INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014."

Transcrição

1 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de Fixa normas para o Programa de Iniciação Científica, no Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu. A Diretora e Presidente do Conselho Superior do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Regimento Interno, Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico desta IES. RESOLVE Art. 1 Aprovar o Programa de Iniciação Científica (PIC) do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (ISESJT) visando oportunizar aos discentes da graduação a ampliação da experiência acadêmica, por meio de ações que visem o desenvolvimento da pesquisa científica e a produção do conhecimento. Art. 2º A atividade de iniciação científica será exercida por aluno regularmente matriculado no(s) curso(s) de graduação do ISESJT, com a supervisão de um Professor Orientador, de acordo com as normas contidas nesta resolução. Art. 3º A coordenação, supervisão e acompanhamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PIC ficaram a cargo da respectiva Coordenação de Curso. DOS OBJETIVOS Art. 4º São objetivos do Programa de Iniciação Científica do ISESJT:

2 I - Estimular a participação dos graduandos na pesquisa científica, contribuindo para a formação de recursos humanos capacitados e engajados em atividades de pesquisa e produção de conhecimento; II - Proporcionar ao graduando, orientado por pesquisador com titulação mínima de Especialista, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos; III - Estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrente das condições criadas pelo confronto direto dos problemas de pesquisa; IV - Possibilitar a qualificação profissional e a inserção dos graduandos a programas de pósgraduação stricto sensu; V - Incentivar a consolidação de uma política de pesquisa para a iniciação científica nos cursos de graduação do ISESJT, possibilitando a integração entre graduação e pós-graduação, por meio da qualificação do corpo discente para o ingresso na pós-graduação stricto sensu; VI - Estimular docentes pesquisadores a envolverem os graduandos nas atividades de pesquisa; VII - Incentivar a criação e fortalecimento de grupos de pesquisa no ISESJT, visando aumentar a produtividade intelectual qualificada dos docentes da instituição; VIII - Promover a avaliação do processo de formação científica dos graduandos envolvidos no PIC. DAS MODALIDADES Art. 5º O Programa de Iniciação Científica está estruturado em duas modalidades: I - Iniciação Científica Remunerada; II - Iniciação Científica Voluntária. 1º A Iniciação Científica Remunerada é aquela em que o aluno pesquisador recebe uma Bolsa de Iniciação Científica, expressa através de um desconto, com percentual a ser definido em edital de seleção, sobre as mensalidades durante a vigência do Programa, por um período de 12 meses, sendo condicionada à comprovação do cumprimento das atividades propostas no plano de trabalho constante no Projeto de Pesquisa, bem como ao não acúmulo com outras modalidades de bolsas que porventura sejam ofertadas pelo ISESJT.

3 2º A Iniciação Científica Voluntária é aquela em que o discente exerce a atividade de Aluno Pesquisador sem receber nenhuma remuneração a qualquer título. DAS VAGAS E CARGA-HORÁRIA Art. 6º A quantidade e o valor da Bolsa de Iniciação Científica Remunerada será determinada anualmente pelo Conselho Superior do ISESJT, de acordo com sua dotação orçamentária. Art. 7º A Iniciação Científica Voluntária não terá limite de vagas. 1º Os projetos de pesquisa executados na modalidade de Iniciação Científica Voluntária deverão ser submetidos ao mesmo processo de seleção da Iniciação Científica Remunerada para fins de registro, acompanhamento e avaliação junto à Coordenação de Curso. Art. 8º O aluno pesquisador bolsista indicado pelo Professor Orientador deverá cumprir uma jornada de 8 (oito) a 12 (doze) horas semanais de atividades, segundo o plano de trabalho apresentado no projeto de pesquisa. Art. 9º Cada professor poderá orientar até um projeto de pesquisa. 1º A critério do Professor Orientador, poderão ser indicados até 2 (dois) alunos colaboradores, na condição de voluntários, em cada projeto. DOS REQUISITOS Art. 10. São requisitos para o exercício da função de Professor Orientador: I - Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq; II - Possuir titulação mínima de Especialista; III - Estar em pleno exercício das atividades docentes no ISESJT. IV - Não apresentar pendência junto à Coordenação em relação a projetos de pesquisa anteriores. Art. 11. São requisitos para o exercício da função de Professor Coorientador:

4 I - Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq; II - Possuir titulação mínima de Especialista; III - Estar em pleno exercício das atividades docentes no ISESJT; IV - Não apresentar pendência junto à Coordenação em relação a projetos de pesquisa anteriores. Art. 12. São requisitos para o exercício da função de Aluno Pesquisador, bolsista ou voluntário: I - Estar regularmente matriculado em curso de graduação no ISESJT, tendo cursado pelo menos 2 (dois) semestres letivos; II - Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq; III - Ter sido indicado por apenas um Professor Orientador; IV - Ter disponibilidade de 8 (oito) a 12 (doze) horas semanais para o exercício das atividades propostas. V - Não apresentar pendência junto à Coordenação em relação a projetos de pesquisa anteriores. Art. 13. São requisitos para o Projeto de Pesquisa: I - Conter planos de trabalho específicos para o aluno pesquisador candidato à bolsa e para os alunos colaboradores; II - Refletir originalidade, coerência teórico-metodológica, relevância e viabilidade técnica e financeira; III - Conter todos os elementos necessários para a sua análise, conforme modelo disponível no respectivo edital de seleção. DA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA Art. 14. A convocação para inscrição no processo seletivo do Programa de Iniciação Científica dar-se-á através de edital expedido pela Direção do ISESJT conforme Calendário Acadêmico contendo, obrigatoriamente, os seguintes itens: a) Dia, local e hora de abertura da inscrição;

5 b) Os documentos necessários, sendo obrigatória a apresentação de cópia do RG e CPF, bem como cópia do currículo cadastrado na Plataforma Lattes atualizado de todos os docentes e discentes que comporão a equipe de pesquisa; c) Número de vagas para a Iniciação Científica Remunerada; d) Critérios de seleção; e) Modelo de projeto de pesquisa, Ficha de Avaliação do Currículo do Professor e Ficha de Avaliação do Projeto de Pesquisa. Art. 15. Os projetos selecionados serão classificados em ordem decrescente de notas, mediante pontuação atribuída ao currículo do Professor Orientador e ao projeto de pesquisa, conforme proposto em edital próprio de seleção. Art. 16. Em caso de empate, os projetos serão classificados mediante os seguintes critérios: I - Professor Orientador com titulação mais elevada; II - Professor Orientador com mais tempo de atividade docente no ISESJT. DOS PARTICIPANTES E SUAS ATRIBUIÇÕES Art. 17. Compete à Coordenação de Curso no âmbito do PIC: I - Elaborar o Edital de Seleção do Programa de Iniciação Científica, de acordo com o disposto no Art. 12, para publicação pela Direção Geral; II - Nomear os membros que comporão a Banca Examinadora de seleção dos projetos de pesquisa; III - Nomear os membros que comporão a Banca Examinadora de avaliação dos resultados das pesquisas apresentados em Evento de Iniciação Científica realizado pelos ISESJT; IV - Acompanhar e supervisionar a execução dos projetos de pesquisa; V - Definir prazos para recebimento dos relatórios parciais e finais das pesquisas; VI - Encaminhar o Resultado da Seleção à Direção Geral para homologação e publicação. Art. 18. Compete à Secretaria Acadêmica:

6 I - Realizar as inscrições no processo seletivo do Programa de Iniciação Científica, conforme cronograma definido no respectivo edital. II - Emitir certificados aos discentes que concluírem com êxito o Programa de Iniciação Científica. Art. 19. Compete ao Professor Orientador: I - Selecionar e indicar, para Aluno Pesquisador, discente com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas e orientá-lo nas distintas fases do plano de trabalho; II - Acompanhar o aluno nas distintas fases do trabalho a ser desenvolvido, incluindo a elaboração de relatórios parcial e final, assim como na apresentação do trabalho final em Evento de Iniciação Científica promovido pelo ISESJT; III Encaminhar em colaboração com o aluno os resultados preliminares alcançados, juntamente com a avaliação parcial do discente, na forma de relatório parcial, de acordo conforme Calendário Acadêmico; IV Encaminhar em colaboração com o aluno o relatório final da pesquisa, conforme o Calendário Acadêmico; V - Solicitar, com justificativa, a substituição de um bolsista, podendo indicar novo aluno para a vaga desde que a pesquisa não tenha excedido o prazo de 6 (seis) meses de execução. VI - Incluir o nome do(s) aluno(s) envolvido(s) nos trabalhos e publicações cujos resultados tenham contado com sua participação efetiva e derivado diretamente de seu plano de trabalho. VII - Emitir pareceres em processos relacionados ao Programa de Iniciação Científica e atender, sem qualquer contrapartida financeira, às solicitações para participar de comissões de avaliação do Programa, inclusive dos trabalhos finais a serem apresentados em Evento de Iniciação Científica promovido pelo ISESJT. VIII - Participar de todas as atividades relacionadas ao Programa de Iniciação Científica. Art. 20. Compete ao Professor Coorientador: I Auxiliar o Professor Orientador no acompanhamento do aluno nas distintas fases do trabalho a ser desenvolvido, incluindo a elaboração de relatórios parcial e final, assim como na apresentação do trabalho final em Evento de Iniciação Científica promovido pelo ISESJT;

7 II - Juntamente com o aluno e o Professor Orientador apresentar resultados preliminares alcançados, na forma de relatório parcial, de acordo com o cronograma proposto pelo Calendário Acadêmico. III - Juntamente com o aluno e o Professor Orientador encaminhar relatório final da pesquisa, conforme o cronograma proposto pelo Calendário Acadêmico. IV - Emitir pareceres em processos relacionados ao Programa de Iniciação Científica e atender, sem qualquer contrapartida financeira, às solicitações para participar de comissões de avaliação do Programa, inclusive dos trabalhos finais a serem apresentados em Evento de Iniciação Científica promovido pelo ISESJT. V - Participar de todas as atividades relacionadas ao Programa de Iniciação Científica. Art. 21. Compete ao Aluno Pesquisador, bolsista ou voluntário: I - Dedicar-se com zelo às atividades acadêmicas e de pesquisa. II - Executar o plano de trabalho aprovado com a supervisão do Professor Orientador. III - Apresentar resultados preliminares alcançados na forma de relatório parcial e resultados conclusivos em relatório final, conforme cronograma previsto pelo Calendário Acadêmico. IV - Apresentar os resultados da pesquisa em Evento de Iniciação Científica promovido pelo ISESJT. V - Fazer referência à sua condição de bolsista de Iniciação Científica ou voluntário do Programa de Iniciação Científica do ISESJT em todas as publicações e trabalhos decorrentes da pesquisa. VI - Devolver ao ISESJT, os valores atualizados referentes ao desconto recebido como bolsista, em caso do não cumprimento dos compromissos estabelecidos. Art. 22. Compete ao Aluno Colaborador: I - Dedicar-se com zelo às atividades acadêmicas e de pesquisa. II - Executar o plano de trabalho aprovado com a supervisão do Professor Orientador. III - Participar na elaboração dos relatórios parcial e final do projeto de pesquisa, bem como dos trabalhos que venham a ser publicados em decorrência da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica do ISESJT.

8 DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA Art. 23. O desligamento dar-se-á nos seguintes casos: I - A critério da Coordenação de Curso, por não cumprimento das atividades programadas para o exercício do Programa de Iniciação Científica; II - Afastamento ou desligamento do docente da IES; III - A pedido do Professor Orientador, mediante justificativa. DA CERTIFICAÇÃO Art. 24. Ao término do período de vigência do Programa de Iniciação Científica o aluno pesquisador, bolsista ou voluntário, e o aluno colaborador deverão apresentar relatório final à Coordenação de Curso, para efeito de avaliação mediante apreciação do Professor Orientador. Art. 25. Terá direito à certificação o aluno pesquisador, bolsista ou voluntário, e o aluno colaborador que tiver concluído o Programa de Iniciação Científica com aprovação do relatório final. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 25. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Superior, que poderá baixar normas complementares a esta Resolução. Art. 26. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. COMUNIQUE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. IRISNALDA QUIRINO FARIAS Presidente do Conselho Superior

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO 2017 1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO CAPÍTULO DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa Institucional de Iniciação Científica

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009

RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009 RESOLUÇÃO CONSEPE 047/2009 Regulamenta o Programa de Bolsa de Iniciação Científica na UEFS-PROBIC e as atribuições do Comitê Interno. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, no uso de suas

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus.

Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. Programa de Iniciação Científica da Faculdade Processus. CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º O Programa de Iniciação Científica PIC da Faculdade Processus, constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS

RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/ CAS RESOLUÇÃO N o 60 DE 01/02/2013 - CAS Estabelece as normas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior,

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 015/2011 Teresina, 13 de maio de 2011.

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 015/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. RESOLUÇÃO CEPEX Nº 015/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. Revoga a Resolução CEPEX 002/2010 e fixa normas para o Programa de Monitoria na graduação, da Universidade Estadual do Piauí. O Reitor e Presidente

Leia mais

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 011/2016 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu torna público o presente Edital e comunica que estão abertas as inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Regulamento Interno Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá I. CONSIDERAÇÕES GERAIS ART. 1º - Este regulamento tem por objetivo orientar

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012 1 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC/ FAHOR EDITAL PIC Nº 02/2012 O Diretor da Faculdade Horizontina FAHOR, no uso de suas atribuições legais e Regimentais, torna público que as inscrições para a seleção

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC REGULAMENTO

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA - NAP PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC REGULAMENTO O Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Agreste (PSIC Agreste) torna público o presente

Leia mais

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010

EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 OBJETIVOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC/UPE/CNPq 2009/2010 Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP

EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP EDITAL Nº 020/2018 BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNOPAR/FUNADESP A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR torna público o presente Edital e comunica que no período de 30/04/2018

Leia mais

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC EDITAL 2016

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC EDITAL 2016 PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC EDITAL 2016 O Reitor e o Vice-Reitor do Centro Universitário CESMAC, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EDITAL Nº01/2017 DESELEÇÃO INTERNA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2017 DO PROGRAMA

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da Estácio- Fap no Curso de Direito- n.001/2013

Edital do Programa de Iniciação Científica da Estácio- Fap no Curso de Direito- n.001/2013 Edital do Programa de Iniciação Científica da Estácio- Fap no Curso de Direito- n.001/2013 PROIC/Estácio-Fap 2013/II A Faculdade Estácio-Fap, por intermédio da Direção geral e da Coordenação do Curso de

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS E DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2017 O Reitor do Centro

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

Edital de Inscrição e Seleção PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS (ProCiência/São Judas) EDITAL PRA 05/2018, de 04 de Abril de 2018

Edital de Inscrição e Seleção PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS (ProCiência/São Judas) EDITAL PRA 05/2018, de 04 de Abril de 2018 Edital de Inscrição e Seleção PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS (ProCiência/São Judas) EDITAL PRA 05/2018, de 04 de Abril de 2018 A Vice-Presidência Acadêmica, por meio da Diretoria de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO NA UNICESUMAR

REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO NA UNICESUMAR REGULAMENTO PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO NA UNICESUMAR CAPÍTULO I - FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - As normas que seguem visam orientar a

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA

EDITAL DE SELEÇÃO SEGUNDA CHAMADA FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO FECAP 01502-001 SÃO PAULO - SP BRASIL Fone: (11) 3272-2222 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq EDITAL DE SELEÇÃO 2017-2018 SEGUNDA CHAMADA

Leia mais

EDITAL Nº 01/ PROCIENT. Período de 25/02/2019 a 18/03/2019 Projeto de Pesquisa do Docente (Orientador)

EDITAL Nº 01/ PROCIENT. Período de 25/02/2019 a 18/03/2019 Projeto de Pesquisa do Docente (Orientador) FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE - FACDO NÚCLEO DE EXTENSÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NEIC PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PROCIENT Rua Santa Cruz, 557. Centro - 77804-090 Araguaína - TO fone:

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019.1 Coordenação A Brazcubas Educação e o Núcleo de Pesquisa com o objetivo de incentivar as atividades de pesquisa comunicam a abertura de inscrições para o Programa

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO

FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE PADRÃO É finalidade do presente Regulamento normatizar as atividades de Iniciação Científica da Faculdade Padrão. CAPÍTULO I DA

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MUNICIPAL DE BARUERI FMB/FIEB A iniciação científica é a integração das atividades de graduação e pósgraduação da Instituição que permite a iniciação do acadêmico

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2018

RESOLUÇÃO Nº 02/2018 RESOLUÇÃO Nº 02/2018 Institui o Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Assis Gurgacz- FAG TOLEDO. O Presidente do Conselho Superior da Faculdade Assis Gurgacz FAG Toledo, Estado do

Leia mais

POLÍTICA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

POLÍTICA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA POLÍTICA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VERSÃO 01 06/12 Página 1 de 13 NORMA COMPLEMENTAR Nº 6/2012 Altera a Norma Complementar Nº 04/2010 que Estabelece normas para o Programa de Bolsa de Iniciação

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu. Edital n o

Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu. Edital n o Programa de Iniciação Científica Faculdade Ateneu Edital n o 01-2015 Iniciação Científica abre Edital de Seleção de Projetos de Pesquisa A Comissão do Programa de Iniciação Científica da Faculdade ATENEU

Leia mais

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA ` REGULAMENTO União da Vitória, PR 2014 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA PIPA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA DOS PRINCÍPIOS

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA A Iniciação Científica Junior (PIBIC-EM) são atividades que possibilitam o contato direto do aluno de ensino médio com a atividade científica da Universidade, incentivando a formação de novos pesquisadores

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82)

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC A Diretoria da Faculdade São Gabriel e as Coordenações de Cursos comunicam aos interessados que estarão abertas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 1. O Programa de Iniciação Científica (Programa) da Faculdade Israelita

Leia mais

Art. 1º APROVAR o Programa de Bolsas de Extensão do IFFluminense, constante no Anexo I desta Resolução.

Art. 1º APROVAR o Programa de Bolsas de Extensão do IFFluminense, constante no Anexo I desta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 036/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016 O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-PROPIT DIRETORIA DE PESQUISA EDITAL 01/2010 PIBIC/UFOPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE

Leia mais

Edital do Processo Seletivo para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS TADEU (ProCiência/São Judas) EDITAL PPG 03/2019, de 06 de Maio de 2019

Edital do Processo Seletivo para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS TADEU (ProCiência/São Judas) EDITAL PPG 03/2019, de 06 de Maio de 2019 Edital do Processo Seletivo para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÃO JUDAS TADEU (ProCiência/São Judas) EDITAL PPG 03/2019, de 06 de Maio de 2019 A Reitoria por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2017 A Diretora da Faculdade Ciências Contábeis e Administração de Empresas FCCAE, mantida pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques FTESM, com base no artigo 43, da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS- UNIFIMES NORMATIVA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC 1. Conceituação O Programa de Iniciação Científica - PIC, é um programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Projeto Monitoria CAp 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO Projeto Monitoria CAp 2018 1. Definição O Projeto Monitoria CAp é uma ação institucional que abre mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 13/2016. Abre inscrições, fixa prazos e procedimentos para seleção de projetos para o Programa de Monitoria da FAESF.

EDITAL DE MONITORIA Nº 13/2016. Abre inscrições, fixa prazos e procedimentos para seleção de projetos para o Programa de Monitoria da FAESF. EDITAL DE MONITORIA Nº 13/2016 Abre inscrições, fixa prazos e procedimentos para seleção de projetos para o Programa de Monitoria da FAESF. A Diretora Presidente da Faculdade de Educação São Francisco

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROBIC/FAPERGS/UNICRUZ EDITAL Nº 15/2015 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz

Leia mais

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA

Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica PIPA REGULAMENTO UNIÃO DA VITÓRIA 2016 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA PIPA CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais Art. 1º O Programa de Incentivo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA - PIPA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA - PIPA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA - PIPA UNIÃO DA VITÓRIA 2018 Dos Princípios Gerais Art. 1º O Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica (PIPA) constitui-se em uma modalidade de

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep:

Avenida Nicanor Marques, 245. Exposição. Castelo/ES. Cep: EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-CASTELO 002/2015 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE DE CASTELO MULTIVIX-Castelo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL PROGRAD/PET Nº 04, de 16 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre o processo seletivo de tutor para o Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Geológica, PET Farmácia e PET Matemática A Pró-Reitoria

Leia mais

CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC

CAPÍTLULO I OBJETIVOS DO PAIC RESOLUÇÃO CEPE N 02/2017 O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE, no uso da atribuição que lhe confere o inciso X do artigo 13 do Estatuto, conforme Processo CEPE 02/2017, baixa a

Leia mais

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL PROPESPG/DPq 001/2008 ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Pró-Reitoria

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUI FAEPI NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUGEPE COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO (CPEX)

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUI FAEPI NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUGEPE COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO (CPEX) FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUI FAEPI NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO NUGEPE COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO (CPEX) E-mail: faepipesquisa@gmail.com EDITAL N o 02/2016 02 de Setembro de 2016 Programa de Iniciação

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE EDITAL PIBIC 2018 O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2013/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPOSTA DE EDITAL A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE

Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE Programa UNESP de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas Edital 01/2018 PROPe/COPE A (PROPe) torna púbico o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção dos candidatos

Leia mais

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). O Centro de Pós-Graduação,

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRR

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRR REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRR Normatiza o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRR Art. 1º Tornar sem efeito a Resolução

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI EDITAL Nº

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEM PIC-UEM Capítulo I FINALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º - Art. 2º - As normas que seguem visam esclarecer pesquisadores e acadêmicos vinculados a projetos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI VICE-REITORIA DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL PIBITI/CNPQ-2017/2018 A Vice-Reitoria de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário

Leia mais

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem

Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho FS Coordenadoria de Pesquisa e Extensão COPEX Curso de Graduação em Enfermagem GRUPO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - GPEn PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM PIC-ENF ICV MODALIDADE: INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA EDITAL 001/2017 O Instituto Educacional Santo Agostinho

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) O Diretor da Faculdade de Engenharia Souza Marques FESM - mantida pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques FTESM - com base no artigo 84, da Lei 9.394, de 20

Leia mais

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC MESTRADO EDITAL 2017

PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC MESTRADO EDITAL 2017 PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA SEMENTE MESTRADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PSIC MESTRADO EDITAL 2017 O Reitor e o Vice-Reitor do Centro Universitário CESMAC, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B EDITAL PIBIC 2018 B O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES

3 - DOS REQUISITOS 3.1 Para o Acadêmico Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FARES EDITAL 01/2013/FARES PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA FARES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (VIGÊNCIA: ABRIL DE 2013 A ABRIL/2014) O Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Roraimense - FARES, no uso de suas

Leia mais

Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia

Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia Regulamento do Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa de Iniciação Científica do Curso de Psicologia tem por objetivo geral o desenvolvimento

Leia mais

EDITAL nº. 01/2019 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC 2019/2020)

EDITAL nº. 01/2019 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC 2019/2020) EDITAL nº. 01/2019 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC 2019/2020) A UNIVERITAS RIO, nos termos de sua política de Pesquisa, torna público o processo de seleção de projetos de Iniciação Científica para

Leia mais

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011.

E D I T A L. O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade São Francisco é regulamentado pela Resolução CONSEPE 20/2011. EDITAL PROEPE 1/2015 ABRE INSCRIÇÕES E FIXA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIC, PERÍODO 2015-2016, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPPGE 001/07 Altera a Instrução Normativa PROPPGE 001/06 que normatizou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho de Desenvolvimento Científico

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC-EINSTEIN REGIMENTO GERAL

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC-EINSTEIN REGIMENTO GERAL PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC-EINSTEIN REGIMENTO GERAL CAPÍTULO 1 O PROGRAMA Artigo 1º. O PAPIC-EINSTEIN tem como papel mais amplo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRO-IC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI EDITAL PRO-IC Nº 03/2019

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRO-IC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI EDITAL PRO-IC Nº 03/2019 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PRO-IC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - IMEPAC ARAGUARI EDITAL PRO-IC Nº 03/2019 A Diretora Geral do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio

Leia mais

RETIFICAÇÃO EDITAL 02/2010 PROPESQINOV Campi Barbacena e Juiz de Fora

RETIFICAÇÃO EDITAL 02/2010 PROPESQINOV Campi Barbacena e Juiz de Fora RETIFICAÇÃO EDITAL 02/2010 PROPESQINOV Campi Barbacena e Juiz de Fora EDITAL DE CHAMADA DE PROJETOS PARA O I PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO I PIBICTI/IF

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82)

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82) ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP Fone: (82) 3521-3379. E-mail: propep@uneal.edu.br PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACCAMP

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACCAMP PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACCAMP A iniciação científica é a integração das atividades de graduação e pós-graduação da Instituição que permite a iniciação do acadêmico de graduação na pesquisa científica.

Leia mais

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição

EDITAL. 1. Objetivos do Programa. 2. Inscrição EDITAL O Vice-Presidente de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (VPPDT- FIOCRUZ), responsável pelas cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2015-2016 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DE CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO I 2 DA DEFINIÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2 CAPÍTULO II 3 DOS OBJETIVOS 3 CAPÍTULO III 4 DAS MODALIDADES 4 CAPÍTULO IV 5 DA INDICAÇÃO DOS CANDIDATOS À PARTICIPAÇÃO NO PIC 5 CAPÍTULO V 6

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA

REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação do Centro Universitário de União da Vitória

Leia mais

EDITAL COORD.NPPGE Nº 05/2018

EDITAL COORD.NPPGE Nº 05/2018 EDITAL COORDNPPGE N o. 05/2018 A coordenação do NPPGE da Faculdade de Balsas, no uso de suas atribuições regimentais e demais disposições legais, em especial ao que determina o Artigo 28º do regimento

Leia mais

FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Ceres, 07 de fevereiro de 2018.

FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Ceres, 07 de fevereiro de 2018. FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Ceres, 07 de fevereiro de 2018. REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES.

Leia mais

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2014/2015 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Em atendimento às diretrizes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

CAPITULO I DA FINALIDADE

CAPITULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A função de monitor relaciona-se às atividades de uma determinada disciplina ou conjunto de disciplinas afins, sempre sob a orientação

Leia mais

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI DIRETORIA DE ENSINO EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA CHRISPAPI A Coordenação Geral do NICEP

Leia mais

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa

Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura Assessoria de Pesquisa NORMAS E PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA

Leia mais

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES:

OBJETIVOS UNIDADES PARTICIPANTES. Todas as Unidades da UPE. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ORIENTADORES: PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UPE EDITAL IC PFAUPE 2015 OBJETIVOS Promover o interesse pela pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento Institucional do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

REITORIA EDITAL Nº 019/2018

REITORIA EDITAL Nº 019/2018 EDITAL Nº 019/2018 O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto da UERR, em seu Art. 22, aprovado pelo Decreto no 24.022-E de 10 de outubro de 2017, o

Leia mais