompanhe o trabalho do nosso Deputado. erosbiondini Edição Digital 2017 Nº 4 Projeto das Santas Casas é aprovado na câmara Deputado vota contra a criação do Fundo Eleitoral para financiar campanhas Eros

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Diário da Sessão n.º 062 de 13/11/02 O ponto seguinte da nossa ordem de trabalhos refere-se ao Pedido de Urgência e Dispensa de Exame em Comissão da Proposta de Decreto Legislativo Regional que aplica

Leia mais

Brasil: Conjuntura política. Cristiano Noronha. 1 Arko Advice Abril 2016

Brasil: Conjuntura política. Cristiano Noronha. 1 Arko Advice Abril 2016 Brasil: Conjuntura política Cristiano Noronha 1 Arko Advice Abril 2016 Contexto Político Contexto Econômico Baixa popularidade (aprovação de 9%-11%) Dúvidas sobre conclusão do mandato Denúncias de corrupção

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

Senhor Presidente do Supremo Tribunal. Senhoras e Senhores Vice-Presidentes da. Senhora Procuradora-Geral da República,

Senhor Presidente do Supremo Tribunal. Senhoras e Senhores Vice-Presidentes da. Senhora Procuradora-Geral da República, Senhor Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Senhores Ministros, Senhoras e Senhores Vice-Presidentes da Assembleia da República, Senhora Procuradora-Geral da República, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

Além das críticas ao. Antonio Anastasia

Além das críticas ao. Antonio Anastasia Entrevista Antonio Anastasia Senador culpa o PT pela crise e tem dúvidas de que o partido que está há 13 anos no poder consiga tirar o país das dificuldades atuais Foto: Fredericus Augustus Além das críticas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 72 Discurso na solenidade de descerramento

Leia mais

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015

mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 mesa: Reforma Política e Democracia Emerson Urizzi Cervi UFPR 20/05/2015 DIAGNÓSTICO Comissão Especial de fevereiro a maio de 2015 Relator: Marcelo Castro (PMDB-PI) -Foram realizados Seminários em assembleias

Leia mais

UM NORTE PARA A PERIMETRAL. Senhor Presidente, ao longo de sua formação, alguns anseios, que vão se

UM NORTE PARA A PERIMETRAL. Senhor Presidente, ao longo de sua formação, alguns anseios, que vão se Discurso proferido pelo Deputado GERALDO RESENDE (PMDB-MS), em sessão no dia 29/04/2009. UM NORTE PARA A PERIMETRAL Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Cada país, Estado ou município acalenta,

Leia mais

Constituição Brasileira Completa 30 Anos

Constituição Brasileira Completa 30 Anos 30 anos da constituição Federal Constituição Brasileira Completa 30 Anos A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do art. 27, ao caput do art. 28, ao inciso I do art. 29, ao parágrafo único

Leia mais

se faz RENOVACAO COM ATITUDES

se faz RENOVACAO COM ATITUDES RENOVACAO se faz COM ATITUDES 2 Cauê Macris RESPEITO POR SÃO PAULO Em seu segundo mandato como deputado estadual, Cauê Macris foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e deu

Leia mais

OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016

OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016 OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016 CONTRUÇÃO DA PROPOSTA e PROCESSO LEGISLATIVO Delegacia Sindical de Brasília - Sindifisco Nacional Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da

Leia mais

Para dar seu voto consciente, o eleitor deverá:

Para dar seu voto consciente, o eleitor deverá: Neste ano teremos eleições gerais, para elegermos nossos representantes nas três esferas de Governo: municipal, estadual e federal. Numa democracia representativa, a escolha de prefeitos, governadores,

Leia mais

Declaração Politica Início de Nova Sessão Legislativa Berto Messias - Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores

Declaração Politica Início de Nova Sessão Legislativa Berto Messias - Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores 1 Declaração Politica Início de Nova Sessão Legislativa Berto Messias - Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores Senhora Presidente, Sras e senhores deputados Sra Secretária, Senhores membros do governo,

Leia mais

10 anos do Estatuto do Idoso

10 anos do Estatuto do Idoso GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 1/10/2013 15 DISCURSO 10 anos do Estatuto do Idoso Sr. Presidente da Câmara Municipal, colegas Vereadores, telespectadores da TV Câmara, Boa Tarde. Hoje completamos

Leia mais

24/11/2015 Reajuste do IPTU para 2016

24/11/2015 Reajuste do IPTU para 2016 Giro 24/11/2015 06:00 Jarbas Rodrigues Jr. Com votos do PMDB, Prefeitura deve aprovar reajuste do IPTU para 2016 Os sete votos da bancada do PMDB na Câmara de Goiânia devem definir o tamanho do reajuste

Leia mais

Acompanhe o trabalho do nosso Deputado.

Acompanhe o trabalho do nosso Deputado. Acompanhe o trabalho do nosso Deputado. erosbiondini Edição Digital 2017 Nº 1 Contra a Reforma da Previdência Eros e Ministro da Justiça visitam APAC de Paracatu Cidades mineiras recebem ônibus escolares

Leia mais

O que é Estado Moderno?

O que é Estado Moderno? O que é Estado Moderno? A primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo,

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 29 de março de 2019.

Clipping de notícias. Recife, 29 de março de 2019. Clipping de notícias Recife, 29 de março de 2019. Resumo do Plenário desta quinta-feira da Assembleia Legislativa de Pernambuco Por Didi Galvão - 29 de março de 2019 0 Fonte: Radio Alepe O deputado Fabrizio

Leia mais

Resposta do Deputado Federal Bernardo Santana ao reclamos.

Resposta do Deputado Federal Bernardo Santana ao reclamos. 1 de 6 05/03/2012 09:32 Major Ezequiel - Minas Gerais Major Ezequiel, escondido entre as montanhas das Gerais, aninhado bem nos longes das distâncias. Lugar que venceu as mudanças e diz ao tempo que pr

Leia mais

E agora, Brasil? saúde

E agora, Brasil? saúde (//www.folha.uol.com.br/) E agora, Brasil? saúde Um retrato da saúde no Brasil Semináriosfolha Renúncia fiscal e emenda parlamentar barram avanço do SUS Redução do orçamento e má distribuição de recursos

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS ESCOLA DO LEGISLATIVO FUNÇÕES DO PODER LEGISLATIVO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS ESCOLA DO LEGISLATIVO FUNÇÕES DO PODER LEGISLATIVO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS ESCOLA DO LEGISLATIVO FUNÇÕES DO PODER LEGISLATIVO Palestrante: Antônio José Calhau de Resende Funções do Poder Legislativo Função legislativa Função fiscalizadora

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

O caso de São Tomé e Príncipe. Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional

O caso de São Tomé e Príncipe. Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional O caso de São Tomé e Príncipe Direção de Serviços de Apoio Parlamentar e Documentação Assembleia Nacional «Não há governo seguro sem forte oposição» Benjamin Disraeli Parlamento insere-se no aparelho do

Leia mais

AS QUESTÕES DA DEFESA E O CONGRESSO NACIONAL

AS QUESTÕES DA DEFESA E O CONGRESSO NACIONAL AS QUESTÕES DA DEFESA E O CONGRESSO NACIONAL João Paulo Batista Botelho Consultor Legislativo do Senado Federal 10/4/2014 OBJETIVO Apresentar aspectos gerais do Poder Legislativo brasileiro e seu papel

Leia mais

SAIBA MAIS: /

SAIBA MAIS:  / PIRAJU: MADALENA TRATA DE QUESTÕES DO PARANAPANEMA E DA CANOAGEM Na sexta-feira, dia 7 de julho, estivemos reunidos com Leandro Nunes, presidente da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, e com o

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº DE 2017

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº DE 2017 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº DE 2017 Estabelece normas sobre o tratamento protocolar escrito e oral, destinado ou referente aos detentores de cargos públicos. Art. 1º. No conteúdo de correspondências destinadas

Leia mais

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Pesquisa entre os Congressistas Campo: 4 a 8 de Fevereiro Divulgação: 11 de Fevereiro Público: Congressistas Conteúdo da Apresentação 1. Metodologia 2. Apoio à Reforma da Previdência

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

Os 10 países mais corruptos do mundo e os menos desonestos

Os 10 países mais corruptos do mundo e os menos desonestos Os 10 países mais corruptos do mundo e os menos desonestos Países mais corruptos Pontuação / 100 Somália 10 Sudão do Sul 11 Coreia do Norte 12 Síria 13 lêmen 14 Sudão 14 Líbia 14 Afeganistão 15 Guiné Bissau

Leia mais

'Gravações mostram que houve conspiração criminosa contra a ordem democrática'

'Gravações mostram que houve conspiração criminosa contra a ordem democrática' Para o professor Aldo Fornazieri, integrantes do PSDB, PMDB e do Judiciário são cúmplices no golpe. Ele propõe a formação de um tribunal popular para julgar os envolvidos São Paulo Para o professor da

Leia mais

Expediente: Gabinete do Deputado Distrital RICARDO VALE PT/DF

Expediente: Gabinete do Deputado Distrital RICARDO VALE PT/DF Expediente: Gabinete do Deputado Distrital RICARDO VALE PT/DF Câmara Legislativa do DF, Gabinete 1, Praça Municipal, Q. 02, LT. 05, CEP: 70094-902, Brasília (DF), Telefone: +55 61 3348-8012 Fax: +55 61

Leia mais

Sr. Presidente, Sras. Srs. Deputados, Sra. Srs. Membros do Governo,

Sr. Presidente, Sras. Srs. Deputados, Sra. Srs. Membros do Governo, Sr. Presidente, Sras. Srs. Deputados, Sra. Srs. Membros do Governo, Permitam-me, em primeiro lugar e, na primeira vez, que subo a esta tribuna, nesta legislatura, que dirija uma palavra de apreço a todos

Leia mais

f^isf""w^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete Vereador Robert 1903/2QÍ4 EXMO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

f^isfw^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA Gabinete Vereador Robert 1903/2QÍ4 EXMO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA f^isf""w^_~'(. CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA 1903/2QÍ4 REQUERIMENTO N 2014 Requer que seja outorgada a MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA ao Exmo. Sr. Engenheiro Aldenor Figueiredo Brito, Presidente Estadual do

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

UM CORAÇÃO VOLUNTÁRIO PORQUE VOLUNTARIADO IMPORTA!

UM CORAÇÃO VOLUNTÁRIO PORQUE VOLUNTARIADO IMPORTA! UM CORAÇÃO VOLUNTÁRIO PORQUE VOLUNTARIADO IMPORTA! a Silvia Desafios que o voluntariado enfrenta Consolidação da vocação transformadora do voluntariado por meio de práticas contínuas e permanentes, com

Leia mais

Gustavo Mitre e o ex-ministro

Gustavo Mitre e o ex-ministro Rádio Líder FM estreia programa de esportes com renomado radialista da Itatiaia Um coquetel marcou o lançamento do programa de esportes da Rádio Líder FM, que vai ser comandado pelo renomado radialista

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES O TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA

RELATÓRIO DE AÇÕES O TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA RELATÓRIO DE AÇÕES O TRABALHO QUE FAZ A DIFERENÇA Salto do Céu SUMÁRIO Aquisições e projetos Pág. Revitalização das calçadas 03 Ambulância para a saúde pública 04 Atuação parlamentar 05 Atuação parlamentar

Leia mais

Lei Maria da Penha completa 8 anos

Lei Maria da Penha completa 8 anos 1 GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 6/08/2014 DISCURSO 15 Lei Maria da Penha completa 8 anos Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da Tv Câmara São Paulo. Boa tarde. anos. Amanhã

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP)

CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) PROF. DR. FERNANDO LIMONGI (USP E CEBRAP) Motivação Com o correr desta campanha eleitoral cresceram as dúvidas sobre os rumos do sistema político brasileiro: Para alguns analistas, a competição política,

Leia mais

DA JUSTIÇA DE PAZ: sua história e as funções do Juiz de Paz no novo ordenamento jurídico brasileiro pós Constituição da República de 1988.

DA JUSTIÇA DE PAZ: sua história e as funções do Juiz de Paz no novo ordenamento jurídico brasileiro pós Constituição da República de 1988. DA JUSTIÇA DE PAZ: sua história e as funções do Juiz de Paz no novo ordenamento jurídico brasileiro pós Constituição da República de 1988. Arthur de Almeida Quaresma (Oficial de Registro Civil de Barão

Leia mais

QUEM É O PROFESSOR BERTONCELLO

QUEM É O PROFESSOR BERTONCELLO APRESENTAÇÃO Considerando as atribuições de um deputado estadual, cuja principal é legislar, entendemos que os eleitos, devem propor projetos de lei que representem os interesses da população, não os próprios

Leia mais

POR DENTRO DO MANDATO

POR DENTRO DO MANDATO POR DENTRO DO MANDATO BALANÇO ATÉ OUT/2017 Marco Antônio Cabral DEPUTADO FEDERAL Minha trajetória à frente da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro teve início em 2015 e os trabalhos

Leia mais

Veja o que a PEC do teto significa para o Brasil

Veja o que a PEC do teto significa para o Brasil BRASIL Veja o que a PEC do teto significa para o Brasil O texto-base foi aprovado em primeiro turno de votação, mas para começar a valer precisará ser aprovada em segundo turno e depois ser submetida ao

Leia mais

Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo. Boa tarde.

Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo. Boa tarde. GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 11/11/2014 15 DISCURSO Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga novos dados da violência no Brasil (Plano para contenção no avanço dos homicídios é baseado

Leia mais

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS

PASSATEMPOS CAÇA-PALAVRAS Desafio 1 Em cinco minutos, tente encontrar 13 palavras relacionadas à educação cívica e cidadania. Horizontais 7 Palavras Verticais 6 palavras Desafio 2 Neste desafio, as palavras estão escondidas na

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº1646/03, de 26 de Junho de 2003.

LEI MUNICIPAL Nº1646/03, de 26 de Junho de 2003. LEI MUNICIPAL Nº1646/03, de 26 de Junho de 2003. Dispõe sobre a criação, estruturação e funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento - COMUITA e dá outras providências. WOLMIR ÂNGELO DALL`AGNOL,

Leia mais

Eduardo Paes e Filipe Pereira debateram saúde no SinMed/RJ

Eduardo Paes e Filipe Pereira debateram saúde no SinMed/RJ Eduardo Paes e Filipe Pereira debateram saúde no SinMed/RJ Dando continuidade aos debates com os candidatos a Prefeito do município do Rio de Janeiro, o SinMed/RJ recebeu, no último dia 14/8/08, Eduardo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA cmrarolandia.pr.gov.br

CÂMARA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA cmrarolandia.pr.gov.br CÂMARA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA cmrarolandia.pr.gov.br Data: 27/01/2016 Hora: 00:00:00 A cidade de Rolândia comemorara nesta quinta-feira (28) 72 anos de aniversário. Rolândia ficou mais jovem após um Projeto

Leia mais

ATO DEMOCRÁTICO DOS PROFISSIONAIS

ATO DEMOCRÁTICO DOS PROFISSIONAIS Associação de Praças do Estado do Paraná, pessoa jurídica de direito privado, reconhecida e declarada como Entidade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, regidas por normas de direito privado, não

Leia mais

O Sr. NELSON MARQUEZELLI (PTB-SP) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho

O Sr. NELSON MARQUEZELLI (PTB-SP) pronuncia o seguinte. discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho O Sr. NELSON MARQUEZELLI (PTB-SP) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, venho a esta tribuna para destacar e parabenizar um homem que é exemplo de trabalho e

Leia mais

Caderno de Atividade

Caderno de Atividade Caderno de Atividade Oi, Tudo bem contigo? O meu Objetivo com este Caderno de Atividades é ajudar você descobrir os seus talentos! Ou pelo menos iniciar esta jornada... Talvez você já tenha ouvido ou

Leia mais

Discurso para a sessão solene sobre o manifesto em defesa do Supremo Tribunal Federal

Discurso para a sessão solene sobre o manifesto em defesa do Supremo Tribunal Federal 1 Discurso para a sessão solene sobre o manifesto em defesa do Supremo Tribunal Federal O Supremo Tribunal Federal - instituição centenária - é essencial para o Estado Democrático de Direito. Ele é o guarda

Leia mais

BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional

BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional BLUMENAU: SITUAÇÃO FINANCEIRA A economia dos municípios depende do cenário nacional - A arrecadação municipal (transferências estaduais e federais) vem crescendo abaixo das expectativas desde 2013. A previsão

Leia mais

Deixe a sua fé e a sua força transformar o mundo. Frederico França

Deixe a sua fé e a sua força transformar o mundo. Frederico França Deixe a sua fé e a sua força transformar o mundo. Frederico França BIOGRAFIA Ele é de Pernambuco, o Leão do Norte. Frederico França nasceu em Belém do São Francisco - PE e veio para o Recife muito jovem,

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 132 13 a 16 de outubro de 2016 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61)

Fundação da Ordem Social - SHIS QL 26, CONJUNTO 1 CASA 17 CEP Brasília DF (61) Análise de Conjuntura Política Cenário Nacional - Semana 14.08 18.08 Poder Executivo: o Alteração da Meta Fiscal: Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciaram

Leia mais

Não à Reforma da Previdência!

Não à Reforma da Previdência! Não à Reforma da Previdência! O anúncio da Reforma da Previdência foi feito pelo presidente Michel Temer e pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles, a líderes do

Leia mais

FREIXO, M. Entrevista.

FREIXO, M. Entrevista. FREIXO, M. Entrevista. 141 A l e t h e s Alethes: Per. Cien. Grad. Dir. UFJF., v. 05, n. 07, pp. 143-145, mai., 2015 142 A l e t h e s FREIXO, M. Entrevista. Entrevista com Marcelo Freixo Marcelo Freixo

Leia mais

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES ELEIÇÕES 2018 PRESIDENTE (04 anos) 1 reeleição GOVERNADOR (04 anos) 1 reeleição SENADOR (08 anos) sem limite DEPUTADO FEDERAL (04 anos) sem limite DEPUTADO ESTADUAL/DISTRITAL (04 anos) sem limite PRINCIPAIS

Leia mais

A nossa instituição parlamentar continua a suscitar, por esse mundo fora e também no nosso pequeno mundo, sentimentos e paixões fortes. Ainda bem.

A nossa instituição parlamentar continua a suscitar, por esse mundo fora e também no nosso pequeno mundo, sentimentos e paixões fortes. Ainda bem. 1 A nossa instituição parlamentar continua a suscitar, por esse mundo fora e também no nosso pequeno mundo, sentimentos e paixões fortes. Ainda bem. Há quem lembre e bem que são os deputados que têm legitimidade

Leia mais

JF 1 TEM AUMENTO DE 8,51%

JF 1 TEM AUMENTO DE 8,51% Com Base nos critérios da EC 95 De 2016 a 2018 JF 1 TEM AUMENTO DE 8,51% NO ORÇAMENTO SEM AS DESPESAS DE PESSOAL BENEFÍCIOS SOCIAIS DE APENAS 5,60% ASSISTÊNCIA MÉDICA DIMINUIÇÃO DE 1,33% Com base nos critérios

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 30/11/2010 Produção Ascom Hoje em Dia 30/11/2010 Classificados/Agronegócio Tribuna de Minas 28/11/2010 Juiz de Fora Tribuna de

Leia mais