Hardware, Software e Sistemas Operacionais Introdução aos Algoritmos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hardware, Software e Sistemas Operacionais Introdução aos Algoritmos"

Transcrição

1 Hardware, Software e Sistemas Operacionais Introdução aos Algoritmos aula 1 Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação Introdução à Computação 1.o sem/2013 Profa Suely ( smaoki@yahoo.com)

2 Hardware Softwares Sistemas Operacionais

3 O que é um computador?

4 Qual a diferença entre um computador e uma torradeira??

5 Computador = Máquina (Hardware) + Software

6 COMPUTADOR É uma máquina que executa cálculos a partir de uma lista de intruções fornecidas.

7 COMPUTADOR Porém, não podemos considerar que um computador é somente uma máquina que seja eletrônica. Computadores já existiam antes da geração e uso controlados da eletricidade.

8 COMPUTADOR Desde as remotas eras da humanidade, o ser humano procurou elaborar ferramentas para realizar cálculos. Os primeiros computadores eram mecânicos, máquinas de calcular. Essas máquinas de calcular realizavam operações matemáticas sequencialmente, umas após as outras.

9 COMPUTADOR Exemplos de calculadoras mecânicas: Calculadora de Pascal Calculadora de Leibnitz Calculadora de Schickard

10 COMPUTADOR Charles Babbage foi o primeiro a projetar uma máquina que poderia receber dados de entrada, processá-los e mostrar esses dados transformados como saída.

11 Modelo da Máquina Analítica de Babage

12 Charles Babbage ( ) - Inglaterra Augusta Ada Byron ( ) Sobre Babbage: br/personalidades_babbage.php Acessado em 14/03/2010

13 Máquina de Babage Máquina Diferencial de Charles Babbage No. 2, com Doron Swade do Museu de Ciência da Califórnia que supervisionou sua construção em (Foto: Museu de Ciência/Biblioteca de Figuras sobre Ciência e Sociedade)

14 Abaixo um detalhe de uma das engrenagens da Máquina de Babbage Projetada em 1822 e construida em 1991, no Science Museum em Londres.

15 Modelo da Máquina Analítica de Babage um dispositivo de entrada; facilidade de armazenar números para processamento; um processador ou calculador numérico; uma unidade de controle central para organizar as tarefas a serem executadas; um dispositivo de saída.

16 Máquina de Babbage Apesar de Babbage não ter conseguido construir essa máquina, mesmo com a ajuda financeira de Ada Byron, o modelo dessa máquina analítica é o mesmo seguido até os dias atuais pelos computadores modernos.

17 Modelo da Máquina Analítica Armazenar Entrada Processar Controlar ( cérebro ) Saída

18 COMPUTADOR Para realizar o processamento e controle dos dados de entrada, um computador dos dias atuais, é uma máquina (hardware) que necessita de uma sequência de instruções (software) para realizar o processamento (cálculos).

19 O que são os SOFTWARES?

20 Softwares Software é uma coleção de programas computacionais e dados relacionados que instruem o computador sobre o que ele deve fazer. O termo surgiu para se opor ao termo hardware que significa dispositivo físico. Em contraste ao hardware, o software é intangível, ou seja, é abstrato.

21 Softwares O termo software é também usado num sentido mais restrito significando software de aplicação somente. Algumas vezes, o termo inclui dados que não são tradicionalmente associados com computadores como filmes, fitas e discos.

22 Softwares

23 Tipos Aplicativos Software de Sistemas de Programação

24 1. Softwares Aplicativos Automação industrial Software comercial Vídeo-games Software aplicado à física telecomunicações Banco de dados Softwares educacionais Softwares de aplicações médicas Software de modelamento molecular Software para edição de imagens Planilhas eletrônicas Simuladores Processador de texto Software para decisão empresarial

25 2. Softwares de Programação compiladores debugadores interpretadores linkers editores de texto

26 3. Softwares de Sistema drivers de dispositivos sistemas operacionais servidores utilitários sistemas com interfaces gráficas (janelas)

27 Sistema Operacional

28 Sumário Definição Funções Básicas 1. Controlar o acesso ao hardware 2. Gerenciar arquivos e pastas 3. Oferecer uma interface de usuário 4. Gerenciar aplicativos Composição 1. Interface com o usuário (gráfica ou não) 2. Kernel 3. Rede 4. Segurança Tipos 1. Batch 2. Interativo 3. Tempo Compartilhado 4. Tempo Real 5. Distribuído Estrutura (arquitetura) 1. Monolítico 2. Em Camadas 3. Máquinas Virtuais 4. Microkernel ou Modelo Cliente-Servidor Exemplos 1. para computadores 2. para aplicativos móveis

29 Sistema Operacional O Sistema Operacional (SO) é o programa em um computador que gerencia o modo como diferentes programas usam seu hardware, e regula os modos como um usuário controla o computador.

30 Sistema Operacional Os Sistemas Operacionais são encontrados na maioria dos dispositivos que contém um computador com múltiplos programas, desde aparelhos celulares, consoles de vídeogames até supercomputadores e servidores web.

31 Aplicativos (softwares) Sistema Operacional (Kernel) Memória Dispositivos

32 Sistema Operacional Funções Básicas: 1. Controlar o acesso ao hardware 2. Gerenciar arquivos e pastas 3. Oferecer uma interface de usuário 4. Gerenciar aplicativos

33 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware O sistema operacional gerencia a interação entre aplicativos e hardware.

34 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware Para ter acesso ao hardware e comunicar-se com ele, o sistema operacional instala um driver de dispositivo para cada componente de hardware.

35 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware O driver de dispositivo é um pequeno programa desenvolvido pelo fabricante e fornecido com o componente de hardware.

36 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware Primeiramente o dispositivo de hardware é instalado, em seguida é instalado o driver de dispositivo, que permite ao sistema operacional comunicar-se com o componente de hardware.

37 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware processo Plug and Play O processo de atribuição de recursos do sistema e instalação de drivers pode ser realizado com PnP (Plug and Play).

38 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware O processo PnP foi introduzido no Windows 95 para simplificar a instalação de novos hardwares. Todos os sistemas operacionais modernos são compatíveis com PnP.

39 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware Com o PnP, o sistema operacional detecta se o hardware é compatível com PnP e instala o driver desse componente.

40 Funções Básicas do Sistema Operacional 1. Controlar o acesso ao hardware Em seguida, o sistema operacional configura o dispositivo e atualiza o Registro, que é um banco de dados que contém todas as informações sobre o computador.

41 Funções Básicas do Sistema Operacional 2. Gerenciar arquivos e pastas

42 Funções Básicas do Sistema Operacional 2. Gerenciar arquivos e pastas O sistema operacional cria uma estrutura de arquivos na unidade de disco rígido para o armazenamento dos dados.

43 Funções Básicas do Sistema Operacional 2. Gerenciar arquivos e pastas Um arquivo é um bloco de dados relacionados que recebe um nome exclusivo e é tratado como uma unidade. Os arquivos de programas e de dados são agrupados em diretórios. Os arquivos e os diretórios são organizados para facilitar a recuperação e o uso.

44 Funções Básicas do Sistema Operacional 2. Gerenciar arquivos e pastas Os diretórios podem conter outros diretórios. Esses diretórios aninhados chamam-se subdiretórios.

45 Funções Básicas do Sistema Operacional 3. Oferecer uma interface de usuário O sistema operacional permite que o usuário interaja com o software e o hardware.

46 Funções Básicas do Sistema Operacional 3. Oferecer uma interface de usuário Existem dois tipos de interfaces de usuário: CLI (Command Line Interface, interface de linha de comando) GUI (Graphical User Interface, interface gráfica de usuário)

47 Funções Básicas do Sistema Operacional 3. Oferecer uma interface de usuário o usuário digita comandos em um prompt. CLI (Command Line Interface, interface de linha de comando)

48 Funções Básicas do Sistema Operacional 3. Oferecer uma interface de usuário o usuário interage com menus e ícones. GUI (Graphical User Interface, interface gráfica de usuário)

49 Funções Básicas do Sistema Operacional 4. Gerenciar aplicativos O sistema operacional localiza um aplicativo e carrega-o na RAM do computador.

50 Funções Básicas do Sistema Operacional 4. Gerenciar aplicativos Aplicativos são programas de software, como editores de texto, bancos de dados, planilhas, jogos e muitos outros.

51 Funções Básicas do Sistema Operacional 4. Gerenciar aplicativos O sistema operacional garante que cada aplicativo tenha os recursos do sistema adequados.

52 Sistema Operacional Composição 1. Interface com o usuário (gráfica ou não) 2. Kernel 3. Rede 4. Segurança

53 Composição do Sistema Operacional 1. Interface com o usuário (gráfica ou não) É o meio de interação entre o usuário e a máquina, podendo ser uma interface: Gráfica (GUI) De linha de comando (CLI)

54 Composição do Sistema Operacional 2. Kernel Execução do programa Interrupções Módulo de proteção, módulo de supervisão e módulos virtuais Gerenciamento de memória Memória virtual Multi-tarefa Acesso a disco e arquivos de sistema Drivers de dsipositivos

55 Kernel

56 Composição do Sistema Operacional 4. Segurança

57 Composição do Sistema Operacional 4. Segurança Devido à ligação dos computadores em rede, a segurança das informações que trafegam entre eles se tornou imprescindível e parte integrante do Sistema Operacional.

58 Composição do Sistema Operacional 3. Rede

59 Sistema Operacional Tipos 1. Batch 2. Interativo 3. Tempo Compartilhado 4. Tempo Real 5. Distribuído

60 Observação Os tipos apresentados no slide anterior foram classificados por Silberschatz, Galvin e Gagne. Há referências que classificam os tipos como: 1. Monoprogramável 2. Multiprogramável ou Multi-tarefa Batch Tempo compartilhado Tempo real 3. Múltiplos processadores

61 Tipos de Sistemas Operacionais 1. Batch Processos (job) com necessidades similares são processados em conjunto e executados pelo computador como um grupo pelo operador ou um sequenciador automático de processos.

62 Tipos de Sistemas Operacionais 1. Batch A performance é aumentada tentando manterse a CPU e os dispositivos de E/S ocupados todo o tempo através de armazenamento temporário em memória (buffering), operação off-line, spooling, e multiprogramação.

63 Tipos de Sistemas Operacionais 1. Batch Batch é bom para executar grande quantidade de processos que precisam de pouca interação; ele pode ser submetido a execução e resgatado posteriormente.

64 Tipos de Sistemas Operacionais 2. Interativo Composto por várias pequenas operações nas quais os resultados da operação seguinte pode não ser predizível. O tempo de resposta precisa ser curto (na escala de segundos), uma vez que o usuário submete e espera pelo resultado.

65 Tipos de Sistemas Operacionais 3. Tempo Compartilhado É o uso do escalonamento da CPU e multiprogramação para fornecer um uso interativo econômico do sistema. A CPU troca rapidamente de um usuário para outro. Ao invés de ter-se um processo definido por cartões de imagens spooled, cada programa o lê de um cartão de controle do terminal e a saída é normalmente mostrada imediatamente na tela.

66 Tipos de Sistemas Operacionais 4. Tempo Real Frequentemente usado em aplicações dedicadas. O sistema lê a informação de sensores e respondem num intervalo fixo de tempo para assegurar uma performance correta.

67 Tipos de Sistemas Operacionais 5. Distribuído A computação é distribuída entre vários processadores físicos.

68 Tipos de Sistemas Operacionais 5. Distribuído Os processadores não compartilham memória ou clock. Ao invés disso, cada processador tem sua própria memória local. Eles se comunicam um com outro através de várias linhas de comunicação, como um barramento de alta velocidade ou linha telefônica.

69 Sistema Operacional Estrutura (arquitetura): 1. Monolítico 2. Em Camadas 3. Máquinas Virtuais 4. Microkernel ou Modelo Cliente-Servidor

70 Estruturas de Sistemas Operacionais (arquitetura) 1. Monolítico Organização mais comum dentre os SO s. É escrito como uma coleção de procedimentos, cada um pode chamar qualquer um dos outros sempre que precisar. Cada procedimento tem uma interface bem definida. Em termos de proteção de informações, não há: cada procedimento é visível para todos os demais. Exemplos: MS-DOS e primeiras versões do UNIX

71 Estruturas de Sistemas Operacionais 1. Monolítico (arquitetura) Modelo de Estrutura Simples para um Sistema Monolítico

72 Estruturas de Sistemas Operacionais 2. Em Camadas (arquitetura) SO como uma hierarquia de camadas, construídas uma sobre a outra. Cada camada possui um conjunto de funções que só é acessível pelas camadas superiores. Primeiro SO em camadas foi construído no Technische Hogeschool Eindhoven, Holanda, por E. W. Dijkstra, em Versões Exemplos: UNIX e MS Windows

73 Estruturas de Sistemas Operacionais (arquitetura) 2. Em Camadas Estrutura do Sistema Operacional THE

74 Estruturas de Sistemas Operacionais (arquitetura) 2. Em Camadas Uma vantagem: as camadas mais internas ficam protegidas devido à estrutura de hierarquia e, como as funções ficam isoladas, a manutenção será mais fácil. Uma desvantagem: desempenho, pois, a cada nova camada deverá se ter um novo nível de acesso.

75 Estruturas de Sistemas Operacionais (arquitetura) 3. Máquinas Virtuais Estrutura do VM/370 com CMS (Conversational Monitor System) Exemplos: Virtual PC, VMware, Vbox, HyperV

76 Estruturas de Sistemas Operacionais (arquitetura) 4. Micro-kernel ou Modelo Cliente-Servidor Modelo cliente-servidor

77 Estruturas de Sistemas Operacionais (arquitetura) 4. Micro-kernel ou Modelo Cliente-Servidor Modelo Cliente-Servidor num Sistema Distribuído

78 Sistema Operacional Exemplos para computadores: Unix Linux Mac OS X Microsoft Windows

79

80 Sistema Operacional Exemplos para aplicativos móveis: Palm OS Symbian Windows Mobile BREW (Binary Runtime Environment for Wireless) Chrome Android

81

82 Lógica de Programação

83 Lógica de programação É a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

84 Seqüência Lógica Estes pensamentos podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser seguidas para cumprir uma determinada tarefa. Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

85 Instruções Na linguagem comum, entende-se por instruções "um conjunto de regras ou normas definidas ou normas para a realização ou emprego de algo". Em computação, porém, a instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar.

86 Algoritmos Um algoritmo é uma seqüência finita de instruções (ou operações básicas) definida sem ambigüidade e executável em tempo finito para se resolver um problema.

87 Um algoritmo deve possuir as seguintes características Ter um objetivo. Ter início e fim. Ter uma seqüência lógica. Ser escrito em termos de ações ou comandos bem definidos (verbos no imperativo). Deve ser fácil de interpretar e codificar, ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.

88 Representação de Algoritmos

89 Representação de Algoritmos em uma Língua Convencional Apresenta um inconveniente em relação a ambigüidade de alguns termos.

90 Exemplo de Algoritmo em Língua Convencional Nome: Telefonema Objetivo: Fazer ligação telefônica através de um telefone fixo Início 1. Tirar o fone do gancho 2. Esperar até ouvir o sinal de linha 3. Teclar o número desejado 4. Se der o sinal de chamar 4.1. Conversar 4.2. Desligar 5. Se não der o sinal de chamar 5.1. Desligar 5.2. Repetir desde o passo 1 Fim

91 Representação de Algoritmos em Pseudo-Código Não apresenta os inconvenientes de ambigüidade de uma língua, nem os rigores de uma linguagem de programação. Esta representação é feita através de um português estruturado com "frases correspondentes às estruturas básicas de programação.

92 Regras para Representação em Pseudo-Código Definir um NOME para o algoritmo; Descrever o OBJETIVO do algoritmo; Descrever a ENTRADA DE DADOS para o algoritmo; Descrever a SAÍDA DE DADOS do algoritmo; O algoritmo deve iniciar com a palavra: INÍCIO; Para indicar o fim do algoritmo utilizamos a palavra: FIM; A palavra que indica ação a ser executada no algoritmo deve estar sublinhada, tais como: início, fim, leia, escreva, se, então, senão, enquanto, faça, até que, para; Usar somente um verbo por frase no modo imperativo; Usar frases simples e curtas; Numerar as frases de acordo com sua a seqüência lógica; Alinhar as instruções de acordo com o nível a que pertençam com a finalidade de destacar a estrutura na qual estão contidos (identação); Incorporar comentários no algoritmo.

93 Exemplo de Algoritmo em Pseudo-Código Nome: CÁLCULO MÉDIA. Objetivo: Calcular a média de um aluno e apresentar se ele foi aprovado ou reprovado. Entrada de Dados: Notas do 1º e 2º bimestre (P1 e P2). Saída de Dados: Média e uma mensagem indicando aprovado ou reprovado. Início Fim. 1. LEIA P1 2. LEIA P2 3. MEDIA (P1 + 2*P2)/3 4. SE MEDIA >= 6.0 ENTÃO IMPRIMA "Aprovado" SENÃO IMPRIMA "Reprovado" FIM-SE 5. IMPRIMA MEDIA

94 Representação de Algoritmos com Fluxograma

95 Fluxograma É uma forma de representar algoritmos na qual símbolos padrões significam instruções e o sentido da sequência lógica é indicada por uma seta.

96 Exemplo de Algoritmo em Fluxograma Nome: CÁLCULO MÉDIA. Objetivo: Calcular a média de um aluno e apresentar se ele foi aprovado ou reprovado. Entrada de Dados: Notas do 1º e 2º bimestre (P1 e P2). Saída de Dados: Média e uma mensagem indicando aprovado ou reprovado.

97 Início Ler Nota do 1º Bim. - P1 Ler Nota do 1º Bim. - P1 Calcular Média M = P1 + 2*P2 3 Falso M >= 7.0 Verdade Mostrar em vídeo "REPROVADO" Mostrar em vídeo "APROVADO" Mostrar em vídeo Média Fim

98 Outros Exemplos

99 Algoritmo para trocar lâmpada Em linguagem convencional...

100 Nome: Troca de lâmpada Objetivo: Trocar uma lâmpada Início 1. Pegar uma escada 2. Posicionar a escada debaixo da lâmpada 3. Pegar uma lâmpada nova 4. Subir na escada 5. Retirar a lâmpada velha 6. Colocar a lâmpada nova 7. Descer na escada 8. Acionar o interruptor 9. Se a lâmpada não acender Repetir as instruções desde o passo 3 Fim

101 Algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número Em linguagem convencional

102 Nome: Operações aritméticas Objetivo: Mostrar o resultado da seguinte seqüência de operações somar dois números e multiplicar o primeiro número pelo resultado da soma Entrada de Dados: dois números Saída de Dados: resultado da operação Início 1.Leia um número 2.Leia outro número 3.Some os dois números 4.Multiplique o resultado da soma pelo primeiro número 5.Mostre o resultado da multiplicação Fim.

103 Algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número Em pseudo-código

104 Nome: Operações aritméticas Objetivo: Mostrar o resultado da seguinte seqüência de operações somar dois números e multiplicar o primeiro número pelo resultado da soma Entrada de Dados: dois números Saída de Dados: resultado da operação Início 1.Leia NUM1 2.Leia NUM2 3.SOMA NUM1 + NUM2 4.MULT NUM1 * SOMA 5.Imprima MULT Fim.

105 Algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número Em linguagem C

106 /* Nome: Operações aritméticas Objetivo: Mostrar o resultado da seguinte seqüência de operações somar dois números e multiplicar o primeiro número pelo resultado da soma Entrada de Dados: dois números Saída de Dados: resultado da operação */ # include <stdio.h> # include <conio.h> void main () { int NUM1, NUM2, SOMA=0, MULT=0; scanf ( %d, &NUM1); scanf ( %d, &NUM2); SOMA = NUM1 + NUM2; MULT = NUM1 * SOMA; printf ( O resultado eh: %d, MULT); getch (); }

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO

Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Conceitos básicos e serviços do Sistema Operacional Prof. Marcos Ribeiro Quinet de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO Tipos de serviço do S.O. O S.O.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 2. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 2. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 2 Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed. LTC,

Leia mais

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel 1 4 Estrutura do Sistema Operacional 4.1 - Kernel O kernel é o núcleo do sistema operacional, sendo responsável direto por controlar tudo ao seu redor. Desde os dispositivos usuais, como unidades de disco,

Leia mais

Figura 01 Kernel de um Sistema Operacional

Figura 01 Kernel de um Sistema Operacional 01 INTRODUÇÃO 1.5 ESTRUTURA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS O Sistema Operacional é formado por um Conjunto de rotinas (denominado de núcleo do sistema ou kernel) que oferece serviços aos usuários e suas aplicações

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceitos de um Sistema Operacional

Sistemas Operacionais. Conceitos de um Sistema Operacional Sistemas Operacionais Conceitos de um Sistema Operacional Modo usuário e Modo Kernel Como já vimos são ambientes de execução diferentes no processador Há um conjunto de funções privilegiadas acessadas

Leia mais

Sistema Operacional Correção - Exercício de Revisão

Sistema Operacional Correção - Exercício de Revisão Prof. Kleber Rovai 1º TSI 22/03/2012 Sistema Operacional Correção - Exercício de Revisão 1. Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções? Não funcionaria.

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Tópico 4 Estrutura do Sistema Operacional Prof. Rafael Gross prof.rafaelgross@fatec.sp.gov.br FUNÇÕES DO NUCLEO As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Arquitetura Sistemas Operacionais Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Plano de Aula Sistemas monolíticos Sistemas em camadas Sistemas micro-núcleo Modelo Cliente-Servidor Máquinas

Leia mais

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves 1 Tipos de Sistemas Operacionais Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 07 Arquitetura de Sistemas Operacionais Prof. Maxwell Anderson www.maxwellanderson.com.br Introdução Conceitos já vistos em aulas anteriores: Definição de Sistemas Operacionais

Leia mais

1.1. Organização de um Sistema Computacional

1.1. Organização de um Sistema Computacional 1. INTRODUÇÃO 1.1. Organização de um Sistema Computacional Desde a antiguidade, o homem vem desenvolvendo dispositivos elétricoeletrônicos (hardware) que funciona com base em instruções e que são capazes

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Computador = hardware + software. Como é formado o meu computador? E como estes componentes se comunicam?

Introdução aos Sistemas Operacionais. Computador = hardware + software. Como é formado o meu computador? E como estes componentes se comunicam? Como é formado o meu computador? Introdução aos Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 1 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Mouse Teclado Monitor Placa de vídeo

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 6 Estrutura de Sistemas Operacionais Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

Programação para Computação

Programação para Computação Universidade Federal do Vale do São Francisco Programação para Computação Professor: Marcelo Santos Linder E-mail: marcelo.linder@univasf.edu.br Ementa Conceito de algoritmo. Lógica de programação e programação

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução Um sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O propósito

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 03 Tipos de Sistemas Operacionais Maxwell Anderson Prof. Maxwell Anderson www.maxwellanderson.com.br Tipos de Sistemas Operacionais Os tipos de sistemas operacionais e a sua

Leia mais

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira

MANUTENÇÃO DE MICRO. Mário Gomes de Oliveira MANUTENÇÃO DE MICRO Mário Gomes de Oliveira 1 IRQ Pedido de atenção e de serviço feito à CPU, para notificar a CPU sobre a necessidade de tempo de processamento. 2 IRQ (Interrupt Request line ou Linha

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores Introdução aos Sistemas Operacionais O que é um Sistema Operacional? Programa que atua como um intermediário entre um usuário do computador ou um programa e o hardware. Os 4

Leia mais

O que veremos nesta aula? Principais Aspectos de Sistemas Operacionais. Visão geral de um sistema computacional

O que veremos nesta aula? Principais Aspectos de Sistemas Operacionais. Visão geral de um sistema computacional O que veremos nesta aula? Principais Aspectos de Sistemas Operacionais Laboratório de Sistemas Operacionais Aula 1 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Tudo o que já vimos antes... Introdução

Leia mais

Sistemas Operacionais 2014 Introdução. Alexandre Augusto Giron alexandre.a.giron@gmail.com

Sistemas Operacionais 2014 Introdução. Alexandre Augusto Giron alexandre.a.giron@gmail.com Sistemas Operacionais 2014 Introdução Alexandre Augusto Giron alexandre.a.giron@gmail.com Roteiro Sistemas Operacionais Histórico Estrutura de SO Principais Funções do SO Interrupções Chamadas de Sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais valnaide@dca.ufrn.br kliger@dca.ufrn.br affonso@dca.ufrn.br

Sistemas Operacionais valnaide@dca.ufrn.br kliger@dca.ufrn.br affonso@dca.ufrn.br Sistemas Operacionais valnaide@dca.ufrn.br kliger@dca.ufrn.br affonso@dca.ufrn.br INTRODUÇÃO O que é um sistema operacional? História dos sistemas operacionais Conceitos dos Sistemas Operacionais Estrutura

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO INSTITUTO POLITÉCNICO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas Operacionais Notas de Aulas: Tópicos 7 e 8 Estrutura do Sistema Operacional São Paulo 2009 1 Sumário

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS 2007

SISTEMAS OPERACIONAIS 2007 SISTEMAS OPERACIONAIS 2007 VISÃO GERAL Sumário Conceito Máquina de Níveis Conceituação de SO Componentes do SO Visões do SO Conceito de Sistemas O que se espera de um sistema de computação? Execução de

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Sistema computacional Sistemas feitos para resolver problemas Problema: como obter determinado resultado, com base em dados

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 04 Software Conteúdo Conceito de Software Classificação de Softwares Conceito de Sistema Operacional(S.O.) FunçõesBásicasdeumS.O. um Arquivos Atributos Diretórios 1 -Conceitos

Leia mais

Algoritmos. Cláudio Barbosa contato@claudiobarbosa.pro.br

Algoritmos. Cláudio Barbosa contato@claudiobarbosa.pro.br Algoritmos Partes básicas de um sistema computacional: Hardware, Software e Peopleware Hardware - Componentes físicos de um sistema de computação, incluindo o processador, memória, dispositivos de entrada,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:

Leia mais

Resumo. Prof. Alejandro - Introdução à Sistemas Operacionais Resumo Informativo, complemente o material assistindo as Aulas 19/08/2015 1

Resumo. Prof. Alejandro - Introdução à Sistemas Operacionais Resumo Informativo, complemente o material assistindo as Aulas 19/08/2015 1 Resumo 19/08/2015 1 1. Tipos de Software 2. Introdução aos Sistemas Operacionais 3. Os Arquivos 4. Funções do Sistema Operacional 5. Programas Utilitários do Sistema Operacional 6. Termos Básicos 7. Tipos

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. Apostila 03 Estrutura do Sistema Operacional UNIBAN

SISTEMAS OPERACIONAIS. Apostila 03 Estrutura do Sistema Operacional UNIBAN SISTEMAS OPERACIONAIS Apostila 03 Estrutura do Sistema Operacional UNIBAN 1.0 O Sistema Operacional como uma Máquina Virtual A arquitetura (conjunto de instruções, organização de memória, E/S e estrutura

Leia mais

Resumo até aqui. Gerenciamento Proteção Compartilhamento. Infra-estrutura de Software

Resumo até aqui. Gerenciamento Proteção Compartilhamento. Infra-estrutura de Software Resumo até aqui Complexidade do computador moderno, do ponto de vista do hardware Necessidade de abstrações software Sistema computacional em camadas SO como uma máquina estendida abstrações SO como um

Leia mais

Introdução aos Sistemas

Introdução aos Sistemas Introdução Introdução aos Sistemas Operacionais 1 2 3... n Ambientes Operacionais Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Compilador Editor de texto Browser Programas

Leia mais

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.

Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu. Classificação de SO (Sistemas Operacionais) Técnico de Informática 2º. Módulo Profa. Madalena Pereira da Silva madalena.silva@ifsc.edu.br Agenda Classificação de SO quanto a: Interface Processamento Tarefas

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Computacionais Introdução

Fundamentos de Sistemas Computacionais Introdução Fundamentos de Sistemas Computacionais Introdução Prof. Eduardo Alchieri Sistema Computacional Hardware Software Usuários Um ou mais processadores, memória, discos, impressoras, teclado, mouse, monitor,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais O que se espera de um sistema de computação? Execução de programas de usuários Permitir a solução de problemas Sistema Operacional (SO) é um programa colocado entre o hardware do

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores

Introdução à Programação de Computadores 1. Objetivos Introdução à Programação de Computadores Nesta seção, vamos discutir os componentes básicos de um computador, tanto em relação a hardware como a software. Também veremos uma pequena introdução

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. André Dutton

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. André Dutton ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. André Dutton EMENTA: Conceitos fundamentais e histórico da ciência da computação; Histórico dos computadores, evolução e tendências; Modalidades de computadores

Leia mais

Hardware e Software. Exemplos de software:

Hardware e Software. Exemplos de software: Hardware e Software O hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 3 1. ARQUITETURA DO COMPUTAÇÃO- SOFTWARE Vimos nos capítulos anteriores que durante muitas décadas vários projetos foram realizados para

Leia mais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais

Apresentação. Ementa da Disciplina. Objetivo da Disciplina. DCA-108 Sistemas Operacionais DCA-108 Sistemas Operacionais Luiz Affonso Guedes www.dca.ufrn.br/~affonso affonso@dca.ufrn.br Apresentação Disciplina básica do curso de Engenharia de Computação Carga-horária: 60h teóricas Associadas

Leia mais

Prof.: Roberto Franciscatto. Capítulo 1.1 Introdução

Prof.: Roberto Franciscatto. Capítulo 1.1 Introdução Sistemas Operacionais Prof.: Roberto Franciscatto Capítulo 1.1 Introdução Tipos de Sistemas Operacionais Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefa Voltados tipicamente para a execução de um único programa.

Leia mais

Introdução. Sistemas Operacionais

Introdução. Sistemas Operacionais FATEC SENAC Introdução à Sistemas Operacionais Rodrigo W. Fonseca Sumário Definição de um S.O. Características de um S.O. História (evolução dos S.O.s) Estruturas de S.O.s Tipos de Sistemas Operacionais

Leia mais

Processamento de Dados

Processamento de Dados Processamento de Dados Execução de Programas Os computadores não entendem nada além de comandos, dados e endereços escritos em linguagem binária, também chamada de linguagem de baixo nível. Ela utiliza

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Sumário. INF01040 Introdução à Programação. Elaboração de um Programa. Regras para construção de um algoritmo

Sumário. INF01040 Introdução à Programação. Elaboração de um Programa. Regras para construção de um algoritmo INF01040 Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação s Seqüenciais Sumário Elaboração de um programa/algoritmo Formas de representação de um algoritmo Elementos manipulados em um programa/algoritmo

Leia mais

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira IFPE Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Anderson Luiz Moreira SERVIÇOS OFERECIDOS PELOS SOS 1 Introdução O SO é formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Aula 02: Conceitos Básicos Conceitos Básicos Conceitos fundamentais: dado, informação e processamento de dados Conceitos de algoritmo, algoritmo ótimo, hardware. Software e

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs. Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com

Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs. Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com OBJETIVOS Descrever os serviços que um sistema operacional oferece aos usuários e outros sistemas

Leia mais

Sistemas Operacionais Introdução. Professora: Michelle Nery

Sistemas Operacionais Introdução. Professora: Michelle Nery Sistemas Operacionais Introdução Professora: Michelle Nery Área de Atuação do Sistema Operacional Composto de dois ou mais níveis: Tipo de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Monotarefas Sistemas

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Professor: João Fábio de Oliveira jfabio@amprnet.org.br (41) 9911-3030 Objetivo: Apresentar o que são os Sistemas Operacionais, seu funcionamento, o que eles fazem,

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade I Introdução. 11/02/2014 Prof. Valeria M. Bastos

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I. Unidade I Introdução. 11/02/2014 Prof. Valeria M. Bastos UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade I Introdução 11/02/2014 Prof. Valeria M. Bastos 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Introdução Conceituação de SO Funções Básicas Breve Histórico Tipos de SO Fundamentos

Leia mais

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br Introdução INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br introdução Tópicos conceitos básicos o que é um programa um programa na memória decifrando um código referência Capítulo

Leia mais

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação CECOMP

Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação CECOMP Algoritmos e Programação Ricardo Argenton Ramos Baseado nos slides do professor Jadsonlee da Silva Sá Ementa Conceito de algoritmo. Lógica de programação e programação estruturada. Linguagem de definição

Leia mais

Infra-Estrutura de Software. Introdução. (cont.)

Infra-Estrutura de Software. Introdução. (cont.) Infra-Estrutura de Software Introdução (cont.) O que vimos Complexidade do computador moderno, do ponto de vista do hardware Necessidade de abstrações software Sistema computacional em camadas SO como

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA

SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA SISTEMAS OPERACIONAIS CAPÍTULO 3 CONCORRÊNCIA 1. INTRODUÇÃO O conceito de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis. O sistemas multiprogramáveis

Leia mais

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Laboratório de Redes Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Active Directory (AD) Samba Máquina virtual Criação de uma máquina virtual Instalação do Windows Server O Active Directory (AD) é um

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação Sistemas Numéricos As informações inseridas em um computador são traduzidos em dados, ou seja, em sinais que podem ser manipulados pelo computador. O computador trabalha

Leia mais

Sistemas Operacionais. INTRODUÇÃO Prof. Rafael Alberto Vital Pinto FACSUL/CESUR

Sistemas Operacionais. INTRODUÇÃO Prof. Rafael Alberto Vital Pinto FACSUL/CESUR Sistemas Operacionais INTRODUÇÃO Prof. Rafael Alberto Vital Pinto FACSUL/CESUR 1 Introdução O que se espera de um sistema de computação? Execução de programas de usuários Permitir a solução de problemas

Leia mais

Visão Geral de Sistemas Operacionais

Visão Geral de Sistemas Operacionais Visão Geral de Sistemas Operacionais Sumário Um sistema operacional é um intermediário entre usuários e o hardware do computador. Desta forma, o usuário pode executar programas de forma conveniente e eficiente.

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I

UFRJ IM - DCC. Sistemas Operacionais I UFRJ IM - DCC Sistemas Operacionais I Unidade I 18/9/2009 Prof. Antonio Carlos Gay Thomé Prof. Aux. Simone Markenson Pech 1 ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE Conceituação de SO Funções Básicas Breve Histórico Tipos

Leia mais

Computação Instrumental

Computação Instrumental Computação Instrumental Sistemas Operacionais Redes de Computadores Engenharia Ambiental 2º Semestre de 2013 1 Software Hardware O Sistema Operacional (SO) é um software que gerencia os recursos do computador,

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

SISTEMAS OPERACIONAIS ABERTOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 2-1. PRINCÍPIOS DE SOFTWARE DE ENTRADA E SAÍDA (E/S) As metas gerais do software de entrada e saída é organizar o software como uma série de camadas, com as mais baixas preocupadas em esconder as

Leia mais

Introdução à Computação: Sistemas de Computação

Introdução à Computação: Sistemas de Computação Introdução à Computação: Sistemas de Computação Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

1.2 Tipos de Sistemas Operacionais

1.2 Tipos de Sistemas Operacionais 1.2 Tipos de Operacionais Tipos de Operacionais Monoprogramáveis/ Monotarefa Multiprogramáveis/ Multitarefa Com Múltiplos Processadores 1.2.1 Monoprogramáveis/Monotarefa Os primeiros sistemas operacionais

Leia mais

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS

I N F O R M Á T I C A. Sistemas Operacionais Prof. Dr. Rogério Vargas Campus Itaqui-RS I N F O R M Á T I C A Sistemas Operacionais Campus Itaqui-RS Sistemas Operacionais É o software que gerencia o computador! Entre suas funções temos: inicializa o hardware do computador fornece rotinas

Leia mais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais

Professor: Roberto Franciscatto. Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Professor: Roberto Franciscatto Curso: Engenharia de Alimentos 01/2010 Aula 3 Sistemas Operacionais Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos

Leia mais

IFTO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO AULA 01

IFTO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO AULA 01 IFTO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO AULA 01 Prof. Manoel Campos da Silva Filho Tecnólogo em Processamento de Dados / Unitins Mestre em Engenharia Elétrica / UnB http://manoelcampos.com mcampos at ifto.edu.br Versão

Leia mais

Arquitetura dos Sistemas Operacionais

Arquitetura dos Sistemas Operacionais Arquitetura dos Sistemas Operacionais Arquitetura de um Sistema Operacional Basicamente dividido em shell é a interface entre o usuário e o sistema operacional é um interpretador de comandos possui embutido

Leia mais

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores Autor: José Augusto Manzano Capítulo 1 Abordagem Contextual 1.1. Definições Básicas Raciocínio lógico depende de vários fatores para

Leia mais

MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 1ª Aula Introdução à Programação de Computadores

MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 1ª Aula Introdução à Programação de Computadores MC102 Algoritmos e Programação de Computadores 1ª Aula Introdução à Programação de Computadores 1. Objetivos Situar a atividade de programação de computadores Apresentar conceitos fundamentais relativos

Leia mais

Aula 3. Sistemas Operacionais. Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.

Aula 3. Sistemas Operacionais. Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress. Sistemas Operacionais Aula 3 Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas (carloseduardoxpto@gmail.com) http://carloseduardoxp.wordpress.com Nunca cone em um computador que você não pode jogar pela janela.

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Aula 05 Rogério Eduardo Garcia (rogerio@fct.unesp.br)

Leia mais

SO - Conceitos Básicos. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola

SO - Conceitos Básicos. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola SO - Conceitos Básicos Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Definição de SO É uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. É uma estrutura

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 Informática Prof. Macêdo Firmino Introdução a Informática Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 25 O Que é um Computador? É uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e

Leia mais

3 Revisão de Software

3 Revisão de Software 1 3 Revisão de Software O software é indispensável para a utilização do hardware. Sem o software para utilizar o computador precisaríamos ter um profundo conhecimento do hardware. Alguns softwares são

Leia mais

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp MC-102 Aula 01 Introdução à Programação de Computadores Instituto de Computação Unicamp 2015 Roteiro 1 Por que aprender a programar? 2 Hardware e Software 3 Organização de um ambiente computacional 4 Algoritmos

Leia mais

Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos

Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos Prof. Vanderlei Bonato Prof. Cláudio Fabiano Motta Toledo Sumário Análise e solução de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 1. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 1. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 1 Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed. LTC,

Leia mais

LP II Estrutura de Dados. Introdução e Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br

LP II Estrutura de Dados. Introdução e Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br LP II Estrutura de Dados Introdução e Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Considerações Gerais Introdução a Linguagem C Variáveis e C Tipos de

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Sistemas Operacionais Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional INTRODUÇÃO Sistema Operacional (S.O.) Aplicativos Formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços aos usuários, às aplicações

Leia mais

Processos e Threads (partes I e II)

Processos e Threads (partes I e II) Processos e Threads (partes I e II) 1) O que é um processo? É qualquer aplicação executada no processador. Exe: Bloco de notas, ler um dado de um disco, mostrar um texto na tela. Um processo é um programa

Leia mais

Sistema de Computação

Sistema de Computação Sistema de Computação Máquinas multinível Nível 0 verdadeiro hardware da máquina, executando os programas em linguagem de máquina de nível 1 (portas lógicas); Nível 1 Composto por registrados e pela ALU

Leia mais

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Sistema Operacional. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sistema Operacional Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Tipos de Sistemas Operacionais; Escalonamento; Gerenciamento de Memória; Bibliografia. Prof. Leonardo Barreto Campos 2/25 Introdução

Leia mais

Introdução. O que vimos. Infraestrutura de Software. (cont.) História dos Sistemas Operacionais. O que vimos 12/03/2012. Primeira geração: 1945-1955

Introdução. O que vimos. Infraestrutura de Software. (cont.) História dos Sistemas Operacionais. O que vimos 12/03/2012. Primeira geração: 1945-1955 O que vimos Infraestrutura de Software Introdução (cont.) Complexidade do computador moderno, do ponto de vista do hardware Necessidade de abstrações software Sistema computacional em camadas SO como uma

Leia mais

Estrutura, Processos e Threads

Estrutura, Processos e Threads Estrutura, Processos e Threads Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2007 1 Sistema computacional A p l i c a t i v o s U t i l i t á r i o s N ú c l e o d o S i s t e m a O p e r a c i o n a l H a r d w

Leia mais

Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01

Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Unidade Central de Processamento (CPU) Processador Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Componentes de um Computador (1) Computador Eletrônico Digital É um sistema composto por: Memória Principal

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. George Gomes Cabral

SISTEMAS OPERACIONAIS. George Gomes Cabral SISTEMAS OPERACIONAIS George Gomes Cabral COMPONENTES GENÉRICOS DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL Hardware Recurso básicos (memória, dispositivos de E/S, CPU) Sistema operacional Controla e coordena o uso do

Leia mais

Noções básicas de Informática: Software

Noções básicas de Informática: Software Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Noções básicas de Informática: Software DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Sobre

Leia mais

Sistemas Operacionais I Parte III Estrutura dos SOs. Prof. Gregorio Perez gregorio@uninove.br 2007. Roteiro. Componentes do Sistema

Sistemas Operacionais I Parte III Estrutura dos SOs. Prof. Gregorio Perez gregorio@uninove.br 2007. Roteiro. Componentes do Sistema Sistemas Operacionais I Parte III Estrutura dos SOs Prof. Gregorio Perez gregorio@uninove.br 2007 Roteiro Serviços Estrutura dos Sistemas Operacionais Funções do Sistema Operacional Chamadas do Sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 3 Software Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br SO - Prof. Edilberto Silva Barramento Sistemas Operacionais Interliga os dispositivos de E/S (I/O), memória principal

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Rafael Zimmermann 1. INFORMÁTICA É a ciência que estuda o processamento de informações. Nasceu da necessidade do homem processar informações cada vez mais complexas e com maior

Leia mais

AULA 3 Introdução ao Software

AULA 3 Introdução ao Software AULA 3 Introdução ao Software Disciplina: Introdução à Informática Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Introdução ao Software Conteúdo: Conceito de Software Classificação de Softwares

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais