|
|
|
- Ivan Ian Madeira Estrada
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Edital para concorrer aos Fundos do Projeto Diversidade Cultural Com o propósito de apoiar a criação e o fortalecimento de programas e projetos de pesquisa e/ou de promoção do bem-estar social desenvolvidos por Instituições Interculturais de Educação Superior (IIES) e/ou por unidades de Instituições de Educação Superior (IES) convencionais com comunidades indígenas e/ou afro-descendentes, que incluam a participação e conhecimentos destas comunidades, a UNESCO-IESALC, com o apoio da Fundação Ford, convida as IES e IIES da América Latina para que apresentem projetos para aspirar a um dos benefícios que serão outorgados através do concurso, cujas bases estão detalhadas a seguir: 1) Instituições que podem apresentar projetos: Bases Poderão participar deste edital todas as Instituições Interculturais de Educação Superior (IIES) e unidades, programas e projetos de Instituições de Educação Superior (IES) convencionais 1 ¹ da América Latina que estejam registradas como tais, de acordo com as normas vigentes nos respectivos países de origem. Nota: Frente a qualquer dúvida sobre o universo das instituições elegíveis, consulte as páginas do livro Instituciones Interculturales de Educación Superior en América Latina. Procesos de Construcción, Logros, Innovaciones y Desafíos. Caracas: UNESCO-IESALC, ) Tipos de projetos elegíveis: O Projeto Diversidade Cultural irá conceder fundos para propostas de pesquisa e/ou de promoção do bem-estar social (no sentido amplo e aberto) desenvolvidos por Instituições Interculturais de Educação Superior (IIES) e/ou por unidades de Instituições de Educação Superior (IES) convencionais com comunidades indígenas e/ou afrodescendentes, que incluam a participação e os conhecimentos destas comunidades. Cada instituição pode apresentar no máximo três (3) projetos (sejam eles exclusivamente seus ou em parceria com outras instituições), mas apenas a um (1) deles será outorgado o benefício (seja ele exclusivo da instituição ou um interinstitucional no qual esta participe). Nota: Os projetos não poderão incluir a participação de pessoal e consultores atuais da UNESCO- IESALC em nenhuma etapa ou atividade associada. 3) Valores a serem outorgados: Serão selecionados até dez (10) projetos de, no máximo, dez mil dólares (US$ ) cada um. 1 No marco deste projeto, denomina-se convencionais aquelas IES que não foram criadas para atender especialmente as necessidades, demandas e/ou propostas de comunidades de povos indígenas e/ou afro-descendentes.
2 4) Línguas nas quais serão aceitos os projetos: Espanhol e português. 5) Prazo improrrogável para o recebimento de projetos: Até 30/04/2011 (Improrrogável). 6) Os projetos que irão receber os fundos serão selecionados por uma comissão julgadora internacional composta por cinco (5) especialistas no tema e cuja composição será divulgada junto com o resultado da seleção. 7) A Comissão Julgadora emitirá o resultado dos projetos selecionados em 16/05/ ) A decisão da Comissão Julgadora é soberana e inapelável. 9) Período de execução dos projetos: No máximo entre 01/06/2011 e 15/11/2011. O prazo é estritamente improrrogável. No entanto, os projetos poderão ter um prazo de execução menor dentro do período destacado. 10) Os projetos deverão ser executados por equipes de duas (2) ou mais pessoas. Não há limite máximo para o número de membros da equipe, que poderão pertencer a uma ou mais instituições. 11) Os projetos deverão estar devidamente respaldados por uma carta assinada e carimbada pela máxima autoridade da IIES ou da IES em questão, ou, em sua falta, pela dependência que os regulamentos da Instituição estipulem ou autorizem explicitamente para estas circunstâncias. Nos casos de projetos interinstitucionais deverão ser anexadas cartas semelhantes de cada uma das instituições representadas. 12) Os projetos deverão contar com uma pessoa que atuará como Responsável pelo Projeto e que estará encarregada das relações com a UNESCO-IESALC e de elaborar e apresentar os Informativos sobre os Avanços e o Informativo Final do Projeto, tanto a respeito de seus objetivos (progressos ou cumprimento dos mesmos, de acordo com os casos), como sobre o uso dos fundos. As (os) responsáveis de cada Projeto terão a responsabilidade de enviar o original da carta mencionada no artigo 11 deste Edital tão logo sejam informados que seu Projeto foi selecionado pelo Jurado; e como anexos ao Informativo Final enviar os originais das faturas e recibos e/ou outros comprovantes de gastos devidamente certificados pela autoridade pertinente das instituições. 13) Os recursos financeiros aprovados serão outorgados pela UNESCO-IESALC diretamente para a instituição em questão, ou para a dependência que os regulamentos da instituição participante estipulem ou autorizem explicitamente para estes tipos de casos, a instituição será responsável por certificar a prestação de contas dos mesmos para a UNESCO-IESALC. A UNESCO-IESALC irá transferir os benefícios designados a cada projeto em três (3) entregas parciais. A primeira será no começo do projeto, as seguintes serão feitas uma vez que a UNESCO-IESALC tenha aprovado o Informativos sobre os Avanços e uso de fundos da etapa anterior. Qualquer fundo não
3 executado até a data da finalização do período de execução do projeto deverá ser reembolsado a UNESCO-IESALC mediante transferência bancária (quando for o caso, a UNESCO-IESALC fornecerá instruções a este respeito). 14) A comissão julgadora apenas poderá considerar a concessão de fundos a projetos que o solicitem mediante o preenchimento do Formulário de Registro on line (disponível aqui) que contemplem as seções e características enumeradas a seguir: a) Identificação do projeto e dados para contato i) Nome do Projeto. ii) Nome completo da IIES ou unidade da IES convencional candidata. iii) Localização e país da IIES ou unidade da IES convencional candidata. iv) Se for o caso, deverão ser indicados também os nomes das comunidades e/ou organizações de povos indígenas e/ou afro-descendentes com as quais irão trabalhar. v) Nomes completos, endereços eletrônicos e números de telefone (incluindo códigos de país e de área) de todas as pessoas que integram a Equipe do Projeto. vi) Responsável pelo Projeto. b) Resumo do projeto (extensão máxima: caracteres). Deve incluir resumo de objetivos, modalidade de trabalho, resultados esperados e o nome das comunidades e/ou organizações de povos indígenas e/ou afro-descendentes com as quais irá trabalhar. c) Antecedentes do projeto e de relações entre as IIES e/ou unidades de IES convencionais participantes, e/ou, se for o caso, com as comunidades participantes (máximo caracteres). d) Objetivos do projeto (gerais e específicos) (máximo 800 caracteres). e) Impacto do projeto (máximo 800 caracteres). f) Modalidade e Plano de Trabalho, indicando tanto as atividades da equipe como as formas nas quais participarão as comunidades, organizações ou pessoas provenientes delas (máximo caracteres). Nota: Quando tratar de projetos de pesquisa esta seção deverá incluir também: Perguntas que orientam a pesquisa, metodologia e/ou atividades de produção de dados (sejam qualitativos ou quantitativos) e interpretação dos mesmos, indicando tanto as atividades da equipe como as formas nas quais participarão as comunidades, organizações ou pessoas provenientes delas e, caso seja pertinente, as referências bibliográficas mais relevantes.
4 Também deverá ser indicado como os resultados serão compartilhados com as comunidades (máximo caracteres). g) Resultados esperados para o projeto (máximo caracteres). h) Explicação de como serão avaliados e como é possível demonstrar os resultados (máximo caracteres). i) Orçamento detalhado e Cronograma de Execução do mesmo: deverá ser anexada à candidatura em um arquivo formato Word (.doc,.docx), PDF (.pdf) ou Excel (.xls,.xlsx). Notas: Será possível incluir todo tipo de gastos que se justifique para o desenvolvimento do projeto e que possa ser comprovado através de faturas ou recibos emitidos de maneira coerente com as normas próprias da instituição, exceto honorários ou outro tipo de remuneração para os membros da equipe do projeto selecionado, ou do pessoal e consultores atuais da UNESCO- IESALC. Tampouco será possível incluir nenhum tipo de tarifa alfandegária, pagamento de direitos, ou overhead para a IES ou IIES. Este orçamento deve prever os gastos derivados dos dois envios de correio expresso internacional que garanta sua entrega em, no máximo, quatro (4) dias úteis (como DHL ou similares) que deverão ser realizados pelas (os) Responsáveis pelo Projeto (o primeiro com a carta de respaldo institucional mencionada no numeral 11 destas Bases, e o segundo com o Informativo Final devidamente assinado por toda a equipe do projeto e pela autoridade pertinente da instituição, anexando faturas, recibos e/ou outros comprovantes de despesas devidamente certificados). O Cronograma de Execução do projeto deve prever que a UNESCO-IESALC transferirá os fundos designados para cada projeto em três (3) entregas parciais. Deve estar previsto que, por razões administrativas, a primeira entrega possa demorar até três (3) semanas para ser recebida. As seguintes serão tão logo tenha sido aprovado o Informativos sobre os Avanços e uso de fundos da etapa anterior. j) Considerações adicionais (máximo caracteres): nesta seção servirá para expor qualquer tema relevante sobre o projeto ou a candidatura que não esteja previsto nas seções anteriores. k) Anexos: deverão ser anexadas as cópias digitais de: O documento constitutivo da instituição. Algum tipo de certificação de registro da instituição no Ministério da Educação do respectivo país, ou caso corresponda à respectiva província, município, estado ou região. O regulamento ou a norma que habilita a dependência que assina a carta de respaldo à candidatura, destacando com marcador o (os) artigo(s) correspondente(s).
5 Se for o caso, carta(s) das organizações indígenas e/ou afro-descendentes participantes do projeto indicando seu interesse relacionado ao projeto. Um arquivo com versões, de no máximo duas (2) páginas, do currículum vítae (CV) de cada uma das pessoas da equipe. Um arquivo com resumos de, no máximo, dez (10) linhas de cada um dos CVs de cada uma das pessoas da equipe. Solicita-se não anexar nenhum outro tipo de documento, nem imagens, fotografias ou vídeos; ou outros anexos não solicitados que tornariam, desnecessariamente, os arquivos mais pesados e dificultaria sua classificação e o trabalho da comissão julgadora. Os formatos admitidos para anexar estes arquivos são: Word (.doc,.docx), PDF (.pdf) e formatos de imagem JPG ou PNG (.jpg,.jpeg,.png). O peso de cada arquivo não deverá superar 5MB. l) Os arquivos digitais dos documentos anexos deverão ser agregados ao Formulário de Registro on line mencionado no artigo 14 deste Edital, o qual é acessável por este link. 15) As(os) Responsáveis pelos projetos selecionados deverão remeter à UNESCO-IESALC o original da carta de respaldo institucional mencionada no artigo 11 deste edital, junto com o contrato de aceitação e condições de utilização do fundo outorgado (o formulário será enviado tão logo tenha sido anunciado os selecionados) devidamente assinado pela máxima autoridade da instituição, ou da dependência que os regulamentos da instituição estipulem ou autorizem explicitamente para estes casos. Este envio deverá ser feito por um serviço de correio expresso internacional que garanta sua entrega no prazo máximo de quatro (4) dias úteis (como DHL ou similares). Este envio deverá ser recebido pela UNESCO-IESALC até o dia 30/05/2011. O não cumprimento deste prazo irá gerar a anulação da outorgação do benefício, que passará para o primeiro projeto da lista dos financiáveis, em caso de anulações deste tipo, que também será elaborada pela comissão julgadora. Uma vez recebida esta documentação, será iniciado os trâmites para a repasse dos recursos. Entretanto, nem a equipe nem a instituição de registro do projeto selecionado poderão realizar nenhuma despesa a cargo do projeto. Apenas serão aceitos gastos do projeto posteriores a data de transferência dos recursos por parte da UNESCO-IESALC. 16) As(os) Responsáveis pelos projetos selecionados deverão apresentar um Informativo Final, no qual deverá incluir duas seções nas quais serão informados os resultados do projeto, e como foram utilizados os recursos financeiros: a) O Informativo Narrativo do projeto deverá apresentar uma descrição geral do processo, das atividades realizadas, sua relação com o alcance dos objetivos inicialmente propostos, indicando realizações e dificuldades, além de uma avaliação sobre a experiência de relação com a(s) comunidade(es) participante(s) (máximo 450 palavras). No caso de Projetos de Pesquisa deverá ser incluído um detalhe dos pareceres e conclusões, como estes foram compartilhadas com a(s) comunidade(es) participante(s), e quais são os planos de publicação, caso os tenha (neste caso o Informativo Narrativo poderá ter no máximo 600 palavras).
6 b) O Informativo Final Administrativo do projeto deverá incluir dois quadros de resumos. Um deles deverá mostrar os gastos previstos e os gastos executados, organizados segundo os maiores gastos utilizados no orçamento apresentado a candidatar o projeto; incluindo o detalhe de modificações ou sujeições autorizadas pela UNESCO-IESALC para solicitação da pessoa Responsável pelo Projeto a apresentar Informativos sobre os Avanços, se houver. O segundo quadro terá o formato de um balanço e será organizado por datas, mostrando o conceito ou quantia de cada despesa específica, com sua respectiva classificação no orçamento. Anexo a este deverão ser enviados os originais de todas as faturas e recibos devidamente certificados pela máxima autoridade administrativa da respectiva IIES ou IES. Esta seção do Informativo Final deverá conter a assinatura e o carimbo da máxima autoridade administrativa da IIES ou IES em questão. Ambas as seções do Informativo Final deverão conter a assinatura da máxima autoridade da IIES ou IES participante, da mesma forma que a de todos (as) os(as) membros da equipe. 17) UNESCO-IESALC e a Fundação Ford se reservam ao direito de publicar ou divulgar por quaisquer meios os resultados deste Concurso e os Informativos Finais dos projetos apoiados. 18) Todo o não previsto neste Edital será resolvido pela UNESCO-IESALC sob a recomendação da Comissão Julgadora. 19) A participação neste concurso supõe a aceitação deste edital, e de todas as decisões que a Comissão Julgadora e/ou UNESCO-IESALC tomem para resolver os casos omissos nesse edital FIM do documento ----
Programa Gulbenkian Inovar em Saúde
REGULAMENTO DO CONCURSO Concurso para financiamento de projetos em Literacia em Saúde 2013 Artigo 1º Objeto O presente Regulamento estabelece as normas de acesso ao concurso para financiamento de projetos
EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015
EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres
REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER TOTTA/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2015
REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER TOTTA/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2015 Este concurso visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC) e as instituições suas parceiras,
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
REGULAMENTO A Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, abre inscrições para 6º Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental 2014 e dá outras providências.
Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1.
Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1. O Concurso de produção de Curtas para a Edição Temática 2014 do
FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica. Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr.
FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA Direção Acadêmica Edital de bolsas do programa de Educação Internacional William C. Dennis, Jr. EDITAL FPB N o. 004/2014 Edital de bolsas do programa de Educação Internacional
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL EDITAL DE SELEÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOTEIROS -1/2013 A União dos Escoteiros do Brasil torna público o Edital para seleção e financiamento de projetos escoteiros,
Edital DE PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. merck
A Merck Brasil torna pública a abertura do programa de doações e patrocínios da empresa e define o processo seletivo para o ano de 2016, consoante os termos deste Edital. O Programa Merck Brasil de Patrocínios
FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014
FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão
EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA
EDITAL Nº 004/2014 SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA Chamada para seleção de Projetos para o Edital de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Capixaba de Nova Venécia. A Professora
Regulamento Prêmio Bom Design 2015
Regulamento Prêmio Bom Design 2015 (Projetos de janeiro de 2014 até julho 2015) a. CARACTERIZAÇÃO O Prêmio Bom Design é uma premiação dos trabalhos de graduação e equivalentes das instituições de ensino
REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros
REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros 1. Apresentação O presente concurso é uma iniciativa promovida pela, no âmbito do Ano Europeu das Atividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Ativa proclamado
3. DOS ITENS FINANCIÁVEIS
EDITAL PROPPI Nº 011/2015 EDITAL DO INVENTOR: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES COM GERAÇÃO DE PATENTES O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência
Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento
Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO DO MARANHÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE APOIO A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS ARTIGO/FAPEMA EDITAL FAPEMA Nº 09/2014 ARTIGO
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os
Modalidade Franqueado
PRÊMIO o cumprimento ABF DESTAQUE de todos os critérios FRANCHISING deste Categoria regulamento, selecionando Sustentabilidade os melhores trabalhos. Modalidade Franqueado REGULAMENTO Objetivos O Prêmio
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os
REGULAMENTO DE CONCURSO Liga-te aos Outros
Página1 REGULAMENTO DE CONCURSO Liga-te aos Outros 1. Apresentação O presente concurso é uma iniciativa promovida pela, no âmbito do Ano Europeu das Actividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Activa
SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS
SECRETARIA GERAL DAS RELAÇÕES EXTERIORES INSTITUTO RIO BRANCO EDITAL DE 25 DE MARÇO DE 2014 LXIV CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE DIPLOMATAS O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO RIO BRANCO, no uso de suas atribuições,
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE APOIO A MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO Edital de Melhoria dos Laboratórios de Ensino
1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias.
Nova Fotografia 2013 Convocatória O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que
As imagens vencedoras estamparão algumas janelas do Colégio, além de serem divulgadas via Facebook e site do Instituto Sidarta.
INFORMAÇÕES GERAIS O concurso de fotos que celebra os 15 anos do Instituto Sidarta tem como tema Cenas no Sidarta, ou seja, cenas da experiência vivida no Sidarta que foram e são importantes para os alunos
Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo. 16º Concurso de Roteiro Capixaba
1 Festival de Vitória 21º Vitória Cine Vídeo 16º Concurso de Roteiro Capixaba A GALPÃO PRODUÇÕES, empresa privada com sede à Rua Professora Maria Cândida da Silva, nº 115 - Bairro República Vitória - Espírito
APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens
APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens O CINANIMA JÚNIOR é uma iniciativa que decorre anualmente na sequência do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho
FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP
EDITAL 004/2015/FADEF FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP A Associação Brasileira de Psiquiatria ABP torna público e convoca os interessados a apresentarem
CONCURSO ANUAL DO CBAR DE MONOGRAFIAS
CONCURSO ANUAL DO CBAR DE MONOGRAFIAS 1 ÍNDICE I - Objetivos II Organização dos Concursos III Inscrições IV Requisitos de Apresentação dos Trabalhos V Comissão Julgadora VI Julgamento dos Trabalhos VI
I Seleção de Projetos A Quatro G incentiva a sua pesquisa científica.
A Quatro G Pesquisa & Desenvolvimento Ltda. (Quatro G P&D) torna pública a I Seleção de Projetos de Mestrado e Doutorado e convida alunos a apresentarem seus projetos a fim de receber o fornecimento de
Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições
SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO
SINEPE-ES em Ação REGULAMENTO 1. Objetivos da Diplomação e Premiação A diplomação SINEPE-ES em Ação é uma iniciativa do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo SINEPE/ES,
EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA
EDITAL 009/2015 INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX-Vitória,
REGULAMENTO. CAPÍTULO I - SOBRE O CONCURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL VIVER RECIFE: o Centro que precisamos
REGULAMENTO CAPÍTULO I - SOBRE O CONCURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL VIVER RECIFE: o Centro que precisamos Art. 1º. Em conjunto, a CDL Recife, o Observatório do Recife e a Faculdade Joaquim Nabuco realizarão
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LINGUISTICOS
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LINGUISTICOS Assinam o presente contrato, as partes: Prestador de Serviço: Laerte José da Silva, doravante TRADUTOR, residente à Rua Maria Cândida de Jesus, 485/402, Belo
3º CONCURSO DE FOTOGRAFIA MERCOSUL FESTAS POPULARES DO MERCOSUL Regulamento
3º CONCURSO DE FOTOGRAFIA MERCOSUL FESTAS POPULARES DO MERCOSUL Regulamento 1. Introdução Por ocasião do 25 Aniversário da assinatura do Tratado de Assunção Tratado constitutivo do MERCOSUL a Secretaria
Bolsa de Inovação da Secção Regional de Lisboa DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS REGRAS DE ATRIBUIÇÃO
A Direcção da Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos, reunida em sessão de 18 de Julho de 2012, deliberou instituir uma Bolsa, destinada a apoiar projectos de investigação e projectos profissionais
Forest Stewardship Council FSC Brasil
Programa TSP Perguntas Frequentes 1. O que é o programa TSP? O programa TSP (do inglês Trademark Service Provider) foi criado no início de 2011 pelo FSC Internacional e diz respeito ao uso das marcas registradas
CHAMADA PÚBLICA 2014
EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:
EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO
CIRCULAR INFORMATIVA
CIRCULAR INFORMATIVA Nº. 46 Data: 2011/11/04 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e não docente ASSUNTO: Regulamento para Atribuição de Bolsa de Doutoramento ESTeSL/IPL Caixa Geral de Depósitos
FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE REGULAMENTO DAS NORMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO
FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE REGULAMENTO DAS NORMAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO Regulamento das Normas de Projetos de Extensão CAPÍTULO I Das Considerações Gerais Art.1º. Este Regulamento visa orientar a
O apoio da CAPES obedece ao interstício entre estágios dessa natureza, que varia com a duração da estada no exterior, conforme tabela abaixo:
C A P E S Instruções para Candidatos a Estágio Pós-Doutoral no Exterior Vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional da CAPES - CGCI. 1. Apresentação Este documento
MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.
MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as
REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES
REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,
PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES
Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação
EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e
EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015. PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016
EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015 PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da
PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores
PROGRAMA DE CRIAÇÃO DE TALENTOS PARA ANGOLA BOLSA ESCOM Bolsa de Estudo para Cursos Superiores A pretende impulsionar as actividades de Responsabilidade Social em Angola, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Programa Nota CAPES COTA
PROGRAMA DE BOLSAS FAPESB - COTAS INSTITUCIONAIS MESTRADO PROFISSIONAL, MESTRADO E DOUTORADO 1. INTRODUÇÃO A FAPESB tem como um de seus principais objetivos apoiar a formação científica através da concessão
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em
REGULAMENTO DO CONCURSO 5ª EDIÇÃO, 2015-16
REGULAMENTO DO CONCURSO ESTÁGIOS DE CURTA DURAÇÃO EM PORTUGAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE PROVENIENTES DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E TIMOR-LESTE 5ª EDIÇÃO, 2015-16 Artigo 1º Âmbito O presente
1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC
1. PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAEC 1.1 Definição de Iniciação Científica A iniciação cientifica é uma atividade acadêmica que permite introduzir os discentes de graduação na pesquisa cientifica.
Anexo à deliberação do conselho geral de 10 de maio de 2014 Normas do recrutamento, seleção e contratação dos formadores
Anexo à deliberação do conselho geral de 10 de maio de 2014 Normas do recrutamento, seleção e contratação dos formadores Artigo 1.º Objeto e âmbito 1 O presente regulamento estabelece o regime de recrutamento,
I PREMIO BRASILEIRO DE FOTOGEOGRAFIA Tema: Paisagens Brasileiras Edição 2015 REGULAMENTO RETIFICADO
I PREMIO BRASILEIRO DE FOTOGEOGRAFIA Tema: Paisagens Brasileiras Edição 2015 DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO RETIFICADO O PREMIO BRASILEIRO DE FOTOGEOGRAFIA, é uma iniciativa do Laboratório de Geoiconografia
Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011
Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado
REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO DA ÁGUAS DO ALGARVE, S.A.
REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO DA ÁGUAS DO ALGARVE, S.A. A ÁGUA PELOS MEUS OLHOS Mil Imagens, uma Região, um Futuro Cláusula 1 - Organização O Concurso de Fotografia e Vídeo A Água pelos
EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016
EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da
REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOGRAFIA OS DESCOBRIMENTOS
REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOGRAFIA OS DESCOBRIMENTOS FEIRA QUINHENTISTA RIBEIRA GRANDE 2015 Os Descobrimentos é um concurso de fotografia organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) por ocasião
ANEXO ÚNICO À PORTARIA Nº 020, DE 26 DE MAIO DE 2015. EDITAL N.º 001/2015 AGTUR
ANEXO ÚNICO À PORTARIA Nº 020, DE 26 DE MAIO DE 2015. EDITAL N.º 001/2015 AGTUR O PRESIDENTE DA AGÊNCIA MUNICIPAL DE TURISMO, no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Concurso de Fotografia
EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015
EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta
CONCURSO DE FOTOGRAFIA REGULAMENTO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS
CONCURSO DE FOTOGRAFIA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS REGULAMENTO INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES ÁREA DE AÇÃO SOCIAL E SAÚDE RUA MOUZINHO DE ALBUQUERQUE Nº 7, 1º ANDAR 2070-104 CARTAXO ORGANIZAÇÃO APOIO
Regulamento. Foremor
Regulamento Foremor Preâmbulo O presente projeto decorre de uma candidatura realizada pela MARCA ADL ao programa ERASMUS+, no âmbito da KA1 Learning Mobility for Individuals e está integrada numa iniciativa
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI
EDITAL 03/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ANHEMBI MORUMBI A Pró-reitora de Pesquisa, por meio da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi torna público o
CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI
CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI DETALHAMENTO GERAL 1. INTRODUÇÃO O Conselho Nacional de
OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013
OBSERVATÓRIO NACIONAL ON COORDENAÇÃO DE GEOFÍSICA COGE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL PCI/MCTI CHAMADA 01/2013 A Coordenação de Geofísica (COGE) do Observatório Nacional torna pública a abertura
CAMPUS XANXERÊ CHAMADA PÚBLICA
EDITAL N º 26 /PROPPI/2015 CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO PERÍODO DE EXECUÇÃO: JULHO A DEZEMBRO/2015
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015
PUBLICADA EM 15/09/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 O presente Edital torna pública a abertura de inscrições e estabelece as diretrizes gerais para
Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012
ATO ESPECIAL Nº. 017/2012 Santarém, 29 de março de 2012.
ATO ESPECIAL Nº. 017/2012 Santarém, 29 de março de 2012. O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Tapajós FIT, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e, CONSIDERANDO que as Faculdades Integradas
EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2016/1
Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2016/1 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS - 1ª REGIÃO DISTRITO FEDERAL - GOIÁS - MATO GROSSO - TOCANTINS
IV PRÊMIO CIENTÍFICO HELENA FEIJÓ 2011 REGULAMENTO CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO SEÇÃO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O IV PRÊMIO CIENTÍFICO HELENA FEIJÓ, promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas
EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015
EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA JOVENS PROFESSORES E PESQUISADORES SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Universidade Anhembi Morumbi, integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate,
MANUAL DE PROCEDIMENTOS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO
\ UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO MANUAL DE PROCEDIMENTOS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO VICE-REITORIA PARA A INVESTIGAÇÃO E COOPERAÇÃO (VRIC) 2011 1. Índice 1. Índice...página 2 2. Objetivo...página
