Parte I: Conhecimentos específicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Parte I: Conhecimentos específicos"

Transcrição

1 Parte I: Conhecimentos específicos 1) Com relação á arquitetura de computadores é correto afirmar que: a. A arquitetura RISC especifica que o microprocessador possui poucas instruções, mas cada uma delas é otimizada para que sejam executadas muito rapidamente, normalmente, dentro de um único ciclo de relógio; b. O BIOS é o circuito de apoio ao computador que gerencia praticamente todo o funcionamento da placa-mãe (controle de memória cachê, DRAM, controle do buffer de dados, interface com a CPU etc.) Ele é responsável pelas informações necessárias ao reconhecimento de hardware (armazenadas na sua memória ROM); c. O chipset é um pequeno programa armazenado na memória ROM da placa-mãe. É responsável por acordar o computador, contar e verificar a memória RAM iniciar dispositivos, e o principal, dar inicio ao processo de boot; d. Os registradores são memórias ROM utilizadas para o armazenamento de dados. 2) Como pode ser evitada a criação de circuitos potencialmente perigosos entre prédios? a. Um regulador de voltagem, que desativará a rede se a voltagem ficar muito alta, deve ser instalado nos dois prédios; b. Deve-se usar cabo de fibra óptica como o backbone da rede; c. Deve-se usar cabo de par trançado blindado (STP) como o backbone da rede; d. Novos fios terra devem ser instalados de forma que os potenciais de energia entre os prédios sejam os mesmos. 3) a. Qual das alternativas a seguir melhor descreve uma topologia em estrela? Topologia de LAN onde as transmissões das estações da rede se propagam ao longo de um único cabo coaxial e são recebidas por todas as outras estações; b. Topologia de LAN que usa um nó de entroncamento a partir do qual se ramifica para outros nós; c. Topologia de LAN onde os pontos centrais em uma rede são conectados a um switch central comum por links lineares; d. Topologia de LAN onde um nó central é conectado pelo cabeamento a outros nós que irradiam dele.

2 4) Em relação a slots de conexão, é correto afirmar: a. Placas PCI mais velozes devem ser instaladas nos slots PCI mais próximos do processador; b. Quando uma placa mãe não tem slot AGP, a única opção de uso é o vídeo onboard; c. O slot AGP 1x tem taxa de transferência menor que o slot PCI, que por sua vez tem taxa de transferência menor que o AGP 2x; d. Slots PCI Express têm velocidade superior aos slots AGP. 5) O que bridges e switches usam para tomar decisões de encaminhamento de dados? a. Endereços lógicos; b. Endereços físicos; c. Endereços de rede; d. Endereços IP. 6) John e Greg configuraram seus próprios Windows XP de seus PCs e os conectaram com cabos cruzados. Contudo, eles não conseguem compartilhar seus arquivos MP3. Dadas suas configurações, Qual poderia ser o problema? Configuração de John: IP: Máscara: Configuração de Greg: IP: Máscara: a. John esta usando Broadcast para seu IP; b. Greg está usando uma máscara inválida; c. O IP de John está em uma subrede Zero; d. Greg e John estão usando IP s em subredes diferentes. 7) Que tipo de conector é padrão para a tomada de telecomunicações? a. UTP 55; b. RJ-45; c. RJ-11; d. TIA 74.

3 8) O administrador da rede informou que o serviço de SMTP que atende o hospital não está funcionando. Para os usuários que utilizam esse servidor, isso significa que, enquanto o problema persistir: a. O único serviço prejudicado será o de recebimento de ; b. O envio e o recebimento de devem ser feitos pelo servidor POP3 e, conseqüentemente, esses dois procedimentos ficarão um pouco lentos; c. O único serviço prejudicado será o de envio de ; d. Não será possível navegar na internet. 9) Qual é a ordem correta das camadas no modelo OSI? a. Física, sessão, enlace, rede, aplicação, transporte, apresentação; b. Física, enlace, rede, sessão, transporte, apresentação, aplicação; c. Física, enlace, rede, sessão, aplicação, transporte, apresentação; d. Física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação, aplicação. 10) 11) a. Qual dos seguintes endereços IP é o equivalente decimal de ? ; b ; c ; d Qual protocolo irá lhe permitir testar conectividade na camada 7? a. ICMP ; b. ARP ; c. RIP ; d. Telnet. 12) Qual é a coisa mais importante a ser feita antes de se trabalhar em paredes, tetos ou sótãos? a. Rotular o espelho; b. Medir o cabo; c. Instalar o patch panel; d. Desligar a energia da área.

4 13) Que dispositivo faz com que um Access Point permita que clientes wireless se conectem a uma rede cabeada? a. Hub; b. Bridge; c. Roteador; d. Repetidor. 14) Um Acess Point é que tipo de dispositivo? a. Dispositivo de Apoio; b. Dispositivo de rede; c. Dispositivo de Perímetro; d. Dispositivo de Infraestrutura. 15) Acerca dos certificados digitais, assinale a alternativa incorreta. a. Permitem identificar usuários que enviam s; b. São emitidos e renovados por Autoridades de Certificação (AC); c. Contêm as chaves públicas e privadas de seus titulares; d. Podem ser revogados. 16) Em uma rotina de backups, realizada há mais de um ano, que se baseia em backups normais e incrementais, o processo de recuperação de dados perdidos em um sinistro: a. Será realizado usando-se apenas o último backup incremental; b. Necessita do primeiro backup normal realizado desde o ínicio das rotinas; c. Precisa pelo menos do último backup normal; d. Poderá ser realizado com sucesso sem a fita do último backup normal.

5 17) Os tipos de backups determinam quais dados sofrem a cópia de segurança e a forma como ela deve ser feita. Com relação a este assunto é correto afirmar que: a. O backup normal deve ser feito sempre antes de um backup normal; b. O backup normal deve ser feito sempre após um backup diferencial e só deve ser descartado após o próximo backup incremental; c. O uso de um backup normal diário dispensa o uso de um backup incremental semanal; d. O uso de um backup diferencial após um backup normal pode danificar todo o sistema de backup de uma empresa se, após sua realização, não for feito um backup incremental. 18) Que símbolo pega a saída de um comando e o converte na entrada de outro comando (Linux). a. > b. < c. d. & 19) Acerca do programa desfragmentador de disco, presente no sistema Windows, é correto afirmar que : a. Pode ser usado para localizar arquivos e pastas que estão em locais diferentes, espalhados pelo disco rígido; b. Desfragmenta CDs e disquetes também, além do HD; c. Pode ser usado em discos com FAT32 e NTFS; d. Apaga o conteúdo da FAT quando executado. 20) A estrutura inode contém todas das seguintes alternativas, exceto: a. Nome do arquivo; b. Permissão de acesso; c. Proprietário do arquivo; d. Data e hora que o arquivo foi acessado pela última vez.

6 21) No Excel, se o conteúdo =B1+C1 da célula A1 for recortado e colado na célula A5, esta última normalmente deverá ficar com o conteúdo:. a. =B5+C5; b. =B1+B5; c. =C1+C5; d. =B1+C1. 22) A fórmula =$C1+B$2, escrita em D5, quando copiada para G7, será reescrita como: a. =$C2+G$4; b. =$F3+E$4; c. =$C3+E$2; d. =$F1+B$4. 23) Todas as plantas verdes têm clorofila. Algumas plantas que têm clorofila são comestíveis. Logo, a. Algumas plantas verdes são comestíveis; b. Algumas plantas verdes não são comestíveis; c. Todas as plantas que tem clorofila são comestíveis. d. Algumas plantas comestíveis têm clorofila. 24) Todo A é B, e todo C não é B, portanto, a. Algum A é C; b. Nenhum A é C; c. Algum B é C; d. Nenhum B é A. 25) Quais dos seguintes valores de umask resultarão em arquivos.com permissão rw-rw---- a. 007; b. 210; c. 660; d. 027.

7 26) Qual das seguintes opções você escolheria para solucionar um problema durante a inicialização do Windows XP? a. Última configuração válida; b. Último Sistema conhecido; c. Ultima configuração conhecida; d. Última inicialização conhecida. 27) O que o trançado dos fios faz em um cabo CAT-5?. a. Torna-o mais fino; b. Torna-o mais barato; c. Reduz os problemas de ruído; d. Permite que 6 pares caibam no espaço de 4 pares. 28) Os carros de Artur, Bernardo e César são, não respectivamente nesta ordem, uma Brasília, uma Parati e um Santana. Um dos carros é cinza, um outro é verde, e o outro é azul. O carro de Artur é cinza; o carro de César é o Santana; o carro de Bernardo não é verde e não é a Brasília. As cores da Brasília, da Parati e do Santana são respectivamente: a. Cinza, verde e azul; b. Azul, cinza e verde; c. Verde, azul e cinza; d. Cinza, azul e verde. 29) Os switches são dispositivos: a. Capazes de estabelecer a comunicação de computadores distantes entre si e até mesmo com protocolos de comunicação diferentes;. b. Utilizados por uma tecnologia de rede desenvolvida pela IBM chamada Tolken Ring, cujo príncipio de operação é a comunicação em forma de circuito fechado; c. Semelhantes a hubs, mas não repetem o mesmo pacote para todas as portas. Cada pacote é dirigido para o dispositivo de destino, evitando colisões e excesso de tráfego; d. Da estrutura de nível mais alto em uma rede composta por várias sub-redes. O switch é composto por linhas de conexão de alta velocidade, que se conectam as linhas de menor velocidade.

8 30) No sistema operacional Linux, o comando:. a. pwd mostra a senha de sua conta;. b. Mkdir destrói um diretório; c. Shutdown r +5 faz com que o sistema reinicie após 5 minutos; d. who mostra a versão do Linux e a quantidade de memória do computador. 31) Qual das seguintes alternativas se refere a um acesso de senhas não autorizado? a. Autenticação; b. Integridade; c. Controle de Acesso; d. Não Repúdio. 32) Qual das seguintes alternativas seria o alvo preferencial de um hacker em qualquer sistema operacional de rede? a. Uma conta normal de usuário; b. Uma conta padrão de administrador; c. Uma conta temporária de usuário; d. Operadores de impressão. 33) Qual das extensões de arquivo não seria permitida como um anexo de ? a..doc; b..scr; c..txt; d..xls. 34) Senhas complexas são recomendadas para segurança. Qual das seguintes senhas seria mais resistente contra um ataque de força bruta? a. Gigabitx; b. Gigabit; c. 1W3s&7Yz1; d ) Que padrão wireless IEEE opera sobre uma freqüência de rádio de 2.4GHz e transmite a dados a um máximo de 11 Mbps? a b; b c; c e; d g.

9 36) Qual é a mais importante função da BIOS-ACPI?. a. Execução do sistema operacional; b. Detecção do hardware do sistema; c. Gerenciamento da energia do sistema; d. Remover componentes indesejados do sistema. 37) Qual das seguintes não.é uma vantagem da interface USB de impressão? a. Ela tem uma taxa de transferência mais alta que a conexão serial; b. Ela tem uma taxa de transferência mais alta que a conexão paralela; c. Ela automaticamente reconhece novos dispositivos; d. Ela permite a impressora comunicar-se com redes, servidores e estações de trabalho. 38) Sua impressora laser começou a imprimir linhas verticais negras nos documentos que ela imprime. Qual seria a causa mais provável? a. O driver de impressão está falhando; b. O fusor não está aquecendo propriamente; c. Existe toner na transferência do fio de corona; d. Existe um risco no tambor eletrofotográfico. 39) Qual o componente da impressora laser é responsável por tornar permanente a imagem sobre o papel? a. Fusor; b. Rolo de Saida; c. Fio Corona de Transferência; d. Prensador. 40) Qual dos seguintes tipos de partição é aquele de onde o Sistema Operacional deverá iniciar?. a. Primária; b. Logica; c. Extendida; d. Ativa. 41) Qual dos seguintes utilitários cria backups da configuração do sistema chamados pontos de restauro? a. Registro de Backup; b. Backup; c. Restauração do Sistema; d. Gerenciamento do Sistema.

10 42) Você está em uma janela de comando. Qual utilitário você deve usar para verificar se tem conexão com outro computador? a. IPCONFIG; b. CONNECT; c. PING; d. IP. 43) Você está em uma janela de comando.você quer tornar o arquivo chamado WORK.DOC apenas de leitura Que comando você deve usar para efetuar isso?. a. ATTRIB +R WORK.DOC; b. ATTRIB +RO WORK.DOC; c. ATTRIB WORK.DOC; d. READONLY WORK.DOC. 44) Qual a técnica utilizada em páginas web para impedir que softwares automatizados executem ações que degradam a qualidade do serviço? a. Detector de macros; b. Detector de vírus; c. Wireframe; d. CAPTCHA. 45) Entre as opções, qual endereço IP somente pode ser utilizado em intranets e redes privadas? a ; b ; c ; d

11 Paragraph Parte II: Inglês ( 5 questões ) Utilize o texto abaixo para responder as questões de 46 a 50. Mathematical Bases 1 1 The system of numeration that is now most widely used is a base-10 system with the following characteristics: each number from 1 to 10 as well as the powers of 10 (such as one hundred or one thousand) has a distinctive name, and the names of the other number tend to be combinations of the names of the numbers from 1 to 10 and the power of 10. In most Indo-European, Semitic, and Mongolian languages, the numerical systems have a decimal base and conform at least approximately to this theoretical model. The almost universal adoption of the base-10 numerical system was undoubtedly influenced by the fact that humans have ten fingers, since people most likely first learned to count on their fingers. Though the base-10 numerical systems are convenient for reasons of anatomy, they are not as mathematically practical as would be system based on perhaps 11 or 12. Some mathematicians have suggested that a base-11 system would be preferable to a base-10 system because 11 is a prime number (and is thus divisible only by 1 and 11), while 10 is not a prime number (because it is divisible by 1, 2, 5, and 10); others have suggested that a base-12 system would be preferable to a base-10 system because 12 is divisible by more whole numbers (1, 2, 3, 4, 6, 12) than is Base-10 numerical systems were not the only systems based on anatomical parts: there were also systems based on 5 and 20. While it is difficult to find a number system that is a purely base-5, or quinary, system, it is possible to find number systems that have traces of grouping by fives, and these systems are most likely what remains of older systems that developed from counting the fingers of one hand. In a quinary, there would be distinct units for number 1 through 5, but the words for numbers 6 through 9 are compounds of five-and-one, five-and-two, five-and-three, and so on. Remnants of quinary systems can be found today only in historical records of ancient languages, such as the language of the early Sumerians. 3 Examples of base-20, or vigesimal, systems, which most likely developed from counting by making use of all the digits, are common than are those of base-5 systems. A number of early cultures, including the Mayans, the Aztecs, and the Celts, developed numerical systems that involved counting by 20s. The Mayan calendar had 20 months of 20 days each, and the Mayans counted years in terms of 20-years periods rather than decades; study of the Aztec numbers for 1 through 20 show that the names of the first five numbers are related to the hand, the names of the number 11 through 16 are related to the toes on the other foot. In Celtic languages, counting is also done by 20s, and a number of other European languages maintain remnants of this characteristic. In French and Latin, the words for 20 are clearly remnants of a vigesimal system in that they are distinct words not derived from words for two-tens, which would occur in a purely base-10 system, and the way of expression the number 80 is by counting by 20s and saying four-twenties. In English, the way of counting by 20s was to use the word score; this method of counting was commonly used by Shakespeare and was still in use at the time of Abraham Lincoln, who opened his famous address at Gettysburg by saying: Four score and seven years ago 4 Some cultures had systems based upon 60, a system with a major drawback in that it requires 60 distinct words for numbers 1 through 60. In Sumerian, Babylonian, Greek, and Arab cultures, for example, the sexagesimal system were obviously not developed based on body parts, and numerous theories have been raised to explain how such systems came about, but it is not know conclusively which of these theories is correct. One hypothesis is that 60 was chosen as the base because it is the lowest number with a great many divisors (1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20, 30, 60). Another theory provides a 1 Longman Preparation Course Deborah Phillips, pág. 418.

12 more natural explanation for the use of 60 as base: the approximate number of days in a year is 360, which supposedly led to the use of 360 degrees in a circle and was reduced to the more manageable 60, which is one-sixth of 360. A third theory suggests that the use of 60 as base must have come about as a result of interchange between two different civilizations, one using a decimal (base 10) system and the other using a base-6 system. A weakness of this theory is that there is no historical foundation to support the existence of base-6 system. 46) The author begins paragraph 2 by mentioning Base-10 numerical systems in order to a. Introduce a new topic in paragraph 2; b. Indicate that base-10 systems are based on anatomy, while other systems are not; c. Emphasize that base-10 systems were less common than other systems; d. Relate the topic of paragraph 1 to the topic of paragraph 2. 47) The word traces in paragraph 2 could best replaced by a. Remnants; b. Tracks; c. Results; d. Processes. 48) The word digits in paragraph 3 could best be replaced by a. Hands; b. Numbers; c. Fingers and toes d. Measurements. 49) The passage in paragraph 3 indicates that all of the following languages show characteristics of a vigesimal system EXCEPT a. Latin; b. Celtic; c. English; d. Greek. 50) The word Interchange in paragraph 4 is closest in meaning to a. Barter; b. Absorption; c. Finance; d. Contact.

13

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues (diego@drsolutions.com.br) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES. Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) Redes de computadores. 1 Apresentação

REDE DE COMPUTADORES. Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) Redes de computadores. 1 Apresentação REDE DE COMPUTADORES Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) 1 Apresentação Conhecendo os alunos Conceitos básicos de redes O que é uma rede local Porque usar uma rede local 2 Como surgiram

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Conceito de Rede e seus Elementos. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos Prof. Marciano dos Santos Dionizio Conceito de Rede e seus Elementos O conceito de rede segundo Tanenbaum é: um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores

prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores prof.edney@superig.com.br Redes de Computadores Apresentação do professor, da disciplina, dos métodos de avaliação, das datas de trabalhos e provas; introdução a redes de computadores; protocolo TCP /

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/BA

Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/BA Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/BA Disciplina: Redes de Computadores Prof.: Rafael Freitas Reale Aluno: Data / / Prova Final de Redes Teoria Base 1) Qual o tipo de ligação e a topologia respectivamente

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais

Experiência 05: CONFIGURAÇÃO BÁSICA DE UMA REDE. Objetivo Geral Criar uma rede ponto-a-ponto com crossover e utiizando switch.

Experiência 05: CONFIGURAÇÃO BÁSICA DE UMA REDE. Objetivo Geral Criar uma rede ponto-a-ponto com crossover e utiizando switch. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO AULA PRÁTICA DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO Objetivo: Apresentar o modo de operação Ad Hoc de uma rede padrão IEEE 802.11g/b e implementá-la em laboratório. Verificar os fundamentos de associação/registro

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Hubs. Pontes (Bridges) Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula Complementar - EQUIPAMENTOS DE REDE 1. Repetidor (Regenerador do sinal transmitido) É mais usado nas topologias estrela e barramento. Permite aumentar a extensão do cabo e atua na camada física

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

REGRAS PARA SEGMENTAÇÃO

REGRAS PARA SEGMENTAÇÃO REGRAS PARA SEGMENTAÇÃO Professor Victor Sotero 1 Domínio de Colisão A conexão de vários computadores a um único meio de acesso compartilhado que não possui nenhum outro dispositivo de rede conectado cria

Leia mais

Equipamentos de Rede. Prof. Sérgio Furgeri 1

Equipamentos de Rede. Prof. Sérgio Furgeri 1 Equipamentos de Rede Repetidor (Regenerador do sinal transmitido)* Mais usados nas topologias estrela e barramento Permite aumentar a extensão do cabo Atua na camada física da rede (modelo OSI) Não desempenha

Leia mais

Redes de Computadores Aula 01

Redes de Computadores Aula 01 No Caderno Responda as Questões abaixo 1 O que significa o termo Rede? 2 Porque utilizar um Ambiente de Rede? 3 Defina LAN. 4 Defina WAN. 5 O que eu preciso para Montar uma Rede? 6 - O que eu posso compartilhar

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Conteúdo 1 Topologia de Redes 5 Escalas 5 Topologia em LAN s e MAN s 6 Topologia em WAN s 6 2 Meio Físico 7 Cabo Coaxial 7 Par Trançado 7 Fibra Óptica 7 Conectores 8 Conector RJ45 ( Par trançado ) 9 Conectores

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas EQUIPAMENTOS PASSIVOS DE REDES Ficha de Trabalho nº2 José Vitor Nogueira Santos FT13-0832 Mealhada, 2009 1.Diga

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Ação de copiar arquivos, como medida de segurança, permitindo sua recuperação em caso de perda.

Ação de copiar arquivos, como medida de segurança, permitindo sua recuperação em caso de perda. Informática para Concursos Marcelo Andrade Definições Ação de copiar arquivos, como medida de segurança, permitindo sua recuperação em caso de perda. Existem softwares capazes de automatizar esse processo,

Leia mais

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº

Turno/Horário Noturno PROFESSOR : Salomão Dantas Soares AULA Apostila nº UNIDADE 1I: SISTEMA COMPITACIONAL Elementos hardware e periféricos Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Sobre a arquitetura Ethernet Camadas da arquitetura Ethernet Topologias para redes Ethernet IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 É a arquitetura mais comum em redes locais

Leia mais

Equipamentos de Rede

Equipamentos de Rede Equipamentos de Rede Professor Carlos Gouvêa SENAIPR - Pinhais 2 Introdução Objetivos Finalidade dos equipamentos Equipamentos e descrição Nomenclatura de desenho técnico para redes Exercício de orientação

Leia mais

Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede

Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 3 Visão Geral de Equipamentos de Rede 2 Repetidor

Leia mais

COMPONENTES BÁSICOS DE

COMPONENTES BÁSICOS DE COMPONENTES BÁSICOS DE REDES 2ºPARTE Prof. Me. Hélio Esperidião SWITCH O SWITCH opera de forma mais inteligente. Ele analisa os pacotes de dados que chegam a ele e descobre os endereços de origem e destino.

Leia mais

Voltar. Placas de rede

Voltar. Placas de rede Voltar Placas de rede A placa de rede é o dispositivo de hardware responsável por envio e recebimento de pacotes de dados e pela comunicação do computador com a rede. Existem placas de rede on-board(que

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÃO 01 - Analise as seguintes afirmações relativas a cópias de segurança. I. No Windows é possível fazer automaticamente um backup, em um servidor de rede, dos arquivos que estão

Leia mais

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém Introdução Obrigado por adquirir o Repetidor / Roteador Wi-Fi N High Power - 150 Mbps (1T1R) Comtac. Utilizado principalmente para aumentar a cobertura da rede Wi-Fi em locais distantes do roteador principal.

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR

CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores

Leia mais

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma "mini-tabela" de roteamento:

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma mini-tabela de roteamento: Tutorial de TCP/IP - Parte 6 - Tabelas de Roteamento Por Júlio Cesar Fabris Battisti Introdução Esta é a sexta parte do Tutorial de TCP/IP. Na Parte 1 tratei dos aspectos básicos do protocolo TCP/IP. Na

Leia mais

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Fundamentos de Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Fundamentos de Hardware Os seguintes links representam

Leia mais

Como instalar Windows XP

Como instalar Windows XP Como instalar Windows XP 1 Como instalar Windows XP Existem 2 opções para instalar XP: Opção A: para micro novo sem Sistema Operacional instalado (Exemplo de sistema operacional:windows 98, Windows 2000,

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes. Capítulo1 - Introdução à Redes. Associação dos Instrutores NetAcademy - Agosto de 2007 - Página

CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes. Capítulo1 - Introdução à Redes. Associação dos Instrutores NetAcademy - Agosto de 2007 - Página CCNA 1 Conceitos Básicos de Redes Capítulo1 - Introdução à Redes 1 Requisitos para Conexão à Internet Para disponibilizar o acesso de um computador à rede, devem ser levados em consideração 03 parâmetros:

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Fabricio Breve Um dos primeiros tipos de cabos utilizados em rede Possui dois fios, sendo um uma malha que envolve o cabo em toda a sua extensão Essa malha funciona como

Leia mais

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento Procedimento Visão geral Antes de usar a máquina Brother em um ambiente de rede, você precisa instalar o software da Brother e também fazer as configurações de rede TCP/IP apropriadas na própria máquina.

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Conceito de Redes Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores

Leia mais

Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750

Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750 Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750 Equipamento compacto e de alto poder de processamento, ideal para ser utilizado em provedores de Internet ou pequenas empresas no gerenciamento de redes e/ou no balanceamento

Leia mais

Uc-Redes Técnico em Informática André Luiz Silva de Moraes

Uc-Redes Técnico em Informática André Luiz Silva de Moraes Roteiro 2: Conceitos Básicos de Redes: parte 1 Neste roteiro são detalhados os equipamentos componentes em uma rede de computadores. Em uma rede existem diversos equipamentos que são responsáveis por fornecer

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF.

REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF. 1 REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF. MARCIO BALIAN E L A B O R A Ç Ã O : M Á R C I O B A L I A N / T I A G O M A

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais

Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Configurando e Implantando o Windows Server 2003 Fabricio Breve Requisitos de Hardware de Sistema Processador Mínimo: 266 MHz Mínimo ideal:

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager

Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Perguntas frequentes do Samsung Drive Manager Instalação P: Meu Disco Rígido Externo Samsung está conectado, mas nada está acontecendo. R: Verifique a conexão a cabo USB. Se seu Disco Rígido Externo Samsung

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATEMÁTICA IFPB Concurso Público para o provimento de cargos técnico-administrativos Edital Nº 143/011 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATEMÁTICA 6. Considere a função f : IN * IN, que associa a cada número natural positivo

Leia mais

sala de aula SMART Sync 2010 para sistemas operacionais Windows.

sala de aula SMART Sync 2010 para sistemas operacionais Windows. P E N S E N O M E I O A M B I E N T E A N T E S D E I M P R I M I R Notas de versão SMART Sync 2010 para sistemas operacionais Windows Sobre estas notas de versão Estas notas de versão resumem as alterações

Leia mais

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela?

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? HP Easy Printer Care Perguntas freqüentes Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? O HP Easy Printer Care só pode ser usado através de USB ou de uma conexão paralela se

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Equipamentos de Redes Prof. Eduardo Cabos de redes O cabo de rede é composto de 8 pares de fios de cobre separados por cores e é responsável por fazer a comunicação entre os computadores

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática Aula 06 Redes de Computadores francielsamorim@yahoo.com.br 1- Introdução As redes de computadores atualmente constituem uma infraestrutura de comunicação indispensável. Estão

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

REDES COMPONENTES DE UMA REDE

REDES COMPONENTES DE UMA REDE REDES TIPOS DE REDE LAN (local area network) é uma rede que une os micros de um escritório, prédio, ou mesmo um conjunto de prédios próximos, usando cabos ou ondas de rádio. WAN (wide area network) interliga

Leia mais

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - III

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - III APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - III 1 REDE DE COMPUTADORES III 1. Introdução MODELO OSI ISO (International Organization for Standardization) foi uma das primeiras organizações a definir formalmente

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Euber Chaia Cotta e Silva Redes e a Internet Conceitos Básicos 01 Para que você possa entender o que é e como funciona a Internet é necessário primeiro compreender...

Leia mais

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos.

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. REDES DE COMPUTADORES CABO COAXIAL É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. Topologias de rede A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi

Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Manutenção de Computadores

Manutenção de Computadores Manutenção de Computadores Assunto a ser estudado: Armazenamento; Energia; Dispositivos de Entrada e Saída; Placa Mãe; Sistema de Arquivo; Processadores; Refrigeração; Memória; Vídeo; Instalação de sistemas

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

10.3.1.10 Lab - Configurando o Firewall do Windows XP

10.3.1.10 Lab - Configurando o Firewall do Windows XP 5.0 10.3.1.10 Lab - Configurando o Firewall do Windows XP Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá explorar o Firewall do Windows XP e definir algumas configurações avançadas. Equipamento

Leia mais

Curso básico em técnicas de manutenção para activistas comunitários

Curso básico em técnicas de manutenção para activistas comunitários Curso básico em técnicas de manutenção para activistas comunitários Modulo I INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO INFORMÁTICO Respostas as perguntas do modulo I Aula 1 1. Qual dos seguintes itens faz parte do kit

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Arquitetura Token Ring Arquitetura FDDI IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Usada em redes que possuem computadores de grande porte da IBM Opera nas camadas 1 e 2 do

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Online Help StruxureWare Data Center Expert

Online Help StruxureWare Data Center Expert Online Help StruxureWare Data Center Expert Version 7.2.7 Appliance virtual do StruxureWare Data Center Expert O servidor do StruxureWare Data Center Expert 7.2 está agora disponível como um appliance

Leia mais

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Protocolo O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Máquina: Definem os formatos, a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede e as ações a serem tomadas

Leia mais

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO)

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) Par Trançado UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) O cabo UTP é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado um do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa, que não possui

Leia mais

SUMÁRIO 3 DAJE. 3 cartórios online E cartórios off-line

SUMÁRIO 3 DAJE. 3 cartórios online E cartórios off-line SUMÁRIO 3 introdução 3 DEFINIÇÕES 3 DAJE 3 cartórios online E cartórios off-line 4 instalação 4 Requisitos básicos de equipamentos para a instalação 4 Verificações a serem feitas antes de instalar o sistema

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais

Fundamentos de Redes de Computadores. Elementos de Redes Locais Fundamentos de Redes de Computadores Elementos de Redes Locais Contexto Implementação física de uma rede de computadores é feita com o auxílio de equipamentos de interconexão (repetidores, hubs, pontos

Leia mais

(Open System Interconnection)

(Open System Interconnection) O modelo OSI (Open System Interconnection) Modelo geral de comunicação Modelo de referência OSI Comparação entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP Analisando a rede em camadas Origem, destino e pacotes de

Leia mais

Arquitetura de Computadores Arquitetura de entrada e saída

Arquitetura de Computadores Arquitetura de entrada e saída Arquitetura de Entrada e Saída Arquitetura de Computadores Arquitetura de entrada e saída Barramento Meio de transmissão de dados entre a CPU, a memória principal e os dispositivos de entrada e saída.

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Fundamentos em Informática Mundo Globalizado Acelerado desenvolvimento tecnológico

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER

EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER EMULADOR 3270 VIA WEB BROWSER Host On-Demand - HOD Versão 6.0 Fev/2002 Suporte Técnico: Central de Atendimento SERPRO CAS 0800-782323 Gilson.Pereira@serpro.gov.br Marcio.Nunes@serpro.gov.br O que é o serviço

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS CAR. 48 Hosts Link C 6 Hosts

PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS CAR. 48 Hosts Link C 6 Hosts CTRA C U R S O SUPERIOR EM REDES E AMBIENTES OPERACIONAIS CAR Componentes Ativos de Rede Prof.: Roberto J.L. Mendonça PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS CAR 1. De acordo com a figura abaixo determine os endereços

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação AULA 01 INTRODUÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação CONCEITO Dois ou mais computadores conectados entre si permitindo troca de informações, compartilhamento de

Leia mais

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é:

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é: Prova sobre informática para concursos. 01 A definição de Microcomputador é: a) Equipamento com grade capacidade de memória principal (256 Megabytes), vários processadores, alta velocidade de processamento.

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Placas Adaptadoras e montagem de Redes

Placas Adaptadoras e montagem de Redes Placas Adaptadoras e montagem de Redes Objetivos da aula: 1 - Descrever a função da placa adaptadora de rede em uma rede. 2 - Descrever as opções de configuração para placas adaptadoras de rede. 3 - Listar

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

TRBOnet ENTERPRISE. Guia de Instalação. NEOCOM Ltd

TRBOnet ENTERPRISE. Guia de Instalação. NEOCOM Ltd TRBOnet ENTERPRISE Guia de Instalação 1. Visão Geral A arquitetura do TRBOnet Enterprise é composto de 3 componentes lógicos: O software servidor (TRBOnet Radio Server), que implementa o protocolo MOTOTRBO

Leia mais

Capítulo 1: Introdução às redes de computadores

Capítulo 1: Introdução às redes de computadores ÍNDICE Capítulo 1: Introdução às redes de computadores Redes domésticas... 3 Redes corporativas... 5 Servidor... 5 Cliente... 7 Estação de trabalho... 8 As pequenas redes... 10 Redes ponto-a-ponto x redes

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 LIGANDO MICROS EM REDE Copyright 2007, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro

Leia mais

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS.

INTRODUÇÃO BARRAMENTO PCI EXPRESS. INTRODUÇÃO BARRAMENTO EXPRESS. O processador se comunica com os outros periféricos do micro através de um caminho de dados chamado barramento. Desde o lançamento do primeiro PC em 1981 até os dias de hoje,

Leia mais