Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS"

Transcrição

1 Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS

2 TIPOS AÇÕES PARTES BENEFICIÁRIAS DEBÊNTURES BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO CUPÕES NOTA COMERCIAL (COMMERCIAL PAPER)

3 conceito VALORES MOBILIÁRIOS são os TÍTULOS de emissão das SOCIEDADES ANÔNIMAS e de outras entidades AUTORIZADAS PELO GOVERNO e que são negociados no MERCADO DE CAPITAIS

4 MERCADO DE CAPITAIS é um SISTEMA de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas BOLSAS DE VALORES, SOCIEDADES CORRETORAS e outras INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS AUTORIZADAS. SIGA O LINK:

5 MERCADO DE BOLSA Os valores mobiliários são negociados em pregão na Bolsa de Valores MERCADO DE BALCÃO Os valores mobiliários são negociados entre particulares ou por meio das corretoras

6 MERCADO PRIMÁRIO I.P.O. (initial public offering) empresa abre seu capital e passa a ser listada na Bolsa de Valores. em português = O.P.A. MERCADO SECUNDÁRIO Posterior compra e venda de ações em Bolsa e balcão.

7 VALORES MOBILIÁRIOS Lei Federal n , de 7 de dezembro de 1976 e Lei n , de 31 de outubro de 2001 "Art. 2. São valores mobiliários sujeitos ao regime desta Lei: I - as ações, debêntures e bônus de subscrição; II - os cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários referidos no inciso II; III - os certificados de depósito de valores mobiliários; IV - as cédulas de debêntures; V - as cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos; VI - as notas comerciais; VII - os contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários; VIII - outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e IX - quando ofertados publicamente, quaisquer outros títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros.

8 o AÇÕES o DEBÊNTURES o BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO o CUPONS o RECIBOS DE SUBSCRIÇÃO o CERTIFICADOS DE DESDOBRAMENTO o CERTIFICADOS DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS o CÉDULAS DE DEBÊNTURES o COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO o NOTAS COMERCIAIS o CONTRATOS FUTUROS o OPÇÕES o DERIVATIVOS o CONTRATOS DERIVATIVOS o TÍTULOS OU CONTRATOS DE INVESTIMENTO COLETIVO

9 AÇÕES CONCEITO título de crédito representativo de participação no capital social e que confere ao titular direitos contra a sociedade emissora. NATUREZA JURÍDICA parcela do capital social fundamento da condição de sócio (direito pessoal) título de crédito - bens móveis (direito real)

10 VALOR DA AÇÃO COM VALOR NOMINAL mesmo valor para todas não pode ser emitida por valor inferior (art. 13) não pode ser alterado Exceto para: modificações do capital desdobramento (split) cancelamento de ações SEM VALOR NOMINAL preço fixado na constituição ou aumento de capital (art. 14) classes de ações preferenciais com valor nominal (art.11)

11 VALOR DA AÇÃO PREÇO DE EMISSÃO na constituição ou aumento de capital VALOR DE MERCADO oferta e procura (preço no último pregão na Bolsa) VALOR PATRIMONIAL PL dividido pelo número de ações VALOR ECONÔMICO Lei n /97 valor de reembolso (art. 137 e 2º a 6º do art. 45)

12 CARACTERÍSTICAS DAS AÇÕES representadas por certificados, títulos múltiplos, ou cautelas (art. 25) indivisibilidade (art.28) negociabilidade S/A. aberta na emissão só após 30% próprias não (30), exceto : - resgate (44) (tirar de circulação) - reembolso (45) (dissidência) - amortização (44) (antecipação) podem ficar em tesouraria (voto suspenso)

13 TIPOS DE AÇÕES FORMAS EM PAPEL = NOMINATIVA (art. 31) DIGITAL = ESCRITURAL (art. 34) ESPÉCIES ORDINÁRIA (art. 16) PREFERENCIAL (art. 17) DE FRUIÇÃO ( 5 art. 44) CLASSES ações ordinárias de s/a fechada ações preferenciais de s/a aberta

14 AÇÃO NOMINATIVA (art. 31) Art. 31. A propriedade das ações nominativas presume-se pela inscrição do nome do acionista no livro de "Registro de Ações Nominativas" ou pelo extrato que seja fornecido pela instituição custodiante, na qualidade de proprietária fiduciária das ações. (Redação dada pela Lei nº , de 2001) 1º A transferência das ações nominativas opera-se por termo lavrado no livro de "Transferência de Ações Nominativas", datado e assinado pelo cedente e pelo cessionário, ou seus legítimos representantes. 2º A transferência das ações nominativas em virtude de transmissão por sucessão universal ou legado, de arrematação, adjudicação ou outro ato judicial, ou por qualquer outro título, somente se fará mediante averbação no livro de "Registro de Ações Nominativas", à vista de documento hábil, que ficará em poder da companhia. 3º Na transferência das ações nominativas adquiridas em bolsa de valores, o cessionário será representado, independentemente de instrumento de procuração, pela sociedade corretora, ou pela caixa de liquidação da bolsa de valores.

15 AÇÃO ESCRITURAL (art. 34) Art. 34. O estatuto da companhia pode autorizar ou estabelecer que todas as ações da companhia, ou uma ou mais classes delas, sejam mantidas em contas de depósito, em nome de seus titulares, na instituição que designar, sem emissão de certificados. 1º No caso de alteração estatutária, a conversão em ação escritural depende da apresentação e do cancelamento do respectivo certificado em circulação. 2º Somente as instituições financeiras autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários podem manter serviços de ações escriturais. 2o Somente as instituições financeiras autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários podem manter serviços de escrituração de ações e de outros valores mobiliários. (Redação dada pela Lei nº , de 2013) 3º A companhia responde pelas perdas e danos causados aos interessados por erros ou irregularidades no serviço de ações escriturais, sem prejuízo do eventual direito de regresso contra a instituição depositária.

16 ESPÉCIES DE AÇÕES ORDINÁRIA (art. 15 e 16) Art. 15. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais, ou de fruição. PREFERENCIAL (art. 15 e17) Art. 15 2⁰ O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, não pode ultrapassar 50% (cinquenta por cento) do total das ações emitidas. DE FRUIÇÃO ( 5 art. 44) 5º As ações integralmente amortizadas poderão ser substituídas por ações de fruição, com as restrições fixadas pelo estatuto ou pela assembleia-geral que deliberar a amortização; em qualquer caso, ocorrendo liquidação da companhia, as ações amortizadas só concorrerão ao acervo líquido depois de assegurado às ações não amortizadas valor igual ao da amortização, corrigido monetariamente.

17 AÇÕES PREFERENCIAIS art. 17 Art. 17. As preferências ou vantagens das ações preferenciais podem consistir: I - em prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo; II - em prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele; ou III - na acumulação das preferências e vantagens de que tratam os incisos I e II. GOLDEN SHARE ( 7º do art. 17) Nas companhias objeto de desestatização poderá ser criada ação preferencial de classe especial, de propriedade exclusiva do ente desestatizante, à qual o estatuto social poderá conferir os poderes que especificar, inclusive o poder de veto às deliberações da assembleia-geral nas matérias que especificar.

18 CLASSES ações ordinárias de s/a fechada ações preferenciais de s/a aberta Art. 16. As ações ordinárias de companhia fechada poderão ser de classes diversas, em função de: I - conversibilidade em ações preferenciais; II - exigência de nacionalidade brasileira do acionista; ou III - direito de voto em separado para o preenchimento de determinados cargos de órgãos administrativos.

19 CÓDIGO DE NEGOCIAÇÃO DAS AÇÕES EM BOLSA 1 direitos relacionados a ações ordinárias. Exemplo, PETR1 2 idem ao anterior das ações preferenciais. Exemplo VALE2 3 ações ordinárias. Exemplo, PETR3 4 ações preferenciais. Exemplo BBBR4 5, 6, 7 e 8 classes de ações preferenciais. Exemplo, USIM6 9 recibo de direitos sobre ações ordinárias. Exemplo: direitos de subscrição. 10 recibos de direitos sobre ações preferenciais. 11 Units = grupo de ativos negociados em conjunto.

20 PARTES BENEFICIÁRIAS (art. 46) (EMISSÃO VEDADA ÀS COMPANHIAS ABERTAS - ÚNICO art. 47) Título negociável, sem valor nominal, estranho ao capital, que confere ao titular direito de crédito contra a companhia, consistente na participação nos lucros anuais, no limite de 10% (dez por cento) desses, e que pode ser atribuído gratuitamente a fundadores, acionistas ou terceiros, como remuneração por serviços prestados, ou a sociedades, ou a fundações beneficentes de empregados. Espécies : ONEROSAS = resgate = reserva especial GRATUITAS = prazo máximo = 10 anos conversíveis - previsão estatutária (reserva especial) OBS: não podem ter classes ou séries

21 DEBÊNTURES (art. 52) Título negociável representativo de contrato de mútuo, que confere ao titular direito de crédito contra a companhia consistente em juros, fixos ou variáveis participação no lucro ou prêmio de reembolso e correção monetária ESPÉCIES (art. 58) GARANTIA REAL (podem ter séries com mesmo valor nominal) GARANTIA FLUTUANTE (privilégio) - em qualquer moeda SEM PREFERÊNCIA (arts. 54, 73). SUBORDINADAS (aos quirografários) CONVERSÍVEIS (preferência dos acionistas) (art. 57) PERPÉTUAS (condicionadas) (art. 55 3) Limite de Emissão (art.60) = capital social exceto: garantia real = 80% do valor dos bens garantia flutuante = 70% do ativo - dívidas subordinadas = sem limite (art. 60 4) Exigência para emissão = Escritura de emissão inscrita no registro do comércio (art.62)

22 BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO (art. 75) stock purchase warrant Título negociável, emitido por companhias de capital autorizado, que confere ao titular o direito de subscrever ações do capital social Os bônus de subscrição podem ser atribuídos, como vantagem adicional, aos subscritores de emissões de ações e debêntures Em regra, a decisão pela emissão dos bônus de subscrição compete à assembleia-geral, mas o estatuto da companhia pode atribuí-la ao conselho de administração. Os acionistas da companhia têm preferência para subscrever a emissão de bônus. Os bônus de subscrição não se confundem com os direitos de subscrição. Estes são os direitos que a Lei confere aos acionistas para subscrever ações ou títulos conversíveis em ações em novas emissões.

23 CUPÕES (art. 26) Títulos negociáveis vinculados às ações que conferem ao possuidor os direitos inerentes às ações. Art. 26. Aos certificados das ações ao portador podem ser anexados cupões relativos a dividendos ou outros direitos. Parágrafo único. Os cupões conterão a denominação da companhia, a indicação do lugar da sede, o número de ordem do certificado, a classe da ação e o número de ordem do cupão.

24 NOTA COMERCIAL (COMMERCIAL PAPER) (Instrução CVM. n. 134, de 10/11/90) É um título de crédito que pode ser emitido por qualquer sociedade por ações (S.A.), não financeira, de capital fechado ou aberto. S/A. fechada = prazo mínimo de 30 dias e máximo de 180 dias S/A. aberta = prazo mínimo de 30 dias e máximo de 360 dias. Os recursos emprestados pelo investidor são pagos nos prazos, condições e garantias predeterminados na emissão da nota promissória comercial. A remuneração pode ser pré-fixada ou pós-fixada. Do ponto de vista das empresas, esse instrumento é interessante para o financiamento ágil do capital de giro. As empresas conseguem estruturar uma operação de captação em cerca de quinze dias. Outra vantagem diz respeito a não incidência de IOF, o que diminui o custo da captação.

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS CONCEITO VALORES MOBILIÁRIOS é a denominação dos TÍTULOS DE CRÉDITO de emissão das SOCIEDADES ANÔNIMAS ABERTAS e de outras entidades AUTORIZADAS PELO GOVERNO e que são negociados

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Mercado de Capitais Ações Prof. Karina Jaques As ações são títulos representativos do capital social de uma sociedade anônima. Diz-se que sociedade anônima é aberta quando seus

Leia mais

sociedade anônima características

sociedade anônima características sociedade anônima características capital social dividido em ações (títulos de crédito) responsabilidade limitada dos sócios denominação : SOCIEDADE ANONIMA ou S/A. no início ou no final do nome COMPANHIA

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) CESPE - Proc (BACEN)/BACEN/2009 Com relação à emissão de debêntures nas sociedades anônimas, assinale a opção correta.

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição. Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3

Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição. Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3 Ofertas Públicas de Distribuição e Ofertas Públicas de Aquisição Flavia Mouta Diretora de Emissores da B3 Agenda Ofertas Públicas de Distribuição de Valores Mobiliários Histórico das Ofertas Públicas no

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Reservas de Capital e Reservas de Lucros Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Prof. Cláudio Alves Reservas São valores acumulados no patrimônio líquido para uso posterior. Dependendo da forma como a reserva surgiu e de como será utilizada.

Leia mais

Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016

Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016 Sociedades Anônimas Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016 VALORES MOBILIÁRIOS VALORES MOBILIÁRIOS O que veremos na aula de hoje...

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 5 AS AÇÕES (Umbelina, Cap. 05 / Assaf, Cap. 08) Objetivos da aula 1) Introdução 2) Tipos de ações 3) Valor das ações 4)

Leia mais

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Mercado financeiro Professor: Msc. Roberto César Tipos de Mercado Comissão de Valores Mobiliários, 2013, p.15 Mercado de Crédito É o segmento do mercado financeiro onde as instituições

Leia mais

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes.

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 13 Espécies e classes de ações São 3: ordinária, preferencial e de fruição. Das ações ordinárias

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação Introdução Aplicabilidade... 21

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação Introdução Aplicabilidade... 21 Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Apresentação... 17 Introdução... 19 Aplicabilidade... 21 CAPÍTULO I Características e Natureza da Companhia ou Sociedade Anônima Características...

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta Oi S.A. CNPJ/MF Nº 76.535.764/0001-43 NIRE 3330029520-8 Companhia Aberta Proposta da Administração a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 10 de agosto de 2012,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Legislação Societária Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani silviabertani@gmail.com O tempo! A palavra! A oportunidade! Eu não perco!!! Dmitry Molchanov Dreamstime.com LEGISLAÇÃO Conceito

Leia mais

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 71.550.388/0001-42 NIRE 35.300.170.865 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 CVM 02093-1 AVISO AOS ACIONISTAS MINERVA S.A. ( Companhia ou Minerva ), vem pelo presente informar aos seus acionistas e ao

Leia mais

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012 Sociedade Anônima Destinada aos grandes empreendimentos. Regida pela Lei de S/A, Lei 6.404/76 (LSA). Pessoa jurídica com objeto empresarial, de natureza capitalista, cuja responsabilidade dos sócios se

Leia mais

RESTOQUE COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. 1ª Emissão de Debêntures Simples

RESTOQUE COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. 1ª Emissão de Debêntures Simples RESTOQUE COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. 1ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS...

Leia mais

INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº / NIRE nº COMPANHIA ABERTA

INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº / NIRE nº COMPANHIA ABERTA INEPAR S.A. INDÚSTRIA E CONSTRUÇÕES EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL CNPJ/MF nº 76.627.504/0001 06 - NIRE nº 41 3 0029559 0 COMPANHIA ABERTA ATA DA 344ª REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO I Data, Hora e Local:

Leia mais

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 10.760.260/0001-19 NIRE 35.300.367.596 AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. ( Companhia ), comunica

Leia mais

AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta de Capital Autorizado

AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A. CNPJ/MF / NIRE Companhia Aberta de Capital Autorizado AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S.A. CNPJ/MF 33.050.071/0001-58 NIRE 3330005494-4 Companhia Aberta de Capital Autorizado Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 20 de dezembro de 2017. 1. Data, Hora

Leia mais

Companhia Aberta NIRE CNPJ/MF n.º /

Companhia Aberta NIRE CNPJ/MF n.º / DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A. Companhia Aberta NIRE 35.300.172.507 CNPJ/MF n.º 61.486.650/0001-83 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 7 DE AGOSTO DE 2017 DATA, HORA E LOCAL: 7 de agosto

Leia mais

COMPANHIA DE LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS CNPJ/MF nº / NIRE (COMPANHIA ABERTA)

COMPANHIA DE LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS CNPJ/MF nº / NIRE (COMPANHIA ABERTA) COMPANHIA DE LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS CNPJ/MF nº 10.215.988/0001-60 NIRE 3530035956-9 (COMPANHIA ABERTA) ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 14 DE FEVEREIRO DE 2012 1. DATA, HORA E LOCAL: Realizada

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / NIRE CVM n.º

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº / NIRE CVM n.º MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ nº 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 CVM n.º 02093-1 COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM REUNIÃO REALIZADA EM 15 DE

Leia mais

DIREITOS DOS ACIONISTAS

DIREITOS DOS ACIONISTAS DO GRUPO DE ESTUDOS DE DIREITO EMPRESARIAL FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DIREITO SOCIETÁRIO APLICADO Mário Tavernard Martins de Carvalho Patrocinadores: 2 Direitos essenciais

Leia mais

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. EXERCÍCIO DE 2016

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. EXERCÍCIO DE 2016 CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. 2ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2016 Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2017. Prezados Senhores Debenturistas, Na qualidade de Agente Fiduciário

Leia mais

Concurso Prof. Cid Roberto

Concurso Prof. Cid Roberto Prof. Cid Roberto Concurso 2013 Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij O mercado de capitais é o conjunto de mercados, instituições e ativos que viabiliza a transferência de recursos

Leia mais

CIBRASEC COMPANHIA BRASILEIRA DE SECURITIZAÇÃO. 186ª SÉRIE da 2ª EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS

CIBRASEC COMPANHIA BRASILEIRA DE SECURITIZAÇÃO. 186ª SÉRIE da 2ª EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CIBRASEC COMPANHIA BRASILEIRA DE SECURITIZAÇÃO 186ª SÉRIE da 2ª EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2016 Rio de Janeiro, 28 de Abril de

Leia mais

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi Direito Societário IV Prof. Henrique Subi 1 8. Sociedades institucionais 8.1. Sociedade em comandita por ações - Tem o capital dividido em ações - Os diretores possuem responsabilidade ilimitada pelas

Leia mais

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 10.760.260/0001-19 NIRE 35.300.367.596 AVISO AOS ACIONISTAS CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A. ( Companhia ), comunica

Leia mais

BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N CNPJ Nº / NIRE

BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N CNPJ Nº / NIRE BATTISTELLA ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA - CVM N 01545-8 CNPJ Nº 42.331.462/0001-31 NIRE 4130001526-1 COMUNICAÇÃO SOBRE AUMENTO DE CAPITAL DELIBERADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 09.149.503/0001-06 NIRE 31.300.093.107 AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A., sociedade anônima, com sede na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais,

Leia mais

LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso

Leia mais

NIRE n.º CNPJ n.º /

NIRE n.º CNPJ n.º / BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. NIRE n.º 35.300.316.614 CNPJ n.º 06.977.745/0001-91 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 4 DE JULHO DE 2007 DATA E LOCAL: 4 de julho de 2007, às 10 horas,

Leia mais

Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures

Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures Planner Holding Financeira S.A. 1ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO

Leia mais

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE:

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE: LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: 06.948.969/0001-75 NIRE: 35.300.316.584 Comunicado referente ao aumento de capital aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 26

Leia mais

CYRELA BRAZIL REALTY S/A EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES. CNPJ/ME nº / NIRE

CYRELA BRAZIL REALTY S/A EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES. CNPJ/ME nº / NIRE CYRELA BRAZIL REALTY S/A EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES CNPJ/ME nº 73.178.600/0001-18 NIRE - 35.300.137.728 Ata da Reunião do Conselho de Administração DATA, HORA E LOCAL: 04 de abril de 2019, às 11:00

Leia mais

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 16.590.234/0001-76 NIRE 31.300.025.91-8 AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. ( Companhia ), COMUNICA aos seus acionistas

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I Características

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 96 01/09/2016 09:34 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Produção de efeito Vide texto compilado (Vide Decreto-lei nº 1.978,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Vide texto compilado Dispõe sobre as Sociedades por Ações. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço

Leia mais

VERSÃO CONSOLIDADA ATÉ 01/11/01 DA LEI Nº 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

VERSÃO CONSOLIDADA ATÉ 01/11/01 DA LEI Nº 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. VERSÃO CONSOLIDADA ATÉ 01/11/01 DA LEI Nº 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976 Observação: Esta consolidação foi produzida pela CVM apenas para fins consultivos, não sendo legalmente vinculante. Esta redação

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO INVEST TRADE ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A

POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS E PARTES BENEFICIÁRIAS CEB LAJEADO S/A VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado na 92ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada da CEB Lajeado S/A (Resolução de Diretoria

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Debêntures Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários Aula XX DEBÊNTURES OBJETIVO Captação de recursos de médio e longo prazo para sociedades anônimas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso

Leia mais

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. (Companhia Aberta) CNPJ/MF nº 16.590.234/0001-76 NIRE 31.300.025.91-8 AVISO AOS ACIONISTAS AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A. ( Companhia ), comunica aos seus acionistas

Leia mais

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS

ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: / NIRE: AVISO AOS ACIONISTAS ENERGISA S.A. - COMPANHIA ABERTA - CNPJ/MF: 00.864.214/0001-06 NIRE: 31300025039 AVISO AOS ACIONISTAS Comunicamos aos Senhores Acionistas que a Energisa S.A. ( Companhia ), observadas as disposições legais

Leia mais

Prof. Milton Ueta. I. LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE CAPÍTULO I

Prof. Milton Ueta. I. LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE CAPÍTULO I ÍNDICE pág I. LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. I. LEI N o 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976 Dispõe sobre as Sociedades por Ações... 2 II. Resolução CFC n.º 750/93 Dispõe sobre os Princípios de

Leia mais

Liq Participações S.A. 4ª Emissão de Debêntures

Liq Participações S.A. 4ª Emissão de Debêntures Liq Participações S.A. 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLÉIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla ATENÇÃO: MUITA COISA PARA COPIAR EM SALA!!! COMPLETANDO ALGUNS SLIDES Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro.

Leia mais

1. Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social:

1. Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo conselho de administração (conforme Anexo 30-XXXII da ICVM 480) 1. Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: O valor do aumento

Leia mais

MAGAZINE LUIZA S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE

MAGAZINE LUIZA S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE MAGAZINE LUIZA S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 47.690.650/0001-21 NIRE 35.3.0010481.1 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 27 DE SETEMBRO DE 2017 1. DATA, HORA

Leia mais

Bicicletas Caloi S/A Código (Série/Emissão): BCAL26

Bicicletas Caloi S/A Código (Série/Emissão): BCAL26 Código (Série/Emissão): BCAL26 Características do emissor Endereço Av. Guido Caloi, 1331 Bairro Santo Amaro CEP 05802-140 Cidade São Paulo UF SP Telefone 011.5515.0022 Telex Fax 011.5515.0033 DRM Salvio

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Angelo Barreto 1. O que você entende por contabilidade avançada? 2. O que esperam da Disciplina contabilidade avançada? 3. Vocês sabem o que são Títulos de Valores Mobiliários

Leia mais

LEI Nº 6.404, de Alterada Pela Lei nº 9.457, de CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS E NATUREZA DA COMPANHIA OU SOCIEDADE ANÔNIMA

LEI Nº 6.404, de Alterada Pela Lei nº 9.457, de CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS E NATUREZA DA COMPANHIA OU SOCIEDADE ANÔNIMA Reproduzimos neste capítulo a Lei das Sociedades Anônimas com as alterações introduzidas pelas Leis nº 8.021/90 e nº 9.457/97, aplicável também às demais sociedades, que trata dos aspectos fundamentais

Leia mais

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE

PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE PARTE GERAL CONTRATO DE SOCIEDADE 1 CONTRATO DE SOCIEDADE 1 Elementos contratuais 2 Sociedades simples e empresárias 3 Sociedades não personificadas 4 Sociedade em comum 4.1 Patrimônio social e responsabilidade

Leia mais

Regulamento do Bradesco Fundo de Investimento em Ações - Livre Fácil. Capítulo I - Do Fundo. Capítulo II - Da Denominação do Fundo

Regulamento do Bradesco Fundo de Investimento em Ações - Livre Fácil. Capítulo I - Do Fundo. Capítulo II - Da Denominação do Fundo Regulamento do Bradesco Fundo de Investimento em Ações - Livre Fácil Capítulo I - Do Fundo Artigo 1 o ) O Bradesco Fundo de Investimento em Ações - Livre Fácil, regido pelas disposições do presente Regulamento

Leia mais

AMATA S.A. EXERCÍCIO DE 2016

AMATA S.A. EXERCÍCIO DE 2016 AMATA S.A. 2ª EMISSÃO DE DEBÊNTURES RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2016 *Informamos que o relatório possui data-base de 31.12.16 e, portanto, foi elaborado nos termos da Instrução CVM

Leia mais

Datora Mobile Telecomunicações S.A. 1ª Emissão de Debêntures

Datora Mobile Telecomunicações S.A. 1ª Emissão de Debêntures Datora Mobile Telecomunicações S.A. 1ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 6 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 6 POSIÇÃO

Leia mais

DOMMO ENERGIA S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº AVISO AOS ACIONISTAS

DOMMO ENERGIA S.A. CNPJ/MF nº / NIRE nº AVISO AOS ACIONISTAS DOMMO ENERGIA S.A. CNPJ/MF nº 08.926.302/0001-05 NIRE nº 33.3.0030439-8 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos das Instruções da Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) n os 358, de 3 de janeiro de 2002 e 480,

Leia mais

CONCESSIONÁRIA DAS RODOVIAS AYRTON SENNA E CARVALHO PINTO S.A. - ECOPISTAS CNPJ/MF N / NIRE

CONCESSIONÁRIA DAS RODOVIAS AYRTON SENNA E CARVALHO PINTO S.A. - ECOPISTAS CNPJ/MF N / NIRE CONCESSIONÁRIA DAS RODOVIAS AYRTON SENNA E CARVALHO PINTO S.A. - ECOPISTAS CNPJ/MF N 10.841.050/0001-55 NIRE 35.300.368.657 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 12 DE JULHO DE 2017 DATA,

Leia mais

PARANÁ BANCO S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE

PARANÁ BANCO S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE PARANÁ BANCO S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 14.388.334/0001-99 NIRE 41.300.002.169 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 02 DE ABRIL DE 2018 1. Data, hora e local:

Leia mais

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a: 1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de poupança realizados após 04/05/2012 são compostos

Leia mais

Indice Sistemático. Capítulo I INTRODUÇÃO

Indice Sistemático. Capítulo I INTRODUÇÃO , Indice Sistemático Capítulo I INTRODUÇÃO I. Das raízes históricas da sociedade ao novo Código Civil brasileiro de 2002... 1 1.1. As raízes históricas............................ 1 1.2. O novo Código

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS SANEATINS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS SANEATINS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO COMPANHIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS SANEATINS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF nº 25.089.509/0001-83 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO Para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 22 de dezembro de 2017

Leia mais

MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF n / NIRE Companhia Aberta

MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF n / NIRE Companhia Aberta MMX MINERAÇÃO E METÁLICOS S.A. CNPJ/MF n 02.762.115/0001-49 NIRE 3.33.002.6111-7 Companhia Aberta ANEXO 14 DA INSTRUÇÃO CVM 481/2009 AUMENTO DE CAPITAL Em conformidade com o artigo 14 da Instrução CVM

Leia mais

Direito Societário: Sociedades Anônimas. Prof. Manoel de Queiroz Pereira Calças

Direito Societário: Sociedades Anônimas. Prof. Manoel de Queiroz Pereira Calças Direito Societário: Sociedades Anônimas Prof. Manoel de Queiroz Pereira Calças 1 Aula 4 Títulos Emitidos pelas Sociedades Anônimas: Debêntures, Partes Beneficiárias e Bônus de Subscrição 2 Vimos na última

Leia mais

3ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017

3ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 Magazine Luiza S.A. 3ª Emissão de Debêntures RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2017 1. PARTES EMISSORA Magazine Luiza S.A. CNPJ 47.960.950/0001-21 COORDENADOR LÍDER BB Banco De Investimento

Leia mais

ALGAR TELECOM S.A 4ª Emissão de Debêntures Simples

ALGAR TELECOM S.A 4ª Emissão de Debêntures Simples ALGAR TELECOM S.A 4ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 6 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 6 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

CORPÓREOS - SERVIÇOS TERAPÊUTICOS S.A. 1ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2018

CORPÓREOS - SERVIÇOS TERAPÊUTICOS S.A. 1ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2018 CORPÓREOS - SERVIÇOS TERAPÊUTICOS S.A. 1ª Emissão de Debêntures Série Única Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2018 Data Base 31/12/2018 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR

Leia mais

VOTORANTIM FINANÇAS S.A.

VOTORANTIM FINANÇAS S.A. VOTORANTIM FINANÇAS S.A. 4ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2005 VOTORANTIM FINANÇAS S.A. 4ª Emissão de Debêntures Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício

Leia mais

STJ DIREITO. dos Valores Mobiliários ARY OSWALDO MATTOS FILHO. Professor Sênior da FGV DIREITO SP VOLUME 1. Dos valores mobiliários [Tomo 2]

STJ DIREITO. dos Valores Mobiliários ARY OSWALDO MATTOS FILHO. Professor Sênior da FGV DIREITO SP VOLUME 1. Dos valores mobiliários [Tomo 2] DIREITO dos Valores Mobiliários ARY OSWALDO MATTOS FILHO Professor Sênior da FGV DIREITO SP VOLUME 1 Dos valores mobiliários [Tomo 2] 2015 SUMÁRIO 8. DEBÊNTURES... 11 8.1 Natureza e realidade... 16 8.2

Leia mais

SUMÁRIO. 18 Nome empresarial e domicílio 18.1 Nome empresarial. Introdução. Conceito de Sociedade. Elementos da sociedade

SUMÁRIO. 18 Nome empresarial e domicílio 18.1 Nome empresarial. Introdução. Conceito de Sociedade. Elementos da sociedade SUMÁRIO I II III IV Introdução 1 Das raízes históricas da sociedade ao Código Civil brasileiro de 2002 1.1 As raízes históricas 1.2 O Código Civil de 2002 1.3 A adaptação contratual e estatutária 2 Pessoas

Leia mais

POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS PESSOAIS. Última atualização: 07/02/2017

POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS PESSOAIS. Última atualização: 07/02/2017 POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS PESSOAIS Última atualização: 07/02/2017 I. OBJETIVO 3 II. DEFINIÇÕES 3 III. POLÍTICA DE INVESTIMENTOS PESSOAIS 5 IV. RESTRIÇÕES 6 V. ATUALIZAÇÃO 7 2 I. OBJETIVO Esclarecer e

Leia mais

TAURUS S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

TAURUS S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF Nº 92.781.335/0001-02 NIRE 43 3 0000739 1 AVISO AOS ACIONISTAS São Leopoldo, 5 de outubro de 2018 - Forjas Taurus S.A. ( Companhia ), listada no Nível 2 da B3, em cumprimento ao

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. EMBRATEL CNPJ/MF n.º / NIRE ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. EMBRATEL CNPJ/MF n.º / NIRE ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES S.A. EMBRATEL CNPJ/MF n.º 33.530.486/0001-29 NIRE 333 0000340-1 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO I. DATA, HORÁRIO E LOCAL: 23 de Agosto de 2013, às 18h30m,

Leia mais

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. CNPJ/MF / NIRE COMPANHIA ABERTA

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A. CNPJ/MF / NIRE COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF 03.853.896/0001-40 NIRE 35.300.341.031 COMPANHIA ABERTA ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 26 DE JANEIRO DE 2017 Data, Hora e Local: Reunião do Conselho de Administração da

Leia mais

- Constituição de Empresas o capital de empresas, sejam individuais ou sociedades é constituído pela entrega de bens e ou valores por seus fundadores.

- Constituição de Empresas o capital de empresas, sejam individuais ou sociedades é constituído pela entrega de bens e ou valores por seus fundadores. - Constituição de Empresas o capital de empresas, sejam individuais ou sociedades é constituído pela entrega de bens e ou valores por seus fundadores. - Sociedade Limitada Na Sociedade Limitada o capital

Leia mais

ALUPAR INVESTIMENTO S.A. 4ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016

ALUPAR INVESTIMENTO S.A. 4ª Emissão de Debêntures. Série Única. Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016 ALUPAR INVESTIMENTO S.A. 4ª Emissão de Debêntures Série Única Relatório Anual do Agente Fiduciário Exercício de 2016 Data Base 31/12/2016 PARTICIPANTES EMISSORA COORDENADOR(ES) ESCRITURADOR LIQUIDANTE

Leia mais

FATO RELEVANTE. a alteração do cronograma de amortização de principal e período de carência de tais Debêntures;

FATO RELEVANTE. a alteração do cronograma de amortização de principal e período de carência de tais Debêntures; FATO RELEVANTE São Paulo, 9 de agosto de 2017. A Contax Participações S.A. ( Companhia ; CTAX3), em cumprimento ao disposto no artigo 157, 4º, da Lei nº 6404/1976 e na Instrução CVM nº 358/2002, vem a

Leia mais

CCR S.A. C.N.P.J. nº / N.I.R.E ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2013.

CCR S.A. C.N.P.J. nº / N.I.R.E ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2013. CCR S.A. C.N.P.J. nº 02.846.056/0001-97 N.I.R.E. 35.300.158.334 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 17 DE MAIO DE 2013. 1. DATA, HORA E LOCAL: : Aos 17 dias do mês de maio de 2013,

Leia mais

Editora Ática S.A. 4ª Emissão de Debêntures

Editora Ática S.A. 4ª Emissão de Debêntures Editora Ática S.A. 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A.

CONTAX PARTICIPAÇÕES S.A. FATO RELEVANTE São Paulo, 28 de setembro de 2017. A Contax Participações S.A. ( Contax ou Companhia ; CTAX3), em atendimento às disposições da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários ( CVM ) nº 358,

Leia mais

RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA

RODONORTE CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS INTEGRADAS S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Nº COMPANHIA ABERTA ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 25 DE JULHO DE 2018 1. DATA, HORA E LOCAL: Em 25 de julho de 2018, às 10h00, na sede da Rodonorte Concessionária de Rodovias Integradas S.A. ( Companhia

Leia mais

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS TITULARES DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO

MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE CVM AVISO AOS ACIONISTAS TITULARES DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO MINERVA S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 67.620.377/0001-14 NIRE 35.300.344.022 CVM 02093-1 AVISO AOS ACIONISTAS TITULARES DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO MINERVA S.A., sociedade por ações, com sede na cidade de

Leia mais

Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A. 4ª Emissão de Debêntures

Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A. 4ª Emissão de Debêntures 4ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES... 5 EVENTOS REALIZADOS

Leia mais

Dommo Energia S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta B3: DMMO3 AVISO AOS ACIONISTAS

Dommo Energia S.A. CNPJ/MF: / Companhia Aberta B3: DMMO3 AVISO AOS ACIONISTAS Dommo Energia S.A. CNPJ/MF: 08.926.302/0001-05 Companhia Aberta B3: DMMO3 AVISO AOS ACIONISTAS Rio de Janeiro, 17 de abril de 2019 - Dommo Energia S.A. ( Dommo Energia ou Companhia ) (B3: DMMO3; OTC: DMMOY),

Leia mais

RIO IACO PARTICIPAÇÕES S.A 1ª Emissão de Debêntures Simples

RIO IACO PARTICIPAÇÕES S.A 1ª Emissão de Debêntures Simples RIO IACO PARTICIPAÇÕES S.A 1ª Emissão de Debêntures Simples ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA...3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES...3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS...5 ASSEMBLÉIAS DE DEBENTURISTAS...5 POSIÇÃO

Leia mais

BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º / NIRE FATO RELEVANTE

BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º / NIRE FATO RELEVANTE BANCO DAYCOVAL S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF n.º 62.232.889/0001-90 NIRE 35.300.524.110 FATO RELEVANTE São Paulo, 29 de março de 2016 O Banco Daycoval S.A. (BM&FBOVESPA: DAYC4), instituição financeira

Leia mais

AUTOPISTA FLUMINENSE S.A. CNPJ/MF n / NIRE nº Companhia Aberta

AUTOPISTA FLUMINENSE S.A. CNPJ/MF n / NIRE nº Companhia Aberta AUTOPISTA FLUMINENSE S.A. CNPJ/MF n 09.324.949/0001-11 NIRE nº 33.3.0028528-8 Companhia Aberta ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 18 DE SETEMBRO DE 2013 1. Data, Hora e Local: Aos 18 do

Leia mais

Editora Ática S.A. 3ª Emissão de Debêntures

Editora Ática S.A. 3ª Emissão de Debêntures Editora Ática S.A. 3ª Emissão de Debêntures ÍNDICE CARACTERIZAÇÃO DA EMISSORA... 3 CARACTERÍSTICAS DAS DEBÊNTURES... 3 DESTINAÇÃO DE RECURSOS... 5 ASSEMBLEIAS DE DEBENTURISTAS... 5 POSIÇÃO DAS DEBÊNTURES...

Leia mais

AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla Objetivo da aula: Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas de representação Rentabilidade Formação de preço Onde são comercializadas

Leia mais

BRPR 56 SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. 1ª. EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO

BRPR 56 SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. 1ª. EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO BRPR 56 SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A. (atual denominação da WTORRE VRJ SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S.A.) 1ª. EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS RELATÓRIO ANUAL

Leia mais

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº /

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº / COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO COMPANHIA ABERTA DE CAPITAL AUTORIZADO CNPJ/MF nº 47.508.411/0001-56 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 18 DE JUNHO DE 2009 1. DATA, HORA e LOCAL:

Leia mais

RB CAPITAL SECURITIZADORA S.A. 108ª SÉRIE da 1ª EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO

RB CAPITAL SECURITIZADORA S.A. 108ª SÉRIE da 1ª EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO RB CAPITAL SECURITIZADORA S.A. 108ª SÉRIE da 1ª EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS RELATÓRIO ANUAL DO AGENTE FIDUCIÁRIO EXERCÍCIO DE 2015 Rio de Janeiro, 29 de Abril de 2016. Prezados Senhores

Leia mais