Existem dois tipos de estágios: o estágio curricular e o estágio extracurricular.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Existem dois tipos de estágios: o estágio curricular e o estágio extracurricular."

Transcrição

1

2 O que é estágio? Estágio é uma parte prática da etapa escolar que orienta e permite ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos, por meio da vivência em processos de trabalho, em situações reais do exercício da futura profissão. Quais são os tipos de estágio? Existem dois tipos de estágios: o estágio curricular e o estágio extracurricular. A. Estágio curricular: de caráter obrigatório, com carga horária definida e incluso na matriz curricular que o aluno deverá cumprir para a obtenção do título de graduado no curso em que estiver matriculado. Será realizado na comunidade em geral ou junto às pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade da coordenação designada na instituição de ensino. Nesta modalidade, não há obrigatoriedade em se firmar convênio com as instituições. B. Estágio extracurricular: de caráter opcional e não obrigatório. Constitui oportunidade para que o futuro profissional adquira novas experiências no mercado de trabalho e complementação da formação profissional, podendo possibilitar o acesso ao mercado de trabalho sem vínculo empregatício, mas com remuneração. Qual legislação ampara o estágio? 1. Lei N.º de 7 de Dezembro de 1977 Federal; 2. Decreto N.º , de 18 de Agosto de 1982; 3. Lei N.º de 25 de setembro de Quais são os setores responsáveis pelo estágio? O setor responsável pelo estágio é o Núcleo de Estágio do Instituto de Ensino Superior COC. É um órgão de apoio didático-pedagógico e tem a finalidade de organizar, acompanhar e colaborar com a execução das atividades de estágio supervisionado que serão realizadas pelos alunos dos cursos de licenciatura, de graduação e tecnológicos das Faculdades COC. Os estágios extracurriculares (estágio remunerado) são de inteira responsabilidade do Núcleo de Estágio do Instituto de Ensino Superior COC, visto que os coordenadores dos cursos de graduação e os professores das disciplinas de estágio também são responsáveis pelo acompanhamento e pela supervisão pedagógica do estágio curricular (obrigatório). Saiba mais sobre as nomenclaturas utilizadas Estagiário: é o aluno regularmente matriculado e que freqüenta curso compatível com a área de estágio, estando apto para o desenvolvimento de atividades que integrem a programação curricular e didático-pedagógica de cada curso.

3 Unidade concedente de estágio: é uma entidade jurídica de direito público ou privado, órgão da administração pública e instituição de ensino que apresente condições para o desenvolvimento do estágio, previamente conveniada com a instituição de ensino responsável pelo estágio. Agente de integração: são parceiros das instituições de ensino superior e dos alunos, atuando no sentido de identificar as oportunidades de estágio junto às empresas jurídicas de direito público e privado. Facilitam o ajuste das condições de estágio, prestam serviços administrativos de cadastramento de alunos e co-participam, com a instituição de ensino, no esforço para captação de recursos para viabilizar estágios aos alunos. Interveniente: é a instituição de ensino superior na qual o aluno encontra-se matriculado, responsável pela homologação do estágio, mediante avaliação das condições de sua realização. Coordenador: é o coordenador do curso de graduação freqüentado pelo aluno. Orientador: é o professor orientador da disciplina de estágio. Supervisor: é a pessoa responsável da unidade concedente em acompanhar, avaliar e supervisionar o estagiário durante a realização das atividades no local do estágio. Co-orientador: tutor local, que auxilia o orientador da disciplina de estágio na orientação dos alunos. Quem cumprirá o estágio curricular obrigatório? Todos os alunos que freqüentarem cursos de licenciatura, de bacharelado e tecnológicos deverão cumprir o estágio supervisionado curricular. Quando iniciará o estágio curricular obrigatório? Cada curso possui suas especificidades e deverão seguir a legislação vigente para o início do estágio supervisionado. O discente poderá visualizar e acompanhar, na grade curricular de seu curso, o período de início do estágio supervisionado o qual será realizado na comunidade em geral ou junto às pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade da coordenação designada na instituição de ensino. Qual será a carga horária do estágio curricular obrigatório? Existe uma carga horária determinada para cada curso conforme orientações do MEC. O aluno deverá acompanhar a grade curricular vigente em seu curso a qual tem duração específica, de acordo com o ano de ingresso do aluno, a ser averiguada somente com os respectivos coordenadores.

4 Qual será o local para cumprir o estágio curricular obrigatório? Para os cursos de licenciatura, o estágio supervisionado deverá ser cumprido em escolas públicas ou privadas oficializadas pelo MEC, além dos demais locais em que o aluno poderá efetuar atividades do estágio. Para os demais cursos (bacharelados e tecnológicos), o aluno deverá cumprir em empresas do setor público ou privado. Observação: tanto os cursos de licenciatura, quanto os demais cursos, deverão estar atentos às observações e orientações específicas repassadas pelos professores titulares do curso. Quais serão os documentos solicitados para o seu tutor local para o estágio curricular obrigatório? Os documentos solicitados serão: uma carta de apresentação, um modelo de plano de atividades, um modelo de convênio (não obrigatório) e um termo de compromisso de estágio. Quais serão os passos para o estágio curricular obrigatório? Passo 1 Carta de Apresentação. O discente deverá solicitar ao tutor local a carta de apresentação para o estágio e, assim, encaminhar a autorização ao diretor da empresa ou instituição para estagiar na unidade. Passo 2 Plano de Atividades É um anexo do termo de compromisso que descreverá as atividades realizadas durante o período de estágio e será elaborado pelo professor orientador do estágio. Passo 3 Modelo de Convênio (não obrigatório) O convênio é o documento que formalizará a parceria realizada entre a unidade concedente (local que estagiará) e o Instituto de Ensino Superior COC. É uma proposta que apresentamos para as empresas ou instituições em que serão efetuados os estágios, a fim de gerar oportunidades no mercado de trabalho para nossos alunos. Quando o aluno levar a carta de apresentação, deverá mostrar também o modelo de convênio para o representante da empresa ou instituição em que estagiará. O formulário para convênio estará disponível no portal (área do aluno) no link, Formulário para Solicitação do Convênio de Estágio Curricular Supervisionado, com/viewform?key=p1ubuc0bwzyptp9izevcfcq. Caso o representante aceite o modelo proposto pela UNICOC, o aluno deverá preencher o formulário com os dados necessários, acessando o link que estará disponibilizado no pólo. O núcleo de estágio providenciará o documento e encaminhará para o seu pólo de origem. Em seguida, o aluno dirigirse-á para o representante da empresa ou instituição que deverá assinar as duas vias do convênio. Após o aceite, ele terá que devolver o documento para a secretaria do seu pólo que encaminhará a via da UNICOC para arquivo.

5 Observação: caso a empresa não aceite nosso modelo de convênio, ela poderá propor um novo modelo. Neste caso, o aluno enviará o modelo proposto pela unidade concedente ao endereço eletrônico estagiocurricularead@coc.com.br que direcionará o documento ao Departamento Jurídico de nossa instituição para apreciação e aprovação. Sendo autorizado, a instituição de ensino providenciará a assinatura do documento, encaminhará para o pólo de origem e o aluno direcionará para a unidade concedente para fechamento da parceria. Lembre-se que não há obrigatoriedade deste documento para o estágio. Passo 4 Termo de Compromisso de Estágio (obrigatório) Após o deferimento para iniciar o estágio, o discente deverá preencher os dados solicitados por meio do link, Formulário para Solicitação do Contrato de Estágio Curricular Supervisionado, disponível no portal (área do aluno) para providenciarmos o termo de compromisso de estágio. Este documento será o contrato realizado entre o aluno, a unidade concedente em que ele estagiará e a Instituição de Ensino Superior COC. O núcleo de estágio, ao receber a solicitação, encaminhará o termo de compromisso de estágio para a secretaria do pólo. O aluno assinará e levará este documento para a empresa em que estagiará. Após este procedimento, devolverá para a secretaria do pólo que deverá, obrigatoriamente, encaminhá-lo para o Instituto de Ensino Superior COC Faculdade Interativa em Ribeirão Preto. Observação: em nenhuma hipótese, o pólo ou qualquer representante do mesmo estará autorizado a assinar o convênio e o contrato de estágio. Esta função cabe apenas ao representante legal da Faculdade Interativa COC. Como o aluno comprovará a realização do estágio curricular obrigatório? O aluno comprovará por meio dos seguintes documentos comprobatórios: ficha de registro de freqüência, plano de atividades e relatórios parciais e finais. Para o preenchimento correto desses documentos, o aluno deverá seguir as orientações do seu professor. Ele deverá preencher a ficha de registro de freqüência do estágio supervisionado, disponível no portal acadêmico para colher diariamente assinaturas do supervisor de estágio do local. Além disso, os relatórios também estarão disponíveis no portal pelo seu professor. Como será feita a entrega dos relatórios do estágio curricular obrigatório? De acordo com as orientações específicas das coordenações de curso, ao término de cada semestre a partir do início do estágio, o aluno deverá entregar o relatório das atividades propostas juntamente com as fichas comprobatórias para o tutor local de cada curso.

6 Como será a avaliação do estágio curricular obrigatório? Os relatórios de cada atividade proposta serão avaliados pelo tutor local do pólo em que o aluno estará regularmente matriculado. As fichas serão encaminhadas para o Núcleo de Estágio do COC EAD no pólo central em Ribeirão Preto, que realizará a conferência da carga horária cumprida. Observação: o resultado da avaliação do estágio supervisionado estará disponível para o discente somente após as fichas serem conferidas pelo núcleo de estágio. O que é estágio extracurricular? O estágio é uma oportunidade que o aluno terá de vivenciar e experimentar a realidade através da prática da profissão que escolheu. Por meio do estágio, ele confrontará a teoria estudada com a realidade diária no campo de atuação, permitindo um aprimoramento dos seus conhecimentos. De acordo com Decreto N.º 497, de 18 de agosto de 1982, o estágio é definido da seguinte maneira: Art. 2º - Consideram-se estágio curricular, para os efeitos desse decreto, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. Quando se iniciará o estágio extracurricular? O estágio extracurricular (não obrigatório) poderá ser iniciado a partir do momento em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso de graduação ou de acordo com as especificações de cada curso. Quais serão os documentos necessários para o estágio extracurricular? Os documentos necessários serão: termo de convênio (02 vias) assinado entre a empresa e a instituição de ensino (não obrigatório); termo de compromisso (03 vias) assinado pelo aluno, pela empresa e pela instituição de ensino (obrigatório); plano de atividades (03 vias) assinado pelo aluno, supervisor e professor orientador. Saiba que a cada 6 meses será necessário entregar um relatório de estágio. Termo de convênio: trata-se de acordo jurídico de cooperação realizado entre a instituição de ensino e a unidade concedente do estágio. Não é obrigatório. Termo de compromisso: é um documento que estabelece as particularidades do estágio e do estagiário, bem como os dados do aluno, o período de vigência, a carga horária e as atividades desenvolvidas durante o estágio.

7 Plano de atividades: é um anexo do termo de compromisso que descreve as atividades realizadas durante o período de estágio, sendo também elaborado pela empresa em que o acadêmico realizará estágio. Termo aditivo: é o aditamento ao termo de compromisso quando este sofre alguma alteração, como a prorrogação da vigência ou a alteração da carga horária. Qual será a carga horária máxima permitida para o estágio extracurricular? A carga horária será de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, ou segundo 1º do artigo 10 da Nova Lei de estágio: o estágio relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não estão programadas aulas presenciais, poderá ter jornada de até 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino. Onde encontrar vagas de estágio extracurricular? As vagas de estágio serão divulgadas no site da UNICOC, Além disso, o discente encontrará vagas em sites de agentes de integração (CIEE, IEL, NUBE, entre outros), periódicos como jornais e revistas, site de empresas, e também sites especializados em estágio. Quanto tempo o aluno poderá permanecer no estágio extracurricular? De acordo com a legislação, o aluno poderá realizar o estágio por até 24 (vinte e quatro) meses. Como será a remuneração do estágio extracurricular? As empresas não serão obrigadas a pagar os seus estagiários, mas geralmente oferecem uma ajuda de custo chamada de bolsa-auxílio. Esta bolsa não deverá ser confundida com um salário, pois, como o estágio não gera vínculo empregatício, o aluno-estagiário não terá os mesmos direitos de um funcionário convencional registrado pela CLT. Porém, o valor da bolsa-auxílio, a adição de benéficos ficará a critério de cada empresa e do estagiário aceitar ou não as condições oferecidas. Como será feito o recolhimento de imposto de renda? Se o valor da bolsa auxílio for superior à faixa de isenção da Tabela do IRRF Imposto de Renda Retido na Fonte, o aluno deverá pagar o imposto, por se tratar de pagamento efetivado pela unidade concedente, o qual é retido pela própria empresa.

8 Como será feita a rescisão do estágio extracurricular? De acordo com as leis vigentes, o estágio não gera vínculo empregatício, portanto, qualquer uma das partes poderão, a qualquer momento, rescindir o contrato uma vez que o termo de compromisso apresentar cláusulas flexíveis. No caso do contrato ser rescindido pela empresa ou pela instituição de ensino, será necessário que elas emitam uma carta informando o motivo do cancelamento do termo de compromisso do estagiário. Mas, no caso do cancelamento ser solicitado pelo discente, deverá ser apresentado à unidade concedente e à instituição de ensino uma carta escrita e assinada por ele, informando o motivo pelo qual está deixando o estágio. Agentes de integração As Faculdades COC possui convênio com os principais agentes de integração em todo o Brasil, tais como: CIEE, NUBE, IEL, ACIPI (Piracicaba), INSTITUTO EXCELLENCE (Vitória - ES), RH SELLER (Santa Catarina). O estágio extracurricular poderá ser validado como estágio curricular? Sim, desde que siga as exigências do estágio curricular, quais sejam: cumpri-lo nos semestres estabelecidos nas matrizes curriculares e obedecer aos trâmites burocráticos já explicitados. Os estágios extracurriculares cumpridos fora do período definido na matriz curricular não poderão ser aproveitados. O agente de integração poderá mediar o estágio curricular? Sim.

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Do Programa Artigo 1º O Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP Campus de Ilha Solteira

Leia mais

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010

PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 PORTARIA GD Nº 06, DE 23/04/2010 Aprova o Regulamento do Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP - Campus de Ilha Solteira. O Diretor da Faculdade de Engenharia do Campus de Ilha Solteira,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Coronel Fabriciano/ 2008 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVOS... 1 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 2 4. ATRIBUIÇÕES... 2 5. LOCAIS DE ESTÁGIO E

Leia mais

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização de estágios nas modalidades de estágio obrigatório e

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 256 de 30/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 256 de 30/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 256 de 30/05/2017 - CAS Aprova o Regulamento dos Estágios Não Obrigatórios Remunerados (ENOR) e dos Estágios Curriculares Obrigatórios (ECO) dos alunos da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS ENGENHARIA CIVIL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE PROMOVE DE SETE LAGOAS ENGENHARIA CIVIL 2013/2014 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O presente regulamento normatiza o Estágio

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD

REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ADMINISTRAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD O presente Regulamento tem o intuito de estabelecer normas gerais para cumprimento da Lei nº.

Leia mais

Estágios curriculares obrigatórios de curta duração Disciplina: Atividade Acadêmico-Profissional versão: maio 2009

Estágios curriculares obrigatórios de curta duração Disciplina: Atividade Acadêmico-Profissional versão: maio 2009 Informações Gerais Estágios curriculares obrigatórios de curta duração Disciplina: Atividade Acadêmico-Profissional versão: maio 2009 A realização de estágios curriculares (obrigatórios) e extracurriculares

Leia mais

Orientações Kit do Estudante

Orientações Kit do Estudante Orientações Kit do Estudante O Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. Ele integra o itinerário

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO O presente regulamento normatiza a atividade de Estágio, componente dos Projetos Pedagógicos dos cursos oferecidos pela Faculdades Gammon, mantida pela Fundação Gammon de Ensino

Leia mais

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio?

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio? ESTÁGIO Estágio é uma atividade acadêmica, definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho profissional. O

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º - Este regulamento tem por finalidade, fixar

Leia mais

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno)

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) CABO FRIO 2017 ÚLTIMA ALTERAÇÃO EM: 16/03/17 1 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ALUNO O Estágio Curricular Supervisionado tem como fundamentação legal

Leia mais

I REUNIÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

I REUNIÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Universidade Estadual de Londrina I REUNIÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Orientações Gerais - Lei n 11.788/2008 e Resolução CEPE n 0166/2008 Público convidado: ACADÊMICOS DA UEL DIVISÃO CENTRAL DE ESTÁGIOS

Leia mais

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio?

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio? ESTÁGIO Estágio é uma atividade acadêmica, definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho profissional. O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERMO DE RESPONSABILIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERMO DE RESPONSABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO TERMO DE RESPONSABILIDADE Termo de Responsabilidade que entre si celebram a... (Escola/Faculdade da UFMG)... e o(a)... (Órgão/Unidade da UFMG)...,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 002/2019, de 19 de junho de 2019. Dispõe sobre regulamentação de Estágio Supervisionado no âmbito da UFERSA na condição de Instituição de Ensino. O Presidente em exercício do

Leia mais

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação.

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação. Estágio Curricular O estágio curricular, não obrigatório e obrigatório, é oferecido aos alunos como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa facilitar a futura

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB?

01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? Perguntas Frequentes 01. Qual o Local e horário de funcionamento da Coordenação de Estágios e Relações Empresarias da Reitoria do IFPB? A Coordenação de Estágio e Relações Empresariais é o setor da Pró-Reitoria

Leia mais

Dúvidas frequentes Estágios Curriculares

Dúvidas frequentes Estágios Curriculares 1 Dúvidas frequentes Estágios Curriculares 1. O que é estágio curricular e extracurricular? O estágio curricular é um ato educativo e agente integrador acadêmico profissional, configurado para ser um componente

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015.

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. Regulamenta a realização de estágios dos alunos dos Cursos de Graduação do Campus de Itapeva. O Coordenador Executivo no uso de suas atribuições legais, expede

Leia mais

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Estágio Curricular Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Normas gerais Estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO Capítulo I Da Natureza Art. 1. O Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet 2018 O que é estágio? O estágio é um conjunto de atividades de aprendizagem de cunho profissional, social e cultural que são proporcionadas

Leia mais

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Faculdade Ateneu Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas

Leia mais

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA 1 REGIMENTO GERAL DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, E DE ENSINO TÉCNICO TÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. Estas normas regulamentam os estágios dos cursos

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO PASSO A PASSO Licenciatura em Artes Caro Aluno, Leia atentamente as instruções abaixo para saber como entregar seus documentos de estágio. Os documentos deverão ser entregues

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6 NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade... 3 O que é um estágio?... 5 Como funciona o estágio obrigatório... 6 Como funciona o estágio não-obrigatório... 7 Documentos necessários... 8 Passo a passo

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Informamos que conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A Coordenadora da FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS - FACIT, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Regimento Geral e Legislação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR PORTO ALEGRE REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º O Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS TIPOS DE ESTÁGIO O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática RESOLUÇÃO Nº 01/2018 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática O Coordenador do Curso de Matemática, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Departamento de Estatística RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 003/2017 COLEST/CCE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Fixa critérios que regulamentam e normatizam os estágios supervisionados não-obrigatórios do Curso de Bacharelado em Estatística

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA, BACHARELADO Regulamento do estágio supervisionado não obrigatório Das disposições gerais O presente

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau, no uso de

Leia mais

Guia do Estagiário. O que você precisa saber antes de iniciar um estágio não obrigatório

Guia do Estagiário. O que você precisa saber antes de iniciar um estágio não obrigatório Guia do Estagiário O que você precisa saber antes de iniciar um estágio não obrigatório Caro(a) estudante! O estágio é um processo fundamental durante a vida acadêmica. O Guia do Estagiário tem o objetivo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Desde IPUC - Instituto Politécnico. Desde 2011

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Desde IPUC - Instituto Politécnico. Desde 2011 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Desde 1958 IPUC - Instituto Politécnico DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS Desde 2011 Campus Belo Horizonte - Unidade Coração Eucarístico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM INSTITUIÇÕES

Leia mais

Orientações De Preenchimento Do Termo De Compromisso De Estágio Em Empresa / Pessoa Física Conveniadas Com A Católica. ATENÇÃO: POR GENTILEZA, SIGA

Orientações De Preenchimento Do Termo De Compromisso De Estágio Em Empresa / Pessoa Física Conveniadas Com A Católica. ATENÇÃO: POR GENTILEZA, SIGA Orientações De Preenchimento Do Termo De Compromisso De Estágio Em Empresa / Pessoa Física Conveniadas Com A Católica. ATENÇÃO: POR GENTILEZA, SIGA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA. NÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO BACHARELADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO BACHARELADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO BACHARELADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Estágio do Bacharelado I e II é atividade curricular obrigatória integrante do Projeto

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO O presente regulamento tem a finalidade de normatizar os estágios do curso de Terapia Ocupacional de acordo com a legislação vigente,

Leia mais

RUTH CARDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE.

RUTH CARDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE. Edital nº 01/2018 - Direção PROCESSO PARA CREDENCIAMENTO DE UNIDADES DE ENSINO SUPERIOR E ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA E GRADUAÇÃO PARA CUMPRIMENTOS DE ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG Institui e regulamenta o funcionamento do Estágio Curricular Não Obrigatório dos cursos de Licenciatura e Bacharelado

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ESTÁGIO PASSO A PASSO Caro Aluno, Leia atentamente as instruções abaixo para saber como entregar seus documentos de estágio. Os documentos deverão ser entregues ANTES de iniciar o estágio.

Leia mais

Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio do Curso de Engenharia Elétrica Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória aos acadêmicos do curso dividida

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE APOIO ACADÊMICO - DAA DIVISÃO DE ESTÁGIOS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE APOIO ACADÊMICO - DAA DIVISÃO DE ESTÁGIOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DEPARTAMENTO DE APOIO ACADÊMICO - DAA DIVISÃO DE ESTÁGIOS Do Estágio O Estágio Supervisionado Curricular é um momento de aprendizagem e um componente curricular integrante

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPITULO II DAS FINALIDADES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPITULO II DAS FINALIDADES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Este regulamento fixa as normas para o estágio do Curso de Biblioteconomia do, de acordo com as disposições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 02/2015 Regulamenta o Estágio Supervisionado obrigatório do Curso

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO - UFPEL INSTITUIÇÃO DE ENSINO

TERMO DE COMPROMISSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO - UFPEL INSTITUIÇÃO DE ENSINO TERMO DE COMPROMISSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO - UFPEL INSTITUIÇÃO DE ENSINO As partes a seguir qualificadas e ao final assinadas, de um lado,, fundação de direito público,

Leia mais

Normatização de estágio do IFC

Normatização de estágio do IFC ESTÁGIOS Normatização de estágio do IFC Nacional: Lei nº11.788, de Setembro de 2008; Institucional: RESOLUÇÃO Ad Referendum Nº 014/2013 CONSELHO SUPERIOR 17/05/2013; Campus Santa Rosa do Sul: Projeto Pedagógico

Leia mais

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO?

Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? Perguntas e respostas mais frequentes sobre ESTÁGIOS 1. POR QUAL ÓRGÃO DEVO INICIAR A FORMALIZAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO? O Setor de Estágio (SESTA) da Diretoria de Ensino da Pró -Reitoria de Graduação

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO INTERNO DE ESTÁGIOS CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIOECONÔMICO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENADORIA DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO O Estágio obrigatório, regulamentado pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, pelo Decreto nº 87.497, de 18/08/82 e pela Resolução Nº 4/85 do Conselho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO CEPE Nº 120, DE 14 DE MAIO DE 2014. Dispõe sobre o estágio supervisionado dos cursos de licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº /2008 e Resolução 20/2015 CCEPE)

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº /2008 e Resolução 20/2015 CCEPE) PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO (Lei nº 11.788/2008 e Resolução 20/2015 CCEPE) O que é o estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO:

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: O QUE É ESTÁGIO? Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educando, ele faz parte do projeto pedagógico do

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 ESTÁGIO PROFISSIONAL CURRICULAR SUPERVISIONADO - EPCS INSTRUÇÕES REGULADORAS 1. FINALIDADE As presentes instruções destinam-se a orientar o corpo docente e discente, bem como os setores

Leia mais

ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS

ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS 2017 ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de

Leia mais

Normas do Estágio Curricular Supervisionado Administração Pública

Normas do Estágio Curricular Supervisionado Administração Pública SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS Normas do Estágio Curricular Supervisionado Administração Pública Art. 1º - À luz da Lei

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 Regulamenta o Estágio Profissional Supervisionado no Curso de Ciências Sociais Bacharelado, em conformidade

Leia mais

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos:

Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: 31/07/17 1- ESTÁGIOS Os estágios deverão ser conduzidos obedecendo aos seguintes passos: A) ENCAMINHAMENTO PARA OS ESTÁGIOS. A.1- A busca pelo estágio é de responsabilidade do aluno. Caso seja solicitado,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE DESIGN CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 74/ CEPE TERMO DE COMPROMISSO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. (de acordo com a Lei nº , de 25 de setembro de 2008).

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 74/ CEPE TERMO DE COMPROMISSO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. (de acordo com a Lei nº , de 25 de setembro de 2008). ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 74/2010 - CEPE TERMO DE COMPROMISSO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (de acordo com a Lei nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008). A EMPRESA, inscrita no CNPJ sob o n.º, estabelecida no endereço,

Leia mais

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD.

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Manual para Estágio Supervisionado dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Instruções Gerais 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado na modalidade EAD da FIAP, Sistemas de Informação

Leia mais

Estágio Supervisionado A Coordenação de Estágios: Prof. Roberto Bichueti

Estágio Supervisionado A Coordenação de Estágios: Prof. Roberto Bichueti UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Estágio Supervisionado A Coordenação de Estágios: Prof. Roberto Bichueti Estágio Supervisionado em Administração

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1) O que é o Estágio? O Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES. CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES CAPÍTULO I Da caracterização do Estágio Artigo 1 - O Estágio caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa,

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE BACHARELADO EM OCEANOGRAFIA

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE BACHARELADO EM OCEANOGRAFIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E P E R N A M B U C O P R Ó R E I T O R I A P A R A A S S U N T O S A C A D Ê M I C O S C E N T R O D E T E C N O L O G I A E G E O C I Ê N C I A S D E P A R T A

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DÚVIDAS FREQUENTES. O que é. estágio?

MANUAL DE ESTÁGIO DÚVIDAS FREQUENTES. O que é. estágio? MANUAL DE ESTÁGIO DÚVIDAS FREQUENTES O que é estágio? 1 - O que é estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de realização de estágio pelos alunos dos diversos cursos de graduação da instituição,

CONSIDERANDO a necessidade de realização de estágio pelos alunos dos diversos cursos de graduação da instituição, PORTARIA Nº 25/2007 Regulamenta o Estágio dos Cursos de Graduação do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. A PROFESSORA DOUTORA CIBELLE ROCHA ABDO, DIRETORA GERAL do, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA LAVRAS, 2017 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1.ºO Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 2019/1

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 2019/1 Orientações De Preenchimento Do Termo De Compromisso De Estágio Em Empresa / Pessoa Física Conveniadas Com A Católica. ATENÇÃO: POR GENTILEZA, SIGA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA. NÃO

Leia mais

EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017

EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SOROCABA EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017 BOLSAS

Leia mais