EDITAL PROPPG 004/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL PROPPG 004/2016"

Transcrição

1 PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu) A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Uergs torna pública e estabelece as normas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de especialização intitulado GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL para o primeiro semestre do ano de O curso de especialização acontecerá na Unidade da Uergs em Três Passos/RS. 1. OBJETO Esta chamada visa selecionar candidatos para participação no Curso em nível de Especialização, modalidade presencial, cujo objetivo geral é contribuir para a formação e qualificação de recursos humanos em nível avançado para a Gestão e Planejamento Ambiental dos Recursos Naturais nos âmbitos públicos e privado, podendo exercer a qualificação das funções técnicas em áreas correlatas a Gestão Ambiental, desta forma o programa irá formar profissionais com capacidades e habilidades que possam contribuir com o desenvolvimento e melhora da qualidade ambiental regional, estadual e nacional e como consequência contribuir para a busca da sustentabilidade ambiental. Além disso, a realização do curso tem ainda por objetivos específicos: Qualificar recursos humanos em nível de Pós-Graduação na área de Gestão Ambiental; Capacitar profissionais para o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de Gestão Ambiental considerando as áreas multidisciplinares; Promoção e aplicação de técnicas de gestão ambiental voltadas para a melhora dos serviços ambientais no âmbito público e privado; Contribuir para a melhora e desenvolvimento da qualidade ambiental regional, estadual e nacional; Contribuir para o desenvolvimento da Sustentabilidade Ambiental dos recursos naturais.

2 2. PÚBLICO ALVO Poderão se inscrever como candidatos os graduados, assim como prováveis formandos, em cursos superiores reconhecidos pelo MEC das áreas de Gestão Ambiental, Biologia, Geologia, Ciências Agrárias, Engenharia, Geografia, Arquitetura, Direito, Administração, Química, além de profissionais engajados e com afinidade as causas ambientais, interessados na busca de soluções que possibilitem a interação entre desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental. Os profissionais que realizarem o Curso terão na sua formação e aptidão para atuarem em órgãos públicos e ou empresas privadas, como Prefeituras, Cooperativas, Escolas, entre outras, e em atividades de assessoria técnica. 3. NÚMERO DE VAGAS Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para início em Abril de No caso do não preenchimento de um número mínimo de vagas, o curso não será oferecido. Cabe ressaltar que o número mínimo de alunos para iniciar o curso é de 20 (vinte). 4. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser realizadas de maneira presencial, no período 15 de fevereiro a 12 de março de 2016, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, no horário das 8h às 12h e das 13h30min às 20h00min., na Secretaria da Unidade da Uergs, em Três Passos, Rua Cipriano Barata, 47, Bairro Érico Veríssimo, Três Passos/RS, CEP: , Tel.: (55) Será admitida a entrega de documentos por intermédio de procurador com poderes específicos obtidos através de procuração simples registrada em cartório. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

3 5. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO As cópias de documentos devem ser acompanhadas dos documentos originais e receberão autenticação da secretaria do curso. Cópias de documentos autenticados em cartório também serão aceitos. Para inscrição, o (a) candidato (a) à vaga necessita entregar os seguintes documentos: - Formulário de Inscrição no Processo Seletivo disponível no Anexo 7, e também na página da Uergs e/ou fornecido pela Secretaria do Curso devidamente preenchido e assinado; - Cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); - Cópia (frente e verso) da Cédula de Identidade (RG ou RNE); - Cópia (frente e verso) do Título Eleitoral com comprovante de quitação da Justiça Eleitoral para brasileiros; - Cópia (frente e verso) da Certidão de Nascimento ou Casamento; - 02 (duas) fotografias 3x4 recentes; - Cópia do Histórico Escolar do curso de graduação; - Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes do CNPq), documentado apenas com os itens constantes no Anexo 02 deste edital; - 02 vias de Minuta de Projeto de Pesquisa (no máximo 3 páginas) (de acordo com as linhas de pesquisa do curso), (Anexo 03); - Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação expedido por IES, reconhecido pelo MEC ou conselhos estaduais ou municipais de educação, atestado de formando ou atestado de provável formando, fornecido pela Instituição de Ensino Superior do Curso de Graduação em questão. No caso de aprovação no Curso de Especialização, os candidatos que apresentaram atestado de provável formando para a inscrição no processo de seleção do curso terão que entregar na Secretaria do Curso, até o primeiro dia de início do curso, documento que comprove a colação de grau. Os alunos que apresentaram atestado de provável formando ou atestado

4 de formando deverão apresentar à Secretaria do Curso, assim que pronto, ou no prazo de 90 dias após a matrícula, cópia do Diploma de Graduação. - Quadro de Títulos (Anexo 2 deste edital), preenchido e assinado. Os estudantes que não cumprirem o ordenamento acima perdem a vaga no curso, liberando-a para o suplente seguindo a ordem de seleção. Observação: Ao final da inscrição e entrega dos documentos, os candidatos deverão assinar termo de entrega de documentos e deverão dispor todos os documentos de acordo com o edital em um envelope e lacrar. Na parte superior do envelope deverá constar o Nome do Candidato. Os funcionários da Unidade da Uergs Três Passos, somente irão dar autenticação aos documentos, e não terão nenhuma responsabilidade pela documentação e inscrição do candidato após lacre do envelope, onde estes serão encaminhados para a Comissão de Seleção da Pós - Graduação homologar ou não as inscrições. Inscrições com documentação incompleta não serão homologadas. 6. DURAÇÃO DO CURSO O curso terá duração máxima de 18 (dezoito) meses, com início em Abril de 2016 e término em Outubro de Horário das aulas: Sextas-feiras: das 18h40min às 23h; Sábados: das 7h30min às 11h50min e das 13h30min às 17h50min. A carga horária de aulas presenciais do curso é de 390 horas. O certificado de conclusão de curso será entregue a todos os alunos que atenderem às seguintes exigências: I 75% de frequência em cada disciplina; II Conceito mínimo C em cada disciplina; III Artigo submetido em revista com Qualis Mínimo C.

5 7. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa consistirá da análise do Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) e a segunda análise e defesa da Minuta de Projeto de Pesquisa fornecida pelo candidato e de entrevista com o candidato. A cada uma destas etapas será atribuída uma avaliação em escala de 0 (zero) a 10 (dez). Na primeira etapa os candidatos serão selecionados pela análise do Curriculum Lattes/Vitae, sendo classificados os candidatos até o número correspondente a 1,5 vezes o número de vagas. Os candidatos classificados na primeira etapa serão chamados para a segunda etapa do processo de seleção que corresponderá à realização de entrevistas e defesa da Minuta de Projeto de Pesquisa. No caso de empate na primeira etapa com o candidato classificado na última posição, serão também chamados para a segunda etapa todos os candidatos que apresentarem a mesma pontuação. Para a classificação final será considerado peso 3,0 para a primeira etapa e peso 7,0 para a segunda etapa. A análise do Curriculum Lattes/Vitae e a entrevista serão realizadas pela Comissão de Seleção, formada por professores Comissão de Seleção da Pós - Graduação, entre os dias 14/03/2016 a 15/03/2016. Critérios de desempate: 1º Maior nota na primeira etapa (Análise do Curriculum Lattes/Vitae); 2 - Maior nota da Minuta de Projeto de Pesquisa; 3º Persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade. ATENÇÃO: Para a análise curricular será utilizado o quadro de critérios de pontuação indicado no Anexo 1, sendo necessária a entrega preenchida e assinada pelo candidato do Anexo 2 (Quadro de Títulos), apresentando-se os documentos comprobatórios no Curriculum Lattes/Vitae, na mesma sequência dos itens apresentados no Anexo 2 (Quadro de Títulos).

6 O resultado preliminar dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção será publicado na página da Uergs na internet e na Secretaria da Unidade em Três Passos, no período da tarde do dia 16 de março de O resultado final dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção, os horários das entrevistas e a ordem dos candidatos para a entrevista, seguindo como critério a ordem alfabética dos candidatos será publicado na página da Uergs na internet e no mural da Secretaria da Unidade em Três Passos no período da tarde do dia 18 de março de As entrevistas dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção serão realizadas no período de 21 de Março a 24 de março de DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO O resultado preliminar da seleção, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs ( no dia 29 de março de 2016 e também no mural da Secretaria da Unidade em Três Passos. O resultado final da seleção, após o período de interposição de recursos, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs ( no dia 04 de Abril de 2016 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Três Passos. 9. RECURSOS O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado do processo seletivo poderá realizar para as duas diferentes etapas do processo de seleção - divulgação dos resultados da análise de currículo e divulgação do resultado final, dispondo das seguintes datas para fazê-lo a contar a data e horários de divulgação de cada etapa, conforme Quadro abaixo: 1ª Etapa da Seleção Período de recurso 17 de Março de 2016 (até as 18h)

7 2ª Etapa da Seleção Período de recurso 30 de Março de 2016 (até as 18h) Para recorrer, o interessado deverá encaminhar o Formulário de Recurso disponível no Anexo 8, ou na página da Uergs na internet ( O formulário devidamente preenchido deverá ser enviado para o correio eletrônico: especializacao-gsa@uergs.edu.br até as 18:00 horas. Recursos fora do prazo serão indeferidos incluindo recursos não recebidos por problemas de envio por falha de conexão de internet. Observação: Cabe ao candidato a confirmação do envio e recebimento do recurso. Se do exame do recurso resultar em alteração do resultado, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Todos os recursos serão analisados pela Comissão de Seleção da Pós - Graduação. A resposta ao recurso será remetida para o correio eletrônico de origem da interposição do mesmo. Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou para qualquer outro que não seja o disponibilizado para esse fim. Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de recurso. O resultado final da seleção, após a interposição de recursos, será divulgado na página da Uergs ( dia 04 de Abril de 2015 e também no mural da Secretaria do Curso na Unidade em Três Passos. 10. MATRÍCULA Terão direito à matrícula no referido curso, os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS, respeitados os limites das vagas. A matrícula será realizada de 05 a 14 de abril de 2016, para os candidatos classificados e de 18 a 21 de Abril de 2016 para os suplentes, caso houver vaga

8 disponível, no horário das 08h30min às 12h00min e das 13h30min às 20h00min, na Secretaria da Unidade da Uergs, em Três Passos, Rua Cipriano Barata, 47, Bairro Érico Veríssimo, Três Passos/RS, CEP: , tel.: (55) A matrícula dos candidatos selecionados poderá ser realizada pelo candidato ou por seu representante legal devidamente identificados. Nessa ocasião, o candidato/representante deverá portar documento de identidade com foto válida em todo o território nacional para entrega do Formulário de Matrícula. 11. INÍCIO DO CURSO O curso terá seu início em 29 de Abril 2016, nas dependências da Unidade da Uergs em Três Passos/RS. 12. DISPOSIÇÕES GERAIS A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e de seus anexos, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento. A documentação dos candidatos não aprovados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Curso, por um prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão eliminados. O processo seletivo só terá validade para o Curso de Especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental que se iniciará em 29 de Abril 2016 em Três Passos/RS. No caso de candidato ser estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de revalidação por instituições nacionais nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), bem como nas Resoluções nº. 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação CNE.

9 Em caso de alunos estrangeiros é necessária à apresentação de visto válido de estudante. Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Curso de Pós-Graduação, através dos telefones (55) , para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso. Será desclassificado o candidato que: - Deixar de cumprir ou atender qualquer um dos itens ou regras publicadas do presente Edital; - Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização do processo seletivo; - Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção da Pós - Graduação em conjunto com a PROPPG. Documentos utilizados para um item específico não poderão ser utilizados em outros itens. LOCAL E DATA: Três Passos, Fevereiro de Prof. Me. Robson Evaldo Gehlen Bohrer Coordenador do Curso de Especialização Prof. Dr. Clódis de Oliveira Andrades Filho Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Dr. a Arisa Araujo da Luz Magnífica Reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

10 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu ) ANEXO 1 - CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE CURRÍCULO 1) A análise de currículo Lattes/Vitae será realizada pela Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Sustentabilidade Ambiental; 2) O Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) deve ser entregue documentado de acordo com as datas indicadas neste edital, com os documentos comprobatórios seguindo a mesma sequência apresentada no item Atividades, deste Anexo e do Anexo 2; 3) O Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) receberá pontuação em nota máxima igual a 10 (dez) pontos. O Curriculum Lattes/Vitae será analisado utilizando os critérios descritos no quadro abaixo: ATIVIDADES PONTUAÇÃO Por Atividade Máximo a- Graduação com formação na área da Especialização; 3,0 (por graduação) 3,0 b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão 0,5 (por semestre) 2,0 universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria; c- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo 0,4 (por publicação) 2,0 científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária;; 0,2 (por resumo) 1,0

11 e- Cursos ministrados, Participação como ouvinte em cursos, 0,2 (por 2,0 Participação em eventos, seminários (na área da especialização) com carga horária igual ou superior às 20h participação) Pontuação máxima 10,0

12 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu) ANEXO 2 FICHA DE AVALIAÇÃO CURRÍCULUM LATTES/VITAE 1) Serão considerados apenas títulos comprovados; 2) A classificação dos títulos é de inteira responsabilidade do candidato. Serão considerados os títulos que forem indicados no Quadro de Títulos. A Comissão de Seleção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Sustentabilidade Ambiental, quando da avaliação do Curriculum Lattes/Vitae (preferencialmente no formato Currículo Lattes) verificará a adequação, porém, não efetuará reclassificação de títulos; 3) Cada título pode ser classificado e computado em apenas um item do Quadro; 4) O candidato deverá entregar o Quadro de Títulos preenchido e assinado, de acordo com o modelo aqui fornecido. ATIVIDADES PONTUAÇÃO Por Atividade Máximo Pontuação requerida pelo candidato a- Graduação com formação na área da Especialização; 3,0 (por 3,0 graduação) b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria c- Livro publicado, capítulo de livro publicado ou artigo científico publicado ou aceito em periódico especializado com classificação Qualis d- Publicação de resumos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária e- Cursos ministrados, Participação como ouvinte em cursos, Participação em eventos, seminários (na área da especialização) com carga horária igual ou superior às 20h Pontuação obtida 0,5 (por 2,0 semestre) 0,4 (por livro, 2,0 capítulo, artigo) 0,2 (por 1,0 resumo) 0,2 (por 2,0 participação)

13 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu ) ANEXO 3 MODELO DE PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Formatação do documento: Extensão: duas a três páginas (exceto a capa); formato A4, fonte arial, tamanho 12, espaçamento simples, margens 2,5cm. Roteiro de elaboração do Pré-projeto: 1) Capa. 2) Título. 3) Linha de pesquisa (indicar uma das duas linhas de pesquisa do curso). 4) Contextualização e problematização do tema de pesquisa. 5) Objetivos. 6) Metodologia. 7) Referências.

14 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu ) ANEXO 4 LINHAS DE PESQUISA Linhas de Pesquisa Análise e Manejo Socioambiental Desenvolvimento Agrário Sustentável Lattes Professores Análise e Manejo Socioambien tal Desenvolvimen to Territorial e Gestão da Biodiversidade Educação Ambiental Manejo e Conservação do Solo Produção Agroecológica Sustentável Aaron Concha V. Hengles x x Adriana Helena Lau x x x Clódis de O. Andrade Filho x x Danni Maisa da Silva x x x x Divanilde Guerra x x x Édila Dutra Eduardo de Souza Lorensi x x x Fernanda Hart Weber x x x Luciane Sippert x x

15 Marciel Redin x x x x Márlon de Castro Vasconcelos x x x Mastrângello Enivar Lanzanova x x x Ramiro Pereira Bisognin x x x x Robson Evaldo Gehlen Bohrer x x x x

16 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu ) ANEXO 05 - RELAÇÃO DE PROFESSORES E PARA CONTATOS Professores Aaron Concha Vasques Hengles Adriana Helena Lau Clódis de Oliveira Andrade Filho Danni Maisa da Silva Divanilde Guerra Édila Dutra Eduardo de Souza Lorensi Fernanda Hart Weber Luciane Sippert Marciel Redin Márlon de Castro Vasconcelos Mastrângello Enivar Lanzanova Ramiro Pereira Bisognin Robson Evaldo Gehlen Bohrer s aaron-hengles@uergs.edu.br adriana-lau@uergs.edu.br clodis-filho@uergs.edu.br danni-silva@uergs.edu.br divanilde-guerra@uergs.edu.br edila-silva@uergs.edu.br eduardo-souza@uergs.edu.br fernanda-hart@uergs.edu.br lucianesippert@uergs.edu.br marciel-redin@uergs.edu.br marlon-vasconcelos@uergs.edu.br mastrangello-lanzanova@uergs.edu.br ramiro-bisognin@uergs.edu.br robson-bohrer@uergs.edu.br

17 17 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu ) ANEXO 06 - RELAÇÃO DE PROFESSORES E ÁREAS DE DISPONIBILIDADE PARA ORIENTAÇÃO AARON CONCHA VAZQUES HENGLES Educação Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Gestão e Planejamento Ambiental, Tecnologias Digitais Ambientais; ADRIANA HELENA LAU Estudos, pesquisas, diagnósticos, consultorias e assessorias na área ambiental com trabalhos desenvolvidos em empresas, indústrias, agroindústrias e escolas; Diagnóstico e plano de recuperação de áreas degradadas; Conservação, manejo e sustentabilidade da biodiversidade nativa e de ambientes agrossilpastoris; Monitoramento ambiental; Paisagismo ecológico; Educação Ambiental; Desenvolvimento socioambiental sustentável; Cito genética. CLÓDIS DE OLVIVEIRA ANDRADE FILHO - Geotecnologias aplicadas à análise e gestão ambiental; Geomorfologia e Meio Ambiente; Geologia Ambiental; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento na Gestão de Unidades de Conservação. DANNI MAISA DA SILVA Educação Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Gestão e Planejamento Ambiental, Agroecossistemas, Recuperação de áreas degradadas, Monitoramento e microbiologia ambiental, desenvolvimento regional ambiental, Ciência do Solo. DIVALINDE GUERRA Ecologia, Agroecologia, Energias renováveis e não renováveis Logística Reversa, Cadastro ambiental rural, Ecoturismo, Turismo Rural, Educação ambiental. ÉDILA DUTRA Educação ambiental, estatística, tecnologias. EDUARDO DE SOUZA LORENSI Utilização de dejetos na agricultura, manejo de áreas para reduzir impactos ambientais, aquecimento global, mudanças climáticas, contaminação de solo, erosão hídrica, recuperação de áreas degradadas. FERNANDA HART WEBBER Qualidade da água (análises físico-químicas e microbiológicas), tratamento de água, tratamento de efluente de indústria de alimentos. LUCIANE SIPPERT- Educação Ambiental, Agroecologia, Tecnologias, Metodologia da Pesquisa, Redação Acadêmico, Letramento Acadêmico. MARCIEL REDIN- Solos, dejetos de animais, compostagem, ciclagem de nutrientes, plantio direto, plantas recuperadoras de solos, microbiologia, agroecologia, insumos alternativos na agricultura, sustentabilidade nos Agroecossistemas.

18 18 MÁRLON DE CASTRO VASCONCELOS Gestão de recursos hídricos e Trabalhos que envolvam botânica no geral. MASTRÂNGELLO ENIVAR LANZANOVA Contaminação de solo, erosão hídrica, manejo de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas. RAMIRO PEREIRA BISOGNIN Tratamento de efluentes industriais e domésticos; Tratamento de água de reuso e água para abastecimento humano; Remediação de solos contaminados; Licenciamento ambiental; Estudos de impactos de aproveitamentos hidrelétricos (CGH, PCH e UHE); Gestão de resíduos sólidos urbanos e industriais; Gestão de projetos ambientais; Gestão de recursos hídricos; Gestão de áreas protegidas; Gestão de distritos industriais; Educação ambiental. ROBSON EVALDO GEHLEN BOHRER Tratamento e reuso e água para abastecimento humano; Remediação de solos contaminados; Licenciamento ambiental; Estudos de impactos de aproveitamentos hidrelétricos (CGH, PCH e UHE); Estudos de Impacto Ambiental; Gestão de resíduos sólidos urbanos e industriais; Gestão de projetos ambientais; Gestão de recursos hídricos; Gestão de áreas protegidas; Educação ambiental, Planejamento e Gerenciamento Ambiental, Avaliação de Agroecossistemas.

19 19 ANEXO 7 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM Gestão e Sustentabilidade Ambiental Nome (*): Unidade da Uergs em: * O nome do aluno deve ser preenchido conforme Certidão de Nascimento ou Casamento. Foto Informações Pessoais CPF: Título de Eleitor: RG: Órgão Expedidor RG: /. Data Expedição RG: / / Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Estado Civil: ( ) Casado ( ) Solteiro ( ) Separado ( ) Divorciado ( ) Outro: Data nascimento: / / Naturalidade: UF: Nacionalidade: ( ) Brasileira ( ) Estrangeira: Qual? Cor ou raça: ( ) Amarela ( ) Branco ( ) Indígena ( ) Preto ( ) Pardo Nome do Pai: Nome da Mãe: Endereço Residencial Logradouro: N.º: Complemento: Bairro: CEP: Município: UF: Telefone residencial: ( ) Telefone celular: ( ) Curso: Instituição de Ensino: Ano de início: Município: Graduação Ano de conclusão: Estado: Trabalho Nome da Empresa: Unidade: Telefone: Atividade de trabalho tem relação com o curso realizado na Uergs? ( ) Sim ( ) Não Observações: Candidato(a) está de acordo com as normas e condições estabelecidas pelo curso. Data: / / Assinatura do(a) Candidato(a)

20 20 ANEXO 8 MODELO PADRÃO FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO Recurso contra decisão relativa ao resultado do processo seletivo para o Curso de Especialização, constante no Edital n. e em suas retificações, publicados no endereço eletrônico e realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Eu,, portador do documento de identidade nº, CPF nº, inscrito para concorrer a uma vaga no processo seletivo para o Curso de Especialização em apresento recurso junto à Comissão de Seleção do referido Curso contra decisão do mesmo. A decisão objeto de contestação é(explicitar a decisão que está contestando) Os argumentos com os quais contesto a referida decisão são: Se necessário anexe documentos, referências e/ou outras fontes externas, listando-as abaixo: Local e Data: Nome e Assinatura:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 003/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EM AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE (Pós-Graduação lato sensu) A

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LIDERANÇA E SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS EDITAL PROPPG 004/2013 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 010/2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DA FORMAÇÃO DO LEITOR (Pós-Graduação lato sensu)

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG CÂMPUS SANTA HELENA DE GOIAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias A UEG Câmpus Santa Helena de Goiás faz

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015. COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO *** SELEÇÃO 2015.2 *** Estabelece os critérios para seleção de candidatos para preenchimento de 6 vagas para o mestrado nas seguintes linhas de pesquisas: controle

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL N 47/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: GESTÃO E ATENÇÃO NO SUS - LATO SENSU O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde Escola GHC e o Instituto

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA EDITAL nº. 014/2015 Estabelece as normas do Processo Seletivo ao provimento de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS (CEPG-RH)

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

EDITAL Nº 005 de 08 outubro de 2014

EDITAL Nº 005 de 08 outubro de 2014 EDITAL Nº 005 de 08 outubro de 14 O SUPERINTENDENTE da Fundação Pró-IFF, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, por tempo determinado,

Leia mais

EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL PPGEQ Nº. 01/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA (Aprovado na 3ª Reunião

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Leia mais

Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES

Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES O Diretor Geral do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí (IF Goiano Câmpus Urutaí), no uso de suas atribuições,

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL N 01/2014 A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria Ensino de Pós-Graduação, do Diretor do Campus Prof.ª Cinobelina Elvas e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Solos

Leia mais

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL N PROPPG 008-2016

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 10 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PPGE, MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, OFERECIDA

Leia mais

Edital de Seleção 1 semestre 2011

Edital de Seleção 1 semestre 2011 Edital de Seleção 1 semestre 2011 1. EDITAL 2011/01: O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, considerando o que estabelece a Resolução 37/2004 do Conselho

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS A universidade Estadual de Goiás - UEG, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental Campus ofertante do Curso: Nova Venécia CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES A DISTÂNCIA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social EDITAL 001/2013 A Universidade Estadual de Ponta Grossa,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 12/2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Curso de Especialização em Educação Infantil, levam ao conhecimento dos interessados

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL 01/2015

Leia mais

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA REITORIA PRÓ-REITORIA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - DIRED UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO A Universidade Federal de Alagoas, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015.

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. Pós-Graduação Lato Sensu em Politicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG),

Leia mais

SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM - TUTORIA A DISTÂNCIA -

SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM - TUTORIA A DISTÂNCIA - SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA. EDITAL N o 01/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA. EDITAL N o 01/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA EDITAL N o 01/2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba PPGECAM/UFPB - torna

Leia mais

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DI T A L N. 04/2016 - PR O GEP SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS A Pró-Reitoria de Gestão de

Leia mais

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SÃO GONÇALO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL

Leia mais

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas.

O perfil do tutor deverá estar de acordo com os seguintes quadros de distribuição de vagas. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº01/2014 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação a Distância Programa Universidade Aberta do Brasil UAB 2014 Seleção Simplificada de Tutores

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão EDITAL N O 01/2015 - COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 190/UFFS/2012 ABRE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO

Leia mais

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia Edital nº 01/2015 A Direção da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pedido da Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal, torna público que, no período compreendido

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância N º 003/2015 de 27 de Maio de 2015. 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50

EDITAL Nº 09/2016 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFAM IFRO IFAC 50 50 50 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DO PROCESSO

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB EDITAL nº07/0 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO LINHAS DE PESQUISA Sustentabilidade na Mineração

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO LINHAS DE PESQUISA Sustentabilidade na Mineração EDITAL DE SELEÇÃO O Instituto Tecnológico Vale (ITV) abre inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 04/2013 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2013 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES.

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA E D I T A L 2016.2 O da Pontifícia Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CÂMPUS URUTAÍ EDITAL Nº 03 DE 11 DE JANEIRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços Compartilhados à distância*

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços Compartilhados à distância* Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Serviços Compartilhados à distância* A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis

Leia mais

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014.

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014.

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. A Universidade Federal de Roraima-UFRR, por meio da Comissão Permanente de Vestibular CPV, torna público o Processo Seletivo Simplificado, para

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

EDITAL Nº 510/UFFS/2013 - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

EDITAL Nº 510/UFFS/2013 - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 510/UFFS/2013 - SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE.

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO. EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016

EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 EDITAL Nº 02, DE 11 DE ABRIL DE 2016 Inscrição e Seleção de Alunos Bolsistas e voluntários para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS A Direção Geral da Faculdade Unigran Capital,

Leia mais

EDITAL Nº 011, DE 13 DE MARÇO DE 2012 REOPÇÃO DE CURSO CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E CURSOS SUPERIOES CAMPUS PANAMBI

EDITAL Nº 011, DE 13 DE MARÇO DE 2012 REOPÇÃO DE CURSO CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E CURSOS SUPERIOES CAMPUS PANAMBI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS PANAMBI Rua Erechim, 860 Bairro Planalto CEP: 98280-000 -

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 022 /2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

EDITAL Nº 051/RIFB, DE 25 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU)

EDITAL Nº 051/RIFB, DE 25 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU) EDITAL Nº 051/RIFB, DE 25 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU) 1. DA ABERTURA 1.1 O REITOR PRÓ TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

EDITAL Nº 028 DE 11 DE JUNHO DE 2013. Processo de Seleção para Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento Ambiental

EDITAL Nº 028 DE 11 DE JUNHO DE 2013. Processo de Seleção para Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento Ambiental INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CÂMPUS COLORADO DO OESTE EDITAL Nº 028 DE 11 DE JUNHO DE 2013 Processo de Seleção para Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento Ambiental

Leia mais

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016

EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Inmetro - 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 008 SELEÇÃO PÚBLICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB)

Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Inscrição nº REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR PESQUISADOR (BOLSISTA TEMPORÁRIO/CAPES/UAB) Ilma. Srª. Diretora da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves / CBH / UEMG

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES. No. 015/2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES. No. 015/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES No. 015/2015 uso das atribuições, A Diretora Acadêmica da Faculdade Maria Milza no Faz saber que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores, que

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM

PROCESSO SELETIVO EXTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM EDITAL Nº 004/2015 PROCESSO SELETIVO EXTERNO DE PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM Artigo 1º - O Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, mantido pela Fundação Educacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 009/2013 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1 - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização

Leia mais

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º

Leia mais

EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso das suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016

EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º SEMESTRE - ANO 2016 A Diretora Geral da Faculdade de Educação de São Mateus (FAESM), torna público através do presente Edital, que estão abertas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

EDITAL N.º 1/2015/PPGMGA/UFSC

EDITAL N.º 1/2015/PPGMGA/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÉTODOS E GESTÃO EM AVALIAÇÃO www.ppgmga.posgrad.ufsc.br / ppgmga@contato.ufsc.br

Leia mais

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS (FEPESE), torna pública as normas que regerão o Processo

Leia mais