Circuito retificador com ponte de diodos
|
|
|
- Silvana Galvão Back
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 COLÉGIO TÉCNICO ESTADUAL PAROBÉ DISCIPLINA ELETRÔNICA 1 PROFESSORA JAQUELINE Relatório do Projeto Fonte de Alimentação Aline Vieira Malanovicz O objetivo deste relatório é descrever o desenvolvimento do projeto Fonte da disciplina Eletrônica 1 do Curso Técnico em Eletrônica do Colégio Técnico Estadual Parobé. Este projeto foi desenvolvido no 2º semestre de 2015, sob a orientação da professora Jaqueline. Inicialmente, foi dada a definição do trabalho prático do semestre: desenvolver uma fonte de tensão contínua simétrica. Esta fonte deveria funcionar de modo a poder ser utilizada nas atividades dos próximos semestres do curso. Ela seria composta de um transformador (15V+15V com center tape), um circuito de retificação, um filtro e um regulador. Foi permitido aos alunos optar por fontes fixas ou reguláveis. Eu fiz a opção pela fonte regulável. A justificativa é que suponho que os circuitos a serem desenvolvidos nos próximos semestres poderão utilizar tanto tensões de, por exemplo, +5V (circuitos TTL para Eletrônica Digital), como de +12V (e -12V) ou mesmo de +9V (e -9V). Por isso, preferi desenvolver uma fonte que pudesse oferecer uma variedade de tensões de saída. Já havíamos aprendido sobre o funcionamento dos Transformadores no primeiro semestre. O trafo utilizado tem o limite de 1A: é a máxima corrente com que as cargas dos circuitos podem ser alimentadas pela fonte. No início deste semestre, a professora explicou detalhadamente os Circuitos Retificadores, compostos por diodos da série 1N N4007. Realizamos montagens simulando retificação de meia-onda (com 1 diodo), retificação de onda completa (com 2 diodos), e finalmente a ponte retificadora de onda completa (com 4 diodos). Verificamos a saída da onda retificada no osciloscópio digital, e vimos que o melhor resultado foi produzido pela ponte retificadora. Circuito retificador com ponte de diodos Saída de onda (alternada, retificação de meia onda, retificação de onda completa, e ponte retificadora) Também aprendemos sobre os Filtros Capacitivos e a importância do dimensionamento do capacitor eletrolítico para a escolha correta do componente que vai permitir a suavização da variação de tensão na saída do circuito retificador. Tínhamos disponíveis vários capacitores eletrolíticos de 1000µF a 6000µF (2200µF ficou bom). Por exemplo, um circuito que se origina de um Trafo de 15V (RMS), produz uma tensão máxima (pico) de cerca de 30% a mais do que os 15V originais (cerca de 15V / 0,707 = 21,22V), e por isso, o capacitor do filtro deve suportar pelo menos 22V (optamos por um capacitor comercial de 35V, "com folga"). As imagens representam a forma da onda depois da ação do capacitor (carga/descarga). Percebe-se a suavização da onda e a pequena variação de tensão pico/vale (tensão ripple).
2 Prosseguindo no semestre, a professora ensinou as noções básicas sobre Controladores de Tensão. Fizemos experiências com o regulador LM339 (comparador) utilizando um LDR e um potenciômetro, para evidenciar a comparação de tensões. Depois, fizemos montagens com o regulador LM317 (para tensões positivas) e com o LM337 (para tensões negativas a simetria), utilizando potenciômetros para evidenciar as variações correspondentes da tensão de saída. Nestes experimentos, os potenciômetros se mostraram frágeis, e foram substituídos por trimpots equivalentes, de melhor qualidade e precisão (embora mais caros). ;-) Circuito do LM339 DataSheet LM317 e LM337 Circuito do LM337 para a Fonte Dessa forma, aprendemos a teoria dos componentes básicos de uma fonte de alimentação. A primeira etapa do desenvolvimento propriamente dito do projeto envolveu a pesquisa de circuitos para fontes. Encontrei vários circuitos para fontes na internet e em revistas de eletrônica. Mas esta pesquisa precisou de uma filtragem de resultados segundo critérios de seleção rigorosos, pois a maior parte dos circuitos encontrados não era adequada aos propósitos ou aos materiais do projeto. Por exemplo, foram encontrados circuitos que utilizavam retificação de meia onda, ou utilizavam retificação com apenas dois diodos (sem a ponte), outros utilizavam Trafo de apenas 12V+12V (ou 18V+18V), ou Trafo sem center-tape, outros apresentavam a fonte não-simétrica (forneciam somente tensão positiva), outros forneciam apenas tensão fixa (geralmente 12V) e não regulável, outros utilizavam reguladores diferentes daqueles a que tínhamos acesso (LM317 e LM337)... Ou seja, vários critérios foram eliminando os resultados preliminares da pesquisa. No fim deste processo de seleção, o circuito que atendeu a todos os critérios foi o da Fonte Simétrica Ajustável Estabilizada com LM317 e LM337, postado por Toni no site: A segunda parte do desenvolvimento envolveu a seleção dos componentes e a compra dos que faltavam. O transformador e os 4 diodos já estavam montados, assim como o capacitor, e os controladores e potenciômetros também já estavam em seus circuitos reguladores. Nesse sentido, bastou procurar no material de aula os demais componentes (resistores de 220 ohm) e capacitores não-eletrolíticos (de 100nF) já utilizados em outras práticas deste semestre.
3 A montagem do circuito envolveu, basicamente, a simples conexão dos circuitos já montados na matriz de contatos (protoboard). O Trafo ficou conectado ao circuito retificador, que ficou conectado aos dois filtros capacitivos (positivo e negativo), que fiaram então conectados aos seus respectivos circuitos reguladores de tensão (positiva e negativa). Para os testes do circuito completo, foram utilizadas duas fontes de tensão variáveis do Colégio, permitindo assim gerar a simetria. Vimos que variações nos trimpots resultaram em variação correspondente na tensão de saída do circuito. Ou seja, o circuito funcionou. O passo final do projeto envolveu a montagem na placa padrão e a solda dos componentes. Elaborei um design mais compacto para o circuito (como já é de hábito ), aproveitando a característica das trilhas do modelo específico da placa padrão. Realoquei os componentes de maneira a deixar a referência GND na trilha central do circuito, a referência positiva na trilha do alto, e a referência negativa na trilha de baixo. A ponte de diodos ficou bem na esquerda, recebendo os fios do Trafo, e realoquei os trimpots para ficarem bem na direita, e não no centro do circuito, com o objetivo de facilitar o acesso para o ajuste da tensão. Plaquinha Desenho do circuito Solda Foto da plaquinha Alguns testes de continuidade foram realizados para garantir que as ligações não desandaram depois de soldar na placa (fenômeno muito comum para alunos iniciantes ). Algumas correções foram realizadas, separando trechos de solda indevidamente ligados um no outro, afastando um pouco mais alguns componentes que estavam excessivamente próximos (para reduzir o risco de aquecimento de capacitores), e a substituição de capacitores não-eletrolíticos de 100V por outros de 50V (menores e mais compactos). O aspecto do resultado final ficou um pouco diferente da imagem da fonte completa mostrada no site, pois a proposta do site era de desenvolver uma placa de circuito impresso. Para a nossa realidade, entretanto, o circuito soldado diretamente na placa padrão parece suficiente, e evita os dramas de ter que lidar com a deposição correta de produtos químicos como o Percloreto de Ferro FeCl 3 (uma incomodação a menos!). Os testes iniciais com o circuito já soldado na placa foram realizados novamente com as fontes reguláveis da escola (para testar tanto a tensão positiva quanto a tensão negativa) (+22V e -22V), e depois com a ligação direta na tomada (+127V, testando a tensão positiva). A regulagem do trimpot novamente correspondeu a uma variação na tensão de saída. Ou seja, a fonte funcionou!
4 No osciloscópio, puderam ser visualizadas as formas de onda da parte positiva e da parte negativa em suas diferentes fases: na saída do Trafo (onda senoidal), depois da retificação (onda pulsante com ripple= 10mV), após o filtro (onda suavizada com menor ripple), e na saída do circuito (linha contínua, variável via trimpot). Visualizações de onda solicitadas Onda senoidal do Transformador Onda após a retificação (ripple) Onda na saída do filtro capacitivo Onda na saída do regulador LM337 Variação da tensão via trimpot Onda na saída do filtro capacitivo Onda na saída do regulador LM317 Variação da tensão via trimpot
5 Algumas medidas de intensidade da corrente elétrica para alimentação constante de 5V foram as seguintes: Cores dos Resistência Resistência Corrente Corrente Percentual resistores calculada medida calculada medida de Perda Marrom- i = 5V / (4 4,149) /4,149 = vermelho- 1M200kΩ 1M205kΩ 1M205kΩ 4µA 3,59% verde i = 4,149µA 5 *(marrom- pretoamarelo) Marrompretoamarelo Verdeazullaranja Amarelo- Violetavermelho Laranjabrancomarrom 5 * 100k Ω = 500kΩ 100kΩ 56kΩ 4k7Ω 380Ω 491kΩ 97kΩ 55kΩ 4k7Ω 380Ω i = 5V / 491kΩ i = 10,183µA i = 5V / 97kΩ i = 51,546µA i = 5V / 55kΩ i = 90,909µA i = 5V / 4k7kΩ i = 1,063mA i = 5V / 380Ω i = 13,157mA 10µA 54µA 97µA 869µA 3,31mA (10,183 10) / 10,183 = 1,76% (51,546 54) / 51,546 = +4,76% (90,909 97) / 90,909 = +6,70% ( ) / 1063 = 18,25% (13,157 3,31) / 13,157 = 74,84% Para cargas menores, que exigem correntes maiores, a perda é também maior. Para cargas maiores, a perda é menor, se existente, e a intensidade da corrente fica dentro do esperado para a tolerância dos resistores. A etapa de finalização do desenvolvimento do projeto envolveu o encapsulamento da fonte em uma pequena caixa utilizada para sabonetes, com a adição dos controles e ajustes voltados para a face externa. Foram incluídos os seguintes adicionais de usabilidade : uma flecha para o cabo de energia, dois eixos de trimpot para regulagem das tensões de saída (+ e ), e três bornes de saída do tipo banana para GND, + e. O aspecto final da fonte ficou funcional, fácil de usar e prático de carregar, pois ficou bastante compacto, num tamanho que cabe na caixa de ferramentas de qualquer aluno. Fonte.rar by Aline Vieira Malanovicz.
LABORATÓRIO DE DCE 1 EXPERIÊNCIA 4: RETIFICADORES MONOFÁSICOS COM FILTRO CAPACITIVO. Identificação dos alunos:
P U C LABORATÓRIO DE DCE 1 E N G E N H A R I A EXPERIÊNCIA 4: RETIFICADORES MONOFÁSICOS COM FILTRO CAPACITIVO Identificação dos alunos: Data: 1. Turma: 2. 3. Professor: 4. Conceito: I. Objetivos Familiarização
FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ELETRÔNICA BÁSICA FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V Equipe: João Heracto de Matos Valdo Rickes Paixão INDICE
Experiência : RETIFICADORES MONOFÁSICOS COM FILTRO CAPACITIVO E ESTABILIZAÇÃO
( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos
Aula LAB 3 Circuitos retificadores CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos AULA LAB 3 MONTAGEM E ENSAIOS DE CIRCUITOS
Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL037
Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL037 1 Título Prática 1 Fonte de Alimentação Regulável 2 Objetivos Estudo de algumas topologias e desenvolvimento de uma fonte de alimentação
Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica 22
Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica 22 1 Título Prática 1 - Fonte de Alimentação Regulável 2 Objetivos Desenvolvimento de uma fonte de alimentação regulável. 3 Fundamentos
PRÁTICAS COM O SOFTWARE MULTISIM Circuitos Retificadores
PRÁTICAS COM O SOFTWARE MULTISIM Circuitos Retificadores Aluno(a): Data: 30 /03 / 2011 Nota: Professor(a): Mário Cupertino da Silva Júnior Disciplina: Eletrônica Básica Turma: 5º Período Experiência 01
Introdução teórica Aula 8: Fonte de Tensão Regulada. Regulador LM7805. Fonte de tensão regulada. EEL7011 Eletricidade Básica Aula 8 EEL/CTC/UFSC
Introdução teórica Aula 8: Fonte de Tensão Regulada Regulador LM7805 78xx é o nome de uma popular família de reguladores positivos de tensão. É um componente comum em muitas fontes de alimentação. Eles
AMPLIFICADOR DE PEQUENOS
P U C E N G E N H A R I A LABORATÓRIO DE DCE 2 EXPERIÊNCIA 6: AMPLIFICADOR DE PEQUENOS SINAIS COM TBJ Identificação dos alunos: Data: 1. Turma: 2. 3. Professor: 4. Conceito: I. Objetivos Familiarização
IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Campus Joinville. Curso Técnico em Eletroeletrônica Disciplina Eletrônica Geral I
IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Campus Joinville Curso Técnico em Eletroeletrônica Disciplina Eletrônica Geral I Projeto: Fonte de Alimentação e Controlador de Motor CC Adriano Rossetti Marco
Introdução a Práticas de Laboratório em Eletricidade e Eletrônica. Prof. Hugo Vieira Neto, PhD
Introdução a Práticas de Laboratório em Eletricidade e Eletrônica Prof. Hugo Vieira Neto, PhD [email protected] Objetivos da Unidade Curricular Motivar os estudantes com aspectos práticos do curso de Engenharia
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA BÁSICA EXPERIMENTAL TURMA: PROFESSOR: TIAGO DEQUIGIOVANI
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA BÁSICA EXPERIMENTAL TURMA: 2014-1 PROFESSOR: TIAGO DEQUIGIOVANI Roteiro Experimental Circuitos Retificadores Alunos: Data: /
DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO
DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO Essa deficiência presente nos retificadores é resolvida pelo emprego de um filtro conectado entre a saída do retificador e a carga. O filtro atua no sentido de
Aula de Laboratório: DIODO
Aula de Laboratório: DIODO I.1 - Teste do estado de funcionamento de um diodo Utilizando a função apropriada do multímetro, meça a condutividade dos diodos fornecidos em ambos os sentidos de polarização.
Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos
Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos 01) Descreva com suas palavras o significado da palavra ideal aplicada a um dispositivo ou sistema. 02) Qual é a principal diferença
AULA 03 Exercícios Lista 01 Lista 02 Lista 03 Resolução de exercícios em sala
AULA 03 Exercícios Lista 01 Lista 02 Lista 03 Resolução de exercícios em sala AULA 04 Tensão e Corrente alternada Ondas senoidais Ondas quadradas Ondas triangulares Frequência e período Amplitude e valor
Conversores Estáticos
Conversores Estáticos Circuitos Retificadores Monofásicos 08/03/2009 www.corradi.junior.nom.br Sinal Senoidal Os circuitos eletrônicos podem trabalhar com tensões e correntes continuas e alternadas. Um
Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5
Universidade Federal de Juiz de Fora Laboratório de Eletrônica CEL 037 Página 1 de 5 1 Título Prática 4 Circuitos retificadores 2 Objetivos Estudo e montagem de diferentes circuitos retificadores. 3 Fundamentos
FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL
FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL A fonte apresentada é de fácil montagem e baixo custo, sendo muito útil para o desenvolvimento de experimentos na bancada de eletrônica. O esquema apresentado permite uma
ELETRÔNICA I 2312A PROF. ALCEU FERREIRA ALVES 3ª LISTA DE EXERCÍCIOS CIRCUITOS COM DIODOS 15/09/2008
ELETRÔNIA I 2312A PROF. ALEU FERREIRA ALVES 3ª LISTA DE EXERÍIOS IRUITOS OM DIODOS 15/09/2008 * Para resolução da lista, considerar diodos ideais e tensão de rede 115V, exceto quando especificado contrário.
Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board
Laboratório de Física Manual de Equipamentos Multímetro, Fonte e Proto-board Centro Universitário de Vila Velha PROF. RUDSON RIBEIRO ALVES TABELA DE CONTEÚDOS 1. Multímetro Minipa ET 1001...3 1.1. TERMINAIS
ROTEIRO OFICIAL 04 Circuito Retificador de Onda Completa
- UTFPR Departamento Acadêmico de Eletrotécnica DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 04 Circuito
Amplificador de áudio 50 watts
Amplificador de áudio 50 watts Projeto de um amplificador de áudio de 50 watts de baixo custo e ótimo desempenho. O presente projeto inclui o módulo de potência, módulo de fonte de alimentação e módulo
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2307 Laboratório de Eletrônica Exp.1 Retificadores Turma: ( ) SEG - T1-2 ( ) TER T3 ( ) SEX T4-5 Prof(s):
IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia de Sta. Catarina Curso Técnico Em Eletroeletrônica
IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia de Sta. Catarina Curso Técnico Em Eletroeletrônica Fonte Simétrica de Meia Onda Com Regulador de Tensão Aluno: Talvani Güttler Eletrônica Geral
Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos
AULA 04 Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos Prof. Rodrigo Reina Muñoz [email protected] T1 018 Conteúdo Curva Característica do Diodo Reta de Carga e Ponto Quiescente (Q) Circuitos Retificadores
KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - A1002
KIT PLACA AMPLIFICADOR 100 W RMS - Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT Mod. - PLACA AMPLIFICADOR 100W RMS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem deste KIT amplificador,
Identificação do Valor Nominal do Resistor
Conteúdo complementar 1: Identificação do Valor Nominal do Resistor Os resistores são identificados por um código de cores ou por um carimbo de identificação impresso no seu corpo. O código de cores consiste
HEXKIT PROTOLAB 1 Manual do usuário Versão 1.0
KITS DE APLICAÇÃO E APRENDIZADO AVANÇADO HEXKIT PROTOLAB 1 Manual do usuário Versão 1.0 Os HEXKITS são soluções para desenvolvimento, aprendizado e prototipação rápida de projetos/produtos. O HEXKIT PROTOLAB
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos AULA LAB 02 SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS RETIFICADORES 1 INTRODUÇÃO O principal objetivo
ALFAKITS AS-50
KIT PLACA AMPLIFICADOR 50 W RMS ESTÉREO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 50W RMS ESTÉREO Mod.AS-50 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem
CIRCUITOS RETIFICADORES
CIRCUITOS RETIFICADORES Basicamente, um retificador tem a finalidade de converter uma tensão alternada em uma tensão contínua. Classificam-se em: retificadores de meia onda e retificadores de onda completa.
ELETRÔNICA I. Apostila de Laboratório. Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro
ELETRÔNICA I Apostila de Laboratório Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro L E E UERJ 1996 Prática 01 - Diodo de Silício 1 - Objetivo: Levantamento da característica estática VxI do diodo de Si, com o auxílio
Projeto Integrador e Instrumentação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica Básica Projeto Integrador e Instrumentação Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,
LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1
LABORATÓRIO ATIVIDADES 2013/1 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO MÓDULO I ELETRICIDADE BÁSICA TURNO NOITE CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL CARGA HORÁRIA EIXO TECNOLÓGICO CONTROLE
Eletrônica Geral Curso Técnico de Automação Industrial Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a.
Eletrônica Geral Curso Técnico de Automação Industrial Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a. 1. A Figura abaixo apresenta o oscilograma da forma de onda de tensão em um determinado nó de um circuito
ALFAKITS A-10
KIT PLACA AMPLIFICADOR 10 W RMS MONO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 10W RMS Mod. A-10 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem desse
RETIFICADORES MONOFÁSICOS
P U LBORTÓRIO D D 1 N G N H R I XPRIÊNI 3: RTIFIDORS MONOFÁSIOS OM RG RSISTIV Identificação dos alunos: Data: 1. Turma: 2. 3. Professor: 4. onceito: I. Objetivos Familiarização prática dos diversos circuitos
Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff
Noções básicas de circuitos elétricos: Lei de Ohm e Leis de Kirchhoff Material 2 Resistores de 3.3kΩ; 2 Resistores de 10kΩ; Fonte de alimentação; Multímetro digital; Amperímetro; Introdução Existem duas
Projeto Semestral e Instrumentação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica I Projeto Semestral e Instrumentação Florianópolis, março de 2013. Prof. Clóvis Antônio
Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107
Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107 \\ D1 a D4 sao retificadores bem como C1 e C2 tornando a tensão VDC, o LM723 é o regulador de tensão de precisão, e funciona
Introdução a Práticas de Laboratório em Eletricidade e Eletrônica EEX11-S72
Introdução a Práticas de Laboratório em Eletricidade e Eletrônica EEX-S Segunda Prática de Laboratório: Circuito RC série, carga e descarga de capacitores Experimento : Circuito RC série carga de capacitores
ROTEIRO OFICIAL 5 Circuito Retificador de Onda Completa
- UTFPR Departamento Acadêmico de Eletrotécnica DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 5 Circuito
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA 1 - ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes
UNIERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA 1 ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes Aula 9 RETIFICAÇÃO DE ONDA COMPLETA Curitiba, 31 março de 2017. CONTEÚDO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ARNULPHO MATTOS
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO e CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA NOME DOS ALUNOS: 1º 2º 3º 4º 5º 6º ELETRÔNICA ANALÓGICA - DIODOS SEMICONDUTORES 1. Associe as informações das colunas I, II, III e IV referentes
1. Introdução. Transformador 110 : 18 Diodo V D =0,8V ( tensão de condução por diodo) Capacitor 1000µF
Exp. 2 Fontes de Tensão e Corrente B 1 1. Introdução Objetivos: estudo do funcionamento do diodo zener e de circuitos reguladores de tensão e corrente transistorizados; medida da regulação de carga, da
Figura 2 - Circuito 2- Retificador onda completa
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA 1.1 Retificadores Monofásicos com filtro capacitivo Um circuito monofásico com filtro capacitivo é um circuito que transforma a tensão alternada da rede para uma tensão retificada
AULA LAB 01 PARÂMETROS DE SINAIS SENOIDAIS 2 MEDIÇÃO DE VALORES MÉDIO E EFICAZ COM MULTÍMETRO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA Retificadores (ENG - 20301) AULA LAB 01 PARÂMETROS DE SINAIS SENOIDAIS 1 INTRODUÇÃO Esta aula de laboratório
1,25V 12V / 500mA FONTE DE ALIMENTAÇÃO ESTABILIZADA REGULÁVEL
FONTE DE ALIMENTAÇÃO ESTABILIZADA REGULÁVEL 1,25V 12V / 500mA 2ª Edição Nov. 2014 Este documento descreve a montagem de uma fonte de alimentação bastante simples, mas extremamente útil para a bancada do
ELETRÔNICA GERAL. Prof. Jhonatan Machado Godinho
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA ELETRÔNICA GERAL Prof. Jhonatan
DESCARGA EM CIRCUITO RC
INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Laboratório de Eletromagnetismo (4300373) 2 o SEMESTRE DE 2013 Grupo:......... (nomes completos) Prof(a).:... Diurno ( ) Noturno ( ) Data : / / 1. Introdução
Eletrônica 1 - Lista 7 - Resolução
D 3 D 2 Eletrônica 1 - Lista 7 - Resolução 1 Fonte DC não regulada Dados da questão: 1.1 Retificador Tensão na carga = 20 V Corrente na carga = 500 ma Fator de ripple 1.5% Para um fator de ripple bom precisamos
Aprender a montar um circuito retificador de meia onda da corrente alternada medindo o sinal retificado;
36 Experimento 4: Osciloscópio e Circuitos Retificadores 1.4.1 Objetivos Aprender a utilizar um gerador de sinais, bem como um osciloscópio digital para medição da amplitude de uma tensão alternada, período,
Lab.05 Capacitor em Regime DC e AC
Lab.05 Capacitor em Regime DC e AC. Capacitor em regime DC (corrente contínua) OBJETIVOS Verificar experimentalmente o carregamento e o descarregamento de um capacitor utilizando tensão DC. TEORIA Ao aplicarmos
CADERNO DE EXPERIÊNCIAS
CADERNO DE EXPERIÊNCIAS Disciplina: ELETRÔNICA III Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA Fase: 8ª Conteúdo: Carga horária: 75 horas Semestre: 01/2011 Professor: PEDRO BERTEMES FILHO / RAIMUNDO NONATO G. ROBERT 1.
Experiência 02: RETIFICADORES MONOFÁSICOS DE ONDA COMPLETA A DIODO
( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno
AULA LAB 01 PARÂMETROS DE SINAIS SENOIDAIS 2 MEDIÇÃO DE VALORES MÉDIO E EFICAZ COM MULTÍMETRO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS Retificadores (ENG - 20301) AULA LAB 01 PARÂMETROS
Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL. Dados Gerais do Projeto
Projeto Semestral Eletrônica Industrial INVERSOR DE TENSÃO COM MODULAÇÃO PWM SENOIDAL Dados Gerais do Projeto Objetivo: Desenvolver os conceitos básicos da Eletrônica de Potência, estudados nas aulas teóricas,
Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz
Introdução teórica aula 12: Pisca- Pisca Controlado por Luz IC555 O IC555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. O CI foi projetado
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL. EXPERIÊNCIA N o 6
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA INDUSTRIAL Título: Circuito integrado TCA - 785. EXPERIÊNCIA N o 6 Objetivo: Verificar o princípio de funcionamento do
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica [email protected] Gradadores Gradadores com controle pelo ângulo de condução de um interruptor Gradadores
EAD DP 2009/2 - LISTA DE EXERCÍCIOS P1. v i. (t) v o. (t) 1) No circuito abaixo os diodos são de silício e v i (t)=12.cos(2.π.10 3.t) Volts.
EAD DP 2009/2 LISTA DE EXERCÍCIOS P1 1) No circuito abaixo os diodos são de silício e =12.cos(2.π.10 3.t) Volts. D1 D2 Esboçar o gráfico da forma de onda de, indicando os valores mais significativos. 2)
DOBRADORES DE TENSÃO
DOBRADORES DE TENSÃO 1 DOBRADORES DE TENSÃO OBJETIVOS: Entender o funcionamento dos dobradores de tensão; calcular as tensões na saída dos dobradores de tensão. INTRODUÇÃO TEÓRICA Um dobrador de tensão
FONTE DE ALIMENTAÇÃO ESTABILIZADA REGULÁVEL 1,25V 12V / 500mA
FONTE DE ALIMENTAÇÃO ESTABILIZADA REGULÁVEL 1,25V 12V / 500mA Este documento descreve a montagem de uma fonte de alimentação bastante simples, mas extremamente útil para a bancada do profissional de eletrônica.
P U C E N G E N H A R I A LABORATÓRIO DE DCE4 EXPERIÊNCIA 7: Filtros Ativos. Identificação dos alunos: 1. Turma: Professor: Conceito:
P U C LABORATÓRIO DE DCE4 E N G E N H A R I A EXPERIÊNCIA 7: Filtros Ativos Identificação dos alunos: Data: 1. Turma: 2. 3. Professor: Conceito: I. Lista de Material 01 osciloscópio digital 02 pontas de
Parte I Introdução... 1
SUMÁRIO VIII Parte I Introdução... 1 Capítulo 1 Unidades de Medida... 3 Introdução...3 Grandezas Físicas...3 Múltiplos e Submúltiplos...4 Arredondamentos...6 Exercícios...7 Capítulo 2 Simbologia... 9 Introdução...9
MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2
ZILOCCHI ELETRÔNICA MÓDULO ANALÓGICO DIGITAL MPLAD18EX2 MANUAL DE OPERAÇÃO ZILOCCHI ELETRÔNICA Rua Francisco Pedro Pimenta - N 24 CEP: 37.505-102 Bairro: Boa Vista Itajubá MG TEL/FAX: (35) 3623-4828 HomePage:
Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE
Curso Técnico em Mecânica - 2016 ELETRICIDADE Aula 05 Resistência elétrica Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com [email protected] [email protected]
1. Introdução. O experimento de Retificadores, tem como principais objetivos:
Exp. 1 Retificadores B 1 1. Introdução O experimento de Retificadores, tem como principais objetivos: desenvolvimento de técnicas de projeto de circuitos retificadores, e comparando as aproximações feitas,
Prof. Rogério Eletrônica Geral 1
Prof. Rogério Eletrônica Geral 1 Apostila 3 Continuação de Diodos III - CIRCUITOS COM DIODOS 1 - Sinal senoídal Um dos sinais elétricos alternados mais comuns é o senoídal. O sinal senoídal pode ser representado
No. USP Nome Nota Bancada
ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 3212- LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EXPERIÊNCIA 04 GUIA DE EXPERIMENTOS e RELATÓRIO REVISÃO DAS
ROTEIRO OFICIAL 12 Amplificador Operacional no Modo Sem Realimentação Comparador
UTFPR DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 12 Amplificador Operacional no Modo Sem Realimentação
Filtros Passa alta e passa baixa
Filtros Passa alta e passa baixa Objetivo: Medir a corrente elétrica sobre o indutor e o capacitor em um circuito em paralelo de corrente alternada (AC). Materiais: (a) Dois resistores de igual resistência
Experiência 01 Identificação e Medição de Resistores e suas Associações
1 Experiência 01 Identificação e Medição de Resistores e suas Associações Aluno: Data: / / 1 Objetivos de Aprendizagem deste Experimento A experiência 1 trata dos capítulos 1 e 2 do livro texto. Os objetivos
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos. 1. Introdução
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos 1. Introdução O experimento Fontes de Tensão tem como principais objetivos: estudo do funcionamento do
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 3212 LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA EXPERIMENTAL EXPERIÊNCIA 1: INSTRUMENTAÇÃO
ALFAKITS AS1515
KIT PLACA AMPLIFICADOR 30 W RMS ESTÉREO Primeiramente queremos agradecer a aquisição do KIT PLACA AMPLIFICADOR 30W RMS ESTÉREO Mod.AS1515 da ALFAKITS. Este manual procura detalhar todo o processo de montagem
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Desenho Técnico. Prof. Clóvis Antônio Petry.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Desenho Técnico Apresentação do Circuito it para Montagem Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, agosto
PSI LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS Experiência 3 COMPORTAMENTO DE COMPONENTES
ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.
ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 2 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETROELETRÔNICA ANALÓGICA -DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da
PSI LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS GUIA DE EXPERIMENTOS Experiência 2 - Medição de Grandezas Elétricas
Laboratório Experimental
1 Roteiro de práticas de Introdução à Intrumentação Biomédica Prof. Adilton Carneiro Laboratório Experimental Prática I: Caracterização e construção de circuitos básicos com amplificadores operacionais
ELETRÔNICA ANALÓGICA CEL099. Prof. Pedro S. Almeida
ELETRÔNICA ANALÓGICA CEL099 Prof. Pedro S. Almeida [email protected] Circuitos de Aplicação de Diodos 2 Conteúdo Circuitos Retificadores Retificador de Meia-Onda Retificador de Onda-Completa a
Aula. Filtros Capacitivos. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica Geral
Aula Filtros Capacitivos Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica Geral 1 Objetivos 1. Analisar o efeito da adição de um capacitor em paralelo com a carga 2. Verificar o comportamento dos retificadores
Laboratório de Circuitos Elétricos I
Laboratório de Circuitos Elétricos I 5 a Aula Prática: Medição de Resistência Elétrica utilizando a Ponte de Wheatstone 1 Objetivos: Empregar as Leis de Kirchhoff e a Lei de Ohm para projetar uma Ponte
SINALIZADOR Efeito Estroboscópico
SINALIZADOR Efeito Estroboscópico Este projeto refere-se a montagem de um sinalizador de baixo custo, porém com efeitos interessantes, porquanto pode ser utilizado em diversas aplicações, desde um simples
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Conversor Buck Módulo de Potência APARATO UTILIZADO: Você recebeu uma placa com de circuito com o circuito cujo esquema é mostrado na figura 1. O circuito é composto por um retificador
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Nome: Jeeves Lopes dos Santos Orientador: Cairo Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe Wiltgen Barbosa Relatório de atividades de estágio em docência 2009.1 A atividade
1 PY2MG REVISÃO 2 14/06/06. Manual Montagem Pinel 1. Parte 1 Recepção
1 PY2MG Manual Montagem Pinel 1 Parte 1 Recepção 2 PY2MG Siga as instruções passo a passo para ter sucesso na montagem. Não tenha pressa e ao colocar os componentes, seja cuidadoso. Faça uma montagem limpa
1) Para os circuitos mostrados na figura abaixo (diodo ideal), encontre os valores de tensões e correntes indicados.
1) Para os circuitos mostrados na figura abaixo (diodo ideal), encontre os valores de tensões e correntes indicados. 2) Um regulador de tensão paralelo (Shunt) utiliza um diodo zener cuja tensão é 5,1
1) Como as cargas eletrostáticas se comportam umas com as outras? 2) Quais são as três partículas que compõe o modelo atômico de Bohr?
ATIVIDADE T3 - Capítulo 8. 1. Princípios básicos de eletrônica 8.1 Cargas elétricas. 1) Como as cargas eletrostáticas se comportam umas com as outras? 2) Quais são as três partículas que compõe o modelo
AULA LAB 03 SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS RETIFICADORES
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica AULA LAB 03 SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS RETIFICADORES 1 INTRODUÇÃO O principal objetivo desta aula de laboratório
Aula Prática 6. Carga e Descarga de Capacitores. Depto Química e Física - CCENS/UFES
Aula Prática 6 Carga e Descarga de Capacitores Depto Química e Física - CCENS/UFES Estratégia: Montagem e operação de circuitos elétricos visando ao estudo de leis fundamentais de análises de circuitos.
1.1 Montar o circuito de acordo com o apresentado na figura 1. Cuidado ao montar, especialmente verificando a conexão de cada um dos "jumpers".
I. Lista de Material 01 módulo MCM5/EV com fonte de alimentação 01 gerador de funções com cabos 01 osciloscópio com 02 pontas de prova 01 multímetro digital 01 chave de fenda pequena fios para ligação
LABORATÓRIO CICUITOS ELÉTRICOS
LABORATÓRIO CICUITOS ELÉTRICOS NEURY BOARETTO JOINVILLE 2010 AULA PRÁTICA 1 Objetivos 1. Verificar o funcionamento do osciloscópio na medida de tensão e período Material Usado 1 Multímetro digital 1 Matriz
Medidas de resistência elétrica e curvas características de elementos resistivos
Medidas de resistência elétrica e curvas características de elementos resistivos Alysson Ferreira Morais 43152 Introdução às Medidas em Física Instituto de Física, USP, São Paulo Resumo Neste experimento,
ROTEIRO OFICIAL 14 Amplificador Operacional no Modo Com Realimentação Negativa
- UTFPR DAELT Engenharia Elétrica e/ou Controle e Automação Disciplina: Laboratório de Eletrônica ET74C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes ROTEIRO OFICIAL 14 Amplificador Operacional no Modo Com Realimentação
Aula 6 Análise de circuitos capacitivos em CA circuitos RC
Aula 6 Análise de circuitos capacitivos em CA circuitos RC Objetivos Aprender analisar circuitos RC em série e em paralelo em corrente alternada, utilizando as diversas formas de representação: números
