UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO CURSO DE FARMÁCIA 2018/2 Governador Valadares/MG DEZEMBRO/2018

2 FUNDAÇÃO PERCIVAL FARQUHAR Universidade do Vale do Rio Doce - UNIVALE Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha Reitora Profª. Ms. Adriana de Oliveira Leite Coelho Pró-Reitora de Graduação Profª. Ms. Kissila Zacché Lopes de Andrade Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Profª. Ms. Adriana de Oliveira Leite Coelho Assessora de Graduação Profª. Drª. Elaine Toledo Pitanga Fernandes Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação Profª. Ms. Kissila Zacché Lopes de Andrade Assessora de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu Rômulo Mafra de Oliveira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA Prof. Dr. Pedro Henrique Ferreira Marçal Coordenador(a) do curso de Farmácia Prof. Carlos Alberto Silva Profª. Drª. Ivana Cristina Ferreira Santos Profª. Drª. Layla Dutra Marinho Cabral Prof. Pedro Henrique Ferreira Marçal Presidente Prof. Rafael Silva Gama

3 APRESENTAÇÃO O curso de Farmácia é sustentado pelas concepções e princípios que o fundamentam e orientam todas as práticas pedagógicas e administrativas, a saber: articulação do ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão, garantindo a formação integral do profissional farmacêutico. O curso também é amparado pela valorização das decisões do Colegiado e NDE, por práticas do trabalho em grupo: educação para a cidadania e a participação plena na sociedade. Outros aspectos a se considerar são o aluno como sujeito e o professor como mediador do ensino e aprendizagem.

4 DADOS DO CURSO Nome do Curso/Habilitação: Curso de Farmácia Generalista Endereço do Curso: Campus Antônio Rodrigues Coelho Campus II: Rua Israel Pinheiro, nº 2000 Bairro Universitário CEP: Governador Valadares/MG Telefone: PABx (33) Ato de Autorização (Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento): Reconhecimento renovado pela Portaria SESU nº775/2008 DOU 07/11/2008; Portaria SERES nº 347/2014 DOU 04/06/2014 Modalidade do Curso: presencial Número de Vagas Anuais Autorizadas (Previstas): 40 vagas Turno (s) de Funcionamento: Noturno Número de estudantes por turma: 40 estudantes Regime de Matrícula: Semestral Tempo Mínimo de Integralização: 9 semestres Tempo Máximo de Integralização: 14 semestres Carga horária do curso: 4000 horas Requisitos de acesso: A forma de acesso ao curso é definida, conforme art. 131 do Regimento Geral da UNIVALE.

5 HISTÓRICO Em 1992 a universidade se propôs a ministrar o curso de farmácia para atuar principalmente no campo de medicamentos da assistência e atenção farmacêutica. Em 17 de outubro de 1994, o conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE) da UNIVALE aprovou o projeto do curso de Farmácia (Resolução CONSEPE nº 07) com uma carga horária de 3312 e duração de 4 (quatro) anos letivos, e no dia 4 (quarto) de agosto de 1997, após o processo de autorização concedida pelo MEC, iniciou-se a primeira turma do curso de Farmácia. Em 2002, o curso de Farmácia foi submetido ao processo de reconhecimento e, em 27 de março daquele ano, o ato de reconhecimento do curso foi publicado na portaria 820, de 27/03/2002, do Ministério da Educação e Cultura, baseada no parecer nº 417/2002 da Secretaria de Educação Superior. Atualmente, o curso conta com projetos de extensão e de pesquisa e uma carga horária de 4000, proposto com o currículo formado por um eixo pré-profissional, eixo profissionalizante, e matérias complementares de formação geral e de formação profissional específica, oferecendo 40 vagas semestrais.

6 OBJETIVO Formar profissional farmacêutico com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, qualificado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor ético, intelectual e científico, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas, visando à transformação da realidade em benefício da sociedade.

7 PERFIL DO EGRESSO O Curso de Graduação em Farmácia tem, como perfil do formando egresso/profissional, o Farmacêutico, profissional da área de Saúde, com formação centrada nos fármacos, nos medicamentos e na assistência farmacêutica, e, de forma integrada, com formação em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos e em alimentos, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

8 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Manter reconhecido padrão de ética profissional e conduta, e aplicá-lo em todos os aspectos da vida profissional. Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendoa como uma forma de participação e contribuição social. Atuar com sensibilidade e ética, reconhecendo desigualdades sociais, diferenças geracionais, étnicas, raciais, ambientais, bem como deficiências individuais. Atenção à saúde: desenvolvimento de: (a) ações, projetos e programas de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em níveis individual e coletivo; (b) uma prática qualificada por ações integradas ao sistema de saúde, dentro dos padrões de qualidade e dos princípios bioéticos da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, bem como dos padrões de ética profissional (deontologia). Educação permanente: proposição de aprender a aprender, num processo contínuo, associando os saberes teóricos com os apreendidos na prática, sendo comprometido com sua autoformação e a dos futuros profissionais.

9 MATRIZ CURRICULAR Análises toxicológicas Anatomia Humana Assitência Farmacêutica Atenção Farmacêutica Bioestatística Biologia do Desenvolvimento Biologia Molecular e Bioinformática Bioquímica Básica Bioquímica Clínica Bioquímica e Metabolismo Bromatologia e Padrão de identidade e qualidade Ciências do Homem Citologia e Histologia Controle de Qualidade Físico-Químico Controle de Qualidade Microbiológico Epidemiologia Farmácia Clínica Farmácia Hospitalar Farmacobotânica Farmacognosia Farmacologia I Farmacologia II Farmacotécnica I Farmacotécnica II Físico-Química Fisiologia Geral Fitoterapia Hematologia Homeopatia Imunologia Clínica Imunologia Geral

10 Legislação e Deontologia Leitura e Produção de Texto Matemática Metodologia da Pesquisa Microbiologia Básica Microbiologia Clínica Microbiologia de Alimentos Neurofisiologia Parasitologia e Saneamento Patologia Básica Quimica Analítica Química Analítica Instrumental Química Farmacêutica Química Geral I Química Geral II Química Orgânica I Química Orgânica II Saúde Coletiva Semiologia e Semiotécnica Suporte Básico de Vida Tecnologia de Alimentos Tecnologia de Cosméticos Trabalho de Conclusão de Curso CARGA HORÁRIA TOTAL: 4000 HORAS

11 ESTÁGIO O estágio é um componente do ensino, assim constitui-se uma atividade de formação prático-profissionalizante, sendo o terceiro pilar (ao lado da pesquisa e da extensão) para construção de uma metodologia de um fazer articulado com a teoria e com a sala de aula, com a pesquisa e com a própria extensão. De acordo com as especificidades de cada curso o estágio, deverá seguir as seguintes etapas: I. Observação; II. Assistência; III. Execução. No Curso de Farmácia o Estágio Curricular Supervisionado tem uma carga horária de 800 horas

12 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO No curso de Farmácia, o TCC é obrigatório e se inicia no 8º período, com a formação de grupos com no mínimo três e no máximo cinco alunos, sob a orientação de um professor qualificado do corpo docente da UNIVALE, e que atue na área de interesse do grupo. Nesta etapa, o grupo é orientado a preparar o projeto de TCC buscando propostas inovadoras, problemas atuais enfrentados pela população regional que envolvam as áreas técnica farmacêutica, ambiental, social e tecnológica. O projeto de pesquisa que deve ser elaborado no máximo até o 8º período do curso obedecendo as normas de bioética será avaliado por banca de qualificação composta por professores da Univale. Após considerações da banca de qualificação e se necessário o parecer do Comitê de Ética da Univale, o grupo inicia o desenvolvimento do trabalho (TCC), o qual será apresentado em banca previamente definida pelo professor orientador. Após aprovação, os alunos são incentivados a publicar artigo científico em revista indexada.

13 ATIVIDADE COMPLEMENTAR A Atividade Complementar é um recurso pedagógico que vem sendo utilizado com objetivo maior de permitir a participação efetiva do estudante no processo de sua formação, garantindo a oportunidade de escolha de conteúdos complementares coadunantes com as áreas nas quais o aluno deseja se aprofundar. Nessa concepção, o estudante é sujeito ativo em seu processo de formação.

14 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Aulas teóricas com exposições dialogadas problematizadas e contextualizadas; Seminários de discussão de textos - atividade em que se trabalha, simultaneamente, a habilidade de leitura, compreensão e elaboração de textos e a expressão verbal; Metodologia de estudo de caso, para o adequado desenvolvimento da relação teoria-prática; Uso de tecnologias para a ampliação do ambiente acadêmico, por exemplo, por meio da utilização de blogs e do portal universitário, ferramenta que expande o espaço de interação entre estudantes e professores; Visitas técnicas; Elaboração e participação em projetos de iniciação científica e extensão; Oficinas Temáticas; Seminário Interdisciplinar (INTERFARMA);

15 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM São utilizados instrumentos variados que possam impulsionar o processo ensino-aprendizagem tais como: observação e acompanhamento do estudante; provas, testes e exercícios; trabalhos individuais e/ou em equipes; seminários; pesquisas descritivas, pesquisas experimentais; visitas técnicas; portfólios;. projetos interdisciplinares; relatórios; atividades práticas supervisionadas (APS) e demais modalidades e formas que se mostrem aconselháveis e de possível aplicação, conforme a disciplina.

16 EXTENSÃO NO CURSO A Política de Extensão que orienta as ações extensionistas na UNIVALE reflete os desafios atuais colocados sobre essa atividade; integra ao ensino e à pesquisa, na sua condição de produtora e difusora de conhecimentos, com função de estabelecer a interlocução com a sociedade. Assim, ao mesmo tempo, incentiva docentes e discentes a se envolverem com as práticas sociais, interligando as atividades fins da Instituição com as demandas locais e regionais. Dentre os projetos de extensão vinculados ao curso de farmácia pode-se citar: Farmacêuticos Solidários, Uso Racional de Medicamentos, Ascanav, Horto Medicinal, dentre outros.

17 PESQUISA NO CURSO O curso de farmácia conta com professores doutores, pesquisadores de diversas áreas que desenvolvem pesquisas nas quais os alunos podem atuar no programa de iniciação cientifica. Projeto nas áreas de Microbiologia, Imunologia, Desenvolvimentos de Novos Fármacos, Biotecnologias.

18 AVALIAÇÃO CPA A gestão, monitoramento e avaliação do curso são processos interligados e estão sob a responsabilidade da coordenação de curso, do Núcleo Docente Estruturante NDE e Colegiado de Curso. Contribuindo com esses processos, o resultado das avaliações anuais realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), oferece subsídios para a análise do curso e tomada de decisões para o fortalecimento de ações ou mudanças no cotidiano do curso e no PPC se necessário.

19 LABORATÓRIOS ESPECÍFICOS Laboratório de Assistência Farmacêutica (Lasfar) Laboratório de Farmacotecnica Laboratório de Controle de Qualidade Laboratório de Farmacognosia Laboratório de Quimica Farmacêutica Laboratório de Bioquimica Clinica Laboratório de Hematologia

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para que o profissional farmacêutico formado pela UNIVALE atenda as demandas sociais e profissionais contemporâneas, este Projeto Pedagógico busca acompanhar as mudanças através da flexibilidade curricular, norteandose pelas concepções que o sustentam. Ressalta-se o comprometimento de todos os envolvidos nesta reelaboração, especialmente do NDE, do Colegiado e da Coordenação, na gestão democrática do curso, possibilitando espaços para compartilhar experiências, sentimentos e relações, envolvendo as comunidades interna e externa num processo contínuo de monitoramento, avaliação e reavaliação da prática, partindo da realidade mediada pelo diálogo, com proposições e intervenções em tempo real, na perspectiva de enxergar e superar os desafios existentes.

21 TABELA COM O CORPO DOCENTE Pedro Henrique F. Marçal Rafael Silva Gama Layla Marinho Cabral Thalisson Arthur Gomides Lorena Bruna Pereira Ivana Cristina Lauro Maduro Carlos Alberto Michel Peçanha Zeina Trindade Doutor Doutor Doutor Doutor Doutor Doutor Doutor Mestre Residente Pós-graduada

FARMÁCIA MATUTINO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Disciplina 1º Ano / 2º Semestre / 2º Período Disciplina

FARMÁCIA MATUTINO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Disciplina 1º Ano / 2º Semestre / 2º Período Disciplina FARMÁCIA MATUTINO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Anatomia Citologia Embriologia @ Estágio Supervisionado em Fitoterápicos I Estágio Supervisionado em Saúde Pública e Cidadania I Farmacobotânica @ Fundamentos

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA 12007 Noturno 01 1 12001 Anatomia Humana 80 1 12003 Biologia Celular e Histologia 80 1 12102 Farmácia Social 50 10 1 12103 Farmacobotânica 30 30 1 12104 Química Geral 30 30 Total 190 150 3 2 12099 Bioestatística

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE FARMÁCIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE FARMÁCIA * 1º PERÍODO* Anatomia Humana -------- Bioestatística e Metodologia da pesquisa aplicada às Ciências Farmacêuticas -------- Biologia celular e molecular -------- Introdução às Ciências Farmacêuticas e

Leia mais

Matriz 1 - Farmácia Semipresencial

Matriz 1 - Farmácia Semipresencial Matriz 1 - Farmácia Semipresencial 1º PERÍODO Projeto Integrador I 20 1 0 1 Sociologia e Antropologia 40 2 1 1 Primeiros Socorros e Biossegurança 40 2 1 1 Ambientação em EAD 40 2 1 1 Ética e Bioética 40

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL Anatomia Humana 60 Biologia Celular 60 1º Semestre Metodologia Científica 60 Química Geral e Inorgânica I 60 Química

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA Campus: Curso: Modalidade: Integralização: Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo Farmácia Bacharelado Mínimo: 10 semestres Máximo: 15 semestres

Leia mais

ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica-Integral

ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica-Integral ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica-Integral Etapas Curriculares Créditos Carga horária 1. Núcleo Comum: - Ciências Biológicas 74 1.110 - Ciências Exatas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA POR DISCIPLINA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA POR DISCIPLINA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA POR DISCIPLINA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PERÍODO 1 FA101 Anatomia Humana Obrig 4.0 2.0 60 30 90 Não há FA102 Embriologia Geral Obrig 3.0 45 45 Não há FA103 Citologia e

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Farmácia Semestre 1

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Farmácia Semestre 1 Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Farmácia Semestre 1 1 Inserção à vida universitária 15 - - 15-1 2 Leitura e produção de texto I 60 - - 60-1 3 Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos 60

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR Curso de Graduação em Farmácia Bacharelado. 1º Período Carga Horária Teórica Prática Total

MATRIZ CURRICULAR Curso de Graduação em Farmácia Bacharelado. 1º Período Carga Horária Teórica Prática Total MATRIZ CURRICULAR Curso de Graduação em Farmácia Bacharelado Modalidade: Presencial Grau: Bacharelado Curso: Farmácia Turno: Matutino : 4.035 horas Vigência: 2016/02 Integralização: Mínimo de 05 anos e

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA-BIOQUÍMICA CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - INTEGRAL Núcleo Comum. Anatomia Biofísica

CURSO DE FARMÁCIA-BIOQUÍMICA CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - INTEGRAL Núcleo Comum. Anatomia Biofísica CURSO DE FARMÁCIA-BIOQUÍMICA CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - INTEGRAL - 2014 1º Ano Núcleo Comum 1º SEMESTRE CÓDIGO CRÉDITOS HORAS Anatomia 245 04 60 Biofísica 582 Fundamentos de Química 247 04

Leia mais

ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica - Período Integral

ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica - Período Integral ANEXO I (PROPOSTA) Forma de integralização curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica - Período Integral Etapas Curriculares Créditos horária 1. Núcleo Comum: - Ciências Biológicas 70 1.050 - Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/029/2009. MODIFICA A RESOLUÇÃO UEPB/CONSEPE/08/2006, QUE APROVA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA - BACHARELADO - DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO INTEGRAL

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO INTEGRAL 1º ANO Estrutura Curricular 2017 1º semestre Créditos 245 Anatomia 04 2T 2P 60 603 Biossegurança e Primeiros Socorros 03 2T 1P 45 604 Física Aplicada à Farmácia 03 3T 45 248 Histologia 05 3T 2P 75 605

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO NOTURNO

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - PERÍODO NOTURNO 1º ANO Estrutura Curricular 2017 1º semestre Créditos 407 Anatomia 04 2T 2P 60 638 Biossegurança e Primeiros Socorros 03 2T 1P 45 410 Histologia 05 3T 2P 75 639 Introdução ao Direito Sanitário 02 2T 30

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 260/2008 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Farmácia O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA da UNIVERSIDADE

Leia mais

1.4. EQUIVALÊNCIA E PLANO DE ADAPTAÇÃO À NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR

1.4. EQUIVALÊNCIA E PLANO DE ADAPTAÇÃO À NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR 1.4. EQUIVALÊNCIA E PLANO DE ADAPTAÇÃO À NOVA PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR O Quadro 2 apresenta o comparativo de equivalência dos componentes curriculares da matriz atual com a matriz proposta. 17 Quadro

Leia mais

Química Geral Química Geral Biologia Celular Anatomia Humana Métodos Físicos Aplicados à Farmácia

Química Geral Química Geral Biologia Celular Anatomia Humana Métodos Físicos Aplicados à Farmácia 1FAAD Introdução aos Estudos Farmacêuticos Química Orgânica I Biologia Celular Anatomia Humana Seminário Interdisciplinar em Bioética, Cidadania e Responsa Introdução aos Estudos Farmacêuticos Química

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Farmácia Adriana Maria Patarroyo Vargas 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Farmácia Adriana Maria Patarroyo Vargas 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

RESOLUÇÃO. Modalidades em processo de extinção, conforme Res. CONSEPE 24/2004, de 23 de setembro de 2004.

RESOLUÇÃO. Modalidades em processo de extinção, conforme Res. CONSEPE 24/2004, de 23 de setembro de 2004. RESOLUÇÃO CONSEPE 58/2001 REFERENDA A ALTERACÃO DA NOMENCLATURA E CURRÍCULO DO CURSO DE FARMÁCIA, NO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Farmácia Campus: Campos dos Goytacazes Missão O curso tem como missão formar profissionais farmacêuticos com visão generalista e humanista capazes de exercer atividades

Leia mais

Universidade de Cruz Alta

Universidade de Cruz Alta UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 32/2016 Dispõe sobre a aprovação da Grade Curricular do Curso de Farmácia da Universidade de Cruz Alta, =============================== O Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA CONTEÚDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES E DISCIPLINAS DA UFSM NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS FSC 1102

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina FM Biologia Celular, Histologia e Embriologia - Ativa desde: 01/01/2016

Pré-requisito Coreq Disciplina FM Biologia Celular, Histologia e Embriologia - Ativa desde: 01/01/2016 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20041 01 - - FM16101 - Biologia Celular, Histologia e Embriologia - Ativa desde: FM16102 - Introdução as Ciências Farmacêuticas - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA FM16103

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Data de Início: 10/03/ Data de Término: Número de Trancamentos: 2 Seriado: NÃO Situação da Versão: CORRENTE Ensino Superior Ciclo Pré-Profissional

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Farmácia Campus: Petrópolis Missão O curso tem como missão formar profissionais farmacêuticos capazes de exercer atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: 2017 Data de Início: 23/08/2017 Data de Término: Número de Trancamentos: 2 Seriado: NÃO Situação da Versão: CORRENTE 29 - Farmácia Ensino

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Bioquímica Farmacologia Básica

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Bioquímica Farmacologia Básica * 1º PERÍODO* Anatomia Humana -------- Biosegurança e Primeiros Socorros -------- 30 Processos Biológicos e Genética Humana -------- Histologia e Embriologia -------- Introdução às Ciências Farmacêuticas

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - NOTURNO HORÁRIO DE AULAS

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA - NOTURNO HORÁRIO DE AULAS 1º ANO - 1º SEMESTRE 19-20 - 40 T Histologia 20-23 - 40 T Biofísica 19-21 - 40 T Anatomia - 21-23 BIO P2 Anatomia - 19-21 07 T Histologia - 21-23 BIO P2 Histologia 19-23 - IQ T Fundamentos de Química Sexta-feira

Leia mais

P ---- QUIMICA FUNDAMENTAL EXPERIMENTAL 1 FA006 POLITICAS PUBLICAS DE SAUDE P ---- QUIMICA ORGANICA I EXPERIMENTAL

P ---- QUIMICA FUNDAMENTAL EXPERIMENTAL 1 FA006 POLITICAS PUBLICAS DE SAUDE P ---- QUIMICA ORGANICA I EXPERIMENTAL Página 1 Curso: 35 Currículo: 24 Nome: FARMACIA - INTEGRAL Portaria : 823 Publicação: //25 Pág: 50 Lim Min Anos: 0 Lim Max Anos: 5 Carga Horária Min: 292 Carga Horária Max: 500 FA0 FA0 FA0 FA0 FA0 FA0

Leia mais

Assistência farmacêutica e Políticas Públicas de. Prática comunitária - Uso racional de plantas medicinais na Atenção Primária 45

Assistência farmacêutica e Políticas Públicas de. Prática comunitária - Uso racional de plantas medicinais na Atenção Primária 45 Período Módulo Carga Horária 18 SEMANAS Determinantes do processo saúde-doença 30 1º Anátomo-fisiologia sistêmica I 40 Assistência farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde 50 Química geral e inorgânica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR FARMÁCIA

MATRIZ CURRICULAR FARMÁCIA MATRIZ CURRICULAR FARMÁCIA FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE Período Módulo Carga Horária 18 SEMANAS Total Determinantes do processo saúdedoença Anátomo-fisiologia sistêmica I 40 Assistência farmacêutica

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO INTEGRAL HORÁRIO DE AULAS

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO INTEGRAL HORÁRIO DE AULAS CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO INTEGRAL 1º ANO - 1º SEMESTRE 09-12 - 40 T Histologia 13h45-15h45-306 T Introdução às Ciências Farmacêuticas 16-18 - 306 T Introdução ao Direito Sanitário 07h45-09h45-07

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO NOTURNO HORÁRIO DE AULAS

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO NOTURNO HORÁRIO DE AULAS 1º ANO - 1º SEMESTRE 19-20 - 308 T Histologia 20-22 - 308 T Biossegurança e Primeiros Socorros - 22-23 308 P2 Biossegurança e Primeiros Socorros Terça-feira Quarta-feira 19-21 - 10 T Anatomia - 21-23 BIO

Leia mais

Diagnóstico das Matrizes Curriculares das Faculdades de Farmácia do Estado de São Paulo Realizado em 31/05/2007

Diagnóstico das Matrizes Curriculares das Faculdades de Farmácia do Estado de São Paulo Realizado em 31/05/2007 1 Diagnóstico das Matrizes Curriculares das Faculdades de Farmácia do Estado de São Paulo Realizado em 31/5/27 A formação acadêmica do farmacêutico mudou, desde fevereiro de 22, quando foram aprovadas

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO Governador Valadares / MG Dezembro/2018 FUNDAÇÃO

Leia mais

* 990h (novecentas e noventa horas) dedicadas aos Estágios, isto é, para o Estagio Supervisionado Farmacêutico I: 450h (quatrocentas e cinquenta

* 990h (novecentas e noventa horas) dedicadas aos Estágios, isto é, para o Estagio Supervisionado Farmacêutico I: 450h (quatrocentas e cinquenta * 990h (novecentas e noventa horas) dedicadas aos Estágios, isto é, para o Estagio Supervisionado Farmacêutico I: 450h (quatrocentas e cinquenta horas), é obrigatória a integralização de todas as disciplinas

Leia mais

P ---- QUIMICA FUNDAMENTAL EXPERIMENTAL 1 FA006 POLITICAS PUBLICAS DE SAUDE P ---- QUIMICA ORGANICA I EXPERIMENTAL

P ---- QUIMICA FUNDAMENTAL EXPERIMENTAL 1 FA006 POLITICAS PUBLICAS DE SAUDE P ---- QUIMICA ORGANICA I EXPERIMENTAL Página 1 Curso: 35 Currículo: 24 Nome: FARMACIA - INTEGRAL Portaria : 823 Publicação: //25 Pág: 50 Lim Min Anos: 0 Lim Max Anos: 5 Carga Horária Min: 292 Carga Horária Max: 500 FA0 FA0 FA0 FA0 FA0 FA0

Leia mais

Quadro 11 Periodização da matriz curricular do curso de Farmácia. FLUXO CURRICULAR Natureza

Quadro 11 Periodização da matriz curricular do curso de Farmácia. FLUXO CURRICULAR Natureza 3 SEMESTRE 2 SEMESTRE 1 SEMESTRE PERÍODO Quadro 11 Periodização da matriz curricular do curso de Farmácia. FLUXO CURRICULAR Natureza Carga Horária (em horas) Carga em Créditos Requisitos Componente Curricular

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FIBRA PRIMEIRO PERÍODO - EIXO TEMÁTICO: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FIBRA PRIMEIRO PERÍODO - EIXO TEMÁTICO: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FIBRA PRIMEIRO PERÍODO - EIXO TEMÁTICO: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL ANATOMIA HUMANA FISIOLOGIA HUMANA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR PROFISSIO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/CP 4/2015 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/CP 4/2015 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/CP 21/2015 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS DE EXAME DE PROFICIÊNCIA, DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de NOT

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de NOT GR01962 GR01906 GR01905 GR01961 GR01963 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Alimentos e Nutrição 36.00 Não ofertada no 1º semestre de 2018 Bioestatística Aplicada à Saúde 72.00 Não ofertada no 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRÍCULO PLENO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO Setor de Ciências da Saúde Unidade Universitária de Guarapuava CURRÍCULO PLENO CURSO: FARMÁCIA (530 Integral Cur. S-2009) 1º 2º 1º 2º 1º 2º 1º 2º 1º 2º Teó. Prá. Teó. 1880 DENF/G Anatomia Humana I 2-34 34 1881 DEFAR/G Introdução às Ciências Farmacêuticas 2 34-34 1882 DEMAT/G Cálculo

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE - UNIVALE UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE NÚCLEO DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA (2017) Governador Valadares/MG Agosto / 2017

Leia mais

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT GR01962 GR01906 GR01905 GR01961 GR01963 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Alimentos e Nutrição 36.00 Não ofertada no 1º semestre de 2019 Bioestatística Aplicada à Saúde 72.00 Não ofertada no 1º

Leia mais

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total CRÉDITOS Nº 1º Período 01 Anatomia Humana 60 30 90 6-02 Histologia e Embriologia 45 30 75 5-03 Biologia Celular e 45 15 60 4 - Molecular 04 Antropologia 30 30 2-05 Seminário de Introdução 15 15 1 - ao

Leia mais

FARMÁCIA - NOTURNO. Farmácia - NOTURNO - 1º TERMO. Farmácia - NOTURNO - 3º TERMO HORÁRIO 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado

FARMÁCIA - NOTURNO. Farmácia - NOTURNO - 1º TERMO. Farmácia - NOTURNO - 3º TERMO HORÁRIO 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado FARMÁCIA - NOTURNO HORÁRIO - 1º SEMESTRE 2017 ATUALIZADO: 30/11/2016 Farmácia - NOTURNO - 1º TERMO Bioética 10 Vagas SALA 01 Estrutura da Matéria Biologia Celular Cálculo I* Cálculo I* Bioestatística Turma

Leia mais

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de NOT

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de NOT GR01962 GR01906 GR01905 GR01961 GR01963 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Alimentos e Nutrição 36.00 Joaquim Gilberto de Oliveira Bioestatística Aplicada à Saúde 72.00 Bianca Maria Maglia Orlandi

Leia mais

CURSO DE BIOMEDICINA TURMA ª AVALIAÇÃO REGIMENTAL Avaliação REGIMENTAL Disciplinas. Data da Prova

CURSO DE BIOMEDICINA TURMA ª AVALIAÇÃO REGIMENTAL Avaliação REGIMENTAL Disciplinas. Data da Prova CURSO DE TURMA 380116 QUÍMICA GERAL & FÍSICO-QUÍMICA 30/05 15h50 às 17h30, ÉTICA & LEGISLAÇÃO 31/05 15h50 às 17h30 GENÉTICA HUMANA 01/06 14h00 às 15h40 APENAS DIAS 09 E MATEMÁTICA APLICADA 02/06 14h00

Leia mais

FARMÁCIA - NOTURNO. Farmácia - NOTURNO - 1º TERMO HORÁRIO 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado

FARMÁCIA - NOTURNO. Farmácia - NOTURNO - 1º TERMO HORÁRIO 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado FARMÁCIA - NOTURNO HORÁRIO - 1º SEMESTRE 2017 ATUALIZADO: 30/11/2016 Farmácia - NOTURNO - 1º TERMO Bioética 10 Vagas SALA 01 Estrutura da Matéria Biologia Celular Cálculo I* Cálculo I* Bioestatística Turma

Leia mais

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0004-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de MAT

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0004-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de MAT 1º Semestre de 2018 - MAT GR01962 GR01906 GR01905 GR01961 GR01963 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Alimentos e Nutrição 36.00 Não ofertada no 1º semestre de 2018 Bioestatística Aplicada à Saúde

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando a Resolução CONSEACC/BP 35/2016 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 5/2018 ALTERA O ROL DE DISCIPLINAS INSUSCETÍVEIS DE EXAME DE PROFICIÊNCIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho

Leia mais

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de NOT

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de NOT GR01962 GR01906 GR01905 GR01961 GR01963 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Alimentos e Nutrição 36.00 Joaquim Gilberto de Oliveira Bioestatística Aplicada à Saúde 72.00 Renata Cristofani Martins

Leia mais

Curso de Farmácia UFJF/GV. Horário

Curso de Farmácia UFJF/GV. Horário Curso de Farmácia UFJF/GV Horário 2016.1 Atenção: Prezados(as) estudantes, ao se matricularem nas disciplinas PRÁTICAS (Turmas A ou B ou C...), estarão manifestando seu interesse pela turma de preferência.

Leia mais

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT GR01962 GR01906 GR01905 GR01961 GR01963 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Alimentos e Nutrição 36.00 Não ofertada no 2º semestre de 2018 Bioestatística Aplicada à Saúde 72.00 Não ofertada no 2º

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO NOTURNO HORÁRIO DE AULAS

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO NOTURNO HORÁRIO DE AULAS CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO NOTURNO 1º ANO - 1º SEMESTRE 19-20 - 308 T Histologia 20-22 - 308 T Biossegurança e Primeiros Socorros - 22-23 308 P2 Biossegurança e Primeiros Socorros 19-21 - 10 T

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Farmácia BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Farmácia BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Farmácia BACHARELADO 1 Graduação em _ Farmácia Cuidar da saúde das pessoas exige uma combinação de competências técnicas e humanas, e é isso que você encontra no curso de Farmácia

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM FARMÁCIA - 2019 ATOS REGULATÓRIOS Curso Renovado pela Portaria

Leia mais

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de MAT

Curso: FARMÁCIA Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de MAT 1 Semestre de 2019 - MAT GR01962 GR01906 GR01905 GR01961 GR01963 GR01909 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Alimentos e Nutrição 36.00 Não ofertada no 1º semestre de 2019 Bioestatística Aplicada à Saúde

Leia mais

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO INTEGRAL HORÁRIO DE AULAS

CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO INTEGRAL HORÁRIO DE AULAS CURSO: FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PERÍODO INTEGRAL 1º ANO - 1º SEMESTRE 09-12 - 40 T Histologia 13h45-15h45-306 T Introdução às Ciências Farmacêuticas 16-18 - 306 T Introdução ao Direito Sanitário 07h45-09h45-07

Leia mais

EDITAL DC/CP 1/2018 E D I T A L

EDITAL DC/CP 1/2018 E D I T A L EDITAL DC/CP 1/2018 ABRE INSCRIÇÕES PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA PARA ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, NO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

Currículo do Curso de Enfermagem

Currículo do Curso de Enfermagem Currículo do Curso de Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como perfil do formando egresso/profissional o enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional

Leia mais

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia 170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 171 Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO DE FARMÁCIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2012

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO DE FARMÁCIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2012 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Direção de Ensino Campus Rio de Janeiro MATRIZ

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior UFV Catálogo de Graduação 2012 119 ENFERMAGEM COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior pedro.prado@ufv.br 120 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM FARMÁCIA - 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso Renovado pela Portaria

Leia mais

Considerando-se estas premissas, foi proposta a seguinte periodização da matriz curricular (QUADRO 7).

Considerando-se estas premissas, foi proposta a seguinte periodização da matriz curricular (QUADRO 7). Trabalho de curso Trabalho de Curso I 16 Trabalho de Curso II 16 Trabalho de Curso III 16 48 Optativas Optativa I 48 Optativa II 32 Optativa III 48 128 Supervisionado I 48 Supervisionado II 96 Supervisionado

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE FARMÁCIA

CATÁLOGO DO CURSO DE FARMÁCIA CATÁLOGO DO CURSO DE FARMÁCIA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Farmácia Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço de Funcionamento do Curso: Rua Yvette Gabriel Atique, 45 Boa Vista

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 1 PERÍODO 2 PERÍODO

COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 1 PERÍODO 2 PERÍODO Sujeito a alterações COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA COMP CURRICULARES CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL 1 PERÍODO DOCENTES TITULAÇÃO TEMPO DE EXERCÍCIO NA IES

Leia mais

Estrutura Curricular - Vigência a partir do 2º semestre de 2006 (Alteração homologada pela Resolução nº 36 CONSEPE, de 12/12/2008).

Estrutura Curricular - Vigência a partir do 2º semestre de 2006 (Alteração homologada pela Resolução nº 36 CONSEPE, de 12/12/2008). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA Estrutura Curricular - Vigência a partir do 2º

Leia mais

Hora 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira 07:00-08:00 08:00-09:00. Biossegurança. Q Geral PC. Odontologia. (Gabriela) Q Geral PA

Hora 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira 07:00-08:00 08:00-09:00. Biossegurança. Q Geral PC. Odontologia. (Gabriela) Q Geral PA HORÁRIO DO 1º PERÍODO DE FARMÁCIA UFJF campus GV 1.2017 07:00-08:00 08:00-09:00 Histologia e Embriologia X PB Biologia celular e Molecular Anatomia XI T 09:00- Histologia e Biologia celular Anatomia XI

Leia mais

Período Disciplina CH Turma Escopo Situação Ofertadas Ocupadas Disponíveis Dia Início Fim

Período Disciplina CH Turma Escopo Situação Ofertadas Ocupadas Disponíveis Dia Início Fim Relatório [29] Farmácia 2017 1º Semestre 14/12/2016 7:49:56 Página 1/7 Ter 14:00 16:00 1 BIO07009 - Biologia Celular e Molecular Ter 10:00 12:00 Ter 14:00 16:00 1 FAR07055 - Introdução à Farmácia 30 01

Leia mais

Prof. Ma. Mariana Viana Pinto Coordenadora do curso de Farmácia

Prof. Ma. Mariana Viana Pinto Coordenadora do curso de Farmácia A1/FARM HORÁRIO A1/ENF SEGUNDA FEIRA TERÇA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA SEMIPRESENCIAL Citologia, Histologia, Embriologia Língua Portuguesa Profª Ms. Thais Alves de Souza Promoção à Saúde

Leia mais

Ciências Farmacêuticas (MI)

Ciências Farmacêuticas (MI) Ciências Farmacêuticas (MI) Acreditado preliminarmente pela A3ES, em 13-12-2011 Deliberação da A3ES Grau / Duração / Mestrado Integrado* / 10 Semestres / 300 Apresentação O Mestrado Integrado em Ciências

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente.

CURSO DE ENFERMAGEM. Eixo Temático: Cuidando a partir dos conhecimentos básicos e os aspectos psicossomáticos da comunidade e ambiente. CURSO DE ENFERMAGEM I Curso: Graduação em Enfermagem Carga Horária Total do Curso: 4170 horas Turno de Aplicação: Noturno Regime: Seriado Semestral Vigência: 2016/2 Tempo de Integralização: Mínimo - 05

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 CURSO: Farmácia-Bioquímica PERÍODO: Integral CÓDIGO DE CURSO: 60013 XO CÓDIGO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA CURSO 60013 MÓDULO REQUISITO INDICAÇÃO CONJUNTO VIGENTE A PARTIR DO 1º SEMESTRE

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro UFV Catálogo de Graduação 2010 141 ENFERMAGEM COORDENADORA Rita de Cássia Lanes Ribeiro rribeiro@ufv.br 142 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em Enfermagem da UFV

Leia mais

EDITAL UNIVALE Nº 073/2018

EDITAL UNIVALE Nº 073/2018 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE Fundação Percival Farquhar Entidade Mantenedora Programa de Monitoria Voluntária 2019-1 EDITAL UNIVALE Nº 073/2018 A Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE, mantida

Leia mais

1 º P E R Í O D O. Colegiado do Curso de Farmácia - Horário 2º semestre de 2017 ATUALIZADO EM 23/06/2017 Página 1

1 º P E R Í O D O. Colegiado do Curso de Farmácia - Horário 2º semestre de 2017 ATUALIZADO EM 23/06/2017 Página 1 1 º P E R Í O D O BIQ050 Bioquímica Celular F 14:00-17:00(TF) 16:00-18:00(TF) EST083 Bioestatística Básica F 9:25-11:05 (B1, B2) FAS007 Farmácia e Sociedade 9:30-11:10 (TFA) 14:00-15:40 (TFB) FIS093 Fundamentos

Leia mais

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA CORPO DOCENTE 2019 FARMÁCIA Nº NOME DO DOCENTE TITULAÇÃO QUAL. PROFISSIONAL TEMPO CASA 1. Ana Carolina Lima Frade Gomes DISCIPLINAS Doutorado Farmacêutica-bioquímica 13 anos. Controle de Qualidade Microbiológico

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CARGA HORÁRIA DOCENTES TITULAÇÃO TEMPO DE EXERCÍCIO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL

COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CARGA HORÁRIA DOCENTES TITULAÇÃO TEMPO DE EXERCÍCIO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL COMP CURRICULARES COMPONENTES CURRICULARES E CORPO DOCENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CARGA HORÁRIA DOCENTES TITULAÇÃO TEMPO DE EXERCÍCIO TEÓRICA PRÁTICA TOTAL NA IES 1 PERÍODO Introdução às Ciências

Leia mais

Biologia Celular Bloco A - Sala 303 Biologia Celular Fernando Varotti Bloco A - Sala :50-12:

Biologia Celular Bloco A - Sala 303 Biologia Celular Fernando Varotti Bloco A - Sala :50-12: F A R M Á C I A Horários do 1º Semestre de 2019 1º P E R Í O D O MANHÃ S E G U N D A T E R Ç A Q U A R T A Q U I N T A S E X T A Etica e Bioética: Heloísa Políticas Públicas de Saúde: Roberta Bloco A 303

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia UFV Catálogo de Graduação 2014 173 ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br 174 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

GRADE CURRICULAR NUTRIÇÃO

GRADE CURRICULAR NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE Biologia (Genética/Citologia/Evolução) 04 80 Microbiologia e Imunologia Anatomia Humana 04 80 Histologia Geral I Parasitologia Introdução a Nutrição 04 80 Produção e interpretação de textos

Leia mais

BACHARELADO I. CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) Carga Horária (CH) Total: Qtd. Créd.

BACHARELADO I. CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) Carga Horária (CH) Total: Qtd. Créd. BACHARELADO I CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) (CH) Total: 3.320 Qtd. Créd. Total: 166 CH Disc. Obrigatórias: 3.240 Qtd. Créd. Disc. Obrig.:162 CH Atividade

Leia mais

1 º P E R Í O D O. Colegiado do Curso de Farmácia - Horário 1º semestre de 2016 ATUALIZADO EM 28/01/2016 Página 1

1 º P E R Í O D O. Colegiado do Curso de Farmácia - Horário 1º semestre de 2016 ATUALIZADO EM 28/01/2016 Página 1 1 º P E R Í O D O BIQ050 Bioquímica Celular F 14:00-17:00(TF) 16:00-18:00(TF) EST083 Bioestatística Básica F 9:25-11:05 (B1, B2) FAS007 Farmácia e Sociedade 9:30-11:10 (TFA) 14:00-15:40 (TFB) FIS093 Fundamentos

Leia mais

FARMÁCIA NOTURNO - HORÁRIO DE AULAS 1º. SEMESTRE DE 2016

FARMÁCIA NOTURNO - HORÁRIO DE AULAS 1º. SEMESTRE DE 2016 1º PERÍODO BIQ050 Bioquímica Celular F 19:50-22:35 (FN) 20:55-22:35 FAS007 Farmácia e Sociedade 19:00-19:50 (TN) 19:00-19:50 (TN) MAT130 Matemática 20:55-22:35 (TF) 19:00-20:40 (TF) MOF009 Anatomia Humana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Curso: Biomedicina Versão: 12 Descrição: Ano: 2018 Semestre: Primeiro Carga horária de eletivas: 0 Carga horária de optativas: 0 Carga horária de diretivas: 0 Carga horária de atividades complementares:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

Relatório de versão curricular

Relatório de versão curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Configuração Curricular Relatório de versão curricular Curso: 18002 - FARMÁCIA Versão curricular: D-20181 Situação: Liberada Carga horária mínima para mudança de opção

Leia mais

Representação Curricular do Curso de Farmácia da UFMG - Subdivisão Farmácia Diurno

Representação Curricular do Curso de Farmácia da UFMG - Subdivisão Farmácia Diurno Representação Curricular do Curso de Farmácia da UFMG - Subdivisão Farmácia Diurno DISCIPLINAS POR SEMESTRE DE CURSO E CARGA HORÁRIA CH do período 1º FAS007 Farmácia e Sociedade MAT1 - Matemática QUI203

Leia mais

Relatório de versão curricular

Relatório de versão curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Configuração Curricular Relatório de versão curricular Curso: 18002 - FARMÁCIA Versão curricular: D-20181 Situação: Liberada Carga horária mínima para mudança de opção

Leia mais

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2012.2 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à Enfermagem 36 36 - Relações Étnico-raciais, Cultura e Saúde

Leia mais

2 º P E R Í O D O. Colegiado do Curso de Farmácia - Horário 1º semestre de 2018 ATUALIZADO EM 20/12/2017 Página 1

2 º P E R Í O D O. Colegiado do Curso de Farmácia - Horário 1º semestre de 2018 ATUALIZADO EM 20/12/2017 Página 1 2 º P E R Í O D O BIQ058 Biologia Molecular F 08:00-10:00(TF1/TF2) BIQ602 Imunologia Básica 10:00-12:00(TF1) 11:00-12:00(TF1) BOT016 Botânica F 13:30-17:30(TF2) 13:30-17:30(TF1) MOF034 Citologia e Histologia

Leia mais

C.C.B.S. CURSO: FARMÁCIA HORÁRIOS DO 2º SEM/2017 COMPONENTES OFERTADOS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL TURMA ESPECIAL FARMÁCIA - INTEGRAL

C.C.B.S. CURSO: FARMÁCIA HORÁRIOS DO 2º SEM/2017 COMPONENTES OFERTADOS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL TURMA ESPECIAL FARMÁCIA - INTEGRAL COMPONENTES OFERTADOS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Componente nome do componente c.h. total teoria prática etapa 2ªfeira 3ªfeira 4ªfeira 5ªfeira 6ªfeira Sábado Agrupador ENEC00270 BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL

Leia mais