SELEÇÃO INTERNA PARA APOIADOR INSTITUCIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA/SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE 01/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SELEÇÃO INTERNA PARA APOIADOR INSTITUCIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA/SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE 01/2017"

Transcrição

1 SELEÇÃO INTERNA PARA APOIADOR INSTITUCIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA/SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE 01/2017 Porto Alegre, 14 de julho de Com base na Política Nacional de Atenção Básica, o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família IMESF resolve promover a seleção de profissionais de nível superior, dos cargos de Enfermeiros (as) e Cirurgiões Dentistas, ocupantes de emprego público permanente, em caráter efetivo do quadro próprio do IMESF, interessados em realizar apoio institucional às equipes de Atenção Primária/Saúde da Família do município de Porto Alegre. 1. Competências e Habilidades do Apoiador Institucional: a) Articulador: que tenha capacidade de produzir conexões a partir dos discursos produzidos pelos profissionais, considerando as singularidades de cada território, das equipes e dos trabalhadores. b) Educador: que tenha capacidade de promoção de processos de formação e educação em saúde. c) Observador/escutador: que possua abertura à escuta e às percepções de mensagens verbais e não verbais. d) Facilitador: que tenha capacidade para facilitar processos que contribuam para colocar as questões individuais e coletivas em evidência e análise. e) Negociador: que tenha condições de ser mediador dos interesses do grupo e estabelecimento de pactuações e contratos de trabalho. f) Boa capacidade de comunicação e diálogo, liderança, flexibilidade, iniciativa, assertividade, controle emocional, tolerância à frustração, empatia, organização, responsabilidade e comprometimento. g) Capacidade técnica: que possua conhecimento sobre a função apoio, cogestão, planejamento, avaliação, análise, monitoramento, diagnóstico situacional, trabalho em grupo, pactuações e que possua capacidade de ofertas de práticas de trabalho e problematizações dos contextos evidenciados.

2 2. Atribuições do Apoiador Institucional: As atribuições estão descritas no anexo Número de vagas: Cadastro Reserva (CR) A inscrição para a função apoio institucional será realizada para a Atenção Primária do município de Porto Alegre, e o Apoiador, após aprovação na seleção e chamamento para a ocupação da função, será direcionado para as Gerencias Distritais de acordo com as prioridades estabelecidas pela gestão. Caso haja recusa para ocupação da vaga na respectiva Gerencia Distrital, o Apoiador Institucional retornará para última colocação na classificação geral da seleção. 4. Critério de desempate: 1. Nota na entrevista. 2. Nota na prova escrita. 3. Nota no currículo. 4. Tempo de experiência na Gestão. 5. Tempo de experiência na Assistência. 5. Período de Inscrição: De 05 de julho a 21 de julho de 2017, através do link anexando os seguintes documentos: Currículo lattes ou vitae em formato resumido, em PDF. Comprovantes dos títulos e das experiências profissionais digitalizados para fins de comprovação, em arquivo único, em PDF. 6. Etapas da seleção: A seleção será composta por três etapas classificatórias: (1) Análise de Currículo; (2) Prova Escrita; (3) Entrevista.

3 7. Pontuação da seleção: Total de 100 pontos, com ponto de corte para aprovação de no mínimo 60 pontos. 7.1 Análise de Currículo Pontuação Máxima: 30 pontos Etapa Valor por título Pontuação máxima Experiência em Atenção Primária - 20, Assistência 0,5 / mês Gestão ou Apoio Institucional 0,7 / mês Residência em Atenção Primária, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Pública, 5,0 5,0 Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde ou áreas afins (reconhecida pelo Conselho de Classe) Especialização em Atenção Primária, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Pública, 0,5 1,0 Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde ou áreas afins (reconhecida pelo MEC) Mestrado em Atenção Primária, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Pública, 1,0 1,0 Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde ou áreas afins (reconhecido pelo MEC) Doutorado em Atenção Primária, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Pública, 1,0 1,0 Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde ou áreas afins (reconhecido pelo MEC) Seminários, Congressos, Cursos, Capacitações, Simpósios ou outros eventos afins, com carga horária mínima de 40 h, na área de Atenção Primária, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Apoio Institucional ou áreas afins 0,5 2,0 Obs: Para fins de pontuação nas experiências, não será contabilizado o mesmo período para duas funções diferentes, será considerada a de maior valor, desde que devidamente comprovada. 7.2 Prova Escrita Discursiva - No máximo 20 pontos A prova discursiva será realizada com base nos preceitos teóricos e práticos da função apoio e de acordo com o referencial teórico que consta no item 10 deste edital. 7.3 Entrevista Individual No máximo 50 pontos A entrevista busca identificar profissionais de saúde que atendam aos critérios apresentados no item 1 deste edital e que possuam conhecimentos e trajetórias profissionais que vão ao encontro da função apoio. 8. Recursos: A interposição dos recursos quanto aos resultados da seleção deverá obedecer aos seguintes procedimentos: 8.1 Apresentação do recurso por escrito (anexo II). Poderá ser anexada ao recurso documentação comprobatória das alegações recursais (facultativo).

4 8.2 Protocolos serão aceitos até as 17:00 (dezessete horas), no Setor de Recursos Humanos do IMESF, localizado na Sede Administrativa do Instituto (Av. Loureiro da Silva, nº 2001, Sala 803). Não serão analisados recursos que desobedeçam às prescrições acimas expostas, ou protocolados após o horário indicado no item 2. Os recursos poderão ser escritos à mão ou em documentos digitados. Atenção para o fato de que a preferência é pelo documento digitado, uma vez que documentos escritos à mão não legíveis não poderão ser examinados (devido à sua própria ilegibilidade). Tão logo examinadas as alegações recursais, o resultado dos recursos será publicado no site do IMESF. 8.3 Serão considerados nos recursos apenas documentos complementares daqueles já apresentados na etapa da inscrição. 9. Cronograma: Atividade Período Inscrições 05/07/17 a 21/07/17 Homologação das inscrições 24/07/17 Recurso quanto à homologação das inscrições 25/07/17 Homologação final das inscrições 27/07/17 Prova Escrita 31/07/17 Entrevistas 02/08/17 a 03/08/17 Divulgação dos selecionados 07/08/17 Recursos quanto aos selecionados 08/08/17 Resultado dos recursos quanto aos selecionados e homologação final 11/08/17 9. Considerações finais: 9.1 O IMESF e a Coordenação de Atenção Primária/SMS realizarão avaliações sistemáticas do processo de apoio institucional, a fim de verificar se os apoiadores estão realizando de forma adequada as suas atividades, de acordo com o perfil e atribuições estabelecidas para esta função. 9.2 A participação na presente Seleção Interna é facultativa a todos os profissionais do IMESF que ocupem cargos de enfermeiro ou Cirurgião Dentista, independentemente do tempo de atuação.

5 9.3 O profissional que exercer a função apoio deverá desenvolver suas práticas de acordo com as diretrizes e orientações estabelecidas pela gestão. 9.4 O profissional que assumir como apoiador institucional poderá desistir ou ser desligado da função, a qualquer tempo, e deverá retornar a uma equipe que tenha vaga disponível. 9.5 Para o exercício da função de Apoiador Institucional, o profissional receberá uma gratificação de cooperação à Gestão Apoio Institucional, conforme estabelecido em resolução específica do IMESF. 9.6 Esta seleção interna terá prazo de validade de 12 meses, a contar da data de divulgação do resultado final. 9.7 Os casos omissos serão resolvidos pela comissão desta seleção. 10. Referencia Bibliográfico para prova escrita: Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) Disponível em: Política Nacional de Humanização - Disponível em: HumanizaSUS na Atenção Básica, Disponível em: Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS 4.ª edição 1.º reimpressão Série B. Textos Básicos de Saúde - Disponível em: O apoio institucional e análise de demanda em saúde ou apoio Paidéia, 2001 (CAMPOS, Gastão W. de S.) disponível no Experiências de Apoio Institucional no SUS: da teoria à prática - Disponível em: file:///c:/users/nina.ceolin/downloads/experiencia%20de%20apoio%20institucional%20no%20sus.p df Programação Anual de Saúde do Município de Porto Alegre de 2015 Disponível em: Plano Plurianual de Saúde de Porto Alegre 2014/ Disponível em: Gastão Wagner Campos, Um método para análise e cogestão de coletivos, 3ª ed, Editora Hucitec, 2000.

6 ANEXOS ANEXO I ATRIBUIÇÕES DOS APOIADORES INSTITUCIONAIS OBJETIVOS ATRIBUIÇÕES - Auxiliar tanto a Gerência Distrital quanto a própria equipe de saúde na identificação de profissionais com perfil para desempenhar a função de Coordenador do serviço; 1. Atuar como elo entre as - Potencializar espaços de escuta onde os objetivos institucionais possam ser articulados equipes de atenção básica, a aos saberes e interesses dos trabalhadores e usuários. Gerência Distrital, a - Estabelecer vínculo com as equipes de atenção básica; Coordenadoria Geral de Atenção Básica da SMS e IMESF. - Contratar os objetivos da atuação do Apoiador Institucional (AI) com as equipes de atenção básica; - Divulgar o papel do AI nos diversos espaços instituídos. - Apoiar as equipes de atenção básica para conhecerem o território e seus indicadores; - Estimular a qualificação das reuniões de equipes de atenção básica, com a inclusão da 2. Auxiliar na elaboração do discussão sobre o território (vivo e não vivo); diagnóstico situacional e da análise do território. - Subsidiar as equipes de atenção básica para avaliarem a complexidade do seu território; - Auxiliar as equipes de atenção básica na construção do diagnóstico (situacional e de demanda). - Instrumentalizar as equipes de atenção básica para que organizem seus serviços a partir de ações de planejamento; - Divulgar e apoiar as equipes de atenção básica para a adoção dos Padrões Mínimos/Carteira de serviço (em construção); - Estimular para que haja reuniões sistemáticas de equipe nas Unidades de Saúde e que 3. Auxiliar na organização das essas se configurem em oportunidades para a troca de saberes e experiências entre todos Unidades de Saúde. os profissionais;

7 - Conhecer e divulgar às equipes de atenção básica os fluxos de solicitação de materiais e outros insumos, a rede de serviços e os fluxos assistenciais da mesma; - Auxiliar na construção de fluxos internos (por exemplo: construção de agenda e organização de ofertas de serviços em saúde) a partir da realidade de cada território. 4. Apoiar a Gerência Distrital na - Conhecer, divulgar e provocar a adoção dos indicadores de desempenho pactuados. contratualização dos indicadores de avaliação de desempenho pactuados - Apoiar os profissionais da atenção básica para o planejamento em saúde, considerando a realidade local; - Contribuir com as equipes de atenção básica na elaboração de ações de planejamento e 5. Auxiliar a equipe de atenção acompanhamento de indicadores e metas pactuados no Plano Anual de Saúde, indicadores básica na construção do plano de avaliação de desempenho e /ou identificados pelas equipes; de ações em saúde, com vistas à - Conhecer e divulgar o Plano Anual de Saúde / Plano Plurianual e os indicadores de superação das dificuldades avaliação de desempenho; encontradas no diagnóstico situacional e na análise do - Compartilhar as discussões das Equipes de Monitoramento com as equipes de atenção território. básica; - Potencializar o uso dos Sistemas de Informação pelas equipes de atenção básica. - Promover a discussão sobre o modelo assistencial centrado no indivíduo, comunidade e território. 6. Fortalecer os espaços de - Provocar a discussão sobre Acolhimento com base no Guia de Apoio à Identificação de reflexão e a elaboração de Necessidades; novos modos de produção do cuidado. - Instigar a discussão sobre os modos de produção do cuidado nas reuniões de equipe de atenção básica;

8 - Impulsionar as equipes de atenção básica para a realização de ações interdisciplinares, incluindo as ações de Matriciamento de casos; - Estimular as Unidades de Saúde na estruturação das redes de apoio (inter e intrassetoriais) à saúde no território; - Motivar os profissionais na utilização de espaços para troca de experiências exitosas; - Estimular a responsabilização de toda equipe no cuidado, assim como dos sujeitos afetados, suas famílias e comunidade. - Provocar a adoção do Modelo de Saúde da Família em Unidades de Saúde que ainda não o adotaram; 7. Ampliar e consolidar a - Acompanhar o desenvolvimento do cuidado prestado pelas equipes de atenção básica; Estratégia de Saúde da Família como modelo de atenção - Auxiliar as equipes de atenção básica na identificação de situações que dificultem a básica. consolidação do modelo proposto. - Auxiliar nas conversações das equipes de AB com as comunidades para adoção do modelo da ESF - Estimular a prática da cogestão; 8. Apoiar o Coordenador da Unidade de Saúde - Auxiliar, se necessário, na mediação de conflitos; no desenvolvimento de suas - Empoderar os Coordenadores Locais para o desenvolvimento de suas atividades. atividades. - Contribuir para elaboração e execução de um plano de ação local de educação permanente e estimular que as atividades sejam baseadas em casos reais (estudos de caso) 9. Incentivar a prática de de forma a promover a aproximação da teoria com a prática; educação (na saúde e em saúde) pelas equipes da atenção básica. - Estimular as equipes de saúde na organização de atividades de educação em saúde em seus diversos espaços de atuação (US, escolas, creches, grupos e outros).

9 - Auxiliar na identificação de líderes comunitários que possam compor os Conselhos Locais de Saúde; - Apoiar as equipes de atenção básica no processo de constituição dos Conselhos Locais de Saúde; 10. Ampliar e fortalecer o Controle Social. - Estimular a participação dos trabalhadores nos Conselhos de Saúde; - Promover a inclusão do Controle Social na organização dos serviços. - Estimular a adoção de processos inovadores de participação social nas US Construir, em parceria com a gestão, a matriz das atividades - Registrar as atividades realizadas com as equipes de atenção básica; desenvolvidas nas equipes de atenção básica. - Participar dos fóruns de apoio, avaliação e monitoramento do trabalho dos AI. 12. Estimular o desenvolvimento de atividades docenteassistenciais nas Unidades de - Discutir e definir, em conjunto com as equipes de saúde, gestão central e Instituições de Ensino sobre os critérios para o desenvolvimento de atividades de ensino em serviço nas saúde, como forma de qualificar Unidades de saúde. os serviços e contribuir para a formação em serviço. 13. Articular fluxos entre os - Apoiar os processos de matriciamento das equipes dos demais pontos de atenção junto às pontos de atenção à saúde, equipes de AB/ESF. tendo a AB como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde. - Estruturar mapas de vinculação por rede temática.

10 ANEXO II FORMULÁRIO PADRÃO DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS Candidato: Telefone: ( ) Data de nascimento: / / Edital: Inscrição: CPF: () Lista de inscritos () Recurso de nota () Recurso de Títulos e Experiência Argumentação: Assinatura: Porto Alegre, de de 2017.

SELEÇÃO INTERNA PARA APOIADOR INSTITUCIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE 02/2015

SELEÇÃO INTERNA PARA APOIADOR INSTITUCIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE 02/2015 SELEÇÃO INTERNA PARA APOIADOR INSTITUCIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE 02/2015 Porto Alegre, 27 de Agosto de 2015. Aos Profissionais do Instituto Municipal de Saúde

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama. s/nºcampus Canela Salvador Bahia

Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama. s/nºcampus Canela Salvador Bahia Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Rua Basílio da Gama. s/nºcampus Canela Salvador Bahia. 40.040-110 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO PARA ENTREVISTADORES DE CAMPO O Instituto

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA BLUMENAU ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA ITAITUBA ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL

CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL A presente chamada interna visa reeditar as vagas não preenchidas na Chamada

Leia mais

EDITAL DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIALIZANDOS OU APERFEIÇOANDOS PÚBLICO OBJETIVO: MEDIADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

EDITAL DA SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIALIZANDOS OU APERFEIÇOANDOS PÚBLICO OBJETIVO: MEDIADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE ENFERMAGEM Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde EducaSaúde Projeto SUS Educador MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA

Leia mais

CAMPUS GOVERNADOR VALADARES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA (ICV) DEPARTAMENTO DE MEDICINA

CAMPUS GOVERNADOR VALADARES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA (ICV) DEPARTAMENTO DE MEDICINA CAMPUS GOVERNADOR VALADARES INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA (ICV) DEPARTAMENTO DE MEDICINA EDITAL ICV-UFJF/GV N o 1, DE 24 OUTUBRO DE 2016: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PRECEPTORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL SIMPLIFICADO 001/2016 SELEÇÃO PRECEPTORES PARA ATUAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA E COMUNIDADE/2016

EDITAL SIMPLIFICADO 001/2016 SELEÇÃO PRECEPTORES PARA ATUAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA E COMUNIDADE/2016 EDITAL SIMPLIFICADO 001/2016 SELEÇÃO PRECEPTORES PARA ATUAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA E COMUNIDADE/2016 A Comissão de Residência Multiprofissional em Área Profissional

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 Poderão participar do presente processo seletivo os servidores públicos federais ativos do IFPA, regidos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 03/2017 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 03/2017 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº 03/2017 SELEÇÃO EM REGIME CELETISTA A Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul FAURGS publica Processo Seletivo Simplificado para contratação de colaboradores

Leia mais

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016

Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016 Ofício Circular S/SUBPAV/SAP/CPNASF n.º 05/2016 Rio de Janeiro, 07 de dezembro de 2016. Às Coordenadorias Gerais de Atenção Primária, com vistas às Organizações Sociais de Saúde Assunto: Diretrizes de

Leia mais

I-Política de ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 1) Como é definida? * Um conjunto de ações em saúde (amplas, complexas que abrangem múltiplas facetas da realida

I-Política de ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 1) Como é definida? * Um conjunto de ações em saúde (amplas, complexas que abrangem múltiplas facetas da realida A atuação do Assistente Social na e a interface com os demais níveis de complexidade Inês Pellizzaro I-Política de ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 1) Como é definida? * Um conjunto de ações em saúde (amplas, complexas

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDORETAMA SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDORETAMA SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ. O MUNICÍPIO DE PINDORETAMA, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, torna público o edital de processo seletivo simplificado, para contratação

Leia mais

EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB

EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga para BOLSISTA

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2 Torno público que estão abertas, no período de 01 à 09/09/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE EDITAL n. 74/ UNESC Dispõe sobre os critérios de seleção de estudantes de graduação, cursos de licenciatura; para participar do Programa Observatório da Educação - OBEDUC. O Magnífico Reitor da Universidade

Leia mais

EDITAL nº. 025/2011 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL nº. 025/2011 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº. 025/2011 FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Direção da Faculdade Metodista de Santa Maria juntamente com a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade

Leia mais

Chamamento público para seleção de estagiários para o Programa de Qualificação em Artes Edição 2016.

Chamamento público para seleção de estagiários para o Programa de Qualificação em Artes Edição 2016. Chamamento público para seleção de estagiários para o Programa de Qualificação em Artes Edição 2016. A POIESIS INSTITUTO DE APOIO À CULTURA, À LÍNGUA E À LITERATURA, organização social de cultura, torna

Leia mais

Processo Seletivo para Curso. Elaboração de Itens para Avaliações de Rede

Processo Seletivo para Curso. Elaboração de Itens para Avaliações de Rede Processo Seletivo para Curso Elaboração de Itens para Avaliações de Rede A E/SUBE/CED/GAV Gerência de Avaliação convida para o processo seletivo de professores para participar do Curso sobre Elaboração

Leia mais

REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS Processo Seletivo de Apoiadores

REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS Processo Seletivo de Apoiadores HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO - EDIÇÃO 2018

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO - EDIÇÃO 2018 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO - EDIÇÃO 2018 A POIESIS Organização Social de Cultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO EDITAL Nº 01, 10 DE MARÇO DE 2017 SELEÇÃO PARA BOLSISTAS O Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe EMPREENDER UFS, torna público a chamada para a seleção de alunos que desejam participar

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 UCS

EDITAL N.º 01/2016 UCS EDITAL N.º 01/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de docente na área de Filosofia para atuação em ensino, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO/DESIGNAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE PESSOAL TERMO DE COLABORAÇÃO Nº 002/2017 TIPO: MELHOR PERFIL PROFISSIONAL Cargo: Coordenador Geral do Projeto Centro da Juventude O Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 1020/GR/UFFS/2017

EDITAL Nº 1020/GR/UFFS/2017 EDITAL Nº 1020/GR/UFFS/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO COMO FORMADOR ESTADUAL JUNTO AO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA OFERTADO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA

Leia mais

EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO DA SAÚDE A Universidade Federal do Paraná

Leia mais

EDITAL N. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016

EDITAL N. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2016 SELEÇÃO DE FACILITADOR DE APRENDIZAGEM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM MICROCEFALIA O Instituto de Educação do Hospital do Coração de São Paulo, por meio do Programa

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 028/2014

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 028/2014 EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 028/2014 O Instituto Agropolos do Ceará, entidade de direito privado e sem fins econômicos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização Social através

Leia mais

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS Escolaridade de nível superior de acordo com a NOB/RH/2006

Leia mais

Chamamento para seleção de Estagiários Programa de Qualificação em Artes Edição 2017.

Chamamento para seleção de Estagiários Programa de Qualificação em Artes Edição 2017. CHAMAMENTO PÚBLICO POIESIS Nº 04/2016 Chamamento para seleção de Estagiários Programa de Qualificação em Artes Edição 2017. A POIESIS INSTITUTO DE APOIO À CULTURA, À LÍNGUA E À LITERATURA, organização

Leia mais

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017 SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 13/2017 O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para Seleção de Monitores do curso de Fisioterapia, para os semestres 2017/1 e 2017/2 dos Módulos Clínica

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA PARA REFERÊNCIA TÉCNICA CIRURGIÃO DENTISTA COORDENAÇÃO DE SAÚDE BUCAL (CTSB) GEAS / SMSA

SELEÇÃO INTERNA PARA REFERÊNCIA TÉCNICA CIRURGIÃO DENTISTA COORDENAÇÃO DE SAÚDE BUCAL (CTSB) GEAS / SMSA SELEÇÃO INTERNA PARA REFERÊNCIA TÉCNICA CIRURGIÃO DENTISTA COORDENAÇÃO DE SAÚDE BUCAL (CTSB) GEAS / SMSA A Gerência de Assistência (GEAS) em parceria com a GGTE realizará Seleção Interna para 01 (uma)

Leia mais

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania

Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania Edital nº 04 / 2015 ATIVIDADES DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA Programa POLOS de Cidadania O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que entre os dias 27 de maio e 08 de junho

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA VÁRZEA GRANDE ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DESCENTRALIZADA DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS I. CONTEXTO O decreto 7.179 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA MAIS SAÚDE NA COMUNIDADE PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA MAIS SAÚDE NA COMUNIDADE PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA MAIS SAÚDE NA COMUNIDADE PROJETO PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADES Edital 02/2017 Seleção de Instrutoria Pessoa Física 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº 153/2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA, e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

1.1- Este processo seletivo será regido pelo presente Edital, O presente Edital contém os seguintes anexos:

1.1- Este processo seletivo será regido pelo presente Edital, O presente Edital contém os seguintes anexos: REPUBLICAÇÃO POR INCORREÇÃO DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA FARMANGUINHOS A coordenação da pós-graduação,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016

PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016 PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016 A Cruzeiro do Sul S/A, por meio da Pró-Reitoria de Educação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL.

EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL. A Pró-Reitoria de Extensão e o Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROJETO DE ADEMAR GUERRA EDIÇÃO

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROJETO DE ADEMAR GUERRA EDIÇÃO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROJETO DE ADEMAR GUERRA EDIÇÃO 2016 Obedecendo aos termos do Contrato de Gestão firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a POIESIS

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016

Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016 Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016 A coordenação do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental em Municípios,

Leia mais

SELEÇÃO PARA ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM TUTORIA PRESENCIAL POLO PARAUAPEBAS

SELEÇÃO PARA ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM TUTORIA PRESENCIAL POLO PARAUAPEBAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE À DISTÂNCIA SELEÇÃO PARA ORIENTADORES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

OBSERVATÓRIO SAÚDE EM MOVIMENTO

OBSERVATÓRIO SAÚDE EM MOVIMENTO EDITAL Nº 12/2017 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/CHAMADA INOVASUS-MS/OPAS Título do Projeto: OBSERVATÓRIO SAÚDE EM MOVIMENTO O Coordenador Nacional da Rede Unida e a coordenadora

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Processo Seletivo Simplificado Interno para Professor Formador Local Bolsista do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC. ERRATA EDITAL Nº001/2017 SEMED A Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

EDITAL N 002/2015/UNASUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA

EDITAL N 002/2015/UNASUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL N 002/2015/UNASUS/UFSC PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA O Coordenador do Curso de Especialização Multiprofissional em Atenção Básica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PROGRAMA SEB/ MEC PACTO

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL 01 /2017 BOLSA-TÉCNICO DO PROJETO ESTRUTURAÇÃO DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - UEL (SETI/UGF)

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL 01 /2017 BOLSA-TÉCNICO DO PROJETO ESTRUTURAÇÃO DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - UEL (SETI/UGF) ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL 01 /2017 BOLSA-TÉCNICO DO PROJETO ESTRUTURAÇÃO DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - UEL (SETI/UGF) A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por intermédio

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO (PROJETO ADEMAR GUERRA) EDIÇÃO 2017

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO (PROJETO ADEMAR GUERRA) EDIÇÃO 2017 CHAMAMENTO PÚBLICO POIESIS Nº 06/2016 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES TEATRO (PROJETO ADEMAR GUERRA) EDIÇÃO 2017 Obedecendo aos termos

Leia mais

EDITAL Nº 32/2015 SELEÇÃO DE EXTENSIONISTAS GRADUADOS PARA O PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA - PREQUAVI

EDITAL Nº 32/2015 SELEÇÃO DE EXTENSIONISTAS GRADUADOS PARA O PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA - PREQUAVI Universidade Federal do Ceará Departamento de Fisioterapia Curso de Fisioterapia Programa de Reabilitação e Qualidade de Vida - PREQUAVI Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde

Leia mais

EDITAL nº 161/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

EDITAL nº 161/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº 161/2010 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA, e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Chamada nº 16/2016. Processo Seletivo Simplificado para profissionais de nível superior do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II).

Chamada nº 16/2016. Processo Seletivo Simplificado para profissionais de nível superior do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). Chamada nº 16/2016 Processo Seletivo Simplificado para profissionais de nível superior do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). A FIOTEC, em observância, ao Contrato de Gestão firmado com a Prefeitura

Leia mais

EDITAL Nº 002/ PROEX

EDITAL Nº 002/ PROEX Processo Seletivo Simplificado Para Função De Formador Do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - Proex - Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita Filho EDITAL Nº 002/2014 - PROEX A

Leia mais

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013.

A gratificação da função foi implementada pela Lei Complementar nº de 15/10/2007 e pela Lei Complementar nº de 01/07/2013. A Diretora da EE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, em Guarujá com fundamento na Resolução SE 75 de 30/12/2014, torna público o processo para seleção de docente para a função gratificada de Professor Coordenador

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE II

EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE II EDITAL DE SELEÇÃO DOCENTE 2017 - II O Centro Universitário Uniftec torna pública a abertura de Processo Seletivo de professores, para ingresso no segundo semestre de 2017, especificando a disciplina e

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO ATENÇÃO INTEGRAL AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: DA TEORIA À PRÁTICA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO ATENÇÃO INTEGRAL AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: DA TEORIA À PRÁTICA EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO ATENÇÃO INTEGRAL AOS USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: DA TEORIA À PRÁTICA O Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas

Leia mais

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para Seleção de Monitores, para o ano de 2017 do módulo de Saúde, Processo e Assistência (SPA); Indivíduo,

Leia mais

EDITAL N.º 03/2016 UCS

EDITAL N.º 03/2016 UCS 1 EDITAL N.º 03/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de Consultor Coordenador e Consultor Empresarial, para atuarem no âmbito do Projeto Extensão Produtiva e Inovação PEPI 2016, na região

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE BAIXA GRANDE BAHIA (AABG) Fundada em 11 de junho de 2001 CNPJ /

ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE BAIXA GRANDE BAHIA (AABG) Fundada em 11 de junho de 2001 CNPJ / ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE BAIXA GRANDE BAHIA (AABG) Fundada em 11 de junho de 2001 CNPJ- 05.151.398/0001-80 EDITAL Nº 001/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL A Comissão Permanente de Seleção de Pessoal

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCESSA O DE BOLSA-TÉCNICO DO PROGRAMA ESTRUTURAÇA O DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNA- CIONAIS - UENP (SETI/UGF)

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CONCESSA O DE BOLSA-TÉCNICO DO PROGRAMA ESTRUTURAÇA O DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNA- CIONAIS - UENP (SETI/UGF) Edital No. 002/2017 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Retifica e revoga o Edital 001/2017 CRI, que dispõe sobre a abertura de inscrições para concessão de bolsatécnico, de 20 de abril de 2017. ABERTURA

Leia mais

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada Hospital de Clínicas da UFTM Macroproblema 1: falta de gestão adequada 2016 MP1. Falta de gestão adequada NC1. Falta de um projeto de comunicação interna NC2. Falta de fluxos e rotinas administrativas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2012.

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2012. Arco Mato Grande EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2012. A Agência Regional de Comercialização do Mato Grande - ARCO Mato Grande, CNPJ Nº 06.070.787/0001-44, com Sede no Projeto de Assentamento Rosário, Agrovila

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL MARABÁ, CAMETÁ E BREVES

CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL MARABÁ, CAMETÁ E BREVES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EAD/UAB/CAPES CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL

Leia mais

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA EDITAL N. 001/2016 UEG/CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA, 17 DE OUTUBRO DE 2016 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO

Leia mais

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES BR 356, km 158, Martins Lage - Campos dos Goytacazes, RJ TEL: (22) 2737-5691 direcaogeral.picg@iff.edu.br

Leia mais

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA EDITAL Nº 10/2016 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES PARA O CURSO DE MEDICINA

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA EDITAL Nº 10/2016 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES PARA O CURSO DE MEDICINA FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA EDITAL Nº 10/2016 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSORES PARA O CURSO DE MEDICINA O Diretor Geral da Faculdade Dinâmica, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 097/2014

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 097/2014 EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 097/2014 O Instituto Agropolos do Ceará, entidade de direito privado e sem fins econômicos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização Social através

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB

EDITAL Nº 04/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB EDITAL Nº 04/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga para BOLSISTA

Leia mais

EDITAL PES/FESP Nº 005/2016 SELEÇÃO PARA TUTORES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

EDITAL PES/FESP Nº 005/2016 SELEÇÃO PARA TUTORES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Avenida LO-09, Quadra 405 Sul, Lote, Instituto Vinte de Maio Palmas-TO - CEP: 77.05-6 Telefone: (63) 328-5440 E-mail: fesppalmas @gmail.com EDITAL PES/FESP Nº 005/206 SELEÇÃO PARA TUTORES DO PLANO MUNICIPAL

Leia mais

EDITAL PROEC nº 456 / 2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE SUPERVISORES MÉDICOS PARA O PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PROVAB)

EDITAL PROEC nº 456 / 2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE SUPERVISORES MÉDICOS PARA O PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PROVAB) EDITAL PROEC nº 456 / 2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE SUPERVISORES MÉDICOS PARA O PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA (PROVAB) A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio da

Leia mais

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Administração

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2012

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2012 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2012 A PREFEITURA MUNICIPAL DO SALGUEIRO/Secretaria Municipal de Administração/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, no uso de suas atribuições e portaria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A) E PROFESSOR (A) DE ENSINO TÉCNICO

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A) E PROFESSOR (A) DE ENSINO TÉCNICO PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A) E PROFESSOR (A) DE ENSINO TÉCNICO EDITAL Nº 002/2016 A Faculdade do Vale do Araranguá- FVA, pessoa jurídica de direito

Leia mais

SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 11/2016 CAMPUS TAQUARAL. Ref.:Seleção Externa de Docente, para disciplinas da área específica, no Curso de Enfermagem

SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 11/2016 CAMPUS TAQUARAL. Ref.:Seleção Externa de Docente, para disciplinas da área específica, no Curso de Enfermagem SELEÇÃO DE DOCENTE Nº 11/2016 CAMPUS TAQUARAL Ref.:Seleção Externa de Docente, para disciplinas da área específica, no Curso de Enfermagem O Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde Prof. Dr. Olney Leite

Leia mais

EDITAL 02/2014/PRH ANP 45

EDITAL 02/2014/PRH ANP 45 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET Programa de Recursos Humanos da ANP para o Setor de Petróleo e Gás Programa Multidisciplinar em Tecnologia de Petróleo,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA Nº 01/2012

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA Nº 01/2012 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA CIENCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA PRO-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA Nº 01/2012 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora ETSAL

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora ETSAL EDITAL DE REABERTURA EDITAL DE REABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA CADASTRAMENTO NO BANCO DE DADOS DE PROFISSIONAIS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA ATUAREM NO CURSO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS FORMAÇÃO INICIAL/

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSORES COORDENADOR

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA PROFESSORES COORDENADOR SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DIADEMA E. E. PROFESSORA ANTONIETA BORGES ALVES Av. Dom Pedro I, 365 Vila Conceição- Diadema SP Tel. 40542321 EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC EDITAL Nº 002/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE SUPERVISORES PARA O PROGRAMA SEB/ MEC PACTO NACIONAL

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE EDITAL nº 09/204 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE A Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista, do IPA, e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL N 012/2017 UERN/PROEX. SELEÇÃO DE BOLSAS INTERNAS DA PROEX (Vagas Remanescentes)

EDITAL N 012/2017 UERN/PROEX. SELEÇÃO DE BOLSAS INTERNAS DA PROEX (Vagas Remanescentes) Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Campus Universitário BR 110, KM 46 Rua Prof. Antônio Campos,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO ANO LETIVO DE 2017 EDITAL Nº. 01/2016

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO ANO LETIVO DE 2017 EDITAL Nº. 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO ANO LETIVO DE 2017 EDITAL Nº. 01/2016 A Direção da Escola Barão do Rio Branco, no uso de suas atribuições legais, através deste edital, torna

Leia mais

EDITAL Nº 002/2017 Termo de Colaboração nº 003/2016 Processo nº /

EDITAL Nº 002/2017 Termo de Colaboração nº 003/2016 Processo nº / EDITAL Nº 002/2017 Termo de Colaboração nº 003/2016 Processo nº 00005.220475/2016-46 A SOCIEDADE MARANHENSE DE DIREITOS HUMANOS - SMDH, no uso de suas atribuições legais, torna público, que estão abertas

Leia mais

Programa POLOS de Cidadania Edital nº 05/2017

Programa POLOS de Cidadania Edital nº 05/2017 Programa POLOS de Cidadania Edital nº 05/2017 CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA O Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG faz saber que entre os dias

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 02/2017

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 02/2017 EDITAL Nº 02/2017 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas de Mídia

Leia mais

Dispõe sobre o Programa Institucional de Mentoria para Calouros, Alunos Estrageiros e Visitantes Unigranrio.

Dispõe sobre o Programa Institucional de Mentoria para Calouros, Alunos Estrageiros e Visitantes Unigranrio. Duque de Caxias, 18 de abril de 2016 Edital N 005 /2016 Dispõe sobre o Programa Institucional de Mentoria para Calouros, Alunos Estrageiros e Visitantes Unigranrio. A Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O PROJETO DA II CAMINHADA E CORRIDA DA UFAL

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O PROJETO DA II CAMINHADA E CORRIDA DA UFAL EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O PROJETO DA II CAMINHADA E CORRIDA DA UFAL A Universidade Federal de Alagoas - UFAL, instituição de Ensino Superior integrante do Sistema Federal de Ensino,

Leia mais