Curso de Graduação de Engenharia Mecânica- UFSC. Perguntas mais freqüentes. Índice de tópicos. 1. Busca da 'senha' de acesso ao CAGR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Graduação de Engenharia Mecânica- UFSC. Perguntas mais freqüentes. Índice de tópicos. 1. Busca da 'senha' de acesso ao CAGR"

Transcrição

1 Curso de Graduação de Engenharia Mecânica- UFSC Perguntas mais freqüentes. Índice de tópicos 1. Busca da 'senha' de acesso ao CAGR 2. Cadastro do aluno 3. Currículos 4. Disciplinas 5. de graduação 6. Estágio 7. Fórum da graduação 8. Histórico escolar 9. Ingresso na UFSC - transferências e retornos 10. Matrícula 11. Monitoria 12. Taxas acadêmicas 13. Trancamento 14. Validação de disciplinas da graduação 15. Validação de disciplinas da pós-graduação Busca da 'senha' de acesso ao CAGR Esqueci minha senha! Como recuperá-la? Você deve recuperá-la junto à coordenação do seu curso ou no Departamento de Administração Escolar (DAE). A senha poderá ser alterada na coordenação ou no DAE.

2 Cadastro do aluno Meu endereço residencial foi modificado. É possível atualizá-lo pela internet? Os dados cadastrais são de responsabilidade do aluno, que deve atualizar sempre que necessário. No cadastro do aluno devem ser informados os números dos documentos (CPF, Título de Eleitor e Certificado de reservista); informações básicas (sexo, estado civil, data nascimento, nacionalidade, naturalidade e filiação) e endereços ( e endereço para correspondência (local e dos pais)). Use a opção de ' Dados Cadastrais e Matrícula' para atualizações. Currículos Onde posso obter os currículos dos cursos de graduação? Consulte em: currículos dos cursos de graduação Disciplinas Onde encontrar o Programa dos cursos de graduação? Os Programas das disciplina e os Planos de ensino são informados pelo Departamento de ensino. Caso não encontre o programa da disciplina, oferecida no currículo do curso entre em contato com o Departamento específico. Quais são as disciplinas oferecidas para o curso? As disciplinas pertencentes ao curso estão relacionadas no 'currículo do curso' e as disciplinas e turmas oferecidas no semestre poderão ser consultadas no 'cadastro de turmas' de graduação Como cadastrar o meu para receber a confirmação do pedido de matrícula e informes da coordenação do curso? Cadastre seu no procedimento de atualização de dados cadastrais. Caso você utilize 'antispam', libere recebimentos de oriundos de 'cagr@npd.ufsc.br', para possibilitar recebimento de confirmação do pedido de matrícula.

3 Como configurar o da Graduação da UFSC, no Outlook do meu computador? Acesse no Outlook, instalado em seu micro, a opção 'Ferramentas' e 'Contas...', adicione uma conta (padrão) prenchendo: Endereço de Usuário@grad.ufsc.br Servidor de entrada de (POP3): grad.ufsc.br Servidor de saida de (SMTP): grad.ufsc.br Onde procurar os s dos alunos da graduação? Através das Páginas Pessoais o graduando pode registrar seu e disponibiliza-lo a comunidade. O sistema de controle acadêmico (CAGR) possibilita o registro do pelo graduando, disponibilizando para uso da coordenação do curso. Qual a capacidade da caixa de oferecida para os alunos da graduação? A capacidade é limitada em 50Mb, para uma melhor utilização procure limitar s com no máximo 2Mb. Use o bom senso, pois a área utilizada é compartilhada por todos os alunos dos cursos de graduação da UFSC. Endereço: WebMail da graduação. Estágio O que é SIARE? É um Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágios, formado por diversos sistemas (aplicações para web) para atender às necessidades dos alunos, coordenadores de estágios e a administração da UFSC. Qual o objetivo do SIARE? CADASTRAR / REGISTRAR os estágios curriculares obrigatórios (disciplina da grade) e curriculares não-obrigatórios (estágios facultativos), realizados pelos alunos de ensino médio e de graduação da UFSC, feitos dentro do Campus Universitário ou em outros concedentes/ofertantes de vagas de estágios, localizados no país ou no exterior. Como acessar o SIARE? O SIARE é acessado via internet por meio do navegador Mozilla Firefox. Este navegador foi escolhido por seguir o padrão W3C e, principalmente, por estar disponível gratuitamente para os sistemas operacionais mais utilizados (Windows, Linux e Mac OS). ACESSO PARA OS COORDENADORES DE ESTÁGIOS DOS CURSOS:

4 ACESSO PARA OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E DE ENSINO MÉDIO DA UFSC: E os documentos do Estágio - TCE e PAE? O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e o Plano de Atividades de Estágios (PAE) será gerado pelo SIARE. Depois de apreciado pelo Coordenador de Estágio, o aluno receberá uma informação para a impressão dos documentos e obter as assinaturas. Como saber se o concedente/ofertante possui convênio com a UFSC? O SIARE irá disponibilizar todas as pessoas jurídicas conveniadas com a UFSC que possuem Termo de Convênio para realização de estágio. Basta informar o número do CNPJ do concedente/ofertante de estágio. Se o nome do concedente/ofertante da vaga de estágio não estiver indicado, entre em contato com o DES / PREG: <mailto: estagiopreg@reitoria.ufsc.br>. Fone: Fórum da graduação Qual o objetivo do Fórum da Graduação? O Fórum dos cursos de graduação da UFSC tem o objetivo de contribuir no intercâmbio de informações e conhecimentos entre professores, graduandos e coordenação do curso. O Fórum deve ser usado com critério, onde os participantes prestam sua contribuição. Neste Fórum a colaboração criará uma verdadeira conexão entre os participantes, dando a cada contribuição a importância da opinião, da troca de experiências, da dúvida, do pensamento e do respeito pelas idéias. Os conteúdos dos Fóruns de discussão são determinados pelos participantes que devem ser co-autores da construção do conhecimento e de seu próprio processo de aprendizagem. É importante que todos tenham um relacionamento cordial, existindo à liberdade e à responsabilidade de cada participante em fazer suas próprias interpretações. O Fórum contempla as seguintes salas de discussão: 1.Fórum de discussão das disciplinas matriculadas no semestre. As discussões e reflexões podem ser organizadas em tópicos de interesses e criados pelos participantes da turma (graduandos matriculados e professores cadastrados na turma), com validade durante o semestre letivo. 2.Fórum de discussão dos graduandos do curso; Discussões de interesse do curso em que o graduando está vinculado. Os tópicos devem ser criados através da coordenação do curso específico, para isso basta argumentar com a coordenação do curso, colocando sua necessidade quanto ao tópico em questão, chegando a um consenso para sua criação. 3.Fórum de discussão dos prováveis formandos do semestre; Discussões de interesse dos prováveis formandos do curso em que o graduando está vinculado. Os

5 participantes serão incluídos automaticamente pela coordenação do curso, quando da identificação dos prováveis formandos do semestre. 4.Fórum de discussão dos graduandos da UFSC. Discussões de interesse global da instituição, pelos participantes, com temas de interesse da comunidade universitária. Os tópicos devem ser solicitados através da coordenação do curso e criados pelo administrador do Fórum. Histórico escolar Como emitir histórico escolar para alunos formados, usando a internet? Através do site Use as opções 'alunos' e 'histórico escolar', no campo 'matrícula:' informe sua matrícula com 8 dígitos e no campo 'senha:' digite novamente a sua matrícula. Para alunos com outra situação (regular, abandono, com trancamento, etc..) utilize a senha de matrícula original. Como são calculados o IA, IAA, IAP e IM? Os cálculo dos Índices: IA=Índice de Aproveitamento do semestre; IAA=Índice de Aproveitamento Acumulado; IAP=Índice de Aproveitamento Probatório e IM=Índice de Matrícula. São calculados conforme mostrado no Guia Acadêmico de Graduação e Resolução 017/CUn/97. Ingresso na UFSC - transferências e retornos Como fazer inscrição para transferências e retornos para os cursos de graduação? O interessado deve preencher formulário de inscrição (retirado na própria coordenadoria do curso), na data prevista no 'Calendário Acadêmico' apresentar comprovante de pagamento da taxa de requerimento e documentação específica de cada modalidade. Documentação necessária: Para transferência interna e aluno-abandono é exigido o histórico escolar emitido pela UFSC. Para transferência externa deve-se apresentar o histórico escolar, atestado de matrícula ou de seu trancamento na instituição de origem, comprovante de que o curso é aprovado ou reconhecido, programa das disciplinas cursadas e cédula de identidade. Para o retorno de graduado exige-se fotocópia autenticada do diploma de nível superior devidamente registrado, ou certidão de colação de grau mais histórico escolar. No caso de um aluno graduado em outra instituição, deve-se anexar ao pedido o programa das disciplinas cursadas e a cédula de identidade.

6 Os valores poderão ser recolhidos na forma de depósito bancário, para a conta-corrente nº , agência , Banco do Brasil, código Quais são as formas de ingresso na UFSC: concurso vestibular, transferências e retornos? As formas de ingresso nos cursos de graduação da UFSC estão relacionadas no 'Guia Acadêmico' e as vagas oferecidas a comunidade para transferências e retornos são mostradas semestralmente conforme 'Calendário Acadêmico' em 'Comunicações a Comunidade'. A Resolução 017/CUn/97, no Capítulo V, regulamenta a forma de preenchimento das vagas disponíveis e a documentação exigida. De que forma se abre vagas para transferências na UFSC? Semestralmente, após a matrícula regular, e em data definida no Calendário Escolar, o Departamento de Administração Escolar (DAE), calculará o Número de Vagas Disponíveis (NVD) no curso para o período letivo seguinte. Será considerado como NVD o resultado da expressão: NVD = NVC RM, onde NVC = número total de vagas no curso RM = número de alunos regularmente matriculados no semestre em curso Observação: No Curso de Engenharia Mecânica/UFSC, por exemplo, temos como NVC = 500 vagas. Faz aproximadamente 6 anos que não abrimos edital de inscrição para transferência em qualquer modalidade, visto o excedente de alunos matriculados acima do número de vagas ofertadas para o curso. Qual a prioridade de atendimento nas modalidades de transferências e retornos? Modalidades: 1-) Transferência Interna e retorno de aluno que abandonou o curso na UFSC: Modalidade realizada no âmbito da universidade. A ordem de prioridade: - troca de turno; - troca de habilitação; - retorno de aluno-abandono para o mesmo curso; - troca de curso; - retorno de aluno-abandono para outro curso; - transferência interna para aluno que ingressou na UFSC por transferência externa, por retorno graduado e para estudante-convênio Cada aluno só tem direito a uma transferência interna na UFSC, a partir de seu segundo semestre acadêmico. 2-) Transferência externa: É a transferência solicitada por um aluno de outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira. A prioridade é do aluno oriundo do mesmo curso de graduação que pleiteia. Existe ainda a transferência concedida a servidores públicos federais e membros das Forças Armadas e seus dependentes, quando removidos ou transferidos de município. É a 'transferência coercitiva', aceita em qualquer época do ano e independente da existência de vaga. Porém, é preciso a comprovação da

7 remoção ou transferência do trabalho. 3-) Retorno graduado: Contempla o acadêmico já formado, na UFSC ou não. A ordem de prevalência é: - retorno de graduado na UFSC para nova habilitação do mesmo curso; - retorno de graduado de outra instituição para nova habilitação do mesmo curso; - retorno de graduado da UFSC ou de outra instituição para outro curso. Matrícula A matrícula recebida pelos calouros, da primeira fase, pode ser modificada? Os calouros recebem a matrícula com turmas e horários já definidos para a primeira fase (procedimento conhecido como 'Pacote de Calouros'). Os calouros poderão ajustar sua matrícula (pacote de calouros), na primeira etapa de matrícula, junto a coordenação do seu curso, ou na etapa de ajuste de matrícula através da Internet. (veja calendário acadêmico) Se o calouro já cumpriu qualquer disciplina, deve entrar junto ao Departamento de Administração Escolar (DAE) com solicitação de revalidação da disciplina específica. O calouro também poderá solicitar através da Internet, matrícula em disciplina de Educação Física Curricular (EFC), desde que não haja conflito de horário com o pacote de calouros. Para matrícula na Internet o calouro deverá possuir a senha de acesso que recebe com o atestado de matrícula no início do semestre. Esta senha poderá ser alterada junto a coordenação de seu curso, caso necessário. Veja também a pergunta 'Busca da senha de acesso ao CAGR'. Como faço para saber se o meu pedido de matrícula foi confirmado? Se você cadastrou seu na atualização dos 'dados cadastrais', seu pedido de matrícula será enviado por . Consultando seu Espelho de Matrícula, com o semestre correspondente a matrícula, seu pedido será mostrado no primeiro quadro denominado 'pedidos'. Após o processamento os quadros 'consistências' e 'resultados' serão complementados. Como fazer meu pedido de matrícula para o semestre? Conforme definição do calendário acadêmico as solicitações de matrículas em disciplinas oferecidas no semestre podem ser realizadas através de aplicativo disponível no site do Sistema Acadêmico ou através da coordenação do curso. Para ajuda clique no link específico 'Pedido de matrícula' ou 'Ajuste de matrícula'. Nunca faça pedido de disciplinas e turmas que não queira cursar, mesmo que estes pedidos forem solicitados no segundo ou terceiro plano de matrícula, eles podem ser concedidos a você. Monitoria

8 Quando entrego minha ficha de freqüência? A freqüência dos monitores é feita na secretaria do Departamento e direto no programa MONI para a PREG. Como irei receber o pagamento da minha monitoria? Quando é feita a inscrição é solicitado o número da conta para o depósito que é feito direto pelo setor de estágios da PREG. Acabou minha monitoria. Quando recebo a minha Certidão de Monitoria? Quando encerra o semestre é feito um relatório (o professor supervisor preenche e atribui a nota) que é encaminhado para o CES / PREG onde é providenciado o CERTIFICADO DE MONITORIA que é encaminhado para a coordenadoria do curso do aluno monitor. Taxas acadêmicas Como quitar a taxa de matrícula em disciplina com reprovação por Freqüência Insuficiente (FI)? Para quitar a taxa de matrícula em disciplina com reprovação por Freqüência Insuficiente, resolução 110/CC/2000, o aluno deverá depositar o valor específico no Banco do Brasil - agência: , conta número: , código identificador: O comprovante de pagamento deverá ser entregue na coordenação de seu curso nos primeiros dias de aula, para que a disciplina concedida não seja cancelada. Trancamento Como devo proceder para destrancar a matrícula? O destrancamento é automaticamente realizado pelo 'Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR)' para os alunos com prazo de retorno no semestre de matrícula. Caso o prazo de retorno seja superior e você deseja antecipar seu retorno, dirija-se a coordenação do seu curso na época da matrícula para requerer destrancamento. Lembre-se que a não efetivação da matrícula para os alunos com retorno no semestre solicitado implicará em abandono do curso. Para solicitar trancamento de matrícula devo fazer o pedido de matrícula antes? Não há necessidade de solicitar matrícula para efetuar o trancamento, más o prazo de trancamento deve ser observado conforme calendário acadêmico e efetuado junto a coordenação de seu curso. Para requerer trancamento o aluno deve apresentar quitação de dígitos com a Biblioteca, conforme

9 especificado na Resolução 017/CUn/97, no Capítulo III, seção V. Validação de disciplinas da graduação É possível validar disciplinas de outras universidades como optativas ou até mesmo obrigatórias? Sim. O critério é ter uma disciplina de ementa equivalente aqui na UFSC. Essa situação ocorre em processos de validação quando o aluno vem de outra instituição, geralmente via vestibular ou em intercâmbio com instituições no exterior. Na situação de intercâmbio, o aluno deve avaliar o currículo da universidade externa, analisar as ementas das disciplinas que pretende cursar e ver se existe equivalência com as disciplinas da UFSC. Em existindo essa equivalência, e obtendo aprovação na disciplina, o processo é relativamente simples. Como faço para validar disciplinas? Deve-se dar entrada com um processo no DAE pedindo as disciplinas daqui que pretende validar. Nesse processo, deve-se incluir as ementas das disciplinas cursadas na outra instituição, bem como documento oficial demonstrando que o aluno foi aprovado nas disciplinas. É importante especificar no processo os códigos EMC, EPS ou até a disciplina de outro curso dentro do limite das 108 horas/aula para integralização curricular. A avaliação das equivalências é feita pelo coordenador do curso ao receber o processo do DAE. ATENÇÃO: não é feita avaliação a priori das matérias. Portanto, cabe ao aluno esta análise prévia de equivalências. Existem ainda as disciplinas tópicos especiais em Fabricação, Projeto e Termotécnica que permitem validar matérias caso se tenha cursado uma disciplina sem a equivalência exata com a daqui. Mais informações na resolução 017/Cons. Univ./1997, disponível no site Validação de disciplinas da pós-graduação Como faço para validar disciplinas da pós-graduação? O aluno deve se matricular no POSMEC na disciplina pretendida, obedecendo os prazos do calendário do curso. Esta matrícula será como aluno-especial. Após cursar a disciplina e ser aprovado, o aluno deve solicitar ao POSMEC a comprovação via histórico escolar da avaliação na disciplina. Com isso, o estudante deve solicitar via ofício da graduação que sua disciplina de Pós seja validada de acordo com os códigos existentes no currículo de graduação. O processo é simples, mas é importante obedecer os prazos do calendário do POSMEC, disponível no site

10

Matrículas 1º semestre letivo de 2014

Matrículas 1º semestre letivo de 2014 EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016.

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Estarão abertas, nos dias 20, 21 e 22/01/2016, as inscrições para

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br

Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151. Site: www.faved.com.br E-mail: faleconosco@faved.com.br GUIA INFORMATIVO Curso: PÓS-GRADUAÇÃO Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno (a), seja bem-vindo

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015.

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. O Diretor Geral da Faculdade Unida de Vitória, no uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno resolve regulamentar os procedimentos gerais

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - Março / 2011 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Meu Perfil... 6 Avisos... 6 Processos

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Analise e Desenvolvimento de Sistemas EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 01/2015 DE 22 DE MAIO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA 2015.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 02, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2015/1

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS Fone (48) 3721-9288 MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2015/1 O Departamento

Leia mais

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO

FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO FACULDADE OPET EDITAL Nº 01, DE 25 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO A Faculdade Opet por sua Comissão de Processo Seletivo, instituída em caráter permanente pela Portaria Nº 10/2014, torna pública as

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO Universidade de Brasília - UnB Diretoria de Administração Acadêmica - DAA 1. Definição INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO ESPECIAL PÓS-GRADUAÇÃO Forma pela qual a UnB admite o ingresso de aluno interessado

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

Informações complementares poderão ser obtidas no Regulamento da Graduação e Manual do Aluno.

Informações complementares poderão ser obtidas no Regulamento da Graduação e Manual do Aluno. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS Definição Disciplinas cursadas em nível superior da mesma modalidade poderão ser aproveitadas para substituírem outras que integrem o currículo do curso atual. O processo será

Leia mais

PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 1. CADASTRO DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS PG

PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 1. CADASTRO DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS PG PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 1. CADASTRO DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS PG O processo seletivo para os cursos de PG inicia com a aprovação

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral. Regulamento de Programa de Atividades Complementares

Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral. Regulamento de Programa de Atividades Complementares Universidade Federal do Ceará Engenharia da Computação Campus de Sobral Regulamento de Programa de Atividades Complementares Abril de 2010 SUMÁRIO Sumário INTRODUÇÃO... 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos

Leia mais

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso.

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida!

Leia mais

EDITAL CEPG Nº 04/2013

EDITAL CEPG Nº 04/2013 EDITAL CEPG Nº 04/2013 FIXA NORMAS PARA INSCRIÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNO ESPECIAL NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO / DOUTORADO DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS. O Diretor Geral do Centro de Ciências

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO nº 01/2014-PROGRAD DATA: 23 de outubro de 2014. SÚMULA: Determina a normatização do processo de matrícula on-line no ano letivo de 2015, para acadêmicos veteranos,

Leia mais

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA

1. CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA . CADASTRO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DO PROGRAMA Quando um novo Programa de Pós-Graduação é criado no CAPG é necessário o preenchimento inicial de várias informações, criando-se assim um banco de dados com

Leia mais

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa.

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Prezado Bolsista, Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela aprovação de sua proposta de doutorado em nosso Programa. Para ajudá-lo na implementação de sua concessão, preparamos um guia que poderá

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA

CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FÍSICA Áreas de Concentração: Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº 770/2010 de 30/06/2010. EDITAL

Leia mais

10/04/2015 regeral_133_146

10/04/2015 regeral_133_146 Seção VI Da Transferência Art. 96. A UNIR aceita transferência de discentes oriundos de outras instituições de educação superior, de cursos devidamente autorizados, para cursos afins, na hipótese de existência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Da Transferência de Alunos de Outros Estabelecimentos de Ensino

Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Da Transferência de Alunos de Outros Estabelecimentos de Ensino Normas Aplicáveis ao Curso de Graduação em Administração Da Transferência de Alunos de Outros Estabelecimentos de Ensino SUMÁRIO TÍTULO I - DAS MODALIDADES DE TRANSFERÊNCIA... 3 TÍTULO II - DA TRANSFERÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES

REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES REGULAMENTO INTERNO DE CURSOS LIVRES PROFISSIONALIZANTES 1. DEFINIÇÃO DE CURSOS LIVRES 1.1. Os Cursos Livres, de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.394/1996, são cursos abertos à comunidade, condicionada

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE Altera a Seção I da Resolução nº 37/97-CEPE que aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná. O

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

PORTARIA nº 77/2015 - FEG/DTA

PORTARIA nº 77/2015 - FEG/DTA PORTARIA nº 77/2015 - FEG/DTA DISPÕE SOBRE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIAS, FÍSICA (Licenciatura e Bacharelado) e LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

Leia mais

EDITAL 04/2015 REITORIA

EDITAL 04/2015 REITORIA EDITAL 04/2015 REITORIA Matrículas 2º semestre letivo de 2015 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 2º semestre letivo de 2015. 1. Renovação de

Leia mais

EDITAL CEPS 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1

EDITAL CEPS 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1 O Presidente da Comissão de Processo Seletivo Especial Unificado, torna público por meio do presente Edital, que serão

Leia mais

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Complementares 2014 As Complementares abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão, estão fixadas em

Leia mais

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015 Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG O Sistema de Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 - O discente ingressante no Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares deverá cumprir obrigatoriamente 240 (duzentas e quarenta) de atividades complementares.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir:

3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO Rua Pandiá Calógeras, 898 Bairro Bauxita Ouro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - No 033/2015 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015.

EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015. EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA 2015.1 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais

Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais 2009 APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo disciplinar, orientar e facilitar os

Leia mais

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2014/1

MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2014/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS Fone (48) 3721-9288 MATRÍCULAS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2014/1 O Departamento

Leia mais

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO 1) Qual a legislação que regulamenta o estágio? Os estágios são regulamentados pela: 1.1 - Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008; 1.2 - Resolução USP Nº 5.528 de 18 de março de 2009

Leia mais

SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE

SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Horário de Atendimento: SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. Bangu/Jacarepaguá: de 2ª a 6ª, das 16h às 21h. Telefone: atendimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MOBILIDADE ESTUDANTIL INTERCÂMPUS 0/ Edital 0/0 - PROGRAD A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h.

Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. SECRETARIA GERAL/PROTOCOLO ONLINE Horário de Atendimento: Bonsucesso/Campo Grande: de 2ª a 6ª, das 8h30 às 20h30; sábado, das 9h às 13h. Bangu/Jacarepaguá: de 2ª a 6ª, das 16h às 21h. Telefone: atendimento

Leia mais

Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação

Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. Primeiro

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº09/FAJS PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA DE OUTRA IES O Diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

MOBILIDADE ACADÊMICA/ANDIFES 2016.1

MOBILIDADE ACADÊMICA/ANDIFES 2016.1 MOBILIDADE ACADÊMICA/ANDIFES 2016.1 Comunicamos a todos os acadêmicos da UNIR interessados em cursar ou renovar a Mobilidade para o primeiro semestre de 2016 em outra IFES, e, aos acadêmicos de outras

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

Sistema de Eventos - Usuário

Sistema de Eventos - Usuário 2013 Sistema de Eventos - Usuário Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 06/06/2013 Sumário 1- Sistema de eventos... 3 1.1 Eventos... 3 1.2 Eventos que participo... 4 1.3 Trabalhos...

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED GUIA PARA INSCRIÇÃO As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.pss.pr.gov.br, no período que consta em edital. O candidato deve possuir Cadastro no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013. 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet

ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013. 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet ORIENTAÇÕES PARA CONFIRMAÇÃO DA VAGA E MATRÍCULA Concurso Vestibular 2013 1ª Etapa Solicitação de confirmação da vaga através da internet Você deve realizar a solicitação de confirmação da vaga através

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2015 PROEN

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2015 PROEN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS 2014 PS-PVO 2014 EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2015

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. Distribuição das vagas disponíveis para transferência por curso e turno:

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. Distribuição das vagas disponíveis para transferência por curso e turno: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. A Diretora da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo e faz saber o número de VAGAS

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DO CÂMPUS POSSE

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DO CÂMPUS POSSE 1 INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DO CÂMPUS POSSE Com a finalidade de simplificar as inscrições em eventos promovidos pelo Câmpus Posse da Universidade Estadual de Goiás (UEG), assim como facilitar

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA PERGUNTAS E RESPOSTAS CRA 1. O que é a CRA? A CRA é a Central de Relacionamento com o Aluno. Um departamento criado para atender às solicitações acadêmicas e financeiras, através de diversificados canais

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa Boletim Técnico Central de Estágio Produto : TOTVS Educacional 11.83.52 Processo : Central de Estágio Subprocesso : Não se aplica Data da publicação : 12/11/2013 A funcionalidade de Central de Estágio

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

EMPRESAS RANDON MANUAL DE ACESSO PORTAL DE FORNECEDOR QUALIDADE

EMPRESAS RANDON MANUAL DE ACESSO PORTAL DE FORNECEDOR QUALIDADE EMPRESAS RANDON MANUAL DE ACESSO PORTAL DE FORNECEDOR QUALIDADE 1 Índice 1. Solicitando acesso ao Portal de Fornecedor...3 2. Configurando o acesso ao Portal de Fornecedor...4 3. Acessando o Portal de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO CGRAD 24/15, DE 12 DE AGOSTO DE 2015 Aprova alteração no calendário letivo detalhado do segundo semestre letivo do ano de 2015 dos Cursos de Graduação ministrados em Belo Horizonte, aprovado

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

FACULDADE RADIAL SÃO PAULO - FARSP CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

FACULDADE RADIAL SÃO PAULO - FARSP CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO FACULDADE RADIAL SÃO PAULO - FARSP CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO 1 SUMÁRIO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS...3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...3 DA COORDENAÇÃO DAS

Leia mais

I - DAS VAGAS 1 Distribuição das vagas disponíveis para transferência por Curso e turno:

I - DAS VAGAS 1 Distribuição das vagas disponíveis para transferência por Curso e turno: EDITAL FATEC CARAPICUIBA Nº.001/2011 DE 14 de Janeiro de 2011 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba no uso de suas atribuições legais faz saber que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

PORTAL DO ALUNO - MANUAL

PORTAL DO ALUNO - MANUAL SUMÁRIO 1. Sobre o Portal do Aluno... 2 2. Acessar o Portal do Aluno... 2 2.1. Acessar o Portal... 2 2.2. Recuperação de senha... 3 2.3.1. Recuperação automática de senha por e-mail... 4 2.3.2. Recuperação

Leia mais

Manual de Orientação de Atividades Complementares

Manual de Orientação de Atividades Complementares Manual de Orientação de Atividades Complementares Lei nº 9.131/95 Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 São Paulo 2015.2 1 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA

SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS SIA Abaixo constam trechos retirados do Manual do Usuário do SIA Sistema de Informações Acadêmicas. A autoria das informações é da equipe do SIA. SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 033, DE 15 DE MAIO DE 2015.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UNIPAMPA. EDITAL N.º 067, de 04 de julho de 2007

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UNIPAMPA. EDITAL N.º 067, de 04 de julho de 2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UNIPAMPA EDITAL N.º 067, de 04 de julho de 2007 ABERTURA DE VAGAS PARA INGRESSO OU REINGRESSO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA, PARA O 2º

Leia mais