Curriculum Vitae. Jorge Pação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curriculum Vitae. Jorge Pação"

Transcrição

1 Curriculum Vitae Jorge Pação Dados Pessoais Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 07/05/1990 Correio eletrónico: Habilitações académicas Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com média final de 18 valores, classificação de Excelente ( ). Conclusão da Parte Escolar do Mestrado Científico em Direito Administrativo, com média final de 18 valores (2014): i. Direito Administrativo (Direito Administrativos dos Bens) - 18 valores; ii. Contencioso Administrativo - 18 valores; iii. Justiça Constitucional 18 valores. Admitido a Doutoramento per saltum: Doutorando em Direito Administrativo na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa: Fase de elaboração da dissertação (Aquisição, gestão e alienação de bens públicos). Docência Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas: Direito Administrativo e Contencioso Administrativo (desde Setembro de 2012).

2 Investigação Investigador Associado do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP). Membro da equipa de investigação relativa ao projeto Ativismo Judicial ( ), no Centro de Investigação de Direito Público (CIDP); Membro da equipa de investigação relativa ao projeto O Direito da Energia num ambiente regulatório global ( ), no Centro de Investigação de Direito Público (CIDP); Membro da equipa de investigação relativa ao projeto Gestão e Rentabilização de Bens Públicos ( ), no Centro de Investigação de Direito Público (CIDP). Outras atividades profissionais Exercício da Advocacia na CMS Rui Pena & Arnaut. Principais áreas: Direito Administrativo, Contencioso Administrativo e Contratação Pública ( ). Adjunto do Ministro da Modernização Administrativa no XX Governo Constitucional (2015). Assessor do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional (desde Agosto de 2016). Publicações A Encruzilhada da Supervisão das Instituições de Crédito, in Revista da Procuradoria- Geral do Banco Central, Volume 6 Número 2, Dezembro de 2012, em coautoria com Paula Costa e Silva. Ensaio sobre a Autonomia do Processo Executivo, in Colectânea de Estudos de Processo Civil (coord: Rui Pinto), Coimbra Editora, 2013.

3 A Avaliação de Impacto Ambiental e o princípio da imparcialidade, in Revisitando a Avaliação de Impacto Ambiental (coord: Carla Amado Gomes/Tiago Antunes), ICJP, Outubro de Casos Práticos: Direito Administrativo I e II, AAFDL, 2014, em co-autoria com Fausto de Quadros / Lourenço Vilhena de Freitas / Miguel Assis Raimundo. Breve reflexão sobre o novo regime de convolação da intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias em processo cautelar in O Anteprojecto de revisão do Código de Processo nos Tribunais Administrativos e do Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais em debate (coord. Carla Amado Gomes/Ana Neves/Tiago Serrão) AAFDL, Lisboa, Os órgãos colegiais no Novo Código do Procedimento Administrativo in Comentários ao Novo Código do Procedimento Administrativo (coord. Carla Amado Gomes /Ana Neves / Tiago Serrão), AAFDL, Lisboa, A afetação enquanto critério da dominialidade pública, in Estudos de Direito Administrativo dos Bens (coord. João Miranda), AAFDL, Lisboa Breves notas sobre os regimes especiais de tutelar cautelar no Código de Processo nos Tribunais Administrativos revisto, in Revista e-pública, n.º 7, Abril, 2016 (disponível em: Direito Administrativo I - Roteiro Prático, Jurisprudência e Exames, AAFDL, Lisboa, 2016, em co-autoria com Maria João Estorninho / Pedro Moniz Lopes / Sandra Lopes Luís.

4 Os novos rumos da justiça administrativa inglesa, in Liber Amicorum Fausto Quadros (Coord. Marcelo Rebelo de Sousa e Eduardo Vera-Cruz Pinto), Almedina Editora, Coimbra, 2016, pp. 753 e ss. Novidades em sede de jurisdição dos tribunais administrativos - em especial, as três novas alíneas do artigo 4.º, n.º 1 do ETAF, in Comentários à Revisão do CPTA e do ETAF (Coord. Carla Amado Gomes, Ana Fernanda Neves e Tiago Serrão), 2.ª Edição, AAFDL, 2016, pp. 185 e ss. Novidades na tramitação dos procedimentos: causas de exclusão de propostas, impedimentos, preço ou custo anormalmente baixo e preço base, in A Revisão do Código dos Contratos Públicos Atas da Conferência (Coord. Maria João Estorninho e Ana Gouveia Martins), ICJP-CIDP, 2016, pp. 159 e ss. Intervenção em conferências, pós-graduações e formações Orador em Conferência Revisitando a Avaliação de Impacto Ambiental, Outubro 2013: A Avaliação de Impacto Ambiental e o princípio da imparcialidade. Relator em Conferência sobre a Proposta de Lei de Bases da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e do Urbanismo, Dezembro Orador em Conferência International Conference on Judicial Activism, Maio 2014: Legitimacy of constitutional activism in a democracy. Docente em Curso Pós-Graduado de Atualização sobre Contratos Públicos em especial, 2014: Contratos sobre bens imóveis: o Regime Jurídico do Património Imobiliário Público.

5 Formador em ação de formação sobre o Novo Código do Procedimento Administrativo, ANACOM Autoridade Nacional de Comunicações, Março de 2015: A execução do ato administrativo. Formador em ação de formação sobre o Novo Código do Procedimento Administrativo, Ministério da Educação, Junho de 2015: Regulamento administrativo procedimento e regime substantivo e Impugnações administrativas principais novidades. Docente em Curso sobre a Revisão do Código do Procedimento Administrativo, organizado pelo ICJP / CIDP, Julho 2015: Validade, invalidade e eficácia do ato administrativo. Docente em Curso sobre a Revisão do CPTA e do ETAF, organizado pelo ICJP / CIDP, Dezembro de 2015: Execução de Sentenças. Docente em Curso de Formação Avançada sobre Os Novos Regimes do Procedimento e Processo Administrativo, Universidade Católica Portuguesa, Coordenação Científica: Professor Doutor Mário Aroso de Almeida, Maio de 2016: Órgãos colegiais e delegação. Docente em Curso sobre Tecnologia, Automatização e Direito Administrativo Eletrónico, organizado pelo ICJP / CIDP, Janeiro de 2016: O Licenciamento Industrial e Comercial Eletrónico. Co-organizador (e orador) de Conferência sobre O Novo Estatuto das Estradas da Rede Rodoviária Nacional, 6 de Outubro de 2015, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Co-organizador e docente em Workshop de Domínio Público da Administração, 5 de Fevereiro de 2016, As vicissitudes da dominialidade, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

6 Co-organizador e docente em Workshop de Domínio Privado da Administração Pública, 12 de Fevereiro de 2016, Gestão e utilização dos bens do domínio privado da Administração Pública ; Extinção e garantias jurisdicionais, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Docente em Curso sobre Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário, organizado pelo ICJP /IDEFF, Março 2016: Providências Cautelares: regime especial suspensão da eficácia de atos e normas, providências relativas à formação de contratos e regulação provisória de quantias. Formador no Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública do INA Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, junho de Docente em Curso aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo, organizado pelo ICJP /CIDP, junho de 2016: A eficácia do ato administrativo. Assessor científico do Curso aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo, organizado pelo ICJP / CIDP, junho e julho de Orador em Conferência subordinada ao tema Debate público sobre o Anteprojeto de Revisão do Código dos Contratos Públicos, Setembro de 2016: Novidades na tramitação dos procedimentos (continuação): causas de exclusão de propostas, impedimentos, preço base, preço ou custo anormalmente baixo. Docente em Curso sobre a Revisão do CPTA e do ETAF, organizado pelo ICJP / CIDP, Dezembro 2016: Execução de Sentenças.

7 Assessor científico do Curso aprofundado sobre a Revisão do CPTA e do ETAF, organizado pelo ICJP / CIDP, Dezembro Co-organizador e docente em Workshop de Domínio Público da Administração, 10 de fevereiro de 2017, As vicissitudes da dominialidade, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Co-organizador e docente em Workshop de Domínio Privado da Administração Pública, 17 de fevereiro de 2017, Gestão e utilização dos bens do domínio privado da Administração Pública ; Extinção e garantias jurisdicionais, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Línguas Português, Inglês, Espanhol, Francês (leitura), Italiano (leitura). Reconhecimento Prémio da melhor classificação final obtida nas disciplinas de Direito Administrativo I e II, Direito Internacional Público e Direito da União Europeia atribuído pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa. Prémio da melhor classificação final obtida nas disciplinas de Direito Constitucional I e II, atribuído pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa. Atribuição, no curso de Licenciatura, de bolsa de estudo por mérito no ano letivo 2009/2010, pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Direito, por aproveitamento escolar excecional.

8 Outros aspetos curriculares: Co-organizador do Jessup Competition - Portugal Qualifying Rounds Membro do Júri das eliminatórias do National Moot Court Competition em Direito Administrativo - ELSA Portugal Membro da equipa do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP) e do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) que procedeu à elaboração do «Estudo Preparatório das Medidas de Simplificação Administrativa e Regulatória no Próximo Período de Programação » para a Agência para a Modernização Administrativa e em coordenação com o XIX Governo Constitucional. Membro do Sítio do Grupo de Contratos Públicos do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP): Lisboa, 1 de março de 2017

TIAGO SERRÃO. Mestrado Científico em Ciências Jurídico-Políticas, 2013 Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

TIAGO SERRÃO. Mestrado Científico em Ciências Jurídico-Políticas, 2013 Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa TIAGO SERRÃO Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-014 Lisboa tiago.serrao@fd.ulisboa.pt / tsaserrao@hotmail.com HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Mestrado Científico em Ciências

Leia mais

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL:

CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL: Nome: Sandra Lopes Luís Nacionalidade: Portuguesa Telefone: +351 217984600 Endereço de correio electrónico: sandralopesluis@fd.ulisboa.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Doutoranda

Leia mais

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Ano letivo 2016-2017 26 de maio a 5 de julho de 2017 Coordenação: Professor Doutor, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Programa Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo 23 de maio Vantagens da codificação do procedimento administrativo.

Leia mais

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso CURSO APROFUNDADO SOBRE O ETAF E O CPTA 17 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO DE 2017 ANO LETIVO DE 2017-2018 Coordenação: Professor Doutor Fausto de Quadros, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

A revisão do ETAF e do CPTA

A revisão do ETAF e do CPTA Programa 6 de dezembro O significado e o alcance da revisão do ETAF e do CPTA para o Direito Administrativo português Fausto de Quadros Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez Curriculum Vitae Pedro Fernández Sánchez SUMÁRIO 1.º Dados Pessoais 2.º Habilitações Académicas 3.º Experiência Docente 4.º Outras Habilitações Profissionais 5.º Obras e Artigos Científicos 6.º Conferências

Leia mais

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Programa Revisão do Código de 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito Administrativo

Leia mais

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário Programa Contencioso Administrativo [CA1] 29/02 18h30 20h20 Apresentação; Introdução ao Contencioso Administrativo e à reforma da reforma de 2015 VASCO PEREIRA DA SILVA [CA2] 29/02 20h30 22h20 Jurisdição,

Leia mais

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado CURRICULUM VITAE Informação pessoal Nome Correio electrónico Heloísa Duarte de Oliveira heloisaoliveira@fd.ulisboa.pt de nascimento 01/10/1984 Experiência profissional s 01/12/2015 Adjunta do Ministro

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Programa Curso aprofundado sobre o Código de 26 de maio Anfiteatro 6 (piso 0) Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante

Leia mais

Pós-Graduação em Direito Administrativo

Pós-Graduação em Direito Administrativo Módulo I Contratação Pública (20 Sessões) A transposição das Diretivas da Contratação Pública: aspetos gerais Maria João Estorninho 13/10 União Europeia e Direito Internacional na contratação pública Manuel

Leia mais

Curriculum vitae. Dados pessoais: Nome: Francisco Paes Marques Data de nascimento: 02/04/ Formação académica:

Curriculum vitae. Dados pessoais: Nome: Francisco Paes Marques Data de nascimento: 02/04/ Formação académica: Curriculum vitae Dados pessoais: Nome: Francisco Paes Marques Data de nascimento: 02/04/1980 Email: FPaesmarques@fd.ul.pt Formação académica: -Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

ANEXO IX.1. 1.º CICLO LICENCIATURA. 1.º ano

ANEXO IX.1. 1.º CICLO LICENCIATURA. 1.º ano ANEXO IX.1. DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE HISTÓRICO-JURÍDICAS 2015/2016 2º SEMESTRE 1.º CICLO LICENCIATURA 1.º ano Unidades curriculares obrigatórias 202-História do Direito Português Dia A 10 subturmas

Leia mais

Teoria e prática de Contencioso Administrativo - módulo isolado

Teoria e prática de Contencioso Administrativo - módulo isolado Programa Apresentação e objetivos As recentes estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais confirmam a tendência de crescimento constante da litigância na jurisdição

Leia mais

Programa do Curso

Programa do Curso CURSO DE APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS: A REVISÃO DO CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 14 DE JANEIRO A 25 DE FEVEREIRO DE 2016 2015-2016 Coordenação: Prof. Doutor, Professor Catedrático Jubilado

Leia mais

Os anteprojetos legislativos de reforma do contencioso administrativo e tributário

Os anteprojetos legislativos de reforma do contencioso administrativo e tributário Programa Apresentação Objectivo: Analise das novidades do anteprojeto de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto de Ciências

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez. Nome completo: Pedro Abel Carvalho de Amaral Fernández Sánchez

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez. Nome completo: Pedro Abel Carvalho de Amaral Fernández Sánchez Curriculum Vitae Pedro Fernández Sánchez SUMÁRIO 1.º Dados Pessoais 2.º Habilitações Académicas 3.º Experiência Docente 4.º Outras Habilitações Profissionais 5.º Obras e Artigos Científicos 6.º Conferências

Leia mais

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo (Faro)

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo (Faro) Programa Apresentação As estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e, mais recentemente, pela Direção-Geral de Política de Justiça do Ministério da Justiça

Leia mais

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário Programa Apresentação Objetivo: Análise das novidades das iniciativas legislativas de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nascida em S. Sebastião da Pedreira, a 10 de Abril de 1973, Lisboa

CURRICULUM VITAE. Nascida em S. Sebastião da Pedreira, a 10 de Abril de 1973, Lisboa CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Ana Gouveia e Freitas Martins Nascida em S. Sebastião da Pedreira, a 10 de Abril de 1973, Lisboa Curriculum Vitae disponível na base de dados da Fundação para a Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

Europass-Curriculum VitÆ

Europass-Curriculum VitÆ Europass-Curriculum VitÆ Informação pessoal Nome MÁRIO RUI FERREIRA TAVARES DA SILVA Correio(s) eletrónico(s) MarioSilva@tcontas.pt; Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 10/06/1973 Sexo Masculino

Leia mais

ARMANDO ROCHA CONTACTOS

ARMANDO ROCHA CONTACTOS ARMANDO ROCHA FUNÇÃO Doutorando em Direito na Católica Global School of Law (Global PhD Programme) Assistente Convidado da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS

Leia mais

DO PROCEDIMENTO E DO PROCESSO ADMINISTRATIVOS

DO PROCEDIMENTO E DO PROCESSO ADMINISTRATIVOS 1-19 1ª edição 1 de outubro de 1 a de fevereiro de 19 1ª edição ª edição 1-19 A aprovação do novo Código do Procedimento Administrativo pelo Decreto-Lei n.º /, de 7 de Janeiro, e a extensa revisão das

Leia mais

Telefone: Endereços de correio electrónico:

Telefone: Endereços de correio electrónico: INFORMAÇÃO PESSOAL Cláudia Trindade Morada: Rua Alfredo de Sousa, n.º 5, 2.º A, 2780-177 Oeiras Telefone: + 351 926 218 026 Endereços de correio electrónico: claudiasatrindade@gmail.com claudiatrindade@fd.ulisboa.pt

Leia mais

do Procedimento e do Processo Administrativos

do Procedimento e do Processo Administrativos 2018 Direito e Prática do Procedimento e do Processo Administrativos PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 22 de março a 28 junho de 2018 Direito e Prática do Procedimento e do Processo Administrativos PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Mariana Melo Egídio

CURRICULUM VITAE. Mariana Melo Egídio CURRICULUM VITAE Mariana Melo Egídio HABILITAÇÕES LITERÁRIAS 2016- Curso em Ciência da Legislação e Legística (ICJP da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) 2012 Admitida à preparação de dissertação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) Coordenadores Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva / Prof.ª Doutora Clotilde Celorico Palma / Prof. Doutor João

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DE CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO (2017) Coordenadores Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva / Prof.ª Doutora Clotilde Celorico Palma / Prof. Doutor João

Leia mais

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES Telefone - Correio electrónico Morada - neuzalopes@fd.ul.pt Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 15/04/1982 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2005-2008

Leia mais

P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O

P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O JOÃO MIRANDA P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O C URRÍC ULO I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA N asci do a 28 de Agosto de 1972 N atural de Lis boa

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Nacionalidade Vilhena Valente Rodrigues da Silva, Henrique Pedro Portuguesa Data de nascimento 09.03.1979 Sexo Emprego pretendido

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (versão fevereiro 2017) Domingos Miguel Soares Farinho, nascido a 28 de Março de 1977, casado, três filhos.

CURRICULUM VITAE. (versão fevereiro 2017) Domingos Miguel Soares Farinho, nascido a 28 de Março de 1977, casado, três filhos. CURRICULUM VITAE (versão fevereiro 2017) Dados Pessoais (divulgação apenas sob autorização) Domingos Miguel Soares Farinho, nascido a 28 de Março de 1977, casado, três filhos. E-mail: domingosfarinho@fd.ul.pt

Leia mais

IV Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito da Arbitragem

IV Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito da Arbitragem IV Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito da Arbitragem Novas tendências no domínio da arbitragem Coordenação: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Prof. Doutor Luís de Lima Pinheiro Prof. Doutor

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 30/3/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/4/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome SAMPAIO, JORGE MANUEL DA SILVA Morada Travessa de S. José, nº 19, 1.º esq, 1200-415 Lisboa Telefone 968614343 Fax Correio

Leia mais

CURRICULUM VITAE RICARDO MANUEL NOGUEIRA BERNARDES

CURRICULUM VITAE RICARDO MANUEL NOGUEIRA BERNARDES CURRICULUM VITAE RICARDO MANUEL NOGUEIRA BERNARDES 1 INFORMAÇÃO PESSOAL Ricardo Manuel Nogueira Bernardes, de nacionalidade portuguesa, nascido em 14/07/1987. Residente na Rua da Matemática, nº 86, 2870-282

Leia mais

Jornadas de Direito dos Contratos Públicos

Jornadas de Direito dos Contratos Públicos Programa 1º dia (16 de Maio) 9h30 Recepção dos participantes 9h45 Abertura dos trabalhos 10h00 A transposição das directivas: uma visão comparada entre Portugal e Espanha Isabel Gallego Córcoles (UCLM

Leia mais

Curriculum Vitae. Tiago José Pires Duarte

Curriculum Vitae. Tiago José Pires Duarte Curriculum Vitae Tiago José Pires Duarte DADOS PESSOAIS Nome: Tiago José Pires Duarte Nascimento: Lisboa, 05/12/72 Nacionalidade: Portuguesa Morada: Av. Óscar Monteiro Torres, n.º 42 3.º esq. 1000-219

Leia mais

JORGE PEREIRA DA SILVA

JORGE PEREIRA DA SILVA JORGE PEREIRA DA SILVA FUNÇÃO Professor Auxiliar Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal jsilva@fd.lisboa.ucp.pt

Leia mais

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO

MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO MÓDULO DE PROCEDIMENTO E PROCESSO ADMINISTRATIVO Data/Hora Tema(s) / Docente(s) Procedimento Administrativo I Função administrativa e Direito Administrativo Função administrativa e formas de atuação administrativa

Leia mais

Nascimento: 13 de novembro de 1975 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Professora Auxiliar Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Advogada

Nascimento: 13 de novembro de 1975 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Professora Auxiliar Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Advogada Cláudia Monge Nascimento: 13 de novembro de 1975 Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Professora Auxiliar Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Advogada PERFIL Formação académica: Licenciatura

Leia mais

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Curriculum Vitae Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Lisboa, Junho de 2017 1. IDENTIFICAÇÃO: Nome: Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Naturalidade: Arranhó, Arruda dos Vinhos Data de Nascimento: 14

Leia mais

ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA VOLUME IV DIREITO ADMINISTRATIVO E JUSTIÇA ADMINISTRATIVA

ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA VOLUME IV DIREITO ADMINISTRATIVO E JUSTIÇA ADMINISTRATIVA ESTUDOS DE HOMENAGEM AO PROF. DOUTOR JORGE MIRANDA VOLUME IV DIREITO ADMINISTRATIVO E JUSTIÇA ADMINISTRATIVA EDIÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PROPRIEDADE E SECRETARIADO Faculdade

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA. Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DIPLOMÁTICA Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 2017 Organizado de acordo com os temas do regulamento do concurso Coordenação: ICJP

Leia mais

Curriculum Vitæ JOSÉ DUARTE COIMBRA

Curriculum Vitæ JOSÉ DUARTE COIMBRA Curriculum Vitæ JOSÉ DUARTE COIMBRA José Duarte Videira Lopes Metelo Coimbra Viseu 10 de Agosto de 1991 Rua Luís de Freitas Branco, 38, 6.º Esq., 1600-490 Lisboa 916598513 217588252 joseduartecoimbra@gmail.com

Leia mais

MARIA JOÃO ESTORNINHO

MARIA JOÃO ESTORNINHO MARIA JOÃO ESTORNINHO FUNÇÃO Professora Catedrática Convidada CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mjestorninho@gmail.com www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

Tem como principal área de investigação o Direito Fiscal nas suas diversas dimensões, substantiva e adjectiva.

Tem como principal área de investigação o Direito Fiscal nas suas diversas dimensões, substantiva e adjectiva. NOTA CURRICULAR é doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direito menção de ciências jurídicoempresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Marco Rafael Fernandes Caldeira. DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982

CURRICULUM VITAE. Marco Rafael Fernandes Caldeira. DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982 CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO NOME: Marco Rafael Fernandes Caldeira DATA DE NASCIMENTO: 8 de Junho de 1982 NACIONALIDADE: Portuguesa NATURALIDADE: Campo Grande, Lisboa CORREIO ELECTRÓNICO: marco.caldeira@fd.ul.pt

Leia mais

Ficha de unidade curricular

Ficha de unidade curricular Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica Unidade curricular Direito Processual do Trabalho Docente responsável Cláudia Madaleno Objetivos de aprendizagem (conhecimentos,

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2014/2015 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

INFORMAÇÃO PESSOAL. Luísa Silva EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE. Nome. Data de nascimento 7 DE DEZEMBRO DE 1976

INFORMAÇÃO PESSOAL. Luísa Silva EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL CURRICULUM VITAE. Nome. Data de nascimento 7 DE DEZEMBRO DE 1976 CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 7 DE DEZEMBRO DE 1976 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Datas Desde 2010 Tipo de empresa ou setor Administração Pública Função

Leia mais

TEMA I - O NOVO REGIME DE CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

TEMA I - O NOVO REGIME DE CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 23 de Outubro 9h00 Recepção TEMA I - O NOVO REGIME DE CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 9h30 Administração Pública e Direito Administrativo Moderador: Marcelo Rebelo de Sousa, Professor Catedrático

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2015/2016 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II (3. ANO) DISCIPLINA SEMESTRAL

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FERNANDES FERREIRA, ROGÉRIO M. Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 17 de Fevereiro de 1964 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Leia mais

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo

Curriculum Vitae. Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Curriculum Vitae Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Identificação: Lisboa, Março de 2012 Nome: Miguel Chaves Ribeiro Assis Raimundo Data de Nascimento: 14 de Dezembro de 1980 Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

III. ATIVIDADE CIENTÍFICA E PROFISSIONAL A. Funções docentes e outras atividades profissionais

III. ATIVIDADE CIENTÍFICA E PROFISSIONAL A. Funções docentes e outras atividades profissionais CURRICULUM VITAE MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA I. DADOS PESSOAIS NOME COMPLETO: Madalena Paz Ferreira Perestrelo de Oliveira Silveira de Meneses DATA DE NASCIMENTO: 12/07/1989 NATURALIDADE: Lisboa (São

Leia mais

D I O G O P E R E I R A D U A R T E

D I O G O P E R E I R A D U A R T E D I O G O P E R E I R A D U A R T E RÉS U M É INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Diogo Pereira Duarte Profissão Advogado (cédula 19207l)/ docente universitário / investigador do Centro de Investigação de Direito

Leia mais

Curriculum Vitae JOSÉ ANTÓNIO MARTINS LUCAS CARDOSO. 1. Doutor em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, pela

Curriculum Vitae JOSÉ ANTÓNIO MARTINS LUCAS CARDOSO. 1. Doutor em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, pela Curriculum Vitae JOSÉ ANTÓNIO MARTINS LUCAS CARDOSO I. Habilitações Literárias 1. Doutor em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, pela Universidade de Coimbra, com tese intitulada A

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS

CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: Carlos Carranho Proença Data de nascimento: 18 de Dezembro de 1975 Telefone: 214 915 005 Fax: 214 915 005 Morada profissional: Rua Actor Taborda, n.º 31, R/C Dto,

Leia mais

SOFIA VENTURA Curriculum Vitae HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:

SOFIA VENTURA Curriculum Vitae HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: SOFIA VENTURA Curriculum Vitae HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Pós-Graduação em Direito da Contratação Pública Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência, edição de 2016 (março/maio), Instituto

Leia mais

Curriculum Vitae JOÃO JOSÉ MARQUES MARTINS 1. DESEMPENHO CIENTÍFICO. a) Formação Académica. i) Doutoramento

Curriculum Vitae JOÃO JOSÉ MARQUES MARTINS 1. DESEMPENHO CIENTÍFICO. a) Formação Académica. i) Doutoramento Curriculum Vitae JOÃO JOSÉ MARQUES MARTINS 1. DESEMPENHO CIENTÍFICO a) Formação Académica i) Doutoramento Data de conclusão: novembro/2017 Especialidade: Ciências Jurídico-Civis Dissertação: "Prova por

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre

DIREITO ADMINISTRATIVO II. 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre DIREITO ADMINISTRATIVO II 2.º Ano Turma B PROGRAMA DA DISCIPLINA Ano lectivo de 2011/2012 2º semestre LISBOA 2012 Regente: Prof. Doutor Fausto de Quadros Colaborador: Prof. Doutor Lourenço Vilhena de Freitas

Leia mais

LICENCIATURA

LICENCIATURA LICENCIATURA 2015-2016 DIREITO DO AMBIENTE (CURSO NOCTURNO) REGÊNCIA: PROFESSORA DOUTORA CARLA AMADO GOMES Programa Apresentação Esta disciplina pretende, a partir da delimitação do objecto do Direito

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

CURRICULUM VITAE de Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa (Junho/2016)

CURRICULUM VITAE de Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa (Junho/2016) CURRICULUM VITAE de Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa (Junho/2016) 0. Dados pessoais Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa 1. Habilitações literárias Licenciado em Direito (Ciências Jurídico-Políticas),

Leia mais

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Nome: Ana Isabel Guerra CURRICULUM VITAE I IDENTIFICAÇÃO PESSOAL II- HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome SILVA, ANDRÉ FILIPE FESTAS DA EXPERIÊNCIA Datas (de até) De Novembro de 2001 a Março de 2004 Tipo de empresa ou sector Função ou cargo ocupado

Leia mais

Teoria e prática de Contencioso Administrativo e Tributário

Teoria e prática de Contencioso Administrativo e Tributário Teoria e prática de Contencioso Administrativo e Programa Apresentação e objetivos As recentes estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais confirmam a tendência

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Direito, na menção Jurídico-Políticas (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2008).

CURRICULUM VITAE. Licenciado em Direito, na menção Jurídico-Políticas (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2008). CURRICULUM VITAE ARTUR FLAMÍNIO DA SILVA Estado Civil: Casado Reside no Barreiro HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciado em Direito, na menção Jurídico-Políticas (Pré-Bolonha) pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. DoutorJoão Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro.

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. DoutorJoão Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro. CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO URBANISMO E DA CONSTRUÇÃO 2012-2013 Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. DoutorJoão Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro

Leia mais

ELSA VAZ DE SEQUEIRA

ELSA VAZ DE SEQUEIRA ELSA VAZ DE SEQUEIRA FUNÇÃO Professora auxiliar Coordenadora da secção de Lisboa do Católica Research Center for the Future of Law CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 1.º dia 01-10-2018 Segunda-feira 09h45 10h00 Abertura Direção do Centro de Estudos Judiciários Direção do Departamento de Relações

Leia mais

Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do Programa Curso de Aprofundamento sobre a Revisão do 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito

Leia mais

1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação

1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação Mestrado: Administrativo - Contratação Pública Disciplina: Teoria dos Contratos Administrativos Docente: Luís Fábrica Ano lectivo: 2012-2013 Semestre: 1º 1. Programa da disciplina: 1. Contrato administrativo

Leia mais

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO URBANISMO E DA CONSTRUÇÃO (LISBOA) 2014-2015 Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Claudio

Leia mais

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro

Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Claudio Monteiro CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO URBANISMO E DA CONSTRUÇÃO (LISBOA) 2014-2015 Coordenação Científica: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Claudio

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS

DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS CURRICULUM VITAE LISBOA fevereiro 2018 CURRICULUM VITAE DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS, cujo nome

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração.

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração. Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Simonetta Luz Afonso 18/07/2012 2012-2015 Conselho de Administração Vogal (1) Vogal (2) Prof. António Lamas* Dr. Manuel Baptista**

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS ADMINISTRATIVAS MARÇO 2006. ÍNDICE 1. Boas Vindas. 3 2. Horário e Funcionamento.. 4 3. Metodologia das Sessões....... 5 4. Programa...... 6 5. Calendarização das

Leia mais

Workshops sobre Domínio Público das Autarquias Locais, Rodoviário e Domínio Privado Imobiliário

Workshops sobre Domínio Público das Autarquias Locais, Rodoviário e Domínio Privado Imobiliário Programa Workshop sobre Domínio Público das Autarquias Locais 1.ª Sessão Conceitos e elementos normativos fundamentais (9h30/11h) Conceitos-base do domínio público; A evolução do domínio público autárquico

Leia mais

Alexandre Miguel Mestre Alexandre Miguel Cavaco Picanço Mestre

Alexandre Miguel Mestre Alexandre Miguel Cavaco Picanço Mestre M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome profissional Nome completo Correio electrónico Alexandre Miguel Mestre Alexandre Miguel Cavaco Picanço Mestre Telefone

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

Moderador: Mestre Dr. Ricardo de Oliveira e Sousa, Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto

Moderador: Mestre Dr. Ricardo de Oliveira e Sousa, Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto COLÓQUIO SOBRE A REVISÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS: AS PRINCIPAIS NOVIDADES Coordenação Cientifica: Prof. Doutor António Cândido de Oliveira João Amaral e Almeida Miguel Osório de Castro 23 DE NOVEMBRO

Leia mais

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA

ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA ÚLTIMAS OFERTAS À BIBLIOTECA 22 de Fevereiro de 2017 PORTUGUESES LOEFFLER, Mauro A natureza jurídica das obrigações ao portador da Eletrobrás: emitidas em face do art. 4.º da Lei n.º 4.156/62. [S.l.]:

Leia mais

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. - Programa - 1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. - Programa - 1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação TEORIA GERAL DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - Programa - 1. Contrato administrativo evolução do conceito e sua delimitação 2. Âmbito de utilização do contrato administrativo 3. Validade e invalidade do

Leia mais

Acesso à carreira diplomática

Acesso à carreira diplomática Acesso à carreira diplomática Programa Relações Internacionais, História e História Diplomática 29 de Maio (1) A diplomacia e a Europa Fausto de Quadros (2) Sinopse histórica da diplomacia portuguesa (I)

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER PÚBLICO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular CONTENCIOSO DO PODER

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR PROGRAMA

PRÁTICA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR PROGRAMA PRÁTICA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR PROGRAMA 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Professor Doutor José João Abrantes Regentes: Mestre David Carvalho Martins / Mestre Carlos Soares Ano letivo: 2015/2016 Curso

Leia mais

Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Apelido / Nome próprio Amândio Amadeu Fernandes Silva Morada Telemóvel Correio electrónico Cartão do Cidadão n.º Data de nascimento 15 de Novembro de 1975 Nacionalidade

Leia mais

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo e Tributário

Teoria e Prática de Contencioso Administrativo e Tributário Teoria e Prática de Contencioso Administrativo e Tributário Programa Apresentação As estatísticas anuais publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e pela Direção-Geral de

Leia mais