UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016"

Transcrição

1 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UERGS torna pública e estabelece as normas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de especialização intitulado Gestão e Desenvolvimento Rural para o primeiro semestre do ano de O curso de especialização acontecerá na Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul/RS. 1. OBJETO Esta chamada visa selecionar candidatos para participação no Curso de Especialização, modalidade presencial, cujo objetivo geral é o de formar, qualificar e habilitar profissionais para gerenciar organizações rurais individuais e coletivas, bem como, desenvolver pesquisas na área da administração e do desenvolvimento rural, a partir de uma visão sistêmica do mercado. Os profissionais formados no curso poderão contribuir de forma significativa para o Desenvolvimento Regional com a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a realização do curso tem ainda por objetivos específicos: capacitar profissionais para planejar, executar e avaliar políticas e ações de desenvolvimento para o contexto rural local e regional; habilitar profissionais para analisar, de forma financeira e econômica, as organizações rurais individuais e coletivas; formar profissionais capacitados na elaboração de estratégias de gestão rural, no âmbito do planejamento estratégico, do marketing e das vendas; qualificar profissionais para a gestão de pessoas no âmbito rural, sob a perspectiva estratégica das relações humanas e do comportamento organizacional; desenvolver uma visão crítica da realidade social rural. 2. PÚBLICO ALVO Poderão se inscrever como candidatos os graduados, assim como prováveis formandos, em cursos superiores reconhecidos pelo MEC em todas as áreas do conhecimento, que atuem ou que tenham interesse em atuar nas áreas que compõem as Ciências Sociais Aplicadas, as Ciências Humanas e as Ciências Agrárias. 3. NÚMERO DE VAGAS Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para início em Abril de No caso do não preenchimento de um número mínimo de vagas, o curso não será oferecido. Cabe ressaltar que o número mínimo de alunos para iniciar o curso é de 15 (quinze).

2 2 4. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser realizadas de maneira presencial, no período de 15 de Fevereiro de 2016 a 12 de Março de 2016, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 20h00min, na Secretaria da Unidade da Uergs, em Cachoeira do Sul, Rua Sete de Setembro, 1040, Bairro Centro, Cachoeira do Sul/RS, CEP: , Tel: (51) Será admitida a entrega de documentos por intermédio de procurador com poderes específicos obtidos através de procuração simples registrada em cartório. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 5. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO As cópias de documentos devem ser acompanhadas dos documentos originais e receberão autenticação da secretaria do curso. Cópias de documentos autenticados em cartório também serão aceitos. Para inscrição, o(a) candidato(a) à vaga necessita entregar os seguintes documentos: a. - Formulário de Inscrição impresso no Processo Seletivo, disponível no Anexo 4 devidamente preenchido e assinado; b. - Cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); c. - Cópia (frente e verso) da Cédula de Identidade (RG ou RNE); d. - Cópia (frente e verso) do Título Eleitoral com comprovante de quitação da Justiça Eleitoral para brasileiros; e. - Cópia (frente e verso) da Certidão de Nascimento ou Casamento; f (duas) fotografias 3x4 recentes; g. - Cópia do Histórico Escolar do curso de graduação; h. - Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes do CNPq), i. - Quadro de Títulos (Anexo 2 deste edital), preenchido e assinado e documentado com os itens constantes no Anexo 01 deste edital. j vias impressas do Formulário do perfil e intenções do candidato; ver modelo Anexo 03 deste edital; k. - Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação expedido por IES, reconhecido pelo MEC ou conselhos estaduais ou municipais de educação, atestado de formando ou atestado de provável formando, fornecido pela Instituição de Ensino Superior do Curso de Graduação em questão. No caso de aprovação no Curso de Especialização, os candidatos que apresentaram atestado de provável formando para a inscrição no processo de seleção do curso terão que entregar na Secretaria do Curso, até o primeiro dia de início do curso, documento que comprove a colação de grau. Os alunos que apresentaram atestado de provável formando ou atestado de formando deverão apresentar à Secretaria do Curso, assim que pronto, ou no prazo de 90 dias após a matrícula, cópia do Diploma de Graduação. Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta. Os estudantes que não cumprirem o ordenamento acima estarão desclassificados no processo de seleção.

3 3 6. DURAÇÃO DO CURSO O curso terá duração máxima de 18 (dezoito) meses, com início em Abril de 2016 e término em Dezembro de Horário das aulas: sextas-feiras, das 18h40 às 22h30; sábados das 8h às 11h30 (4h/a) e das 13h30 às 17h (4h/a). A carga horária de aulas presenciais do curso é de 360 horas. O certificado de conclusão de curso será entregue a todos os alunos que atenderem às seguintes exigências: I 75% de frequência em cada disciplina; II Conceito mínimo C em cada disciplina; III Trabalho de Conclusão de Curso aprovado com conceito mínimo C. 7. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO O processo de seleção ocorrerá em uma única etapa. Essa etapa consistirá na análise do Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) e na análise do formulário do perfil e das intenções do candidato. Nessa análise será atribuída uma avaliação em escala de 0 (zero) a 10 (dez). Os candidatos serão selecionados pela análise do Curriculum Vitae e pelo formulário do perfil e intenções, sendo classificados os candidatos até o número correspondente a 1,5 vezes o número de vagas. No caso de empate, como critério de desempate terá preferência o candidato de maior idade. As análises (do Curriculum Vitae e do formulário do perfil e das intenções do candidato) serão realizadas pela Comissão de Seleção, formada por professores do Colegiado do Curso. ATENÇÃO: Para a análise do currículo e do formulário do perfil e intenções do candidato será utilizada o quadro de critérios de pontuação (conforme Anexo 1 deste edital). O candidato deverá preencher, assinar e entregar: o Formulário de perfil e intenções (Anexo 3) e o Quadro de títulos (Anexo 2), apresentando os documentos comprobatórios no Curriculum Vitae. Os resultados preliminar e final serão publicados na página da Uergs na internet e na Secretaria da Unidade em Cachoeira do Sul, conforme calendário. 8. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO O resultado preliminar da seleção, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs ( no dia 18 de Março de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Cachoeira do Sul. O resultado final da seleção, após o período de interposição de recursos, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs ( no dia 01 de Abril de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Cachoeira do Sul.

4 4 9. RECURSOS O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado do processo seletivo poderá realizar após a divulgação do resultado preliminar. O candidato disporá do seguinte período para fazê-lo, a contar a data e horários de divulgação do resultado, conforme tabela abaixo: Etapa da seleção Período de recursos 30 de março de 2016 (até as 18h) Para recorrer, o interessado deverá encaminhar o Formulário de Recurso disponível no anexo 7. O formulário devidamente preenchido deverá ser enviado para o correio eletrônico: especializacao-gdr@uergs.edu.br. Recursos fora do prazo serão indeferidos incluindo recursos não recebidos por problemas de envio por falha de conexão de internet. Se do exame do recurso resultar em alteração do resultado, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Todos os recursos serão analisados pela Comissão de Seleção. A resposta ao recurso será remetida para o correio eletrônico de origem da interposição do mesmo. Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou para qualquer outro que não seja o disponibilizado para esse fim. Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de recurso. O resultado final da seleção, após a interposição de recursos, será divulgado na página da Uergs ( dia 01 de Abril de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Cachoeira do Sul. 10. MATRÍCULA Terão direito à matrícula no referido curso, os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS, respeitados os limites das vagas. A matrícula será realizada de 04 a 06 de Abril de 2016, para os candidatos classificados e de 07 a 08 de Abril de 2016 para os suplentes, caso houver vaga disponível, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 20h00min, na Secretaria da Unidade da Uergs, em Cachoeira do Sul/RS. A matrícula dos candidatos selecionados poderá ser realizada pelo candidato ou por seu representante legal devidamente identificados. Nessa ocasião, o candidato deverá portar documento de identidade com foto válido em todo o território nacional para entrega do Formulário de Matrícula. 11. INÍCIO DO CURSO O curso terá seu início em 08 de abril de 2016, nas dependências da Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul/RS. 12. DISPOSIÇÕES GERAIS

5 5 A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e do seu anexo, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento. A documentação dos candidatos não aprovados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Curso do, por um prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão eliminados. O exame de seleção 2016 só terá validade para o Curso de Especialização em Gestão e Desenvolvimento Rural que se iniciará em 08 de Abril de 2016, em Cachoeira do Sul/RS. No caso de candidato ser estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de revalidação por instituições nacionais nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), bem como nas Resoluções nº. 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação CNE. Em caso de alunos estrangeiros é necessária à apresentação de visto válido de estudante. Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Curso de Pós-Graduação, através dos telefones (51) , para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso. Será desclassificado o candidato que: - Deixar de cumprir ou atender qualquer um dos itens ou regras publicadas do presente Edital; - Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização do processo seletivo; - Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso em conjunto com a PROPPG.

6 6 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL ANEXO 1 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: ANÁLISE DE CURRÍCULO E DO FORMULÁRIO DO PERFIL E INTENÇÕES DO CANDIDATO 1) As análises do currículo e do formulário do perfil e intenções do candidato serão realizadas pela Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação lato sensu; 2) O Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) deve ser entregue documentado de acordo com as datas indicadas neste edital, com os documentos comprobatórios conforme as atividades previstas nos itens (a, b, c, d, e, f) no quadro de títulos (Anexo 2, deste edital). O quadro de títulos deve ser preenchido conforme informações do curriculum, entregue com a assinatura do candidato. 3) O Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) e as informações constantes no formulário do perfil e intenções do candidato receberão pontuações em nota máxima igual a 10 (dez) pontos, utilizando os critérios descritos no quadro abaixo: ATIVIDADES a- Graduação com formação nas áreas relacionadas à gestão rural, administração, administração rural e desenvolvimento rural b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria c- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária em qualquer área d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária na área relacionadas à gestão rural, administração, administração rural e desenvolvimento rural e- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis em qualquer área PONTUAÇÃO Por Atividade Máximo 1,0 (por graduação) 0,2 (por semestre) 2,0 1,0 0,2 (por resumo) 1,0 0,5 (por resumo) 1,5 0,5 (por publicação) f- Cursos ministrados ou a participação como ouvinte em 0,2 (por curso) 1,0 cursos com carga horária igual ou superior às 20h em qualquer área g- Experiências profissionais relacionadas à área da gestão e 0,5 (por ano) 1,5 do desenvolvimento rural h- Perfil do candidato está relacionado à proposta do curso? 1,0 1,0 Pontuação máxima 10,0

7 7 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016 ANEXO 2 QUADRO DE TÍTULOS 1) Serão considerados apenas títulos comprovados; Documentos utilizados para um item específico não poderão ser utilizados em outros itens. 2) A classificação dos títulos é de inteira responsabilidade do candidato. Serão considerados os títulos que forem indicados no Quadro de Títulos. A Comissão de Seleção do Curso de Pós- Graduação lato sensu Gestão e Desenvolvimento Rural, quando da avaliação do Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) verificará a adequação, porém, não efetuará reclassificação de títulos; 3) Cada título pode ser classificado e computado em apenas um item da tabela; 4) O candidato deverá entregar o Quadro de Títulos preenchido e assinado, de acordo com o modelo aqui fornecido. ATIVIDADES b- Graduação com formação nas áreas relacionadas à gestão rural, administração, administração rural e desenvolvimento rural b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria c- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária em qualquer área d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária na área relacionadas à gestão rural, administração, administração rural e desenvolvimento rural d- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis em qualquer área e- Cursos ministrados ou a participação como ouvinte em cursos com carga horária igual ou superior às 20h em qualquer área f- Experiências profissionais relacionadas à área da gestão e do desenvolvimento rural QUADRO DE TÍTULOS Pontuação obtida PONTUAÇÃO Por Atividade Máximo Pontuação requerida pelo candidato 2,0 1,0 (por graduação) 0,2 (por semestre) 0,2 (por resumo) 0,5 (por resumo) 0,5 (por publicação) 1,0 1,0 1,5 1,0 0,2 (por curso) 1,0 0,5 (por ano) 1,5 LOCAL E DATA: ASSINATURA DO CANDIDATO:

8 8 ANEXO 3 FORMULÁRIO DO PERFIL E INTENÇÕES DO CANDIDATO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL 1) Título do TCC: 2) Questão/problema: 3) Orientador: Informações Acadêmicas 1) Título do TCC: 2) Questão/problema: 3) Orientador: Informações Profissionais Instituição na qual trabalha atualmente Cargo Tempo de permanência Duas últimas instituições onde trabalhou anteriormente Cargo Tempo de permanência Informações sobre o perfil do candidato Como você o considera como leitor: ( ) Assíduo ( ) moderadamente assíduo ( ) nada assíduo Como você considera a sua habilidade de escrever: ( ) fluente ( ) moderadamente fluente ( ) muito pouco fluente Como você considera a sua habilidade analítica: ( ) passo horas a entender um problema ( ) gasto algum tempo em buscar a dominar um problema, mas não muito ( ) frente a um problema procuro quem sabe resolvê-lo Por que você decidiu cursar essa pós-graduação? ( ) atualização profissional ( ) desenvolvimento pessoal ( ) continuidade dos estudos ( ) preparação para o mestrado ( ) outros Por que escolhestes a UERGS? ( ) gratuidade ( ) qualidade do corpo docente ( ) proximidade geográfica ( ) outros Descreva, de forma sintética, qual (is) é (são) a (s) sua (s) expectativa (s) em relação ao curso de especialização Gestão e Desenvolvimento Rural : Observações: O candidato (a) declara que as informações são verídicas. Data: / / Assinatura do(a) Candidato(a)

9 9 ANEXO 4 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL Nome (*): Unidade da Uergs em: Foto 3X4 * O nome do aluno deve ser preenchido conforme Certidão de Nascimento ou Casamento. Informações Pessoais CPF: Título de Eleitor: RG: Órgão Expedidor RG: /. Data Expedição RG: / / Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Estado Civil: ( ) Casado ( ) Solteiro ( ) Separado ( ) Divorciado ( ) Outro: Data nascimento: / / Naturalidade: UF: Nacionalidade: ( ) Brasileira ( ) Estrangeira: Qual? Cor da pele: ( ) Branca ( ) Negra ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Vermelha Nome do Pai: Nome da Mãe: Endereço Residencial Logradouro: N.º: Complemento: Bairro: CEP: Município: UF: Telefone residencial: ( ) Telefone celular: ( ) Curso: Instituição de Ensino: Ano de início: Município: Graduação Ano de conclusão: Estado: Trabalho Nome da Empresa: Unidade: Telefone: Atividade de trabalho tem relação com o curso realizado na Uergs? ( ) Sim ( ) Não Observações: Candidato(a) está de acordo com as normas e condições estabelecidas pelo curso. Data: / / Assinatura do(a) Candidato(a)

10 10 ANEXO 5 GRADE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL NOME DA DISCIPLINA Introdução ao Desenvolvimento Rural Planejamento e Análise de Políticas de Desenvolvimento PROFESSOR RESPONSÁVEL Chaiane Leal Agne Julio Cesar Mahfus HORAS/CRÉDITOS Análise Econômica Karine Daiane Zingler Legislação Agrária e Ambiental Métodos Qualitativos e Quantitativos de Pesquisa Marketing Estratégico Aplicado a Negócios Rurais Vendas e Comercialização Rural Custos e Finanças Agroindustriais Gestão Estratégica de Pessoas em Negócios Rurais Paulo Vanderlei Vargas Groff Marcondes Lazzari Katiuscia Schiemer Vargas João Carlos Coelho Júnior Ubyrajara Brasil Dal Bello Karine Daiane Zingler Katiuscia Schiemer Vargas Estratégia em Negócios Rurais Lucas Veiga Ávila Gestão da Produção Rural Gestão e Análise de Projetos Rurais Seminário Integrador (TCC I) Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) Chaiane Leal Agne Cassiane da Costa Ubyrajara Brasil Dal Bello Chaiane Leal Agne Julio Cesar Mahfus Katiuscia Schiemer Vargas Karine Daiane Zingler Ubyrajara Brasil Dal Bello Chaiane Leal Agne Julio Cesar Mahfus Katiuscia Schiemer Vargas Karine Daiane Zingler Ubyrajara Brasil Dal Bello 60 /4

11 11 ANEXO 6 CALENDÁRIO Atividades Data 1 Período de divulgação no Site da Uergs e em outros meios de comunicação. Publicação do Edital Janeiro/Fevereiro 11/01/ Envio da pré-classificação para Comunicação 28/03/ Divulgação no site dos alunos classificados 29/03/ Período de Recurso (até as 18h) 30/03/ Divulgação da classificação final 01/04/ Período das Matrículas nas unidades. 04/04/2016 a 06/04/ Início das aulas 08/04/ Chamada de alunos Suplentes, caso as vagas não tenham sido preenchidas 07/04/2016 a 08/04/ Data limite de encerramento das disciplinas Outubro de Data limite de entrega das monografias Dezembro 2017

12 12 ANEXO 7 MODELO PADRÃO FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO Recurso contra decisão relativa ao resultado do processo seletivo para o Curso de Especialização, constante no Edital n. e em suas retificações, publicados no endereço eletrônico e realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Eu,, portador do documento de identidade nº, CPF nº, inscrito para concorrer a uma vaga no processo seletivo para o Curso de Especialização em apresento junto à Comissão de Seleção do referido Curso contra decisão do mesmo. recurso A decisão objeto de contestação é(explicitar a decisão que está contestando) Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são: Se necessário anexe documentos, referências e/ou outras fontes externas, listando-as abaixo: Local e Data: Nome e Assinatura:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 003/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EM AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE (Pós-Graduação lato sensu) A

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LIDERANÇA E SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS EDITAL PROPPG 004/2013 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 010/2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DA FORMAÇÃO DO LEITOR (Pós-Graduação lato sensu)

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG CÂMPUS SANTA HELENA DE GOIAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias A UEG Câmpus Santa Helena de Goiás faz

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL N 47/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: GESTÃO E ATENÇÃO NO SUS - LATO SENSU O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde Escola GHC e o Instituto

Leia mais

EDITAL PROPPG 004/2016

EDITAL PROPPG 004/2016 PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu) A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS A universidade Estadual de Goiás - UEG, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES

Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES O Diretor Geral do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí (IF Goiano Câmpus Urutaí), no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014.

EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. EDITAL PROPP Nº 143, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL 01/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO A Universidade Federal de Alagoas, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE EDITAL Nº 01/2009-PRPPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE TRADUÇÃO TURMA

Leia mais

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA EDITAL nº. 014/2015 Estabelece as normas do Processo Seletivo ao provimento de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis,

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA

Leia mais

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES Por determinação do Diretor Geral da FEAD, a Coordenação Pedagógica torna público aos interessados que se encontram abertas as inscrições

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1 - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização

Leia mais

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS (FEPESE), torna pública as normas que regerão o Processo

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental Campus ofertante do Curso: Nova Venécia CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços Compartilhados à distância*

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços Compartilhados à distância* Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços Compartilhados à distância* A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 190/UFFS/2012 ABRE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015.

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. Pós-Graduação Lato Sensu em Politicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG),

Leia mais

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SÃO GONÇALO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

TURMA 2014 EDITAL N. 01/2014

TURMA 2014 EDITAL N. 01/2014 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS POSSE CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS RESOLUÇÃO CsU N. 29 DE 22

Leia mais

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA REITORIA PRÓ-REITORIA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - DIRED UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTORIA - UFSM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTORIA - UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTORIA - UFSM PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES EDITAL 01/2015 1. O Programa

Leia mais

Edital de Seleção 1 semestre 2011

Edital de Seleção 1 semestre 2011 Edital de Seleção 1 semestre 2011 1. EDITAL 2011/01: O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, considerando o que estabelece a Resolução 37/2004 do Conselho

Leia mais

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DO PROCESSO

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR E D I T A L EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL O REITOR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR UCSal, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 10 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PPGE, MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, OFERECIDA

Leia mais

EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA (Aprovado na 3ª Reunião

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 27/2015

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 27/2015 EDITAL Nº 27/2015 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas Politica

Leia mais

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL N PROPPG 008-2016

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 SELEÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

Leia mais

1.5. Só haverá matrícula de aluno especial na disciplina ofertada, se houver aluno regular matriculado.

1.5. Só haverá matrícula de aluno especial na disciplina ofertada, se houver aluno regular matriculado. EDITAL UESC Nº 110 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA NA ÁREA DE SOLOS, DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL (PPGPV) - STRICTO SENSU. A Reitora da Universidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014.

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. A Universidade Federal de Roraima-UFRR, por meio da Comissão Permanente de Vestibular CPV, torna público o Processo Seletivo Simplificado, para

Leia mais

SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM - TUTORIA A DISTÂNCIA -

SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM - TUTORIA A DISTÂNCIA - SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE

Leia mais

EDITAL Nº 002 DE 30 DE ABRIL DE 2015

EDITAL Nº 002 DE 30 DE ABRIL DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) O (PPGA/UFPB) torna público o presente edital, e informa que estarão abertas as inscrições para a seleção de Bolsista de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 166, DE 10 DE JUNHO DE 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 166, DE 10 DE JUNHO DE 2014. PUBLICADO NO D.O.U. De /06/204. Seção 3, Páginas 7 e 72. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 66, DE 0 DE JUNHO DE 204. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES

Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PPG-PSTO) EDITAL Nº 03/2013 Edital de Seleção para Bolsista do Programa PNPD/CAPES 1 PREÂMBULO 1.1

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 057/2014 UNEMAT

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 057/2014 UNEMAT PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 057/2014 UNEMAT A, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO 2011 EDITAL N o 31 de 08/10/2010 A UNIVERSIDADE POSITIVO, por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO para o Programa

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto UFC Virtual

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto UFC Virtual Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto UFC Virtual EDITAL Nº. 03 / PRPPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR TURMA 2013 A Universidade Federal

Leia mais

CURSO MÓDULOS CARGA-HORÁRIA CARGA-HORÁRIA Presencial À distância TOTAL. (duzentas) horas

CURSO MÓDULOS CARGA-HORÁRIA CARGA-HORÁRIA Presencial À distância TOTAL. (duzentas) horas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2015/2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas.

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº01/2014 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação a Distância Programa Universidade Aberta do Brasil UAB 2014 Seleção Simplificada de Tutores

Leia mais

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido:

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido: EDITAL nº 02/2016 A Diretora Geral da Faculdade Canção Nova, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 Aprovar ad referendum do Conselho Universitário- CONSUN, o Regulamento para a Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Contestado - UnC. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo de Seleção para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de nível técnico (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão EDITAL N O 01/2015 - COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB)

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Ilma. Srª. Diretora da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves / CBH / UEMG

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia Edital nº 01/2015 A Direção da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pedido da Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal, torna público que, no período compreendido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 04/2013 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2013 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 - PROEX

EDITAL Nº 02/2016 - PROEX EDITAL Nº 02/2016 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E ESPANHOL. 1.1 A

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 04/2014 - UEPA

EXTRATO DO EDITAL Nº 04/2014 - UEPA EXTRATO DO A Universidade do Estado do Pará/UEPA, através do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS/UEPA, torna público que estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo do II Curso de Especialização

Leia mais

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação Edital 09/2014 PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE.

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO. EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro

Leia mais

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA - TURMA 2008 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Inscrições Prorrogadas

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA - TURMA 2008 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Inscrições Prorrogadas UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

Leia mais

1. DO PERFIL DO PROGRAMA:

1. DO PERFIL DO PROGRAMA: EDITAL PPGECMT Nº 01/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DO CENTRO

Leia mais

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 A Coordenadora

Leia mais

EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL.

EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL. EDITAL 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EM ENGENHARIA INDUSTRIAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL. A Universidade Federal do Pará, através da Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 - PROEX

EDITAL Nº 001/2015 - PROEX EDITAL Nº 001/2015 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE CURSO DE ITALIANO NÍVEL BÁSICO 1.1 A Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 009/2013 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação

Leia mais

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 016/2015 UNEMAT

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 016/2015 UNEMAT PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 016/2015 UNEMAT A, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas

Leia mais