MECODEC. NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL RELATIVO À ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL DE 10 e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MECODEC. NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL RELATIVO À ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL DE 10 e"

Transcrição

1 MECODEC NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL RELATIVO À ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL DE 10 e Eleição da Mesa Coordenadora dos Órgãos Deliberativos Centrais, da Direção e dos Delegados ao Congresso do SBSI Relativamente ao processo eleitoral a decorrer nas Secções Sindicais, os Secretariados das Secções, na sua qualidade de Mesas das Assembleias Eleitorais de Círculo Eleitoral, devem tomar conhecimento e cumprir rigorosamente as normas e instruções que se seguem: CALENDÁRIO ELEITORAL - Apresentação de candidaturas: só a partir das 9 horas de 25/01/2019 (data da convocatória) até às 18 horas de 06/03/ Verificação das candidaturas: até 10/03/2019, inclusive. - As Mesas das Assembleias Eleitorais de Círculo terão de comunicar à MECODEC as candidaturas aceites até 4 dias após o fim do prazo marcado para a apresentação das mesmas: até 10/03/ Divulgação aos sócios das candidaturas aceites: até 21/03/ Devolução à MECODEC dos cadernos provisórios após conferência e anotação de alterações: até 09/02/ A articulação aos serviços para efeitos de verificação dos cadernos de recenseamento é da competência exclusiva e única do secretário coordenador da Secção Sindical. - Indicação definitiva da MECODEC das mesas de voto que vão funcionar: até 20/03/ Indicação à MECODEC da composição das Mesas de Voto: até 1/04/ Período de campanha eleitoral: de 26/03/2019 a 09/04/ Assembleia Geral Eleitoral: 10 e 11/04/2019. FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL - O funcionamento da Assembleia Geral ELEITORAL rege-se pelas normas do Regulamento Eleitoral aprovado no Conselho Geral realizado no dia 22 de janeiro de 2019.

2 APRESENTAÇÃO E RECEPÇÃO DE CANDIDATURAS (Artigo 3º do Regulamento Eleitoral - Incumbe aos Secretariados das Secções Sindicais, como Mesa da Assembleia Eleitoral do Círculo, receberem as candidaturas à eleição do colégio de Delegados ao Congresso, que dentro do prazo estipulado lhes forem apresentadas. - No ato de apresentação de uma candidatura, é condição necessária para a sua receção a entrega dos seguintes documentos: Lista dos candidatos, identificada pela sigla ou denominação a figurar nos boletins de voto, composta por um número igual ao de delegados a eleger e mais 3 suplentes; Termos de aceitação (individuais ou coletivos) de todos os candidatos efetivos e suplentes; Relação dos subscritores, por estes assinada, com o número mínimo de assinaturas estabelecido; Os candidatos e os subscritores devem estar identificados através do seu nome completo, número de sócio, entidade empregadora e local de trabalho, seguindo-se a respetiva assinatura; Programa de candidatura da lista; - No caso de falta de qualquer dos documentos referidos, a candidatura não se encontra em condições de ser aceite. - Ao proceder à receção de uma candidatura é obrigatória a elaboração de um recibo, em duplicado, cujo original será entregue à respetiva candidatura, onde conste o dia e a hora da receção, a identificação da lista recebida através da sua denominação ou sigla, e a indicação expressa e assinatura do(s) elemento(s) do Secretariado da Secção que a recebeu com carimbo em uso do SBSI. - Após a publicação da Convocatória da Assembleia Geral Eleitoral, os Secretariados devem estabelecer um programa de permanência nas respetivas instalações, a fim de, dentro do possível, evitar que uma candidatura não possa fazer a sua apresentação no momento por ela escolhido devido à ausência total dos membros do Secretariado. - No último dia do prazo de apresentação de candidaturas é obrigatória a permanência nas instalações das Secções Sindicais de, pelo menos, 2 elementos desse órgão, durante o horário de funcionamento (08:30 horas / 16:30 horas). VERIFICAÇÃO DAS CANDIDATURAS (Artigo 4º do Regulamento Eleitoral) - Compete exclusivamente à Mesa da Assembleia Eleitoral do Círculo Eleitoral proceder à verificação da regularidade das candidaturas à eleição do colégio de Delegados ao Congresso que tiverem sido recebidas nos termos dos Estatutos e do Regulamento Eleitoral. - O prazo limite para apresentação destas candidaturas é as 18 horas do dia 06/03/2019.

3 - O prazo para verificação das candidaturas decorre nos quatro dias seguintes a contar do dia seguinte ao do encerramento do prazo de apresentação de candidaturas, ou seja, até ao dia 10/03/2019, inclusive; - Se a verificação de uma candidatura detetar irregularidades ou omissões, o processo deve ser de imediato devolvido ao primeiro subscritor, acompanhado de carta onde conste a discriminação completa das irregularidades e sua fundamentação, as quais devem ser sanadas no prazo de quatro dias após a devolução. - Findo o prazo indicado na alínea anterior, a Mesa da Assembleia Eleitoral de Circulo Eleitoral tem o prazo de 4 dias para decidir pela aceitação ou rejeição definitiva da candidatura. Desta decisão cabe recurso fundamentado para a MECODEC, que decidirá em última instância, no prazo de 3 dias após a receção do recurso. - Decorridos estes prazos, a Mesa da Assembleia Eleitoral de Circulo atribui, por sorteio, números às candidaturas e comunica à MECODEC as candidaturas aceites até ao dia 14 de Março. - Na verificação da regularidade das candidaturas deverá ser tido em atenção o seguinte: a) Só poderão ser candidatos numa Secção, sócios abrangidos pelo Círculo Eleitoral onde concorrem; b) Só poderão ser candidatos sócios que não estejam nas condições referidas no n.º 2 do Artigo 7. dos Estatutos, salvo o estabelecido no nº 3 do mesmo artigo; c) O número de subscritores das listas está definido estatutariamente e consta em mapa a divulgar pela MECODEC; d) Nenhum sócio poderá ser candidato ou subscritor em mais de uma lista concorrente; - A divulgação das listas concorrentes será feita no órgão oficial e no site do Sindicato após a decisão de aceitação definitiva das candidaturas que lhe foram presentes, até 21/03/ As candidaturas aceites e os respetivos programas estarão afixados na sede das Secções Sindicais respetivas, em locais visíveis e de fácil acesso para os sócios, durante o seu período normal de funcionamento, após a decisão de aceitação definitiva das candidaturas e até ao dia do ato eleitoral, durante o prazo mínimo de oito dias. - Na divulgação das candidaturas aceites, deve ser dado igual tratamento a todas elas e serem indicadas pela ordem dos números que lhes foram atribuídos. CADERNOS DE RECENSEAMENTO (Artigo 5º do Regulamento Eleitoral) - Compete à MECODEC assegurar a organização dos cadernos de recenseamento por círculo eleitoral.

4 - A partir do dia 24/02/2019, será disponibilizado no site do SBSI o Caderno de Recenseamento onde cada sócio, através do respetivo número de sócio, poderá confirmar a sua condição de eleitor. - Também estará disponível para consulta, por parte dos elementos das Secções Sindicais Regionais, através da unidade de rede P, na pasta com a designação Caderno de Recenseamento (P:\Caderno de Recenseamento). CAMPANHA ELEITORAL (Artigo 6º do Regulamento Eleitoral) - Cada candidato aos órgãos locais ou de empresa do Sindicato, dispõe de 3 dias úteis para utilizar na campanha eleitoral. - Nas Secções Sindicais de Grupo ou Empresa, cada lista gere o tempo total de que os seus candidatos efetivos dispõem, podendo verificar-se a acumulação em um ou mais candidatos do tempo de outros, desde que, no total, não seja excedido o tempo que resulta da multiplicação do número de candidatos efetivos por 3. - Nas Secções Sindicais Regionais as regras aplicáveis são exatamente as mesmas, com exceção da impossibilidade de acumulação de tempos que envolvam candidatos efetivos de Instituições de Crédito diferentes. - Atempadamente devem as Mesas dos Círculos Eleitorais comunicar à MECODEC, para que esta informe a Direção, dos elementos que se torne necessário requisitar às Instituições de Crédito. FORMAS DE VOTAÇÃO (Artigo 7º do Regulamento Eleitoral) - O direito de voto pode ser exercido presencialmente ou à distância. - O voto presencial será exercido recorrendo ao voto eletrónico/internet, nos quiosques eletrónicos que forem organizados pela MECODEC. - Não é permitido voto por procuração. - Para o exercício do voto eletrónico/internet, presencialmente ou à distância, é associado a todos os votantes um USERNAME (campo que será configurável) e um número de identificação pessoal (PIN), para se autenticar. O PIN será gerado aleatoriamente pela empresa que certificará o processo de votação eletrónica/internet.

5 CONSTITUIÇÃO DAS MESAS DE VOTO PRESENCIAL (Artigo 9º do Regulamento Eleitoral) - A votação presencial decorre nos dias 10 e 11/04/2019, ininterruptamente das 9 às 18 horas, nas Mesas Centrais de cada Circulo Eleitoral ou em local a designar pela MECODEC. - A Mesa de Voto Central a funcionar na sede do SBSI, na Rua de S. José, é da responsabilidade da MECODEC. Nos dias da votação estão disponíveis telefones de apoio diretamente dirigidos à MECODEC, com os números (ext.26195) e (ext.26196). - As Mesas Centrais de Círculo Eleitoral terão, no mínimo, de ser constituídas por um Presidente e dois vogais No caso das Seções Regionais, devem ser asseguradas pelos elementos do respetivo secretariado, presidida pelo coordenador. - Cada Mesa de voto elaborará uma ata de abertura e encerramento, assinada por todos os membros, a qual conterá as folhas de presença dos sócios que votaram presencialmente. EXERCICIO DO VOTO PRESENCIAL (Artigo 10º do Regulamento Eleitoral) - As Secções Sindicais Regionais devem organizar quiosques eletrónicos para votação presencial eletrónica, após preenchimento e assinatura obrigatória da folha de presenças. - A identificação dos sócios, no ato da votação, é efetuada através do Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou qualquer outro documento legalmente aceite. - O direito de voto é exercido pessoalmente por cada sócio. VOTAÇÃO PELA INTERNET (Artigo 11º do Regulamento Eleitoral) - A votação à distância, através do voto eletrónico/internet, terá início às zero horas de 10/04/2019 e termina às 18 horas de 11/04/ Para exercer o direito de voto, o votante acederá à página WEB de votação, através do seu browser, e introduz os elementos de autenticação necessários (USERNAME, data de nascimento e PIN), escolhendo a sua opção de voto nos boletins apresentados.

6 VOTAÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA (Artigo 12º do Regulamento Eleitoral) - A MECODEC enviará a todos os sócios reformados, bem como aos que estrando no ativo expressamente o solicitem (em modelo de carta a fornecer pela MECODEC), a documentação necessária para o exercício do direito de voto por correspondência, até 26/03/ O pedido dos sócios no ativo de material para poder votar por correspondência é feito individualmente por cada sócio, até 15/03/2019, através do preenchimento do modelo de carta fornecida pela MECODEC, que deve ser enviada por correio ou por para o endereço mecodec@sbsi.pt. Se for solicitado por carta, deve ser endereçada: À Mesa Coordenadora dos Órgãos Deliberativos Centrais Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas Rua de S. José, LISBOA - O registo dos sócios a quem foram entregues ou remetidos boletins e envelopes destinados ao voto por correspondência é feito pela MECODEC. Esses registos serão separados por Círculo Eleitoral. - Para poderem ser escrutinados, os votos por correspondência têm que ser recebidos pela MECODEC até 48 horas antes do início da votação. - Para efeitos de verificação da identidade e assinatura do sócio é obrigatório o reconhecimento da assinatura nos termos legais. - O apuramento dos resultados da votação por correspondência é feito pela MECODEC. APURAMENTO PROVISÓRIO DE RESULTADOS (Artigo 13º do Regulamento Eleitoral) - Compete à MECODEC, logo que recebidos os resultados, a divulgação dos resultados provisórios globais. - Compete à MECODEC a verificação da regularidade de todo o processo e o apuramento final e global dos resultados. - Os resultados anunciados nos termos dos pontos anteriores tornar-se-ão definitivos se, decorridas vinte e quatro horas após a sua divulgação, não for interposto qualquer recurso para a MECODEC

7 COMISSÕES DE FISCALIZAÇÃO ELEITORAL (Artigo 17º do Regulamento Eleitoral) - Podem ser criadas Comissões de Fiscalização Eleitoral por cada Circulo Eleitoral, para a eleição de delegados ao Congresso, compostas pelo Secretário Coordenador da Secção Sindical e por um representante de cada uma das listas concorrentes a delegados ao Congresso, devidamente credenciado. - Compete às Comissões de Fiscalização Eleitoral fiscalizar o respectivo processo, nomeadamente o apuramento dos resultados, solicitar à Mesa do Círculo Eleitoral respectivo, todos os esclarecimentos que entenderem necessários e dar parecer sobre reclamações ou protestos, bem como eventuais impedimentos que impliquem a não realização do ato eleitoral. - Não compete às Comissões de Fiscalização Eleitoral fazerem a verificação da regularidade das candidaturas, o que é da competência exclusiva da MECODEC e dos Secretariados das Secções Sindicais. RECURSOS COM BASE EM IRREGULARIDADES OCORRIDAS NO PROCESSO DE VOTAÇÃO (Artigo 15º do Regulamento Eleitoral) - Poderão ser interpostos recursos, devidamente fundamentados, para a MECODEC, no prazo de vinte e quatro horas, contadas a partir da hora de encerramento da assembleia Geral Eleitoral, com base em irregularidades ocorridas no processo de votação, os quais têm efeitos suspensivos relativamente aos resultados apurados. - Recebidos os recursos referidos no número anterior e verificado o cumprimento dos prazos, a MECODEC deliberará e dará conhecimento por escrito ao recorrente, do teor das deliberações tomadas sobre o recurso, nos quatro dias subsequentes ao da receção. - Da deliberação da MECODEC e nos cinco dias imediatos ao da sua recepção caberá recurso para o Conselho Geral, que deliberará em última instância, no prazo de 10 dias contados a partir da data da recepção do recurso. - Passados os cinco dias previstos no número anterior, não havendo recurso da deliberação tomada pela MECODEC, esta dar lhe á execução. Lisboa, 25 /01/2019 A Mesa Coordenadora dos Órgãos Deliberativos Centrais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL MECODEC JANEIRO DE 2019 1 REGULAMENTO ELEITORAL SECÇÃO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º Definições 1 - Os círculos eleitorais referidos neste Regulamento são os seguintes: a) Um círculo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS

REGULAMENTO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS REGULAMENTO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS MECODEC DEZEMBRO 2009 REGULAMENTO DAS ASSEMBLEIAS GERAIS Secção I Assembleias Gerais Eleitorais Artigo 1.º Competências da assembleia geral eleitoral 1 A assembleia geral

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia Eleitoral

Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia Eleitoral Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I Dos princípios gerais Artigo 1º Assembleia Eleitoral 1 - Em cumprimento do disposto no capítulo sexto dos Estatutos da APM, o presente

Leia mais

CLUBE MILLENNIUM BCP ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS REGULAMENTO ELEITORAL. Secção I Das eleições. ARTIGO 1 (Assembleia Geral Eleitoral)

CLUBE MILLENNIUM BCP ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS REGULAMENTO ELEITORAL. Secção I Das eleições. ARTIGO 1 (Assembleia Geral Eleitoral) CLUBE MILLENNIUM BCP ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS REGULAMENTO ELEITORAL Secção I Das eleições ARTIGO 1 (Assembleia Geral Eleitoral) 1 - No exercício da sua competência eleitoral, a Assembleia Geral

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a. Eleição dos Órgãos Sociais da. Associação de Professores de Matemática

Regulamento Eleitoral para a. Eleição dos Órgãos Sociais da. Associação de Professores de Matemática Regulamento Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais Artigo 1.º Assembleia Eleitoral 1 Em cumprimento do disposto no capítulo sétimo dos Estatutos da Associação de

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL MECODEC DEZEMBRO DE 2009 REGULAMENTO ELEITORAL SECÇÃO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º Definições 1 Os círculos eleitorais referidos neste Regulamento são os seguintes: a) Um círculo

Leia mais

Regulamento do Ato Eleitoral

Regulamento do Ato Eleitoral Regulamento do Ato Eleitoral 1. O prazo de apresentação das candidaturas para os corpos sociais decorre até 20 dias úteis, antes do ato eleitoral. 2. As candidaturas para os corpos sociais, subscritas

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Capítulo I Do Processo Eleitoral Artigo 1º A eleição dos Órgãos Sociais do Lar Santa Isabel, adiante designado pela sigla LSI, ocorre em Assembleia Geral Ordinária a realizar durante

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL da "ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO"

REGULAMENTO ELEITORAL da ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL da "ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO" Artigo 1º Organização das Eleições A organização do processo eleitoral compete a uma Comissão Eleitoral constituída pela Mesa da Assembleia

Leia mais

Regulamento Eleitoral. Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira

Regulamento Eleitoral. Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira Regulamento Eleitoral Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira 1. Objetivo 1.1. O presente regulamento tem como objetivo regulamentar o processo de eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA

Leia mais

Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia

Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia Universidade do Minho, julho 2016 Universidade do Minho Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia O

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Proposta de Regulamento Eleitoral das eleições primárias abertas a militantes e simpatizantes do PS para a designação do candidato do PS ao cargo do Primeiro-Ministro CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DO ATO ELEITORAL. Artigo 1.º. Artigo 2.º. Artigo 3.º. Artigo 4.º

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DO ATO ELEITORAL. Artigo 1.º. Artigo 2.º. Artigo 3.º. Artigo 4.º REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DO ATO ELEITORAL Artigo 1.º 1. A eleição da Mesa da Assembleia Geral, da Direção e Conselho Fiscal faz-se por listas, em Assembleia Geral Eleitoral, convocada pelo Presidente

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCOLAS PROFISSIONAIS (Aprovado pela Assembleia Geral, em 30.Novembro.2017) --------- --------- CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA ELEITORAL

Leia mais

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1 CAPÍTULO I Dos princípios gerais Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1- Em cumprimento dos Estatutos do Centro Social da Lapa dos Dinheiros, doravante também designado Instituição, o presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO O presente Regulamento rege a eleição para o Conselho Geral dos representantes do pessoal

Leia mais

Regulamento Eleitoral da SFPE Portugal

Regulamento Eleitoral da SFPE Portugal Regulamento Eleitoral da SFPE Portugal Aprovado a aprovado a 11 de julho de 2017 na 2ª Assembleia Geral. CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais Artigo 1.º Âmbito Em cumprimento do disposto nos Estatutos da AESCI

Leia mais

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA-

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Capítulo I Âmbito de aplicação e Princípios Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1. O presente regulamento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL

ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1. - Objecto O presente Regulamento Eleitoral estabelece as normas a que deve obedecer o Processo Eleitoral para os Órgãos

Leia mais

Associação dos Bombeiros Voluntários de Sacavém

Associação dos Bombeiros Voluntários de Sacavém Associação dos Bombeiros Voluntários de Sacavém Proposta de Regulamento Eleitoral REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1 1. As eleições para os órgãos sociais realizam-se trienalmente em assembleia-geral expressamente

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS. Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de

REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS. Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de 30.3.2011 ÍNDICE I ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS Artigo 1º Eleição Artigo 2º Convocatória

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Nossa Senhora do Rosário

REGULAMENTO ELEITORAL. Nossa Senhora do Rosário REGULAMENTO ELEITORAL APROSÁRIO Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio de Nossa Senhora do Rosário Capítulo I - Disposições gerais Artigo 1º - Âmbito O presente regulamento contém as

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ADICTOLOGIA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ADICTOLOGIA REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ADICTOLOGIA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ADICTOLOGIA REGULAMENTO ELEITORAL ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ADICTOLOGIA REGULAMENTO ELEITORAL Novembro - 2017 1 Artigo 1º - Âmbito Capítulo I - Disposições gerais O presente regulamento contém as normas a que devem obedecer o processo eleitoral

Leia mais

ESTATUTOS DO SINDICATO BANCÁRIOS DO NORTE

ESTATUTOS DO SINDICATO BANCÁRIOS DO NORTE ARTIGO 23º (Competência da Assembleia Geral) 1 Compete à Assembleia Geral eleger a MAGCGC, o Conselho Geral e a Direcção; 2 Compete, ainda, à Assembleia Geral deliberar sobre: a) A destituição, no todo

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL MANDATO 2018 Artigo 1.º Especificação As disposições do presente regulamento aplicam-se à eleição dos seguintes órgãos

Leia mais

REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico

REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico ESTSP.008.RG.14 ESTSP.008.RG.14 Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico Considerando o disposto no artigo 20º e

Leia mais

Regulamento Eleitoral do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM)

Regulamento Eleitoral do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) Regulamento Eleitoral do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) CAPÍTULO I Disposições Gerais ARTIGO 1.º Âmbito 1 - O presente regulamento estabelece os princípios, as regras,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL 2014

REGULAMENTO ELEITORAL 2014 REGULAMENTO ELEITORAL 2014 Artigo 1.º Organização 1. A organização das eleições é da competência do Conselho Diretivo Nacional da OET Ordem dos Engenheiros Técnicos, doravante designado por Conselho Diretivo

Leia mais

Regulamento Eleitoral

Regulamento Eleitoral Regulamento Eleitoral Aprovado a 11 de julho de 2017 na 2ª Assembleia Geral, com a redação dada pela 1ª alteração, aprovada a 19 de março de 2018 na 3ª Assembleia Geral. CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais

Leia mais

DESPACHO N. 04/09/2011

DESPACHO N. 04/09/2011 DESPACHO N. 04/09/2011 Regulamento Eleitoral para a Eleição dos Membros do Primeiro Conselho Coordenador da Escola Doutoral da Universidade do Porto L Nos termos do n. 5 do artigo 13. dos estatutos da

Leia mais

REGULAMENTO DE ELEIÇÕES DA APDIO

REGULAMENTO DE ELEIÇÕES DA APDIO REGULAMENTO DE ELEIÇÕES DA APDIO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Objeto e âmbito O presente documento visa regulamentar as disposições estatutárias relativas às eleições para os cargos dos órgãos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1º - Âmbito do presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DO DIRECTOR DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Artigo 1. 0 (Âmbito) O presente Regulamento rege a eleição do Director do. Artigo 2. 0 (Eleição do Director do Centro) O Director

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇAO DOS DIRETORES DOS DEPARTAMENTOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. Artigo 1º (Âmbito) (Princípios)

REGULAMENTO PARA A ELEIÇAO DOS DIRETORES DOS DEPARTAMENTOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. Artigo 1º (Âmbito) (Princípios) REGULAMENTO PARA A ELEIÇAO DOS DIRETORES DOS DEPARTAMENTOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO Artigo 1º (Âmbito) O presente Regulamento define os trâmites para as eleições dos Diretores dos Departamentos do Instituto

Leia mais

Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE)

Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE) Texto aprovado, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária de 2011-06-18, realizada em Leça da Palmeira - Matosinhos Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE) ARTIGO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Despacho Presidente n.º 2015/39 Calendário eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral e no Conselho Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem do Porto Considerando o

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DOS NÚCLEOS DE CURSO DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL MANDATO 2017

REGULAMENTO ELEITORAL DOS NÚCLEOS DE CURSO DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL MANDATO 2017 REGULAMENTO ELEITORAL DOS NÚCLEOS DE CURSO DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL MANDATO 2017 Artigo 1.º Âmbito 1 As disposições do presente Regulamento aplicam-se à eleição dos Núcleos

Leia mais

DELIBERAÇÃO IPP/CG-03/2010

DELIBERAÇÃO IPP/CG-03/2010 DELIBERAÇÃO IPP/CG-03/2010 Assunto REGULAMENTO ELEITORAL PARA OS PRESIDENTES DAS ESCOLAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ELEIÇÃO DIRECTA Ao abrigo do disposto na alínea g) do n.º 1 do artigo 17.º dos

Leia mais

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV PROPOSTA

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV PROPOSTA Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV 2017-2021 PROPOSTA Nos termos do disposto no artigo 22.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viseu homologados pelo Despacho

Leia mais

Metodologia a seguir na Revisão dos Estatutos do SPGL 2009

Metodologia a seguir na Revisão dos Estatutos do SPGL 2009 SPGL Sindicato dos Professores da Grande Lisboa Metodologia a seguir na Revisão dos Estatutos do SPGL 2009 (Aprovada na Assembleia Geral de Delegados Sindicais de 15 de Outubro de 2009) I Organização e

Leia mais

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS REPRESENTANTES NÃO DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Lapiás, vem, nos termos dos artigos 14º,15º

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV VILA DO CONDE CAPÍTULO I OBJETO

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV VILA DO CONDE CAPÍTULO I OBJETO REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV VILA DO CONDE CAPÍTULO I OBJETO Artigo 1º Objeto 1. O presente regulamento aplica-se, exclusivamente, ao processo

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral.

Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral. Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral. Eleições de 2011 CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento estabelece

Leia mais

Assunto: Proposta para o ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral: Alteração ao Regulamento Eleitoral do SNESup

Assunto: Proposta para o ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral: Alteração ao Regulamento Eleitoral do SNESup Caro Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SNESup Colega José Salgado Rodrigues 09 de novembro de 2015 Assunto: Proposta para o ponto 2 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral: Alteração ao Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES NO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMEIRIM CAPÍTULO II PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES NO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMEIRIM CAPÍTULO II PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES NO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALMEIRIM PESSOAL DOCENTE/NÃO DOCENTE/ALUNOS CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1.º Âmbito de Aplicação

Leia mais

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa. Regulamento Eleitoral CAPÍTULO I

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa. Regulamento Eleitoral CAPÍTULO I Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa Regulamento Eleitoral CAPÍTULO I Princípios Gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece os princípios, as regras e os procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA O CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ESTCB

REGULAMENTO ELEITORAL PARA O CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ESTCB REGULAMENTO ELEITORAL PARA O CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ESTCB O presente regulamento é elaborado ao abrigo do n.º 1 do artigo 10º do Despacho n.º 2145/2010, de 26 de Janeiro de 2010, publicado no Diário

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO ACADEMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA MANDATO 2018

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO ACADEMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA MANDATO 2018 REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO ACADEMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA MANDATO 2018 Artigo 1.º Especificações As disposições do presente regulamento aplicam-se à eleição dos seguintes órgão da

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1.º (Objeto) 3 Artigo 2.º (Princípios gerais) 3 Artigo 3.º (Capacidade eleitoral ativa) 3 Artigo 4.º (Recenseamento dos simpatizantes) 3 Artigo 5.º (Reclamações

Leia mais

OET Ordem dos Engenheiros Técnicos REGULAMENTO ELEITORAL 2011

OET Ordem dos Engenheiros Técnicos REGULAMENTO ELEITORAL 2011 OET Ordem dos Engenheiros Técnicos REGULAMENTO ELEITORAL 2011 Artigo 1.º Organização 1. A organização das eleições é da competência do Conselho Directivo Nacional da ANET Associação Nacional dos Engenheiros

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DA UPORTO. Introdução

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DA UPORTO. Introdução Regulamentos REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DA UPORTO Aprovado pelo Conselho Geral em 27 de Novembro de 2009 Introdução Nos termos e para efeito do estipulado no artigo

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CUIDADOS PALIATIVOS REGULAMENTO ELEITORAL APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 5 de Novembro de 2011 REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º Considerações Gerais 1. O presente Regulamento:

Leia mais

Ato eleitoral (Pessoal Docente) Ato eleitoral (Pessoal Não Docente) Artigo 1º Objeto

Ato eleitoral (Pessoal Docente) Ato eleitoral (Pessoal Não Docente) Artigo 1º Objeto 11 a 18 de setembro de 2017 Prazo para reclamação relativa aos cadernos eleitorais 25 de setembro de 2017 Publicitação dos cadernos eleitorais definitivos. Até 3 de outubro de 2017 Prazo para entrega de

Leia mais

Comissão Eleitoral Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio

Comissão Eleitoral Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio Comissão Eleitoral Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio Regulamento Eleitoral Preâmbulo O presente regulamento foi elaborado

Leia mais

VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO

VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO Capítulo I Objetivos, data e local de realização Artigo 1.º Objetivos O Congresso tem como objetivos pronunciar-se sobre o exercício da solicitadoria, sobre questões

Leia mais

Instituto Superior Técnico. Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico do IST. SECÇÃO I (Comissão Eleitoral)

Instituto Superior Técnico. Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico do IST. SECÇÃO I (Comissão Eleitoral) Instituto Superior Técnico Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico do IST SECÇÃO I (Comissão Eleitoral) Artigo 1.º Constituição e Competência 1. O Presidente do IST designará,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL. Introdução CAPÍTULO II

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL. Introdução CAPÍTULO II REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL Introdução No cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com a redação dada pelo Decreto- Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, o do Agrupamento

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Competência Eleitoral e duração do mandato

REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Competência Eleitoral e duração do mandato REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento Eleitoral visa definir o processo relativo à eleição dos Órgãos Sociais da -; Artigo 2º Competência Eleitoral e duração do mandato 1 Mesa da

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho, o Conselho Geral da

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Despacho Presidente n.º 2014/49 Calendário eleitoral para a eleição intercalar dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem do Porto Considerando que os dois membros

Leia mais

REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA

REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito) O Congresso Regional é o órgão deliberativo máximo da JS-Madeira, sendo constituído por delegados eleitos em Assembleia

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL Agrupamento de Escolas Cego do Maio REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL Julho de 2017 CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPITULO I Objeto e composição Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Regulamento Eleitoral para Eleição dos Órgãos Sociais da Casa do Povo de Alvito - IPSS Capítulo I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito O presente regulamento contém as normas a que

Leia mais

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral REPRESENTANTES DOS DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral REPRESENTANTES DOS DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL C O N S E L H O G E R A L Regulamento Eleitoral (171580) REPRESENTANTES DOS DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Lapiás, vem,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO

REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO 2008/2010 Apreciado na 33.ª reunião plenária do CDN, em 20 de Março de 2007 e pelo Conselho Nacional de Delegados no dia 31 de Março de 2007. Aprovado em reunião plenária

Leia mais

Artigo 1º (Do Regulamento Eleitoral)

Artigo 1º (Do Regulamento Eleitoral) Regulamento Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da SUPERA - Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade Artigo 1º (Do Regulamento Eleitoral) 1. As

Leia mais

REGULAMENTO de ELEIÇÃO do DIRETOR da ESCOLA SUPERIOR de CIÊNCIAS EMPRESARIAIS do INSTITUTO POLITÉCNICO de SETÚBAL

REGULAMENTO de ELEIÇÃO do DIRETOR da ESCOLA SUPERIOR de CIÊNCIAS EMPRESARIAIS do INSTITUTO POLITÉCNICO de SETÚBAL REGULAMENTO de ELEIÇÃO do DIRETOR da ESCOLA SUPERIOR de CIÊNCIAS EMPRESARIAIS do INSTITUTO POLITÉCNICO de SETÚBAL Aprovado na 20ª Reunião do Conselho de Representantes da ESCE/IPS, em 18 de janeiro de

Leia mais

Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira

Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira -aprovado em Conselho Regional de 5 de novembro de 2016- Capitulo I Eleição da Comissão Política

Leia mais

Processo Eleitoral Conselho Geral 2018/2022

Processo Eleitoral Conselho Geral 2018/2022 ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL PARA O QUADRIÉNIO 2018/2022 Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei

Leia mais

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO TÉCNICO-CIENTIFICO Considerando os Estatutos do Instituto Politécnico do Santarém, conforme Despacho normativo n.º 56/2008, publicado no Diário da Republica

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º Princípios 1. O presente Regulamento Eleitoral (RE) tem valor estatutário, garantindo a todos os sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos associativos, a possibilidade

Leia mais

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Damaia O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade

Leia mais

Escola de Arquitetura. Regulamento eleitoral para o Conselho Científico da Escola de Arquitetura

Escola de Arquitetura. Regulamento eleitoral para o Conselho Científico da Escola de Arquitetura Escola de Arquitetura Regulamento eleitoral para o Conselho Científico da Escola de Arquitetura Universidade do Minho, Junho de 2016 Regulamento eleitoral para o Conselho Científico Escola de Arquitetura

Leia mais

Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral

Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral CAPÍTULO I Objeto e Composição Artigo 1.º Objeto O presente regulamento rege-se pelas normas consagradas no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril,

Leia mais

NRAçores-APCP REGULAMENTO ELEITORAL

NRAçores-APCP REGULAMENTO ELEITORAL NRAçores-APCP REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º Considerações Gerais 1. O presente Regulamento: a. Rege-se pelos Estatutos da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, adiante designada por APCP e pelo

Leia mais

REGULAMENTO. Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão

REGULAMENTO. Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão REGULAMENTO Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) 1.2 Revisto e confirmado por: Data de Aprovação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR [Proposta aprovada a 19 de Janeiro de 2011 em reunião de Assembleia de Escola da ESDRM] ASSEMBLEIA DE ESCOLA 1 REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL

Leia mais

Assunto Revisão dos Estatutos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto

Assunto Revisão dos Estatutos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE POLITÉCNICO DO PORTO DESPACHO ESS/ P-29/ 2017 Assunto Revisão dos Estatutos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto Considerando que: a) Nos termos do n.º

Leia mais

Marcação da data das eleições e fixação do período da actualização do recenseamento

Marcação da data das eleições e fixação do período da actualização do recenseamento + inshare0 A Comissão Nacional de Eleições divulgou na semana passada o calendário do sufrágio eleitoral que irá culminar com a realização das eleições autárquicas no dia 20 de Novembro do ano em curso

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém Código: NIFPC:

Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém Código: NIFPC: Projeto de Regulamento do processo eleitoral do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Santo André, Santiago do Cacém Artigo 1.º Objeto 1. O presente Regulamento estabelece o processo de eleição do

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais

CAPÍTULO I Disposições Gerais Regulamento para a Eleição dos Membros do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ENA - AGÊNCIA DE ENERGIA E AMBIENTE DA ARRÁBIDA REGULAMENTO ELEITORAL --------- --------- CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA ELEITORAL Artº 1º Constituição da Assembleia Eleitoral A

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º (Princípios gerais) 1. As eleições para os órgãos sociais do Solar o Povo do Juncal, seguidamente designado por Solar, obedecem aos princípios da democraticidade interna, da liberdade de candidaturas,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABELHEIRA REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL (QUADRIÉNIO )

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABELHEIRA REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL (QUADRIÉNIO ) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABELHEIRA REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL (QUADRIÉNIO 2017-2021) novembro 2016 CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I Objeto Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento

Leia mais

Despacho Presidente n.º 2013/44

Despacho Presidente n.º 2013/44 ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Despacho Presidente n.º 2013/44 Aprovação do Regulamento e do calendário eleitoral para a eleição simultânea dos órgãos de governo e de gestão da Escola Superior

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação. dos Alunos das Escolas do Ave CONVOCATÓRIA

Associação de Pais e Encarregados de Educação. dos Alunos das Escolas do Ave CONVOCATÓRIA CONVOCATÓRIA Dando cumprimento ao disposto no artigo 11 dos Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação, com sede na Escola EB23 de Taíde, vimos por este convocar todos os associados para

Leia mais

DESPACHO ISEP/P/13/2012

DESPACHO ISEP/P/13/2012 DESPACHO DESPACHO ISEP/P/13/2012 Homologação do Regulamento Eleitoral do ISEP Considerando que: 1. Nos termos do disposto nos artigos nºs 41.º, 42.º e 43.º dos Estatutos do ISEP publicados a 10 de julho

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL REPUBLICAÇÃO ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL (2017/2021) Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto- Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Eleição dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação para o Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso Aprovado pelo Conselho Geral em 4 de abril de 2017

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA Artigo 1º Âmbito de Aplicação O presente regulamento destina-se à eleição dos representantes dos docentes e dos

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO. Eleitoral do CCD PMCascais

PROPOSTA DE REGULAMENTO. Eleitoral do CCD PMCascais PROPOSTA DE REGULAMENTO Eleitoral do CCD PMCascais Aprovado em reunião de Direção de 4 de novembro de 2015 PREÂMBULO 3 Artigo 1º - Âmbito 3 Artigo 2º - Princípios eleitorais 3 CAPÍTULO II -RECENSEAMENTO

Leia mais

Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE)

Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE) Texto completo depois das alterações aprovadas em Assembleia Geral de 2013-11-14, realizada em Santo André Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE) ARTIGO 1º Eleições Os

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO SENADO ACADÉMICO. Artigo 1.º. Objeto

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO SENADO ACADÉMICO. Artigo 1.º. Objeto REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO SENADO ACADÉMICO (Aprovado em reunião do Senado Académico de 2 de fevereiro de 2012) Artigo 1.º Objeto O presente regulamento rege a eleição dos representantes dos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora REGULAMENTO INTERNO. Anexo I. (A que se refere o Artigo do RI)

Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora REGULAMENTO INTERNO. Anexo I. (A que se refere o Artigo do RI) Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora 345570 REGULAMENTO INTERNO Anexo I (A que se refere o Artigo do RI) Regulamento Eleitoral do Conselho Geral 2017/2021 Introdução O processo eleitoral para

Leia mais

CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA REGULAMENTO ELEITORAL

CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA REGULAMENTO ELEITORAL CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1.º (Âmbito) O presente regulamento contém as normas a que deve obedecer o processo eleitoral e as eleições para os órgãos associativos

Leia mais