CONSULTA N.º 13/2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSULTA N.º 13/2007"

Transcrição

1 CONSULTA N.º 13/2007 Relator: SANDRA BARROSO E RUI SOUTO Requerente: Discussão: sessão plenária de 17 de Maio de 2007 Aprovação: sessão plenária de 17 de Maio de 2007 Assunto: Honorários no âmbito de uma escala não presencial, para nomeações urgentes.

2 CONSULTA Por requerimento datado de... (entrada com o número de registo...), veio a Senhora Advogada, Dra..., requerer a este Conselho Distrital a emissão de parecer relativamente à seguinte questão: a. No âmbito da organização de escalas ao abrigo do disposto no artigo 41º da Lei n.º 34/2004, de 29 de Julho, foi a ora requerente notificada de que integrava a escala no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Departamento de Investigação, do dia.. de Abril de 2007, das 9 horas da manhã desse dia até às 9 horas do dia seguinte (... de Abril de 2007). b. Trata-se de uma escala para nomeação de advogados estagiários, não presencial, em que o advogado estagiário que integra a escala é contactado, quando necessário, para o telemóvel para se apresentar no local onde a diligência terá lugar. c. Uma vez que não foi solicitada a presença da ora requerente para qualquer acto ou diligência, vem a Senhora Advogada suscitar a questão do pagamento da escala, pois entende que, apesar de não ter tido qualquer intervenção, teve de estar de prevenção das 9 horas da manhã do dia... de Abril até às 9 horas da manhã do dia... de Abril. d. E, uma vez que se trata de uma escala para nomeação urgente, embora não presencial, entende a ora requerente que a mesma deve ser paga como qualquer outra escala para nomeação urgente. Considerando o exposto, vem a Senhora Advogada solicitar a este Conselho Distrital a emissão de parecer relativamente à questão do pagamento dos honorários, no âmbito de uma escala não presencial, para nomeações urgentes.

3 PARECER Dispõe a alínea f) do n.º 1 do artigo 50º do Estatuto da Ordem dos Advogados (E.O.A.), que cabe a cada um dos Conselhos Distritais da Ordem dos Advogados, no âmbito da sua competência territorial, pronunciar-se sobre as questões de carácter profissional. Estas questões de carácter profissional são as intrinsecamente estatutárias, ou seja, que decorrem dos princípios, regras, usos e praxes que comandam ou orientam o exercício da Advocacia, nomeadamente os que relevam das normas do E.O.A., do regime jurídico das sociedades de Advogados e do universo de normas emergentes do poder regulamentar próprio reconhecido por lei aos órgãos da Ordem. Ora, a matéria colocada à apreciação deste Conselho Distrital subsume-se, precisamente, a uma questão de carácter profissional nos termos descritos, pelo que não há dúvidas de que se deve proceder à emissão de parecer. Vejamos então. A Constituição da República Portuguesa sempre consagrou o direito de todos os trabalhadores receberem uma retribuição pelo seu trabalho (cfr. alínea a) n.º 1 do artigo 59º). A assistência judiciária foi, durante muitos anos, prestada gratuitamente pelos profissionais do foro, reflexo, aliás, da origem nobre da advocacia. Com o decurso do tempo, a gratuitidade da assistência jurídica aos cidadãos que, para o efeito, não dispõem de meios económicos deixou de ser, considerando os padrões de desenvolvimento socio-económico da nossa comunidade, um princípio deontológico ou de ética fundamental relativo às profissões forenses. Num sistema de advocacia liberal, como a nossa, não era razoavelmente exigível aos profissionais do foro a eficácia da defesa judicial dos direitos dos cidadãos a título praticamente gratuito.

4 Consciente disso, veio o Estado, em 1987, com a publicação do Decreto-Lei 387- B/87, de 29 de Outubro, pela primeira vez, garantir aos causídicos, que intervierem no sistema do acesso ao direito e aos tribunais, a adequada remuneração, postulada, além do mais, pela princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei. O princípio da garantia remuneratória manteve-se até aos nossos dias. A Lei do Acesso ao Direito e aos Tribunais actualmente em vigor Lei n.º 34/2004, de 29 de Julho, prevê, no n.º 2 do artigo 3º, a remuneração e as despesas realizadas pelos profissionais forenses que intervierem no sistema de acesso ao direito e aos tribunais, e estatui, por um lado, que o Estado lhes garante a remuneração adequada pelo serviço de patrocínio e o reembolso das despesas que suportem, e, por outro, que os respectivos termos e quantitativos são os que vierem a constar de Portaria Conjunta dos Ministros das Finanças e da Justiça. Trata-se de um normativo de carácter geral relativo aos causídicos susceptíveis de intervir no sistema do acesso ao direito e aos tribunais, aplicável aos advogados, advogados estagiários e solicitadores. A tabela anexa à Portaria 1386/2004, de 10 de Novembro, prevê os honorários para a Protecção Jurídica. A tabela encontra-se dividida pelos ramos do processo civil, do processo do trabalho, do processo penal, dos processos especiais e outros, onde se inserem as contra-ordenações. Prevê, ainda, outras diligências como os incidentes processuais, procedimentos cautelares, intervenções ocasionais, assistência a arguidos presos, deslocações a estabelecimentos prisionais, diligências com mais de duas sessões, presenças no âmbito das escalas de urgência, os honorários devidos pela resolução do litígio através de meios alternativos, como a mediação e a arbitragem. Considerando o âmbito da presente consulta, ater-nos-emos apenas à questão das presenças no âmbito das escalas de presença. Para efeitos de assistência ao primeiro interrogatório de arguido detido ou para audiência em processo sumário ou outras diligências urgentes previstas no C.P.P., o Conselho Distrital de Lisboa organiza escalas de presenças de advogados e

5 advogados estagiários, nos termos previstos no artigo 41º da Lei n.º 34/2004, de 29 de Julho. O Conselho Distrital de Lisboa organiza escalas presenciais, para nomeação de advogados e advogados estagiários e escalas não presenciais, para nomeação de advogados estagiários. A organização das escalas justifica-se pela urgência ou pela própria natureza do acto processual que não se compadece com a demora no pedido de indicação de causídico à Ordem dos Advogados e que, assim, impõe a nomeação directa de defensor ao arguido pela autoridade judiciária ou de polícia criminal respectiva. Em 2005, foi solicitada a este Conselho Distrital, pela primeira vez, a constituição de uma escala não presencial junto da G.N.R Brigada de Trânsito, para eventual designação de defensor oficioso no âmbito dos processos de inquérito decorrentes de acidentes de viação e outra junto da Polícia Judiciária. Posteriormente, no início deste ano, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras solicitou a constituição de uma escala não presencial, para eventual designação de defensor oficioso para assistir a actos relacionados com extradições e pedidos de asilo. Nas escalas não presenciais, apenas é exigido ao advogado estagiário que, durante um determinado período de tempo, esteja disponível, caso se mostre necessário nomear um defensor, devendo, neste caso, o advogado estagiário, após contacto para o telemóvel, apresentar-se no local indicado para a diligência. Vejamos agora a questão dos honorários. Os honorários a atribuir aos advogados e advogados estagiários, no âmbito das escalas de urgência são os constantes da tabela anexa à Portaria 1386/2004, de 10 de Novembro e pressupõem, como parece lógico, uma efectiva intervenção do advogado ou advogado estagiário, nomeado pelo Tribunal/Autoridade Judiciária ou pelos órgãos de polícia criminal. No ponto 10. da referida tabela, prevê o legislador uma situação particular em matéria de escalas de urgência: a remuneração a atribuir ao advogado ou advogado estagiário, por cada presença, período da manhã ou da tarde, no âmbito das escalas de urgência, desde que não tenha sido efectuada qualquer diligência.

6 Certamente, pretendeu aqui o legislador, não compensar o trabalho prestado pelo advogado, porque obviamente inexistente, mas antes compensá-lo, de certa forma, pelo tempo dispendido no tribunal, em virtude da escala em que se encontrava integrado e ainda pelas despesas em que incorreu com a deslocação ao tribunal. Como resulta evidente, a questão suscitada pela ora requente não encontra resposta na tabela anexa à Portaria 1386/2004, de 10 de Novembro, pois que, como já foi referido, a mesma pressupõe uma efectiva intervenção do advogado ou advogado estagiário, nomeado pelo Tribunal/Autoridade Judiciária ou pelos órgãos de polícia criminal. Contudo, como parece evidente, o conceito de honorários, em geral, pressupõe a realização de um determinado trabalho, intelectual ou não, ao qual corresponde uma determinada remuneração. De igual modo, no caso do trabalho qualificado que o mandato forense representa, também os honorários devem sempre corresponder à legítima remuneração pelo trabalho efectivamente desenvolvido pelo advogado. O que está sempre em causa em matéria de honorários, é o trabalho efectivamente desenvolvido e nunca a mera disponibilidade para a prestação do mesmo. Considerando o exposto, parece-nos, salvo melhor opinião, que a simples circunstância de a Senhora Advogada ter integrado a escala não presencial, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do dia... de Abril de 2007, e não ter sido contactada para qualquer diligência, não lhe confere, só por si, qualquer direito a receber honorários.

7 Concluindo, é nosso entendimento que: 1. O Conselho Distrital de Lisboa organiza escalas para nomeação de advogados estagiários, não presenciais, nomeadamente, junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. 2. Neste tipo de escalas, apenas é exigido ao advogado que, durante um período determinado de tempo, esteja disponível, caso se mostre necessário nomear um defensor, devendo, neste caso, o advogado estagiário apresentar-se no local onde a diligência terá lugar. 3. A tabela anexa à Portaria 1386/2004, de 10 de Novembro é omissa quanto a este tipo de situações. 4. Contudo, não temos dúvidas de que os honorários devem sempre corresponder à legítima remuneração pelo trabalho efectivamente prestado pelo advogado ou advogado estagiário. 5. O que está sempre em causa em matéria de honorários, é o trabalho efectivamente desenvolvido e nunca a mera disponibilidade para a prestação do mesmo. 6. Assim, parece-nos, salvo melhor opinião, que a simples circunstância de a Senhora Advogada ter integrado a escala não presencial, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do dia... de Abril de 2007, e não ter sido contactada para qualquer diligência, não lhe confere, só por si, qualquer direito a receber honorários. Sandra Barroso Rui Souto

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 6/2009 Apoio Judiciário ÂMBITO DA CONSULTA A Exma. Senhora Juiz do... Juízo do... veio solicitar ao a emissão de parecer sobre duas questões muito específicas em matéria de Escalas de Prevenção.

Leia mais

Nesta medida, pretende, pois, a Sra Advogada consulente saber se lhe é possível prestar tais serviços.

Nesta medida, pretende, pois, a Sra Advogada consulente saber se lhe é possível prestar tais serviços. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 27/2009, de 28 de Maio de 2009 Consulta Mediante ofício datado que deu entrada nos serviços deste CDL em 8 de Abril de 2009, com o nº, veio a Sra Dra...,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 54/2008 Exame de processo judicial artigo 74º do EOA & 1 Dos factos O Senhor Advogado..., titular da cédula profissional n.º, com domicílio profissional sito na..., veio solicitar a pronúncia

Leia mais

Pretende o Sr. Advogado saber, uma vez que não se trata de uma loja jurídica, se poderão publicitar a mesma sem por em causa a nossa profissão.

Pretende o Sr. Advogado saber, uma vez que não se trata de uma loja jurídica, se poderão publicitar a mesma sem por em causa a nossa profissão. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 40/2007, de 23 de Novembro de 2007 CONSULTA Mediante ofício datado que deu entrada nos serviços deste CDL em..., com o nº..., veio o Sr Dr..., Advogado

Leia mais

Parecer nr. 52/PP/2008-PP CONCLUSÕES:

Parecer nr. 52/PP/2008-PP CONCLUSÕES: Parecer nr. 52/PP/2008-PP CONCLUSÕES: 1 - A decisão que venha a ser proferida no processo deve fixar a compensação que é devida ao patrono nomeado sempre que o beneficiário do apoio judiciário beneficie

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 46/2008 Sigilo Profissional Assunto: Incidente de quebra do sigilo profissional artigo 135º do Código de Processo Penal, aplicável ao processo civil por força do disposto no n.º 4 do artigo

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 11/2009 Interpretação do art. 189º do EOA O Senhor Advogado, Dr.... vem solicitar que o emita parecer sobre a factualidade que passamos a enunciar: a. O Senhor Advogado consulente foi notificado,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 5/2008 Conflito de interesses Por requerimento que deu entrada nos serviços deste da Ordem dos Advogados no dia de de, com o nº..., veio o Exmo. Sr. Juiz de Direito..., no âmbito do Processo

Leia mais

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue:

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue: Processo de Parecer n.º 35/PP/2017-G Requerente: ( ) Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada,

Leia mais

PARECER Nº 41/PP/2014

PARECER Nº 41/PP/2014 PARECER Nº 41/PP/2014 SUMÁRIO: Impedimento para o exercício de mandato por parte de Advogada, que é arguida em processo de inquérito, para exercer a defesa de seu marido que também é arguido no âmbito

Leia mais

REGULAMENTO DE ESCALAS PARA ACTOS URGENTES NO ÂMBITO DAS COMARCAS JUNTO DAS DELEGAÇÕES DA ÁREA GEOGRÁFICA DO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA

REGULAMENTO DE ESCALAS PARA ACTOS URGENTES NO ÂMBITO DAS COMARCAS JUNTO DAS DELEGAÇÕES DA ÁREA GEOGRÁFICA DO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA REGULAMENTO DE ESCALAS PARA ACTOS URGENTES NO ÂMBITO DAS COMARCAS JUNTO DAS DELEGAÇÕES DA ÁREA GEOGRÁFICA DO CONSELHO DISTRITAL DE LISBOA CAPÍTULO I Da escala para actos urgentes Artigo 1.º Âmbito 1. O

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FASE DE FORMAÇÃO INICIAL Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional. 2. A Deontologia no domínio

Leia mais

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Regulamento de Assistência Jurídica Capítulo I Disposições gerais e preliminares Artigo 1.º 1. O presente Regulamento visa regular o direito à assistência jurídica dos Associados do SCIF. 2. O SCIF garante,

Leia mais

Acesso ao Direito e Tribunais

Acesso ao Direito e Tribunais Acesso ao Direito e Tribunais Módulo 2 Luís Filipe Santos Conselho Distrital de Lisboa Ordem dos Advogados Acesso ao Direito e Tribunais Sistema de Acesso ao Direito e Tribunais Noções Básicas Nomeação

Leia mais

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono;

2. Posteriormente, no ano de 2012, a Requerente pediu escusa, e no deferimento da mesma, foi nomeado em seu lugar outro Patrono; PARECER Nº 55/PP/2012 P CONCLUSÕES: 1. Em caso de substituição de Patrono ou Defensor no âmbito do Apoio Judiciário, o nomeado e o substituído, ajustam entre si a repartição de honorários; 2. Na falta

Leia mais

-APOIO JUDICIÁRIO- Um Direito Fundamental em toda a União Europeia

-APOIO JUDICIÁRIO- Um Direito Fundamental em toda a União Europeia -APOIO JUDICIÁRIO- Um Direito Fundamental em toda a União Europeia Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigo 10º Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 21/2008 Processos de Procuradoria Ilícita Direito de acesso a documentação CONSULTA Por email datado de de de, veio a Exma. Sra. Vogal deste Conselho Distrital de Lisboa, Dra. Maria Ascensão

Leia mais

Processo de Parecer n.º 14/PP/2017-G Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo

Processo de Parecer n.º 14/PP/2017-G Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo Processo de Parecer n.º 14/PP/2017-G Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo I. Por comunicação escrita dirigida ao Conselho Geral da Ordem dos Advogados, a sociedade ( ) solicitou parecer acerca da necessidade

Leia mais

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1 PARECER Nº 68/PP/2013-P CONCLUSÕES: 1. Um Advogado que tenha sido nomeado patrono oficioso de um menor num processo judicial de promoção e protecção de crianças e jovens em perigo, requerido pelo Ministério

Leia mais

APOIO JUDICIÁRIO. N.º de Processos que foram objecto de Análise/Despacho e, subsequente, entrega no Serviço do Apoio Judiciário

APOIO JUDICIÁRIO. N.º de Processos que foram objecto de Análise/Despacho e, subsequente, entrega no Serviço do Apoio Judiciário Gabinete de Assessoria Jurídica Movimento Processual N.º de Processos que foram objecto de Análise/Despacho e, subsequente, entrega no Serviço do Apoio Judiciário Classificação N.º de Processos Escusas/Dispensas/Substituições

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O

PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O 1 PARECER Nº 47/PP/2013-P CONCLUSÕES 1. O nº1 do artº 74º do E.O.A. dispõe que No exercício da sua profissão, o advogado tem o direito de solicitar em qualquer tribunal ou repartição pública o exame de

Leia mais

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A.

Assim, as incompatibilidades estão previstas no artº 77º do E.O.A. e os impedimentos no artº 78º do E.O.A. 1 Parecer nº 9/PP/2013-P Relatora: Dra. Catarina Pinto de Rezende I - Por comunicação datada de 6 de Fevereiro de 2013, dirigida ao Exmo. Senhor Presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 13/2009 Quebra de Sigilo Profissional QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), o Senhor Juiz da... veio solicitar a pronúncia do, nos termos

Leia mais

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado.

3. Desde logo, não queremos deixar de referir que nada impede um Advogado de ser Economista, nem um Economista de ser Advogado. > Conselho Distrital de Lisboa > Parecer CDL n.º 88/2004, de 3 de Março de 2005 1. Vem o Consulente, o Sr. Dr. A, por requerimento que deu entrada neste Conselho no dia 18 de Outubro de 2004, solicitar

Leia mais

Parecer nº 36/PP/2010-P n/entrada nº /09/2010. Relator: Senhor Dr. Rui Assis

Parecer nº 36/PP/2010-P n/entrada nº /09/2010. Relator: Senhor Dr. Rui Assis Parecer nº 36/PP/2010-P n/entrada nº 4635 16/09/2010 Relator: Senhor Dr. Rui Assis O Exmo. Senhor Dr. F, advogado da comarca de V, em ofício que dirigiu à Comissão de Direitos Liberdades e Garantias do

Leia mais

Guia do Apoio Judiciário

Guia do Apoio Judiciário 1 de 34 30-03-2013 17:05 Início > Acesso ao Direito > Guia do Apoio Judiciário GUIA DO APOIO JUDICIÁRIO Guia do Apoio Judiciário 1. Princípios Gerais 2. Aplicação da Lei no tempo 3. Prestação da Consulta

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

PARECER Nº. 67/PP/2008-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº. 67/PP/2008-P CONCLUSÕES: PARECER Nº. 67/PP/2008-P CONCLUSÕES: 1. O Decretos-lei n.º 28/2000, de 13 de Março, n.º 237/2001, de 30 de Agosto e n.º 76-A/2006, de 29 de Março atribuíram, nomeadamente, aos advogados e aos solicitadores,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 30/2009 Conflito de Interesses QUESTÃO A Senhora Advogada Dra.... veio solicitar que o emita parecer sobre uma situação de eventual conflito de interesses. O enquadramento factual, tal como

Leia mais

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social

Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Código de Processo Penal Disposições relevantes em matéria de Comunicação Social Artigo 86. o Publicidade do processo e segredo de justiça 1. O processo penal é, sob pena de nulidade, público a partir

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 26/2008 Publicidade CONSULTA Por email que deu entrada nos serviços deste da Ordem dos Advogados em... de... de..., com o nº... (e remetido a este órgão pelo Conselho Geral), vem o Sr Dr....,

Leia mais

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO:

PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: PARECER NR. 33/PP/2009-P CONCLUSÃO: A Para o advogado, a matéria de conflito de interesses é uma questão de consciência, competindo-lhe ajuizar se a relação de confiança que estabeleceu com um seu antigo

Leia mais

Regulamento REGULAMENTO. Artigo 1º

Regulamento REGULAMENTO. Artigo 1º Regulamento Nos termos do nº 2 do artº 44º da Lei nº 30-E/2000, de 20 de Dezembro, pode a Ordem dos Advogados organizar escalas de presenças de advogados ou advogados estagiários, para efeitos de assistência

Leia mais

Acta n.º de Setembro de 2010

Acta n.º de Setembro de 2010 Acta n.º 55-14 de Setembro de 2010 Aos catorze dias do mês de Setembro de dois mil e dez, pelas dez horas, na sede da Ordem dos Advogados, no Largo de São Domingos, número catorze, em Lisboa, reuniu o

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

Proposta de Lei nº 309/XII/4.ª (Aprova os Estatutos da Ordem dos Advogados)

Proposta de Lei nº 309/XII/4.ª (Aprova os Estatutos da Ordem dos Advogados) Proposta de Lei nº 309/XII/4.ª (Aprova os Estatutos da Ordem dos Advogados) A Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República solicitou parecer sobre a

Leia mais

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES PARECER Nº 47/PP/2011-P CONCLUSÕES a) Não está vedado ao advogado, genericamente e em abstracto, exercer o patrocínio contra anterior cliente, impondo-se apenas verificar se tal patrocínio configurará

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 5/2009 Processo de Inscrição de Advogado Estagiário & 1 Dos factos O Senhor Advogado Estagiário, Dr., titular da cédula profissional n.º..., encontra-se a frequentar a fase de formação complementar

Leia mais

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO DO CENTRO ANGOLANO DE ARBITRAGEM DE LITÍGIOS CIVIS, COMERCIAIS E ADMINISTRATIVOS 1. Disposições introdutórias

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO DO CENTRO ANGOLANO DE ARBITRAGEM DE LITÍGIOS CIVIS, COMERCIAIS E ADMINISTRATIVOS 1. Disposições introdutórias REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO DO CENTRO ANGOLANO DE ARBITRAGEM DE LITÍGIOS CIVIS, COMERCIAIS E ADMINISTRATIVOS 1 Disposições introdutórias Artigo 1 O regulamento e o CAAL 1. O Regulamento de Mediação (o Regulamento

Leia mais

Secção: Os Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos na Reforma da Justiça PROPOSTA DE REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO DO ACESSO AO DIREITO

Secção: Os Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos na Reforma da Justiça PROPOSTA DE REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO DO ACESSO AO DIREITO Secção: Os Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos na Reforma da Justiça PROPOSTA DE REVISÃO DA REGULAMENTAÇÃO DO ACESSO AO DIREITO Considerando a dispersão das regras que regulamentam o Sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Diário da República, 1.ª série N.º de Agosto de 2010

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Diário da República, 1.ª série N.º de Agosto de 2010 3322 Diário da República, 1.ª série N.º 155 11 de Agosto de 2010 Nestes termos: Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, em cumprimento

Leia mais

PARECER Nº 66/PP/2014-P

PARECER Nº 66/PP/2014-P PARECER Nº 66/PP/2014-P A Delegação de Paços de Ferreira da Ordem dos Advogados vem solicitar ao Conselho Distrital indicação sobre o procedimento a adoptar na nomeação de um patrono a um beneficiário

Leia mais

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica

Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres e Doutores em Direito, para a Prática de Actos de Consulta Jurídica O Regulamento de Inscrição de Juristas de Reconhecido Mérito, Mestres

Leia mais

PARECER Nº 11/PP/2012P CONCLUSÕES: 1. O

PARECER Nº 11/PP/2012P CONCLUSÕES: 1. O PARECER Nº 11/PP/2012P CONCLUSÕES: 1. O disposto no artº 43º nº 2 da Lei nº 34/2004 de 29 de Julho com a alteração que lhe foi introduzida pela Lei 47/2007 de 28 de Agosto, porque disposição especial relativa

Leia mais

Veio o Exmo. Colega Dr. ( ), requerer ao Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados o seguinte, cite-se:

Veio o Exmo. Colega Dr. ( ), requerer ao Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados o seguinte, cite-se: PARECER Nº. 8/PP/2008-P Veio o Exmo. Colega Dr. ( ), requerer ao Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados o seguinte, cite-se: a. Uma posição pública formal da Ordem dos Advogados no que concerne

Leia mais

Serviço do Apoio Judiciário

Serviço do Apoio Judiciário Serviço do Apoio Judiciário O Serviço do Apoio Judiciário do Conselho Distrital de Lisboa desenvolve a sua actividade com base no regime previsto na Lei n.º 34/2004 de 29 de Julho, republicada pela Lei

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 15/2009 Nota de Honorários QUESTÃO O Senhor Advogado, Dr..., vem solicitar que o emita parecer sobre a necessidade de requerer a dispensa de segredo profissional para, em representação de

Leia mais

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES

PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES PARECER Nº 25/PP/2014-P CONCLUSÕES 1 Um Advogado que seja membro do Conselho Fiscal duma sociedade anónima encontra-se em situação de incompatibilidade com o exercício da Advocacia, uma vez que, mercê

Leia mais

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS

SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS SINDICATO DOS TRABALHADORES DOS IMPOSTOS REGULAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO JURIDICO AOS SÓCIOS Av. Coronel Eduardo galhardo, Nº 22 B 1199-007 LISBOA Telefone: 218161710 Fax: 218150095 Sti_geral@netcabo.pt

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 181/XI ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Exposição de Motivos A última reforma do Código de Processo Penal suscitou controvérsia, polémica e desacordo dos vários agentes

Leia mais

Data do documento 21 de fevereiro de 2019

Data do documento 21 de fevereiro de 2019 TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA PENAL Acórdão Processo 9/08.6AFLSB-B.L1-9 Data do documento 21 de fevereiro de 2019 Relator Maria Da Luz Batista DESCRITORES Defensor oficioso > Honorários SUMÁRIO I- Tendo

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais

Diploma. Regulamenta a lei do acesso ao direito, aprovada pela Lei n.º 34/2004, de 29 de Julho, na redacção dada pela Lei n.º 47/2007, de 28 de Agosto

Diploma. Regulamenta a lei do acesso ao direito, aprovada pela Lei n.º 34/2004, de 29 de Julho, na redacção dada pela Lei n.º 47/2007, de 28 de Agosto Diploma Regulamenta a lei do acesso ao direito, aprovada pela Lei n.º 34/2004, de 29 de Julho, na redacção dada pela Lei n.º 47/2007, de 28 de Agosto Portaria n.º 10/2008 de 3 de Janeiro A presente portaria

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO

PROJECTO DE REGULAMENTO Regulamento n.º /2011/ERS Fixa as taxas dos serviços prestados pela ERS, as custas em processo contraordenacional, os custos da sua participação em processos de resolução de conflitos e o modo de fixação

Leia mais

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n. Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º /2010, de de Na sequência da aprovação e entrada em vigor da Lei

Leia mais

CoNSELHo SuPERIoR. Ratificação de pena de expulsão Processo n.º 3/2013-CS/RP

CoNSELHo SuPERIoR. Ratificação de pena de expulsão Processo n.º 3/2013-CS/RP CoNSELHo SuPERIoR Ratificação de pena de expulsão Processo n.º 3/2013-CS/RP Relator: Carlos Pinto de Abreu Participante: Instituto de Gestão Financeira e de Infra estruturas da Justiça, I.P. Arguido: Dr..

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 236/IX ENQUADRAMENTO DE PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATIVO À EVENTUALIDADE DE DESEMPREGO. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 236/IX ENQUADRAMENTO DE PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATIVO À EVENTUALIDADE DE DESEMPREGO. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 236/IX ENQUADRAMENTO DE PESSOAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATIVO À EVENTUALIDADE DE DESEMPREGO Exposição de motivos O Tribunal Constitucional (TC), mediante iniciativa do Provedor

Leia mais

Madalena Alves Pereira

Madalena Alves Pereira APRESENTAÇÃO Comunicamos aos colegas as REGRAS ESPECÍFICAS DE FUNCIONAMENTO DAS ESCALAS PARA ACTOS URGENTES NA COMARCA DO BARREIRO. Este é o documento possível em face do disposto no Regulamento n.º 198/2006

Leia mais

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte:

Notificada a recorrente da participação apresentada, veio pronunciar-se por escrito nos termos que constam de fls. 11, dizendo o seguinte: > Conselho Superior > Acórdão CS n.º R-09/2007, de 25 de Maio de 2007 Vem o presente recurso interposto de um acórdão do Conselho Distrital de, que em sessão plenária de 21 de Setembro de 2006, aprovou

Leia mais

( ), Advogado com a cédula profissional n. ( ) e escritórios na ( ) e na ( ) vem pelo presente expor e requerer o que se segue:

( ), Advogado com a cédula profissional n. ( ) e escritórios na ( ) e na ( ) vem pelo presente expor e requerer o que se segue: PARECER Nº 72/PP/2011-P CONCLUSÕES: 1. O direito de retenção consiste na faculdade que tem o detentor de uma coisa de a não entregar a quem lha pode exigir, enquanto este não cumprir uma obrigação a que

Leia mais

INTERVENÇÕES EM PROCESSOS JUDICIAIS E OUTROS PROCEDIMENTOS para efeitos de cumprimento do disposto nos números 1, 2 e 5 do artigo 22º

INTERVENÇÕES EM PROCESSOS JUDICIAIS E OUTROS PROCEDIMENTOS para efeitos de cumprimento do disposto nos números 1, 2 e 5 do artigo 22º INTERVENÇÕES EM PROCESSOS JUDICIAIS E OUTROS PROCEDIMENTOS para efeitos de cumprimento do disposto nos números 1, 2 e 5 do artigo 22º do REGULAMENTO NACIONAL DE ESTÁGIO (Regulamento nº 913 A/2015) A segunda

Leia mais

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição

O Conselho Geral delibera, nos termos do parecer jurídico que se anexa à presente deliberação e para o qual se remete: Tendo em conta a imposição Deliberação pública Deliberação 20140510.11.5 Definição do procedimento adotado pela Câmara dos Solicitadores quando lhe é diretamente solicitado uma desassociação de agente de execução Tendo em consideração

Leia mais

SUPREMO TRIBUNALDE JUSTIÇA LEI N.º 10/91

SUPREMO TRIBUNALDE JUSTIÇA LEI N.º 10/91 LEI N.º 10/91 A Assembleia Nacional no uso das atribuições que lhe são conferidas ao abrigo da alínea d) do artigo 87º. Da Constituição, aprova a seguinte Lei: ESTATUTO DOS MAGISTRADOS CAPÍTULO I ESTATUTO

Leia mais

CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CACM REGULAMENTO DE CUSTAS DE ARBITRAGEM. Artigo 1º (Definições)

CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CACM REGULAMENTO DE CUSTAS DE ARBITRAGEM. Artigo 1º (Definições) CENTRO DE ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO CACM REGULAMENTO DE CUSTAS DE ARBITRAGEM Artigo 1º (Definições) Para efeitos do presente regulamento entende-se por: a) Encargos administrativos os que resultam

Leia mais

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia

As suas questões. sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia As suas questões sobre o Tribunal de Justiça da União Europeia PORQUÊ UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA UNIÃO EUROPEIA (TJUE)? Para construir a Europa, os Estados (actualmente 27) celebraram entre si Tratados

Leia mais

DECISÃO. A situação em apreço desenvolve-se nos seguintes contornos de facto:

DECISÃO. A situação em apreço desenvolve-se nos seguintes contornos de facto: PARECER Nº 8/PP/2011-P CONCLUSÕES: 1. O simples acto de indicação de um advogado como testemunha em determinado processo judicial, tendo o mesmo recusado a depor sob a invocação do segredo profissional,

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 41/2008 Sigilo profissional CONSULTA O Senhor Engenheiro..., antigo cliente do Senhor Advogado consulente, Dr...., intentou uma acção crime contra o filho,..., por crimes de burla e abuso

Leia mais

Regulamento do Sistema de Apoio Judiciário

Regulamento do Sistema de Apoio Judiciário CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regulamento do Sistema de Apoio Judiciário Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É

Leia mais

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto*

Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* Portaria n.º 621/2008, de 18 de julho na redação da Portaria n.º 283/2013, de 30 de agosto* O Decreto-Lei n.º 116/2008, de 4 de julho, aprovou diversas medidas de simplificação, desmaterialização e desformalização

Leia mais

Projecto de Lei EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Projecto de Lei EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Projecto de Lei Que altera a Lei 34/2004, de 29 de Julho, que altera o regime de acesso ao direito e aos tribunais, e o Código das Custas Judiciais, aprovado pelo Decreto-Lei 224-A/96, de 26 de Novembro,

Leia mais

Parecer. Por comunicação escrita dirigida ao Senhor Bastonário em (...) de 2018, a Exm.ª Senhora Dr.ª (...), solicita a emissão de parecer, porquanto:

Parecer. Por comunicação escrita dirigida ao Senhor Bastonário em (...) de 2018, a Exm.ª Senhora Dr.ª (...), solicita a emissão de parecer, porquanto: Processo n.º 35/PP/2018-G Requerente: (...) Relatora: Dra. Isabel Malheiro Almeida Parecer Por comunicação escrita dirigida ao Senhor Bastonário em (...) de 2018, a Exm.ª Senhora Dr.ª (...), solicita a

Leia mais

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Prática!Processual!Penal! (11!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!! 12!de!Abril!de!2013!!

! PROVA!DE!AFERIÇÃO!! (RNE)!! MANHÃ!! Prática!Processual!Penal! (11!Valores)!! GRELHA!DE!CORRECÇÃO!! 12!de!Abril!de!2013!! ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA PROVADEAFERIÇÃO (RNE) MANHÃ PráticaProcessualPenal (11Valores) GRELHADECORRECÇÃO 12deAbrilde2013 GRELHA DE CORREÇÃO DA PROVA DE PRÁTICA PROCESSUAL PENAL I - a) Natureza dos

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga)

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) *C0059067A* C0059067A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) Estabelece normas de atuação dos advogados das instituições de ensino superior que mantenham atendimento

Leia mais

O APOIO JUDICIÁRIO Vogal com o Pelouro: Dr. António Costeira Faustino (Vice Presidente) Dr. Miguel Matias

O APOIO JUDICIÁRIO Vogal com o Pelouro: Dr. António Costeira Faustino (Vice Presidente) Dr. Miguel Matias IMPLEMENTAÇÃO, GESTÃO E REFORÇO DE PROCEDIMENTOS No primeiro ano de mandato procedeu este Conselho à introdução de mudanças profundas quer ao nível da abordagem e tratamento dos Processos de Apoio Judiciário,

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais

DETENÇÃO. - Os actos processuais com detidos são urgentes e os prazos correm em férias (art. 80º CPP).

DETENÇÃO. - Os actos processuais com detidos são urgentes e os prazos correm em férias (art. 80º CPP). DETENÇÃO 1- Definição. Medida cautelar de privação da liberdade pessoal, não dependente de mandato judicial, de natureza precária e excepcional, que visa a prossecução de finalidades taxativamente 1 previstas

Leia mais

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06

CIRCULAR Nº 1/IGE/06 I NOTIFICAÇÕES DAS DECISÕES DISCIPLINARES. Destinatários: Data: 24.FEV.06 CIRCULAR Nº 1/IGE/06 Data: 24.FEV.06 Destinatários: Directores Regionais de Educação Presidentes dos Conselhos Executivos dos Estabelecimentos da Educação e Ensino Serviços Centrais e Delegações Regionais

Leia mais

O PAPEL DAS DELEGAÇÕES E DOS AGRUPAMENTOS DE DELEGAÇÕES OS MEIOS E OS FINS ESTATUTÁRIOS

O PAPEL DAS DELEGAÇÕES E DOS AGRUPAMENTOS DE DELEGAÇÕES OS MEIOS E OS FINS ESTATUTÁRIOS O PAPEL DAS DELEGAÇÕES E DOS AGRUPAMENTOS DE DELEGAÇÕES OS MEIOS E OS FINS ESTATUTÁRIOS Nas II e III Convenções das Delegações, realizadas, respectivamente, na Póvoa de Varzim e em Albufeira, analisaram-se,

Leia mais

PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A

PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A PARECER Nº 51/PP/2015-P CONCLUSÕES 1 - A questão do conflito de interesses, no que ao exercício da Advocacia diz respeito, encontra-se regulada no artigo 99º do EOA. 2 - A referida norma funda-se em razões

Leia mais

Reinscrição em novo Curso de Estágio

Reinscrição em novo Curso de Estágio Reinscrição em novo Curso de Estágio 1) Requerimento de reinscrição de Advogado Estagiário (anexo A); 2) Certidão narrativa do Registo de Nascimento (no caso de haver novos averbamentos); 3) Certificado

Leia mais

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7

ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS. ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ÍNDICE GERAL I ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 7 lei nº 145/2015, de 9 de setembro 7 ANEXO ESTATUTO DA ORDEM DOS ADVOGADOS 11 título i Ordem dos Advogados 11 capítulo i

Leia mais

O APOIO JUDICIÁRIO. Organização e Funcionamento. Relatório e Contas de 2004

O APOIO JUDICIÁRIO. Organização e Funcionamento. Relatório e Contas de 2004 Organização e Funcionamento No ano de 24, o Conselho continuou a aperfeiçoar a edificação de uma estrutura atinente a responder às diversas vicissitudes do sistema do Apoio Judiciário. Nesta senda, envidaram-se

Leia mais

ANEXO Propostas de alteração Código do Processo Penal

ANEXO Propostas de alteração Código do Processo Penal CPP EM VIGOR PJL 38/XI e 178/XI (PCP) PJL 181/XI/1 (BE) PPL 12/XI/1 (GOV) Artigo 86º Publicidade do processo e segredo de justiça 1 O processo penal é, sob pena Artigo 86.º 1 O processo penal é, sob pena

Leia mais

DECRETO N.º 237/XIII

DECRETO N.º 237/XIII DECRETO N.º 237/XIII Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor e procede à primeira alteração à Lei n.º 10/2001, de 21 de maio,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO n.º 2-A/2010

RECOMENDAÇÃO n.º 2-A/2010 Sua Excelência O Ministro da Justiça Praça do Comércio 1149-019 Lisboa Sua referência Sua comunicação Nossa referência Proc. P-3333/09 (A5) Assunto: Requisitos relativos à concessão de nacionalidade portuguesa;

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social. Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social. Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Normas relevantes em matérias de comunicação social Artigo 86.º Publicidade do processo e segredo de justiça 1 - O processo penal é, sob pena de nulidade, público, ressalvadas

Leia mais

PARECER Nº 4/PP/2009-P CONCLUSÕES:

PARECER Nº 4/PP/2009-P CONCLUSÕES: PARECER Nº 4/PP/2009-P CONCLUSÕES: 1. O direito de retenção obedece aos requisitos, positivos e negativos previstos, respectivamente, no art.º 755.º, n.º 1, alínea c) do Código Civil e no art.º 96.º, n.º

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Cria um regime de composição dos litígios emergentes de direitos de propriedade industrial quando estejam em causa medicamentos de referência e medicamentos genéricos, procedendo à quinta alteração ao

Leia mais

COMPETêNCIA DOS ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS PARA RECONhECIMENTOS DE ASSINATURAS, AUTENTICAÇÃO E TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS E CONFERêNCIA DE CóPIAS

COMPETêNCIA DOS ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS PARA RECONhECIMENTOS DE ASSINATURAS, AUTENTICAÇÃO E TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS E CONFERêNCIA DE CóPIAS COMPETêNCIA DOS ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS PARA RECONhECIMENTOS DE ASSINATURAS, AUTENTICAÇÃO E TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS E CONFERêNCIA DE CóPIAS Processo n.º 27/PP/2014-G e 30/PP/2014-G Relator: Dr. A. Pires de

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 177/X. Exposição de Motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 177/X. Exposição de Motivos PROPOSTA DE LEI N.º 177/X Exposição de Motivos A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) veio suceder à Direcção-Geral de Viação nas atribuições em matéria de contra-ordenações rodoviárias,

Leia mais

PRÁCTICA PROCESSUAL CIVIL. Consulta Jurídica

PRÁCTICA PROCESSUAL CIVIL. Consulta Jurídica PRÁCTICA PROCESSUAL CIVIL Consulta Jurídica 1ª Sessão Carla de Sousa Advogada 1º Curso de Estágio 2011 1 Sumário I - A consulta jurídica 1.1 A Consulta ao Cliente 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3

Leia mais

PARECER DO C.S.M.P. ( Proposta de Lei n.º 272/XII)

PARECER DO C.S.M.P. ( Proposta de Lei n.º 272/XII) PARECER DO C.S.M.P. ( Proposta de Lei n.º 272/XII) I. INTRODUÇÃO Solicitou-nos a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República a elaboração de parecer

Leia mais

Parecer nº35/pp/2009-c Requerente: Associação Comercial e Serviços de Assunto: Serviços jurídicos aos associados

Parecer nº35/pp/2009-c Requerente: Associação Comercial e Serviços de Assunto: Serviços jurídicos aos associados Parecer nº35/pp/2009-c Requerente: Associação Comercial e Serviços de Assunto: Serviços jurídicos aos associados I Relatório 1. A Associação Comercial e Serviços de, com sede em, por email de 25.10.2009,

Leia mais

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL LEI E PROCESSO CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 2018 6ª Edição Atualização nº 2 CÓDIGO PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Atualização nº 2 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78,

Leia mais

Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol Alterações ao Regulamento de Assistência Jurídica da APAF, republicado integralmente em anexo (aprovado em reunião de Direção n.º 923, datada de 27 de outubro de 2017, nos termos do artigo 9.º, n.º 2,

Leia mais

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS. (Medicamentos de Referência e Genéricos)

REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS. (Medicamentos de Referência e Genéricos) REGULAMENTO DE ENCARGOS PROCESSUAIS (Medicamentos de Referência e Genéricos) Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento destina-se a fixar as regras relativas aos encargos processuais decorrentes dos litígios

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 10/2009 Carta trocada entre Advogados QUESTÃO Através do ofício n.º..., datado de... (entrada com o número de registo... de...), a Senhora Juiz da... veio solicitar ao a emissão de parecer

Leia mais