CONJUNTURA DE MERCADO AGOSTO 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONJUNTURA DE MERCADO AGOSTO 2012"

Transcrição

1 DETEC

2 Presidente da República Federativa do Brasil - DILMA VANA ROUSSEFF Vice-Presidente da República Federativa do Brasil - MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. - JORGE ALBERTO PORTANOVA MENDES RIBEIRO FILHO CEASAMINAS Diretor-Presidente -JOÃO ALBERTO PAIXÃO LAGES Diretor Financeiro -HENRIQUE PEREIRA DOURADO Diretor Técnica Operacional -EDILBERTO JOSÉ DA SILVA Gestor Departamento Técnico -WILSON GUIDE DA VEIGA JÚNIOR Equipe Editorial: Departamento Técnico: -Wilson Guide da Veiga Júnior Gestor DETEC -David Benedito da Conceição Orientador de Mercado Seção de Estudos Estratégicos -Rosinélia Veloso Coelho Coordenadora de Seção -Enio de Paula Rosa Assistente Técnico -Tarcísio Fernandes Caetano da Silva Estatístico ANÁLISE TÉCNICA -Rosinélia Veloso Coelho Economista DETEC Colaboração: -Ricardo Fernandes Martins Gerente SECIM -Pesquisadores de Mercado SECIM

3 Análise Global do Mercado 1 Oferta e Preços de produtos O indicador do volume de vendas do comércio atacadista de Hortigranjeiros, Cereais e Produtos Diversos Industrializados, da CeasaMinas Unidade Grande BH, apresentou no mês de agosto de 2012 uma quantia superior a 195 mil toneladas de produtos. Na comparação com igual período do ano passado esse número apresentou uma redução de ofertas da ordem de 9%. Já com relação a julho último houve redução nas ofertas totais de quase 3%. Em sentido amplo, o preço médio praticado em agosto do corrente ficou respectivamente em torno de 5% e 2% mais elevado que em agosto do ano passado e julho deste. Especificamente no setor dos hortigranjeiros a majoração de preços observada foi de mais de 20% quando da análise dos meses de agosto de cada ano e de quase 6% entre julho e agosto desse ano de O principal expoente de vendas do entreposto unidade Grande BH é o setor de Hortigranjeiros. Em agosto ele representou quase 63% do total ofertado para comercialização, foram mais de toneladas de produtos distribuídos entre hortaliças, frutas e ovos. Esse número foi inferior tanto aos observados em agosto de 2011 e julho de 2012 que apresentaram respectivamente um volume de comercialização de e toneladas de produtos. Sendo que, o mercado atacadista dos hortigranjeiros do entreposto Grande BH foi abastecido principalmente pelas ofertas do Estado de Minas Gerais, que se destaca por ser o maior produtor brasileiro desse grupo de produtos. Correspondendo a toneladas, as ofertas mineiras representaram 58% da oferta total dos hortigranjeiros, em segundo lugar apareceram as ofertas paulistas com um volume de ofertas de toneladas, o que representou 16% do volume total. Em agosto de 2012 deram entrada na Unidade Grande BH, toneladas de hortaliças. Em função desse quantitativo de entrada, esse segmento atacadista correspondeu a 31% do volume geral de comercialização do entreposto. Na comparação com igual período do ano passado e ao mês de julho último, as ofertas de hortaliças reduziramse em mais de 9% e 7% respectivamente. Minas Gerais foi o principal estado ofertante (80%) para a Unidade desse grupo de produtos que subdivide-se em Hortaliças Folha, Flor e Haste, Hortaliças Fruto e Hortaliças Raiz, Bulbo, Tubérculo e Rizoma. Outro grande expoente de comercialização no mercado hortigranjeiro da Unidade é o segmento das frutas brasileiras, em agosto/12 foram mais de toneladas. Em função desse quantitativo de entrada, esse segmento atacadista correspondeu a 28% do volume geral de comercialização do entreposto.

4 Hortaliças Folha, Flor e Haste Representando em agosto/12, 2% da comercialização total do entreposto, o subgrupo das hortaliças Folha, Flor e Haste, movimentou toneladas de produtos, 4% a mais que em agosto do ano passado e 2% a menos que o comercializado em julho último. Dessas, 95% foram ofertadas pelo estado de Minas Gerais, toneladas. Pela característica peculiar das folhosas, que devem ser cultivadas próximo ao mercado consumidor, das toneladas mineiras ofertadas, toneladas foram provenientes principalmente das mesorregiões mineiras mais próximas à Unidade Grande BH Campo das Vertentes (2.727 ton.) e Metropolitana de Belo Horizonte (1.354 ton.). As principais ofertas desse comércio atacadista foram o repolho híbrido (68%), couve-flor (21%), brocolo (4%) e repolho roxo (3%). CONJUNTURA DE MERCADO Das ofertas de repolho híbrido, que atingiram toneladas, foram provenientes do Estado de Minas Gerais principalmente das cidades da mesorregião de Campo das Vertentes, Lagoa Dourada com 680 toneladas, Carandaí 635 toneladas e Barbacena 588 toneladas. Com relação a agosto de 2011 as ofertas de repolho híbrido aumentaram 6%. Esse acréscimo está relacionado principalmente à melhoria das ofertas das cidades da mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, mais de 191 toneladas. Já de julho/12 para agosto/12 houve uma retração nas ofertas de 8%, sendo que somente a cidade de Carandaí, principal abastecedor da Unidade Grande BH, a redução de ofertas foi de 29%, cerca de 260 toneladas. O preço médio do produto que desde abril vem em uma trajetória ascendente, atingiu em agosto o seu pico, fruto dessa retração das ofertas.

5 Hortaliças Raiz, Bulbo, Rizoma e Tubérculo Como principal expoente de vendas dentro do grupo das Hortaliças, temos o subgrupo das hortaliças Raiz, Bulbo, Tubérculo e Rizoma, quase 18% do volume total de ofertas da Unidade Grande BH em agosto de 2012, movimentando toneladas de produtos. Em agosto de 2011, esse subgrupo apresentou um volume de ofertas de toneladas, já em julho passado o montante de ofertas apurado foi de toneladas. Das ofertas de agosto/12, 69% foram ofertadas pelo estado de Minas Gerais, toneladas. No subgrupo, as principais hortaliças comercializadas em agosto de 2012 na Unidade Grande BH foram de: batata lisa (46%), cebola amarela (17%), cenoura (11%), mandioca (6%), inhame (5%), beterraba sem folhas (4%), batata doce (4%), alho importado (3%), alho brasileiro (2%) e mandioquinha (1%). Como o subgrupo tem como seu principal produto a batata lisa, a queda nas ofertas desse tubérculo foi determinante para a retração observada no referido subgrupo. Das ofertas de batata lisa, que atingiram toneladas, 58% foram provenientes do Estado de Minas Gerais principalmente das cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste de Minas, importantes regiões produtoras do tubérculo, a primeira com toneladas e a segunda com toneladas. Com relação a agosto de 2011 as ofertas de batata lisa caíram 8%. Essa queda está relacionada principalmente à retração observada nas ofertas da cidade de Monte Carmelo no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o município que nesse mesmo período do ano passado ofertou 793 toneladas do produto, em agosto último não registrou nenhuma oferta. Já de julho/12 para agosto/12 a retração nas ofertas ficou em 9%, sendo que as reduções mais significativas ocorreram nas cidades de Perdizes (986 ton.), Ipuiuna (995 ton.) e Bom Repouso (729 ton.). Os preços médios praticados no entreposto no mês de agosto de 2012 comparativamente ao mesmo período em 2011 e ao mês de julho de 2012 para os principais produtos foram: Pelo gráfico nota-se que para os períodos em análise, a batata lisa, a cebola amarela, a cenoura e a mandioca estão em um momento de forte apreciação de preços. Repetindo os resultados do mês passado, a cenoura foi a hortaliça que maior variação positiva de preços apresentou. A raiz de agosto/11 para agosto/12 apresentou variação de 117% e no último bimestre 12%. Conforme relatamos na edição de julho da conjuntura, a valoração do produto está relacionada à retração da oferta a nível nacional. O clima mais frio e as chuvas em junho e julho nas zonas produtoras dos estados da região Sul, de Minas Gerais e Goiás impactaram diretamente no desenvolvimento das raízes o que reduziu o volume disponível para comercialização. Além disso, a retração das ofertas nacionalmente está relacionada com a redução da área plantada pelo estado da Bahia.

6 Hortaliças Frutos Também dentro do grupo Hortaliças, o mercado atacadista das hortaliças Fruto, quase 11% do volume total de ofertas do entreposto Grande BH, em agosto de 2012, movimentou toneladas de produtos. Das ofertas de agosto/12, 95% foram provenientes do estado de Minas Gerais, toneladas. O quantitativo de ofertas de agosto/12 apontou um decréscimo de 15% e 10% nas ofertas em relação a agosto/11 e julho do corrente. No subgrupo das hortaliças frutos, as principais hortaliças comercializadas em agosto de 2012 no entreposto Grande BH foram de: tomate longa vida (29%), moranga hibrida (14%), chuchu (11%), quiabo (6%), jiló comprido (5%), pimentão (5%), abobrinha italiana (5%), milho verde (5%), pepino (4%), tomate santa cruz (3%) abobrinha menina (2%). Pela importância em termos de ofertas, a retração das ofertas do subgrupo das hortaliças fruto está relacionada principalmente à queda nas ofertas do tomate longa vida e da moranga híbrida. CONJUNTURA DE MERCADO Minas Gerais principalmente das cidades das mesorregiões Metropolitana de BH e do Norte de Minas importantes regiões produtoras, conjuntamente atingiram a soma de toneladas. Com relação a agosto de 2011 as ofertas de moranga híbrida caíram 10%. Essa queda está relacionada principalmente à retração observada nas ofertas das cidades de Cordisburgo na mesorregião Metropolitana de BH e de Abaeté localizada na mesorregião Central Mineira. As duas cidades apresentaram nesse mesmo período do ano passado 784 e 536 toneladas respectivamente. Em agosto último para a primeira foi registrado 239 toneladas e para a segunda nenhuma oferta do produto. Já de julho/12 para agosto/12 a retração nas ofertas ficou em 5%. As reduções mais significativas ocorreram nas cidades de Joaquim Felício (272 ton.) e Luz (75 ton.) localizadas na mesorregião Central Mineira. Os preços médios praticados no entreposto no mês de agosto de 2012 comparativamente ao mesmo período em 2011 e ao mês de julho de 2012 para os principais produtos foram: Das ofertas de tomate longa vida, que atingiram toneladas, 91% foram provenientes do Estado de Minas Gerais principalmente das cidades da mesorregião Metropolitana de BH importantes regiões produtoras do fruto, toneladas. Com relação a agosto de 2011 as ofertas de tomate longa vida caíram 22%. Essa queda está relacionada principalmente à retração observada nas ofertas da cidade de Onça do Pitangui na mesorregião supracitada, o município que nesse mesmo período do ano passado ofertou toneladas do produto, em agosto último registrou 427 toneladas. Já de julho/12 para agosto/12 a retração nas ofertas ficou em 15%, sendo que as reduções mais significativas ocorreram nas cidades de Barbacena (234 ton.) e Lagoa Dourada (211 ton.) localizadas na mesorregião de Campo das Vertentes. Com relação às ofertas de moranga híbrida, que atingiram toneladas, foram provenientes do Estado de

7 Pelo gráfico podemos perceber que a exemplo de julho/12 as variações positivas mais significativas de preços foram para os tomates, principalmente o longa vida. A variação foi de 127% na comparação com igual período do ano passado e de 9% com relação ao mês de julho último, essa elevação dos preços está relacionada à forte redução da oferta em função da baixa produtividade das lavouras atingidas pela queda de temperatura dos últimos meses.

8 Frutas Brasileiras As frutas comercializadas no entreposto em agosto último, toneladas, representaram quase 29% do total geral de comercialização. Esse volume foi 2% menor que o observado em agosto de 2011 e também 2% maior que o apurado em julho/12. As ofertas foram provenientes principalmente dos estados de Minas Gerais (37%), São Paulo (24%), Bahia (11%), Santa Catarina (7%), Rio Grande do Sul (5%), Tocantins (5%), Espírito Santo (3%), Goiás (3%), Pernambuco (2%), Sergipe (1%) e Rio Grande do Norte (1%). Esse segmento é sustentado basicamente com frutas da produção nacional. As frutas nacionais, em agosto de 2012, com toneladas foram responsáveis por mais de 28% de toda a comercialização atacadista da unidade. Esse número representou uma queda com relação a agosto/11 de 1% e um acréscimo na comparação com julho último de 2% nas ofertas. No subgrupo, as principais frutas brasileiras comercializadas, em agosto de 2012, na Unidade Grande, BH foram: laranja pêra (18%), banana prata (10%), maçã (10%), banana nanica (9%), melancia (9%), tangerina ponkan (6%), abacaxi (5%), manga (4%), mamão formosa (4%), limão tahiti (3%), coco verde (3%), mamão haway (3%), morango (2%), melão (2%) e maracujá (2%). A redução acima mencionada se deu principalmente em função da queda nas ofertas do abacaxi (32%) e do mamão haway (33%). CONJUNTURA DE MERCADO Com relação ao mamão haway as reduções mais significativas nas ofertas foram observadas nas cidades baianas de Itabela (60%) e Porto Seguro (38%). Já o acréscimo de ofertas observado de julho para agosto do corrente foi impulsionado pelo aumento da quantidade ofertada de morango (80%), manga (23%), melancia (15%) e laranja pêra (8%). As regiões produtoras paulistas têm apresentado nesse ano supersafras de laranja, o que explica as boas ofertas na Unidade, da cidade de Conchal, nos últimos dois meses veio toneladas de laranja pêra. A cidade de Lagoa da Confusão na mesorregião Ocidental do Tocantins foi a principal ofertante de melancias tanto em julho quanto em agosto/12, sendo que de um mês para o outro aumentou as ofertas em 49%, mais de 672 toneladas. A cidade de Juazeiro na mesorregião Vale S. Franciscano Bahia foi a cidade que maior variação positiva de ofertas de manga apresentou no bimestre julho-agosto/12, cerca de 240 toneladas. Em agosto as cidades do Sul/Sudoeste de Minas que comercializam na Unidade intensificaram suas ofertas de morango, foram 223 toneladas a mais de produto na comparação com o mês de julho/12. Os preços médios praticados no entreposto no mês de agosto de 2012 comparativamente ao mesmo período em 2011 e ao mês de julho de 2012 para os principais produtos foram: O abacaxi comercializado na Unidade no mês de agosto de 2011 foi proveniente principalmente das cidades de Itaberaba na Bahia (1.572 ton.), de Monte Alegre de Minas da mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (1.010 ton.) e de Jaraguá no Espírito Santo (388 ton.). Em agosto último, o percentual de queda nas ofertas dessas cidades foi de 41%, 48% e 89% respectivamente.

9 Na comparação entre os meses de agosto de 2011 e 2012 as frutas que maior variação positiva de preços apresentaram foram os mamões formosa e haway encontram-se em um momento de preços extremamente favoráveis para os produtores. O preço médio do mamão formosa em agosto/12 subiu 33% com relação a agosto/11, enquanto o mamão haway para o mesmo período subiu 51%. Essa alta de preços observada no mamão haway está relacionada à retração de ofertas, como mencionado em edições passadas da conjuntura, a rentabilidade negativa obtida em 2010 levou muitos produtores a reduzirem a área plantada em 2011.

10 Frutas Importadas O mercado atacadista das Frutas Importadas, no mês de agosto do corrente, movimentou toneladas de produtos. Na comparação com agosto de 2011 essa oferta representou uma redução significativa atingindo quase 30%, já levando em consideração o mês de julho do corrente a redução foi bem menor 8%. No subgrupo, as principais frutas importadas comercializadas em agosto de 2012 na unidade Grande BH foram: pêra importada (53%), maçã importada (15%), kiwi importado (11%), ameixa importada (9%), pêssego importado (6%) e nectarina importada (5%). Os preços médios praticados no entreposto no mês de agosto de 2012 comparativamente ao mesmo período em 2011 e ao mês de julho de 2012 para os principais produtos foram: As fortes reduções das ofertas fruto das dificuldades de importação impostas desde junho de 2012 pela IN 12 da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, conforme publicado em edições anteriores da conjuntura, levaram à disparada observada nos preços das frutas importadas. No entanto, pelo fato do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ter habilitado alguns portos a receberem as culturas de maçã e pêra vindas da Argentina a tendência é que a oferta se normalize e os preços que já começaram a ceder em agosto/12, atinjam a estabilidade.

11 Ovos O segmento dos Ovos, no mês de agosto do corrente movimentou toneladas de produtos. O volume foi 7% e 8% menor que os observado em agosto/11 e em julho último. No segmento, são comercializados na Unidade Grande BH, principalmente, ovos de granja e de codorna. Especificamente no mês de agosto foram ofertadas toneladas do primeiro, o que correspondeu a 99% do total comercializado e 38 toneladas do segundo, de forma que, a variação tanto de oferta quanto de preços dos ovos de granja é que determina a variação do segmento dos ovos. As ofertas em toneladas de ovos de granja em agosto de 2012 na Unidade Grande BH foram provenientes principalmente dos estados de São Paulo (1.543), Minas Gerais (1.337), Mato Grosso (1.200) e do Paraná (968), os quatro estados, portanto, totalizaram 96% das ofertas. A redução das ofertas de agosto/11 para agosto/12 está diretamente relacionada com retração das ofertas das cidades de Itanhandu e Machado localizadas na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas. As duas cidades ofertaram conjuntamente em agosto de toneladas de produtos, já em agosto do corrente não foi computada nenhuma oferta para os dois municípios. Cabe aqui observar que o grande ofertante de ovos na Unidade em agosto passado, o município de Primavera do Leste na mesorregião Centro-Sul Matogressense, naquela ocasião ainda não participava do comércio atacadista desta na Unidade. Já a redução de 8% de julho para agosto do corrente ocorreu em função da retração das ofertas expressas em toneladas das cidades da mesorregião Oeste de Minas (118), Presidente Prudente (110) e Centro-Sul Matogrossense (102). Os ovos de granja foram comercializados no entreposto a um preço médio de R$ 2,13 em agosto de 2011, de R$ 2,62 em julho/12 e em agosto último atingiu R$ 2,58. Apesar de ter apresentado um recuo de preços de julho para agosto/12, o valor do produto ainda continua elevado na comparação a igual período do ano passado em função do alto custo dos preços dos insumos base para alimentação das aves, principalmente do milho que encontra-se em um momento de grande apreciação de preços em função da conjuntura internacional de escassez do produto, o que está repercutindo diretamente no preço pago pelo consumidor final.

12 Perspectivas para Setembro CONJUNTURA DE MERCADO Evolução das Ofertas Hortigranjeiros CeasaMinas - Unidade Grande BH Oferta em (t) ago/11 set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 Frutas Hortaliças Ovos Frutas Hortaliças Ovos 3,00 Evolução Preço Médio Geral Hortigranjeiros CeasaMinas - Entreposto Grande BH Preço Médio em R$ (kg) 2,70 2,40 2,10 1,80 1,50 1,20 0,90 0,60 2,15 1,30 1,01 2,01 1,34 0,99 2,00 1,37 0,91 1,89 1,38 0,89 2,07 1,43 0,90 1,98 1,41 1,05 2,18 1,46 0,95 2,53 1,52 0,90 2,39 1,45 0,88 2,23 1,36 0,94 2,49 1,34 1,04 2,64 1,39 1,21 2,59 1,42 1,34 0,30 - ago/11 set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 Hortaliças Frutas Ovos Para o segmento das hortaliças a tendência é que o mês de setembro apresente preços menos elevados, uma vez que, de acordo com o calendário de sazonalidade de preço elaborado com base na comercialização do entreposto Grande BH nos últimos 5 anos para o mês de setembro, há historicamente uma tendência de preços mais favoráveis ao consumidor para esse grupo de produtos. Para o mercado das frutas de acordo com o mesmo calendário de sazonalidade, a perspectiva é de estabilidade de preço e até mesmo de uma pequena redução em função da boa oferta que tradicionalmente apresentam nesse período as principais frutas comercializadas no entreposto. Para o segmento dos ovos que atingiu em julho seu pico em termos de preço médio, apresentou em agosto um pequeno recuo de preços, no entanto, a tendência é de que a cotação se mantenha elevada em função da forte alta nos preços do milho que está sendo canalizado para o atendimento do consumo internacional como destacado na última edição da conjuntura.

SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS - CEASAMINAS UNID. GRANDE BH 2013/2017

SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS - CEASAMINAS UNID. GRANDE BH 2013/2017 SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS - CEASAMINAS UNID. GRANDE BH 2013/2017 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ HORT.FOLHAS,FLORES E HASTE ACELGA FO FO FO RE RE FR FR FR FR FR RE RE AGRIÃO

Leia mais

Análise Conjuntural Novembro de 2014

Análise Conjuntural Novembro de 2014 Análise Conjuntural Novembro de 2014 Presidente da República Federativa do Brasil DILMA VANA ROUSSEFF Vice-Presidente da República Federativa do Brasil MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA Ministro da Agricultura,

Leia mais

CEASAMINAS UNIDADE GRANDE BELO HORIZONTE CALENDÁRIO DA SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS E CEREAIS /2015

CEASAMINAS UNIDADE GRANDE BELO HORIZONTE CALENDÁRIO DA SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS E CEREAIS /2015 CEASAMINAS UNIDADE GRANDE BELO HORIZONTE CALENDÁRIO DA SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS E CEREAIS - 2011/2015 HORT.FOLHAS,FLOR-HASTE ACELGA FO FO FO RE RE FR FR FR FR FR RE RE AGRIÃO FO FO FO

Leia mais

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF 2013 Boletim Mensal Abril CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Centrais de Abastecimento

Leia mais

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO INFORMATIVO DE MERCADO ABRIL DE 2014 GOVERNADOR LUIZ FERNANDO DE SOUZA PEZÃO SECRETÁRIO DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ABASTECIMENTO E PESCA JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO CEASA-RJ DIRETOR PRESIDENTE

Leia mais

Quantidade e Valor por Procedência dos Produtos - Estado/Município

Quantidade e Valor por Procedência dos Produtos - Estado/Município Quantidade e Valor por Procedência dos s - Estado/Município MINAS GERAIS 15.990 55.130,56 ITUETA 15.990 55.130,56 INHAME 15.840 54.986,12 LIMAO TAHITI 150 144,44 ESPÍRITO SANTO 15.893.194 36.463.630,09

Leia mais

Boletim Diário de Preços Completo Data do Boletim: 22/03/2011 Mercado: CEASA MG UNIDADE GRANDE BH

Boletim Diário de Preços Completo Data do Boletim: 22/03/2011 Mercado: CEASA MG UNIDADE GRANDE BH Grupo : HORTALICAS Quantidade de Produto(s) : 96 Subgrupo : FOLHA,FLOR E HASTE Quantidade de Produto(s) : 24 ACELGA MINEIRA DZ 18,00 18,00 20,00MFR AGRIAO PRIMEIRA DZ 4 KG 15,00 17,00 18,00MFR ALFACE CRESPA

Leia mais

ESTUDO DA PROCEDÊNCIA DOS PRINCIPAIS PRODUTOS. Presidente da República Federativa do Brasil DILMA VANA ROUSSEFF

ESTUDO DA PROCEDÊNCIA DOS PRINCIPAIS PRODUTOS. Presidente da República Federativa do Brasil DILMA VANA ROUSSEFF ESTUDO DA PROCEDÊNCIA DOS PRINCIPAIS PRODUTOS Presidente da República Federativa do Brasil DILMA VANA ROUSSEFF Vice-Presidente da República Federativa do Brasil MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA Ministro

Leia mais

Custo de vida praticamente não tem alteração

Custo de vida praticamente não tem alteração 1 São Paulo, 05 de setembro de 2014 NOTA À IMPRENSA Custo de vida praticamente não tem alteração O custo de vida no município de São Paulo praticamente não se alterou em agosto, com variação de 0,02% em

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO. Assessoria de Agroqualidade/Departamento Técnico

ESTUDO TÉCNICO. Assessoria de Agroqualidade/Departamento Técnico ESTUDO TÉCNICO GRAU DE ESTADUALIZAÇÃO DAS FRUTAS E HORTALIÇAS OFERTADAS NA CEASAMINAS UNIDADE GRANDE BELO HORIZONTE Assessoria de Agroqualidade/Departamento Técnico Altivo Roberto Andrade de Almeida Cunha

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES

PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES Conforme descrito em Instrumento Convocatório, o preço de cada item estará atrelado à cotação de mercado, divulgado na tabela constante

Leia mais

Estudo Técnico 001/2005

Estudo Técnico 001/2005 Estudo Técnico 001/2005 Perfil da produção e dos produtores rurais usuários do Mercado Livre dos Produtores MLP/CeasaMinas Unidade Grande BH Setor de Estudos Estratégicos - SEEST Departamento Técnico -

Leia mais

EXTRA 24 UN. Kg. 0,90 0,95 1,00 ESPECIAL 32 UN. Kg. 0,75 0,80 0,85 Kg. 5,00 6,00 7,00 Kg. 13,00 14,00 15,00 Kg. 2,60 2,80 3,00 Kg.

EXTRA 24 UN. Kg. 0,90 0,95 1,00 ESPECIAL 32 UN. Kg. 0,75 0,80 0,85 Kg. 5,00 6,00 7,00 Kg. 13,00 14,00 15,00 Kg. 2,60 2,80 3,00 Kg. GRUPO HORTALIÇAS: FOLHA, FLOR E HASTE ACELGA KG EXTRA 8-9 UN. Kg. 0,85 0,95 1,00 ESPECIAL 10-12 UN. Kg. 0,70 0,75 0,80 AGRIÃO KG Kg. 2,50 2,80 3,00 ALCACHOFRA KG Kg. 8,00 9,00 10,00 ALECRIM KG Kg. 12,00

Leia mais

Comercialização de 12/01/2011 PRODUTOS: MIN + COMUM MAX

Comercialização de 12/01/2011 PRODUTOS: MIN + COMUM MAX GRUPO: HORTALIÇAS: FOLHA, FLOR E HASTE: ACELGA KG EXTRA 8-9 UN. Kg. 1,10 1,20 1,30 ESPECIAL 10-12 UN. Kg. 0,90 0,95 1,00 AGRIÃO KG Kg. 3,00 3,20 3,30 ALCACHOFRA KG ALECRIM KG Kg. 12,00 14,00 15,00 ALFACE

Leia mais

Custo de Vida aumentou 0,37% em São Paulo

Custo de Vida aumentou 0,37% em São Paulo 1 São Paulo, 07 de junho de 2017 NOTA À IMPRENSA Custo de Vida aumentou 0,37% em São Paulo Em maio, o Índice do Custo de Vida do município de São Paulo aumentou 0,37%, segundo cálculo do DIEESE (Departamento

Leia mais

Reajuste de energia elétrica eleva custo de vida em São Paulo

Reajuste de energia elétrica eleva custo de vida em São Paulo 1 São Paulo, 09 de abril de 2015. NOTA À IMPRENSA Reajuste de energia elétrica eleva custo de vida em São Paulo Em março, o aumento do custo de vida no município de São Paulo foi de 1,26% em relação a

Leia mais

Queda nos preços dos alimentos desacelera custo de vida em São Paulo

Queda nos preços dos alimentos desacelera custo de vida em São Paulo 1 São Paulo, 07 de dezembro de 2016 NOTA À IMPRENSA Queda nos preços dos alimentos desacelera custo de vida em São Paulo O Índice do Custo de Vida do município de São Paulo aumentou 0,28%, entre outubro

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL HSPC Nº. 18/0007 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES

PREGÃO PRESENCIAL HSPC Nº. 18/0007 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES PREGÃO PRESENCIAL HSPC Nº. 18/0007 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES Conforme descrito em Instrumento Convocatório, o preço de cada item estará atrelado à cotação de mercado e a página de cotação diária do

Leia mais

48 O CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA DE 27 JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2008

48 O CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA DE 27 JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2008 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA 48 O CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA DE 27 JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2008 Legislação Brasileira sobre Agrotóxicos Carlos Alexandre

Leia mais

Medicamentos e alimentação pressionam o Custo de Vida em São Paulo

Medicamentos e alimentação pressionam o Custo de Vida em São Paulo 1 São Paulo, 9 de maio de 2016. NOTA À IMPRENSA Medicamentos e alimentação pressionam o Custo de Vida em São Paulo O Índice do Custo de Vida no município de São Paulo variou 0,57% entre março e abril,

Leia mais

Custo de vida em São Paulo segue aumentando mais para as famílias de menor renda

Custo de vida em São Paulo segue aumentando mais para as famílias de menor renda 1 São Paulo, 7 de julho de 2016. NOTA À IMPRENSA Custo de vida em São Paulo segue aumentando mais para as famílias de menor renda Em junho, o Índice do Custo de Vida no município de São Paulo aumentou

Leia mais

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6.

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6. Produção Brasileira de Abacaxi por Estado 2007 Pará 15.462 701.948 125.596 Paraíba 11.600 625.527 150.054 Minas Gerais 7.593 596.668 127.597 Bahia 6.430 282.634 63.185 São Paulo 3.620 271.380 76.161 Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO - ECA NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO - ECA NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO - ECA NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES 1. CESTA BÁSICA FAMILIAR No mês de dezembro, o custo

Leia mais

Custo de vida em São Paulo aumentou 0,36% em agosto

Custo de vida em São Paulo aumentou 0,36% em agosto 1 São Paulo, 12 de setembro de 2016. NOTA À IMPRENSA Custo de vida em São Paulo aumentou 0,36% em agosto Em agosto, o Índice do Custo de Vida do município de São Paulo aumentou 0,36% em relação a julho,

Leia mais

Famílias de renda mais baixa continuam a ser mais afetadas pela inflação na cidade de São Paulo

Famílias de renda mais baixa continuam a ser mais afetadas pela inflação na cidade de São Paulo 1 São Paulo, 5 de agosto de 2016. NOTA À IMPRENSA Famílias de renda mais baixa continuam a ser mais afetadas pela inflação na cidade de São Paulo O Índice do Custo de Vida do município de São Paulo variou

Leia mais

Custo de Vida em São Paulo aumentou 0,37%

Custo de Vida em São Paulo aumentou 0,37% 1 São Paulo, 08 de novembro de 2016 NOTA À IMPRENSA Custo de Vida em São Paulo aumentou 0,37% Entre setembro e outubro, o Índice do Custo de Vida do município de São Paulo aumentou 0,37%, segundo cálculo

Leia mais

Alimentos seguem pressionando a inflação

Alimentos seguem pressionando a inflação 1 São Paulo, 09 de maio de 2014. NOTA À IMPRENSA Alimentos seguem pressionando a inflação Em abril, o custo de vida no município de São Paulo aumentou 0,57%, segundo cálculo do DIEESE Departamento Intersindical

Leia mais

PREGÃO. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA. Simone Fernandes Guimarães GLP/SCEM/CAD

PREGÃO. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA. Simone Fernandes Guimarães GLP/SCEM/CAD 1 1 14/00781 ABACATE COMUM 2 RCMS ABACAXI MÉDIO KG 10.000 3 RCMS ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 20.000 4 RCMS ABOBRINHA VERDE EXTRA 5 RCMS ABOBRINHA ITALIANA 0 6 RCMS ACELGA 7 RCMS AGRIÃO 8 RCMS AIPIM SANTA

Leia mais

Aumento de ôni bus eleva mai s a i nfl ação para famílias de bai xa r enda

Aumento de ôni bus eleva mai s a i nfl ação para famílias de bai xa r enda SÃO PAULO, 07 DE MARÇO DE 2005. Aumento de ôni bus eleva mai s a i nfl ação para famílias de bai xa r enda O aumento de 17,65% nas tarifas de ônibus urbanos da capital paulista foi o fator que mais interferiu

Leia mais

Reajuste dos combustíveis eleva custo de vida em setembro

Reajuste dos combustíveis eleva custo de vida em setembro 1 São Paulo, 05 de outubro de 2017 NOTA À IMPRENSA Reajuste dos combustíveis eleva custo de vida em setembro O Índice do Custo de Vida do município de São Paulo variou 0,20% entre agosto e setembro, segundo

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR 1 1 12/03514 ABACATE COMUM KG 1.100 2 ABACAXI MÉDIO.000 3 ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 18.500 4 ABOBRINHA VERDE EXTRA KG 17.400 5 ABOBRINHA ITALIANA KG 1.000 6 ACELGA KG 3.000 7 AGRIÃO KG 10.000 8 AIPIM

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Fevereiro de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Fevereiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Combustíveis e alimentos respondem pela inflação de outubro

Combustíveis e alimentos respondem pela inflação de outubro 1 São Paulo, 6 de novembro de 2005 Nota à imprensa Combustíveis e alimentos respondem pela inflação de outubro Em outubro, o custo de vida no município de São Paulo apresentou alta de 0,57%, segundo cálculo

Leia mais

Inflação de novembro é maior para baixa renda

Inflação de novembro é maior para baixa renda 1 São Paulo, 5 de dezembro de 2006. NOTA À IMPRENSA Inflação de novembro é maior para baixa renda Em novembro, o Índice do Custo de Vida (ICV), no município de São Paulo, registrou alta de 0,33%, segundo

Leia mais

MECANIZAÇÃO Custo hora-máquina, tratores e implementos

MECANIZAÇÃO Custo hora-máquina, tratores e implementos ÍNDICE ARTIGOS ESPECIAIS A crise de crédito na agricultura nacional... 11 Agricultura brasileira e a nova configuração geopolítica mundial... 16 Fertilizantes consomem o lucro da agricultura... 24 BIOCOMBUSTÍVEL

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR. MATERIAL/SERVIÇO Item Uso Interno Descrição Unidade Quantidade KG 300 KG

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR. MATERIAL/SERVIÇO Item Uso Interno Descrição Unidade Quantidade KG 300 KG 1 1 16/01527 ABACATE COMUM 2 RCMS ABACAXI MÉDIO KG 10.000 3 RCMS ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 20.000 4 RCMS ABOBRINHA VERDE EXTRA 5 RCMS ABOBRINHA ITALIANA 6 RCMS ACELGA 7 RCMS AGRIÃO 8 RCMS AIPIM SANTA

Leia mais

Gasolina e remédios pressionam a taxa de abril

Gasolina e remédios pressionam a taxa de abril 1 São Paulo, 08 de maio de 2019 NOTA À IMPRENSA Gasolina e remédios pressionam a taxa de abril De março a abril de 2019, a inflação no município de São Paulo, segundo o Índice do Custo de Vida, calculado

Leia mais

BOLETIM MENSAL. Janeiro

BOLETIM MENSAL. Janeiro BOLETIM MENSAL Ano Ano 30 34 - Nº Nº 11 01 Novembro 1 Janeiro - 2018-2014 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Economia ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR

Leia mais

ICV DIEESE: taxa é menor, mas serviços continuam a pressionar a inflação

ICV DIEESE: taxa é menor, mas serviços continuam a pressionar a inflação NOTA À IMPRENSA SÃO PAULO, 07 DE MARÇO DE 2005. ICV DIEESE: taxa é menor, mas serviços continuam a pressionar a inflação O custo de vida no município de São Paulo apresentou, em fevereiro, variação de

Leia mais

Custo de vida não se altera em junho

Custo de vida não se altera em junho 1 São Paulo, 07 de julho de 2014. NOTA À IMPRENSA Custo de vida não se altera em junho O custo de vida no município de São Paulo, em junho, não apresentou variação em relação a maio, segundo cálculo do

Leia mais

Inflação é maior para famílias de baixa renda

Inflação é maior para famílias de baixa renda 1 São Paulo, 9 de abril de 2010 NOTA À IMPRENSA Inflação é maior para famílias de baixa renda A inflação para o conjunto das famílias do município de São Paulo, em março, foi de 0,47%, ou seja, 0,12 ponto

Leia mais

Art. 2º Para efeito desta Instrução Normativa Conjunta são adotadas as seguintes definições:

Art. 2º Para efeito desta Instrução Normativa Conjunta são adotadas as seguintes definições: Instrução Normativa Conjunta ANVISA/SDA Nº 2 DE 07/02/2018 Publicado no DO em 8 fev 2018 Define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos

Leia mais

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta 2 3 4 5 6 Beterraba Brócolis Chuchu Abobrinha Berinjela Inhame Batata Mandioquinha Cará Mandioca Espinafre Erva-doce Couve manteiga Acelga Agrião Lentilha Vagem Feijão branco Feijão carioca Ervilha seca

Leia mais

Custo de vida fecha o ano com taxa de 0,54%

Custo de vida fecha o ano com taxa de 0,54% NOTA À IMPRENSA SÃO PAULO, 06 DE JANEIRO DE 2005. Custo de vida fecha o ano com taxa de 0,54% Em dezembro, o aumento dos preços, no município de São Paulo, ficou em 0,54%, com uma redução de 0,29 ponto

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO CEASA/PR

BOLETIM TÉCNICO CEASA/PR 2011 BOLETIM TÉCNICO CEASA/PR Curitiba Março/2012 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ CARLOS ALBERTO RICHA Governador FLÁVIO ARNS Vice-Governador SECRETARIA DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO NORBERTO ANACLETO

Leia mais

Custo de Vida sobe em São Paulo

Custo de Vida sobe em São Paulo 1 São Paulo, 09 de fevereiro de 2015. NOTA À IMPRENSA Custo de Vida sobe em São Paulo Em janeiro, o custo de vida no município de São Paulo aumentou 2,25% em relação a dezembro de 2014, segundo cálculo

Leia mais

PAM 2016: valor da produção agrícola nacional foi 20% maior do que em 2015

PAM 2016: valor da produção agrícola nacional foi 20% maior do que em 2015 PAM 2016: valor da produção agrícola nacional foi 20% maior do que em 2015 O valor total da produção agrícola foi de R$ 317,5 bilhões, 20,0% maior do que em 2015. Os principais fatores que contribuíram

Leia mais

AGRIANUAL2014. :índice. . Biocombustível. Terras. Mecanização. Culturas. Abacate. Abacaxi. Acerola. Alface

AGRIANUAL2014. :índice. . Biocombustível. Terras. Mecanização. Culturas. Abacate. Abacaxi. Acerola. Alface AGRIANUAL2014. :índice :Artigos Especiais Políticas equivocadas roubam competitividade do agronegócio brasileiro 10 O trabalho no campo esta mudando 14 O agronegócio brasileiro será ainda mais importante

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PROCESSO ADMINISTRATIVO: 23068.023691/2013-63 PREGÃO ELETRÔNICO: 23/2013-SRP (UASG 153048) SEQUENCIAL: 01 A, doravante denominada UFES, autarquia educacional de regime especial,

Leia mais

Alimentos derrubam a inflação em abril

Alimentos derrubam a inflação em abril 1 São Paulo, 09 de maio de 2006. NOTA À IMPRENSA Alimentos derrubam a inflação em abril Após três meses em alta devido à forte pressão dos combustíveis, o Índice do Custo de Vida (ICV) calculado pelo DIEESE

Leia mais

Serviços pressionam inflação de Janeiro

Serviços pressionam inflação de Janeiro Serviços pressionam inflação de Janeiro SÃO PAULO, 10 DE FEVEREIRO DE 2005. Em janeiro, o custo de vida no município de São Paulo registrou alta de 0,91, pressionado por elevações em mensalidades escolares,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO - ECA NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO - ECA NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO - ECA NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES 1. CESTA BÁSICA FAMILIAR No mês de maio, o custo da

Leia mais

Em abril, o custo de vida variou 0,04%

Em abril, o custo de vida variou 0,04% 1 São Paulo, 11 de maio de 2018 NOTA À IMPRENSA Em abril, o custo de vida variou 0,04% O Índice do Custo de Vida no município de São Paulo variou 0,04% de março para abril, segundo cálculo do DIEESE (Departamento

Leia mais

Alimentação pressiona custo de vida em São Paulo

Alimentação pressiona custo de vida em São Paulo 1 São Paulo, 10 de junho de 2015. NOTA À IMPRENSA Alimentação pressiona custo de vida em São Paulo Em maio, o custo de vida no município de São Paulo aumentou 0,57% em relação a abril, segundo cálculo

Leia mais

A Importância de uma Central de Abastecimento. Departamento Técnico Wilson Guide da Veiga

A Importância de uma Central de Abastecimento. Departamento Técnico Wilson Guide da Veiga A Importância de uma Central de Abastecimento Departamento Técnico Wilson Guide da Veiga O QUE É UMA CEASA? Ponto de reunião de agentes de comercialização, para efeito de operações de compra e venda de

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio/2013 (dados até Abril) Sumário Executivo (entrevistas realizadas em Abr/13) Nesta edição o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN)

Leia mais

Após 39 meses o ICV registra deflação

Após 39 meses o ICV registra deflação 1 São Paulo, 7 de julho de 2011 NOTA À IMPRENSA Após 39 meses o ICV registra deflação Em junho, o custo de vida no município de São Paulo apresentou variação negativa de -0,34%. A taxa foi inferior à deflação

Leia mais

Preços dos alimentos e dos combustíveis diminuem em São Paulo

Preços dos alimentos e dos combustíveis diminuem em São Paulo 1 São Paulo, 07 de julho de 2017 NOTA À IMPRENSA Preços dos alimentos e dos combustíveis diminuem em São Paulo O Índice do Custo de Vida do município de São Paulo registrou queda de -0,31% de maio para

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Energia elétrica e combustível elevam o custo de vida em São Paulo

Energia elétrica e combustível elevam o custo de vida em São Paulo 1 São Paulo, 09 de março de 2015. NOTA À IMPRENSA Energia elétrica e combustível elevam o custo de vida em São Paulo Em fevereiro, o custo de vida no município de São Paulo aumentou 1,40% em relação a

Leia mais

Alimentos respondem pela inflação em agosto

Alimentos respondem pela inflação em agosto SÃO PAULO, 02 DE SETEMBRO DE 2004. Alimentos respondem pela inflação em agosto A alta nos preços dos alimentos foi o principal fator para que o Índice do Custo de Vida (ICV), calculado pelo DIEESE - Departamento

Leia mais

Resultados da PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL Coordenação de Agropecuária - COAGRO 21 de setembro de 2017

Resultados da PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL Coordenação de Agropecuária - COAGRO 21 de setembro de 2017 Resultados da PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL 2016 Coordenação de Agropecuária - COAGRO 21 de setembro de 2017 Produção Agrícola Municipal PAM 2016 BRASIL 2016 Valor da produção: R$ 317,5 bilhões ( 20,0%);

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Fevereiro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

TABELA DE CARBOIDRATOS DOSALIMENTOS

TABELA DE CARBOIDRATOS DOSALIMENTOS TABELA DE CARBOIDRATOS DOSALIMENTOS VEGETAIS Porção de 100g Abóbora, cabotian, cozida Abóbora, menina brasileira, crua Abóbora, moranga, refogada Abobrinha, italiana, cozida Abobrinha, italiana, crua Acelga,

Leia mais

Inflação em São Paulo acumula 10,00% em 12 meses

Inflação em São Paulo acumula 10,00% em 12 meses 1 São Paulo, 7 de agosto de 2015. NOTA À IMPRENSA Inflação em São Paulo acumula 10,00% em 12 meses Em julho, o índice de custo de vida no município de São Paulo aumentou 0,95% em relação a junho, segundo

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DA CESTA BÁSICA FAMILIAR DO VALE DO PARAÍBA EM 2014

EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DA CESTA BÁSICA FAMILIAR DO VALE DO PARAÍBA EM 2014 UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ PRO-REITORIA DE EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO - ECA NÚCLEO DE PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS NUPES EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DA CESTA BÁSICA FAMILIAR DO

Leia mais

Caracterização Técnico-Econômica da Cultura do Milho Verde no Brasil em 2006 Alfredo Tsunechiro 1 e Maximiliano Miura 1

Caracterização Técnico-Econômica da Cultura do Milho Verde no Brasil em 2006 Alfredo Tsunechiro 1 e Maximiliano Miura 1 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Caracterização Técnico-Econômica da Cultura do Milho Verde no Brasil em 2006 Alfredo Tsunechiro 1 e Maximiliano Miura

Leia mais

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Cereais e derivados Arroz, integral, cru 12 359 1502 8 2 0 78 5,0 Arroz, tipo 1, cru 13 359

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

BOLETIM MENSAL Ano 28 No 04 Abril 2012

BOLETIM MENSAL Ano 28 No 04 Abril 2012 BOLETIM MENSAL Ano 28 N o 04 Abril 2012 Apoio: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE VIÇOSA (IPC-VIÇOSA) Coordenador

Leia mais

Reajustes da energia elétrica e do gás de botijão elevam Custo de Vida em outubro

Reajustes da energia elétrica e do gás de botijão elevam Custo de Vida em outubro 1 São Paulo, 06 de novembro de 2017 NOTA À IMPRENSA Reajustes da energia elétrica e do gás de botijão elevam Custo de Vida em outubro Entre setembro e outubro, o Índice do Custo de Vida do município de

Leia mais

PREÇOS CORRENTES 14/08/2015

PREÇOS CORRENTES 14/08/2015 PREÇOS CORRENTES 14/08/2015 SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. Cotações Base Agrícola 05. Açúcar 07.

Leia mais

BOLETIM MENSAL. Fevereiro -

BOLETIM MENSAL. Fevereiro - BOLETIM MENSAL Ano Ano 30 35 - Nº Nº 11 02 Novembro 1 Fevereiro - - 2019 2014 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Economia ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR

Leia mais

BOLETIM MENSAL Ano 26 No 06 Junho 2010

BOLETIM MENSAL Ano 26 No 06 Junho 2010 BOLETIM MENSAL Ano 26 N o 06 Junho 2010 Apoio: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE VIÇOSA (IPC-VIÇOSA) Coordenador

Leia mais

BOLETIM MENSAL Ano 30 No 01 Janeiro 2014

BOLETIM MENSAL Ano 30 No 01 Janeiro 2014 BOLETIM MENSAL Ano 30 N o 01 Janeiro 2014 Apoio: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE VIÇOSA (IPC-VIÇOSA)

Leia mais

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta ALMOÇO

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta ALMOÇO 3 4 5 6 Omelete c/ tomate Frango grelhado Abóbora refogada Lentilha Carne com berinjela Couve-flor com salsa Frango desfiado Espinafre refogado Tomate Carne com polenta Chuchu com cenoura I Picadinho de

Leia mais

Informações de mercado nas Ceasas. Wilson Guide da Veiga

Informações de mercado nas Ceasas. Wilson Guide da Veiga Informações de mercado nas Ceasas Wilson Guide da Veiga Maceió/AL - 2010 Mercados Atacadistas das Ceasas São espaços físicos que reunem vendedores, compradores, agentes públicos e informais. Estrutura

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Alimentação pressiona custo de vida em agosto

Alimentação pressiona custo de vida em agosto 1 São Paulo, 05 de setembro de 2007 NOTA À IMPRENSA Alimentação pressiona custo de vida em agosto Em agosto, o custo de vida no município de São Paulo apresentou taxa de 0,40%, superior à taxa de julho

Leia mais

Inflação sobe em março

Inflação sobe em março 1 São Paulo, 7 de abril de 2008. NOTA À IMPRENSA Inflação sobe em março Em março, o custo de vida no município de São Paulo apresentou aumento de 0,45%, o que representa 0,48 ponto percentual (pp) acima

Leia mais

ImportâncIa do tema. ImportâncIa do tema

ImportâncIa do tema. ImportâncIa do tema 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: Controle da maturação em frutas

Leia mais

Preços dos alimentos diminuem em São Paulo

Preços dos alimentos diminuem em São Paulo 1 São Paulo, 09 de janeiro de 2017. NOTA À IMPRENSA Preços dos alimentos diminuem em São Paulo Segundo cálculo do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), de novembro

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Março de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Março de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Relatório Mensal da Cesta Básica da Classe Média Capixaba - Nº Fevereiro/19 ISSN

Relatório Mensal da Cesta Básica da Classe Média Capixaba - Nº Fevereiro/19 ISSN Relatório Mensal da Cesta Básica da Classe Média Capixaba - Nº 145 - Fevereiro/19 ISSN 2595-4660 Empresa Júnior de Administração da Faculdade Doctum de Vitória (EJFV) Coordenação: Prof. Me. Paulo Cezar

Leia mais

flor, batata e salsão

flor, batata e salsão CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO COLAÇÃO 8H30 11H30 Pera raspada Papa de abacate Papa de mamão Papa de manga Papa de goiaba Sopa de abóbora moranga,, vagem Sopa de, brócolis e cenoura Sopa de couve

Leia mais

Alimentos e combustíveis sobem em março

Alimentos e combustíveis sobem em março São Paulo, 05 de abril de 2019 NOTA À IMPRENSA Alimentos e combustíveis sobem em março A inflação no município de São Paulo, segundo o Índice do Custo de Vida, calculado pelo DIEESE (Departamento Intersindical

Leia mais

CARDÁPIO AGOSTO Berçário I

CARDÁPIO AGOSTO Berçário I Berçário I Semana06/08 A 10/08 Colação Maçã Tangerina Melancia Laranja mexida, abòbora e bròcolis carne moída com batata e cenoura músculo desfiado, batata doce e chicória carioca, carne desfiada, milho

Leia mais

Custo da cesta básica se eleva em dezembro no Distrito Federal

Custo da cesta básica se eleva em dezembro no Distrito Federal Brasília, 7 de janeiro de 2013. NOTA À IMPRENSA Custo da cesta básica se eleva em dezembro no Distrito Federal O custo da cesta básica no Distrito Federal em dezembro de 2012 totalizou R$ 275,95, valor

Leia mais

Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica

Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica 1 São Paulo, 06 de outubro de 2009. NOTA À IMPRENSA Açúcar e tomate encarecem a Cesta Básica Das 17 capitais onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos realiza

Leia mais

Em abril, custo de vida diminui na cidade de São Paulo

Em abril, custo de vida diminui na cidade de São Paulo 1 São Paulo, 09 de maio de 2017 NOTA À IMPRENSA Em abril, custo de vida diminui na cidade de São Paulo Em abril, o Índice do Custo de Vida do município de São Paulo diminuiu -0,18%, segundo cálculo do

Leia mais

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 17/0004-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 17/0004-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 17/0004-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS ITEM USO INTERNO (RCMS) Nº DO ITEM NA RCMS DESCRIÇÃO QUANTIDADE ESTIMADA Sesc Turismo Sesc Deodoro Total Estimado Unidade

Leia mais

Universidade Federal da Integração latino Americana. Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon. Cepecon.com.

Universidade Federal da Integração latino Americana. Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon. Cepecon.com. Universidade Federal da Integração latino Americana Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas Cepecon Cepecon.com Corpo Científico Henique Coelho Kawamura, Dr. Coodenador científico Cepecon/Unila Marcela

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Janeiro de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Janeiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Janeiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Janeiro de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

BERÇÁRIO 2 AO CANARINHO 1 E CRIANÇAS COM ALERGIA OU INTOLERÂNCIA AO LEITE - 1ª semana (02 e 03/05)

BERÇÁRIO 2 AO CANARINHO 1 E CRIANÇAS COM ALERGIA OU INTOLERÂNCIA AO LEITE - 1ª semana (02 e 03/05) BERÇÁRIO 2 AO CANARINHO 1 E CRIANÇAS COM ALERGIA OU INTOLERÂNCIA AO LEITE - 1ª semana (02 e 03/05) Pera Suco de melancia com gengibre Peta com gergelim Cuscuz com coco ralado umedecido com leite de coco

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Estado do Paraná Secretaria Municipal de Gestão Pública

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Estado do Paraná Secretaria Municipal de Gestão Pública COMUNICADO CHAMADA PÚBLICA Nº CH/SMGP-0001/2014 Comunicamos aos interessados na participação da Chamada pública em epígrafe, a alteração do Anexo I, no qual foi incluído o item Aipim/Mandioca, conforme

Leia mais

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 18/0005-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS MORANGO MADURO COM PESO APROXIMADO DE 15 G

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 18/0005-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS MORANGO MADURO COM PESO APROXIMADO DE 15 G CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 18/0005-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS Item Uso Interno (RCMS) Nº do Item na RCMS Descrição Sesc Deodoro Quantidade Estimada Sesc Turismo Total Estimado Unidade

Leia mais

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE III JUNHO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE III JUNHO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos 01/06 02/06 03/06 LANCHE DA MANHÃ Banana Manga Goiaba Yakissoba de carne com legumes (macarrão cabelo anjo) Frango desfiado com tomate Guarnição ---- Milho refogado com Bolinho de peixe com batata doce

Leia mais

Cotação Diária de Preços

Cotação Diária de Preços HORTALIÇAS: FOLHA, FLOR E HASTE. Acelga Extra 8-9 un. 1, 1,25 1,5 Especial 1-12 un.,3,45,5 Rúcula 3, 3,5 4, Salsa 5, 8, 1, Salsão 4, 5, 8, Serralha 3, 3,5 4, Tomilho 3, 33, 35, Alecrim Extra 12, 15, 18,

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta primeiro

Leia mais