Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro"

Transcrição

1 Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro

2 Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos O Prêmio tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico assim como promover a inovação na temática de métodos alternativos à experimentação animal, bem como no ensino, sempre voltados ao Princípio dos 3Rs (ou Reduction, Refinement and Replacement, em inglês). Serão duas as categoria de premiação: i) Produção Acadêmica, e ii) Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Inscrições até 20 de outubro de 2017 Acesse:

3 Bolsas para estudar na Universidade de Melbourne, Austrália O Human Rights Scholarship é um programa da Universidade de Melbourne que beneficia estudantes interessados em realizar pósgraduação na área dos direitos humanos. As bolsas para estudar na Austráliatêm duração de até dois anos para mestrado e até três anos para doutorado. Inscrições até 31 de outubro de 2017 Acesse:

4 EDITAL Nº 041/2017 FAPEMA - APOIO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRIORIZADOS E SUPORTE ÀS AÇÕES TRANSVERSAIS NO ÂMBITO DE ATUAÇÃO DA SEINC Apoiar a implementação de ações de suporte às intervenções não finalísticas relacionadas à estruturação dos Arranjos Produtivos Locais priorizados no âmbito da Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão SEINC, particularmente no que tange a elaboração de estudos técnicos, pesquisas, levantamentos de campo, desenho e análises de cenários voltadas ao fomento do desenvolvimento econômico doestado domaranhão. Inscrições até 23 de outubro de 2017 Acesse:

5 Prêmio Tecnologias de Impacto Novas soluções WIRELESS e IOT_2017 Com o objetivo de reconhecer inventores brasileiros que desenvolvem as tecnologias que transformam a maneira com que interagimos com o mundo e uns com os outros, anunciamos o Prêmio Tecnologias de Impacto - Novas soluções wireless e IoT. Uma realização da Qualcomm com o apoio institucional do CNI, CNPq e INPI, que selecionará soluções inovadoras e inéditas no campo das telecomunicações. Tudo isso porque nós acreditamos que o mundo em que viveremos amanhã é este que inventamos hoje. Inscrições até 30 de outubro de 2017 Acesse:

6 Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação Na edição 2017, o Prêmio destaca pesquisadores cujos trabalhos tenham aplicação efetiva na resolução de problemas reais relativos a ecologia e conservação da natureza. A cerimônia de premiação acontece nodia 13 de dezembro, na sede da CAPES, em Brasília. Serão avaliados itens como artigos científicos, livros e capítulos, patentes e orientações em cursos de pós-graduação. Os critérios de premiação serão originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação. Inscrições até 03 de Novembro de 2017 Acesse:

7 MED SAÚDE EDITAL FAPEMA Nº 033/2017 MED SAÚDE Apoiar projetos de extensão, em interface com a pesquisa, relacionados ao monitoramento de serviços de saúde prestados nos polos regionais de Pinheiro e Caxias, com foco na realidade epidemiológica, sanitária e sociocultural das regiões onde os cursos de medicina estão inseridos, bem como, propor projetos de intervenção na rede assistencial, de acordo com os resultados obtidos. Inscrições até 06 de novembro de 2017 Acesse:

8 EDITAL DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA 2017 Inovar é fundamental para a competitividade da indústria brasileira. O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa que valoriza essa prática, financiando o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Em 4 de abril de 2017, SENAI, SESI e SEBRAE realizaram o lançamento do Edital de Inovação para a Indústria Empresas de qualquer porte podem inscrever nas seis categorias do Edital. No total, R$ 53,6 milhões em aportes serão disponibilizados por meio da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria. A Categoria A do Edital 2017 terá fluxo contínuo de submissão de propostas. Inscrições até 06 de novembro de 2017 Acesse:

9 Prêmio Andifes de Jornalismo A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) abriu inscrições para o Prêmio Andifes de Jornalismo Em sua 18ª edição da premiação busca incentivar a produção jornalística e estimular o debate sobre educação, premiando matérias sobre ensino superior e educação básica, veiculadas em jornais, revistas e sites jornalísticos. Inscrições até 17 de novembro de 2017 Acesse:

10 EDITAL Nº 038 / 2017 ESTÁGIO NACIONAL Estimular a realização de estágios e intercâmbios de curta duração em parceria com instituições de ensino superior (IES) e/ou pesquisa ou empresas localizadas no Brasil (no Maranhão e em outros estados), visando a experiência no campo profissional de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Inscrições até 21 de novembro de 2017 Acesse:

11 EDITAL Nº 037 / 2017 ESTÁGIO INTERNACIONAL Estimular a realização de estágios e intercâmbios de curta duração em parceria com instituições de ensino superior (IES) e/ou pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil, visando o aperfeiçoamento profissional e a experiência internacional de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Inscrições até 21 de novembro de 2017 Acesse:

12 Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt O Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt é uma iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento. A parceria visa à internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores, de reconhecido mérito científico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha. Modalidades de bolsas: Pós-doutorado e Pesquisador experiente Inscrição chamada 12: até 30 de Novembro de 2017 Acesse:

13 PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE LIVROS, COLETÂNEAS E CATÁLOGOS EDITAL N.º 043 / 2017 NEIVA MOREIRA LIVROS FAPEMA Tem como objetivo incentivar a divulgação técnico-científica de natureza inédita, por meio do apoio a partir da publicação de livros, coletâneas e catálogos em todas as áreas do conhecimento. Inscrições até 18 de dezembro de Acesse:

14 Empreendedor Global: programa de estágio no exterior em startups da AIESEC O Global Entrepreneur ou Empreendedor Global, em português, é um intercâmbio da AIESEC que propõe um estágio no exterior dentro de uma startup. Esse programa é um pouco diferente de outros programas da AIESEC, como o Talentos Globais. O Empreendedor Global tem duração de seis a oito semanas e oferece oportunidades em vários países. Para participar, é preciso ter nível avançado em inglês ou espanhol. O Empreendedor Global estimula o desenvolvimento das competências e do espírito empreendedor dos participantes. Os selecionados ganham experiência no segundo setor e podem aprimorar a sua capacidade de liderança. Além disso, o programa é uma oportunidade para atuar em organizações que causam alto impacto na sociedade. Inscrições até 31 dedezembro de2017 Acesse:

15 EDITAL VALE-FAPEMA nº 039/2017 COOPERAÇÃO VALE/FAPEMA PARA APOIO À PESQUISA EM LOGÍSTICA E SOCIEDADE Apoiar atividades de pesquisa científica e tecnológica, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação a serem desenvolvidos por grupos de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no estado do Maranhão e em parceria com a VALE. Inscrições até 15 de janeiro de 2018 Acesse:

16 Reativação de bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior As bolsas SWE são destinadas a alunos formalmente matriculados em curso de doutorado no Brasil para usufruírem, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados ou de desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. As indicações estão abertas para os pesquisadores que manifestaram interesse a partir de contato feito pelo CNPq com os coordenadores do projeto, em junho deste ano. A solicitação deve ser feita por meio da Plataforma Carlos Chagas. Acesse: e

17 CCSST UFMA Ascom UFMA Imperatriz

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA APOIO A INSTITUCIONAL 1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/2016 - CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA Selecionar propostas em cooperação com a

Leia mais

Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial PPITI

Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial PPITI Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial PPITI Anápolis 2011 Programa Próprio de Iniciação Tecnológica Industrial - PPITI 1. Justificativa A inovação tecnológica é a introdução no mercado de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO CHAMADA PROPPI PARA PRÊMIOS UFF DE EXCELÊNCIA / 01/11/2017 A PROPPI - Pró-reitoria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO- PNPD/C APES EDITAL PPGE-1/2017

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO- PNPD/C APES EDITAL PPGE-1/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO -PPGE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO- PNPD/C APES

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

EDITAL PPGSP PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES 2016

EDITAL PPGSP PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES 2016 EDITAL PPGSP PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD-CAPES 2016 O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF informa que

Leia mais

TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 15/2017. Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha Seleção 2017/2018

TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 15/2017. Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha Seleção 2017/2018 TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 15/2017 Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha Seleção 2017/2018 CAPES/CNPq/DAAD Chamada CNPq nº. 04/2017 Maio/2017 TUTORIAL DO EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO PROPEGI/UPE

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO PROPEGI/UPE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO PROPEGI/UPE PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UPE EDITAL AMD e AQD 2017 Finalidade Este documento estabelece

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016) - CAPES

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016) - CAPES UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY ESCOLA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, LETRAS, ARTES E HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO HUMANIDADES, CULTURAS E ARTES poshumanas@unigranrio.com.br EDITAL

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DOUTORADO EM LETRAS ASSOCIAÇÃO AMPLA UCS/UNIRRITER

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DOUTORADO EM LETRAS ASSOCIAÇÃO AMPLA UCS/UNIRRITER A Comissão de Bolsas do Programa de Doutorado em Letras Associação Ampla UCS/UniRitter, em consonância com o Colegiado do Programa, no exercício de suas atribuições, torna públicas, para conhecimento dos

Leia mais

Eliana Sá 10/04/2014

Eliana Sá 10/04/2014 Eliana Sá 10/04/2014 Sistema Indústria Federal CNI SESI DN Estadual Federações de Indústrias SESI DR SENAI DN SENAI DR IEL NC IEL NR Desenvolvimento Empresarial Fonte imagem: http://miyashita.com.br/?id=119&m=387.

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES)

Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2015/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Edital 01/2015 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD

Leia mais

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 05/2017

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 05/2017 VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº 05/2017 Dispõe sobre a inscrição e seleção de estudantes de doutorado em Modelagem Matemática ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche

Leia mais

EDITAL Nº 17/ DOS OBJETIVOS

EDITAL Nº 17/ DOS OBJETIVOS ESCOLA DE SAÚDE E MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PSICOLOGIA EDITAL Nº 17/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) Da

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado (Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais

Leia mais

A FAPEMA atua em parceria com os diversos setores da sociedade a fim de inserir a Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento humano,

A FAPEMA atua em parceria com os diversos setores da sociedade a fim de inserir a Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento humano, A importância das fundações de amparo à pesquisa na atuação dos NIT s Presidente: Dra. Rosane Nassar Meireles Guerra Assessora de planejamento: Márcia Maciel www.fapema.br A FAPEMA atua em parceria com

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA (PATOLOGIA E CIÊNCIAS CLÍNICAS) PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA PNPD-CAPES

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA PNPD-CAPES EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA PNPD-CAPES O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia - PPGRNA da Universidade Federal do Oeste do Pará informa que estão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Programa Nacional do Pós-Doutorado CAPES (Portaria Capes nº 86/2013) EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Seleção de Projetos de Pesquisa de Pós-doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas

Leia mais

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto

Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Projeto de Capacitação da Comunidade USP Campus Ribeirão Preto Agosto de 2017 Objetivo Apresentar à comunidade acadêmica, por meio de uma série de atividades de capacitação (gratuitas), a importância da

Leia mais

O Edital de Inovação da Indústria visa financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e plantas piloto para a indústria nacional.

O Edital de Inovação da Indústria visa financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e plantas piloto para a indústria nacional. OEditalSENAI SESI deinovaçãofoilançadoem 2004edesde seulançamento até o ano de 2015 foram aprovados 686 projetos em parceira com 589 empresas industriais brasileiras e startups de base tecnológica com

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS. Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS. Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade Inovação Sebrae : Intervenção x complexidade Habitats de inovação Cooperação

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

3.1 Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutoramento;

3.1 Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutoramento; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL EDITAL N 002/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO/CTIT/SEBRAE Edital PRPq 03/2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa - PRPq da UFMG

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FIEMG LAB ACELERA MESTRADO E DOUTORADO O Sistema FIEMG em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM 2016-2017 O da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPEP) abre as inscrições para solicitações de Bolsas do PROGRAMA

Leia mais

Edital 02/2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2013/CAPES)

Edital 02/2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2013/CAPES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL Edital 02/2017

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO SELEÇÃO DE CANDIDATO PARA BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - PNPD O Programa

Leia mais

10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Regulamento

10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Regulamento 10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro Regulamento O 10ª Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro será regido pelo presente Regulamento: O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton

Leia mais

Programa de Pós-graduação: Medicina Molecular Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-graduação: Medicina Molecular Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção para 01 (uma) cota de bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES)

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Viçosa, MG 36570-000 Tel: (31)3899-2226 Fax: (31)3899-2735 E-Mail: tcaufv@gmail.com

Leia mais

DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP

DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades DESVENDANDO ALGUNS MISTÉRIOS DE QUESTÕES DA OBMEP Carlos Henrique Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana chcwillis@hotmail.com

Leia mais

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat

Ana Vitória Silva - Subgerente de Pesquisa / Mat Ananete de Oliveira Sampaio Técnica Universitária / Mat Prezado Pesquisador, A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós- Graduação (PPG), através da Gerência de Pesquisa (GPESQ), divulga os Editais relacionados à Pesquisa, com inscrições abertas de todo o País.

Leia mais

COMITÊ ACELERA FIESP - CAF. Apresentação do Ecossistema de Startups da FIESP

COMITÊ ACELERA FIESP - CAF. Apresentação do Ecossistema de Startups da FIESP COMITÊ ACELERA FIESP - CAF Apresentação do Ecossistema de Startups da FIESP Sobre o Comitê Acelera FIESP - CAF O Comitê Acelera FIESP - CAF tem por missão desenvolver e alavancar o empreendedorismo inovador,

Leia mais

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA Aqui estão alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e adoção de tecnologias digitais e entrada na era da manufatura avançada: CONTROLAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA

Leia mais

3 de agosto de Ano 4. Nº 39. Os prêmios são de R$ 20 mil para o primeiro lugar e R$ 10 mil para o segundo lugar em cada uma das categorias

3 de agosto de Ano 4. Nº 39. Os prêmios são de R$ 20 mil para o primeiro lugar e R$ 10 mil para o segundo lugar em cada uma das categorias 3 de agosto de 2015. Ano 4. Nº 39 Editais curto prazo NACIONAL Orgao FAPESPA Edital Termino 18/8/2015 Direcionado a Link http://sigamazonia.fapespa.pa.gov.br/area_publica/index.php?edital=401&id=1 Orgao

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO SEBASTIÃO COMITÊ DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 01/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/FATEC-SS

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO SEBASTIÃO COMITÊ DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 01/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/FATEC-SS 1 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO SEBASTIÃO COMITÊ DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 01/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/FATEC-SS A Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, por intermédio

Leia mais

EDITAL N.º 1/2017/PPGCC EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE PNPD

EDITAL N.º 1/2017/PPGCC EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE PNPD UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO www.ppgcc.ufsc.br - ppgcc@contato.ufsc.br - (48) 3721-9738

Leia mais

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional)

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional) LABORATÓRIO DE PESQUISA EM COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL (Operacional) O projeto PGQP e PUCRS assinaram em 21 de novembro de 2011 um Protocolo de Intenções para criação de um grupo de trabalho com objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES-EACH SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES-EACH SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES-EACH SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL ATAC/CPG/EACH 17/2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA

Leia mais

Instituto de Matemática - UFRGS

Instituto de Matemática - UFRGS Brazilian - German Summer School 2016 (15 à 26/2/2016) Numerical Simulations with the Finite Element Method. Mathematical Analysis and Computational Practice Instituto de Matemática - UFRGS Sumário 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas EDITAL 01/2016 PPGCFAR PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO A Coordenação

Leia mais

EDITAL nº 01 /2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD-CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL/UFRJ

EDITAL nº 01 /2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD-CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL/UFRJ Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Universidade Federal do Rio de Janeiro EDITAL nº 01 /2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD-CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO

Leia mais

Normas e procedimentos para concessão de bolsa a Professor Visitante Sênior

Normas e procedimentos para concessão de bolsa a Professor Visitante Sênior Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes Diretoria de Programas e Bolsas no País DPB Coordenação-Geral de Programas Estratégicos CGPE Coordenação de Programas Especiais

Leia mais

ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Semestral Bolsa Aluno Ouvinte

ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/valor Semestral Bolsa Aluno Ouvinte ANEXO 1 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2017 Bolsa Aluno Ouvinte Bolsa concedida a alunos que se matriculam em disciplinas isoladas, de livre escolha, sempre que houver vaga, com o objetivo

Leia mais

Educação. mercado global. Estratégias para Inovação em Novos Mercados 1ª Edição no brasil

Educação. mercado global. Estratégias para Inovação em Novos Mercados 1ª Edição no brasil Educação Executiva IEL líderes para um mercado global. Estratégias para Inovação em Novos Mercados 1ª Edição no brasil WHARTON SCHOOL 8 a 10 de abril de 2010 Bento Gonçalves, RS Estratégias para Inovação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA PNPD/CAPES EDITAL Nº 01/2017 PPGSS

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA PNPD/CAPES EDITAL Nº 01/2017 PPGSS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA

Leia mais

BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR BREVIÁRIO EDITAL CAPES Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR Agosto/2016 EDITAL Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR O Presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03/2016 PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR- CAPES

EDITAL DE SELEÇÃO 03/2016 PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR- CAPES EDITAL DE SELEÇÃO 03/2016 PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR- CAPES 1. DO OBJETO Oferta de bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, com implementação prevista para 2017.

Leia mais

COMO PROFESSORES DA UFJF PODEM ATENDER DEMANDAS DE EMPRESAS VIA CRITT?

COMO PROFESSORES DA UFJF PODEM ATENDER DEMANDAS DE EMPRESAS VIA CRITT? COMO PROFESSORES DA UFJF PODEM ATENDER DEMANDAS DE EMPRESAS VIA CRITT? O DESAFIO COMEÇA AQUI As Fases do Jogo Conhecendo os Jogadores Fase 01 - Demandas Fase 02 - Proposta de Trabalho Fase 03 - Execução

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/Valor Quem recebe Como solicitar

Tipo de Bolsa/ Desconto Conceito Percentual/Crédito/Valor Quem recebe Como solicitar ANEXO 2 - BOLSAS E DESCONTOS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - 2017 Bolsa de Docência para a Educação Básica Bolsa de incentivo a alunos do curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras Bolsa de 30%

Leia mais

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães Presidente da Capes Brasília, 28 de junho de 2012 Evolução da concessão de bolsas de estudo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 01, DE 12 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre o Processo de Seleção de 2017 para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP

Leia mais

EDITAL INTERNO PPGCL Nº 15/2016

EDITAL INTERNO PPGCL Nº 15/2016 EDITAL INTERNO PPGCL Nº 15/2016 Institui o processo de seleção de candidatos para o Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior PDSE- do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 ML/PNPD SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO MODALIDADE PNPD/CAPES

EDITAL Nº 01/2017 ML/PNPD SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO MODALIDADE PNPD/CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS COORDENAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS Campus Universitário Poeta Torquato Neto Bairro Pirajá Teresina-PI

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO Mestrado Associado UniRitter/Mackenzie

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO Mestrado Associado UniRitter/Mackenzie Mestrado Associado UniRitter/Mackenzie Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2016 O (PPGAU) Mestrado Associado UniRitter (Centro Universitário Ritter dos Reis) e UPM (Universidade

Leia mais

Faculdade de Medicina do ABC

Faculdade de Medicina do ABC Faculdade de Medicina do ABC Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Edital para Preenchimento da Cota Institucional de Bolsa de Doutorado-Sanduíche - CAPES A Faculdade de Medicina do ABC faz saber

Leia mais

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - Etapa interna de Seleção

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - Etapa interna de Seleção PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - Etapa interna de Seleção O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem torna público o edital de seleção interna de candidaturas para o Programa de Doutorado

Leia mais

19ª Edição MAIO DE 2012 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP

19ª Edição MAIO DE 2012 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP 19ª Edição MAIO DE 2012 CAPES PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PNAP Objetivos: O edital tem por objetivo selecionar e acolher adesões à oferta de cursos na área da Administração Pública,

Leia mais

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACULDADE DE ARACRUZ

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACULDADE DE ARACRUZ FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FACULDADE DE ARACRUZ ARACRUZ 2010 INTRODUÇÃO A Iniciação Científica, segundo o Conselho Nacional

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE EDITAL n. 74/ UNESC Dispõe sobre os critérios de seleção de estudantes de graduação, cursos de licenciatura; para participar do Programa Observatório da Educação - OBEDUC. O Magnífico Reitor da Universidade

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Edital Pós-Doutorado. Bolsa CAPES/PNPD

Edital Pós-Doutorado. Bolsa CAPES/PNPD Edital Pós-Doutorado Bolsa CAPES/PNPD Dezembro/2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO A ESPM, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu e do Programa de Mestrado

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACTHUS PRÊMIO GUILHERME DORÇA ESTUDANTE DESTAQUE

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACTHUS PRÊMIO GUILHERME DORÇA ESTUDANTE DESTAQUE FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACTHUS PRÊMIO GUILHERME DORÇA ESTUDANTE DESTAQUE REGULAMENTO UBERABA-MG 2017 SUMÁRIO: CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO... 03 CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO PRÊMIO... 03

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO -PPGE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL Nº 002/ SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

EDITAL Nº 002/ SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EDITAL Nº 002/2016 - SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO O programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica PPMEC atendendo à orientação da Pró-Reitora de Pesquisa PROPE da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES EDITAL n o 023/2006-CGCI/CAPES Chamada Pública de Projetos para a Escola de Altos Estudos Cooperação

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO UFMG

FACULDADE DE DIREITO UFMG RESOLUÇÃO No. 02, DE 19 DE OUTUBRO DE 2016 Dispõe sobre o Plano de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG para o quadriênio 2017-2020, seus eixos temáticos prioritários, objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS DE PALMAS MESTRADO ACADÊMICO EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS DE PALMAS MESTRADO ACADÊMICO EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS DE PALMAS MESTRADO ACADÊMICO EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE Av: NS 15 ALC NO 14 Bloco II Sala 25-77020-210 Palmas/TO (63) 3232-8116

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA PARA CADASTRO DE RESERVAS DE BOLSISTAS CNPq/PIBIC E CNPq/PIBITI NA COTA DA EMBRAPA COCAIS 2016

EDITAL DE ABERTURA PARA CADASTRO DE RESERVAS DE BOLSISTAS CNPq/PIBIC E CNPq/PIBITI NA COTA DA EMBRAPA COCAIS 2016 EDITAL DE ABERTURA PARA CADASTRO DE RESERVAS DE BOLSISTAS CNPq/PIBIC E CNPq/PIBITI NA COTA DA EMBRAPA COCAIS 2016 O Chefe-Geral da Embrapa Cocais, em conformidade com a Resolução Normativa nº 017/2006

Leia mais

1º PRÊMIO CARLITOS DE DESIGN UNIVERSITÁRIO

1º PRÊMIO CARLITOS DE DESIGN UNIVERSITÁRIO 1º PRÊMIO CARLITOS DE DESIGN UNIVERSITÁRIO 2016 REGULAMENTO A Luxion Iluminação realiza em 2016 o 1º Prêmio Carlitos de Design Universitário para estudantes de design na cidade de Caxias do Sul e região,

Leia mais

Regulamento do Prêmio IPL Retratos da Leitura 2ª edição I. Sobre a criação do Prêmio e suas finalidades

Regulamento do Prêmio IPL Retratos da Leitura 2ª edição I. Sobre a criação do Prêmio e suas finalidades Regulamento do Prêmio IPL Retratos da Leitura 2ª edição - 2017 O presente regulamento visa informar sobre as normas e os procedimentos para a adesão e a participação no Prêmio IPL Retratos da Leitura.

Leia mais

Modalidades do Prêmio. Regulamento. Participação

Modalidades do Prêmio. Regulamento. Participação Regulamento Participação Podem concorrer ao 10º Prêmio FIEB Desempenho Ambiental, empresas do setor industrial nas categorias MÉDIO E GRANDE PORTE e MICRO E PEQUENO PORTE (consultar classificação no site

Leia mais

FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA. Instituído pela Lei N.º , de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001

FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA. Instituído pela Lei N.º , de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001 FUNDO DE INFRA-ESTRUTURA - CT-INFRA Instituído pela Lei N.º 10.197, de 14/02/2001 Regulamentado pelo Decreto 3.087, de 26/04/2001 Recursos: 20% dos recursos dos Fundos Setoriais, sendo pelo menos 30% destinados

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES) UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-1583

Leia mais

EDITAL PubliTEC/SENAI-BA 2016

EDITAL PubliTEC/SENAI-BA 2016 EDITAL PubliTEC/SENAI-BA 2016 O Prêmio de Publicação SENAI CIMATEC PubliTEC 3ª edição é regido pelo presente edital, que indica: a qualificação exigida dos participantes por categoria; as diretrizes e

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGEOG EDITAL N 001/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGEOG EDITAL N 001/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGEOG EDITAL N 001/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO O programa de Pós-graduação em Geografia PPGEOG da Universidade Federal de São João

Leia mais

Computação Sem Fronteiras

Computação Sem Fronteiras UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Concurso Cultural Computação Sem Fronteiras 5 a 10 de Maio de 2014 Fortaleza -

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018 Edital de nº 003/IC de 15 de março de 2017. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESP)

Leia mais

BOAS PRÁTICAS: ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA REGULAMENTO

BOAS PRÁTICAS: ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA REGULAMENTO BOAS PRÁTICAS: ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA I - SEÇÃO BOAS PRÁTICAS REGULAMENTO a) A 1ª Edição da seção BOAS PRÁTICAS EM ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA é uma

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURAS E IDENTIDADES( UFRPE/FUNDAJ) NORMAS DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA ESTÁGIO

Leia mais

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4. DISPOSIÇÕES GERAIS ÍNDICE 1. Agradecimentos... 03 2. A EMPEC... 04 3. UPDATE... 04 4. Disposições Gerais... 04 5. Critérios de Participação... 05 6. Regulamento... 05 7. Inscrições... 06 8. Pagamento... 06 9. Etapas do Concurso...

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências (PPGCV) da Universidade Federal do Paraná informa que estarão abertas, no período de 16 de maio de 2016

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018

PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 PROGRAMA DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) Fundação Araucária Institutos Lactec EDITAL 2017/2018 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATO À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO CAPES/PNPD 1º SEMESTRE DE

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATO À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO CAPES/PNPD 1º SEMESTRE DE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATO À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO CAPES/PNPD 1º SEMESTRE DE 2016-02 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de

Leia mais

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2016/2017

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2016/2017 EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENSINO MÉDIO 2016/2017 A COORDENADORA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, Profa. Dra. Ieda

Leia mais

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E COMPORTAMENTO MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº088/2016 Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

Leia mais

EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq

EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq A e a Coordenação Executiva do PIBIC/ ENSINO MÉDIO tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando à seleção de bolsistas para o PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

4o SENAU Seminário Nacional Pesquisa e Pós Graduação Arquitetura e Urbanismo

4o SENAU Seminário Nacional Pesquisa e Pós Graduação Arquitetura e Urbanismo 4o SENAU Seminário Nacional Pesquisa e Pós Graduação Arquitetura e Urbanismo Mesa Redonda Inovac a o e E tica em Pesquisa na a rea de Arquitetura e Urbanismo: o papel das age ncias de fomento Sobre o CNPq:

Leia mais