UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL Nº 01/2012 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Química A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, FAZ SABER que, no período de 15/05/2012 a 15/06/2012 estarão abertas as inscrições para a seleção ao Mestrado e Doutorado em Química, para o preenchimento de até (dezenove) 19 vagas, conforme distribuição a seguir: MESTRADO DOUTORADO ATÉ (DOZE) 12 VAGAS ATÉ (SETE) 07 VAGAS 1 Inscrições: Mestrado: Poderão inscrever-se os portadores do diploma de graduação em Química e áreas afins, cujo histórico escolar conste terem cursado a disciplina de Química Geral ou equivalente no referido curso. O aluno poderá se inscrever com declaração do curso de graduação comprovando sua colação de grau, desde que apresente o diploma de graduação, bem como o histórico escolar no período de matrícula. Doutorado: Poderão inscrever-se os portadores de diploma de mestrado em Química e áreas afins. Caso o candidato não tenha concluído o mestrado, será aceita declaração da coordenação do programa o qual o candidato pertence, informando que o mesmo já defendeu o Exame Geral de Conhecimento e defenderá a dissertação até o dia 10/08/2012. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou por procuração, sendo que os candidatos residentes fora da cidade de Fortaleza, poderão também solicitar inscrição mediante correspondência tipo SEDEX, postada até o dia 31 de maio de Período de inscrição: 15 de maio de 2012 a 15 de junho de 2012, no horário das 8h 30min às 11h 30min e 14h 00 às 17h 00. Local: Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Química ATT. Prof. Marcos Carlos de Mattos Campus do Pici, s/n, Caixa Postal 6044, CEP , Fortaleza, CE. Fones: (85) Fax: (085)

2 A aceitação do pedido de inscrição do candidato está condicionada à apresentação de todos os documentos abaixo relacionados: Mestrado: Formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo 01); Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF; Cópia autenticada do diploma ou declaração de que está cursando o último período do curso de graduação; Cópia autenticada do histórico escolar, comprovando ter cursado a disciplina de Química Geral ou equivalente no curso de graduação; Doutorado: Formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo 01); Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF; Cópia autenticada do diploma de mestrado em Química ou áreas afins ou documento equivalente (caso o candidato não tenha concluído o mestrado, será aceita declaração da coordenação do programa o qual o candidato pertence, informando que o mesmo já defendeu o Exame Geral de Conhecimento e defenderá a dissertação até o dia 10/08/2012. No momento da matrícula, o candidato deverá apresentar diploma de conclusão do mestrado ou documento equivalente); Cópia autenticada do histórico escolar da pós-graduação (acompanhado das ementas das disciplinas, carga horária e bibliografia, se não oriundo do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC); Observação: a autenticação poderá ser substituída pela apresentação do documento oficial no momento da inscrição. Após a divulgação do resultado da prova escrita, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (CINCO VÍRGULA ZERO), deverão apresentar, no prazo de 01 (UM) dia útil a partir da divulgação do resultado da prova escrita, os seguintes documentos complementares: MESTRADO: Curriculum Lattes, acompanhado de fotocópia dos comprovantes. DOUTORADO: Curriculum Lattes, acompanhado de fotocópia dos comprovantes; Projeto (ou plano) de pesquisa composto de: introdução, justificativa, objetivos, materiais e métodos e resultados esperados, referências bibliográficas, nos moldes exigidos pelas instituições de fomento;

3 elaborado em comum acordo com o orientador pretendido, este credenciado pelo Programa. O projeto de pesquisa deve ser assinado pelo candidato. 2 - Processo de seleção: A seleção dos candidatos será feita por uma Comissão de Seleção, indicada pela Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Química e composta de no mínimo por 3 (três) professores O processo de seleção ao MESTRADO compreenderá de uma etapa, de caráter eliminatório, e será realizado de acordo com o seguinte calendário: Etapa única: prova escrita (nota 0 a 10) A prova escrita terá duração de três horas. A prova escrita constará de questões na área de conhecimento em Química Geral, formuladas a partir dos assuntos relacionados no programa em anexo (anexo 02). Data da prova: 19 de junho de 2012 às 14h00. O candidato deverá apresentar no dia da prova escrita um documento de identidade com foto. A prova escrita é eliminatória e a nota mínima para aprovação é cinco (5,0) O processo de seleção ao DOUTORADO compreenderá três etapas: duas eliminatórias (prova escrita e defesa do projeto de pesquisa) e uma classificatória (avaliação do currículum Lattes) Primeira etapa Prova Escrita (nota 0-10) A prova escrita terá duração de três horas. A prova escrita constará de questões na área de conhecimento em Química Geral, formuladas a partir dos assuntos relacionados no programa em anexo (anexo 02). Data da prova: 19 de junho de 2012 às 14h00. O candidato deverá apresentar no dia da prova escrita um documento de identidade com foto.

4 A prova escrita é eliminatória e a nota mínima para aprovação é cinco (5,0) Segunda etapa - Avaliação do curriculum Lattes (nota 0-10) Avaliação do curriculum Lattes (histórico escolar, publicações, tempo de duração do mestrado, participação em eventos). Os critérios de pontuação encontram-se relacionados abaixo: CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA CURRÍCULO LATTES 1. Formação Acadêmica Valor unitário Valor máximo 1.1 Histórico escolar da graduação (desempenho acadêmico IRA ou - 50 média) SOMENTE PARA CANDIDATOS AO MESTRADO 1.2 Histórico escolar do Mestrado (desempenho acadêmico IRA ou - 40 média) SOMENTE PARA CANDIDATOS AO DOUTORADO 1.3 Tempo de titulação do Mestrado - 10 SOMENTE PARA CANDIDATOS AO DOUTORADO 2. Atividades Acadêmicas 2.1 Monitorias, Bolsista de IC ou PET 0,5/mês Orientações de monografia de curso de graduação 0,5/orientação Participações em banca de monografia 0,1/banca 3.Formação Complementar Cursos de curta duração na área de Química (duração mínima de 40h 0,4/curso 2 por curso) 4.Atuação profissional 4.1 Docência no ensino superior na área de Química (por hora/aula 0,03/h 10 ministrada) 4.1 Docência no ensino médio na área de Química (por hora/aula 0,015/h ministrada 5. Artigos científicos em periódicos 5.1 A1 9/artigo A2 6/artigo 5.3 B1 7/artigo 5.4 B2 6/artigo 5.5 B3 5/artigo 5.6 B4 4/artigo 5.7 B5 3/artigo 6. Livros e capítulos de livros na área de Química 6.1 Livro com ISBN 3/livro Capítulo de livro com ISBN ou ISSN 1/capítulo 7.Resumos de trabalho apresentados em eventos na área de Química 7.1 Resumo expandido 0,2/resumo Resumo simples 0,1/resumo Data da avaliação do curriculum Lattes: 27 a 29 de junho de 2012 das 8h 30min às 17h 00.

5 2.2.3 Terceira etapa constará na análise e defesa do Projeto de Pesquisa, mediante os seguintes critérios (nota 0-10) A avaliação do projeto de pesquisa ocorrerá considerando os seguintes itens: Itens Pontuação Máxima Originalidade e exeqüibilidade do projeto 1,5 Clareza na definição do objetivo de 1,5 investigação Pertinência do referencial teórico e dos 1,5 procedimentos metodológicos Atualização e abrangência da bibliografia 1,0 Coerência e capacidade argumentativa na 2,0 exposição do projeto Clareza e correção da linguagem 1,5 Adequação às linhas de pesquisa das áreas de 1,0 concentração do programa Data da defesa do projeto: 27 a 29 de junho de 2012 das 8h 30min às 17h 00. Esta etapa consiste em exposição oral e defesa do projeto de pesquisa (proposta de tese), em entrevista direta e agendada pela Comissão de Seleção. A defesa é aberta ao público, com exceção do(s) candidato(s) concorrente(s). A nota mínima para aprovação na análise e defesa de projeto é 7,0 (sete vírgula zero).

6 3 - Linhas de Pesquisa 1) Aplicações em RMN 2) Bioinorgânica; 3) Biotecnologia; 4) Catálise; 5) Desenvolvimento de Metodologias Analíticas; 6) Eletroquímica de Materiais; 7) Filmes Inorgânicos; 8) Química Analítica Ambiental; 9) Química Teórica; 10) Química de Materiais; 11) Química de Polímeros 12) Química de Produtos Naturais; 13) Química dos Compostos de Coordenação; 14) Síntese Orgânica; 4 - Disposições Gerais A nota final do candidato ao MESTRADO será a nota obtida na prova escrita; caso haja empate entre dois ou mais candidatos, o desempate será realizado através de análise de histórico escolar da graduação (médias nas disciplinas de Química cursadas e tempo de titulação) e currículum Lattes (produção científica, bolsas de monitoria, iniciação científica, etc); A nota final do candidato ao DOUTORADO será calculada pela média ponderada da primeira, segunda e terceira etapas, sendo atribuído peso 5 na prova escrita, peso 3 na análise de curriculum Lattes, e peso 2 na análise e defesa de projeto de pesquisa. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação dos candidatos, obedecendo ao número de vagas ofertadas no presente edital; Não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade de vagas aqui indicadas. As notas para o MESTRADO serão divulgadas individualmente no final do processo, e para o DOUTORADO serão divulgadas individualmente no final de cada etapa. Não haverá revisão de provas e a admissão de recurso administrativo deverá seguir às normas vigentes cabíveis e ser interposto formalmente no prazo de 48 horas após a divulgação dos resultados. A divulgação dos resultados finais indicará apenas os nomes dos candidatos aprovados, com suas respectivas notas relacionadas em ordem decrescente. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química não assegura a concessão de bolsa de estudos a todos os candidatos selecionados. Tal concessão dependerá do número de bolsas disponíveis (concedidas pela CAPES, CNPq ou FUNCAP). Caso haja futura disponibilidade de

7 bolsa (dentro de um período de 02 meses após a divulgação do resultado), a Coordenação avaliará os possíveis candidatos e selecionará aqueles que preenchem os critérios exigidos para concessão de bolsas pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química, além dos critérios da CAPES e/ou CNPq e/ou FUNCAP. Constituirão elementos preferenciais em caso de empate, títulos de Especialista, Mestre, o maior tempo de exercício profissional e atividade docente. Persistindo o empate a decisão caberá à Comissão Julgadora, em votação nominal. Conforme regras internas do PPGQ-UFC, orientadores com oito ou mais orientandos, até a data da matrícula para o semestre letivo de , não estarão aptos a receber novos alunos.

8 5- CALENDÁRIO MESTRADO ATIVIDADE DATA LOCAL Inscrições 15/05/2012 a Secretaria PPGQ 15/06/2012* Divulgação da homologação 18/06/2012 Secretaria PPGQ das inscrições Prova escrita 19/06/2012 Anfiteatro PPGQ Divulgação dos resultados 25/06/2012 Secretaria PPGQ da prova escrita Divulgação dos resultados da seleção 02/07/2012 Secretaria PPGQ *Postagem nos correios até 31/05/2012 para inscrições realizadas via SEDEX. 6 - CALENDÁRIO DOUTORADO ATIVIDADE DATA LOCAL Inscrições 15/05/2012 a Secretaria PPGQ 15/06/2012* Divulgação da homologação 18/06/2012 Secretaria PPGQ das inscrições Prova escrita 19/06/2012 Anfiteatro PPGQ Divulgação do resultado da 25/06/2012 Secretaria PPGQ prova escrita Análise e defesa do Projeto 27/06/2012 a Anfiteatro PPGQ de Pesquisa 29/06/2012 Avaliação do curriculum 27/06/2012 a Secretaria PPGQ Lattes 29/06/2012 Divulgação dos resultados 02/07/2012 Secretaria PPGQ *Postagem nos correios até 31/05/2012 para inscrições realizadas via SEDEX. Fortaleza, 09 de maio de Prof. Marcos Carlos de Mattos Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química

9 ANEXO 01 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS SELEÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO Mestrado Foto 3X4 Doutorado Nome: Data de Nascimento: Nome da Mãe: Estado: RG: CPF: Estado Civil: Solteiro Casado Outros Endereço: Rua: Bairro: Cidade: Cidade: Estado: CEP: Telefone Fixo:. Celular: Última Formação Universitária - Curso: Universidade: É Prof. Universitário: Sim Não Instituição: Ano de Titulação: Tem Vínculo Empregatício: Sim Não Empresa: Linha de pesquisa pretendida no Programa: Nome do Orientador (Obrigatório para o doutorado) Data: / / Assinatura do(a) candidato(a)

10 ANEXO 02 Seleção para Mestrado e Doutorado - Programa 1. Forças intermoleculares. 2. Ligações químicas. 3. Soluções. 4. Ácidos e bases. 5. Cinética e equilíbrio. 6. Eletroquímica. 7. Compostos de coordenação. 8. Funções orgânicas. 9. Nomenclatura de compostos orgânicos. 10. Reações orgânicas (incluindo estereoquímica das reações). BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA: 1. Theodore L. Brown; H. Eugene Lemay, Jr.; Bruce E. Bursten; Julia R. Burdge, Química: a ciência central, 9a ed. Pearson Prentice Hall, São Paulo, D. F. Shriver; P. W. Atkins, Química Inorgânica, 3a ed., Bookman, Porto Alegre, McMurry, J. Química Orgânica, vol. 1 e 2, 6ª Edição, Ed. Thomson, 2005

EDITAL Nº 04/ Inscrição:

EDITAL Nº 04/ Inscrição: Universidade Federal do Ceará Departamento de Química Orgânica e Inorgânica Curso de Pós-Graduação em Química Orgânica Caixa Postal 12.200 - CEP - 60.455-760 Fortaleza - Ceará Brasil E-mail: organica@dqoi.ufc.br

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 03/2017- ESPECÍFICO PARA CANDIDATOS PROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS NO EDITAL 01/2017 Seleção para o Mestrado

Leia mais

Seleção para o Mestrado em Farmacologia

Seleção para o Mestrado em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 02-2017 Seleção para o Mestrado em Farmacologia A Coordenação

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 04/2017 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Química - 2018.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 02/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM QUÍMICA - 2016.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site:

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Documentação necessária à inscrição: Edital de Chamada nº 07/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química,

Leia mais

Seleção para o Mestrado em Farmacologia

Seleção para o Mestrado em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 02-2017 Seleção para o Mestrado em Farmacologia A Coordenação

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 06/2018 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Química - 2019.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 05/2016 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Química - 2017.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO

Leia mais

Edital de Chamada nº 02/2015

Edital de Chamada nº 02/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Documentação necessária à inscrição: Edital de Chamada nº 02/2015 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química,

Leia mais

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site:

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Documentação necessária à inscrição: Edital de Chamada nº 03/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química,

Leia mais

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CEP 6055-760 - Fortaleza CE Fone: (85) 3366-960 Fax:(85) 3366-9636 E-mails: mestrado@posmec.ufc.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA CLÍNICA EDITAL 01/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM FARMACOLOGIA

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 01/2017 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Química - 2017.2 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site:

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Documentação necessária à inscrição: Edital de Chamada nº 02/2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA O NÍVEL DE DOUTORADO ANO EDITAL PGMAT/UFC N o 03/2014

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA O NÍVEL DE DOUTORADO ANO EDITAL PGMAT/UFC N o 03/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA CAMPUS DO PICI - BLOCO 914 60455-900 FORTALEZA-CE, BRASIL Telefone(s) +55-85-3366.9885 / 3366.9307 Fax +55-85-3366.9889 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (MESTRADO 2013/2)

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (MESTRADO 2013/2) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (MESTRADO 2013/2) O presente edital foi aprovado pelo

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 02-2015 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2016 SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA PROGRESSÃO DE NÍVEL: DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA PROGRESSÃO DE NÍVEL: DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA PROGRESSÃO DE NÍVEL: DOUTORADO DO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geologia do Departamento de Geologia do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará

Leia mais

Procedimento Período de inscrição 18/12/2017 a 24/01/2018 Homologação das inscrições deferidas até 26/01/2018

Procedimento Período de inscrição 18/12/2017 a 24/01/2018 Homologação das inscrições deferidas até 26/01/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA EDITAL N 04/2017 PPGQ/Unifesspa Estabelece

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 03-2017 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Leia mais

EDITAL Nº Seleção para o MESTRADO e DOUTORADO em Farmacologia Semestre

EDITAL Nº Seleção para o MESTRADO e DOUTORADO em Farmacologia Semestre EDITAL Nº 03-2018 Seleção para o MESTRADO e DOUTORADO em Farmacologia Semestre 2019.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGF) faz saber que estarão abertas as inscrições para

Leia mais

Procedimento Período de inscrição 06/02/2017 a 03/03/2017 Homologação das inscrições deferidas até 10/03/2017

Procedimento Período de inscrição 06/02/2017 a 03/03/2017 Homologação das inscrições deferidas até 10/03/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA MESTRADO ACADÊMICO EM QUÍMICA EDITAL N 01/2017 PPGQ/UNIFESSPA Estabelece

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado em Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA. Universidade Federal do Ceará

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA. Universidade Federal do Ceará UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Universidade Federal do Ceará Instituto de Cultura e Arte Programa de Pós-Graduação em Filosofia EDITAL Nº

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

EDITAL 03/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL 03/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL 03/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado em Engenharia

Leia mais

EDITAL Nº 10/2013. Seleção para Doutorado em Química

EDITAL Nº 10/2013. Seleção para Doutorado em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Química Orgânica e Inorgânica Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 10/2013 Seleção para Doutorado em Química- 2014.1 A Coordenação

Leia mais

EDITAL 02/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL 02/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL 02/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PGEQ/UFC), as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CEP 60440-900 - Fortaleza CE Fones: (85) 3366-9640/9641 ; Fax:(85) 3366-9636 E-mail: posmec@ufc.br EDITAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT A Universidade

Leia mais

1. DOCUMENTOS EXIGIDOS NA INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO NO MESTRADO

1. DOCUMENTOS EXIGIDOS NA INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO NO MESTRADO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS - PPGEM EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO Encontram-se abertas na EEL-USP, inscrições

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 03/2019 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Química - 2019.2 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2018 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2019 O Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 139/2017 Mestrado Acadêmico em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação do Programa, em 01/10/2012) EDITAL 03 / 2012 O Coordenador

Leia mais

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES COLABORADORES

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES COLABORADORES Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Caixa Postal 12.200 Tel. 85 3366 9981 CEP: 60.450-970 Fortaleza - Ceará - Brasil CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES

Leia mais

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no uso das atribuições regimentais

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará UECE Chamada Pública de Seleção Nº XXX/2013 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E INFLAMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E INFLAMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E INFLAMAÇÃO Edital nº 686/2017, de 01/11/2017. Seleção para o Mestrado 2018 1º O presente Edital regulamenta a seleção pública

Leia mais

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 03-2016 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Leia mais

EDITAL 01 / Inscrição:

EDITAL 01 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá RESOLUÇÃO Nº 060/2017-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 10/08/2017. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 01-2016 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2017 SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail: ppgee@dee.ufc.br website: www.ppgee.ufc.br

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Física

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Física 24 Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Física EDITAL DE SELEÇÃO 2019.1, DE 15 DE JANEIRO DE 2019 - SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE DOUTORADO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL N.º 01/2012 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL 03 / Inscrição:

EDITAL 03 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

2. DOS REQUISITOS, DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

2. DOS REQUISITOS, DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (PPGQ-UFF) PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA EDITAL Nº 02/2016 DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA EM NÍVEL DE DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA EDITAL 01/2015 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO TURMA 2015-1 O Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA EDITAL SELEÇÃO PARA O MESTRADO E DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA EDITAL SELEÇÃO PARA O MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA EDITAL 01 2009 - SELEÇÃO PARA O MESTRADO E DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014. Seleção para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC)

EDITAL Nº 02/2014. Seleção para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (POLEDUC) EDITAL Nº 02/2014 Seleção para o Mestrado Profissional

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 03/2014 SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 01-2017 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Leia mais

EDITAL N.º 02/2010 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL DOUTORADO - TURMA

EDITAL N.º 02/2010 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL DOUTORADO - TURMA EDITAL N.º 02/2010 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL DOUTORADO - TURMA 2011.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará PPGENF/UFC,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E CULTURA MESTRADO ACADÊMICO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E CULTURA MESTRADO ACADÊMICO A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, em consonância com o Colegiado do Programa, no exercício de suas atribuições, torna públicas, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, MESTRADO E DOUTORADO Aprovado pelas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá RESOLUÇÃO Nº 061/2017-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 10/08/2017. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia 1 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Fisiologia e Farmacologia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia EDITAL Nº 01-2014 Seleção para o Mestrado e Doutorado em Farmacologia

Leia mais

EDITAL 04 / Inscrição:

EDITAL 04 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS - PPGEM

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS - PPGEM ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS - PPGEM EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO Encontram-se abertas na EEL-USP, inscrições

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica (PPGEM) torna público que de 30 de

Leia mais

EDITAL 02/2017. PÚBLICO ALVO Poderão inscrever-se portadores de diplomas de graduação em Engenharia Química e áreas afins.

EDITAL 02/2017. PÚBLICO ALVO Poderão inscrever-se portadores de diplomas de graduação em Engenharia Química e áreas afins. EDITAL 02/2017 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado em Engenharia

Leia mais

EDITAL N.º 01/2010 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL MESTRADO - TURMA

EDITAL N.º 01/2010 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL MESTRADO - TURMA EDITAL N.º 01/2010 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NÍVEL MESTRADO - TURMA 2011.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará PPGENF/UFC,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 140/2017 Doutorado em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no uso das atribuições regimentais e estatutárias que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORTODONTIA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORTODONTIA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORTODONTIA EDITAL A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 45/2011 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação RESOLUÇÃO Nº 044/2016-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 01/08/2016. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia EDITAL Nº 01/2009. Seleção para o Mestrado em Biotecnologia

Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia EDITAL Nº 01/2009. Seleção para o Mestrado em Biotecnologia 1 Universidade Federal do Ceará Campus de Sobral Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia EDITAL Nº 01/2009 Seleção para o Mestrado em Biotecnologia A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014. EDITAL 15/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Computacionais Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL Nº 01/PPGComp/2012 Seleção de candidatos

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL N o 04/PPGComp/2018 Seleção de candidatos para o ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA EDITAL 01/2014 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO TURMA 2014-2 O Programa

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

EDITAL N. 004/POSECM/2017

EDITAL N. 004/POSECM/2017 EDITAL N. 004/POSECM/2017 Torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas remanescentes do processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DOUTORADO EM LETRAS ASSOCIAÇÃO AMPLA UCS/UNIRRITER

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DOUTORADO EM LETRAS ASSOCIAÇÃO AMPLA UCS/UNIRRITER A Comissão de Bolsas do Programa de Doutorado em Letras Associação Ampla UCS/UniRitter, em consonância com o Colegiado do Programa, no exercício de suas atribuições, torna públicas, para conhecimento dos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA O NÍVEL DE DOUTORADO ANO EDITAL PGMAT/UFC N o 08/2014

PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA O NÍVEL DE DOUTORADO ANO EDITAL PGMAT/UFC N o 08/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA CAMPUS DO PICI - BLOCO 914 60455-900 FORTALEZA-CE, BRASIL Telefone(s) +55-85-3366.9885 / 3366.9307 Fax +55-85-3366.9889 PROCESSO

Leia mais

1. Das áreas de concentração - Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos - Processamento e Caracterização de Materiais

1. Das áreas de concentração - Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos - Processamento e Caracterização de Materiais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: MESTRADO ANO: 2019 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais