4.1. E =? DM = 3,5 cm. 3,5x = 1 * E = 1: DM =? TESTE DE AVALIAÇÃO 1 PÁGS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4.1. E =? DM = 3,5 cm. 3,5x = 1 * E = 1: DM =? TESTE DE AVALIAÇÃO 1 PÁGS"

Transcrição

1

2 PREPARAR OS TESTES GEOGRAFIA Tema A Terra: Estudos e Representações EXERCÍCIOS PROPOSTOS PÁGS a) figura 2 b) figura c) figura d) figura 2 e) figura 2 f) figura g) figura.2. fig. : Humanizada. fig. 2: Natural..3. Na figura estão visíveis elementos naturais e humanos, como a serra, a vegetação e o castelo. Na paisagem a serra encontra-se coberta por vegetação, como árvores, sendo visíveis alguns afloramentos rochosos. No topo da serra está presente o castelo, no interior do qual está a igreja e uma árvore. 2.. As figuras 3 e b) A figura 3 é um mapa, a 4 um globo terrestre, a 5 uma imagem de satélite e a 6 uma planta b) Mapa temático. e) Mapa demográfico Escala, legenda, orientação e título a) A legenda é fundamental, uma vez que permite a interpretação, a leitura do mapa, através de símbolos que são acompanhados por uma breve explicação do seu significado. b) A escala permite saber quantas vezes a realidade foi reduzida para ser representada num mapa. 3.. É uma escala gráfica A escala da planta significa que a cm da planta corresponde 200 m na realidade. DM 3.3. E DR E : DM 2 cm DR? x x 2 * x x cm x 400 m R: A distância real entre a Câmara Municipal e a Estação Ferroviárea é de 400 metros. 4.. E? DM 3,5 cm DR: 490 km cm x 3, ,5x * x 3,5 x cm R: A escala numérica do mapa da Nova Zelândia é : E : DM? DR: 630 km cm x x * x x 4,5 cm R: Dunedin e Wellington estão separadas por 4,5 cm no mapa. 5.. a) 420 km a) menos reduzida foi a realidade e o grau de pormenor é maior b) de escala pequena. TESTE DE AVALIAÇÃO PÁGS b) humanizada...2. a) naturais...3. c) deserto frio...4. a) cordilheira montanhosa...5. b) deserto quente... b) representações reduzidas da superfície terrestre, ou parte dela num plano..2. a) de fácil leitura, transporte e arrumação e permitem a representação total ou parcial da superfície terrestre. 36

3 PREPARAR OS TESTES.3. a) a forma de representação da Terra mais fiel, porque têm a sua forma aproximada..4. b) um mapa temático..5. b) representa, sobre um fundo mais ou menos simplificado, um assunto, um tema... Mapa temático..2. Título, legenda, escala e orientação..3. A legenda é fundamental, uma vez que permite a interpretação, a leitura do mapa, através de símbolos que são acompanhados por uma breve explicação do seu significado..4. A legenda do mapa significa a situação dos respectivos países relativamente ao Tratado de Schengen. A amarelo estão os países da UE que assinaram o tratado, como Portugal. A laranja estão os países da UE que não assinaram o tratado, como o Reino Unido. A castanho estão representados os países que assinaram o tratado, mas não fazem parte da UE... a) E : DM cm DR:? x x * x x cm x 500 km R: Buenos Aires e Santa Rosa estão separados por 500 km. b) E : DM 0,7 cm DR:? 0, x x 0,7 * ,7 * x 37 x cm x 350 km R: Valparaiso e La Serena estão separados por 350 km. c) E : DM,5 cm DR:?, x x,5 * x x cm x 750 km. R: Cordoba e Buenos Aires estão separados por 750 km..2. A escala do mapa é numérica..3. A escala do mapa significa que cm no mapa corresponde a cm na realidade. A realidade foi, então, reduzida de vezes. EXERCÍCIOS PROPOSTOS PÁGS América A Oceano Pacífico 2 África B Oceano Atlântico 3 Antárctida C Oceano Glacial Antárctico 4 Europa D Oceano Glacial Árctico 5 Ásia E Oceano Índico 6 Oceânia 2. a) A Europa é banhada a Oeste pelo oceano Atlântico; localiza-se a Oeste da Ásia e a Sul do oceano Glacial Árctico. b) O oceano Atlântico banha a costa Este da América e a costa Oeste da Europa e da África. c) A Antárctida, continente mais a Sul do Planeta, localiza-se a Sul da África. 2.. Localização relativa Localização relativa porque assentou na utilização de pontos de referência e do rumo da rosa-dos-ventos para localizar a Europa, o oceano Atlântico e a Antárctida.

4 PREPARAR OS TESTES GEOGRAFIA 3. a) Máximos. b) Equador. c) Longitude. d) Paralelos de lugar. e) Menores. f) Meridianos. g) Latitude. 4.. a) 38º N de latitude e 8º O de longitude a) 39º N de latitude e 9º O de longitude a) 38º N de latitude e ºO de longitude c) 37º N de latitude e 9º O de longitude c) 4º N de latitude e 8º O de longitude b) 38º N de latitude e 5º O de longitude. 5. Localização absoluta. 5.. Localização absoluta porque os lugares foram localizados a partir das coordenadas geográficas, latitude e longitude, universalmente aceites. 6.. A Islândia B Rússia C Noruega D Bulgária E Suíça F Croácia G Roménia H Reino Unido I Estónia J Chipre K Polónia L República Checa 6.2. País A Islândia B Rússia C Noruega D Bulgária E Suíça F Croácia G Roménia H Reino Unido I Estónia J Chipre K Polónia L República Checa Capital Reiquejavique Moscovo Oslo Sófia Berna Zagreb Bucareste Londres Tallinn Nicósia Varsóvia Praga 6.3. Bulgária, Roménia, Reino Unido, Estónia, Chipre, Polónia, República Checa Bulgária e Roménia. TESTE DE AVALIAÇÃO 2 PÁGS c) do oceano Glacial Árctico ou Árctico...2. a) do oceano Atlântico...3. b) a Este...4. b) medida a partir do equador e varia entre 0º e 90º Norte e Sul...5. a) medida a partir do semimeridiano de Greenwich e varia entre 0º e 80º Este e Oeste... c) Itália, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Alemanha (RFA)..2. b) Irlanda, Reino Unido e Dinamarca..3. c) a) Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Chipre e Malta..5. c) Roménia e Bulgária... Lugar Latitude Longitude A 60º N 5º E B 50º N 30º O C 40º N 0º D 60º N 40º E.2. Os países são Reino Unido, França e Espanha..3. Os limites naturais são: Norte: Oceano Glacial Árctico. Este: Montes Urais, rio Ural e Mar Cáspio. Oeste: Oceano Atlântico... Reino Unido 2 Rússia 3 Grécia 4 Espanha 5 Áustria 6 Estónia.2. Londres 2 Moscovo 3 Atenas 4 Madrid 5 Viena 6 Tallinn.3. O país é a Rússia..4. Os países são: Itália, Alemanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Irlanda, Dinamarca, Portugal, Suécia, Finlândia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Chipre, Malta, Bulgária e Roménia. 38

5 PREPARAR OS TESTES Tema 2 Meio Natural EXERCÍCIOS PROPOSTOS PÁGS a) clima..2. a) ao estado do tempo..3. b) factores do clima. 2., 3, 5, 7, 0: B: II 2, 4, 6, 8, 9: A: I 3. Para além da latitude, os factores responsáveis pela variação da temperatura na superfície terrestre são as correntes marítimas, o relevo, a proximidade e o afastamento do mar a) B b) o relevo a) à medida que a altitude aumenta, diminui a absorção das radiações, solar e terrestre, pelo vapor de água, dióxido de carbono e partículas sólidas. 5.. As montanhas concordantes, como são paralelas à linha de costa, constituem um obstáculo à passagem, para o interior do território, dos ventos húmidos do oceano, o que contribui para as diferenças de temperatura mais acentuadas no Inverno e no Verão, relativamente ao litoral, isto é, para que o interior seja mais quente no Verão e frio no Inverno. TESTE DE AVALIAÇÃO 3 PÁGS a) no Inverno...2. a) uma diminuição da temperatura em latitude...3. a) tem uma maior variação da temperatura do que o hemisfério Sul...4. a) as temperaturas mais baixas registam-se no Inverno e as mais elevadas no Verão...5. a) a variação da temperatura é pouco significativa ao longo do ano... c) têm temperaturas mais baixas, por isso são conhecidas como vertentes umbrias a) recebem mais radiação solar, por isso têm temperaturas mais elevadas: são as vertentes soalheiras..3. a) concordantes e discordantes..4. c) diminui..5. c) aumenta... Ilustra uma situação que corresponde ao estado do tempo..2. A notícia refere-se ao estado do tempo, porque apresenta a previsão do tempo que se fará sentir em Portugal, num curto período de tempo (hoje e amanhã)..3. Os elementos do clima referidos são a temperatura, o vento e a nebulosidade. 2. Os factores do clima são a latitude, o relevo, a proximidade e o afastamento do mar e as correntes marítimas... O lugar que apresenta o valor de temperatura mais baixo é Lisboa..2. Lisboa corresponde à figura 4 e Agadir à figura A temperatura é mais baixa em Lisboa relativamente a Agadir porque: a) Lisboa recebe os raios solares com um maior grau de inclinação do que Agadir; b) como o grau de inclinação dos raios solares que incidem sobre Lisboa é maior, há mais perdas de energia, pois a massa atmosférica a atravessar por estes raios é maior do que em Agadir; c) a dimensão da área receptora é então maior em Lisboa do que em Agadir; d) e, consequentemente, a concentração de energia por unidade de superfície é, por esse motivo, menor em Lisboa do que em Agadir..4. O principal factor do clima é a latitude.

6 PREPARAR OS TESTES GEOGRAFIA EXERCÍCIOS PROPOSTOS PÁGS b) as baixas pressões equatoriais..2. a) as altas pressões polares..3. a) diminui em altitude. 2.. Anticiclone Depressão Hemisfério Norte A A Hemisfério Sul 2.2. I: B: 2 II: A: 3.. : c) 2: d 3: b) 4: a) 4.. Concordo com a afirmação As correntes quentes provocam uma elevada evaporação e, consequentemente, uma elevada humidade do ar, que, transportada para os continentes vizinhos, provoca uma elevada precipitação. 5.. A zona climática a que pertencem os gráficos das figuras 2, 3 e 4 é a quente : Desértico quente 3: Equatorial. 4: Tropical seco Os climas são: a) 3: Equatorial. b) 2: Desértico quente O clima equatorial não tem estação seca, devido à elevada temperatura do ar, que provoca uma intensa evaporação e consequente elevada humidade do ar. A elevada temperatura associada à presença de baixas pressões equatoriais provocam precipitação abundante durante todo o ano O clima tropical seco caracteriza-se por: temperatura elevada ao longo do ano; baixa amplitude térmica anual; precipitação reduzida e concentrada numa época do ano; estação seca mais longa que a húmida. B B Anticiclone Depressão TESTE DE AVALIAÇÃO 4 PÁGS b) mau tempo : céu muito nublado, precipitação, vento moderado a forte...2. a) baixa pressão...3. a)...4. b) do ar, no interior do centro barométrico, ser convergente e ascendente...5. a) uma alta pressão... b) diminui em latitude: é abundante na região equatorial e escassa junto aos trópicos..2. a) das baixas pressões subpolares..3. b) Continental, Mediterrâneo e Marítimo..4. a) temperaturas médias mensais amenas no Inverno; Verões quentes, longos e secos; amplitude térmica anual moderada; precipitação irregular durante o ano, mas mais abundante no Outono e no Inverno; existência de quatro estações do ano: duas principais, Inverno e Verão, e duas de transição, Primavera e Outono..5. a) Invernos frios, secos e longos e Verões curtos, relativamente quentes; amplitude térmica anual muito acentuada; precipitação mais abundante no Verão; no Inverno ocorre geralmente sob a forma de neve... A escassa precipitação registada nas regiões associadas à figura, de elevada latitude, resulta, por um lado, de uma temperatura muito baixa, o que leva a que haja uma fraca capacidade de retenção de vapor de água e, por outro, da presença de altas pressões polares e de ventos secos de leste. 40

7 PREPARAR OS TESTES.2. A outra região é a que corresponde à zona de altas pressões subtropicais..3. Os baixos valores de precipitação na zona subtropical resultam da existência de células de altas pressões subtropicais, onde o ar é subsidente, logo é muito seco, tendo, por isso, dificuldade em atingir a saturação... Os climas são: 6: Clima Temperado Mediterrâneo. 7: Clima Temperado Marítimo. 8: Clima Temperado Continental..2. A Europa Central tem um clima Temperado Continental..3. O clima com uma estação seca de cinco meses é o clima Temperado Mediterrâneo..4. O clima é o Temperado Continental. 2. A precipitação irregular registada no gráfico 6 deve -se à influência, no Verão, das altas pressões subtropicais e, no Inverno, à influência das baixas pressões subpolares. EXERCÍCIOS PROPOSTOS PÁGS a) de grande altitude, normalmente superior a 000 metros, com vertentes com declive acentuado, vales profundos e topos pontiagudos..2. b) vales largos e abertos..3. a) de média ou elevada altitude, superior a 200 metros, mas com topos relativamente planos. 2. : b); 2: a); 3: c). 3.. A Pirenéus; B Apeninos; C Alpes; D Urais; E Cáucaso A cordilheira montanhosa de maior altitude na Europa é o Cáucaso a) I b) II c) III 4.. O vale representado em II está associado à fase de acumulação; o representado em I está associado à fase de desgaste; o representado em III está associado à fase de transporte. 5. Enquanto rede hidrográfica é o conjunto de cursos de água o rio principal e os respectivos tributários; a bacia hidrográfica é a área drenada por esses cursos de água, isto é, pela rede hidrográfica. 6. Os processos de evolução de uma bacia hidrográfica são: os processos naturais, como a acção erosiva dos rios (erosão fluvial) e a alteração do nível médio das águas do mar. os processos humanos, como a poluição das águas por resíduos urbanos, industriais e agropecuários, a construção em leitos de cheia; os diferentes usos do solo, como o cultivo dos campos, a construção de habitações, de estradas, de linhas férreas, etc., a desflorestação, que provoca o assoreamento (deposição excessiva de materiais) e a construção de barragens. TESTE DE AVALIAÇÃO 5 PÁGS a) vales profundos e estreitos..2. a) elevações de formas arredondadas com altitudes geralmente inferiores a 400 metros..3. a) o planalto..4. b) no sul..5. b) o Cáucaso... a) é o conjunto formado pelo rio principal e os seus tributários..2. a) a bacia hidrográfica..3. c) em forma de V fechado ou garganta: são estreitos, profundos e muito encaixados.

8 PREPARAR OS TESTES GEOGRAFIA.4. b) planos ou abertos: são largos e pouco encaixados..5. a) no curso superior de um rio... Continente Europa Ásia Principais cadeias montanhosas Montanhas do Cáucaso Himalaias Ponto mais alto Monte Elbrus Monte Evareste Altitude (m) América do Sul Andes Aconcágua 6959 América do Norte Montanhas Rochosas M. Mckinley 694 África kilimanjaro a) A costa de arriba. b) B costa de praia A é uma costa de arriba porque é uma costa alta e escarpada. B é uma costa de praia porque é baixa e arenosa. 4.. B; C; A. 5.. As catástrofes naturais presentes na notícia são as inundações ou cheias e os deslizamentos de terra A causa principal é a elevada e constante precipitação As consequências dessa catástrofe em Santa Catarina são: falta de água, de electricidade, destruição de casas, corte no fornecimento de gás; perdas de vidas humanas. Oceânia Alpes Neozelandezes Cook 3764 TESTE DE AVALIAÇÃO 6 PÁGS Deves escolher duas das seguintes cordilheiras: Alpes, Cárpatos, Alpes Dináricos, Pirenéus, Apeninos, Cáucaso... O vale é em V fechado ou garganta..2. O vale da figura está mais associado ao curso superior..3. O tipo de vale associado ao curso inferior de um rio é vale aberto, plano ou caleira aluvial..4. No curso inferior, devido ao fraco declive, predomina a acumulação dos sedimentos transportados pelo rio, o que leva ao surgimento de vales pouco profundos, largos e pouco encaixados. EXERCÍCIOS PROPOSTOS PÁGS a) é o avanço do mar sobre as áreas do continente, de que resultam costas de submersão. 2. Diminuição da temperatura Provoca a.. a) é uma costa alta e escarpada constituída por rochas muito resistentes à erosão..2. b) é uma costa baixa e arenosa formada por rochas pouco resistentes à erosão..3. b) uma arriba fóssil ou morta..4. a) das características das formações rochosas, da intensidade da acção erosiva do mar, dos movimentos da crosta terrestre e de alterações climáticas..5. b) o recuo da arriba... b) nas condições meteorológicas e na dinâmica interna da Terra..2. a) as inundações, as secas, as vagas de frio e de calor, os incêndios, os furacões e as avalanchas. Descida do nível do mar e a Regressão marinha dando origem à 42 Costa de emersão

9 PREPARAR OS TESTES.3. b) os sismos e as erupções vulcânicas..4. c) o aumento da desertificação..5. a) movimentos da crosta terrestre, rápidos e mais ou menos intensos, com origem no interior do planeta... Arriba fóssil é uma arriba que deixou de sofrer a acção erosiva do mar..2. A acção erosiva do mar provoca o desgaste da base da arriba, acabando por provocar o desmoronamento do seu topo e o seu recuo. Consequentemente, forma-se na base da arriba a plataforma de abrasão e a plataforma de acumulação. O constante recuo da arriba e o aumento da plataforma de abrasão levam a que sofra cada vez menos erosão e quando o mar deixa de a atingir surge a arriba morta ou fóssil..3. O outro tipo de costa é a costa baixa ou de praia... A secas prolongadas B Erupções vulcânicas C Tsunamis D Inundações ou cheias.2. A seca é a escassez de precipitação durante um período de tempo relativamente longo. 2. Quando há ocupação do leito de cheia, por exemplo, por habitações, aumenta o risco de inundações ou cheias nessa área. A morte do gado por falta de água, a diminuição da qualidade da água ou o aumento da desertificação, resultam de uma situação de seca prolongada. As avalanchas são deslizamentos de grandes massas de neve instável. 43

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos?

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos? Quais são os fatores climáticos? o Latitude A distância a que os lugares se situam do equador determina as suas características climáticas. Por isso, existem climas quentes, temperados e frios. o Proximidade

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 1) (Uepb 2013) Associe a Coluna 1, em que estão indicadas algumas das montanhas mais importantes da Europa, às suas localizações e algumas características, descritas na Coluna

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo Planificação anual 7º ano de escolaridade Escola E.B.,3 de António Feijó Ano letivo 06 07 Planificação anual 7º ano de escolaridade A Terra. Estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território Compreender

Leia mais

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS Tefe 3º 22 S 28 Thiruvanantha 8º 29 N 28 24 24 2 2 Temperaturas médias mensais sempre

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I A Terra: Estudos e representações

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I A Terra: Estudos e representações Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia Ano 7º Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a ATMOSFERA A atmosfera é uma camada formada por argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água e, principalmente, por nitrogênio e oxigênio. Essa camada é de fundamental importância para a manutenção

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

Estado do Tempo e Clima

Estado do Tempo e Clima Estado do Tempo e Clima Estado do tempo Estado do tempo Expressão do comportamento momentâneo da atmosfera sobre um determinado lugar. É na atmosfera, mais precisamente na sua camada inferior, designada

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho

Leia mais

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia Ano 7º. Agrupamento de Escolas Silves Sul

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia Ano 7º. Agrupamento de Escolas Silves Sul Direção de Serviços Região lgarve grupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PG - Prova Global do grupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia no 7º Prova: Nome: no: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017

PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO POR SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2016 / 2017 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia

Leia mais

estado de tempo com clima. Embora sejam conceitos diferentes, eles estão inter-ligados, uma vez que à sucessão

estado de tempo com clima. Embora sejam conceitos diferentes, eles estão inter-ligados, uma vez que à sucessão Tempo Vs Clima Muitas vezes confunde-se estado de tempo com clima. Embora sejam conceitos diferentes, eles estão inter-ligados, uma vez que à sucessão habitual do estados de tempo, que ocorrem numa área,

Leia mais

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia Ano 7º. Agrupamento de Escolas Silves Sul

PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia Ano 7º. Agrupamento de Escolas Silves Sul Direção de Serviços Região lgarve grupamento de Escolas Silves Sul Doc 59 PG - Prova Global do grupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia no 7º Prova: Nome: no: Turma: Nº: Data: ssinatura

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área disciplinar: Geografia 7º Ano Ano letivo 2014/2015 Manual adotado: 7 GPS Porto Editora Plano Anual 1º Período 2º Período 3º Período TOTAL Aulas Previstas 26 20 18 64 Apresentação 1 0 0 1 Diagnose/ Avaliação 5 4 2 11 Gestão de conteúdos

Leia mais

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio).

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). PÁG: 1 / Os Climas do Mundo: CLIMAS QUENTES: Os climas quentes situam-se, como o nome indica, na zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). 1. Clima Equatorial: Estação Quente e Húmida:

Leia mais

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida.

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. TIPOS DE CHUVAS Chuvas Convectivas Ocorrem pela ascensão

Leia mais

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0 Clima Prof. Gonzaga Tempo Clima - Tempo condições atmosféricas de um determinado lugar/momento - Clima: histórico do comportamento do tempo atmosférico

Leia mais

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual

Leia mais

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre

CONTINENTE EUROPEU. Prof.º Sueli Onofre CONTINENTE EUROPEU Prof.º Sueli Onofre TAMANHO E LOCALIZAÇÃO América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania TAMANHO

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO

CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO PROF. WALDIR Jr CONCEITO I) TEMPERATURA E PRESSÃO REGIÕES EQUATORIAIS AR QUENTE MENOS DENSO LEVE BAIXA PRESSÃO REGIÕES POLARES AR FRIO MAIS DENSO PESADO ALTA PRESSÃO CONCEITO: QUANTIDADE DE

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha

Clima: seus elementos e fatores de influência. Professor Fernando Rocha Clima: seus elementos e fatores de influência Professor Fernando Rocha O que é Clima? Definições Não confundir Tempo e Clima Tempo (meteorológico): são condições atmosféricas de um determinado lugar em

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) O RELEVO EUROPEU (p. 183-185) Teoria

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

Riscos e catástrofes

Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Risco Perigo que pode ameaçar o ser humano ou o ambiente em geral, como é o caso dos sismos, furacões, secas, inundações,

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I A Terra: Estudos e representações

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I A Terra: Estudos e representações Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia Ano 7º Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Meteorologia e Climatologia. Professor Filipe

Meteorologia e Climatologia. Professor Filipe Meteorologia e Climatologia Professor Filipe Meteorologia e Climatologia são sinônimos? Não! São conceitos com objetos de estudo diferentes: Meteorologia: - Fenômeno que ocorre na atmosfera; - Estudo/ciência

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2017/2018 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA 7º ANO Domínio/ A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES o cognitiva

Leia mais

Hidrografia e Climatologia

Hidrografia e Climatologia Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e menor amplitudes térmicas anuais?

Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e menor amplitudes térmicas anuais? 16. Observe as cidades de mesma altitude, identificadas pelos números 1, 2, 3, 4 e 5 e localizadas no continente hipotético a seguir: Quais números representam, respectivamente, as cidades com maior e

Leia mais

Grandes Ideias. através de materiais auxiliares, como livros, globos, mapas, fotografias, esquemas, imagens de satélite, estatísticas, etc.

Grandes Ideias. através de materiais auxiliares, como livros, globos, mapas, fotografias, esquemas, imagens de satélite, estatísticas, etc. PÁG: 1 / TEMA 1: GEOGRAFIA E O TERRITÓRIO 1.1. O QUE É A GEOGRA AFIA? A Geografia é uma ciência que estuda os fenómenos naturais e humanos que ocorrem na superfície da Terra Estuda, por exemplo: - As actividades

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor Edvaldo de Oliveira Valor da Prova:

Leia mais

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO

A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO A PENÍNSULA IBÉRICA NA EUROPA E NO MUNDO Limites da Península Ibérica Como qualquer península, a Península Ibérica está rodeada por mar com exceção de um lado chamado istmo. Tem como limites naturais:

Leia mais

1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS. A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens.

1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS. A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens. 1º PERIODO (setembro) DOMÍNIO / SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS 1 A Geografia e a paisagem A diversidade das paisagens. Os métodos e as técnicas de análise das paisagens. OBJECTIVOS 1. Reconhecer a Geografia como

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 182) QUADRO NATURAL (FÍSICO) VEGETAÇÃO CLIMA Você já estudou 6º ano RELEVO HIDROGRAFIA

Leia mais

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professor: Maria da Graça Gonçalves das Neves Disciplina: Geografia Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA

Geografia. Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA 201-2014 Geografia Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - LEIRIA Planificação a longo prazo 7º ano - Geografia 1º Período Tempos 2º Período Tempos º Período

Leia mais

GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017

GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017 A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre A Terra: estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território GEOGRAFIA 7º ANO 2016/2017 1. Compreender

Leia mais

Fenómenos de condensação

Fenómenos de condensação Fenómenos de condensação Quando o ar atmosférico atinge a saturação, o vapor de água em excesso condensa-se, o que se traduz pela formação de nuvens, constituídas por pequenas gotículas de água ou cristais

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

Climas, formações vegetais e produções agrícolas

Climas, formações vegetais e produções agrícolas Climas, formações vegetais e produções agrícolas Tipos de Climas O modo como se combinam os diferentes elementos climáticos, em especial a temperatura e a precipitação, conduz à existência de vários tipos

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras).

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Diálogo com os alunos. Análise e interpretação de fontes documentais (gráficos, mapas e imagens, fotografia, entre outras). ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º ANO 2013/2014 CONTEÚDOS A TERRA ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Paisagens

Leia mais

Rotas de aprendizagem - Projetos

Rotas de aprendizagem - Projetos Página1 Rotas de aprendizagem - Projetos Domínio - A Terra: Estudos e Representações Subdomínio: A e o Território 1/2 Quinzenas (Inicio: 1.º período) 1) Reconhecer a como a ciência que estuda os territórios

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical -Inverno rigoroso - chuvas

Leia mais

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17

Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 Programação anual - Geografia 7º ano 2016/17 A programação/planificação tem presente os seguintes aspetos: 1. Calendário escolar: 2. Calendário escolar: 1º Período: 15 de setembro a 16 de dezembro 2º Período:

Leia mais

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO DIFERANÇA ENTRE CLIMA E TEMPO: - CLIMA: HÁ OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ATIVIDADE ATMOSFÉRICA DURANTE UM LONGO PERÍODO. AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

volume de ar sobre a superfície da Terra. OS CLIMAS NO MUNDO c Portanto: menor altitude = maior pressão maior altitude = menor pressão

volume de ar sobre a superfície da Terra. OS CLIMAS NO MUNDO c Portanto: menor altitude = maior pressão maior altitude = menor pressão OS CLIMAS NO MUNDO c lima e tempo são a mesma coisa? Vejamos. Quando em determinado momento do dia dizemos, por exemplo, que está quente e úmido, estamos nos referindo ao tempo, ou seja, às condições atmosféricas

Leia mais

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina:

Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: Fatores climáticos importantes, Climas e vegetações da América Latina: O que são os fatores climáticos? Os fatores climáticos são responsáveis pela formação dos climas. Portanto, são eles que fazem o clima

Leia mais

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO CLIMA MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO Link para o vídeo que demonstra o movimento de translação da terra, comentando sobre as estações do ano e sobre a incidência dos raios solares na terra. http://www.youtube.com/watch?v=xczimavuxge

Leia mais

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO

Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial.

Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. Curso Completo Professor João Felipe Geografia Tipos de Clima No Brasil e no Mundo CLIMA EQUATORIAL Localização : em áreas de baixas latitudes, ao longo da linha equatorial. 1 Apresentam baixas pressões

Leia mais

Climatologia e meteorologia

Climatologia e meteorologia Climatologia e meteorologia 1. Introdução A climatologia é a ciência que se ocupa do estudo dos climas. Os estudos climatológicos referem-se, de uma maneira geral, a territórios mais ou menos vastos e

Leia mais

SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS

SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS A Terra: Estudos e Representações - A Geografia e o Território - A representação

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS Como pode cair no enem No mapa, as letras A, B e C indicam as posições e as trajetórias das principais massas

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia)

O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa da Ásia) Continente pequeno (50 países), ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,5 milhões de Km², é uma península da Ásia. O continente europeu Estende-se do oceano Atlântico aos montes Urais (separa

Leia mais

Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. GEOGRAFIA 9.º Ano a Preparação para o Teste Intermédio Versão 2 Duração do Teste: 9 minutos Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. A ausência dessa indicação implica a classificação

Leia mais

Águas. Superficiais: Disponibilidades Hídricas. Quantidade de Água disponível no Planeta. Dependem de:

Águas. Superficiais: Disponibilidades Hídricas. Quantidade de Água disponível no Planeta. Dependem de: Águas Superficiais: Rios Lagos Lagoas Albufeiras Subterrâneas: Aquíferos Águas do Subsolo até 800 metros de Profundidade Disponibilidades Hídricas Quantidade de Água disponível no Planeta. Dependem de:

Leia mais

CAMADAS DA ATMOSFERA

CAMADAS DA ATMOSFERA CAMADAS DA ATMOSFERA 1 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO AUMENTOU, mas... Segundo um relatório divulgado em 2009 pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica, SCAR, o buraco na camada de ozônio continua regredindo

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO 11.5.2016 L 121/11 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO de 10 de maio de 2016 que estabelece os limites máximos orçamentais aplicáveis em 2016 a certos regimes de apoio direto previstos no

Leia mais

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE EMED - Empreendimentos Educacionais Ltda Centro de Formação Profissional BOM PASTOR MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE Centro de Formação Profissional Colégio Bom Pastor Curso

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 25/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 6º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 5 páginas e 11

Leia mais

2.2. A radiação solar

2.2. A radiação solar 2.2. A radiação solar 2.2.1. A ação da atmosfera sobre a radiação solar 2.2.2. A variabilidade da radiação solar a) A atmosfera e a radiação solar b) A variação ao longo do ano c) A distribuição geográfica

Leia mais

Localização e quadro natural

Localização e quadro natural RECURSOS TEMÁTICOS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º ANO A PENÍNSULA IBÉRICA Localização e quadro natural A Península Ibérica Localização:Conhecer e utilizar mapas em Geografia e em História 1. Identificar

Leia mais

Fatores climáticos altitude. Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura

Fatores climáticos altitude. Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura Clima Fatores climáticos altitude Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura Maior altitude menor temperatura 23 0 C 30 0 C Altitude Brasil Relevo de pequena variação altimétrica Pequena influência

Leia mais

RELEVO - Picos. Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros

RELEVO - Picos. Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros RELEVO - Picos Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros Localiza-se na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela. Situa-se a apenas 687 metros de distância um do outro. Os dois picos

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2015/2016 Domínio/

Leia mais

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO). PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2014/2015 Domínio/

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima

Escola Estadual Senador Filinto Müller. Tipos De Clima Escola Estadual Senador Filinto Müller Tipos De Clima Trabalho De Geografia Tipos De Clima Nome: João Vitor, Wuanderson N:09, 23. Equatorial Clima quente e úmido durante o ano todo, em regiões localizadas

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA

ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA ASPECTOS NATURAIS DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Monte McKinley, EUA Grand Canyon, EUA. Idaho, EUA Montes Apalaches, EUA e

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 420 - GEOGRAFIA DISCIPLINA: GEOGRAFIA P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL NÍVEL DE ENSINO: 3.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 7º

Leia mais

Dinâmica Climática. Capítulo 7

Dinâmica Climática. Capítulo 7 Dinâmica Climática Capítulo 7 Definições TEMPO (atmosférico) é o estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar devido a combinação da temperatura, umidade, ventos e nebulosidade. Esta em constante

Leia mais

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 17.5.2017 COM(2017) 242 final ANNEX 1 ANEXO do Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a análise da aplicação prática do Documento Europeu Único de Contratação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL GEOGRAFIA 7º ano 1. PERÍODO LETIVO 2017-2018 Conteúdos Objetivos/Descritores (Metas Curriculares) Estratégias/Atividades Recursos Tempos TEMA 1 - A Terra: estudos e representações

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL E AVALIAÇÃO ESPECIAL Conteúdos de

Leia mais

A POSIÇÃO GEOGRÁFICA E O AMBIENTE FÍSICO

A POSIÇÃO GEOGRÁFICA E O AMBIENTE FÍSICO Bibliografia A POSIÇÃO GEOGRÁFICA E O AMBIENTE FÍSICO Brum Ferreira, D. (2005) Parte III O Ambiente Climático, in Medeiros, Carlos Alberto (dir.), Brum Ferreira, A. (coord.) Geografia de Portugal. Vol.

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis MARÇO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 4 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 5 Consumo

Leia mais

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso)

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Áustria Bélgica Carta de condução da categoria D: 2015 Carta

Leia mais

1) Observe a imagem a seguir:

1) Observe a imagem a seguir: Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé 1º Ano 1) Observe a imagem a seguir: Vista do Monte Everest O fator determinante para o clima da área retratada pela imagem é: a) a latitude. b)

Leia mais

Debate: Aquecimento Global

Debate: Aquecimento Global Clima Debate: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) 1ª Hipótese: O que aconteceria com o clima se a Terra fosse plana? 2ª Hipótese: O que aconteceria com o clima

Leia mais

Versão 1. Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Versão 1. Na folha de respostas, indica de forma legível a versão do teste. Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Geografia Versão 1 Teste Intermédio Geografia Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 29.04.2011 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro Na folha de respostas,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professor: Bento Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia L 30/6 2.2.2018 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2018/162 DA COMISSÃO de 23 de novembro de 2017 que altera o anexo I do Regulamento (UE) n. o 1305/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho e os anexos II e III

Leia mais

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.:

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ==

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Geografia ANO: 7º Total de aulas Previstas: 64 2016/2017 1.º Período N.º de Mês Conteúdos Metas Curriculares Estratégias/Atividades aulas Setembro O que é a Geografia? Como investigar em Geografia?

Leia mais

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215)

EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) EUROPA ASPECTOS NATURAIS Módulo 12 Frente 03 Livro 2 (paginas 210 a 215) Vamos conhecer melhor as características naturais da Europa Imagem:TUBS/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 1º / 12 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR - 3º CICLO - 7º ANO GEOGRAFIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR - 3º CICLO - 7º ANO GEOGRAFIA ANO 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR - 3º CICLO - 7º ANO GEOGRAFIA DOMINÍOS e SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS 1 1º PERÍODO

Leia mais