Professora: Sabrina Cunha da Fonseca
|
|
|
- Oswaldo Caiado Prado
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Professora: Sabrina Cunha da Fonseca
2 A presença de substâncias químicas nos ambiente de trabalho possibilita a exposição dos trabalhadores a estes produtos. Ocorrendo a exposição, o agente químico poderá ser introduzido no organismo através de uma ou mais vias, como a respiratória, cutânea ou digestiva.
3 Via respiratória:
4 Via respiratória: Compreende um sistema formado pelo nariz, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e pulmões e se trata da via de entrada mais importante para a maioria dos contaminantes químicos, no campo da higiene ocupacional.
5 Via respiratória: Qualquer substância em suspensão no ambiente pode vir inalada, porém só as partículas que possuem um tamanho adequado é que chegarão até aos alvéolos, da mesma forma que sua solubilidade nos fluidos do sistema respiratório. A quantidade total de um contaminante absorvido por via respiratória está em função da concentração da substância no ambiente do tempo de exposição e da ventilação pulmonar.
6 Via cutânea ou dérmica:
7 Via cutânea ou dérmica: Compreende toda a superfície que envolve o corpo humano. Nem todas as substâncias podem penetrar através da pele. Algumas conseguem atravessar a barreira cutânea diretamente e outras são veiculadas por outras substâncias. A via cutânea é a segunda via em importância para a higiene ocupacional.
8 Via digestiva ou oral:
9 Via digestiva ou oral: Compreende o sistema formado pela boca, faringe, esôfago, estomago e intestinos. Trata-se de uma via de pouca importância do ponto de vista ocupacional. No entanto, pode assumir importância quando é permitido aos trabalhadores comer ou beber nos postos de trabalho.
10 Via parenteral:
11 Via parenteral: Entende-se como penetração direta do contaminante químico no organismo através de uma descontinuidade da pele (ferida ou punção). Do ponto de vista de higiene ocupacional, salvo exceções, mas tem maior significado como via de entrada de agentes químicos no organismo.
12
13 Formas de eliminação dos agentes químicos: Eliminação respiratória Eliminação renal Eliminação hepática fecal Eliminação pelo suor e pela saliva
14 Eliminação respiratória: Vapores, gases e alguns produtos de biotransformação, podem ser eliminados pela via pulmonar. Os gases e vapores podem ser eliminados total ou parcialmente, na sua forma primitiva.
15 Esta eliminação depende da ventilação pulmonar, da tensão de vapor da substância no interior do alvéolo pulmonar e no seu coeficiente de difusibilidade no sangue.
16 Eliminação renal: O rim é o órgão mais importante na eliminação de substâncias tóxicas e esse processo envolve a filtração pelo glomérulo renal, a secreção tubular ativa e a difusão tubular renal passiva, dependendo da natureza da substância tóxica, se é ou não ionizada, do PH e das suas concentrações no líquido extra-celular dos tubos renais e no interior dos túbulos.
17 Glomérulo:
18 Eliminação hepática fecal:
19 Eliminação hepática fecal: Os produtos da biotransformação ocorridos no fígado são transportados pelo sangue para os rins ou então podem passar para a bile e daí para o intestino de onde são eliminados para o exterior.
20 Eliminação hepática fecal: Pode ocorrer que, uma vez no intestino, os produtos da biotransformação, por hidrólise sejam reabsorvidos pelo intestino, passando novamente pelo fígado de onde são retrabalhados, passando novamente à bile e daí novamente para o intestino onde aí sim e na forma conjugada não podendo ser reabsorvido só podem tomar agora o caminho do exterior do corpo.
21 Eliminação pelo suor e pela saliva:
22 Eliminação pelo suor e pela saliva: Os mecanismos de eliminação pela saliva e pelo suor são similares, mas quantitativamente são menos importante que outras vias já descritas. Geralmente usam estas vias, as substâncias não ionizadas e as lipossolúveis.
23 Questões? Cite as doenças das vias respiratórias? Cite as doenças da via cutânea? Cite as doenças da via digestiva? Cite as doenças do sistema urinário? Quais são os meios de eliminações do corpo para agentes químicos? Destas vias de eliminação qual são os mais afetados?
24
25 Asbesto ou Amianto: Onde é encontrado? Extração, processamento e manipulação de rochas aminíferas; Fabricação de guarnições para freios, embreagens e materiais isolantes contendo asbesto; Fabricação de produtos de fibrocimento; Misturas, cardagem, fiação e tecelagem de fibras de asbestos.
26 Asbesto ou Amianto:
27 Arsênio e derivados: Extração de arsênio e de seus compostos tóxicos; Metalurgia de minérios arsenicais; Utilização de hidrogênio arseniado(arsinas) em sínteses orgânicas e no processamento de componentes eletrônicos; Fabricação e preparação de tintas e lacas;
28 Arsênio e derivados: Fabricação, preparação e aplicação de inseticidas, herbicidas parasiticidas e raticidas; Produção de vidros,ligas de chumbo e medicamentos com uso de compostos arsenicais; Conservação e cortume de peles, tratamento e preservação de madeiras quando se utiliza compostos arsenicais.
29 Chumbo e derivados: Extração e processamento de minérios de chumbo; Metalurgia e fabricação de ligas e compostos de chumbo; Fabricação e reformas de acumuladores elétricos (baterias); Fabricação e emprego de chumbo tetra etíla e chumbo tetra metíla; Fabricação de tintas, esmaltes e vernizes a base de compostos de chumbo; Pinturas com pistola, empregando tintas com pigmentos de chumbo;
30 Chumbo e derivados: Fabricação de objetos e artefatos de chumbo e de suas ligas; Vulcanização da borracha pelo litargírio (protóxido de chumbo) ou outros compostos de chumbo; Utilização de chumbo em processos de soldagem; Fabricação de vidro cristal e esmalte vitrificado; Fabricação de pérolas artificiais; Fabricação e utilização de aditivos a base de chumbo para indústria de plásticos.
31 Chumbo e derivados:
32 Carvão mineral: Extração, fabricação, beneficiamento e utilização de carvão mineral (antracito, lignito, turfa), piche, alcatrão, betume, etc; Extração, produção e utilização de óleos minerais e parafinas; Extração e utilização de antraceno, fenantreno, negro de fumo, etc; Produção de coque, etc.
33 Cádmio e derivados: Extração, tratamento e preparação de ligas de cádmio; Fabricação de compostos de cádmio; Utilização de eletrodos de cádmio em soldas; Utilização de cádmio no revestimento eletrolítico de metais; Utilização de cádmio como pigmento e estabilizador na industria de plástico; Fabricação de eletrodo de baterias alcalinas de níquelcádmio.
34 Berílio e derivados: Extração, trituração e tratamento de berílio; Fabricação de compostos e ligas de berílio; Fabricação de tubos fluorescentes e de ampolas de raio X; Fabricação de queimadores e moderadores de reatores nucleares; Fabricação de vidros, porcelanas para isolantes térmicos e na indústria aeroespacial.
35 Fósforo e derivados: Extração e preparação de fósforo branco e compostos; Fabricação de munições, armamentos e explosivos; Fabricação e aplicação de produtos fosforados e organofosforados
36 Mercúrio e derivados: Extração e utilização de mercúrio e compostos de mercúrio; Fabricação de espoletas com o fulminato de mercúrio; Fabricação de tintas com pigmentos contendo mercúrio; Fabricação e manutenção de aparelhos de laboratórios; Fabricação de lâmpadas, válvulas eletrônicas e ampolas de raio x;
37 Mercúrio e derivados: Fabricação de minuterias, acumuladores e retificadores de corrente elétrica; Utilização como agente catalítico e de eletrólise; Douração, prateação, bronzeamento e estanhagem de espelhos e metais; Curtimento e feltragem do couro e conservação da madeira; Recuperação de mercúrio e extração de ouro.
38 Manganês e derivados: Extração e beneficiamento de minérios de manganês; Fabricação de ligas e compostos de manganês; Fabricação de pilhas secas e acumuladores; Preparação de permanganato de potássio e de corantes; Fabricação de vidros especiais e de cerâmicas; Utilização de eletrodos contendo manganês; Fabricação de tintas e de fertilizantes
39 Cromo e derivados: Fabricação de ligas ferro-cromo e soldagem de aço inoxidável; Manipulação de cromo, ácido crômico, cromatos e dicromatos; Revestimentos eletrolíticos de metais e polimento de superfícies cromadas; Pinturas com pistolas, utilizando tintas contendo pigmentos de cromo.
40 Níquel e derivados: Extração e beneficiamento do níquel; Niquelagem de metais; Fabricação de acumuladores de níquel-cádmio
41 Sílica e derivados: Extração de minério à céu aberto; Beneficiamento de minérios geradores de poeira contendo sílica cristalizada; Tratamento de decapagem e limpeza de metais, fosqueamento de vidros com jatos de areia; Fabricação, aplicação e recuperação de materiais refratários; Fabricação de mós, rebolos e de pós e pastas para polimento; Fabricação de vidros e de cerâmicas; Construções de túneis; Desbaste e corte a seco de materiais contendo sílica.
42 Benzeno e compostos: Produção e processamento de benzeno; Utilização do benzeno como matéria prima de síntese orgânica e produção de derivados; Utilização do benzeno como insumo na extração de óleo vegetal. (agora usa-se hexana); Utilização de produtos que contenham benzeno como:cola, tintas, vernizes, prods, gráficos.; Produção e utilização de clorobenzeno e derivados ex. BHC ; Produção e vulcanização de artefatos de borracha e recauchutagem de pneumáticos.
43 Cloro e compostos: Fabricação e uso de defensivos agrícolas (organoclorados); Fabricação e uso de mostardas nitrogenadas (cloroetilaminas); Fabricação e uso de isolantes elétricos: PCB ascarel (policlorados bisfenol); Fabricação de policloroprene; Fabricação de clorofórmio(tetraclorometano) e de CCl4( tetracloreto de carbono); Fabricação e uso de cloreto de vinila (monômero no PVC) e de outras resinas; Bromo de compostos; Fabricação e utilização de bromo e ácido brômico.
44 Iodo e compostos: Fabricação e uso industrial do iodo; Fabricação de derivados como iodeto de potássio.
45 Dissulfeto de Carbono (CS2): Fabricação de viscose e seda artificial (raion); Fabricação e uso de solventes, inseticidas, herbicidas contendo o dissulfeto de carbono; Fabricação de vernizes, resinas, sais de amoníaco, de tetracloreto de carbono, de vidros óticos e produtos têxteis com o uso do dissulfeto de carbono.
46 Petróleo, xisto betuminoso, gás natural e derivados: Extração, processamento, beneficiamento e atividades de manutenção realizadas em unidades de extração e plantas petroquímicas; Beneficiamento e aplicação de mistura asfáltica contendo hidrocarbonetos policíclicos.
DECRETO n.º 3.048, de 06 de Maio de 1999
DECRETO n.º 3.048, de 06 de Maio de 1999 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL ANEXO IV CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES NOCIVOS CÓDIGO AGENTE NOCIVO TEMPO DE EXPOSIÇÃO AGENTES QUÍMICOS O que determina o benefício
NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 13 AGENTES QUÍMICOS
NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 13 AGENTES QUÍMICOS 1. Relação das atividades e operações envolvendo agentes químicos, consideradas, insalubres em decorrência de inspeção realizada
Relatório Trabalhista
www.sato.adm.br 1987-2001 legislação consultoria assessoria informativos treinamento auditoria pesquisa qualidade Relatório Trabalhista Nº 007 24/01/2002 PERFIL PROFISSIOGRÁFICO GENERALIDADES Introdução
APOSTILA DO CURSO PRESENCIAL SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL
APOSTILA DO CURSO PRESENCIAL SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL 1. Conceito de Aposentadoria Especial. A aposentadoria é o gênero; a aposentadoria por invalidez, por idade, por tempo de serviço e especial são
CURSO ONLINE PROFESSORA: MARA CAMISASSA AERODISPERSÓIDES
AERODISPERSÓIDES Olá futuros colegas! Tudo bem? Elaborei este texto com o objetivo de desmitificar estes termos técnicos que às vezes nos assustam! Apesar de os aerodispersóides serem um tema bastante
Centro de Processamento de Resíduos do Pico
Governo dos Açores Direção Regional do Ambiente Operador de Gestão de Resíduos Centro de Processamento de Resíduos do Pico NIF E-Mail [email protected] Instalação Mistério de São João, Estrada
GUIA DE PREENCHIMENTO
GUIA DE PREENCHIMENTO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS (RAPP) EMISSÕES ATMOSFÉRICAS EMISSÕES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS VERSÃO 2 IBAMA JANEIRO,
Manual de Segurança do Laboratório de Química
Manual de Segurança do Laboratório de Química Universidade Federal do Pampa Campus Caçapava do Sul 1 INTRODUÇÃO O Manual de Segurança do Laboratório de Química foi elaborado com o objetivo de fornecer
LEI Nº 2.778, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.010
LEI Nº 2.778, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.010 Institui o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais - CTE e
RESOLUÇÃO Nº 417, DE 27 DE MARÇO DE 1998
RESOLUÇÃO Nº 417, DE 27 DE MARÇO DE 1998 Dispõe sobre as empresas industriais enquadráveis nos Artigos 59 e 60 da Lei n.º 5.194/66. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA, no uso das
TAXA GERAL. negro animal esgotado 3802.10.00 Carvões activados KG I 7.5 B21 0 B21 0 0 17. 3805.10.00 sulfato KG I 7.
DIREITOS ADUANEIROS IMP CONS N.º DE POSIÇÃO CÓDIGO DO S.H. DESIGNAÇÃO DAS MERCADORIAS UNIDADE C. TAXA GERAL SADC RSA OUTROS M. CAT. Taxa CAT. Taxa Grafite artificial; grafite coloidal ou semicoloidal;
Indústrias Químicas - Orgânicas
Indústrias Químicas Orgânicas UTFPR Campus Toledo Tecnologia em Processos Químicos Processos Industriais Orgânicos INDÚSTRIA QUÍMICA As indústrias químicas envolvem o processamento ou alteração de matérias-primas
Capítulo 27. Combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação; matérias betuminosas; ceras minerais
Capítulo 27 Combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação; matérias betuminosas; ceras minerais Notas. 1.- O presente Capítulo não compreende: a) os produtos orgânicos de constituição
Coeficiente de Especializaçao dos Empregos na Industria Região Administrativa de Franca
Coeficiente de Especializaçao dos Empregos na Industria Região Administrativa de Franca Franca Total da Indústria NA NA Indústria Extrativa 0,157899 0,018606 Indústria de Transformação 99,842101 99,981394
Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos CARBOLÁSTICO 1
1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Códigos internos de identificação do produto: 112085, 121510, 121610, 112082 e 112080 Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço:
Símbolos de periculosidade
Símbolos de periculosidade Símbolos de perigo são utilizados para rotular substâncias perigosas após a Legislação em substâncias perigosas. A Legislação em substâncias perigosas regulamenta a proteção
Dados gerais referentes às empresas do setor industrial, por grupo de atividades - 2005
Total... 147 358 6 443 364 1 255 903 923 1 233 256 750 157 359 927 105 804 733 1 192 717 909 681 401 937 511 315 972 C Indústrias extrativas... 3 019 126 018 38 315 470 32 463 760 4 145 236 2 657 977 35
NOME DO PRODUTO: Tinta Epoxi FISPQ No 00248-02
1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Tinta Epoxi Código Interno: 160.01.28 NOME COMERCIAL: Tinta Epoxi NOME DO FABRICANTE: VELOZ QUÍMICA DERIVADOS DE PETRÓLEO E SOLVENTES LTDA END:
CLASSIFICAÇÃO DE AG. CARCINOGÊNICOS (International Agency Research Cancer)
CÂNCER OCUPACIONAL Localização Os tumores associados ao trabalho freqüentemente são observados nos órgãos em contato direto (portas de entrada e/ou eliminação)de diversos agentes carcinogênicos, por sua
Impacto do IMF e do sistema atual sobre os preços
Arroz em casca 15,72 30,25 Milho em grão 15,21 32,16 Trigo em grão e outros cereais 15,70 32,66 Cana-de-açúcar 15,47 32,68 Soja em grão 15,83 33,01 Outros produtos e serviços da lavoura 14,10 31,31 Mandioca
CÂNCER OCUPACIONAL. entre trabalhadores braçais. ais é maior que entre metalúrgicos, comerciários, rios, artistas e cientistas
Histórico 1775: Pott relatou alta frequência de câncer c de bolsa escrotal em limpadores de chaminé em Londres 1975: Stellman e Daum descrevem que cerca de 3000 novas substâncias são s o introduzidas a
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: ÁCIDO NITRICO 65% / 70% - Código interno de identificação do produto: A1045 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios
FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico
Dpmpsqsbujd! Revestimentos Ltda FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Látex Acrílico Interiores - Kit Pintura e Refil Página: 01 / 06 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO
Box 2. Estado da solução Estado do solvente Estado do soluto Exemplos
MISTURA E SOLUBILIDADE Box 2 Grande parte das substancias encontradas no dia-a-dia são misturas que sob o aspecto macroscópico apresentam-se com o aspecto homogêneo (uma única fase) ou heterogêneo (mais
Aproximadamente 80% do vanádio produzido são empregados como ferrovanádio ou como aditivo em aço. Possui outras aplicações como:
Aula: 14 Temática: Metais de Transição Externa (parte 3) Olá! Nesta aula iremos continuar nos metais de transição, agora falaremos sobre o grupo do vanádio, que contém os elementos Vanádio, Nióbio, Tantálio
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO
1 FISPQ N. 0028/14 Página 3 de 4 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: Tinta Sintético Vermelho NOME COMERCIAL Tinta Sintético Vermelho NOME DO FABRICANTE MQ DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO
Pode causar dores abdominais e irritação gástrica. Por não ser um produto totalmente bio-degradável, pode afetar o ecosistema.
1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 012 Página 1 / 5 Data da última revisão 17/072008 Nome do produto: Acrilpen Código interno
CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS
CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os
ANEXO IV CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES NOCIVOS CÓDIGO AGENTE NOCIVO TEMPO DE EXPOSIÇÃO
ANEXO IV CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES NOCIVOS CÓDIGO AGENTE NOCIVO TEMPO DE EXPOSIÇÃO 1.0.0 AGENTES QUÍMICOS O que determina o direito ao benefício é a exposição do trabalhador ao agente nocivo presente no
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO M2 D1 - O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO I
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO M2 D1 - O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO I GUIA DE ESTUDO DA PARTE III AS DOENÇAS DO TRABALHO E DOENÇAS PROFISSIONAIS PROFESSOR AUTOR:
Metais Pesados Tóxicos. -Classe de elementos químicos muitos dos quais venenosos para os seres humanos; p. ex: As, Pb, Cd, Hg.
Metais Pesados Tóxicos -Classe de elementos químicos muitos dos quais venenosos para os seres humanos; p. ex: As, Pb, Cd, Hg. -Locais de fixação final desses metais pesados: Solos e Sedimentos; Características
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: PIROFOSFATO DE SÓDIO DM80
1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA Nome do produto: Pirofosfato de Sódio Nome comercial: Pirofosfato de Sódio Código interno de identificação do produto: A013 Nome da Empresa: Endereço: Estrada Municipal
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ. Compositions Plásticos e Derivados Ltda
Revisão 01 Página 1/5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: 1610313, 1010635 Nome da empresa: Compositions Plásticos e Derivados Ltda Endereço: Telefone para contato: (48) 3466 4491
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: ÁCIDO SULFÚRICO - Código interno de identificação do produto: A1060 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda -
FISPQ nº 176 Página 1 / 5 Data da última revisão 02/02/2009. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ
1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 176 Página 1 / 5 Data da última revisão 02/02/2009 Nome do produto: Craquelex Color (Verniz
abertas para assegurar completa irrigação dos olhos, poucos segundos após a exposição é essencial para atingir máxima eficiência.
FISPQ- AMACIANTE MAIS Autorização ANVISA 3.03.374-7 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Amaciante Mais Tradicional Marca: Mais Código Interno do Produto: 06.01 Técnico Químico Responsável:
Região Zona da Mata. Regional Dezembro 2013
O mapa mostra a divisão do estado de Minas Gerais para fins de planejamento. A região de planejamento Zona da Mata engloba a Fiemg Regional Zona da Mata. Região Zona da Mata GLOSSÁRIO Setores que fazem
FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ
01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Sulfato de Alumínio Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá,3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone:
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 1, DE 25 DE JANEIRO DE 2013 (DOU de 30/01/2013 Seção I Pág 82) O PRESIDENTE SUBSTITUTO DO INSTITUTO BRASILEIRO
Comissão Institucional de Resíduos Químicos e Biológicos TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS
TABELAS DE INCOMPATIBILIDADES ENTRE ESPÉCIES QUÍMICAS Ácidos inorgânicos 1 1 Ácidos inorgânicos Ácidos orgânicos 2 X 2 Ácidos orgânicos Bases 3 X X 3 Bases Aminas 4 X X 4 Aminas Compostos halogenados 5
Inovações organizacionais e de marketing
e de marketing Pesquisa de Inovação 2011 Tabela 1.1.22 -, total e as que não implementaram produto ou processo e sem projetos, com indicação das inovações e gás - Brasil - período 2009-2011 (continua)
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS COOPERCON COOPERATIVA DO TRABALHO MÉDICO DE CONTAGEM
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS COOPERCON COOPERATIVA DO TRABALHO MÉDICO DE CONTAGEM PAC SÃO JOSÉ ANO BASE: MAIO 2016 / MAIO 2017 1- PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 1. INTRODUÇÃO
FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico
FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: FUNDO PREPARADOR BASE ÁGUA PREMIUM NOVOTOM Código interno: Empresa: FLEXOTOM INDÚSTRIA
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Fundo Preparador Empresa: Textura São Caetano Industria e Comércio de Tintas e Revestimentos
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS COOPERCON COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO E ATIVIDADES AFINS DE MINAS GERAIS
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS COOPERCON COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO E ATIVIDADES AFINS DE MINAS GERAIS SEDE ANO BASE: MAIO 2016 / MAIO 2017 1- PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 5438, DE 17 DE ABRIL DE 2009 Institui o cadastro
Octoato de Cobalto 6% Página 1 de 5 Ultima Revisão: 26/08/2008
Octoato de Cobalto 6% Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Octoato de Cobalto 6% Empresa : Metalloys & Chemicals Coml Ltda. Rua Santa Mônica, 600 Parque Industrial San
Gênero do NCM. 03 - Peixes, Crustaceos, Moluscos e outros invertebrados Aquaticos
01 - Animais Vivos Gênero do NCM 02 - Carnes e miudezas 03 - Peixes, Crustaceos, Moluscos e outros invertebrados Aquaticos 04 - Produtos Comestiveis de origem animal 05 - Outros Produtos de Origem Animal
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Kit Aricor Página: (1 of 1) Código do produto: PR0032 e PR0032 ATENçÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de
1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 3 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Nome: MASSA PARA MADEIRA
Página: 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: MASSA PARA MADEIRA Empresa: Viapol Ltda Endereço: Rodovia Vito Ardito, 6.401 km 118,5 Complemento: Bairro: Jd. Campo Grande Cidade: Caçapava
Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA
01/05 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:. Aplicação: Limpa e desengordura superfícies laváveis, como fogões, coifas, azulejos, pisos, e similares. Diluição até 1:20 Telefone de emergência:
9.2. A rotulagem deverá, sempre que possível, ser impressa no produto, em cor contrastante, de forma visível e legível.
NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES ANEXO N.º 12 LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA POEIRAS MINERAIS ASBESTO (Instituído pela Portaria SSST n.º 01, de 28 de maio de 1991) 1. O presente Anexo aplica-se a
TABELA DE PREÇOS 2011
TABELA DE PREÇOS 2011 - Av. General Roçadas, n.º 70 A/C 1199-012 Lisboa Tel: 218 153 516 Fax: 218 153 534/218 149 633 - Av. Antoine Velge, Lote 1 - Aires 2950-067 Palmela Tel/Fax: 212 334 369 - Rua de
Química de Águas Naturais. -todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água;
Química de Águas Naturais todas as formas de vida existentes no planeta Terra dependem da água; a água cobre 70% da superfície do planeta, apenas uma parte dessa quantidade (~2,8%) é água doce sendo que
MÓDULO CONCEITOS BÁSICOS:
MÓDULO CONCEITOS BÁSICOS: FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RISCOS RESPIRATÓRIOS CLASSIFICAÇÃO DOS EPR S = (PURIFICADORES DE AR E DE ADUÇÃO DE AR) O APARELHO RESPIRATÓRIO FOSSAS NASAIS BOCA LARINGE TRAQUÉIA COSTELA
Proteção para os prestadores de primeiros socorros: evitar contato cutâneo e inalatório com o produto durante o processo.
1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: OIL TREATMENT Aplicação: Aditivo concentrado para óleo de motor. Fornecedor: Orbi Quimica Ltda. Avenida Maria Helena, 600 - Leme SP Brasil - CEP
Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q.
Ficha de informação de segurança de produto químico F.I.S.P.Q. FORM-25 FISPQ - Riken - 28-08-13 O.E. Citronela FISPQ no.028 1- Identificação do produto e da empresa Nome do Produto: O.E. Citronela Código:
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Título: Decorama Esmalte Base Água Alto Brilho
Página 1 de 7 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Decorama Esmalte Base Água Alto Brilho Código Interno de Identificação do Produto: 772045 Nome da Empresa: Tintas Iquine LTDA Endereço
13 - DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS RESÍDUOS PERIGOSOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DO RECIFE-PE
13 - DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS RESÍDUOS PERIGOSOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DO RECIFE-PE Thalita Cristina Rodrigues Silva (1) Graduanda do Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico
Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Telha Impermeabilizante Incolor Página: 01 / 07 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Telha Impermeabilizante Incolor Código
Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico
Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Produto : NO RUST D ( para desenvolvimento de poços) ver.03.07 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Empresa: Clanox Ind. e Comércio de Produtos Químicos
Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ: 753.01/2016
Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ: 753.01/2016 FUNDO PREPARADOR DE PAREDES BASE ÁGUA PREMIUM CORIARTE Data 12/02/2016 Revisão: 002/2016 Página 1/6 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA
As substâncias que formam o nosso planeta
As substâncias que formam o nosso paneta Observe com bastante atenção esta iustração de uma casa, com seus diversos componentes e as substâncias ŒŒ utiizadas para fabricá-os. Œ Œ Œ Œ Œ Œ Ž Œ Œ A UU L AL
Competência e excelência. A máxima performance em tecnologia de aplicações de gases.
Competência e excelência. A máxima performance em tecnologia de aplicações de gases. The Linde Group O The Linde Group é um grupo tecnológico internacional líder nas suas áreas de negócio - Gás & Engenharia
EEEP MARLY FERREIRA MARTINS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
EEEP MARLY FERREIRA MARTINS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS I. NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO 1. É aconselhável o uso da bata e de sapatos fechados. 2. Mantenha o laboratório e sua bancada sempre limpa e livre
Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDACIL
1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Códigos internos de identificação do produto: 116050, 116052, 116055, 116058, 121576 e 121641 Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço:
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ)
Página: 1/9 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Aplicação: Reparação de veículo e produtos de fibras em gerais Fornecedor Nome: Maxi-Rubber Endereço: Av. Luigi Papaiz, 843 Telefone: (011) 4092-7777
Histórico. O cádmio foi descoberto em 1817, por Friedrich Strohmeyer (1776-1835), a partir de impurezas do mineral calamina (Zn 2 CO 3
Histórico O cádmio foi descoberto em 1817, por Friedrich Strohmeyer (1776-1835), a partir de impurezas do mineral calamina (Zn 2 CO 3 ), dando origem ao nome do elemento. A etimologia deste mineral deriva
Prof Thiago Scaquetti de Souza
Prof Thiago Scaquetti de Souza SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO Funções e anatomia O sistema respiratório humano possui a função de realizar as trocas gasosas (HEMATOSE). Esse sistema é composto pelas seguintes
1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
20 de agosto de 2011 PÁGINA: 1 de 5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno de Identificação do Produto: PA - Nome da Empresa: DORIGON INDÚSTRIA DE TENSOATIVOS LTDA. Endereço:
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I ÁCIDO SULFÚRICO
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I ÁCIDO SULFÚRICO ENXOFRE É uma das matérias-primas básicas mais importantes da indústria química. Existe na natureza em forma livre e combinado em minérios, como a pirita
Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) DESINFETANTE NÁUTICO MALTEX
1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DO DISTRIBUIDOR Nome do produto: desinfetante náutico maltex. Aplicação: para um ambiente livre de germes e bactérias, utilize o desinfetante maltex na limpeza de louças sanitárias,
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALFREDO DA SILVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ALFREDO DA SILVA PLANIFICAÇÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALFREDO DA SILVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ALFREDO DA SILVA PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA QUÍMICA 12º ANO Metas curriculares Metais e ligas metálicas Combustíveis, energia e ambiente
Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes
Curso Técnico Segurança do Trabalho Identificação e Análise de Riscos Identificação e Análise de Riscos Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes Segundo a NR15 Anexo 7: Radiações não-ionizantes são as microondas,
Capítulo 1: Introdução à Química Ambiental 23. Parte I: AR E ENERGIA 37 Capítulo 2: A Química da Estratosfera: A Camada de Ozônio 39
Capítulo 1: Introdução à Química Ambiental 23 A NATUREZA DA QUÍMICA AMBIENTAL E A ORGANIZAÇÃO DESTE LIVRO 24 UM ESTUDO DE CASO: OS PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS E OS RECÉM-NASCIDOS 25 ABORDAGENS PARA A PREVENÇÃO
FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA
Pag. 1/6 Número de Telefone de Emergência Centro de Informação Anti-Venosos (CIAV): 808 250 143 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação da substância: Nome do Produto: INCKGROU- Incrementador
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS. Professora: Sabrina Cunha da Fonseca
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS Professora: Sabrina Cunha da Fonseca Os locais de trabalho têm oferecido, cada vez mais, ambientes poluídos por diversos elementos, gasosos e sólidos, presentes no ar como gases e
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CLORETO DE OURO - Código interno de identificação do produto: C1111 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda -
Formas farmacêuticas líquidas - Soluções
Formas farmacêuticas líquidas - Soluções Preparações líquidas: Podem conter uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em solvente adequado ou em mistura de solventes mutuamente miscíveis ou dispersíveis.
PINTURAS. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II
PINTURAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II PINTURA s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções
AGENTE DESENTUPIDOR DE CANALIZAÇÕES
1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE IDENTIFICAÇÃO: APRESENTAÇÃO: FORNECEDOR: DESISTARK Agente fortemente ácido destinado ao desentupimento de canalizações de esgoto. Desicosmo Desinfestação,
APARELHO EXCRETOR HUMANO
Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Aparelho Excretor Humano APARELHO EXCRETOR HUMANO O descarte dos produtos indesejáveis e a regulação hidrossalina
ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -31/2013 (S03737-201304)
1 16 ALVARÁ DE LICENÇA PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE GESTÃO DE RESÍDUOS Nº -31/2013 (S03737-201304) Nos termos do Artigo 33º. do Decreto-Lei n.º 178/2006, com a redação conferida pelo Decreto- Lei
Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos
FISPQ nº 006 Revisão: 04 Data: 26/08/2014 Página: 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Stanlux Pell 1.2 Principais usos recomendados Masterbatches para plásticos 1.3
Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015
PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais. 1. Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura 1.1. Apresentar um conceito de
RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS RESÍDUOS SÓLIDOS
DEFINIÇÃO Lixo ou Resíduo? Resíduo é, basicamente, todo e qualquer material sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas, como folhas, galhos de árvores, terra
FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com NBR-14725-4 DENINSOFT T100
1. IDENTIFICAÇÃO Página 1/5 Nome comercial: Nome da empresa: INDÚSTRIA QUIMICA ZEQUINI EIRELI Endereço : Via de Acesso João de Góes, n 1000 Cep 06422-150 Fazenda Itaquiti/Belval - Barueri - SP Telefone
41 Por que não bebemos água do mar?
A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos
P R O V A D E Q UÍMICA I. A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes.
17 P R O V A D E Q UÍMICA I QUESTÃO 46 A tabela abaixo apresenta os pontos de ebulição e a solubilidade em água de alguns álcoois e éteres importantes. Composto Pe ( o C) Solubilidade em água CH 3 CH 2
Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ
1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: EK - REMOFF-IM Empresa: EUROTECHNIKER LTDA. Endereço: Av. Dep. Emilio Carlos, 362 São Paulo SP Telefone: (011) 2935-4180 Fax: (11) 3931-5325 Telefone de
HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante
Página 1 de 6 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS HIPEX FRIGOLAT 200 Detergente Alcalino Desincrustante 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Detergente Alcalino Desincrustante
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUíMICOS (FISPQ) Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP
1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP Telefone: (XX14) 3214-1874
Riscos Ambientais. Projeto dos Requisitos das Instalações. -Segurança. -Conforto. - Requisitos legais
Projeto dos Requisitos das Instalações Riscos Ambientais -Segurança -Conforto - Requisitos legais ILUMINAÇÃO 1.Nível de Iluminamento adequado[lux=lúmen/m2] ABNT: NBR5413, NB 57 e TB 23 2.Contrastes 3.Ofuscamento
