PRODSG 035: USO DO CERTIFICADO, DECLARAÇÃO E LOGOMARCA DA DSG CERTIFICAÇÕES.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRODSG 035: USO DO CERTIFICADO, DECLARAÇÃO E LOGOMARCA DA DSG CERTIFICAÇÕES."

Transcrição

1 PRODSG 035: USO DO CERTIFICADO, DECLARAÇÃO E LOGOMARCA DA DSG CERTIFICAÇÕES. 1- Objetivo: Orientação quanto ao uso do selo DSG e signatários. Campos de Aplicação: DSG e Clientes 2- Documento de Referência: NBR ISO/IEC 17021: Avaliação da Conformidade Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão. NBR ISO/IEC 17065:2013 Avaliação da Conformidade Requisitos para organismos de certificação de produto, serviços e processos. NBR ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos NBR ISO Sistemas da Gestão Ambiental Requisitos com Orientação para Uso NBR ISO Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional PBQP-H/SiAC Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil SiAC. NIE-CGCRE-009 Revisão 21 de Janeiro de 2019 Uso da Marca, do Símbolo e de referencia a acreditação. Portaria nº 274, de 03/06/2014 Regulamento para o uso das marcas, dos símbolos, dos selos e das etiquetas do INMETRO. ABNT ISO/IEC 17011: Avaliação da conformidade - Requisitos para os organismos de acreditação que acreditam organismos de avaliação da conformidade 3- Definições e Siglas: 3.1 Draft = Rascunho que mostra como o certificado será emitido, constando data de concessão, validade, escopo de certificação, norma de referencia e endereço. 4- Descrição do Procedimento: Cumprimento dos requisitos estabelecidos no uso da marca esta outorgada a diretoria da DSG Cert. 4.2 Politica para o Uso da Marca: A DSG CERT. tem como política zelar pelo uso da marca do acreditador e a marca especifica de cada tipo de certificação da DSG CERT., seja utilizada de forma correta sem ambiguidade e eliminando todas as duvidas dos usuários. 4.3 Veto do uso da Marca: A Diretoria deverá manter a política para o uso da marca e para o veto de quaisquer situações onde o uso da marca esteja comprometida quanto a credibilidade do público ou de quaisquer manifestações por partes interessadas.

2 4.4 Regras de Uso do Certificado e do selo da DSG A DSG CERT. exerce controle apropriado quanto a qualquer marca que ela autoriza aos clientes certificados, validados ou verificados a usar. O controle também é exercido quanto a rastreabilidade e cuidado tomado para não ocorrer ambiguidades na marca ou no texto que acompanha, em relação ao que foi certificado, validado ou verificado e a qual a DSG CERT. concedeu a certificação ou Declaração de Validação ou Verificação. O Selo DSG CERT. de certificação ou declaração não poderá ser usada em um produto ou na embalagem do produto vista pelo consumidor ou qualquer outra maneira que possa ser interpretada como denotando conformidade do produto, salvo quando a certificação se referir a certificação de produtos de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17065:2013 Avaliação da Conformidade Requisitos para organismos de certificação de produto, serviços e processos. É expressamente proibido pela DSG CERT. que sua marca seja aplicada a relatórios referentes a ensaio, calibração ou inspeção, pois tais relatórios são considerados produtos neste contexto. A DSG CERT. exige que o cliente certificado: a. Atenda aos requisitos da DSG CERT. ao fazer referência a sua condição de certificação nos meios de comunicação, tais como internet, folhetos ou propaganda, ou outros documentos; b. Não faça ou permita qualquer declaração que induza a erro em relação a sua certificação; c. Não use ou permita o uso de um documento de certificação ou de qualquer parte dele, de maneira que induza a erro; d. No caso de suspensão ou cancelamento da sua certificação, interrompa o uso de todo material publicitário que faça referência a certificação conforme orientações da DSG CERT. neste procedimento; e. Altere todo o material publicitário quando o escopo da certificação tiver sido reduzido; f. Não permita que a referência à certificação de seu sistema de gestão seja usada de tal forma que implique que a DSG CERT. possa a vir a perder a confiança pública. g. Material publicitário/promocional: A DSG não uso selos e marcas do órgão acreditador IAF e CGCRE em hipótese alguma e nem permite que o cliente o faça nos seguintes casos: h. Exemplos de situações onde o cliente será penalizado, Filmes, spots, laminas, folders, cartilhas, brindes, como: canetas, agenda, chaveiros, cartazes isoladamente ou não. i. Clientes só terá acesso ao uso do selo da DSG Cert., sendo vendado a ele o uso CGCRE e IAF

3 Ações serão tomadas para lidar com referências incorretas a condição de certificação ou ao uso enganoso de documentos de certificação, marcas ou relatórios de auditoria. Nota: Tais ações incluem pedidos para correção e ação corretiva, suspensão, cancelamento da certificação, publicação de transgressão e, se necessário, ação legal, sendo que a DSG Certificações Ltda. não pagará qualquer tipo de indenização solicitada por qualquer empresa ou pessoa que se sinta prejudicada pelo uso inadequado da nossa marca e de nossos signatários. 5.5 Registro de não conformidade quanto ao uso indevido da marca É necessária a atenção em todos os eventos que forem percebidos o uso indevido da marca, principalmente as diretamente ligadas aos Órgãos onde implica o organismo acreditador da DSG CERT. Quando detectada quaisquer ocorrências que se caracterizar como uso indevido da marca durante a auditoria do sistema essa ocorrência deverá ser registrada no Relatório de Auditoria e tratada como não conformidade na conclusão da auditoria Eventos diversos: A análise critica das não conformidades geradas em eventos alheios a auditoria onde foi percebido o uso indevido da marca é da Diretora da DSG CERT. Caso também seja uma não conformidade grave que implique na credibilidade do cliente deverá ser tomada ação de correção imediata eliminando a não conformidade detectada e só então elaborado um Plano de Ação corretiva Aplicação de veto do uso da marca A aplicação do veto em quaisquer situações que implica no uso indevido da marca é de responsabilidade da Diretora da DSG CERT. O Veto deverá ser suficientemente documentado de forma que seja anexado aos registros do histórico da organização. Caso o uso indevido da marca seja resultado de erro interno da DSG CERT. a Diretora deverá abrir um Relatório de Não conformidade e solicitar ação corretiva conforme descrito no procedimento PRODSG 003 Plano de Ação Comunicação ao acreditador do cancelamento e suspensão; Caso constatado que o uso indevido da marca foi utilizado propositalmente pelo cliente o mesmo receberá a penalidade de suspensão de sua certificação por 90 dias, prazo mais que razoável para o que mesmo realize a busca da documentação que retrata o uso indevido da marca, após isto, a DSG deverá realizar uma nova auditoria sobre este requisito, e constatando a correção, sua suspensão será cancelada, do contrário, a suspensão continuará por mais 90 dias, após isto a DSG fará uma nova auditoria, sendo constatada a correção, a suspensão será retirada, caso contrário sua certificação será cancelada, o contrato será executado nos valores negociados como forma de penalidade ao cliente.

4 5.5. Tipos de marca: Marcas Regulamentares: As marcas regulamentares são aquelas descritas nos Regulamentos específicos de cada portaria do Inmetro e deverão ser utilizadas conforme a orientação das portarias. A DSG Certificação Ltda. realizará o uso da marca do CGCRE e Signatários de acordo com determinação da NIE-CGCRE-009mque esta embasada na Portaria nº 274, Regulamento para o uso das marcas, dos símbolos, dos selos e das etiquetas do INMETRO Emissão do Certificado: Será fornecido 1 certificado em meio físico em português. Para qualquer cópia adicional, o cliente pagará um valor de R$ 280,00 por certificado emitido. Caso o cliente solicitar um certificado em outro idioma, como exemplo em Inglês, Alemão, etc... a DSG CERT. fornecerá, porém a tradução do idioma solicitado será de responsabilidade do cliente, neste caso a emissão do certificado em outro idioma terá um custo de R$ 350,00 por cópia no idioma solicitado. O cliente deverá solicitar por escrito a DSG CERT. com a tradução já realizada e ser referenciado na cara este procedimento, com indicação deste sub item, quer seja para um novo idioma ou uma segunda cópia. 5.4 Campo de Aplicação dos Certificados: Pessoas Jurídicas: A organização auditada deve estar claramente definida no certificado. Para cada pessoa jurídica é emitido 1 certificado em meio físico. Se a organização mantém vários locais cobertos pelo mesmo certificado, isto deve estar claramente identificado no certificado e/ou num anexo, neste caso, será realizado cobrança dos outros locais de certificação que não sejam a matriz Atividades e produtos ou serviços principais: No certificado devem estar claramente identificados os produtos e os serviços para os quais ele é válido. O texto sugerido pela organização deve ter no máximo 256 caracteres Utilização dos Certificados e da logo Marca DSG CERT. : O(s) certificado(s) e a logomarca DSG CERT. podem ser publicados no seu todo ou distribuídas cópias a terceiros. Ampliações ou reduções em escalas são permitidas. Cópias em escala 1:1 devem ser identificadas claramente como sendo cópias.

5 ATENÇÃO: Emendas, mudanças, reprodução de trechos (inclusive trechos ampliados) do certificado são terminantemente proibidos Utilização do Símbolo da Acreditadora: Como regra geral, não é permitida a utilização da logomarca do CGCRE pelas Organizações com seus Sistemas de Gestão certificados, tanto Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança Ocupacional, Alimento, ou Obras etc Selo da DSG CERT., juntamente com a logomarca da empresa certificada: Para uso de certificado e Selo DSG CERT., aplicam-se as disposições do Cgcre, contidas nos documentos: NIE-CGCRE-009 Uso da Logomarca, do Símbolo e de Referências à Acreditação. NIE-CGCRE-016 Política de Transição para a Adoção da Logomarca e do Símbolo de Acreditação, as quais realçam os seguintes pontos: Portaria nº 274, de 03/06/2014 Regulamento para o uso das marcas, dos símbolos, dos selos e das etiquetas do INMETRO. O certificado acreditado deve indicar claramente a norma de sua concessão, o organismo certificador, e o escopo acreditado. A marca de acreditação e a marca de certificação não podem ser usadas em produtos ou suas embalagens. Constitui propaganda abusiva e como tal punível por força da lei, a propaganda de que determinada organização foi certificada de acordo com a NBRB ISO 9001, NBR ISO 14001, NBR ISO 45001, NBR ISO 37001, etc. Sugestão da DSG CERT. : Ex: Empresa com o SGX certificado de acordo com a norma ISO XXXX: versão atual da norma em questão. A empresa detentora de certificado válido com a logomarca da DSG CERT. poderá fazer constar nas correspondências, documentos, divulgações, materiais promocionais e meios eletrônicos, a organização certificadora (DSG CERT. ), desde que de forma inequívoca e obedecendo as disposições e figura abaixo: O logo da Organização Certificada e selo da DSG CERT. não necessitam ser justapostos, porém ambos devem estar na mesma face e o logo da Organização deve ter um destaque do selo da DSG CERT Selo da DSG CERT. : A utilização do solo da DSG CERT. sozinha é admissível, desde que a mesma seja acompanhada da identificação da Norma e/ou de forma similar. 5.7 Dúvidas no uso da marca: Quaisquer dúvidas manifestadas pelo cliente ou partes interessadas quanto ao uso da marca deverão ser tratadas de forma documentada pela Diretora da DSG CERT.

6 ATENÇÃO: Sugerimos que, antes da confecção dos documentos, nos seja apresentada uma minuta, para comentários e liberação do selo. Data da Revisão Nº da Revisão Histórico das Alterações 08/03/ Emissão inicial aprovada. 05/10/ Correção total para averiguação de erros de digitação 08/05/ Reelaborado para atender: NIE-CGCRE-009 Revisão 21 de Janeiro de 2019 Uso da Marca, do Símbolo e de referencia a acreditação. Portaria nº 274, de 03/06/2014 Regulamento para o uso das marcas, dos símbolos, dos selos e das etiquetas do INMETRO. 1. APROVAÇÃO DE PROCEDIMENTO Revisado por: Gyselle Galize Aprovado por: Djalma Santos Galoze 08/05/ /05/2019

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO.

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO. Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Data da Revisão Nº da Revisão 20/08/2007 00 Emissão Inicial Aprovada Histórico das Alterações 22/07/2013 15 NBR ISO 14065:2012 Gases de Efeito Estufa Requisitos para

Leia mais

Uso de Marca e Referência à Certificação

Uso de Marca e Referência à Certificação 1. Escopo do Procedimento O Procedimento define as regras específicas para o devido uso de marcas e qualquer referência à certificação. 2. Referências Considerados documentos externos e internos para o

Leia mais

Manual Logomarca ITAC Sistemas de Gestão

Manual Logomarca ITAC Sistemas de Gestão Pág.: 1/5 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Priscilla Marques Representante da Direção Fabio Eduardo Barbosa Executivo Sênior 09/03/2017 1. ESCOPO Este manual aplica-se às empresas

Leia mais

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. RESPONSABILIDADES 3. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4. DEFINIÇÕES/TERMINOLOGIA

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. RESPONSABILIDADES 3. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4. DEFINIÇÕES/TERMINOLOGIA 1. OBJETIVO 1.1. Assegurar que o uso da marca de concessão aos clientes da SARON Certificações esteja em conformidade com os requisitos regulamentares e de sistema de gestão, para evitar o uso indevido

Leia mais

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Manual de Logomarca Produto Fios e Cabos

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Manual de Logomarca Produto Fios e Cabos Página 1 de 5 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Gerente de Certificações Executivo Sênior / RD 20/02/2017 1. ESCOPO 1.1 Descrição Este manual aplica-se às empresas certificadas pela

Leia mais

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Manual de Logomarca Produto Fios e Cabos, Adaptadore, Plugs e Tomadas

ALC- AMÉRICA LATINA CERTIFICAÇÕES. Manual de Logomarca Produto Fios e Cabos, Adaptadore, Plugs e Tomadas Página 1 de 5 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Gerente de Certificações Executivo Sênior / RD 30/06/2017 1. ESCOPO 1.1 Descrição Este manual aplica-se às empresas certificadas pela

Leia mais

Manual Logomarca ITAC Produtos

Manual Logomarca ITAC Produtos Pág.: 1/9 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Priscilla Marques Representante da Direção Fabio Eduardo Barbosa Executivo Sênior 18/08/2017 1. ESCOPO Este manual aplica-se às empresas

Leia mais

USO LOGOMARCA DE CERTIFICAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO

USO LOGOMARCA DE CERTIFICAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO Página 1 de 6 1. OBJETIVO 1.1 Este procedimento estabelece a forma que a CBG Certificadora Brasileira de Gestão realiza os controles de seus documentos, estabelecendo as diretrizes para impossibilitar

Leia mais

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. RESPONSABILIDADES 4. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. RESPONSABILIDADES 4. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 1. OBJETIVO 1.1. Assegurar que o uso da marca de concessão aos clientes da SARON Certificações esteja em conformidade com os requisitos regulamentares e de sistema de gestão, para evitar o uso indevido

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DO PBQP-H

REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DO PBQP-H 1 ICQ BRASIL OCO Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil, acreditado pela CGCRE para certificação de terceira parte. 2 OBJETIVO

Leia mais

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO Versão 4 Agosto de 2014 INDICE 1 Introdução 2 Utilização das Marcas de Conformidade no Produto 3 Utilização das Marcas

Leia mais

1 ICQ BRASIL REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO SEGUNDO A NORMA NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE

1 ICQ BRASIL REGULAMENTO PARA USO DE LOGOMARCAS, CERTIFICADOS E DECLARAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO SEGUNDO A NORMA NBR ISO 9001 E VERSÃO PERTINENTE 1 ICQ BRASIL OCS - Organismo de Certificação de Sistema da Qualidade, acreditado pela CGCRE Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de terceira parte. 2 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

Histórico das Revisões. Aprovação

Histórico das Revisões. Aprovação PSQM-DO-007 04 Regulamento para Uso de Certificado e Logomarca 1/8 Histórico das Revisões Revisão Itens Alterados Elaboração Análise Critica Aprovação Data 01 Emissão Inicial Assessora da Qualidade 02

Leia mais

PS006. Informações Públicas. 1. Objetivo

PS006. Informações Públicas. 1. Objetivo Informações Públicas PS006 Rev. 02 02/08/17 Departamento Direção Responsável Marcos Cadorin 1. Objetivo Estabelecer as informações públicas quanto as regras de utilização da marca de certificação do ASQCERT

Leia mais

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares O que é OCC? Organismos de Certificação Credenciado (Acreditado) pelo INMETRO Conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base em normas

Leia mais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais

Programa de Certificação de Produtos. Requisitos Gerais 1/9 Programa de Certificação de Produtos Requisitos Gerais 2/9 Programa de Certificação de Produtos 1. Geral 1.1 É considerada elegível à obtenção de um produto certificado, toda e qualquer empresa que

Leia mais

Documentos externos e transições. Antonio Mario R Terra Chefe da Dicor, substituto

Documentos externos e transições. Antonio Mario R Terra Chefe da Dicor, substituto Antonio Mario R Terra Chefe da Dicor, substituto 1. DOCUMENTOS EXTERNOS Documento externo é toda documentação de origem externa à Cgcre: normas, regulamentos, especificações técnicas normas de certificação

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

PROCEDIMENTO ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento:

PROCEDIMENTO ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento: Página 1 de 8 ESTRUTURA: 1-Objetivo: 2- Campo de Aplicação: 3- Documento de Referência: 4- Definições e Siglas: 5- Descrição do Procedimento: Data da Revisão Nº da Revisão Histórico das Alterações 20/08/2007

Leia mais

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE ACREDITAÇÃO

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE ACREDITAÇÃO BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE ACREDITAÇÃO Versão 4 Maio/2014 Histórico de Mudanças Página Sumário da Mudança Data Revisado por 05 Inserido os dados para contato em caso

Leia mais

Acessibilidade em Caixa de Auto-Atendimento Bancário

Acessibilidade em Caixa de Auto-Atendimento Bancário Atendimento Bancário Página: 1/5 Elaborado por: Karin Medeiros Murilo Ferreira Verificado por: Vanessa Hernandes Aprovado por: Fabio Sora Data Aprovação: 27/06/2016 1 OBJETIVO Este documento apresenta

Leia mais

Manual Logomarca ITAC Produtos

Manual Logomarca ITAC Produtos Pág.: 1/16 Elaboração / Revisão Análise Crítica e Aprovação Data Priscilla Marques Representante da Direção Fabio Eduardo Barbosa Diretor 09/10/2018 1. ESCOPO Este manual aplica-se às empresas certificadas

Leia mais

Procedimento de Regra de Uso de Logomarcas

Procedimento de Regra de Uso de Logomarcas Pg 1 1 OBJETIVO Este procedimento define as regras e requisitos que os Clientes devem seguir ao utilizar logomarcas de certificação e declarações de certificação. 2 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA ABNT NBR ISO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE

ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE ORIENTAÇÕES PARA USO DE LICENÇAS, CERTIFICADOS E MARCAS DE CONFORMIDADE PL-02 REV.01 JUL/2016 PÁG. 1 de 5 1 OBJETIVO O exerce um controle apropriado quanto à propriedade, uso e à exibição de licenças,

Leia mais

Manual Logomarca ITAC Sistemas de Gestão

Manual Logomarca ITAC Sistemas de Gestão Pág.: 1/5 Elaboração Análise Crítica Aprovação Representante da Direção Gerente de Certificação Executivo Sênior Alterações - Revisão 06 Alteração do item 5 1. ESCOPO Este manual aplica-se às empresas

Leia mais

Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC. Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC. Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Critérios Para Acreditação e Sanções de OAC Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Marcos Aurélio Lima de Oliveira Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade

Leia mais

USO DA MARCA, DO SÍMBOLO E DE REFERÊNCIAS À ACREDITAÇÃO

USO DA MARCA, DO SÍMBOLO E DE REFERÊNCIAS À ACREDITAÇÃO USO DA MARCA, DO SÍMBOLO E DE REFERÊNCIAS À ACREDITAÇÃO NORMA N o NIE-CGCRE-009 APROVADA EM JAN/2012 N o 01/19 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da revisão 5 Siglas

Leia mais

Regulamento para certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

Regulamento para certificação do Sistema de Gestão da Qualidade Pag.: 1 1 ICQ Brasil OCS Organismo de Certificação de Sistema de, acreditado pelo CGCRE Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de terceira parte, em conformidade com a norma da Série

Leia mais

Solicitação e Análise Crítica

Solicitação e Análise Crítica 1. Escopo do Procedimento O Procedimento define os critérios a serem seguidos para atender à Solicitações de Certificação de clientes, e realizar Análise Crítica dos dados apresentados, antes de iniciar

Leia mais

Serviço de Certificação de Produtos INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Serviço de Certificação de Produtos INFORMAÇÕES TÉCNICAS Serviço de Certificação de Produtos INFORMAÇÕES TÉCNICAS Processo de Certificação Política de imparcialidade Etapas do Processo de Certificação Cumpridas pelo OCP Senai / PR Certificação Informações Gerais

Leia mais

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

Certificado de Conformidade Número: BRA-19-GE-0004X Rev. 00 Página 1 de 5

Certificado de Conformidade Número: BRA-19-GE-0004X Rev. 00 Página 1 de 5 Número: BRA-19-GE-0004X Rev. 00 Página 1 de 5 SOLICITANTE / ENDEREÇO: PRODUTO / MODELO / MARCA: NÚMERO DE SÉRIE OU LOTE/QTDE: MARCAÇÃO: MODELO DE CERTIFICAÇÃO: i.safe Mobile GmbH HMT-1Z1 HEAD-MOUNTED-TABLET

Leia mais

Revisão da Norma ISO/IEC Principais Mudanças e Implementação na Acreditação de Laboratórios

Revisão da Norma ISO/IEC Principais Mudanças e Implementação na Acreditação de Laboratórios Revisão da Norma ISO/IEC 17025 - Principais Mudanças e Implementação na Acreditação de Laboratórios Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação Dicla/Cgcre/Inmetro Desenvolvimento da Revisão da ISO/IEC

Leia mais

Informações ao público - OCP Senai Paraná

Informações ao público - OCP Senai Paraná ASSUNTOS PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO... 2 ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO CUMPRIDAS PELO OCP SENAI PARANÁ... 2 Tipo de Esquema (Modelo) 2... 2 Tipo de Esquema (Modelo) 5... 3 Tipo de Esquema (Modelo) 7

Leia mais

A responsabilidade pela revisão desta Norma é da DINQP/DICEP. Critérios para o Credenciamento de Organismo de Certificação de Produto

A responsabilidade pela revisão desta Norma é da DINQP/DICEP. Critérios para o Credenciamento de Organismo de Certificação de Produto REGRA ESPECÍFICA PARA FÓSFOROS DE SEGURANÇA NORMA N o NIE-DINQP-094 APROVADA EM AGO/99 N o /10 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Documentos Complementares 5 Siglas e Abreviaturas

Leia mais

REGULAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

REGULAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL 1 ICQ BRASIL REGULAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO DE OCA Organismo de Certificação de Sistema de Gestão da Ambiental, acreditado pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de terceira

Leia mais

OI-L4-703-SAM-BR-IND REV.02 08/05/2018 PAGE 1 OF 12 ESCLARECIMENTO SOBRE A CERTIFICAÇÃO DE CALDEIRAS E VASOS DE PRODUÇÃO SERIADA

OI-L4-703-SAM-BR-IND REV.02 08/05/2018 PAGE 1 OF 12 ESCLARECIMENTO SOBRE A CERTIFICAÇÃO DE CALDEIRAS E VASOS DE PRODUÇÃO SERIADA OI-L4-703-SAM-BR-IND-9230-01-09 REV.02 08/05/2018 PAGE 1 OF 12 1.1. INTRODUÇÃO SOBRE A CERTIFICAÇÃO O objetivo maior da Certificação de Produtos é dar confiança a todas as partes interessadas de que um

Leia mais

Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases

Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases REGRA ESPECÍFICA PARA EMPRESAS REQUALIFICADORAS DE CILINDRO DE AÇO PARA GÁS METANO VEICULAR NORMA N o NIE-DINQP-040 APROVADA EM DEZ/99 N o 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade

Leia mais

Certificação de cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais de 450/750 V, sem cobertura para instalações fixas

Certificação de cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais de 450/750 V, sem cobertura para instalações fixas 1/9 Palavras-chave: Certificação, cabos, isolados. Exemplar nº: Sumário 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Documentos complementares 4 Definições 5 Procedimento 6 Referências Anexo A Ensaios Anexo B Avaliação do

Leia mais

ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H

ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H ESPECIALIDADES TÉCNICAS DO SiAC Execução de obras Subsetor obras de edificações; Subsetor obras de saneamento

Leia mais

Certificado de Conformidade Número: BRA-18-GE-0027X Rev. 00 Página 1 de 5

Certificado de Conformidade Número: BRA-18-GE-0027X Rev. 00 Página 1 de 5 Número: BRA-18-GE-0027X Rev. 00 Página 1 de 5 SOLICITANTE / ENDEREÇO: PRODUTO / MODELO / MARCA: NÚMERO DE SÉRIE OU LOTE/QTDE: MARCAÇÃO: MODELO DE CERTIFICAÇÃO: i.safe Mobile GmbH TABLET INTRINSICAMENTE

Leia mais

Desenvolvimento de Novos Programas de Acreditação. Andrea Melo Pesquisadora Cgcre/Didac

Desenvolvimento de Novos Programas de Acreditação. Andrea Melo Pesquisadora Cgcre/Didac Desenvolvimento de Novos Programas de Acreditação Andrea Melo Pesquisadora Cgcre/Didac Desenvolvimento de Programas 113 98 15 Programas Solicitados Programas Concluídos Programas em Desenvolvimento Exemplos

Leia mais

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC 17025 e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Mauricio Araujo Soares 02/08/2017 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro

Leia mais

Regulamento para certificação de sistema de gestão ambiental

Regulamento para certificação de sistema de gestão ambiental Pag.: 1 1 ICQ Brasil OCA Organismo de Certificação de Sistema de Gestão da Ambiental, acreditado pela CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de terceira parte, em conformidade

Leia mais

POLÍTICA PARA UTILIZAÇÃO DA LOGOMARCA DE CERTIFICAÇÃO LIFE E LOGOMARCA DE CREDENCIAMENTO DE ORGANISMOS CERTIFICADORES LIFE

POLÍTICA PARA UTILIZAÇÃO DA LOGOMARCA DE CERTIFICAÇÃO LIFE E LOGOMARCA DE CREDENCIAMENTO DE ORGANISMOS CERTIFICADORES LIFE POLÍTICA PARA UTILIZAÇÃO DA LOGOMARCA DE CERTIFICAÇÃO LIFE E LOGOMARCA DE CREDENCIAMENTO DE ORGANISMOS CERTIFICADORES LIFE LIFE-IN-MP03- Versão Internacional - Português (ABRIL/2014) LIFE-IN-MP03--Português

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA AS EMPRESAS REQUALIFICADORAS DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE AÇO PARA GLP

INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA AS EMPRESAS REQUALIFICADORAS DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE AÇO PARA GLP Página 1 de 15 SUMÁRIO 1. HISTÓRICO DE MUDANÇAS... 2 2. ESCOPO... 3 3. MANUTENÇÃO... 3 4. REFERÊNCIAS... 3 5. DEFINIÇÕES... 4 6. QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE AUDITORES... 5 7. CONDIÇÕES GERAIS... 5 8. SELO

Leia mais

Regulamento para Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil PBQP-H

Regulamento para Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil PBQP-H Regulamento para Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil PBQP-H Em vigor a partir de 27/03/2017 logomarca atualizada em 01/03/2018 RINA RINA

Leia mais

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação

01 de agosto de 2017 Observação: 1.1. Avaliação Inicial para Certificação 01 de agosto de 2017 Observação: Este documento apresenta um breve descritivo sobre o processo de auditoria de certificação para o CERFLOR, qualquer informação adicional deve ser solicitada ao Imaflora

Leia mais

AUDITORIA-TESTEMUNHA PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO

AUDITORIA-TESTEMUNHA PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO AUDITORIA-TESTEMUNHA PARA ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO NORMA No NIT-DICOR-026 APROVADA EM SET/2012 Nº 01/ SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da Revisão 5 Documentos Complementares

Leia mais

Informações Públicas

Informações Públicas 1. Escopo do Procedimento O Procedimento gerencia as informações necessárias para os clientes e demais interessados acerca de atuações e regras internas relativas aos processos de Certificação, incluindo:

Leia mais

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE ACREDITAÇÃO

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE ACREDITAÇÃO BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE ACREDITAÇÃO Versão 7 Agosto/2016 Histórico de Mudanças Página Sumário da Mudança Data Revisado por 05 Inserido os dados para contato em caso

Leia mais

Certificado de Conformidade Número: BRA-18-GE-0021 Rev.00 Página 1 de 5

Certificado de Conformidade Número: BRA-18-GE-0021 Rev.00 Página 1 de 5 Página 1 de 5 SOLICITANTE / ENDEREÇO: Blackline Safety / Unit 101, 1215-13 St SE, Calgary, Alberta T2G 3J4, Canada PRODUTO / MODELO / MARCA: Sinalização de localização interior Loner Beacon Loner Beacon

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

Regulamento Para Certificação de Sistemas de Gestão Antissuborno

Regulamento Para Certificação de Sistemas de Gestão Antissuborno Regulamento Para Certificação de Sistemas de Gestão Antissuborno Válido desde 30/11/2016 logomarca atualizada em 01/03/2018 RINA Via Corsica 12 16128 Genova - Italia tel +39 010 53851 fax +39 010 5351000

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira

O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira O Papel da Acreditação na Confiabilidade dos Inventários de Emissões Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação do Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Leia mais

Acreditação de Laboratórios

Acreditação de Laboratórios Acreditação de Laboratórios Patricia Weigert de Camargo Assessora da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Inmetro) A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) é o único Organismo de Acreditação

Leia mais

Certificação Fair Trade Passo a passo

Certificação Fair Trade Passo a passo Certificação Fair Trade Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 5 Procedimentos de avaliação... 6 Solicitação de certificação... 6 Análise crítica

Leia mais

Revisão 12 Página 1/8 Emissão Fev/2016

Revisão 12 Página 1/8 Emissão Fev/2016 Página 1/8 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA E RESPONSABILIDADE 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 4. DEFINIÇÕES E SIGLAS 5. MÉTODO 6. ANEXOS 7. ALTERAÇÕES REALIZADAS NO DOCUMENTO Elaborado por: Encarregado

Leia mais

Acordos de Reconhecimento Mútuo

Acordos de Reconhecimento Mútuo Acordos de Reconhecimento Mútuo Acordos de Reconhecimento Mútuo... O que é isso? E como eles podem facilitar o Comércio Internacional? Vejamos: O Acordo de Reconhecimento Mútuo, ou MRA (Mutual Recognition

Leia mais

REGRAS PARA O USO DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO

REGRAS PARA O USO DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO 1. OBJETIVO Estabelecer regras que regulamentam o uso da marca de certificação, propriedade da APCER, para sistemas de gestão certificados pela APCER. 2. ÂMBITO Aplicável a todas as organizações com sistemas

Leia mais

Serviço de Certificação de Produtos

Serviço de Certificação de Produtos PARTE 1: Página Serviço de Certificação de Produtos Serviço de Certificação de Produtos O objetivo do serviço é fornecer garantia escrita de que os produtos certificados estão em conformidade com os requisitos

Leia mais

USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP

USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP USO DE LABORATÓRIOS PELO OCP NORMA Nº: NIT-DICOR-021 APROVADA EM FEV/2010 Nº 01 01/08 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da Revisão 5 Documentos Complementares 6 Siglas

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-GDQ-004 Fl. 1/10 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G H 10/08/04 15/09/04 09/11/05 27/06/07 23/11/07 22/02/08 30/10/09 31/10/14 10/10/17

Leia mais

Esta Norma estabelece o regulamento a ser atendido por laboratórios para a obtenção, extensão, ou manutenção da acreditação pela Cgcre/Inmetro.

Esta Norma estabelece o regulamento a ser atendido por laboratórios para a obtenção, extensão, ou manutenção da acreditação pela Cgcre/Inmetro. REGULAMENTO DA ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS NORMA Nº NIT-DICLA-031 APROVADA EM OUT/2008 Nº 01/10 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da Revisão 5 Documentos Complementares

Leia mais

Relatório Sumário 2 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ORGANIZAÇÃO E CONTATOS

Relatório Sumário 2 - INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ORGANIZAÇÃO E CONTATOS Relatório Sumário 1 - OBJETIVO O Tecpar está disponibilizando este Relatório Sumário da Madeireira Três Estados Ltda. à sociedade para que emitam seus comentários e questionamentos. A divulgação tem o

Leia mais

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA Com a publicação da Portaria INMETRO nº 79 - REQUISITOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE PARA COLCHÕES E COLCHONETES DE ESPUMA FLEXÍVEL DE POLIURETANO,

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Apresentar as principais variáveis a serem observadas na gestão da metrologia industrial, transformando barreiras técnicas em requisitos de competitividade. ABNT NBR ISO

Leia mais

Portaria n.º 274, de 13 de junho de 2014.

Portaria n.º 274, de 13 de junho de 2014. Portaria n.º 274, de 13 de junho de 2014. O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO, EM EXERCÍCIO, designado pelos Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria

Leia mais

Condições Gerais para Prestação de Serviços Analíticos e de Amostragem

Condições Gerais para Prestação de Serviços Analíticos e de Amostragem 1 / 6 I. APRESENTAÇÃO A ACQUALAB Laboratório e Consultoria Ambiental S/S Ltda, atua há mais de 20 anos na área da ciência ambiental, em soluções analíticas e de amostragem. Desenvolvemos serviços nos mais

Leia mais

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão

Transferência de Certificação Acreditada de Sistemas de Gestão Procedimento C 72 1. OBJETIVO Este procedimento descreve as etapas do processo de transferência de certificação acreditada de outro organismo de certificação acreditado, signatário do Acordo de Reconhecimento

Leia mais

Manual de Utilização de Logomarcas e Selos REVISÃO 08-16/06/2016

Manual de Utilização de Logomarcas e Selos REVISÃO 08-16/06/2016 Manual de Utilização de Logomarcas e Selos REVISÃO 08-16/06/2016 Manual de Utilização das Logomarcas de Certificação e dos Selos de Identificação da Conformidade O MANUAL O Manual de Utilização das Logomarcas

Leia mais

Concessão, Supervisão, Extensão, Encerramento / Término, Redução, Suspensão, Cancelamento e Transferência da Certificação.

Concessão, Supervisão, Extensão, Encerramento / Término, Redução, Suspensão, Cancelamento e Transferência da Certificação. Folha: 1/13 TÍTULO: CONCESSÃO, SUPERVISÃO, EXTENSÃO, ENCERRAMENTO / TÉRMINO, REDUÇÃO, SUSPENSÃO, CANCELAMENTO E TRANSFERÊNCIA DA CERTIFICAÇÃO. HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO

Leia mais

RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 METODOLOGIA

RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 METODOLOGIA RM 02 PROCEDIMENTO PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA DE LABORATÓRIOS PROCEDIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE REVISÃO: 35 OUT/2018 SUMÁRIO 1 OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert 2 Disponível em: http://www.bipm.org/en/publications/ guides/ 3 INMETRO. Vocabulário Internacional de Metrologia: conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM

Leia mais

ESCOPO E M[ETODOS INSPEÇÃO ACREDITADA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA

ESCOPO E M[ETODOS INSPEÇÃO ACREDITADA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA ESCOPO E M[ETODOS INSPEÇÃO ACREDITADA DE PROJETOS DE ENGENHARIA E DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Local: Sao Paulo, 22/11/2018 Revisão 00 JEFFERSON CARVALHO

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Portaria nº 50, de 28 de março de 2002 O PRESIDENTE DO

Leia mais

Certificação de Serviço de Inspeção de Recipientes de GLP realizado por Empresas Distribuidoras de GLP

Certificação de Serviço de Inspeção de Recipientes de GLP realizado por Empresas Distribuidoras de GLP Página: 1/7 Elaborado por: Gerson Allegretti Verificado por: Robynson Molinari Gabriela Halphen Karen Martins Aprovado por: Arnaldo Barbulio Filho Data Aprovação: 18/03/2013 1 OBJETIVO Este documento apresenta

Leia mais

RDC Nº 32, DE 29 DE MAIO DE 2007

RDC Nº 32, DE 29 DE MAIO DE 2007 página 1/6 RDC Nº 32, DE 29 DE MAIO DE 2007 D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 01 de junho de 2007 Versão Republicada 01.06.2007 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 32, DE 29 DE

Leia mais

Concessão, Supervisão, Extensão, Encerramento / Término, Redução, Suspensão, Cancelamento e Transferência da Certificação.

Concessão, Supervisão, Extensão, Encerramento / Término, Redução, Suspensão, Cancelamento e Transferência da Certificação. Folha: 1/13 TÍTULO: CONCESSÃO, SUPERVISÃO, EXTENSÃO, ENCERRAMENTO / TÉRMINO, REDUÇÃO, SUSPENSÃO, CANCELAMENTO E TRANSFERÊNCIA DA CERTIFICAÇÃO. HISTÓRICO DAS ALTERAÇÕES DATA REVISÃO ITENS REVISADOS APROVAÇÃO

Leia mais

Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental

Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental Regulamento para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental Em vigor a partir de 09/02/2017 logomarca atualizada em 01/03/2018 RINA Via Corsica, 12 16128 Genova - Itália Tel.: +39 01053851 Fax: +39

Leia mais

Tratamento de Reclamações e Denúncias - Cgcre. MAURICIO PEREIRA Assessor Técnico da Coordenação Geral de Acreditação

Tratamento de Reclamações e Denúncias - Cgcre. MAURICIO PEREIRA Assessor Técnico da Coordenação Geral de Acreditação Tratamento de Reclamações e Denúncias - Cgcre MAURICIO PEREIRA Assessor Técnico da Coordenação Geral de Acreditação Natureza das Demandas Organismos Acreditados Certificação 17021 17024 17065 Cgcre Pessoal

Leia mais

Principais mudanças na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

Principais mudanças na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 Principais mudanças na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 Patricia Weigert de Camargo 11/04/2018 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro Desenvolvimento da Revisão da ISO/IEC 17025 Responsável

Leia mais

REGULAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

REGULAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 1 ICQ BRASIL OCS Organismo de Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, acreditado pelo CGCRE Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para certificação de terceira parte, em conformidade com

Leia mais

NORMA HOMOLOGAÇÃO DE LABORATÓRIO

NORMA HOMOLOGAÇÃO DE LABORATÓRIO NORMA HOMOLOGAÇÃO DE LABORATÓRIO 1.Objetivo Estabelecer procedimento para solicitação, por parte dos laboratórios, de homologação de serviços pela Rede Metrológica MG RMMG. 2.Revisões Esta norma foi totalmente

Leia mais

Embalagens e Contentores Intermediários para Granéis (IBC) para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos

Embalagens e Contentores Intermediários para Granéis (IBC) para Transporte Terrestre de Produtos Perigosos Pág. 1 de 6 1. OBJETIVO Demonstrar de forma simplificada, as condições e critérios para a concessão, manutenção, suspensão e cancelamento da Autorização para o Uso do Selo de Identificação da Conformidade,

Leia mais

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo

Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Certificação Ingredientes Naturais Passo a passo Índice Termos e definições... 3 Objetivos e esquemas de certificação aplicáveis... 4 Procedimentos de avaliação... 5 Solicitação de certificação... 5 Análise

Leia mais