Identificação do Candidato
|
|
|
- Jerónimo Coelho Sampaio
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Instruções 1) Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora fora desse local. 2) Este caderno contém 05 questões. Se estiver incompleto ou com defeito que prejudique a leitura, peça imediatamente ao fiscal que o substitua. 3) Escreva as respostas e os rascunhos com a caneta entregue pelo fiscal. 4) Para fazer os rascunhos, use o verso da capa e qualquer página em branco. 5) Você será avaliado exclusivamente por aquilo que escrever dentro do espaço destinado a cada resposta, não podendo, portanto, ultrapassar o espaço delimitado. 6) Escreva de modo legível. Dúvida gerada por grafia, sinal ou rasura implicará redução de pontos durante a correção. Identificação do Candidato Nome ( em letra de forma). Nº da Inscrição. Nº da turma Assinatura..
2 Q u e stã o 1 A bela Afrodite adora maquiar-se. Entretanto, não está satisfeita com o espelho plano que há em seu quarto, pois gostaria de se ver bem maior para poder maquiar-se mais adequadamente. Com essa idéia, ela procurou você, que é um fabricante de espelhos, e encomendou um espelho em que pudesse ver-se com o triplo do tamanho da imagem do espelho plano. Para as finalidades pretendidas pela jovem, A) determine se o espelho deve ser côncavo ou convexo, bem como onde Afrodite deve se posicionar em relação ao vértice (v), ao foco (f) e ao centro (c) do espelho. Faça um diagrama representando a formação da imagem, conforme o desejo de Afrodite. B) calcule o raio de curvatura do espelho, considerando a informação de que Afrodite costuma ficar a 50 cm do referido espelho. Sabe-se que: (1) a equação dos pontos conjugados para os espelhos esféricos (côncavo ou convexo) é dada por 2 r 1 1 = 1 + f i o = em que i, o, f e r são, respectivamente, a distância imagem, a distância objeto, a distância focal e o raio de curvatura do espelho. (2) o aumento linear transversal, m, é m i = o RESPOSTA Continue na folha seguinte.
3 Continuação da resposta à questão 1.
4 Q u e stã o 2 Atualmente se fala muito em economizar energia elétrica. Uma das alternativas é aproveitar a energia do sol para o aquecimento de água em residências, através de coletor solar. O princípio de funcionamento do coletor baseia-se no fato de que todo corpo exposto à radiação do sol tende a se aquecer pela absorção dessa energia. A figura abaixo é uma representação esquemática de um tipo de coletor solar composto basicamente por: uma caixa fechada, contendo canos de cobre na forma de serpentina (onde circula a água a ser aquecida); uma placa pintada de preto fosco (para melhorar o processo de aquecimento da água); uma tampa de vidro transparente (por onde passa a radiação solar e que ajuda a reduzir perdas por convexão). Radiação solar Saída de água quente Placa de vidro Serpentina Placa pintada de preto Entrada de água fria Considere: cal a intensidade da radiação solar I = 60 cm.h 2 ; a área de absorção de energia do coletor A = 5 x 10 4 cm 2 ; o calor específico da água c = 10 3 cal Kg. C a quantidade de água aquecida de 30 o C para 70 o C, em uma hora, como sendo m = 36 Kg; o rendimento, η, como sendo a razão entre a energia absorvida pela água no processo de aquecimento e a energia fornecida pelo sol ao coletor. Considerando os dados acima, calcule: 0 ; A) a quantidade de energia, por hora, que é absorvida pela água. B) o rendimento, η, desse coletor.
5 RESPOSTA
6 Questão 3 Artêmis apresentou, em um dos seus trabalhos submetidos a uma revista de ensino de Física, uma análise dos conceitos físicos que aparecem nos desenhos animados. Dentre os casos que ela abordou, um particularmente interessante foi sobre a distraída Pantera Cor-de-Rosa. Nas suas ilustrações, Artêmis pôde registrar duas situações distintas de um episódio: na primeira situação (figura 1), fisicamente possível, a Pantera encontra-se subindo um edifício com o auxílio de um elevador rudimentar e, nessa situação, ela precisa exercer uma força na corda para erguer-se. Ao chegar ao topo do edifício, a distraída Pantera solta a corda e cai em queda livre juntamente com o elevador. na segunda situação (figura 2), fisicamente impossível, tem-se ilustrado o forte impacto do elevador ao se chocar com o solo, enquanto a Pantera livra-se dessa situação mortal dando um pequeno salto para fora do elevador. Figura 1 Figura 2 Diante das situações apresentadas, A) justifique o motivo pelo qual a situação da figura 2 é fisicamente impossível. B) esboce, separadamente, diagramas de forças que atuam na Pantera e no elevador durante a subida (figura 1). Considere que a roldana e a corda são ideais, há ausência de atrito no eixo da roldana e que a subida é feita com velocidade constante. C) determine a expressão literal da força que a Pantera fez na corda para conseguir erguer-se com o elevador, com velocidade constante. Considere M a massa da Pantera, m a massa do elevador e g a aceleração local da gravidade. Espaço destinado para resposta na folha seguinte.
7 RESPOSTA
8 Questão 4 Ano passado, na prova de Física do Vestibular da UFRN, a simpática ilusionista amadora Mary Scondy nos apresentou uma de suas mágicas para servir de objeto de avaliação dos candidatos a uma vaga na UFRN. Satisfeita com sua participação, Mary resolveu, mais uma vez, utilizar truques rudimentares para enriquecer a atual prova de Física. E, desta vez, ela garante ter poder mental capaz de fazer um anel saltar da mesa. Para realizar seu intento, Mary escondeu, embaixo de sua mesa de trabalho, a instalação de uma bobina que pode ser ligada, com facilidade, a uma bateria, ao acionar, com o pé, um interruptor escondido no chão. Todo o processo foi cuidadosamente preparado para garantir que o anel saltasse. Logo após encenações iniciais, Mary coloca sobre a mesa o anel metálico em um ponto exatamente em cima do local onde está escondida a bobina (figura abaixo). Ela concentra-se e, com sutileza, aciona o interruptor. Pronto!!! O anel saltou em pleno ar e Josué, um dos espectadores, ficou espantado com os poderes de Mary. anel (( )) Josué Mary Scondy bobina Com base no que foi descrito, A) explique, utilizando as leis da Física, como foi possível o anel saltar. B) cite os tipos de energia associados ao salto dado pelo anel. RESPOSTA Continue na folha seguinte.
9 Continuação da resposta à questão 4.
10 Q u e stã o 5 Dentre as criações da mente humana, a Física Moderna assegurou um lugar de destaque, constituindo-se em um dos grandes suportes teóricos no processo de criação tecnológica e tendo repercussão cultural na sociedade. Uma análise histórica revela que um dos pilares do desenvolvimento dessa área da Física foi o cientista dinamarquês Niels Bohr, o qual, em 1913, apresentou um modelo atômico que estava em concordância qualitativa com vários dos experimentos associados ao espectro do átomo de hidrogênio. Uma característica de seu modelo é que alguns conceitos clássicos são mantidos, outros rejeitados e, em adição, novos postulados são estabelecidos, apontando, assim, para o surgimento de um novo panorama na Física. No modelo proposto por Bohr para o átomo de hidrogênio, o átomo é formado por um núcleo central e por uma carga negativa (elétron) que se move em órbita circular em torno do núcleo devido a ação de uma força elétrica (força de Coulomb). O núcleo, parte mais massiva, é constituído pela carga positiva (próton). Esse modelo garante a estabilidade do átomo de hidrogênio e explica parte significativa dos dados experimentais do seu espectro de emissão e absorção. A estrutura de átomo proposta por Niels Bohr apresenta níveis discretos de energia, estando o elétron com movimento restrito a certas órbitas compatíveis com uma regra de quantização do momento h angular orbital, L, (L=n, em que n é um número inteiro e h é a constante de Planck). 2π No entendimento de Bohr, quando o elétron sai de um nível de maior energia para outro menos energético, a diferença de energia é emitida na forma de fótons (partícula cujo momento linear, P, pode ser calculado pela expressão P = c E, em que E é a energia do fóton e c é a velocidade da luz no vácuo). A análise de tal emissão de fótons constitui parte relevante na verificação da confiabilidade do modelo atômico proposto. Considerando o texto acima como um dos elementos para suas conclusões, A) complete a tabela, apresentada na folha de resposta, registrando dois aspectos da Física Clássica que foram mantidos no modelo de Bohr e dois aspectos inovadores que foram introduzidos por Bohr. B) obtenha uma expressão analítica para a velocidade de recuo, V R, de um átomo de hidrogênio livre, quando um fóton é emitido por ele após a transição de um elétron do primeiro nível excitado (energia E 1 ) para o estado fundamental (energia E 0 ). Expresse o resultado em função de: E 0, E 1, c e M H, em que M H é a massa do átomo de hidrogênio após a liberação do fóton. Espaço destinado para resposta na página seguinte.
11 A) RESPOSTA Aspectos da Física Clássica mantidos no modelo de Bohr Aspectos inovadores introduzidos no modelo de Bohr B)
contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno. que prejudique a leitura, peça imediatamente ao fiscal que o substitua.
1. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno.. Este caderno contém 05 questões. Se estiver incompleto
Dinâmica dos bloquinhos 2ª e3ª Leis de Newton
Dinâmica dos bloquinhos ª e3ª Leis de Newton 1. (G1 - cftmg 01) Na figura, os blocos A e B, com massas iguais a 5 e 0 kg, respectivamente, são ligados por meio de um cordão inextensível. Desprezando-se
U F R N. Física Discursiva > 3º. Instruções. Identificação do Candidato. dia. 3. Escreva as respostas e os rascunhos com a caneta entregue
Física Discursiva > 3º dia U F R N 2 0 0 3 Instruções 1. 2. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora fora desse local. Este caderno
U F R N. Geografia. Instruções. Identificação do Candidato. dia. Discursiva > 3º. 3. Escreva as respostas e os rascunhos com a caneta entregue
Geografia Discursiva > 3º dia U F R N 2 3 Instruções 1. 2. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora fora desse local. Este caderno
contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno. que prejudique a leitura, peça imediatamente ao fiscal que o substitua.
1. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno. 2. Este caderno contém 05 questões. Se estiver incompleto
Identificação do Candidato
INSTRUÇÕES Na parte inferior desta capa, preencha todos os espaços destinados à sua identificação. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar, escrever mensagem, etc., será automaticamente
Respostas e rascunhos deverão ser redigidos com a Caneta entregue pelo Fiscal. Em nenhuma hipótese se avaliará resposta escrita com grafite.
3º dia 1 Na parte inferior desta capa, preencha todos os espaços destinados à sua identificação. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar, escrever mensagem, etc., será automaticamente
Física Moderna I Aula 09. Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal
Física Moderna I Aula 09 Marcelo G Munhoz Edifício HEPIC, sala 202, ramal 916940 [email protected] 1 Estabilidade do átomo proposto por Rutherford Este modelo proposto por Rutherford tinha um sério problema
U F R N. Biologia. Instruções. Identificação do Candidato. Discursiva > 4 º dia. 3. Escreva as respostas e os rascunhos com a caneta entregue
U F R N 2 0 0 3 Instruções 1. 2. Biologia Discursiva > 4 º dia Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora fora desse local. Este caderno
EXAME Discursivo. Física. 2 A fase 01/12/2013. Boa prova!
2 A fase EXAME Discursivo 01/12/2013 Física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.
Leia estas instruções:
Leia estas instruções: 1 2 3 4 5 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local
Aluno (a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Física
Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / / 2018 Recuperação Semestral Professor(a): Alex Arouca Matéria: Física VALOR: 5,0 PONTOS Espelhos Esféricos: 1) A imagem de um objeto forma-se a 40cm de
Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva
Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Espectros atômicos Toda substância a uma certa temperatura emite radiação térmica, caracterizada por uma distribuição contínua de comprimentos de onda. A forma da
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 3 MODELOS ATÔMICOS E A VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 3.1-
contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno. que prejudique a leitura, peça imediatamente ao fiscal que o substitua.
1. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno. 2. Este caderno contém 05 questões. Se estiver incompleto
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS ÍNDICE 4.1- Modelo de Thomson 4.2- Modelo de Rutherford 4.2.1-
VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS
VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS - aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 - calor específico da água c = 1,0 cal/g ºC = 4,2 x 10 3 J/kg ºC - carga do elétron e = 1,6 x 10-19 C - constante da lei
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CONCURSO VESTIBULAR 2010 PROVA DE FÍSICA
Questão 1: Em uma construção civil, os operários usam algumas máquinas simples para facilitar e diminuir sua carga diária de energia gasta na execução de seu trabalho. Uma das máquinas simples mais utilizadas
Instruções. Física. Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.
1 2 Instruções Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar,
Física D Extensivo V. 8
Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se
Espelhos Esféricos (Método Analítico)
Espelhos Esféricos (Método Analítico) Espelhos Esféricos (Método Analítico) 1. Considere um espelho côncavo de aumento, com distância focal f = 1,0 m, usado para uma pessoa fazer a barba. Calcule a distância
MODO COMPLETO, AS ETAPAS E OS CÁLCULOS
Física QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE
contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno. que prejudique a leitura, peça imediatamente ao fiscal que o substitua.
1. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora em um outro local deste caderno. 2. Este caderno contém 05 questões. Se estiver incompleto
PROVA DE FÍSICA II. 04. Dois satélites artificiais A e B, de massas diferentes, são colocados em uma mesma órbita de raio r em torno da Terra.
PROVA DE FÍSCA Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. nterprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores
QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2
QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta
UFJF PISM º DIA (FÍSICA)
UFJF PISM 2017 3 2º DIA (FÍSICA) 1 ATENÇÃO: 1. Utilize somente caneta azul ou preta. 2. ESCREVA OU ASSINE SEU NOME SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. O espaço que está pautado nas questões é para a
FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE FÍSICA
FIEB FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI CURSINHO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULARES PROVA DE FÍSICA - 2016 NOME: INSCRIÇÃO: RG: E-MAIL: TEL: INSTRUÇÕES Verifique se este caderno corresponde a sua opção
Admissão por Transferência Facultativa ENGENHARIA CIVIL
assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos
Identificação do Candidato
Instruções 1) Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora fora desse local. 2) Este caderno contém 05 questões. Se estiver incompleto
a) faça o diagrama das forças que atuam sobre o garoto no ponto B e identifique cada uma das forças.
UFJF CONCURSO VESTIBULAR PROVA DE FÍSICA Na solução da prova, use quando necessário: 3 3 Aceleração da gravidade g = m / s ; Densidade da água ρ =, g / cm = kg/m 8 Velocidade da luz no vácuo c = 3, m/s
FÍSICA. Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. FAÇA LETRA LEGÍVEL. Duração desta prova: TRÊS HORAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FÍSICA Prova de 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este caderno contém oito questões, constituídas de itens e subitens, abrangendo um total de doze páginas,
a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante.
Dione Dom Lista de Recuperação - 3a série- Física 2 1) A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: (0,1) a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um
INSTRUÇÕES NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESTE MATERIAL. Verifique se este Caderno de Questões contém a seguinte prova:
INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões e uma Folha de Respostas. NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESTE MATERIAL. 1. Caderno de Questões Verifique se
Data e horário da realização: 17/07/2018 das 14 às 17 horas
re UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Exame de Seleção para o curso de mestrado em Física - 2018-2 Data e horário da realização: 17/07/2018
Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H. Marcelo Gameiro Munhoz
Laboratório de Física Moderna Espectroscopia do H Marcelo Gameiro Munhoz [email protected] 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de fenômeno
TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)
TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos
Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das
Fundamentos de Física Capítulo 39 Mais Ondas de Matéria Questões Múltipla escolha cap. 39 Fundamentos de Física Halliday Resnick Walker 1) Qual das frases abaixo descreve corretamente a menor energia possível
30 o RASCUNHO. 1 a Questão: Valor : 1,0
RASCUNHO 12 1 a Questão: Valor : 1,0 Na figura a seguir os objetos A e B pesam, respectivamente, 40 N e 30 N e estão apoiados sobre planos lisos, ligados entre si por uma corda inextensível, sem peso,
5. Modelo atômico de Bohr
5. Modelo atômico de Bohr Sumário Espectros atômicos Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio Níveis de energia e raias espectrais Experiência de Franck-Hertz O princípio da correspondência Correção do
U F R N. Instruções. Identificação do Candidato. Discursiva > 1º. 3. Escreva as respostas e os rascunhos com a caneta entregue
Literatura / Português Discursiva > 1º dia U F R N 2 0 0 3 Instruções 1. 2. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora fora desse local.
Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01. Marcelo Gameiro Munhoz
Laboratório de Física Moderna Espectrosocopia Aula 01 Marcelo Gameiro Munhoz [email protected] 1 Contextualização Para iniciar nosso experimento, vamos compreender o contexto que o cerca Qual o tipo de
AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA
AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Estrutura Eletrônica
MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:
BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini [email protected] Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação
FÍSICA. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Duração desta prova: TRÊS HORAS. FAÇA LETRA LEGÍVEL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FÍSICA 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este Caderno de Provas contém seis questões, constituídas de itens e subitens,
P R O V A DE FÍSICA II
6 P R O V A DE FÍSICA II QUESTÃO 16 Um aquecedor de imersão (ebulidor) tem uma potência de 000W. Esse ebulidor é mergulhado em um recipiente que contém 1 litro de água a 0ºC. Supondo-se que 70% da potência
NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons.
NÚMEROS QUÂNTICOS As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. Prof. Ailey Aparecida Coelho Tanamati Mecânica = movimento
1 + m e m p. a) Sabendo que a massa do próton é muito maior do que a massa do elétron, estime a energia do nível fundamental
FÍSICA 1 O positrônio é um átomo formado por um elétron e sua antipartícula, o pósitron, que possui uma carga elétrica oposta e massa igual à do elétron. O positrônio é semelhante ao átomo de hidrogênio,
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS ÁTOMO DE BOHR. QFL-4010 Prof. Gianluca C. Azzellini
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS ÁTOMO DE BOHR Ondas Eletromagnéticas ONDAS ELETROMAGNÉTICAS ASPECTOS GERAIS A= amplitude (m) λ= comprimento de onda (m) ν= frequência (Hz= s -1 ) c= velocidade da luz=,998x10 8
1.2.2 O modelo atómico de Bohr
1.2.2 O modelo atómico de Bohr Adaptado pelo Prof. Luís Perna Espetro de emissão do hidrogénio A luz emitida por átomos de hidrogénio origina um espetro de emissão de riscas. Espetro de emissão do hidrogénio
2º dia. 5 O verso da capa e as páginas em branco deste Caderno servirão para rascunho.
2º dia 1 Na parte inferior desta capa, preencha todos os espaços destinados à sua identificação. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar, escrever mensagem, etc., será automaticamente
FÍSICA BACHARELADO/LICENCIATURA/FÍSICA COMPUTACIONAL Prova Dissertativa
assinatura do(a) candidato(a) Admissão para Portador de Diploma de Curso Superior. a DCS/0 FÍSICA BACHARELADO/LICENCIATURA/FÍSICA COMPUTACIONAL Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.
Instruções CURSO. Nota
POCESSO SELETIVO 008/ 9 de dezembro de 007 CADENO DE ESPOSTAS POVA DISCUSIVA DE FÍSICA CUSO FÍSICA Instruções. Este caderno é destinado à transcrição das respostas definitivas da prova discursiva de Física..
ELÉTRONS EM ÁTOMOS. Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o
ELÉTRONS EM ÁTOMOS Depois do modelo de Rutherford: Como é o comportamento dos elétrons nos átomos? Rutherford: estrutura planetária, com o núcleo correspondendo ao sol no nosso sistema solar e os elétrons
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Seleção da primeira etapa de avaliação em Ensino de Ciências Instruções para a realização
Capítulo 2: Postulados de Bohr
Material laborado por Caio Guimarães Física Moderna: Análise da Aplicação da Teoria nos xercícios do ITA Capítulo : Postulados de Bor Rydberg e Balmer No final dos século XIX, início do século XX a física
Espectros de linhas e o modelo de Bohr
n = 6 n = 5 n = 4 n = 3 1 R 2 1 2 n 1 2 Série de Balmer (visível) O Bohr baseou seu modelo em quatro postulados: O Somente órbitas de certos raios, correspondendo a certas energias definidas, são permitidas
Exercícios Dissertativos
Exercícios Dissertativos 1. (2002) O Sol tem diâmetro de 1, 4.10 9 m e a sua distância média à Terra é de 1, 5.10 11 m. Um estudante utiliza uma lente convergente delgada de distância focal 0,15 m para
1. Verifique se este caderno contém 5 questões discursivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal.
Prova 3 Matemática QUESTÕES DISCURSIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Verifique se este caderno contém 5 questões discursivas e/ou qualquer
Olimpíada Brasileira de Física ª Fase
Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as
EUF. Exame Unificado
EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física Para o primeiro semestre de 017 04 de outubro de 016 Parte 1 Instruções Não escreva seu nome na prova. Ela deverá ser identificada apenas através do código.
Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br
Modelos atômicos Curso de Química Prof. Rui Medeiros quimicadorui.com.br Módulo Extra - 2017 2 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA - 2017 Modelos atômicos ü A representação esquemática
MODELO ATÔMICO DE BOHR 1913
MODELO ATÔMICO DE BOHR 1913 Niels Bohr (1885-1961) +sico dinamarquês, trabalhou com Rutherford Modelo atômico de Rutherford Lembre que: havia dificuldades para explicar: u u Como um átomo poderia ser estável
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
2018 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação, dois
Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)
Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) [email protected] Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Dualidade Onda-Partícula: Descrição Clássica
Questão 1. I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não polarizada e policromática.
ITA18 - Revisão LFIS9A - ITA 2019 1a fase Questão 1 Em férias no litoral, um estudante faz para um colega as seguintes observações: I. A luz solar consiste em uma onda eletromagnética transversal, não
Instituto de Física USP. Física V - Aula 24. Professora: Mazé Bechara
Instituto de Física USP Física V - Aula 24 Professora: Mazé Bechara Aula 24 Princípio de correspondênciam Experimento de Franck e Hertz, e regra de quantização de Wilson-Sommerfeld 1. O princípio de correspondência
PROCESSO DE INGRESSO NA UPE
PROCESSO DE INGRESSO NA UPE FÍSICA 2º dia 1 FÍSICA VESTIBULAR Nas questões com respostas numéricas, considere π = 3,00 e o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s 2 1. Um tanque de uma refinaria
PROVA DE FÍSICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2013-2015 PROVA DE FÍSICA INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA Será excluído do concurso o candidato que for flagrado portando ou mantendo
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau [email protected] Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com 2 Sumário MODELOS ATÔMICOS Estrutura atômica Teoria
Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF
Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF º Semestre/01 Parte 1 4/04/01 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova constitui
EUF. Exame Unificado
EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física Para o segundo semestre de 2017 04 de abril de 2017 Parte 1 Instruções Não escreva seu nome na prova. Ela deverá ser identificada apenas através do código.
QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a.
QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Problemas com o átomo de Rutherford: Teoria Atômica: Modelo Atômico de Dalton, Thomson, -
FÍSICA 2. LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb
FÍSICA 2 LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb 1) Determine a carga elétrica de um condutor que, estando inicialmente neutro, perdeu 5,0 x 10 13 elétrons. Dado: carga elementar e = 1,6 x 10 19 C (Resposta:
Estrutura eletrônica da matéria - resumo
Estrutura eletrônica da matéria - resumo A NATUREZA ONDULATÓRIA DA LUZ COMO A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA SE MOVE À VELOCIDADE DA LUZ, O COMPRIMENTO DE ONDA E A FREQUÊNCIA ESTÃO RELACIONADOS: νλ=c ONDE ν(ni)
Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica by Pearson Education. Capítulo 06
Revisão das observações experimentais, modelo de Bohr e Princípios da Mecânica Quântica Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com
O átomo de Rutherford
O átomo de Rutherford ~10-14 m Núcleo de carga +Ze rodeado por Z elétrons (modelo planetário). Z é chamado número atômico (H: Z = 1, He: Z = 2, etc.). O número atômico determina as propriedades físicas
Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário
Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Rutherford Niels Bohr Max Planck Sommerfeld Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos
CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016
CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO FÍSICA CADERNO DE QUESTÕES 2015 / 2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 Um copo está sobre uma mesa com a boca voltada para cima. Um explosivo no estado sólido
U F R N. Química. Instruções. Identificação do Candidato. Discursiva > 2º. 3. Escreva as respostas e os rascunhos com a caneta entregue
Química Discursiva > 2º dia U F R N 2 0 0 3 Instruções 1. 2. Só se identifique na parte inferior desta capa. Sua prova será anulada se contiver qualquer marca identificadora fora desse local. Este caderno
SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES QUÍMICA
PROVA DISCURSIVA SIMULADO DE QUÍMICA INSTRUÇÕES Verifique se esse Caderno contém 4 questões discursivas de: QUÍMICA Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que prejudique a leitura,
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Tocantins Modelos atômicos e configurações eletrônicas dos átomos [email protected] Blog: profedenilsonniculau.wordpress.com Prof. Dr. Edenilson dos Santos Niculau 2 Sumário ESTRUTURA
Identificação do Candidato
INSTRUÇÕES Na parte inferior desta capa, preencha todos os espaços destinados à sua identificação. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar, escrever mensagem, etc., será automaticamente
QUESTÕES DISCURSIVAS INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
2006 PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS FÍSICA QUESTÕES DISCURSIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Verifique se este caderno contém 05 questões discursivas
Aluno(a): nº: Turma: Data: / /2016. Matéria: Física
Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / /2016 Trabalho Recuperação Professor(a): Clayton Matéria: Física VALOR: 15,0 1-Sabe-se que a densidade da água é 1g/cm 3. A tabela abaixo fornece as massas
Recuperação Final Física 2ª série do EM
COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final Física 2ª série do EM Aluno: Série: 2ª série Turma: Data: 13 de dezembro de 2017 1. Esta prova é um documento oficial do CMDPII. LEIA
A simetria entre o modelo de Bohr e a dualidade de de Broglie (Ensaios Numéricos)
VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (Aracajú-SE-20) A simetria entre o modelo de Bohr e a dualidade de de Broglie (Ensaios Numéricos) Moraes, B.T.F. e Laerte
