Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat"

Transcrição

1 Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País. Tais editais contemplam bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, apoio a eventos e a publicações, entre outros. A periodicidade deste informativo será quinzenal e poderá ser encontrada no site da PPG ( Os pesquisadores interessados em concorrer aos editais, caso necessitem, podem entrar em contato com a Gerência de Pesquisa (GPESQ), para maiores informações e auxílio na elaboração de propostas e projetos através do e dos telefones (71) / Para as próximas edições contamos com a colaboração dos pesquisadores, discentes e demais servidores da UNEB interessados. Envie suas sugestões para:. Acesse aqui os editais. Atenciosamente, Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prof. Aníbal de Freitas Santos Junior - Gerente de Pesquisa / Mat

2 CAPES 2ª Edição FEVEREIRO DE 2018 TITULO: Chamada IODP para Expedição 385 OBJETIVO: O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, que visa investigar a história e a estrutura da Terra, a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, e monitorar ambientes de sub-superfície. O programa reúne parte significativa da comunidade científica atuante nas ciências do mar em águas profundas de diversos países INSCRIÇÃO/CRONOGRAMA Expedição Período da missão Prazo para inscrição Expedição 385 setembro a novembro de de janeiro de 2018 até o dia 15 de abril de 2018 Para maiores informações acesse: e

3 TITULO: EDITAL nº. 41/ Programa Institucional de Internacionalização CAPES - PrInt OBJETIVO: O Programa visa à seleção de Projetos Institucionais de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior ou de Institutos de Pesquisa que tenham ao menos quatro Programas de Pós-Graduação (PPG) recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, dentre os quais deverá haver, ao menos, dois cursos de doutorado. INSCRIÇÃO: CRONOGRAMA Período Até 18 de abril de 2018 Até 30 de maio de 2018 A partir de 1º de junho de 2018 Até 30 de julho de 2018 A partir de agosto de 2018 Atividade prevista Inscrição das propostas Avaliação das propostas Divulgação dos resultados preliminares Análise de recursos e divulgação do resultado final Implementação dos Projetos Institucionais de Internacionalização Para maiores informações acesse:

4 TITULO: Chamada IODP para Expedição 383 OBJETIVO: O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, que visa investigar a história e a estrutura da Terra, a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, e monitorar ambientes de sub-superfície. O programa reúne parte significativa da comunidade científica atuante nas ciências do mar em águas profundas de diversos países. INSCRIÇÃO: CRONOGRAMA Expedição Período da missão Prazo para inscrição Expedição 383 maio a julho de º de dezembro de 2017 até o dia 1º de março de 2018 Para maiores informações acesse: programas-especiais/8643-chamada-iodp-para-expedicao-383

5 TITULO: Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt OBJETIVO: O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha. INSCRIÇÃO/CRONOGRAMA: Inscrição Resultado Início das atividades ou curso de alemão 01 de Dezembro de 2017 a 31 de Maio de de Junho de 2018 a 30 de Novembro de de Dezembro de 2018 a 31 de Maio de de Junho de 2019 a 29 de Novembro de de Dezembro de 2019 a 29 de Maio de 2020 Até 25 de Novembro de 2018 Até 25 de Maio de 2019 Até 25 de Novembro de 2019 Até 25 de Maio de 2020 Até 25 de Novembro de 2020 Março de 2019 a Novembro de 2019 Setembro de 2019 a Maio de 2020 Março de 2020 a Novembro de 2020 Setembro de 2020 a Maio de 2021 Março de 2021 a Novembro de 2021 Para maiores informações acesse:

6 TÍTULO: Programa Institucional de Internacionalização CAPES - PrInt OBJETIVO: O Programa visa à seleção de Projetos Institucionais de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior ou de Institutos de Pesquisa que tenham ao menos quatro Programas de Pós-Graduação (PPG) recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, dentre os quais deverá haver, ao menos, dois cursos de doutorado. INSCRIÇÃO/CRONOGRAMA: Período Até 18 de abril de 2018 Até 30 de maio de 2018 A partir de 1º de junho de 2018 Atividade prevista Inscrição das propostas Avaliação das propostas Divulgação dos resultados preliminares Até 30 de julho de 2018 A partir de agosto de 2018 Análise de recursos e divulgação do resultado final Implementação dos Projetos Institucionais de Internacionalização Para maiores informações acesse:

7 FLUXO CONTÍNUO TITULO: Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração OBJETIVO: Fomentar a pesquisa e estreitar vínculos entre cientistas brasileiros e alemães, preparando para a cooperação entre grupos de pesquisas dos dois países. Também configura como objetivo, facilitar o acesso a bibliotecas e laboratórios especializados, executar pesquisas de campo e proporcionar a possibilidade de publicações conjuntas. INSCRIÇÃO: Fluxo contínuo com, no mínimo, 90 dias de antecedência da viagem. Para maiores informações: cdalemanha@capes.gov.br

8 TITULO: Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVO: Apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil. INSCRIÇÃO: as inscrições estão continuamente abertas aos possíveis candidatos, que deverão participar de processo seletivo na sua Instituição de Ensino Superior. Cabe ao candidato e à IES verificar também os prazos dos trâmites internos da Capes e outras providências que devem ser adotadas antes da implementação da bolsa, para que a data de início das atividades no exterior seja cumprida de acordo com o especificado na Carta de Concessão. CRONOGRAMA Prazos para Capes Inscrição on line Emitir Carta de Concessão e enviar pelo correio Implementar a bolsa Dias No mínimo 3 meses de antecedência do mês de início do estágio no exterior. Até 30 dias após o recebimento pela Capes de com a confirmação dos alunos homologados pela Pró-reitoria. 15 dias úteis antes da viagem. Para maiores informações acesse:

9 CNPq TITULO: Chamada Cnpq/Mctic/Ibama/Associação Abelha Nº 32/2017 OBJETIVO: A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias. INSCRIÇÃO: 30/11/2017 a 09/02/2018 Para maiores informações acesse: M&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=7842

10 FINEP TITULO: Chamada Pública Bilateral Finep CDTI para Projetos de Inovação Tecnológica entre Empresas do Brasil e da Espanha OBJETIVO: Chamada de projetos nos quais haja colaboração efetiva entre as empresas brasileiras e espanholas e que representem inovações para ambos os países ou para o mundo. As empresas brasileiras serão apoiadas por meio de crédito. Data da Publicação: 31/10/2017 Prazo para o envio das Propostas: 30/06/2019. Para maiores informações acesse:

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

Editais Oportunidades de Fomento em Pesquisa

Editais Oportunidades de Fomento em Pesquisa SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO Editais Oportunidades de Fomento em Pesquisa Fevereiro 2016 Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) CAPES O

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA APOIO A INSTITUCIONAL 1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/2016 - CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA Selecionar propostas em cooperação com a

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

N ú c l e o d e E x t e n s ã o BOLETIM INFORMATIVO

N ú c l e o d e E x t e n s ã o BOLETIM INFORMATIVO BOLETIM INFORMATIVO Oportunidades de fomento O NEXT disponibiliza, periodicamente, o Boletim Informativo: oportunidades de fomento, uma relação das principais fontes e oportunidades de fomento disponível

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PDSE CURSO DE DOUTORADO EM DESIGN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PDSE CURSO DE DOUTORADO EM DESIGN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PDSE CURSO DE DOUTORADO EM DESIGN EDITAL PGDesign N.º 01/2015 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN (PGDesign)

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018 Seleção de Projetos Temáticos para o Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt (Edital no. 41/2017)

Leia mais

Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro

Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos O Prêmio tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica

Leia mais

EDITAL Nº. 1/2019 PRPPG/UFES

EDITAL Nº. 1/2019 PRPPG/UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR/2019 EDITAL Nº. 1/2019 PRPPG/UFES A Pró-Reitoria de Pesquisa e (PRPPG) da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PRPG) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) /2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PRPG) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) /2019 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PRPG) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) - 2018/2019 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível

Leia mais

EDITAL Nº 20, de 23 de setembro de 2016.

EDITAL Nº 20, de 23 de setembro de 2016. EDITAL Nº 20, de 23 de setembro de 2016. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFVJM e a Coordenação do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Odontologia (PPGODONTO) da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNO PPG FISIOLOGIA - BOLSAS PDSE -CAPES 2017/2018 DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNO PPG FISIOLOGIA - BOLSAS PDSE -CAPES 2017/2018 DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR EDITAL DE SELEÇÃO INTERNO PPG FISIOLOGIA - BOLSAS PDSE -CAPES 2017/2018 DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR O Programa de Pós Graduação em Fisiologia atendendo o instituído pelo edital CAPES 47/2017, torna

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONVITE PROPPG 03/209 - ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL

Leia mais

Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná EDITAL Nº 01/2016 SELEÇÃO PARA BOLSA DE DOUTORADO SANDUÍCHE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UFPR O Colegiado do Programa de Pós-Graduação no uso de suas atribuições, após deliberações

Leia mais

3. Requisitos do coorientador estrangeiro (compreendido segundo regulamento CAPES como coorientador no exterior):

3. Requisitos do coorientador estrangeiro (compreendido segundo regulamento CAPES como coorientador no exterior): Edital para Candidaturas às Bolsas PPGH/UFF-PDSE/CAPES - 2017 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGH-UFF interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/) O PPGE, no âmbito do Programa Capes/PRINT, abre processo seletivo para a concessão das seguintes bolsas, com início entre agosto e dezembro de 2019: 1. Doutorado

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL REFERENTE À CHAMADA PÚBLICA CNPq APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS

SELEÇÃO INTERNA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL REFERENTE À CHAMADA PÚBLICA CNPq APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital PROPPG 02/2019 SELEÇÃO INTERNA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA INSTITUCIONAL REFERENTE À CHAMADA PÚBLICA CNPq 2018 - APOIO À FORMAÇÃO DE DOUTORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 05/2017

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 05/2017 VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 05/2017 Dispõe sobre a inscrição e seleção de estudantes de doutorado em Modelagem Matemática ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche

Leia mais

TUTORIAL CAPES Nº 26/2017 PROGRAMA IODP (International Ocean Discovery Program)

TUTORIAL CAPES Nº 26/2017 PROGRAMA IODP (International Ocean Discovery Program) TUTORIAL CAPES Nº 26/2017 PROGRAMA IODP (International Ocean Discovery Program) Julho/2017 TUTORIAL CAPES Nº 26/2017 PROGRAMA IODP (International Ocean Discovery Program) Apresentação: Este tutorial tem

Leia mais

BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR Agosto/2016 EDITAL Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR O Presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Pernambuco Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação

Ministério da Educação Universidade Federal de Pernambuco Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação Ministério da Educação Universidade Federal de Pernambuco Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação Edital Propesq nº 01/2019 Concessão de Bolsas PDSE/Capes [Atualizado pela Retificação nº

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA. Edital n 01/2018-PPGH Seleção interna para o Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (2018).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA. Edital n 01/2018-PPGH Seleção interna para o Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (2018). UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Edital n 01/2018-PPGH Seleção interna para o Programa de Doutorado Sanduiche

Leia mais

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVOS

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVOS OBJETIVOS Oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos e a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa por estudantes brasileiros; Ampliar o nível de colaboração e de publicações

Leia mais

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO N 01/2016 DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR (PSDE)

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO N 01/2016 DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR (PSDE) EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO N 01/2016 DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR (PSDE) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN), nível de mestrado e doutorado da Universidade Federal

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS (AS) PARA BOLSA PDSE/CAPES

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS (AS) PARA BOLSA PDSE/CAPES CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS (AS) PARA BOLSA PDSE/CAPES A Comissão de Bolsas do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) da Universidade Federal

Leia mais

Edital 01 / 2016 HISTÓRIA

Edital 01 / 2016 HISTÓRIA Edital 01 / 2016 Define os procedimentos para inscrição e seleção de doutorandos(as) do PPGHIS- interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da

Leia mais

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2017-2018 Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica 1. Informações preliminares 1.1. Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,

Leia mais

BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN PRÓ REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN PRÓ REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN PRÓ REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE EDITAIS DE RESIDÊNCIA EM PESQUISA BBM-PRCEU- USP EDITAL 2015 DISPÕE SOBRE

Leia mais

Edital de processo seletivo para bolsa de pós- doutorado PNPD/CAPES PPG- Biologia Química

Edital de processo seletivo para bolsa de pós- doutorado PNPD/CAPES PPG- Biologia Química Edital de processo seletivo para bolsa de pós- doutorado PNPD/CAPES PPG- Biologia Química O Programa de Pós-Graduação em Biologia Química (PPGBQ) torna pública a abertura de inscrições para o processo

Leia mais

PROJETO CAPES-PRINT / UFPR CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE BOLSAS. 1. A seleção dos beneficiários será realizada por Área Temática.

PROJETO CAPES-PRINT / UFPR CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE BOLSAS. 1. A seleção dos beneficiários será realizada por Área Temática. PROJETO CAPES-PRINT / UFPR Critérios gerais: CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE BOLSAS 1. A seleção dos beneficiários será realizada por Área Temática. 2. Cada Área Temática irá constituir uma Comissão de Seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche do Exterior (PDSE)

Leia mais

TUTORIAL DO EDITAL CAPES Nº 07/2017. PROGRAMA MATH AmSud/CAPES

TUTORIAL DO EDITAL CAPES Nº 07/2017. PROGRAMA MATH AmSud/CAPES TUTORIAL DO EDITAL CAPES Nº 07/2017 PROGRAMA MATH AmSud/CAPES Abril/2017 EDITAL CAPES Nº 07/2017 PROGRAMA MATH AmSud/CAPES Este tutorial tem por finalidade orientar os interessados a apresentarem propostas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL nº.002/2019-propg BOLSAS DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR E JUNIOR NO EXTERIOR, PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL, JOVEM

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Edital de Seleção interna para solicitação de Bolsa SANDUÍCHE NO EXTERIOR através do Programa Institucional de Internacionalização USP/CAPES PrInt USP/CAPES EDITAL Nº 01/2019 - PrInt USP/CAPES ATENÇÃO!!!

Leia mais

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - Etapa interna de Seleção

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - Etapa interna de Seleção PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - Etapa interna de Seleção O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem torna público o edital de seleção interna de candidaturas para o Programa de Doutorado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N. EDITAL DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE REVERSO (PDSR) N.º 01/2018-PROPP A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), considerando - as competências

Leia mais

EDITAL Nº 34/2017 PRPGPE

EDITAL Nº 34/2017 PRPGPE EDITAL Nº 34/2017 PRPGPE A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PRPGPE) do Centro Universitário Franciscano torna público que, no período de 13 de dezembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 01/2019 PPGE EDITAL PARA CANDIDATURA À BOLSA PPGE/UFJF-PDSE/CAPES 2019 EMENTA: Normatiza os procedimentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL n.º 002/2019-PROPG BOLSAS DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR E JÚNIOR NO EXTERIOR, PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL,

Leia mais

N ú c l e o d e E x t e n s ã o BOLETIM INFORMATIVO

N ú c l e o d e E x t e n s ã o BOLETIM INFORMATIVO BOLETIM INFORMATIVO Oportunidades de fomento O NEXT disponibiliza, periodicamente, o Boletim Informativo: oportunidades de fomento, uma relação das principais fontes e oportunidades de fomento disponível

Leia mais

UNEB Universidade do Estado da Bahia. Rua Silveira Martins, nº 2555, Cabula, Salvador Bahia. CEP: Tel.:

UNEB Universidade do Estado da Bahia. Rua Silveira Martins, nº 2555, Cabula, Salvador Bahia. CEP: Tel.: PROGRAMA O Programa de Apoio à Pós Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil PGPSE, constitui ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação

Leia mais

EDITAL INTERNO N.º 01/2019 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS(AS) PARA BOLSA PDSE/CAPES

EDITAL INTERNO N.º 01/2019 PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS(AS) PARA BOLSA PDSE/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Av. Reitor Miguel Calmon - Vale do Canela - 40110-100 - Salvador - Bahia - Brasil - Tel/Fax. (071) 3283-7263 :.

Leia mais

EDITAL Nº 29/2016 PRPGPE

EDITAL Nº 29/2016 PRPGPE EDITAL Nº 29/2016 PRPGPE A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PRPGPE) do Centro Universitário Franciscano torna público que, no período de 31 de agosto a 16 de setembro de 2016, estarão

Leia mais

E D I T A L D G / F A E D N o 40/

E D I T A L D G / F A E D N o 40/ Direção Geral E D I T A L D G / F A E D N o 40/ 2 0 1 7 A Diretora Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, no uso de suas atribuições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS LABORATORIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO INTERESSADOS EM PARTICIPAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 02/2018 PPGE EDITAL PARA CANDIDATURA À BOLSA PPGE/UFJF-PDSE/CAPES 2018 EMENTA: Normatiza os procedimentos

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. DESCRIÇÃO: A coordenação do Programa de Pós-graduação Epidemiologia da Universidade Federal do Rio

Leia mais

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 19/2016

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 19/2016 VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 19/2016 Dispõe sobre a inscrição e seleção de estudantes de doutorado em Educação nas Ciências ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 01/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 01/2019 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) torna público o presente edital de seleção interna do Programa Institucional de Doutorado

Leia mais

TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 12/2017 PROGRAMA PROBRAL CAPES/DAAD

TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 12/2017 PROGRAMA PROBRAL CAPES/DAAD TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 12/2017 PROGRAMA PROBRAL CAPES/DAAD Maio/2017 TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 12/2017 PROGRAMA PROBRAL CAPES/DAAD A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Leia mais

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES - 2019 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPSIG-UFF interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional

Leia mais

EDITAL Nº 17/ DOS OBJETIVOS

EDITAL Nº 17/ DOS OBJETIVOS ESCOLA DE SAÚDE E MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PSICOLOGIA EDITAL Nº 17/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) Da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATURAS A BOLSAS PDSE 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATURAS A BOLSAS PDSE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATURAS A BOLSAS PDSE 2018 Alunos de doutorado podem realizar um estágio de 06 (seis) até 12 (doze) meses para desenvolver atividades no exterior que sejam complementares e essenciais

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DE RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DE RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DE RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) PERÍODO DE VIGÊNCIA DA BOLSA: 01/JANEIRO 2014 A 01/JANEIRO

Leia mais

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES - 2018 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPSIG-UFF interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional

Leia mais

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES

Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES Edital para Candidatura à Bolsa PPSIG/UFF-PDSE/CAPES - 2017 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPSIG-UFF interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional

Leia mais

Excelência para Programas com curso de Doutorado - Internacionalização

Excelência para Programas com curso de Doutorado - Internacionalização EDITAL 02/2016 PPG/PROPESQ Excelência para Programas com curso de Doutorado - Internacionalização A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL Nº 05/ PPGSS

EDITAL Nº 05/ PPGSS EDITAL Nº 05/2017 - PPGSS A Coordenadora em exercício do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte PPGSS/UFRN, no exercício das competências previstas na

Leia mais

EDITAL Nº 10/2018 PRPGPE

EDITAL Nº 10/2018 PRPGPE EDITAL Nº 10/2018 PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano, torna público que, no período de 12 de março a 19 de março de 2018, estarão

Leia mais

CANDIDATO. Francês (nível mínimo) DALF, DELF ou TCF. Cert. do Instituto Goethe

CANDIDATO. Francês (nível mínimo) DALF, DELF ou TCF. Cert. do Instituto Goethe RESUMO DO EDITAL Nº 47/2017 - PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - 2017/2018 Os itens em destaques representam as principais mudanças ocorridas. GERAL Apenas alunos regularmente matriculados em

Leia mais

1º Termo de Retificação ao Edital de Seleção n. 003/PPGEF/2016

1º Termo de Retificação ao Edital de Seleção n. 003/PPGEF/2016 1º Termo de Retificação ao Edital de Seleção n. 003/PPGEF/2016 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, no uso de suas atribuições, torna público, para o conhecimento dos interessados,

Leia mais

Bauru, 26 de fevereiro de Prof. Dr. Daniel Jugend Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

Bauru, 26 de fevereiro de Prof. Dr. Daniel Jugend Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia Produção FEB UNESP - Bauru Edital PROPG-PDSE 01/2019 Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Convênio CAPES-PRINT-UNESP) O

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto EDITAL PROPP/UFOP 01/2019 O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital para a seleção de bolsistas

Leia mais

RESUMO DO EDITAL Nº 02/2015 DE SELEÇÃO PARA PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA, PROJETOS DE PARCERIAS UNIVERSITÁRIAS E CANDIDATURAS INDIVIDUAIS: PROGRAMA

RESUMO DO EDITAL Nº 02/2015 DE SELEÇÃO PARA PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA, PROJETOS DE PARCERIAS UNIVERSITÁRIAS E CANDIDATURAS INDIVIDUAIS: PROGRAMA RESUMO DO EDITAL Nº 02/2015 DE SELEÇÃO PARA PROJETOS CONJUNTOS DE PESQUISA, PROJETOS DE PARCERIAS UNIVERSITÁRIAS E CANDIDATURAS INDIVIDUAIS: PROGRAMA GERAL DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - PGCI Salvador Fev/2016

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 03/17 Seleção de doutoranda(o)s do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais-UFJF à Bolsa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE Capes 1. Objetivo do Programa O PDSE é um programa

Leia mais

EDITAL DIPPG/DEPOG Nº01/2019 DE 16 DE JANEIRO DE 2019

EDITAL DIPPG/DEPOG Nº01/2019 DE 16 DE JANEIRO DE 2019 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIPPG DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPOG EDITAL DIPPG/DEPOG Nº01/2019 DE 16 DE JANEIRO DE 2019 CANDIDATURA

Leia mais

EDITAL 01/ SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

EDITAL 01/ SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE QUÍMICA COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01/2018 - SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

RESUMO DO EDITAL DA CAPES Nº 14/2017 PROGRAMA BRAGFOST 2018/2019

RESUMO DO EDITAL DA CAPES Nº 14/2017 PROGRAMA BRAGFOST 2018/2019 RESUMO DO EDITAL DA CAPES Nº 14/2017 PROGRAMA BRAGFOST 2018/2019 Maio/2017 RESUMO DO EDITAL DA CAPES Nº 14/2017 PROGRAMA BRAGFOST 2018/2019 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Leia mais

EDITAL 02/2019 SELEÇÃO INTERNA PARA CANDIDATURA À BOLSA DE DOUTORADO SANDUÍCHE PRINT-UFRGS 2019

EDITAL 02/2019 SELEÇÃO INTERNA PARA CANDIDATURA À BOLSA DE DOUTORADO SANDUÍCHE PRINT-UFRGS 2019 EDITAL 02/ SELEÇÃO INTERNA PARA CANDIDATURA À BOLSA DE DOUTORADO SANDUÍCHE PRINT-UFRGS A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica PROMEC, torna público a abertura das inscrições,

Leia mais

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES

Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES Edital 001/2018 Seleção Bolsa PNPD/CAPES A Coordenação do PPGEduC, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de concessão de 1 (uma) bolsa de estudo do Programa Nacional de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO CHAMADA PROPPI PARA PRÊMIOS UFF DE EXCELÊNCIA / 01/11/2017 A PROPPI - Pró-reitoria

Leia mais

Edital Univates/PDSE-Capes n2 01/2014

Edital Univates/PDSE-Capes n2 01/2014 Edital Univates/PDSE-Capes n2 01/2014 1-N Processo Seletivo do Centro Universitário para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. Aprova o Regulamento de pós-doutorado da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 07 de dezembro de 2012 complementar às Chamadas Públicas n 118 a 135 Graduação-Sanduíche Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha,

Leia mais

1 APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

1 APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DOCENTE PROINTER A (PROPG), a Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI), a (PROGRAD) e a (AAI) da Universidade Federal da Bahia comunicam a criação do PROINTER.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Pro-Reitoria de Pós Graduação Pro-Reitoria de Pesquisa. ANÁLISE SOBRE o Edital Capes Print Edital 41/

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Pro-Reitoria de Pós Graduação Pro-Reitoria de Pesquisa. ANÁLISE SOBRE o Edital Capes Print Edital 41/ UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Pro-Reitoria de Pós Graduação Pro-Reitoria de Pesquisa ANÁLISE SOBRE o Edital Capes Print Edital 41/2017 20.02.2018 INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Edital 03/2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2017/CAPES)

Edital 03/2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2017/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Edital 03/2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2017/CAPES) A Coordenação

Leia mais

4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018

4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018 4º EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS AO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/Capes 2018 EMENTA: Normatiza os procedimentos para inscrição e seleção de alunos do PPGE-UFJF interessados na candidatura

Leia mais

EDITAL Nº 023/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

EDITAL Nº 023/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA EDITAL Nº 023/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que estarão abertas, no período de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EDITAL 01/2019 EDITAL 01/2019 PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR 2019-2020 Através deste Edital, abrem-se, conforme definido no cronograma abaixo, as inscrições para candidatura a realização de Doutorado Sanduíche

Leia mais

Finep Brasil-Espanha Chamada Pública Bilateral. CDTI para projetos de inovação tecnológica entre empresas do Brasil e Espanha

Finep Brasil-Espanha Chamada Pública Bilateral. CDTI para projetos de inovação tecnológica entre empresas do Brasil e Espanha Finep Brasil-Espanha Chamada Pública Bilateral CDTI para projetos de inovação tecnológica entre empresas do Brasil e Espanha Objetivo SUBVENÇÃO ECONÔMICA Apoiar a colaboração efetiva entre as empresas

Leia mais

TUTORIAL DO EDITAL CAPES Nº 6/2017. PROGRAMA STIC AmSud/CAPES

TUTORIAL DO EDITAL CAPES Nº 6/2017. PROGRAMA STIC AmSud/CAPES TUTORIAL DO EDITAL CAPES Nº 6/2017 PROGRAMA STIC AmSud/CAPES Abril/2017 PROGRAMA STIC AmSud/CAPES EDITAL Nº 6/2017 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, Fundação Pública,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

ANEXO 1 Modelo Estruturado para Apresentação da Proposta Institucional. 1. Instituição de Origem

ANEXO 1 Modelo Estruturado para Apresentação da Proposta Institucional. 1. Instituição de Origem ANEXO 1 Modelo Estruturado para Apresentação da Proposta Institucional 1. Instituição de Origem 1.1 Dados de cadastro 1.1.1 Nome da IES ou ICT 1.1.2 Endereço completo 1.1.3 Telefone 1.1.4 Percentual de

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL DE SELEÇÃO INTERNO PPG FARMACOLOGIA - BOLSAS PDSE/CAPES DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR O Programa de Pós Graduação em atendendo o instituído pelo edital CAPES 47/2017, torna público o presente

Leia mais

E D I T A L D G / F A E D N o 0 3 /

E D I T A L D G / F A E D N o 0 3 / Direção Geral E D I T A L D G / F A E D N o 0 3 / 2 0 1 9 A Diretora Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, no uso de suas atribuições

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR 1. FINALIDADE Abrir as inscrições para candidaturas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa

Leia mais

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a 20 de novembro de 2017, encontram-se

Leia mais

Edital 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES, ANO LETIVO DE 2018

Edital 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES, ANO LETIVO DE 2018 Edital 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES, ANO LETIVO DE 2018 O Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGG) informa que estarão

Leia mais

Edital 02/2016 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES)

Edital 02/2016 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Edital 02/2016 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES)

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO DE CANDIDATURAS PARA BOLSAS DA COTA DO PPGF 2019 NO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO (CAPES/PRINT) DA UFRJ

E D I T A L SELEÇÃO DE CANDIDATURAS PARA BOLSAS DA COTA DO PPGF 2019 NO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO (CAPES/PRINT) DA UFRJ E D I T A L SELEÇÃO DE CANDIDATURAS PARA BOLSAS DA COTA DO PPGF 2019 NO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO (CAPES/PRINT) DA UFRJ O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, em função do ofício CGBP/DRI/CAPES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS EDITAL No. 04/2018

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS EDITAL No. 04/2018 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS EDITAL No. 04/2018 SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA CONCORRER AO PROGRAMA DE BOLSAS DE

Leia mais

PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR EDITAL CAPES 19/2016.

PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR EDITAL CAPES 19/2016. PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR EDITAL CAPES 19/2016. A coordenação do PPGAV no uso de suas atribuições e de acordo com o edital 19 do

Leia mais