REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito) O Congresso Regional é o órgão deliberativo máximo da JS-Madeira, sendo constituído por delegados eleitos em Assembleia Geral de Militantes pelas estruturas de base e por delegados por inerência. Artigo 2º (Data e Local) O XV Congresso Regional da JS-Madeira realiza-se a 9 e 10 de Julho de 2016, no concelho do Porto Moniz. Artigo 3º (Ordem de Trabalhos) A Ordem de trabalhos do XV Congresso Regional da JS-Madeira é a seguinte: 1. Eleição da Comissão de Verificação de Poderes. 2. Eleição da Mesa do Congresso. 3. Sessão de Abertura. 4. Apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades dos órgãos cessantes. 5. Apresentação, discussão e votação das Propostas de Alteração Estatutária. 6. Apresentação, discussão e votação das Moções de Estratégia Global. 7. Eleição dos Órgãos Regionais e Representantes da JS-Madeira nos Órgãos do PS-Madeira. 8. Apresentação, discussão e votação das Moções Sectoriais. 9. Eleição dos Militantes Honorários e Militantes de Honra. 10. Apresentação, discussão e votação de Votos de Pesar e de Congratulação e de Moções de Saudação e de Protesto de carácter regional, nacional e internacional. 11. Sessão de Encerramento.

2 Artigo 4º (Composição) 1. O Congresso é composto pelos delegados eleitos pelas Concelhias nos termos deste Regulamento e pelos delegados inerentes, sem direito a voto, previstos nos Estatutos. 2. Cada Concelhia elege um número de delegados proporcional ao número de militantes inscritos, nos termos seguintes: Até 10 Militantes 1 Delegado Mais um delegado por cada 10 militantes. 3. Só são considerados os militantes inscritos ou transferidos para a Concelhia que tenham pelo menos 60 dias de militância à data do Congresso. Capítulo II Dos Órgãos e Funcionamento do Congresso Artigo 5º (Da Composição e Eleição da Comissão Organizadora do Congresso) 1. A Comissão Organizadora do Congresso (C.O.C.) é composta por 5 elementos, sendo eleita pela Comissão Regional em listas de candidatos, utilizando o método da média mais alta d Hondt. 2. O Presidente da C.O.C. é o militante em primeiro lugar na lista mais votada. 3. As decisões da C.O.C. serão tomadas por maioria simples. 4. Nas reuniões da C. O. C. tem assento o 1º subscritor de cada Moção de Estratégia Global apresentada ou, em sua substituição, o Mandatário da Candidatura. Artigo 6º (Das Competências da Comissão Organizadora do Congresso) 1. Compete à C.O.C.: a) Enviar a todas as Concelhias da JS-Madeira a convocatória para o Congresso Regional, identificando os militantes que compõem a C.O.C.. b) Admitir as Moções de Estratégia Global e as Propostas de Alteração Estatutária até 30 dias antes do Congresso Regional, entregues contra recibo comprovativo da entrega. c) Anular todos os documentos recebidos fora dos prazos previstos e publicitá-los.

3 d) Afixar na sede regional os Cadernos Eleitorais, Moções de Estratégia Global e Propostas de Alteração Estatutária nos 4 dias posteriores à data limite de receção de documentos prevista em b). e) Fiscalizar os processos de eleição de delegados, nomeando seus representantes para os atos eleitorais das concelhias. f) Julgar em primeira instância as reclamações sobre irregularidades nos cadernos eleitorais e nos processos de eleição de delegados. g) Apresentar o Relatório de Contas à Comissão Regional. h) Promover as demais diligências necessárias à realização do Congresso. 2. Compete à C.O.C. a criação do mapa eleitoral em que, segundo o presente Regulamento, são expressas as seguintes datas: a) Data de envio da Convocatória para o Congresso Regional. b) Data limite para a apresentação de Moções de Estratégia Global, Moções Sectoriais e Propostas de Alteração dos Estatutos. c) Datas de envio da Documentação para as Concelhias. d) Data de afixação dos Cadernos Eleitorais. e) Datas para a Eleição de Delegados. f) Data do Congresso Regional. 3. O Presidente da C.O.C. estipula um horário de atendimento aos militantes, na sede Regional da JS. Artigo 7º (Do Regimento do Congresso) 1. O Regimento do Congresso é aprovado pela Comissão Regional da JS e entregue aos Delegados juntamente com a restante documentação no início do Congresso. 2. O Regimento pode ser alterado pelo Congresso, devendo as respetivas propostas de alteração ser entregues à Mesa do Congresso. 3. Registando-se a existência de propostas de alteração ao Regimento elas são imediatamente discutidas e votadas, sendo necessária maioria simples para aprovação. Artigo 8º (Da Comissão de Verificação de Poderes) 1. A Comissão de Verificação de Poderes é composta por cinco delegados eleitos pelo método da média mais alta d Hondt.

4 2. As listas para a Comissão de Verificação de Poderes são entregues ao Presidente da C.O.C. até à hora marcada para o início dos trabalhos. 3. Compete-lhe apreciar a regularidade dos mandatos dos Delegados. Artigo 9º (Da Mesa do Congresso) 1. Compete aos Delegados eleitos eleger a Mesa, constituída por um Presidente, um Vice-presidente e três Secretários, pelo método da média mais alta d Hondt. 2. As listas para a Mesa do Congresso são entregues ao Presidente da C.O.C. até à hora marcada para o início dos trabalhos. 3. Compete-lhe a direção dos trabalhos do Congresso nos termos do regimento. Capítulo III Dos Documentos Artigo 10º (Documentos) 1. Todos os documentos a discutir e votar no Congresso, com exceção das Moções de Saudação e de Protesto, devem ser distribuídas aos delegados, pelo menos, até ao início dos trabalhos do Congresso. 2. As Moções de Estratégia Global e as Propostas de Alteração Estatutária devem ser entregues ao Presidente da C.O.C. até 30 dias antes da data do Congresso. 3. Os documentos referidos neste artigo devem ser entregues ao Presidente da C.O.C., contra recibo, ou enviadas à sede Regional por carta registada, devendo neste caso ter data de registo de correio até à data do prazo de entrega. 4. A C.O.C. atribui, conforme a ordem de entrada das Moções de Estratégia Global, uma letra que automaticamente identifica todos os processos eleitorais de votação para a eleição de delegados ao Congresso e para as listas apresentadas pela Moção de Estratégia Global em Congresso a todos os órgãos concorrentes. 5. Os documentos recebidos fora do prazo, ou que não cumpram os requisitos de forma previstos neste regulamento, não são admitidos pela C.O.C.. Artigo 11º (Moções de Estratégia Global) 1. As Moções de Estratégia Global definem a estratégia da JS-Madeira e as linhas gerais de ação dos órgãos regionais para todo o mandato.

5 2. As Moções de Estratégia Global são admitidas se subscritas por 40 militantes em pleno gozo dos seus direitos, que não sejam subscritores de outras Moções de Estratégia Global. 3. Os Subscritores devem vir identificados pelo Nome, Concelhia, Número de Militante e Assinatura. 4. O primeiro subscritor da Moção de Estratégia Global tem direito a receber, no ato da entrega, etiquetas o nome, moradas e contactos dos militantes, entregues pela C.O.C.. 5. No ato de entrega das Moções de Estratégia Global o 1º Subscritor indica um Mandatário que o representa em todos os processos junto da C.O.C.. Artigo 12º (Moções Sectoriais) 1. As Moções Sectoriais definem as posições e linhas de atuação da JS-Madeira sobre temas específicos. 2. Deve(m) ser indicado(s) o(s) seu(s) subscritor(es) com o Nome, Concelhia, Número de Militante e Assinatura, em conformidade com o Documento de Identificação. 3. Um militante pode subscrever várias Moções Sectoriais. 4. As Moções Sectoriais poderão ser entregues à C.O.C. até 10 dias antes do Congresso. Artigo 13º (Propostas de Alteração Estatutária) 1. As Propostas de Alteração Estatutária visam alterar os estatutos da JS-Madeira e podem ser propostos por qualquer militante da JS-Madeira em pleno gozo dos seus direitos. 2. Deve(m) ser indicado o(s) seu(s) subscritor(es) com o Nome, Concelhia, Número de Militante e Assinatura. 3. Um militante pode subscrever várias Propostas de Alteração dos Estatutos. Capítulo III Do Processo Eleitoral Artigo 14º (Cadernos e Calendário Eleitoral) 1. A C.O.C. afixa na sede regional, até ao dia 9 de Junho, os cadernos eleitorais concelhios, com menção da data de afixação.

6 2. Podem existir reclamações do caderno eleitoral com base na omissão ou presença indevida de nomes no caderno eleitoral. 3. As reclamações são dirigidas à C.O.C. até sete dias após a sua afixação. 4. Sem prejuízo das repetições previstas no artigo 18º, ponto 5 do presente Regulamento, todas as eleições de delegados deverão ser realizadas nos dias 25 e 26 de junho. Artigo 15º (Convocatória) 1. A Assembleia Geral de Militantes (A.G.M.) é convocada pela C.O.C. até 7 dias antes da data de realização da reunião, em carta enviada a todos os militantes desse órgão, para o qual nomeia três elementos para a Mesa. 2. Na convocatória constará obrigatoriamente a Ordem de Trabalhos tendo como ponto único a Eleição dos Delegados ao XV Congresso Regional da JS-Madeira, a data, a hora de funcionamento e o local da A.G.M. e a transcrição integral do artigo 16º e 17º do presente Regulamento. Artigo 16º (Lista de Candidatos a Delegados) 1. As listas de candidatos a Delegados baseadas nas Moções de Estratégia Global são entregues ao Presidente da C.O.C., na Sede Regional da JS-M, até aos dias 22 e 23 de junho, respetivamente, tendo como hora limite as 18:00 horas. 2. As listas referidas no ponto anterior são acompanhadas das declarações de aceitação de todos os candidatos e fotocópia dos respetivos Documentos de Identificação. 3. A assinatura da declaração de aceitação de candidato a delegado tem de estar em conformidade com a do Documento de Identificação. 4. O prazo de entrega de desvinculações de candidatos a delegados na lista finda 48 horas antes do início da reunião de A.G.M.. As desvinculações são entregues ao Presidente da C.O.C.. 5. Nenhum candidato a delegado poderá candidatar-se por mais de uma lista, sendo excluindo de ambas caso a situação se mantenha. 6. As listas de candidatos a delegados a eleger pelo método da média mais alta d Hondt devem ter a indicação explícita da Moção pela qual se candidatam, podendo existir mais do que uma lista a apoiar uma determinada moção estratégica.

7 7. Cada lista deverá conter um número de candidatos igual ao número de delegados a eleger pelo método de lista na respetiva concelhia, sendo obrigatória a inclusão de 10 % de suplentes. 8. O Presidente da C.O.C. deverá confirmar a receção de candidaturas contra recibo. 9. No ato de receção das listas de candidatos a delegados, o Presidente da C.O.C. verifica se estão em conformidade com o presente Regulamento. 10. As candidaturas são públicas a partir do momento em que é entregue a respetiva declaração emitida pelo Presidente da C.O.C. que certifica a receção e regularidade da lista. 11. A falta de qualquer dos elementos previstos nos números anteriores, que não possa ser suprida até 24 horas do início da reunião de A.G.M., e a entrega fora de prazo, determinam a rejeição da lista. Artigo 17º (Assembleia Geral de Militantes) 1. A A.G.M. funciona durante um mínimo de duas horas e um máximo de seis horas continuamente. 2. A eleição faz-se por sufrágio secreto, tendo direito a votar apenas os militantes que constem do caderno eleitoral. 3. As listas candidatas podem indicar, cada uma, um elemento para fiscalizar o processo de votação e a contagem dos votos. 4. O ato eleitoral deve realizar-se na sede das Concelhias. Se, no entanto, essa sede for inexistente, ou uma residência particular, a A.G.M. realizar-se-á na Sede Regional da JS-M. 5. É obrigatória a apresentação do Documento de Identificação aos membros da Mesa no ato da votação. Artigo 18º (Das Reclamações) 1. O prazo de reclamações por irregularidades no processo eleitoral é de 48 horas após o fim da A.G.M.. 2. As reclamações devidamente fundamentadas devem ser enviadas à C.O.C. por carta registada ou entregues em mão ao Presidente da C.O.C., contra recibo. 3. Constituem fundamento de reclamação quaisquer violações dos Estatutos e presente Regulamento suscetíveis de terem afetado o resultado eleitoral.

8 4. No caso de considerar procedente qualquer reclamação, a C.O.C. declara sem efeito o ato eleitoral realizado e manda repeti-lo, podendo assumir ela própria a convocação e direção da A.G.M.. 5. A C.O.C. deve decidir todas as reclamações no prazo de 48 horas para que se possa proceder à repetição do ato eleitoral. Artigo 19º (Apuramento dos delegados) 1. Findos os atos eleitorais para a eleição de Delegados e repetição de eleições, caso existam reclamações procedentes, a C.O.C. entrega aos candidatos a Presidente da JS-M uma lista completa dos delegados eleitos ao Congresso. Artigo 20º (Candidatura aos Órgãos Regionais) 1. As listas de candidatura aos órgãos Regionais da JS-Madeira e aos representantes da JS-Madeira na Comissão Regional do PS-Madeira deverão ser apresentadas no próprio Congresso, no prazo e nos termos fixados pelo Regimento, e subscritas por 1/10 dos Delegados eleitos. 2. Em conformidade com os Estatutos da Juventude Socialista, artigo 42º, ponto 5, os militantes que tenham perdido o mandato por faltas não podem ser eleitos para o mesmo órgão no mandato subsequente. Capítulo V Disposições Finais Artigo 21º (Do Acesso aos Ficheiros) 1. Os membros da C.O.C. terão acesso a todos os dados dos ficheiros da JS-Madeira nos últimos 30 dias antes da realização do Congresso Regional. 2. É proibido aos serviços da Sede Regional ou à C.O.C. facultar cópias dos ficheiros da Sede Regional, em suporte informático ou outro. 3. Sem prejuízo do ponto anterior, o primeiro subscritor de cada Moção de Estratégia Global poderá solicitar à C.O.C., nos 30 dias anteriores à realização do Congresso, a consulta dos nomes, moradas e contactos de todos os militantes da JS-Madeira com capacidade eleitoral.

9 Artigo 22º (Interpretação e Integração) 1. A interpretação deste Regulamento e a integração das suas lacunas competem à C.O.C.. 2. É possível recorrer de todas as decisões da C.O.C. ao Congresso Regional e em última instância à Comissão Nacional de Jurisdição. 3. Os recursos baseiam-se exclusivamente nos Estatutos Regionais e Nacionais da JS e no presente Regulamento.

Regulamento do XX Congresso Nacional da Juventude Socialista

Regulamento do XX Congresso Nacional da Juventude Socialista Regulamento do XX Congresso Nacional da Juventude Socialista Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Data e local 1. O XX Congresso Nacional da Juventude Socialista, doravante designado por Congresso,

Leia mais

REGULAMENTO DO XXI CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE SOCIALISTA

REGULAMENTO DO XXI CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE SOCIALISTA REGULAMENTO DO XXI CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE SOCIALISTA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Data e local 1. O XXI Congresso Nacional da Juventude Socialista, doravante designado por Congresso,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1º - Âmbito do presente Regulamento

Leia mais

Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira

Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira -aprovado em Conselho Regional de 5 de novembro de 2016- Capitulo I Eleição da Comissão Política

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DNMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DO ATO ELEITORAL. Artigo 1.º. Artigo 2.º. Artigo 3.º. Artigo 4.º

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DO ATO ELEITORAL. Artigo 1.º. Artigo 2.º. Artigo 3.º. Artigo 4.º REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DO ATO ELEITORAL Artigo 1.º 1. A eleição da Mesa da Assembleia Geral, da Direção e Conselho Fiscal faz-se por listas, em Assembleia Geral Eleitoral, convocada pelo Presidente

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Nossa Senhora do Rosário

REGULAMENTO ELEITORAL. Nossa Senhora do Rosário REGULAMENTO ELEITORAL APROSÁRIO Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio de Nossa Senhora do Rosário Capítulo I - Disposições gerais Artigo 1º - Âmbito O presente regulamento contém as

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Capítulo I Do Processo Eleitoral Artigo 1º A eleição dos Órgãos Sociais do Lar Santa Isabel, adiante designado pela sigla LSI, ocorre em Assembleia Geral Ordinária a realizar durante

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO

REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO 2008/2010 Apreciado na 33.ª reunião plenária do CDN, em 20 de Março de 2007 e pelo Conselho Nacional de Delegados no dia 31 de Março de 2007. Aprovado em reunião plenária

Leia mais

Regulamento Eleitoral. Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira

Regulamento Eleitoral. Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira Regulamento Eleitoral Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira 1. Objetivo 1.1. O presente regulamento tem como objetivo regulamentar o processo de eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DO(A) PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DO(A) PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DO(A) PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Artigo 1º - Âmbito do(a) Presente Regulamento... 3 Artigo

Leia mais

Regulamento Eleitoral

Regulamento Eleitoral Largo Adelino Amaro da Costa, 5-3.º 1149-063 Lisboa PORTUGAL Telf. +351 218 814 726 Fax: +351 218 862 396 sedenacional@juventudepopular.org Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Âmbito de Aplicação)

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Proposta de Regulamento Eleitoral das eleições primárias abertas a militantes e simpatizantes do PS para a designação do candidato do PS ao cargo do Primeiro-Ministro CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo

Leia mais

PARTIDO SOCIALISTA/ AÇORES. Regulamento Eleitoral Eleições dos Órgãos Locais

PARTIDO SOCIALISTA/ AÇORES. Regulamento Eleitoral Eleições dos Órgãos Locais PARTIDO SOCIALISTA/ AÇORES Regulamento Eleitoral Eleições dos Órgãos Locais (Assembleia Geral da Seção, Secretariado da Seção, Comissão Concelhia e Delegados da Seção à Comissão de Ilha) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

Regulamento Eleitoral Juventude Popular REGULAMENTO ELEITORAL JUVENTUDE POPULAR

Regulamento Eleitoral Juventude Popular REGULAMENTO ELEITORAL JUVENTUDE POPULAR REGULAMENTO ELEITORAL JUVENTUDE POPULAR Aprovado no XXII Congresso Nacional da Juventude Popular // Braga, 27 e 28 de Janeiro de 2018 CAPÍTULO I: Disposições Gerais Art. 1.º Âmbito de Aplicação O presente

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO O presente Regulamento rege a eleição para o Conselho Geral dos representantes do pessoal

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO XXII CONGRESSO NACIONAL DO PS Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I 3 DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1º - Âmbito do presente

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓLOGOS (APG) REGULAMENTO ELEITORAL. CAPÍTULO I Das Eleições. Artigo 1º Especificação

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓLOGOS (APG) REGULAMENTO ELEITORAL. CAPÍTULO I Das Eleições. Artigo 1º Especificação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GEÓLOGOS (APG) REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I Das Eleições Artigo 1º Especificação 1. A eleição dos órgãos sociais da APG será feita a cada dois anos, em Assembleia Geral Ordinária

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS REGIONAIS DO PARTIDO

REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS REGIONAIS DO PARTIDO REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS REGIONAIS DO PARTIDO Índice Artigo 1º - Princípios Gerais... 2 Artigo 2º - Âmbito de aplicação... 2 Artigo 3º -Comissão Organizadora das Eleições... 2 Artigo 4º - Apresentação

Leia mais

Regulamento do Ato Eleitoral

Regulamento do Ato Eleitoral Regulamento do Ato Eleitoral 1. O prazo de apresentação das candidaturas para os corpos sociais decorre até 20 dias úteis, antes do ato eleitoral. 2. As candidaturas para os corpos sociais, subscritas

Leia mais

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV PROPOSTA

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV PROPOSTA Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV 2017-2021 PROPOSTA Nos termos do disposto no artigo 22.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viseu homologados pelo Despacho

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho, o Conselho Geral da

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL GERAL

REGULAMENTO ELEITORAL GERAL REGULAMENTO ELEITORAL GERAL Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto 1. Os atos eleitorais para os órgãos dos núcleos, concelhias e federações da Juventude Socialista são regulados pelo disposto

Leia mais

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS REPRESENTANTES NÃO DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Lapiás, vem, nos termos dos artigos 14º,15º

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO PARTIDO NACIONAL RENOVADOR Artigo 1º Princípios gerais 1. As eleições para a Mesa da Convenção Nacional, Comissão Política Nacional, Comissão de Jurisdição Nacional e para

Leia mais

CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA REGULAMENTO ELEITORAL

CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA REGULAMENTO ELEITORAL CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1.º (Âmbito) O presente regulamento contém as normas a que deve obedecer o processo eleitoral e as eleições para os órgãos associativos

Leia mais

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1 CAPÍTULO I Dos princípios gerais Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1- Em cumprimento dos Estatutos do Centro Social da Lapa dos Dinheiros, doravante também designado Instituição, o presente Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS LOCAIS DA JSD MADEIRA

REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS LOCAIS DA JSD MADEIRA REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS LOCAIS DA JSD MADEIRA Artigo 1.º É aprovado como regulamento o documento que regula as eleições dos órgãos locais regionais, nos termos seguintes: Parte I Parte geral Artigo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL

ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1. - Objecto O presente Regulamento Eleitoral estabelece as normas a que deve obedecer o Processo Eleitoral para os Órgãos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Competência Eleitoral e duração do mandato

REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Competência Eleitoral e duração do mandato REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento Eleitoral visa definir o processo relativo à eleição dos Órgãos Sociais da -; Artigo 2º Competência Eleitoral e duração do mandato 1 Mesa da

Leia mais

Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral

Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral CAPÍTULO I Objeto e Composição Artigo 1.º Objeto O presente regulamento rege-se pelas normas consagradas no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril,

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral.

Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral. Regulamento Eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes para o Conselho Geral. Eleições de 2011 CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento estabelece

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS. Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de

REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS. Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de 30.3.2011 ÍNDICE I ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS Artigo 1º Eleição Artigo 2º Convocatória

Leia mais

Regulamento do. Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato. Processo. Eleitoral. para o. Conselho Geral

Regulamento do. Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato. Processo. Eleitoral. para o. Conselho Geral Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Geral Julho de 2017 Artigo 1º Objeto 1. O presente Regulamento aplica-se, exclusivamente, ao processo eleitoral

Leia mais

REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico

REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico ESTSP.008.RG.14 ESTSP.008.RG.14 Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico Considerando o disposto no artigo 20º e

Leia mais

Artigo 3º (Convocação da Assembleia)

Artigo 3º (Convocação da Assembleia) Regulamento Eleitoral Eleição das Comissões Politicas de Freguesia (Aprovado em Conselho Regional de 18 de Novembro de 2017) Artigo 1º (Princípios gerais) 1. As eleições para as Comissões Politicas de

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Gerais

CAPÍTULO I Disposições Gerais Regulamento para a Eleição dos Membros do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Objeto O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO. Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão

REGULAMENTO. Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão REGULAMENTO Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) 1.2 Revisto e confirmado por: Data de Aprovação

Leia mais

ORDEM DE TRABALHOS DETALHADA

ORDEM DE TRABALHOS DETALHADA NOTA DE INTRODUÇÃO 3 I CAPÍTULO Disposições Gerais 4 II CAPÍTULO Dos Documentos 7 III CAPÍTULO Do Funcionamento do Congresso 10 IV CAPÍTULO Eleição dos Delegados e das Delegadas ao Congresso 12 V CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL GERAL. 1 Regulamento Eleitoral Geral

REGULAMENTO ELEITORAL GERAL. 1 Regulamento Eleitoral Geral REGULAMENTO ELEITORAL GERAL 1 Regulamento Eleitoral Geral REGULAMENTO ELEITORAL GERAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º OBJETO 1. Os atos eleitorais para os órgãos dos núcleos, concelhias e federações

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL. Artigo 1º Enquadramento Legal

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL. Artigo 1º Enquadramento Legal REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL Artigo 1º Enquadramento Legal 1- O processo eleitoral do Conselho Geral para o quadriénio 2017/2021 obedece ao seguinte enquadramento legal:

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ASSOCIAÇÃO HÍPICA E PSICOMOTORA DE VISEU AHPV. Capítulo I Disposições Gerais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ASSOCIAÇÃO HÍPICA E PSICOMOTORA DE VISEU AHPV. Capítulo I Disposições Gerais REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ASSOCIAÇÃO HÍPICA E PSICOMOTORA DE VISEU AHPV Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Âmbito) O presente Regulamento visa regular os processos eleitorais dos Órgãos Sociais

Leia mais

Comissão Eleitoral Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio

Comissão Eleitoral Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio Comissão Eleitoral Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio Regulamento Eleitoral Preâmbulo O presente regulamento foi elaborado

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO(A) SECRETÁRIO(A)-GERAL

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO(A) SECRETÁRIO(A)-GERAL REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO(A) SECRETÁRIO(A)-GERAL Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Artigo 1º - Âmbito do Presente Regulamento... 3 Artigo

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO E DE DESIGNAÇÃO DE CANDIDATOS A CARGOS DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO E DE DESIGNAÇÃO DE CANDIDATOS A CARGOS DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO E DE DESIGNAÇÃO DE CANDIDATOS A CARGOS DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA Secção I Disposições gerais Artigo 1º (Âmbito) 1. O presente Regulamento aplica-se a todas as eleições internas

Leia mais

Notas sobre a Organização e os Processos Eleitorais

Notas sobre a Organização e os Processos Eleitorais Notas sobre a Organização e os Processos Eleitorais Versão 3.0, Outubro de 2015 Quando se realizam as eleições para os órgãos da Juventude Socialista? Nacional: Delegados ao Congresso Nacional, eleitos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUÊS DE POMBAL

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUÊS DE POMBAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL (2017/2021) Nos termos do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL REPUBLICAÇÃO ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL (2017/2021) Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto- Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho,

Leia mais

Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia

Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia Universidade do Minho, julho 2016 Universidade do Minho Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia O

Leia mais

Processo Eleitoral Conselho Geral 2018/2022

Processo Eleitoral Conselho Geral 2018/2022 ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL PARA O QUADRIÉNIO 2018/2022 Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei

Leia mais

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral REPRESENTANTES DOS DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral REPRESENTANTES DOS DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL C O N S E L H O G E R A L Regulamento Eleitoral (171580) REPRESENTANTES DOS DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Lapiás, vem,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Ténis de Mesa MODALIDADE OLÍMPICA CAPITULO I Princípios Gerais Artigo 1º (Objeto) 1. O presente regulamento estabelece os princípios reguladores do processo eleitoral da Federação

Leia mais

Regulamento Eleitoral da SFPE Portugal

Regulamento Eleitoral da SFPE Portugal Regulamento Eleitoral da SFPE Portugal Aprovado a aprovado a 11 de julho de 2017 na 2ª Assembleia Geral. CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais Artigo 1.º Âmbito Em cumprimento do disposto nos Estatutos da AESCI

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL 2017 INTRODUÇÃO

REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL 2017 INTRODUÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL 2017 INTRODUÇÃO O conselho geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do Agrupamento assegurando a participação

Leia mais

REGIMENTO DO VI CONGRESSO DO LIVRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO VI CONGRESSO DO LIVRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO DO VI CONGRESSO DO LIVRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º (Âmbito do regimento) Este Regimento aplica- se ao funcionamento do VI Congresso do LIVRE. Art. 2º (Local e data) O VI Congresso

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ALMEIDA GARRETT

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ALMEIDA GARRETT REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ALMEIDA GARRETT O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da escola,

Leia mais

2. Os casos omissos remetem para os Estatutos do PAN, sem prejuízo de recurso para o Conselho de Jurisdição Nacional (CJN).

2. Os casos omissos remetem para os Estatutos do PAN, sem prejuízo de recurso para o Conselho de Jurisdição Nacional (CJN). ARTIGO 1º (Disposições introdutórias) 1. Todas as disposições deste regulamento ficam submetidas às normas definidas nos Estatutos do PAN, prevalecendo sempre estas últimas na eventualidade de quaisquer

Leia mais

Associação de Pais e Encarregados de Educação. dos Alunos das Escolas do Ave CONVOCATÓRIA

Associação de Pais e Encarregados de Educação. dos Alunos das Escolas do Ave CONVOCATÓRIA CONVOCATÓRIA Dando cumprimento ao disposto no artigo 11 dos Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação, com sede na Escola EB23 de Taíde, vimos por este convocar todos os associados para

Leia mais

Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE)

Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE) Texto aprovado, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária de 2011-06-18, realizada em Leça da Palmeira - Matosinhos Regulamento Eleitoral da Associação dos Reformados da Galp Energia (ARGE) ARTIGO

Leia mais

Notas sobre a Organização e os Processos Eleitorais

Notas sobre a Organização e os Processos Eleitorais Notas sobre a Organização e os Processos Eleitorais Versão 2.0, Outubro de 2013 Quando se realizam as eleições para os órgãos da Juventude Socialista? Nacional: Delegados ao Congresso Nacional, eleitos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA INTRODUÇÃO O presidente do Conselho Geral Transitório (CGT) do Agrupamento de Escolas da Caparica (AEC) procede,

Leia mais

Regulamento Eleitoral do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova

Regulamento Eleitoral do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova Regulamento Eleitoral do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova Artigo 1º Âmbito de Aplicação O presente regulamento destina-se à eleição dos representantes dos docentes e dos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1.º. Objeto

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1.º. Objeto AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define o processo eleitoral dos membros do Conselho Geral referido nos artigos

Leia mais

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Damaia O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade

Leia mais

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 37.º CONGRESSO NACIONAL

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 37.º CONGRESSO NACIONAL REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 37.º CONGRESSO NACIONAL CAPÍTULO I ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL Artigo 1.º (Eleição do Presidente da CPN)

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA DONA LEONOR (AERDL) Capítulo I. Objeto e Composição

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA DONA LEONOR (AERDL) Capítulo I. Objeto e Composição REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA DONA LEONOR (AERDL) O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras

Leia mais

Regulamento Eleitoral

Regulamento Eleitoral Regulamento Eleitoral Aprovado a 11 de julho de 2017 na 2ª Assembleia Geral, com a redação dada pela 1ª alteração, aprovada a 19 de março de 2018 na 3ª Assembleia Geral. CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais

Leia mais

REGULAMENTO DE ELEIÇÕES DA APDIO

REGULAMENTO DE ELEIÇÕES DA APDIO REGULAMENTO DE ELEIÇÕES DA APDIO Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Objeto e âmbito O presente documento visa regulamentar as disposições estatutárias relativas às eleições para os cargos dos órgãos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1.º (Objeto) 3 Artigo 2.º (Princípios gerais) 3 Artigo 3.º (Capacidade eleitoral ativa) 3 Artigo 4.º (Recenseamento dos simpatizantes) 3 Artigo 5.º (Reclamações

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL da "ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO"

REGULAMENTO ELEITORAL da ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL da "ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO" Artigo 1º Organização das Eleições A organização do processo eleitoral compete a uma Comissão Eleitoral constituída pela Mesa da Assembleia

Leia mais

Agrupamento de Escolas. Afonso de Albuquerque REGULAMENTO ELEITORAL

Agrupamento de Escolas. Afonso de Albuquerque REGULAMENTO ELEITORAL Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL Novembro 2016 CONSELHO GERAL Regulamento Eleitoral do Conselho Geral O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia Eleitoral

Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia Eleitoral Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I Dos princípios gerais Artigo 1º Assembleia Eleitoral 1 - Em cumprimento do disposto no capítulo sexto dos Estatutos da APM, o presente

Leia mais

REGIMENTO do 1º CONGRESSO NACIONAL

REGIMENTO do 1º CONGRESSO NACIONAL REGIMENTO do 1º CONGRESSO NACIONAL PARTIDO UNIDO DOS REFORMADOS E PENSIONISTAS Capítulo I Princípios gerais e estatutários Artigo 1º Princípios Gerais 1. O Congresso Nacional constitui o órgão supremo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VISCONDE DE CHANCELEIROS Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros Agrupamento

Leia mais

Regulamento Geral Eleitoral da Juventude Socialista

Regulamento Geral Eleitoral da Juventude Socialista Regulamento Geral Eleitoral da Juventude Socialista CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Objecto 1. Os actos eleitorais para os órgãos dos núcleos, concelhias e federações da Juventude Socialista são

Leia mais

Regulamento Eleitoral do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM)

Regulamento Eleitoral do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) Regulamento Eleitoral do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) CAPÍTULO I Disposições Gerais ARTIGO 1.º Âmbito 1 - O presente regulamento estabelece os princípios, as regras,

Leia mais

REGULAMENTO DO XIX CONGRESSO REGIONAL DA JSD/AÇORES

REGULAMENTO DO XIX CONGRESSO REGIONAL DA JSD/AÇORES XIX Congresso Regional da JSD/Açores REGULAMENTO DO XIX CONGRESSO REGIONAL DA JSD/AÇORES (Aprovado em Conselho Regional da JSD/Açores do dia 4 de Fevereiro de 2017) Artigo 1º (Local e data) O XIX Congresso

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL Agrupamento de Escolas Cego do Maio REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL Julho de 2017 CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPITULO I Objeto e composição Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CUIDADOS PALIATIVOS REGULAMENTO ELEITORAL APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 5 de Novembro de 2011 REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º Considerações Gerais 1. O presente Regulamento:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. CARLOS I CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL. Preâmbulo. CAPÍTULO I Objeto e composição. Artigo 1.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. CARLOS I CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL. Preâmbulo. CAPÍTULO I Objeto e composição. Artigo 1. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. CARLOS I CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL Preâmbulo O conselho geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da escola,

Leia mais

CONSELHO GERAL ANEXO I REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL. Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Eleição dos representantes

CONSELHO GERAL ANEXO I REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL. Artigo 1.º Objeto. Artigo 2.º Eleição dos representantes ANEXO I REGULAMENTO ELEITORAL DO Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece as regras do processo eleitoral relativo à eleição dos representantes dos docentes, dos não docentes, dos alunos e dos

Leia mais

Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Geral

Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Geral Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Geral Artigo 1º Objeto 1. O presente Regulamento aplica-se exclusivamente ao processo eleitoral para os membros do Conselho Geral, de acordo com o regime

Leia mais

Abertura do Processo de eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Barreiro. Regulamento Eleitoral

Abertura do Processo de eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Barreiro. Regulamento Eleitoral Abertura do Processo de eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Barreiro Regulamento Eleitoral Art.º 1 Processo eleitoral 1. A assembleia eleitoral para o Conselho Geral realiza-se por sufrágio

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA Artigo 1º Âmbito de Aplicação O presente regulamento destina-se à eleição dos representantes dos docentes e dos

Leia mais

Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral

Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Secção I Disposições gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições e procedimentos relativos ao processo de eleição

Leia mais

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Damaia O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR [Proposta aprovada a 19 de Janeiro de 2011 em reunião de Assembleia de Escola da ESDRM] ASSEMBLEIA DE ESCOLA 1 REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL

Leia mais

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA-

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Capítulo I Âmbito de aplicação e Princípios Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1. O presente regulamento

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO REGULAMENTO DE ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº2 DE BEJA Artigo 1.º Objeto 1 - O

Leia mais

Regulamento Eleitoral do Conselho Geral. Agrupamento de Escolas Michel Giacometti. Capítulo I. Objeto e Composição. Artigo 1º.

Regulamento Eleitoral do Conselho Geral. Agrupamento de Escolas Michel Giacometti. Capítulo I. Objeto e Composição. Artigo 1º. Regulamento Eleitoral do Conselho Geral Agrupamento de Escolas Michel Giacometti Capítulo I Objeto e Composição Artigo 1º Objeto Nos termos do artigo 15º, do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, com

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Âmbito 1. O presente Regulamento contém as normas e procedimentos a que obedecerá o processo eleitoral para a Mesa da Assembleia-Geral, para

Leia mais

Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora REGULAMENTO INTERNO. Anexo I. (A que se refere o Artigo do RI)

Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora REGULAMENTO INTERNO. Anexo I. (A que se refere o Artigo do RI) Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora 345570 REGULAMENTO INTERNO Anexo I (A que se refere o Artigo do RI) Regulamento Eleitoral do Conselho Geral 2017/2021 Introdução O processo eleitoral para

Leia mais

CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I. Objeto. Artigo 1.º. Objeto CAPÍTULO II. Abertura e publicitação do processo eleitoral. Artigo 2.

CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I. Objeto. Artigo 1.º. Objeto CAPÍTULO II. Abertura e publicitação do processo eleitoral. Artigo 2. CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I Objeto Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece as normas aplicáveis ao processo de eleição dos representantes dos Docentes, Não Docentes, dos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I ASSEMBLEIA DA FACULDADE E CONSELHO PEDAGÓGICO. Artigo 1.º. (Edital e cadernos eleitorais)

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I ASSEMBLEIA DA FACULDADE E CONSELHO PEDAGÓGICO. Artigo 1.º. (Edital e cadernos eleitorais) REGULAMENTO ELEITORAL No cumprimento do disposto na alínea f) do n.º 1 do artigo 5.º dos Estatutos da Faculdade de Direito, a Assembleia de Faculdade aprova o presente Regulamento Eleitoral, que define

Leia mais