Tipos de linhas. Sumário Linhas Elétricas Dimensionamento. Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tipos de linhas. Sumário Linhas Elétricas Dimensionamento. Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas"

Transcrição

1 Tipos de linhas Sumário Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas

2 Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um único circuito, e se for o caso, seu respectivo condutor de proteção. Nos condutos fechados podem ser instalados condutores de mais de um circuito nos casos: Circuitos que se originem do mesmo dispositivo geral de manobra e proteção. As seções nominais dos condutores de fase devem estar contidas em um intervalo de três valores normalizados sucessivos (por exemplo, 2, 4, 5 e 6 mm 2 ). Os condutores isolados ou cabos isolados devem ter a mesma temperatura máxima para serviço contínuo. Todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente. no caso de circuitos de força, de comando, e/ou sinalização de um mesmo equipamento.

3 Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um único circuito, e se for o caso, seu respectivo condutor de proteção. Nos condutos fechados podem ser instalados condutores de mais de um circuito nos casos: Circuitos que se originem do mesmo dispositivo geral de manobra e proteção. As seções nominais dos condutores de fase devem estar contidas em um intervalo de três valores normalizados sucessivos (por exemplo, 2, 4, 5 e 6 mm 2 ). Os condutores isolados ou cabos isolados devem ter a mesma temperatura máxima para serviço contínuo. Todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente. no caso de circuitos de força, de comando, e/ou sinalização de um mesmo equipamento.

4 Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um único circuito, e se for o caso, seu respectivo condutor de proteção. Nos condutos fechados podem ser instalados condutores de mais de um circuito nos casos: Circuitos que se originem do mesmo dispositivo geral de manobra e proteção. As seções nominais dos condutores de fase devem estar contidas em um intervalo de três valores normalizados sucessivos (por exemplo, 2, 4, 5 e 6 mm 2 ). Os condutores isolados ou cabos isolados devem ter a mesma temperatura máxima para serviço contínuo. Todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente. no caso de circuitos de força, de comando, e/ou sinalização de um mesmo equipamento.

5 Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um único circuito, e se for o caso, seu respectivo condutor de proteção. Nos condutos fechados podem ser instalados condutores de mais de um circuito nos casos: Circuitos que se originem do mesmo dispositivo geral de manobra e proteção. As seções nominais dos condutores de fase devem estar contidas em um intervalo de três valores normalizados sucessivos (por exemplo, 2, 4, 5 e 6 mm 2 ). Os condutores isolados ou cabos isolados devem ter a mesma temperatura máxima para serviço contínuo. Todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente. no caso de circuitos de força, de comando, e/ou sinalização de um mesmo equipamento.

6 Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um único circuito, e se for o caso, seu respectivo condutor de proteção. Nos condutos fechados podem ser instalados condutores de mais de um circuito nos casos: Circuitos que se originem do mesmo dispositivo geral de manobra e proteção. As seções nominais dos condutores de fase devem estar contidas em um intervalo de três valores normalizados sucessivos (por exemplo, 2, 4, 5 e 6 mm 2 ). Os condutores isolados ou cabos isolados devem ter a mesma temperatura máxima para serviço contínuo. Todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente. no caso de circuitos de força, de comando, e/ou sinalização de um mesmo equipamento.

7 Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um único circuito, e se for o caso, seu respectivo condutor de proteção. Nos condutos fechados podem ser instalados condutores de mais de um circuito nos casos: Circuitos que se originem do mesmo dispositivo geral de manobra e proteção. As seções nominais dos condutores de fase devem estar contidas em um intervalo de três valores normalizados sucessivos (por exemplo, 2, 4, 5 e 6 mm 2 ). Os condutores isolados ou cabos isolados devem ter a mesma temperatura máxima para serviço contínuo. Todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente. no caso de circuitos de força, de comando, e/ou sinalização de um mesmo equipamento.

8 Instalação dos condutores Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Os cabos multipolares só deve conter os condutores de um único circuito, e se for o caso, seu respectivo condutor de proteção. Nos condutos fechados podem ser instalados condutores de mais de um circuito nos casos: Circuitos que se originem do mesmo dispositivo geral de manobra e proteção. As seções nominais dos condutores de fase devem estar contidas em um intervalo de três valores normalizados sucessivos (por exemplo, 2, 4, 5 e 6 mm 2 ). Os condutores isolados ou cabos isolados devem ter a mesma temperatura máxima para serviço contínuo. Todos os condutores forem isolados para a mais alta tensão nominal presente. no caso de circuitos de força, de comando, e/ou sinalização de um mesmo equipamento.

9 instalação dos eletrodutos Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas As dimensões internas dos eletrodutos e respectivos acessórios, os comprimentos entre os pontos de puxada e o número de curvas devem ser tais que os condutores ou cabos a serem protegidos possam ser facilmente instalados e retirados após a instalação. Para tal, deve-se: Taxa de ocupação do eletroduto de até: 53 % para um único condutor ou cabo. 31 % para dois condutores ou cabos. 40 % para três ou mais condutores ou cabos. Trechos contínuos de tubulação, sem caixas ou equipamentos, não excedam 15 m de comprimento para linhas internas e 30 m para linhas externas às edificações.

10 instalação dos eletrodutos Aspectos Gerais Características Tipos de Linhas Na presença de curvas, o limite de comprimento deve ser reduzido em 3 m para cada curva de 90 o. Em cada trecho entre duas caixas, só deverá ser previsto até três curvas de 90 o, não devendo ser previstas curvas acima de 90 o. Caixas de derivação devem ser previstas: em todos os pontos de entrada ou saída de condutores ou cabos, exceto na transição de linhas abertas para linhas em eletrodutos. Em todos pontos de emenda ou derivação dos condutores ou cabos. Para dividir a tubulação, quando necessário, caso a disntância entre duas caixas for grande. As caixas devem ser facilmente acessíveis e sempre providas de tampa.

11 Tópicos Sumário 1 Aspectos Gerais Características dos Condutores Tipos de Linhas 2 e Queda de Tensão

12 Introdução Sumário O dimensionamento correto dos condutores e de sua proteção contra correntes de sobrecaga e de cuto-circuito é, para instalações de baixa tensão, essencialmente um problema térmico. Trata-se de limitar a corrente, tanto a de regime permanente como a transitória, de modo que os condutores constituintes dos condutores isoladores e dos cabos uni e multipolares não atinjam, por efeito Joule, temperaturas que possam afetar a integridade física, química e mecânica, bem como a durabilidade da isolação.

13 Temperatura de funcionamento A corrente elétrica transportada por um condutor, produz, devido a resistência elétrica, uma quantidade de calor (efeito Joule). O equilíbrio térmico é alcançado quando o calor produzido for igual a ao calor dissipado.

14 Temperatura de funcionamento A corrente elétrica transportada por um condutor, produz, devido a resistência elétrica, uma quantidade de calor (efeito Joule). O equilíbrio térmico é alcançado quando o calor produzido for igual a ao calor dissipado.

15 Capacidade de condução de corrente Para um dado condutor isolado ou cabo isolado, em determinada condição de instalação e para dada temperatura ambiente θ A, a capacidade de condução de corrente (I z ) é a corrente que, circulando continuamente pelo condutor produz a máxima sobretemperatura de regime, θ Z = θ Z θ A I z depende do: Material condutor. Da seção transversal nominal. Da máxima sobretemperatura de regime, θ Z. Do coeficiente de transmissão de calor. θ Z depende do material constituinte da isolação.

16 Temperatura (final) de regime Genericamente a temperatura máxima em regime permanente do condutor é dada por: ( ) I 2 θ R = θ A + (θ Z θ A ) (6) I Z onde: θ A Temperatura ambiente. θ R Temperatura final. θ Z Temperatura máxima de serviço contínuo. I Corrente de serviço. I Z Corrente máxima de serviço contínuo.

17 vida útil de condutores elétricos 1 Não convém levar a temperatura de regime de um cabo a limites extremos: o pouco que se ganha não compensa o risco. 2 A vida útil de um cabo é cerca de 20 anos, operando sempre com temperatura abaixo do limite. 3 Admite-se que para cada aumento de 5 o C além de θ Z, a vida útil é reduzida pela metade.

18 vida útil de condutores elétricos 1 Não convém levar a temperatura de regime de um cabo a limites extremos: o pouco que se ganha não compensa o risco. 2 A vida útil de um cabo é cerca de 20 anos, operando sempre com temperatura abaixo do limite. 3 Admite-se que para cada aumento de 5 o C além de θ Z, a vida útil é reduzida pela metade.

19 vida útil de condutores elétricos 1 Não convém levar a temperatura de regime de um cabo a limites extremos: o pouco que se ganha não compensa o risco. 2 A vida útil de um cabo é cerca de 20 anos, operando sempre com temperatura abaixo do limite. 3 Admite-se que para cada aumento de 5 o C além de θ Z, a vida útil é reduzida pela metade.

20 Capacidade de condução de corrente Nas tabelas, os valores de capacidade de condução de corrente são apresentados em função de: Material Condutor (cobre ou alumínio). Tipo de isolação (PVC, EPR ou XLPE). Tipos de linhas elétricas. Número de condutores carregados (2 ou 3). Temperatura ammbiente ou do solo (30 o C ou 20 o C, respectivamente). Resistividade térmica do solo, para linhas sunterrâneas (2,5 K.m/W).

21 Capacidade de condução de corrente Os ensaios ou cálculos de capacidade de corrente são baseados em métodos de referência, de acordo com os tipos de linhas elétricas utilizadas: A 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. A 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. B 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. B 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. C Cabos unipolares ou cabo multipolar sobre parede de madeira.

22 Capacidade de condução de corrente Os ensaios ou cálculos de capacidade de corrente são baseados em métodos de referência, de acordo com os tipos de linhas elétricas utilizadas: A 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. A 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. B 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. B 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. C Cabos unipolares ou cabo multipolar sobre parede de madeira.

23 Capacidade de condução de corrente Os ensaios ou cálculos de capacidade de corrente são baseados em métodos de referência, de acordo com os tipos de linhas elétricas utilizadas: A 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. A 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. B 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. B 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. C Cabos unipolares ou cabo multipolar sobre parede de madeira.

24 Capacidade de condução de corrente Os ensaios ou cálculos de capacidade de corrente são baseados em métodos de referência, de acordo com os tipos de linhas elétricas utilizadas: A 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. A 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. B 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. B 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. C Cabos unipolares ou cabo multipolar sobre parede de madeira.

25 Capacidade de condução de corrente Os ensaios ou cálculos de capacidade de corrente são baseados em métodos de referência, de acordo com os tipos de linhas elétricas utilizadas: A 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. A 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante. B 1 Condutores isolados em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. B 2 Cabo multipolar em eletroduto de seção circular sobre parede de madeira. C Cabos unipolares ou cabo multipolar sobre parede de madeira.

26 Capacidade de condução de corrente- cont. D Cabo multipolar em eletroduto enterrado no solo a uma profundidade de 70 cm. E Cabo multipolar ao ar livre. F Cabos unipolares justapostos (na horizontal, na vertical ou em trifólio) ao ar livre. G Cabos unipolares espaçados ao ar livre.

27 Capacidade de condução de corrente- cont. D Cabo multipolar em eletroduto enterrado no solo a uma profundidade de 70 cm. E Cabo multipolar ao ar livre. F Cabos unipolares justapostos (na horizontal, na vertical ou em trifólio) ao ar livre. G Cabos unipolares espaçados ao ar livre.

28 Capacidade de condução de corrente- cont. D Cabo multipolar em eletroduto enterrado no solo a uma profundidade de 70 cm. E Cabo multipolar ao ar livre. F Cabos unipolares justapostos (na horizontal, na vertical ou em trifólio) ao ar livre. G Cabos unipolares espaçados ao ar livre.

29 Capacidade de condução de corrente- cont. D Cabo multipolar em eletroduto enterrado no solo a uma profundidade de 70 cm. E Cabo multipolar ao ar livre. F Cabos unipolares justapostos (na horizontal, na vertical ou em trifólio) ao ar livre. G Cabos unipolares espaçados ao ar livre.

30

31

32 Fator de Correção Sumário Temperatura ambiente As temperatura de referências são 20 o C (enterrado) e 30 o C (demais instalações) I z Será reduzido para θ A > 30 o C ou 20 o C. I z Aumentará para θ A < 30 o C ou 20 o C. o fator de correção de temperatura é denominado de f 1 Resistividade térmica do solo Para as linhas subterrâneas, as tabelas consideram uma resistividade térmica do solo de 2,5 K.m/W. o fator de correção de resistividade é denominado de f 2

33 Fator de Correção Sumário Temperatura ambiente As temperatura de referências são 20 o C (enterrado) e 30 o C (demais instalações) I z Será reduzido para θ A > 30 o C ou 20 o C. I z Aumentará para θ A < 30 o C ou 20 o C. o fator de correção de temperatura é denominado de f 1 Resistividade térmica do solo Para as linhas subterrâneas, as tabelas consideram uma resistividade térmica do solo de 2,5 K.m/W. o fator de correção de resistividade é denominado de f 2

34 Fator de Correção Sumário Temperatura ambiente As temperatura de referências são 20 o C (enterrado) e 30 o C (demais instalações) I z Será reduzido para θ A > 30 o C ou 20 o C. I z Aumentará para θ A < 30 o C ou 20 o C. o fator de correção de temperatura é denominado de f 1 Resistividade térmica do solo Para as linhas subterrâneas, as tabelas consideram uma resistividade térmica do solo de 2,5 K.m/W. o fator de correção de resistividade é denominado de f 2

35 fator de agrupamento Quando for instalado mais de um circuito na mesma linha elétrica, ou quando tivermos linhas elétricas contíguas, devem ser aplicados os fatores de agrupamento f 3.

36 Fator de correção de temperatura

37 Fator de correção de temperatura

38 Fator de correção de Resistividade térmica do solo

39 Fator de Agrupamento para uma camada

40 Fator de Agrupamento para uma camada

41 Fator de Agrupamento para uma camada

42 Critério da capacidade de corrente Para aplicar o critério da capacidade de corrente, é necessário: A corrente de projeto do circuito (I B ). o tipo de condutor isolado ou de cabo isolado. O tipo de linha elétrica. A temperatura ambiente do solo, no caso de linhas subterrâneas. A resistividade térmica do solo, no caso de linhas subterrâneas. Número de condutores carregados. Utiliza-se, então a corrente fictícia de projeto (I B ) definida por: onde: f = f 1 f 2 f 3 I B = I B f (7)

43 Critério da capacidade de corrente Para aplicar o critério da capacidade de corrente, é necessário: A corrente de projeto do circuito (I B ). o tipo de condutor isolado ou de cabo isolado. O tipo de linha elétrica. A temperatura ambiente do solo, no caso de linhas subterrâneas. A resistividade térmica do solo, no caso de linhas subterrâneas. Número de condutores carregados. Utiliza-se, então a corrente fictícia de projeto (I B ) definida por: onde: f = f 1 f 2 f 3 I B = I B f (7)

44 Critério da capacidade de corrente Para aplicar o critério da capacidade de corrente, é necessário: A corrente de projeto do circuito (I B ). o tipo de condutor isolado ou de cabo isolado. O tipo de linha elétrica. A temperatura ambiente do solo, no caso de linhas subterrâneas. A resistividade térmica do solo, no caso de linhas subterrâneas. Número de condutores carregados. Utiliza-se, então a corrente fictícia de projeto (I B ) definida por: onde: f = f 1 f 2 f 3 I B = I B f (7)

45 Critério da capacidade de corrente Para aplicar o critério da capacidade de corrente, é necessário: A corrente de projeto do circuito (I B ). o tipo de condutor isolado ou de cabo isolado. O tipo de linha elétrica. A temperatura ambiente do solo, no caso de linhas subterrâneas. A resistividade térmica do solo, no caso de linhas subterrâneas. Número de condutores carregados. Utiliza-se, então a corrente fictícia de projeto (I B ) definida por: onde: f = f 1 f 2 f 3 I B = I B f (7)

46 Critério da capacidade de corrente Para aplicar o critério da capacidade de corrente, é necessário: A corrente de projeto do circuito (I B ). o tipo de condutor isolado ou de cabo isolado. O tipo de linha elétrica. A temperatura ambiente do solo, no caso de linhas subterrâneas. A resistividade térmica do solo, no caso de linhas subterrâneas. Número de condutores carregados. Utiliza-se, então a corrente fictícia de projeto (I B ) definida por: onde: f = f 1 f 2 f 3 I B = I B f (7)

47 Critério da capacidade de corrente Para aplicar o critério da capacidade de corrente, é necessário: A corrente de projeto do circuito (I B ). o tipo de condutor isolado ou de cabo isolado. O tipo de linha elétrica. A temperatura ambiente do solo, no caso de linhas subterrâneas. A resistividade térmica do solo, no caso de linhas subterrâneas. Número de condutores carregados. Utiliza-se, então a corrente fictícia de projeto (I B ) definida por: onde: f = f 1 f 2 f 3 I B = I B f (7)

48 Critério da capacidade de corrente Para aplicar o critério da capacidade de corrente, é necessário: A corrente de projeto do circuito (I B ). o tipo de condutor isolado ou de cabo isolado. O tipo de linha elétrica. A temperatura ambiente do solo, no caso de linhas subterrâneas. A resistividade térmica do solo, no caso de linhas subterrâneas. Número de condutores carregados. Utiliza-se, então a corrente fictícia de projeto (I B ) definida por: onde: f = f 1 f 2 f 3 I B = I B f (7)

49 Tópicos Sumário 1 Aspectos Gerais Características dos Condutores Tipos de Linhas 2 e Queda de Tensão

50 Introdução Sumário Em uma instalação elétrica, a tensão nos terminais de um equipamento de utilização, qualquer que seja ele, deve ser igual à respectiva tensão nominal, admintindo-se sempre uma pequena variação, fixada, em geral, na norma correspondente. Quando a tensão aplicada varia além dos limites prefixados (U N ± U), alguma coisa é sacrificada, seja na vida útil, perdas, seja no desempenho do equipamento.

51 Introdução Sumário Em uma instalação elétrica, a tensão nos terminais de um equipamento de utilização, qualquer que seja ele, deve ser igual à respectiva tensão nominal, admintindo-se sempre uma pequena variação, fixada, em geral, na norma correspondente. Quando a tensão aplicada varia além dos limites prefixados (U N ± U), alguma coisa é sacrificada, seja na vida útil, perdas, seja no desempenho do equipamento.

52 Consequências da variação da tensão 1 Em Motores de Indução uma redução de tensão reduz o conjugado de partida e eleva a temperatura em condições de carga, ocasionando uma redução da vida útil. 2 Em Lâmpadas Incandescentes, o fluxo luminoso é reduzido em cerca de 30% para uma queda de tensão de 10%, enquanto uma sobretensão de 10% reduz a menos de um terço a vida útil. 3 EM Lâmpadas de descarga, em geral, são menos afetados por variações de tensão, no que diz respeito à vida útil, portém o fluxo luminoso causadas por redução da tensão aplicada. 4 Quedas de tensão diferentes nas fases provocam desequilíbrio nas tensões dos circuitos trifásicos, como graves consequências, principalmente nos motores trifásicos de indução.

53 Consequências da variação da tensão 1 Em Motores de Indução uma redução de tensão reduz o conjugado de partida e eleva a temperatura em condições de carga, ocasionando uma redução da vida útil. 2 Em Lâmpadas Incandescentes, o fluxo luminoso é reduzido em cerca de 30% para uma queda de tensão de 10%, enquanto uma sobretensão de 10% reduz a menos de um terço a vida útil. 3 EM Lâmpadas de descarga, em geral, são menos afetados por variações de tensão, no que diz respeito à vida útil, portém o fluxo luminoso causadas por redução da tensão aplicada. 4 Quedas de tensão diferentes nas fases provocam desequilíbrio nas tensões dos circuitos trifásicos, como graves consequências, principalmente nos motores trifásicos de indução.

54 Consequências da variação da tensão 1 Em Motores de Indução uma redução de tensão reduz o conjugado de partida e eleva a temperatura em condições de carga, ocasionando uma redução da vida útil. 2 Em Lâmpadas Incandescentes, o fluxo luminoso é reduzido em cerca de 30% para uma queda de tensão de 10%, enquanto uma sobretensão de 10% reduz a menos de um terço a vida útil. 3 EM Lâmpadas de descarga, em geral, são menos afetados por variações de tensão, no que diz respeito à vida útil, portém o fluxo luminoso causadas por redução da tensão aplicada. 4 Quedas de tensão diferentes nas fases provocam desequilíbrio nas tensões dos circuitos trifásicos, como graves consequências, principalmente nos motores trifásicos de indução.

55 Consequências da variação da tensão 1 Em Motores de Indução uma redução de tensão reduz o conjugado de partida e eleva a temperatura em condições de carga, ocasionando uma redução da vida útil. 2 Em Lâmpadas Incandescentes, o fluxo luminoso é reduzido em cerca de 30% para uma queda de tensão de 10%, enquanto uma sobretensão de 10% reduz a menos de um terço a vida útil. 3 EM Lâmpadas de descarga, em geral, são menos afetados por variações de tensão, no que diz respeito à vida útil, portém o fluxo luminoso causadas por redução da tensão aplicada. 4 Quedas de tensão diferentes nas fases provocam desequilíbrio nas tensões dos circuitos trifásicos, como graves consequências, principalmente nos motores trifásicos de indução.

56 Queda de tensão Sumário

57 Cálculo de queda de tensão - Carga na Extremidade A queda de tensão em um circuito com carga centrada na extremidade pode ser dada por: U = t I B l(rcosφ + xsenφ) t -> fator que vale 2 para circuitos monofásicos e 3 para circuitos trifásicos. Para fins práticos, utiliza-se a queda de tensão normalizada (unitária). U = U = t(rcosφ + xsenφ) I B l

58 Cálculo de queda de tensão - Carga distribuida No caso de um circuito com cargas distribuídas, tem-se, admitindo o mesmo condutor ao longo do circuito e cargas como o mesmo fator de potência. U = t(rcosφ + xsenφ) n I i l i (8) i=1

59 Cálculos da queda de tensão Determinação da queda de tensão a partir da tensão unitária: Carga centrada na extremidade: Carga distribuída: U = U I B l U = U n I i l i (9) i=1

60 Cálculos da queda de tensão Queda de tensão percentual ( U%) em relação a tensão nominal do circuito (U N ). Carga centrada. Carga distribuída U = U%U N 100I B l U = (10) U%U N 100 n i=1 I il i (11)

61 Cálculos da queda de tensão-exemplo Exemplo Para o circuito com as características abaixo determine: (a) queda de tensão percentual, (b) A bitola do condutor para limitar a queda de tensão de 2%. I B = 210 A Condutores isolados, cobre com isolação de PVC (superastic). Eletroduto circular de PVC instalação aparente (B1). θ A = 30 C (temperatura ambiente). Circuito trifásico a três condutores, 220 V com cosφ = 0, 8. comprimento do circuito l = 100 m

62 Cálculos da queda de tensão-exemplo Resposta (a) Pelo critério da capacidade de condução de corrente: S = 120 mm 2. Pela tabela U = 0, 36V /(A.km). Assim: U = 0, = 7, 56 V 7, 56 U% = 100 = 3, 43 % 220 (b) Para limitar a queda de tensão a 2%, deve-se calcular a queda de tensão unitária. U = U%U N 100I B l U = = 0, 209V /(A.km) A bitola do condutor escolhida deve ser aquela imediatamente menor do que o valor de U calculado, logo pela análise da tabela: S = 400 mm 2 U = 0, 19 V/(A.km).

63

64 Limites de queda de tensão - NBR 5410 Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s); 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado; 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição; 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

65 Limites de queda de tensão - NBR 5410 Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s); 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado; 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição; 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

66 Limites de queda de tensão - NBR 5410 Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s); 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado; 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição; 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

67 Limites de queda de tensão - NBR 5410 Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s); 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado; 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição; 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

68 Limites de queda de tensão - NBR 5410 Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s); 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado; 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição; 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

69 Limites de queda de tensão - NBR 5410

70 Exercício Sumário Questão 1 (a) Faça o dimensionamento do circuito terminal seguinte pelo método da capacidade de condução de corrente. (b) determine a queda de tensão percentual. Cabos sintenax unipolares de cobre com isolação de PVC; Bandeja perfurada; Na maior parte do percurso existe quatro circuitos na bandeja, formando uma camada de cabos contíguos; θ A = 30 C; Circuito contendo dez aparelhos de iluminação a vapor de mercúrio, cada um com P N = 400 W, η = 0, 87 e cosφ = 0, 8;

Tabelas de Dimensionamento

Tabelas de Dimensionamento Com o objetivo de oferecer um instrumento prático para auxiliar no trabalho de projetistas, instaladores e demais envolvidos com a seleção e dimensionamento dos em uma instalação elétrica de baixa tensão,

Leia mais

Seminário Online DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS

Seminário Online DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS Seminário Online DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS Leonel Rodrigues Gerente de Aplicação de Produto Nexans Product Application Dept. Sep 2014 1 Dimensionamento de Condutores Elétricos Dimensionamento

Leia mais

BAIXA TENSÃO Uso Geral

BAIXA TENSÃO Uso Geral Dimensionamento OS SEIS CRITÉRIOS TÉCNICOS DE DIMENSIONA- MENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS: Chamamos de dimensionamento técnico de um circuito à aplicação dos diversos itens da NBR 5410/2004 relativos à escolha

Leia mais

BAIXA TENSÃO Uso Geral

BAIXA TENSÃO Uso Geral Dimensionamento OS SEIS CRITÉRIOS TÉCNICOS DE DIMENSIONA- MENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS: Chamamos de dimensionamento técnico de um circuito à aplicação dos diversos itens da NBR 5410/2004 relativos à escolha

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES Os seis critérios de dimensionamento de circuitos de BT: 1. Seção mínima; 2. Capacidade de condução de corrente; 3. Queda de tensão; 4. Proteção contra sobrecargas; 5. Proteção contra curtos-circuitos;

Leia mais

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004)

MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela 33 da NBR5410/2004) MÉTODO DE INSTALAÇÃO (Tabela da NBR5410/004) Método de instalação número: Esquema ilustrativo Descrição Método de instalação a utilizar para a capacidade de condução de corrente 1 1 1 eletroduto de seção

Leia mais

DIMENSIONAMENTO OS SEIS CRITÉRIOS TÉCNICOS DE DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS:

DIMENSIONAMENTO OS SEIS CRITÉRIOS TÉCNICOS DE DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS: DIMENSIONAMENTO OS SEIS CRITÉRIOS TÉCNICOS DE DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS: Chamamos de dimensionamento técnico de um circuito à aplicação dos diversos itens da NBR 5410 relativos à escolha

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Capítulo 4 Parte 2 Condutores elétricos: 1. semestre de 2011 Abraham Ortega Número de condutores isolados no interior de um eletroduto Eletroduto é um elemento de linha elétrica fechada,

Leia mais

ENE065 Instalações Elétricas I

ENE065 Instalações Elétricas I 14/05/2012 ENE065 Instalações Elétricas I Prof.: Ivo Chaves da Silva Junior ivo.junior@ufjf.edu.br Dimensionamento dos Condutores FASE Ampacidade Queda de Tensão Seção Mínima Dimensionamento dos Condutores

Leia mais

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Dimensionamento de Condutores Elétricos Dimensionamento de Condutores Elétricos Dimensionamento técnico baixa tensão Seção mínima Capacidade

Leia mais

ENE065 Instalações Elétricas I

ENE065 Instalações Elétricas I 07/05/2012 ENE065 Instalações Elétricas I Prof.: Ivo Chaves da Silva Junior ivo.junior@ufjf.edu.br Quadro de Distribuição Circuitos Terminais Circuitos Terminais Quadro de Distribuição Quadro de Distribuição

Leia mais

Disciplina: Eletrificação Rural

Disciplina: Eletrificação Rural UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS RIAS DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA Disciplina: Eletrificação Rural Unidade 6 Condutores elétricos - dimensionamento e instalação.

Leia mais

Instalações Elétricas BT I. Odailson Cavalcante de Oliveira

Instalações Elétricas BT I. Odailson Cavalcante de Oliveira Instalações Elétricas BT I Odailson Cavalcante de Oliveira Dimensionamento de condutores Tipos de Condutores Condutores isolados Condutores unipolar Condutores multipolar Critérios para dimensionamento:

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS DIMENSIONAMENTO DE ELÉTRICOS INTRODUÇÃO Os fatores básicos que envolvem o dimensionamento de um condutor são: tensão nominal; freqüência nominal; potência ou corrente

Leia mais

Prof. Manuel A Rendón M

Prof. Manuel A Rendón M Prof. Manuel A Rendón M Regras práticas para projeto elétrico Iluminação, TUG, TUE Recomendações práticas Alguns símbolos diferentes (outra concessionária) Página do Professor - Manuel Rendón UFJF Manual

Leia mais

Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Dimensionamento de Condutores e Eletrodutos

Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Dimensionamento de Condutores e Eletrodutos Dimensionamento de Condutores e Eletrodutos Método da capacidade de condução de corrente Roteiro: 1. Calcular a corrente de projeto (I p ) dos circuitos da edificação; 2. Definir parâmetros de instalação

Leia mais

Os eletrodutos são as canalizações que contém os condutores (item 6.2.11.1). Os eletrodutos podem ser de aço ou de PVC 70 o C.

Os eletrodutos são as canalizações que contém os condutores (item 6.2.11.1). Os eletrodutos podem ser de aço ou de PVC 70 o C. 1 Os eletrodutos são as canalizações que contém os condutores (item 6.2.11.1). Os eletrodutos podem ser de aço ou de PVC 70 o C. Mangueiras plásticas NÃO são eletrodutos. 2 3 Nas extremidades dos eletrodutos

Leia mais

Informações e Tabelas Técnicas

Informações e Tabelas Técnicas Características dos condutores de cobre mole para fios e cabos isolados 1 Temperatura característica dos condutores 1 Corrente de curto-circuito no condutor 1 Gráfico das correntes máximas de curto-circuito

Leia mais

Instalações Elétricas Industriais. Prof. Carlos T. Matsumi

Instalações Elétricas Industriais. Prof. Carlos T. Matsumi Instalações Elétricas Industriais Divisão de Sistemas de Alimentação Faixa de Tensão Elétrica (IE) orrente Alternada - A orrente ontínua- Extra Baixa Tensão: Tensão Inferior à 50 V (A) e 120 V () Baixa

Leia mais

Aula 08 Instalações Elétricas de Distribuição. Professor Jorge Alexandre A. Fotius

Aula 08 Instalações Elétricas de Distribuição. Professor Jorge Alexandre A. Fotius Aula 08 Instalações Elétricas de Distribuição Professor Jorge Alexandre A. Fotius Redes Aéreas Redes Aéreas Redes Aéreas Redes Aéreas Redes Aéreas Redes Aéreas Redes Aéreas Em áreas urbanas com baixa densidade

Leia mais

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Instalações Elétricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 104 13.1 - Introdução 13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Existem três configurações básicas para alimentação de motores que operam em condições

Leia mais

4 LINHAS ELÉTRICAS. Figura 5: Exemplos de fios e cabos.

4 LINHAS ELÉTRICAS. Figura 5: Exemplos de fios e cabos. 8 4.1 Condutores elétricos. 4 LINHAS ELÉTRICAS Os condutores elétricos constituem os principais componentes das linhas elétricas que conduzem eletricidade até as cargas elétricas. Define-se condutor elétrico

Leia mais

Informações e Tabelas Técnicas

Informações e Tabelas Técnicas As instalações e dimensionamentos de fios e cabos elétricos de baixa tensão devem obedecer as recomendações indicadas na NBR 5410/2004. Características dos condutores de cobre mole para fios e cabos isolados

Leia mais

TABELA 1 Os métodos de referência são os de instalação indicados na NBR - 5410

TABELA 1 Os métodos de referência são os de instalação indicados na NBR - 5410 CAPACIAE E CONUÇÃO E CORRENTE PARA CABO E BAIXA TENÃO O dimensionamento de uma instalação elétrica alimentada sob tensão nominal igual ou inferior a 00V, em corrente alternada é a 0V em corrente contínua,

Leia mais

Í N D I C E D E R E V I S Õ E S D E S C R I Ç Ã O E / O U F O L H A S A T I N G I D A S

Í N D I C E D E R E V I S Õ E S D E S C R I Ç Ã O E / O U F O L H A S A T I N G I D A S Página de 30 PROJETO: Í N D I C E D E R E V I S Õ E S R E V. D E S C R I Ç Ã O E / O U F O L H A S A T I N G I D A S 0 EMISSÃO INICIAL 0 2 3 4 5 6 7 8 DATA 4.05.205 25.08.205 EXECUÇÃO WV WV VERIFICAÇÃO

Leia mais

Proteção de cabos. o valor da relação Uo/U, que representa o quanto o cabo suporta de sobretensão fase-terra (Uo) e entre fases (U).

Proteção de cabos. o valor da relação Uo/U, que representa o quanto o cabo suporta de sobretensão fase-terra (Uo) e entre fases (U). 32 Apoio Proteção e seletividade Capítulo XII Proteção de cabos Por Cláudio Mardegan* Falando em proteção de cabos, este capítulo abordará de proteção deve ficar, no máximo, igual ao valor de alguns critérios

Leia mais

CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE 1/40

CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE 1/40 1/40 Os valores de capaci dade de condução de correntes constantes das tabelas a seguir, foram calculados de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 11301. Para os cálculos foram consideradas aterradas

Leia mais

Instalações Elétricas Industriais

Instalações Elétricas Industriais Instalações Elétricas Industriais ENG 1480 Professor: Rodrigo Mendonça de Carvalho Instalações Elétricas Industriais CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO Flexibilidade: admitir mudanças nas localizações dos equipamentos,

Leia mais

Capítulo 02. Resistores. 1. Conceito. 2. Resistência Elétrica

Capítulo 02. Resistores. 1. Conceito. 2. Resistência Elétrica 1. Conceito Resistor é todo dispositivo elétrico que transforma exclusivamente energia elétrica em energia térmica. Simbolicamente é representado por: Assim, podemos classificar: 1. Condutor ideal Os portadores

Leia mais

Manual Técnico. Aplicações recomendadas para os fios e cabos de BT e MT

Manual Técnico. Aplicações recomendadas para os fios e cabos de BT e MT Manual Técnico Aplicações recomendadas para os fios e cabos de BT e MT Líder Mundial na Indústria de Cabos Com a energia como base de seu desenvolvimento, a Nexans é a líder mundial na indústria de cabos,

Leia mais

Superintendência de Desenvolvimento e Engenharia da Distribuição TD ND-3.3 - TABELAS

Superintendência de Desenvolvimento e Engenharia da Distribuição TD ND-3.3 - TABELAS 02.111-TD/AT-3013a Superintendência de Desenvolvimento e Engenharia da Distribuição TD ND-3.3 - TABELAS Gerência de Desenvolvimento e Engenharia de Ativos da Distribuição TD/AT Belo Horizonte Setembro/2013

Leia mais

Capítulo 5. Linhas elétricas. 5.1 Aspectos gerais 26/04/2010

Capítulo 5. Linhas elétricas. 5.1 Aspectos gerais 26/04/2010 Capítulo 5 Linhas elétricas 2008 by Pearson Education slide 1 5.1 Aspectos gerais Condutor elétrico Fio Barra Linha pré-fabricada Barramento Condutor encordoado: classes 1 a 6 Cabo Corda Perna Coroa Cabo

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

Fio e Cabo Inbranil Antichama - 750V

Fio e Cabo Inbranil Antichama - 750V Fio e Cabo Inbranil Antichama - 750V Características Construtivas 1) Para Fio Inbranil Antichama: condutor sólido de cobre eletrolítico nu, têmpera mole, classe 1. Para Cabo Inbranil Antichama: condutor

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE PROJETO ELÉTRICO PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES DO LOTEAMENTO DE INTERESSE SOCIAL PRESIDENTE KENNDY ES MEMORIAL DESCRITIVO Memorial Descritivo Elétrico Projeto: Marcelo

Leia mais

7 - CORRENTES DE FALTA

7 - CORRENTES DE FALTA 36 7 - CORRENTES DE FALTA Toda instalação elétrica está sujeita a defeitos que proporcionam altas correntes elétricas, as denominadas correntes de falta. Sempre da ocorrência de uma falta, os dispositivos

Leia mais

Padrão de Entrada COELBA. Padrão de Entrada Monofásico

Padrão de Entrada COELBA. Padrão de Entrada Monofásico Padrão de Entrada COELBA Informações do site www.coelba.com.br Padrão de Entrada é o conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e outros acessórios indispensáveis

Leia mais

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda.

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Confiança e economia na qualidade da energia. Recomendações para a aplicação de capacitores em sistemas de potência Antes de iniciar a instalação,

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

INFORMAÇÕES TÉCNICAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS ÍNDICE A Empresa... 03 Contato Comercial... 03 Seleção e Instalação de Condutores Elétricos (NBR 5410)... 04 Tabela de Produtos... 09 Métodos de Instalação... 10 Capacidade de Condução

Leia mais

Capítulo 3 Circuitos Elétricos

Capítulo 3 Circuitos Elétricos Capítulo 3 Circuitos Elétricos 3.1 Circuito em Série O Circuito Série é aquele constituído por mais de uma carga, ligadas umas as outras, isto é, cada carga é ligada na extremidade de outra carga, diretamente

Leia mais

CONDUTORES ELÉTRICOS

CONDUTORES ELÉTRICOS CONDUTORES ELÉTRICOS R = ρ l S ( Ω) Produto metálico, geralmente de forma cilíndrica, utilizada para transportar energia elétrica ou transmitir sinais elétricos. ρ cobre = 1,72 10-8 Ωm ρ alum = 2,80 10-8

Leia mais

Simbologia de instalações elétricas

Simbologia de instalações elétricas Simbologia de instalações elétricas Os símbolos gráficos usados nos diagramas unifilar são definidos pela norma NBR5444, para serem usados em planta baixa (arquitetônica) do imóvel. Neste tipo de planta

Leia mais

Prof.: Geraldo Barbosa Filho

Prof.: Geraldo Barbosa Filho AULA 07 GERADORES E RECEPTORES 5- CURVA CARACTERÍSTICA DO GERADOR 1- GERADOR ELÉTRICO Gerador é um elemento de circuito que transforma qualquer tipo de energia, exceto a elétrica, em energia elétrica.

Leia mais

Projeto de Instalações Elétricas Residenciais

Projeto de Instalações Elétricas Residenciais Projeto de Instalações Elétricas Residenciais Me. Hader Aguiar Dias Azzini hader_azzini@hotmail.com Campinas - ES 2014 Introdução Em geral, o projeto elétrico compreende quatro partes: Memória (justificativa

Leia mais

A solução ideal para instalações residenciais e terciárias

A solução ideal para instalações residenciais e terciárias NOVOS Disjuntores RX 3 A solução ideal para instalações residenciais e terciárias Ambiente Residencial - área úmida Ambiente Residencial Soho - Pequeno Escritório ou Home Office Ambiente Residencial -

Leia mais

DESTAQUE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

DESTAQUE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA Capítulo 0 Transformadores DESTAQE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA Os geradores elétricos, que fornecem tensões relativamente baixas (da ordem de 5 a 5 kv), são ligados

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 13. Unidade 1: Revisão de eletricidade básica. 1.1 Primeiras palavras... 17. 1.2 Problematizando o tema... 17

APRESENTAÇÃO... 13. Unidade 1: Revisão de eletricidade básica. 1.1 Primeiras palavras... 17. 1.2 Problematizando o tema... 17 ........... Sumário APRESENTAÇÃO.... 13 Unidade 1: Revisão de eletricidade básica 1.1 Primeiras palavras.... 17 1.2 Problematizando o tema... 17 1.3 Texto básico para estudos.... 17 1.3.1 Tensão Contínua

Leia mais

Dimensionamento de Colunas

Dimensionamento de Colunas Dimensionamento de Colunas Calcular a potência total ST: Moradia Potência a contratar [kva] T1 6.90 ou 10.35 T2 10.35 ou 13.80 T3 10.35 ou 13.80 T4 13.80 ou 17.25 T5 17.25 Trifásico S T = S habita ções

Leia mais

Simbologia de instalações elétricas

Simbologia de instalações elétricas Simbologia de instalações elétricas Os símbolos gráficos usados nos diagramas unifilar são definidos pela norma NBR5444, para serem usados em planta baixa (arquitetônica) do imóvel. Neste tipo de planta

Leia mais

Partida do Motor de Indução Trifásico

Partida do Motor de Indução Trifásico Partida do Motor de Indução Trifásico 1.Introdução Os motores elétricos durante solicitam da rede de alimentação uma corrente elevada na partida. Essa corrente é da ordem de 6 a 10 vezes a sua corrente

Leia mais

Eletrotécnica Geral. Lista de Exercícios 2

Eletrotécnica Geral. Lista de Exercícios 2 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA - Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Eletrotécnica Geral Lista de Exercícios 2 1. Condutores e Dispositivos de Proteção 2. Fornecimento

Leia mais

Manual de Execução de Trabalhos em Equipamento de Contagem de Energia em instalações MT e BTE

Manual de Execução de Trabalhos em Equipamento de Contagem de Energia em instalações MT e BTE Manual de Execução de Trabalhos em Equipamento de Contagem de Energia em instalações MT e BTE 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONTAGEM DE ENERGIA ELÉCTRICA EM MÉDIA E BAIXA TENSÃO ESPECIAL... 3 2.1. Características

Leia mais

DICAS. Instalações elétricas residenciais. 8ª Edição

DICAS. Instalações elétricas residenciais. 8ª Edição DICAS Instalações elétricas residenciais 8ª Edição DICAS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RES CONCEITOS BÁSICOS DE ELETRICIDADE Nos condutores existem partículas invisíveis chamadas de elétrons livres que, assim

Leia mais

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada Notas: Critérios Construtivos do Padrão de Entrada A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada. O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 02

COMUNICADO TÉCNICO Nº 02 COMUNICADO TÉCNICO Nº 02 Página 1 de 1 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL 1.OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA

CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA MEMORIAL DESCRITIVO E JUSTIFICATIVO DE CÁLCULO PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM MÉDIA TENSÃO 13.8KV CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES GERAÇÃO FUTURA RUA OSVALDO PRIMO CAXILÉ, S/N ITAPIPOCA - CE 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Cabos e acessórios para redes subterrâneas

Cabos e acessórios para redes subterrâneas Cabos e acessórios para redes subterrâneas Evoluindo com você. A distribuição de energia Vida atual com alta dependência de energia elétrica: produção serviços uso doméstico Conseqüências nas grandes cidades:

Leia mais

SIMBOLOGIA E CONVENÇÕES

SIMBOLOGIA E CONVENÇÕES SUMÁRIO 1. SIMBOLOGIA E CONVENÇÕES 3 2. ESQUEMAS FUNDAMENTAIS DE LIGAÇÕES 6 3. PROJETO 12 3.1. Análise inicial 12 3.2. Caracterização do fornecimento de energia 13 4. CÁLCULO LUMINOTÉCNICO 14 4.1. Definições

Leia mais

Instalações Elétricas

Instalações Elétricas Instalações Elétricas Condutores Elétricos (Parte 2) Prof. Gilmário Lima SELEÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES Chama-se de dimensionamento técnico de um circuito à aplicação dos diversos itens da NBR

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO ENGENHARIA ELÉTRICA CADERNO DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO ENGENHARIA ELÉTRICA CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA CADERNO DE QUESTÕES 2014 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 A figura acima apresenta o circuito equivalente monofásico de um motor de indução trifásico

Leia mais

EDI-34 Instalações Elétricas

EDI-34 Instalações Elétricas EDI-34 Instalações Elétricas Plano de Disciplina 2º semestre de 2015 1. Identificação Sigla e título: EDI-34 Instalações Elétricas Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Leia mais

Pára-raios de Baixa Tensão para Rede de Distribuição Secundária PRBT - RDS

Pára-raios de Baixa Tensão para Rede de Distribuição Secundária PRBT - RDS Pára-raios de Baixa Tensão para Rede de Distribuição Secundária PRBT - RDS O que é? É um Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos (DPS) para uso em redes de distribuição de energia elétrica de baixa

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS

DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS Os seis critérios de dimensionamento de circuitos de BT.......................188 Capacidade de condução: o que diz a norma..........................................189 Cálculos

Leia mais

ND - 5.1 6-1 CÁLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA

ND - 5.1 6-1 CÁLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA ND - 5.1 6-1 CÁLCULO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA 1. DETERMINAÇÃO DA CARGA INSTALADA a) Para definição do tipo de fornecimento, o consumidor deve determinar a carga instalada, somando-se a potência

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TRANSFORMADORES Um transformador (ou trafo) é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS Por que medir grandezas elétricas? Quais grandezas elétricas precisamos medir? Como medir

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Novas Normas NBR IEC 61643-1 - Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão - Parte 1: Dispositivos de proteção conectados a sistemas de

Leia mais

Os fusíveis NH e Diazed são dotados de características de limitação de corrente. Assim, para

Os fusíveis NH e Diazed são dotados de características de limitação de corrente. Assim, para 5 Proteção e Coordenação Dimensionamento da Proteção 36 Fusível NH Zonasde Atuação 224 A Fusível NH Zonasde Atuação 355 A 5 Proteção e Coordenação Dimensionamento da Proteção 37 5 Proteção e Coordenação

Leia mais

Questão 3: Um resistor de 10Ω é alimentado por uma tensão contínua de 50V. A potência dissipada pelo resistor é:

Questão 3: Um resistor de 10Ω é alimentado por uma tensão contínua de 50V. A potência dissipada pelo resistor é: Questão 1: Dois resistores de 1Ω e 2Ω, conectados em série, são alimentados por uma fonte de tensão contínua de 6V. A tensão sobre o resistor de 2Ω é: a) 15V. b) 2V. c) 4V. d) 5V. e) 55V. Questão 2:A resistência

Leia mais

Projeto de Rede Telefônica

Projeto de Rede Telefônica Projeto de Rede Telefônica Prof. Manoel Henrique Sequencia Definições e materiais. Caixas de distribuição Blocos de terminais Caixas de passagem Tubulação Entrada Primária Secundária Cabos telefônicos

Leia mais

** OBS. Z=R+jωl e o seu módulo: Z R XL R l

** OBS. Z=R+jωl e o seu módulo: Z R XL R l Análise da Corrente de Curto - Circuito A Análise da corrente de curto circuito em sistemas de baixa tensão é necessária para dimensionar corretamente a proteção do equipamento (disjuntor de proteção)

Leia mais

Instalações elétricas resumo

Instalações elétricas resumo Instalações elétricas resumo Na instalação elétrica de um prédio (residencial, comercial ou industrial), temos basicamente: - Equipamentos relacionados com a alimentação da instalação, tais como geradores,

Leia mais

Exemplo de uma planta de distribuição elétrica utilizando parte da simbologia acima.

Exemplo de uma planta de distribuição elétrica utilizando parte da simbologia acima. TOMADA NO PISO PONTO DE FORÇA 2 3 3w 4w INTERRUPTOR DE 1 SEÇÃO INTERRUPTOR DE 2 SEÇÕES INTERRUPTOR DE 3 SEÇÕES INTERRUPTOR THREE-WAY PARALELO INTERRUPTOR FR-WAY INTERMEDIÁRIO ACIONADOR DE CIGARRA CIGARRA

Leia mais

AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA

AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA ENE095 Proteção de Sistemas Elétricos de Potência Prof. Luís Henrique Lopes Lima 1 TRANSFORMADORES DE MEDIDAS

Leia mais

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA.

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS DE ISOLAÇÃO COM BLINDAGEM APLICAÇÃO Os transformadores monofásicos de isolação com blindagens, magnética e eletrostática, foram desenvolvidos

Leia mais

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras do Programa Minha Casa Minha Vida com Telemedição Processo Atividade Realizar novas ligações Executa ligação BT Código

Leia mais

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração.

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. (A) O movimento de energia de frio dentro de um espaço onde ele é necessário. (B) A remoção de calor

Leia mais

Transformador. Índice. Estrutura

Transformador. Índice. Estrutura Transformador Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Um transformador ou trafo é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões,

Leia mais

ÃO AO CURSO LEGENDA WS 01 S 01 ENGENHARIA ELÉTRICA. Valor: 1,0. 1 a QUESTÃO. Tomada de 350 W. Luminária de 250 W monofásica. Interruptor simples

ÃO AO CURSO LEGENDA WS 01 S 01 ENGENHARIA ELÉTRICA. Valor: 1,0. 1 a QUESTÃO. Tomada de 350 W. Luminária de 250 W monofásica. Interruptor simples CONCURSO DE ADMISSÃ ÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA CADERNO DE QUESTÕES 2009 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 3m 02 g 3m 3m 4m 3m e 6m 4m 6m 6m d 4m 4m 02 02 02 4m 02 S g f 4m S S f e 4m c S d WS ab

Leia mais

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é:

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é: Questão 1: A tensão E no circuito abaixo vale: a) 0,5 V b) 1,0 V c) 2,0 V d) 5,0 V e) 10,0 V Questão 2: A resistência equivalente entre os pontos A e B na associação abaixo é de: a) 5 Ohms b) 10 Ohms c)

Leia mais

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT 1 - Objetivos: Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais características técnicas dos capacitores convencionais do tipo imerso em

Leia mais

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO Inspeção visual e documentação............................................................284 Ensaios de campo em instalações...........................................................285

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO CURSO DE FORMAÇÃO

CONCURSO DE ADMISSÃO CURSO DE FORMAÇÃO CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA CADERNO DE QUESTÕES 20 1 a QUESTÃO Valor: 1,00 Seja um circuito RLC série alimentado por uma fonte de tensão e sem energia inicialmente armazenada.

Leia mais

DICAS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RES

DICAS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RES DICAS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RES z CNCEITS BÁSICS DE ELETRICIDADE Nos condutores existem partículas invisíveis chamadas de elétrons livres que, assim como os planetas ao redor do sol, giram ao redor

Leia mais

COELCE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 106 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE

COELCE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 106 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 16 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE DOCUMENTO NORMATIVO DA TRANSMISSÃO DESIM -896-1 I JUN/1 Í N D I C E 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS E TRABALHOS...1

Leia mais

PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE UTILIZAÇÃO

PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE UTILIZAÇÃO PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE UTILIZAÇÃO (RESUMO) Instalações tipo C são instalações abastecidas a partir da rede pública de baixa tensão. Estas instalações são certificadas pela Certiel Associação Certificadora

Leia mais

Catálogo de. Produtos

Catálogo de. Produtos Catálogo de Produtos Atualização: Janeiro/01. Sumário Tabelas de Dimensionamento Fios e Cabos Elétricos de Cobre para Baixa Tensão 6 Fio Sólido BWF 0 V Cabo BWF 0 V 8 Cabo Flexível Corfitox HEPR 90 C 0,6/1

Leia mais

Para que o sistema de proteção atinja a finalidade a que se propõe ele deve obedecer aos seguintes requisitos básicos:

Para que o sistema de proteção atinja a finalidade a que se propõe ele deve obedecer aos seguintes requisitos básicos: 5 Proteção e Coordenação de Instalações Industriais Para que o sistema de proteção atinja a finalidade a que se propõe ele deve obedecer aos seguintes requisitos básicos: 1 Seletividade É a capacidade

Leia mais

4 DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO DE CONDUTORES ELÉTRICOS CONFORME A NORMA ABNT NBR IEC 60287-3-2...11

4 DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO DE CONDUTORES ELÉTRICOS CONFORME A NORMA ABNT NBR IEC 60287-3-2...11 DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO E AMBIENTAL DE CONDUTORES ELÉTRICOS 3 Índice 1 INTRODUÇÃO..............................................................................4 2 DIMENSIONAMENTO TÉCNICO DE CONDUTORES

Leia mais

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Instalações Elétricas de Baixa Tensão Porto Alegre, Maio de 2010 Revisão: B Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações

Leia mais

Barramento Elétrico Blindado KSL70

Barramento Elétrico Blindado KSL70 Barramento Elétrico Blindado KSL70 PG: 2 / 19 ÍNDICE PÁG. 1.0 DADOS TÉCNICOS 03 2.0 - MÓDULO 04 3.0 SUSPENSÃO DESLIZANTE 05 4.0 TRAVESSA DE SUSTENTAÇÃO 06 5.0 EMENDA DOS CONDUTORES E DOS MÓDULOS 07 6.0

Leia mais

PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI

PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI PLANO DE CURSO PARCERIA SENAI 1 - NOME DO CURSO: Projetos de RDI / RDP: RDI: Redes de Distribuição Aéreas Isoladas; RDP: Redes de Distribuição Aéreas Protegidas (Compactas). 2 - ÁREA: Eletrotécnica Sub

Leia mais

Eng. Everton Moraes. Transformadores

Eng. Everton Moraes. Transformadores Eng. Everton Moraes Eng. Everton Moraes Transformadores 1 Transformadores Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Máquinas Elétricas... 3 1.1. Magnetismo... 3 1.2. Eletromagnetismo... 5 1.3. Solenóide... 5 2. Transformadores

Leia mais

Alguns erros frequentes em cálculos de circuitos BT

Alguns erros frequentes em cálculos de circuitos BT Alguns erros frequentes em cálculos de circuitos B Lisardo Recio Maíllo www.prysmian.es Cabos termoplásticos (PVC) e cabos termoestáveis (XLPE ou EPR) Cabos termoplásticos (PVC) e cabos termoestáveis (XLPE

Leia mais

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a 6. FATOR DE POTÊNCIA O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa, conseqüentemente energia ativa e reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada.

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

Proteção contra sobrecorrentes e dimensionamento dos condutores

Proteção contra sobrecorrentes e dimensionamento dos condutores Proteção contra sobrecorrentes e dimensionamento dos condutores Proteção contra sobrecorrentes e dimensionamento dos condutores 1 Norma técnica...03 1.1 ABNT...03 1.2 Avaliação da conformidade...03 2 Legislação...03

Leia mais

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los 1/ 9 Imprimir PROJETOS / Energia 20/08/2012 10:20:00 Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los Na primeira parte deste artigo vimos que a energia

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Requisitos Ambientais 5. Condições Gerais 6. Estruturas Trifásicas com Transformadores 6.1. Estrutura M1 com Transformador 6.2.

Leia mais

Fios e cabos elétricos

Fios e cabos elétricos Fios e cabos elétricos Fios e cabos elétricos 3 FIO PLASTICOM ANTICHAMA 450/750 V 5 CAbO PLASTICOM ANTICHAMA 450/750 V 7 CAbO CObreNAx ANTICHAMA 0,6/1 kv 9 CAbO COMPex 0,6/1 kv (COMPACTADO) 11 CAbO FLexICOM

Leia mais