Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. BIBLIOTECA Manual do Docente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. BIBLIOTECA Manual do Docente"

Transcrição

1 Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central BIBLIOTECA Manual do Docente 2018

2 Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central Diretor Geral Walter Paulo Filho Diretora Acadêmica Kelly Cristina Santiago Abreu Pereira Autora Mariana Vasconcelos de Castro Revisora Tatiane Dias Melo 2018

3 Prezado Professor(a), olá! IMPORTÂNCIA DESTE MATERIAL Este material visa apresentar o papel da Biblioteca Faciplac na contribuição para atuação acadêmica dos docentes que, por sua vez, utilizam suas habilidades informacionais nos mais diversos âmbitos de sua vida acadêmica e profissional. Sendo assim, ressaltamos que a Biblioteca Faciplac é responsável pelo armazenamento, tratamento, organização, recuperação e gestão das informações e dos materiais que registram o conhecimento das áreas veiculadas neste universo acadêmico. Como organismo, a Biblioteca cria uma relação entre o saber e o pesquisar, fazeres estes constantes nas IES, possibilitando que o acesso ao conhecimento seja cada vez mais ágil, preciso e relevante. Deste modo, assume o papel de mediadora entre a informação e os usuários, abrindo caminhos às mais diversas fontes informacionais, capazes de atender às inúmeras demandas efetuadas pela comunidade acadêmica, independentemente se estas provêm de docentes, discentes ou de servidores técnico-administrativos. No que tange às informações técnico-científicas armazenadas em diversas fontes, assim como ferramentas informacionais tecnológicas, o Bibliotecário é o mediador desta ponte entre a informação e o docente, trabalhando em parceria, a fim de auxiliá-lo na identificação e utilização das diversas fontes de informação, serviços e produtos disponibilizados pela Biblioteca Faciplac.

4 PRODUTOS

5 PRODUTOS ONLINE A biblioteca oferece diversos produtos online, através do site institucional e pelo portal acadêmico.

6 PRODUTOS ONLINE 1 1 Lista com fontes informacionais externas de acesso aberto (Base de Dados, Bibliotecas Digitais e Repositórios Institucionais) Catálogo Online da Biblioteca Faciplac. 3 Biblioteca digital multidisciplinar. 4 Formulário para solicitação de Ficha catalográfica. 5 Regulamento da Biblioteca. 6 Base de dados da área da Saúde. 7 Biblioteca digital da área do Direito. 8 Lista com revistas científicas de acesso aberto. 9 Tutoriais: Pesquisa na PROQUEST, E-BOOK-CENTRAL, PROVIEW, e Biblioteca: manual do discente.

7 1 BASE DE DADOS DE ACESSO ABERTO PRODUTOS ONLINE Seleção de fontes informacionais externas, nas diversas áreas do conhecimento, na modalidade OpenAccess Acesso aberto. Disponibiliza online e sem limitações dos resultados de investigação científica todos os tipos de publicações, com e sem revisão por pares, incluindo artigos científicos, documentos de conferência, teses, capítulo de livros, e monografias. 2 CATÁLOGO ONLINE DA BIBLIOTECA FACIPLAC Visualização do acervo geral. Apresenta todos os documentos existentes na biblioteca, suas informações principais (autor, título, edição...) e quantidade de exemplares. 3 E-BOOK CENTRAL Biblioteca digital de livros multidisciplinar. De acesso fechado, só é possível a navegação nos computadores ou conectado à rede Wi-Fi da Instituição. 4 FICHA CATALOGRÁFICA DE TCC Formulário para preenchimento e confecção de ficha catalográfica para trabalhos de conclusão de curso.

8 5 NORMAS DA BIBLIOTECA PRODUTOS ONLINE Documento normativo que possui as regras, normas e diretrizes vigentes na Biblioteca Faciplac. 6 PROQUEST Base de dados da área da Saúde. De acesso fechado só é possível a navegação nos computadores ou conectado à rede Wi-Fi da Instituição. 7 PROVIEW Biblioteca digital de livros da área do Direito. De acesso fechado, mas é possível o acesso remoto, desde que o usuário faça o primeiro acesso na Instituição e crie uma senha e perfil. 8 REVISTAS ONLINE Seleção de periódicos científicos de acesso aberto, nas diversas áreas do conhecimento. 9 TUTORIAIS Disponibilização dos materiais produzidos pela Biblioteca Faciplac, para auxiliar no processo de aprendizagem dos serviços e produtos oferecidos.

9 COMPOSIÇÃO DO ACERVO O acervo da biblioteca é composto pelos seguintes tipos de materiais: Livros, dicionários e manuais Periódicos científicos Bibliotecas digitais e Base de Dados Revista e jornais A BUSCA DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Pablo Gomes Tatiane Dias Melo Reconhecida a informação será necessidade de suprida. É um trabalho informação passa-se a intelectual e que de etapa de definição do inicio parece fácil, mas que se que pesquisar. que em um segundo momento se apresenta Para que a pesquisa mais complexo. não seja abrangente demais e tenha foco é Se ainda não se necessário que se faça entende bem o que se uma delimitação do deseja pesquisar podese recorrer a outras que se vai pesquisar identificando quais as buscas, mais gerais e necessidades gerais e superficiais, para específicas. entender melhor e contextualizar a sua Será indispensável necessidade de identificar exatamente informação. o que se quer pesquisar a necessidade de e saber se com isso a informação passa-se a sua necessidade de etapa de definição do que se que pesquisar. o que se quer pesquisar e saber se com isso a Para que a pesquisa sua necessidade de não seja abrangente informação será Para demais e tenha foco é que a pesquisa não seja necessário que se faça abrangente demais e uma delimitação do tenha foco é necessário que se vai pesquisar que se faça uma identificando quais as delimitação do que se necessidades gerais e vai pesquisar específicas. identificando quais as necessidades gerais e Será indispensável específicas. identificar exatamente o que se quer pesquisar Será indispensável e saber se com isso a identificar exatamente sua necessidade de o que se quer pesquisar informação será e saber se com isso a suprida. É um trabalho sua necessidade de intelectual e que de informação será inicio parece fácil, mas suprida. É um trabalho que em um segundo intelectual e que de momento se apresenta inicio parece fácil, mas mais complexo. que em um segundo momento se apresenta Se ainda não se mais complexo. entende bem o que se deseja pesquisar MODA Informação de cunho teórico e prático consolidado Informação teórica e prática de cunho científico atual Informações gerais ou especializadas Informações sociais, comerciais e gerais

10 ACERVO O acervo da biblioteca é fechado. Para ter acesso aos livros, o usuário deve dirigir-se ao Balcão de Atendimento. Todo o acervo está disponível para consulta no catálogo da biblioteca, o próprio usuário deve fazer suas buscas bibliográficas, se necessário, sob orientação dos bibliotecários e/ou auxiliares de biblioteca. Todas as informações sobre o livro são apresentadas no catálogo online, que está disponível para acesso, através do site institucional, no menu Biblioteca. A entrada no acervo é liberada para professores, mediante identificação.

11 CONSULTAR CATÁLOGO Para realizar a pesquisa no catálogo online: 1 Entrar no site institucional, na aba Biblioteca e clicar em: Consultar Acervo. 2 Selecionar o campo em que deseja pesquisar (título, autor, assunto...). 3 Digitar a palavra na barra de pesquisa. 4 Clicar em pesquisar.

12 CONSULTAR CATÁLOGO QUANTIDADE DE TÍTULOS COM O ASSUNTO LIBRAS PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS TÍTULOS, CLIQUE EM DETALHES.

13 CONSULTAR CATÁLOGO NÚMERO DE CHAMADA FORMADO PELA CLASSIFICAÇÃO (CÓDIGO DO ASSUNTO) E CUTTER (CÓDIGO DO AUTOR), SEMPRE É APRESENTADO NO CATÁLOGO. DEVE SER ANOTADO E ENTREGUE NO BALCÃO DE ATENDIMENTO. É ESSENCIAL PARA A AGILIDADE NO ATENDIMENTO, ELE É O ENDEREÇO DO LIVRO NO ACERVO.

14 CONSULTAR CATÁLOGO EXEMPLARES APRESENTA A QUANTIDADE DE EXEMPLARES DISPONÍVEIS, NO MOMENTO DA CONSULTA, NO ACERVO. EXISTEM 4 TIPOS DE STATUS DE EMXEMPLAR: DISPONÍVEL EMPRESTADO CONSULTA INTERNA INATIVO

15 EMPRÉSTIMO PARA DOCENTES TIPO QUANTIDADE PRAZO DOMICILIAR 5 EXEMPLARES 10 DIAS RÁPIDO ATÉ 3 EXEMPLARES ATÉ AS 22h25 DO MESMO DIA 1 Para realizar o empréstimo, o docente deve apresentar: matrícula, senha (de acesso ao portal institucional) e número de chamada dos livros desejados. 2 Não é permitido o empréstimo de livros idênticos. 3 Mantenha sempre o seu atualizado, pois os comprovantes dos processos realizados na Biblioteca (empréstimo, devolução e renovação) são enviados por .

16 MULTAS O atraso na devolução do material implicará no pagamento de multa diária de R$1,00 (um real) por material. No caso de atraso do material do empréstimo rápido será cobrada multa de R$2,00 por dia e por obra; A multa estipulada incide sobre dias corridos e números de obras em atraso; O docente com situação irregular na Biblioteca terá acesso limitado aos serviços, não podendo efetuar novos empréstimos, renovações e reservas de obras; A multa por atraso não será abonada ou substituída por serviços prestados; Em caso excepcional, a multa poderá ser abonada mediante a análise de caso a caso, desde que solicitado à Biblioteca.

17 MULTAS As multas não quitadas no momento da devolução do material permanecem cadastradas no sistema, impedindo novo empréstimo, renovação e emissão de nada consta, até a quitação destas; O sábado, domingo, feriado, recesso ou férias são considerados dias úteis para fins de cobrança de multa; O é uma forma de lembrar aos usuários a data de devolução do material, que é uma responsabilidade pessoal. Portanto, o não envio da mensagem, independentemente do motivo, não os isenta do pagamento de multa; Em caso de impossibilidade de acesso online, o usuário deve fazer a renovação pessoalmente. A multa pelo atraso é irrevogável. As obras em atraso não podem ser renovadas via web, o usuário deve comparecer à biblioteca com os livros em mãos para a devolução.

18 REPOSIÇÃO Em caso de perda, extravio ou quaisquer danos causados aos materiais emprestados, o usuário deverá: a) Comunicar o fato à biblioteca e repor o mesmo material, substituindo-o por: Outro exemplar da mesma obra (autor, título, data e edição igual ou superior); Obra similar (em caso de obra esgotada) definida conforme política da Biblioteca, analisado e aprovado pelo (a) bibliotecário (a). O ressarcimento do material, não dispensa o pagamento da multa equivalente ao período entre o prazo previsto para devolução e a reposição da obra. O usuário ficará impedido de efetuar novo empréstimo, enquanto o material não for substituído ou pago. O usuário está sujeito ao pagamento de multa diária, enquanto a reposição não for realizada.

19 SERVIÇOS

20 SERVIÇOS ONLINE Para ter acesso aos serviços online como renovações, reservas e verificar a data de devolução dos materiais, acesse: 1 O portal do professor pelo site institucional (Figura 1). 2 Digite sua matrícula e senha (Figura 2). 3 Clique na aba Biblioteca (Figura 3)

21 RENOVAÇÃO 1 Selecione os livros que deseja renovar. 2 Clique na aba Processos e, em seguida, Renovar empréstimos. 3 Verifique se houve alteração na data apresentada em Devolução prevista. O usuário pode realizar até 4 (quatro) renovações pelo portal. A quinta renovação deve ser feita no balcão de atendimento da biblioteca com os livros. As renovações no balcão de atendimento só podem ser realizadas com a apresentação dos livros.

22 RESERVA 1 Realize a busca pelo livro que deseja reservar. Selecionando o campo que deseja pesquisar (título, autor ou assunto). 2 Digite a palavra na barra de pesquisa. 3 Clique em pesquisa.

23 RESERVA 1 Após encontrar o título desejado, clique no link Reservar. 2 Após o recebimento do , o docente tem 24h para buscar o livro na biblioteca. Passando as 24h, o livro é encaminhado para o próximo usuário da reserva, se houver.

24 EMPRÉSTIMO DE CABINES Objetivando a melhoria e organização do espaço da biblioteca, desde o 2 /2017 a utilização das cabines de estudo em grupo é por meio de empréstimo realizado no balcão de atendimento. NORMAS GERAIS O horário de funcionamento das cabines é de segunda a sexta, das 7h30 às 21h45. Aos sábados é liberado a utilização das cabines sem a realização do empréstimo prévio. O empréstimo das cabines de estudo terá duas modalidades: empréstimo sem agendamento e reserva com agendamento. A reserva com agendamento da cabine de estudo será feita presencialmente ou por telefone, de segunda a sexta-feira. Apenas as cabines de número 6, 7, 8, 9 e 10 estão disponibilizadas para a reserva com agendamento. O usuário poderá fazer somente uma reserva por dia. O empréstimo das cabines de estudo será realizado para no mínimo 2 (dois) e máximo de 6 (seis) alunos presentes. O prazo de uso das cabines de estudo será de 3 horas consecutivas, contadas a partir do empréstimo. PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE O REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

25 EMPRÉSTIMO DE CABINES OBSERVAÇÕES 1 As regras de empréstimo de cabines de estudo em grupo são as mesmas para discentes e docentes. 2 No período de verificação de aprendizagem, a preferência para o empréstimo será do discente, visto que os docentes podem usufruir das acomodações da sala dos professores.

26 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAL A atividade de aquisição de materiais informacionais (livros, periódicos, bases...) é realizada pela biblioteca com o objetivo de atualizar, ampliar e complementar o acervo local. Todavia, a indicação dos materiais que deverão ser adquiridos pela biblioteca é de responsabilidade dos Coordenadores e Professores. Não compete à Biblioteca indicar quais as obras integrarão as bibliografias básicas e complementares que serão utilizadas pelos docentes no ministrar de suas disciplinas.

27 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAL JANELA DE AQUISIÇÃO Período correspondente para realizar solicitações de compra de material informacional. Para as categorias de atualização, ampliação, complementação e construção de bibliografias: 1º SEMESTRE DO ANO (01/02 15/07) INDICAÇÕES DE BIBLIOGRAFIAS, BÁSICA OU COMPLEMENTAR, DO 1º AO 4º PERÍODO DO CURSO. 2º SEMESTRE DO ANO (02/08 15/12) INDICAÇÕES DE BIBLIOGRAFIAS, BÁSICA OU COMPLEMENTAR, DO 5º PERÍODO EM DIANTE.

28 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAL OBSERVAÇÕES 1 A janela de aquisição é uma sugestão, e mediante situações específicas, esta poderá ser adaptada. 2 A Biblioteca disponibiliza formulário específico para aquisição de material, que deve ser solicitado com o bibliotecário. 3 A Biblioteca dá suporte aos coordenadores e professores com a realização do levantamento dos livros existentes para mapeamento do acervo. 4 É de suma importância a atenção com a atualização dos títulos indicados na bibliografia e essenciais ao curso. É responsabilidade de cada docente acompanhar e avaliar sempre o acervo da disciplina ministrada e informar ao coordenador a necessidade de atualização e aquisição desses materiais.

29 OUTROS SERVIÇOS 1 FICHA CATALOGRÁFICA PARA TCC A biblioteca elabora ficha catalográfica para trabalhos de conclusão de curso. O formulário encontra-se no menu principal da aba Biblioteca no site institucional. 2 NORMAS ABNT A biblioteca disponibiliza material de orientação para aplicação das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Quaisquer dúvidas, referentes à ABNT, que não são contempladas no material, podem ser enviadas aos bibliotecários(as). 3 TREINAMENTO DE USUÁRIOS A biblioteca realiza treinamento para discentes, que estejam no final da graduação, sobre como realizar pesquisas científicas e utilizar as bases de dados. O treinamento é realizado mediante agendamento prévio e segundo a disponibilidade dos(as) bibliotecários(as).

30 OUTROS SERVIÇOS 4 ESTRATÉGIA DE PESQUISA A biblioteca auxilia os discentes na construção de estratégias de busca para realização de trabalhos acadêmicos. O serviço é realizado mediante agendamento prévio e segundo a disponibilidade dos(as) bibliotecários(as). 5 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A biblioteca realiza levantamentos bibliográficos, por curso, para mapeamento do acervo, com o objetivo de auxiliar na elaboração das bibliografia básicas e complementares realizadas pelos docentes. O serviço pode ser solicitados pelo da biblioteca. 6 BIBLIOGRAFIA CORRENTE (NOVO) A partir do 1º semestre de 2018, a biblioteca disponibilizará documento com as referências das bibliografias que foram adquiridas recentemente pela Instituição visando sua divulgação e ampla utilização.

31 7 VISITAS GUIADAS OUTROS SERVIÇOS A biblioteca está aberta a receber solicitações de docentes que queiram apresentar a biblioteca e o acervo aos estudantes. O serviço é realizado mediante agendamento prévio e segundo a disponibilidade dos(as) bibliotecários(as). 8 REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL A biblioteca está trabalhando no desenvolvimento do Repositório Institucional juntamente com o setor de TI. Assim que a plataforma estiver inteiramente preparada, os docentes serão informados e orientados quanto à política de utilização.

32 NORMAS GERAIS

33 CUIDADOS COM OS LIVROS Não se alimentar próximo ao livro. Não amassar. Não molhar. Não rasgar ou recortar (capa ou folhas). Não colocar clipes ou grampos. Não riscar ou fazer anotações pessoais. Não colocar fita adesiva. LEMBRE-SE, O LIVRO PERTENCE A TODA COMUNIDADE ACADÊMICA.

34 NO AMBIENTE DA BIBLIOTECA Não consumir alimentos dentro da biblioteca (cabines de estudo em grupo, salão de leitura e balcão de atendimento). Fazer silêncio, sempre. Ao conversar, moderar o tom de voz. Utilizar fone de ouvido. Respeitar os funcionários e os demais presentes. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A BIBLIOTECA, CONSULTE O REGULAMENTO, DISPONÍVEL NO SITE INSTITUCIONAL.

35 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO BALCÃO DE ATENDIMENTO SEGUNDA A SEXTA, DAS 7h30 ÀS 22h30 SÁBADO, DAS 7h30 ÀS 13h30 CABINES DE ESTUDO E SALÃO DE LEITURA SEGUNDA A SEXTA, DAS 7h30 ÀS 21h45 SÁBADO, DAS 7h30 ÀS 13h PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A BIBLIOTECA, CONSULTE O REGULAMENTO, DISPONÍVEL NO SITE INSTITUCIONAL.

36 BIBLIOTECÁRIOS(AS) HORÁRIO DE ATENDIMENTO TATIANE DIAS DE SEGUNDA A SEXTA 7h30-12h e 13h30-17h30 MARIANA CASTRO DE SEGUNDA A SEXTA 13h-17h e 18h-22H

37 DÚVIDAS, ESCLARECIMENTOS E INFORMAÇÕES biblioteca@faciplac.edu.br

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FACIPLAC

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FACIPLAC FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FACIPLAC Gama, DF 2015 1 SUMÁRIO 1 DA INTRODUÇÃO... 3 2 DO OBJETIVO... 3 3 DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO...

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO PRINCIPAIS SERVIÇOS Consulta ao acervo, reserva e renovação via internet. http://www.utfpr.edu.br/medianeira/biblioteca-e-producao-academica

Leia mais

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Recife 2017 1. Objetivo A Biblioteca Pe. Carlos Leôncio da Silva tem como objetivo atuar junto à comunidade

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FACIPLAC

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FACIPLAC FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FACIPLAC Gama, DF 2017 1 SUMÁRIO 1 DA INTRODUÇÃO... 3 2 DO OBJETIVO... 3 3 DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO...

Leia mais

DEPARTAMENTO de BIBLIOTECA

DEPARTAMENTO de BIBLIOTECA DEPARTAMENTO de BIBLIOTECA Principais Serviços Acesso ao catálogo on-line. Consulta ao acervo, reserva e renovação on-line ou pessoalmente. Empréstimo domiciliar. Empréstimo e devolução em qualquer biblioteca

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS IESGO

FACULDADES INTEGRADAS IESGO FACULDADES INTEGRADAS IESGO NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FORMOSA, GO 2018 1 SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------------------3

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC

FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL - FACIPLAC NORMAS E PROCEDIMENTOS DA BIBLIOTECA FACIPLAC Gama, DF 2015 1 SUMÁRIO 1 DA INTRODUÇÃO... 3 2 DO OBJETIVO... 3 3 DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO...

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA DEPARTAMENTO DE BIB DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO GUIA DO USUÁRIO CONSULTA AO ACERVO OU RESERVA Acesse o site: www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao Entre

Leia mais

DEBIB departamento de biblioteca. Câmpus Cornélio Procópio

DEBIB departamento de biblioteca. Câmpus Cornélio Procópio DEBIB departamento de biblioteca Câmpus Cornélio Procópio Principais Serviços Acesso ao catálogo online Pergamum. Consulta ao acervo, reserva e renovação on-line ou pessoalmente. Empréstimo de materiais

Leia mais

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h.

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE MAUÁ/FBC CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca da Faculdade Brasil Central tem por finalidade garantir e promover o acesso à informação científica pela comunidade

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

Biblioteca Campus de Rio Paranaíba

Biblioteca Campus de Rio Paranaíba Biblioteca Campus de Rio Paranaíba Circulação de Materiais Horário de funcionamento da Biblioteca Período letivo: De segunda a sexta-feira de 07 horas às 23 horas Sábados: 08 horas às 12 horas Período

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECAS FAMETRO

REGULAMENTO BIBLIOTECAS FAMETRO REGULAMENTO BIBLIOTECAS FAMETRO Manaus 2015 Capítulo I Disposições gerais ART. 1. Este regulamento visa estabelecer padrões e normas referentes ao funcionamento, estrutura e administração das bibliotecas

Leia mais

Regulamento das Bibliotecas IBMEC

Regulamento das Bibliotecas IBMEC Regulamento das Bibliotecas IBMEC Unidades Centro e Barra 1. Usuários autorizados São considerados usuários desta Biblioteca os alunos, ex-alunos (Alumni), professores e funcionários das unidades do Ibmec

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Este regulamento tem como finalidade normatizar os serviços oferecidos pela biblioteca, no intuito de orientar a comunidade acadêmica sobre

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA FACULDADE UNIMED

REGULAMENTO BIBLIOTECA FACULDADE UNIMED REGULAMENTO BIBLIOTECA FACULDADE UNIMED BELO HORIZONTE 2018 Regulamenta o funcionamento da Biblioteca da Faculdade Unimed. Art. 1º Este Regulamento estabelece normas de funcionamento e dos serviços prestados

Leia mais

Como... Como... Como... Pesquisar artigos científicos. Pesquisar dissertações e teses. Localizar periódicos

Como... Como... Como... Pesquisar artigos científicos. Pesquisar dissertações e teses. Localizar periódicos Pesquisar dissertações e teses Localizar periódicos Pesquisar artigos científicos Pesquisar dissertações e teses No acervo físico 1 - Acesse o catálogo: https://goo.gl/tupsfk; 2 - Faça a busca por: Título,

Leia mais

Segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:30

Segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:30 Este guia tem como objetivo orientar a todos os usuários sobre as regras e o funcionamento da Biblioteca ESDEP. Aqui você encontrará as normas de utilização de todos os materiais disponíveis na Biblioteca,

Leia mais

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO. OBS: No período das férias, o horário de funcionamento poderá sofrer alterações. SERVIÇOS PRESTADOS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO. OBS: No período das férias, o horário de funcionamento poderá sofrer alterações. SERVIÇOS PRESTADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE ALFA DE ALMENARA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda a sexta-feira das 13:00 às 22:00h Contatos: Telefone: (33) 3271-1098 E-mail: bibliotecas.alfaculdade@gmail.com OBS:

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 - A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

TUTORIAL PARA O USO DA BIBLIOTECA

TUTORIAL PARA O USO DA BIBLIOTECA TUTORIAL PARA O USO DA BIBLIOTECA LOCALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA Piso 1, Bloco Administrativo, Faculdade Sul-Americana. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda à sexta - das 8h às 22h Sábado - das 8h às 12h TIPO DE

Leia mais

Regulamento da Biblioteca 20/05/ OBJETIVO 3 2 CAMPO DE APLICAÇÃO 3 3 CLIENTES 3 4 SERVIÇOS 4 5 CADASTRO DE CLIENTES PARA EMPRÉSTIMOS 5

Regulamento da Biblioteca 20/05/ OBJETIVO 3 2 CAMPO DE APLICAÇÃO 3 3 CLIENTES 3 4 SERVIÇOS 4 5 CADASTRO DE CLIENTES PARA EMPRÉSTIMOS 5 ÁREA CÓDIGO / VERSÃO Biblioteca 1.01 REGULAMENTO v.12 TÍTULO VIGÊNCIA A PARTIR DE Regulamento da Biblioteca 20/05/2013 SUMÁRIO Página 1 OBJETIVO 3 2 CAMPO DE APLICAÇÃO 3 3 CLIENTES 3 4 SERVIÇOS 4 5 CADASTRO

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Bibliotecas da UCB possui um acervo com mais de 200.000 volumes possibilitando o acesso dos usuários aos livros, sistemas de consulta,

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da UNIVÁS estão a serviço da comunidade acadêmica, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da UNIVÁS estão a serviço da comunidade acadêmica, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí UNIVÁS, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

Regulamento da BIBLIOTECA Carmélia Ignácio de Mello

Regulamento da BIBLIOTECA Carmélia Ignácio de Mello Regulamento da BIBLIOTECA Carmélia Ignácio de Mello 1. A Biblioteca A Biblioteca Carmélia Ignácio de Mello tem como objetivo dar suporte informacional aos professores, alunos, funcionários e ao público

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES As Bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) têm como missão atender os alunos, professores e servidores, fornecendo

Leia mais

DIREÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

DIREÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO DE ENSINO SUPERIOR RESOLUÇÃO DIR. 01BIBLIOTECA-2012, DE 30 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o Regulamento da Biblioteca Castro Alves Unidades Centro e Campus da Faculdade Horizontina - FAHOR. O

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO Palmas, maio de 2014 Diretora Geral Bárbara Cristiane Cardoso Costa Monteiro Núcleo de Gestão Pedagógica Andréia Gabardo Ayres da Rosa Izabel Cristina Fernandes

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA SANTO ANTÔNIO DE JESUS BA 2018 I Caracterização da Unidade Nome Biblioteca Universitária Professora Lídia Helena Leal Martini Localização Praça Renato Machado, 10 - Centro (Biblioteca

Leia mais

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS Capítulo I DA FINALIDADE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Art. 1. A Biblioteca Com. José Domingos Terrivel, da Faculdade de Ciências da Saúde IGESP, destina-se ao atendimento da comunidade acadêmica em suas

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIMEP

GUIA DO USUÁRIO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIMEP GUIA DO USUÁRIO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIMEP Piracicaba 2018 PREZADO USUÁRIO! Este guia tem a finalidade de orientá-lo quanto aos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas UNIMEP (SBU) e como utilizá-los

Leia mais

A BIBLIOTECA DA FPS. Pág. 1

A BIBLIOTECA DA FPS. Pág. 1 A BIBLIOTECA DA FPS Pág. 1 SUMÁRIO SERVIÇOS DA BIBLIOTECA 4 DÚVIDAS FREQUENTES 2 SOLICITAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA 4 SERVIÇOS DA BIBLIOTECA 5 BIBLIOTECA ONLINE 6 COMO ACESSAR? 6 CONSULTA GERAL 6 PESQUISA

Leia mais

Orientação para normatização de trabalhos acadêmicos; Para utilização das dependências da Biblioteca, o usuário deverá guardar seus

Orientação para normatização de trabalhos acadêmicos; Para utilização das dependências da Biblioteca, o usuário deverá guardar seus SERVIÇOS OFERECIDOS Acesso ao catálogo online; Empréstimo/devolução/reserva/renovação; Elaboração de fichas catalográficas; Orientação para normatização de trabalhos acadêmicos; Visita orientada. HORÁRIO

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO 04/2008 Regulamenta o uso da Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. CONSIDERANDO que a Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí destinam-se a atender à comunidade acadêmica

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA CAPÍTULO I A BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA CAPÍTULO I A BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAFELÂNDIA CAPÍTULO I A BIBLIOTECA Art. 1º A biblioteca da Faculdade de Cafelândia é um setor de apoio às atividades de ensino, com uma importante significação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA GUIA DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA CENTRAL DOM ERIC JAMES DEITCHMAN

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA GUIA DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA CENTRAL DOM ERIC JAMES DEITCHMAN CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA GUIA DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA CENTRAL DOM ERIC JAMES DEITCHMAN Mineiros 2015 Biblioteca Central Dom Eric James Deitchman - UNIFIMES 1 COMO FUNCIONA

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS APCD - INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA O presente regulamento tem por finalidade garantir o bom uso e a preservação do acervo

Leia mais

Biblioteca do Campus Litoral Norte UFRGS

Biblioteca do Campus Litoral Norte UFRGS Biblioteca do Campus Litoral Norte UFRGS A equipe da Biblioteca CLN deseja a todos os alunos ingressantes as boas vindas! SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRGS (SBU): rede com 33 bibliotecas setoriais especializadas;

Leia mais

NORMAS GERAIS DA BIBLIOTECA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ

NORMAS GERAIS DA BIBLIOTECA DO IFCE CAMPUS TIANGUÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ BIBLIOTECA CAMPUS TIANGUÁ Rodovia CE 187, s/n, Aeroporto CEP: 62.320-000 Tianguá - CE (88) 3671.2299 / tiangua.ifce.edu.br

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SETE DE SETEMBRO - FASETE SUMÁRIO CAPÍTULO I...3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...3 CAPÍTULO II...4 DA INSCRIÇÃO DO USUÁRIO...4 CAPÍTULO III...4 DA CONSULTA...4

Leia mais

REGULAMENTO. Biblioteca Central. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO. Biblioteca Central. Das Disposições Gerais Biblioteca Central REGULAMENTO Das Disposições Gerais Artigo 1 º - As Bibliotecas da UMC destinam-se ao atendimento do corpo docente, corpo discente, estagiários, ex-alunos e funcionários, oferecendo os

Leia mais

REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul

REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul 1 - INTRODUÇÃO A Biblioteca ESPM-Sul tem por finalidade disponibilizar a informação em seus diferentes suportes, incentivar a pesquisa, dar apoio bibliográfico ao corpo

Leia mais

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00.

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00. Capítulo I. Das disposições gerais Este Regulamento tem por objetivo estabelecer normas de funcionamento para a Biblioteca da Escola de Enfermagem de acordo com o disposto na Ordem de Serviço NDC 01/2000.

Leia mais

w w w. g a m a l i e l v i r t u a l. c o m. b r / n e a d M A N U A L Biblioteca

w w w. g a m a l i e l v i r t u a l. c o m. b r / n e a d M A N U A L Biblioteca w w w. g a m a l i e l v i r t u a l. c o m. b r / n e a d M A N U A L Biblioteca 01 A Biblioteca Virtual (No Ambiente Virtual do Aluno) 02 A Biblioteca Física (Polos e Sede) 03 Consulta ao acervo On-line

Leia mais

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível Biblioteca Mercedes Silva Pinto Manual da Biblioteca Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível INSTRUÇÕES GERAIS Horário de Funcionamento De segunda a

Leia mais

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel:

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel: SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: 36016-311 Tel: 32 3216-1932 REGULAMENTO INTERNO A Biblioteca da FATEC tem por missão

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA ALCIDES VIEIRA CARNEIRO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO BIBLIOTECA ALCIDES VIEIRA CARNEIRO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais REGULAMENTO BIBLIOTECA ALCIDES VIEIRA CARNEIRO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Dispõe sobre o Funcionamento da Biblioteca da Faculdade CNEC Ilha do Governador. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art.

Leia mais

Acesso ao Meu Pergamum para comunidade interna: LOGIN: Alunos: login = matrícula Servidores: login = s + siape (ex.: s )

Acesso ao Meu Pergamum para comunidade interna: LOGIN: Alunos: login = matrícula Servidores: login = s + siape (ex.: s ) Manual do Usuário: Desde 2013 utilizamos o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum para o gerenciamento do acervo de todas Bibliotecas do IFRS. O Sistema oferece uma série de funcionalidades,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO Fortaleza 2012 1 APRESENTAÇÃO A Biblioteca tem como objetivo disponibilizar a informação registrada em qualquer suporte documental,

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIMEP

GUIA DO USUÁRIO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIMEP GUIA DO USUÁRIO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIMEP Piracicaba 2018 PREZADO USUÁRIO! Este guia tem a finalidade de orientá-lo quanto aos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas UNIMEP (SBU) e como utilizá-los

Leia mais

Objetivo Prover de informações e serviços bibliográficos adequados às atividades do Centro Universitário UNIEURO.

Objetivo Prover de informações e serviços bibliográficos adequados às atividades do Centro Universitário UNIEURO. MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA 2007 Informações Gerais: Objetivo Prover de informações e serviços bibliográficos adequados às atividades do Centro Universitário UNIEURO. Público O público alvo é formado

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA São Paulo, janeiro de 2017. REGIMENTO DA BIBLIOTECA OBJETIVO: A biblioteca da Faculdade S e q u e n c i a l tem como foco principal o atendimento à comunidade interna e externa,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FEITEP CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FEITEP CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FEITEP CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca é um órgão da Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional FEITEP, e está vinculada a Diretoria

Leia mais

BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA

BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA Ji-Paraná 2016 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reitor Valmir Miguel de Souza Diretora Acadêmica Rosângela Kiekow da Rosa Diretora Administrativa Márcia

Leia mais

REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS NA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS NA BIBLIOTECA REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE MATERIAIS NA BIBLIOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 14 de dezembro de 2017, Processo 046/2017 e

Leia mais

Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO

Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO 1. Usuários autorizados São considerados usuários desta Biblioteca os alunos, ex-alunos (Alumni), professores e funcionários das unidades do Ibmec MG, RJ e Brasília.

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA A Biblioteca está sob a responsabilidade do DAIT - Departamento de Acervo e Informação Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Desenvolve

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas da Anhembi Morumbi - SISBAM, órgão vinculado à Pró-reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Planejamento e Suporte Acadêmico,

Leia mais

FACULDADE AVANTIS BALNEÁRIO CAMBORIÚ Av. Marginal Leste, Km 132 Bairro dos Estados CEP: Balneário Camboriú- SC

FACULDADE AVANTIS BALNEÁRIO CAMBORIÚ Av. Marginal Leste, Km 132 Bairro dos Estados CEP: Balneário Camboriú- SC ALINE MEDEIROS D OLIVEIRA CRB 14-1063 GUIA DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA ARTENIR WERNER DA FACULDADE AVANTIS BALNEÁRIO CAMBORIÚ BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2016 Serviços: Acesso ao Acervo on-line; Consulta ao acervo

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA DA FACULDADE DO MARANHÃO-FACAM

REGULAMENTO BIBLIOTECA DA FACULDADE DO MARANHÃO-FACAM REGULAMENTO BIBLIOTECA DA FACULDADE DO MARANHÃO-FACAM 2 SUMÁRIO 1 NATUREZA E FINALIDADES... 2 2 SERVIÇOS OFERECIDOS... 2 3 ESTRUTURA... 3 4 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO... 3 5 USUÁRIOS... 4 6 INSCRIÇÃO DE

Leia mais

BIBLIOTECA SÃO TOMÁS DE AQUINO

BIBLIOTECA SÃO TOMÁS DE AQUINO BIBLIOTECA SÃO TOMÁS DE AQUINO Biblioteca São Tomás de Aquino A Biblioteca São Tomás de Aquino, consciente da sua função de centro disseminador da informação e geradora de conhecimento, oferece recursos

Leia mais

Art. 2 A gerência da Biblioteca é exercida pelo Bibliotecário contratado para tal função e auxiliado por funcionários do setor.

Art. 2 A gerência da Biblioteca é exercida pelo Bibliotecário contratado para tal função e auxiliado por funcionários do setor. CAPÍTULO I DO OBJETIVO E DA APLICAÇÃO Art. 1 Este documento tem como objetivo definir as normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca Central da URI Campus Santiago. Parágrafo único

Leia mais

REGULEMENTO DA BIBLIOTECA GRAVATAÍ, 2015 SUMÁRIO

REGULEMENTO DA BIBLIOTECA GRAVATAÍ, 2015 SUMÁRIO REGULEMENTO DA BIBLIOTECA GRAVATAÍ, 2015 SUMÁRIO 1. DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 2. DOS USUÁRIOS... 3 3. DO ACERVO... 3 4. DO PRAZO DE EMPRESTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 5. DA RESERVA DO MATERIAL

Leia mais

III- apostilas; IV- catálogos; V- referências; MANUAL DO ALUNO VII- folhetos e separatas; IX- Fitas de vídeo;

III- apostilas; IV- catálogos; V- referências; MANUAL DO ALUNO VII- folhetos e separatas; IX- Fitas de vídeo; Este manual foi elaborado com o objetivo de informar aos usuários as rotinas e procedimentos de utilização da Biblioteca, permitindo uma interação melhor com os nossos serviços. III- apostilas; IV- catálogos;

Leia mais

BIBLIOTECA ELIZABETH PAPP ROMAK REGULAMENTO

BIBLIOTECA ELIZABETH PAPP ROMAK REGULAMENTO BIBLIOTECA ELIZABETH PAPP ROMAK REGULAMENTO Porto Alegre, outubro 2018 0 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA... 2 CAPÍTULO II DOS USUÁRIOS... 2 CAPÍTULO III DO EMPRÉSTIMO... 3 CAPÍTULO IV DA RENOVAÇÃO DE

Leia mais

Regulamento Interno. Biblioteca FCR

Regulamento Interno. Biblioteca FCR Regulamento Interno Biblioteca FCR Regulamento Interno Biblioteca FCR Capítulo I Do objetivo Art. 1.º O objetivo deste regulamento é divulgar as normas e procedimentos de uso da Biblioteca da Faculdade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA ASCES-UNITA BIBLIOTECA REGULAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA ASCES-UNITA BIBLIOTECA REGULAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA ASCES-UNITA BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Art. 1º. Para efeito desta norma, será considerado empréstimo a cessão de itens do acervo em

Leia mais

BIBLIOTECA DO CAMPUS DO PANTANAL

BIBLIOTECA DO CAMPUS DO PANTANAL BIBLIOTECA DO CAMPUS DO PANTANAL HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a sexta: das 07h:30min às 21h:45min Sábado: das 13h às 17h PRINCIPAIS SERVIÇOS: CONSULTA LOCAL: comunidade acadêmica e externa; EMPRÉSTIMO

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA REGULAMENTO Aprovado pelos Colegiados dos Cursos de Medicina e Enfermagem em 17/08/06 e pela Congregação em 23/11/06 Marilia 2006 DA NATUREZA

Leia mais

UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO

UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO Art. 1º A Biblioteca da Unigran Capital atua como mediadora entre a informação e a comunidade universitária no âmbito do ensino, pesquisa

Leia mais

REGIMENTO BIBLIOTECA FACID

REGIMENTO BIBLIOTECA FACID REGIMENTO BIBLIOTECA FACID FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL Diretora Geral Maria Joseci Lima Cavalcante Vale Coordenadora Geral Acadêmica Lúcia Cristina Gauber Supervisora da Biblioteca Marijane Martins

Leia mais

Parágrafo único - A Biblioteca é subordinada à Diretoria Acadêmica do Campus Santiago.

Parágrafo único - A Biblioteca é subordinada à Diretoria Acadêmica do Campus Santiago. CAPÍTULO I DO OBJETIVO E DA APLICAÇÃO Art. 1 Este documento tem como objetivo definir as normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca Central da URI Campus Santiago. Parágrafo único

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Art. 1º A Biblioteca Profª. Ivonita Alves Guerra é um órgão suplementar da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns que tem como finalidade promover o acesso ao conhecimento

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - A Biblioteca da Faculdade Machado de Assis (FAMA), denominada

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA DeVry FBV

REGIMENTO DA BIBLIOTECA DeVry FBV REGIMENTO DA BIBLIOTECA DeVry FBV REGIMENTO DA BIBLIOTECA DeVry FBV DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Art. 1º. Compete à biblioteca da DeVry FBV planejar, preparar, organizar e controlar todas

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Regulamenta o funcionamento e as atribuições da Biblioteca do Instituto Brasiliense de Direito Público IDP.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Regulamenta o funcionamento e as atribuições da Biblioteca do Instituto Brasiliense de Direito Público IDP. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Regulamenta o funcionamento e as atribuições da Biblioteca do Instituto Brasiliense de Direito Público IDP. O Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão CONSAEPE aprova:

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA FBV WYDEN

REGIMENTO DA BIBLIOTECA FBV WYDEN REGIMENTO DA BIBLIOTECA FBV WYDEN REGIMENTO DA BIBLIOTECA DeVry João Pessoa DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Art. 1º. Compete à biblioteca DeVry João Pessoa planejar, preparar, organizar e

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ Art. 1º - A Biblioteca Prof. Dr. João Francisco Gonsalez da Faculdade Catuaí é um órgão com administração própria, subordinada diretamente à Administração Superior da Faculdade. Art. 2º - A Biblioteca

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL 2016 Apresentação Este documento estabelece condições e procedimentos para a utilização dos serviços, materiais e instalações das Bibliotecas do UNISAL, para garantir

Leia mais

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades:

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: Biblioteca UMC Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: reunir, organizar e facilitar o acesso a todo o material institucional destinado ao

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas SISBAM, órgão vinculado à Reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Regulação e Suporte Acadêmico, tem como objetivo principal

Leia mais

ÁREA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO REGULAMENTO

ÁREA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO REGULAMENTO ÁREA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO REGULAMENTO O presente documento tem como objetivo regulamentar a prestação de serviços informacionais prestados aos usuários da Biblioteca do Laboratório Nacional de

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIMETROCAMP WYDEN

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIMETROCAMP WYDEN REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIMETROCAMP WYDEN Campinas, 2018 I. DA FINALIDADE A biblioteca é um órgão fundamental de referência e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.1º. A Biblioteca da Faculdade de Educação de Costa Rica destina-se à comunidade acadêmica e

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA SEÇÃO I DOS Objetivos Art. 1º A Biblioteca da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) tem por objetivo disponibilizar seu acervo e seu espaço à comunidade acadêmica para consulta,

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS- IBGEN BIBLIOTECA REGULAMENTO TÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVO E SERVIÇOS

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS- IBGEN BIBLIOTECA REGULAMENTO TÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVO E SERVIÇOS REGULAMENTO TÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVO E SERVIÇOS Art. 1 Este Regulamento pretende fixar normas e procedimentos pertencentes à Biblioteca da Faculdade IBGEN Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios.

Leia mais

Regulamento da Biblioteca 27/07/ DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO 3 2 OBJETIVO 3 3 USUÁRIOS 3 4 SERVIÇOS 4

Regulamento da Biblioteca 27/07/ DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO 3 2 OBJETIVO 3 3 USUÁRIOS 3 4 SERVIÇOS 4 ÁREA CÓDIGO / VERSÃO Biblioteca 1.01 REGULAMENTO v.13 TÍTULO VIGÊNCIA A PARTIR DE Regulamento da Biblioteca 27/07/2015 SUMÁRIO Página 1 DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO 3 2 OBJETIVO 3 3 USUÁRIOS 3 4 SERVIÇOS

Leia mais

Apresentação. Desejamos que sua vida acadêmica seja produtiva e bem sucedida! Visite-nos!

Apresentação. Desejamos que sua vida acadêmica seja produtiva e bem sucedida! Visite-nos! 0 Apresentação O presente manual destina-se informar seus usuários sobre a política de atuação da Biblioteca Central Dr. Flavio Sátira Fernandes, como agente mediadora, pautada no ensino, pesquisa e extensão

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS - CEFET-MG As Bibliotecas do CEFET-MG operam basicamente pelo sistema de livre acesso, sendo seus acervos descentralizados fisicamente, ou seja, concentra-se nas Bibliotecas

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo. Regulamento da Biblioteca

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo. Regulamento da Biblioteca PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca

Leia mais

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO Art. 1º - No período letivo, as Bibliotecas do Sistema FMU funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, ininterruptamente,

Leia mais