Fechamento de arquivo (Gerando PDF) Gerando Packge. Gerando a Revista Digital.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fechamento de arquivo (Gerando PDF) Gerando Packge. Gerando a Revista Digital."

Transcrição

1 INDESIGN MÓDULO 5 - AULA 5 Fechamento de arquivo (Gerando PDF) Gerando Packge. Gerando a Revista Digital.

2 Sobre o PDF: Fechamento de arquivo (Gerando PDF) PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo universal que preserva as fontes, as imagens e o layout de documentos de origem criados em diversos aplicativos e plataformas. O Adobe PDF é o padrão para a distribuição e o intercâmbio seguros e confiáveis de formulários e documentos eletrônicos em todo o mundo. Os arquivos Adobe PDF são compactos e completos. Qualquer pessoa que possua o software Adobe Reader gratuito pode compartilhá-los, exibi-los e imprimi-los. O Adobe PDF é muito eficiente em processos de editoração de impressão. Um composto da sua arte salvo em Adobe PDF transforma-se em um arquivo compacto e confiável que você ou seu prestador de serviços pode exibir, editar, organizar e usar para gerar uma prova. Em seguida, no momento certo do processo de produção, o prestador de serviços poderá imprimir diretamente o arquivo PDF ou processá-lo usando ferramentas de várias origens para tarefas de pós-processamento, como verificações de comprovação, trapping, imposição e separação de cores.

3 Fechamento de arquivo (Gerando PDF) Os Adobe PDFs podem solucionar os seguintes problemas associados a documentos eletrônicos:

4 Fechamento de arquivo (Gerando PDF) High Quality Print Cria PDFs para impressão de qualidade em impressoras de mesa e dispositivos de prova. Essa pré-definição usa o PDF 1.4, reduz a resolução de imagens coloridas e em tons de cinza a 300 ppi e imagens monocromáticas a 1200 ppi, incorpora subconjuntos de todas as fontes, não altera cores e não nivela a transparência (para tipos de arquivo compatíveis com a transparência). Esses PDFs podem ser abertos no Acrobat 5.0 e no Acrobat Reader 5.0 ou posterior. No InDesign, essa predefinição também cria PDFs marcados.

5 Fechamento de arquivo (Gerando PDF) PDF/X-1a:2001 Esse padrão requer a incorporação de todas as fontes, a especificação das caixas delimitadoras apropriadas dos PDFs e a exibição das cores no modo CMYK, cores spot ou ambos. Arquivos compatíveis devem conter informações que descrevam a condição de impressão para a qual foram preparados. Arquivos PDF criados para compatibilidade com o PDF/X-1a podem ser abertos no Acrobat 4.0 e no Acrobat Reader 4.0 ou posterior. O PDF/X-1a usa o PDF 1.3, reduz a resolução de imagens coloridas e em tons de cinza a 300 ppi e imagens monocromáticas a 1200 ppi, incorpora subconjuntos de todas as fontes, cria PDFs sem marcas e nivela a transparência por meio da configuração Alta resolução.

6 PDF/X-4:2008 Fechamento de arquivo (Gerando PDF) No Acrobat 8, esta predefinição é denominada PDF/X-4 DRAFT para refletir o estado de rascunho da especificação ISO no momento de entrega do Acrobat. Ela é baseada no PDF 1.4, que inclui o suporte à transparência ativa. O PDF/X 4 apresenta o mesmo gerenciamento de cores e especificações de cores do Consórcio Internacional de Cores (ICC, International Color Consortium) que o PDF/X 3. É possível criar arquivos compatíveis com PD- F/X 4 diretamente nos aplicativos do Creative Suite 3 (Illustrator, InDesign e Photoshop). No Acrobat 8, use o recurso Comprovação para converter PDFs em PDF/X-4 DRAFT. Arquivos PDF criados para compatibilidade com o PDF/X-4 podem ser abertos no Acrobat 7.0, no Reader 7.0 ou posterior.

7 Press Quality Fechamento de arquivo (Gerando PDF) Cria arquivos PDF para produção de impressão de alta qualidade (por exemplo, impressão digital ou separações para uma fotocompositora ou um fixador de chapas), mas não cria arquivos compatíveis com o PDF/X. Nesse caso, a qualidade do conteúdo é a maior compensação. O objetivo é preservar todas as informações no arquivo PDF necessárias para que a gráfica ou o prestador de serviços imprima o documento corretamente. Este conjunto de opções usa o PDF 1.4, converte cores em CMYK, reduz a resolução de imagens coloridas ou em tons de cinza a 300 ppi e imagens monocromáticas a 1200 ppi, incorpora subconjuntos de todas as fontes e preserva a transparência (para tipos de arquivo compatíveis com a transparência). Esses arquivos PDF podem ser abertos no Acrobat 5.0 e no Acrobat Reader 5.0 ou posterior.

8 Fechamento de arquivo (Gerando PDF) Smallest File Size Cria arquivos PDF para exibição na Web ou em uma intranet, ou para distribuição por um sistema de . Esse conjunto de opções usa recursos de compactação, de redução de resolução. Ele converte todas as cores em RGB e (para conversões baseadas no Adobe Acrobat Distiller) não incorpora fontes. Também otimiza arquivos para tráfego de bytes. Esses arquivos PDF podem ser abertos no Acrobat 5.0 e no Acrobat Reader 5.0 ou posterior.

9 A opção DEFINE... abre uma janela onde estão sitados os padrões de PDF. Independente da opção que escolher, será aberta uma janlea onde poderá ser definido o nome do arquivo e o local onde este será exportado. Após definir o local e o nome do arquivo, será exibida a janela de configurções do PDF. Fechamento de arquivo (Gerando PDF)

10 Gerando Package PACKAGE Os projetos de diagramção feitos pelo InDesign utilizam elementos linkados, como as imagens. Para evitar erros no transporte do projeto a Adobre criou a função Package. Ela reune todos os recursos (fontes, imagens, vídeos, arquivos de som) utilizados no projeto em uma só pasta. Acesse o menu File > Package.

11 Gerando Package Acessar a função abrirá a seguinte janela. Ela resume todos os dados do arquivo e relata eventuais problemas que o projeto apresentar.

12 Gerando Revista digital Desvantagens da revista impressa: 1. Vida útil limitada, pois seu valor diminui depois da data de publicação 2. Acumulam-se muito rápido, tornando-se um problema de organização em casa e até mesmo um perigo de incêndio se coletados por muito tempo. 3. Correções só podem ser feitas por meio de uma retratação em edições posteriores. 4. Como os livros, elas são impressos em papel feito de polpa de celulose e isso prejudica o meio -ambiente. 5. São pesadas, ou seja, difíceis de levar em grandes quantidades. 6. Custam caro para produzir (impressão e transporte ultrapassam a produção de Revistas Digitais). 7. São caras para o leitor, ao compararmos com os materiais digitais.

13 Gerando Revista digital Vantagens da revista digital: 1. São leves. 2. Não utilizam papel e, assim, não prejudicam o meio ambiente. 3. São a nova tendência graças ao grande número de smartphones, tablets e notebooks. 4. Permitem retificações. 5. Não há gasto com transporte 6. É possível colocar vídeos, slideshows, lightboxes, gráficos, fotos. 7. Não possui limite de páginas, pois não há gasto com a impressão 8. Poupa-se o transporte.

14 Gerando Revista digital Após revisarmos o projéto e e corrigirmos os erros se necessário vamos gerar a nossa Digital magazine (Revista digital), para isso devemos seguir os seguintes passos: Menu File>Export.

15 Gerando Revista digital Assim que você clicar em Export, esta janela se abrirá para que possa escolher o local onde vai ser salvo sua revista o nome e o formato com o qual será salvo. Como estamos criando uma Revista digital vamos selecionar o formato Flash Player (SWF) SWF Um arquivo SWF exportado está pronto para visualização no Adobe Flash Player e pode incluir elementos interativos, tais como transição de página, hiperlinks, filmes, clipes de som, animações e botões de navegação.

16 Configurações SWF Após selecionar o formato SWF esta caixa se abrirá disponibilizando algumas configurações especificas para este formato. é indicado manter a escala (Scale) entre 72% e 100% para facilitar a transição de paginas.

17 Gerando Revista digital Configurações SWF Na guia Advanced nos temos outras opções de configuração, como Quality(qualidade),Resolution(Resolução) por exemplo.

18 Revista digital Assim que clicarmos em OK o software vai gerar a revista em dois tipos de arquivos, sendo um em SWF e um arquivo no formato HTML que automaticamente vai abrir a visualização da revista finalizada no seu navegador como na pagina a seguir.

19 Resultado: Revista digital

Informática. Acrobat Reader. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Acrobat Reader. Professor Márcio Hunecke. Informática Acrobat Reader Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX ACROBAT READER Padrão PDF O PDF (Portable Document Format), em português, formato de documento portátil,

Leia mais

0, aplicando perfil de cor para tinta Casal Sign.

0, aplicando perfil de cor para tinta Casal Sign. R. Lavinio Salles Arcuri, 35 Casa Verde São Paulo - SP - CEP 02564-000 Fone 11 3951 1123 / 3951 1191 atendimento@casalsign.com.br www.casalsign.com.br http://www.carlos-higino.blogspot.com Procedimentos

Leia mais

Programa CIEE de Educação a Distância

Programa CIEE de Educação a Distância AULA 7 - Outras funções do Access Programa CIEE de Educação a Distância Nessa aula estudaremos macros e como criar páginas para Internet, suas funções, aspectos relacionados à apresentação da tela e seus

Leia mais

InDesign CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

InDesign CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6439 - InDesign CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades da Versão CC... 25 1.1.1. Aplicativo Creative Cloud... 25 1.2. Abrir o Programa... 27 1.3. Área

Leia mais

ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. 2 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. 4 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 5 ADOBE INDESIGN... PÁG. 6

ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. 2 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. 4 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 5 ADOBE INDESIGN... PÁG. 6 ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. ADOBE INDESIGN... PÁG. 6 CORELDRAW Para gravar o seu documento vá a File > Publish to PDF. Na janela que se irá abrir, clique

Leia mais

Utilização do Fiery WebSpooler

Utilização do Fiery WebSpooler 18 Utilização do Fiery WebSpooler O Fiery WebSpooler permite o rastreamento e o gerenciamento de trabalhos a partir de diversas plataformas na Internet ou intranet. O Fiery WebSpooler, uma das ferramentas

Leia mais

Exportando PDF para Agráfica Corel Draw

Exportando PDF para Agráfica Corel Draw Exportando PDF para Agráfica Corel Draw No menu Arquivo escolha a opção Publicar em PDF Nome: Tipo: artefinal.pdf PDF - Portable Document Format (*.pdf) Predefinição de PDF: PDF/-1a Ocultar pastas Configur.

Leia mais

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4149 - Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do Dreamweaver CS5...23 1.2. Área de Trabalho...23 1.2.1. Tela de Boas-vindas...24 1.2.2.

Leia mais

Manual Ink Printer Configurando seu programa para maior qualidade na hora da impressão sublimática

Manual Ink Printer Configurando seu programa para maior qualidade na hora da impressão sublimática Manual Ink Printer 2016 Configurando seu programa para maior qualidade na hora da impressão sublimática 01 Adobe Photoshop CC 01) Configurando perfil de cores para RGB Com sua imagem aberta na tela do

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód.4149 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver 1.1. Novidades do Dreamweaver

Leia mais

ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. 2 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. 4 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 5 ADOBE INDESIGN... PÁG. 6

ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. 2 ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. 4 ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. 5 ADOBE INDESIGN... PÁG. 6 ÍNDICE CORELDRAW... PÁG. ADOBE ILLUSTRATOR... PÁG. ADOBE PHOTOSHOP... PÁG. ADOBE INDESIGN... PÁG. 6 CORELDRAW É aconselhado que grave o documento em PDFX-A de forma a garantir a qualidade Para gravar o

Leia mais

1. Instalando perfil de cor no Windows

1. Instalando perfil de cor no Windows R. Lavinio Salles Arcuri, 35 Casa Verde São Paulo - SP - CEP 02564-000 Fone 11 3951 1123 / 3951 1191 atendimento@casalsign.com.br www.casalsign.com.br http://www.carlos-higino.blogspot.com Procedimentos

Leia mais

Profª. Maria José da Silva Página 1

Profª. Maria José da Silva Página 1 E-Mail: mariajosefatern@yahoo.com.br Profª. Maria José da Silva Página 1 Sumário Introdução 03 A Janela PowerPoint 04 Excluindo Slides 06 Criando Apresentação 06 Salvando o Documento 07 Configurando a

Leia mais

DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6188 - DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Noções Básicas 1.1. Novidades do Dreamweaver CC... 23 1.1.1. Aplicativo Creative Cloud... 24 1.2. Área de Trabalho...

Leia mais

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5232 - Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 1.1. Novidades do Dreamweaver CS6... 23 1.2. Área de Trabalho... 24 1.2.1. Tela de Boas-vindas...

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Conhecimento

Gerência de Tecnologia da Informação e Conhecimento Manual Criação PDF/A O PDF/A, também conhecido como ISO 19005-1, foi o primeiro padrão ISO que aborda a crescente necessidade de manter as informações armazenadas em documentos eletrônicos por longos períodos

Leia mais

GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A

GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A Este guia destina-se a apoiar a utilização da norma internacional PDF/A, criada com a intenção de preservar arquivos digitais a longo prazo. Este formato,

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 2 PÁGINAS E PÁGINAS ESPELHADAS...24 ADICIONAR NOVAS PÁGINAS A UM DOCUMENTO...28

ÍNDICE CAPÍTULO 2 PÁGINAS E PÁGINAS ESPELHADAS...24 ADICIONAR NOVAS PÁGINAS A UM DOCUMENTO...28 ÍNDICE CAPÍTULO 1 TELA DE BOAS VINDAS INDESING CS4...06 NOVO DOCUMENTO...07 VISÃO GERAL DA JANELA DOCUMENTOS...09 CRIAÇÃO DE TAMANHOS PERSONALIZADOS DE PÁGINAS...12 GRADES...14 EXIBIR ATALHOS...20 CAPÍTULO

Leia mais

Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód. 6188 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Noções Básicas Aula 2 1 - Noções Básicas Aula 3 Capítulo 2 - Site do DreamWeaver Aula 4 2 - Site do DreamWeaver 1.1. Novidades

Leia mais

PROFORM Comércio e Informática Ltda.

PROFORM Comércio e Informática Ltda. A Todos Clientes A partir da versão de Todos os Sistemas da PROFORM datado de 07/03/2011, implementamos nova ferramenta de Impressão Profissional onde permite em todos os Relatórios gravação em PDF. Segue

Leia mais

Usando recursos de impressão especiais

Usando recursos de impressão especiais Usando recursos de impressão especiais Os recursos de impressão especiais incluem: Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel. Impressão de pôsteres. Imprimindo livretos. Imprimindo em ambos

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando

GUIA RÁPIDO DO e-livro. Iniciando GUIA RÁPIDO DO e-livro Iniciando 1. Crie uma estante pessoal para guardar automaticamente um arquivo com seus realces e anotações realizadas durante a leitura. Suas anotações não serão salvas, a menos

Leia mais

Ajustando a página do programa... Gerando o PDF para impressão digital... Problemas ao fechar seu arquivo... Convertendo imagens RGB para CMYK...

Ajustando a página do programa... Gerando o PDF para impressão digital... Problemas ao fechar seu arquivo... Convertendo imagens RGB para CMYK... Apresentação Com intenção de otimizar o processo de trabalho aumentando a segurança na impressão do seu arquivo, a PROMIX se adequa a política dos arquivos fechados em formato PDF e incentiva seus parceiros

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 7 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores explica como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu qualidade Modo

Leia mais

Ajustando as opções de impressão

Ajustando as opções de impressão Ajustando as opções de impressão Este tópico inclui: "Definindo as opções de impressão" na página 2-36 "Selecionando modos de qualidade de impressão" na página 2-42 Definindo as opções de impressão Muitas

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Plano de Aula - InDesign CS5.5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - InDesign CS5.5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - InDesign CS5.5 - cód. 4878 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao InDesign CS5.5 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao InDesign CS5.5 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos

Leia mais

18/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi.

18/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi. Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Umarquivodeáudiodeve serinseridosempreem uma camada independente, lembrando que o tempo que o áudio será executado depende

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica.

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. PHOTOSHOP MÓDULO 7 - AULA 7 Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. Gerando arquivo no formato PDF O arquivo foi editado no Photoshop com modelo de cores CMYK. Vamos gerar um

Leia mais

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5923 - Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC 1.1. Novidades do Flash CC... 21 1.2. Iniciar o Flash CC... 22 1.2.1. Tela Inicial... 23 1.2.2. Área

Leia mais

Ajustando as opções de impressão

Ajustando as opções de impressão Ajustando as opções de impressão Este tópico inclui: "Configurando as opções de impressão" na página 2-33 "Selecionando modos de qualidade de impressão" na página 2-36 "Imprimindo em preto e branco" na

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Novidades na Versão... 8 Novo documento... 9 Visão geral da janela documentos... 11 Criação de tamanhos personalizados de página... 14 Grades... 14 Configurar uma grade

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CC - cód.5923 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC Aula 2 1 - Introdução ao Flash CC Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula 4 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Animação 2D Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Sobre o Flash O Flash é uma ferramenta que permite criar qualquer item, desde uma simples animação até uma aplicação para Web interactiva e complexa,

Leia mais

ISO ou PDF/X- 4

ISO ou PDF/X- 4 ISO 15930-7 ou PDF/X- 4 Bruno Mortara - Superintendente ONS27 O que é ONS/27 Localizado na ABTG, o ONS- 27 é credenciado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para coordenar as atividades

Leia mais

Criando documento do Illustrator

Criando documento do Illustrator Usando o Bridge para editar fotos do Illustrator no Photoshop. http://clubedodesign.com/2013/04/aprenda-como-trabalhar-com-illustrator-e-photoshopsimultaneamente/ Quando você trabalha com os aplicativos

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

2/5/2010. PDF e Indesign. Plano de Voo. Bitmap e Vetor PDF o que é? Sistema de Cores - RGB e CMYK Bitmap Vetor Escolhendo imagens para os trabalhos.

2/5/2010. PDF e Indesign. Plano de Voo. Bitmap e Vetor PDF o que é? Sistema de Cores - RGB e CMYK Bitmap Vetor Escolhendo imagens para os trabalhos. PDF e Indesign Plano de Voo Bitmap e Vetor PDF o que é? Sistema de Cores - RGB e CMYK Bitmap Vetor Escolhendo imagens para os trabalhos. 1 O que é o Bitmap? Imagens raster (ou bitmap, que significa mapa

Leia mais

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 Processadores de Texto São um dos softwares aplicativos utilizados em

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Baixe em :

Baixe em : Transforme seus e-books para o formato EPUB. Com o crescimento do mercado de leitores digitais, editoras e fabricantes buscam um formato padrão para a publicação de livros eletrônicos. Em um processo semelhante

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

ÍNDICE Conversão de documentos para PDF/A Verificar o formato do documento Conversão de documentos para DWFx

ÍNDICE Conversão de documentos para PDF/A Verificar o formato do documento Conversão de documentos para DWFx ÍNDICE Introdução 1. O PDF/A 1.1. Conversão de documentos para PDF/A 1.2. Verificar o formato do documento 2. O DWFx 2.1. Conversão de documentos para DWFx 3. A assinatura digital 3.1. Assinar digitalmente

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET.

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. Para um melhor resultado, antes de iniciar seu projeto gráfico, solicite um gabarito. 01 Formato Todo material deve ser enviado com a página já nas

Leia mais

Adendo do cliente usuário para a Disposição na largura total Xerox EX Print Server, Powered by Fiery para Xerox Color 800/1000 Press, versão 2.

Adendo do cliente usuário para a Disposição na largura total Xerox EX Print Server, Powered by Fiery para Xerox Color 800/1000 Press, versão 2. Adendo do cliente usuário para a Disposição na largura total Xerox EX Print Server, Powered by Fiery para Xerox Color 800/1000 Press, versão 2.2 A Disposição na largura total é um dispositivo de medição

Leia mais

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Corel Draw Editoração Gráfica Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça de clientes, e pessoas leigas

Leia mais

InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5087 - InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades da Versão CS6... 23 1.1.1. Novas Ferramentas... 23 1.1.2. Atualizar Links Diretamente no Frame...

Leia mais

Gestão de cor + Normalização = Produtividade

Gestão de cor + Normalização = Produtividade Gestão de cor + Normalização = Produtividade Vitor Pedro Porque precisamos da Gestão de Cor? Porque precisamos da Gestão de Cor? A cor é uma importante ferramenta na comunicação simbólica. Faz vibrar os

Leia mais

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF

Universidade de São Paulo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Universidade de São Paulo MANUAL DO USUÁRIO Conversão de arquivos para PDF Centro de Informática de São Carlos 2013 Versão 2.2 Última atualização: 07/05/2013 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor Vice-Reitor

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

ÍNDICE 1.1. Conversão de documentos: 1.2. Verificar o formato do documento:

ÍNDICE 1.1. Conversão de documentos: 1.2. Verificar o formato do documento: ÍNDICE I - INTRODUÇÃO... 3 II - O PDF/A... 4 1.1. Conversão de documentos:... 4 1.2. Verificar o formato do documento:... 6 III - A assinatura digital... 8 3. O que é a assinatura digital?... 8 3.1. Assinar

Leia mais

1 APRESENTANDO A ÁREA DE TRABALHO...

1 APRESENTANDO A ÁREA DE TRABALHO... SUMÁRIO O QUE HÁ NO CD.............................................. 11 INTRODUÇÃO................................................. 13 Sobre o Classroom in a Book........................... 13 Pré-requisitos.........................................

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS

Manual do Portal do Prestador. Envio de arquivos XML do Padrão TISS Manual do Portal do Prestador Envio de arquivos XML do Padrão TISS 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Envio de arquivos XML 4 2 Histórico de envio de arquivos XML 8 3 Impressão do

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Sumário. Página 2 de 22

Sumário. Página 2 de 22 Manual de utilização das melhorias do webaula E- commerce - 22/05/2014 Sumário 1. Introdução... 3 2. Painel de Acessibilidade... 4 2.1. Alto contraste... 4 2.2. Tamanho de letras... 5 2.3. Atalhos do teclado...

Leia mais

PASSO PASSO PREPARO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO

PASSO PASSO PREPARO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO PASSO PASSO PREPARO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO INTRODUÇÃO Para que possamos apresentar o desempenho correto e agilidade na produção gráfica, o conteúdo deste manual orienta o preparo de arquivos para envio

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CS6 - cód.5282 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 2 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash CS6... 23 1.2. Iniciando

Leia mais

O Seletor 2.0 o ajudará a selecionar os seguintes Evaporadores com Ar Forçado da Linha MIPAL:

O Seletor 2.0 o ajudará a selecionar os seguintes Evaporadores com Ar Forçado da Linha MIPAL: Manual de Instruções 1 Informações Gerais O SELETOR 2.0 é um software de seleção de evaporadores de ar forçado para câmaras frigoríficas produzidos pela MIPAL Indústria de Evaporadores Ltda.. Com base

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO. INFORMAÇÕES INICIAIS Este documento foi elaborado com o objetivo de orientar a operacionalização do Sistema de Processo Eletrônico através do Portal

Leia mais

Opção Relatório HTML

Opção Relatório HTML Opção Relatório HTML Olá pessoal! Neste informativo vamos mostrar como configurar relatórios em HTML. Quando um relatório é gerado em PDF ficamos limitados somente leitura, não nos proporciona outras opções

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

"Um dos leitores de arquivos PDF mais leves e rápidos da internet. O Adobe Reader que se cuide!"

Um dos leitores de arquivos PDF mais leves e rápidos da internet. O Adobe Reader que se cuide! Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. "Um dos leitores de arquivos PDF mais leves e rápidos da internet. O Adobe Reader que se cuide!" Se você

Leia mais

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização.

Prof. Rafael Araújo. O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. WORD 2007 Prof. Rafael Araújo O Word 2007 apresenta uma série de alterações em sua estrutura gráfica, alterações estas que visam facilitar sua utilização. O AMBIENTE DE TRABALHO DO WORD 03 04 02 01 05

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Tipos Personalizados Tipo de Papel. Carreg. de Papel Peso do Papel Tamanho Papel Trocar Tamanho Origem do papel

Tipos Personalizados Tipo de Papel. Carreg. de Papel Peso do Papel Tamanho Papel Trocar Tamanho Origem do papel Menu Papel 1 Use o Menu Papel para definir o papel carregado em cada bandeja de papel e as bandejas padrão de origem e saída. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Tipos Personalizados Tipo

Leia mais

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. LibreOffice versão 4.4.7 O essencial para sua prova WRITER O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. (Alberto Einsten) COMO BAIXAR E INSTALAR O LIBREOFFICE VERSÃO 4? 1-Acesse

Leia mais

2 Documentos. Word 2013

2 Documentos. Word 2013 2 Documentos 2.1. Escolher um Novo Documento 2.2. Configuração de Página 2.2.1. Definir Tamanho da Página 2.2.2. Definir as Margens do Documento 2.2.3. Ajustar Orientação da Página 2.2.4. Inserir Folha

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário Requisitos do sistema o Processador Intel ou AMD com 600 MHz (1 GHz ou mais recomendado) o 256 MB RAM (256 MB ou mais de RAM disponível recomendado) o Disco

Leia mais

Epson Stylus Photo R2880 Gerenciando cores

Epson Stylus Photo R2880 Gerenciando cores Epson Stylus Photo R2880 Gerenciando cores Imprimindo com perfis Premium ICC da Epson Aviso de direitos autorais Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, armazenada

Leia mais

Visualizando uma lista de fontes disponíveis

Visualizando uma lista de fontes disponíveis Fontes Este tópico inclui: "Tipos de fontes" na página 1-21 "Fontes Postscript residentes" na página 1-21 "Visualizando uma lista de fontes disponíveis" na página 1-21 "Imprimindo uma lista de fontes disponíveis"

Leia mais

Tutorial para atualização de notícias/blog

Tutorial para atualização de notícias/blog Tutorial para atualização de notícias/blog Adicionando um novo artigo Após fazer login como administrador, vá até a página do blog. Na página principal do seu blog, você pode clicar nas seguintes opções:

Leia mais

Policial Rodoviário Federal

Policial Rodoviário Federal Policial Rodoviário Federal Questões Aula 9 Informática Prof. Renato da Costa Informática ANCINE CESPE 1. Os aplicativos Impress da BROffice e PaintBrush da Microsoft são concebidos para se fazer impressão

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

MANUAL.

MANUAL. MANUAL DOUSUÁRIO Siga as normas para produção de seu material gráfico, respeitando-as sempre, muitos trabalhos não são processados em nosso sistema por pequenos detalhes. VERIFIQUE SEMPRE Dimensões especificadas

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 5 GB de

Leia mais

OneDrive e OneNote para Smartphone

OneDrive e OneNote para Smartphone OneDrive e OneNote para Smartphone Conteúdo 1. Introdução... 3 2. OneDrive for Business 2013 no seu Windows Smartphone... 3 2.1 Encontre o OneDrive for Business 2013 no seu smartphone... 4 2.2 Abra e Edite

Leia mais

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN.

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN. Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Servidor Fiery e na impressora a partir de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

Flash CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Flash CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4130 - Flash CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do Flash CS5...21 1.2. Área de Trabalho...21 1.2.1. Tela Inicial...23 1.2.2. Painel Ferramentas...24

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais