Tendo estudado a tentação a partir da análise do texto, vejamo-la agora por um ângulo mais devocional. Comecemos por definir o homem, tomando em

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tendo estudado a tentação a partir da análise do texto, vejamo-la agora por um ângulo mais devocional. Comecemos por definir o homem, tomando em"

Transcrição

1

2 Tendo estudado a tentação a partir da análise do texto, vejamo-la agora por um ângulo mais devocional. Comecemos por definir o homem, tomando em conta tudo quanto já foi dito a respeito dele.

3 O homem é um ser espiritual, que possui uma alma e habita num corpo; criado à imagem e semelhança de Deus, traz em si mesmo o sopro divino, tendo sido investido de completa autoridade sobre as obras das mãos do Seu Criador; coroado por Deus de honra e glória, tem a responsabilidade de reinar na terra e guardá-la, protegendo-a de qualquer intruso, vivendo, falando e agindo em absoluta harmonia e comunhão com o Autor da Vida, a quem deve total obediência, honra, glória, adoração e louvor.

4 Quando Satanás olhou para este ser chamado Adam (homem), como já vimos, teve inveja dele e o odiou. Ora se a essência do homem é intelectual, moral e espiritual, é lógico concluir que sua tática para atingilo, qualquer que fosse, tinha como supremo objetivo seu espírito. Como, todavia, ele só poderia partir de fora para dentro, lançou mão de alguma coisa do mundo exterior.

5 Deus criou o homem e a mulher com características distintas. Um não é inferior ao outro. Embora diferentes física e psicologicamente, são iguais em sua natureza e na posse da imagem e semelhança de Deus. Por alguma razão plausível Satanás escolheu levar o homem à queda através da mulher. Escolheu esta como alvo primeiro da sua investida. Teria sido pela sua habilidade de atentar para detalhes e ser mais fácil chamar sua atenção para as características da árvore do conhecimento do bem e do mal?

6

7 Já vimos que Deus trabalha com visões. Para criar, Ele projeta a visão pelas palavras. Lúcifer, que se converteu em Satanás, foi criado. Ele não recebeu a habilidade de criar. Logo, tudo o que faz é por imitação. E não só imita, como procura perverter o que já existe, a seu favor. Ele toma os princípios que foram criados por Deus e os perverte. É o que veremos no processo da tentação e da queda.

8 O alvo de Satanás é o espírito do homem, seu verdadeiro ser. Ele quer projetar nele a rebelião e elabora um plano sutil, usando os mesmos princípios usados por Deus, ao reverso. Deus tem uma visão gerada no plano espiritual; Projeta a visão pelas palavras da Sua boca; O Espírito Santo age nas palavras de Deus; Da união entre a Palavra, que funciona como uma semente, e o Espírito, o que é visto e falado vem à luz.

9 Satanás quer alcançar o espírito do homem e para este fim ele começa no plano físico, para dali tocar a alma e o espírito. Sempre de fora para dentro. E tudo começa com uma visão. Já que a mulher é mais sensível às visões externas, apreciando detalhes, torna-se sua primeira presa. Se a mulher podia se distrair com pequenas visões, para Adão não havia visão mais bela do que a da mulher. Então era mais fácil o tentador convencer a mulher e esta convencer o homem. Não é assim que ele trabalha até hoje?

10 Uma Visão Olha! A serpente chama a atenção para a árvore. É uma visão no reino da matéria que apela para um apetite ou desejo. Eva olha e guarda a imagem do fruto. Uma visão do reino da matéria é projetada na mente. Um Pensamento Com a visão vem um pensamento. Depois que ele alcança a visão, começa a insinuar, através de pensamentos enganosos, contrários à Palavra de Deus, que aquela árvore tem o poder de torná-los como Deus.

11 Um Desejo Visões aliadas a pensamentos despertam desejos. Assim, o desejo de conhecer o bem e o mal, como Deus, é instilado no coração da mulher. E sempre será assim: uma visão casada com um pensamento desperta um desejo. Na forma como Deus opera, a visão vem do reino espiritual e o pensamento de Sua palavra, despertando santos desejos de agir em concordância com os propósitos Divinos. Satanás opera com visões de coisas terrenas, pensamentos de dúvida e rebelião, despertando desejos de ações contrárias aos propósitos Divinos.

12 Uma Ação Quando o homem se concentra na visão e no pensamento, o desejo se torna cada vez mais intenso e, consequentemente, mais próximo da ação. Uma Vitória A vitória reside em se estrangular a visão e o pensamento no seu nascedouro. A concentração neles eleva a temperatura do desejo, tornando mais difícil a vitória.

13

14 Cada tentação de Satanás vem do mesmo modo. Ele não tem um elevado número de estratégias para um sem número de pecados. Ele tem uma única certeira estratégia para toda sorte de pecado que afeta o corpo, a alma e o espírito. As circunstâncias podem ser diferentes, mas os princípios são sempre os mesmos.

15 Deus colocou desejos no homem. Para cada desejo existe uma possibilidade para sua satisfação. Os desejos em si não são maus ou bons. O modo de usálos ou satisfazê-los é que podem fazer deles instrumentos do pecado ou da justiça. O chamado de Deus em nossa vida para andar em harmonia com Ele desperta em nós os mais santos e elevados desejos de agradar ao Criador. O tentador apela para os nossos desejos mais primitivos de gratificar os apetites insaciáveis da carne ou da natureza pecaminosa, em transgressão aos mandamentos Divinos. E qual a forma mais simples de despertar o desejo? A visão.

16 Depois de referir-se à vitória dos jovens sobre o maligno, João adverte: Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne a cobiça dos olhos e a soberba da vida - não provém do Pai, mas do mundo (1 João 2:15,16).

17 A base sobre a qual o mundo é construído é a cobiça. Esta cobiça é referida como operando em três áreas: a carne, os olhos e a soberba da vida. Estas áreas são de fato uma referência aos elementos que compõem o ser humano: espírito, alma e corpo. O Espírito é nosso verdadeiro ser. Com ele temos consciência do mundo espiritual e nos relacionamos com Deus. É ele que é recriado no novo nascimento. A soberba da vida afeta o espírito. A alma é nossa personalidade: nossos pensamentos, sentimentos e vontade. Com ela temos consciência de nós mesmos. A cobiça dos olhos afeta a alma. O corpo é o elemento material. Com ele temos consciência do mundo físico. A cobiça da carne afeta o corpo.

18 A palavra traduzida como cobiça, desejo ou concupiscência, é ephitumia, na língua grega. Strong a traduz como: um anseio *desejo ardente+ (especialmente o que é proibido), concupiscência, desejo, cobiça. A palavra cobiça aqui é usada no sentido geral de desejo ou aquilo que é objeto do desejo. A força do desejo é claramente retratada na queda da mulher. Lemos: Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para tornar alguém sábio, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu (Gênesis 3:6).

19 Primeiro, foi despertado o legítimo desejo de comer. Quantas vezes ele fora despertado e satisfeito com as demais árvores do jardim! Comer não era o problema. Comer o fruto proibido, sim. O desejo era somente uma isca. A desobediência era o alvo final.

20 O Desejo de Provar: boa para se comer A visão do fruto e o pensamento de que tem propriedades desejáveis despertam o desejo de provar. E esse é um desejo que afeta o nível da carne, usando um dos sentidos. Neste caso, o paladar. Ora, todo desejo da carne é satisfeito através de um dos cinco sentidos. O Desejo de Possuir: agradável aos olhos A sabedoria popular já estabeleceu: Longe dos olhos, longe do coração. O que os olhos não vêem o coração não deseja. Pura verdade. Neste nível temos a alma. Os olhos são as portas da alma. A tentação, portanto, afeta a alma através do desejo de possuir, ter algo contrário à vontade de Deus.

21 O Desejo de Ser: desejável para tornar alguém sábio Aqui a tentação atinge o nível do espírito. Do ser. É despertado o desejo de ser o que não foi projetado pelo Criador. Numa única jogada o inimigo despertou os desejos do corpo, da alma e do espírito, de forma negativa. O desejo de provar, pelos sentidos, o que Deus proibiu provar. O desejo de possuir, através dos olhos, o que era proibido por Deus possuir. O desejo de ser, pela desobediência, o que Deus não intentou que fosse.

22 Satisfazer tais desejos pelos meios propostos pelo tentador é uma atitude de completa rebelião. É rejeitar a Soberania do Criador, tornar-se independente dele e passar a receber os males que o tentador tem para oferecer. Deixando de ser servo de Deus, o homem tornou-se servo de Satanás. Rejeitando a submissão à soberania de Deus, o homem se tornou prisioneiro da tirania de Satanás.

23 Vale aqui lembrar as palavras de Paulo: Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? (Romanos 6:16). O desejo levou à ação pecaminosa: tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Aqui está a equação do pecado: Pensamento + Visão = Desejo, que leva ao pecado. O homem caiu na tentação.

24 A Vontade Cortejada pelo Desejo Tiago descreve o processo da tentação e da queda de forma interessante: Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte (Tiago 1:13-15).

25 A fonte da tentação é o mau desejo, que se encontra em nossos sentidos. Este apela para a vontade, que se encontra em nossa alma. É ali que a batalha terá de ser ganha. A mente é a sede da alma. O veredicto é dado pela vontade. Mas a vontade não age sozinha. Ela pode ser manipulada pelos sentimentos, quando estes não estão no controle. Os sentimentos são o subproduto dos pensamentos e estes alimentados por visões. Em outras palavras, a visão mais o pensamento despertam sentimentos ou desejos que apelam para a vontade, e esta toma a decisão quanto à ação final. Quando a vontade se casa com o desejo, gera um filho ilegítimo, e quando a ação é consumada, nasce o filho chamado pecado, que traz consigo a sentença de morte.

26 A mente é a sede da batalha e, portanto, o alvo do bombardeio. As visões vêm para a mente; os pensamentos também; quem manda os comandos para as sensações, os sentimentos, os impulsos, os sentidos? A mente. Quem dá autorização à ação? A vontade. E a vontade se alimenta de que? Dos comandos da mente. Então o primeiro golpe recebido pelo homem no Éden foi na mente.

27 O Papel da Mente na Tentação A tática inimiga não mudou. Na mente ganhamos ou perdemos as batalhas. No caso de Eva, a batalha foi perdida. Mas temos recursos para vencer. Notemos mais uma coisa: No corpo estão os cinco sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato. Estes sentidos são portas de entrada para a alma e são elas que Satanás usará para trazer as imagens e as sensações. Então é preciso guardar cada um desses sentidos sob vigilância para que não nos sirvam de presa. Vejamos a primeira tentação. Será que os sentidos estavam envolvidos? Sem dúvida alguma. Quais?

28 A visão foi a primeira a ser usada. Viu. A audição foi o veículo dos pensamentos de rebelião. O olfato despertou o apetite pela comida. O cheio do fruto maduro aguçou o desejo de comer. O paladar foi envolvido no próprio ato da desobediência. O tato foi o veículo para tomar o fruto proibido. Conclusão? Os cinco sentidos estavam envolvidos na queda. Hoje não é diferente. Nossos cinco sentidos são os canais através dos quais a carne, o pecado, o mundo e o diabo nos tentarão a praticar transgressões aos expressos mandamentos de Deus.

29

30 Logo após o batismo de Jesus Mateus diz que Ele foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo (Mateus 4:1). Após quarenta dias, durante os quais não comeu, teve fome (Mateus 4:2). A coisa mais simples de despertar alguém para comer é o momento em que ele está com fome. Foi nessa hora que o tentador se apresentou e tentou a Jesus nas três áreas atacadas em nossos primeiros pais.

31 O escritor da carta aos Hebreus declara acerca de Jesus: Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado (Hebreus 4:15). Parece-nos inacreditável que o Filho de Deus haja passado como nós, por todo tipo de tentação. Mas é isto que a Bíblia diz. E diz mais: Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados (Hebreus 2:18).

32 Um exame cuidadoso do relato da tentação do Mestre nos Evangelhos de Mateus e Lucas leva-nos à conclusão de que a expressão todo tipo de tentação é uma referência ao ataque direcionado ao corpo, à alma e ao espírito, conforme ocorreu com Eva e João define.

33 O Desejo de Provar A Bíblia diz que Ele teve fome. No deserto só havia pedras. O sutil tentador começou a projetar em sua mente a imagem de pão. Lembre-se: Tudo começa com uma visão. É fácil imaginar o que aconteceu. Quando alguém está no deserto com muita sede e o sol bate na areia, começa e ter visão de água. É uma miragem apenas, mas a visão da água desperta mais a sede. No deserto Jesus estava cercado de pedras e com fome. É fácil começar a ver pão em vez de pedra. Satanás busca despertar o apetite, como fez com Eva no Jardim. Para ela o fruto era proibido. Então o pensamento sugestivo para a desobediência foi questionar o que Deus dissera. No caso de Jesus, ele diz: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (Mateus 4:3). Ora, por ocasião do Seu batismo o Pai proclamara: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado" (Mateus 3:17). Satanás quer instilar a dúvida no Filho de Deus e levá-lo a seguir sua direção, usando para tanto o desejo de provar, isto é, de comer, um desejo da carne.

34 O Desejo de Possuir A segunda tentação afeta os olhos e visam tocar a alma. Jesus se viu no pináculo, a parte mais alta do templo. Lá em baixo a multidão. Que pensamento sutil o inimigo traz e, desta vez, usando a própria Palavra de Deus: Joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra' (Mateus 4:6). Aquela seria a chance de Jesus possuir aceitação e popularidade. Todos diriam: Desceu do céu.

35 Como Jesus venceu? Mudando o foco da visão. Imediatamente Jesus entrou num outro reino. Levantou seu olhar para Deus, mudando o foco de sua visão de pães para Deus e Sua palavra. Sua mente passou a ser alimentada pela Palavra de Deus. Ele refletiu: Eu sou Filho de Deus, e não tenho que provar isto, especialmente ao inimigo e em obediência a Ele. Estou na terra como Filho do homem, e não posso lançar mão daquilo que não está à disposição do homem. Eu vou viver como homem. Ele estrangulou sua fome, e bradou: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4). Qual é a diferença entre Jesus e Adão? A qualidade de tentação é a mesma, mas a maneira de lidar com ela é diferente. Eva se deteve ouvindo a serpente e contemplando o objeto da tentação. Jesus mudou o foco da visão da terra para o Céu e encheu seus pensamentos com os pensamentos de Deus. Ele via agora o pão espiritual e o desejou mais que o alimento. Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia (Jó 23:12).

36 Diante de cada tentação Jesus usou a mesma estratégia: Mudou o foco da visão do mundo exterior para o Reino de Deus; Mudou o foco do pensamento da voz do tentador para a Palavra de Deus; Estrangulou o desejo dos sentidos e desejou as coisas de Deus; Tomou uma atitude firme, confrontando o tentador com a palavra em oposição ao que ele insinuava. Finalmente, deu uma voz de comando, para que o tentador saísse de sua presença: "Retire-se, Satanás! (Mateus 4:10).

37 Esta é a receita para vencermos cada tipo de tentação. E aqui está a promessa: Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar (1 Coríntios 10:13).

38 Esta é a receita para vencermos cada tipo de tentação. E aqui está a promessa: Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar (1 Coríntios 10:13).

39 ÁREAS Gênesis 3:6 Eva Desejo de Agradável ao Provar - Corpo paladar Mateus 4: Jesus Transforma as pedras em pães. 1 João 2:15 - Todos Cobiça da carne Desejo de Possuir - Alma Atraente aos olhos lança-te daqui abaixo Cobiça dos olhos Desejo de Ser - Espírito Desejável para dar entendimento A autoridade e glória dos reinos do mundo Soberba da vida

I Domingo da Quaresma

I Domingo da Quaresma I Domingo da Quaresma PERDÃO SENHOR O Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a oriente Leitura do Livro do Génesis Gen 2, 7-9; 3, 1-7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas

Leia mais

DOMINGO I DA QUARESMA

DOMINGO I DA QUARESMA DOMINGO I DA QUARESMA LEITURA I Gen 2, 7-9; 3, 1-7 A criação e o pecado dos nossos primeiros pais Leitura do Livro do Génesis O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro

Leia mais

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes

FUJA DO PECADO! Diego Fernandes FUJA DO PECADO! Diego Fernandes 1 Tessalonicenses 5:22 Afastem-se de toda forma de mal. Genesis 4:7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja

Leia mais

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando:

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando: Recapitulando: A via crucis de Jesus Carregando a própria cruz, Jesus foi ao local chamado Lugar da Caveira (em aramaico, Gólgota). João 19.17 A via crucis de cada cristão Se alguém quiser acompanharme,

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Predo por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Vitória no deserto 6 LIÇÃO Predo por: Pr. Wellington Almeida O Conflito continua esboço LIÇÃO - I TRI 2016 6 INTRODUÇÃO DOM O EMANUEL SEG

Leia mais

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea

Práticas da Antiguidade para a Espiritualidade Contemporânea 9. Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. 10. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 11. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. 12.

Leia mais

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4.15 Como explicar que alguém que

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 14 A 20 DE OUTUBRO DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 2 O BATISMO E AS TENTAÇÕES INTRODUÇÃO ESBOÇO Voz - Visão - Audição Preparando o Caminho Arrependimento - Batismo - Frutos Identificando Àquele que vem Identificação

Leia mais

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SEPARAÇÃO DE DEUS O pecado original de Adão e Eva nos levou a separação de nossa comunhão com Deus. Nesta lição estudaremos sobre

Leia mais

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem Palavra alimento A tua palavra, Senhor Jesus, é o pão que me dá forças para escolher servir em vez de ser servido; para perdoar as ofensas em vez de guardar rancor. A tua Palavra, Senhor Jesus, é o alimento

Leia mais

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Hebreus 4.15 4 - AS OFERTAS DE SATANÁS.

Leia mais

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 Estamos envolvidos em um conflito cósmico com consequências reais em nossa vida diária. Como surgiu o mal? De que forma fomos contaminados por ele? Como

Leia mais

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba DISCIPULADO Primeiros Passos na Fé Aula 1 - (25/09/2011) Pecado e Arrependimento O que é pecado? Pecado é a transgressão da lei. Qualquer que

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

JÁ COMEÇOU! Livra-me das redes. Salmo 141:9 NTLH

JÁ COMEÇOU! Livra-me das redes. Salmo 141:9 NTLH JÁ COMEÇOU! Livra-me das redes Salmo 141:9 NTLH DESLIGUE AS REDES SOCIAIS! Coloque no modo avião, ou no modo NÃO PERTURBE Separe esta hora para ouvir somente a Deus! SÉRIE FÉ, MATURIDADE E SABEDORIA NO

Leia mais

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele?

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele? A doutrina de Cristo segundo as escrituras Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas Questões Teológicas 1.Nascimento Virginal 2.Relação com o pecado 3.Necessidade da humanidade Por que o nascimento

Leia mais

Jesus nasceu com a natureza de Adão, depois da queda, igual à nossa com propensões más, e uma vez que Ele foi vitorioso tendo uma natureza como a

Jesus nasceu com a natureza de Adão, depois da queda, igual à nossa com propensões más, e uma vez que Ele foi vitorioso tendo uma natureza como a Jesus nasceu com a natureza de Adão, depois da queda, igual à nossa com propensões más, e uma vez que Ele foi vitorioso tendo uma natureza como a nossa, também nós podemos ter a vitória perfeita sobre

Leia mais

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS!

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS! VENHA O TEU REINO! E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:

Leia mais

Estudo 8 Submeter-se a Deus para resistir ao diabo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 8 Submeter-se a Deus para resistir ao diabo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 8 Submeter-se a Deus para resistir ao diabo Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende a finalidade da tentação

Leia mais

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir- se. Gn 3.7

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir- se. Gn 3.7 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu- o e o deu a seu marido, que comeu

Leia mais

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus

O Pecado. O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus O Pecado O Pecado é o oposto de Santidade - O Pecado separa o Homem de Deus Hebreus 10:26-27 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais

Leia mais

I DOMINGO DA QUARESMA

I DOMINGO DA QUARESMA I DOMINGO DA QUARESMA Igreja Matriz de Vila do Conde Eucaristia das 12h00 1. Admonição de entrada 2. Entrada: Renasce em mim (157) 1- Se um dia eu ficasse sem Ti, olharia as estrelas do céu p ra lembrar

Leia mais

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 1 Capítulo 4 A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lc 4:2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu

Leia mais

O que temos visto na série:

O que temos visto na série: O que temos visto na série: Tiago, o irmão de Jesus, escreveu a carta no 1º Sec. Como líder da igreja, sua carta era como um sermão para ser lido em voz alta nas comunidades cristãs perseguidas e dispersas

Leia mais

1ª Perspectiva:: Terrena e mundana

1ª Perspectiva:: Terrena e mundana 29.05.16 Introdução Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 1Jo 3.10 1ª Perspectiva::

Leia mais

Respostas Bíblicas para a. Superficialidade e Relativismo Moral

Respostas Bíblicas para a. Superficialidade e Relativismo Moral Respostas Bíblicas para a Superficialidade e Relativismo Moral O que é SUPERFICIAL? 1.Referente à superfície. 2.Fig. Pouco profundo. 3.Desprovido de profundidade; pouco sólido. 4.Sem seriedade; leviano.

Leia mais

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida?

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? A vontade específica de Deus para minha vida: [ ] É um mistério, só saberei quando acontecer. [ ] É algo revelado, que posso conhecer. 2 Eu quero SABER qual é

Leia mais

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então o SENHOR DEUS disse à serpente:

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então o SENHOR DEUS disse à serpente: O ALIMENTO DA SERPENTE 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então o SENHOR DEUS disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, 1 / 5 e mais que todos os

Leia mais

Cultura de reino: Minha identidade! Pra. Ivonne Muniz Julho 2017

Cultura de reino: Minha identidade! Pra. Ivonne Muniz Julho 2017 Cultura de reino: Minha identidade! Pra. Ivonne Muniz Julho 2017 A ideia original de Deus! A ideia original de Deus era colonizar a terra com o reino do céu, para ela ser um reflexo do céu.! Em todos os

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR #4 A ARTE DE AMAR COMO DEUS NOS AMA Henri Nouwen A volta do filho pródigo Esta é a filiação divina. E é a esta filiação que sou chamado.

Leia mais

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus.

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. 1 A aula de hoje, junto com as duas primeiras, fecha um ciclo: Ciclo: a felicidade do homem, em Deus. 2 Aula 1: Felicidade como um objetivo

Leia mais

QUEBRANDO A ROTA DO PECADO

QUEBRANDO A ROTA DO PECADO QUEBRANDO A ROTA DO PECADO Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer:

Leia mais

Estudo de Efésios Rev. Martyn Lloyd-Jones

Estudo de Efésios Rev. Martyn Lloyd-Jones Éfeso Século Estudo de Efésios Rev. Martyn Lloyd-Jones É muito difícil falar da carta aos Efésios de forma contida devido a sua grandeza e sublimidade. Muitos tem tentado descrever isso. Um escritor tem

Leia mais

O Que Devemos Saber Sobre a Oração

O Que Devemos Saber Sobre a Oração O Que Devemos Saber Sobre a Oração Os discípulos pediram para Jesus lhes ensinar a orarem! Mateus 6:9-15 Portanto, orem assim: Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é Santo.

Leia mais

Paróquia de Nossa Senhora da Lapa. Póvoa de Varzim. Leituras Dominicais. Tempo da Quaresma. Ano C

Paróquia de Nossa Senhora da Lapa. Póvoa de Varzim. Leituras Dominicais. Tempo da Quaresma. Ano C Paróquia de Nossa Senhora da Lapa Póvoa de Varzim Leituras Dominicais Tempo da Quaresma Ano C Paroquia da Lapa Póvoa de Varzim Ano 2016 DOMINGO I DA QUARESMA LEITURA I Deut 26, 4-10 Leitura do Livro do

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

Doutrina dos Anjos - Angelologia

Doutrina dos Anjos - Angelologia Doutrina dos Anjos - Angelologia Angelologia refere-se à doutrina dos anjos, tanto bons, quanto maus. De todas as doutrinas, esta é a menos estudada. Por isso, ela é a que mais possui misticismos no imaginário

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

POR QUE EXISTE A MORTE? E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o

POR QUE EXISTE A MORTE? E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o O DIA DOS VIVOS POR QUE EXISTE A MORTE? E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DO PECADO. Em 1 João 3.4 temos a definição do pecado como um ato. É um transgredir, ou um ir contrário à Lei de Deus.

A DOUTRINA BÍBLICA DO PECADO. Em 1 João 3.4 temos a definição do pecado como um ato. É um transgredir, ou um ir contrário à Lei de Deus. A DOUTRINA BÍBLICA DO PECADO 1. A NATUREZA DO PECADO O pecado é uma coisa com cabeça de hidra. Ele apresenta diferentes fases. Um tratamento adequado do pecado deve jogar com estas diferentes fases: 1.1.

Leia mais

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO

EMBRIAGADOS PELO. Efésios 5:18 ESPÍRITO EMBRIAGADOS PELO Efésios 5:18 ESPÍRITO E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito ; Efésios 5:18 Contenda Grego: Asótia! Excesso;! Devassidão;! Libertinagem;! Dissolução;!

Leia mais

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5 11º Dia. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de

Leia mais

Glória e Honra Julho 2018

Glória e Honra Julho 2018 Glória e Honra Julho 2018 mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: "Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do

Leia mais

SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não veem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios.

SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não veem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios. SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não veem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios. De fato, acalmei e aquietei os meus sentimentos. Como uma criança

Leia mais

CREPÚSCULO: Um convite satânico ao mundo das trevas!

CREPÚSCULO: Um convite satânico ao mundo das trevas! CREPÚSCULO: Um convite satânico ao mundo das trevas! JUNIOR OMNI VOCÊ, JOVEM CRISTÃO, que deseja viver na presença do Deus Altíssimo, o qual é JESUS CRISTO, e também deseja agradá-lo sempre. Afaste-se

Leia mais

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Ser motivado na vida de um dos discípulos de Jesus, que como nós, possuía defeitos, mas que, como é possível a nós, foi

Leia mais

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela.

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. DIGO NÃO Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4.1)

Leia mais

Lição 5 26 de Abril de 2015

Lição 5 26 de Abril de 2015 Lição 5 26 de Abril de 2015 Continuação I - A REALIDADE DA TENTAÇÃO 1. Uma realidade humana 2. Vencendo a tentação IV - A TENTAÇÃO DE SER NOTADO 1. A artimanha do Inimigo 2. A busca pelo prestígio

Leia mais

Lição 3 para o dia 18 de Outubro de 2008

Lição 3 para o dia 18 de Outubro de 2008 Lição 3 para o dia 18 de Outubro de 2008 PENSOU que razão podia ter Deus ao proibir-lhes comer da árvore da ciência do bem e do mal Em um primeiro momento, sem perceber, e absorvida por suas ocupações,

Leia mais

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:9-11 para que ao nome de Jesus se dobre

Leia mais

As acusações de Satanás: Uma cerca ao redor. Pele por pele. A integridade de Jó: Jó e Adão. Jó e sua esposa. Jó e Jesus.

As acusações de Satanás: Uma cerca ao redor. Pele por pele. A integridade de Jó: Jó e Adão. Jó e sua esposa. Jó e Jesus. Os capítulos 1 e 2 de Jó nos apresentam Satanás acusando a Deus de parcialidade em seu trato com Jó, e a resposta de Jó aos problemas causados pelo diabo. As acusações de Satanás: Uma cerca ao redor. Pele

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma-14.2.2016 A escolha certa Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Como a maior parte dos meninos

Leia mais

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS, O FILHO DE DEUS Jesus é um Deus que se fez carne e habitou entre nós para salvar a humanidade. Nesta lição

Leia mais

Escrito por Tiago Santos Qua, 15 de Junho de :00 - Última atualização Qua, 18 de Maio de :36

Escrito por Tiago Santos Qua, 15 de Junho de :00 - Última atualização Qua, 18 de Maio de :36 Tem sido atribuída a Martinho Lutero a autoria da seguinte frase: Um homem não pode ser culpado se um pássaro voa sobre sua cabeça. Mas se esse mesmo pássaro fizer ali seu ninho, aí é outra coisa. Ele

Leia mais

Uma pergunta frequente? Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo?

Uma pergunta frequente? Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo? Uma pergunta frequente? Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo? Onde estava Deus, quando tudo isso aconteceu? Uma pergunta

Leia mais

Fazendo de Cristo o Seu Senhor

Fazendo de Cristo o Seu Senhor Livrinho 2 Pàgina 27 Lição Quatro Fazendo de Cristo o Seu Senhor Você Está Fazendo Bom Progresso Desde o momento da sua conversão você tem crescido espiritualmente e tem feito progresso na jornada cristã.

Leia mais

Todos nós gostamos de sonhar com um

Todos nós gostamos de sonhar com um Um belo casamento Todos nós gostamos de sonhar com um casamento belo e feliz. Mas para muitas pessoas, a realidade acaba com este sonho. Seu casamento se transforma num mundo de semblantes tristes e palavras

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

ENTREGANDO O NOSSO MELHOR A DEUS. Gn.22

ENTREGANDO O NOSSO MELHOR A DEUS. Gn.22 ENTREGANDO O NOSSO MELHOR A DEUS Gn.22 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendolhe: Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse Deus: Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você

Leia mais

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA LIÇÃO N 01 Batismo nas Águas O batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador

Leia mais

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO G. H. Hayhoe Tradução Mario Persona * * * * * COMENTÁRIOS SOBRE A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO "Porque nele habita corporalmente

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

a. Fomos Escolhidos Para Uma Finalidade; b. Temos Um Alvo Estabelecido Para Nossas Vidas; c. O Nosso Alvo É Sermos Iguais A Jesus.

a. Fomos Escolhidos Para Uma Finalidade; b. Temos Um Alvo Estabelecido Para Nossas Vidas; c. O Nosso Alvo É Sermos Iguais A Jesus. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29 a. Fomos Escolhidos Para Uma

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA JÁ TEMOS VISTO DUAS COISAS QUE CARACTERIZAM UM FILHO DE DEUS:- 1. ARREPENDIMENTO: UMA MUDANÇA DE ATITUDE. 2. FÉ :CRE EM JESUS NESTA LIÇÃO VEREMOS A TERCEIRA COISA

Leia mais

Certezas e incertezas! Diego Fernandes

Certezas e incertezas! Diego Fernandes Certezas e incertezas! Diego Fernandes conceito Significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo conceito" tem origem a partir

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (7ª Mensagem) Cristo é Aquele a quem devemos amar. 1Jo

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (7ª Mensagem) Cristo é Aquele a quem devemos amar. 1Jo Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (7ª Mensagem) Cristo é Aquele a quem devemos amar 1Jo 2.15-17 O amor como já vimos não é um sentimento, mas, sim, atitude, decisão de fazer

Leia mais

... em um Deus de amor, em um mundo de SOFRIMENTOS. Abdênago Lisboa Junior

... em um Deus de amor, em um mundo de SOFRIMENTOS. Abdênago Lisboa Junior ... em um Deus de amor, em um mundo de SOFRIMENTOS Abdênago Lisboa Junior ... em um Deus de amor, em um mundo de SOFRIMENTOS Abdênago Lisboa Junior INTRODUÇÃO Escola Bíblica IBCU CONTEÚDO DA AULA Definição

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima O conflito cósmico 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de jesus" (Ap

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

Ser mordomos dos bens materiais implica centrar nossa atenção nas coisas de cima, não nas da Terra. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.

Ser mordomos dos bens materiais implica centrar nossa atenção nas coisas de cima, não nas da Terra. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Lição 1 para 6 de janeiro de 2018 Ser mordomos dos bens materiais implica centrar nossa atenção nas coisas de cima, não nas da Terra. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

De nossa comunidade. Hoje e próximos finais de semana. Fim da série Relacionamentos Líquidos. Refletimos sobre Efésios 5:15 6:9

De nossa comunidade. Hoje e próximos finais de semana. Fim da série Relacionamentos Líquidos. Refletimos sobre Efésios 5:15 6:9 De nossa comunidade Fim da série Relacionamentos Líquidos Refletimos sobre Efésios 5:15 6:9 Hoje e próximos finais de semana Recepção de pessoas que decidiram seguir a Jesus Na qual todos estão envolvidos

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

Abrindo o coração para compreender a vontade de Deus

Abrindo o coração para compreender a vontade de Deus Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2 A vontade

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR 1 - Me revela quem Deus é Deus é amor. 1 João 4,8.16 2 - Me revela quem eu devo ser Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é

Leia mais

"Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44

Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos... Levítico 11:44 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32 A Santidade de Deus "Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44 "... porquanto

Leia mais

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2 Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: Violência! sem que tragas salvação? Hc 1.2 Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e

Leia mais

Recapitulando 1) O pecado é MALIGNO 2) O pecado nos torna CULPADOS diante de Deus

Recapitulando 1) O pecado é MALIGNO 2) O pecado nos torna CULPADOS diante de Deus Recapitulando 1) O pecado é MALIGNO Sofrimento e Destruição 2) O pecado nos torna CULPADOS diante de Deus Pecado é rebeldia e transgressão Pecadores não são vítimas inocentes É preciso reconhecer que O

Leia mais

Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI

Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato

Leia mais

ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA

ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA ATENÇÃO: RISCO DE QUEDA Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, onde os seus antepassados

Leia mais

Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7?

Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7? Lição 8 para 25 de novembro de 2017 QUEM É O HOMEM DE ROMANOS 7? Ler Romanos 7: 1-6 Para poder compreender melhor a comparação que aqui faz Paulo, devemos recordar o propósito geral de Paulo ao escrever

Leia mais

A LEI DA GRAVIDADE. 16 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Ora, o aguilhão da morte é o PECADO, e a força do PECADO é a lei.

A LEI DA GRAVIDADE. 16 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Ora, o aguilhão da morte é o PECADO, e a força do PECADO é a lei. A LEI DA GRAVIDADE 16 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Ora, o aguilhão da morte é o, e a força do é a lei." 1 / 6 (1ª Coríntios 15:56) A mensagem do #PãoDoDia de hoje não é (como talvez

Leia mais

Você sabia? A Bíblia é o livro mais vendido no mundo? Mas não necessariamente o mais lido!

Você sabia? A Bíblia é o livro mais vendido no mundo? Mas não necessariamente o mais lido! Recuperando o Amor por a este Livro Recuperando o Amor por este Livro Recuperando o Amor por este Livro Recuperando o Amor por este Livro Recuperando o Amor por este Livro Você sabia? A Bíblia é o livro

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho Jesus cristo: o evangelho do pai Colossenses 1.15-23 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, Colossenses 1.15-23 pois nele foram criadas todas as

Leia mais

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas.

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas. Na criação (Gn 1), Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Quando olhamos para o homem, este deveria nos remeter a Deus, ou seja, quando olhamos para você, deveríamos nos lembrar de Deus, quando

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

VIVA DE MANEIRA SANTA Vivendo fascinado pelo prazer de amar a Deus

VIVA DE MANEIRA SANTA Vivendo fascinado pelo prazer de amar a Deus SÉRIE: CRESCER compromissos para aperfeiçoar sua vida espiritual DURAÇÃO: 6 SEMANAS OBJETIVO: engajar a igreja em um compromisso de novos hábitos para uma vida que agrada a Deus e transforma o mundo. BIBLIOGRAFIA:

Leia mais

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus.

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. OPara ser salvo, alguém precisa se arrepender dos pecados e crer que Jesus Cristo é o Salvador. www.portalebd.org.br

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução Mensagem 13 de 16 Data: 12/12/2010 ANATOMIA DO MAL: MÃOS, CORAÇÃO E PÉS Introdução 16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam

Leia mais