1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS"

Transcrição

1 1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. Como poderíamos explicar a divisão das redes de comunicação industriais em níveis? 2. Qual a importância da padronização de um protocolo de rede de comunicação? 3. Em sua opinião, por que surgiram quase 30 protocolos de redes industriais, enquanto que nas redes locais corporativas, os protocolos Ethernet e TCP/IP tornaram se um padrão de fato? 4. Qual a sua opinião sobre o uso de tecnologias de rede proprietárias? 5. Relate a evolução das técnicas de instalação de sistemas automatizados. 6. Defina Barramento de Campo e como eles podem ser divididos? 7. Com que argumentos você tentaria convencer um cliente a implantar um barramento de campo em sua nova instalação industrial? 8. Quais os critérios que podem ser utilizados para escolher um barramento de campo? 9. Qual o objetivo de uma rede de sensores? Que tipo de sinal é manuseado? 10. A Maioria das redes de comunicação existentes foi concebida para automação de escritórios. Ambiente industrial tem características e necessidades que tornam redes para automação de escritórios mal adaptadas ao seu uso. Quais são estas características?

2 11. Leia atentamente as duas afirmações a seguir: I. Redes industriais são geralmente redes locais por não necessitarem de comunicação com áreas externas da empresa. II. Redes industriais em geral são probabilísticas pois existe a necessidade de se reduzir a incerteza da comunicação em aplicações críticas. É correto afirmar que: a) A afirmação I está correta e a afirmação II é falsa. b) A afirmação I é falsa e a afirmação II está correta c) Ambas as afirmações estão corretas. d) Ambas as afirmações são falsas. REDES AS-I 12. Procure na Internet data sheets dos seguintes tipos de equipamentos na tecnologia de redes AS-I: Componente Fabricante Características técnicas Sensor de Proximidade Chave de fim decurso Detector de fuga para terra Atuadores de válvulas pneumáticas Acoplador ASI - Profibus

3 13. Marque Verdadeiro ou Falso: ( ) A rede ASi é determinística. ( ) Não é possível enviar variáveis analógicas via a rede ASi. ( ) A rede AS-i permite múltiplos mestres. ( ) A transmissão de dados analógicos piora o tempo de ciclo da rede ASi. ( ) O tempo de ciclo da rede ASI depende do número de dispositivos escravos. ( ) Quando apenas 6 dispositivos estão conectados, o tempo de ciclo da rede ASI é de cerca de 1 ms. ( ) A rede ASi usa codificação em banda base. ( ) O sinal ASi é inicialmente codificado em Manchester ( ) ASI é um protocolo que apresenta alta eficiência de utilização de faixa. ( ) O ID_code determina o perfil do dispositivo e é definido pelo seu fabricante. ( ) Na versão 2.1 o número de perfis de dispositivos disponíveis cresceu para 255. ( ) A taxa bruta de transferência na rede ASi é de 167 kbps. ( ) É possível se interligar um instrumento ma em uma rede ASi. ( ) A rede ASi possui topologia em árvore. ( ) A rede ASi se caracteriza como uma rede mestre-escravo. ( ) O mecanismo de acesso ao meio é do tipo resposta imediata. ( ) Um CLP pode ser mestre em uma rede ASi. ( ) É possível escrever um programa, rodando em um PC, que realize as funções de mestre de uma rede ASi ( ) O número máximo de escravos em uma rede ASi é 62. ( ) A rede ASi só transmite sinais discretos, não sendo possível se interligar instrumentos a esta rede. ( ) O tempo de ciclo de leitura de instrumentos analógicos em uma rede ASi é de cerca de 30 ms para variáveis analógicas de 12 bits. ( ) O comprimento máximo de uma rede ASi é de 100 metros, podendo chegar a 300 metros com o uso de repetidores.

4 14. Caracterize o protocolo ASI quanto a: topologia física, lógica, velocidade, e número de nós. 15. Quais as configurações disponíveis dos módulos de uma rede ASI? 16. Se instalarmos um osciloscópio em uma rede ASI que tipo de sinal será observado? 17. Quais os fatores que favorecem a instalação de uma rede ASI? 18. Pesquise e apresente o modelo e fabricante de um sensor fotoelétrico com interface ASI incorporada. 19. Pesquise e apresente o modelo e fabricante de uma botoeira com interface ASI incorporada. 20. No barramento ASI é utilizado o conector M12 com grau de proteção IP67. Responda: a. O que significa grau de proteção IP67? b. Qual a justificativa para o uso de conectores deste tipo? Por que não usar conectores mais baratos e simples como RJ 11 ou RJ Leia a afirmação abaixo: Sensor-bus são rede de nível mais baixo, geralmente usadas para ligar pequenos sensores, como interruptores. Transmite dados de tamanho pequeno e precisa de processamento mínimo por parte do sensor.

5 Podemos afirmar. a) Redes sensorbus conseguem fornecer informações detalhadas a respeito do dispositivo que interagem por serem de uso muito específico. b) Redes sensorbus tem baixo tráfego de dados e por isto necessitam de banda restrita para seu funcionamento. É correto dizer que: a) Ambas as afirmações estão corretas b) Ambas as afirmações são falsas. c) A afirmação a está correta e a afirmação b é falsa d) A afirmação a é falsa e a afirmação b está correta. 22. Em uma rede do tipo ASI (actuator sensor interface) qual o número máximo de nós possíveis na rede e qual o número de dispositivos que se consegue gerenciar? 23. Quanto ao controle de acesso ao meio, qual o método utilizado em redes ASI? 24. Qual o comprimento máximo do barramento de uma rede do tipo ASI? 25. Desenhe e especifique cada campo do telegrama de mestre de uma rede ASI. 26. Desenhe e especifique cada campo do telegrama de escravo de uma rede ASI.

6 27. O desenho abaixo apresenta a comparação entre a codificação Manchester utilizada em redes ethernet e a codificação por pulsos alternados (APM) utilizada em redes industriais ASI 28. Explique: a) O motivo da transição existente no meio do slot de tempo do bit em ambas as tecnologias. b) Por que a tecnologia APM se utiliza da alternância no sinal do pulso.

7 REDES DEVICENET 1. Redes DEVICENET utilizam o conceito de método de comunicação do tipo produto/consumidor. Explique este conceito. 2. O método de acesso consumidor/produtor utilizado em redes DEVICENET pode ser utilizado de quatro modos diferentes. Quais são eles? Explique cada um. 3. O que é um EDS (eletrônic Data Shit)? Qual sua função no processo de configuração de redes DEVICENET? 4. Qual cabo se utiliza em redes DEVICENET? Descreva suas características. 5. Qual o número máximo de dispositivos endereçáveis em uma rede DEVICENET? 6. Dada a situação do sistema de esteiras da figura seguinte, determine:

8 a) Qual é o comprimento da linha tronco? b) Existe algum comprimento ilegal de derivação no sistema? c) Qual o comprimento de derivação cumulativa? d) Qual o comprimento máximo dos cabos? e) Qual a taxa máxima de comunicação permitida? 7. Marque Verdadeiro ou Falso: ( ) O uso do modelo produtor consumidor diminui a necessidade de banda de passagem da rede. ( ) É impossível implementar o mecanismo de unsolicited message na rede DeviceNet. ( ) I/O messages utilizam identificadores de alta prioridade. ( ) O overhead do processo de fragmentação é de 12,5% independente do número de fragmentos. ( ) O Device Profile de um dispositivo contém ma descrição apenas dos aspectos de conexão física e de comunicação do produto, mas não especifica as funcionalidades da camada de aplicação. ( ) Por se tratar de um protocolo da família CSMA/CD é de se esperar que ocorra um aumento do número de colisões quando a carga na rede aumenta. ( ) Nesta rede, assim como na ControlNet, é necessário parar a rede para se realizar a inserção de um novo nodo.

1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS

1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 1. Como poderíamos explicar a divisão das redes de comunicação industriais em níveis? 2. Qual a importância da padronização de um protocolo de rede de comunicação? 3.

Leia mais

R4 12. AS-Interface. Capítulo. Autor: Constantino Seixas Filho UFMG Departamento de Engenharia Eletrônica

R4 12. AS-Interface. Capítulo. Autor: Constantino Seixas Filho UFMG Departamento de Engenharia Eletrônica Capítulo R4 12 AS-Interface 1 ASI Introdução: A rede AS-Interface - Actuator-Sensor-Interface foi inicialmente desenvolvida por um pool de empresas alemãs e suíças capitaneadas pela Siemens para ser uma

Leia mais

FATEC ADIB MOISÉS DIB

FATEC ADIB MOISÉS DIB FATEC ADIB MOISÉS DIB EEI102 Redes Industriais Redes Industriais Aula 05 Rede AS-i Professor Pedro Adolfo Galani sites.google.com/site/fatecsbcnoturno/ ... na aula passada vimos o acesso ao meio de diferentes

Leia mais

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael

Modbus, Profibus, Devicenet. Prof. Regis Isael Modbus, Profibus, Devicenet Prof. Regis Isael Redes Modbus Redes Modbus A princípio era um protocolo proprietário criado pela MODICON em 1978 visando o uso em seus próprios dispositivos. Atualmente a MODICON

Leia mais

Profinet, Devicenet. Prof. Regis Isael

Profinet, Devicenet. Prof. Regis Isael Profinet, Devicenet Prof. Regis Isael PROFInet O PROFInet é uma rede padronizada pelo PROFIBUS International de acordo com a IEC 61158-5 e a IEC 61158-6. É uma das quatorze redes de Ethernet industrial.

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais

ENGENHARIA ELÉTRICA Redes Industriais Profibus DP PROFIBUS - DP (Distributed Peripherals) O RS-485 é o meio de transmissão mais utilizado no Profibus DP. Apresenta como características principais: altas taxas de transmissão; e instalação simples

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização.

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização. Redes industriais Definição Estrutura de comunicação digital que permite a troca de informações entre diferentes componentes/equipamentos computadorizados, dedicada ao contexto e ambiente industrial. Padrões

Leia mais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Sistemas de Transmissão de Dados, 2015.1 Heitor Medeiros

Leia mais

Foundation Fieldbus. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael

Foundation Fieldbus. Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Foundation Fieldbus Curso: Téc. Automação Professor: Regis Isael Foundation Fieldbus O Foundation Fieldbus é um sistema da comunicação totalmente digital, em série e bidirecional que conecta equipamentos

Leia mais

Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC Em 2003: IEC

Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC Em 2003: IEC PROcess FIeldBUS 1 Profibus Vagner S. Vasconcelos vsvasconcelos@gmail.com @vsvasconcelos Em 1987: 21 Cia e Inst. Pesquisas iniciam o Desenvolvimento - Alemanha Em 1996: EN50170 Em 2002: IEC 61158 Em 2003:

Leia mais

Classificação das redes para automação industrial. Luiz Affonso Guedes

Classificação das redes para automação industrial. Luiz Affonso Guedes Classificação das redes para automação industrial Luiz Affonso Guedes CONCEITO FIELDBUS Tecnologia Dominante Pneumatica Analogica Digital Redes de campo 1940 1960 1980 2000 Time 2 Redes de Comunicação

Leia mais

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um.

Guia de estudos 01. Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica. 2. Quais são os tópicos que compõem um sistema de comunicação? Explique cada um. Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Engenharia Elétrica Periodo: Guia de estudos 01 Aluno: Data: Curso: Periodo: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que

Leia mais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais Protocolos Industriais Redes de campo surgiram da necessidade de interligar equipamentos usados nos sistemas de automação, que se proliferavam operando independentemente. A interligação desses equipamentos

Leia mais

Seminário de Redes - Profibus

Seminário de Redes - Profibus UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI Campus Alto Paraopeba Engenharia Mecatrônica Seminário de Redes - Profibus Samuel Aladim Amorim - 154400063 Anne Caroline Gonçalves Coelho - 124450039 Thiago Lucas

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2.

PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1. Rafael Ruppenthal 2. PLANEJAMENTO DE UMA REDE DEVICENET 1 Rafael Ruppenthal 2. 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de Engenharia Elétrica da Unijui 2 Aluno do curso de Engenharia Elétrica da Unijui Com o desenvolvimento

Leia mais

Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características

Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características Comparativo entre Redes de Automação Industrial e suas Características Julio Arlindo Pinto Azevedo & Alex Bernardes de Souza Abstract This document contains a description of the main industrial networks

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 32 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

Introdução às redes de comunicação

Introdução às redes de comunicação Introdução às redes de comunicação Necessidade das redes de comunicação Controle de estoque Controle de produção Controle supervisório Controle de processo Controle de almoxarifado 02/03/2017 14:37 Redes

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

Prof. Associado Mário Luiz Tronco

Prof. Associado Mário Luiz Tronco Redes Industriais (Redes de Barramento ou I/O Bus Network) Prof. Associado Mário Luiz Tronco Função Básica: comunicação entre dispositivos de campo (devices) que estão conectados a um barramento, além

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física

ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO. Taxa de transmissão. Topologia física ESPECIFICAÇÕES DE UMA REDE DE AUTOMAÇÃO Taxa de transmissão É a quantidade média de dados a serem transmitidos na rede em períodos de tempo. A taxa de transferência de dados é medida em kbps ou kb/s. Topologia

Leia mais

PROFIBUS DP & PA. Fundamentos da Tecnologia

PROFIBUS DP & PA. Fundamentos da Tecnologia PROFIBUS DP & PA Fundamentos da Tecnologia Cenário de Protocolos 2 Tipo de controle Controle de Processo Controle Lógico Sensorbus Seriplex ASI INTERBUSLoop Devicebus Device Net SDS Profibus DP LONWorks

Leia mais

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A

Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de o Teste A Número: Nome: Redes de Computadores I Licenciatura em Eng. Informática e de Computadores 1 o Semestre, 6 de Janeiro de 2006 3 o Teste A Duração: 1 hora O teste é sem consulta O teste deve ser resolvido

Leia mais

PROcess. cess FIeld BUS PROCESS FIELD BUS PROCESS FIELD BUS

PROcess. cess FIeld BUS PROCESS FIELD BUS PROCESS FIELD BUS PROcess cess FIeld BUS Arquitetura do Sistema Rede Planta Supervisão Comando Planejamento Banco de dados Rede Controle Controle em tempo real Segurança Interface Rede Campo Aquisição das variáveis Atuação

Leia mais

Comparação entre as Redes Industriais: Profibus e Interbus

Comparação entre as Redes Industriais: Profibus e Interbus Comparação entre as Redes Industriais: Profibus e Interbus Josinai de Morais Barbosa - josinai@engcomp.ufrn.br Frederico Augusto Fernandes Silveira - silveira@engcomp.ufrn.br Departamento de Engenharia

Leia mais

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM Tecnologias de rede Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos Ethernet FDDI ATM Ethernet Vários tipos se diferenciam na camada física em função do tipo de cabo, da codificação e do uso

Leia mais

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Dispositivos de Rede II Aula 02 Unidade II Dispositivos Básicos de Rede Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Redes LAN Dois ou mais dispositivos interligados por um

Leia mais

I/O REMOTO. LINHA FnIO-S ARQUITETURA TÍPICA DESTAQUES

I/O REMOTO. LINHA FnIO-S ARQUITETURA TÍPICA DESTAQUES I/O REMOTO I/O REMOTO LINHA FnIO-S A linha FnIO-S de I/Os remotos é ideal para a aquisição de dados de máquinas e processos, permitindo a comunicação com sistemas de supervisão e controle através de diversos

Leia mais

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados Lista de Exercícios Camada de Enlace de Dados 1. Um pacote de uma camada superior de redes é dividido em 10 quadros, e cada quadro tem 80% de chances de chegar sem danos. Se o protocolo de enlace de dados

Leia mais

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página

Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de Página Capítulo 7 - Tecnologias Ethernet 1 Tipos de Ethernet Quatro características comuns em todos os tipos de Ethernet: parâmetros de temporização, o formato de quadros, o processo de transmissão e as regras

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella Lista de Exercícios 1 1. Diga com suas palavras o que vem a ser uma rede

Leia mais

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006

Redes para Automação Industrial. Luiz Affonso Guedes 2006 Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br 2006 Objetivos da Disciplina Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Contextualizar a importância de redes de comunicação

Leia mais

Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13

Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13 Curso Profissional-Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina- Redes de Comunicação Módulo1-Comunicação de Dados Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13 Este trabalho

Leia mais

INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA

INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA INTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA PROF. PIERRE VILAR DANTAS AULA 10 30/10/2017 TURMA: 0063- A HORÁRIO: 2N PIERREDANTASBLOG.WORDPRESS.COM 1/66 Objetivos da Aula Conhecer os principais protocolos de comunicação

Leia mais

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01 Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA 2013-1 QUESTÃO 01 A multiplexação é usada para transmissão de vários sinais em um único meio físico (canal). Descreva as três formas como se pode fazer

Leia mais

Topologias de redes de computadores

Topologias de redes de computadores Topologias de redes de computadores Objetivos Apresentar as principais topologias de redes e suas classificações. Caracterizar as topologias e sua formação. Conhecer as topologias em sua essência. Apresentar

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

TOKEN RING. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes de Comunicação 10º Ano

TOKEN RING. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes de Comunicação 10º Ano TOKEN RING Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Redes de Comunicação 10º Ano Nome: Marcelo Filipe Rocha Assunção 2013/2014 ÍNDICE Introdução...2 Token Ring...3 CONCEITO...3

Leia mais

Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Barramentos e interfaces de comunicação Arquitetura e Organização de Computadores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Barramentos Para que seja possível implementar o uso de dispositivos adicionais

Leia mais

Automação Industrial. Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto

Automação Industrial. Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto Automação Industrial Interfaces de Entrada e saída (I/O) Professor Miguel Neto Ciclo de varredura de um CLP Durante a execução do CLP no modo Run, o equipamento vai realizar as etapas descritas abaixo:

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos

Capítulo6-7 Redes de Computadores Camada 2 Conceitos Há três formas de se calcular o frame check sum: cyclic redundancy check (CRC) - executa cálculos polinomiais sobre os dados paridade bidimensional - adiciona um 8 th oitavo bit que faz uma seqüência de

Leia mais

Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+

Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+ Comparação entre Redes Industriais: Fieldbus Foundation H1 e Allen-Bradley DH+ Salvador Fernandes de Jesus Júnior * Sérgio José Gonçalves e Silva ** salvadorjr@petrobras.com.br sergiojose@petrobras.com.br

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página

Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet. Associação dos Instrutores NetAcademy - Fevereiro Página Capítulo 6 - Conceitos Básicos de Ethernet 1 Introdução à Ethernet A maior parte do tráfego na Internet origina-se e termina com conexões Ethernet. A idéia original para Ethernet surgiu de problemas de

Leia mais

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo

SAFETY Tecnologia de Safety Passivo SAFETY Tecnologia de Safety Passivo Fiação SAFETY MVK Metálico Cube67 MASI67 / MASI68 02 O MÓDULO SAFETY Combinados de forma inteligente, módulos de rede de campo e saídas seguras de acordo com as exigências

Leia mais

Camada de Rede. Endereçamento de Rede Protocolo IP

Camada de Rede. Endereçamento de Rede Protocolo IP Camada de Rede Endereçamento de Rede Protocolo IP Camada de Rede Protocolo mais importante: IP IPv4 (mais utilizada) IPv6 (atender ao crescimento das redes e a necessidade de novos endereços). PDU: Pacote

Leia mais

AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial Renato Bruno Silva APLICAÇÕES DE REDES DE CAMPO AS-INTERFACE

AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial Renato Bruno Silva APLICAÇÕES DE REDES DE CAMPO AS-INTERFACE AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica Industrial Renato Bruno Silva APLICAÇÕES DE REDES DE CAMPO AS-INTERFACE Uberaba 2015 AVM Faculdade Integrada Engenharia de Automação e Eletrônica

Leia mais

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial

ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial ENGG55 REDES INDUSTRIAIS Introdução aos Sistemas de Comunicação Industrial Prof. Eduardo Simas (eduardo.simas@ufba.br) DEE Departamento de Engenharia Elétrica Escola Politécnica - UFBA 1 Introdução Muitas

Leia mais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais

Instituto Federal de São Paulo Campus Presidente Epitácio Redes e Protocolos Industriais Prof Fernando Barros Rodrigues Protocolos Industriais Protocolos Industriais Redes de campo surgiram da necessidade de interligar equipamentos usados nos sistemas de automação, que se proliferavam operando independentemente. A interligação desses equipamentos

Leia mais

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier(

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier( O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1 Camada de Enlace 5.1 Introdução e serviços 5.2 Detecção e correção de erros 5.3 Protocolos de Acesso Múltiplo 5.4 Endereçamento da Camada de Enlace 5.5 Ethernet 5.7 PPP 5.6 Hubs e switches 5.8 Virtualização

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Aulas 16 / 17 / 18 REDES DE COMPUTADORES Por: André 1 Aparecido da Silva Qual a maior rede de computadores do mundo? 2 2 OBJETIVO GERAL COMPARTILHAR RECURSOS: Conexão com a internet; Impressoras; Scanner;

Leia mais

Universidade Eduardo Mondlane

Universidade Eduardo Mondlane Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Electrotécnica Engenharia Informática Diúrno Redes de Computadores TEMA: Correcção do teste n o 2 Discente: PINTO, CELSO

Leia mais

Table of Contents. Table of Contents UniTrain Cursos UniTrain Cursos de mecatrónica UniTrain IMS 9 Encaminhamento

Table of Contents. Table of Contents UniTrain Cursos UniTrain Cursos de mecatrónica UniTrain IMS 9 Encaminhamento Table of Contents Table of Contents UniTrain Cursos UniTrain Cursos de mecatrónica UniTrain IMS 9 Encaminhamento 1 2 2 3 4 Lucas Nülle GmbH Página 1/9 www.lucas-nuelle.com.br UniTrain UniTrain é um sistema

Leia mais

Redes industriais. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes industriais. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes industriais Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 20/03/2017 contextualização Pirâmide da Automação; Modelo CIM (Computer Integrated

Leia mais

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede

Disciplina: Dispositivos de Rede II. Professor: Jéferson Mendonça de Limas. 4º Semestre. Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede Disciplina: Dispositivos de Rede II Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 02 Dispositivos Básicos de Rede 2014/2 Roteiro Introdução Adaptadores de Rede Reptidor Hub Bridge Introdução O

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com TOPOLOGIA DE REDES Topologia de Redes A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores, através da qual há o tráfego de informações, e também

Leia mais

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs

A subcamada de controle de acesso ao meio. LANs sem fios Pontes entre LANs A subcamada de controle de acesso ao meio LANs sem fios Pontes entre LANs LANs sem fios Tipo de rede que mais se populariza Pode operar de duas formas: com ponto de acesso e sem ponto de acesso Descrita

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

BCC361 Redes de Computadores ( ) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física

BCC361 Redes de Computadores ( ) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física BCC361 Redes de Computadores (2014-02) - Prof.: Reinaldo Silva Fortes LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Introdução e Camada Física Escolha 15 questões para entregar. Obrigatório que sejam 2 ou 3 de cada prova. PROVA

Leia mais

Capítulo 1: Introdução às redes comutadas

Capítulo 1: Introdução às redes comutadas Capítulo 1: Introdução às redes comutadas Roteamento e Comutação Material adaptado pelo Prof. Kleber Rezende Presentation_ID 1 Capítulo 1 1.0 Introdução 1.1 Projeto de LAN 1.2 O ambiente comutado 1.3 Resumo

Leia mais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais

Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Protocolos de Comunicação em Ambientes Industriais Aula 03 - Protocolos Industriais Heitor Medeiros Florencio 1 heitorm@dca.ufrn.br 1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Barramento Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Barramento Arquitetura de Computadores Agenda: Barramento 1. Introdução (definição). 2. Função 3. Vantagem e Desvantagem 4. Característica 5. Tipos 6.

Leia mais

Sem data Sheet online MEAC300 SOLUÇÕES CEMS

Sem data Sheet online MEAC300 SOLUÇÕES CEMS Sem data Sheet online MEAC300 A B C D E F H I J K L M N O P Q R S T Informações do pedido Tipo MEAC300 Nº de artigo A pedido As especificações de dispositivo e os dados de desempenho exatos do produto

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

Barramento. Entrada. Saída

Barramento. Entrada. Saída Barramentos em Microcomputadores Jonathan Pereira Barramento Conjunto de fios paralelos com função em comum Microproc Memória Dispositivo Entrada Dispositivo Saída Barramento Barramento Tipos: Interno:

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

1.1) Explique porque o CSMA-CD não é usado em redes de satélites nem em redes de alta velocidade.

1.1) Explique porque o CSMA-CD não é usado em redes de satélites nem em redes de alta velocidade. 1 a. Lista Redes II pg. 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 2 Prof. Flávio Alencar 1 a. LISTA (Assuntos: Infraestrutura TCP/IP parte 1; LANs IEEE802, PPP) 1.1) Explique porque

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN-WAN WAN-WAN Repetidores Equipamentos que amplificam

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE OS PROTOCOLOS DEVICENET E FOUNDATION FIELDBUS

COMPARATIVO ENTRE OS PROTOCOLOS DEVICENET E FOUNDATION FIELDBUS COMPARATIVO ENTRE OS PROTOCOLOS DEVICENET E FOUNDATION FIELDBUS Marcos Vinícius de Miranda Weldson Queiroz de Lima Leonardo Silveira DCA - UFRN CEP 59072-970 Natal, RN {miranda, well, leonardo}@dca.ufrn.br

Leia mais

Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina.

Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina. Escolha 12 questões para entregar sendo que deverá ser pelo menos três de cada prova. Entrega no dia da primeira avaliação da disciplina. PROVA 2011-2 QUESTÃO 01 Um arquivo que ocupa 100 KB em disco rígido

Leia mais

Redes de Comunicação para Aplicações Industriais. Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br

Redes de Comunicação para Aplicações Industriais. Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br Redes de Comunicação para Aplicações Industriais Luiz Affonso Guedes affonso@dca.ufrn.br Localização do Problema da Automação Information Automation and Control Discrete Device Process Device Comunicação

Leia mais

AUTOMAÇÃO / Redes. Redes da Organização Profibus. Imprimir

AUTOMAÇÃO / Redes. Redes da Organização Profibus.  Imprimir Page 1 of 6 Imprimir AUTOMAÇÃO / Redes 10/02/2009 12:40:08 Redes da Organização Profibus Na edição anterior, inauguramos uma série de artigos sobre as redes de comunicação utilizadas no mercado de automação

Leia mais

Automação Industrial Profº Túlio de Almeida

Automação Industrial Profº Túlio de Almeida 5. TELEMETRIA E REDES INDUSTRIAIS 5.1. TELEMETRIA 5.1.1. Conceito Chamamos de Telemetria à técnica de transportar medições obtidas no processo à distância, em função de um instrumento transmissor. A transmissão

Leia mais

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal.

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal. Redes sem fio Capítulo 8 Aplicações das redes sem fio Redes sem fio (wireless) utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. É difícil dizer com certeza absoluta

Leia mais

Redes Industriais: DeviceNet

Redes Industriais: DeviceNet Universidade Federal de São João del Rei Campus Alto Paraopeba Redes Industriais: DeviceNet João Pedro D'angelis da Costa Julia Cristiane Silva Silveira Lucas Henrique Araújo Corrêa Luiz Fernando Ferreira

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

N1040. Controlador de Temperatura

N1040. Controlador de Temperatura Controlador de Temperatura N1040 O controlador de temperatura N1040 reúne baixo custo e alta precisão com ação PID. Tem profundidade de somente 80 mm, sistema de conexão elétrica removível, duas saídas

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

Controle de acesso ao meio

Controle de acesso ao meio Controle de acesso ao meio Protocolos de múltiplo acesso usados em canais de difusão Coordenação de transmissores e de receptores em um canal de difusão compartilhado Exemplos de canais de múltiplo acesso

Leia mais

IEEE 802. Walter Fetter Lages

IEEE 802. Walter Fetter Lages IEEE 802 Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica ELE00002

Leia mais

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente.

Válvula direcional vias posições acionamento e retorno normalmente. 1) Os elementos constituintes de um sistema pneumático ou hidráulico são divididos em três grupos conhecidos por (1) Sistemas de Comando, (2) Comandos de Potência e (3) Atuadores. Classifique de acordo

Leia mais

Todos os computadores são ligados em um um cabo contínuo (barramento).

Todos os computadores são ligados em um um cabo contínuo (barramento). TOPOLOGIA DE REDE A topologia de rede descreve como é o layout duma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela. Há várias formas

Leia mais

Migração de Tecnologias Clássicas de Rede

Migração de Tecnologias Clássicas de Rede Migração de Tecnologias Clássicas de Rede EtherCAT simplifica a arquitetura de controle Migração de Tecnologias Clássicas de Rede - Arquitetura de controle -Instalação + Exemplo: Arquitetura de controle

Leia mais

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização.

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização. DS 24P 60P 96P Fonte de Alimentação As fontes de alimentação fornecem uma tensão de 24 VDC e uma corrente de 1A, 2,5A e 4A consoante o tipo da mesma. A quantidade de módulos que podem ser ligados numa

Leia mais

Redes de Computadores. Tecnologias de Redes de Área Local

Redes de Computadores. Tecnologias de Redes de Área Local Redes de Computadores Tecnologias de Redes de Área Local Tecnologias de redes locais! Arquitecturas específicas para redes locais abrange os dois níveis inferiores do modelo OSI! Normalizadas: IEEE ISO

Leia mais

Curso de certificação KNX Básico

Curso de certificação KNX Básico Curso de certificação KNX Básico Conteúdo da informação 1. Programação do curso; 2. Conteúdo teórico do curso; 3. Conteúdo prático do curso; 4. Avaliação; 5. Reserva de vaga e custo do curso 1. Programação

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão Introdução a Redes de Computadores Elementos de Interconexão Objetivo! Conhecer os diferentes equipamentos de rede existentes.! Entender quais camadas do modelo de referência na qual cada um destes equipamentos

Leia mais

Redes de comunicação industrial

Redes de comunicação industrial Redes de comunicação industrial Redes de comunicação Durante a última década, as redes de comunicação são as que tiveram uma maior evolução na área do controlo industrial, à semelhança de outros ramos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO Capítulo2 Topologias de redes de computadores 2.1 Considerações iniciais ; 2.2

Leia mais

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Conteúdo Definição Classificação Aplicações típicas Software de rede Modelos de referências Exemplos de redes Exemplos

Leia mais

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética;

Sumário: Par Trançado (UTP) 07/07/2016. Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Sumário: Meios de Comunicação para (LAN): Fios e Cabos de Cobre; Fibras Óticas; Irradiação Eletromagnética; Técnico em Informática 4º Integrado Redes de Computadores Fabricio Alessi Steinmacher Par Trançado

Leia mais

Interface de Rede PROFIBUS

Interface de Rede PROFIBUS Descrição do Produto A Interface de Rede permite conectar a rede de campo PROFIBUS-DP à UCP. A interface para barramento PROFIBUS mestre possibilita a conexão a redes de comunicações abertas que seguem

Leia mais