II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas"

Transcrição

1 II Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas Organização: CIDP Centro de Investigação de Direito Privado Coordenação: Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professor Doutor Luís Menezes Leitão Professor Doutor Francisco Mendes Correia Dr.ª Madalena Perestrelo de Oliveira Parceiros: ANJAP Conselho Superior da Magistratura Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais (APAJ) Media Partner: Vida Judiciária Fevereiro junho de 2017 Aulas às segundas feiras das 18h30 às 20h e das 20h às 21h30, com coffee break Início no dia 5 de fevereiro de 2018 Disponibilidade limitada à capacidade da sala. Condições de inscrição Taxa de inscrição: 50 (não reembolsável) Propinas: 1200 Possibilidade de optar pelo pagamento em prestação única ou em 3 prestações Módulos avulsos: Módulo I (150 ), Módulo II (380 ), Módulo III (240 ), Módulo IV (150 ) Sessões avulsas: 40 cada, até ao limite dos lugares da respetiva sala de aula. Descontos: 10% para advogados, advogados estagiários e antigos alunos há menos de 2 anos da FDUL 20% para associados da Associação Nacional dos Jovens Advogados Portugueses (ANJAP), para Magistrados e Administradores Judiciais.

2 50% para estudantes de mestrado e estudantes finalistas da FDUL 35% para alunos inscritos em mais do que um curso pós-graduado do CIDP, no ano letivo corrente ou passado. 35% nas inscrições de alunos de um curso pós-graduado do CIDP em sessões avulsas de outros cursos pós-graduados do CIDP. Condições especiais de inscrição para mais de cinco inscritos em Pós-Graduações do CIDP. Prazo de inscrições: (i) 1.ª fase: desconto early bird de 15% (cumulável com os descontos aplicáveis). Até 30 de setembro de (ii) 2.ª fase: 1 de outubro de 2017 até 31 de janeiro de Método de avaliação: entrega de um trabalho escrito com o máximo de 30 páginas até 15 de outubro de I Módulo: Princípios e aspetos estruturais 1. Sessão de abertura Professor Doutor António Menezes Cordeiro (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da / Professor Doutor Luís Menezes Leitão (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Gestão dos tribunais e insolvência (Orador a confirmar. Conselho Superior da Magistratura) 2. Situação de insolvência e princípios estruturais: entre a tutela efetiva do crédito e a recuperação de empresas. Professora Doutora Catarina Serra (Professora da Escola de Direito da Universidade do Minho) (5/2/2018) 3. Consolidação substantiva e subordinação de créditos nos grupos de sociedades Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira (Professora Associada da Faculdade de Direito de Lisboa) 4. (...) (19/2/2018)

3 II Módulo: As principais fases 5. Tramitação: Pedido de declaração e oposição à insolvência Dr. Paulo Dias da Silva, (Juiz Desembargador do Tribunal da Relação do Porto Secção Cível) 6. Tramitação: Reclamação e verificação de créditos, restituição e separação, liquidação e pagamento Professor Doutor Rui Pinto (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa) (26/2/2018) 7. Efeitos da sentença de declaração: negócios em curso Professor Doutor Luís Menezes Leitão (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da 8. Sinalagma e regras do CIRE sobre negócios em curso Professora Doutora Maria de Lurdes Pereira (Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da (5/3/2018) 9. Efeitos da declaração de insolvência sobre o devedor: a ilegitimidade e a indisponibilidade relativa no confronto com a esfera de atuação pessoal do insolvente Dra. Ana Alves Leal (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) 10. Margem de discricionariedade e limites à atividade do administrador da insolvência Dr. Pedro Pidwell (Administrador judicial da Insolvência) (12/3/2018) 11. Resolução em benefício da massa Professor Doutor Fernando Gravato de Morais (Professor da Escola de Direito da Universidade do Minho) 12. Resolução em benefício da massa (especificar tema) Professor Doutor Francisco Mendes Correia (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Sérvulo) (19/3/2018)

4 13. Insolvência de pessoas singulares Mestre Marisa Vaz (Assistente convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) 14. O Processo Especial Para Acordo de Pagamento (PEAP) Mestre Cláudia Trindade (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da (3/4/2018) 15. Regime fiscal da insolvência Orador a confirmar 16. O princípio da indisponibilidade dos créditos tributários Dr. João Serras de Sousa (Assistente Convidado da Faculdade de Direito da (9/4/2018) III Módulo: Insolvência, garantias e financiamento para revitalização societária 17. Os poderes dos credores contra os garantes pessoais Professor Doutor Januário da Costa Gomes (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da 18. Suprimentos para revitalização societária: entre a subordinação e o privilégio creditório mobiliário geral no direito português e direitos estrangeiros Dr.ª Madalena Perestrelo de Oliveira (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da (16/4/2018) 19. Aval e plano de insolvência: o artigo 217.º, 4, do CIRE Professora Doutora Carolina Cunha (Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) 20. Garantias reais e insolvência Professora Doutora Catarina Monteiro Pires (Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Advogada MLGTS) (23/4/2018)

5 21. Insolvência e fundos de investimento imobiliário Dra. Inês Palma Ramalho (Assistente Convidada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Advogada Sérvulo & Associados) 22. Pessoas especialmente relacionadas com o devedor e subordinação de créditos Dr. Miguel Brito Bastos (Assistente Convidado da Faculdade de Direito da (2/5/2018) IV Módulo: Insolvência, resolução e instituições de crédito 23. O Mecanismo Único de Resolução Dr. João Cunha Marques (Unidade de Resolução do Banco de Portugal) 24. Resolução e mecanismos de reação a decisões do Banco de Portugal Professor Doutor André Figueiredo (Professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova) (7/5/2018) 25. A par condicio creditorum e o regime jurídico da resolução bancária Professor Doutor A. Barreto Menezes Cordeiro (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da 26. Liquidação especial do Banco Espírito Santo Dr. Nuno Líbano Monteiro (Advogado PLMJ) (14/5/2018) V Módulo: Processos Especiais de Revitalização e operações de restruturação 27. O papel dos credores no CIRE: assembleia de credores e plano de insolvência Mestre João Labareda (Advogado) 28. Estratégias de loan to own e processo de insolvência. Dr. Duarte Schmidt Lino (Advogado PLMJ) (21/5/2018)

6 29. Quando o PER não resulta: sucessão de PER e processo de insolvência Dr. Nuno Lousa (Advogado Linklaters) 30. Compressão das posições jurídicas dos credores e PER: em especial, o efeito stand still do artigo 17.º-E do CIRE e os credores não aderentes Dr. Nuno Salazar Casanova (Advogado Uría Menéndez Proença de Carvalho) (28/5/2018) 31. Votação e homologação do plano de insolvência: intervenção de não credores, validade e invalidade das deliberações da assembleia de credores e motivos de recusa da homologação do plano. Mestre Maria do Rosário Epifânio (Assistente da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto) 32. Estabilidade dos negócios celebrados no PER e regime das garantias prestadas para revitalização societária: o artigo 17.º-H do CIRE. Dr. Manuel Magalhães (Advogado Sérvulo & Associados) (4/6/2018) 33. Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE) Professor Doutor Diogo Pereira Duarte (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da 34. PER: uma visão a partir da prática Professor Doutor David Festas (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da (11/6/2018) VI Módulo: Insolvência e responsabilidade 35. Deveres dos administradores em contexto pré-insolvencial: shift of fiduciary duties? Professor Doutor José Ferreira Gomes (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da 36. A responsabilidade dos administradores perante os credores entre o direito da insolvência e o direito das sociedades

7 Professor Doutor Manuel Carneiro da Frada (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade do Porto) (18/6/2018) 37. Responsabilidade civil por utilização abusiva do plano de revitalização e pedido infundado de declaração de insolvência Professora Doutora Paula Costa e Silva (Professora Catedrática da Faculdade de Direito da 38. Responsabilidade civil pela perda de chance de revitalização da empresa Dr. Nuno Trigo dos Reis (Assistente Convidado da Faculdade de Direito da (25/6/2018)

III Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas

III Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas III Curso de Pós-Graduação em Direito da Insolvência e da Recuperação de Empresas Organização: CIDP Centro de Investigação de Direito Privado Coordenação: Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professor

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Coordenação Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira Dr.ª Madalena

Leia mais

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2013-2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2ª edição outubro de 2013 a fevereiro de 2014 ABERTAS E DO MERCADO 2014 PÓS-GRADUAÇÃO 2ª edição janeiro a junho de 2014 DIREITO COMERCIAL 2013-2014 PÓS-GRADUAÇÕES 2ª edição Em 2012/13

Leia mais

III CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO AVANÇADA EM DIREITO BANCÁRIO (2017/2018)

III CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO AVANÇADA EM DIREITO BANCÁRIO (2017/2018) III CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO AVANÇADA EM DIREITO BANCÁRIO (2017/2018) COORDENAÇÃO: Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professor Doutor Januário da Costa Gomes Dr. Miguel Brito Bastos Dr.ª Ana Alves

Leia mais

congresso 6 e 7 de Julho CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL CINCO ANOS DE VIGÊNCIA DA LEI DA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA

congresso 6 e 7 de Julho CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL CINCO ANOS DE VIGÊNCIA DA LEI DA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA 6 e 7 de Julho 2017 CENTRO DE ARBITRAGEM DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PORTUGUESA LISBOA XI congresso CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL CINCO ANOS DE VIGÊNCIA DA LEI DA ARBITRAGEM VOLUNTÁRIA PROGRAMA

Leia mais

SOCIEDADES COMERCIAIS

SOCIEDADES COMERCIAIS 2018-2019 SOCIEDADES COMERCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO 7ª edição 2 de outubro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019 SOCIEDADES ANÓNIMAS PÓS-GRADUAÇÃO 7ª edição 29 de janeiro a 6 de junho de 2019 DIREITO DAS SOCIEDADES

Leia mais

Ana Perestrelo de Oliveira Governo dos bancos públicos: autonomia de gestão e limites da infl uência do Estado

Ana Perestrelo de Oliveira Governo dos bancos públicos: autonomia de gestão e limites da infl uência do Estado ÍNDICE GOVERNO DAS SOCIEDADES Ana Perestrelo de Oliveira Governo dos bancos públicos: autonomia de gestão e limites da infl uência do Estado.... 743 DOUTRINA Francisco Prol La validez de la cláusula arbitral

Leia mais

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS SOCIEDADES COMERCIAIS 4 de outubro de 2016 a 18 fevereiro de 2017 DIREITO DAS SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO 26 janeiro a 2 de junho de 2017 12016-2017 DIREITO COMERCIAL PÓS-GRADUAÇÕES 5ª edição 2016-2017

Leia mais

I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DAS CRIANÇAS, FAMÍLIA E SUCESSÕES (6 de março a 6 de julho de 2019)

I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DAS CRIANÇAS, FAMÍLIA E SUCESSÕES (6 de março a 6 de julho de 2019) I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DAS CRIANÇAS, FAMÍLIA E SUCESSÕES (6 de março a 6 de julho de 2019) Coordenação científica: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Organização: Prof. Doutores Margarida

Leia mais

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSOR DOUTOR JANUÁRIO DA COSTA GOMES DR. MIGUEL BRITO BASTOS DR.

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSOR DOUTOR JANUÁRIO DA COSTA GOMES DR. MIGUEL BRITO BASTOS DR. COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSOR DOUTOR JANUÁRIO DA COSTA GOMES DR. MIGUEL BRITO BASTOS DR.ª ANA ALVES LEAL O DIREITO BANCÁRIO tem sofrido numerosas alterações na última

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Comissão científica Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira I Curso

Leia mais

Moderador: Mestre Dr. Ricardo de Oliveira e Sousa, Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto

Moderador: Mestre Dr. Ricardo de Oliveira e Sousa, Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto COLÓQUIO SOBRE A REVISÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS: AS PRINCIPAIS NOVIDADES Coordenação Cientifica: Prof. Doutor António Cândido de Oliveira João Amaral e Almeida Miguel Osório de Castro 23 DE NOVEMBRO

Leia mais

Legal 500 destaca advogados portugueses

Legal 500 destaca advogados portugueses Legal 500 destaca advogados portugueses Quinta, 09 abril 2015 A edição de 2015 do diretório The Legal 500 destaca quase uma centena de advogados portugueses, em 15 áreas de prática, a que se junta o mercado

Leia mais

A PROTECÇÃO DO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS FINANCEIROS

A PROTECÇÃO DO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS FINANCEIROS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO IDC ASSOCIAÇÃO PARA O ESTUDO DO DIREITO DO CONSUMO XV CURSO PÓS-GRADUADO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO DO CONSUMO A PROTECÇÃO DO CONSUMIDOR DE SERVIÇOS FINANCEIROS

Leia mais

Programa do Curso

Programa do Curso CURSO DE APROFUNDAMENTO DE CONHECIMENTOS: A REVISÃO DO CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 14 DE JANEIRO A 25 DE FEVEREIRO DE 2016 2015-2016 Coordenação: Prof. Doutor, Professor Catedrático Jubilado

Leia mais

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

DIREITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS 2017-2018 SOCIEDADES COMERCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO 6ª edição 3 de outubro de 2017 a 24 de fevereiro de 2018 SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO PÓS-GRADUAÇÃO 6ª edição 25 de janeiro a 14 de junho de 2018 DIREITO

Leia mais

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSORA DOUTORA ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA DR.A MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSORA DOUTORA ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA DR.A MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSORA DOUTORA ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA DR.A MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO CIDP da Faculdade de

Leia mais

IV Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito da Arbitragem

IV Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito da Arbitragem IV Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito da Arbitragem Novas tendências no domínio da arbitragem Coordenação: Prof. Doutor António Menezes Cordeiro Prof. Doutor Luís de Lima Pinheiro Prof. Doutor

Leia mais

PROGRAMA (ano letivo 2014/2015)

PROGRAMA (ano letivo 2014/2015) PROGRAMA (ano letivo 2014/2015) Out. 28 Requisitos de adequação ao exercício de funções em instituições de crédito e sociedades financeiras: o novo regime de controlo da idoneidade Professor Doutor Luís

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Coordenação Científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca, Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Prof.

Leia mais

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 1.º dia 01-10-2018 Segunda-feira 09h45 10h00 Abertura Direção do Centro de Estudos Judiciários Direção do Departamento de Relações

Leia mais

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSORA DOUTORA ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA DR.A MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSORA DOUTORA ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA DR.A MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSORA DOUTORA ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA DR.A MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA DEPOIS DO AMPLO SUCESSO do I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO AVANÇADA EM

Leia mais

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso

Assessoria científica: Lic. Jorge Pação, Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Programa do Curso CURSO APROFUNDADO SOBRE O ETAF E O CPTA 17 DE NOVEMBRO A 14 DE DEZEMBRO DE 2017 ANO LETIVO DE 2017-2018 Coordenação: Professor Doutor Fausto de Quadros, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE AGREGAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE AGREGAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE AGREGAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS Ano letivo 2017/2018 Organização do Gabinete de Consultoria Jurídica: Professores Doutores Maria Fernanda Palma e David Duarte Coordenação

Leia mais

PROJETO DE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE CIÊNCIAS JURÍDICAS 2015/ º CICLO LICENCIATURA. 1.º ano

PROJETO DE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE CIÊNCIAS JURÍDICAS 2015/ º CICLO LICENCIATURA. 1.º ano PROJETO DE DISTRIBUIÇÃO DE SERVIÇO DOCENTE CIÊNCIAS JURÍDICAS 2015/2016 VERSÃO DE 3 DE MARÇO DE 2016 1.º CICLO LICENCIATURA 1.º ano Unidades curriculares obrigatórias 101-Introdução ao Estudo do Direito

Leia mais

III. ATIVIDADE CIENTÍFICA E PROFISSIONAL A. Funções docentes e outras atividades profissionais

III. ATIVIDADE CIENTÍFICA E PROFISSIONAL A. Funções docentes e outras atividades profissionais CURRICULUM VITAE MADALENA PERESTRELO DE OLIVEIRA I. DADOS PESSOAIS NOME COMPLETO: Madalena Paz Ferreira Perestrelo de Oliveira Silveira de Meneses DATA DE NASCIMENTO: 12/07/1989 NATURALIDADE: Lisboa (São

Leia mais

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo

Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Procedimento Administrativo Curso Aprofundado sobre a Revisão do Código de Programa Revisão do Código de 6 de junho Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante Direito Administrativo

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Coordenação Científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca, Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Prof.

Leia mais

VI CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

VI CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL VI CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL (2016/2017) Coordenação Científica: Profª Doutora Rosário Palma Ramalho PROGRAMA MÓDULO I - MODELOS EMPRESARIAIS E DE NEGÓCIO: ASPECTOS GERAIS E NOVAS TENDÊNCIAS

Leia mais

Telefone: Endereços de correio electrónico:

Telefone: Endereços de correio electrónico: INFORMAÇÃO PESSOAL Cláudia Trindade Morada: Rua Alfredo de Sousa, n.º 5, 2.º A, 2780-177 Oeiras Telefone: + 351 926 218 026 Endereços de correio electrónico: claudiasatrindade@gmail.com claudiatrindade@fd.ulisboa.pt

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES INSOLVÊNCIA

CLÍNICAS FORENSES INSOLVÊNCIA CLÍNICAS FORENSES INSOLVÊNCIA Março 2006 ÍNDICE 1. Boas Vindas 3 2. Horário e Funcionamento 4 3. Metodologia das Sessões 5 4. Programa 6 5. Calendarização das Sessões 7 6. Objectivos e Planificação das

Leia mais

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Ano letivo 2016-2017 26 de maio a 5 de julho de 2017 Coordenação: Professor Doutor, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

29 JAN > 2 JUL 2018 PROFESSOR DOUTOR RUI PAULO COUTINHO DE MASCARENHAS ATAÍDE PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO BARRETO MENEZES CORDEIRO

29 JAN > 2 JUL 2018 PROFESSOR DOUTOR RUI PAULO COUTINHO DE MASCARENHAS ATAÍDE PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO BARRETO MENEZES CORDEIRO 29 JAN > 2 JUL 2018 SEGUNDAS-FEIRAS* 18H30-21H00 * EXCEPTO ONDE ASSINALADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR RUI PAULO COUTINHO DE MASCARENHAS ATAÍDE PROFESSOR

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE AGREGAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE AGREGAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE AGREGAÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS Ano letivo 2018/2019 Organização do Gabinete de Consultoria Jurídica: Professores Doutores Maria Fernanda Palma e David Duarte Coordenação

Leia mais

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Programa Patrocínio Judiciário e Representação do 1.ª Sessão (26 de maio) 18h15m - 19h00m: A representação do Estado nos tribunais administrativos Vasco Pereira da Silva (Professor da Faculdade de Direito

Leia mais

I CURSO PÓS-GRADUADO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO PENAL DAS PESSOAS COLETIVAS

I CURSO PÓS-GRADUADO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO PENAL DAS PESSOAS COLETIVAS I CURSO PÓS-GRADUADO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO PENAL DAS PESSOAS COLETIVAS ABRIL A JULHO DE 2013 PROGRAMA 23 de abril de 2013 1.ª Sessão Intervenção de abertura Prof.ª Doutora Maria Fernanda Palma Responsabilidade

Leia mais

Reabilitação Urbana: oportunidades do novo regime jurídico

Reabilitação Urbana: oportunidades do novo regime jurídico CONFERÊNCIA Reabilitação Urbana: oportunidades do novo regime jurídico 7 e 8 de março de 2013 Coordenação: Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva e Mestre João Tiago Silveira 1.º DIA 7/3/2013 9.30-10.30 Apresentação

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Programa Curso aprofundado sobre o Código de 26 de maio Anfiteatro 6 (piso 0) Vantagens da codificação do procedimento administrativo. A relação entre o CPA e o restante

Leia mais

XVIII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL. Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

XVIII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL. Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez XVIII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Coordenação Executiva: Prof. Doutor Luís Gonçalves da Silva Organização:

Leia mais

VII CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

VII CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL VII CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL (2017/2018) Coordenação Científica: Profª Doutora Rosário Palma Ramalho PROGRAMA MÓDULO I - MODELOS EMPRESARIAIS E DE NEGÓCIO: ASPECTOS GERAIS E NOVAS

Leia mais

Organização. Coordenação Geral (2012) Apresentação

Organização. Coordenação Geral (2012) Apresentação Organização Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra / Observatório Permanente da Justiça Portuguesa (CES/OPJ) Sindicato dos Magistrados do

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

XIII Curso de Pós-Graduação Concorrência e Regulação 2018/2019

XIII Curso de Pós-Graduação Concorrência e Regulação 2018/2019 1.º Módulo Introdução ao Direito e Economia da Concorrência Março Dia 1 [6.ª feira] Dia 2 [Sábado] Dia 15 [6.ª feira] Aula Inaugural Política da Concorrência e Políticas Públicas Direito da Concorrência

Leia mais

A revisão do ETAF e do CPTA

A revisão do ETAF e do CPTA Programa 6 de dezembro O significado e o alcance da revisão do ETAF e do CPTA para o Direito Administrativo português Fausto de Quadros Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo

Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo Programa Curso aprofundado sobre o Código de Procedimento Administrativo 23 de maio Vantagens da codificação do procedimento administrativo.

Leia mais

V Colóquio Luso-Brasileiro de Direito De 8 a 12 de maio de 2017

V Colóquio Luso-Brasileiro de Direito De 8 a 12 de maio de 2017 V Colóquio Luso-Brasileiro de Direito *A confirmar 8 de maio de 2017 Local: Sala de Audiências (Sala 20.40) da Faculdade de Direito da 14h30 A sentença: interpretar a lei ou criar norma/solução Prof. Doutor

Leia mais

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário

Contencioso Administrativo e Direito e Contencioso Tributário Programa Contencioso Administrativo [CA1] 29/02 18h30 20h20 Apresentação; Introdução ao Contencioso Administrativo e à reforma da reforma de 2015 VASCO PEREIRA DA SILVA [CA2] 29/02 20h30 22h20 Jurisdição,

Leia mais

III Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados

III Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Programa Enquadramento e interpretação do RGPD 1.ª Sessão 11.09.18 1.ª Aula Apresentação do RGPD, principais novidades e âmbito de aplicação material e territorial 2.ª Aula A jurisprudência do TJUE e a

Leia mais

PLENÁRIO DE 14 DE JULHO DE 2017

PLENÁRIO DE 14 DE JULHO DE 2017 DELIBERAÇÕES TOMADAS PLENÁRIO DE 14-07-2017 DELIBERAÇÕES TOMADAS PLENÁRIO DE 14 DE JULHO DE 2017 JULHO 2017 Página 1 Na Sessão Plenária de 14-07-2017 estiveram presentes: PRESIDENTE - Juiz Conselheiro

Leia mais

TEMA I - O NOVO REGIME DE CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

TEMA I - O NOVO REGIME DE CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 23 de Outubro 9h00 Recepção TEMA I - O NOVO REGIME DE CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 9h30 Administração Pública e Direito Administrativo Moderador: Marcelo Rebelo de Sousa, Professor Catedrático

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência

CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA Direito Internacional e Europeu, Direito nacional e Concorrência Coordenadores gerais: Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira e Professora Doutora Maria

Leia mais

3ª edição Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social

3ª edição Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social 3ª edição Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social PROGRAMA Contrato de : qualificação, presunção legal e figuras afins Professor Doutor António Monteiro Fernandes Instituto Superior

Leia mais

XIX CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL. Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

XIX CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL. Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez XIX CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Coordenação Executiva: Prof. Doutor Luís Gonçalves da Silva Organização:

Leia mais

VIII CONGRESSO CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL

VIII CONGRESSO CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL VIII CONGRESSO CENTRO DE ARBITRAGEM COMERCIAL Tribunais arbitrais e tribunais estaduais 10 e 11 de Julho Reserve o seu lugar! Quinta-feira, 10 de Julho 09.00 / 09.30 RECEPÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

XIII Curso de Pós-Graduação Concorrência e Regulação 2018/2019

XIII Curso de Pós-Graduação Concorrência e Regulação 2018/2019 1.º Módulo Introdução ao Direito e Economia da Concorrência Março Dia 1 [6.ª feira] Dia 2 [Sábado] Aula Inaugural Política da Concorrência e Políticas Públicas Direito da Concorrência em Portugal uma introdução

Leia mais

A revisão do Código dos Contratos Públicos

A revisão do Código dos Contratos Públicos Programa A revisão do Código dos Contratos Públicos 1º dia (24/10) 14h30: Mesa redonda e debate A revisão do CCP: apreciação geral Maria João Estorninho (FDUL), Mário Esteves de Oliveira (VdA)* 16h: Princípios

Leia mais

Afonso Arnaldo, Consultor Fiscal, Deloitte Curso João Cunha. Ana Ferreira Neves, Associada - Garrigues Curso 1997.

Afonso Arnaldo, Consultor Fiscal, Deloitte Curso João Cunha. Ana Ferreira Neves, Associada - Garrigues Curso 1997. Afonso Arnaldo, Consultor Fiscal, Deloitte Curso 1995 João Cunha Ana Ferreira Neves, Associada - Garrigues Curso 1997 Patrícia Panta Ana Rocheteau Advogada CVG Legal Curso 2009 Rita Marçal António Delicado

Leia mais

III CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

III CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL III CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL (2013/2014) PROGRAMA Módulo 1 - Modelos empresariais e de negócio (aspectos gerais) (6 horas) Aspectos gerais da organização empresarial: em especial as

Leia mais

IV Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados

IV Curso Intensivo sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados Programa Enquadramento e interpretação do RGPD 1.ª Sessão - 27/11/2018 1.ª Aula - Apresentação do RGPD, principais novidades e âmbito de aplicação material e territorial Domingos Soares Farinho 2.ª Aula

Leia mais

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Coordenadores: Prof. Doutor Fausto de Quadros e Mestre Alice Feiteira Duração: 26 de Janeiro de 2012 a 15 de Março de 2012, às quintas

Leia mais

Direito da Comunicação Social

Direito da Comunicação Social Programa Direito da Comunicação Social 1.ª Sessão 2 Maio, Quinta-feira, 18h30m Apresentação do Curso Presidente ERC - Dr. Carlos Magno Presidente ICJP da FDUL - Prof. Doutor Jorge Miranda O Serviço Público

Leia mais

Insolvência e da Recuperação de Empresa: montante dos créditos, sua natureza e descriminação;

Insolvência e da Recuperação de Empresa: montante dos créditos, sua natureza e descriminação; Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila do Conde 3º Juízo Cível Processo nº 926/10.3TBVCD Insolvência de Manuel Domingos Marques Teixeira Apenso da Reclamação de Créditos

Leia mais

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 4º Juízo Cível Processo nº 34/11.0TJVNF Apenso da Reclamação de Créditos V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da

Leia mais

Ficha de unidade curricular

Ficha de unidade curricular Ficha de unidade curricular Curso de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica Unidade curricular Direito Processual do Trabalho Docente responsável Cláudia Madaleno Objetivos de aprendizagem (conhecimentos,

Leia mais

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 4º Juízo Cível Processo nº 5868/07.7TBSTS Insolvência de GRAMICARNES Indústria Alimentar, Lda Apenso da Reclamação

Leia mais

DISCIPLINA DIRETO DA INSOLVÊNCIA - TURMA B PROFESSORES REGENTES: PEDRO MADEIRA DE BRITO E Luís Gonçalves da Silva

DISCIPLINA DIRETO DA INSOLVÊNCIA - TURMA B PROFESSORES REGENTES: PEDRO MADEIRA DE BRITO E Luís Gonçalves da Silva Mestrado Profissionalizante 2015/2016 DISCIPLINA DIRETO DA INSOLVÊNCIA - TURMA B PROFESSORES REGENTES: PEDRO MADEIRA DE BRITO E Luís Gonçalves da Silva 1. Noções fundamentais de Direito da Insolvência.

Leia mais

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 4º Juízo Cível Processo nº 1895/11.8TJVNF Apenso da Reclamação de Créditos Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva,

Leia mais

Tutorias da FDUL. - Mapa de Seleção de Tutores - Ano Letivo 2018/2019 1º Semestre. 1º Ano

Tutorias da FDUL. - Mapa de Seleção de Tutores - Ano Letivo 2018/2019 1º Semestre. 1º Ano Tutorias da FDUL - Mapa de Seleção de Tutores - Ano Letivo 2018/2019 1º Semestre 1º Ano (Prof. Doutor António Menezes Cordeiro) Francisco Ribeiro Simões Luna Vaz Introdução ao Estudo do (Prof. Doutor Pedro

Leia mais

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa MARIA RAQUEL ALEIXO ANTUNES REI Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa 1. Habilitações literárias - Licenciatura em Direito, na menção de Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Lisboa,

Leia mais

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5

Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 ÍNDICE Preâmbulo do Decreto-Lei nº 53/2004, de 18 de março, de 2004 (Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE)... 5 TÍTULO I DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 25 Capítulo I Disposições gerais...

Leia mais

IV CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial

IV CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial IV CURSO PÓS-GRADUADO EM DIREITO DA DEFESA NACIONAL Direito nacional, Direito internacional e europeu, contratação pública e atividade empresarial Coordenação Científica: Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues,

Leia mais

Mestre Diogo Pereira Duarte 207-Direito Constitucional II Regência Prof. Doutor Carlos Blanco de Morais

Mestre Diogo Pereira Duarte 207-Direito Constitucional II Regência Prof. Doutor Carlos Blanco de Morais 1º Ano Turma A 101-Introdução ao Estudo do Direito I Regência Prof. Doutor Miguel Teixeira de Prof. Doutor Francisco Aguilar Prof. Doutor José Lamego Mestre Miguel Brito Bastos 105-Teoria Geral do Direito

Leia mais

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 4º Juízo Cível Processo nº 388/14.0TJVNF Apenso da Reclamação de Créditos V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da

Leia mais

Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos

Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos Pack 2 cursos: Legística + Regulamentos Programa Ciência da legislação e legística 06 de março A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas de força

Leia mais

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário Programa Apresentação Objetivo: Análise das novidades das iniciativas legislativas de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto

Leia mais

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA

O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA CONFERÊNCIA O NOVO CIRE E OS PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DA EMPRESA ARTIGOS 17º-A A 17º-I Decreto-lei nº53/2004, de 18 de março (alterado pela Lei nº16/2012, de 20 de abril) Paulo Valério ENQUADRAMENTO

Leia mais

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR RUI ATAÍDE MESTRE FRANCISCO ROCHA

COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR RUI ATAÍDE MESTRE FRANCISCO ROCHA COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR RUI ATAÍDE MESTRE FRANCISCO ROCHA AS MODERNAS SOCIEDADES DESENVOLVIDAS generalizaram o acesso dos cidadãos comuns aos serviços financeiros, oferecendo-lhes uma gama crescente

Leia mais

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 2º Juízo Cível Processo nº 3292/08.3TJVNF Insolvência de MELORTI Indústria de Confecções, Lda Apenso da Reclamação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL. Coordenadores científicos: Prof. Doutor Dário Moura Vicente Dr. Manuel Oehen Mendes PROGRAMA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL. Coordenadores científicos: Prof. Doutor Dário Moura Vicente Dr. Manuel Oehen Mendes PROGRAMA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO INTELECTUAL Coordenadores científicos: Prof. Doutor Dário Moura Vicente Dr. Manuel Oehen Mendes PROGRAMA MÓDULO I DIREITO DE AUTOR E DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (13 sessões,

Leia mais

Anexo A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do

Anexo A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do J3 Processo nº 7108/15.6T8VNF Apenso da Reclamação de Créditos Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Famalicão Nuno Rodolfo da Nova

Leia mais

Acesso à Informação Administrativa

Acesso à Informação Administrativa Acesso à Informação Administrativa Programa Acesso à Informação Administrativa - Tronco comum 20 de Junho 1) Princípios enquadradores do acesso à informação administrativa - Domingos Soares Farinho (FDUL)

Leia mais

V CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO

V CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO V CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO, FINANÇAS E JUSTIÇA DO DESPORTO Coordenação: Profs. Doutores João Miranda, Nuno Cunha Rodrigues, Pedro Madeira de Brito e Luís Gonçalves da Silva MÓDULO I Introdução

Leia mais

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/2019 2.º Semestre 1.º Ano José Mariana Pedrosa Costa Alberto Vieira) Marques da Fonseca Teoria Geral do Civil II Economia II Constitucional II

Leia mais

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da

A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código da 4º Juízo Cível Processo nº 3165/08.0TJVNF Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão Insolvência de Manuel António Couto Alves e Zulmira Maria Santos Alves

Leia mais

ICC PORTUGUESE ARBITRATION DAY

ICC PORTUGUESE ARBITRATION DAY Lisboa, Portugal 06 abril 2017 (09:30 18:00) Local ICC Portugal - Rua das Portas de Santo Antão, 89, 1169-022 Lisboa Objetivos Ao longo de um dia, será apresentado o novo Regulamento de Arbitragem ICC

Leia mais

Os fundos europeus à luz dos tratados Orador a designar

Os fundos europeus à luz dos tratados Orador a designar Pós-Graduação - DIREITO E PRÁTICA DA APLICAÇÃO DOS FUNDOS ESTRUTURAIS Parte I - Das Disposições comuns dos FEEI e modelo de governação Fevereiro Dia 22, sexta-feira 1ª Sessão Apresentação e introdução

Leia mais

26 de Setembro. Os dados pessoais. Direito de autor e tecnologias da informação. O cibercrime

26 de Setembro. Os dados pessoais. Direito de autor e tecnologias da informação. O cibercrime 26 de Setembro Direito de autor e tecnologias da informação 9h30 Recepção 10h00 A tutela preventiva da Propriedade Intelectual Controlo Sectorial Luís Botelho, Inspector Geral, Inspecção Geral das Actividades

Leia mais

Atividade Associativa

Atividade Associativa Atividade Associativa Circular n.º 35/2013 12 de abril de 2013 Assunto: Sessão de Esclarecimento REVITALIZAÇÃO/ RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Caro Associado, A AICOPA irá promover no próximo dia 23 de abril,

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com. escritório na Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com. escritório na Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Gaia J1 Processo 1810/16.2T8VNG Insolvência de Deolinda Gomes Coelho da Silva V/Referência: Data:

Leia mais

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código

B Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º do Código Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão 4º Juízo Cível V/Referência: Processo nº 1053/11.1TJVNF Data: Insolvência de Sebastião Domingues Sampaio Alves

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social - 2ª Edição

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social - 2ª Edição Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social - 2ª Edição Plano de Estudos: Sessões Docentes Data N.º de horas Contrato de trabalho: qualificação, presunção legal e figuras afins Nova ação

Leia mais

COMARCA DE VILA REAL

COMARCA DE VILA REAL Alijó Escrivão Adjunto 32717 Ana Margarida Da Costa Monteiro De Barros Coelho Alijó - serviços judiciais e serviços do Ministério Alijó Escrivão Adjunto 36061 Celeste Maria Esteves Gomes Alijó - serviços

Leia mais

18 OUT 2017 > 13 MAR 2018

18 OUT 2017 > 13 MAR 2018 18 OUT 2017 > 13 MAR 2018 TERÇAS 18H30-21H00, COM 30 MINUTOS DE INTERVALO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA COORDENAÇÃO PROFESSOR DOUTOR ANTÓNIO MENEZES CORDEIRO PROFESSOR DOUTOR LUÍS DE LIMA

Leia mais

Anexo A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º

Anexo A Relação dos créditos reconhecidos, nos termos do nº 2 do artigo 129º J1 Processo nº 7111/15.6T8VNF Insolvência de José Narciso Sousa Oliveira Apenso da Reclamação de Créditos Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila

Leia mais

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007.

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007. CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Maria de Lurdes Viegas Marques Pereira Data de nascimento: 25/04/1969 Local de nascimento: Lisboa FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciada em Direito, em Julho de 1993, pela

Leia mais

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO

PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO PER e PLANO DE RECUPERAÇÃO Insolvência actual vs insolvência eminente 14 de Fevereiro 2014 www.causaefeito.pt www.jorgecalvete.pt Jorge Calvete Pontos comuns das diferentes ferramentas:. Objectivo: Apresentação

Leia mais

XIV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS. (Ano lectivo 2009/2010) A União Europeia e as medidas de resposta à crise financeira

XIV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS. (Ano lectivo 2009/2010) A União Europeia e as medidas de resposta à crise financeira XIV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (Ano lectivo 2009/2010) 13 de Outubro - Sessão de abertura A União Europeia e as medidas de resposta à crise financeira Professor Doutor João

Leia mais