URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA"

Transcrição

1 URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

2 CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat.

3

4 URUK

5 URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente pelo deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades = êxodo rural). Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

6

7 Processo de Urbanização A partir desses dados podemos concluir que existem dois conjuntos básicos de fatores que condicionam a urbanização: Os Atrativos (atraem as populações para as cidades) Os Repulsivos (que as repelem do campo)

8 Zona Rural (Campo) Zona Urbana (Cidade)

9

10 CLASSIFICAÇÃO DE POPULAÇÃO E POPULAÇÃO RURAL Existem três critérios para diferenciar população urbana de população rural: 1. Critério administrativo; 2. Critério estatístico; 3. Critério científico.

11 CRITÉRIO ADMINISTRATIVO De acordo com o critério administrativo, toda sede do município é uma cidade e toda sede de distrito é vila. Sendo assim, é considerada urbana toda população que habita a sede de um município ou a sede de um distrito. O critério administrativo é o critério adotado no Brasil pelo IBGE (1).

12 CRITÉRIO ESTATÍSTICO De acordo com o critério estatístico, a população é considerada urbana se reside em uma aglomeração com população superior a certo número de habitantes, e 5.000, respectivamente; é considerada rural a que vive no campo ou em aglomerações com população inferior às anteriormente citadas. Países como França e México aplicam este critério (2).

13 CRITÉRIO CIENTÍFICO Para o geógrafo, o critério administrativo e o critério estático são falhos, e considera urbana apenas a população que habita aglomerações em que a maioria da população ativa, radicada nela, exerce atividades econômicas secundárias e terciárias, sendo considerada rural aquela em que a maioria da população ativa exerce atividades primárias (3).

14 URBANIZAÇÃO CRESCIMENTO URBANO Município/ PERÍODO MEIO RURAL ( CAMPO ) MEIO URBANO ( CIDADE ) ,31% 2,45% ,97% 3,23% ,12% 3,89% ,02% 4,68% ,26% 5,97% ,13% 6,25% ,92% 7,09%

15

16 Processo de Urbanização Intimamente vinculado à Industrialização; A existência das cidades é anterior ao processo de urbanização; Com a urbanização a organização espacial, gradualmente, passa a girar em torno da cidade, sendo que estas passam a ser os centros de decisões e de desenvolvimento; Não estamos falando de toda e qualquer cidade, com a urbanização surge a metrópole e, de certa forma, um novo modo de vida.

17

18

19

20

21

22

23 Cidade Formal A cidade formal é dotada de uma infraestrutura eficiente, ou seja, possui redes de água e de esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, rede telefônica, ruas pavimentadas, transportes coletivos, escola, postos de saúde, casas, prédios de apartamento de diversos níveis arquitetônicos de conforto, tamanho e satisfação, lojas, boutiques, supermercados, shopping centers etc. É, no geral, composta de bairros nobres, bairros centrais e de classe média.

24

25

26

27

28 Cidade Informal É aquela parte da cidade que não teve urbanização legal, o parcelamento do solo é descontrolado, os assentamentos foram feitos sem planejamento, criando-se os chamados assentamentos espontâneos. Desorganizada, quando não caótica, com pouca ou nenhuma infraestrutura e serviços, esta parte da cidade apresenta prédios com baixa qualidade construtiva, cujos projetos não podem ser aprovados na prefeitura. Se é que tiveram projeto.

29 Na cidade informal, nada é obedecido. Recuos, taxa de ocupação, altura máxima e outros critérios mínimos para uma ocupação civilizada são simplesmente ignorados, mesmo porque sequer existem lotes regulares para aplicação de regime urbanístico. Logo, toda obra feita na cidade informal é clandestina SLUMS.

30

31

32

33

34

35

36

37

38 Conceitos Importantes Metrópole; Região Metropolitana; Conurbação; Macrocefalia Urbana; Megalópole; Megacidade; Cidade Global; Tecnópole; Rede Urbana; Hierarquia Urbana...

39 A LEI ORGÂNICA age como uma Constituição Municipal, sendo considerada a lei mais importante que rege os municípios e o Distrito Federal. Cada município brasileiro pode determinar as suas próprias leis orgânicas, contanto que estas não infrinjam a constituição e as leis federais e estaduais. Neste caso, a aprovação de uma lei orgânica deve ser feita pela maioria dos membros da Câmara Municipal (dois terços, no mínimo), sendo que as votações são divididas em dois turnos, com intervalos de dez dias entre cada.

40

41 O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município, sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

42 Conurbação: È quando a periferia de uma cidade de um município ultrapassa seus limites por causa do crescimento e com isso encontra-se com a periferia das cidades de outros municípios vizinhos.

43

44

45

46 Região Intermunicipal : A Terra do Nem!

47 METROPOLIZAÇÃO Metropolização é o processo em que uma, ou mais cidades em uma região, estão em vias de se tornarem uma metrópole. No Brasil, é um fenômeno corrente e originado do grande êxodo rural, pois se até 1960 o país tinha apenas duas cidades com mais de um milhão de habitantes, este número hoje é bem superior. (Verticalização )

48

49 METRÓPOLE Metrópole, é o termo empregado para se designar a(s) Cidade (s) Central (is) de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente (conurbadas) ou através de fluxos de pessoas e serviços ou que assumem importante posição na rede urbana.

50 Região Metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de INFLUÊNCIA.

51

52

53 Regiões Metropolitanas As RMs no Brasil foram criadas por lei aprovada no Congresso Nacional em Em 2018, eram legalmente reconhecidas como RMs no país 73 áreas. Grande São Paulo(39), Grande Rio de Janeiro(19), Grande Belo Horizonte(33), Grande Porto Alegre(28), Grande Recife(14), Grande Salvador(10)...

54 RM de SÃO PAULO

55 Estado do Rio de Janeiro!!!

56 Reg. Metropolitana do Rio de Janeiro

57

58 Regiões Metropolitanas Brasília e seu conjunto de 31 regiões administrativas são administradas pelo GDF e, em 1998, foi aprovada pelo Senado e instituída pela Presidência da República, a Região integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE). Ela é composta pelo DF e mais 22 municípios, sendo 19 de Goiás e 3 de Minas Gerais (Buritis,Cabeceira Grande,Unaí).

59 No âmbito da administração pública do governo do Distrito Federal, CIDADE SATÉLITE foi proibido pelo decreto nº19.040, de 18 de fevereiro de 1998, que proíbe a utilização do termo satélite se referindo às cidades situadas na região do Distrito Federal; atualmente as antigas "cidades-satélites" do Distrito Federal são denominadas de "regiões administrativas". A atual Região Administrativa de Brasília por ser a central, nunca recebeu a designação de satélite, assim como as regiões do Lago Sul e do Lago Norte raramente eram chamadas de cidades-satélites, muito embora fossem regiões administrativas como as demais.

60

61 REGIÃO DO DF (31 BAIRROS)

62 REGIÃO DO ENTORNO DE GO/MG/ DF

63

64 II representa a formação de uma região metropolitana, a partir do fenômeno da conurbação. FUVEST

65 DESMETROPOLIZAÇÃO DO BRASIL

66 DESMETROPOLIZAÇÃO

67 Megacidades Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial.

68 Cidade Global As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

69 Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

70 São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.

71 A instituição responsável por classificar as cidades como global ou não, é a Universidade de Loughborough (Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela Globalization and World Cities Study Group & Network. Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais Alfa no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

72 Grupo Alfa Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova York, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão, Hong Kong e Cingapura.. Grupo Beta Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, Toronto, Zurique, São Paulo, Cidade do México, Madri, Bruxelas, Moscou e Seul. Grupo Gama É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires...

73 Categoria Alfa++ Alfa+ Alfa Alfa- Beta+ Beta Beta Gama+ Gama Gama Londres, Nova York Chicago, Dubai, Hong Kong, Paris, Xangai, Singapura, Sydney e Tóquio Cidades Amsterdã, Pequim, Bruxelas, Buenos Aires, Frankfurt, Kuala Lumpur, Los Angeles, Madrid, Cidade do México, Milão, Moscou, Mumbai, São Francisco, São Paulo, Seul, Toronto e Washington Atlanta, Bangkok, Barcelona, Boston, Dallas, Dublin, Istambul, Jacarta, Johanesburgo, Lisboa, Melbourne, Miami, Munique, Nova Déli, Filadélfia, Santiago, Taipei, Viena, Varsóvia e Zurique Atenas, Bangalore, Berlim, Bogotá, Cairo, Copenhague, Dusseldorf, Hamburgo, Houston, Manila, Montreal, Praga, Roma, Estocolmo, Tel Aviv e Vancouver Auckland, Beirute, Bucareste, Budapeste, Cidade do Cabo, Caracas, Chennai, Guangzhou, Cidade de Ho Chi Minh, Carachi, Kiev, Lima, Luxemburgo, Manchester, Minneapolis, Montevidéu, Oslo, Riade e Seattle Abu Dhabi, Birmingham, Bratislava, Brisbane, Calcutá, Calgary, Casablanca, Cleveland, Colônia, Denver, Detroit, Genebra, Cidade do Panamá, Perth, Port Louis, Rio de Janeiro, San Diego, San Juan, Shenzhen, Sófia, St Louis e Stuttgart Adelaide, Amã, Antuérpia, Baltimore, Belgrado, Bristol, Charlotte, Cincinnati, Doha, Edimburgo, Glasgow, Hanoi, Hyderabad, Jidá, Cidade do Kuwait, Lahore, Nairóbi, Portland, Riga, San José, Tunis e Zagreb Almaty, Columbus, Edmonton, Guadalajara, Indianápolis, Kansas City, Leeds, Lyon, Phoenix, Pittsburgh, Quito, Roterdã, San Salvador, Santo Domingo, São Petersburgo, Tampa, Valência e Vilnius Acra, Austin, Belfast, Colombo, Curitiba, Durban, George Town, Gotemburgo, Guayaqui, Islamabad, Ljublijana, Marselha, Milwaukee, Mascate, Nagoia, Orlando, Ottawa, Porto, Porto Alegre, Pune, Richmon, Southampton, Southampton, Talin, Tegucigalpa, Turin e Wellington

74

75 Macrocefalia Urbana Caracteriza-se pelo crescimento acelerado dos centros urbanos, principalmente nas metrópoles, provocando o processo de marginalização das pessoas que por falta de oportunidade e baixa renda residem em bairros que não possuem os serviços públicos básicos, e com isso enfatiza o desemprego, contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas.

76

77 MEGALÓPOLE Uma megalópole é uma extensa região urbanizada, pluripolarizada por metrópoles conurbadas. Correspondem às mais importantes e maiores aglomerações urbanas da atualidade. São encontradas em regiões de intenso desenvolvimento urbano, e nelas as áreas rurais estão praticamente (senão totalmente) ausentes. O conjunto da megalópole apresenta uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Meios de transporte rápidos trens expressos, autopistas e pontes aéreas sustentam esses fluxos. BosWash, ChiPits, Tokkaido, Renana e Rio-SP.

78

79

80

81

82

83 RENANA

84

85 REGIÃO METROPOLITANA E MEGALÓPOLE

86 Rurbanização é quando ocorre uma transformação das atividades desenvolvidas nas áreas rurais, ou seja, seria uma crescente integração entre urbanos e rurais. A Rurbanização naquela região foi muito forte e só a valorizou.

87

88 PERIURBANIZAÇÃO RURBANIZAÇÃO

89 A palavra GENTRIFICAÇÃO pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais qualificado que o outro.

90 Referia ao aburguesamento do centro da cidade, usando o termo irônico gentry, que pode ser traduzido como bem-nascido, como consequência da ocupação de bairros operários pela classe média e alta londrina.

91

92

93 Rede Urbana A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc.

94

95 HIERARQUIA URBANA O conceito de hierarquia urbana está baseado na noção de rede urbana, um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si. A avaliação tradicional está baseada no denominado modelo industrial, que dá prioridade à relação estabelecida entre as diferentes cidades a partir dos fluxos de mercadorias e de serviços;

96 a avaliação recente apoiase no chamado modelo informacional, concentrando-se na relação entre as diferentes cidades a partir dos fluxos administrativos e de informações.

97

98

99

100

101 Manaus Palmas

102 Classificação das Cidades As cidades podem ser classificadas quanto à origem. Nesses termos, encontram-se duas categorias: CIDADES ESPONTÂNEAS OU NATURAIS: Alguns exemplos: Londres, Moscou, Paris, Rio de Janeiro e São Paulo. CIDADES PLANEJADAS: Camberra, Islamabad, Belo Horizonte e Goiânia.

103 Função Principal Político-administrativas: Washington (EUA), Berlim (Alemanha), Brasília (Brasil); Industriais: Detroit (EUA), Manchester (Reino Unido), Volta Redonda (Brasil); Portuárias: Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Santos (Brasil); Religiosas: Jerusalém (Israel); Varanasi (Índia), Aparecida (Brasil); Históricas: Atenas (Grécia), Florença (Itália), Ouro Preto (Brasil) Tecnológicas: Boston (EUA), Bangalore (Índia), Campinas (Brasil) Turísticas: Miami (EUA), Katmandu (Nepal), Salvador (Brasil)

104

105

106

107

108 Brasil- Taxa de Urbanização por Região - IBGE Região Sudeste 44,5 72,7 90,5 Centro-Oeste 24,4 48,0 86,7 Sul 29,5 44,3 80,5 Norte 31,5 45,1 69,7 Nordeste 26,4 41,8 69,0 Brasil 36,2 55,9 81,2

109 Problemas Urbanos Moradia; Desemprego; Segregação social/desigualdades sociais; Poluição; Enchentes urbanas; Acúmulo de lixo; Esgoto; Trânsito; Transporte coletivo; etc,.

110

111 FIM

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização. Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat.

A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização. Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat. Urbanização A existência de cidades é anterior ao processo de urbanização Cidade-Estado de Ur Suméria, Templo conhecido como Ziggurat. Urbanização É a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços

Leia mais

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA

URBANIZAÇÃO. O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA URBANIZAÇÃO O Espaço Urbano GEOGRAFIA HUMANA CIDADE DE UR MESOPOTÂMIA Cidade-Estado Suméria de Ur - Templo conhecido como Ziggurat. URUK URBANIZAÇÃO Urbanização é a transformação dos espaços naturais

Leia mais

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo.

Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoas que vivem nas cidades deve ser superior a quantidade que vive do campo. O Espaço Urbano Urbanização é a transformação dos espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente pelo deslocamento de um grande contingente de pessoas que saem da área rural para os centros

Leia mais

URBANIZAÇÃO R O C H A

URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO: Definição CONCEITOS E ASPECTOS GERAIS Processo de crescimento da população urbana mais rápido que o crescimento da população rural. Causa: êxodo rural. As 15 maiores

Leia mais

Associação Nacional dos Oficiais de Chancelaria Levantamento Servidores no Exterior em Missão Permanente

Associação Nacional dos Oficiais de Chancelaria Levantamento Servidores no Exterior em Missão Permanente Servidores em Postos do Grupo A POSTO CLASSE Diplomatas Lotados Fixo Lotação DIP Ofchans - Lotados Fixo Lotação OC 1 E Berlim A 4 15 2 12 2 E Berna A 4 4 2 4 3 E Bruxelas A 6 6 1 5 4 E Buenos Aires A 22

Leia mais

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA

URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA Aula 8 URBANIZAÇÃO 8045 LUCIANO TEIXEIRA EXERCÍCIO - FGV As funções urbanas possuem uma forma espacial conhecida como rede urbana. São muitos os tipos de rede urbana segundo as suas formas, simples ou

Leia mais

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO. Porto Alegre 2015 O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Porto Alegre 2015 INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial Gustavo Mendonça Departamento de Promoção Comercial Outubro/2009 Sumário Missão; Estrutura organizacional; BrazilTradeNet. Missão do

Leia mais

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins

Guimarães Rosa Urbanização. Prof. Rita Martins Guimarães Rosa Urbanização Prof. Rita Martins Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região para características urbanas. AVENIDA PAULISTA, SÃO PAULO

Leia mais

Sete cidades europeias estão top 10 das cidades mais seguras do mundo

Sete cidades europeias estão top 10 das cidades mais seguras do mundo Sete cidades europeias estão top 10 das cidades mais seguras do mundo Luxemburgo é a cidade com maior nível de segurança pessoal e Bagdad a cidade com pior nível. A segurança, em particular, é um fator

Leia mais

Editor Mauro Kleiman Publicação On-line Bimestral Comitê Editorial Mauro Kleiman (Prof. Dr. IPPUR UFRJ) Márcia Oliveira Kauffmann Leivas (Cra.

Editor Mauro Kleiman Publicação On-line Bimestral Comitê Editorial Mauro Kleiman (Prof. Dr. IPPUR UFRJ) Márcia Oliveira Kauffmann Leivas (Cra. Editor Mauro Kleiman Publicação On-line Bimestral Comitê Editorial Mauro Kleiman (Prof. Dr. IPPUR UFRJ) Márcia Oliveira Kauffmann Leivas (Cra. Em Planejamento Urbano e Regional) Maria Alice Chaves Nunes

Leia mais

Geografia. A Urbanização Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Urbanização Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Urbanização Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia URBANIZAÇÃO Vivemos em um mundo urbanizado alguns estudos indicam que, desde o ano de 2007, mais de

Leia mais

Hay Group Spectrum. A solução de RH da próxima geração

Hay Group Spectrum. A solução de RH da próxima geração Hay Group Spectrum A solução de RH da próxima geração Atualmente, você não pode abrir mão de uma abordagem integrada de RH. Uma abordagem que gere insights reais e apoie a tomada de decisões estratégicas.

Leia mais

Urbanização é o aumento da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da

Urbanização é o aumento da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da Urbanização é o aumento da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.

Leia mais

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR Geografia Urbana IMPORTÂNCIAS LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; FORTE PERSPECTIVA DE EXPANSÃO; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR A URBANIZAÇÃO É

Leia mais

Geografia. Urbanização no Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Urbanização no Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Urbanização no Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia URBANIZAÇÃO NO BRASIL Urbanização Vivemos em um mundo urbanizado. Alguns estudos indicam que, desde o

Leia mais

Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização.

Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização. Urbanização Quando a população das cidades cresce mais que a das zonas rurais, acontece o fenômeno que chamamos de urbanização. Um país é urbanizado quando sua população urbana ultrapassa a população rural.

Leia mais

Lisboa acima de Madrid ou Nova Iorque no ranking da qualidade de vida

Lisboa acima de Madrid ou Nova Iorque no ranking da qualidade de vida Lisboa acima de Madrid ou Nova Iorque no ranking da qualidade de vida Apesar do aumento da volatilidade política e financeira na Europa, muitas das cidades deste continente oferecem o maior nível de qualidade

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão URBANIZAÇÃO MUNDIAL E DO BRASIL PROFº CLAUDIO F. GALDINO GEOGRAFIA Cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através

Leia mais

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual

ESPAÇO URBANO MUNDIAL. Conceitos, Evolução e Situação Atual ESPAÇO URBANO MUNDIAL Conceitos, Evolução e Situação Atual Origens Desde a antiguidades cidades vem sendo erguidas. Ex: Cairo, Babilônia, Roma. Nessa época as cidades funcionavam apenas como centros de

Leia mais

Preço de imóveis no Brasil: presente, passado e futuro

Preço de imóveis no Brasil: presente, passado e futuro Preço de imóveis no Brasil: presente, passado e futuro Bruno Oliva boliva@fipe.org.br 18º CONAMI Florianópolis 01/10/2015 Estrutura 1 Evolução Recente dos Preços a Fundamentos Econômicos 2 Perspectivas

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/ :00 2 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 20/05/2016 13:00 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES

Leia mais

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO

PROMILITARES 07/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida URBANIZAÇÃO Tipos de urbanização: Países centrais x Países periféricos Aglomerados urbanos: Metrópoles, Áreas metropolitanas, Megalópoles, Megacidades e Cidades globais

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira Paulo Tumasz Junior Urbanização Mundial e Brasileira - Urbanização Mundial: processo lento até 1950; - Urbanização: maior quantidade de pessoas nas cidades do que no campo; - Êxodo rural (fatores repulsivos

Leia mais

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Berna 11-Mai 2009

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Berna 11-Mai 2009 Localidade Paí Poto Conular Data do Arranque em Produção Ano Zurique Suiça Conulado Geral de Portugal em Zurique 06-Out 2008 Luxemburgo Luxemburgo Conulado Geral de Portugal no Luxemburgo 27-Out 2008 Lyon

Leia mais

Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões. São Paulo, 25 de abril de 2007

Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões. São Paulo, 25 de abril de 2007 Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões São Paulo, 25 de abril de 2007 A A.T. Kearney é uma das líderes mundiais entre as empresas de consultoria de gestão América do Norte

Leia mais

LONDRES VOLTA A SER A LOCALIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS MAIS CARA DO MUNDO Londres ultrapassa Hong Kong e reposiciona-se na primeira posição do ranking

LONDRES VOLTA A SER A LOCALIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS MAIS CARA DO MUNDO Londres ultrapassa Hong Kong e reposiciona-se na primeira posição do ranking PRESS RELEASE Press Office Filipa Mota Carmo Telefone Direto: +351 213 219 548 Email: filipa.carmo@eur.cushwake.com Lisboa, 19 de Fevereiro 2013 LONDRES VOLTA A SER A LOCALIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS MAIS CARA

Leia mais

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S MUNDO REUNIÕES POR MERCADO Valor Var. 14/13 Quota Valor Var. 15/14 Quota 12 518-4,2-549 100,0 Número de reuniões por mercado 12 063-3,6-455 100,0 918-1,8-17 7,3 1 EUA 925 0,8 7 7,7 1 705-8,7-67 5,6 2 Alemanha

Leia mais

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes Alex Mendes Cidade 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles É o espaço onde se concentram moradias, pessoas, formas de construção etc. Ela é lugar por excelência do comércio, prestação

Leia mais

Egon Zehnder International. As TIC para a Empregabilidade e Inovação

Egon Zehnder International. As TIC para a Empregabilidade e Inovação Egon Zehnder International As TIC para a Empregabilidade e Inovação Luísa Campos Lopes Lisboa, 16 de Janeiro de 2013 Egon Zehnder International uma Firma global A Egon Zehnder International tem 65 escritórios

Leia mais

A internacionalização das empresas portuguesas

A internacionalização das empresas portuguesas A internacionalização das empresas portuguesas O Paradoxo da Globalização Motor de crescimento e aproximação de culturas 350 milhões de pessoas sairam da pobreza Fonte de instabilidade e de incerteza Pressão

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais

Uma Lisboa Atractiva e Competitiva. 22 de Outubro de 2004 Eduardo H. Caraça

Uma Lisboa Atractiva e Competitiva. 22 de Outubro de 2004 Eduardo H. Caraça Uma Lisboa Atractiva e Competitiva 22 de Outubro de 2004 Eduardo H. Caraça LISBOA UMA CIDADE ATRACTIVA Uma Lisboa Atractiva e Competitiva 22 de Outubro de 2004 Eduardo H. Caraça Localização Geográfica

Leia mais

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO:

MOTIVO DA URBANIZAÇÃO: URBANIZAÇÃO CONCEITO: É a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência em larga escala da população do campo para a cidade êxodo rural em razão de diversos

Leia mais

Quantidade estimada total de brasileiros. Continente País Total Nome do Posto

Quantidade estimada total de brasileiros. Continente País Total Nome do Posto Continente País Total Nome do Posto Quantidade estimada total de brasileiros África do Sul 1.900 Consulado-Geral do Brasil em Cidade do Cabo 400 Embaixada do Brasil em Pretória 1.500 Angola 30.000 Embaixada

Leia mais

Reinaldo Oliveira. O mundo sob os pés. Cuiabá, MT

Reinaldo Oliveira. O mundo sob os pés. Cuiabá, MT O mundo sob os pés Reinaldo Oliveira O mundo sob os pés Cuiabá, MT Edição Autor 2017 Copyright by Reinaldo Oliveira Este livro foi escrito, diagramado e produzido pelo autor que detém todos os direitos

Leia mais

Urbanização brasileira

Urbanização brasileira Urbanização brasileira A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural. O processo de urbanização no Brasil

Leia mais

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL

ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 2 O ESPAÇO URBANO O ESPAÇO URBANO É O ESPAÇO DAS CIDADES E SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DAS ATIVIDADES SECUNDÁRIAS E TERCIÁRIAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS

Leia mais

Cidade-região. Conceituação de Região Metropolitana. Quais os reflexos desses conceitos para a realidade metropolitana????? ? Metápoles?

Cidade-região. Conceituação de Região Metropolitana. Quais os reflexos desses conceitos para a realidade metropolitana????? ? Metápoles? Conceituação de Região Metropolitana Rômulo Ribeiro PPG-FAU/UnB????????????????? Região Metropolitana? Megalópole Cidade-região AGLOMERADO URBANO?? Área Metropolitana Megametrópoles?? Metápoles? Região

Leia mais

SISTEMA METROVIÁRIO CONCEITO METRÔ

SISTEMA METROVIÁRIO CONCEITO METRÔ SISTEMA METROVIÁRIO RIO EXTERIOR CONCEITO METRÔ Metrô é um tipo de trem urbano. A diferença é que ele é tipicamente subterrâneo e dedicado ao transporte de passageiros em redes de malha relativamente apertada

Leia mais

Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo

Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização. Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo Unidade 4 O espaço urbano e o processo de urbanização Capítulo 9 O espaço urbano do mundo contemporâneo A taxa de urbanização da população mundial vem crescendo cada vez mais: 3% no séc. XVIII, 14% no

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO. Medidas de Apoio

INTERNACIONALIZAÇÃO. Medidas de Apoio INTERNACIONALIZAÇÃO Medidas de Apoio Évora, 4 de Julho de 2012 A aicep Portugal Global A aicep Portugal Global aicep Portugal Global é uma agência pública de natureza empresarial, cuja missão é: Atrair

Leia mais

Financiamento à Exportação Brasileira O Papel dos Bancos Privados. Dezembro de 2014

Financiamento à Exportação Brasileira O Papel dos Bancos Privados. Dezembro de 2014 Financiamento à Exportação Brasileira O Papel dos Bancos Privados Índice 1. Visão geral do Credit Suisse Brasil 3 2. Modalidades de financiamento de longo prazo às exportações brasileiras 6 2 Visão geral

Leia mais

MAPA DA URBANIZAÇÃO NO MUNDO ENTRE 1950 E 2030

MAPA DA URBANIZAÇÃO NO MUNDO ENTRE 1950 E 2030 MAPA DA URBANIZAÇÃO NO MUNDO ENTRE 1950 E 2030 2030. Imagem The Economist Em 2030, cerca de 9% da população mundial viverá em megacidades, isto é, áreas urbanas com 10 milhões de habitantes ou mais, segundo

Leia mais

MOBILIDADE E TRANSPORTES

MOBILIDADE E TRANSPORTES Acessibilidade facilitar acesso Mobilidade facilitar deslocação Transporte Caraterização da mobilidade Indicadores Espacial Temporal Desempenho Gastos das Famílias em Transportes Compra de veículo (%)

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO. Programas de Estimulo e Medidas de Apoio

INTERNACIONALIZAÇÃO. Programas de Estimulo e Medidas de Apoio INTERNACIONALIZAÇÃO Programas de Estimulo e Medidas de Apoio Vila Real, 27 de Junho de 2012 A aicep Portugal Global A aicep Portugal Global aicep Portugal Global é uma agência pública de natureza empresarial,

Leia mais

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.:

01- Dê um exemplo de cada modal de transporte abaixo: a) Aquaviário: b) Ferroviário: c) Rodoviário: d) Aéreo: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Dê um exemplo de cada modal

Leia mais

PORTARIA Nº 174, de 06 de DEZEMBRO de 2012

PORTARIA Nº 174, de 06 de DEZEMBRO de 2012 PORTARIA Nº 174, de 06 de DEZEMBRO de 2012 Dispõe sobre o pagamento de bolsas e auxílios e a instituição do Adicional Localidade no âmbito dos programas e ações de fomento geridos pela Diretoria de Relações

Leia mais

Macau. 55,5x58,5x81,5cm alumínio pés prata

Macau. 55,5x58,5x81,5cm alumínio pés prata 1 , classica 4 Macau 55,5x58,5x81,5cm alumínio pés prata 5 Roma Verona 6 60,5x76x71cm estrutura em aço estofado em couríssimo 55,5x54,5x81,5cm polipropileno pés cromados 7 8 Bali 64,5x55,5x76,5cm assento

Leia mais

BALANÇO SOCIAL 2015 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL. DRH-2016 Page 1

BALANÇO SOCIAL 2015 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL. DRH-2016 Page 1 BALANÇO SOCIAL 215 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL DRH-216 Page 1 CARATERIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS A estrutura orgânica da Aicep Portugal Global conta com uma dimensão

Leia mais

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos

CRESCIMENTO DAS CIDADES. Profº Anderson Carlos CRESCIMENTO DAS CIDADES Profº Anderson Carlos URBANIZAÇÃO É o crescimento da proporção entre a população que vive em cidades em comparação com os habitantes de zonas rurais. A transferência da população

Leia mais

Estudo de Qualidade de Vida da Mercer Classificações Mundiais, 2011 Classificaç ão Cidade País

Estudo de Qualidade de Vida da Mercer Classificações Mundiais, 2011 Classificaç ão Cidade País Classificações Mundiais, 2011 Classificaç ão Cidade País 1 Viena Áustria 2 Zurique Suíça 3 Auckland Nova Zelândia 4 Munique Alemanha 5 Düsseldorf Alemanha 5 Vancouver Canadá 7 Frankfurt Alemanha 8 Genebra

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

CALENDÁRIO para 1998 - o ano da EXPO dos Oceanos

CALENDÁRIO para 1998 - o ano da EXPO dos Oceanos a Página da Educação www.apagina.pt CALENDÁRIO para 1998 - o ano da EXPO dos Oceanos Janeiro 1 - Início da presidência britânica da União Europeia (de 1 de Janeiro até 30 Junho). Liberalização das telecomunicações

Leia mais

Lima-Truijillo Lima-Cajamarca Lima-Chiclayo Lima-Piura Lima-Talara Lima-Tumbes

Lima-Truijillo Lima-Cajamarca Lima-Chiclayo Lima-Piura Lima-Talara Lima-Tumbes Argentina Buenos Aires-Iguazu Buenos Aires-Tucuman Buenos Aires-cordoba Buenos Aires-san Juan San Juan-Mendoza Buenos Aires-Mendoza Buenos Aires-Neuqen Buenos Aires-Bariloche Buenos Aires-Calafate Buenos

Leia mais

22/08/12 A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE PUC GOIÁS PROJETO 1

22/08/12 A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE ARQUITETURA CIDADE PUC GOIÁS PROJETO 1 PUC GOIÁS PROJETO 1 Dragonfly A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA Paris - França 1 A CIDADE É O PRINCIPAL LUGAR DE REALIZAÇÃO DA ARQUITETURA PLANEJAMENTO URBANO DESENHO URBANO PROJETOS

Leia mais

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas,

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Evolução do espaço urbano PRÉ-HISTÓRIA IDADE ANTIGA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA CONTEMPORÂNEA... 3000 a.c. 3000 a.c. 476 d.c 476-1453

Leia mais

A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS CAP. 25. Prof. Jeferson C. de Souza

A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS CAP. 25. Prof. Jeferson C. de Souza A URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS CAP. 25 Prof. Jeferson C. de Souza Qual é o perfil das cidades que mais crescem? O QUE CARACTERIZA UMA CIDADE? Vida sedentária Aglomerações; Conjunto de serviços; Produção

Leia mais

CIDADES expressões máximas do espaço artificial

CIDADES expressões máximas do espaço artificial AS CIDADES CIDADES As cidades são as expressões máximas do espaço artificial criado pelo próprio ser humano. É onde vive em maior intensidade o relacionamento social: na escola, nos locais de trabalho,

Leia mais

BALANÇO SOCIAL 2013 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL. DRH-março 2013 Page 1

BALANÇO SOCIAL 2013 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL. DRH-março 2013 Page 1 BALANÇO SOCIAL 213 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL DRH-março 213 Page 1 CARATERIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS A estrutura orgânica da Aicep Portugal Global conta com uma dimensão

Leia mais

3T de 2018: Monitor global de propriedades comerciais Sentimento em relação a imóveis permanece estável apesar do aumento de riscos macro

3T de 2018: Monitor global de propriedades comerciais Sentimento em relação a imóveis permanece estável apesar do aumento de riscos macro Economia DEFININDO O MUNDO Sentimento em relação a imóveis permanece estável apesar do aumento de riscos macro H Á 1 5 A N O S Os resultados do terceiro trimestre mostram que muitos dos mercados de imóveis

Leia mais

Mudanças > o impacto da internet na sociedade

Mudanças > o impacto da internet na sociedade Mudanças > o impacto da internet na sociedade Um novo conceito de Turismo Redes Sociais e Turismo Turista como disseminador da marca Nosso (e)futuro em Turismo no Brasil Facilmente entediado Voz Política

Leia mais

O Papel do Estado e a Sociedade Digital

O Papel do Estado e a Sociedade Digital O Papel do Estado e a Sociedade Digital Metodologia Brasil Espanha 1. ESPECIALISTAS: 83 Entrevistados Administração Pública (prefeituras, institutos, agências multilaterais, empresas públicas). Setor privado

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 02 PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO PELO MUNDO Como pode cair no enem (ENEM) As afirmativas a seguir relacionam-se ao tema as cidades e a produção do espaço. Analise-as. I) A delimitação

Leia mais

EVENTO CATEGORIA LOCAL DATA FITUR Feria Internacional de Turismo Profissionais (3 dias) / Público (2 dias) NEW YORK TIMES TRAVEL SHOW Perfil: Profissionais (1 dia) / Público (2 dias) Vitrina Turística

Leia mais

Campanha salarial 2015/2016 BALANÇO GERAL DA GREVE 25/08/2016

Campanha salarial 2015/2016 BALANÇO GERAL DA GREVE 25/08/2016 Campanha salarial 2015/2016 BALANÇO GERAL DA GREVE 25/08/2016 BALANÇO GERAL DA GREVE Unidades na SERE DAC + Ouvidoria DPAG COF CAT SARQ SG CISET G SGASP (ex-sgap II) DP DIM BALANÇO GERAL DA GREVE Unidades

Leia mais

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário

01- Caracterize os setores da economia brasileira: a) Setor Primário. b) Setor Secundário. c) Setor Terciário PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano;

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

Cidades de Oportunidades 7

Cidades de Oportunidades 7 Neste artigo: Apresentação p1 / Lições e desafios p2 / Resultados da pesquisa p4 / Desempenho das cidades p6 Aprendendo com as melhores p7 / A nossa realidade p8 / Contatos p11 Cidades de Oportunidades

Leia mais

PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA DO CENTRO-OESTE

PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA DO CENTRO-OESTE PERSPECTIVAS DE AMPLIAÇÃO DA MALHA FERROVIÁRIA DO CENTRO-OESTE . Em 1956, o Governo Juscelino Kubitscheck (1956-1961), tendo em vista a urgência do seu Programa de Metas, solicitou e obteve a aprovação

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2

Paulo Tumasz Junior. Demografia 2 Paulo Tumasz Junior Demografia 2 APRESENTAÇÕES Slides - População Absoluta: Quantitativo de pessoas em um determinado espaço (País, Estado, Cidade e etc); - Populoso: Grande quantidade de habitantes o

Leia mais

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira:

2) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira: Roteiro de recuperação 2 º ano Ensino Médio Geografia 1) A urbanização trouxe um desafio crescente ao poder público. Como trazer diariamente pessoas de bairros distantes para o centro da cidade e levá-los

Leia mais

CORREIOS, LOGÍSTICA E USO DO TERRITÓRIO: O SERVIÇO DE ENCOMENDA EXPRESSA NO BRASIL

CORREIOS, LOGÍSTICA E USO DO TERRITÓRIO: O SERVIÇO DE ENCOMENDA EXPRESSA NO BRASIL Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana CORREIOS, LOGÍSTICA E USO DO TERRITÓRIO: O SERVIÇO DE

Leia mais

Hotel Price Index. Z z z... 40% 40% wake up happy 40% SPAR 40% SPAR OP TIL. Fantastiska besparingar på hotell i Egypten. Sommerudsalg SPARA UPP TILL

Hotel Price Index. Z z z... 40% 40% wake up happy 40% SPAR 40% SPAR OP TIL. Fantastiska besparingar på hotell i Egypten. Sommerudsalg SPARA UPP TILL SPARA UPP TILL SPARA UPP TILL Hotel Price Index 40% 40% Análise de preços de hotéis: Verão de 2010 DK SPAR OP TIL OP TIL 40% SPAR 40% Sommerudsalg Miami fra 241 kr * Malaga fra 242 kr * Montpellier fra

Leia mais

BALANÇO SOCIAL 2016 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, EPE. DRH-2017 Page 1

BALANÇO SOCIAL 2016 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, EPE. DRH-2017 Page 1 BALANÇO SOCIAL 216 AICEP-AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, EPE DRH-217 Page 1 O Decreto-Lei nº 28/26, de 27 de outubro, que aprovou a nova orgânica do MEI, tendo em vista a simplificação

Leia mais

Cidades de Oportunidade 6

Cidades de Oportunidade 6 0Minutos Cidades de Oportunidade Análise da trajetória de cidades para entender os fatores por trás do seu bom funcionamento Cidades de Oportunidade Destaques O achado mais consistente do nosso relatório

Leia mais

13/08/2017. Urbanização. Curso Seleção Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

13/08/2017. Urbanização. Curso Seleção Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Porcentagem urbana % 13/08/2017 Curso Seleção Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Curso preparatório para EsPCEx 07-2017 Professor Vinícius Vanir Venturini professor.venturini@gmail.com Ritmo

Leia mais

Currículo Esportivo dos atletas de Judô contemplados com a Bolsa Pódio

Currículo Esportivo dos atletas de Judô contemplados com a Bolsa Pódio Currículo Esportivo dos atletas de Judô contemplados com a Bolsa Pódio Felipe Eidji Kitadai 28/07/1989 São Paulo SP Sogipa RS - 60kg PRINCIPAIS CONQUISTAS: Bronze em Londres 2012; Campeão Pan-americano

Leia mais

Paolo Pigorini. A Virada Energética e o Brasil: Dando Continuidade à Jornada

Paolo Pigorini. A Virada Energética e o Brasil: Dando Continuidade à Jornada Perspectiva Arthur Ramos Paolo Pigorini A Virada Energética e o Brasil: Dando Continuidade à Jornada Contatos São Paulo Arthur Ramos Vice-Presidente +55-11-5501-6230 arthur.ramos@booz.com Rio de Janeiro

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD

1ª Série do ensino médio _ TD 1ª Série do ensino médio _ TD 16. As afirmações a seguir referem-se a alguns temas relacionados com um ramo da Geografia denominado Geografia Urbana. Sobre o tema, assinale V, se verdadeira, ou F, se falsa,

Leia mais

Apoio a fornecedores Palmela 14 de Abril de 2011

Apoio a fornecedores Palmela 14 de Abril de 2011 Apoio a fornecedores Palmela 14 de Abril de 2011 1.A aicep Portugal Global 2.Portfolio de Produtos e Serviços 3.Programa Qualificar para Exportar 4.Estudo de caso Agência de Desenvolvimento de Negócios

Leia mais

PASSAGEIROS TOTAIS. 1,7 Bilhões/ano. 880 Milhões/ano

PASSAGEIROS TOTAIS. 1,7 Bilhões/ano. 880 Milhões/ano Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo. DADOS DO SISTEMA ESTRUTURAL. PASSAGEIROS TOTAIS 1,7 Bilhões/ano EQUIVALENTES 880 Milhões/ano DADOS DO SISTEMA ESTRUTURAL.

Leia mais

URBANIZAÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA URBANIZAÇÃO MUNDIAL E BRASILEIRA 1 ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL 2 O ESPAÇO URBANO O espaço urbano é o espaço das cidades e se caracteriza pelo predomínio das atividades secundárias e terciárias, ou seja,

Leia mais

crítico reter profissionais? Por que está tão

crítico reter profissionais? Por que está tão Por que está tão crítico reter profissionais? Retenção é um tema recorrente nas empresas. Como a maioria dos assuntos relacionados à gestão de pessoas, não existe uma fórmula mágica. Estudo conduzido pelo

Leia mais

Global leader in hospitality consulting. Global Hotel Market Sentiment Survey 2 Semestre 2013 BRASIL

Global leader in hospitality consulting. Global Hotel Market Sentiment Survey 2 Semestre 2013 BRASIL Global leader in hospitality consulting Global Hotel Market Sentiment Survey 2 Semestre 2013 BRASIL 50 40 30 20 10 0-10 -20-30 -40-50 Fev 2009 Jul 2009 SENTIMENT NÍVEL GLOBAL Jan 2010 % DE RESPOSTAS POR

Leia mais

AS GRANDES AGLOMERAÇÕES URBANAS NO MUNDO

AS GRANDES AGLOMERAÇÕES URBANAS NO MUNDO AS GRANDES AGLOMERAÇÕES URBANAS NO MUNDO François E. J. de Bremaeker Rio de Janeiro, fevereiro de 2016 AS GRANDES AGLOMERAÇÕES URBANAS NO MUNDO François E. J. de Bremaeker Bacharel em Economia e Licenciado

Leia mais

Dados Indicadores Factos

Dados Indicadores Factos Dados Indicadores Factos Crédito y Caución 2 Dados, indicadores, factos 3 O que é a Crédito y Caución? Quotas de mercado A Crédito y Caución é o líder indiscutível do seguro de crédito no mercado interno

Leia mais

A Evolução do Espaço Urbano

A Evolução do Espaço Urbano A Evolução do Espaço Urbano O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO O processo de urbanização está ligado aos espaços geográficos onde notamos atividades secundárias (indústrias) e terciárias (comércio e serviços) especificamente.

Leia mais

5ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha Experiências de uma Multinacional Alemã no Brasil

5ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha Experiências de uma Multinacional Alemã no Brasil 2015 2014 5ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha Experiências de uma Multinacional Alemã no Brasil MAN Latin America Relações Governamentais Marco Saltini Experiências de uma Multinacional Alemã no

Leia mais

Instituto de Energia e Meio Ambiente Nossa São Paulo Outra Cidade 23 de julho de 2007

Instituto de Energia e Meio Ambiente Nossa São Paulo Outra Cidade 23 de julho de 2007 Instituto de Energia e Meio Ambiente Nossa São Paulo Outra Cidade 23 de julho de 2007 Qualidade do Ar e Saúde Pública em SP 1. Ozônio (O 3 ) 2. Material Particulado (MP) 3. Monóxido de Carbono (CO) Padrões

Leia mais

Nome: Sarah Gabrielle Cabral de Menezes Categoria: Ligeiro (48kg) Altura: 154cm Peso: 48kg Nascimento: 26/3/1990 em Teresina PI Clube: Associação de

Nome: Sarah Gabrielle Cabral de Menezes Categoria: Ligeiro (48kg) Altura: 154cm Peso: 48kg Nascimento: 26/3/1990 em Teresina PI Clube: Associação de Nome: Sarah Gabrielle Cabral de Menezes Categoria: Ligeiro (48kg) Altura: 154cm Peso: 48kg Nascimento: 26/3/1990 em Teresina PI Clube: Associação de Judô Expedito Falcão/PI Técnica preferida: Ashi-waza

Leia mais

TAP: Motor do Turismo em Portugal

TAP: Motor do Turismo em Portugal A TAP liga o Brasil e a Europa BELO HORIZONTE Rede TAP Londres Veneza Hamburgo Paris Madrid Bolonha Frankfurt Sevilha Marselha Barcelona CopenhagaLyon Lisboa Bruxelas Estocolmo Nice Porto Luxemburgo Oslo

Leia mais

O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.)

O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.) O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.) Universidade Lusíada de Lisboa Seminário de Gestão do Desporto Câmara Municipal de Loulé 9 de Novembro de 2012 Dados do Desporto da

Leia mais

Roteiros Europeus com Guia Brasileiro - Preços 2018 / 2019

Roteiros Europeus com Guia Brasileiro - Preços 2018 / 2019 Roteiros Europeus com Guia Brasileiro - Preços 2018 / 2019 VERSÃO 01-12 SET 2017 COD VIAGEM PAG SAÍDAS PADRÃO VALOR DBL VALOR TPL SUPLEM SGL Grand Tour de trem pela Suíça Cultura e gastronomia nos campos

Leia mais

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS

Eixo Temático ET Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS 112 Eixo Temático ET-01-012 - Gestão Ambiental ASPECTOS AMBIENTAIS URBANOS DAS METRÓPOLES BRASILEIRAS Danillo Felix de Santana, Charles Roberto Santos de Abreu, Dangela Maria Fernandes Universidade Tecnológica

Leia mais