CAMPUS AVARÉ - HISTÓRICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMPUS AVARÉ - HISTÓRICO"

Transcrição

1 CAMPUS AVARÉ - HISTÓRICO A Portaria Ministerial n.º 1170, de 21 de setembro de 2010, autorizou o funcionamento do campus Avaré, que iniciou suas atividades em 7 de fevereiro de 2011, com os cursos Técnicos em Agronegócio e Eventos. A abertura da unidade resultou da convergência de esforços da Prefeitura de Avaré, do IFSP e do Ministério da Educação (MEC), o qual realizava, na época, o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica Fase II. Tendo realizado suas primeiras aulas em prédio público cedido provisoriamente, a escola funciona, atualmente, numa área superior a 29 mil m² doada pela Prefeitura do município. A estrutura física atual do campus inclui salas de aulas, laboratórios, biblioteca, sala de professores, coordenações, áreas de apoio pedagógico, área de alimentação, espaços do setor administrativo e secretaria escolar etc. A ampliação da área construída já está prevista para os próximos anos com instalação de novas salas de aulas e laboratórios, quadra poliesportiva, auditório, entre outros espaços. No que diz respeito aos seus recursos humanos, o campus também vem somando a cada dia. Desde sua inauguração, possibilitada pelo trabalho de apenas doze servidores, a escola vem crescendo de tal forma que, hoje, conta com corpo docente composto por vinte e dois professores efetivos e dez professores substitutos/temporários e corpo técnicoadministrativo composto por vinte e três servidores, totalizando equipe de cinquenta e cinco funcionários trabalhando em prol do Ensino, de Pesquisa e da Extensão. Até o segundo semestre de 2013, além dos cursos de Agronegócio e Eventos, o campus Avaré tem ofertado vagas também nos cursos Técnicos em Agroindústria e Mecatrônica, em sua modalidade concomitante ou subsequente. No início de 2012, aderiu à parceria com o Governo Estadual para a oferta de cursos Técnicos em Agroindústria, Eventos e Mecatrônica Integrados ao Ensino Médio e, no segundo semestre do mesmo ano, iniciou a oferta do Programa Nacional Mulheres Mil e dos cursos profissionalizantes do PRONATEC: Bolsa Formação. O campus vem se preparando para, em 2014, iniciar seus cursos de nível superior, cuja oferta no município e em grande parte da região restringe-se a instituições privadas. Além dos cursos oferecidos, em apenas dois anos e meio de funcionamento, o campus orgulha-se de já ter sido palco para realização de eventos acadêmicos e culturais tais como encontros, exposições, competições esportivas, apresentações musicais e de

2 dança, desfiles de moda, festas tradicionais, palestras com temáticas diversas, entre outros. Nossos alunos já participaram de visitas técnicas dentro e fora do Município em locais como hotéis, empresas, indústrias, usinas, propriedades rurais, escolas, parques, exposições, feiras e festivais. Em 2012, o campus sediou e participou da organização do 4º Workshop de Negócios e Inovação, do 3º Congresso de Iniciação Científica do IFSP e da 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnológica do Campus Avaré, contando com a presença de mais de mil pessoas durante esses eventos. Ainda no ano de 2012, o campus foi contemplado com cinco projetos de Extensão, trabalhando com temas artísticos, literários e ambientais. Grande parte dessas e outras ações e atividades tem sido realizadas por meio de parcerias estabelecidas com empresas privadas e órgãos públicos do município e região.

3 ANEX02 FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE ADIÇÃO DE TEXTO Nome do Proponente: Campus Avaré Identificação do local do texto a ser adicionado (Seção, parágrafo, página): Página Políticas de Gestão 1. Planejamento e organização institucional Adequar a estrutura da Reitoria para fazer frente aos desafios de gestão, administração e execução das políticas gerais do IFSP. Justificativa: A estrutura da Reitoria está subdimensionada para os desafios de gestão e administração centralizada que fazem parte das atribuições do órgão, assim como de suas Pró-Reitorias, tidas como órgãos normativos (normatizadores e normalizadores) das atividades desenvolvidas no IFSP. Ocorre que nenhuma organização nas dimensões do IFSP (29 campi) consegue atingir um nível de eficiência e eficácia em gestão/administração de suas atividades sem que haja um núcleo consistente de oferta de serviços centralizados que agregue as unidades em políticas integradas. Para tanto, é necessária a elaboração de políticas, planejamento conjunto, implantação, operação, acompanhamento, avaliação, manutenção e desenvolvimento das atividades. Grande parte das ações propostas pela Instituição acabam retornando à Reitoria para processamento, autorização, compatibilização, adequação entre outras ações e não encontram respaldo em sua estrutura para garantia de continuidade com o mínimo de celeridade. No panorama geral, os Campi possuem mais estrutura de funcionamento e operação em termos de gestão/administração que a própria Reitoria e suas respectivas áreas, evidenciando um grande contrassenso que acaba por "paralisar" a organização como um todo, há vários exemplos de situações decorrentes dessa defasagem. Há que se projetar uma estrutura organizacional e funcional que dê conta das atividades necessárias para garantirmos a operação, a manutenção e o desenvolvimento dos trabalhos na sua totalidade de desafios (expansão física, cursos superiores, pesquisa, extensão, pós-graduação, etc).

4 Nome do Proponente: Campus Avaré Identificação do local do texto a ser adicionado (Seção, parágrafo, página): Página Infra-estrutura Estruturar uma área de gestão e administração das Bibliotecas concebida como Diretoria Sistêmica Executiva do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFs, como órgão Suplementar vinculado diretamente à Reitoria. Justificativa: Com campi em processo de expansão, sobram evidências da precarização da estrutura das Bibliotecas, sob todos os aspectos. Não há política de formação e desenvolvimento de acervos, de ocupação de espaços físicos, de serviços bibliotecários, de capacitação e atendimento ao público, de desenvolvimento de recursos humanos, de investimento, projeção e execução orçamentária, cooperação e integração de serviços entre as unidades do IFSP e entre as unidades da Rede Federal (em amplo processo de estruturação e desenvolvimento). Aspectos relativos ao posicionamento das Bibliotecas no organograma da Instituição demonstra a precariedade da estrutura que vincula as Bibliotecas às Coordenações de Apoio ao Ensino - CAE, desconhecendo complemente a atividade autônoma e peculiar da Biblioteca sob todos os aspectos, desde seu público diversificado (alunos, docentes e técnico-administrativos) e decor rentes usos (pesquisa acadêmica, capacitação profissional, atualização, entretenimento, etc.) até as interfaces necessárias e imperativas que devem ser estabelecidas para adequada gestão e administração da Biblioteca (Gerência de Ensino, Coordenações de Cursos, Gerência Administrativa, Coordenações Administrativas, Docentes, Técnicos-Administrativos, Corpo Discente e respectivas representações, etc.). Não se concebe uma área com tantas necessidades de interação e interlocução para planejamento, execução, operação e desenvolvimento de suas atividades sem que haja autonomia e representatividade na estrutura organizacional da Instituição, seja ela no âmbito do Campus ou de sua estrutura centralizada, de gestão e administração.

5 Nome do Proponente: Campus Avaré Identificação do local do texto a ser adicionado (Seção, parágrafo, página): Página Gestão de recursos humanos Implementar a criação de núcleos de desenvolvimento curricular, formado por professores habilitados e competentes em suas áreas de atuação, que atuarão de forma sistematizada na criação e/ou atualização de matrizes curriculares e elaboração de planos de cursos de acordo com as necessidades explicitadas pelos campi. Justificativa: A elaboração de planos de curso dentro dos eixos tecnológicos envolve a demanda de professores e coordenadores dentro dos campi que poderia estar mais centralizada, amparada legalmente por bases legais e consolidada por um trabalho de equipe multidisciplinar na estrutura da reitoria do IFSP, contando com o apoio de professores de diversos campi que teriam o amparo legal e institucional para a criação de novos cursos e/ou reformulação de outros, passando a se ter uma estrutura curricular mais uniforme dentro das áreas de enfoque da instituição, não deixando de atender às demanda locais dentro da parte diversificada que cabe a cada matriz curricular.

6 Nome do Proponente: Campus Avaré Identificação do local do texto a ser adicionado (Seção, parágrafo, página): Página Gestão de Recursos Humanos Estruturar a Direção Sistêmica Executiva do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFSP como órgão Suplementar ligado diretamente à Reitoria com estrutura operacional para administração, gestão, planejamento, acompanhamento, elaboração de projetos e políticas no âmbito das Bibliotecas do IFSP e como órgão representante da área junto aos órgãos representativos da Rede Federal Justificativa: Vincular as Bibliotecas sob a Direção do Sistema de Bibliotecas seria a resposta mais adequada à administração do Sistema, respondendo, solidariamente, à Direção Geral de Campus, deixando o modelo de Direção normativa para ser executiva, com vínculo hierárquico, portanto, com todas as ferramentas de gestão e administração necessárias à consecução dos objetivos e resultados pretendidos com a estruturação, implantação, operação, manutenção e desenvolvimento do Sistema Integrado de Bibliotecas através da Direção Sistêmica. Importante ressaltar que a Direção Sistêmica Executiva do Sistema de Bibliotecas deve ter estrutura de serviços necessários ao planejamento, projetos, operação, manutenção e desenvolvimento das Bibliotecas do IFSP compondo recursos para ofertar serviços centralizados de formação e desenvolvimento de coleções, processamento técnico de publicações (catalogação, indexação, classificação, etc.), recursos informáticos (sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas e recursos de apoio como acesso à Internet, bases de dados, etc.), treinamento e capacitação de usuários, ação cultural, entre outros.

7 I IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA GRUPO 1 CAMPI EM OPERAÇÃO Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição para o período de vigência do PDI Campus Avaré Tabela I (A) Programação de abertura de cursos técnicos (integrado, concomitante e EJA). Nome do curso Habilitação Modalidade alunos/ turma turmas Turno(s) de funcionamento Local de funcionamento Agroecologia Técnico Integrado Campus Avaré 2015 Agroecologia Técnico Integrado Campus Avaré 2016 Agroecologia Técnico Integrado Campus Avaré 2017 Agroecologia Técnico Integrado Campus Avaré 2018 Agroindústria Técnico Integradp Campus Avaré 2014 Agroindústria Técnico Integrado Campus Avaré 2015 Agroindústria Técnico Integrado Campus Avaré 2016 Agroindústria Técnico Integrado Campus Avaré 2017 Agroindústria Técnico Integrado Campus Avaré 2018 Lazer e Recreação Técnico Integrado Campus Avaré 2015 Lazer e Recreação Técnico Integrado Campus Avaré 2016 Lazer e Recreação Técnico Integrado Campus Avaré 2017 Lazer e Recreação Técnico Integrado Campus Avaré 2018 Eventos Técnico Integrado Campus Avaré 2014 Eventos Técnico Integrado Campus Avaré 2015 Eventos Técnico Integrado Campus Avaré 2016 Eventos Técnico Integrado Campus Avaré 2017 Eventos Técnico Integrado Campus Avaré 2018 Mecânica Técnico Concomitante Campus Avaré 2015 Mecânica Técnico Concomitante Campus Avaré 2016 Mecânica Técnico Concomitante Campus Avaré 2017 Mecânica Técnico Concomitante Campus Avaré 2018 Qualidade Técnico EJA Campus Avaré 2015 Qualidade Técnico EJA Campus Avaré 2016 Qualidade Técnico EJA Campus Avaré 2017 Qualidade Técnico EJA Campus Avaré 2018 Bar e Restaurante Técnico EJA Campus Avaré 2015 Bar e Restaurante Técnico EJA Campus Avaré 2016

8 Bar e Restaurante Técnico EJA Campus Avaré 2017 Bar e Restaurante Técnico EJA Campus Avaré 2018 Mecatrônica Técnico Integrado Campus Avaré 2014 Mecatrônica Técnico Integrado Campus Avaré 2015 Mecatrônica Técnico Integrado Campus Avaré 2016 Mecatrônica Técnico Integrado Campus Avaré 2017 Mecatrônica Técnico Integrado Campus Avaré 2018 Tabela I (B) Programação de abertura de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo). Nome do curso Habilitação Modalidade alunos/ turma turmas Turno(s) de funcionamento Local de funcionamento Ciências Biológicas Licenciatura Presencial Campus Avaré 2014 Ciências Biológicas Licenciatura Presencial Campus Avaré 2015 Ciências Biológicas Licenciatura Presencial Campus Avaré 2016 Ciências Biológicas Licenciatura Presencial Campus Avaré 2017 Ciências Biológicas Licenciatura Presencial Campus Avaré 2018 Licenciatura Formação de Docentes para a Educação Básica Semi-presencial Campus Avaré 2014 Licenciatura Formação de Docentes para a Educação Básica Semi-presencial Campus Avaré 2016 Licenciatura Formação de Docentes para a Educação Básica Semi-presencial Campus Avaré 2017 Química Licenciatura Presencial Campus Avaré 2016 Química Licenciatura Presencial Campus Avaré 2017 Química Licenciatura Presencial Campus Avaré 2018 Agronegócio Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2014 Agronegócio Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2015 Agronegócio Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2016 Agronegócio Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2017 Agronegócio Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2018 Alimentos Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2017 Alimentos Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2018 Engenharia em Biossistemas Bacharelado Presencial Campus Avaré 2018 Eventos Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2015 Eventos Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2016 Eventos Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2017 Eventos Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2018 Hotelaria Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2016

9 Hotelaria Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2017 Hotelaria Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2018 Mecatrônica Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2015 Mecatrônica Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2016 Mecatrônica Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2017 Mecatrônica Tecnólogo Presencial Campus Avaré 2018 Engenharia de Controle e Automação Bacharelado Presencial Campus Avaré 2018 Tabela I (C) Programação de abertura de cursos EJA-FIC. Nome do curso Habilitação Modalidade alunos/ turma turmas Turno(s) de funcionamento Local de funcionamento Tabela II Programação de abertura de cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu). Nome do curso Modalidade alunos/ turma turmas Turno(s) de funcionamento Local de funcionamento Tabela IV Programação de abertura de cursos a distância.

10 Nome do curso Habilitação Modalidade Abrangência geográfica Polos de apoio presencial Tabela V (A) Programação de aumento de vagas para cursos reconhecidos. Nome do curso Habilitação Modalidade Vagas autorizadas Vagas a solicitar Turno(s) de funcionamento Tabela V (C) Programação de aumento de vagas para cursos a serem reconhecidos ou autorizados. Nome do curso Habilitação Modalidade Vagas autorizadas Vagas a solicitar Turno(s) de funcionamento

11 Tabela VI Programação de remanejamento de vagas e/ou criação de novo turno. Nome do curso Habilitação Modalidade de funcionamento Turno proposto Tabela VII Programação de abertura de cursos de extensão. Nome do curso Modalidade alunos/ turma turmas Turno(s) de funcionamento Local de funcionamento

12 II INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS Campus Avaré Infraestrutura física Item Situação Situação prevista acréscimo em m 2 por ano) atual 2013(m2) Descrição Qtde Total previsto para 2018(m 2 ) Almoxarifado 3 48,80 48,80 Almoxarifado da oficina Ambulatório Anfiteatro Área de lazer 1 171,55 171,55 Área experimental Auditório 1 288,35 288,35 Banheiro ,99 188,99 Biblioteca 1 122,40 122,40 Cantina 1 165,90 165,90 Coord. info e pesquisa Copa/cozinha 3 36,00 36,00 Depósito de materiais 4 48,00 48,00 Estacionamento , ,40 Ginásio poliesportivo coberto instalação administrativa x x , ,66 221,66 Laboratório de artes Laboratório de bicombustível Laboratório de construção civil Laboratório de edificações Laboratório de eletrônica/eletricidade Laboratório de informática Laboratório de informática, Mecânica/automação e Eletrônica/eletricidade Laboratório de mecânica/automação Laboratório petróleo e gás Laboratório de processamento animal 1 60,40 60, ,20 181, ,80 24,80

13 Laboratório de processamento vegetal e cozinha industrial 1 34,00 34,00 Laboratório de projetos Laboratório de química e microbiologia 2 147,20 147,20 Laboratório de usinagem 1 86,80 86,80 Laboratório de viticultura e enologia Pátio 1 486,40 486,40 Piscina Prática de canteiro Prática de construção civil Refeitório Quadra de esportes Sala de atendimento aos alunos 1 34,00 34,00 Sala de aula 9 558, ,80 Sala de coordenação de ensino 4 82,90 82,90 Sala de desenho Sala de docentes 2 91,87 91,87 Sala de manutenção Sala de pesquisa 1 22,00 22,00 Sala do centro acadêmico Sala do grêmio estudantil Telecentro Unidade educativa de produção Vestiário 2 24,00 24,00 Escritório de acolhimento dos programas 1 12,00 12,00 especiais Servidor 1 12,20 12,20 m² construídos em m² Previsão de construção para 2014 Total Previsto 6578,58 m² 2162 m²

Instituto Federal de São Paulo Campus Boituva Plano de Desenvolvimento Institucional _PDI

Instituto Federal de São Paulo Campus Boituva Plano de Desenvolvimento Institucional _PDI Instituto Federal de São Paulo Campus Boituva Plano de Desenvolvimento Institucional _PDI 1. HISTÓRICO O Campus Avançado Boituva é resultado dos esforços da Prefeitura de Boituva e da Associação Vereador

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI -

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - Diretrizes para Elaboração Eixos Temáticos Essenciais do PDI Perfil Institucional Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional Gestão Institucional

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 CAMPUS AVARÉ

RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 CAMPUS AVARÉ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 CAMPUS AVARÉ SÃO PAULO MARÇO / 2015 SUMÁRIO

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PRPDI Orientação Geral O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, elaborado para um período de 5

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL)

COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO DO PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) RICARDO SILVA CARDOSO PRESIDENTE LOREINE HERMIDA

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI 2011-2015 1. PERFIL INSTITUCIONAL Com base no artigo 16 do Decreto Federal nº 5.773, de 09 de maio de 2006. 1.1 Missão (ASPLAN)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

RESUMO Este documento apresenta as contribuições de cada Câmpus referente à revisão e ampliação dos capítulos do PDI

RESUMO Este documento apresenta as contribuições de cada Câmpus referente à revisão e ampliação dos capítulos do PDI RESUMO Este documento apresenta as contribuições de cada Câmpus referente à revisão e ampliação dos capítulos do PDI 2014-2018. Comissão Local-IFSP-Câmpus Avaré: Davi Gomes Angstmam;Gabriela de Godoy Cravo

Leia mais

3 Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição

3 Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição 3 Cronograma de e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos Observação: As Instituições deverão apresentar dados relativos ao número de vagas, dimensões das turmas, turno de funcionamento e regime de

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018 SERVIÇO PÚBLICO FERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA SENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO SEVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI - 2019 a 2023) PLANEJAMENTO

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº de 09 de maio de 2006 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 I Introdução A edição do Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre

Leia mais

3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA)

3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA) 2. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI) 3. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DOS S (PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA) PDI IFRO 2018-2022 115 PDI IFRO 2018-2022 3.1 OFERTA DE S As

Leia mais

I IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

I IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA I IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA GRUPO 1 CAMPI EM OPERAÇÃO 1.1 - Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição para o período de vigência do PDI 1.1.1 - BRAGANÇA PAULISTA

Leia mais

Nota à Imprensa 015/2014

Nota à Imprensa 015/2014 Nota à Imprensa 015/2014 Data: 06.06.14 Veículo: Jornal Estado de São Paulo Pauta: expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Repórter: Guilherme Soares Dias Telefones:

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Elaboração Prof. Alisson Magalhães Castro Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Profª. Rafaela Caiaffa de Faria Diretora do Departamento de Planejamento Institucional Thiago Machado e Andrade Procurador

Leia mais

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Resolução xxx/2018 Dispõe sobre as competências, atribuições e organograma da Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Ciência e Tecnologia IFB O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal do Maranhão (IFMA) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivo Objetivo: Apresentação da proposta de elaboração/revisão do Plano

Leia mais

Proposta de Gestão do Prof. Joei Saade Candidato a Diretor Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos

Proposta de Gestão do Prof. Joei Saade Candidato a Diretor Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos JoelSaade Proposta de Gestão do Prof. Joei Saade Candidato a Diretor Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos Guarulhos Agosto/2016 1. introdução Este documento reflete a Proposta de Gestão, conforme exigência

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal de Rondônia (IFRO) STEINBEIS-SIBE do Brasil

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal de Rondônia (IFRO) STEINBEIS-SIBE do Brasil PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) ALINHAMENTO INICIAL Instituto Federal de Rondônia (IFRO) STEINBEIS-SIBE do Brasil Objetivo Objetivo: Apresentação da proposta de elaboração/revisão do Plano

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

CONGRESSO INSTITUCIONAL 2017 DO IFG DOCUMENTO BASE

CONGRESSO INSTITUCIONAL 2017 DO IFG DOCUMENTO BASE CONGRESSO INSTITUCIONAL 2017 DO IFG DOCUMENTO BASE Por ocasião da construção coletiva da Metodologia que seria empregada no Congresso Institucional 2017, a Comissão Central de Elaboração concluiu que era

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 47/CS, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 47/CS, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 47/CS, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012. Aprova a estruturação administrativa no âmbito da Reitoria e

Leia mais

Termo de Acordo de Metas e Compromissos. IFRS Campus Restinga

Termo de Acordo de Metas e Compromissos. IFRS Campus Restinga Termo de Acordo de Metas e Compromissos IFRS Campus Restinga 1. Índice de eficiência da Instituição Alcance da meta mínima de 90% de eficiência da Instituição no ano de 2016, com meta intermediária de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANEXO I RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO IFES Nº 11/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANEXO I RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO IFES Nº 11/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 ANEXO I RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 O q u e Documento que identifica a IES filosofia de trabalho missão a que se propõe diretrizes pedagógicas que orientam suas ações estrutura organizacional

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 01, DE 06 DE JANEIRO DE 2017. Dispõe sobre Regulamento para criação, alteração e extinção de cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação no âmbito do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Pós-Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Pós-Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da UFV? 2 - Você conhece o Plano de Gestão da UFV? A

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Relatório. PDI campus São José dos Campos

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Relatório. PDI campus São José dos Campos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Relatório PDI campus Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional - CPPDI 17/04/2015 Diretor

Leia mais

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011 Modelo Padrão de PPC Página 1: Capa Citar as informações: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; INSTITUTO FEDERAL DO

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

Formulário Para Criação de Curso FORMULÁRIO Nº 1: ESPECIALIZAÇÃO - CURSO NOVO

Formulário Para Criação de Curso FORMULÁRIO Nº 1: ESPECIALIZAÇÃO - CURSO NOVO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO Formulário Para Criação de Curso FORMULÁRIO Nº 1: ESPECIALIZAÇÃO - CURSO NOVO Campus:

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005.

Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005. Anexo1. Situação dos cursos de graduação oferecidos pela UEG-UnUCET. Ano de 2005. Curso Tecnólogo. em Processamento de Dados Autorização para Funcionamento Início do Funcionamento Autorizado pelo Dec.

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

Relatório de histórico de ajustes de metas

Relatório de histórico de ajustes de metas Relatório de histórico de ajustes de metas PERSPECTIVA DO ALUNO Objetivo 01 - Consolidar e fortalecer os cursos presenciais ofertados no IFTM. Meta 3 - Obter nota igual ou superior a 4 em 100% dos cursos

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES (DIPAD) DO IF SUDESTE MG Câmpus Juiz de Fora CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º. Este documento orienta o Planejamento das Atividades

Leia mais

SIGAA. Entenda o SIGAA e seus módulos. INSTITUTO FEDERAL Acre. Graduação. Médio/Técnico. Pesquisa. Ensino a Distância

SIGAA. Entenda o SIGAA e seus módulos. INSTITUTO FEDERAL Acre. Graduação. Médio/Técnico. Pesquisa. Ensino a Distância Entenda o SIGAA e seus módulos Graduação O módulo destinado à graduação existe para atender as demandas do Ifac referente aos cursos superiores. Está sob a coordenação da Proen, dos departamentos, dos

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

PROGRAMA DE NECESSIDADES - CAMPUS ZONA LESTE DA UNIFESP QUADRO DE USOS E ÁREAS DESCRITAS POR FASE DE CRESCIMENTO

PROGRAMA DE NECESSIDADES - CAMPUS ZONA LESTE DA UNIFESP QUADRO DE USOS E ÁREAS DESCRITAS POR FASE DE CRESCIMENTO PROGRAMA DE NECESSIDADES - CAMPUS ZONA LESTE DA UNIFESP QUADRO DE USOS E ÁREAS DESCRITAS POR FASE DE CRESCIMENTO Os quadros aqui apresentado foram elaborados em julho de 2013 pela Pró- Reitoria de Planejamento

Leia mais

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação 4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação No ano de 2004 a UFSJ iniciou as atividades de Educação a Distância, com a adesão ao Consórcio Pró-Formar em parceria

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO 5. ASPECTOS FINANCEIROS E ORÇAMENTÁRIOS 5.1 DEMONSTRAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA O Instituto Federal do Amazonas IFAM, é uma Autarquia federal, vinculada diretamente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL FACULDADE DE COMPUTAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL FACULDADE DE COMPUTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL FACULDADE DE COMPUTAÇÃO PGRAD/LABINFRA CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA 1. DO OBJETIVO A presente chamada visa selecionar

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

MINUTA A Versão Preliminar 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS

MINUTA A Versão Preliminar 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS MINUTA A Versão Preliminar 1 DISPOSIÇÕES INICIAIS Com base na Constituição Federal de 1988, na Lei 11.892/2008, na Lei 9.394/1996, na Lei 8.112/1990, na Lei 11.784/2008, no Decreto 94.664/1987, no Decreto

Leia mais

Acompanhamento do Planejamento

Acompanhamento do Planejamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROPLAN Acompanhamento do Planejamento A

Leia mais

QUADRO DE SERVIDORES PARA O CAMPUS ZONA LESTE DA UNIFESP INSTITUTO DAS CIDADES - 5 primeiros cursos já pactuados com o MEC

QUADRO DE SERVIDORES PARA O CAMPUS ZONA LESTE DA UNIFESP INSTITUTO DAS CIDADES - 5 primeiros cursos já pactuados com o MEC QUADRO DE SERVIDORES PARA O CAMPUS ZONA LESTE DA UNIFESP INSTITUTO DAS CIDADES - 5 primeiros cursos já pactuados com o MEC Pactuado com o MEC Superior (E) Médio (D) Total Total 74 0 84 Campus 80% Reitoria

Leia mais

CRESCER E EXPANDIR PLANO DE GESTÃO

CRESCER E EXPANDIR PLANO DE GESTÃO Anderson Barbosa CRESCER E EXPANDIR PLANO DE GESTÃO 2019-2023 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ IFPA - RESOLUÇÃO Nº 229/2018 PROCESSO DE CONSULTA À COMUNIDADE

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

Relatório de Ações referente a avaliação Institucional de 2014

Relatório de Ações referente a avaliação Institucional de 2014 Relatório de Ações referente a avaliação Institucional de 2014 Questões Eixo/ Item EIXO 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Ações desenvolvidas para manter ou melhorar 1.1 Como você avalia a Comissão

Leia mais

Diagnóstico eixo temático Organização Acadêmica: PREVISÃO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO PÚBLICO-ALVO

Diagnóstico eixo temático Organização Acadêmica: PREVISÃO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO PÚBLICO-ALVO Diagnóstico eixo temático Organização Acadêmica: PREVISÃO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DO PÚBLICO-ALVO Oferta de Educação a distância Em relação ao item 3, para o período do PDI 2019-2023 a previsão de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

Anexo B DEMONSTRATIVO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA (IMÓVEL) IMÓVEL LOCALIZADO À xxxxxxxxxxxxx

Anexo B DEMONSTRATIVO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA (IMÓVEL) IMÓVEL LOCALIZADO À xxxxxxxxxxxxx Anexo B DEMONSTRATIVO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA (IMÓVEL) IMÓVEL LOCALIZADO À xxxxxxxxxxxxx SALAS E LABORATÓRIOS ESPAÇO QUANTIDADE ÁREA POR ESPAÇO - M² ÁREA SALAS DE AULA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Leia mais

Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Campus Barbacena. Outubro

Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Campus Barbacena. Outubro Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena Outubro - 2011 CONSELHOS CONSELHO DE CAMPUS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE- Barbacena) Órgãos Executivos da Administração Direção

Leia mais

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PLANO DE TRABALHO Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PROJETO: Gestão 2014-2018 TÍTULO DO PLANO: Por uma gestão de todos. NOME DO CANDIDATO: Natanaildo Barbosa Fernandes PERÍODO: 2014-2018 OBJETIVO

Leia mais

Avaliação Institucional Estudantes

Avaliação Institucional Estudantes Avaliação Institucional Estudantes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino. Nesse sentido, a CPA (Comissão Própria de Avaliação) do Instituto

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa.

TEMA ESTRATÉGICO 3: Garantir apoio técnico necessário ao funcionamento pleno das atividades, tanto de graduação quanto de pesquisa. CTC - CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS MISSÃO DA UNIDADE: O Centro de Tecnologia e Ciências tem seu objetivo maior consubstanciado nos objetivos gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No que tange ao objetivo

Leia mais

PORTARIA N.º 137, DE 01 DE FEVEREIRO DE O Memorando N.º 005/17, de 20 de janeiro de 2017, da Direção Geral do campus Macaé,

PORTARIA N.º 137, DE 01 DE FEVEREIRO DE O Memorando N.º 005/17, de 20 de janeiro de 2017, da Direção Geral do campus Macaé, O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFLUMINENSE, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei 11.892 de 29/12/2008, publicada no D.O.U. de 30/12/2008; a

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social Novembro 2015 INSTITUTO FEDERAL. Mato Grosso do Sul

Assessoria de Comunicação Social Novembro 2015 INSTITUTO FEDERAL. Mato Grosso do Sul Assessoria de Comunicação Social Novembro 2015 INSTITUTO FEDERAL Mato Grosso do Sul IFMS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) é a primeira e única instituição

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017

Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica. Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Comissão Setorial de Avaliação Institucional CSA Campus - Cariacica Resultados da Autoavaliação Institucional 2017 Gráficos comparativo da participação por segmento no triênio 2015 a 2017 8 7 6 5 4 Ano

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto Julho 2016

TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto Julho 2016 TECNICOS_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2016 Ciclo Avaliativo Agosto 2015 - Julho 2016 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015 - PARTE GERAL - TECNICOS, SUPERVISORES POLO, TUTORES (EAD) Car@s Senhores, Senhoras: Solicitamos

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional Ifes Campus Serra

Plano de Desenvolvimento Institucional Ifes Campus Serra Plano de Desenvolvimento Institucional - 2014-2019 Ifes Campus Serra José Geraldo Orlandi Diretor Geral Karin Satie Komati Diretora de Pesquisa e Extensão Felipe Nascimento Martins Diretor de Ensino Emerson

Leia mais

Auditoria em ensino, pesquisa e extensão. João Vitor Menezes (IF Baiano)

Auditoria em ensino, pesquisa e extensão. João Vitor Menezes (IF Baiano) Auditoria em ensino, pesquisa e extensão João Vitor Menezes (IF Baiano) joão.menezes@ifbaiano.edu.br Tópicos 1) Contextualização da auditoria em ensino, pesquisa e extensão - Gestão acadêmica - nas universidades

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 05/014-CONSUP Natal (RN), 1 de março de 014. Aprova Normas Relativas à Carga Horária Docente

Leia mais

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. CUMPRA-SE. Cuiabá, 11 de agosto de 2004.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. CUMPRA-SE. Cuiabá, 11 de agosto de 2004. RESOLUÇÃO N. 265/2004-CEE/MT. Fixa roteiro a ser observado na verificação in loco com vistas ao credenciamento, recredenciamento de instituições de Ensino Superior, à autorização e ao reconhecimento de

Leia mais

Programas de Atendimento aos Estudantes

Programas de Atendimento aos Estudantes Programas de Atendimento aos Estudantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Câmpus Guarulhos 1. Integração dos Ingressantes O atendimento ao estudante no IFSP Guarulhos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA (UNILAB) RESOLUÇÃO N 03, DE 22 DE MARÇO DE 2013. Aprova o Regimento Interno do Polo de Apoio Presencial de

Leia mais

A Expansão do Ensino Superior no Brasil

A Expansão do Ensino Superior no Brasil AULA MAGNA UFPE 2009.1 A Expansão do Ensino Superior no Brasil Prof. Amaro Henrique Pessoa Lins Reitor UFPE POR QUE EXPANDIR? O ensino público, gratuito e de qualidade é essencial para reverter a situação

Leia mais

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul REGIMENTO INTERNO DOS NÚCLEOS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NIEPES CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO Art. 1 Os Núcleos de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPEs) são órgãos de apoio pedagógico,

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO CARTA DE APRESENTAÇÃO O Câmpus Hortolândia do IFSP Oportunidades de parcerias O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia, localizado na Av. Thereza Ana Cecon

Leia mais

PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS

PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS PLANO DE TRABALHO À CANDIDATURA AO CARGO DE DIRETORA-GERAL DO IFBA CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE JESUS Lúcio Mauro Souza Borges Em defesa do campus, por uma educação participativa Santo Antônio de Jesus 2019

Leia mais

PORTARIA-R N.º 003/2012, de 03 de janeiro de 2012

PORTARIA-R N.º 003/2012, de 03 de janeiro de 2012 PORTARIA-R N.º 003/2012, de 03 de janeiro de 2012 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a subdelegação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº 06/2007.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº 06/2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS REFERENTES ÀS REFORMULAÇÕES CURRICULARES Em setembro de 2006 através da Instrução

Leia mais

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG 1) Criação O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto-lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades

Leia mais

DISCENTES PRESENCIAIS (Número de matriculados = ) (Percentual de participação = 19.1) Sem condições de opinar (%) Não existe (%) Desvio padrão

DISCENTES PRESENCIAIS (Número de matriculados = ) (Percentual de participação = 19.1) Sem condições de opinar (%) Não existe (%) Desvio padrão Resultado da Avaliação Quantitativa dos discentes dos cursos presenciais da FURG. Os resultados da avaliação são apresentados como Média, Desvio Padrão, Percentual de respostas "não existe" e "sem condições

Leia mais

PLANO DE GESTÃO PROFº PAULO DE TARSO VILARINHO CASTELO BRANCO. Eleição de Reitor e Diretor Geral de Campus. EDITAL 01/2016 Comissão Eleitoral Central

PLANO DE GESTÃO PROFº PAULO DE TARSO VILARINHO CASTELO BRANCO. Eleição de Reitor e Diretor Geral de Campus. EDITAL 01/2016 Comissão Eleitoral Central GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS TERESINA CENTRAL Eleição de Reitor e Diretor Geral de Campus EDITAL 01/2016 Comissão Eleitoral Central PLANO DE GESTÃO PROFº PAULO DE TARSO VILARINHO CASTELO

Leia mais

CHAMADA INTERNA 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

CHAMADA INTERNA 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) CHAMADA INTERNA 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) Disposições Gerais: A Coordenação de Extensão do Campus Catu, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 - Bairro Pioneiros Ouro Branco

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS OBJETIVOS E METAS DO PDI ANO DE REFERÊNCIA: 2016

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS OBJETIVOS E METAS DO PDI ANO DE REFERÊNCIA: 2016 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS OBJETIVOS E METAS DO PDI ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PERSPECTIVA DO ALUNO 01. Objetivo Consolidar e fortalecer os cursos presenciais ofertados no IFTM. Meta 2 : Obter nota igual

Leia mais

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53 O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza no dia 19 de novembro as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 19 câmpus. Para a Reitoria, concorrem três candidatos: Jesué Graciliano

Leia mais

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. MEDIAÇÕES ENTRE A PROMOÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-

Leia mais

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição

Instituto de Ciências da Vida Departamento de Nutrição Coordenação do Curso de Graduação em Nutrição RELATÓRIO DE RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO 2017/1 Este relatório objetiva publicizar os resultados da autoavaliação do Curso de Nutrição, realizada pelos discentes do curso em 2017/1

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 15/2018, de 11 de maio de 2018.

DELIBERAÇÃO Nº 15/2018, de 11 de maio de 2018. Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO Boletim de Serviço Eletrônico em 30/05/2018 DELIBERAÇÃO Nº 15/2018, de 11 de maio de 2018. O Conselho Universitário

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018-PRONATEC/IFBA ANEXO IV BAREMAS

EDITAL Nº 01/2018-PRONATEC/IFBA ANEXO IV BAREMAS EDITAL Nº 01/18-PRONATEC/IFBA ANEXO IV BAREMAS FUNÇÃO: COORDENADOR Entrevista Licenciatura em qualquer área ou na área diretamente relacionadas às atribuições do cargo. Pós-graduação lato sensu em educação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior

EDITAL Nº 01/2018. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 01/2018 Seleção para bolsas

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

8.1 Quadros Demonstrativos da Expansão da Infraestrutura Física da Reitoria e Unidades de Ensino

8.1 Quadros Demonstrativos da Expansão da Infraestrutura Física da Reitoria e Unidades de Ensino 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 21 22 23 24 25 26 27 28 29 3 31 32 33 34 35 36 37 38 39 4 41 42 43 44 45 46 47 8. PLANO DE INFRAESTRUTURA Existe atualmente um planejamento para a construção

Leia mais

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais