Índice. 1. Introdução. 2. Localização. 3. Entrada no recinto. 4. Visitantes. 5. O recinto. 6. Programação Espaço Moinho de Maré

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. 1. Introdução. 2. Localização. 3. Entrada no recinto. 4. Visitantes. 5. O recinto. 6. Programação. 6.1. Espaço Moinho de Maré. 6.1.1."

Transcrição

1

2 Índice 1. Introdução 2. Localização 3. Entrada no recinto 4. Visitantes 5. O recinto 6. Programação 6.1. Espaço Moinho de Maré Workshop Exposição de fotografias Café esplanada 6.2. Espaço ICNB Loja da Natureza Exposição Auditório 6.3. Espaço brincar com as aves 6.4. Espaço Stands 6.5. Passeios no Estuário 7. Restauração 8. Recursos humanos

3 1. INTRODUÇÃO No âmbito do Plano de gestão para a Herdade da Mourisca, pretende-se desenvolver regularmente actividades que promovam o sítio como um local de divulgação dos valores da área, convidando os visitantes a explorar as estruturas existentes. Neste sentido, realizou-se a primeira Feira OBSERVANATURA, nos dias 17 e 18 de Outubro, evento dedicado em 2009, a uma das actividades de Turismo da Natureza de maior potencial de crescimento em Portugal - a observação de aves ou Birdwatching. O Birdwatching é uma actividade de lazer baseada na observação das aves no seu meio natural. Além da observação simples, com recurso a binóculos e telescópios de campo, tem outras variantes como a fotografia, a pintura e a ilustração da natureza. A organização esteve a cargo do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade/ Reserva Natural do Estuário do Sado, onde a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) foi co-organizadora, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, Câmara Municipal de Benavente, Junta de Freguesia do Sado, Quercus, LPN, Almargem, CEAI, Birds & Nature, Naturlink, Estalagem do Sado, Exército Português e de outras entidades. O certame reuniu, entre participantes nacionais e estrangeiros, empresas de Turismo da Natureza, organizações não governamentais, editoras e empresas de material óptico, juntando, deste modo, os principais intervenientes no desenvolvimento da actividade de observação de aves. O vasto programa de actividades incluiu workshops, mini-cursos, passeios na Reserva Natural do Estuário do Sado, por terra e no rio, para observação de aves, ateliês e sessões de anilhagem. No local, esteve também disponível um espaço de restauração e bar. 2. LOCALIZAÇÃO A Feira decorreu na Herdade da Mourisca, Faralhão, Setúbal, na Reserva Natural do Estuário do Sado. Abriu ao público às 10h do dia 17 de Outubro de 2009, encerrando às 18h do dia 18 de Outubro de A Feira funcionou no seguinte horário: 17 de Outubro Dezembro (Sábado): 10h às 19h00 18 de Outubro (Domingo): 10h às 18h00

4 3. ENTRADA NO RECINTO Para entrar no recinto foi cobrado uma entrada de 5, excluindo-se todas as crianças até aos 12 anos, a 3.ª Idade, feirantes, jornalistas, oradores e funcionários do ICNB. Entrada: Criança (até aos 12 anos)/3ª Idade (+ de 65 anos) Grátis Adulto (dos 13 aos 64 anos) 5 Não existindo na Herdade da Mourisca, um espaço com dimensões suficientes para albergar os veículos dos visitantes, foi solicitado o recinto de futebol que existe na propriedade vizinha. O estacionamento foi controlado pelo Agrupamento de Escuteiros local, o qual cobrou 1 por viatura. 4. VISITANTES Todos os visitantes da feira foram contabilizados à entrada, recebendo uma brochura e uma pulseira de identificação. A pulseira permitiu a visita ao recinto no dia seguinte, não sendo cobrado segunda vez. No total, foram registadas 854 entradas, das quais 54% ocorreram no dia 17. Não tendo sido contabilizado os participantes que regressaram no segundo dia, não foi

5 possível saber o total de visitantes que ocorreram no dia 18, para além dos que pagaram entrada e assim receberam pulseira de identificação. Idade dos visitantes Origem dos visitantes Durante a feira também foi registada a entrada de 8 jornalistas.

6 5. O RECINTO Tendo em conta as diferentes iniciativas que se pretendia realizar, verificou-se de imediato que não existiam estruturas suficientes para as albergar na sua totalidade. Neste sentido, e para colmatar esta situação, foram pedidos 10 stands (3x 6m) à Câmara Municipal de Setúbal, 6 stands (2,5x6 m) à Câmara Municipal de Benavente e 4 tendas insufláveis (5x10m) ao Exército Português. Para o apoio à restauração foram solicitadas mesas e bancos à Junta de Freguesia da Junta da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e mesas de esplanada à empresa Delta Cafés.

7 6. PROGRAMAÇÃO A Feira contou com uma variedade de iniciativas cujo tema forte foi o Birdwatching. Nestes dois dias foi possível usufruir de workshops, mini-cursos, passeios na Reserva Natural do Estuário do Sado, por terra e no rio, para observação de aves, actividades para os mais jovens, ateliês e sessões de anilhagem ESPAÇO Moinho de Maré Situado no Moinho de Maré, este espaço contou com uma sala com 40 lugares sentados, onde ocorreu o workshop Birdwatching potencialidade turística para Portugal, uma sala com a exposição de fotografia, uma loja de venda de bolos e um espaço de cafetaria com esplanada Workshop O Workshop Birdwatching potencialidade turística para Portugal, intercalou comunicações com filmes na área do ambiente e pequenos cursos de iniciação.

8 Programa Dia 17 de Outubro Parte 1 Workshop: Birdwatching potencialidade turística para Portugal 11h00 11h30 As aves do Estuário do Sado João Carlos Farinha/ Filipe Moniz (ICNB) 11h35 12h00 12h05 12h30 12h35 13h00 Filme Birdwatching e Direito ao Acesso v.s. Propriedade Privada Observação de aves e desenvolvimento local: o exemplo das aves estepárias Birdwatching no Algarve Projecto de Estruturação e Promoção da Observação de Aves no Algarve 13h05 14h00 Necrófagos de Portugal (26:00 min) Parte 2 Workshop: Ricardo Mendes/ Carlos Pacheco (ISLA/Mãe d Água) Rita Alcazar (LPN) João Ministro e Alexandra Lopes (ALMARGEM/SPEA/ Entidade Regional de Turismo do Algarve) J. Ponces de Carvalho Birdwatching potencialidade turística para Portugal 14h05 14h30 Sistemas de informação ao visitante Ramón Santiago INECO (Motiva, Grupo de

9 14h35 15h00 15h05 15h30 15h35 16h00 Filme Os novos desafios do Turismo da Natureza O Turismo de Natureza no Geopark Naturtejo as potencialidades para a observação de aves Turismo ornitológico: uma oportunidade? Empresas) 16h05 16h30 Os últimos Priolos (23:00 min) (SPEA) Mini-curso 16h35 17h30 17h35 18h00 Ilustração científica a interpretação do real Projecto de monitorização das aves aquáticas da margem norte do Estuário do Sado Ana Barbosa (APECATE) Pedro Martins e Carlos Pacheco (Naturtejo/Mãe d Água) Susana Coelho (CEAI) Marcos Oliveira João Jara (Birds & Nature)/ Rui Costa (ICNB) 18h05 18h30 As aves de rapina nocturna Carlos Pacheco (Mãe d Água) Dia 18 de Outubro Parte 3 Workshop: Birdwatching potencialidade turística para Portugal 10h30 11h00 11h05 11h30 11h35 12h00 Mini-curso The Montados, the necessity for their preservation and what we can all do to help towards it (em inglês) Guias digitais na comunicação da Biodiversidade Espaço de visitação e Observação de Aves da Ponta da Erva Saragoça (EVOA) Frank McClintock (Birdingin-Portugal) David Rocha/ Bárbara Pinto (EDIA Parque de Natureza de Noudar) Rui Alves (Companhia das Lezirias) 12h05 13h00 Iniciação ao Birdwatching João Jara (Birds & Nature) Filme 13h05 14h00 Asa Redonda (24:06 min) 1976 Helder Mendes Mini-curso 14h05 15h00 Parte 4 Workshop: A Anilhagem de Aves Uma ferramenta de monitorização Victor Encarnação (ICNB) Birdwatching potencialidade turística para Portugal 15h05 15h30 Reserva Natural Local do Rio Douro Paulo Faria (Parque Biológico de Gaia) 15h35 16h00 Observação de aves no Tejo Internacional Samuel Infante (QUERCUS)

10 16h05 16h30 Filme D. Carlos de Bragança e a Ornitologia Portuguesa nos finais do século XIX António Teixeira (ICNB) 16h35 18h00 Forest in the Bottle Carlos Pacheco Exposição de fotografias Exposição de 30 fotografias de aves, da autoria de Faísca, Júlio Caldas e Tina Chaves, expostas ao longo da sala das mós. Este espaço foi igualmente utilizado pela empresa Zeiss - Sports Optics para apresentar os seus mais recentes binóculos e telescópios Café esplanada Espaço criado a partir das instalações anexas ao moinho, contando com uma esplanada no exterior, onde foi possível adquirir café e água. Do interior do moinho foi ainda possível comprar bolos regionais.

11 6.2. ESPAÇO ICNB Situado no armazém, o seu interior foi totalmente remodelado para aí ser instalado o espaço loja da natureza, uma exposição e um pequeno auditório onde decorreu o visionamento de filmes da natureza e fotografias de aves, assim como alguns minicursos e a apresentação do caderno de viagens. Para o exterior do armazém foi impressa uma tela, de 3 x 18m, que cobriu toda a frente.

12 Loja da Natureza Tratando-se de uma Feira cujo tema era o Birdwatching, optou-se por disponibilizar, em especial, títulos sobre aves, e em seguida outras publicações recentes, nomeadamente a agenda da natureza Os títulos foram vendidos a preço de feira (tabela utilizada na BTL). A receita total de venda foi de 936,29. Para a Feira foram também adquiridas T shirts alusivas ao evento, que foram vendidas a 6 a unidade. Na lista de publicações para oferta foram contempladas nomeadamente colecções de âmbito técnico sobre zonas húmidas, financiadas por fundos comunitários Exposição Expuseram-se 11 painéis, dedicados ao tema da Água, produzidos quando da Feira de Olhão Os suportes utilizados para fixar os painéis foram adquiridos da RN do Estuário do Tejo. Foi instalado um totem, adquirido para a BTL em 2008, no qual foi associado um plasma, que transmitiu, em permanência, um DVD sobre áreas protegidas. Este espaço contou também com uma pequena exposição, constituída por três painéis, cada um alusivo, respectivamente à cegonha-negra, bufo-real e águiade-bonelli.

13 Auditório Espaço criado para cerca de 20 pessoas, contou com cadeiras vindas da RNET e de uma tela da DCGO. Para o mesmo espaço foi ainda impresso um painel de 9x3m de dimensão, alusivo às aves, cobrindo a parede lateral. Programa Dia 17 de Outubro 10h00 10h Fotos de Aves Faísca e Júlio Caldas Filmes 10h35 11h30 Mini-curso Vários 11h35 12h30 As aves e a fotografia por digiscoping Faísca Filme 12h35 13h00 Save the Albatross (4:35 min) Born to Travel (5:23 min) BirdLife International 13h05 14h Fotos de Aves Faísca e Júlio Caldas

14 Filme 14h35 15h00 Vários Caderno de Viagens 15h05 15h30 Galápagos, as ilhas encantadas Helder Costa/ Zélia Martins Filmes 15h35 17h30 Vários Caderno de Viagens 17h35 18h00 Chukotka (Rússia) Augusto Faustino Filme 18h05 18h50 Nas asas da Freira do Bugio (42:00 min) Parque Natural da Madeira Dia 18 de Outubro 10h00 10h Fotos de Aves Faísca e Júlio Caldas Filmes 10h35 11h30 Vários Caderno de Viagens 11h35 12h00 Andanças com aves Helder Costa Filmes 12h35 14h00 Vários Caderno de Viagens 14h05 14h30 Falklands José Pedro Granadeiro 14h30 15h Fotos de Aves Faísca e Júlio Caldas Mini-curso 15h05 16h00 Filmes 16h05 18h00 Binóculos, telescópios e gravadores digitais Vários Luís Gordinho (ERENA) 6.3. ESPAÇO BRINCAR COM AS AVES Com o objectivo de entreter os mais jovens, foram montadas duas tendas insufláveis, pelo Exército Português no prado vizinho à cabana da Carrasqueira. Para apoio às actividades contou-se ainda com um conjunto de mesas cedidas pela Câmara Municipal de Setúbal.

15 Entre as actividades disponibilizadas aos visitantes, destacou-se o tiro ao alvo, a pintura de desenhos de aves, os trabalhos em plasticina e a construção de caixasninho. Como animadores, este espaço contou com a CINZAMBU, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a empresa RELEVOS.

16 Actividade Acções de educação ambiental: Erosão da Floresta, Cheiros do CINZAMBU, Construção de Aves em papel Tiro ao alvo com marcadores de paintball Responsável CINZAMBU - AFLOPS CINZAMBU - AFLOPS Vamos construir caixas-ninho Pintura de desenhos de aves (4-8 anos); Plasticina (4-12 anos) SPEA Relevos Durante a Feira, outras acções de educação ambiental ocorreram em outros espaços da herdade, nomeadamente junto ao moinho, onde foi instalado um stand com binóculos para observação de aves, ou junto ao montado onde ocorreu um peddy paper.

17 Durante a manhã de dia 18, foi ainda possível assistir a uma campanha de anilhagem, que decorreu junto à segunda casa da carrasqueira. Esta actividade foi da responsabilidade do CEMPA/ICNB. Actividade Responsável Horário Campanha de anilhagem ICNB Dia 18, das 8h00 às 12h00 Peddy paper SPEA Em permanência, nos dois dias De olho nas aves SPEA Dias 17 e 18, das 9h00 às 12h ESPAÇO Stands Com o objectivo de proporcionar aos visitantes da feira a possibilidade de contactar com diferentes empresas que operam na área do Birdwatching e não só, foi montado no centro do recinto, stands que foram ocupados por 32 empresas e associações. Os stands foram gratuitamente cedidos pelas Câmaras Municipais de Setúbal e de Benavente.

18 Entidades representadas ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal

19 Almargem Assoc. de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve APECATE Assoc. Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos Câmara Municipal de Setúbal Divisão de Turismo CEAI Centro de Estudos da Avifauna Ibérica CEILA - Centro de Estudo e Interpretação da Lagoa de Albufeira ICNB Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade LPN Liga para a Protecção da Natureza Merturis, Empresa Municipal de Turismo de Mértola Naturtejo Empresa Intermunicipal de Turismo / Turismo Centro de Portugal Parque Biológico de Gaia, E.M. QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza SPEA Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves Empresas de Ecoturismo, Desporto e Aventura, Editoras, Animação cultural e ambiental Arrábida Aventuras, Lda. QBE, Lda. (Birding-in-Portugal) Birds & Nature Tours Bluecoastbikes Cinzambu - Centro de Interpretação da Natureza do Zambujalinho EDIA - Parque de Natureza de Noudar Soc. Agrícola do Freixo do Meio, S.A. Medialand, Audiovisuais Unipessoal, Lda. Mil Andanças Viagens e Turismo, Lda. MOTIVA INTERPRETACIÓN (INECO, Koan Consulting, Projecta y Haizelan) - Espanha Natura Algarve Naturway Relevos Turismo de Natureza SAL Sistemas de Ar livre Nautiradar - Steiner Tróiacruze - Navegação Costeira do Cruzeiro, Lda. Turismo Lisboa e Vale do Tejo (ERT-LVT) Turisbuilding, SA Zeiss - Sports Optics

20 6.5. Passeios no Estuário Pretendendo-se tirar partido da beleza natural que rodeia a Herdade da Mourisca, foram organizados e disponibilizados diferentes passeios, nomeadamente de barco, de bicicleta ou de todo-o-terreno. Barco Para os passeios de barco contou-se com duas embarcações, que partiram sempre do porto palafita que se encontra junto ao Moinho de Maré. A lotação das embarcações era de 8 e 12 lugares, dependendo o número de partidas em cada um dos dois dias, da altura da maré. À espera do próximo barco.

21 Embarcação da Tróiacruze. Embarcação do pescador local.

22 Dias Horário Actividade Percurso Reservas Lotação 17 13h20 14h20 Passeio Arrábidas/Gâmbia No local 8 13h30-14h30 Obs. de aves Arrábidas/Gâmbia No local 12 14h30 15h50 Passeio Arrábidas/Gâmbia No local 8 14h45 16,00 Obs. de aves Arrábidas/Gâmbia No local h20 14h20 Passeio Arrábidas/Gâmbia No local 8 13h30-14h30 Obs. de aves Arrábidas/Gâmbia No local 12 14h30 15h50 Passeio Arrábidas/Gâmbia No local 8 14h45 16,00 Obs. de aves Arrábidas/Gâmbia No local 12 Todo-o-terreno O principal destino dos passeios todo-o-terreno organizados durante o dia, foram as visitas às salinas para ver aves e a uma aquacultura de produção de ostras (Sapalsado, Lda.). No dia 17 realizou-se ainda um passeio à noite para observação de aves nocturnas. Com os veículos todo-o-terreno operaram duas firmas, nomeadamente a Mil Andanças e a Naturway. Dias Horário Actividade Percurso Reservas (*) 17 08h30 10h30 Obs. de aves Gâmbia/ Zambujal Mil Andanças 16h30 18h00 Obs. de aves Zambujal Mil Andanças 19h30-21h30 Obs. de aves Zambujal Mil Andanças 18 08h30 10h30 Obs. de aves Gâmbia/ Zambujal Natura Algarve 16h30 18h00 Obs. de aves Zambujal Naturway Bicicletas Passeios realizados pela firma Bluecoastbikes, que levou os participantes a visitar de bicicletas antigas salinas para aí observarem as aves aquáticas e tanques de produção de ostras. Dias Horário Actividade Percurso Reservas (*) 17 11h00 12h00 Passeio Salinas/ostras Bluecoastbikes 15h00-16h00 Passeio Salinas/ ostras Bluecoastbikes 18 11h00 12h00 Passeio Salinas/ostras Bluecoastbikes 15h00-16h00 Passeio Salinas/ ostras Bluecoastbikes

23 7. Restauração O recinto contou com dois espaços de restauração, um na casa do pão (que servia sobretudo sopa, bifanas e bebidas) e outro instalado numa roulotte (que servia sobretudo kebabs e bebidas). Ambos os espaços se situavam junto ao armazém, contando com uma área de esplanada para mais de 50 pessoas. 8. Recursos humanos Unidades orgânicas do ICNB envolvidas DGACZH (RNES/ RNET/SCAMBA) e DCGO Equipa de coordenação João Carlos Farinha, Rui Costa, Anabela Isidoro, Ricardo Espírito Santo e Alexandra Lopes (SPEA) Apoio à montagem dos stands e espaço ICNB João Carlos Farinha, Ricardo Espírito Santo, João Francisco, Anabela Isidoro, Fernando Carcajeiro, Luís Alegria, Teresa Martinho, Rui Costa e José Barradas

24 Equipa de desmontagem Apoio na loja, workshops, tenda de boas vindas e espaço café do moinho Carmen Almeida, Paula Silva, Virgínia Figueiredo, Isabel Lorena, Otília Duarte, Manuela Peixoto, Helena Silva Pinto, Luís Alegria Vigilância do recinto João Francisco, Fernando Carcajeiro, José Barradas, Carlos Alberto Carvalho, José Carlos Ferreira Apoio ao estacionamento Agrupamento de escuteiros local

Turismo de Portugal aposta no Birdwatching

Turismo de Portugal aposta no Birdwatching Tróia, 14 e 15 de Novembro Turismo de Portugal aposta no Birdwatching O potencial turístico da observação de aves Birdwatching, vai estar em foco no workshop internacional promovido pelo Turismo de Portugal,

Leia mais

PROGRAMA. Organização: Parceiros:

PROGRAMA. Organização: Parceiros: PROGRAMA Organização: Parceiros: bemseja -vin do Espaço ObservaNatura Turismso de Natureza Dia 13 de outubro 10h00-10h30 Sessão de abertura - Paula Sarmento (Presidente do Instituto da Conservação da Natureza

Leia mais

Turismo de Natureza - Birdwatching

Turismo de Natureza - Birdwatching Turismo de Natureza - Birdwatching Organização e promoção da Oferta / Balanço da atividade Departamento de Desenvolvimento e Inovação 2013 Birdwatching O Birdwatching é uma atividade de lazer baseada na

Leia mais

18 a 20 de Novembro de 2011. Estoril. Organização: Auditório do Centro Escolar - ESHTE. www.cim-estoril.com

18 a 20 de Novembro de 2011. Estoril. Organização: Auditório do Centro Escolar - ESHTE. www.cim-estoril.com 18 a 20 de Novembro de 2011 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das três edições realizadas em anos anteriores, a Associação Desportos

Leia mais

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo

III Congresso Internacional da Montanha. Desporto e Turismo Activo II Congresso Internacional da Montanha Desporto e Turismo Activo 23 a 25 de Novembro de 2007 Organização: Estoril Auditório do Centro Escolar - ESHTE www.cim-estoril.com Apresentação Na sequência das duas

Leia mais

Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE

Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE O Plano de Comunicação/Divulgação Pós LIFE, visa dar a conhecer a forma como a CMMN pretende continuar a divulgar os resultados obtidos ao longo do projecto GAPS. Dividido em duas partes, a primeira tem

Leia mais

Actividades Estação Biológica do Garducho. Maio Junho de 2009

Actividades Estação Biológica do Garducho. Maio Junho de 2009 Actividades Estação Biológica do Garducho Maio Junho de 2009 Inserir texto / índice Indíce Quem Somos Onde estamos Objectivos Principais projectos Actividades na Estação Biológica do Garducho Calendarização

Leia mais

A SUA ACADEMIA DE GOLFE NO CENTRO DE LISBOA AG001_AP_0516

A SUA ACADEMIA DE GOLFE NO CENTRO DE LISBOA AG001_AP_0516 A SUA ACADEMIA DE GOLFE NO CENTRO DE LISBOA AG001_AP_0516 Conceito A Academia de Golfe de Lisboa (AGL) é um espaço de treino, onde pode ter um primeiro contacto com o golfe ou uma grande diversidade de

Leia mais

Rua Fernão Lopes Nº 9 3º Dto 1000-132 Lisboa Portugal Tlm.: (+351) 932 614 288 Email: ricardo.madeira@lisboa2013.org

Rua Fernão Lopes Nº 9 3º Dto 1000-132 Lisboa Portugal Tlm.: (+351) 932 614 288 Email: ricardo.madeira@lisboa2013.org Comissão Local da Convenção de Rotary International Lisboa 2013 Rua Fernão Lopes Nº 9 3º Dto 1000-132 Lisboa Portugal Tlm.: (+351) 932 614 288 Email: ricardo.madeira@lisboa2013.org w w w. l i s b o a 2

Leia mais

MUNICÍPIO DE MELGAÇO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO E SERVIÇOS PRESTADOS NA «PORTA DE LAMAS DE MOURO» www.cm-melgaco.pt

MUNICÍPIO DE MELGAÇO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO E SERVIÇOS PRESTADOS NA «PORTA DE LAMAS DE MOURO» www.cm-melgaco.pt MUNICÍPIO DE MELGAÇO REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO E SERVIÇOS PRESTADOS NA www.cm-melgaco.pt Índice PREÂMBULO... 3 Artigo 1º Leis Habilitantes... 3 Artigo 2º Competência... 3 Artigo 3º Âmbito de Aplicação...

Leia mais

Polícia e o Natal das Crianças

Polícia e o Natal das Crianças Nº 4 - Março 2010 Assinatura de Protocolo - SES da PN e SS da PSP Polícia e o Natal das Crianças A o longo de muitos anos, o Serviço Social vem programando, conjuntamente com as unidades policiais e serviços,

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental 2015 / 2016 Escolas Centro de Formação Ambiental SEDE - Lisboa 2 Horário de Funcionamento das Actividades 2ª feira a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 4 horários:

Leia mais

Parque de Campismo 4* Parque Aquático Quinta Pedagógica Minigolfe Campo de Jogos Parque Aventura Restaurante Bar Salão de Jogos Minimercado.

Parque de Campismo 4* Parque Aquático Quinta Pedagógica Minigolfe Campo de Jogos Parque Aventura Restaurante Bar Salão de Jogos Minimercado. O NATURWATERPARK - Parque de Diversões do Douro abriu portas no Verão de 2011 e está situado na Quinta do Barroco, Póvoa/Andrães, às portas da cidade de Vila Real. É o primeiro parque totalmente ecológico

Leia mais

Dossier do Patrocinador 9º CONGRESSO

Dossier do Patrocinador 9º CONGRESSO 1 Dossier do Patrocinador 9º CONGRESSO 1 2 Exmos Senhores Porto, 30 de Março de 2016 Assunto:9º Congresso SPED A Sociedade Portuguesa de Estética Dentária (SPED) irá organizar o seu 9º Congresso nos dias

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO ACÇÕES CONJUNTAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO SEIXAL NA ÁREA DA INFÂNCIA 2009 Elaborado por: Isabel Rosinha Seixal, 28 de Setembro de 2009 Página 1 de 19

Leia mais

Plano Anual de Actividades Animação Sociocultural

Plano Anual de Actividades Animação Sociocultural Plano Anual de Actividades Animação DJing Dinamização do espaço em frente ao bar dos alunos (em dias de chuva do próprio bar), durante alguns intervalos através da música. Patinagem - dinamização de algumas

Leia mais

Organização: Financiamento: Apoio: PROJETO TURISMO EM ÁREAS RURAIS: IDENTIFICAÇÃO, PROMOÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS

Organização: Financiamento: Apoio: PROJETO TURISMO EM ÁREAS RURAIS: IDENTIFICAÇÃO, PROMOÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS Organização: Financiamento: Apoio: PROJETO TURISMO EM ÁREAS RURAIS: IDENTIFICAÇÃO, PROMOÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS OBJETIVOS DO PROJETO: Com o projeto pretende-se divulgar e sistematizar um conjunto

Leia mais

Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local no contexto da Sociedade da Informação

Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local no contexto da Sociedade da Informação Oportunidades e desafios para a Administração Pública Local Janeiro de 2009 Patrocínio: Apoio: Participantes: Nome Organização Carlos Zorrinho (Coordenador) Universidade de Évora Leonel Santos (Coordenador)

Leia mais

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA

PROJETO ANUAL DA LUDOTECA O FAZ DE CONTA PROJETO ANUAL DA LUDOTECA ANO LECTIVO 2014/2015 Inês Matos ÍNDICE I- INTRODUÇÃO 3 II- PROJETOS 5 2.1. Semana da Alimentação 4 2.2. Formação Técnica 6 2.3. Acompanhamento às famílias 6 2.4.

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Foi elaborado um Plano Estratégico (incluindo acções de divulgação e sensibilização das populações) e um Cronograma.

Foi elaborado um Plano Estratégico (incluindo acções de divulgação e sensibilização das populações) e um Cronograma. O Instituto Português do Sangue, IP (IPS) e a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA), em parceria, delinearam um projecto com o objectivo de proporcionar aos residentes o acesso

Leia mais

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS A CP LONGO CURSO celebrou um acordo comercial com a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS (ANET) para venda de bilhetes em regime de tarifário

Leia mais

WORKSHOPS ENCONTRO NACIONAL APEVT 28 DE MAIO DE 2011

WORKSHOPS ENCONTRO NACIONAL APEVT 28 DE MAIO DE 2011 WORKSHOPS ENCONTRO NACIONAL APEVT 28 DE MAIO DE 2011 WORKSHOP 1 Cianotipia os desenhos azuis da luz Formador(a) Ricardo Gonçalves WORKSHOP 2 O design gráfico e o design de comunicação na sala de aula de

Leia mais

É um sistema específico de incentivos fiscais ao investimento realizado pelo sujeito passivo de IRC.

É um sistema específico de incentivos fiscais ao investimento realizado pelo sujeito passivo de IRC. O presente resumo não dispensa a consulta dos respectivos diplomas legais, referentes a cada um dos programas. A sua leitura e análise é essencial para o devido enquadramento de cada caso específico. RFAI

Leia mais

SÍNTESE DA REUNIÃO Nº11

SÍNTESE DA REUNIÃO Nº11 SÍNTESE DA REUNIÃO Nº11 Ao décimo segundo dia do mês de Fevereiro de dois mil e nove, pelas dezoito horas, realizou-se na Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova uma reunião com a presença de Susana Loureiro

Leia mais

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Versão 2.0 de 4 de Junho de 2007 Promotores: Co-financiamento: Introdução A Agenda 21 do Vale do Minho é um processo de envolvimento dos cidadãos

Leia mais

O QUE DEVE SABER SOBRE ATIVIDADES DE AR LIVRE

O QUE DEVE SABER SOBRE ATIVIDADES DE AR LIVRE O QUE DEVE SABER SOBRE ATIVIDADES DE AR LIVRE 2 O QUE DEVE SABER SOBRE AS ATIVIDADES DE AR LIVRE Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento de praticantes de atividades de ar livre em Portugal. Entre

Leia mais

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o

O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o O Plano de Educação Ambiental 2013 2015 pretende enriquecer a aposta da Câmara Municipal da Maia na Educação Ambiental e na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a participação de toda

Leia mais

ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010

ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010 ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010 Nos Termos do art.º 91.º da Lei nº.169/99, de 18/09, as actas são publicitadas na íntegra, mediante edital afixado durante 5 dos 10 dias subsequentes à

Leia mais

ANEXO TURISMO SUSTENTÁVEL BASES PARA A DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA DE VER PLANTA CASAS E MONTES AGRÍCOLAS ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL -

ANEXO TURISMO SUSTENTÁVEL BASES PARA A DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA DE VER PLANTA CASAS E MONTES AGRÍCOLAS ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL - ANEXO BASES PARA A DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA DE TURISMO SUSTENTÁVEL VER PLANTA CASAS E MONTES AGRÍCOLAS ESTRATÉGIA DE TURISMO SUSTENTÁVEL - ANEXO AO RELATÓRIO 3 ANEXO AO RELATÓRIO 3_ PROGRAMA DE EXECUÇÃO

Leia mais

MUNICÍPIO DE VAGOS Câmara Municipal Rua da Saudade 3840-420 VAGOS

MUNICÍPIO DE VAGOS Câmara Municipal Rua da Saudade 3840-420 VAGOS -------------------- ACTA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -------------------- -----------------------------------------------ACTA Nº 5---------------------------------------------------- ------Aos trinta

Leia mais

Senior Games for ALL 22 a 25 de Maio 2014. Union Europénne du Sport Pour Tous/European Sport for All Federation

Senior Games for ALL 22 a 25 de Maio 2014. Union Europénne du Sport Pour Tous/European Sport for All Federation Senior Games for ALL 22 a 25 de Maio 2014 Union Europénne du Sport Pour Tous/European Sport for All Federation Introdução A UESPT (Union Europénne du Sport Pour Tous) é uma plataforma europeia da FISpT

Leia mais

Mina de Água em Notícia

Mina de Água em Notícia Newsletter Outubro/2013 Mina de Água em Notícia Tomada de posse dos órgão autárquicos da Freguesia de Mina de Água Decorreu no passado dia 22 de Outubro, pelas 19h30, no auditório da Câmara Municipal da

Leia mais

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável Saberes para uma sociedade sustentável Material de Apoio - Saberes Para uma Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental

Leia mais

A equipa somos nós. Ano letivo 2015/2016. Ser derrotado normalmente é uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente. Marylin vos Savant

A equipa somos nós. Ano letivo 2015/2016. Ser derrotado normalmente é uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente. Marylin vos Savant A equipa somos nós Ano letivo 2015/2016 Ser derrotado normalmente é uma condição temporária. Desistir é o que a faz permanente. Marylin vos Savant Projeto curricular escola Ano letivo 2015/2016 Entende-se

Leia mais

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO

FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO FORMAÇÃO AGRICULTURA, AMBIENTE E INOVAÇÃO PROJECTO RURAL VALUE Desenvolvimento sustentável de sistemas agrícolas extensivos ameaçados Programa Castro Verde Sustentável Centro de Educação Ambiental do Vale

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA 6º Localização de operações Organização de feiras em Portugal; Gestão operacional de seminários, congressos e feiras, da iniciativa de terceiros; Serviços

Leia mais

CULTURA E LAZER O DESPORTO

CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 CULTURA E LAZER O DESPORTO 6 Capítulo Capítulo 6 65 As actividades desportivas e lúdicas constituem não só uma forma de ocupação dos tempos livres, como contribuem activamente para a formação complementar

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA ANUAL DE SÃO JOÃO 2016

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA ANUAL DE SÃO JOÃO 2016 NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA ANUAL DE SÃO JOÃO 2016 I DISPOSIÇÕES GERAIS 1.º Data e Eventos Entre os dias 22 e 26 de junho de 2016, realizar-se-á no Parque Municipal de Exposições da Lousã e ruas envolventes,

Leia mais

ACTIVIDADES DE LAZER ACTIVIDADES

ACTIVIDADES DE LAZER ACTIVIDADES ACTIVIDADES Sagres, e o Parque Natural da Costa Vicentina, são locais perfeitos para relaxar e reencontrar a sua paz interior. Sagres é um destino ecléctico, recheado de actividades dos 3 elementos naturais;

Leia mais

Projectar o Algarve no Futuro

Projectar o Algarve no Futuro Projectar o Algarve no Futuro Os Novos Desafios do Algarve Região Digital paulo.bernardo@globalgarve.pt 25 Maio 2007 Auditório Portimão Arena Um mundo em profunda mudança O Mundo enfrenta hoje um processo

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTA DO MEZIO ARCOS DE VALDEVEZ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Olá, sou o Lobito, a mascote da Porta do Mezio. Vem comigo descobrir as atividades que podes fazer na Porta do Mezio! 2013/2014 Localizado

Leia mais

ASSENTO DE REUNIÃO. 5ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER PRESENÇAS. 21 de Julho de 2009

ASSENTO DE REUNIÃO. 5ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER PRESENÇAS. 21 de Julho de 2009 5ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER 21 de Julho de 2009 ASSENTO DE REUNIÃO Local: Câmara Municipal da Chamusca - Centro de Empresas Início: 10h30m Fim: 12h30m PRESENÇAS Nome Eng.º Sérgio C.

Leia mais

AS DINÂMICAS REGIONAIS E OS SEUS ACTORES Conhecer para estruturar e promover o sector do turismo

AS DINÂMICAS REGIONAIS E OS SEUS ACTORES Conhecer para estruturar e promover o sector do turismo AS DINÂMICAS REGIONAIS E OS SEUS ACTORES Conhecer para estruturar e promover o sector do turismo Situa-se junto ao IC2, e entre as duas principais metrópoles do país, Lisboa e Porto. De destacar a sua

Leia mais

CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2014/2015 GINÁSTICA RÍTMICA

CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2014/2015 GINÁSTICA RÍTMICA CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2014/2015 GINÁSTICA RÍTMICA Caderno de Organização (Síntese de encargos): Evento: Todos os eventos do calendário nacional Data: Escalões participantes: Contactos

Leia mais

SuperTmatik de Língua Portuguesa

SuperTmatik de Língua Portuguesa N@vegador Jornal Electrónico do Agrupamento Vertical de Almancil www.avalmancil.pt SuperTmatik de Língua Portuguesa No âmbito das actividades T.E.I.P, realizou-se no mês de Maio o Campeonato SuperTmatik

Leia mais

Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade

Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade Inovação, Cultura, Ambiente e Biodiversidade O projecto SONS DO ARCO RIBEIRINHO SUL acompanha o OUT.FEST Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, e procura, através de uma abordagem artística

Leia mais

WORKSHOP O PAPEL DA MULHER NO DESENVOLVIMENTO RURAL

WORKSHOP O PAPEL DA MULHER NO DESENVOLVIMENTO RURAL WORKSHOP O PAPEL DA MULHER NO DESENVOLVIMENTO RURAL 3 FEVEREIRO 2010 CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO VALE GONÇALINHO ORGANIZAÇÃO: PARCEIROS: FINANCIAMENTO: O Rural Value, enquanto projecto dinamizador

Leia mais

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão Dossier Promocional Hotel Príncipe da Beira Fundão 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Do Associativismo Juvenil

Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Guarda - Dia 06 de agosto Programa 10:00H Pequeno-almoço com os Jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

as s FESTIVAL DE ARTES

as s FESTIVAL DE ARTES as s ARTES MÚSICA WORKSHOPS SOLIDÁRIO FESTIVAL DE ARTES Festival ASAS Apresentação: ATB e Município de Penela Conceito Método Objetivos Cronograma/programação Projetos de intervenção social A região de

Leia mais

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar

A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar A Direção Municipal da Cultura dispõe de um conjunto de exposições e de apresentações multimédia, sobre diversos temas, que poderá disponibilizar através de empréstimo, a instituições, nomeadamente, de

Leia mais

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos VERÃO 2011 WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos Oficina de BD Neste workshop não se faz apenas banda desenhada: faz-se um fanzine de banda desenhada! Vamos criar uma história com base no teu imaginário

Leia mais

ALPIAGRA 2010 FEIRA AGRÍCOLA E COMERCIAL DE ALPIARÇA REGULAMENTO GERAL

ALPIAGRA 2010 FEIRA AGRÍCOLA E COMERCIAL DE ALPIARÇA REGULAMENTO GERAL ALPIAGRA 2010 FEIRA AGRÍCOLA E COMERCIAL DE ALPIARÇA REGULAMENTO GERAL A Alpiagra Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça é uma organização da Câmara Municipal de Alpiarça. Artigo 1º (Condições de admissão

Leia mais

Gabinete da Juventude (separador do site da CMPM)

Gabinete da Juventude (separador do site da CMPM) IV. Contactos: * morada * e-mail * página FB * horário * telefone EJ I. * descrição geral * destinatários * objectivos Gabinete da Juventude (separador do site da CMPM) II. * valências * áreas de acção

Leia mais

Trabalho Prático. Breve descrição de conceitos e desenvolvimento teórico da temática

Trabalho Prático. Breve descrição de conceitos e desenvolvimento teórico da temática Trabalho Prático Designação do Projecto Proposta de Valorização da Zona Ribeirinha do Montijo Tema Cidades Saudáveis e Respostas Locais Breve descrição de conceitos e desenvolvimento teórico da temática

Leia mais

Feira Ibérica de Sustentabilidade Urbana

Feira Ibérica de Sustentabilidade Urbana 1 Data. 7, 8 e 9 de Junho de 2011 Local. Cidade de Bragança Público Alvo. Decisores, técnicos, profissionais e empresários Objectivo. A 1.ª Feira Ibérica da Sustentabilidade Urbana, composta por um conjunto

Leia mais

Ações de capacitação empresarial

Ações de capacitação empresarial AÇÕES COLETIVAS - ATIVIDADES DE APOIO À EXPORTAÇÃO Acores Export -2016 Introdução Este documento é desenvolvido com base na informação recolhida junto das principais empresas exportadoras que contribuíram

Leia mais

EXPOSIÇÕES. PROGRAMAÇÃO GERAL Público Geral Setembro 2012 NOVAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

EXPOSIÇÕES. PROGRAMAÇÃO GERAL Público Geral Setembro 2012 NOVAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS PROGRAMAÇÃO GERAL Público Geral Setembro 2012 EXPOSIÇÕES Exposições Permanentes Exposições Temporárias Vencer a Distância - Cinco Séculos de Comunicações em Portugal História dos Correios e Telecomunicações

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

Espaços. Sala de Adultos

Espaços. Sala de Adultos Apresentação A Biblioteca Municipal de Murça inaugurada no dia 16 de Setembro de 2005 por S. Exa., a Sr.ª Ministra da Cultura, Professora Doutora Isabel Pires de Lima, integra-se na Rede Nacional de Bibliotecas

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS OBJETIVO Proporcionar atividades de campo visando sensibilização, conhecimento e conscientização de crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre questões

Leia mais

FALTA A CAPA RELATÓR IO ECONTAS 2009. PRODUTECH Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável www.produtech.org

FALTA A CAPA RELATÓR IO ECONTAS 2009. PRODUTECH Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável www.produtech.org FALTA A CAPA RELATÓR IO ECONTAS 2009 PRODUTECH Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável www.produtech.org ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJECTIVOS... 3 3 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES... 5 3.1 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2015/2016 GYM FOR LIFE NACIONAL

CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2015/2016 GYM FOR LIFE NACIONAL CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2015/2016 GYM FOR LIFE NACIONAL Caderno de Organização (Síntese de encargos): Evento: Gym For Life Nacional Data: 16 e 17 de abril 2016 Escalões participantes: Todos

Leia mais

Uma Missão para recordar

Uma Missão para recordar Uma Missão para recordar Na semana passada, dias 18, 19, 20 e 21 tive a oportunidade de participar na Missão JRA Conservação ex-situ 2015, no Jardim Zoológico de Lisboa. Esta atividade organizada pela

Leia mais

Distrito do Porto Concelho de Vila Nova de Gaia ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA (ELA)

Distrito do Porto Concelho de Vila Nova de Gaia ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA (ELA) Distrito do Porto Concelho de Vila Nova de Gaia ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA (ELA) O Pilado Nome dado ao caranguejo Polybius henslowi que serviu de adubo para os campos de agricultura. HISTORIAL Data da Fundação:

Leia mais

Regulamento de utilização

Regulamento de utilização ANEXO I AUDITÓRIO, SALA POLIVALENTE, ÁTRIO E JARDIM ABRIL DE 2010 2 CAPITULO I Artigo 1º Lei Habilitante O Presente regulamento é elaborado ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 7, da alínea j) do nº1

Leia mais

1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS

1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS 1º CURSO PÓS GRADUADO PARA FISIOTERAPEUTAS Disseção e Técnicas Cirúrgicas Joelho, Ombro e Coluna Vertebral 17 e 18 de Fevereiro de 2015 Coordenadores Professor Doutor João Goyri O Neill Dr. Gonçalo Neto

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 03

CÂMARA MUNICIPAL PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 03 DE PAMPILHOSA DA SERRA ACTA Nº 03 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 03/02/1999 (Contém 9 folhas) Estiveram presentes os seguintes membros: Presidente: Hermano Manuel Gonçalves Nunes de Almeida (PSD)

Leia mais

VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013

VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013 VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013 INFORMAÇÃO GERAL VIAGEM CONDIÇÕES GERAIS E ESPECÍFICAS DE RESERVA ORGANIZAÇÃO Organização e Coordenação Técnica: > Megaviagens (Movimento Viagens - Viagens e Turismo Unipessoal,

Leia mais

1. Circuito Turístico A

1. Circuito Turístico A TURISMO DE LISBOA E VALE DO TEJO PROGRAMAS DE VISITA NO RIBATEJO 1. Circuito Turístico A Ponto de partida: Santarém Ponto de chegada: Santarém Duração: Um dia Programa para grupos 9:00H Partida de Santarém

Leia mais

Paço dos Duques de Bragança Guimarães

Paço dos Duques de Bragança Guimarães Paço dos Duques de Bragança Guimarães 3 Paço dos Duques de Bragança APRESENTAÇÃO Situado na cidade de Guimarães, cujo centro histórico se encontra classificado pela UNESCO como Património da Humanidade,

Leia mais

Museu Nacional do Azulejo Lisboa

Museu Nacional do Azulejo Lisboa Museu Nacional do Azulejo Lisboa 15 Museu Nacional do Azulejo APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Azulejo está instalado na zona oriental de Lisboa, no antigo convento da Madre de Deus, Casa da Ordem de

Leia mais

8,9,10 maio 2015. 7 a edição do salão ser mamã. Este vai ser o maior salão ser mamã! salão da pré-mamã, bebé e criança. 7a edição

8,9,10 maio 2015. 7 a edição do salão ser mamã. Este vai ser o maior salão ser mamã! salão da pré-mamã, bebé e criança. 7a edição salão da pré-mamã, bebé e criança ENA! Este vai ser o maior salão ser mamã! informação aos media 8,9,10 maio 2015 7 a edição do salão ser mamã A 1000 Eventos Organização de Eventos Temáticos, irá realizar,

Leia mais

CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2013/2014

CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2013/2014 CADERNO DE ORGANIZAÇÃO ÉPOCA DESPORTIVA 2013/2014 TAÇA DE PORTUGAL GINÁSTICA RÍTMICA Caderno de Organização (Síntese de encargos): Evento: Taça de Portugal - Ginástica Rítmica Data: 11 de janeiro Escalões

Leia mais

26-09-12-230 fundações avaliadas, das quais bastantes vão ver reduzidos os apoios financeiros

26-09-12-230 fundações avaliadas, das quais bastantes vão ver reduzidos os apoios financeiros Apoios 26-09-12-230 fundações avaliadas, das quais bastantes vão ver reduzidos os apoios financeiros Foi aprovada a proposta final com as decisões relativas ao processo de censo às fundações, de extinção,

Leia mais

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE)

RELATÓRIO INTERCALAR (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) (nº 3, do artigo 23º, da Decisão 2004/904/CE) Comissão Europeia Direcção-Geral da Justiça, da Liberdade e da Segurança Unidade B/4 Fundo Europeu para os Refugiados B-1049 Bruxelas Estado-Membro: PORTUGAL

Leia mais

Territórios e atividades turísticas o Roteiro do Tejo

Territórios e atividades turísticas o Roteiro do Tejo Newsletter do Centro de Estudos Politécnicos da Golegã // setembro 2012 Territórios e atividades turísticas o Roteiro do Tejo O mapeamento turístico dos territórios tem sido, desde sempre, uma preocupação

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

Associaram-se à iniciativa 34 entidades, desde organizações não governamentais, institutos públicos, tribunais e associações de cidadãos.

Associaram-se à iniciativa 34 entidades, desde organizações não governamentais, institutos públicos, tribunais e associações de cidadãos. 12.1. Semana Advogar pela Cidadania No seguimento do Dia da Consulta Jurídica Gratuita, realizado a 18 de Maio de 2006, o Conselho Distrital de Lisboa organizou a Semana ADVOGAR pela Cidadania que decorreu

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro.

PLANO DE ACTIVIDADES / 2011. O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. PLANO DE ACTIVIDADES / 2011 O ano de 2011 ficará marcado pelas eleições para os órgãos sociais, que se realizarão no mês de Fevereiro. Nesta sequência, a actual Direcção propõe um conjunto de actividades

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES PARA ALUGUER DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES PARA ALUGUER DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES 1 REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES PARA ALUGUER DA Preâmbulo A Universidade dos Açores, adiante designada por UAc, dispõe de um conjunto moderno e funcional de instalações e equipamentos próprios

Leia mais

XI Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente Certificação Ambiental e Responsabilização Social nas Organizações

XI Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente Certificação Ambiental e Responsabilização Social nas Organizações Livro de actas do XI Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente Certificação Ambiental e Responsabilização Social nas Organizações 20 e 21 de Maio de 2011 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Leia mais

pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010)

pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010) pormenor grafismo (baseado na renda vencedora do concurso 2010) Nunca foste a Peniche, Nunca viste o farol, Nunca viste as Penicheiras A fazer renda ao sol. J. Leite de Vasconcelos, Cancioneiro Popular

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES ANO DE 1995

PLANO DE ACTIVIDADES ANO DE 1995 PLANO DE ACTIVIDADES ANO DE 1995 O ano de 1995 ficará assinalado pela consolidação da TURIHAB e da imagem - Solares de Portugal - a nível nacional e internacional, como referencial para a prática e promoção

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

Relatório Final. Economia Solidária e Empresarial: Diferentes Percursos de Empreendedorismo

Relatório Final. Economia Solidária e Empresarial: Diferentes Percursos de Empreendedorismo Sociedade, Inovação e Empreendedorismo Relatório Final Economia Solidária e Empresarial: Diferentes Percursos de Empreendedorismo Ana Brito Ana Coelho Cláudia Teixeira Dulce Saraiva Joana Vieira Luísa

Leia mais

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes

Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Iolanda Évora Apresentação do GIS - Grupo Imigração e Saúde / Parte 2: a utilidade do GIS para os imigrantes Apresentado no II Fórum Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis Viana do Castelo25-26 de Outubro

Leia mais

Centro de Incubação de Negócios para os Jovens

Centro de Incubação de Negócios para os Jovens Centro de Incubação de Negócios para os Jovens Q&A 1. Os serviços prestados pelo Centro de Incubação de Negócios para os Jovens (adiante designado por CINJ) destinam-se apenas para residentes de Macau?

Leia mais

DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011

DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011 FESTA DO VINHO PRODUTOS REGIONAIS & TURISMO DOSSIER FESTA DO VINHO E PRODUTOS REGIONAIS 2006-2011 Índice Parcerias 3 Breve Caracterização 4 Edição 2011 5 Edição 2010 7 Edição 2009 9 Edição 2008 10 Edição

Leia mais

http://www.aege.pt/avaliacao/lists/avaliar%20plano%20de%20actividades%201%2...

http://www.aege.pt/avaliacao/lists/avaliar%20plano%20de%20actividades%201%2... Page 1 of 17 Documentos e listas Criar Definições do site Ajuda Até AEGE Autoavaliação Avaliar Plano de Actividades 1.º Per - 2010-2011 Seleccione uma vista Descrição geral Resumo gráfico Todas as respostas

Leia mais

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas

HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Actividades Culturais e Educativas Revistas de Turismo na Colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa (1911-2011) Mostra Bibliográfica Guião Lisboa, 3 de Maio a

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA DE ESPAÇOS DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Introdução

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA DE ESPAÇOS DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Introdução REGULAMENTO DE CEDÊNCIA DE ESPAÇOS DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE Introdução A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg) dispõe de um auditório e de espaços

Leia mais

Intervenção de Vítor J. Amaral Vergamota Presidente da Associação Nacional do Turismo Equestre

Intervenção de Vítor J. Amaral Vergamota Presidente da Associação Nacional do Turismo Equestre 1º Congresso Internacional do TURISMO EQUESTRE Intervenção de Vítor J. Amaral Vergamota Presidente da Associação Nacional do Turismo Equestre 1 TURISMO EQUESTRE EM PORTUGAL 1. INTRODUÇÃO Falar de Turismo

Leia mais

Tal como em anos anteriores merecem destaque dois seguintes aspectos:

Tal como em anos anteriores merecem destaque dois seguintes aspectos: CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS ASSOCIAÇÕES DE DEFESA DO AMBIENTE Relatório Anual sobre os Processos de Escolha de Representantes das Organizações Não-Governamentais de Ambiente em Organismos Públicos executados

Leia mais

Publicação da Direcção dos Serviços de Economia de Macau

Publicação da Direcção dos Serviços de Economia de Macau Boletim Informativo do CEPA Edição de Março de 2013 Número 44 Publicação da Direcção dos Serviços de Economia de Macau Índice: 1. Semana Dinâmica de Macau realizada na cidade de Jinan da província de Shandong

Leia mais

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha MADRID é a capital e a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à

Leia mais

Family Days PORTO. Informação aos Media

Family Days PORTO. Informação aos Media 3 e 4 de Outubro O maior salão de miúdos e graúdos Informação aos Media A 000 Eventos - Organização de Eventos Temáticos, irá realizar, nos próximos dias 3 e 4 de Outubro, de, entre as 0h e as 23h, no

Leia mais