PPICEDD PROJETO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DORA DIMER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PPICEDD PROJETO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DORA DIMER"

Transcrição

1 PPICEDD PROJETO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DORA DIMER 2018 Regulamento: 1. O PPICEDD compreende todos os componentes curriculares do 9º ano do EFII e EM. São eles: Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa (Redação), Matemática, Química e Sociologia. 2. Composição dos Grupos de trabalho: Mínimo: 3 integrantes, da mesma turma. Máximo 4 integrantes, da mesma turma. NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS INDIVIDUAIS. TODOS OS ALUNOS DEVERÃO PARTICIPAR DESTE PROJETO. 3. Turmas participantes: 91, 101 e O Orientador de cada projeto deve ser o professor do componente curricular correspondente ao tema do projeto. O co-orientador poderá ser o professor de outro componente curricular que contribua para o desenvolvimento do trabalho. 5. O orientador e o co-orientador dedicarão 15min de aula para orientação dos projetos no que diz respeito às questões específicas de sua disciplina e suas contribuições. Deverá anotar as devidas observações de acompanhamento do projeto no plano de ação. 6. A nota do Relatório de pesquisa científica poderá chegar a 2 pontos, que será componente do trabalho do segundo trimestre para todas as disciplinas, exceto para redação, que valerá 2 pontos da AP2 do segundo trimestre. A nota será igual para todos os componentes do grupo. 7. A nota da Apresentação da pesquisa no projeto poderá chegar a 2 pontos, equivalente à nota de trabalho do terceiro trimestre. A nota será igual para todos os componentes do grupo. 8. Cada professor receberá a ficha de inscrição dos trabalhos correspondentes a sua disciplina. 9. Os Relatórios de Pesquisa devem seguir as normas da ABNT, disponíveis no site da escola. 10. A apresentação dos trabalhos será avaliada por, no mínimo, 3 professores, sendo 2 professores convidados. A pesquisa será avaliada pelo professor orientador. 11. A banca de avaliação será composta por 5 avaliadores, sendo: - o professor orientador, que avaliará o relatório; - 1 professor de produção textual convidado, que avaliará a escrita do relatório; - 2 professores convidados, para avaliar a apresentação do trabalho junto com outro 1 professor da escola escolhido pela Coordenação do PPICEDD. 12. A Comissão Organizadora do Projeto será composta pelos professores das áreas de Biologia e Química da Escola. 13. Caberá a Coordenação do PPICEDD, composta pelas Professoras: Rafaella (Biologia) e Valéria (Química) - Receber as inscrições dos projetos nas datas determinadas.

2 - Encaminhar as fichas aos professores orientadores. - Fornecer orientações gerais aos alunos, aos professores orientadores e à banca. - Fornecer e ajustar com os professores a disposição dos estandes na apresentação do projeto. 14. As datas previstas serão seguidas com rigor. Caso um determinado grupo não consiga entregar o Relatório na data estabelecida ou trocar os componentes do grupo e/ou o professor orientador, todos os seus componentes deixarão de receber a pontuação total, passando a receber a metade ou o mínimo da pontuação. Esse critério será definido pela Coordenação do PPICEDD, composta pelas professoras Rafaella (Biologia) e Valéria (Química). 15. Cada grupo irá eleger seu líder. Cabe ao líder do grupo de pesquisa distribuir as tarefas entre si e resolver internamente as questões quanto ao desempenho dos componentes e comprometimento com o trabalho, visto que a nota do Relatório de Pesquisa e da Apresentação do Projeto será igual para todos os componentes do grupo. Inscrição 1. A inscrição deverá ser realizada, impreterivelmente, no prazo previsto. 2. Só serão aceitas inscrições entregues através da Ficha de Inscrição oficial do PPICEDD , em que estejam todos os dados preenchidos corretamente. Uma vez definidos grupo e professor orientador, estes não poderão ser modificados. 3. As fichas serão fornecidas e preenchidas pela Coordenação durante o período de à Após as inscrições, as fichas deverão ser entregues pela Coordenação aos professores orientadores responsáveis de acordo com a disciplina escolhida pelos alunos. Os professores orientadores e coorientadores deverão trabalhar em conjunto. 5. O aluno que não realizar a inscrição no prazo estabelecido, será integrado em um grupo estabelecido pela Coordenação, cuja vaga ainda não foi preenchida. Divulgação 1. Serão disponibilizadas na plataforma todas as informações relativas ao PPICEDD, bem como o formato padrão para elaboração dos projetos e dos relatórios de pesquisas de acordo com as normas da ABNT e o banner/cartaz. Datas 1. Inscrição dos projetos: de 18 de junho de 2018 a 21 de junho de Data final da entrega dos relatórios para o professor orientador avaliar: 10 de agosto de Obs: os relatórios só poderão ser entregues ao professor orientador do devido trabalho. Não serão recebidos na recepção da escola, secretaria, direção, vice-direção e supervisão escolar, ou qualquer outro departamento. 3. Cada professor orientador deverá corrigir e avaliar seus trabalhos e devolvê-los para que o grupo encaminhe seu trabalho para a Prof. De Produção Textual fazer a correção e avaliação em tempo hábil. 4. Os relatórios de pesquisa devem ser entregues até 11/07/2018 para a Supervisora Escolar Luíse.

3 5. Realização da Feira: 06 de outubro de 2018, sábado, com início às 9h 00min e término às 11h, na escola. Critérios de Avaliação do Relatório = até 2,0 pontos (avaliado pelo professor orientador) 1. Avaliação individual dos componentes do grupo. Valor: 2. Embasamento teórico: conformidade com o trabalho desenvolvido, aprofundamento na abordagem do tema. Valor: 3. Caráter investigatório/ Pensamento Científico: o expositor evidencia ter redescoberto o fenômeno, fato ou princípio que está sendo apresentado? Valor: 4. O estudante foi capaz de relatar a sua pesquisa de forma clara? Valor: 5. Os resultados foram adequadamente apresentados e analisados, a conclusão apresentada é coerente com objetivos, hipóteses e resultados? Valor: Critérios de Avaliação da Apresentação = até 2,0 ponto (avaliado pelo professor convidado) 1. Organização: Definição de etapas, manter a situação sob controle, manter a ordem, a limpeza e o aspecto agradável do trabalho. Valor: 2. Criatividade: No uso dos materiais, na abordagem do assunto, na forma de apresentação. Valor: 3. Postura do expositor: Seriedade com a apresentação da pesquisa. Permanência junto ao trabalho. Valor: 4. Habilidade para resolver situações-problemas: Qual a proveniência dos equipamentos utilizados? Foi construído, emprestado, alugado ou tomado como empréstimo no laboratório onde o estudante desenvolveu a pesquisa? Valor: 5. Banner: o cartaz deve apresentar de forma sucinta, organizada e criativa todas as informações importantes sobre o trabalho. Valor: Critérios de Avaliação do Relatório Científico para disciplina de Redação = até 2 pontos (avaliado pelo Professor de produção textual) 1. Texto: normas da ABNT para apresentação de trabalhos escolares adotadas pela Escola Dora Dimer. Valor: 2. Resumo. Valor: 3. Apresentação. Valor: 4. Conclusão. Valor: 5. Ortografia. Valor: 6. Fundamentação teórica. Valor: 7. Resumo em português e inglês ou espanhol. Valor: OBS: O texto em língua estrangeira será analisado pelo professor da língua escolhida pelo grupo de alunos. Normas de apresentação dos trabalhos práticos no dia Os trabalhos deverão estar devidamente identificados com o título da pesquisa, nome do professor orientador e professor co-orientador, nomes dos componentes da equipe.

4 2. BANNER DA PESQUISA: - modelo padrão disponível na plataforma - banner feito em gráfica nas medidas 60cm x 80cm - fonte da letra: arial - tamanho da letra: 12 para títulos e 11 para texto É permitido a confecção de cartaz devidamente organizado, impresso e informativo. Não serão aceitos cartazes confeccionados com desenhos e informações feito à mão. 3. Os alunos deverão chegar à escola com 2 horas de antecedência para fazer as devidas instalações. 4. Não poderão se retirar enquanto o espaço expositivo ocupado por sua equipe não estiver desmontado e organizado. 5. Deverão estar uniformizados. 6. Abordar os visitantes com explicações rápidas e somente aprofundar o assunto quando lhe for solicitado. 7. Portar-se com cordialidade ao dirigir-se aos visitantes. 8. Aceitar o estande que lhe for designado e nele instalar seu trabalho dirigir-se à comissão organizadora para eventuais ajustes. 9. Manter a disposição básica dos estandes conforme orientação da Comissão Organizadora. 10. Manter o local dos estandes limpo e em ordem. 11. Realizar, com o devido cuidado, o desmonte do estande somente após autorização da Comissão Organizadora. 12. Apresentar qualquer reclamação à Comissão Organizadora, sempre por escrito e com justificativa. 13. Trazer todo o material necessário (pregos, martelo, fita adesiva, cola, percevejo, alfinetes e outros, extensão elétrica) para montagem e apresentação de seu trabalho. 14. Manter pelo menos, 2 expositores no estande durante o horário de apresentação do PPICEDD. 15. Não será permitida alimentação no estande de exposição. 16. A escola não se responsabilizará por materiais trazidos pelos alunos. Critérios de Classificação dos 1º e 2º lugares do EFII e EM Os critérios de classificação geral do PPICEDD, do 1º e 2º lugares do EFII e EM, serão obtidos através das notas de apresentação. Premiação: Serão entregues medalhas e certificados aos 1º e 2º lugares do PPICEDD, dia 10 de outubro de 2018, no pátio da escola, durante o intervalo. Critérios de desempate: Em caso de empate serão consideradas as seguintes notas na ordem como segue: 1º Apresentação 2º Embasamento teórico 3º Texto científico

5 Adendos: 1- Para acompanhar o desenvolvimento específico de cada grupo, as datas das apresentações e devoluções dos projetos aos orientadores, descritas no quesito Datas deste documento, poderão ser negociadas entre as partes: Alunos, Orientadores e Coordenação do PPICEDD, como segue: 2- Devolução dos projetos para os alunos 3- Reapresentação do projeto ao orientador 4- Devolução dos projetos aos alunos para organização da apresentação

REGULAMENTO DA XII FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2016.

REGULAMENTO DA XII FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2016. REGULAMENTO DA XII FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2016. 1. Objetivos: Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

REGULAMENTO 1. Evento: MOSTRATEC JÚNIOR 2017 Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2017, é organizada pela Fundação Escola

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1 FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA REGULAMENTO 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada

Leia mais

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 Poderão participar da I Feira de Ciências e Inovação de Afogados da Ingazeira, edição 2017, estudantes, professores e professoras do Ensino

Leia mais

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC 1 Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC A 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, ligada a SEEC/RN realizará a VI Feira de Ciências da 11ª DIREC na Escola Estadual

Leia mais

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO

JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO JÚNIOR/2013 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental 2013, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2013, é organizada pela Fundação

Leia mais

REGULAMENTO DA XV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2019

REGULAMENTO DA XV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2019 REGULAMENTO DA XV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2019 1. Objetivos: Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

Leia mais

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Caxias Do Sul REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec

Leia mais

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DA FEICIPAZ Feira de Iniciação Científica do Colégio Sinodal da Paz

REGULAMENTO DA FEICIPAZ Feira de Iniciação Científica do Colégio Sinodal da Paz REGULAMENTO DA FEICIPAZ Feira de Iniciação Científica do Colégio Sinodal da Paz Categoria 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio "A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência

Leia mais

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017

XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 XXII CIÊNCIA VIVA TEMA: A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO 21 e 22 de Novembro de 2017 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC IV CONGRESSO NACIONAL DO & XXIV JORNADA JURÍDICA ACADÊMICA DO Estado, Direito e Reformas no Brasil São Luís/MA, 19 e 20 de setembro de 2017. CAPITULO I - Das disposições gerais REGULAMENTO DO CONCURSO

Leia mais

EDITAL N 055/2017 FEIRA DE CONHECIMENTOS TEAR 2017

EDITAL N 055/2017 FEIRA DE CONHECIMENTOS TEAR 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO EDITAL N 055/2017 FEIRA DE CONHECIMENTOS TEAR 2017

Leia mais

Regulamento dos Trabalhos de Livre Inscrição III CIOAP

Regulamento dos Trabalhos de Livre Inscrição III CIOAP Regulamento dos Trabalhos de Livre Inscrição III CIOAP Trabalhos de Livre Inscrição Os Trabalhos de Livre Inscrição no Congresso permitem aos profissionais de todas as especialidades odontológicas ou profissionais

Leia mais

18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia ORIENTAÇÕES GERAIS

18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia ORIENTAÇÕES GERAIS 18ª FEICIT - Feira Interna de Ciências e Tecnologia 1 OBJETIVO ORIENTAÇÕES GERAIS Apresentar à comunidade a produção de trabalhos científicos e/ou de investigação dos alunos da Instituição, nas diversas

Leia mais

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e alguns membros da Direção;

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e alguns membros da Direção; Realização: Escola Técnica Estadual Portão Período de Realização: 19 de março a 11 de setembro de 208 Comissão Organizadora: Marcelo, Josiane, Juliana Max, Tatiele e Vera. REGULAMENTO 1. JUSTIFICATIVA

Leia mais

Colégio La Salle Niterói - CNPJ / (51) Rua Tamoio, 821 Canoas-RS CEP

Colégio La Salle Niterói - CNPJ / (51) Rua Tamoio, 821 Canoas-RS CEP www.lasalle.edu.br Colégio La Salle Niterói - CNPJ 92.741.990/0046-39 EDITAL DE ABERTURA DA IX MOSTRA DE CONHECIMENTOS O CONHECIMENTO EMOCIONA O Colégio La Salle Niterói torna público que realizará a IX

Leia mais

I Torneio de Programação do SRI

I Torneio de Programação do SRI I Torneio de Programação do SRI Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação REGULAMENTO Capítulo I Dos objetivos Art 1º - Proporcionar oportunidades e incentivo para o treinamento do estudante

Leia mais

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018

REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018 REGULAMENTO EXPOCOL CANOAS, 2018 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º A EXPOCOL (Exposição do Colégio La Salle Canoas) é um evento interno que ocorrerá no período de 01 a 05 de outubro de 2018 a fim de divulgar

Leia mais

Chamada 01/2019. Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha

Chamada 01/2019. Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha Chamada 01/2019 Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha I FECIHUNE - Feira de Ciências de Hulha Negra Chamada de Inscrição de Trabalhos Tema: 50 anos da chegada do homem à lua 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS A Comissão Organizadora da VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Projeto: FEIRA DE CIÊNCIAS ARTE CULTURA

Projeto: FEIRA DE CIÊNCIAS ARTE CULTURA Introdução A Coordenação Pedagógica do Centro de Ensino Fundamental 02 torna pública a realização da Feira de Ciências Arte Cultura, uma das ações propostas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia,

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ DESENVOLVENDO COM EDUCAÇÃO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ DESENVOLVENDO COM EDUCAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ DESENVOLVENDO COM EDUCAÇÃO EDITAL N 01/2016 Ementa: Torna Pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação na VIII Semana de Exposição

Leia mais

REGULAMENTO VIII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS

REGULAMENTO VIII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Caxias Do Sul REGULAMENTO VIII MOSTRA IFTec

Leia mais

Regulamento da VI Mostra de Iniciação Cientíca do Insttuto Ivot

Regulamento da VI Mostra de Iniciação Cientíca do Insttuto Ivot INSTITUTO IVOTI Endereço: R. Pastor Ernesto Schlieper, 200 Sete de Setembro, Ivot - RS, 93900-000 Telefone: (51) 3563-8600 Regulamento da VI Mostra de Iniciação Cientíca do Insttuto Ivot DATA: 29/06 e

Leia mais

7ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica

7ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica 7ª BENTOTEC: Feira Cultural e Tecnológica Regulamento Etapas Entrega do regulamento e modelo de inscrição do projeto para todos os alunos - até 29 de março Entrega por e-mail dos Projetos para avaliação

Leia mais

regulamento 2018 regulamento.indd 1 28/02/18 09:17

regulamento 2018 regulamento.indd 1 28/02/18 09:17 regulamento 2018 regulamento.indd 1 28/02/18 09:17 regulamento.indd 2 28/02/18 09:17 2 3 Se música é arte [...], por meio dela as pessoas podem conseguir apreender a realidade, não só para suportá-la,

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO O 1 Simpósio Científico do Colégio Sagrado Coração de Maria (Brasília) é um evento que tem o objetivo de apresentar o saber

Leia mais

REGULAMENTO ESPAÇO JOVEM CIENTISTA. 2 a 6 de outubro de 2017

REGULAMENTO ESPAÇO JOVEM CIENTISTA. 2 a 6 de outubro de 2017 REGULAMENTO ESPAÇO JOVEM CIENTISTA 2 a 6 de outubro de 2017 Poderão participar do Espaço Jovem Cientista - PUCRS, edição 2017, estudantes e professores(as) do Ensino Fundamental (6º a 9º anos) e do Ensino

Leia mais

TRABALHOS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL (PATENTES, DESENHO INDUSTRIAL, SOFTWARE, NOVOS CULTIVARES, MARCA, INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) TECNOLOGIAS APLICADAS.

TRABALHOS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL (PATENTES, DESENHO INDUSTRIAL, SOFTWARE, NOVOS CULTIVARES, MARCA, INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) TECNOLOGIAS APLICADAS. TRABALHOS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL (PATENTES, DESENHO INDUSTRIAL, SOFTWARE, NOVOS CULTIVARES, MARCA, INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) TECNOLOGIAS APLICADAS. O SEBRAE/MA em parceria com a FAPEMA, torna público o

Leia mais

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e Coordenações dos Cursos;

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e Coordenações dos Cursos; Realização: Escola Técnica Estadual Portão Período de Realização: 25 a 27 de setembro de 2017 Comissão Organizadora: Carlena, Carlos, Cristina, Daiana, Fabiana, Guilherme, Josiane e Mara Angélica. REGULAMENTO

Leia mais

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN 1. Regras gerais de participação 1. Podem enviar projetos para a V Mostra Tecnológica do IFRN alunos de todas as modalidades de Ensino durante o ano de desenvolvimento e submissão

Leia mais

REGULAMENTO DA 1ª MOSTRA DO CONHECIMENTO

REGULAMENTO DA 1ª MOSTRA DO CONHECIMENTO REGULAMENTO DA 1ª MOSTRA DO CONHECIMENTO O Serviço Autônomo de Saneamento Básico de Rio Negrinho SAMAE e a Prefeitura de Rio Negrinho, através das Secretarias Municipal de Educação e Planejamento, e o

Leia mais

REGULAMENTO DA XIV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA Objetivos:

REGULAMENTO DA XIV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA Objetivos: REGULAMENTO DA XIV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2018. 1. Objetivos: Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL 2014

REGULAMENTO DA MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL 2014 COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA BRASÍLIA-DF REGULAMENTO DA MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL 2014 A MOSTRA CIENTÍFICO-CULTURAL MCC 2014 DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA DE BRASÍLIA tem como objetivo apresentar

Leia mais

b) Organização do grupo - Interação de todos; - Domínio do tema por parte de todos.

b) Organização do grupo - Interação de todos; - Domínio do tema por parte de todos. O que é? A Feira Gastronômica é um concurso de culinária que tem como objetivo a descoberta e apresentação de pratos típicos de países francófonos e de regiões da França, bem como a demonstração do ambiente

Leia mais

Colégio Clóvis Beviláqua Jaguaribe - Ceará Feira de Ciências

Colégio Clóvis Beviláqua Jaguaribe - Ceará Feira de Ciências Colégio Clóvis Beviláqua Jaguaribe - Ceará Feira de Ciências - 2012 Regulamento 1. Objetivos: a. Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando,

Leia mais

XVI EXPOETE 2017 REGULAMENTO. Título. Indústria 4.0 e as inovações para o futuro

XVI EXPOETE 2017 REGULAMENTO. Título. Indústria 4.0 e as inovações para o futuro XVI EXPOETE 2017 REGULAMENTO Título Indústria 4.0 e as inovações para o futuro DEFINIÇÃO Evento anual promovido pela Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves com finalidades: técnica, social e cultural.

Leia mais

2.1. Exposição de fotografias cientificas dos discentes para as comunidades acadêmica e externa;

2.1. Exposição de fotografias cientificas dos discentes para as comunidades acadêmica e externa; INSCRIÇÃO PARA O I ENCONTRO DE FOTOGRAFIA CIENTÍFICA A Ciência em Foco DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE Campus Acaraú O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE),

Leia mais

Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS

Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Vacaria REGULAMENTO I SALÃO DE ENSINO,

Leia mais

XVII EXPOETE 2018 REGULAMENTO. Empreendedorismo e Inovação

XVII EXPOETE 2018 REGULAMENTO. Empreendedorismo e Inovação XVII EXPOETE 2018 REGULAMENTO TÍTULO Empreendedorismo e Inovação DEFINIÇÃO Evento anual promovido pela Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves com finalidades: técnica, social e cultural. OBJETIVOS

Leia mais

PREFEITURA DE VALENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. V Feira Municipal de Matemática e III Feira Municipal de Ciências

PREFEITURA DE VALENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. V Feira Municipal de Matemática e III Feira Municipal de Ciências PREFEITURA DE VALENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO V Feira Municipal de Matemática e III Feira Municipal de Ciências VALENTE-BA 2017 APRESENTAÇÃO Caro Educador, O presente

Leia mais

8ª MOSTRA EMPREENDEDORA IFRS CAMPUS RESTINGA

8ª MOSTRA EMPREENDEDORA IFRS CAMPUS RESTINGA 8ª MOSTRA EMPREENDEDORA IFRS CAMPUS RESTINGA REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ABRANGÊNCIA Art. 1 o O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da 8ª Mostra

Leia mais

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8 Prezado(a) aluno(a), Você está recebendo o Calendário de Provas da 1ª Etapa. Este instrumento será um guia para VOCÊ e sua família acompanharem seu desempenho escolar. ESTUDO, DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS

REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS REGULAMENTO GERAL DA XI MOCITEC MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS 1. Definição e finalidade 1.1 A MOCITEC é uma mostra de ciências e tecnologias que está em sua décima primeira

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO AO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II FEIRA DO CONHECIMENTO CMDP II 2019 REGULAMENTO Tema: Como posso melhorar

Leia mais

Regulamento da VI FECITEC-BONFIM

Regulamento da VI FECITEC-BONFIM Regulamento da VI FECITEC-BONFIM VI Feira de Ciências e Tecnologia do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru 09 de novembro de 2018 Regulamento para

Leia mais

V CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

V CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS V CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 23 a 27 de outubro de 2017 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. NORMAS GERAIS 1.1 Não serão aceitos trabalhos enviados via fax, e-mail,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Portaria CCGEC nº 03/2011 Regulamenta a atividade de Trabalho de Conclusão de Curso, fixada no

Leia mais

EDITAL DO XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ULBRA TORRES

EDITAL DO XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ULBRA TORRES 1. ABERTURA: EDITAL DO XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ULBRA TORRES A Coordenação de Pesquisa, juntamente com a Direção da ULBRA Torres, comunica a abertura do Edital do XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,

Leia mais

Matrículas 2019 VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas

Matrículas 2019 VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas 2º Processo de Admissão 1 e 3 anos do 8 de dezembro univalefibonacci.com 33 3279.5952 1. PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO Período De 23 de novembro

Leia mais

REGULAMENTO. 2.2 O proponente poderá inscrever-se individualmente ou formar equipe de, no máximo, 4 (quatro) pessoas;

REGULAMENTO. 2.2 O proponente poderá inscrever-se individualmente ou formar equipe de, no máximo, 4 (quatro) pessoas; REGULAMENTO Este regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à participação no Planeta Bots, que será realizado no Universo IFMA, no período de 29 de maio a 1 de junho de 2017, no IFMA Campus Imperatriz.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC Universidade CEUMA, campus Renascença São Luís/Ma, 06 de junho de 2017. EDITAL NAC nº07/2017 REGULAMENTO PARA ENVIO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS CAPITULO I - Das disposições gerais Art. 1 - O

Leia mais

EDITAL VESTIBULINHO 2019 CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE OSMAR PASSARELLI SILVEIRA (CEMEP) ESCOLA TÉCNICA DE PAULÍNIA (ETEP)

EDITAL VESTIBULINHO 2019 CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE OSMAR PASSARELLI SILVEIRA (CEMEP) ESCOLA TÉCNICA DE PAULÍNIA (ETEP) ATENÇÃO - O processo seletivo para ingressos no Centro Municipal de Ensino profissionalizante Osmar Passarelli Silveira (CEMEP) e Escola Técnica de Paulínia (ETEP) será unificado; - As inscrições para

Leia mais

REGULAMENTO MOSTRATEC JÚNIOR ENSINO FUNDAMENTAL 1

REGULAMENTO MOSTRATEC JÚNIOR ENSINO FUNDAMENTAL 1 REGULAMENTO MOSTRATEC JÚNIOR ENSINO FUNDAMENTAL 1 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, neste regulamento denominada Mostratec Júnior

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento No uso de suas atribuições, a Comissão Organizadora da 7ª Mostra Técnica do IFRS

Leia mais

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são:

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são: Regulamento 1. Organização 1.1 A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e

Leia mais

IV Olimpíada Brasileira do Saber

IV Olimpíada Brasileira do Saber REGULAMENTO DA IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DO SABER - 2019 São Paulo, 02 de janeiro de 2019. 0004 - Edital de Abertura IV Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014

Leia mais

XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica

XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica 1. DO PROJETO DISCENTE REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS DISCENTES 18 a 25 de Julho de 2016 1.1 Entende-se como Projeto Discente da

Leia mais

REGULAMENTO DA 43ª FEIRA DE CIÊNCIAS DA IENH

REGULAMENTO DA 43ª FEIRA DE CIÊNCIAS DA IENH REGULAMENTO DA 43ª FEIRA DE CIÊNCIAS DA IENH A Feira de Ciências da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - IENH é um empreendimento técnico-científico-cultural que tem como principal objetivo oferecer

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves REGULAMENTO SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Capítulo I Dos objetivos e da abrangência Art.-1

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Bacharelado em Sistemas de Informação

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Bacharelado em Sistemas de Informação EDITAL PET-SI 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Tutor do Grupo PET Sistemas de Informação, Prof.

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2011 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 28 de março de 2011. 1. DAS VAGAS

Leia mais

Rua São Luiz Gonzaga, s/n Bairro São Luiz CEP Formiga/MG REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO MATEMÁTICA EM TODA PARTE!

Rua São Luiz Gonzaga, s/n Bairro São Luiz CEP Formiga/MG REGULAMENTO CONCURSO DE REDAÇÃO MATEMÁTICA EM TODA PARTE! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG - CAMPUS FORMIGA Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Competições Internas. Título do Projeto: 7ª Competição de Mecanismo Elevatório de Cargas do IFSP Campus Salto

Competições Internas. Título do Projeto: 7ª Competição de Mecanismo Elevatório de Cargas do IFSP Campus Salto Competições Internas Título do Projeto: 7ª Competição de Mecanismo Elevatório de Cargas do IFSP Campus Salto Professor: Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues IFSP Campus Salto Rua Rio Branco 1780 Salto/SP

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE JANEIRO DE 2013 PARA INGRESSO DE ALUNO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO DE JANEIRO DE 2013 PARA INGRESSO DE ALUNO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE JANEIRO DE 2013 PARA INGRESSO DE ALUNO NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O Tutor do Grupo PET Sistemas de Informação, Prof. Dr.

Leia mais

EDITAL 17/ STAAc BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA -

EDITAL 17/ STAAc BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - EDITAL 17/2014 - STAAc BOLSA DE APOIO ACADÊMICO E EXTENSÃO III - MONITORIA - Artigo 1º - Estarão abertas, no período de 05/01/2015 a 06/02/2015, as inscrições do processo seletivo para o preenchimento

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO TCC I Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016 EDITAL Nº 02/2015 11 a 14/04/2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento de trabalhos ou atividades a

Leia mais

Apresenta: Aracaju- 2017

Apresenta: Aracaju- 2017 Apresenta: Aracaju- 2017 EDITAL I CONCURSO CREAJR SE DE PONTES Nº01-2017 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O presente concurso tem como intuito a construção e o teste de carga em pontes treliçadas, utilizando palitos

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O CONCURSO DA LOGOMARCA I FEIRA CIENTÍFICA DE BARBACENA (I FECIB) R E G U L A M E N T O Capítulo I DO CONCURSO E SEU OBJETIVO Art. 1º A Comissão Organizadora da I Feira Científica de Barbacena (I FECIB)

Leia mais

Edital do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Edital do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP 1. Definição 1.1. O Simpósio Internacional SIICUSP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA GINCANA DA REDE CERTIFIC. A Gincana do IFRN/Campus Parnamirim obedecerá ao seguinte calendário:

REGULAMENTO GERAL DA GINCANA DA REDE CERTIFIC. A Gincana do IFRN/Campus Parnamirim obedecerá ao seguinte calendário: REGULAMENTO GERAL DA GINCANA DA REDE CERTIFIC 1. DO OBJETIVO: A I Gincana do IFRN/ Campus Parnamirim objetiva integrar os alunos e servidores do câmpus e apresentar a comunidade escolar interna o Programa

Leia mais

V MOSTRA INTEGRADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e III SEMINÁRIO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACOS

V MOSTRA INTEGRADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e III SEMINÁRIO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACOS V MOSTRA INTEGRADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e III SEMINÁRIO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACOS REGULAMENTO Art. 1º A V Mostra Integrada de Iniciação Científica e o III Seminário Integrado de Pós- Graduação

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PARA SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE AVANTIS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PARA SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE AVANTIS DISPOSIÇÕES INICIAIS EDITAL Nº 004/2018 A Diretora da Faculdade AVANTIS Instituição mantida pela Sociedade Avantis de Ensino e Escola de Aviação Civil Ltda, no uso das suas atribuições torna público o Regulamento para Inscrições

Leia mais

Atividades para Nota

Atividades para Nota Atividades para Nota 1º TRIMESTRE / 2016 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE: Trabalhos entregues no prazo terão a nota integral, desde que atendidos a todos os critérios exigidos. / Trabalhos entregues

Leia mais

II Olimpíada Brasileira do Saber

II Olimpíada Brasileira do Saber São Paulo, 02 de Janeiro de 2017. 0002-Edital de Abertura II Olimpíada Brasileira do Saber A Olimpíada Brasileira do Saber - OBS foi criada em 2014 como uma competição nacional de alto nível para estimular

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira de Ciências REGULAMENTO IV FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira de Ciências REGULAMENTO IV FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC REGULAMENTO IV FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC A IV da UNESC será realizada simultaneamente à IX Semana de Ciência e Tecnologia (SCT UNESC 2018). I ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO COMO EXPOSITOR DE

Leia mais

OLIMPÍADA DO CONCRETO 2018

OLIMPÍADA DO CONCRETO 2018 1 OLIMPÍADA DO CONCRETO 2018 1. INTRODUÇÃO Contempla o trabalho coletivo entre os docentes e estudantes do CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Curvelo tanto de graduação

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 1. Objetivos 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES

SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES SEMANA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA FEITEP 2017 REGULAMENTO SALA DE EXPOSIÇÕES Introdução A sala de exposições será um espaço destinado aos alunos para aplicação de projeto das disciplinas de Projeto

Leia mais

IV CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 24 a 28 de outubro de 2016 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

IV CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 24 a 28 de outubro de 2016 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV CONGRESSO DE SAÚDE E BEM ESTAR DA UNIVERSIDADE CEUMA 24 a 28 de outubro de 2016 NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. NORMAS GERAIS 1.1 Não serão aceitos trabalhos enviados via fax, e-mail,

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA MULTIVIX-SERRA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA MULTIVIX-SERRA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA MULTIVIX-SERRA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Antes do preenchimento do Formulário de Cadastramento da Inscrição recomenda-se

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE 2018 Componente GRAMÁTICA Professor: ANA CAROLINA - JULLIANA Curricular: MARILIA CAROLINA - WANDER VIANA Segmento: FUNDAMENTAL II Ano/Série: 9º Apresentação da disciplina O ensino de Língua Portuguesa focaliza

Leia mais

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais; RESOLVE:

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais; RESOLVE: INSTRUÇÃO NORMATIVA No 01/2013-PROZOOTEC Regulamenta as normas das disciplinas Seminário I e II para o Mestrado em Zootecnia - PROZOOTEC da UFS. O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA da

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DO DESAFIO LANÇADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA 2016-2 I. Da Definição 1.1. O desafio do curso de Engenharia Mecânica é uma competição acadêmica destinada aos alunos de graduação regularmente

Leia mais

Normas para apresentação de trabalhos científicos

Normas para apresentação de trabalhos científicos Normas para apresentação de trabalhos científicos 1) RESUMOS (NBR 6028:2003) Todos os resumos deverão ser redigidos na língua portuguesa. O resumo deverá ter, no máximo, 1.650 caracteres (contando espaços)

Leia mais

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL APRESENTAÇÃO A 3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL é um projeto que desperta a pesquisa científica de maneira interdisciplinar. Por ser um evento cultural, a Mostra de Conhecimento oportuniza

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I de abril de 2014 Edição Extra

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I de abril de 2014 Edição Extra BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I 2014 15 de abril de 2014 Edição Extra Câmpus Barbacena Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 - São José CEP: 36.205-018 Barbacena MG BOLETIM DE SERVIÇO Nº 04/I Edição Extra 15/04/2014

Leia mais

EDITAL Nº 001/17- ST

EDITAL Nº 001/17- ST EDITAL Nº 001/17- ST A Comissão Organizadora da Semana Transdisciplinar 2017 da Faculdade Pitágoras São Luís/MA torna público a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação e apresentações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

Cronograma do Projeto de Iniciação Científica 6º ano do EF

Cronograma do Projeto de Iniciação Científica 6º ano do EF Cronograma do Projeto de Iniciação Científica 6º Entrega dos slides de apresentação do préprojeto no Bancas do pré-projeto dos Anos Finais do EF e EM - 30 de abril Entrega do pré-projeto escrito - 8 de

Leia mais