Prêmio Oswaldo Ramos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prêmio Oswaldo Ramos"

Transcrição

1 Prêmios da SBN

2 Prêmio Oswaldo Ramos Criado em 2000 pela Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Este prêmio será oferecido àqueles profissionais que fizeram substanciais contribuições em pesquisa na disciplina da Nefrologia e que obtiveram significativas realizações na esfera da Medicina acadêmica incluindo também o cuidado clínico ao paciente com doença renal, a educação médica e reconhecida liderança entre seus pares.

3 Oswaldo Luiz Ramos Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM) Título de Master of Sience pela Mc Gill University, Montreal, Canadá Research fellow do Departamento de Medicina - Columbia University, Nova York 1961 Livre-Docência Clínica Médica na EPM De cada de 1960 Chefiou a disciplina de Metabolismo e Nutrição da EPM, posteriormente renomeada de Nefrologia. De cada de 1970 Participou da instalação do programa de Po s-graduac ão da EPM Professor titular da disciplina de Nefrologia do Depto de Medicina da EPM. De cada de 1980 Implantou, e coordenou até 1993, com apoio da Fundação Science/Rockfeller, Programa de Epidemiologia Clínica da EPM. De cada de 1990, Coordenou, por meio da Fundação Oswaldo Ramos, a construção e implantação do Hospital do Rim, de São Paulo, tendo sido, até falecer, o seu presidente honorário.

4 Premiação Oswaldo Ramos 2018 Placa de homenagem

5 V Prêmio "Ligas sem Fronteiras" Critérios: São avaliados projetos com impacto social desenvolvidos pelas Ligas que respondam um ou mais aspectos do projeto proposto e são analisados considerando-se a geração de conhecimentos, a relevância, e exequibilidade, reprodutibilidade e os benefícios sociais obtidos pela comunidade na qual foi implementado. Pontos a serem destacados na análise dos projetos: - Até que ponto a comunidade beneficiada, foi atingida (até que ponto conhece o projeto, se há barreiras ou se o projeto é acessível, se é aceito pela população) e até que ponto a área de atuação é coberta. - Quais os instrumentos planejados para a implementação, se foram necessários, suficientes, idôneos (no sentido de ter capacidade de cumprir as metas estabelecidas), éticos, potentes e eficazes. - Avaliar o rendimento dos integrantes do projeto, onde importa considerar se os indivíduos envolvidos na implementação possuem habilidades e atitudes que favoreçam o desempenho das tarefas, se são capazes de aplicar seus conhecimentos e de sistematizar a própria experiência, assim como de organizar o trabalho e solucionar problemas concretos.

6 Patrocinador do V Prêmio "Ligas sem Fronteiras"

7 Prêmio Vanda Jorgetti Criado em 2007 pela Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Prêmio está voltado ao Jovem Nefrologista, de qualquer estado brasileiro, que melhor se destacar na Área do Metabolismo Mineral e Ósseo, voltado à Doença Renal Crônica, com o melhor trabalho científico relevante. O trabalho vencedor será escolhido entre os dez primeiros Trabalhos selecionados na área de Distúrbios Mineral e Ósseo da Doença Renal Crônica enviados para o Congresso Brasileiro de Nefrologia.

8 Vanda Jorgetti Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Santo Amaro Residência de clinica médica na Santa Casa SP e de Nefrologia HCFMUSP Na década de 80 Fellow da Nephrology Unit of The Necker Hospital Paris com Dra Giulia Curnot e Dr Tilman Druecke 1985 Montou a técnica de Bx óssea e histomorfometria no Brasil, junto ao Prof Dr Aluizio Carvalho. Seu Laboratório tem um dos maiores bancos de bx óssea do mundo com cerca de biópsias Doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo 2012 Livre-Docência pela Universidade de São Paulo Orientou 20 doutores, 11 mestres e 18 alunos de iniciação cientifica Atualmente é medica assistente da Universidade de São Paulo e Diretora da Unidade de Diálise do Hospital Samaritano SP Foi Membro do KDIGO Bone and Mineral Disorders e tem reconhecimento internacional. Atua com ênfase nos seguintes temas: histomorfometria óssea, doença renal crônica, paratormônio e osteopenia.

9 Premiação Vanda Jorgetti 2018 Placa de homenagem

10 Prêmio Prof. Heonir Rocha Comemorando 10 anos, o Prêmio Prof. Heonir Rocha, foi instituído em dezembro de 2008 pela Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia e o então Editor Chefe do Jornal Brasileiro de Nefrologia, o Prêmio Prof. Heonir Rocha premia trabalhos científicos originais publicados no Jornal Brasileiro de Nefrologia. Atualmente Brazilian Journal of Nephrology indexado no SciELO e MEDLINE. O objetivo maior do Prêmio é atrair trabalhos científicos de alta qualidade produzidos pelos nefrologistas brasileiros.

11 Prof. Dr. Heonir Rocha Piauiense de coração baiano, falecido aos 72 anos de idade no ano de 2005, Foi chefe do Serviço de Nefrologia, Chefe do Departamento de Medicina, Diretor da Faculdade de Medicina, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação e Reitor da Universidade Federal da Bahia. Seu interesse em Medicina era extenso e profundo, incluindo principalmente o estudo das doenças tropicais. Seu estudo sobre o aparecimento de estrongiloidíase grave em portadores de síndrome nefrótica tratados com corticóides tornou-se um referência na literatura internacional. Suas contribuições sobre a glomerulopatia esquistossomótica foram fundamentais para apoiar conceitos sobre esta doença.

12 Patrocinador do Prêmio Heonir Rocha 2018

13 Prêmio Adyr Mulinari Completando 10 anos, o Prêmio Adyr S. Mulinari, foi instituido em Setembro de 2008 pela Fundação Pró-Renal Brasil, no Congresso Brasileiro de Nefrologia. O Prêmio foi criado para homenagear, a cada Congresso Brasileiro de Nefrologia, os indivíduos que tenham feito contribuições excepcionais no campo da Nefrologia com impacto direto no cuidado de pacientes com doenças renais. Em 2015, a Diretoria da SBN incorporou o prêmio como um dos prêmios oficiais da SBN.

14 Formou-se médico pela Faculdade de Medicina do Paraná. Iniciou sua atividade na clinica cirúrgica, mais precisamente como médico assitente na urologia, mas seu interesse em fisiologia e distúrbios acido-básicos faziam com que transitasse da cirurgia para clínica com frequência. Fellow do Hospital Bellevue e Do New York Hospital através de uma bolsa da Fundação Kelogg e American College of Physicians. Antes de retornar ao Brasil estagiou no Departamento de Clinica médica na Universidade de Washington, Seattle, com o criador do shunt AV, Dr Belding Scribner Partiu para os EUA e foi treinado em hemodiálise pelo próprio Dr Willen Kolff. A partir de 1963 iniciou o programa de hemodiálise crônica no Paraná, onde era instrutor tempo integral da recém criada cadeira de nefrologia no Depto de Clinica Médica.

15 Premiação Adyr Soares Mulinari 2018 Placa de homenagem

16 PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR 2018 Esta premiação, inédita, instituída a partir do CBN 2018, premiará os 3 melhores trabalhos desenvolvidos na área de nefrologia por jovens pesquisadores com idade menor ou igual a 35 anos completados até a data do evento que cursem a graduação, mestrado, doutorado ou po s-doutorado de instituições de ensino no Brasil. Os 6 melhores trabalhos serão selecionados pela comissão julgadora do comitê de seleção de trabalhos científicos do congresso e serão e apresentação em sessão especifica antes da abertura oficial do CBN 2018 O resultado e a premiação serão realizados na solenidade de abertura.

17 Patrocinador do PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR 2018

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - RIO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Unidade

Leia mais

HEONIR DE JESUS PEREIRA DA ROCHA (06/08/ /10/2005) PROFESSOR CATEDRÁTICO E TITULAR DE TERAPÊUTICA CLÍNICA

HEONIR DE JESUS PEREIRA DA ROCHA (06/08/ /10/2005) PROFESSOR CATEDRÁTICO E TITULAR DE TERAPÊUTICA CLÍNICA 1 HEONIR DE JESUS PEREIRA DA ROCHA (06/08/1930 10/10/2005) PROFESSOR CATEDRÁTICO E TITULAR DE TERAPÊUTICA CLÍNICA Heonir Rocha foi um baiano de coração, nascido em Floriano, Piauí, em 6 de agosto de 1930,

Leia mais

Sociedade Brasileira de Nefrologia Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia 2013 DRC como Epidemia : prevalência estimada de pacientes em diálise no Brasil 1994-2013 pmp Sociedade Brasileira de Nefrologia

Leia mais

CENSO DE DIÁLISE SBN 2013

CENSO DE DIÁLISE SBN 2013 CENSO DE DIÁLISE SBN 213 Dados Gerais Total de Unidades Renais Cadastradas na SBN: 73 Total de Unidades Renais Cadastradas na SBN e Ativas com programa crônico: 658 Total de Unidades Ativas que Responderam

Leia mais

Rua Machado Bittencourt, Conj. 53 Vila Clementino São Paulo - SP Fones: (11) / Fax: (11)

Rua Machado Bittencourt, Conj. 53 Vila Clementino São Paulo - SP Fones: (11) / Fax: (11) Título de Especialista em Nefrologia Edital 2018 A Sociedade Brasileira de Nefrologia- SBN realizará, no dia 08 de maio de 2018, o exame para obtenção do Título de Especialista em Nefrologia junto a Associação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NORMAS PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS NOS CONCURSOS DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NORMAS PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS NOS CONCURSOS DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NORMAS PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS NOS CONCURSOS DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFRJ 20 de março de 2006 O Conselho de Coordenação do Centro

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEFROLOGIA EDITAL 2016 A Sociedade Brasileira de Nefrologia - SBN realizará no dia 11 de maio de 2016 o exame para obtenção do Título de Especialista em Nefrologia junto a Associação

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA A solicitação do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho

Leia mais

Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 115, de 17 de junho de 2016.

Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 115, de 17 de junho de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho

Leia mais

BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E AUXILIAR, 40H E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA*

BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E AUXILIAR, 40H E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E AUXILIAR, 40H E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* Para cada categoria de, as pontuações obtidas serão utilizadas de

Leia mais

DIA MUNDIAL DO RIM 13 DE MARÇO DE 2014-FORTALEZA, CE 1 EM 10. O RIM ENVELHECE, ASSIM COMO NÓS

DIA MUNDIAL DO RIM 13 DE MARÇO DE 2014-FORTALEZA, CE 1 EM 10. O RIM ENVELHECE, ASSIM COMO NÓS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO DE MEDICINA LIGA ACADÊMICA DE NEFROLOGIA LIGA DE CLÍNICA MÉDICA LIGA DE CARDIOLOGIA DIA MUNDIAL DO RIM 13 DE MARÇO DE 2014-FORTALEZA, CE 1 EM 10. O RIM ENVELHECE, ASSIM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMAS, PLANOS DE TRABALHO E PONTUAÇÕES DE TÍTULOS CONCURSOS PARA DOCENTE DA FAMED EDITAL 14/2010 1. Matérias: ANATOMIA HUMANA, CLINICA CIRURGICA E DO TRAUMA, TECNICA OPERATORIA, ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Unidade

Leia mais

IGOR BORGES DE ABRANTES Jr.

IGOR BORGES DE ABRANTES Jr. IGOR BORGES DE ABRANTES Jr. Seção: Medicina Especialidade: Cadeira: 36 Patrono: EDGARD MAGALHÃES GOMES Posse: 27 DE JUNHO DE 2002 ACADEMICO IGOR BORGES DE ABRANTES JUNIOR TITULAR DA CADEIRA 36, CUJO PATRONO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA CONSIDERAÇÕES SOBRE VERTENTE PROFISSIONAL E EDUCACIONAL Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Modelo Europeu Doutoramento Livre Docência MUDOU para modelo

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: R. Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

Pró-Reitoria de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização Cursos de Pós-Graduação Lato sensu

Pró-Reitoria de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização Cursos de Pós-Graduação Lato sensu Curso de Especialização: Cancerologia, com ênfase em Radioterapia, Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica 1. Objetivo do Curso: Formação com treinamento específico em cancerologia, geral, com preparo especial

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO EM SAÚDE - UNICHRISTUS

MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO EM SAÚDE - UNICHRISTUS MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO EM SAÚDE - UNICHRISTUS Anamaria Cavalcante e Silva Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1972); Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal

Leia mais

CURSO Nutrição e doença renal. 17 de novembro de 2018 Porto

CURSO Nutrição e doença renal. 17 de novembro de 2018 Porto CURSO Nutrição e doença renal 17 de novembro de 2018 Porto N.º ação: 01/2018 Curso Nutrição e doença renal 17 de novembro de 2018 Porto A doença renal afeta milhões de pessoas em todo o mundo, estimando-se

Leia mais

Evandro Reis da Silva Filho

Evandro Reis da Silva Filho Curriculum Vitae Evandro Reis da Silva Filho Estado Civil: Casado Endereço: SHIN QL 04 Conjunto 02 Casa 01 Lago Norte Brasília - DF Telefone: (61) 3244.0082/3242.9793 I. Escolaridade Residência Médica:

Leia mais

Período: TOTAL GERAL VÁLIDO TOTAL GERAL VÁLIDO. 1 o Ano 2 o Ano 3 o Ano - - -

Período: TOTAL GERAL VÁLIDO TOTAL GERAL VÁLIDO. 1 o Ano 2 o Ano 3 o Ano - - - Página Nome: Desempenho Docente - TRIENAL Caro Docente: PREENCHER NAS CÉLULAS AMARELAS A planilha está protegida - Para preencher, rolar para baixo. Período: TOTAL GERAL VÁLIDO - Nome: Desempenho Docente

Leia mais

Terapia Renal Substitutiva em Minas Gerais

Terapia Renal Substitutiva em Minas Gerais Terapia Renal Substitutiva em Minas Gerais Audiência Pública sobre as condições de tratamento oferecidas no Estado de Minas Gerais aos pacientes renais e a possível necessidade expansão e/ou criação de

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Fundada em 1960

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Fundada em 1960 TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEFROLOGIA Edital 2012 A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realizará nos dias 22 e 23 de março de 2012 o exame para obtenção do Título de Especialista em Nefrologia junto

Leia mais

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome:

Desempenho Docente - ANUAL Ano: Nome: Desempenho Docente - ANUAL Ano: 2012 Nome: 1. Dimensão Graduação I-Aulas ministradas Lançar a carga horária efetivamente ministrada no ano II Atividade de formação de estudantes de graduação 1. PET 2.

Leia mais

REGULAMENTOS DOS PREMIOS PREMIO SOBEP

REGULAMENTOS DOS PREMIOS PREMIO SOBEP REGULAMENTOS DOS PREMIOS PREMIO SOBEP Art 1º O Prêmio SOBEP, instituído no I Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, IV Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e III Encontro de Enfermagem

Leia mais

Nayara Tedeschi Fernandes da Silva Curriculum Vitae

Nayara Tedeschi Fernandes da Silva Curriculum Vitae Nayara Tedeschi Fernandes da Silva Curriculum Vitae Dados pessoais Nome: Nayara Tedeschi Fernandes da Silva Nome em citações bibliográficas SILVA, N. T. F. Sexo Feminino Data de Nascimento: 09/09/1995

Leia mais

Escrito por Administrator Qua, 20 de Janeiro de :57 - Última atualização Ter, 28 de Abril de :16

Escrito por Administrator Qua, 20 de Janeiro de :57 - Última atualização Ter, 28 de Abril de :16 ALEX OLIVEIRA DE SOUZA Atual presidente da FAPEMA, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal do Pernambuco

Leia mais

ANEXO I Procedimentos incluídos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS para o tratamento da Doença Renal Crônica

ANEXO I Procedimentos incluídos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS para o tratamento da Doença Renal Crônica ANEXO I Procedimentos incluídos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS para o tratamento da Doença Renal Crônica CÓDIGO PROCEDIMENTO 03.01.13.005-1 Acompanhamento multiprofissional em DRC

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Apresentação de Memoriais em Concursos de Livre-Docência e Professor Titular Faculdade de Medicina da USP

Sugestão de Roteiro para Apresentação de Memoriais em Concursos de Livre-Docência e Professor Titular Faculdade de Medicina da USP Sugestão de Roteiro para Apresentação de Memoriais em Concursos de Livre-Docência e Professor Titular Faculdade de Medicina da USP Identificação Resumo do Memorial Apresentação sob forma de tabelas demonstrando

Leia mais

Sociedade Brasileira de Nefrologia

Sociedade Brasileira de Nefrologia Sociedade Brasileira de Nefrologia Fundação: 02 de agosto de 1960 Filiada à Associação Médica Brasileira- AMB Sociedade Brasileira de Nefrologia Missão A Sociedade Brasileira de Nefrologia tem por missão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL nº, de de setembro de 12, publicado

Leia mais

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA

HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO 2ª FASE MANUAL DO CANDIDATO Concurso para seleção de Médicos Residentes para o ano de 2017 (Referente extrato de Edital divulgado

Leia mais

Novos Prestadores Exclusivos One Health/Estratégico

Novos Prestadores Exclusivos One Health/Estratégico Novos Prestadores Exclusivos One Health/Estratégico ALEXANDRE FERNANDES DE AZEVEDO Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais Especialista pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho de 2016,

Leia mais

Protocolo de Complexidade Diferenciada: Distúrbios de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT

Protocolo de Complexidade Diferenciada: Distúrbios de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT Protocolo de Complexidade Diferenciada: Distúrbios de Voz Relacionado ao Trabalho DVRT MsC. Flávia Ferreira de Sousa Fisioterapeuta Sanitarista Técnica da carreira de ciências & tecnologia Ministério da

Leia mais

A Escola Brasileira de Urologia Pediátrica (BSPU) é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é melhorar o atendimento de

A Escola Brasileira de Urologia Pediátrica (BSPU) é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é melhorar o atendimento de A Escola Brasileira de Urologia Pediátrica (BSPU) é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é melhorar o atendimento de pacientes com anomalias e doenças do trato geniturinário nos

Leia mais

Edital de Seleção de Professores

Edital de Seleção de Professores Edital de Seleção de Professores A Diretora Geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura APEC, mantenedora da Universidade do Oeste Paulista Unoeste, no uso de suas atribuições. Faz saber que estão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL 015, DE 6 DE JANEIRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL 015, DE 6 DE JANEIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL 015, DE 6 DE JANEIRO DE 2013 A Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Universidade Federal

Leia mais

H OMENAGEM A E RASMO G ARCIA M ENDES E A F RED J ORDAN. Homenagem ESTUDOS AVANÇADOS 15 (41),

H OMENAGEM A E RASMO G ARCIA M ENDES E A F RED J ORDAN. Homenagem ESTUDOS AVANÇADOS 15 (41), Homenagem ESTUDOS AVANÇADOS 15 (41), 2001 229 Nesta seção são prestadas nossas primeiras homenagens a dois dedicados colaboradores de ESTUDOS AVANÇADOS Erasmo Garcia Mendes (professoremérito do Instituto

Leia mais

Temas Livres - Regulamento

Temas Livres - Regulamento Temas Livres - Regulamento 1 DO PRAZO - O sistema para envio de resumos de temas livres para o 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia, já está no ar e ficará disponível até 01 de março de 2009. 2 DAS

Leia mais

BOAS VINDAS. Caros Colegas. Pedro Carrapato Presidente do Congresso APEDT

BOAS VINDAS. Caros Colegas. Pedro Carrapato Presidente do Congresso APEDT BOAS VINDAS Caros Colegas Ao voto de confiança depositado pela APEDT quando me dirigiu o convite para presidir um evento como o XXXII Congresso da APEDT, só é possível responder com o desafio e a responsabilidade

Leia mais

Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas. Solange Regina Giglioli Fusco

Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas. Solange Regina Giglioli Fusco Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas Solange Regina Giglioli Fusco Atuação do Enfermeiro nos Processos Estratégicos das Instituições Públicas Perfil do HCFMUSP Representatividade

Leia mais

COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA

COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA Visão: Sermos um grupo de excelência na formação de docentes e de pesquisadores, e na

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: Rua Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

Art. 1 o Definir o perfil de Professor Titular desejado pela Instituição, bem como os critérios e a rotina operacional para provimento de vagas.

Art. 1 o Definir o perfil de Professor Titular desejado pela Instituição, bem como os critérios e a rotina operacional para provimento de vagas. RESOLUÇÃO N o 11/2005, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2005 Reedita, com alterações, a Resolução n o 07/2000, de 17/08/2000, que estabelece critérios e rotina operacional para atribuição de vagas de Professor Titular

Leia mais

Fellow em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Fellow em Cirurgia Bariátrica e Metabólica VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / VÍDEOS Fellow em Cirurgia Bariátrica e Metabólica Por Dr.Marchesini Publicado dia 18/07/2014 às 04h48 Programa de Especialização e Pesquisa em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Leia mais

Perfil Epidemiológico de Pacientes Portadores de Doença Renal Crônica Terminal em Programa de Hemodiálise em Clínica de Santa Cruz do Sul - RS

Perfil Epidemiológico de Pacientes Portadores de Doença Renal Crônica Terminal em Programa de Hemodiálise em Clínica de Santa Cruz do Sul - RS Perfil Epidemiológico de Pacientes Portadores de Doença Renal Crônica Terminal em Programa de Hemodiálise em Clínica de Santa Cruz do Sul - RS Aglaupe Ferreira Bonfim Pereira 1, Cássia Pinheiro Kapper

Leia mais

A Congregação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando que:

A Congregação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando que: Estabelece critérios e escalas para aferição de pontos na avaliação de títulos em concursos para Professor efetivo da Faculdade de Farmácia da UFBA. A Congregação da Faculdade de Farmácia da Universidade

Leia mais

Profa Dra Lucia Hime. Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia

Profa Dra Lucia Hime. Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia Profa Dra Lucia Hime Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia Sobre a Liga de Saúde da Mulher A Liga de Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina Santo Amaro está

Leia mais

2/aula Máximo 10 pontos por certificado Sociedades de especialidades Aulas ministradas em curso de Pós-Graduação

2/aula Máximo 10 pontos por certificado Sociedades de especialidades Aulas ministradas em curso de Pós-Graduação PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA TABELA DE CRÉDITO Meta institucional: 0 pontos anuais PARTICIPAÇÃO PONTUAÇÃO OBSERVAÇÕES Categoria: Aulas Atividades didáticas rotineiras na instituição 0 Pontuação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 68, de 22 de julho

Leia mais

PROC. Nº 1045/12 PLL Nº 079/12 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1045/12 PLL Nº 079/12 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Waldomiro Carlos Manfroi, filho de Guido Manfroi e Narcisa Ana Tiecher Manfroi, nasceu em 6 de janeiro de 1937, em Nova Bréscia, Rio Grande do Sul. Frequentou e terminou o curso primário

Leia mais

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA TERAPIA RENAL NO PACIENTE CRÍTICO

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA TERAPIA RENAL NO PACIENTE CRÍTICO EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA TERAPIA RENAL NO PACIENTE CRÍTICO Nos dias atuais, é crescente o papel do Nefrologista na Terapia Intensiva, seja com membro de equipe ou como avaliador externo. A insuficiência

Leia mais

Edital 01/2018 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2018/CAPES)

Edital 01/2018 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2018/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA Edital 01/2018 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

Teatro Celina Queiroz Universidade de Fortaleza RELATÓRIO

Teatro Celina Queiroz Universidade de Fortaleza RELATÓRIO Teatro Celina Queiroz Universidade de Fortaleza RELATÓRIO O I Encontro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Ceará foi realizado nos dias 22 e 23 de março de 2019, em Fortaleza Ceará, com a participação

Leia mais

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO PROMOVE I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO Data: sábado, dia 31 de Maio de 2014 das 8h às 18h Local: Auditório da FACEL Rua Vicente Machado, 156, Centro, Curitiba Próximo à Praça Osório Convênio

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA - CCS

FACULDADE DE MEDICINA - CCS FACULDADE DE MEDICINA - CCS Critérios para a Avaliação Docente referente à Promoção para a Categoria de PROFESSOR TITULAR do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina Perfil do Professor Titular do Curso

Leia mais

A Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina do ABC foi criado em 1974 e tem como finalidade:

A Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina do ABC foi criado em 1974 e tem como finalidade: NEFROLOGIA Apresentação / Missão A Disciplina de Nefrologia da Faculdade de Medicina do ABC foi criado em 1974 e tem como finalidade: 1. Prestar Assistência especializada para pacientes portadores de Doenças

Leia mais

1º Curso de Nefropatologia e Osteodistrofia Renal

1º Curso de Nefropatologia e Osteodistrofia Renal CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA CENTRAL, EPE Serviço de Nefrologia Hospital Curry Cabral 1º Curso de Nefropatologia e Osteodistrofia Renal Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar de Lisboa Central Laboratório

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA VEGETAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA VEGETAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA VEGETAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PPGFV-UFPel O Programa de Pós-graduação em Fisiologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO CHAMADA PROPPI PARA PRÊMIOS UFF DE EXCELÊNCIA / 01/11/2017 A PROPPI - Pró-reitoria

Leia mais

Plano Individual de Trabalho (PIT) 1

Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 PIT de: Margarida Maria Dantas Dutra, 2010.2-1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Medicina da Bahia Fundada em 18 de Fevereiro de 1808 Plano Individual de Trabalho (PIT) 1 1) DADOS GERAIS 1.

Leia mais

EDITAL FACEPE 05/ ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA

EDITAL FACEPE 05/ ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA REGULAMENTO A torna púbico o presente regulamento e convida os docentes e discentes para participarem da 21ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA E UROLOGIA

Leia mais

CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM DOR

CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM DOR CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM DOR ANEXO II FICHA CADASTRAL E DE ANÁLISE CURRICULAR Nome: CRM Nº Ano de Formatura Endereço Residencial Cidade/UF CEP Email: Telefone Celular Título de Especialista: Ano: 4.4.3.1

Leia mais

Art. 1 o Definir o perfil de Professor Titular desejado pela Instituição, bem como os critérios e a rotina operacional para provimento de vagas.

Art. 1 o Definir o perfil de Professor Titular desejado pela Instituição, bem como os critérios e a rotina operacional para provimento de vagas. RESOLUÇÃO N o 07/2000, DE 17 DE AGOSTO DE 2000 Define o perfil de Professor Titular da UFMG e estabelece critérios e rotina operacional para atribuição de vagas. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015.

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015. TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 2/02/201. Itens de Avaliação para cada Grupo de Atividades COPPE e Politécnica Grupo I Atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE 20H DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA*

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE 20H DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA* BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS EM CONCURSO PARA PROFESSOR ASSISTENTE 20H DA DA UFBA* Para cada título as pontuações listadas abaixo devem ser interpretadas de forma relativa. Para a atribuição de uma nota

Leia mais

EDITAL N 077/2013 PROGRAD/PIBID

EDITAL N 077/2013 PROGRAD/PIBID EDITAL N 077/2013 PROGRAD/ Abertura de inscrições para Concurso de Criação do Logotipo oficial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -UNIOESTE. A Universidade Estadual do Oeste do

Leia mais

Conceito. O Prêmio ALAD-BD de Educação em Diabetes na América Latina é. uma estratégia fundamental para a promoção de atividades de educação

Conceito. O Prêmio ALAD-BD de Educação em Diabetes na América Latina é. uma estratégia fundamental para a promoção de atividades de educação REGULAMENTO Conceito O Prêmio ALAD-BD de Educação em Diabetes na América Latina é uma estratégia fundamental para a promoção de atividades de educação em diabetes em toda a América Latina. Ele será concedido

Leia mais

EDITAL FACEPE 06/ ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA

EDITAL FACEPE 06/ ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA PRÊMIO RICARDO FERREIRA AO TALENTO JOVEM CIENTISTA REGULAMENTO A torna púbico o presente regulamento e convida os docentes e discentes para participarem da 22ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE,

Leia mais

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UMA AÇÃO INTERPROFISSIONAL

AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UMA AÇÃO INTERPROFISSIONAL 1º. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UMA AÇÃO INTERPROFISSIONAL Biomédica, Dra. Eneida Mara Gonçalves

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PNEUMOLOGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PNEUMOLOGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PNEUMOLOGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Aprovado em Reunião ordinária da CEPG em 03 de setembro de 2013 Capítulo I Disposição

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO Unidade Dias

Leia mais

Plano de ensino. 1) Identificação Curso

Plano de ensino. 1) Identificação Curso Plano de ensino 1) Identificação Curso Nutrição Disciplina Fisiopatologia e Dietoterapia II Carga horária 136h Semestre letivo 1 /2012 Professores Cristina M. Bragança de Moraes (Anne y Castro) e Thiago

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo 1. Identificação Docente: 2523192-Alessandra Alaniz Macedo Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento: Computação e Matemática Função: Prof Jornada: RDIDP Mérito:

Leia mais

Oficina de Educação de Qualidade em Saúde com uso de Recursos Exponenciais (26-Out-2018)

Oficina de Educação de Qualidade em Saúde com uso de Recursos Exponenciais (26-Out-2018) Local: Faculdade de Medicina da USP (Av. Dr. Arnaldo, 455, Teatro da FMUSP). Endereço web para inscrição e acesso a Plataforma Educacional: http://edm.org.br/educacao Formato: Híbrida Interativa, nas modalidades

Leia mais

MINICURSO DE 8 HORAS

MINICURSO DE 8 HORAS MINICURSO DE 8 HORAS Curso 3 - SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Instrutores: Luis Enrique Sánchez EP/USP Graduado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO CHAMADA PROPPI PARA PRÊMIOS UFF DE EXCELÊNCIA 2018 A PROPPI Pró-Reitoria

Leia mais

PROVA DE TÍTULOS (MESMA NOTA PARA TODOS OS AVALIADORES)

PROVA DE TÍTULOS (MESMA NOTA PARA TODOS OS AVALIADORES) ÁREA CONCENTRAÇÃO DO CONCURSO: TÉCNICA CIRÚRGICA E CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS CANDIDATO: AVALIADOR 1: AVALIADOR 2: AVALIADOR 3: DATA: Nº INSCRIÇÃO: PROVA DE TÍTULOS (MESMA NOTA PARA TODOS OS

Leia mais

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA

MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA MARIA AMÉLIA DUARTE FERREIRA Nasceu a 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia. É licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), 1978. Em 1985 obteve o Doutoramento pela Universidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Carla Cristina Correia Ramalho Rua Francisco Távora nº10 A Moita Tlf : IDENTIFICAÇÃO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

CURRICULUM VITAE. Carla Cristina Correia Ramalho Rua Francisco Távora nº10 A Moita Tlf : IDENTIFICAÇÃO HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE Carla Cristina Correia Ramalho Rua Francisco Távora nº10 A 2860-466 Moita Tlf : 212893860 IDENTIFICAÇÃO Data de Nascimento: 03 de Junho de 1972 Estado Civil: Solteira Nacionalidade: Portuguesa

Leia mais

NEFROPATIA DIABÉTICA. Vinicius D. A. Delfino. Prof. Titular de Nefrologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

NEFROPATIA DIABÉTICA. Vinicius D. A. Delfino. Prof. Titular de Nefrologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil NEFROPATIA DIABÉTICA Vinicius D. A. Delfino Prof. Titular de Nefrologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil Prof. Adjunto de Nefrologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Londrina,

Leia mais

13º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA REGULAMENTO CAPÍTULO I - O PRÊMIO

13º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA REGULAMENTO CAPÍTULO I - O PRÊMIO 13º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - 2015 REGULAMENTO CAPÍTULO I - O PRÊMIO Art. 1º - O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

Liga de Puericultura. League childcare

Liga de Puericultura. League childcare Liga de Puericultura League childcare Myris Satiko Shinzato 1, Mariana Patrícia Dias de Campos Carvalho 1, Diego Campos Gonzalez 1, Ana Carolina Aguiar Kuhne 1, Ana Paula Scoleze Ferrer 2, Ana Cecília

Leia mais

CONSIDERANDO a solicitação do Centro de Ciências da Saúde - CCS, conforme processo nº 41176/2008;

CONSIDERANDO a solicitação do Centro de Ciências da Saúde - CCS, conforme processo nº 41176/2008; RESOLUÇÃO CEPE Nº 0015/2009 Cria o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, em nível de Mestrado e Doutorado. CONSIDERANDO a solicitação do Centro de Ciências da Saúde - CCS, conforme processo nº

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DDC nº 07 A Diretoria de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO EM ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA O curso de Endocrinologia Clínica abordará os distúrbios hormonais e metabólicos, tendo como temas: diabetes mellitus,

Leia mais

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA Visão: Sermos um grupo de excelência na formação de docentes e de pesquisadores, e na

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de 0 de Novembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL PERFIL DE REFERÊNCIA E CRITÉRIOS DE PROGRESSÃO E PROMOÇÃO QUADRO 1 Progressão Funcional dos Professores

Leia mais