O Programa de Monitoria da Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) foi instituído como um programa pedagógico onde está previsto que:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Programa de Monitoria da Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) foi instituído como um programa pedagógico onde está previsto que:"

Transcrição

1 1. APRESENTAÇÃO O Programa de Monitoria da Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) foi instituído como um programa pedagógico onde está previsto que: Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados nas tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos (LDB, 1996). No contexto da formação acadêmica, este Programa representa uma das principais iniciativas de promoção de atividades extracurriculares destinado ao corpo discente dos cursos de graduação e tem como perspectiva o envolvimento desta parcela da comunidade acadêmica com a docência e a pesquisa. Segundo Pessôa (2007), O Programa de Monitoria Acadêmica tem se firmado no ensino universitário como uma possibilidade de aprendizagem e de prática didático pedagógica, que contribuem para formação docente superior (..). A Monitoria na Graduação pode ser entendida como um processo pelo qual colegas auxiliam colegas na situação ensino aprendizagem. Com o objetivo de definir os procedimentos relacionados à execução deste Programa e imprimir maior uniformidade as experiências desenvolvidas no âmbito da monitoria, nos diferentes cursos da Faculdade Barão do rio Branco (FAB), foram estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Diretor (CONSED) o REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA que norteiam e asseguram as bases de execução do Programa de Monitoria, além de reafirmar a sua relevância como espaço efetivo de ensino e aprendizagem.

2 2. OBJETIVOS O Programa de Monitoria tem os seguintes objetivos: Inserir o estudante em práticas acadêmicas extracurriculares, por meio do contato com o professor orientador e com os demais estudantes; Possibilitar a apropriação do conhecimento pelo estudante e o aprofundamento teórico na respectiva disciplina, por meio da responsabilidade nas atividades de monitoria; Potencializar aptidões e interesses no exercício da docência e na pesquisa; Desenvolver habilidades relacionadas ao ensino e possibilitar a cooperação entre professores e estudantes em atividades de ensino e pesquisa; Oportunizar ao estudante o exercício da prática de ensino e de pesquisa relacionada aos conhecimentos adquiridos. 3. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA a) Dos Tipos de Monitoria A monitoria poderá ser exercida em 02 (duas) modalidades: I. Voluntária O estudante atua voluntariamente no programa; II. Remunerada O estudante receberá bolsa no valor de R$100 (cem reais) na forma de crédito estudantil (abatimento na mensalidade, serviços institucionais), durante 4 (quatro) meses do semestre letivo ou produto eletroeletrônico (compatível com o valor total da bolsa). Para participar do Programa de Monitoria cabe considerar que: O acúmulo do benefício da monitoria remunerada com os demais descontos institucionais deverá seguir a regulamentação interna da Faculdade Barão do rio Branco (FAB); A concessão da monitoria não isenta o estudante do pagamento da matrícula; O estudante que desistir da monitoria por qualquer motivos será imediatamente cancelada a bolsa; O monitor não terá nenhum vínculo empregatício com a Faculdade Barão do rio Branco (FAB).

3 b) Das vagas O Programa oferece vagas para estudantes de cursos de graduação que atuarão como monitores. Cada curso tem direito de solicitar a Monitoria Remunerada de acordo com a demanda e/ ou necessidade de cada curso. As vagas de monitoria não utilizadas poderão ser remanejadas, mediante análise da Coordenação de Monitoria. Para a Monitoria Voluntária não há limite pré estabelecido de vagas. c) Da Seleção dos Monitores A realização do processo de seleção de estudantes para o Programa de Monitoria é de responsabilidade dos Cursos de Graduação, devendo ser concluído em até 20 (vinte) dias após o início do semestre letivo, conforme calendário acadêmico, e em data a ser divulgada pela Coordenação de Monitoria. O processo seletivo deverá considerar os seguintes pontos: O estudante poderá se inscrever em 01 (uma) disciplina por semestre letivo. O exercício da monitoria poderá ser mantido ao longo de um ou dois semestres letivos, não sendo permitida a recondução do estudante na mesma(s) disciplina(s) após este período. O regime de participação dos monitores tem uma carga horária semanal mínima de 4 horas e máxima de 12, sendo que o horário das atividades não poderá prejudicar o cumprimento das disciplinas regulares do estudante no curso. O monitor irá atuar junto ao professor orientador no horário da aula na respectiva disciplina e/ou em horário contrário, de acordo com sua disponibilidade e o Plano de Atividades da Monitoria. O estudante selecionado pela Coordenação do Curso em conjunto com o Professor Orientador (a) ocupará vaga de monitor. No processo seletivo dos monitores deverão ser observados os seguintes critérios: Estar regularmente matriculado; Ter nota igual ou superior a 8.0 (oito) na(s) disciplina(s) que irá se candidatar, devendo apresentar o histórico escolar no ato da inscrição; Ter horários disponíveis e compatíveis para o cumprimento das atividades previstas no Plano de Monitoria; Em caso de haver maior número de candidatos relativamente ao número de bolsas disponíveis, utilizar se ão os seguintes critérios de desempate:

4 - O estudante com melhor desempenho na disciplina; Faculdade Barão do Rio Branco - O estudante com melhor desempenho no curso, utilizando o Desempenho Acadêmico; d) Dos Prazos A partir do início do semestre letivo, o curso terá 20 dias para concluir o processo seletivo e encaminhar a Coordenação de Monitoria a seguinte documentação: Ficha cadastral de cada monitor, devidamente assinada pelo diretor, professor orientador e Monitor (anexo 02); Termo de compromisso do monitor (anexo 03); Termo de responsabilidade do professor orientador (anexo 04); Relação dos monitores selecionados on line e impressa (anexo 05); A avaliação de desempenho e a avaliação realizada pelo monitor (anexos 06 e 07) deverão ser entregues à direção dos cursos até 15 (quinze) dias corridos após o término do semestre letivo, afim de que estas sejam encaminhadas a Coordenação de Monitoria para a certificação. A solicitação para exclusão de monitor (a) poderá ser realizada a qualquer momento, por meio de preenchimento de formulário específico (anexo 08) disponibilizado pela Coordenação de Monitoria, porém o prazo para substituição do(a) monitor(a) excluído(a) é de até 60 (sessenta) dias após o início do semestre letivo. Este prazo será informado no início do semestre, juntamente com o período de entrega de toda documentação. e) Das Responsabilidades I. Coordenação de Monitoria A Coordenação de Monitoria será responsável por: Encaminhar comunicado aos coordenadores dos cursos, informando os prazos e procedimentos para a seleção dos monitores; Solicitar aos coordenadores a relação com os nomes completos dos monitores, as respectivas matrículas, disciplina, nome do professor orientador e carga horária semanal para normatização das portarias (formulário anexo 05); Elaborar as Portarias e encaminhar à Secretaria Geral para publicação; Realizar o acompanhamento das exclusões e substituições dos monitores; Orientar e acompanhar junto as Coordenações os registros de frequência dos monitores, por meio de formulário específico (anexo 10);

5 Providenciar a certificação dos monitores, mediante a avaliação satisfatória realizada pelo professor orientador ao final do semestre, e encaminhar aos cursos; Expedir 2ª via de certificado, mediante a solicitação por meio de formulário específico (anexo 11); Expedir declaração para professor orientador, quando solicitado. II. Coordenações dos Cursos Competem as Coordenações dos Cursos: Definir as disciplinas que irão solicitar monitores para o semestre vigente e a respectiva carga horária; Divulgar aos estudantes as vagas disponíveis para a monitoria no curso; Realizar a inscrição dos estudantes interessados em participar do Programa de Monitoria; Realizar o processo seletivo dos candidatos; Divulgar os resultados do processo seletivo aos candidatos; Encaminhar à Coordenação de Monitoria os formulários específicos de cadastro dos monitores (anexos 02, 03, 04 e 05); Orientar os professores das disciplinas que receberão monitores na elaboração do Plano de Atividades a ser desenvolvido pelos monitores durante o semestre letivo (anexo 11); Divulgar aos estudantes do curso os dias e locais de atendimento dos monitores nas respectivas disciplinas; Incentivar os estudantes do curso a frequentarem os atendimentos da monitoria; Encaminhar à Coordenação de Monitoria a avaliação de desempenho do(a) monitor(a) até o último dia do semestre letivo, para providenciar a certificação. Validar no Sistema as atividades desenvolvidas no Programa para compor as horas de atividades complementares exigidas para integralização curricular. III. Professor Orientador No Programa de Monitoria o professor orientador é responsável por: Zelar pelo aprendizado e prestar orientações ao monitor, no que diz respeito ao desempenho das atividades referentes monitoria na disciplina; Elaborar Plano de Atividades a ser desenvolvido pelo monitor, submetendo o à aprovação do Coordenador de Monitoria; Participar do processo de seleção dos monitores para as disciplinas que ministra;

6 Disponibilizar horário para orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades realizadas pelo monitor durante o semestre letivo; Acompanhar a assiduidade e pontualidade do monitor e registrá la por meio do preenchimento da Frequência Mensal do Monitor (Anexo 09); Avaliar o desempenho dos monitores por meio de formulário específico (Anexo 06) e encaminhar à Coordenação de Monitoria do Curso. Apresentar as dificuldades encontradas durante a orientação dos monitores e sugestões para melhoria do Programa. IV. Estudante/ Monitor Cabe ao estudante/monitor: Apoiar o professor nas atividades didático pedagógicas; Cooperar com os colegas esclarecendo as dúvidas relacionadas ao conteúdo da disciplina; Auxiliar os estudantes na resolução de situações problemas e exercícios; Participar da elaboração do Plano de Atividades da monitoria, junto ao professororientador; Cumprir o Plano de Atividades; Cumprir sua carga horária semanal de atividades de monitoria, conforme horários definidos; Colaborar com professor orientador na execução de atividades didáticas, tais como: realização de trabalhos práticos e experimentais, preparação de material didático e orientação dos estudantes em seus estudos e trabalhos teóricos e/ou práticos; Acompanhar o desenvolvimento de atividades junto aos estudantes da disciplina; Avaliar as dificuldades encontradas pelos estudantes na disciplina e ajudá los a expor para o professor; Divulgar aos estudantes da disciplina em que atua como monitor o horário e o local em que prestará atendimento; Realizar estudos individuais ou em conjunto com outros monitores, a fim de aprofundar seu conhecimento na área relativa ao conteúdo da disciplina ou à metodologia de ensino; Apresentar ao professor orientador relatório das atividades realizadas; Assinar Termo de Compromisso (Anexo 04) ao ingressar nas atividades de monitoria e em caso de desistência, apresentar motivo por escrito junto à Direção do Curso; Avaliar a participação nas atividades de monitoria por meio do preenchimento de formulário (anexo 07).

7 O estudante terá direito a certificação de exercício de monitoria e poderá aproveitar as horas para Atividades Complementares. f) Da Certificação A certificação de participação no Programa de Monitoria será feita mediante avaliação satisfatória do bolsista, realizada ao final de cada semestre letivo pelo professor-orientador, preenchendo o formulário de Avaliação de Desempenho do Monitor (Anexo 07), e enviando o à coordenação do respectivo curso para posterior encaminhamento à Coordenação de Monitoria. As condições para emissão de certificado incluem, ainda, o cumprimento da carga horária de atividades semanais, conforme indicada no quadro abaixo: Carga horária semanal Carga horária semestral 4 horas 60 horas 6 horas 80 horas 8 horas 100 horas g) Da Solicitação de 2ª via de Certificado de Exercício de Monitoria Para solicitar a 2ª (segunda) via do certificado o monitor deverá entrar em contato com a direção do respectivo curso para preenchimento do formulário de requerimento (anexo 11). A coordenação do curso deverá encaminhar a solicitação à Coordenação de Monitoria para a confecção do certificado que será entregue no mínimo em cinco dias e no máximo 10 dias úteis. h) Das Disposições Gerais: É vetado ao Monitor: Exercer atividades administrativo burocráticas, substituindo funcionários técnicos e administrativos em suas atividades; Desenvolver atividades de responsabilidade do docente, ou seja: ministrar aulas, ser responsável pelo processo formal de avaliação dos estudantes, realizar correções de provas; Desenvolver atividades de pesquisa, salvo quando estas estiverem relacionadas às atividades próprias do ensino. O Monitor será excluído do Programa de Monitoria quando: Não cumprir as normas do Programa; Não cumprir ou cumprir de forma insatisfatória as atividades requeridas pelo professororientador;

8 Solicitar seu desligamento do Programa; Não cumprir os horários estabelecidos; Abandonar o Curso ou trancar as disciplinas do período. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Acadêmica.

9 ANEXOS Faculdade Barão do Rio Branco Anexo 01 Título VI Do Regime Disciplinar Capítulo III Do Regime Disciplinar do Corpo Discente Art. 83. Os discentes estão sujeitos às seguintes penalidades disciplinares: I. Advertência por escrito, velada: a) Desobediência às determinações de Diretores, do Coordenador do Curso e dos membros do corpo docente ou administrativo; b) Perturbação da ordem no recinto da FAC; c) Improbidade na execução dos trabalhos acadêmicos; II. Repreensão por escrito, pública: a) Reincidência nas faltas previstas no inciso I; b) Desrespeito aos Diretores, aos Coordenadores de Curso, aos membros do corpo docente ou administrativo; c) Uso indevido de materiais e equipamentos dos laboratórios da FAC, inclusive da Informática, para práticas e atos contrários à legislação vigente, à ética e aos bons costumes e que provoquem danos a pessoas ou instituições; d) Uso de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou bebidas alcoólicas nas dependências da Instituição; e) Jogos de azar e som automotivo e ou de qualquer natureza nas dependências da Instituição. III. Suspensão, por: a) Reincidência nas faltas no inciso II; b) Ausência coletiva às aulas; c) Ofensa ou agressão à colega, docentes e/ou quaisquer outros servidores dentro da Instituição; d) Atos desonestos, incompatíveis com a dignidade da Instituição; e) Danos causados ao patrimônio moral, científico, cultural ou material da instituição. IV - Desligamento, por:

10 a) Injúria ou agressão a Diretores, aos Coordenadores de Curso, ao corpo docente ou aos funcionários administrativos; b) Práticas de atos definidos por lei, como indícios de crime previsto em Lei ou contravenção punida com pena privativa de liberdade; c) Incitação à subversão da ordem e do bom andamento das atividades acadêmicas. 1º. São competentes para aplicação das penalidades: I. De advertência e repreensão, o Coordenador de Curso; II. De suspensão e desligamento, o Diretor Acadêmico; 2º. Da aplicação das penalidades, cabe recurso na forma definida no Artigo 77, 4º a 7º deste Regimento. Art. 84. O regime disciplinar discente será aplicado à vista da gravidade da infração, sendo desnecessária a aplicação gradativa das sanções estabelecidas neste Capítulo. Art. 85. O registro da penalidade aplicada será feito em livro próprio, não constando do histórico escolar do discente.

11 Anexo 02 Ficha Cadastral do Monitor Curso: Semestre da Monitoria: / Modalidade: ( ) Remunerada ( ) Voluntária Nome do Estudante (LEGÍVEL): Matrícula: Endereço: Telefone (s): Disciplina que se candidata para a Monitoria: Semestre em que cursou a disciplina: / Nota final na disciplina: Nome completo do professor(a)-orientador(a): Carga horária da monitoria: ( ) 4 horas ( ) 6 horas ( ) 8 horas Assinaturas Data: Data: Data: Coordenação do Curso Professor(a)-orientador(a) Monitor (a) Data: Coordenação de Monitoria

12 Anexo 03 TERMO DE COMPROMISSO DO MONITOR Pelo presente instrumento particular, a FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FAB e o (a) estudante, regularmente matriculado(a) no curso de, doravante denominado(a) MONITOR(A), celebram entre si este Termo de Compromisso, convencionando o disposto nas cláusulas que seguem: CLÁUSULA PRIMEIRA A FAB concede e o/a MONITOR(A) aceita o exercício de Monitoria, nos termos do Programa de Monitoria aprovado pela Portaria/Uninorte n. 11/2015 de 02 de fevereiro de 2015, da qual o presente Termo de Compromisso é integrante. CLÁUSULA SEGUNDA O/A MONITOR(A) compromete se a coadjuvar nas atividades de ensino da disciplina, executando o plano de atividades acadêmicas estabelecido para a Monitoria dessa disciplina, sob a orientação do(a) professor(a) que a Coordenação do Curso indicar, bem como em obedecer às normas do Programa de Monitoria, sob pena de desligamento. CLÁUSULA TERCEIRA O exercício da Monitoria aqui acordada vigorará de / / a / /, podendo, no entanto, ser rescindido, a qualquer tempo, por qualquer das partes, mediante aviso escrito, sem qualquer indenização pelo período não cumprido. Rio Branco AC, de de Monitor (a)

13 Anexo 04 TERMO DE RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR-ORIENTADOR Eu,, Professor (a) do Curso de, assumo a responsabilidade na orientação e acompanhamento das atividades de Monitoria desenvolvidas pelo (a) estudante, matrícula, na disciplina, código, durante o período de / / a / /. Rio Branco AC, de de Professor(a)-Orientador(a)

14 Anexo 05 RELAÇÃO DOS MONITORES SELECIONADOS Curso: Semestre da Monitoria: / Monitoria Voluntária Nome do (a) Monitor (a) Matrícula Disciplina Professor(a)-orientador(a) CRS* *Carga Horária Semanal Monitoria Remunerada Nome do (a) Monitor (a) Matrícula Disciplina Professor(a)-orientador(a) CRS* *Carga Horária Semanal Rio Branco AC, de de Coordenação de Monitoria

15 Anexo 06 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO MONITOR Curso: Semestre da Monitoria: / Nome do monitor (a): Faculdade Barão do Rio Branco Disciplina: Professor (a) Orientador (a): Modalidade: ( ) Remunerada ( ) Voluntária Carga Horária Semanal: 1. Avaliação do desempenho do (a) Monitor (a): Nº ASPECTOS A SEREM AVALIADOS 1 Responsabilidade 2 Pontualidade 3 Assiduidade 4 Relacionamento Interpessoal 5 Domínio das tarefas propostas 6 Cumprimento das tarefas propostas 7 Pró-atividade CONCEITO E MB B R I 8 Respeito às sugestões e críticas LEGENDA: E = EXCELENTE; MB = MUITO BOM; B = BOM; R = REGULAR; I = INSUFICIENTE Outras considerações quanto ao desempenho do (a) Monitor (a): 2. Cite as principais atividades desenvolvidas pelo(a) monitor(a): 3. Os objetivos propostos pelo plano de atividades foram alcançados? ( ) Sim ( ) Não Em caso negativo, justifique. 2. Sugestões e/ou outras considerações: 3. Tendo em vista o desempenho no Programa de Monitoria no semestre vigente, o(a) monitor(a) está apto a certificação? ( ) Sim ( ) Não, pois a avaliação foi insuficiente. Rio Branco AC, de de Professor(a)-Orientador(a)

16 Anexo 07 AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA PELO ESTUDANTE Curso: Semestre da Monitoria: / 1. Cite as principais atividades que você desenvolveu na Monitoria. 2. Como você avalia sua experiência na realização dessas atividades? ( ) Excelente ( ) Bom ( ) Regular ( ) Insuficiente 2.1 Quais os aspectos positivos na realização das atividades desenvolvidas na monitoria? 2.2 Quais os aspectos a melhorar? 3. Como você avalia o aproveitamento das atividades de Monitoria pelos estudantes da disciplina em que você atuou? 4. Quais suas sugestões para melhoria do Programa de Monitoria? 4. Sugestões e/ou outras considerações: Monitor(a) (OPCIONAL)

17 Anexo 08 RELAÇÃO DOS MONITORES EXCLUÍDOS E SUBSTITUIÇÃO Curso: Semestre da Monitoria: / 01. Nome do monitor a se excluído Matrícula Data do término das atividades / / Motivo do término das atividades *Monitor substituto, se houver Modalidade da monitoria ( ) Remunerada ( ) Voluntária 01. Nome do monitor a se excluído Matrícula Data do término das atividades / / Motivo do término das atividades *Monitor substituto, se houver Modalidade da monitoria ( ) Remunerada ( ) Voluntária Rio Branco AC, de de Coordenação de Monitoria

18 Anexo 09 Nome do monitor: Curso/Disciplina: Telefone(s): MONITOR Matrícula: ( ) Remunerada ( ) Voluntária Horários da Monitoria/ Local: PROFESSOR ORIENTADOR DA MONITORIA Nome do professor: Disciplina: Telefone: Dias da Monitoria Carga Horária Resumo das atividades do dia PROFESSOR ORIENTADOR Data: de de Professor CIÊNCIA DO COORDENADOR DE MONITORIAS Data: de de Coordenador de Monitorias

19 Anexo 10 Nome do monitor: MONITOR Curso: PROFESSOR ORIENTADOR DA MONITORIA Nome do professor: DADOS DA DISCIPLINA Turma: ATIVIDADES PLANEJADAS Horário: HORÁRIO DE MONITORIA E CIÊNCIA DO MONITOR Data: / / Horas semanais: Horário de Monitoria: Monitor CIÊNCIA DO PROFESSOR ORIENTADOR Data: de de Professor CIÊNCIA DO COORDENADOR DE MONITORIAS Data: de de Coordenador de Monitorias

20 Anexo 11 REQUERIMENTO DE 2ª VIA DE CERTIFICADO Curso: Matrícula: Nome do monitor: Disciplina: Professor-Orientador: Semestre(s) que atuou como monitor: SOLICITAÇÃO DO ESTUDANTE Rio Branco AC, de de Assinatura do Estudante

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA 5 Pró-Reitoria de Graduação - PRG Unidade de Assessoria Didático Educacional - UADE PROGRAMA DE MONITORIA [Digite uma citação do documento ou o resumo de uma questão interessante. Você pode posicionar

Leia mais

DAS DISCIPLINAS E VAGAS OFERTADAS Art. 2º As vagas ofertadas por Curso e Disciplina estão assim distribuídas:

DAS DISCIPLINAS E VAGAS OFERTADAS Art. 2º As vagas ofertadas por Curso e Disciplina estão assim distribuídas: EDITAL PIC Nº 02/2018 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2018.1/2 VAGAS REMANESCENTES A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), Faculdade Barão do Rio Branco (FAB)

Leia mais

DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIC Nº 05/2018 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2018.2 A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) e Instituto de Ensino

Leia mais

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições regimentais retifica

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários)

UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários) UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários) A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO Art. 1º. A monitoria tem como objetivo o desenvolvimento de atividades formativas

Leia mais

Curso: Direito. Curso: Engenharia Civil

Curso: Direito. Curso: Engenharia Civil RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2017.1/2 A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) e Instituto de Ensino Superior

Leia mais

CAPITULO I DA FINALIDADE

CAPITULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A função de monitor relaciona-se às atividades de uma determinada disciplina ou conjunto de disciplinas afins, sempre sob a orientação

Leia mais

DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

DIRETORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RESULTADO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2018.1/2 REFERENTE AO EDITAL PIC Nº 01/2018 A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), Faculdade Barão do Rio Branco (FAB)

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA

REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de União da Vitória

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA

REGULAMENTO DE MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA Ituiutaba/MG 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS... 03 CAPÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES E OBRIGAÇÕES... 03 CAPÍTULO IV DA FORMA DE MONITORIA,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05

Leia mais

Regulamento de monitoria

Regulamento de monitoria Regulamento de Monitoria Regulamento de Monitoria ESCOLA SUPERIOR DE ARTES CÉLIA HELENA BACHARELADO EM TEATRO Reconhecido pela Portaria SERES n 51 de 28/05/12, publicada DOU de 01/06/12 SUMÁRIO CAPÍTULO

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA INTRODUÇÃO O exercício da Monitoria constitui-se em uma atividade de grande relevância, especialmente, por estimular no aluno de graduação

Leia mais

PORTARIA N. 01, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

PORTARIA N. 01, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 PORTARIA N. 01, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS, dispõe sobre normas e critérios para MONITORIA nos cursos de graduação

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA Campinas 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

Manual de Monitoria - FAMETRO

Manual de Monitoria - FAMETRO 2015 Manual de Monitoria - FAMETRO QUALIDADE DE ENSINO Coordenação de Ensino 17/12/2015 MANUAL DE MONITORIA INTRODUÇÃO O presente Guia visa proporcionar aos professores orientadores e alunos-monitores

Leia mais

PSICOLOGIA Curso de Graduação

PSICOLOGIA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida PSICOLOGIA Curso de Graduação PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO REGULAMENTO Sinop - MT REGULAMENTO DE MONITORIA DE ENSINO Dispõe sobre

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

DAS DISCIPLINAS E VAGAS OFERTADAS Art. 2º As vagas ofertadas por Curso e Disciplina estão assim distribuídas:

DAS DISCIPLINAS E VAGAS OFERTADAS Art. 2º As vagas ofertadas por Curso e Disciplina estão assim distribuídas: EDITAL PIC Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2018.1/2 A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) e Instituto de Ensino

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem EDITAL 02/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITOR REMUNERADO E VOLUNTÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM /APRENDIZAGEM EDITAL DE MONITORIA DE Aprendizagem Avançada 2018.1 A Universidade Potiguar UnP, através do setor de Qualidade Acadêmica, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO FACULDADE SUMARÉ São Paulo 2014 REGULAMENTO DA MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO O Diretor Geral da Faculdade Sumaré, CONSIDERANDO o disposto no artigo 84

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS

PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA REGULAMENTA E ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O PROGRAMA APOIO PEDAGÓGICO OU MONITORIA PERTENCENTE AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NORMATIZADO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO MONITORIA

REGULAMENTO MONITORIA 1 REGULAMENTO MONITORIA GOVERNADOR VALADARES/ MG 2010 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1- Conceito... 4 2- Objetivo... 4 3- Monitoria: Forma Alternativa de Trabalho Pedagógico... 4 4- Quem é o monitor da Faculdade

Leia mais

EDITAL PIC Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC),

EDITAL PIC Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), EDITAL PIC Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2019.1 A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), Centro Universitário Uninorte/ e Instituto de Ensino Superior

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE GASTRONOMIA Manaus -

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º A ia é um instrumento para a melhoria do ensino nos cursos de graduação e está ligada diretamente à Direção

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Direção da FATEO Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, no uso das suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade 1 e 2, torna público que no período de 28/08/2017 a 04/09/2017, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1. Quais são os requisitos para obtenção de bolsa monitoria? a) o discente deve estar regularmente matriculado no período letivo em

Leia mais

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, conforme

Leia mais

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIC Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2017.1/2 A Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Faculdade do Acre (FAC), Faculdade Barão do Rio Branco (FAB) e Instituto de Ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A monitoria é entendida pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) como instrumento para melhoria do ensino nos

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

EDITAL N 002/2018/TGA/DG/IFMT CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA

EDITAL N 002/2018/TGA/DG/IFMT CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ DA SERRA EDITAL N 002/2018/TGA/DG/IFMT PROCESSO SELETIVO INTERNO SIMPLICADO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE DE APOIO PEDAGÓGICO NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE DA AMAZONIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE DA AMAZONIA 29/02/26 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AMAZONIA Belém 26 29/02/26 Dispõe sobre normas de Monitoria da Universidade da Amazônia. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º Adotar e estimular a Monitoria Acadêmica, que

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A monitoria consiste em atividades de apoio à ação docente, realizadas pelos alunos com a finalidade

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2016-1 I DO PROCESSO SELETIVO: A Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão, comunica ao corpo discente

Leia mais

EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013

EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013 EDITAL nº 009/2013, de 24 de abril de 2013 A Diretora Geral do IFMA - Campus Santa Inês, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, no uso de suas atribuições legais, com base no que dispõe as

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas:

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas: EDITAL 016/2017 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA JUIZ DE FORA 2015

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA

EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA EDITAL DE MONITORIA AGÊNCIA ESCOLA 2017.1 A Universidade Potiguar UnP, através da Pró-Reitoria Acadêmica ProAcad, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a participar da seleção

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR

Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR Pró-Reitoria Acadêmica Coordenadoria de Graduação Serviço de Apoio ao Estudante GUIA DO MONITOR 2010 SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Monitoria 2 Quem é o Monitor do Cesupa 2 Competências e Deveres do Monitor

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus São João Evangelista Direção Geral Gabinete Avenida Primeiro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 004/2011 CONSUNI/CGRAD Institui o Programa de Monitorias no âmbito da UFFS e dá outras providências. A Câmara de Graduação do Conselho Universitário CGRAD/CONSUNI, da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO INTERNO

MANUAL DE ESTÁGIO INTERNO MANUAL DE ESTÁGIO INTERNO AGOSTO/2016 SUMÁRIO O QUE É ESTÁGIO INTERNO?... 3 INSCRIÇÃO... 3 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO... 3 COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES... 4 Professor orientador:... 4 Estagiário:... 4 É EXPRESSAMENTE

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria da UFG, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria na UFG, e

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I.

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. A IMED torna público os critérios de seleção de acadêmicos para monitoria voluntária.

Leia mais

Art. 1º - Aprovar as alterações na Norma de Monitoria da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE.

Art. 1º - Aprovar as alterações na Norma de Monitoria da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE. 1 Resolução CONSUNI: Nº. 014/2016 Aprova as alterações na Norma de Monitoria da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE, em

Leia mais

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária.

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária. Edital 085/2018 de 09 de agosto de 2018 Curso de Medicina Veterinária Monitoria voluntária para as Disciplinas de Fisiologia, Fisiologia Animal, Semiologia Veterinária A IMED tornar público o presente

Leia mais

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Rua Manoel Byrro, 241 Vila Bretas Governador Valadares MG Telefone: (33) CEP EDITAL MONITORIA

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Rua Manoel Byrro, 241 Vila Bretas Governador Valadares MG Telefone: (33) CEP EDITAL MONITORIA EDITAL MONITORIA Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de graduação da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares Nº. 01/2019. O Diretor Acadêmico Pedagógico

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 Dispõe sobre a seleção de projetos de TUTORIA a serem desenvolvidos nos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade no primeiro semestre letivo de 2018.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA

REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ REGULAMENTO GERAL DE MONITORIA FAFIL/FAECO/FAENG Índice Capítulo I Das Finalidades 3 Capítulo II - Das Inscrições dos Alunos 3 Capítulo III - Dos critérios de

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA Artigo 1º - O Programa de Monitoria, mantido pela Faculdade de Medicina de Itajubá,

Leia mais

2 Manual de Monitoria

2 Manual de Monitoria MANUAL DE MONITORIA 1 Manual de Monitoria 2 3 INTRODUÇÃO O presente manual visa proporcionar aos professores orientadores de alunosmonitores das FIPMoc informações sobre a MONITORIA, entendida como possibilidade

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1604 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 062/ CONSUN/UEMASUL NORMAS PARA CONCESSÃO DE MONITORIA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 062/ CONSUN/UEMASUL NORMAS PARA CONCESSÃO DE MONITORIA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS [ ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 062/2018 - CONSUN/UEMASUL NORMAS PARA CONCESSÃO DE MONITORIA CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1 - A Monitoria tem como finalidade a iniciação à docência de nível superior,

Leia mais

EDITAL Nº 001/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 001/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7020 dpag.prograd@ufabc.edu.br EDITAL

Leia mais

Colocamos neste mesmo espaço alunos aprendizes e monitores, com um objetivo comum: o aprender. Ou seja, a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Colocamos neste mesmo espaço alunos aprendizes e monitores, com um objetivo comum: o aprender. Ou seja, a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O Sistema de Monitoria é um espaço de cooperação em que os alunos assumem a responsabilidade para compartilhar saberes de diferentes disciplinas com os seus colegas e a supervisão dos professores. Colocamos

Leia mais

MINUTA DE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA-IFRR CAPÍTULO I

MINUTA DE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA-IFRR CAPÍTULO I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO MINUTA DE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

O Sistema de Monitoria é um espaço de cooperação em que os alunos assumem a responsabilidade para compartilhar saberes de diferentes disciplinas com

O Sistema de Monitoria é um espaço de cooperação em que os alunos assumem a responsabilidade para compartilhar saberes de diferentes disciplinas com Manual do programa de Monitoria 2018 O Sistema de Monitoria é um espaço de cooperação em que os alunos assumem a responsabilidade para compartilhar saberes de diferentes disciplinas com os seus colegas

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange REGULAMENTO INICIAÇÃO CIENTÍFICA Campinas 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO-

NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO- NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO- CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A presente norma fixa os procedimentos para

Leia mais

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR 0 ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENGENHARIA AMBIENTAL E PEDAGOGIA COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Leia mais

ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA. Salvador

ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA. Salvador ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA Salvador 2016 1 CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º. O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA 2018.2 O Diretor Executivo do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL-, entidade de ensino criada pelo Decreto-Lei 4.048,

Leia mais

I - Incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem.

I - Incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem. A Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Sul-Americana torna público o Edital n. 06 de 2019.1 para a realização de processo seletivo visando a seleção de discentes do curso de Direito para o programa

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA UNIP. A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias.

PROGRAMA DE MONITORIA UNIP. A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. PROGRAMA DE MONITORIA UNIP A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. 1. Regulamento do Programa de Monitoria 1.1 O que é Monitoria A UNIP

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/2

EDITAL MONITORIA 2017/2 EDITAL MONITORIA 2017/2 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Nº. 7 de 2017/1. A Direção Geral da Faculdade Metropolitana

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA CONSIDERANDO que a monitoria acadêmica consiste em propiciar condições para a iniciação da

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2019.1 EDITAL N 01/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2019.1 A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa

Leia mais

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EDITAL N 14/2017 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EDITAL N 14/2017 0 DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS JUÍNA, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria IFMT N 864, de 19/04/2017,

Leia mais