D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O"

Transcrição

1 D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O

2 A U L A 1 I N T R O D U Ç Ã O À M E D I C I N A L E G A L

3 BINA, Ricardo Ambrosio Fazzani. Medicina Legal. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, 337 p.

4 C O N C E I T O E S C O R Ç O H I S T Ó R I C O A B R A N G Ê N C I A C L A S S I F I C A Ç Ã O A P L I C A Ç Ã O

5 Diga-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu me lembro. Envolva-me e eu aprendo. (Benjamin Franklin)

6 CONCEITO 6 / 47 Ciência e arte MEDICINA FAT O J U R Í D I C O DIREITO OUTRAS V E R D A D E R E C L A M A D A

7 CONCEITO 7 / 47 C O N C E I T O D E M E D I C I N A L E G A L É uma ciência (método e objeto próprios) e uma arte (raciocínio lógico). Um subconjunto de conhecimentos afeto à medicina, ao direito e a outras ciências que, em face de um fato juridicamente relevante, visa o alcance da verdade reclamada, defendendo os interesses do homem e da sociedade.

8 ESCORÇO HISTÓRICO 8 / 47 Idade Antiga 1900 a.c. CÓDIGO DE HAMURABI 449 a.c. LEI DAS XII TÁBUAS IDADE ANTIGA 450 a.c. - HIPÓCRATES

9 ESCORÇO HISTÓRICO 9 / 47 A N T I G U I D A D E O Código de Hamurabi (1.900 a.c.) traz os primeiros registros associando medicina e direito. A Lei da XII Tábuas (449 a.c.) descreve costumes e obrigações da época, muitas vigentes até pouco tempo. Hipócrates, pai da medicina, (450 a.c.) estudou os ferimentos, as fraturas, os partos prematuros e a conduta ética.

10 ESCORÇO HISTÓRICO 10 / 47 Idade Média JUÍZO DOS DEUSES OU ORDÁLIOS 1234 GREGÓRIO IX, ATOS PAPAIS IDADE MÉDIA 1248 SI-YUAN-LU, OBRA ESCRITA

11 ESCORÇO HISTÓRICO 11 / 47 I D A D E M É D I A Prevalecia o juízo dos deuses ou ordálios, sendo o acusado submetido a provas físicas, como as da cruz, da água e do ferro em brasa. Em 1234, os atos papais de Gregório IX autorizam a necropsia nas mortes violentas. Em 1248, a obra de Si -Yuan-Lu precipita os primeiros passos sobre a perícia no local do crime.

12 ESCORÇO HISTÓRICO 12 / 47 Idade Moderna 1507 CÓDIGO DE BAMBERGENSE 1532 CÓDIGO CAROLINO IDADE MODERNA 1575 TRATADO DE MED. LEGAL

13 ESCORÇO HISTÓRICO 13 / 47 I D A D E M O D E R N A Em 1507, o Código de Bambergense torna obrigatória a perícia médica nos casos de mortes violentas. Em 1532, o Código Criminal Carolino, do Imperador Carlos V, da Alemanha, institui a obrigatoriedade da necropsia naqueles casos. Em 1575, Ambróise Paré, pai da medicina legal, publica o Tratado de Medicina Legal.

14 ESCORÇO HISTÓRICO 14 / 47 Idade Contemporânea 1890 RAYMUNDO N. RODRIGUES 1907 AFRÂNIO PEIXOTO DIAS ATUAIS 1918 OSCAR FREIRE

15 ESCORÇO HISTÓRICO 15 / 47 I D A D E C O N T E M P O R Â N E A Comporta o chamado período científico, marcado pelo surgimento dos maiores expoentes da medicina legal e pelas primeiras obras escritas acerca do tema. Dentre eles, destacam -se Raymundo Nina Rodrigues (Escola da Bahia), Afrânio Peixoto (Escola do Rio de Janeiro) e Oscar Freire (Escola de São Paulo).

16 ABRANGÊNCIA 16 / 47 Flamínio Fávero Autonomia: não Médico: generalista Fundação: parecer CORRENTE RESTRITIVA Ciência e arte Médico: ambos Fundação: perito CORRENTE ECLÉTICA Autonomia: sim Médico: especialista Fundação: laudo CORRENTE EXTENSIVA

17 ABRANGÊNCIA 17 / 47 A S C O R R E N T E S D E F L A M Í N I O F Á V E R O A restritiva prega que a medicina legal não é ciência autônoma e qualquer médico pode servir à justiça (fundamento parecer). A extensiva, que é autônoma e somente o legista pode fazê -lo (fundamento laudo). A eclética, que é ciência e arte e pode nela atuar o generalista e o especialista (fundamento perito).

18 CLASSIFICAÇÃO 18 / 47 Classificação doutrinária M E D I C I N A L E G A L GERAL ESPECIAL DEONTOLOGIA DICEOLOGIA TANATOLOGIA OUTRAS

19 CLASSIFICAÇÃO 19 / 47 C L A S S I F I C A Ç Ã O D O U T R I N Á R I A A medicina legal divide -se em geral e especial. A primeira comporta a diceologia e a deontologia. A segunda, genética, antropologia, infortunística, traumatologia, asfixiologia, tanatologia, sexologia, toxicologia, psicologia, criminalística, criminologia, vitimologia, psiquiatria, policiologia e balística forense.

20 CLASSIFICAÇÃO 20 / 47 Medicina Legal Geral CEM CAPÍTULO II INCISO X CEM CAPÍTULO III ART. 1º Direitos médicos DICEOLOGIA Deveres médicos DEONTOLOGIA

21 CLASSIFICAÇÃO 21 / 47 M E D I C I N A L E G A L G E R A L Abrange a medicina legal profissional, sendo também conhecida por jurisprudência médica. Comporta a deontologia médica, destinada ao estudo dos deveres do médico, assim como a diceologia médica, prometida à apreciação dos direitos desses profissionais.

22 CLASSIFICAÇÃO 22 / 47 Medicina Legal Especial Material biológico GENÉTICA Trabalho INFORTUNÍSTICA Corpo humano ANTROPOLOGIA

23 CLASSIFICAÇÃO 23 / 47 M E D I C I N A L E G A L E S P E C I A L A genética forense é o ramo da medicina legal que dedica-se ao estudo do material biológico. A infortunística ocupa -se do estudo dos infortúnios, valendo dizer das doenças e dos acidentes, laborais. A antropologia volta -se ao estudo do corpo humano, visando a identificação e a identidade de pessoas.

24 CLASSIFICAÇÃO 24 / 47 Medicina Legal Especial Trauma Asfixia Morte TRAUMATOLOGIA ASFIXIOLOGIA TANATOLOGIA

25 CLASSIFICAÇÃO 25 / 47 M E D I C I N A L E G A L E S P E C I A L A traumatologia forense é o ramo da medicina legal que estuda o trauma, fundamental ao corpo de delito. A asfixiologia ocupa-se do trauma cujo mecanismo é a asfixia, a falta de ar por afogamento, soterramento. A tanatologia volta -se ao estudo da morte, pondera suas causas e os consequentes fenômenos cadavéricos.

26 CLASSIFICAÇÃO 26 / 47 Medicina Legal Especial Sexo SEXOLOGIA Tóxico TOXICOLOGIA Psiquismo PSICOLOGIA

27 CLASSIFICAÇÃO 27 / 47 M E D I C I N A L E G A L E S P E C I A L A sexologia forense é o ramo da medicina legal que estuda os aspectos periciais nos crimes de natureza sexual. A toxicologia ocupa -se do estudo dos tóxicos, substâncias que deprimem, excitam ou perturbam a atividade cerebral. A psicologia volta -se ao estudo do psiquismo de pessoa não portadora de distúrbio.

28 CLASSIFICAÇÃO 28 / 47 Medicina Legal Especial Vestígios Cadeia criminosa Vítima CRIMINALÍSTICA CRIMINOLOGIA VITIMOLOGIA

29 CLASSIFICAÇÃO 29 / 47 M E D I C I N A L E G A L E S P E C I A L A criminalística é o ramo da medicina legal que estuda os vestígios do crime, buscando sua prova material. A criminologia ocupa -se do estudo da cadeia criminosa, modernamente é considerada ciência autônoma. A vitimonogia volta-se ao estudo da vítima, seu aspectos passivo, assim como ativo no evento criminoso.

30 CLASSIFICAÇÃO 30 / 47 Medicina Legal Especial Doença mental PSIQUIATRIA Polícia POLICIOLOGIA Projéteis BALÍSTICA

31 CLASSIFICAÇÃO 31 / 47 M E D I C I N A L E G A L E S P E C I A L A psiquiatria forense é o ramo da medicina legal que estuda as doenças mentais, oligofrenia, esquizofrenia. A policiologia ocupa-se do estudo dos métodos científicos empregados nas investigações policiais. A balística volta -se ao estudo, em particular, das armas de fogo, seus tipos, funcionamento e projéteis.

32 APLICAÇÃO 32 / 47 Aplicação da Medicina Legal no Direito DIR DIR DIR DIR DIR LEIS CIVIL PENAL TRABALHO ADMINIST. PROCESSO ESPECIAIS

33 APLICAÇÃO 33 / 47 A P L I C A Ç Ã O D A M E D I C I N A L E G A L N O D I R E I T O A aplicação da medicina legal no direito é bastante alargada, comentando -se, a título de exemplificação, o uso nos ramos do direito civil, penal, do trabalho, administrativo, processual, previdenciário, assim como naquilo que concerne a algumas leis especiais.

34 APLICAÇÃO 34 / 47 Direito Civil GENÉTICA FORENSE

35 APLICAÇÃO 35 / 47 D I R E I T O C I V I L Exemplificando, a psiquiatria forense contribui na avaliação da incapacidade para os atos da vida civil; a traumatologia forense colabora na avaliação de lesões nos casos que envolvem acidentes; e a genética forense contribui na investigação de paternidade.

36 APLICAÇÃO 36 / 47 Direito Penal TANATOLOGIA

37 APLICAÇÃO 37 / 47 D I R E I T O P E N A L Exemplificando, a tanatologia contribui na elucidação da morte do enforcado (suicídio, homicídio); a traumatologia forense colabora na qualificação da lesão corporal na agressão (leve, grave, gravíssima); e a sexologia forense contribui avaliando se houve ou não conjunção carnal (ato libidinoso, estupro).

38 APLICAÇÃO 38 / 47 Direito do Trabalho INFORTUNÍSTICA

39 APLICAÇÃO 39 / 47 D I R E I T O D O T R A B A L H O Exemplificando, a infortunística, mediante perícia médica, avalia e fundamenta benefícios para empregado (regime celetista) em casos de doença (afastamento e auxílio), invalidez (aposentadoria) e morte (pensão familiar), onerando particular ou Estado.

40 APLICAÇÃO 38 / 47 Direito Administrativo INFORTUNÍSTICA

41 APLICAÇÃO 41 / 47 D I R E I T O A D M I N I S T R AT I V O Exemplificando, a infortunística, mediante perícia médica, avalia e fundamenta benefícios para servidor público (regime estatutário) em casos de doença (afastamento e auxílio), invalidez (aposentadoria) e morte (pensão familiar), onerando particular ou Estado.

42 APLICAÇÃO 42 / 47 Direito Processual PSQ. FORENSE

43 APLICAÇÃO 43 / 47 D I R E I T O P R O C E S S U A L Exemplificando, a psicologia forense contribui no direito processual, avaliando o grau de aceitabilidade em procedimentos processuais tais como a declaração, o depoimento e o interrogatório de testemunha.

44 APLICAÇÃO 44 / 47 Leis Especiais TOXICOLOGIA

45 APLICAÇÃO 45 / 47 L E I S E S P E C I A I S Exemplificando, o perito tipifica o crime de embriagues ao volante (L. Nº 9.503/97 Código de Trânsito Brasileiro), o perito caracteriza o objeto material do crime de tráfico (L. Nº /06 Lei de Drogas) e o perito, em especial o psiquiatra forense, avalia o preso (L. Nº 7.210/84 Lei de Execução Penal, LEP).

46 CONCLUSÃO 34 / 35 CONCEITO HISTÓRIA ALCANCE ESPÉCIES APLICAÇÃO

47 F I M

MEDICINA LEGAL. Conceitos. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Conceitos. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Profª. Leilane Verga Bibliografia Conceito Definição Sinonímia Relações com as demais ciências Classificações Questões O que é a Medicina Legal? Genival Veloso de França Ciência Sistematizada

Leia mais

6.4. Sexologia Forense Traumatologia Forense Tanatologia Forense... 18

6.4. Sexologia Forense Traumatologia Forense Tanatologia Forense... 18 SuMÁRIo CAPÍTULO I - MEDICINA LEGAL 1. Considerações Iniciais - Conceito................................ 1 2. Bases Históricas.................................... 3 3. Relação com as Ciências Jurídicas

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR404 Medicina Legal

Programa Analítico de Disciplina DIR404 Medicina Legal Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR404 Medicina Legal Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total

Leia mais

Medicina Legal. Professor Luis Cesar Cardoso de Carvalho

Medicina Legal. Professor Luis Cesar Cardoso de Carvalho Medicina Legal Professor Luis Cesar Cardoso de Carvalho 1 - Introdução 1.1 Definição Segundo G.V França Medicina Legal é a Medicina à serviço das ciências sociais É a disciplina que usa a totalidade das

Leia mais

MED 7021 Saúde do adulto V IV. CURSO(S) PARA O(S) QUAL(IS) A DISCIPLINA É OFERECIDA 1. Medicina

MED 7021 Saúde do adulto V IV. CURSO(S) PARA O(S) QUAL(IS) A DISCIPLINA É OFERECIDA 1. Medicina UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA http://www.ccs.ufsc.br/patologia/ PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2014.1 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME

Leia mais

Medicina Legal. Traumatologia Forense. Professor Fidel Ribeiro.

Medicina Legal. Traumatologia Forense. Professor Fidel Ribeiro. Medicina Legal Traumatologia Forense Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Medicina Legal SUBDIVISÕES DA MEDICINA LEGAL A) Antropologia Forense Estuda a identidade e a identificação do

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Sujeita a alterações

PROGRAMAÇÃO Sujeita a alterações www.congressoabmlpm.com.br PROGRAMAÇÃO Sujeita a alterações www.congressoabmlpm.com.br CURSOS PRÉ CONGRESSO CURSO I - DANO CORPORAL FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS E PRÁTICA PROFISSIONAL CURSO II - SEMIOLOGIA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA Sujeita a alterações

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA Sujeita a alterações PROGRAMAÇÃO PRÉVIA Sujeita a alterações 14/11 Pré-Congresso (limite de inscrição para ministrar o curso - 20 profissionais) 9h - 13h 14h - 18h 9h - 13h 14h - 18h 9h - 13h 14h - 18h - 250 Curso Pré-Congresso:

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Aspectos Históricos da Medicina Legal. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Aspectos Históricos da Medicina Legal. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Aspectos Históricos da Medicina Legal Profª. Leilane Verga História no exterior História no Brasil Aspectos Históricos da Medicina Legal HISTÓRIA NO EXTERIOR Divisão segundo Delton Croce

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação...

Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação... Sumário 13 Sumário CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL... 21 1. Histórico... 21 2. Medicina Legal no Brasil... 22 3. Áreas de atuação... 23 CAPÍTULO 2 PERÍCIA MÉDICO-LEGAL E SEUS PERITOS... 25 1. Corpo

Leia mais

Sumário. Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação...

Sumário. Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação... Sumário 13 Sumário CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL... 21 1. Histórico... 21 2. Medicina Legal no Brasil... 22 3. Áreas de atuação... 23 CAPÍTULO 2 PERÍCIA MÉDICO-LEGAL E SEUS PERITOS... 25 1. Corpo

Leia mais

LEONARDO MENDES CARDOSO

LEONARDO MENDES CARDOSO LEONARDO MENDES CARDOSO Médico especialista em pediatria com curso de aperfeiçoamento em alergia pediátrica pela USP de Ribeirão Preto-SP; Professor de anatomia para odontologia - UNISP Campus Goiânia;

Leia mais

PLANO DE ENSINO/ 2009

PLANO DE ENSINO/ 2009 PLANO DE ENSINO/ 2009 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: MEDICINA LEGAL Carga Horária Semestral: 160h Código: CS 08009 Natureza: Teórica - Prática Semestre: 8º. Série: 4ª Caráter: Obrigatório Créditos: 06 DADOS

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL MATO GROSSO DO SUL 1 Compreensão Textual. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Sílabas. Encontros Vocálicos e Consonantais.

Leia mais

Delegado PC-RR Raio X

Delegado PC-RR Raio X Delegado PC-RR Raio X Direitos Humanos Principais Convenções e Pactos Internacionais de Direitos Humanos 30,77% Antecedentes da Proteção Universal dos DH. Carta das Nações Unidas 23,08% Introdução aos

Leia mais

A PERÍCIA MÉDICO-LEGAL

A PERÍCIA MÉDICO-LEGAL TRATADO DE PERÍCIAS CRIMINALÍSTICAS DOMINGOS TOCCHETTO ORGANIZADOR A PERÍCIA MÉDICO-LEGAL " APLICADA À AREA CRIMINAL AUTORES Luís RENATO DA SILVEIRA COSTA BRUNO MIRANDA COSTA 2 a Edição Campinas/SP 2015

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ

CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ CONTROLE DE CONTEÚDO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL PARÁ 1 Compreensão e interpretação de textos. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU420 COMPONENTE CURRICULAR ODONTOLOGIA LEGAL E DEONTOLOGIA II CH 60 ATIVIDADE PEDAGÓGICA TEÓRICA

Leia mais

Sumário. Noções Introdutórias Perícias e peritos médico-legais Documentos Médico-Legais Antropologia Forense

Sumário. Noções Introdutórias Perícias e peritos médico-legais Documentos Médico-Legais Antropologia Forense Sumário Capítulo 1 Noções Introdutórias... 23 1.1. Classificação... 24 Quadro Sinóptico... 25 Capítulo 2 Perícias e peritos médico-legais... 27 2.1. Perícia... 27 2.2. Exame de corpo de delito... 28 2.3.

Leia mais

Neusa Bittar MEDICINA LEGAL. e Noções de CRIMINALÍSTICA. 8ª edição Revista e atualizada

Neusa Bittar MEDICINA LEGAL. e Noções de CRIMINALÍSTICA. 8ª edição Revista e atualizada Neusa Bittar MEDICINA LEGAL e Noções de CRIMINALÍSTICA 8ª edição Revista e atualizada 2019 Capítulo 1 O estudo da medicina legal 21 CAPÍTULO 1 O estudo da medicina legal Pode-se definir Medicina Legal

Leia mais

Vários têm sido os conceitos dados à Medicina Legal, dentre os quais se destacam:

Vários têm sido os conceitos dados à Medicina Legal, dentre os quais se destacam: Capítulo 1 I n t r o d u ç ã o à Medicina Legal 1.1. Conceito e importância CONCEITO Vários têm sido os conceitos dados à Medicina Legal, dentre os quais se destacam: Medicina Legal é o conjunto de conhecimentos

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química. Química Forense

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química. Química Forense Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química Química Forense Prof. Dr. Marcelo Firmino de Oliveira QUÍMICA FORENSE Aplicação da química

Leia mais

SUMÁRIO. Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação...

SUMÁRIO. Sumário. CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação... SUMÁRIO 13 Sumário CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL... 21 1. Histórico... 21 2. Medicina Legal no Brasil... 22 3. Áreas de atuação... 23 CAPÍTULO 2 PERÍCIA M DICO LEGAL E SEUS PERITOS... 25 1. Corpo

Leia mais

Medicina Legal. Infografia da Especialidade

Medicina Legal. Infografia da Especialidade Medicina Legal Infografia da Especialidade by Queremos com este conteúdo contribuir para um processo de escolha mais informado, que esclareça os estudantes de medicina e médicos recém-formados acerca das

Leia mais

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA

MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA MEDICINA LEGAL MARIO JORGE TSUCHIYA Botucatu - UNESP - 2008 Medicina Legal é a aplicação de conhecimentos médicos e biológicos na elaboração e execução das leis que deles carecem. MEDICINA CURATIVA MEDICINA

Leia mais

Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - PM-MS

Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - PM-MS Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - PM-MS Oficial VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais.... 1 2. Coerência

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3 Coerência Textual... 10 Semântica... 9 Ortografia... 15 Reconhecimento, emprego

Leia mais

MEDICINA LEGAL PARA O ACADÊMICO DE DIREITO

MEDICINA LEGAL PARA O ACADÊMICO DE DIREITO LEONARDO MENDES CARDOSO Presidente da Comissão Técnico-Científica da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas ABMLPM (2008-2010). Membro efetivo da ABMLPM. Full Member of International

Leia mais

NÍVEL MÉDIO. CARGO 201: Agente de Necrópsia

NÍVEL MÉDIO. CARGO 201: Agente de Necrópsia GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS SEARH SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL SESED INSTITUTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE PERÍCIA

Leia mais

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul - CBM-MS VOLUME 1 Língua Portuguesa

Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul - CBM-MS VOLUME 1 Língua Portuguesa Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul - CBM-MS Oficial VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais.... 1

Leia mais

SUMÁRIO. Sumário. 1. Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação Corpo de delito... 26

SUMÁRIO. Sumário. 1. Histórico Medicina Legal no Brasil Áreas de atuação Corpo de delito... 26 SUMÁRIO 13 Sumário 1. Histórico... 21 2. Medicina Legal no Brasil... 22 3. Áreas de atuação... 23 1. Corpo de delito... 26 2. Perícias e peritos no Código de Processo Penal CPP... 27 2.1. Função do perito...

Leia mais

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Português Interpretação de Textos (compreensão) 33,33% Morfologia 16,67% Semântica 13,89% Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores) Reescrita

Leia mais

DELEGADO ESTADUAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DELEGADO ESTADUAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 DELEGADO ESTADUAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Criminologia Introdução Conceitos Métodos Objeto Funções Política criminal Escolas (histórico). Interface com o direito penal Modelos teóricos. Teorias sociológicas

Leia mais

EDITAL Nº 13/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação

EDITAL Nº 13/2018. Abre inscrições para seleção de professores-autores para a elaboração de materiais didáticos do curso de pósgraduação EDITAL Nº 13/2018 SELEÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (MODALIDADE EAD) EM INVESTIGAÇÃO FORENSE E PERÍCIA CRIMINAL Abre inscrições

Leia mais

10 Passe Já CAPÍTULO Língua Portuguesa CAPÍTULO Redação Oficial FAÇA JÁ...120

10 Passe Já CAPÍTULO Língua Portuguesa CAPÍTULO Redação Oficial FAÇA JÁ...120 10 Passe Já CAPÍTULO 1... 11 Língua Portuguesa... 12 CAPÍTULO 2...107 Redação Oficial... 108 FAÇA JÁ...120 168 Passe Já CAPÍTULO 1...169 Teoria de Conjuntos...170 FAÇA JÁ...193 CAPÍTULO 2...195 Análise

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.1)

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.1) DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.1) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078) PROFESSOR(ES): José Felipe; Ricardo Guanabara PRÉ-REQUISITO: Dir. Constitucional II (204013)

Leia mais

EDITAL/ACADEPOL/DGPC/SEJUSP/MS/N. 009/2016

EDITAL/ACADEPOL/DGPC/SEJUSP/MS/N. 009/2016 EDITAL/ACADEPOL/DGPC/SEJUSP/MS/N. 009/2016 A DIRETORA DA ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso X, do artigo 142 do Decreto n 12.218, de 28 de dezembro de 2006,

Leia mais

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO DE INVESTIGADOR - POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL 1 Direito Constitucional: conceito e objeto; fontes formais. 2 Constituição: sentido sociológico, político e jurídico, conceito, objeto e elementos. 3 Classificação das Constituições. 4 Eficácia e aplicabilidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2016-I (TURMA C02: QUARTA-FEIRA NOTURNO)

PLANO DE ENSINO 2016-I (TURMA C02: QUARTA-FEIRA NOTURNO) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO; ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO; DISCIPLINA: MEDICINA LEGAL. CÓDIGO 3430; CRÉDITOS: 4 PROFESSOR:

Leia mais

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019 (De 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) DATA 1º ANO Hora 2º ANO Hora 3º ANO Hora 4º ANO Hora quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 Direito Internacional Público Direito do Trabalho quinta-feira, 17

Leia mais

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.2) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078)

DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.2) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078) DISCIPLINAS ELETIVAS (2014.2) DISCIPLINA: Controle de constitucionalidade e Processo constitucional (204078) PROFESSOR(ES): Ricardo Guanabara PRÉ-REQUISITO: Dir. Constitucional II (204013) e Dir. Proc.

Leia mais

MEDICINA LEGAL E PSICOPATOLOGIA FORENSE*

MEDICINA LEGAL E PSICOPATOLOGIA FORENSE* MEDICINA LEGAL E PSICOPATOLOGIA FORENSE* CARLOS AUGUSTO S RODRIGUES MÉDICO DO TRABALHO E PSIQUIATRA CONTATO: FONE: 3241-10-72; e-mail : c.a.s.rodrigues@bol.com.br EMENTA: O CURSO APRESENTA OS CONCEITOS

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PROVA PERICIAL (continuação) Prova Pericial Nas perícias de laboratório, os peritos guardarão material suficiente para a eventualidade de nova perícia. Sempre que conveniente,

Leia mais

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019

Livro de termos 15 de fevereiro de 2019 (De 16 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019) DATA 1º ANO Hora sala(s) 2º ANO Hora sala(s) 3º ANO Hora sala(s) 4º ANO Hora sala(s) 16/jan Direito Internacional Público 1.01 ED 2 Direito do Trabalho 1.11

Leia mais

IGP-RS criminalística Prof. Lucas Klassmann

IGP-RS criminalística Prof. Lucas Klassmann IGP-RS criminalística Prof. Lucas Klassmann criminalística PRÉ-PROVA CRIMINALÍSTICA Definição de Criminalística Autônoma e multidisciplinar. Auxiliar e informativa das autoridades policiais e judiciária.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PERICIAL (continuação) A requerimento, o material probatório que serviu de base à perícia será disponibilizado no ambiente do órgão oficial, que manterá sempre sua guarda,

Leia mais

ACADEMIA DE POLÍCIA \"DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA\" Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso à Carreira de Médico Legista (ML - 1/2002) O

ACADEMIA DE POLÍCIA \DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA\ Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso à Carreira de Médico Legista (ML - 1/2002) O ACADEMIA DE POLÍCIA \"DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA\" Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso à Carreira de Médico Legista (ML - 1/2002) O Presidente da Comissão do Concurso Público de Provas

Leia mais

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O A U L A 1 1 L E S Ã O C O R P O R A L BINA, Ricardo Ambrosio

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

TURMA C01 (2ª E 5ª FEIRA 17:00 às 18:30)

TURMA C01 (2ª E 5ª FEIRA 17:00 às 18:30) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO 2015-II (TURMA C01) TURMA C01 (2ª E 5ª FEIRA

Leia mais

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Sumário Introdução... 29 Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Capítulo 1 A Tutela Legal Contra a Violência Familiar e Suas Diversas Formas...

Leia mais

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

CONCURSO (ESCRIVÃO) POLÍCIA CIVIL DA BAHIA Língua Portuguesa 48% Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Língua Portuguesa 26% Domínio da estrutura morfossintática do período Língua Portuguesa 14% Reescritura de frases e parágrafos

Leia mais

Sumário. Parte 1 Odontologia Legal, 1. Seção 3 Noções de Traumatologia Forense, 26. Seção 1 O Campo da Odontologia Legal, 3

Sumário. Parte 1 Odontologia Legal, 1. Seção 3 Noções de Traumatologia Forense, 26. Seção 1 O Campo da Odontologia Legal, 3 Sumário Parte 1 Odontologia Legal, 1 Seção 1 O Campo da Odontologia Legal, 3 1 Conceitos e Noções Históricas em Odontologia Legal, 3 Introdução, 3 Denominação e campo de atuação, 3 Odontologia Legal nos

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2019-II TURMA B01 (SEGUNDA E QUINTA FEIRA VES- PERTINO)

PLANO DE ENSINO 2019-II TURMA B01 (SEGUNDA E QUINTA FEIRA VES- PERTINO) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO 2019-II TURMA B01 (SEGUNDA E QUINTA FEIRA

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Formação e construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu

CURSO DE DIREITO. Formação e construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu Formação e construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu Para a construção da estrutura curricular do Curso de Direito da Universidade Iguaçu, levou-se em consideração a

Leia mais

Polícia Civil do Estado do Pará PC/PA

Polícia Civil do Estado do Pará PC/PA Polícia Civil do Estado do Pará PC/PA Delegado de Polícia Civil VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos.... 1 2. Tipologia textual.... 3 3. Ortografia oficial.... 12 4. Acentuação

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL PARÁ (PC-PA DELEGADO)

CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL PARÁ (PC-PA DELEGADO) CONTROLE DE CONTEÚDO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL PARÁ (PC-PA DELEGADO) DIREITO ADMINISTRATIVO 1 Estado, Governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 1. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 1. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 1 Profª. Leilane Verga Prova Exame de corpo de delito Exame complementar PERÍCIA Definições conjunto de procedimentos médicos e técnicos que tem como finalidade o esclarecimento

Leia mais

ALBANI BORGES DOS REIS

ALBANI BORGES DOS REIS ALBANI BORGES DOS REIS Metodologia Científica e Perícia Criminal Millennium 2006 Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da Unicamp R277m Reis, Albani Borges dos. Metodologia cientifica e

Leia mais

INTRODUÇÃO HISTÓRICO E CONCEITOS

INTRODUÇÃO HISTÓRICO E CONCEITOS INTRODUÇÃO HISTÓRICO E CONCEITOS Para os candidatos a delegados de polícia, não é necessária uma literatura muito aprofundada em Medicina Legal. Bibliografia sugerida: 1 Genival Veloso de França, Medicina

Leia mais

FUNDAMENTOS DA PERÍCIA CRIMINAL

FUNDAMENTOS DA PERÍCIA CRIMINAL João Luiz de Carvalho Perito Criminalístico e Químico Industrial FUNDAMENTOS DA PERÍCIA CRIMINAL 1ª edição 2006 BOOKSELLER EDITORA E DISTRIBUIDORA CAMPINAS-SP Ficha Catalográfica elaborada pela Faculdade

Leia mais

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira concurseria.com.br 03 O que você precisa saber sobre o concurso da Polícia Civil ÍNDICE

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL EDITAL Nº.

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL EDITAL Nº. GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA E DA DEFESA SOCIAL Comissão do Concurso Público para a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale O que é corpo de delito? São as marcas, os vestígios deixados pelo crime Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito (e nem a confissão

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE MEDICINA LEGAL E CIÊNCIAS FORENSES

CURSO SUPERIOR DE MEDICINA LEGAL E CIÊNCIAS FORENSES Direção do Curso: Dr. Rui Duarte Luís (Secretário Regional da Saúde) Prof. Doutor Francisco Corte Real (Presidente INMLCF) 1. OBJETIVO GERAL DO CURSO Este Curso oferece de diferente uma formação prática

Leia mais

É uma emergente área de especialidade da Psicologia

É uma emergente área de especialidade da Psicologia O que se entende por Psicologia Jurídica? Trata-se da psicologia aplicada no âmbito do Direito. Prestação de serviços Psicológicos no âmbito de Instituições, Assuntos e Problemas Jurídicos (BERNARDI,1997,p.1)

Leia mais

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E E S T U D O D O S P R O B L E M A S D A E C O N O M I A B R A S I L

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2019-II TURMA A01 (QUARTA FEIRA MATUTINO)

PLANO DE ENSINO 2019-II TURMA A01 (QUARTA FEIRA MATUTINO) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO 2019-II TURMA A01 (QUARTA FEIRA MATUTINO)

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Número de aulas Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 19 8 2. Direito penal parte especial 5 6 3. Legislação

Leia mais

A C T A N. º I V /

A C T A N. º I V / 1 A C T A N. º I V / 2 0 0 9 - - - - - - A o s d e z a s s e t e d i a s d o m ê s d e F e v e r e i r o d o a n o d e d o i s m i l e n o v e, n e s t a V i l a d e M o n c h i q u e, n o e d i f í c

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 Licenciatura em DIREITO (regimes Diurno e Pós-Laboral) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018)

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA NORMAL 2017/2018 Licenciatura em DIREITO (regimes Diurno e Pós-Laboral) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) (De 08 de janeiro a 03 de fevereiro de 2018) DATA 1º ANO Hora sala(s) 2º ANO Hora sala(s) 3º ANO Hora sala(s) 4º ANO Hora sala(s) 8/jan 9/jan 10/jan Direito Internacional Público CP2-201 11/jan Direito

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e!

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e! C a r o l i n a M a n h ã......................................................................... p r e s e n t e! L u g a r.......................................................................... p

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Medicina Legal. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para:

Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Medicina Legal. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL 71 mecânica A questão 71 da prova de Noções de Medicina Legal faz menção ao item Traumatologia Médico-legal. Energias de Ordem Mecânica, da ementa específica para esta

Leia mais

Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul - PC/MS

Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul - PC/MS Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul - PC/MS Delegado de Polícia VOLUME 1 Língua Portuguesa 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;... 1 2. Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

ABMLPM. Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas TRABALHOS CIENTÍFICOS

ABMLPM. Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas TRABALHOS CIENTÍFICOS ABMLPM Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas - 2018 TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS PARA POSTERES E APRESENTAÇÃO ORAL 1. O responsável pela apresentação do trabalho no evento deverá, necessariamente,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MEDICINA LEGAL I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MEDICINA LEGAL I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MEDICINA LEGAL I 07/08 - Medicina legal, conceito, relação com outras ciências, noções históricas, noções de pericia e de peritos; 14/08 - Documentos médico legais: notificação,

Leia mais

CARLOS AUGUSTO S RODRIGUES MÉDICO, ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO E PSIQUIATRIA, MESTRE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PELA PUC-GO

CARLOS AUGUSTO S RODRIGUES MÉDICO, ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO E PSIQUIATRIA, MESTRE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PELA PUC-GO MEDICINA LEGAL CARLOS AUGUSTO S RODRIGUES MÉDICO, ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO E PSIQUIATRIA, MESTRE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO PELA PUC-GO CONTATO: FONE: 3241-10-72; e-mail : c.a.s.rodrigues@bol.com.br

Leia mais

Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias Conselho Penitenciário do Estado - COPEN ANO 2 nº 03 Setembro/2012

Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias Conselho Penitenciário do Estado - COPEN ANO 2 nº 03 Setembro/2012 C A R A C T E R Í S T I C A S D A P O P U L A Ç Ã O C A R C E R Á R I A A T E N D I D A N O S E R V I Ç O D E U R G Ê N C I A P S I Q U I Á T R I C A D O C E N T R O D E A T E N Ç Ã O I N T E G R A D A

Leia mais

Medicina Legal. Alexandre Herculano

Medicina Legal. Alexandre Herculano Medicina Legal Alexandre Herculano INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL PARTE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MEDICINA LEGAL 1.1 Conceito de Medicina legal 1.2 Divisão da Medicina Legal 1.3 Relações da Medicina

Leia mais

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES)

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) TEMAS DE DIREITO MÉDICO Editora Espaço Jurídico Lana, Lauro Roberto e Figueiredo, Antônio Macena de. Temas de Direito Médico. Lauro Roberto

Leia mais

DIFICULDADES NA PRESERVAÇÃO DE LOCAIS DE CRIME: RAZÕES E PERSPECTIVAS DE SOLUÇÃO

DIFICULDADES NA PRESERVAÇÃO DE LOCAIS DE CRIME: RAZÕES E PERSPECTIVAS DE SOLUÇÃO DIFICULDADES NA PRESERVAÇÃO DE LOCAIS DE CRIME: RAZÕES E PERSPECTIVAS DE SOLUÇÃO Carolina Marques de Almeida Silva Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) Especialista em Ciências

Leia mais

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos.

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos. Lei nº 8.072/90 JÁ CAIU. vamos treinar? 1. (Ano: 2018. Banca: NUCEPE. Órgão: PC-PI. Prova: Delegado de Polícia Civil). Acerca dos Crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA. a) São considerados hediondos

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica. Psicologia Jurídica, Forense, Judiciária e Criminal

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica. Psicologia Jurídica, Forense, Judiciária e Criminal Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica Psicologia Jurídica, Forense, Judiciária e Criminal A Psicologia Jurídica corresponde a toda aplicação do saber psicológico às questões relacionadas

Leia mais

SUMÁRIO. Pratica Penal -Delegado de Policia-Silva-1ed.indb 11 27/12/ :32:36

SUMÁRIO. Pratica Penal -Delegado de Policia-Silva-1ed.indb 11 27/12/ :32:36 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL... 17 Modelo 1 Ofício restituindo requisição para instauração de inquérito policial elaborada pelo MP (ou por juiz)... 25 Modelo 2 Ofício encaminhando notícia de crime

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO - DELEGADO DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEI SECA QUESTÕES REVISÃO 1 Direito Constitucional: conceito, objeto, formação, fontes,

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS 2.1 A dignidade da pessoa humana como princípio regente 2.2 Princípio da livre formação da personalidade 2.2.1 Personalidade 2.2.2 O

Leia mais

CRIMINOLOGIA CONCEITO

CRIMINOLOGIA CONCEITO CRIMINOLOGIA CONCEITO A é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo ciência

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia Forense Perícia: Documento Médico-Legais. Prof. Thiago Jordace

MEDICINA LEGAL. Traumatologia Forense Perícia: Documento Médico-Legais. Prof. Thiago Jordace MEDICINA LEGAL Traumatologia Forense Perícia: Documento Médico-Legais Prof. Thiago Jordace 1.4. Quesitos oficiais Exame de corpo delito (lesão coporal) Exame cadavérico Exame de corpo delito (infanticídio)

Leia mais

12/20/2010. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral. (Nerio. Rojas)

12/20/2010. O primeiro é um problema científico, o segundo é um problema moral. (Nerio. Rojas) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Departamento de Química 2 Encontro Nacional de Química Forense Ribeirão Preto SP 8 a 11/12/2010 O dever de um PERITO é dizer a verdade;

Leia mais

Sumário DIREITO PENAL. Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins

Sumário DIREITO PENAL. Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins Sumário Capítulo I Introdução ao Estudo de Direito Penal DIREITO PENAL Ana Paula da Fonseca Rodrigues Martins Capítulo II Síntese Histórica do Pensamento Jurídico-penal Capítulo III Evolução Histórica

Leia mais

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O

D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O D I S C I P L I N A D E M E D I C I N A L E G A L U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S F A C U L D A D E D E D I R E I T O A U L A 3 A T O L I B I D I N O S O BINA, Ricardo Ambrosio Fazzani.

Leia mais

Relação de Disciplinas por Currículo

Relação de Disciplinas por Currículo Série: 1-1ª SERIE 1000616 Ciência Política e Teoria do Estado Sim 1000618 Economia Política Sim 1000617 Filosofia Geral Sim 1000615 Introdução ao Estudo do Direito Sim 1000619 Sociologia Geral Sim Série:

Leia mais