LUIZ GONZAGA - VIDA E OBRA :::

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LUIZ GONZAGA - VIDA E OBRA :::"

Transcrição

1

2 Luiz Gonzaga ( ) Músico brasileiro, sanfoneiro, cantor e compositor, Luiz Gonzaga foi o responsável pela valorização dos ritmos nordestinos. Levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro. Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de Filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro de 8 baixos" e Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos. Luiz Gonzaga desde menino já tocava sanfona. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado compra sua primeira sanfona. Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocá-lo. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Antes dos dezoito anos Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luiz e Nazaré namoraram algum tempo escondidos e planejavam o futuro.

3 Januário e Santana lhe deram uma surra ao descobrirem que ele se envolveu com a moça. Revoltado por não poder casar-se com a moça e por não querer morrer nas mãos do pai dela, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército no Crato (Ceará). Com a Revolução de 30 viaja pelo país. Em 1933, servindo em Minas Gerais, é reprovado num concurso de músico para o exército, passa a ser o corneteiro da tropa. Tem aulas de sanfona com o soldado Domingos Ambrósio. Luiz Gonzaga deixa o exército, depois de nove anos sem dar notícias à família. Foi para o Rio de Janeiro e passou a tocar nos mangues, no cais em bares, nos cabarés da Lapa, além de se apresentar nas ruas, passando o chapéu para recolher dinheiro. Começou a participar de programas de calouros, inicialmente sem êxitos, até que, no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, solou uma música sua, "Vira e mexe" e ficou em primeiro lugar. A partir de então, começou a participar de vários programas radiofônicos, inclusive gravando discos, como sanfoneiro, para outros artistas. Tocando como sanfoneiro da dupla Genésio Arruda e Januário, é descoberto e levado pela gravadora RCA Vitor, a gravar seu primeiro disco. Prosseguiu fazendo programas de rádios, que estavam no auge e tinham artistas contratados. Trabalhou na Rádio Clube do Brasil e na Rádio Tamoio e prosseguia gravando seus mais de 50 solos de sanfona. Em 1943, já na Rádio Nacional, passou a se vestir como vaqueiro nordestino e começou a parceria com Miguel Lima, que colocou letra em "Vira e mexe", transformando-a em "Chamego", com bastante sucesso. Nessa época, recebeu de Paulo Gracindo o apelido de Lua.

4 Sua parceria com Miguel Lima decolou e várias músicas fizeram sucesso: "Dança, Mariquinha" e "Cortando Pano", "Penerô Xerém" e "Dezessete e Setecentos", agora gravadas pelo sanfoneiro e, também cantor, Luiz Lua Gonzaga. No mesmo ano, tornou-se parceiro do cearense Humberto Teixeira, com quem sedimentou o ritmo do baião, com músicas que tematizavam a cultura e os costumes nordestinos. Seus sucessos eram quase anuais: "Baião" e "Meu Pé de Serra" (1946), "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" e "Mangaratiba" (1948) e "Paraíba" e "Baião de Dois" (1950). Em 1945, assumiu a paternidade de Gonzaguinha, seu filho com a cantora e dançarina Odaléia. E em 1948, casou-se com Helena das Neves. Dois anos depois, conheceu Zé Dantas, seu novo parceiro, pois Teixeira cumpria mandato de deputado estadual, afastando-se da música. Já em 1950, fizeram sucesso com "Cintura Fina" e "A Volta da Asa Branca". Nessa década, a música nordestina viveu sua fase áurea e Luiz Gonzaga virou o Rei do Baião. Outros ritmos, como a bossa-nova, subiram ao palco. O Rei do Baião voltou a fazer shows pelo interior, sem perder a popularidade. Zé Dantas faleceu em 1962 e o rei fez parcerias com Hervê Cordovil, João Silva e outros. "Triste Partida" (1964), de Patativa do Assaré, foi também um grande sucesso. Suas músicas começaram a ser regravadas pelos jovens cantores: Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Caetano Veloso, que o citavam como uma das influências. Durante os anos 70, fez shows no Teatro Municipal, de São Paulo e no Tereza Raquel, do Rio de Janeiro.

5 Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Raimundo Fagner, Dominguinhos elba Ramalho, Milton Nascimento etc. Cantou para o Papa Paulo II em Fortaleza. Cantou em París a convite da cantora amazonense Nazaré Pereira. Recebeu o prêmio Nipper de ouro e dois discos de ouro pelo disco "Sanfoneiro Macho". Sua dupla com Gonzaguinha deu certo. Fizeram shows por todo o país com "A Vida de Viajante", passando a ser chamado de Gonzagão.

6 Em 84, recebeu o primeiro disco de ouro com "Danado de Bom". Por esta época apresentou-se duas vezes na Europa; e começaram a surgir os livros sobre o homem simples e, por vezes, até ingênuo, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções.em 1988 se separa de Helena e assume o relacionamento com Edelzita Rabelo. Luiz Gonzaga foi internado no Recife, no Hospital Santa Joana, no dia 21 de junho de 1989 e no dia 2 de agosto veio a falecer vítima de parada cardiorrespiratória. Foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal.

7 CRONOLOGIA DA VIDA DE LUIZ GONZAGA 1912 Dia 13 de dezembro, sexta-feira. Nasce LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO, na Fazenda Caiçara em Exu, situada junto a Serra do Araripe, Pernambuco. Segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos, o Mestre Januário, sanfoneiro de 8 baixos afamado na região e Ana Batista de Jesus, conhecida por Santana O filho do Mestre Januário recebe seu primeiro cachê ao tocar substituindo o sanfoneiro em festa tradicional na fazenda: 20$000 (vinte mil réis). Ainda adolescente, torna-se conhecido em boa parte das regiões vizinhas Aos treze anos, Luiz Gonzaga compra sua primeira sanfona, na cidade de Ouricuri, graças ao empréstimo concedido pelo coronel Manoel Ayres de Alencar: um 8 Baixos, Koch, marca veado, igual ao do Mestre Januário, ao preço de 120 mil réis. Quando saldou sua dívida, anunciou ao coronel Ayres que não iria mais trabalhar com ele, pois a partir de então, seria sanfoneiro profissional Participa de um grupo de escoteiros e conhece Nazarena, por quem se apaixona e com quem namora às escondidas. Rejeitado pelo pai da moça, de família importante, aproveita o dia da feira e vai tirar satisfações da desfeita armado com uma faquinha,

8 após uns goles de cana. Leva uma surra de Santana e foge de casa para o Crato, no Ceará, onde vende sua sanfoninha de 8 baixos Luiz Gonzaga aumenta sua idade para sentar praça no Exército, na cidade de Fortaleza. Com o advento da Revolução de 30 segue em missão militar pelo Brasil como soldado Nascimento. Mestre Januário consegue reaver a sanfona vendida no Crato por 80 mil réis, através de um amigo, o Sr. José Lindolfo Após o término do tempo legal de serviço militar, o soldado Nascimento escolhe continuar servindo no Exército, instituição que representou o papel de uma grande e importante escola. Nas horas vagas acompanhava, pelos programas de rádio, os sucessos musicais da época Por não conhecer a escala musical, é reprovado num concurso para músico numa unidade do exército em Minas Gerais. Vira tambor-corneteiro e ganha o apelido de "bico de aço" Gonzaga aprende a tocar sanfona de 120 baixos em Minas Gerais, com um soldado de polícia chamado Domingos Ambrósio. Para treinar, adquire uma sanfona de 48 baixos e aproveita as folgas da caserna para tocar em festas.

9 1938 Gonzaga é ludibriado por um caixeiro-viajante, a quem paga 500 mil réis em prestações mensais para adquirir uma sanfona branca, Honner, de 80 baixos. Foge do quartel em Ouro Fino (MG), para ir buscar a sanfona em São Paulo. Lá chegando, descobre que não vendiam sanfona no endereço que o caixeiro lhe dera. Ao retornar ao hotel onde se hospedara, acaba comprando uma sanfona igualzinha à que tinha ido buscar, pelo valor das prestações que faltavam pagar, 700 mil réis e que ele havia arrecadado com a venda da sanfona de 48 baixos Luiz Gonzaga dá baixa das Forças Armadas, impulsionado por um decreto que proibia para os soldados um engajamento superior a dez anos no Exército. Desembarca no Rio com bilhetes comprados para Recife, de navio e Exu, de trem. Enquanto aguardava a chegada do navio que o levaria ao Recife, resolve conhecer o Mangue, o bairro boêmio vizinho. E lá, com sua sanfona Honner branca, faz sucesso tocando valsas, tangos, choros, foxtrotes e outros ritmos da época. Através de um músico amigo, o baiano Xavier Pinheiro, casado com uma portuguesa, Gonzaga vai morar no morro de São Carlos, à época tranqüilo reduto português no Rio Luiz Gonzaga modifica o seu repertório, pressionado por estudantes cearenses e consegue tirar nota máxima no programa Calouros em desfile, de Ary Barroso, na Rádio Tupi executando a música Vira e Mexe, um "xamego" (chorinho) lá do seu péde-serra. Pouco tempo depois vai trabalhar com Zé do Norte no programa A hora sertaneja, na Rádio Transmissora. Chega ao

10 Rio seu irmão José Januário Gonzaga, fugindo da seca devastadora e trazendo um pedido de ajuda por parte de Santana. Zé Gonzaga passa a morar com o irmão de março. Data da primeira participação de Luiz Gonzaga numa gravação da Victor, atuando como sanfoneiro da dupla Genésio Arruda e Januário França, na "cena cômica" A viagem de Genésio. Seu talento chama a atenção de Ernesto Augusto Matos, chefe do setor de vendas da Victor. E no dia 14 de março Luiz Gonzaga grava, assinando pela primeira vez como artista principal e exclusivo da Victor, quatro músicas que são lançadas em dois 78 rotações. É publicada a primeira reportagem sobre Luiz Gonzaga na revista carioca Vitrine, com o título Luiz Gonzaga, o virtuoso do acordeom. Ainda em 41, Gonzaga grava mais dois 78 rotações. O sucesso havia chegado e Gonzaga já era chamado como "o maior sanfoneiro do nordeste e até do Brasil" O apelido "Lua", invenção de Dino 7 Cordas pelo rosto arredondado de Gonzaga, é divulgado pelo radialista Paulo Gracindo na Rádio Nacional de abril. Luiz Gonzaga grava o 25º disco de sua carreira como sanfoneiro e o primeiro como cantor, com as músicas Dança Mariquinha, mazurca de sua autoria com letra de Miguel Lima e Impertinente, polca também de sua autoria, instrumental. Mas a afirmação como intérprete só chega com o 31º disco, lançado em novembro, pelo sucesso estrondoso da mazurca

11 Cortando o pano, uma parceria com Miguel Lima e Jeová Portella. Em 22 de setembro nasce Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, Gonzaguinha, fruto de um relacionamento com a cantora Odaléia Guedes. Desejoso de encontrar o parceiro certo para expressar sua musicalidade sertaneja, Luiz Gonzaga procura o cearense Lauro Maia. Este apresenta-lhe o cunhado, também cearense, advogado e poeta, Humberto Teixeira. Era o mês de agosto. Esse primeiro encontro rendeu a primeira parceria, No meu pé de serra, xote que só seria gravado em novembro do ano seguinte No mês de outubro o conjunto Quatro Ases e um Coringa, da Odeon, acompanhado pela sanfona de Luiz Gonzaga, grava a segunda parceria de Gonzaga e Humberto Teixeira, a música Baião, sucesso em todo país. Depois de receber a visita de Santana, Gonzaga volta à sua terra exu, após 16 anos ausente. No retorno para o Rio, passa pela primeira vez no Recife, participando de vários programas de rádio e muitas festas. Nesse momento conhece Sivuca, Nelson Ferreira, Capiba e Zédantas estudante de medicina, músico por vocação, apaixonado pela cultura nordestina Luiz Gonzaga grava em março o 78 rpm que se tornaria um clássico da música brasileira: a toada Asa Branca, sua terceira parceria com Humberto Teixeira, inspirado no repertório de tradição oral nordestino. A partir desse ano, Luiz Gonzaga adota o chapéu de couro semelhante ao usado por Lampião, a quem tinha verdadeira admiração, à sua apresentação artística, - embora a Rádio Nacional ainda não o permitisse

12 apresentar-se 'como cangaceiro' nos seus programas - assumindo, ao mesmo tempo em que também plasmava, a identidade nordestina no cenário nacional. Num domingo de julho, Gonzaga conhece na Rádio Nacional, a contadora Helena das Neves Cavalcanti e a contrata para ser sua secretária. Rapidamente o namoro acontece e Gonzaga pensa em casar No dia 16 de junho Luiz Gonzaga e Helena casam-se no Rio de Janeiro e passam a morar, juntamente com a mãe de Helena, dona Marieta, no bairro de Cachambi Aproveitando uma folga entre as gravações, Luiz Gonzaga leva a esposa e sogra para conhecerem o Araripe e sua terra. Porém, interrompem a viagem quando estavam no Crato, por causa das desavenças e mortes entre os Sampaio e os Alencar. A grande violência que marcava a disputa entre os clãs rivais ameaçava sua família, ligada aos Alencar. Preocupado, Gonzaga aluga uma casa no Crato, para onde leva seus pais e irmãos enquanto preparava a mudança de sua família para o Rio de Janeiro, o que ocorreu ainda em Em janeiro, o médico formando Zédantas chega ao Rio, a fim de prestar residência no Hospital dos Servidores, para alegria

13 de Gonzaga, que vai esperá -lo na plataforma da estação de trem. Nesse ano, Luiz Gonzaga lançou, gravando ou cedendo para outros intérpretes, mais de vinte músicas inéditas, a maioria parcerias com Humberto Teixeira e Zédantas que se tornariam clássicos da MPB. Em junho lança a música A dança da moda, parceria com Zédantas que retratava a febre nacional pelo baião Luiz Gonzaga já era o consagrado 'Rei do Baião' e o advogado Humberto Teixeira o 'Doutor do Baião'! Em maio Luiz Gonzaga sofre um grave acidente de carro, junto com seus músicos: João André Gomes, apelidado Catamilho, do zabumba e Zequinha, do triângulo. Humberto Teixeira candidata-se a Deputado Federal e recebe o apoio do parceiro. Durante todo o ano de 51 Gonzaga foi convidado permanente da série No Mundo do Baião, produzido por Zédantas, parte das atrações do Departamento de Música Brasileira da Rádio Nacional, cuja direção era de Humberto Teixeira. Gonzaga havia aproximado os dois parceiros, mas essa convivência era difícil e durou pouco tempo. Foi No Mundo do Baião que Luiz Gonzaga coroou, com chapéu de couro, Carmélia Alves como Rainha do Baião. Ela interpretava o baião com acompanhamento de orquestra e levava a música do Rei para as boates e ambientes da elite. Luiz Gonzaga e Helena adotam uma menina: Rosa Maria.

14 1952 Outubro de 1952, data do 71º disco da carreira de Gonzaga, o último 78 rpm com Humberto Teixeira, músicas já lançadas em anos anteriores. Hervê Cordovil é apresentado à Gonzaga por Carmélia Alves e tornam-se parceiros Catamilho é afastado por Gonzaga do seu conjunto e Zequinha o acompanha. Gonzaga contrata Jurai Nunes, o Cacau, para tocar zabumba e Oswaldo Nunes Pereira, o Xaxado para o triângulo. Mais tarde, por causa de sua baixa estatura, Xaxado seria apelidado de Salário Mínimo Luiz Gonzaga conhece Neném, mais tarde Dominguinhos, aos 14 anos, na cidade de Garanhuns. Nesse mesmo ano seu primo, o vaqueiro Raimundo Jacó, é assassinado na região do Araripe Luiz Gonzaga apresenta o trio formado por Marinês, Abdias e Chiquinho, que ficou conhecido como Patrulha de Choque Luiz Gonzaga Marinês é coroada Rainha do Xaxado na Rádio Mayrink Veiga. A cantora japonesa Keiko Ikuta grava as músicas Baião de Dois e Paraíba de junho: morre Santana, vitimada pela doença de Chagas, no Rio de Janeiro. 05 de novembro: Januário, aos 71 anos, casase com Maria Raimunda de Jesus, 32 anos, no Exu. Gonzaga participa, gratuitamente, da campanha de Jânio Quadros à Presidência da República.

15 1961 Gonzaguinha vai morar com o pai em Cocotá, Rio de Janeiro. Luiz Gonzaga torna-se maçom e sofre outro acidente de carro que lhe desfigura o lado direito do rosto, ferindo gravemente o seu olho de março: morre Zédantas, aos 41 anos. Luiz Gonzaga conhece João Silva Luiz Gonzaga teve sua sanfona Universal, preta, roubada. Antenógenes Silva, seu amigo e afinador, lhe empresta uma sanfona branca. A partir de então, adota a cor branca para suas sanfonas e a inscrição "É do povo" em todos os seus instrumentos. Luiz Gonzaga conhece o poeta cearense Patativa do Assaré Gonzaga compra terrenos em Exu, onde irá construir o Parque Aza Branca Carlos Imperial, apresentador de programas de rádio e televisão espalha o boato de que The Beatles gravara a toada Asa Branca. Luiz Gonzaga conhece Edelzuíta Rabelo, advogada, numa festa junina em Caruaru A Missa do Vaqueiro é celebrada pela primeira vez em memória de Raimundo Jacó. Desde então passa a ser anualmente celebrada, tornando-se evento tradicional em Pernambuco.

16 1972 Gonzaga apresenta o espetáculo Luiz Gonzaga volta para curtir, no Teatro Tereza Rachel, no Rio, produzido por Capinam, para uma platéia formada maciçamente por estudantes. Nesse ano, rompe o contrato de 32 anos com a RCA Gonzaga é levado para a EMI-Odeon por Fernando Lobo, onde permanece por dois anos. Recebe o título de Cidadão Paulista e inicia a reforma dos imóveis que havia comprado na entrada da cidade de Exu Luiz Gonzaga reencontra Edelzuíta, o grande amor da fase final de sua vida Luiz Gonzaga assina novamente contrato com a RCA Victor de junho: morre o Mestre Januário No mês de outubro morre Humberto Teixeira.

17 1980 Luiz Gonzaga canta para o Papa João Paulo II na capital cearense. Inicia em parceria com Gonzaguinha, a turnê do show Vida do Viajante, que percorre várias cidades brasileiras estendendo-se até o ano seguinte, quando é lançado o álbum duplo da gravação do show, ao vivo Luiz Gonzaga viaja para Paris, onde se apresenta na casa de espetáculos Bobino, na noite de 16 de maio, a convite da cantora amazonense Nazaré Pereira. A partir desse ano, Luiz Gonzaga passa a assinar como Gonzagão quase todos os seus disco, forma como havia sido chamado por ocasião de sua turnê com Gonzaguinha Gonzaga recebe o primeiro disco de Ouro com o LP Danado de Bom, no qual tinha João Silva por principal parceiro e que receberia um segundo Disco de Ouro em seguida. João Silva seria seu grande parceiro, a partir de então. Morre Jackson do Pandeiro. Gonzaga recebe o Prêmio Shell Gonzaga recebe o prêmio Nipper de Ouro, homenagem internacional da RCA a um artista de seu quadro. Luiz Gonzaga recebe dois discos de ouro para o LP Sanfoneiro Macho.

18 1986 Luiz Gonzaga participa do festival de música brasileira na França, Couleurs Brésil evento que inaugura o programa dos anos Brasil-França O Rei do Baião apresentou-se na Grande Halle de La Villette no show de encerramento, junto com outros artistas brasileiros, para um público aproximado de 15 mil pessoas. O LP Forró de Cabo a Rabo, deu a Luiz Gonzaga dois discos de ouro e um de platina Em junho pede o desquite, separa-se de Helena e assume o relacionamento com Edelzuíta Rabelo. Neste ano também desliga-se definitivamente da RCA Luiz Gonzaga grava pela Copacabana Records seus últimos discos. 21 de junho: é internado no Hospital Santa Joana, no Recife. 02 de agosto: morre Luiz Gonzaga, aos 76 anos de idade.

19 Sucessos - A dança da moda, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950) - A feira de Caruaru, Onildo Almeida (1957) - A letra I, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953) - A morte do vaqueiro, Luiz Gonzaga e Nelson Barbalho (1963) - A triste partida, Patativa do Assaré (1964) - A vida do viajante, Hervé Cordovil e Luiz Gonzaga (1953) - Acauã, Zé Dantas (1952) - Adeus, Iracema, Zé Dantas (1962) - Á-bê-cê do sertão, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953) - Adeus, Pernambuco, Hervé Cordovil e Manezinho Araújo (1952) - Algodão, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953) - Amanhã eu vou, Beduíno e Luiz Gonzaga (1951) - Amor da minha vida, Benil Santos e Raul Sampaio (1960) - Asa-branca, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1947) - Assum-preto, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950) - Ave-maria sertaneja, Júlio Ricardo e O. de Oliveira (1964) - Baião, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1946) - Baião da Penha, David Nasser e Guio de Morais (1951) - Beata Mocinha, Manezinho Araújo e Zé Renato (1952) - Boi bumbá, Gonzaguinha e Luiz Gonzaga (1965) - Boiadeiro, Armando Cavalcanti e Klécius Caldas (1950) - Cacimba Nova, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1964) - Calango da lacraia, Jeová Portela e Luiz Gonzaga (1946) - O Cheiro de Carolina, - Sua Sanfona e Sua Simpatia -

20 Amorim Roxo e Zé Gonzaga (1998) - Chofer de praça evaldo Ruy e Fernando Lobo (1950) - Cigarro de paia, Armando Cavalcanti e Klécius Caldas (1951) - Cintura fina, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950) - Cortando pano, Jeová Portela, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1945) - Dezessete légua e meia, Carlos Barroso e Humberto Teixeira (1950) - Feira de gado, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1954) - Firim, firim, firim, Alcebíades Nogueira e Luiz Gonzaga (1948) - Fogo sem fuzil, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1965) - Fole gemedor, Luiz Gonzaga (1964) - Forró de Mané Vito, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950) - Forró de Zé Antão, Zé Dantas (1962) - Forró de Zé do Baile, Severino Ramos (1964) - Forró de Zé Tatu, Jorge de Castro e Zé Ramos (1955) - Forró no escuro, Luiz Gonzaga (1957) - Fuga da África, Luiz Gonzaga (1944) - Hora do adeus, Luiz Queiroga e Onildo Almeida (1967) - Imbalança, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1952) - Jardim da saudade, Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues (1952) - Juca, Lupicínio Rodrigues (1952) - Lascando o cano, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1954) - Légua tirana, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1949) - Lembrança de primavera, Gonzaguinha (1964) - Liforme instravagante, Raimundo Granjeiro (1963) - Lorota boa, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1949) - Moda da mula preta, Raul Torres (1948)

21 - Moreninha tentação, Sylvio Moacyr de Araújo e Luiz Gonzaga (1953) - No Ceará não tem disso, não, Guio de Morais (1950) - No meu pé de serra, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1947) - Noites brasileiras, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1954) - Numa sala de reboco, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1964) - O maior tocador, Luiz Guimarães (1965) - O xote das meninas, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1953) - Ô véio macho, Rosil Cavalcanti (1962) - Obrigado, João Paulo, Luiz Gonzaga e Padre Gothardo (1981) - O fole roncou, Luiz Gonzaga e Nelson Valença (1973) - Óia eu aqui de novo, Antônio Barros (1967) - Olha pro céu, Luiz Gonzaga e Peterpan (1951) - Ou casa, ou morre elias Soares (1967) - Ovo azul, Miguel Lima e Paraguaçu (1946) - Padroeira do Brasil, Luiz Gonzaga e Raimundo Granjeiro (1955) - Pão-duro, Assis Valente e Luiz Gonzaga (1946) - Pássaro carão, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1962) - Pau-de-arara, Guio de Morais e Luiz Gonzaga (1952) - Paulo Afonso, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1955) - Pé de serra, Luiz Gonzaga (1942) - Penerô xerém, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1945) - Perpétua, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1946) - Piauí, Sylvio Moacyr de Araújo (1952) - Piriri, Albuquerque e João Silva (1965) - Quase maluco, Luiz Gonzaga e Victor Simon (1950) - Quer ir mais eu?, Luiz Gonzaga e Miguel Lima (1947)

22 - Quero chá, José Marcolino e Luiz Gonzaga (1965) - Padre sertanejo, Helena Gonzaga e Pantaleão (1964) - Respeita Januário, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950) - Retrato de Um Forró,Luiz Ramalho e Luiz Gonzaga (1974) - Riacho do Navio, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1955) - Sabiá, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1951) - Sanfona do povo, Luiz Gonzaga e Luiz Guimarães (1964) - Sanfoneiro Zé Tatu, Onildo Almeida (1962) - São-joão na roça, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1952) - Siri jogando bola, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1956) - Vem, morena, Luiz Gonzaga e Zé Dantas (1950) - Vira-e-mexe, Luiz Gonzaga (1941) - Xanduzinha, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga (1950) - Xote dos cabeludos, José Clementino e Luiz Gonzaga (1967)

Apresentou-se no programa de auditório de Ary Barroso, bastante popular na. Lúcia Gaspar. Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

Apresentou-se no programa de auditório de Ary Barroso, bastante popular na. Lúcia Gaspar. Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco Lúcia Gaspar Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco pesquisaescolar@fundaj.gov.br Conhecido como o rei do baião, Luiz do Nascimento Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na fazenda Caiçara, município

Leia mais

Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião

Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião Savyo Nóbrega savyo.santos@ccc.ufcg.edu.br Agenda Introdução Vida e Obra Musicalidade em números Curiosidades Considerações Finais 2 Introdução O que eles falam de

Leia mais

F73 Versão Oficial LUIZ GONZAGA E S T Ú D I O F - programa número 73

F73 Versão Oficial LUIZ GONZAGA E S T Ú D I O F - programa número 73 1 F73 Versão Oficial LUIZ GONZAGA E S T Ú D I O F - programa número 73 Á U D I O T E X T O Música-tema entra e fica em BG; Locutor - A Rádio Nacional apresenta ESTUDIO F, Momentos Musicais da Funarte Apresentação

Leia mais

LUIZ GONZAGA: O DEFENSOR DA CULTURA NORDESTINA. Elânia dos Santos Cavalcanti Ana Claudia Nunes do Nascimento

LUIZ GONZAGA: O DEFENSOR DA CULTURA NORDESTINA. Elânia dos Santos Cavalcanti Ana Claudia Nunes do Nascimento LUIZ GONZAGA: O DEFENSOR DA CULTURA NORDESTINA Elânia dos Santos Cavalcanti Ana Claudia Nunes do Nascimento Universidade Federal da Paraíba elaniasantoscavalcanti@hotmail.com Universidade Federal da Paraíba

Leia mais

Mais de 30 sanfoneiros participarão da quinta edição do Festival de Músicas Gonzagueanas

Mais de 30 sanfoneiros participarão da quinta edição do Festival de Músicas Gonzagueanas Um festival especial realizado no Interior da Paraíba está atraindo um número cada vez maior de cearenses que admiram o sanfoneiro Luiz Gonzaga. Realizado pelo quinto ano consecutivo, o Festival de Musicas

Leia mais

Jackson do Pandeiro Roteiro de curta metragem de Ana Beatriz Santos da Silva

Jackson do Pandeiro Roteiro de curta metragem de Ana Beatriz Santos da Silva Jackson do Pandeiro Roteiro de curta metragem de Ana Beatriz Santos da Silva #1 EXT. DIA Panorâmica de baixo para cima mostrando um quintal cheio de galinhas e entulhos. A câmera pára, focando uma menina

Leia mais

Cronologia CRONOLOGIA DA VIDA DE LUIZ GONZAGA

Cronologia CRONOLOGIA DA VIDA DE LUIZ GONZAGA Cronologia CRONOLOGIA DA VIDA DE LUIZ GONZAGA 1709 Vindo de Portugal, Leonel Alencar chega na região do Exu. Confraternizando com a tribo de índios que vivia ali, os Açus, cuja corruptela do nome daria

Leia mais

Projeto MPB Petrobras apresenta Arnaldo Antunes em Brasília

Projeto MPB Petrobras apresenta Arnaldo Antunes em Brasília Projeto MPB Petrobras apresenta Arnaldo Antunes em Brasília Dias 30 de outubro, às 21h, e 31 de outubro, às 20h na Sala Villa- Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro O Projeto MPB Petrobras traz mais

Leia mais

Sequência Didática / EJA

Sequência Didática / EJA Sequência Didática / EJA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa EIXOS: Oralidade, Leitura e Escrita CONTEÚDO: Interpretação Textual CICLO: EJA I Ciclo I (1º, 2º, 3º Anos) INTERDISCIPLINARIDADE: Geografia

Leia mais

FESTEJA BELO HORIZONTE DIVULGA GRADE DAS ATRAÇÕES QUE SE APRESENTARÃO NA ESPLANADA DO MINEIRÃO

FESTEJA BELO HORIZONTE DIVULGA GRADE DAS ATRAÇÕES QUE SE APRESENTARÃO NA ESPLANADA DO MINEIRÃO FESTEJA BELO HORIZONTE DIVULGA GRADE DAS ATRAÇÕES QUE SE APRESENTARÃO NA ESPLANADA DO MINEIRÃO Enviado por GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO 29-Jun-2016 PQN - O Portal da Comunicação GRUPO BALO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

A Deus eu peço também Que me dê inspiração Paciência e alegria De ter sua proteção Pra colocar no papel Este meu novo cordel: Sua majestade o baião

A Deus eu peço também Que me dê inspiração Paciência e alegria De ter sua proteção Pra colocar no papel Este meu novo cordel: Sua majestade o baião Vou agora apresentar Este tema alvissareiro Da Cultura Popular Do Nordeste brasileiro A todos peço licença Agradecendo a presença De vocês neste canteiro A Deus eu peço também Que me dê inspiração Paciência

Leia mais

Anitta apresenta grande show em Betim

Anitta apresenta grande show em Betim Anitta apresenta grande show em Betim Enviado por Grupo Balo de Comunicação 25-Jul-2014 PQN - O Portal da Comunicação Grupo Balo de Comunicação Sucesso em todo o país, a cantora e compositora Anitta tem

Leia mais

Arraiá da Boa Viagem abre a temporada de festas juninas na próxima quinta

Arraiá da Boa Viagem abre a temporada de festas juninas na próxima quinta Arraiá da Boa Viagem abre a temporada de festas juninas na próxima quinta Cidade vai receber, pelo menos, oito eventos caipiras durante os meses de junho e julho Niterói Nos próximos dois meses Niterói

Leia mais

1º Festival de Musica Sertaneja Raiz Paróquia São José- Guapiara- SP

1º Festival de Musica Sertaneja Raiz Paróquia São José- Guapiara- SP 1- INTRODUÇÃO REGULAMENTO O 1º Festival de Musica Sertaneja Raiz realizado pela Paróquia São José de Guapiara, tem como objetivo promover e divulgar a arte caboclo-caipira, manifestadas principalmente

Leia mais

Regulamento do IV Festival de Dança Varjota 2016

Regulamento do IV Festival de Dança Varjota 2016 Regulamento do IV Festival de Dança Varjota 2016 Apresentação Minha fia, meu senhor Hoje vim lhe mostrar A cultura varjotense Que também é popular A Secretaria de Cultura e a Dançart Vem, o IV Festival

Leia mais

LUA, LULA, LUIZ GONZAGA: SUA HISTÓRIA RELATADA AUTORA: FERNANDA SOARES DE LIMA

LUA, LULA, LUIZ GONZAGA: SUA HISTÓRIA RELATADA AUTORA: FERNANDA SOARES DE LIMA LUA, LULA, LUIZ GONZAGA: SUA HISTÓRIA RELATADA AUTORA: FERNANDA SOARES DE LIMA Luiz Gonzaga do Nascimento Menino de futuro talento Nasceu em Exu Pernambuco no Nordeste Pense num caba da peste Sua mãe lhe

Leia mais

ROTARY CLUB JOÃO PESSOA BANCÁRIOS Distrito 4500 Boletim Mensal. Ano 1 Nº 001 01 de Setembro de 2013

ROTARY CLUB JOÃO PESSOA BANCÁRIOS Distrito 4500 Boletim Mensal. Ano 1 Nº 001 01 de Setembro de 2013 Praça da PAZ no bairro dos Bancários Conselho Diretor 2013 2014 André Lucio Costa Braz Presidente Angelina Melo Vice Presidente Levi Braz Tesoureiro João Eduardo Moraes de Melo Diretor de Protocolo Comissões

Leia mais

LUIZ GONZAGA 100 ANOS PROJETO

LUIZ GONZAGA 100 ANOS PROJETO Apresenta: PROJETO 100 ANOS LUIZ GONZAGA Realização de 09 shows musicais em 09 cidades do Estado de São Paulo, fazendo parte da turnê de lançamento do CD Que se deseja rever que homenageia o centenário

Leia mais

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português

Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Período Joanino Quando o Brasil virou capital do Império Português Napoleão e Portugal 1804 Napoleão dominava a Europa, sendo coroado Imperador 1806 Bonaparte, decreta o Bloqueio Continental O objetivo:

Leia mais

Unindo música, teatro, dança e circo, O Teatro Mágico atualmente configura-se como o projeto musical independente mais bem sucedido da América Latina.

Unindo música, teatro, dança e circo, O Teatro Mágico atualmente configura-se como o projeto musical independente mais bem sucedido da América Latina. Unindo música, teatro, dança e circo, O Teatro Mágico atualmente configura-se como o projeto musical independente mais bem sucedido da América Latina. Artistas performáticos interpretam as canções durante

Leia mais

Xote das Meninas (Xote) Autor: Luiz Gonzaga Arranjo: Luis Dantas

Xote das Meninas (Xote) Autor: Luiz Gonzaga Arranjo: Luis Dantas Xote das Meninas (Xote) Autor: Luiz Gonzaga Arranjo: Luis Dantas A Secretaria da Cultura do Estado agradece ao maestro Luis Dantas do Estado do Rio Grande do Norte, pela doação desta peça musical que serviu

Leia mais

MEDALHA DE OURO DA CIDADE

MEDALHA DE OURO DA CIDADE MEDALHA DE OURO DA CIDADE Escola Naval do Alfeite - Escola Superior da Marinha Portuguesa Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL - Estabelecimento de Ensino Superior (Monte de Caparica) 1 MEDALHA DE

Leia mais

AGENDA DO MARÇO LILÁS 2016- FETRAECE

AGENDA DO MARÇO LILÁS 2016- FETRAECE AGENDA DO MARÇO LILÁS 2016- FETRAECE DATA ATIVIDADES MUNICÍPIOS 01/03/2016 Encontro do Comitê de Mulheres Territorial da Cidadania JUAZEIRO DO NORTE 03/08/2016 Comemoração do dia internacional da mulher

Leia mais

Agora, vou começar a contar a história da Catedral da Sé de Mariana.

Agora, vou começar a contar a história da Catedral da Sé de Mariana. Olá amiguinhos, Meu nome é Arp e vou contar para vocês um pouco da história da Catedral da Sé.Este ano a nossa Catedral da Sé comemora 300 anos. Isto mesmo, 300 anos do início da construção! A catedral

Leia mais

Nivelamento de estratégias de aproximação entre rádios comunitárias e sua comunidade. Estratégias Bronze

Nivelamento de estratégias de aproximação entre rádios comunitárias e sua comunidade. Estratégias Bronze Nivelamento de estratégias de aproximação entre rádios comunitárias e sua comunidade Metodologia Foi escolhido o nivelamento ouro, prata e bronze de acordo com a dificuldade de implementação da estratégia

Leia mais

Grupo Graxa de Teatro

Grupo Graxa de Teatro Em 2005, estreou em João Pessoa a peça Olga Benário Prestes, com direção de Fernando Teixeira, sendo o ponto de partida para que integrantes do elenco se afinassem na afirmação de ideais artísticos comuns,

Leia mais

Corpo de Baile do BCAD

Corpo de Baile do BCAD Corpo de Baile do BCAD DATA DE FUNDAÇÃO Corpo de Baile do BCAD Fundado em Fevereiro de 2001 pela Professora e Coreógrafa Janne Ruth Coreógrafa e Coordenadora do Corpo de Baile Atenita Caira Chaves Nascimento

Leia mais

Famílias em busca de justiça, segurança e paz

Famílias em busca de justiça, segurança e paz Famílias em busca de justiça, segurança e paz ANOS 1990 Familiares e amigos de vítimas vão às ruas e ao Congresso pedir justiça e proteção. As principais reivindicações: - Atenção e apoio às vítimas -

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 30/2016

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 30/2016 INFORMATIVO JURÍDICO Nº 0/206 CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA CBO Assunto: Panorama de Representações realizadas pelo SEJUR/CBO e a implementação do Projeto CBO+perto. Inicialmente, agradecemos a confiança

Leia mais

Nos tempos de Paulinho. Gracinha Horta

Nos tempos de Paulinho. Gracinha Horta Nos tempos de Paulinho Gracinha Horta Apresentação O projeto vem homenagear o grande músico e baixista Paulinho Horta, companheiro de banda de Gracinha e de vida por 25 anos, na gravação do CD intitulado

Leia mais

Maio tem shows de MPB, hardcore, pop e muito forró na PB; programe-se

Maio tem shows de MPB, hardcore, pop e muito forró na PB; programe-se G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 01/05/2014-06:15 Maio tem shows de MPB, hardcore, pop e muito forró na PB; programe-se Nomes como Mariana Aydar, Ratos de Porão e Tiago Iorc são atrações. e prévias

Leia mais

BIOGRAFIA GUILHERME RENAUX. A ÉTICA ALEMÃ DE TRABALHO CHEGA À PRESIDÊNCIA. 2/5

BIOGRAFIA GUILHERME RENAUX. A ÉTICA ALEMÃ DE TRABALHO CHEGA À PRESIDÊNCIA. 2/5 BIOGRAFIA GUILHERME RENAUX. A ÉTICA ALEMÃ DE TRABALHO CHEGA À PRESIDÊNCIA. Filho de um dos pioneiros da indústria catarinense, o cônsul Carlos Renaux, Guilherme Renaux nasceu em 1896 e testemunhou o desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N. 006'(; 2011. de Fatima, limitado a Norte pela A venida Treze de Maio e a Oeste pela A venida dos

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N. 006'(; 2011. de Fatima, limitado a Norte pela A venida Treze de Maio e a Oeste pela A venida dos PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N. 006'(; 2011 "Denomina Luis Gonzaga uma prar;a de Fortaleza, na forma que indica ", Art. 1. Fica denominada Prac;:a Luis Gonzaga 0 logradouro de formato irregular situado

Leia mais

13/07/2016 Agência CAIXA de Notícias ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam atrair público jovem

13/07/2016 Agência CAIXA de Notícias ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam atrair público jovem 13/07/2016 Agência CAIXA de Notícias ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam atrair público jovem 30/11/2015 08h11 TAMANHO DA LETRA IMPRIMIR ESTADO DE S.PAULO: Compactos na Barra Funda buscam

Leia mais

BIOGRAFIA Diana Spencer

BIOGRAFIA Diana Spencer BIOGRAFIA Diana Spencer Princesa Diana i. [Diana de Gales - Diana Francês Spencer - Princesa de Gales] Nasceu em 1 de Julho de 1961 em Sandringham, Norfolk (Grã-Bretanha).Filha de Edward Jon Spencer. Oitavo

Leia mais

6 - PROVAS CESGRANRIO(CONCURSOS BANCO CENTRAL E OUROS)

6 - PROVAS CESGRANRIO(CONCURSOS BANCO CENTRAL E OUROS) 1 6 - PROVAS CESGRANRIO(CONCURSOS BANCO CENTRAL E OUROS) 01 - Em uma rua há 10 casas do lado direito e outras 10 do lado esquerdo. Todas as casas são numeradas de tal forma que, de um lado da rua, ficam

Leia mais

U M A N O I T E E M C A S A D E AMÁLIA

U M A N O I T E E M C A S A D E AMÁLIA U M A N O I T E E M C A S A D E AMÁLIA T E A T R O P O L I T E A M A JUNHO 2012 O PRÓXIMO GRANDE ESPECTÁCULO DE FILIPE LA FÉRIA UMA NOITE EM CASA DE AMÁLIA é um original de Filipe La Féria muito diferente

Leia mais

Um musical de João Falcão

Um musical de João Falcão Um musical de João Falcão Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não batem, em que realidade e fantasia se confundem.

Leia mais

Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite

Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite Programação da Rádio Mensagem Com a Mãe Aparecida Meia Noite Um programa para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, com quadros de informação, formação e evangelização. Traz ainda músicas de mensagem

Leia mais

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Setúbal. Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Ano Letivo 2013/2014

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Setúbal. Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Ano Letivo 2013/2014 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Setúbal Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Ano Letivo 2013/2014 Planificações Orquestra de Cordofones no 1.º Ciclo: Aprendizagens

Leia mais

LDO é discutida em audiência pública

LDO é discutida em audiência pública LDO é discutida em audiência pública A Prefeitura de Anápolis, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, realizou na sexta-feira, 20, no Sesi da Vila Jaiara, uma audiência pública para discutir

Leia mais

Luiz Gonzaga: entre o mito da pureza musical e a indústria cultural

Luiz Gonzaga: entre o mito da pureza musical e a indústria cultural Luiz Gonzaga: entre o mito da pureza musical e a indústria cultural JEAN HENRIQUE COSTA * A história do forró enquanto gênero musical está sumariamente atrelada à figura de Luiz Gonzaga do Nascimento (o

Leia mais

Trabalho - Soldado com diploma

Trabalho - Soldado com diploma Trabalho - Soldado com diploma Turma de alunos no curso de confeitaria e panificação com o professor Anderson Kaminishi (ao centro) Jovens recebem qualificação profissional no quartel por meio de projeto

Leia mais

A Priscila entrou em Mary Kay em agosto de 2010 somente para ganhar uma renda extra, pois é formada como Farmacêutica Bioquímica pela PUC PR. No iníci

A Priscila entrou em Mary Kay em agosto de 2010 somente para ganhar uma renda extra, pois é formada como Farmacêutica Bioquímica pela PUC PR. No iníci A Priscila entrou em Mary Kay em agosto de 2010 somente para ganhar uma renda extra, pois é formada como Farmacêutica Bioquímica pela PUC PR. No início foi muito difícil, pois trabalhava durante o dia

Leia mais

De Março a Junho de 2013 Com espectáculo final de curso!

De Março a Junho de 2013 Com espectáculo final de curso! CURSO FRM ACTING, CASTING AND SINGING De Março a Junho de 2013 Com espectáculo final de curso! Inês Simões Manequim, Actriz e Psicóloga. Várias publicidades a marcas conhecidas e apresentou um programa

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.2. Professor: Edson Martins

BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.2. Professor: Edson Martins BRASIL REPÚBLICA PARTE 6.2 Professor: Edson Martins REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 Em 09 de Julho de 1932, eclodiu a Revolução Constitucionalista em São Paulo. Atualmente o dia 9 de julho é feriado

Leia mais

CONCURSO NOVAS #3 Edital de Seleção de composições para violão solo 2016

CONCURSO NOVAS #3 Edital de Seleção de composições para violão solo 2016 CONCURSO NOVAS #3 Edital de Seleção de composições para violão solo 2016 Objetivos do concurso. O concurso tem abrangência nacional e busca incentivar, valorizar e divulgar a produção de obras para violão

Leia mais

100 ANOS DE SAMBA MATEUS SARTORI. apresenta. Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Assis Valente, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho

100 ANOS DE SAMBA MATEUS SARTORI. apresenta. Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Assis Valente, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho Apresenta: MATEUS SARTORI apresenta PROJETO APROVADO 100 ANOS DE SAMBA Uma homenagem aos sambistas centenários: Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Assis Valente, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho 100 ANOS DE

Leia mais

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo.

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. 1. É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. O arco-íris pode parecer muito estranho se você não

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO FELIZ ESTADO DE SÃO PAULO Praça Lauro Maurino, 78 - Centro Fones: (15) 3262-1119 / 3261-4722 / Fax: (15) 3262-3393

CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO FELIZ ESTADO DE SÃO PAULO Praça Lauro Maurino, 78 - Centro Fones: (15) 3262-1119 / 3261-4722 / Fax: (15) 3262-3393 MOÇÃO Nº 23/2011 EXMO. SR. PRESIDENTE: Apresento à Mesa, ouvido o Plenário e dispensadas as formalidades regimentais, Moção de Aplausos, pela gravação do álbum em Los Angeles (E.U.A.) da banda portofelicense

Leia mais

Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada

Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada Rio de Janeiro (RJ) - Reforma do Hotel Glória está atrasada Trabalhadores da obra dizem que para a Copa não estará pronto: Só em 2020. De acordo com operários da obra, restauração do Hotel Glória está

Leia mais

Hebe é enterrada sob gritos e aplausos Dom, 30 de Setembro de :28 - Última atualização Dom, 30 de Setembro de :38

Hebe é enterrada sob gritos e aplausos Dom, 30 de Setembro de :28 - Última atualização Dom, 30 de Setembro de :38 O corpo da apresentadora Hebe Camargo foi enterrado por volta das 10:30h deste domingo, 30, no cemitério Gethsemani, no bairro do Morumbi, em São Paulo, sob aplausos, gritos de "Hebe, eu te amo" e pétalas

Leia mais

31º FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITACOATIARA - FECANI/2015. PROGRAMAÇÃO

31º FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITACOATIARA - FECANI/2015. PROGRAMAÇÃO 31º FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITACOATIARA - FECANI/2015. PROGRAMAÇÃO 04/09/15 PALCO CONSCIÊNCIA, FÉ E AMOR SEXTA-FEIRA. Centro de Eventos Ver. Juracema Holanda Horários 19h30min 19h35min 20h35min 20h40min

Leia mais

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra Endereço: Praça Ênio, s/n - Pavuna

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra Endereço: Praça Ênio, s/n - Pavuna Arena Carioca Jovelina Pérola Negra Endereço: Praça Ênio, s/n - Pavuna Velha Guarda da Mangueira 60 anos de glórias Velha Guarda da Mangueira - 60 Anos de Glórias é um espetáculo proposto pela Velha Guarda

Leia mais

Foto: Pedro Viotti LUCAS VIOTTI

Foto: Pedro Viotti LUCAS VIOTTI Foto: Pedro Viotti LUCAS VIOTTI LUCAS VIOTTI (031) 99860-1899 lucasviotti@gmail.com www.facebook.com/lucasviottiacordionista Lucas Viotti é um jovem acordeonista mineiro de Belo Horizonte. Autodidata,

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO D.PEDRO I IMPERADOR DO BRASIL D. PEDRO IV REI DE PORTUGAL - D. Pedro de Alcântara, - primeiro imperador e também o primeiro

Leia mais

VEÍCULO: BLOG FALANDO DE VAREJO SEÇÃO: NOTÍCIAS DATA: 25.02.2011

VEÍCULO: BLOG FALANDO DE VAREJO SEÇÃO: NOTÍCIAS DATA: 25.02.2011 VEÍCULO: BLOG FALANDO DE VAREJO SEÇÃO: NOTÍCIAS DATA: 25.02.2011 VEÍCULO: O ESTADO DE SÃO PAULO DATA: 27.02.2011 O Estado de S. Paulo - SP 27/02/2011-09:25 Empresas ''laçam'' mão de obra na rua Carro de

Leia mais

Curso de Especialização em Podiatria Clínica tem nova turma de formandos em 2014

Curso de Especialização em Podiatria Clínica tem nova turma de formandos em 2014 Curso de Especialização em Podiatria Clínica tem nova turma de formandos em 2014 A Especialização agora conta com novidade no quadro curricular Confraternização entre avaliadores e parte dos formandos,

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE FECOMÉRCIO SC SUMÁRIO Endividamento em Joinville 7 Considerações

Leia mais

Fêmeas de 3 anos e mais idade. Pesos da Tabela II 1.200 GRAMA. Produtos de 3 anos e mais idade sem vitória clássica. Pesos da Tabela II 1.

Fêmeas de 3 anos e mais idade. Pesos da Tabela II 1.200 GRAMA. Produtos de 3 anos e mais idade sem vitória clássica. Pesos da Tabela II 1. JANEIRO 07 CLÁSSICO ABERTURA DA TEMPORADA CLÁSSICA Fêmeas de 3 anos e mais idade. Pesos da Tabela II 1.200 GRAMA 14 CLÁSSICO PRESIDENTE RAUL BASTIAN Produtos de 3 anos e mais idade sem vitória clássica.

Leia mais

O Imparcial - Presidente Prudente - Presidente Prudente/SP - CULTURA - 28/03/2014-09:18:00

O Imparcial - Presidente Prudente - Presidente Prudente/SP - CULTURA - 28/03/2014-09:18:00 Programação do Fim de Semana O Imparcial - Presidente Prudente - Presidente Prudente/SP - CULTURA - 28/03/2014-09:18:00 Alô! Final de semana chegou. Então, é só escolher sua programação, se reunir com

Leia mais

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras.

Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil República. As imagens foram extraídas do site Bandeiras, que vende bandeiras históricas brasileiras. Bandeiras do Brasil O Brasil já teve 12 bandeiras diferentes, sem contar a nossa atual bandeira. A maior parte foram bandeiras portuguesas que foram hasteadas no Brasil desde a época de Pedro Álvares Cabral.

Leia mais

Fundação Tide Setubal lança campanha de arrecadação de livros

Fundação Tide Setubal lança campanha de arrecadação de livros DINO - Divulgador de Notícias Fundação Tide Setubal lança campanha de arrecadação de livros Exemplares podem ser entregues em 20 pontos da cidade de São Paulo até 10 de outubro. Eles serão distribuídos

Leia mais

Time Code. Sugestão (conexões externas) Número da fita: 0018. Título: Performance do grupo Itakalango e entrevista com Luis Fernando (Feijão)

Time Code. Sugestão (conexões externas) Número da fita: 0018. Título: Performance do grupo Itakalango e entrevista com Luis Fernando (Feijão) Número da fita: 0018 Título: Performance do grupo Itakalango e entrevista com Luis Fernando (Feijão) Mídia: Mini DV Time Code Vídeo Áudio Tema Comentário imperdível (interno ao material) in out 00 00 04

Leia mais

06.105.848-3 10790789-5 R$ 30.753,00 DOAÇÃO FORTALEZA 06.105.848-3 11296792-2 R$ 20.000,00 DOAÇÃO APUAIRÉS

06.105.848-3 10790789-5 R$ 30.753,00 DOAÇÃO FORTALEZA 06.105.848-3 11296792-2 R$ 20.000,00 DOAÇÃO APUAIRÉS Ofício GS Nº 300/ 2013 Fortaleza, 26 de fevereiro de 2013 Exma. Sr. MARCUS AUGUSTO VASCONCELOS COELHO Secretário Executivo da SEFAZ C/C Edênia Mamede Auxiliar Fazendária / SEFAZ Assunto: Solicitação de

Leia mais

Trabalho do livro: Fala Sério, Pai! Beatriz Pugliese Netto Lamas- nº2 Giovanna Araujo Ragano- nº12 Lívia Soares Alves- nº17

Trabalho do livro: Fala Sério, Pai! Beatriz Pugliese Netto Lamas- nº2 Giovanna Araujo Ragano- nº12 Lívia Soares Alves- nº17 Trabalho do livro: Fala Sério, Pai! Beatriz Pugliese Netto Lamas- nº2 Giovanna Araujo Ragano- nº12 Lívia Soares Alves- nº17 Introdução No livro Fala Sério, Pai!, os personagens principais são: Maria de

Leia mais

Programa: Lauda N コ : Irmãos Bertussi Data: Hora: Produtor: Diego, Flavia, Juliana, Mariah e Noele

Programa: Lauda N コ : Irmãos Bertussi Data: Hora: Produtor: Diego, Flavia, Juliana, Mariah e Noele Programa: Lauda N コ : Irmãos Bertussi Data: Hora: Produtor: Diego, Flavia, Juliana, Mariah e Noele 12345678901234567890123456789012345678901234567890123456789012345 TECNICA: TROTE DE CAVALO 5 CD 8 FAIXAS

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª. Elevação da povoação de A dos Francos a Vila

PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª. Elevação da povoação de A dos Francos a Vila PROJECTO DE LEI N.º 703/X/4.ª Elevação da povoação de A dos Francos a Vila Exposição de motivos I ENQUADRAMENTO HISTÓRICO A origem de A dos Francos é comummente encontrada nos alvores da fundação da nacionalidade.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA/ 4º ano Semana de 10 a 14 de março 4º ano A, B e C quinta-feira Leia: BIOGRAFIA Biografia é o relato sobre a vida de uma pessoa

Leia mais

4º FESTIVAL VER E FAZER FILMES INVERNO/2016 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

4º FESTIVAL VER E FAZER FILMES INVERNO/2016 PROGRAMAÇÃO COMPLETA 4º FESTIVAL VER E FAZER FILMES INVERNO/2016 PROGRAMAÇÃO COMPLETA DIA 12 TERÇA-FEIRA 14h00 ABERTURA: FESTIVAL VER E FAZER FILMES Apresentação: Monica Botelho - Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho

Leia mais

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO

COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO COM O GRITO DO IPIRANGA, ENCERROU-SE O PERÍODO COLONIAL, INICIANDO O BRASIL IMPÉRIO A EUROPA E BRASIL NO SÉCULO XIX (Resumo apostila 04 ) Tempo e Espaço, são duas coisas importantes para você se localizar

Leia mais

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1 Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão Nasceu em 09/08/1984 Natural da Cidade de Lapa Paraná

Leia mais

Apresenta o projeto. Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro

Apresenta o projeto. Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro Apresenta o projeto Forró para Ouvir: Histórias Cantadas do Sertão Brasileiro Sinopse do Espetáculo O espetáculo Forró para Ouvir traz uma proposta inusitada: o público é convidado não somente a dançar,

Leia mais

Programação de Segunda à Sexta. Com a Mãe Aparecida Meia Noite

Programação de Segunda à Sexta. Com a Mãe Aparecida Meia Noite Programação de Segunda à Sexta Com a Mãe Aparecida Meia Noite Um programa para os devotos de Nossa Senhora Aparecida, com quadros de informação, formação e evangelização. Traz ainda músicas de mensagem

Leia mais

DECRETOS SIMPLES. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, R E S O L V E

DECRETOS SIMPLES. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, R E S O L V E DECRETOS SIMPLES O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, R E S O L V E DECRETOS SIMPLES Salvador, Bahia Quinta-feira 12 e 13 de Janeiro de 2013 Ano XCVII N o 21.041 e 21.042 exonerar

Leia mais

1. Período de matrículas

1. Período de matrículas Belo Horizonte, 21 de outubro de 2015. Srs. pais ou responsáveis, inicialmente, gostaríamos de parabenizar os alunos aprovados no Processo Seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo 2016, bem como

Leia mais

Ministério do Turismo lança temporada 2010 do Viaja Mais Melhor Idade - Rádio Ed...

Ministério do Turismo lança temporada 2010 do Viaja Mais Melhor Idade - Rádio Ed... Page 1 of 5 Rádio Home Nossa História Quem Somos A Palavra do Frei Rodrigo Programação Cidades Interatividade Mensagem do Papa Carnaval: Rebanhão 2010 Você na Educadora Educadora no Twitter Como Anunciar

Leia mais

Pesquisa de Perfil do Visitante do Brique da Redenção

Pesquisa de Perfil do Visitante do Brique da Redenção Pesquisa de Perfil do Visitante do Brique da Redenção Objetivos Identificar perfil do visitante do Brique da Redenção. Identificar os hábitos de visita ao Brique da Redenção. Conhecer a avaliação que os

Leia mais

A situação na região, na época, era muito precária. Havia fome, seca constante, a miséria e a violência afetava a região. A situação, somada com a

A situação na região, na época, era muito precária. Havia fome, seca constante, a miséria e a violência afetava a região. A situação, somada com a A Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos foi um movimento político-religioso brasileiro que durou de 1893 a 1897, ocorrida na cidade de Canudos no interior do Estado da Bahia.

Leia mais

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração.

Itapecerica Da Serra. Esse é o lugar em que vivemos... Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica Da Serra Esse é o lugar em que vivemos Uma cidade no meio da natureza, um povo simples, mas de enorme coração. Itapecerica da Serra NOSSA HISTÓRIA Itapecerica da Serra tem sua origem no século

Leia mais

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015 FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL FM REGULAMENTO 2015 1. DOS OBJETIVOS 1.1 - O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional FM para

Leia mais

Anexo 2.8- Entrevista G2.3

Anexo 2.8- Entrevista G2.3 Entrevista G2.3 Entrevistado: E2.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 45 anos Masculino Ucrânia 14 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior Polónia Língua materna:

Leia mais

Listagem inscritos habilitados e inabilitados 1 etapa triagem

Listagem inscritos habilitados e inabilitados 1 etapa triagem PRÊMIO FUNARTE DE ARTE NEGRA / 2012 LISTA DE INSCRITOS SEM MÓDULO INSCRIÇÃO PROPONENTE PROJETO 169 MAIARA ROBERTA DE MELO BEZERRA ESCOLA MUSICAL AFRONDONIESE 176 WELLINGTON PINTO DE ASSIS VOZERIO 180 RICHARD

Leia mais

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Página: 1

Instituto Politécnico do Cávado e Ave Página: 1 2684 Marta Joana Silva Loureiro DI 3007 Rui Manuel Carneiro Barbosa Caridade ESIPL 3200 Marcos José Lopes Pais IM 3291 Angela Maria dos Santos e Melo DI 3293 Luís André Silva Cunha DGPL 3503 Paulo Jorge

Leia mais

Listagem inscritos habilitados e inabilitados 1 etapa triagem após recursos

Listagem inscritos habilitados e inabilitados 1 etapa triagem após recursos PRÊMIO FUNARTE DE ARTE NEGRA / 2012 LISTA DE INSCRITOS SEM MÓDULO INSCRIÇÃO PROPONENTE PROJETO 169 MAIARA ROBERTA DE MELO BEZERRA ESCOLA MUSICAL AFRONDONIESE 176 WELLINGTON PINTO DE ASSIS VOZERIO 180 RICHARD

Leia mais

Companhia de Caçadores 3554

Companhia de Caçadores 3554 Batalhão de Caçadores 3886 Companhia de Caçadores 3554 Moçambique Mecumbura - Nura Milange 1972 a 1974 Lista de Militares da C. CAÇ. 3554 Posto Nome Capitão Milº José Manuel da Conceição Duarte Adriano

Leia mais

FESTAR 2016 DIA HORA LOCAL EVENTO OBS

FESTAR 2016 DIA HORA LOCAL EVENTO OBS 1 - Sex. 10h Avenida Arapongas Teatro - Pinóquio Ciranda Cultural Grupo Viagem à Fantasia - Arapongas Troupe 2 - Sáb. 10h30 Praça do Santuário Tambores na Praça - Orquestra de Guaraci Kombi Cultural Grupo

Leia mais

18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO

18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO 18º UNIDANÇA 2013 REGULAMENTO DO EVENTO A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), por meio do Espaço Integrado de Artes (EIA), tem a honra de convidá-lo a participar de mais uma edição do Unidança,

Leia mais

Biografia. Em 1989, lançou o disco Sem repressão, e com o hit Salvador pra você, começou a solidificar a sua carreira como band líder.

Biografia. Em 1989, lançou o disco Sem repressão, e com o hit Salvador pra você, começou a solidificar a sua carreira como band líder. Biografia Nascido em Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia, no dia 12 de julho de 1966, Ernesto de Souza Andrade Júnior começou sua carreira cedo. Ganhou seu primeiro violão aos 14 anos, um presente

Leia mais

CONCURSO de PARÓDIAS - 2011

CONCURSO de PARÓDIAS - 2011 CONCURSO de PARÓDIAS - 2011 OBJETIVOS Inovar o trabalho com os alunos. Trabalhar a interdisciplinaridade com todo o Ensino Médio. Resgatar as virtudes da nossa sociedade como: carisma, espiritualidade,

Leia mais

AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt-

AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt- AS AVENTURAS DE MIGUEL - Bernardo S. Schmitt- Era uma vez um menino chamado Miguel. Num dia sua mãe falou: - Olha, filho, hoje você vai para escola de ônibus. E o Miguel falou: - Mas eu não sou pequeno?

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRAFICO. Fevereiro e Março / 2016

RELATÓRIO FOTOGRAFICO. Fevereiro e Março / 2016 RELATÓRIO FOTOGRAFICO Fevereiro e Março / 2016 Nome da Instituição: Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos CNPJ:54.698.303/0001-59 Endereço Completo da Sede: Av. Campos Sales, 2188 Jardim América

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Ata de Reunião da Comissão do Concurso Público de Provas e para Outorga de Delegações de Notas e de Registro pelo Poder Judiciário do Estado da Paraíba

Leia mais

Programação. 04/12 18h. 18º Encontro de Sanfoneiros do Recife

Programação. 04/12 18h. 18º Encontro de Sanfoneiros do Recife 18º Encontro de Sanfoneiros do Recife O evento será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, a partir das 18h, com entrada gratuita, no Nosso Quintal, bairro dos Torrões, no Recife. Já no dia 22 do mesmo

Leia mais

ANÁLISE MENSAL - IPCA

ANÁLISE MENSAL - IPCA ANÁLISE MENSAL - IPCA Março/ 2015 O índice de inflação brasileiro do mês de março avançou 1,32% em relação ao mês anterior, taxa bastante pressionada e superior aos dois primeiros meses do ano de 2015,

Leia mais

CALENDÁRIO DE EVENTOS 2016

CALENDÁRIO DE EVENTOS 2016 CALENDÁRIO DE EVENTOS 2016 Informações: Secultur / DTur (65) 3382 2488 www.terraparecis.com.br / turismocnp@hotmail.com JANEIRO 09 Sorteio da Promoção Fim de Ano Premiado ACIC Praça Odenir Ortolan 30 Roda

Leia mais

Departamento de Polícia Rodoviária Federal 4ª Superintendência Regional Minas Gerais PLANO DE TRABALHO

Departamento de Polícia Rodoviária Federal 4ª Superintendência Regional Minas Gerais PLANO DE TRABALHO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Departamento de Polícia Rodoviária Federal 4ª Superintendência Regional Minas Gerais PLANO DE TRABALHO Referente ao Convênio n.º 003 /2004 4ª SRPRF PM/R. NEVES

Leia mais

27º FEPOC Festival de Poemas de Cerquilho 2014

27º FEPOC Festival de Poemas de Cerquilho 2014 27º FEPOC Festival de Poemas de Cerquilho 2014 REGULAMENTO 1. CRONOGRAMA DO EVENTO INSCRIÇÕES ATÉ... 30/09 SELEÇÃO DOS POEMAS... 24/10 CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO.. 22/11 às 20h 2. - OBJETIVO O 27º Festival

Leia mais

Jornal do Servidor. 2013. O documento, que foi construído com ampla participação dos servidores através de inúmeras reuniões

Jornal do Servidor. 2013. O documento, que foi construído com ampla participação dos servidores através de inúmeras reuniões Jornal do Servidor Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau Blumenau Março/Abril 2013 Mais de 1,5 mil servidores reuniram-se na praça da prefeitura, mostrando força e

Leia mais