CATEQUESE COM ADULTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CATEQUESE COM ADULTOS"

Transcrição

1

2 CATEQUESE COM ADULTOS

3 DESDE MUITO TEMPO Desde o concílio Vaticano II ( ), a Igreja convoca os catequistas a adotar um novo jeito de fazer catequese. Pensar uma catequese com adultos, cristocêntrica, de Iniciação à vida de fé em comunidade, uma catequese transformadora e libertadora, quando a mensagem da fé, iluminando a existência humana, forma a consciência crítica diante das estruturas injustas e possibilita uma ação transformadora da realidade social. Nessa dinâmica surge A Segunda Semana Brasileira de Catequese (2ª SBC) aconteceu em outubro de O tema que mobilizou o brasil foi: com adultos, catequese adulta e o lema crescer rumo à maturidade em cristo. Precisamos refletir e orar sobre a realidade dos adultos católicos e juntos tornar prioridade efetiva a catequese com adultos. Segundo o Diretório Nacional de Catequese (181), os adultos são, no sentido mais amplo, os interlocutores primeiros da mensagem cristã. Deles depende a formação da mensagem cristã, através do testemunho da família, no mundo social e politico, no exercício da profissão e na prática de vida comunidade.

4 Uma nova luz na caminhada da Igreja: o Concilio Vaticano II. O Concilio Vaticano II ( ) provoca uma renovação profunda na Igreja e na Catequese. O Concílio solicitou a restauração do Catecumenato.

5 Por que hoje verificamos grande número de pessoas batizadas e não evangelizadas? Por que muitas famílias de nossas comunidades só se dirigem a Igreja quando desejam receber os sacramentos? Como dar resposta a esta realidade?

6 A REALIDADE Na realidade atual percebemos situações de crise, com prejuízos éticos e morais, e uma significativa indiferença religiosa; os adultos são bombardeados continuamente com diversas ideias e valores e, com frequência, mostram-se vulneráveis em questões de fé. Todos nós conhecemos adultos católicos não verdadeiramente convertidos e, portanto, não convictos, que desconhecem o fundamental sobre sua fé. Também há adultos imaturos que se agarram a devoções mágicas ou se deixam levar pelo lado emocional, e buscam a Igreja para satisfazer uma necessidade pessoal. Sendo assim, a realidade pastoral dos dias atuais, marcada pela mudança sociocultural e por um apelo a um novo jeito de ser Igreja, exige um novo rosto para a Catequese com Adultos, uma das atividades mais fecundas para a renovação das comunidades eclesiais e uma prioridade inquestionável em nossa Igreja. A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da igreja católica no Brasil em levar adiante a reflexão do tema catequese com adultos, formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.

7

8 Desde o Edito de Milão (313), há um novo paradigma na história da Catequese. O Imperador Constantino torna-se cristão. Ele autoriza e favorece a religião e pelo ano de 381 o cristianismo torna-se Religião Oficial do Estado Romano. Desaparece o catecumenato e começa o batismo de crianças.

9 CONSEQUÊNCIAS DO PERÍODO DA CRISTANDADE Numerosos batizados sem conversão e sem compromisso. Cristãos por conveniência e não por opção. Aliança da Igreja com o Estado. Vida cristã por tradição, distante da realidade e da vida comunitária. Catequese moralizante, deixa de ser bíblico-litúrgica. Não há necessidade de catequese para os adultos. Ninguém precisa se converter para receber o Batismo. Não existe uma catequese sistemática destinada às crianças e jovens. O clero sem formação Bíblica fazem ensinamentos morais, distantes da Palavra de Deus.

10 INFLUÊNCIAS PARA OS DIAS ATUAIS Catequese distante da Palavra de Deus e da centralidade do mistério da fé cristã. Bíblia é desconhecida pela maioria do povo. Aumentam as devoções, procissões... Os sacramentos são recebidos por costume, tradição, como algo normal sem uma opção séria e decisiva que envolve conversão, engajamento numa comunidade. Privilegia-se a catequese para preparação aos sacramentos e não como um processo permanente de educação da fé.

11 FRAGILIDADES DO CRISTÃO Segunda Semana Brasileira de Catequese nos aponta fragilidades graves nos católicos: a) Primeiramente, a não conversão. b) Segunda fragilidade: a não convicção. c) Terceira fragilidade: a ignorância religiosa. d) Quarta fragilidade: o infantilismo religioso.

12 CATEQUESE COM ADULTOS E SEUS DESAFIOS ATUAIS O Diretório Nacional de Catequese descreve alguns desafios que nos provocam para bem exercer a tarefa de catequizar, ou seja, de anunciar o evangelho fazendo ecoar a Palavra de Deus nos diferentes caminhos que se desponta para fora das portas da Igreja, ou seja, ser uma Igreja em saída, como nos convida a ser, o Papa Francisco. Alguns desafios que se encontram no DNC: Cria uma unidade na pastoral catequética, organizando melhor a catequese nos diversos níveis (regional, diocesano, paroquial). Formar catequistas como comunicadores de experiências de fé, comprometidos com o Senhor e sua Igreja. Fazer da Bíblia realmente o texto principal da catequese. Suscitar nos catequistas e catequizandos o sentido do valor do valor da celebração litúrgica, da dimensão orante da catequese e o amor pela comunidade. Assumir o processo de inspiração catecumenal como modelo de toda a catequese e, consequentemente, intensificar o usos do Ritual de Iniciação Cristão de Adultos. Orientar a catequese para que seja ela instrumento de inserção dos catequizandos no mistério de Cristo e na vida da Igreja.

13 O Diretório Nacional de Catequese aponta que catequese com adultos deve levar em conta as experiências vividas, os condicionamentos e os desafios que eles encontram, como também suas interrogações e necessidades em relação à fé. É preciso: a) distinguir entre os adultos que vivem sua fé (praticantes), adultos apenas batizados (não-praticantes ou afastados) e os adultos não batizados; b) levar em conta seus problemas e experiências, capacidades espirituais e culturais; c) motivá-los para a vivência da fé em comunidade, para que ela seja lugar de acolhida e ajuda; d) fazer um projeto orgânico de pastoral com os adultos que integre a catequese, a liturgia e os serviços da caridade (cf. DGC 174).

14 Diante dessa realidade, a igreja é chamada a pensar em novas formas, métodos próprios e expressões diferenciadas para a realização do processo de evangelização junto à comunidade. Há a importância de uma catequese com adulto.

15

16 O que é Iniciação à vida Cristã?

17 O SACRAMENTO É CONSEQUÊNCIA DE UMA FÉ ASSUMIDA. O SACRAMENTO, POR SUA VEZ, ALIMENTA A FÉ. ENTÃO, A CATEQUESE DEVE LEVAR AO SACRAMENTO. NÃO DEVE, PORÉM, FAZER DO SACRAMENTO UM PONTO DE CHEGADA. 17

18 A CATEQUESE MISTAGÓGICA É UMA PARTE ESSENCIAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ. MISTAGOGIA INTRODUÇÃO AO MISTÉRIO CRISTÃO, NÃO EM FORMA DE SIMPLES INSTRUÇÃO DOUTRINAL, MAS TAMBÉM DE VIDA E EXPERIÊNCIA CELEBRATIVA. É O COROAMENTO DE TODO O PROCESSO. DESAFIO (CATEQUESE SACRAMENTALISTA) FIM DA CAMINHADA- FORMATURA -... DESPEDIDA DA IGREJA... 18

19 O VERDADEIRO OBJETIVO DA INICIAÇÃO CRISTÃ LEVAR AS PESSOAS A UMA AUTÊNTICA EXPERIÊNCIA CRISTÃ. OU SEJA: NÃO É AUMENTAR O NÚMERO DE CATÓLICOS. É LEVAR O CATÓLICO À ADESÃO, À CONVERSÃO, AO COMPROMISSO 19

20 INICIAÇÃO SIGNIFICA IR PARA DENTRO. INSERIR-SE EM ALGUM PROCESSO. Iniciação à Vida Cristã é acolhimento aos segredos (mistérios ) da vida revelada por Jesus Cristo. O cristão convertido acolhe o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, colocando-se a serviço dos irmãos. 20

21 O QUE É O RICA RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS? PROMULGADO EM 1972, É FRUTO DA REFORMA LITÚRGICA CONCILIAR. RESTAUROU O PERÍODO DE PREPARAÇÃO, O CATECUMENATO; A CELEBRAÇÃO CONJUNTA DOS TRÊS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO. O RICA APRESENTA A FORMA TÍPICA DO RITUAL COMPLETO DA INICIAÇÃO CRISTÃ NO PRIMEIRO CAPÍTULO, RITOS DO CATECUMENATO EM TORNO DE SUAS ETAPAS. COMO O MODO ORDINÁRIO DE INICIAR UM ADULTO, O QUAL SE ACHA SUBDIVIDIDO EM TRÊS RITOS DE PASSAGEM: CELEBRAÇÃO DA ENTRADA NO CATECUMENATO, DA ELEIÇÃO OU INSCRIÇÃO DO NOME, DOS TRÊS SACRAMENTOS NA VIGÍLIA PASCAL; E EM QUATRO TEMPOS DE FORMAÇÃO: PRÉ-CATECUMENATO, CATECUMENATO, ILUMINAÇÃO E MISTAGOGIA.

22 SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ: BATISMO, EUCARISTIA E CRISMA 1) PRÉ-CATECUMENATO PRIMEIRO TEMPO PARA OS QUE NÃO TÊM BATISMO, NESSE PERÍODO É REALIZADA A PRIMEIRA EVANGELIZAÇÃO, INICIANDO COM O ANÚNCIO (QUERIGMA) DE JESUS CRISTO ENVIADO POR DEUS VIVO PARA A SALVAÇÃO DE TODOS. DEPOIS É APRESENTADO O REINO DE DEUS E A BÍBLIA, PARA INSPIRAR O DESEJO À CONVERSÃO POR MEIO DA FÉ E ORAÇÃO. PARA OS QUE JÁ FORAM BATIZADOS E VÃO RECEBER A EUCARISTIA E A CRISMA, SERÃO MOTIVADOS A BUSCAR O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO. OS CANDIDATOS NÃO MANIFESTAM AINDA SUA FÉ, MAS SOMENTE SUA RETA INTENÇÃO. NESTE ACOLHIMENTO NÃO HÁ RITO, SERÁ FEITO DENTRO DAS REUNIÕES E ASSEMBLEIAS DA COMUNIDADE LOCAL E SAUDADO COM PALAVRAS INFORMAIS, RECEBIDO PELO SACERDOTE OU POR UM MEMBRO RESPEITÁVEL DA COMUNIDADE.

23 2) CATECUMENATO SEGUNDO TEMPO (PRIMEIRA ETAPA) NESSE PERÍODO SE DÁ O RITO DA ADMISSÃO ONDE OS CANDIDATOS, REUNIDOS PELA PRIMEIRA VEZ EM PÚBLICO, MANIFESTAM À IGREJA A SUA VONTADE. E ESTA, OS RECEBEM COMO MEMBROS. NESSA ETAPA, O CANDIDATO É INCENTIVADO A ADERIR A JESUS CRISTO, A IGREJA E AO DESEJO DE VIVER UMA NOVA VIDA. OS NOMES DOS CATECÚMENOS SÃO ANOTADOS EM LIVRO PRÓPRIO COM INDICAÇÃO DOS INTRODUTORES. A DURAÇÃO DESTE PROCESSO DO CANDIDATO PARA SE FORMAR, É VARIADA. AFIM DE AMADURECER SUA CONVERSÃO E FÉ. 3) TEMPO DE PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃO TERCEIRO TEMPO (SEGUNDA ETAPA) REALIZADO NA QUARESMA. O PROCESSO CATEQUÉTICO, NESTA FASE DE ILUMINAÇÃO, É COMO UM GRANDE RETIRO QUARESMAL, CUJOS GRANDES OBJETIVOS SÃO A MATURAÇÃO DAS DECISÕES E O EXAME DE TUDO AQUILO QUE SE OPÕE À VIDA CRISTÃ, BEM COMO A ENTREGA DOS GRANDES DOCUMENTOS DA FÉ. COMEÇA COM O RITO DA ELEIÇÃO OU INSCRIÇÃO DOS NOMES DOS NÃO BATIZADOS QUE SE CELEBRA PREFERENCIALMENTE NO 1º DOMINGO DA QUARESMA, CHEGANDO AO PONTO CULMINANTE NA VIGÍLIA PASCAL.

24 4) CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO (TERCEIRO ETAPA) CONSTITUI A ÚLTIMA ETAPA: RECEBIMENTO DOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO (BATISMO, CRISMA, EUCARISTIA) NA VIGÍLIA PASCAL. OS ELEITOS RECEBEM A REMISSÃO DOS PECADOS, E SÃO INCORPORADOS AO POVO DE DEUS. ASSIM, TORNAM-SE SEUS FILHOS ADOTIVOS E SÃO INTRODUZIDOS, PELO ESPÍRITO, NA PROMETIDA PLENITUDE DOS TEMPOS. E PARTICIPAM DESDE JÁ NO REINO DE DEUS, PELO SACRIFÍCIO E BANQUETE EUCARÍSTICO. 5) MISTAGOGIA QUARTO TEMPO ESSE ÚLTIMO TEMPO É REALIZADO NO TEMPO PASCAL. NELE A PESSOA EXPERIMENTA A VIVÊNCIA DO MISTÉRIO. A COMUNIDADE, JUNTAMENTE COM OS NEÓFITOS, APROFUNDA E PROCURA TRADUZIR O MISTÉRIO PASCAL CADA VEZ MAIS NA VIDA PELA MEDITAÇÃO DO EVANGELHO, PELA PARTICIPAÇÃO NA EUCARISTIA E PELO EXERCÍCIO DA CARIDADE. ESTE TEMPO É TAMBÉM O DE PREVER UMA CONTINUIDADE NA CAMINHADA POR INSERÇÃO CONCRETA EM UM SETOR DE PASTORAL PARA INTENSIFICAR SUA PARTICIPAÇÃO. ACIMA DE TUDO, DEVE-SE GARANTIR QUE O LEIGO ASSUMA A SUA VOCAÇÃO. PODE SE ENCERRAR COM UMA CELEBRAÇÃO NO TÉRMINO DO TEMPO PASCAL, E NAS PROXIMIDADES DO DOMINGO DE PENTECOSTES. INCLUSIVE COM FESTIVIDADES EXTERNAS.

25 25

26 A IGREJA NOS INDICA ESSE CAMINHO CATECUMENAL PORQUE NOSSO PROCESSO DE CRESCIMENTO NA FÉ É PERMANENTE, OS SACRAMENTOS ALIMENTAM ESSE PROCESSO E TÊM CONSEQUÊNCIAS NA VIDA.

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes...

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O que é RICA? O Rito de Iniciação Cristã é destinado a adultos que ouviram o anúncio do mistério

Leia mais

Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários

Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários Nossas Forças Nossas Fraquezas O que nos atrapalha (ad intra e ad extra) O que queremos Primeira Parte: João 4,1-42 Jesus e a Samaritana no

Leia mais

Iniciação à vida cristã 25/03/17

Iniciação à vida cristã 25/03/17 Iniciação à vida cristã 25/03/17 Onde estamos Cap 6.3 n.º 63 2008 2007 Onde estamos 63 A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã, e terá como tarefas irrenunciáveis: iniciar na

Leia mais

Assembleia Formativa CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL-

Assembleia Formativa CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL- Assembleia Formativa CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL- AGENDA DA APRESENTAÇÃO 1. Os diretórios; 2. A palavra Catecumenato; 3. A iniciação Cristã; 4. O processo: Estilo Catecumenal; 5. Conceitos; 6.

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ. Itinerário para a formação dos discípulos missionários

INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ. Itinerário para a formação dos discípulos missionários INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ Itinerário para a formação dos discípulos missionários Deixar-se encantar pelo caminho que nos leva,devagarzinho, a fonte... Por onde começamos? Sistemático e gradativo na fé PROCESSO

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE Proposta Comissão Diocesana ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE - MATERIAL DIDÁTICO - INSCRIÇÕES (crianças, adolescentes, adultos) - FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS- ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE OBJETIVO: Que a catequese na

Leia mais

Ousar evangelizar os Pais

Ousar evangelizar os Pais Ousar evangelizar os Pais Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José da Cruz Policarpo Conferência na Assembleia Diocesana dos Catequistas Benedita, 18 de Fevereiro de 2006 1. O problema da evangelização dos

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

O que percebemos... - Ausência da família - Formação do catequista - Adultos que não são prioridades - Pouco envolvimento do clero - Catequese para os sacramentos - Rotatividade dos catequistas

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

Acesse... Conheça...

Acesse... Conheça... Acesse... Conheça... www.catequeseplay.com.br Coleção de manuais O CAMINHO Pe Thiago Faccini Paro Ritos com Noviciado Antes Depois I------------------I noviciado I-------------------I Segregação Separação

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

Duas faces do mesmo Mistério

Duas faces do mesmo Mistério Duas faces do mesmo Mistério C A T E Q U E S E MISTÉRIO PASCAL L I T U R G I A AMADURECIMENTO E VIVÊNCIA DA FÉ CATEQUESE Explicitação do Mistério Como posso entender as Escrituras, se não há alguém que

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ NO PROCESSO CATEQUÉTICO

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ NO PROCESSO CATEQUÉTICO PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ NO PROCESSO CATEQUÉTICO 4º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TERESINHA DOCUMENTO DA CNBB 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente 1º PASSO: O ENCONTRO DÁ-ME DE BEBER!

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

FEVEREIRO 2018 Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 1 2 3

FEVEREIRO 2018 Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 1 2 3 DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Adultos 2018/2019 INICIAÇÃO À VIVÊNCIA CRISTÃ FEVEREIRO 2018 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14- Cinzas 15 16 17- Encontro de acolhida e organização

Leia mais

ABRIL 2019 Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

ABRIL 2019 Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado DIOCESE DE GUARULHOS Calendário de atividades da Catequese com Adultos 2019/2020 INICIAÇÃO À VIVÊNCIA CRISTÃ JANEIRO E FEVEREIRO: INSCRIÇÕES MARÇO 2019 1 2- Encontro de acolhida e organização para explicação

Leia mais

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Quem é o leigo catequista? SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Pessoas que descobrem, na experiência de fé e na inserção na comunidade, a vocação de catequista. Exercem essa missão com esmero, com doação e

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE

ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE ORIENTAÇÕES PARA A INICIAÇÃO CRISTÃ DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM IDADE DE CATEQUESE Preâmbulo 1. A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado constitui uma realidade relevante

Leia mais

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ!

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! CATEQUESE: PERSPECTIVA CRISTOLÓGICO-BÍBLICA 1 Viram o Senhor e conheceram coisas maravilhosas: que coisas são estas? A catequese visa ajudar outros a encontrarem o Senhor

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01.

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01. 1 DIOCESE DE BLUMENAU Paróquia São Paulo Apóstolo Iniciação à Vida Cristã Inspiração Catecumenal C A L E N D Á R I O 2018 JANEIRO 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de O PONTO ALTO DO CATECUMENATO Domingos Ormonde

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de O PONTO ALTO DO CATECUMENATO Domingos Ormonde ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de 2018 5. O PONTO ALTO DO CATECUMENATO Domingos Ormonde Do catecumenato batismal vem a inspiração para o estilo catecumenal.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA 23-24/0102017 Pe. João Paulo PARÓQUIA E INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARÓQUIA E CATECUMENATO LINHAS DE AÇÃO DA CATEQUESE PAROQUIAL A URGÊNCIA DE UMA RENOVAÇÃO PAROQUIAL A

Leia mais

A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe

A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe I - CONTEMPLAR: Um olhar de fé sobre nosso tempo II - DISCERNIR: Alguns

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Aprovado pela 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006), tendo como tema: Catequese, caminho para o discipulado, e como lema: Nosso coração arde quando ele fala,

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 1 Processo de Inspiração Catecumenal -Diocese de Uruguaiana-

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 1 Processo de Inspiração Catecumenal -Diocese de Uruguaiana- PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 1 Processo de Inspiração Catecumenal -Diocese de Uruguaiana- APRESENTAÇÃO Impulsionados pelo espírito renovador do Concílio Ecumênico Vaticano II e, mais recentemente,

Leia mais

Dois códigos da mesma mensagem

Dois códigos da mesma mensagem Dois códigos da mesma mensagem O envolvimento é maior e mais integral do que apenas no nível mental. Há diferentes jogos entre o código verbal e o não verbal. o código não verbal determina o verbal. A

Leia mais

CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL-

CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL- Escola Diocesana De Catequese CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO -CATECUMENAL- ORAÇÃO INICIAL Oração do Espírito Santo Leitura da Palavra: Cl 2,6-9 MISTAGOGIA Objetivo: Enviar para o serviço à comunidade eclesial

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA Calendário Paroquial 2018/2019 16 e 19 de setembro - Início da Catequese no Centro Paroquial 23 de setembro, 17.30h Reunião de pais dos adolescentes e jovens

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Caminho(s), meio(s), recurso(s) empregados para iniciar alguém no cristianismo, nos

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2012 13 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 10 de setembro, 10h - Reunião mensal de catequistas 10 de setembro, 13h - Almoço de catequistas e respetivas famílias 17 e

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Igreja, casa da iniciação à vida cristã

Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. Calendário Paroquial 2018/2019

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. Calendário Paroquial 2018/2019 PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA Calendário Paroquial 2018/2019 16 e 19 de setembro - Início da Catequese no Centro Paroquial 23 de setembro, 17.30h Reunião de pais dos adolescentes e jovens

Leia mais

VI CAPACITAÇÃO DE CATEQUISTAS A ALEGRIA DE INICIAR DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. lll PROPOR. Sem. Adailton Gomes

VI CAPACITAÇÃO DE CATEQUISTAS A ALEGRIA DE INICIAR DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. lll PROPOR. Sem. Adailton Gomes VI CAPACITAÇÃO DE CATEQUISTAS A ALEGRIA DE INICIAR DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA lll PROPOR Sem. Adailton Gomes O MISTÉRIO PASCAL ESTÁ NO CENTRO DA INICIAÇÃO CRISTÃ ELE VIVE... CONTEMPLAR!

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho Encontro de Formação de Catequistas Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho - 2013 Conteúdos de cada Etapa Catequese 1ª Comunhão 1ª Etapa (5 à 6 anos) Nessa etapa o catequizando deve ser introduzido nas maravilhas

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Tempo de colher os frutos Tempo de partilhar os frutos

Tempo de colher os frutos Tempo de partilhar os frutos A VIVÊNCIA QUARESMAL E A VIDA NOVA EM CRISTO 1 A VIVÊNCIA QUARESMAL E A VIDA NOVA EM CRISTO Tempo de colher os frutos Tempo de partilhar os frutos vivencia quaresmal.indd 1 08/01/19 08:43 2 TEMPO DE COLHER

Leia mais

Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais. Mauricio Nascimento Cruz Filho 2

Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais. Mauricio Nascimento Cruz Filho 2 Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais Mauricio Nascimento Cruz Filho 2 RESUMO A comunicação que se estabelece entre o universo religioso com

Leia mais

A Alegria de Iniciar DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS na mudança de época. Contemplar Discernir - Propor

A Alegria de Iniciar DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS na mudança de época. Contemplar Discernir - Propor A Alegria de Iniciar DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS na mudança de época Contemplar Discernir - Propor Dom Peruzzo Após muitas buscar, muitos caminhos e interrogações, eis que já temos muitas e belas experiências

Leia mais

A VIDA NOVA EM CRISTO: UMA EXISTÊNCIA HUMANA COM SENTIDO E ESPERANÇA

A VIDA NOVA EM CRISTO: UMA EXISTÊNCIA HUMANA COM SENTIDO E ESPERANÇA A VIDA NOVA EM CRISTO: UMA EXISTÊNCIA HUMANA COM SENTIDO E ESPERANÇA Coleção Catequese Caminho de iniciação à vida cristã: elementos fundamentais, João Panazzolo Catequese e liturgia: duas faces do mesmo

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários CAPÍTULO II Aprender da história e da realidade: VER Animados pela narrativa do encontro de Jesus com a samaritana, a Igreja, que

Leia mais

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora REGIONAL LESTE 1 2018 1 2011 Urgências 1. Estado permanente de missão 2. Comunidade de comunidades 3. Iniciação à vida cristã 4. Animação bíblica da vida e da pastoral

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

Pós-Graduação - Especialização em Catequética Aperfeiçoamento em Catequética PUC-MINAS

Pós-Graduação - Especialização em Catequética Aperfeiçoamento em Catequética PUC-MINAS CNBB SECRETARIADO REGIONAL LESTE II Minas Gerais e Espírito Santo ===================================== Comissão Episcopal Pastoral para ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA IRPAC - Instituto Regional de Pastoral

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de 2018

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de 2018 ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO DO CLERO 11 a 13 de setembro de 2018 2. O PRIMEIRO TEMPO DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO E MINISTÉRIO DOS INTRODUTORES p. Domingos Ormonde Estamos na segunda

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A iniciação à Vida Cristã era uma realidade presente em algumas comunidades nas origens do Cristianismo, mas que ao longo dele foi se perdendo no tempo. Os cristãos se serviram

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários CAPÍTULO III Discernir como Igreja: ILUMINAR Deixando-nos guiar pela dinâmica deste encontro de Jesus [com a Samaritana], queremos

Leia mais

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008.

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. A família é o berço da vida e de toda vocação. SÍNTESE DOS CÍRCULOS

Leia mais

A CATEQUESE MISTAGÓGICA

A CATEQUESE MISTAGÓGICA A CATEQUESE MISTAGÓGICA 1. Por que falar de mistagogia? O tema mistagogia aparece em um momento de urgência de renovação da Igreja e de nossas práticas evangelizadoras. As vozes do documento de Aparecida

Leia mais

Catequese e Renovação

Catequese e Renovação Catequese e Renovação Lugar de Magnificat e Conversão Alguns desafios que poderão ajudar a pensar o acto catequético: -----Pensar as dificuldades e as possibilidades da transmissão da fé no mundo de hoje

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Direção editorial: Pe. Claudiano Avelino dos Santos Coordenação

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Paróquia, casa da iniciação à vida cristã

Paróquia, casa da iniciação à vida cristã Núcleo de Catequese Paulinas Paróquia, casa da iniciação à vida cristã A partir do documento da CNBB n. 107 INTRODUÇÃO A paróquia é o lugar do encontro da pessoa que crê com Cristo. Ao refletirmos sobre

Leia mais

VI. O caminho de formação dos discípulos missionários

VI. O caminho de formação dos discípulos missionários VI. O caminho de formação dos discípulos missionários 6.1. Uma espiritualidade trinitária do encontro com Jesus Cristo 6.2. O processo de formação dos discípulos missionários 6.3. Iniciação à vida cristã

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

O papel da Paróquia na formação dos seus agentes

O papel da Paróquia na formação dos seus agentes O papel da Paróquia na formação dos seus agentes Braga 30 de Julho de 2011 P.e Luís Miguel FIGUEIREDO RODRIGUES luis@diocese-braga.pt 1 ????? O que é uma paróquia? O que é um cristão? O que é um agente

Leia mais

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje, muitos cristãos têm a Bíblia em mão e lêem-na com freqüência. Essa realidade acontece, também, entre os católicos, cuja

Leia mais

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari Diretório de Comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Processo de construção do texto Como foi o processo de criação e aprovação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil? A partir da concepção

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23)

Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23) Ir ao coração da Fé Formar para uma Fé adulta «Permanecei firmes e sólidos na fé» (Col 1, 23) Apresenta-se uma proposta de itinerário de oração e reflexão para as reuniões de catequistas, com base na Carta

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL. Uma relação dialética

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL. Uma relação dialética INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL Uma relação dialética ENCONTRO COM SEMINARISTAS, DIÁCONOS TRANSITÓRIOS E NOVOS PADRES 22 a 25 DE JULHO DE 2019 I. Introdução Roteiro II. Iniciação cristã de inspiração

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2011 12 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais

Leia mais