Prof. Dr. David L. Lindbo
|
|
|
- Dina Maranhão Rosa
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Prof. Dr. David L. Lindbo (Department of Soil Science North Carolina State University-USA): Especialista na relação solo-meio ambiente, com programa de pesquisa e extensão voltados para uso do solo não agrícola e gestão dos solos na Carolina do Norte. Atua na correlação das propriedades morfológicas e físicas do solo e suas condições ambientais, incluindo a relação solo-paisagem. Autor de livros para estudantes de educação básica, como: Soil! Get the inside scoop e Know soil Know life. Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola Engenheiro Agrônomo pela USP (1968). Doutor, Livre Docente e Prof. Titular(1984) pela UNESP e UNICAMP. Assessor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atua na área de Qualidade dos Solos Tropicais e Meio Ambiente no Programa de pós-graduação do Inst. Geociências da UNICAMP. Prof. Dr. Igo Fernando Lepsch Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1961), MS (1972) e PhD (1975) em Ciência do Solo pela North Carolina State University, Raleigh, EUA, e pós-doutorados pelo Commonwealth Scientific Industrial Research Organization, Austrália (1981) e Tropical Soils Program de North Carolina State University (1988/89). Acumula importante experiência em estudos
2 de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedogênese, Levantamentos Pedológicos, Mineralogia (incluindo biominerais, como sílico-fitólitos de plantas e solos), Química de Solos, Classificação e Relação Solos- Geomorfologia. É autor de conhecidos livros-textos universitários sobre Pedologia (Formação e Conservação dos Solos e 19 Lições de Pedologia). Profa. Dra. Adriana de Fátima Meira Vital Graduada em Engenharia Florestal (UFPB, 1997), com Mestrado em Manejo de Solo e Água (UFPB, 2002), MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFBA/INEPAD, 2008) e Doutorado em Ciência do Solo (UFPB, 2015). É professora da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), compondo Grupos de Estudos da referida Instituição, abordando as temáticas de Educação em Solos, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Educação para a Convivência com o Semiárido, Extensão Rural, ancorados em base holística e na premissa interdisciplinar. Vem trabalhando com metodologias participativas e práticas dialógicas nas comunidades de agricultores familiares e nas escolas públicas da região caririzeira do Estado da Paraíba
3 Prof. Dr. Antonio Carlos de Azevedo Graduado em Agronomia pela UNESP-Jaboticabal (1990), mestre em Ciência do Solo pela UFRGS (1993), Ph.D. em Agronomy - Purdue University (2001) e Pós Doutor pela ESALQ-USP (2006). Atualmente é Professor Associado I na ESALQ/USP. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mineralogia, Química e Gênese de Solos, atuando principalmente em mineralogia e química do solo, aplicações não agrícolas da pedologia, rochagem (remineralização) e intemperismo de saprolitos, didatica do ensino superior em solos. Coordenador do Programa Solo na Escola (para educação em solos), do Programa Ponte (Educação Ambiental e Científica junto às escolas de ensino fundamental e médio) e do setor de Difratometria de Raios X do Laboratório de Gênese de Solos, professor no CEGEA- Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental - ESALQ/USP. Prof. Dr. Andreas Attila de Wolinsk Miklós PhD em Ciências da Terra pela Universidade Paris VI (Especialidade: Pedologia - Biogênese do solo); tese referenciada pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo no Boletim da Sociedade Internacional de Ciência do Solo, No 84, 1993/2. MSc em Geoquímica da Superfície pela Universidade de Poitiers, França. Graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP, Botucatu. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DG / FFLCH / USP), onde leciona, na Graduação, Pedologia e na Pós-Graduação, Agroecologia e Desenvolvimento Humano.
4 Profa. Dra. Carmem Sueze Miranda Masutti Graduada em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Mestre em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996) e Doutora em Soil Science pela University of Saskatchewan/Canadá (2003), reconhecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Iniciou em março de 2012 o Curso de Graduação Formação Pedagógica de Professores no IF Sertão Pernambucano. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedologia e Educação em Ciência do Solo. Profa. Dra. Cleire Lima da Costa Falcão Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Especialização em Botânica pela Universidade Federal do Ceará (1995), Mestre em Agronomia Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2009). Coordenadora do Programa de Extensão em Educação em Solos: conhecer, instrumentalizar e propagar. Coordenadora do projeto de Extensão Mostra Itinerante de Educação em Solos e Coordenadora do projeto Avaliação de instrumentos didáticos produzidos para o ensino de solos no nível Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia, erosão e produtividade, ensino da ciência do solo, educação em solos, extensão universitária.
5 Profa. Dra. Cristine Carole Muggler Graduada em Engenharia Geológica pela UFOP (1982), Mestre em Ciência do Solo pela UFLA (1989), e PhD em Ciências Ambientais pela Wageningen Agricultural University, Holanda (1998), com pós doutorado realizado junto ao World Soil Museum (2011). Atualmente, é diretora da Divisão 4, Solos, Ambiente e Sociedade e coordenadora da Comissão de Educação em Solos e Percepção Pública do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Educação em Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e divulgação científica em solos, educação ambiental, conscientização e percepção ambiental, gênese de solos e manejo e conservação de solos. Em sua trajetória acadêmica atuou e atua nas áreas de gênese e mineralogia de solos, ensino de ciência do solo, educação em solos e divulgação e popularização da ciência. Prof. Dr. Fabrício de Araújo Pedrón Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002), com graduação sanduiche na Michigan State University - MSU/USA ( ). Possui mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2005) e Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela mesma Instituição (2008). Foi Professor Substituto ( ) e desde 2008 é Professor Adjunto do Departamento de Solos da UFSM e pesquisador na área de Pedologia, com ênfase em Gênese e Mineralogia do Solo. Atualmente é Coordenador Substituto e Coordenador de Estágios do Curso de Agronomia da UFSM.
6 Prof. Dr. Francisco Sérgio Bernardes Ladeira Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1989), mestre em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é MS-3.2 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleopedologia, Superfícies Geomorfológicas e Relação Solo- Relevo. Prof. Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Pós-doutorado pela Universidade de Alicante, Espanha ( ) e Livre Docência em Geografia Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, mapeamento geomorfológico, erosão, depósitos tecnogênicos e Ambiente.
7 Prof. Dr. Marcelo Ricardo de Lima Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1990), especialização em Educação à Distância (2013) pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professor Associado do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola ( da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR ( e do Projeto de Extensão Universitária Formação Continuada em Solos para Educadores. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da ciência do solo, educação em solos, extensão universitária. Profa. Dra. Maria Cristina Perusi Graduada em Geografia pela FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente (1997). Mestre e Doutora em Agronomia pela FCA/UNESP Campus de Botucatu. Desde o ano de 2006, atua como professora do Curso de Geografia da UNESP/Campus Experimental de Ourinhos. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária na área ambiental, mais especificamente com física de solo e recuperação de áreas degradadas urbana e rural. Trabalha com educação formal e não formal em solos e educação ambiental inclusiva, além de formação inicial e continuada de professores.
8 MSc. Natália Nunes Patucci Graduada no curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo em Mestre em Ciências - Área: Geografia Física pela Universidade de São Paulo em Atualmente é aluna do curso de doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Pedologia, Biologia do solo e Geomorfologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: biodiversidade do solo, bioindicadores de qualidade de solo, governança do solo e sustentabilidade, sistemas pedológicos, relação solo/relevo, morfometria de bacias e capturas de drenagem. Profa. Dra. Nilvânia Aparecida de Mello Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), Mestre em Agronomia - Área de concentração física, manejo e conservação do solo- pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pósdoutora em Filosofia da Ciência pela Université Joseph Fourrier (França) Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do ambiente, educação ambiental.
9 Profa. Noely Maria Lesnau Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1986). Atualmente é Professora do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. (C.E. Alcindo Fanaya Jr., Curitiba- PR). Tem experiência na área de educação inclusiva para surdos e vem trabalhado na criação de língua de sinais aobre o solo. Prof. Dr. Ricardo Simão Diniz Dalmolin Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. É professor e orientador do programa de pós-graduação em Ciência do Solo e do programa pósgraduação em Educação Ambiental. Lider do Grupo de pesquisa do CNPq: Gênese, composição e comportamento dos solos do RS e pesquisador do Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Agricultura Conservacionista, linha de pesquisa - Adequabilidade do uso das terras. Foi presidente do Nucleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, biênio e biênio e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo de Responsável pelo Museu de Solos do RS.
10 Profa. Dra. Sheila Aparecida Correia Furquim Docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Possui mestrado e doutorado em Geografia Física e pós-doutorado em Ciência do Solo, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Ciências da Terra, com ênfase em Pedologia, enfocando principalmente os seguintes temas: gênese de solos, mineralogia de solos e relações solo-relevo.
CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Alan Teixeira da Silva (Graduado) Regime de Trabalho: Qualificação Profissional: Engenharia de Telecomunicações Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações
Apresentação. Núcleo de Referência em Educação Ambiental
Apresentação Núcleo de Referência em Educação Ambiental O Núcleo de Referência em Educação Ambiental NUREDAM surgiu em 1998, no âmbito do Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Baía
INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS DO CERRADO DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC
DOCENTES E ORIENTADORES DO PPG-CRENAC Adriana dos Santos Silva(Professora do IF Goiano Urutaí) Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFG (2006), Residência em Patologia Animal pela UFRGS (2007),
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM CAMPUS MAUÉS RETIFICAÇÃO DA CHAMADA
ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015
ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de
Denominação: Adjunto Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva/DE Requisitos para provimento no cargo: Doutorado em qualquer área de conhecimento
1.1. Campus de Araranguá 1.1.1. Área/Subárea de Conhecimento: Ciência da Computação/Modelos analíticos e de simulação Áreas afins: Matemática Processo: 23080.073078/2013-29 Requisitos para provimento no
Programa de Pós Graduação FAPAM
TÍTULO: CIÊNCIAS AMBIENTAIS Programa de Pós Graduação FAPAM APRESENTAÇÃO: O curso aborda, de modo inovador, as questões ambientais cotidianas e emergentes. O curso no nível conceitual e prático faz uma
ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS
Colaboradores deste número ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
EMENTAS DO CURSO DE GEOGRAFIA CURRÍCULO NOVO, A PARTIR DE 2011 NÍVEL I 15359-04 Epistemologia da Geografia Introdução ao campo teórico da Geografia. Construção de uma Base Teórica e Epistemológica dos
CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO
CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado
CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014
CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014 Aderbal Maia Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia
PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.
PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui
ESTRUTURA CURRICULAR
GESTÃO AMBIENTAL ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Gestão do Espaço Urbano Saúde e Ambiente Legislação Ambiental Gestão de Resíduos Sólidos e de Área Urbana Sistema Integrado de Gestão
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Gerência e Monitoramento Ambiental
CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL Alex Sandre Guedes Alves (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Mecânica Atualmente é professor
Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013
Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Propostas de
EDUCAÇÃO EM SOLOS EM ASSENTAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL: VAMOS POR AS MÃOS NA MASSA!
EDUCAÇÃO EM SOLOS EM ASSENTAMENTO NO MATO GROSSO DO SUL: VAMOS POR AS MÃOS NA MASSA! Maximiliano Kawahata Pagliarini 1 Paula Pinheiro Padovese Peixoto 2 Carla Regina Baptista Gordin 3 Adriana Marques dos
CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015
CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO
E-mail Currículo lattes
CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo
A formação profissional de engenharia UFRA. Prof. Sergio Pinheiro
A formação profissional de engenharia agronômica pela UFRA Prof. Sergio Pinheiro O Curso de Agronomia da UFRA Início: 1951 Escola de Agronomia da Amazônia (EAA) Criado pelo Decreto Lei nº. 8.290, de 05.12.1945.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015
1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.637, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado
Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE [email protected]
Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE [email protected] 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor LEYA
ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP
Apresentação ENGENHARIA AGRONÔMICA - USP A Agronomia está intimamente ligada à produção de alimentos, sejam estes de origem animal ou vegetal. Compete ao Engenheiro Agrônomo produzir, conservar, transformar
Curso de Qualificação Profissional: AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR
Curso de Qualificação Profissional: AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR Justificativa: A agricultura familiar é responsável por parte considerável da produção agrícola do país, abastecendo principalmente
A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020001 EDITORIAL A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil As décadas de sessenta e setenta do século passado parecem ter sido propícias para
Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano
Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano EDITORA CRV Curitiba Brasil 2010 APRESENTAÇÃO com o âmbito da Educação Física Escolar. O cenário
Tabela de Cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil
Tabela de Cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil Universidade 1 Universidade Federal de UFRR Norte Agronomia http://www.posagro.ufrr.br/ 0 Roraima Desenvolvimento Regional da Amazônia http://www.necar.ufrr.br/index.php?
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE Curso de Licenciatura em Pedagogia / Corpo docente Nome E-mail Formação
Palavras-chave: Arborização; inventário ambiental; manejo; patrimônio arbóreo; radiofreqüência
Projeto de Gestão da Arborização no Campus da Universidade de São Paulo baseado em um Modelo de Inventário Ambiental utilizando Identificação por Radiofrequência Brenda Bogatzky Ribeiro Corrêa * Márcia
AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS
AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/ Universidade Federal de Santa UF: RS Maria ASSUNTO: Recredenciamento da Universidade Federal
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado
A COMISSÃO N 346/DO PROCESSO SELEÇÃO SIMPLIFICADO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, usando das atribuições que lhe confere a Portaria 1402 IFAP 2015 de 19 de novembro
Programa da Palestras
Programa da Palestras Camila Braga Temas da Palestra: Programa Mais Árvores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Resumo da palestra: A palestra irá apresentar o Programa Mais Árvores, abordando
CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014
CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL ANO - 2014 Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento:
Resíduos da construção será tema de minicurso no IV Epersol
Resíduos da construção será tema de minicurso no IV Epersol Gestão sustentável de resíduos da construção civil. Conheça um pouco dos ministrantes MSc. Diogo Henrique Fernandes da Paz (IFPE) Graduado em
Projeto Pedagógico Simplificado do Curso de Especialização em Matemática Modalidade EAD
Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Secretaria de Educação Superior Universidade Federal de São João del-rei Projeto Pedagógico Simplificado do Curso de Especialização
Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade
Auditoria Interna Ferramenta de verificação da conformidade Fabrinni M. dos Santos, João F. Neves, M. Cristina Prata Neves, Gabrielle K. Robbs e Paschoal G. Robbs Auditoria Interna Ferramenta de verificação
MESA REDONDA MARÇO. JOVENS E CULTURA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS COORDENAÇÃO DA MESA: Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan
O III Seminário Violar: Pesquisas sobre Juventudes e Educação ocorrerá em um formato diferente. Serão diversas mesas redondas ao longo do ano com o objetivo de refletir temáticas sobre juventude presentes
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.854 DE 29 DE ABRIL DE 2009
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.854 DE 29 DE ABRIL DE 2009 Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia
CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS
CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação Profissional:
www.institutoproterra.org.br
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Missão O Instituto Pró Terra é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1997 sob o CNPJ: 04728488/0001-29, que reúne amigos, educadores, técnicos e pesquisadores com a missão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDRAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA CENTRO ACADÊMCO DE AGRONOMIA LYCIO VELLOZO PROJETO GERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDRAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA CENTRO ACADÊMCO DE AGRONOMIA LYCIO VELLOZO PROJETO GERAL 19 a 23 de maio de 2014 CURITIBA 2014 XXXVI CICLO DE ATUALIZAÇÃO
V Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa XX Encontro de Iniciação Científica
V Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa XX Encontro de Iniciação Científica 03/12 - TERÇA-FEIRA MANHÃ - (Central de Aulas) 07:00 às 08:30: Instalação dos painéis pelos alunos 09:00 às 12:00 - Credenciamento
3.1. Curso: Auxiliar de Recursos Humanos 1 Acolhimento Graduação em Administração, Psicologia, Pedagogia e/ou qualquer licenciatura.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL PROFESSOR INTERNO - Nº 07/2014
CURRÍCULUM LATTES RESUMIDO DO CORPO DOCENTE
CURRÍCULUM LATTES RESUMIDO DO CORPO DOCENTE Jorge Orlando Cuéllar Noguera Concluiu o Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2000. Atualmente é professor adjunto
CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS DA BACIA DO CÓRREGO DO CEMITÉRIO, MUNICÍPIO DE ALFENAS MG.
CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS DA BACIA DO CÓRREGO DO CEMITÉRIO, MUNICÍPIO DE ALFENAS MG. DIOGO OLIVETTI¹ e RONALDO LUIZ MINCATO² [email protected], [email protected] ¹ Graduando do curso de Geografia
VIII ENFOCO Sessões de Comunicação Oral. Sessão 1 SEXTA-FEIRA 14h-16h
VIII ENFOCO Sessões de Comunicação Oral Sessão 1 SEXTA-FEIRA 14h-16h Sala: ED02 1) Sons, Movimentos e Natureza 2) Áreas verdes escolares: possibilidades para a educação ambiental 3)O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD
MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD Carga Horária: 360 horas/aula + 40 horas/aula Monografia Duração: 18 meses Início das aulas: 19 de setembro Período: Segundas-feiras das 19h às 23h (ao vivo).
AGROECOLOGIA: TEMA TRANSVERSAL PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO RESUMO
AGROECOLOGIA: TEMA TRANSVERSAL PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO RESUMO Aldemira Ferreira da Silva¹ Este trabalho aborda a Agroecologia como Tema Transversal para a Educação do Campo, onde o tema agroecologia perpassa
Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4
Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 24 DE AGOSTO DE 2005 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
ENGENHARIA FLORESTAL. COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro [email protected]
ENGENHARIA FLORESTAL COORDENADORA Angélica de Cássia Oliveira Carneiro [email protected] 78 Currículos dos Cursos do CCA UFV Currículo do Curso de Engenharia Engenheiro ATUAÇÃO O Engenheiro estará
Quanto custam as matrículas e mensalidades na UFFS? Nada! A UFFS é pública e, portanto, não cobra matrículas ou mensalidades.
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) prorrogou em uma semana as inscrições para o Processo Seletivo. O prazo, agora, vai até o dia 23. Quem quer ser aluno de um dos cursos de graduação da UFFS
TITULAÇÃO DO CORPO DOCENTE DO CURSO
TITULAÇÃO DO CORPO DOCENTE DO CURSO Coordenador: Leopoldo Pedro Guimarães Filho Titulação: Graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e mestrado em Engenharia de Produção
CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO
CORPO DOCENTE DO CURSO DE DESIGN DE PRODUTO Alex Klautau de Amorim (Mestre) Regime de Trabalho: Horista Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Educação Artística Possui
Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Lingüística
Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Letras e cognição n o 41, p. 305-310, 2010 305 COLABORADORES Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas
E-mail: Currículo lattes:
CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:
Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-Graduação 2011
Pós-Graduação 2011 Reitor Prof. Dr. João Luiz Martins Vice-Reitor Prof. Dr. Antenor Rodrigues Barbosa Junior Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. Tanus Jorge Nagem Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DEFINIÇÃO DA PROFISSÃO: O Químico estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. Ele analisa substâncias e compostos, identifica suas características físico-químicas, como elasticidade
Considerando a Resolução Nº 39/99, do CONSEPE/UFPB, que sistematiza a elaboração e reformulação dos projetos pedagógicos; e
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 Aprova a estrutura curricular do curso de graduação
Propostas de Cursos Novos
Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Período 2010
Centro Universitário Adventista de São Paulo Fundado em 1915 www.unasp.edu.br
Centro Universitário Adventista de São Paulo Fundado em 1915 www.unasp.edu.br Missão: Educar no contexto dos valores bíblicos para um viver pleno e para a excelência no servirço a Deus e à humanidade.
DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA
DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO CONTROLE DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DIAGNÓSTICO E ANÁLISE NUTRICIONAL DE COLETIVIDADES EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo No mundo da cultura o centro está em toda parte M. Reale, reitor da USP Excelência e Inclusão Social Formação de Recursos Humanos Qualificados 1.153 445 196 253 774 486 549 1.449
Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n. 69.324 de 07/10/71)
DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 22/2013 Reestrutura o Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado). CONSIDERANDO a solicitação da Comissão Coordenadora do Programa, conforme processo
CPIR 28 06 provisório 08 Resultado da Análise dos Recursos 02 07 2014 CPIR 09 Homologação do Resultado Final 05 07 2014 CPIR
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Processo Interno de Remoção dos Servidores Docentes Edital n.º 008/24 IFPA ANEXO I CRONOGRAMA GERAL Item Atividade Período Competência Publicação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 9/3/2015, Seção 1, Pág. 12. Portaria n 187, publicada no D.O.U. de 9/3/2015, Seção 1, Pág.11. Portaria n 188, publicada no D.O.U. de 9/3/2015,
CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. [email protected] http://lattes.cnpq.br/5822857411172241
CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atanagildo Coimbra do Nascimento (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Contábeis [email protected] http://lattes.cnpq.br/5822857411172241
Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : AGRONOMIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 230 Optativos: 10. 1º Semestre
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:07:30 Curso : AGRONOMIA
GEOGRAFIA E HORTAS AGROECOLOGICAS: PRÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS SOBRE UM NOVO PRISMA DE ENSINO - APRENDIZAGEM
GEOGRAFIA E HORTAS AGROECOLOGICAS: PRÁTICA EDUCATIVA NAS ESCOLAS SOBRE UM NOVO PRISMA DE ENSINO - APRENDIZAGEM Edilson Ramos de oliveira (UFCG); Larissa Barreto Barbosa (UEPB); Nayara Cardoso Ribeiro (UFCG);
APROVADO AD REFERENDUM EM 04/01/2011 PARECER CEE/PE Nº 01/2011-CEB Homologado pelo Plenário em 07/02/2011
INTERESSADO: SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA SERTA II ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA
Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1
Levantamento de Indicadores de Sustentabilidade no Assentamento Antonio Conselheiro, Município de Barra do Bugres 1 B. R. WINCK (1) ; M. Rosa (2) ; G. LAFORGA (3), R. N. C. FRANÇA (4), V. S. Ribeiro (5)
I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL
I SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL OBJETIVO DEBATER A QUALIDADE E A ATUALIDADE DO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL VISANDO INICIAR PROJETOS DE ATUALIZAÇÃO NA LEGISLAÇÃO QUE REGE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
EDITAL Nº 105, DE 05 DE JUNHO DE 22 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 90, DE 23 DE MAIO DE 22. O REITOR DO, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a autorização concedida pelos dos Decretos nº. 7.311
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CLASSE DE ASSISTENTE De acordo com o previsto nos Editais concursos públicos para a carreira docente da Universida
ANTROPOLOGIA EM FOCO III:
1 ANTROPOLOGIA EM FOCO III: Povos Indígenas: Etnicidades e Direitos no Século XXI O evento, em sua terceira edição, tem por objetivo ser um fórum de debates sobre a interdisciplinaridade em Antropologia
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DIREÇÃO DE ENSINO
RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - FAED Curso: PEDAGOGIA Departamento: PEDAGOGIA ASPECTOS ATINGIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Aspectos a Melhorar: Definir
CONSULTEC: CONSULTORIA EM PROJETOS EDUCACIONAIS E CONCURSOS LTDA
CARGO: PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA BRASILEIRA 1) 02 21) 04 2) 02 22) 03 3) 01 23) 05 4) 04 24) 01 5) 01 25) 01 6) 04 26) 03 7) 05 27) 05 8) 03 28) 04 9) 04 29) 01 10) 01 30)
Evento: 14ª Semana Acadêmica Organização: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Período: 22/Abril a 26/Abril de 2013
14 a SEMANA ACADÊMICA DE Evento: 14ª Semana Acadêmica Organização: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Período: 22/Abril a 26/Abril de 2013 Local: Associação de Ensino
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA) I. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, todo aluno do Curso de Engenharia Agronômica deverá, obrigatoriamente,
CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ
FACULDADE NETWORK CATÁLOGO DE CURSO DA FACULDADE NETWORK CAMPUS II - SUMARÉ 2015 DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO Reitoria Entidade Mantenedora Profª Tânia Cristina Bassani Cecilio Mestrado: Educação Doutoranda
Mostra de Projetos 2011
Mostra de Projetos 2011 Instalação de Estações de Tratamento de Esgotos por Zona de Raízes em Estabelecimentos Agrícolas Familiares na Bacia Hidrográfica Rio Mourão Mostra Local de: Campo Mourão Categoria
EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO
Barreiras MINISTERIO DA EDUCACÃO SECRETARIA DE EDUCACÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO
Curso de Especialização. MBA em GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL
Curso de Especialização MBA em GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL Disciplinas Carga Horária Professor Conceitos Básicos de Sustentabilidade 12 Prof. Dr. João Sergio Cordeiro Direito Ambiental 24 Prof. MSc Antonio
