PAULO OLAVO CUNHA. LÍNGUAS Inglês (Falado e escrito) Francês (Falado e escrito) Alemão (Leitura) Espanhol (Leitura)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAULO OLAVO CUNHA. LÍNGUAS Inglês (Falado e escrito) Francês (Falado e escrito) Alemão (Leitura) Espanhol (Leitura)"

Transcrição

1 PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO Professor Auxiliar Coordenador do Mestrado em Direito Empresarial e cocoordenador da Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais CONTACTOS Tel / Fax Palma de Cima, Lisboa Portugal poc@fd.lisboa.ucp.pt] ÁREAS DE INTERESSE Direito Comercial Direito das Sociedades Comerciais (incluindo Governação Societária) Direito da Insolvência Direito da Economia Ciências Jurídico-Comerciais em Geral LÍNGUAS Inglês (Falado e escrito) Francês (Falado e escrito) Alemão (Leitura) Espanhol (Leitura) PERCURSO ACADÉMICO 1984 Licenciatura em Direito (especialização de Ciências Jurídicas) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas média final de 17 valores Mestrado em Direito [Ciências Jurídicas (opção de Ciências Jurídico-Comerciais)] Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Direito «Os direitos especiais nas sociedades anónimas: as acções privilegiadas» [júri constituído pelos Senhores Professores Doutor António Ferrer Correia (Presidente), Doutor José de Oliveira Ascensão (arguente) e Doutor Fernando Pessoa Jorge (orientador)] nota final de muito bom (17 valores) Doutoramento em Direito (Ciências Jurídico-Comerciais) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Direito «Cheque e convenção de cheque Acerca da preponderância da subscrição cambiária sobre a relação contratual existente entre o banqueiro e o seu cliente» júri presidido pelo (Magnífico) Reitor Duarte Manuel Braga da

2 Cruz e constituído pelos Senhores Professores Doutor João Calvão da Silva (da FDUC) (arguente), Doutor Pedro Pais de Vasconcelos (da FDUL) (arguente), Doutor José Augusto Engrácia Antunes (orientador), Doutor Jorge Miranda, Doutor Júlio Gomes, Doutor Rita Lobo Xavier e Doutor Damião da Cunha (todos da FDUCP) nota final de 18 valores, atribuída por unanimidade. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ACADÉMICA Desempenhou funções docentes (regulares) apenas na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, na qual é professor do quadro, e na Faculdade de Ciências Económicas Empresariais (Catolica School of Business and Economics) da mesma Universidade. Faculdade de Direito / Escola de Lisboa: Coordenador do mestrado em Direito Empresarial (desde 2012, ano da sua criação) e, no âmbito deste curso, professor das seguintes disciplinas (semestrais): a) Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais (semestral); b) Governação Societária (semestral); c) Impugnação de Deliberações Sociais (semestral). Professor das seguintes disciplinas no mestrado Forense (até 2012, inclusive): d) Direito da Insolvência; e) Administração de Sociedades Anónimas e por Quotas (Mestrado Forense) (semestral); f) Impugnação de Deliberações Sociais (semestral). Cocoordenador das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais e em Direito das Sociedades Anónimas (Abertas) 1 (ambas semestrais) (desde 2012/13, ano da respetiva criação) e professor das mesmas. Cocoordenador da Pós-Graduação em Direito Comercial (anual) (até 2011/12, último ano de funcionamento) e professor da mesma. Regente de Sociedades Comerciais, no 8º semestre da licenciatura em Direito (desde 2005/06). Regente de Direito Comercial, no 7º semestre da licenciatura em Direito (de 2007/08 a 2010/11 e em 2018/19).

3 Faculdade de Direito / Escola do Porto: Responsável e professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas, no mestrado em Direito e Gestão da FDUCP (Porto) (trimestral) (desde 2009/10). Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (Catolica School of Business and Economics): Responsável e regente de Direito Económico e Empresarial (3º semestre das Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia) (até 2015/16, inclusive). As disciplinas acima referidas foram lecionadas da forma abaixo enunciada. 2019/ a) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 1º semestre. b) Responsável e regente de Direito Comercial (Licenciatura), no 1º semestre. c) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em f) Professor das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Anónimas Abertas (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (meramente pontuais): g) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - VIII Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre «Adequação do tipo societário ao modelo de empresa» (novembro 2018). - IV Curso Pós-Graduado em Corporate Governance / Centro de Estudos de Direito Privado 1 Até ao ano letivo de 2017/18 designada Direito das Sociedades Abertas e do Mercado. Presentemente na VIII edição. 2 Na data em que se conclui este documento, algumas das atividades encontram-se previstas, mas não se encontram realizadas.

4 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (dezembro 2018): sessão sobre «Ações preferenciais sem voto». - I Curso de Pós-Graduação Avançada em M&A e Litigation (junho de 2019): sessão sobre «Contencioso de deliberações da administração». i) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados em Direito Empresarial). a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador da VIII Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais (outubromarço 2020). c) Orientador de duas dissertações de doutoramento. d) Orientador de quatro dissertações de mestrado (Direito Empresarial). 2018/2019 a) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 1º semestre. b) Responsável e regente de Direito Comercial (Licenciatura), no 1º semestre. c) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em f) Professor das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Anónimas Abertas (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (meramente pontuais): g) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - VIII Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre «Adequação do tipo societário ao modelo de empresa» (novembro 2018).

5 - IV Curso Pós-Graduado em Corporate Governance / Centro de Estudos de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (dezembro 2018): sessão sobre «Ações preferenciais sem voto». - I Curso de Pós-Graduação Avançada em M&A e Litigation (junho de 2019): sessão sobre «Contencioso de deliberações da administração». i) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados em Direito Empresarial). a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador das VII Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). c) Orientador de duas dissertações de doutoramento. d) Orientador de três dissertações de mestrado (Direito Empresarial). 2017/2018 a) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. b) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. c) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em d) Professor das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (meramente pontuais): e) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - II Curso de Pós-Graduação Avançada em Contencioso Comercial / Centro de Estudos de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (janeiro 2018): sessão sobre «Contencioso de deliberações da administração» (janeiro de 2018). - III Curso Pós-Graduado em Corporate Governance / Centro de Estudos de Direito Privado

6 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (dezembro 2017): sessão sobre «Ações preferenciais sem voto e outros híbridos no governo das sociedades». - VI Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre «Adequação do tipo societário ao modelo de empresa» (novembro 2017). f) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito Empresarial). g) Membro de júri de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador das VI Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). c) Orientador de duas dissertações de doutoramento. d) Orientador de diversas dissertações de mestrado (orientado para a investigação e Direito Empresarial). No 1º Semestre: esteve em gozo de licença sabática. 2016/2017 a) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. b) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. c) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em d) Professor das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre), Direito do Desporto (dez. 2016) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (meramente pontuais): e) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - V Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre «Adequação do tipo societário ao modelo de empresa» (janeiro 2017).

7 - I Curso Pós-Graduado em Contencioso Societário / Centro de Estudos de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (janeiro 2017): sessão sobre «Parassocialidade: problemas e preocupações típicas». - III Curso Pós-Graduado em Corporate Finance e II Curso Pós-Graduação Avançada em Corporate Funance e Corporate Governance / Centro de Estudos de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (janeiro 2017): sessão sobre «Ações preferenciais sem voto e outros híbridos no governo das sociedades». f) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito Empresarial e de Direito e Gestão) e de um júri de doutoramento na FDL. a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador das V Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). c) Orientador de uma dissertação de doutoramento. d) Orientador de diversas dissertações de mestrado (Direito e Gestão e Direito Empresarial). No 1º Semestre: esteve em gozo de licença sabática, para preparar uma monografia. 2015/2016 a) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 1º semestre. b) Responsável e regente de Direito Empresarial e Económico (Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia na Católica Lisbon School of Business & Economics), no 1º semestre. c) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em

8 f) Professor das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (meramente pontuais): g) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - V Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre «Adequação do tipo societário ao modelo de empresa» (outubro 2015). - I Curso Pós-Graduado em Direito das Sociedades Comerciais / Centro de Estudos de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (março 2016): sessão sobre «Grupos de Sociedades 30 anos depois». - I Curso Pós-Graduado em Corporate Governance / Centro de Estudos de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (junho 2016): sessão sobre «Ações preferenciais sem voto e outros híbridos no governo das sociedades». E na h) Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no MBA (3 de junho 2016): sessão sobre Ações sem Valor nominal; operações de variação do capital social e exercício de direitos sociais i) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito Empresarial e de Direito e Gestão). a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador das IV Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). c) Orientador de uma dissertação de doutoramento. d) Orientador de diversas dissertações de mestrado (Direito e Gestão e Direito Empresarial). 2014/2015 a) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 1º semestre. b) Responsável e regente de Direito Empresarial e Económico (Licenciaturas em Administração e

9 Gestão de Empresas e em Economia na Católica Lisbon School of Business & Economics), no 1º semestre. c) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em f) Professor das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (pontuais): g) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - IV Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre Adequação do tipo societário ao modelo de empresa (outubro 2014). - XIX Curso de Pós-Graduação em Direito dos Valores Mobiliários da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: Responsabilidade civil dos administradores das sociedades cotadas (fevereiro 2015). - II Curso de Pós-Graduação em Direito e Finanças do Desporto / Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal e Instituto de Ciências Jurídico-Políticas): O novo regime jurídico das sociedades desportivas (março 2015). - I Curso Pós-Graduado em Corporate Finance / Centro de Estudos de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (maio 2015). h) Membro do júri de doutoramento e arguente prova realizada (em 12/02/2015) na Faculdade de Direito (Escola do Porto) da Universidade Católica da Mestra Maria Daniela Farto Baptista Passos. i) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito Empresarial e de Direito e Gestão). a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador das III Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre)

10 e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). c) Orientador de uma dissertação de doutoramento. d) Orientador de diversas dissertações de mestrado (Direito e Gestão e Direito Empresarial). 2013/2014 a) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 1º semestre. b) Responsável e regente de Direito Empresarial e Económico (Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia na Católica Lisbon School of Business & Economics), no 1º semestre. c) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em f) Professor das Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (pontuais): g) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - III Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre Adequação do tipo societário ao modelo de empresa (outubro 2013). - I Curso de Pós-Graduação em Direito e Finanças do Desporto / Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal e Instituto de Ciências Jurídico-Políticas): O novo regime jurídico das sociedades desportivas (março 2014). h) Membro do júri de doutoramento e arguente prova realizada (em 11/04/2014) na Faculdade de Direito (Escola do Porto) da Universidade Católica do Mestre Armando Manuel Andrade de Lemos Triunfante. i) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica

11 Portuguesa (mestrados de Direito e Gestão, de Direito Empresarial e Forense). j) Membro de júri de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador das II Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). c) Orientador de uma dissertação de doutoramento. d) Orientador de diversas dissertações de mestrado (Direito e Gestão e Direito Empresarial). 2012/2013 a) Professor de Constituição e Estruturação de Sociedades Comerciais (Mestrado em Direito Empresarial), no 1º semestre. b) Professor de Governação Societária (Mestrado em Direito Empresarial), no 1º semestre. c) Responsável e regente de Direito Empresarial e Económico (Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia na Católica Lisbon School of Business & Economics), no 1º semestre. d) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado em Direito Empresarial), no 2º semestre. e) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. f) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em g) Professor das I Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). Outras funções docentes ou pedagógicas (pontuais): h) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa: - II Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre Adequação do tipo societário ao modelo de empresa (outubro 2012).

12 i) Membro do júri de doutoramento e arguente prova realizada (em 12/10/2012) na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra do Mestre João Cunha Vaz. j) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito e Gestão e Forense). k) Membro de júri de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. a) Coordenador do mestrado em Direito Empresarial. b) Cocoordenador das II Pós-Graduações em Direito das Sociedades Comerciais (1º semestre) e em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (2º semestre). c) Orientador de uma dissertação de doutoramento. d) Orientador de diversas dissertações de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica (Direito e Gestão e Forense) e da Universidade Nova. 2011/2012 a) Professor de Administração de Sociedades Anónimas e por Quotas (Mestrado Forense), no 1º semestre. b) Professor de Direito da Insolvência (Mestrado Forense), no 1º semestre. c) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado Forense), no 2º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em f) Professor da Pós-Graduação em Direito Comercial (Lisboa) / XI Curso. Outras funções docentes ou pedagógicas (pontuais): g) Curso Pós-Graduado sobre Ciências Jurídicas, sessões sobre Sociedades Comerciais e sobre Títulos de Crédito, respetivamente (fevereiro 2012). h) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa:

13 - I Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial: sessão sobre «Adequação do tipo societário ao modelo de empresa» (outubro 2011). i) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito e Gestão e Forense). a) Cocoordenador da Pós-Graduação em Direito Comercial (Lisboa). b) Orientador de dissertações de mestrado (Direito e Gestão e Forense). 2010/2011 a) Professor de Administração de Sociedades Anónimas e por Quotas (Mestrado Forense), no 1º semestre. b) Responsável e regente de Direito Comercial (Licenciatura), no 1º semestre. c) Professor de Impugnação de Deliberações Sociais (Mestrado Forense), no 2º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em f) Professor da Pós-Graduação em Direito Comercial (Lisboa) / X Curso. Outras funções docentes ou pedagógicas (pontuais): g) Curso Pós-Graduado sobre Ciências Jurídicas: sessão sobre Títulos de Crédito (fevereiro 2011). h) Participação em Pós-Graduações noutras Faculdades, designadamente na Faculdade de Direito de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa: - Curso de preparação para o Mestrado e Doutoramento da FDUNL: sessão sobre Aspectos críticos do Direito das Sociedades Comerciais actual (novembro de 2010). i) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito e Gestão e Forense).

14 a) Cocoordenador da Pós-Graduação em Direito Comercial (Lisboa). b) Orientador de dissertações de mestrado (Direito e Gestão e Forense). 2009/2010 a) Professor de Administração de Sociedades Anónimas e por Quotas (Mestrado Forense), no 1º semestre. b) Responsável e regente de Direito Comercial (Licenciatura), no 1º semestre. c) Professor de Direito Comercial Aspetos Processuais (Mestrado Forense), no 1º semestre. d) Responsável e regente de Sociedades Comerciais (Licenciatura), no 2º semestre. e) Professor do Seminário de Estrutura e Governação de Sociedades Anónimas (Mestrado em f) Professor da Pós-Graduação em Direito Comercial (Lisboa) / IX Curso. Outras funções docentes ou pedagógicas (pontuais): g) Membro do júri de doutoramento e arguente prova realizada (em 11/02/2010) na Faculdade de Direito (Escola de Lisboa) da Universidade Católica da Mestre Maria de Fátima Morais Gomes. h) Membro de diversos júris de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (mestrados de Direito e Gestão e Forense). i) Membro de júri de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. a) Cocoordenador da Pós-Graduação em Direito Comercial (Lisboa). b) Orientador de dissertações de mestrado (Direito e Gestão). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NÃO ACADÉMICA Advogado desde Agosto de Desde 2015: Sócio da Vieira de Almeida & Associados Sociedade de Advogados, S.P. R.L., responsável pela Área de Corporate & Governance : Of counsel da Vieira de Almeida & Associados Sociedade de Advogados, R.L., e

15 responsável pela Área de Corporate & Governance (desde 2009) : sócio da Ferreira Pinto, Olavo Cunha & Associados Sociedade de Advogados : sócio da Olavo Cunha & Franqueira Dias Sociedade de Advogados, mais tarde Olavo Cunha, Franqueira Dias, Barros de Figueiredo & Associados Sociedade de Advogados (1998), Olavo Cunha, Franqueira Dias, Barros de Figueiredo, Rita Vaz Pinto & Associados Sociedade de Advogados (1999), Olavo Cunha, Franqueira Dias, Barros de Figueiredo, Anselmo Vaz & Associados Sociedade de Advogados (2000) : Exercício a título individual (em escritório próprio). PUBLICAÇÕES (MONOGRAFIAS) Direito das Sociedades Comerciais, 7ª ed., Almedina, Coimbra, 2019 (XXII-1353 pp.). Direito Comercial e do Mercado, 2ª ed., Almedina, Coimbra, 2018 (499 pp.). Direito das Sociedades Comerciais, 6ª ed., Almedina, Coimbra, 2016 (XXII-1253 pp.). Direito Empresarial para Economistas e Gestores, 2ª ed., Almedina, Coimbra, 2016 (XVII-507 pp). Impugnação de Deliberações Sociais, Almedina, Coimbra, 2015 (326 pp). Direito Empresarial para Economistas e Gestores, Almedina, Coimbra, 2014 (XVII-452 pp). Direito das Sociedades Comerciais, 5ª ed., Almedina, Coimbra, 2012 (XX-111 pp.). Lições de Direito Comercial, Almedina, Coimbra, 2010 (XX-380 pp.). Direito das Sociedades Comerciais, 4ª ed., Almedina, Coimbra, 2010 (XIX-1013 pp.). Cheque e convenção de cheque, Almedina, Coimbra, (XLVIII+960 pp.). Direito das Sociedades Comerciais, 3ª ed., Almedina, Coimbra, 2007 (XXIII-889 pp.) (reimp. 2009). Direito das Sociedades Comerciais, 2ª ed., Almedina, Coimbra, 2006 (XXI-777 pp.). Direito das Sociedades Comerciais, Almedina, Coimbra, 2006 (XIX-730 pp.). Os direitos especiais nas sociedades anónimas: as acções privilegiadas, Almedina, Coimbra, 1993 (VI- 278 pp.). PUBLICAÇÕES (ARTIGOS E PARTICIPAÇÕES EM MONOGRAFIAS) «(Acerca da) Inexistência do dever (específico) de lealdade dos sócios e acionistas», AA.VV., V Congresso Direito das Sociedades em Revista, Almedina, Coimbra, 2018, pp (existe separata). «Reestruturação de sociedades e direitos dos sócios», AA.VV., IV Congresso de Direito da Insolvência, coord. de Catarina Serra, Almedina, Coimbra, 2017, pp (existe separata).

16 «Notas sobre a vinculação das sociedades comerciais», AA.VV., Congresso comemorativo dos 30 anos do Código das Sociedades Comerciais, Almedina, Coimbra, 2017, pp (existe separata). «O presidente da assembleia geral», AA.VV., Estudos de advocacia em homenagem a Vasco Vieira de Almeida, coord. Paulo Olavo Cunha, Almedina, Coimbra, 2017, pp (existe separata) (março): «A formação das deliberações dos administradores das sociedades anónimas», DSR, ano 9, vol. 17, 2017, pp (existe separata). «O (re)agrupamento de ações (só) nas sociedades cotadas», DSR, ano 8, vol. 16, pp (existe separata). «Limitações à atividade concorrente de gestores de sociedades comerciais», AA.VV., IV Congresso Direito das Sociedades em Revista, Almedina, Coimbra, 2016, pp (existe separata). «A recuperação de sociedades no contexto do PER e da insolvência: âmbito e especificidades resultantes da situação de crise da empresa», Revista de Direito da Insolvência, nº 0, 2016, pp (existe separata). «Os empréstimos intragrupo no contexto da insolvência; em especial o cash pooling», AA.VV., III Congresso de Direito da Insolvência, coord. de Catarina Serra, Almedina, Coimbra, 2015, pp (existe separata) / AA.VV., Estudos em Homenagem a Mário Esteves de Oliveira, Almedina, Coimbra, 2017, pp «The Portuguese limited liability company (sociedade por quotas) and the major changes over the last two decades», AA.VV., Private Company Law reform in Europe: the race for flexibility, ed. por A. Jorge Viera González e Christoph Teichmann, Thomson Reuters/Aranzadi, Pamplona, 2015, pp «Relevância e significado do cheque e da convenção de cheque na atualidade: principais problemas», AA.VV., I Congresso de Direito Bancário, coord. de L. Miguel Pestana de Vasconcelos, Almedina, Coimbra, 2015 (pp ) (existe separata). «Reforma e pensão de administradores (a cargo da sociedade)», AA.VV., III Congresso Direito das Sociedades em Revista, Almedina, Coimbra, 2014, pp (existe separata) / AA.VV., Estudos Dedicados ao Prof. Doutor Bernardo da Gama Lobo Xavier, vol. III, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2015, pp «O contrato de suprimento na sociedade anónima: aspetos substantivos e fiscais», DSR, ano 6, vol. 11, 2014 (pp ) (existe separata). «Os deveres dos gestores e dos sócios no contexto da revitalização de sociedades», AA.VV., II Congresso de Direito da Insolvência, coord. de Catarina Serra, Almedina, 2014 (pp )

17 (existe separata). «A alteração do regime de caução dos administradores», Direito das Sociedades em Revista, ano 5, nº 9, 2013 (pp ) (existe separata). «Providências específicas do plano de recuperação de sociedades», AA.VV., I Congresso Direito da Insolvência, Almedina, 2013, pp (existe separata). «Os novos direitos especiais», AA.VV., II Congresso Direito das Sociedades em Revista, Almedina, 2012 (pp ). «Os poderes dos sócios», AA.VV., Questões de Direito Societário em Portugal e no Brasil (coord. de Fábio Ulhoa Coelho e Maria de Fátima Ribeiro), Almedina, Coimbra, 2012 (pp ) Publicado também nos Estudos de Homenagem ao Prof. Doutor Jorge Miranda, vol. III, Direito Constitucional e Justiça Constitucional, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa / Coimbra Editora, 2012 (pp ). «Assembleias gerais de Sociedades anónimas I: questões relativas à convocação, participação e funcionamento», Direito das Sociedades em Revista, ano 4, nº 7, 2012 (pp ) Publicado também com o título «Convocação, participação e funcionamento de assembleias gerais de sociedades anónimas», AA.VV., Estudos em Homenagem a Miguel Galvão Teles, vol. II, Almedina, Coimbra, 2012). «Aspectos críticos da aplicação prática do regime das acções sem valor nominal», AA.VV., Capital Social Livre e Acções sem Valor Nominal, Almedina, Coimbra, 2011 (pp ). «Independência e inexistência de incompatibilidades para o desempenho de cargos sociais», AA.VV., I Congresso Direito das Sociedades em Revista, Almedina, 2011 (pp ) Publicado também nos Estudos em memória do Prof. Doutor Paulo Sendin, UCE, Lisboa, 2012, (pp ). «Corporate Governance & Public Governance nas Sociedades Anónimas: primeira reflexão», Direito das Sociedades em Revista, ano 2, nº 4, 2010 (pp ), Publicado também em A.AVV, Centenário do Nascimento do Professor Doutor Paulo Cunha: estudos em homenagem, Almedina, Coimbra, 2012 (pp ). «A revogabilidade do cheque no respectivo prazo de apresentação a pagamento: escrever Direito por linhas tortas. Anotação ao Acórdão do STJ nº 4/2008», Cadernos de Direito Privado, nº 25, 2009 (pp. 3-23). «Designação de pessoas colectivas para os órgãos de sociedades anónimas e por quotas», Direito das Sociedades em Revista, ano 1, nº 1, 2009 (pp ) Publicado também in AA.VV., Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Paulo de Pitta e Cunha, vol. III, Almedina, Coimbra, (Julho) 2010 (pp ). «A aplicação no tempo da reforma de 2006 do Direito Societário Português», Revista da Ordem

18 dos Advogados, ano 67, I, Lisboa, 2007 (pp ). «O novo regime da redução do capital social e o art. 35º do Código das Sociedades Comerciais», in AA.VV., Estudos em Homenagem aos 90 anos do Professor Doutor Inocêncio Galvão Telles, vol. IV, Almedina, Coimbra, 2007 (pp ). «A Redução do Capital das Sociedades Anónimas», AAVV, Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Inocêncio Galvão Telles, vol. IV, Almedina, Coimbra, 2003 (pp ). «O cheque enquanto título de crédito: evolução e perspectivas», AAVV, Estudos de Direito Bancário, FDUL, Coimbra Editora, 1999 (pp ). «Assunção de dívida alheia. Capacidade de gozo das sociedades anónimas. Qualificação de negócio jurídico» (em colaboração com o Prof. Doutor Luís Carvalho Fernandes), Revista da Ordem dos Advogados, ano 57 (II), 1997 (pp ). «O sistema matrimonial português. Algumas considerações acerca da coexistência do casamento civil e do casamento católico», Revista Direito e Justiça, vol. VII, 1993 (pp ). «Breve nota sobre os direitos dos sócios (das sociedades de responsabilidade limitada) no âmbito do Código das Sociedades Comerciais», in Novas Perspectivas do Direito Comercial, Almedina, Coimbra, 1988 (pp ). «Venda de bens alheios», Revista da Ordem dos Advogados, ano 47, II, 1987 (pp ). Publicou os seguintes textos académicos: Direito Comercial: Sumários (Desenvolvidos), A4, U.C.P./FD, Lisboa, 2009 (164 pp.) (última versão divulgada). Direito Económico (Sumários desenvolvidos/policopiado em A4), U.C.P., FCEE, Lisboa, 2003 (última versão divulgada). Direito Comercial (Sumários desenvolvidos/policopiado em A4), U.C.P., FCEE, Lisboa, 2003 (última versão divulgada). Noções Fundamentais de Direito (Sumários desenvolvidos, em coautoria com o António Teles), U.C.P., FCEE, Lisboa, 1998 (última versão publicada). Teoria Geral do Direito Civil (Sumários policopiados), AAFDL, Lisboa, Direito Comercial II. Sociedades Anónimas (Programa, Bibliografia, Casos Práticos e Sumários), AAFDL, Lisboa, 1991; 2ª ed. (ampliada), Direito da Família (Sumários Policopiados, 84 pp.), em coautoria com Alexandre Sousa Machado, Lisboa, UCP. Participou nos comentários aos seguintes diplomas legais:

19 AA.VV., Código Civil Anotado, vol. II Das obrigações em Geral, coord. de José Carlos Brandão Proença, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2018 (anotação dos artigos 589º a 594º, pp ). AA.VV., Código Cooperativo Anotado, coord. de Deolinda Meira e Maria Elisabete Ramos, Almedina, Coimbra, 2018 (anotação dos artigos 56º e 57º, pp ). AA.VV., Código Civil Anotado - Parte Geral, coord. de José Carlos Brandão Proença, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2014 (anotação dos artigos 162º, 163º, 164º, 170º, 171º, 173º, 174º, 175º, 176º, 177º, 178º, 179º e 294º). AA.VV., Privatizações e Reprivatizações Comentário à Lei-Quadro das Privatizações, coord. por Mário Esteves de Oliveira, Almedina, Coimbra, Código das Sociedades Comerciais e Legislação Complementar, tomo II da Colectânea de Legislação Comercial organizada por Paulo M. Sendin, e com a colaboração de Evaristo Mendes, no âmbito do Centro de Direito Comercial e de Direito da Economia da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), 3ª ed., Almedina, Coimbra, INTERVENÇÕES 3 Entre outras, saliente-se as seguintes: 2019, 16 de julho Ação de formação sobre Insolvência e Recuperação de empresa promovida pelo Centro Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados FDUL Os órgãos societários na insolvência. 2019, 1 e 12 de abril V Congresso de Direito da Insolvência Altis Grand Hotel, Lisboa Sob a égide da Diretiva: reestruturação preventiva Conversão de créditos em capital. 2018, 29 de novembro II Jornadas de Direito das Fundações ( As perspetivas de reforma nos 50 anos do Código Civil ) CDP FDUL As Fundações-Empresa. 2018, 16 de novembro Congresso de Direito Comercial Imputação à sociedade. 2018, 20 e 21 de abril V Congresso de Direito das Sociedades em Revista Hotel, Altis, Lisboa Lealdades na Sociedade Inexistência do dever de lealdade dos sócios e acionistas. 2018, 2 de fevereiro Conferência sobre Aspetos controversos da parassocialidade, promovida pelo Centro Regional do Funchal da Ordem dos Advogados, por ocasião da inauguração da nova sede. 2017, 20 de junho Conferência internacional sobre Corporate Governance, promovida pela CMVM sob o tema Flexibilidade e proporcionalidade em corporate governance Centro Cultural de Belém Acionistas e administradores A autonomia da administração perante os acionistas de 3 Indica-se apenas as Intervenções efetuadas nos últimos cinco anos (desde 2015).

20 controlo. 2017, 20 de junho Conferência internacional sobre Corporate Governance, promovida pela CMVM sob o tema Flexibilidade e proporcionalidade em corporate governance Centro Cultural de Belém Acionistas e administradores A autonomia da administração perante os acionistas de controlo. 2017, 1 e 2 de junho V Congresso de Direito do Desporto Hotel Altis, Lisboa Sujeitos desportivos Aspetos críticos do regime jurídico das sociedades desportivas. 2017, 6 e 7 de abril IV Congresso de Direito da Insolvência Hotel Altis, Lisboa Reestruturação de empresas II Reestruturação de sociedades e direitos dos sócios. 2016, 18 e 19 de novembro Congresso Comemorativo dos 30 anos do Código das Sociedades Comerciais Faculdade de Direito da Universidade do Porto Painel: A administração das sociedades Tema: Vinculação das sociedades comerciais. 2016, 15 e 16 de setembro XX Congresso Nacional dos ROC Fórum Lisboa Painel: Governo das sociedades Tema: Corporate & Public Governance em Portugal em 2016: Fragilidades decorrentes da soft law. 2016, 8 e 9 de abril IV Congresso de Direito das Sociedades em Revista Hotel, Altis, Lisboa Estatuto dos administradores Limitações à atividade concorrente de gestores de gestores de sociedades comerciais. 2015, 5 de novembro 1ªs Jornadas de Direito das Fundações Centro de Investigação de Direito Privado / Faculdade de Direito de Lisboa Património e fim no Direito das Fundações As fundações-empresa. 2015, 2 e 3 de outubro Congresso de Direito da Insolvência Revisitar o CIRE uma década depois Católica Porto Insolvência e recuperação de sociedades comerciais Âmbito e especificidades resultantes da situação de crise da empresa. 2015, 10 e 11 de setembro European Model Company Act Conference Vienna 1st Discussant in the Workshop on Re-organisation of Companies. 2015, 16 e 17 de abril III Congresso de Direito da Insolvência Hotel Altis, Lisboa Classes especiais de credores no processo de insolvência e no PER O regime dos empréstimos intragrupo no contexto da insolvência. OUTRA INFORMAÇÃO RELEVANTE Membro fundador da Associação Portuguesa de Direito Intelectual. Redator da revista Direito das Sociedades em Revista (desde 2009). Membro do Conselho Redatorial da Revista de Direito da Insolvência (desde 2016).

21 Membro da Comissão Científica da Revista de Direito Financeiro e dos Mercados de Capitais (desde 2018). Inscrito na Ordem dos Advogados (desde 1986). Membro da International Bar Association (desde 2002). Árbitro do Centro de Arbitragem Comercial da Associação Comercial de Lisboa / Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Presidente da Mesa da Assembleia Geral de diversas sociedades anónimas.

MARIA DA GRAÇA TRIGO

MARIA DA GRAÇA TRIGO MARIA DA GRAÇA TRIGO FUNÇÃO Professora Auxiliar da Faculdade de Direito Professora Visitante da University of Illinois School of Law CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima,

Leia mais

PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO

PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO Professor Auxiliar Coordenador do Mestrado em Direito Empresarial e co-coordenador da Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 / +351

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

ELSA VAZ DE SEQUEIRA

ELSA VAZ DE SEQUEIRA ELSA VAZ DE SEQUEIRA FUNÇÃO Professora auxiliar Coordenadora da secção de Lisboa do Católica Research Center for the Future of Law CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

EVARISTO FERREIRA MENDES

EVARISTO FERREIRA MENDES EVARISTO FERREIRA MENDES FUNÇÃO Professor convidado da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Co-coordenador científico das pós-graduações em Direito Comercial e coordenador

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Professora Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora do Católica Research Centre for the Future of Law. Membro

Leia mais

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2013-2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2ª edição outubro de 2013 a fevereiro de 2014 ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2ª edição janeiro a junho de 2014 DIREITO COMERCIAL 2013-2014 PÓS-GRADUAÇÕES 2ª edição Em 2012/13

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Caetano Nunes

Curriculum Vitae. Pedro Caetano Nunes Curriculum Vitae Pedro Caetano Nunes 1 I Dados pessoais Nome: Pedro Gil Amorim Caetano Nunes Filiação: José Manuel Agria Caetano Nunes e Ana Maria Carvalho Amorim Data de Nascimento: 15 de fevereiro de

Leia mais

Curso de Mestrado em Direito Tributário e Fiscal. A Empresa Societária. (11 de Novembro de 2011) Sumário

Curso de Mestrado em Direito Tributário e Fiscal. A Empresa Societária. (11 de Novembro de 2011) Sumário Curso de Mestrado em Direito Tributário e Fiscal A Empresa Societária (11 de Novembro de 2011) Sumário Módulo II Estrutura organizatória das sociedades I. Assembleias gerais. Referência especial às deliberações

Leia mais

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa MARIA RAQUEL ALEIXO ANTUNES REI Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa 1. Habilitações literárias - Licenciatura em Direito, na menção de Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Lisboa,

Leia mais

SOCIEDADES COMERCIAIS

SOCIEDADES COMERCIAIS 2018-2019 SOCIEDADES COMERCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO 7ª edição 2 de outubro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019 SOCIEDADES ANÓNIMAS PÓS-GRADUAÇÃO 7ª edição 29 de janeiro a 6 de junho de 2019 DIREITO DAS SOCIEDADES

Leia mais

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS 2017-2018 SOCIEDADES COMERCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO 6ª edição 3 de outubro de 2017 a 24 de fevereiro de 2018 SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO PÓS-GRADUAÇÃO 6ª edição 25 de janeiro a 14 de junho de 2018 DIREITO

Leia mais

JORGE PEREIRA DA SILVA

JORGE PEREIRA DA SILVA JORGE PEREIRA DA SILVA FUNÇÃO Professor Auxiliar Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal jsilva@fd.lisboa.ucp.pt

Leia mais

III. ATIVIDADE CIENTÍFICA E PROFISSIONAL A. Funções docentes e outras atividades profissionais

III. ATIVIDADE CIENTÍFICA E PROFISSIONAL A. Funções docentes e outras atividades profissionais CURRICULUM VITAE MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA I. DADOS PESSOAIS NOME COMPLETO: Madalena Paz Ferreira Perestrelo de Oliveira Silveira de Meneses DATA DE NASCIMENTO: 12/07/1989 NATURALIDADE: Lisboa (São

Leia mais

PROGRAMA Capital social e financiamento de sociedades INTRODUÇÃO: ENQUADRAMENTO DO TEMA

PROGRAMA Capital social e financiamento de sociedades INTRODUÇÃO: ENQUADRAMENTO DO TEMA PROGRAMA Capital social e financiamento de sociedades INTRODUÇÃO: ENQUADRAMENTO DO TEMA 1. O capital social e o financiamento das sociedades comerciais 1.1. Conceito de capital social. A obrigação de entrada

Leia mais

Ficha de unidade curricular

Ficha de unidade curricular Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica Unidade curricular Direito Processual do Trabalho Docente responsável Cláudia Madaleno Objetivos de aprendizagem (conhecimentos,

Leia mais

Rui Pinto Duarte Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem

Rui Pinto Duarte Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem Recolhidos até dezembro de 2015, procurando cobrir uma percentagem elevada do universo em causa, mas sem pretender exaustão. Na recolha incluem-se

Leia mais

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS SOCIEDADES COMERCIAIS 4 de outubro de 2016 a 18 fevereiro de 2017 DIREITO DAS SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 26 janeiro a 2 de junho de 2017 12016-2017 DIREITO COMERCIAL PÓS-GRADUAÇÕES 5ª edição 2016-2017

Leia mais

CURRICULUM VITAE Habilitações e percurso académico Atividade académica

CURRICULUM VITAE Habilitações e percurso académico Atividade académica CURRICULUM VITAE Ana Paz Ferreira da Câmara Perestrelo de Oliveira Data de nascimento: 27 de Outubro de 1982 Naturalidade: Lisboa. Escritório: Avenida Duque de Loulé, 106, 8.º, 1050-093 Lisboa E-mail:

Leia mais

IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11

IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11 MESTRADO FORENSE IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2010/11 PROGRAMA, MÉTODOS E BIBLIOGRAFIA I PROGRAMA (GERAL) INTRODUÇÃO As deliberações sociais e a assembleia geral I Deliberações dos sócios e dos accionistas

Leia mais

MARIA JOÃO ESTORNINHO

MARIA JOÃO ESTORNINHO MARIA JOÃO ESTORNINHO FUNÇÃO Professora Catedrática Convidada CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mjestorninho@gmail.com www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007.

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007. CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Maria de Lurdes Viegas Marques Pereira Data de nascimento: 25/04/1969 Local de nascimento: Lisboa FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciada em Direito, em Julho de 1993, pela

Leia mais

ANTÓNIO NUNES DE CARVALHO

ANTÓNIO NUNES DE CARVALHO ANTÓNIO NUNES DE CARVALHO FUNÇÃO Assistente convidado CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal 149900352@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA ANA MARIA CORREIA RODRIGUES PRATA CURRICULUM VITAE FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA 2014 1. DADOS BIOGRÁFICOS Ana Maria Correia Rodrigues Prata nasceu no dia 9 de Outubro de 1949, na

Leia mais

GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA

GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA GOVERNAÇÃO SOCIETÁRIA ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Paulo Olavo Cunha Ano Letivo: 2018/2019 1.º Semestre Disciplina Optativa Carga horária: 3 h (por docente) 6 ECTS Ensino: Integrado Aulas Teórico-Práticas

Leia mais

D I O G O P E R E I R A D U A R T E

D I O G O P E R E I R A D U A R T E D I O G O P E R E I R A D U A R T E RÉS U M É INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Diogo Pereira Duarte Profissão Advogado (cédula 19207l)/ docente universitário / investigador do Centro de Investigação de Direito

Leia mais

PEDRO MAIA GARCIA MARQUES. Assistente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Escola de Lisboa

PEDRO MAIA GARCIA MARQUES. Assistente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Escola de Lisboa PEDRO MAIA GARCIA MARQUES FUNÇÃO Assistente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Escola de Lisboa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa

Leia mais

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES Telefone - Correio electrónico Morada - neuzalopes@fd.ul.pt Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 15/04/1982 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2005-2008

Leia mais

ARMANDO ROCHA CONTACTOS

ARMANDO ROCHA CONTACTOS ARMANDO ROCHA FUNÇÃO Doutorando em Direito na Católica Global School of Law (Global PhD Programme) Assistente Convidado da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS

Leia mais

Estudos em memória do Professor Doutor. Paulo M. Sendin

Estudos em memória do Professor Doutor. Paulo M. Sendin Estudos em memória do Professor Doutor Paulo M. Sendin UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa 2012 Prefácio Dedicado ao Prof. Doutor Paulo Sendin, o presente livro agrega estudos diversos de um grupo de

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Prática Jurídica

Ficha de unidade curricular. Curso de Mestrado em Prática Jurídica Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Prática Jurídica Unidade curricular Direitos Reais II Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher o nome completo) Professor

Leia mais

INFORMAÇÃO PESSOAL. Nome: OLIVEIRA GARCIA de Nuno EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

INFORMAÇÃO PESSOAL. Nome: OLIVEIRA GARCIA de Nuno EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: OLIVEIRA GARCIA de Nuno EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1. Docente universitário: Datas: 2008 presente Nome e endereço do Empregador: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Alameda

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 FICHA DE UNIDADE CURRICULAR 2018/2019 MESTRADO EM DIREITO E CIÊNCIA JURÍDICA DOUTORAMENTO Unidade curricular Direito do Trabalho Turma A Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular

Leia mais

PROGRAMA (ano letivo 2014/2015)

PROGRAMA (ano letivo 2014/2015) PROGRAMA (ano letivo 2014/2015) Out. 28 Requisitos de adequação ao exercício de funções em instituições de crédito e sociedades financeiras: o novo regime de controlo da idoneidade Professor Doutor Luís

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FERNANDES FERREIRA, ROGÉRIO M. Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 17 de Fevereiro de 1964 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Leia mais

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA MAC CRORIE, Benedita Os limites da renúncia a Direitos Fundamentais nas relações entre particulares. Coimbra: Almedina, 2013, 344 p., ISBN 978-972-40-5230-4. Reg. 40 244 CARVALHO,

Leia mais

Pedido de inclusão de propostas

Pedido de inclusão de propostas Reditus Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. Sociedade anónima com o capital aberto ao investimento público Sede: Av. 5 de Outubro, n.º 125, Loja 2, em Lisboa Capital Social de 73.193.455,00

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

Mestrado em Direito Empresarial 2017 Responsabilidade de gestores e de sócios Maria de Fátima Ribeiro. Objectivos da disciplina:

Mestrado em Direito Empresarial 2017 Responsabilidade de gestores e de sócios Maria de Fátima Ribeiro. Objectivos da disciplina: Mestrado em Direito Empresarial 2017 Responsabilidade de gestores e de sócios Maria de Fátima Ribeiro Objectivos da disciplina: Pretende-se fornecer aos alunos elementos que permitam identificar o tipo

Leia mais

DIREITO COMERCIAL II

DIREITO COMERCIAL II DIREITO COMERCIAL II [DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS] PROGRAMA TURMA NOITE 2016-2017 Regência: Prof. Doutor M. Januário da Costa Gomes I. INTRODUÇÃO 1. O Direito das Sociedades (DS) como objeto da disciplina.

Leia mais

Simulação de Exames de Acesso ao CEJ

Simulação de Exames de Acesso ao CEJ 1 Simulação de Exames de Acesso ao CEJ Sugestões bibliográficas Pedro Caetano Nunes 2015/2016 1 2 1. Direito Civil Centro de Estudos Judiciários, O dano na responsabilidade civil, Lisboa, 2014 Coelho,

Leia mais

P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O

P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O JOÃO MIRANDA P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O C URRÍC ULO I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA N asci do a 28 de Agosto de 1972 N atural de Lis boa

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 2. Licenciatura: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

CURRICULUM VITAE. 2. Licenciatura: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. CURRICULUM VITAE I. Identificação Nome: Nuno Andrade Pissarra. Idade: 41 anos II. Habilitações 1. Ensino secundário: Escola Secundária Afonso de Albuquerque (Liceu da Guarda). Ano de conclusão: 1994. Média

Leia mais

Curriculum Vitae. Jorge Pação

Curriculum Vitae. Jorge Pação Curriculum Vitae Jorge Pação Dados Pessoais Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 07/05/1990 Correio eletrónico: jorgepacao@fd.ulisboa.pt; Habilitações académicas Licenciatura em Direito pela Faculdade

Leia mais

Telefone: Endereços de correio electrónico:

Telefone: Endereços de correio electrónico: INFORMAÇÃO PESSOAL Cláudia Trindade Morada: Rua Alfredo de Sousa, n.º 5, 2.º A, 2780-177 Oeiras Telefone: + 351 926 218 026 Endereços de correio electrónico: claudiasatrindade@gmail.com claudiatrindade@fd.ulisboa.pt

Leia mais

José Lobo Moutinho (+351) PERFIL EXPERIÊNCIA RELEVANTE. Sócio. Assistente Pessoal: Cidália Gonçalves Monteiro

José Lobo Moutinho (+351) PERFIL EXPERIÊNCIA RELEVANTE. Sócio. Assistente Pessoal: Cidália Gonçalves Monteiro José Lobo Moutinho Sócio jlm@servulo.com Assistente Pessoal: Cidália Gonçalves Monteiro (+351) 210 933 000 cgm@servulo.com https://www.servulo.com PERFIL Na SÉRVULO desde 2008, é sócio no departamento

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome: António José Bastos Nunes de Carvalho. Morada: Rua Gil Vicente, n.º 186, 3º A, Sassoeiros, 2775 CARCAVELOS

CURRICULUM VITAE. Nome: António José Bastos Nunes de Carvalho. Morada: Rua Gil Vicente, n.º 186, 3º A, Sassoeiros, 2775 CARCAVELOS CURRICULUM VITAE Nome: António José Bastos Nunes de Carvalho Dados pessoais: Morada: Rua Gil Vicente, n.º 186, 3º A, Sassoeiros, 2775 CARCAVELOS Telefone: 214563623; 964012263 Data de nascimento: 16 de

Leia mais

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso CURSO APROFUNDADO SOBRE O ETAF E O CPTA 17 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO DE 2017 ANO LETIVO DE 2017-2018 Coordenação: Professor Doutor Fausto de Quadros, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

Curriculum Vitae JOÃO JOSÉ MARQUES MARTINS 1. DESEMPENHO CIENTÍFICO. a) Formação Académica. i) Doutoramento

Curriculum Vitae JOÃO JOSÉ MARQUES MARTINS 1. DESEMPENHO CIENTÍFICO. a) Formação Académica. i) Doutoramento Curriculum Vitae JOÃO JOSÉ MARQUES MARTINS 1. DESEMPENHO CIENTÍFICO a) Formação Académica i) Doutoramento Data de conclusão: novembro/2017 Especialidade: Ciências Jurídico-Civis Dissertação: "Prova por

Leia mais

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.

FÁTIMA GOMES. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal fag@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp. FÁTIMA GOMES FUNÇÃO Professora Auxiliar da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Coordenadora-adjunta adjunta do Mestrado de Direito Empresarial da Escola de Lisboa

Leia mais

IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2015/16 (2º semestre)

IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2015/16 (2º semestre) MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL IMPUGNAÇÃO DE DELIBERAÇÕES SOCIAIS 2015/16 (2º semestre) SUMÁRIOS I PROGRAMA Introdução As deliberações sociais e a assembleia geral I Deliberações dos sócios e dos acionistas

Leia mais

EVARISTO FERREIRA MENDES

EVARISTO FERREIRA MENDES EVARISTO FERREIRA MENDES FUNÇÃO Docente convidado Co-coordenador das pós-graduações em Direito Comercial e coordenador adjunto do Mestrado em Direito Empresarial CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351

Leia mais

Trindade, Carla Castelo. Portuguesa. 24 de Outubro de Cabo Verde. publicado);

Trindade, Carla Castelo. Portuguesa. 24 de Outubro de Cabo Verde. publicado); M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Telefone Fax Correio electrónico Trindade, Carla Castelo Nacionalidade Data de nascimento Portuguesa 24 de Outubro

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO DA ACTIVIDADE COMERCIAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez Curriculum Vitae Pedro Fernández Sánchez SUMÁRIO 1.º Dados Pessoais 2.º Habilitações Académicas 3.º Experiência Docente 4.º Outras Habilitações Profissionais 5.º Obras e Artigos Científicos 6.º Conferências

Leia mais

II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas

II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas Organização: CIDP Centro de Investigação de Direito Privado Coordenação: Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professor

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez. Nome completo: Pedro Abel Carvalho de Amaral Fernández Sánchez

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez. Nome completo: Pedro Abel Carvalho de Amaral Fernández Sánchez Curriculum Vitae Pedro Fernández Sánchez SUMÁRIO 1.º Dados Pessoais 2.º Habilitações Académicas 3.º Experiência Docente 4.º Outras Habilitações Profissionais 5.º Obras e Artigos Científicos 6.º Conferências

Leia mais

DIREITO DAS PESSOAS E DA FAMÍLIA 2014/2015

DIREITO DAS PESSOAS E DA FAMÍLIA 2014/2015 DIREITO DAS PESSOAS E DA FAMÍLIA 2014/2015 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: José João Abrantes Regente: Jorge Morais Carvalho Ano letivo: 2014/2015 Curso: 1.º Ciclo Semestre: 2.º ECTS: 8 Contacto do docente:

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 25/3/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/5/2015 Ficha de Unidade

Leia mais

Curriculum Vitae. Fernando da Silva Pereira. janeiro de 2018

Curriculum Vitae. Fernando da Silva Pereira. janeiro de 2018 Curriculum Vitae Fernando da Silva Pereira janeiro de 2018 I II 1. Dados pessoais 2. Formação Académica 3. Experiência profissional 4. Apresentações/ palestras 5. Eventos científicos e deslocações 6. Publicações

Leia mais

DIREITO DAS CONTRA- ORDENAÇÕES

DIREITO DAS CONTRA- ORDENAÇÕES DIREITO DAS CONTRA- ORDENAÇÕES ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Prof. Doutor José Lobo Moutinho Ano Lectivo: 2013/2014 1.º Semestre Optativa Carga horária: Prof. Doutor José Lobo Moutinho: 2h30 (2 aulas)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL

Leia mais

I. DADOS PESSOAIS: 25 de Outubro de 1993

I. DADOS PESSOAIS: 25 de Outubro de 1993 CURRICULUM VITAE INÊS SÍTIMA CRAVEIRO I. DADOS PESSOAIS: IDENTIFICAÇÃO Nome completo: Nascimento: Naturalidade: Nacionalidade: Inês Sítima Craveiro 25 de Outubro de 1993 Freguesia de São Sebastião da Pedreira,

Leia mais

Tem participado em inúmeras conferências e congressos, nacionais e internacionais e organizado cursos de pós- graduação, conferências e

Tem participado em inúmeras conferências e congressos, nacionais e internacionais e organizado cursos de pós- graduação, conferências e CURRICULUM VITAE Maria Regina Gomes Redinha nasceu em Hendon, Reino Unido da Grã- Bretanha e da Irlanda do Norte. É licenciada pela FDUC na variante de Ciências Jurídicas e na variante de Ciências Jurídico-

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Pedro Siza Vieira. Idiomas Profissionais: Fluente em Português, Inglês, Francês e Castelhano

CURRICULUM VITAE. Pedro Siza Vieira. Idiomas Profissionais: Fluente em Português, Inglês, Francês e Castelhano CURRICULUM VITAE Pedro Siza Vieira Identificação pessoal e profissional Data de Nascimento: 14 de Julho de 1964 Profissão: Advogado, Membro da Ordem dos Advogados desde 1993 Idiomas Profissionais: Fluente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Disciplina: Direito Administrativo da Regulação Docente: Prof. Doutora Filipa Calvão Horário: Quintas-feiras 18h30 às 21h30 Disciplina: Contratos Administrativos em Especial Docente:

Leia mais

DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS

DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS CURRICULUM VITAE LISBOA fevereiro 2018 CURRICULUM VITAE DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS, cujo nome

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES 2002-2007 Rui de Ascensão Ferreira Cascão 1. Serviço docente Ano lectivo de 2002-2003 História Económica e Social (Licenciatura em Geografia). Seminário Sociedade e

Leia mais

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Nome: Ana Isabel Guerra CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto

Leia mais

FILIPE VENADE DE SOUSA

FILIPE VENADE DE SOUSA FILIPE VENADE DE SOUSA FUNÇÃO Professor na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal [filipesousa@fd.lisboa.ucp.pt]

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2014/2015 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direito Comercial e das Sociedades INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Enquadramento Jurídico da Actividade Económica INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 9/11/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 23/11/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

DIOGO SOUSA BATISTA. Sousa Batista & Associados Sociedade de Advogados, S.P., R.L.

DIOGO SOUSA BATISTA. Sousa Batista & Associados Sociedade de Advogados, S.P., R.L. DIOGO SOUSA BATISTA diogo@sousabatista.com - Financeiro e Bancário - Imobiliário e Construção - Private Equity - Reestruturação e Insolvência - Espanhol Diogo Sousa Batista é sócio fundador da sociedade

Leia mais

Curso Avançado em Direito dos Negócios

Curso Avançado em Direito dos Negócios Curso Avançado em Direito dos Negócios O Curso Avançado em Direito dos Negócios é produto de uma parceria celebrada entre o Católica Research Centre for the Future of Law da Escola de Direito da Universidade

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Coordenação Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira Dr.ª Madalena

Leia mais

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES

I INTRODUÇÃO CAPÍTULO I A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS SOCIEDADES FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DIREITO COMERCIAL II (SOCIEDADES COMERCIAIS) ANO LETIVO 2015/2016, TURMA A Regência: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Colaboradores: Profs. Doutores

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2015/2016 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

24224 Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de 2018

24224 Diário da República, 2.ª série N.º de agosto de 2018 24224 Diário da República, 2.ª série N.º 166 29 de agosto de 2018 01 de setembro de 2018, conforme o artigo 15.º e 31.º do Decreto -Lei n.º 205/09 de 31/08 conjugado com o regulamento da Universidade de

Leia mais

8 Definir e compreender os princípios fundamentais do Direito processual penal;

8 Definir e compreender os princípios fundamentais do Direito processual penal; DIREITO E PROCESSO PENAL [5453310] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS 1 Definir e compreender o conceito de Direito Penal; 2 Definir e compreender o problema dos fins das penas; 3 - Definir e compreender

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO COMERCIAL DA EMPRESA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO

Leia mais

- Doutoramento em Direito.

- Doutoramento em Direito. CANDIDATURAS AOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO AVANÇADA E PÓS- GRADUAÇÕES DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (ESCOLA DE LISBOA) AO ABRIGO DO PROGRAMA ALBAN BOLSAS DE ALTO NÍVEL PARA A

Leia mais

Centro de Direito Comercial e de Direito da Economia. direito comercial

Centro de Direito Comercial e de Direito da Economia. direito comercial Centro de Direito Comercial e de Direito da Economia direito comercial pós-graduação 1 EDIÇÃO Outubro 2011 - Junho 2012 direito comercial Centro de Direito Comercial pós-graduação e de Direito da Economia

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade I

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade I INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 9/11/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 23/11/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Curso Intensivo sobre o Código do Trabalho, Universidade Lusíada do Porto;

CURRICULUM VITAE. Curso Intensivo sobre o Código do Trabalho, Universidade Lusíada do Porto; CURRICULUM VITAE Marisa Isabel Almeida Araújo I Dados pessoais Data de nascimento: 07 de Setembro de 1981 Nacionalidade: Portuguesa II Formação Académica Licenciatura em Direito, no ano lectivo de 2003/2004,

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Universidade Católica Portuguesa - Porto 1 É um mestrado que, prevendo 7 áreas de especialização, a par do Mestrado em Direito e Gestão, permite ao estudante criar a sua própria estrutura curricular, de acordo com o seu projeto e aspirações pessoais,

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA

CURRICULUM VITAE ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA CURRICULUM VITAE ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA I. DADOS PESSOAIS Ana Paz Ferreira da Câmara Perestrelo de Oliveira Escritório: Avenida Duque de Loulé, n.º 106, 8.º, 1050-093 Lisboa E-mail: anaperestrelo@fd.ul.pt,

Leia mais

Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de Das 14H00 18H30

Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de Das 14H00 18H30 Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de 2010 Das 14H00 18H30 Programa / oradores: Cláusula Geral Anti-Abuso, liberdade contratual e negócio indirecto (Mestre João Costa Andrade); Repercussões do

Leia mais

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ 1 A TUTELA CAUTELAR NO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO (EM ESPECIAL, NOS PROCEDIMENTOS DE FORMAÇÃO DOS CONTRATOS) Ana Gouveia Martins ISBN 972-32-1364-8 Coimbra Editora 2005-1 Ed - 604 págs. ESTUDOS DE CONTRATAÇÃO

Leia mais

Curriculum vitae Maria Helena Barros de Brito

Curriculum vitae Maria Helena Barros de Brito Curriculum vitae Maria Helena Barros de Brito I. Identificação e dados pessoais Maria Helena Barros de Brito, também usa o nome abreviado Maria Helena Brito. Nascida em Vila do Conde, em 6 de Setembro

Leia mais

Rui Pinto Duarte Bibliografia Portuguesa sobre o Ensino do Direito

Rui Pinto Duarte Bibliografia Portuguesa sobre o Ensino do Direito Bibliografia Portuguesa sobre o Ensino do Direito Recolhida até setembro de 2017, procurando cobrir uma percentagem elevada do universo em causa, mas sem pretender exaustão. Incluem-se também textos sobre

Leia mais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ACADÉMICA

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ACADÉMICA [SÉRGIO VASQUES] FUNÇÃO Professor Auxiliar Coordenador do Mestrado em Direito Fiscal CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal sergiovasques@ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.pt

Leia mais

CORPO DOCENTE: PROGRAMA. 1. Apresentação e programa da cadeira. Diplomas relevantes.

CORPO DOCENTE: PROGRAMA. 1. Apresentação e programa da cadeira. Diplomas relevantes. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA MESTRADO PROFISSIONALIZANTE ANO LETIVO 2014/2015 CORPO DOCENTE: PROFESSOR DOUTOR GUILHERME W. D OLIVEIRA MARTINS PROGRAMA

Leia mais

Curriculum Vitae. Identificação

Curriculum Vitae. Identificação Curriculum Vitae Identificação Nome: Joana Sofia Machado Carneiro Data de Nascimento: 02.10.1980 Cartão de cidadão n.º 117 261 00 Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua de Costa Cabral, n.º2199, 7º Esq.,

Leia mais

RUI MEDEIROS ÁREAS DE INTERESSE

RUI MEDEIROS ÁREAS DE INTERESSE RUI MEDEIROS FUNÇÃO Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, desde julho de 2004 Cocoordenador do Curso de Mestrado em Energia da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros

IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2016-2017 Módulo I - Seguro: direito, economia e não discriminação (8 horas) 22/11/2016 Sessão inaugural: 1.O seguro e a natureza das coisas Professor Doutor

Leia mais